planejamentos pv tetra - 2014 -...

51
Classes de palavras I Apresentar, de forma geral, as classes gramaticais. Enfatizar os substantivos e definir os seus tipos (concreto, abstrato, simples, composto, primitivo, derivado ou próprio) e flexões. Classes de palavras II Definir adjetivo, artigo e numeral: emprego, funcionalidade e aspectos semânticos. Classes de palavras III Definir verbo, advérbio, pronome, preposição, conjunção, interjeição: emprego, funcionalidade e aspectos semânticos. Obs.: nessas aulas, trabalha-se apenas o reconhecimento do verbo; o seu estudo está contemplado nas aulas 43 a 48. Estrutura e formação de palavras Estudar estrutura e formação de palavras. Definir radical, desinência, cognatos. Definir derivações prefixal, sufixal e parassintética. Derivação e composição Definir derivação regressiva, derivação imprópria, composição, abreviação e onomatopeia. Sujeito e predicado Conceituar sujeito, ordem direta e indireta. Tipos de sujeito Definir os tipos de sujeito: determinado, indeterminado e inexistente (oração sem sujeito). Termos da oração ligados ao verbo I Analisar os termos da oração ligados ao verbo. Estudar os tipos de objeto: objeto direto e objeto indireto. Estudar a transitividade verbal. Termos da oração ligados ao verbo II Analisar os termos da oração ligados ao verbo: adjunto adverbial e agente da passiva. Termos da oração ligados ao nome I Analisar os termos da oração ligados ao nome: adjunto adnominal e predicativos do sujeito e do objeto. Termos da oração ligados ao nome II Analisar os termos da oração ligados ao nome: aposto, complemento nominal, vocativo. Tipos de predicado Estudar os tipos de predicado e seus aspectos semânticos. A palavra se Estudar os diversos empregos da palavra se: partícula apassivadora, indeterminação, pronome reflexivo ou recíproco, parte integrante do verbo e partícula de realce. PORTUGUÊS

Upload: hoangthien

Post on 20-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Classes de palavras IApresentar, de forma geral, as classes gramaticais. Enfatizar os substantivos e defi nir os seus tipos (concreto, abstrato, simples, composto, primitivo, derivado ou próprio) e fl exões.

Classes de palavras IIDefi nir adjetivo, artigo e numeral: emprego, funcionalidade e aspectos semânticos.

Classes de palavras IIIDefi nir verbo, advérbio, pronome, preposição, conjunção, interjeição: emprego, funcionalidade e aspectos semânticos.Obs.: nessas aulas, trabalha-se apenas o reconhecimento do verbo; o seu estudo está contemplado nas aulas 43 a 48.

Estrutura e formação de palavrasEstudar estrutura e formação de palavras. Defi nir radical, desinência, cognatos. Defi nir derivações prefi xal, sufi xal e parassintética.

Derivação e composiçãoDefi nir derivação regressiva, derivação imprópria, composição, abreviação e onomatopeia.

Sujeito e predicadoConceituar sujeito, ordem direta e indireta.

Tipos de sujeitoDefi nir os tipos de sujeito: determinado, indeterminado e inexistente (oração sem sujeito).

Termos da oração ligados ao verbo IAnalisar os termos da oração ligados ao verbo. Estudar os tipos de objeto: objeto direto e objeto indireto. Estudar a transitividade verbal.

Termos da oração ligados ao verbo IIAnalisar os termos da oração ligados ao verbo: adjunto adverbial e agente da passiva.

Termos da oração ligados ao nome IAnalisar os termos da oração ligados ao nome: adjunto adnominal e predicativos do sujeito e do objeto.

Termos da oração ligados ao nome IIAnalisar os termos da oração ligados ao nome: aposto, complemento nominal, vocativo.

Tipos de predicadoEstudar os tipos de predicado e seus aspectos semânticos.

A palavra seEstudar os diversos empregos da palavra se: partícula apassivadora, indeterminação, pronome refl exivo ou recíproco, parte integrante do verbo e partícula de realce.

PORTUGUÊS

Page 2: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Sintaxe dos pronomes pessoaisEstudar a sintaxe dos pronomes pessoais: o emprego de eu, tu, mim e ti; os auxiliares causativos e sensitivos; e os pronomes oblíquos átonos e refl exivos (linguagem coloquial e culta).

Orações coordenadasAnalisar as orações coordenadas: assindéticas e sindéticas, aditivas, adversativas, explicativas, conclusivas e alternativas.

Orações subordinadas substantivasAnalisar as orações subordinadas substantivas associadas ao verbo e ao nome: análise e emprego no discurso direto e no indireto.

Orações subordinadas adjetivasAnalisar as orações subordinadas adjetivas: emprego do relativo e tipos de adjetiva.

Orações subordinadas adverbiaisAnalisar as orações subordinadas adverbiais: causais, consecutivas, condicionais, conformativas, comparativas, concessivas, temporais, fi nais e proporcionais.

Regências verbal e nominalEstudar as regências verbal e nominal: verbos assistir, visar, aspirar, obedecer, informar, ir, chegar, pagar, perdoar, querer, lembrar, esquecer etc.

PORTUGUÊS

Page 3: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Trovadorismo como manifestação literáriaEntender o Trovadorismo como manifestação poética medieval.Defi nir as tipologias das cantigas: líricas (de amor e de amigo) e satíricas (de escárnio e maldizer).

Trovadorismo: os três cancioneiros e as novelas de cavalariaApresentar os três cancioneiros e as novelas de cavalaria.

Humanismo: a crônica de Fernão Lopes e a poesia palacianaApresentar o Humanismo. Estudar a crônica de Fernão Lopes e a poesia palaciana.

Humanismo: teatro popular vicentinoConhecer o teatro popular vicentino.

O Classicismo em PortugalEstudar o contexto histórico-cultural do Classicismo em Portugal: a medida nova e Luís Vaz de Camões.

Camões épico: Os LusíadasApresentar a poesia épica de Camões: Os Lusíadas, a estrutura da epopeia e o núcleo temático.

Camões líricoApresentar a poesia lírica de Camões: os redondilhos, os sonetos e o maneirismo.

O Quinhentismo no BrasilEstudar o Quinhentismo no Brasil. Conhecer as informações do documento mais importante da época: a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel.

Quinhentismo: a literatura de viagens e a literatura jesuíticaEstudar o Quinhentismo: a literatura de viagens e a literatura jesuítica.

Barroco: características geraisApresentar características gerais do Barroco: ambíguo, dual e uma demonstração de desequilíbrio do homem frente aos impasses da Santa Inquisição.

Barroco: Vieira e a obra sermonísticaApresentar a obra sermonística do padre Vieira: o conceptismo.

Barroco: a poesia de Gregório de Matos GuerraApresentar a poesia de Gregório de Matos Guerra.

Arcadismo em Portugal: BocageApresentar o Arcadismo em Portugal: Bocage. Defi nir os lemas árcades.

Arcadismo no BrasilApresentar o Arcadismo no Brasil: Gonzaga e a “plêiade mineira”.

Romantismo: características gerais da épocaApresentar as características gerais da época do Romantismo: a dor e a saudade, o subjetivismo e o patriotismo.

PORTUGUÊS

Page 4: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Romantismo em PortugalApresentar as manifestações do Romantismo em Portugal: Garrett, Herculano e Camilo.

A poesia romântica portuguesa/Romantismo no BrasilApresentar a poesia romântica portuguesa. Introduzir as características gerais do Romantismo brasileiro.

Page 5: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Aspectos do texto IIntroduzir os aspectos do texto: o todo composto de partes.

Aspectos do texto IIIntroduzir os aspectos do texto: conhecimento de mundo, progressão temporal, signifi cados explícitos e implícitos.

Aspectos do texto IIIIntroduzir os aspectos do texto: nível fundamental.

A descriçãoTratar dos tipos de texto: descrição.

NarraçãoTratar dos tipos de texto: narração.

Narração e dissertaçãoTratar dos tipos de texto: narração e dissertação.

DissertaçãoTratar dos tipos de texto: dissertação.

NarratividadeConceituar e estudar narratividade.

Figuras de linguagem ligadas aos aspectos fonéticosApresentar as fi guras de linguagem ligadas ao aspecto fonético: paranomásia, aliteração, assonância e onomatopeia.

Figuras de linguagem ligadas aos aspectos sintáticosApresentar as fi guras de linguagem ligadas ao aspecto sintático: elipse, zeugma, pleonasmo, anáfora, polissíndeto, assíndeto, silepse, hipérbato, anacoluto, quiasmo, apóstrofe e paralelismo.

Funções da linguagem IConceituar as funções da linguagem: emotiva, apelativa e poética.

Funções da linguagem IIConceituar as funções da linguagem: metalinguística, referencial e fática.

Categorias de mundo IDiscutir as categorias de mundo: pessoa-tempo-espaço. Defi nir objetividade e subjetividade: efeitos da realidade.

Categorias de mundo IIDiscutir as categorias de mundo: pessoa-tempo-espaço – troca de pessoa, troca de espaço, troca de tempo (embreagens). Estudar os marcadores temporais e espaciais.Temas e fi guras I

Conceituar temas e fi guras: textos temático e fi gurativo.Temas e fi guras II

Conceituar temas e fi guras: percursos temático e fi gurativo.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Page 6: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Introdução à teoria dos conjuntosCompreender os conceitos básicos da teoria dos conjuntos: entes primitivos, conjunto, elemento e relação de pertinência. Formalizar as ideias de conjunto vazio, conjunto universo e complementar de um conjunto. Praticar as operações elementares da teoria dos conjuntos: união, interseção e diferença. Resolver problemas clássicos de contagem utilizando os diagramas de Euler-Venn.

Subconjuntos, relações e funçõesConceituar subconjuntos e relação de inclusão. Formalizar a representação dos intervalos reais. Defi nir o conjunto das partes de um conjunto dado e obter a expressão de sua cardinalidade. Estudar o conceito de produto cartesiano, defi nindo as relações cartesianas como subconjuntos de um produto cartesiano. Apresentar as diversas representações do produto cartesiano e das relações cartesianas nas formas: explícita, descritiva, diagramas de setas e gráfi cos. Apontar as características das relações cartesianas que defi nem as funções.

FunçõesEstudar os conjuntos relacionados por uma função: domíno, contradomínio e imagem. Apresentar e conceber as propriedades características das funções que as classifi cam: constante, crescente, decrescente, injetora, sobrejetora, bijetora, periódica, par e ímpar.

Função do 1° grauCompreender as funções de 1º grau: conceito, representações gráfi cas e formas algébricas. Defi nir os parâmetros de uma função de 1º grau – coefi ciente ângular e linear – e interpretá-losgrafi camente. Conceituar funções lineares e funções constantes.

Funções inversas e compostasConstruir o signifi cado da função inversa: notação, conceito, aplicações e propriedades gráfi cas e algébricas. Praticar a obtenção das funções inversas. Formalizar e conceituar a composição de funções e apresentar aplicações. Praticar composições e decomposições de funções.

MATEMÁTICA

Page 7: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo Semana

Aulas DadaFunção do 2° grauCompreender as funções de 2º grau (quadráticas): conceito, representações gráfi cas e algébricas. Defi nir os parâmetros de uma função de 2º grau – coefi ciente principal, termo independente e discriminante – e interpretá-los grafi camente. Observar as relações entre os coefi cientes e as raízes de uma função de 2º grau e as propriedades geométricas da parábola pertinenetes ao estudo das funções de 2º grau, como a existência de um eixo de simetria e um vértice. Defi nir as expressões que fornecem as coordenadas do vértice de uma parábola.

InequaçõesEstudar a análise do sinal de uma função de 1º ou 2º grau e aplicar os resultados dessa análise como ferramenta para a resolução de inequações de 1º e 2º graus. Apresentar o método de resolução de inequações na forma de produto e quociente por meio de equivalências lógicas e quadro de sinais.

Função exponencialCompreender as funções exponenciais: conceito, representações gráfi cas e algébricas. Interpretar grafi camente os coefi cientes a e c das funções compostas do tipo y = a ⋅ bx + c e classifi car essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo de variação da base b (entre zero e um ou maior que um). Interpretar grafi camente o coefi ciente c dessas funções e defi nir a reta assíntota do gráfi co desse tipo de função.

Equações e inequações exponenciaisEstudar as técnicas de resolução de equações a partir da propriedade injetora das funções exponenciais e de mudanças de variáveis. Estudar as técnicas de resolução das inequações exponenciais.

LogaritmosCompreender o signifi cado do logaritmo de um número real positivo e defi ni-lo algebricamente (em uma base positiva e não unitária), observando as condições de existência impostas por essa defi nição. Conceituar logaritmando, base e logaritmo. Apresentar as notações dos logaritmos decimais e naturais. Conceber as funções logarítmicas crescentes e decrescentes. Praticar a interpretação dos gráfi cos das funções logarítmicas e suas representações algébricas.

Propriedades dos logaritmosApresentar, compreender e praticar as principais propriedades operacionais dos logaritmos, como o logaritmo do produto, do quociente e de uma potência, bem como praticar a técnica de mudança de base de um logaritmo.

Page 8: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo

Proposta da aula Matéria

Equações logarítmicasEstudar as técnicas de resolução de equações logarítmicas por meio da propriedade injetora das funções logarítmicas e das mudanças de variáveis. Estudar as técnicas de resolução das inequações exponenciais: alteração na relação de ordem da inequação com o cancelamento de bases (entre zero e um).

Módulo de um número realCompreender o módulo de um número real: conceito, defi nição algébrica e interpretação geométrica. Estudar as funções modulares: seu conceito e suas representações gráfi cas e algébricas.

Equações e inequações modularesEstudar técnicas de resolução de equações e inequações modulares.

Arcos trigonométricosIntroduzir conceitos básicos da trigonometria analítica: arcos trigonométricos e suas unidades de medidas de arcos – graus e radianos. Defi nir o ciclo trigonométrico e esclarecer as interpretações geométricas dos arcos negativos, bem como dos arcos maiores do que 360 graus. Estudar as técnicas de redução ao primeiro quadrante, explorando o conceito de arcos côngruos e algumas simetrias do ciclo trigonométrico.

Função senoCompreender a função seno: conceito, período, domínio, imagem e representação gráfi ca. Fazer a análise de sinal da função seno. Estudar as funções compostas pela função seno e suas representações gráfi cas. Apresentar recursos algébricos para a obtenção do período e da imagem dessas funções a partir dos parâmetros da composição.

Função cossenoCompreender a função cosseno: conceito, período, domínio, imagem e representação gráfi ca. Fazer a análise de sinal da função cosseno. Estudar as funções compostas pela função cosseno e suas representações gráfi cas. Apresentar recursos algébricos para a obtenção do período e da imagem dessas funções a partir dos parâmetros da composição.

Page 9: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

37

Livro Capítulo AulasProposta da aula

MatériaDada

PotenciaçãoCompreender a operação de potenciação. Observar a hierarquia existente entre as operações de adição e multiplicação. Apresentar as principais propriedades das potências de bases positivas e expoentes reais. Explorar situações em que a base é negativa, mas os expoentes são inteiros. Investigar as operações inversas da potenciação.

Conjuntos numéricosReconhecer e compreender os diferentes signifi cados e representações dos números naturais – cardinais e ordinais – e apresentar as propriedades do fechamento no conjunto desses números. Reconhecer a interpretação analítica dos números inteiros negativos. Praticar as diversas formas de representação dos números racionais e irracionais. Construir o signifi cado do eixo dos números reais e explorar sua interpretação geométrica. Compreender as relações de inclusão entre os conjuntos numéricos.

Teorema fundamental da aritméticaEstudar o Teorema fundamental da aritmética. Praticar a decomposição de um número em fatores primos. Mostrar como selecionar os expoentes de diversas decomposições, a fi m de usá-los para se determinar a quantidade de divisores de um número inteiro ou para o cálculo do MMC e do MDC de dois ou mais números.

Números e algarismosEstabelecer a distinção entre o conceito de número e o signifi cado dos algarismos. Compreender o sistema de numeração decimal posicional. Resolver problemas em que são procurados alguns algarismos de uma cifra numérica. Relembrar o algoritmo da divisão euclidiana com ênfase na interpretação dos termos dividendo, divisor, quociente e resto.

Produtos notáveisEstudar as principais identidades algébricas – produtos notáveis – e praticar algumas de suas aplicações – resolução de equações e racionalização de denominadores.

FatoraçãoEstudar os principais casos de fatoração e praticar algumas de suas aplicações: resolução de equações, simplifi cação de frações algébricas e radicais algébricos e obtenção de atalhos para cálculos aritméticos.

Problemas de 1° e 2° grausModelar e resolver problemas usando representações algébricas polinomiais de 1º e 2º graus. Identifi car representações algébricas ao interpretar enunciados e resolver situações-problema cuja modelagem envolva equações de 1º e 2º graus.

Page 10: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Capítulo AulasProposta da aula MatériaDada

PorcentagemCompreender os conceitos de porcentagem, taxa unitária e taxa percentual. Praticar a notação e aplicação dessas taxas na resolução de problemas com variação de grandezas. Apresentar os fatores de correção como ferramenta para agilizar os processos aritméticos que calculam valores fi nais dos processos de aumento e redução percentual.

Matemática fi nanceira básicaEstudar os principais conceitos elementares da matemática fi nanceira, como os aumentos e descontos, nominais e percentuais, o lucro e o prejuízo. Apresentar os modelos algébricos que regem os sistemas de capitalização simples e composto. Resolver problemas básicos de aplicações fi nanceiras e compras parceladas.

Grandezas proporcionaisConstruir noções de variação de grandezas proprocionais para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Identifi car a relação de dependência entre grandezas. Resolver problemas envolvendo a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais. Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.

Médias algébricasEstudar as principais medidas de tendência central: média aritmética, média geométrica e média harmônica. Introduzir o conceito de média quadrática. Apresentar a relação de ordem entre essas médias e praticar seus cálculos.

Noções básicas de estatísticaFundamentar as noções básicas de estatística: medidas de posição central – média, moda e mediana – e as principais medidas de dispersão – variância e desvio-padrão.

Sequências numéricasCompreender a estrutura das sequências numéricas. Formalizar a notação matemática que modela algumas sequências núméricas diferentes das progressões aritméticas e geométricas, tanto por meio das leis de recorrência quanto por meio das funções ordinais. Apresentar o conceito e a notação da soma dos primeiros termos de uma sequência numérica.

Progressões aritméticas – PAEstudar as particularidades das progressões aritméticas, compreender suas principais propriedades e apresentar as expressões algébricas para o termo geral e para a soma dos primeiros termos da PA.

Progressão geométrica – PG (termo geral) Estudar as particularidades das progressões geométricas, compreender suas principais propriedades e apresentar as expressões algébricas para o termo geral e para o produto dos primeiros termos da PG.

Page 11: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

39

Livro Capítulo Aulas Proposta da aula

Matéria

Progressões geométricas – PG (soma dos termos)Concluir os estudo das progressões geométricas, apresentando as expressões para a soma dos primeiros termos e para a soma dos infi nitos termos das progressões geométricas convergentes.

MatrizesIniciar o estudo da álgebra linear básica introduzindo e formali-zando o conceito de matriz, suas notações e classifi cações. Apresentar leis de formação para matrizes. Defi nir a igualdade, a transposta e a adição de matrizes. Apresentar as matrizes nulas e as matrizes identidades.

Page 12: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

42

Livro Proposta da aula

MatériaDada

Conceitos básicos de geometria planaConceituar a natureza postulacional do estudo da geometria plana e apresentar os postulados e defi nições iniciais para o estudo dos segmentos. Conceituar razão de secção.

ÂngulosDefi nir e classifi car ângulos quanto às posições e unidades de medidas. Classifi car ângulos quanto à medida e soma. Defi nir a bissetriz de um ângulo. Enunciar os teoremas fundamentais e resolver problemas envolvendo os ponteiros de um relógio.

Elementos de um triângulo e desigualdades triangularesApresentar e classifi car triângulos. Demonstrar a condição de existência dos triângulos e suas principais desigualdades.

Congruência de triângulosApresentar os critérios de congruência: LLL, LAL, ALA, LAAo e casos especiais. Estudar as propriedades do triângulo isósceles.

Ângulos no triânguloApresentar e demonstrar as ideias e teoremas iniciais referentes a ângulos no triângulo.

Teorema de Tales e teorema das bissetrizesIniciar o estudo de segmentos proporcionais em um feixe de retas paralelas. Apresentar a primeira consequência importante da proporcionalidade: o teorema das bissetrizes de um triângulo.

Semelhança de triângulosDefi nir semelhança de triângulos. Enunciar e demonstrar o teorema da base média do triângulo.

Pontos notáveis do triânguloEstudar os lugares geométricos básicos: circunferência, mediatriz e bissetriz. Defi nir, apresentar e demonstrar as propriedades das cevianas notáveis dos triângulos. Conhecer os pontos notáveis dos triângulos: baricentro, incentro, circuncentro, ortocentro e ex-incentro e os pontos notáveis no triângulo equilátero.

Exercícios de revisãoExercitar noções fundamentais da geometria plana: ângulos no triângulo e semelhança de triângulos.

Page 13: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Capítulo Proposta da aula

Matéria

Polígonos convexosApresentar os elementos fundamentais dos polígonos convexos: soma dos ângulos internos e soma dos ângulos externos. Calcular o número de diagonais. Defi nir polígonos regulares.

Quadriláteros notáveisConceituar e demonstrar as propriedades fundamentais do trapézio, do paralelogramo, do retângulo, do losango e do quadrado. Defi nir e encontrar a base média do trapézio.

Triângulos retângulosApresentar as relações métricas e trigonométricas nos triângulos retângulos.

Triângulos quaisquerApresentar as defi nições e teoremas fundamentais dos triângulos quaisquer: Teorema dos cossenos e Teorema dos senos. Verifi car a natureza de um triângulo. Calcular as cevianas notáveis de um triângulo qualquer.

Conceitos básicos de tangênciaDiferenciar circunferência e círculo. Defi nir os elementos básicos do círculo. Estudar as posições relativas entre reta e circunferência e entre círculos. Estudar tangentes comuns a dois círculos e segmentos tangentes a um círculo.

Ângulos no círculo e potência de pontoAnalisar as condições de inscrição e circunscrição de um quadrilátero em um círculo. Identifi car, classifi car e calcular ângulos no círculo. Realizar cálculos com potência de ponto.

Áreas das principais fi guras planasCalcular as áreas das principais fi guras planas. Conceituar e demonstrar as expressões das áreas dessas fi guras. Relacionar áreas: triângulos de mesma altura, triângulos semelhantes e equivalência de triângulos.

Polígonos regulares e áreasEstudar os polígonos regulares: cálculo dos lados e das áreas dos polígonos regulares inscritos e circunscritos a uma circunferência. Calcular a área do círculo, do setor circular, da coroa circular e do segmento circular.

Page 14: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Introdução: a Baixa Idade Média EuropeiaCompreender a realidade que levou às Grandes Navegações e à vinda dos portugueses ao Brasil. Identifi car as transformações vividas pela Europa na Baixa Idade Média. Compreender as alterações sociais e políticas trazidas pelo desenvolvimento do comércio. Relacionar as transformações políticas com as necessidades geradas pelo comércio europeu. Associar essas transformações e necessidades às Grandes Navegações.

A formação do Reino de PortugalIdentifi car as diferenças entre Portugal e o restante da Europa. Compreender as características da monarquia portuguesa e relacioná-las ao pioneirismo português na Expansão Marítima.

A expansão comercial e marítima europeiaIdentifi car os principais eventos da expansão portuguesa e espanhola. Compreender a rivalidade entre as duas monarquias na disputa pelos novos territórios. Relacionar essa rivalidade à confi guração inicial do território brasileiro e ao caráter litorâneo dos interesses portugueses.

Período Pré-ColonialIdentifi car as primeiras ações portuguesas sobre o território brasileiro. Compreender o caráter predatório da exploração do pau-brasil. Identifi car as primeiras formas de relação econômica com o nativo.

As monarquias europeias na Idade ModernaIdentifi car as características políticas do Absolutismo europeu. Identifi car as principais características econômicas do chamado Mercantilismo. Relacionar as necessidades das monarquias às suas práticas econômicas. Compreender o papel da colonização como elemento de enriquecimento e de fortalecimento dessas monarquias.

Economia açucareira no BrasilIdentifi car a forma como se deu o empreendimento açucareiro no Brasil. Compreender a natureza da grande propriedade açucareira como uma unidade produtiva quase autônoma. Identifi car as razões que levaram à adoção da escravidão e do africano como mão de obra básica na estrutura produtiva. Relacionar as características da exploração econômica com a forma assumida pela sociedade colonial brasileira: rural, patriarcal e escravista. Relacionar a forma como se originou a exploração econômica com a estrutura fundiária, que caracteriza o país até hoje.

Demais atividades econômicas nos séculos XVI e XVIIIdentifi car o papel das atividades econômicas que se desenvolveram paralelamente à economia açucareira, como a pecuária e o comércio, e compreender suas características. Relacionar o desenvolvimento da pecuária (e a exploração das drogas do sertão) à ocupação de áreas no interior do território.

HISTÓRIA

Page 15: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Aulas Proposta da aula

MatériaDada

A administração colonial portuguesaIdentifi car os mecanismos através dos quais Portugal buscou administrar seus domínios na América (Capitanias e o Governo Geral) e o papel das Câmaras Municipais como canais por onde os colonos buscavam fazer frente à exploração metropolitana. Compreender a relação entre interesses econômicos e centralismo administrativo e relacioná-los ao confl ito natural de interesses coloniais e metropolitanos.

A expansão territorialIdentifi car as formas pelas quais se deu a expansão territorial brasileira – ação do bandeirismo, da pecuária, da mineração e das medidas ofi ciais – culminando com os tratados de limites que superaram o antigo território delimitado pelo Tratado de Tordesilhas. Compreender a natureza e os confl itos por terras no sul do país.

Ataques e invasõesIdentifi car as razões que levaram à presença de outros povos no Brasil. Compreender os efeitos da invasão holandesa e relacioná-la ao declínio da economia açucareira no Nordeste e às transformações vividas pelo Brasil colonial a partir daí.

A mineraçãoCompreender as formas pelas quais se deu a exploração do ouro no Brasil (rigidez de controle, ampliação do fi scalismo) e relacioná-las com o crescimento do sentimento antimetropolitano na colônia. Compreender o papel da mineração como integradora entre as várias regiões da colônia.

A administração portuguesa após a restauração e as reações coloniaisIdentifi car as transformações ocorridas em Portugal após a restauração e relacioná-las às mudanças ocorridas na relação entre Portugal e Brasil, com o aumento do fi scalismo e da opressão gerando um aumento dos movimentos de reação colonial. Relacionar o governo de Pombal às mudanças culturais e políticas vividas na Europa na segunda metade do século XVIII.

Crise do sistema colonial e movimentos emancipacionistasCompreender a realidade das várias regiões do Brasil e a forma como as ideias iluministas penetraram no país. Identifi car a natureza social dos principais movimentos emancipacionistas e relacioná-los ao contexto mais amplo da crise do Antigo Regime na Europa.

Page 16: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Proposta da aula

MatériaDada

O panorama europeu no início do século XIX e o governo Joanino no BrasilIdentifi car o efeito das guerras napoleônicas na Europa e como elas forçaram a transferência da Corte portuguesa para o Brasil. Analisar as principais medidas tomadas por D. João no Brasil, compreendendo seu encaminhamento para o fi m do Pacto Colonial. Compreender o caráter irreversível da nova condição brasileira, relacionando-a ao processo de independência do Brasil.

A Revolução Liberal do Porto e o movimento de independênciaIdentifi car o sentido da Revolução do Porto e sua busca pela recuperação do controle sobre a antiga colônia. Compreender o efeito da revolução sobre as elites brasileiras. Compreender o sentido da pressão da aristocracia sobre D. Pedro e o papel exercido por ele. Identifi car a independência como um movimento sem bases populares e relacionar essa característica à estrutura social e econômica brasileira até o momento.

O Primeiro ReinadoIdentifi car as características assumidas pelo Estado brasileiro como criador de uma unidade imposta a partir do centro. Identifi car e compreender a natureza do confl ito que se estabeleceu entre a aristocracia e o Imperador e relacionar esse confl ito com a criação do Poder Moderador por D. Pedro. Identifi car o caráter altamente elitista e excludente de nossa organização política. Entender que a independência política não alterou as bases da organização econômica e social, especialmente com a manutenção da escravidão. Compreender o papel das ideias liberais e antiabsolutistas no processo de derrubada de D. Pedro.

O período RegencialAnalisar o sentido liberal da primeira fase do período, com o fi m do Poder Moderador e a concessão de maior autonomia às províncias. Compreender o impacto da descentralização política nas revoltas populares e separatistas do período. Entender as regências trinas, a de Feijó e a de Araújo Lima. Compreender o Golpe da Maioridade como reação das elites à descentralização política, ao poder provisório das regências e às revoltas que ameaçavam a unidade do país.

A política interna do Segundo ReinadoIdentifi car as características da organização política do Segundo Reinado e o papel da Monarquia como mediadora das tensões políticas. Identifi car o caráter dos dois principais partidos (“farinha do mesmo saco”) e relacioná-lo ao caráter elitista da organização política, bem como as reações liberais a essa política (a Revolução Praieira de Pernambuco, 1848).

Page 17: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Economia do Segundo ReinadoIdentifi car a importância do café na economia brasileira e os efeitos que a riqueza cafeeira trouxe para outros setores da economia. Identifi car as novas formas de utilização da mão de obra (imigrantes) e relacioná-las à crise do escravismo que se deu a partir de 1850. Compreender como o fi m do tráfi co, a riqueza gerada pelo café, o crescimento do mercado interno e uma menor dependência externa do país contribuíram para uma modernização econômica, com o crescimento da vida urbana e início da industrialização que constituíram a Era Mauá. Relacionar essas transformações ao surgimento de um novo setor de elite, que vai passar a rivalizar com antiga aristocracia escravista.

Política externa do Segundo ReinadoIdentifi car as principais características da política externa brasileira no período – imperialismo na América do Sul e tentativa de reduzir a infl uência inglesa – e relacioná-las com as constantes intervenções na região platina e com a Questão Christie. Compreender as razões que levaram à Guerra do Paraguai e os efeitos provocados por ela. Relacionar esses efeitos ao quadro de declínio da Monarquia.

O Abolicionismo e o Movimento RepublicanoIdentifi car os principais interesses por trás da campanha abolicionista e relacioná-los às transformações vividas pelo país, com o surgimento da nova oligarquia paulista cafeeira – não escravista e distante do poder. Compreender o sentido político e o impacto do abolicionismo sobre as velhas oligarquias. Identifi car e compreender as principais propostas dos republicanos como forma de atrair o apoio das aristocracias locais na luta contra o centralismo monárquico.

Page 18: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Capítulo Semana AulasProposta da aula

MatériaDada

Conceitos iniciais e a Pré-históriaIdentifi car e compreender alguns conceitos básicos sobre periodização histórica e as formas de compreender e analisar a evolução histórica. Compreender as características de vida das primeiras comunidades humanas: o nomadismo caçador e coletor do período Paleolítico, a Revolução Neolítica e suas implicações na sedentarização do homem e na evolução da técnica. Relacionar a passagem do Homem para a condição de produtor de riqueza com as transformações sociais e políticas que marcaram a passagem para a História.

A Antiguidade Oriental: o Egito e a MesopotâmiaIdentifi car as características de vida das primeiras civilizações, suas formas de organização econômica e social e o papel do Estado. Relacionar os mecanismos econômicos que constituem essas civilizações orientais com o papel do Estado e da religião nessas comunidades. Compreender a importância da religião na vida cotidiana e como elemento determinante das realizações culturais.

A Antiguidade Oriental: hebreus, persas e feníciosIdentifi car os mecanismos de organização econômica, social e política dessas civilizações. Compreender o papel da religião na formação da identidade hebraica, relacionando suas características ao posterior surgimento do Cristianismo.

Mundo Grego: origens e períodos Pré-Homérico e HoméricoIdentifi car as principais características do território e do povoamento grego e compreender sua importância na formação dessa civilização. Compreender a importância dos mitos e lendas para a compreensão do passado mais remoto dos gregos.

Mundo Grego: evolução de Atenas e Esparta no período ArcaicoRelacionar a evolução econômica de Atenas ao surgimento da democracia. Compreender as características da democracia, inclusive suas limitações, e relacioná-las ao tipo de sociedade e organização econômica da cidade. Identifi car os principais traços da organização econômica e social de Esparta e relacioná-los ao tipo de organização política da cidade.

Mundo Grego: períodos Clássico e HelenísticoAnalisar o funcionamento da democracia ateniense em seu período áureo e relacioná-la com a riqueza gerada pelo domínio imperialista sobre as demais cidades. Compreender o sentido da fusão cultural promovida pela expansão macedônica, associando a cultura helenística às bases do pensamento clássico.

Page 19: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Capítulo

Semana

Aulas

Proposta da aula

Roma: das origens à expansãoIdentifi car as principais características originais da sociedade romana, os impactos provocados pela expansão e as transformações sociais e econômicas trazidas por elas. Relacionar a geração de uma economia latifundiária e escravista à marginalização social e econômica vivida pela plebe romana. Relacionar as transformações sociais e econômicas ao quadro de crise política da República.

Roma: a crise da República e o advento do ImpérioIdentifi car as principais manifestações de crise política vivida pela república romana. Compreender a natureza dos vários eventos, como revoltas plebeias e de escravos, ditaduras e governos ilegais, associando-os ao processo de queda da República e advento do Império. Compreender o Império como um instrumento a serviço da garantia dos interesses das elites econômicas romanas.

Roma: o Cristianismo e a crise do ImpérioIdentifi car as origens do Cristianismo e relacioná-las às características da sociedade imperial romana. Compreender a pregação cristã como um elemento de crítica às bases políticas e sociais em que se apoiava o Império. Identifi car as origens da crise do Império, as transformações trazidas por elas e relacioná-las ao processo de feudalização da Europa.

Idade Média: o Império Bizantino e o IslãoIdentifi car as características básicas do Império Bizantino e seu papel como um dos guardiões da herança romana. Compreender as origens do Islamismo e seu papel como gerador de uma unidade nacional árabe. Relacionar as características da religião islâmica com a expansão árabe a partir do século VII. Compreender o papel exercido pela expansão no processo de isolamento europeu.

Idade Média: o Reino Franco e o Império CarolíngioIdentifi car a relação entre Igreja e poder político na formação e expansão do Reino Franco. Compreender as relações que se estabelecem entre as duas esferas e relacioná-las com a estrutura política que caracterizou a Europa na Idade Média. Compreender as relações políticas criadas entre os chefes guerreiros francos e relacioná-las à forma como se deram as relações de suserania e vassalagem entre a nobreza feudal.

Idade Média: o FeudalismoIdentifi car as formas de organização econômica e social na Europa feudal e relacioná-las com a fragmentação política que marcou a Europa medieval. Relacionar os elementos vistos anteriormente, desde a crise do Império Romano, com essa ordem econômica e social que surgia na Europa.

Idade Média: a Igreja e os reinos medievaisIdentifi car o papel da Igreja como mantenedora da ordem econômica, social e política do feudalismo e compreender o espaço ocupado por ela a partir do enfraquecimento do Estado. Compreender aspectos da teologia católica e relacioná-los com o papel exercido pela Igreja no período.

Page 20: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Capítulo SemanaAulas Proposta da aula

Baixa Idade Média: crise feudal, Cruzadas e Renascimento comercial e urbanoIdentifi car as origens da crise feudal e as transformações econômicas e socias trazidas por ela, como o renascimento do comércio e das cidades e o surgimento da burguesia. Identifi car as Cruzadas como um momento de expansão europeia e, ao mesmo tempo, como refl exo da crise vivida pela Europa feudal.

Baixa Idade Média: as Monarquias Nacionais na Baixa Idade MédiaRelacionar as transformações políticas que a Europa passa a viver a partir da Baixa Idade Média, com o fortalecimento da autoridade dos reis levando à cristalização de monarquias efetivamente nacionais e relacioná-las às transformações econômicas e sociais analisadas na aula anterior.

Baixa Idade Média: as crises dos séculos XIV e XVIdentifi car as razões da retração econômica europeia no século XIV e analisar seus efeitos sociais. Compreender a recuperação econômica no século XV e relacioná-la com a necessidade das grandes navegações.

Renascimento culturalIdentifi car as transformações culturais que a Europa passa a viver a partir do fi nal da Idade Média e relacioná-las com as transformações econômicas e sociais do período. Comparar a cultura renascentista com a cultura medieval e observar a importância de elementos resgatados pelo Renascimento, como o pensamento racional e humanista, com a formação de uma cultura laica que estabeleceu um contraponto ao poder cultural da Igreja.

Reformas ReligiosasIdentifi car as origens das Reformas Protestantes e relacioná-las às transformações vividas pela Europa a partir do fi nal da Idade Média, com o Renascimento e o surgimento dos Estados Nacionais. Identifi car os aspectos políticos nas reformas Luterana e Anglicana e relacioná-las com o quadro de formação dos Estados modernos. Identifi car a expansão do Calvinismo e relacionar a doutrina calvinista ao desenvolvimento do Capitalismo. Caracterizar os objetivos da Reforma Católica e da Contrarreforma e relacionar a ação da Companhia de Jesus a esses objetivos.

MercantilismoIdentifi car as principais características do Mercantilismo e relacioná-las ao momento de formação do Capitalismo e de consolidação do Absolutismo europeu. Identifi car as práticas coloniais e relacioná-las aos objetivos do Mercantilismo. Analisar os efeitos da política mercantilista para o fortalecimento das monarquias, para o enriquecimento europeu e para a ascensão da burguesia.

Page 21: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Capítulo Semana Aulas Proposta da aulaImpérios coloniaisAnalisar os aspectos da colonização espanhola na América e das civilizações pré-colombianas que ali viviam, como os maias, os incas e os astecas. Identifi car as características da sociedade colonial na América Espanhola e relacioná--las às formas de exploração econômica aqui empregadas. Compreender os mecanismos de utilização da mão de obra indígena e conceituar práticas como a mita e a encomienda. Compreender os efeitos da decadência da mineração sobre o domínio exercido pela Espanha na América.

Absolutismo: conceito teóricoCompreender a relação da monarquia com as duas classes determinantes do período. Identifi car o papel da monarquia em defesa dos interesses da nobreza e no desenvolvimento das práticas mercantis, bem como sua relação indireta com a burguesia. Caracterizar o signifi cado do conceito de absolutismo e mostrar sua relação com o momento histórico. Analisar as diferentes teorias que justifi caram o absolutismo monárquico.

Absolutismo francêsIdentifi car os mecanismos que formaram o Estado absolutista na França. Analisar o papel das Guerras de Religião e suas vinculações sociais. Analisar a relação da monarquia com a nobreza e a burguesia e relacioná-la à ausência de uma oposição efetiva ao poder monárquico na França.

Absolutismo inglêsAnalisar o surgimento do Parlamento no século XIII e seu papel como elemento limitador do poder monárquico. Identifi car as práticas da monarquia em relação à nobreza e à burguesia e relacioná-las ao progressivo aumento da autoridade real sobre o Parlamento. Caracterizar o conceito de absolutismo de fato e compará-lo ao absolutismo de direito existente na França.

Revoluções inglesasAnalisar as razões que levaram ao crescimento da oposição ao poder monárquico. Compreender a relação entre puritanismo e burguesia na Inglaterra. Analisar as ações de Cromwell e relacioná-las à consolidação do poder econômico inglês sobre a Europa. Analisar o signifi cado da Revolução Gloriosa e o modelo político criado por ela na Inglaterra. Analisar as ideias de John Locke, compará-las ao pensamento de Thomas Hobbes e relacioná-las à formação do pensamento liberal e iluminista do século XVIII.

Revolução IndustrialIdentifi car o signifi cado do conceito de revolução para o processo de industrialização que se verifi cou na Inglaterra. Identifi car e analisar as razões que tornam a Inglaterra pioneira na industrialização. Analisar o impacto das primeiras invenções no processo de produção. Relacionar o progresso técnico à consolidação do Capitalismo e da supremacia burguesa. Analisar o processo de urbanização e a formação do proletariado urbano. Relacionar a industrialização aos processos de decadência do sistema colonial mercantilista e de declínio da escravidão.

Page 22: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Capítulo Semana AulasProposta da aula

IluminismoIdentifi car a contradição entre a consolidação das monarquias absolutistas e a ascensão da burguesia. Analisar o sentido do termo Antigo Regime, criado pelos iluministas. Identifi car os precursores do pensamento iluminista e confrontar com as formas de pensamento anteriores (liberalismo econômico x intervenção; liberalismo político x absolutismo). Analisar as principais ideias dos pensadores iluministas e estabelecer um contraponto ao pensamento de Rousseau.

Independência dos EUAIdentifi car as características da colonização inglesa, as diferenças regionais e a relativa autonomia desfrutada pelas colônias. Analisar as razões da mudança da política inglesa e seu impacto sobre as colônias. Identifi car a infl uência do pensamento iluminista sobre as elites coloniais. Compreender o caráter federativo do novo Estado como forma de acomodar as diferentes formas de organização econômica e social e os diferentes interesses dos Estados. Identifi car a infl uência da independência dos EUA sobre as demais colônias da América.

Revolução Francesa: das origens à queda da monarquiaIdentifi car as razões que levaram à revolução. Identifi car os interesses dos vários grupos sociais e compará--los. Compreender a infl uência das ideias Iluministas e seu impacto sobre a Revolução. Identifi car as características da primeira Constituição francesa e relacioná-las aos interesses da burguesia e, ao mesmo tempo, compreender seu signifi cado enquanto rejeição aos interesses populares. Analisar as reações externas à Revolução. Compreender o signifi cado da queda de Luís XVI no sentido de perda temporária do controle do processo pela burguesia.

Revolução Francesa: o terror e o diretórioAnalisar a ação dos dois principais agrupamentos políticos e seus compromissos com interesses de classe. Identifi car as medidas tomadas por Robespierre enquanto expressão do caráter popular do seu governo. Relacionar a inefi cácia das medidas populares de Robespierre à sua perda de apoio. Compreender o signifi cado do golpe do 9 do Thermidor. Analisar as características do governo do Diretório. Relacionar a instabilidade política do período à mudança de postura da burguesia. Compreender o signifi cado do golpe do 18 do Brumário e analisar o sentido do Bonapartismo enquanto Estado burguês.

Page 23: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Cartografi a 1Estudar os movimentos da Terra e suas consequências para a vida no planeta. Entender o sistema de coordenadas geográfi cas, aplicando-o à localização de pontos na superfície terrestre. Entender e aplicar o sistema de fusos horários.

Cartografi a 2Entender e aplicar a escala cartográfi ca. Comparar os diferentes sistemas de projeções. Compreender os símbolos e as técnicas de representação que caracterizam os mapas temáticos.

Dinâmica da crosta terrestreComparar a escala geológica do tempo com a temporalidade da história humana. Entender o papel das forças internas e externas na confi guração das estruturas e formas do relevo terrestre. Diferenciar os tipos de rochas com base em seu processo de formação.

Destaques do relevo mundial e do BrasilIdentifi car e comparar as grandes unidades de relevo do mundo (dobramentos modernos, maciços antigos e grandes planícies). Entender as propostas de classifi cação do relevo brasileiro e identifi car suas unidades de destaque.

Formação e uso do soloIdentifi car os fatores que infl uenciam no processo de formação dos solos. Entender o papel de cada um destes fatores: clima, topografi a, rochas e seres vivos. Identifi car as formas de uso que degradam ou conservam o solo.

Minérios e mineração no BrasilEntender como a complexa estrutura geológica do território brasileiro proporciona grande quantidade e diversidade de minérios. Identifi car e localizar as principais jazidas e as infraestruturas construídas para sua exploração e transporte.

A água na naturezaIdentifi car e entender os principais processos do ciclo da água na natureza. Destacar a importância de tais processos para a disponibilização e renovação dos estoques de água. Defi nir e entender os principais conceitos ligados ao estudo da hidrografi a.

O uso da águaDiferenciar e comparar os problemas gerados pela ação humana em relação à disponibilidade de água (contaminação e escassez). Identifi car e entender diferentes formas de uso que degradem ou conservem os recursos hídricos.

Regiões hidrográfi cas do BrasilDefi nir e entender o conceito de região hidrográfi ca, diferenciando-o do conceito de bacia hidrográfi ca. Identifi car e comparar as características naturais e socioeconômicas das grandes regiões hidrográfi cas brasileiras.

GEOGRAFIA

Page 24: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro CapítuloAulas Proposta da aula

Matéria

Fundamentos de climatologiaDiferenciar tempo e clima. Identifi car e compreender os parâmetros do tempo (temperatura, pressão atmosférica, umidade, ventos e precipitação). Identifi car e compreender o papel dos fatores climáticos (latitude, altitude, maritimidade, correntes marítimas, uso do solo e massas de ar) na defi nição de cada tipo de clima.

Climas do Brasil e do mundoIdentifi car e localizar os principais climas do Brasil e do mundo: equatorial, tropical, tropical úmido, tropical de monções, tropical semiárido, desértico, mediterrâneo, subtropical, temperado, polar e de montanha. Entender como os fatores climáticos defi nem cada um destes.

Mudanças climáticas globaisIdentifi car as mudanças climáticas globais. Entender os processos que causam tais mudanças. Destacar as possíveis consequências de tais mudanças para a vida humana e de outros seres vivos do planeta.

Mudanças climáticas locaisIdentifi car as mudanças climáticas locais, principalmente aquelas ligadas às áreas urbanas. Entender os processos que causam tais mudanças. Destacar as consequências destas mudanças para as pessoas que vivem nessas áreas.

Biogeografi a 1Identifi car e entender os fatores que determinam a distribuição dos ecossistemas e biomas na superfície terrestre. Destacar as principais características das fl orestas tropicais pluviais e dos ecossistemas a elas associados. Identifi car as causas dos atuais processos de degradação destes ecossistemas.

Biogeografi a 2Destacar as principais características das vegetações associadas a climas secos ou semiúmidos do Brasil e do mundo (savanas, cerrado, caatinga). Identifi car e compreender as causas dos atuais processos de degradação de tais ecossistemas.

Biogeografi a 3Destacar as principais características das vegetações associadas a climas frios do Brasil e do mundo (fl orestas temperadas, mata de araucárias, taiga e tundra). Identifi car e compreender as causas dos atuais processos de degradação de tais ecossistemas.

Questão ambiental 1Diferenciar as correntes do ambientalismo no passado e no presente. Identifi car e compreender os principais problemas ambientais de nossa época. Entender suas origens e possíveis consequências para a vida humana no planeta.

Page 25: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Proposta da aula

MatériaDada

A Geografi a e o mundo atual 1Caracterizar o mundo moderno para compreender os mais diversos assuntos tratados ao longo do ano. Identifi car e entender as principais características da sociedade (o Estado moderno, o capitalismo e a cultura de massa).

A Geografi a e o mundo atual 2Caracterizar a atual formulação da ciência geográfi ca, desenvolvida principalmente a partir da geografi a crítica dos anos 1970. Destacar e explicar os conceitos de paisagem, espaço, lugar e região.

Do meio natural ao meio técnicoEstudar a formação do meio técnico e identifi car suas características fundamentais. Relacionar tais características ao processo de industrialização.

O meio técnico-científi co-informacional e a nova DITCompreender a constituição do meio técnico-científi co-informacional, ao longo do pós-Segunda Guerra Mundial, e a formação da nova DIT e da globalização. Identifi car suas principais características e diferenciá-lo do meio técnico anterior.

A economia global hoje: principais polêmicasIdentifi car e compreender as características da economia global em sua organização atual. Destacar a situação de crise que caracteriza países centrais, a complementariedade entre as economias nacionais e a ascenção de novos polos econômicos.

A industrialização brasileira 1: os agentes da industrializaçãoEntender o processo de industrialização do Brasil. Identifi car os agentes que contribuíram com tal processo e entender o papel de cada um na transição da economia agroexportadora para a urbano-industrial.

A industrialização brasileira 2: indústria e modernização do território nacionalDescrever e compreender o processo de integração do território nacional promovido pela industrialização. Entender a distribuição dos polos industriais no Brasil como resultado de tal processo. Identifi car os fatores da desconcentração espacial da indústria no país. Identifi car e comparar os novos polos industriais.

Fontes de energia 1: as matrizes energéticasIdentifi car e compreender os conceitos fundamentais para o entendimento das fontes de energia, entre eles, o de fontes primárias e secundárias e o de matrizes energéticas. Comparar e classifi car as fontes de energia segundo sua sustentabilidade ambiental.

Fontes de energia 2: a eletricidadeDiferenciar e comparar as principais formas de geração de energia elétrica (hidrelétricas, termelétricas movidas a gás, carvão e urânio). Compreender a formação e o funcionamento do sistema nacional de geração e a transmissão e distribuição de energia elétrica.

Page 26: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Capítulo Proposta da aula

MatériaDada

Fontes de energia 3: o petróleoCompreender o processo natural de formação do petróleo. Localizar as principais áreas de reservas desse combustível. Identifi car e compreender as principais questões políticas, econômicas e ambientais ligadas à produção, comercialização e uso do petróleo no Brasil e no mundo.

Fontes de energia 4: combustíveis fósseis e agrocombustíveisIdentifi car e compreender as principais polêmicas em torno do confl ito entre os combustíveis fósseis e os agrocombustíveis.

Geografi a agrária 1: sistemas agrícolasIdentifi car e compreender as condições sociais que determinam as práticas agrícolas, com destaque para as formas de acesso a terra e para as técnicas e relações de trabalho utilizadas. Descrever e comparar alguns exemplos de sistemas agrícolas existentes hoje no mundo.

Geografi a agrária 2: o uso da terra e as questões socioambientais na atualidadeEntender o processo de modernização agrícola e identifi car suas vantagens e desvantagens em termos socioambientais.

Geografi a agrária 3: a questão fundiária no BrasilIdentifi car e compreender os fatores ligados aos confl itos em torno da posse e do uso da terra no Brasil.

Geopolítica e regionalização 1: espaço e poderComparar e compreender as diferentes formas de regionalização do mundo ao longo das últimas décadas. Destacar a importância das mudanças políticas e econômicas no uso de tais regionalizações. Descrever brevemente as ordens mundiais até o período da Guerra Fria.

Geopolítica e regionalização 2: a ordem pós-Guerra FriaCaracterizar a ordem mundial pós-Guerra Fria. Destacar as diferentes visões sobre a organização do poder político e econômico no espaço mundial na atualidade. Destacar a importância dos blocos econômicos nessa nova ordem, assim como entender os diferentes níveis de integração que caracterizam tais organizações.

União Europeia 1: o processo de integraçãoEntender o processo de integração que resultou na União Europeia. Destacar a importância da CECA, do MCE e da UE e dos Tratados de Roma e Maastrich. Discutir a noção de organização supranacional.

Page 27: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Do mito à Filosofi aConhecer as origens da Filosofi a, a partir das condições históricas que possibilitaram seu surgimento na Grécia Antiga, no século VI a.C. Entender que a Filosofi a tem suas origens na narrativa mitológica e também na ruptura com essa forma de ver o mundo.

Pré-socráticos – Heráclito de Éfeso (cerca de 540-470 a.C.)Entender o pensamento de Heráclito, no qual o universo é um devir eterno, ou seja, da mudança constante de tudo e de todas as coisas. Entender o múltiplo, a unidade e o mundo por meio de sua visão, em que tudo é movimento.

Pré-socráticos – Parmênides de Eleia (cerca de 530-460 a.C.)Compreender a lógica, a linguagem e o mundo na visão de Parmênides, na qual o ser é imóvel, uno, pleno, indivisível e eterno, assim como todas as coisas e o universo, ao contrário do que afi rmava Heráclito.

Democracia, Sofi stas e SócratesEntender as características da democracia ateniense e as condições históricas para seu surgimento, além de sua contribuição para o pensamento fi losófi co.

Entender o sofi smo como arte da argumentação e da persuasão, dentro do pensamento fi losófi co. Conhecer a retórica, a linguagem e a erudição de Protágoras e Górgias, principais fi lósofos sofi stas do período.

Entender o pensamento de Sócrates e as fontes que o citam, como os diálogos platônicos. Conhecer o método socrático e sua importância para a consolidação do pensamento fi losófi co. Conhecer as circunstâncias que levaram à condenação e à morte de Sócrates.

Platão – Filosofi a como libertação da alma Conhecer as várias interpretações sobre Platão. Entender as motivações platônicas, com o estudo da dialética e dos sofi stas. Compreender o pensamento platônico expresso nos diálogos e a infl uência de Sócrates. Relacionar, dentro do pensamento platônico, a passagem do mundo sensível ao mundo das ideias, a partir do mito da caverna e a jornada do fi lósofo em busca de conhecimento. Compreender a política no pensamento platônico: o Filósofo-Rei.

Aristóteles – conhecimento sistemático Conhecer a vida e o projeto fi losófi co de Aristóteles, como a crítica a Platão. Compreender a visão aristotélica de mundo, em que Substância = Matéria + Forma. Conhecer o Corpus Aristotelicum e a formulação de uma teoria do conhecimento em Aristóteles que procure explicar racionalmente todas as coisas.

FILOSOFIA

Page 28: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Filosofi a Medieval – Santo Agostinho e São Tomás de AquinoCompreender o pensamento de Santo Agostinho, no contexto religioso do início do Cristianismo, e a formulação de um sistema fi losófi co e teológico cristão com infl uência de Platão e dos ensinamentos bíblicos de São Paulo e São João.

Entender a fi losofi a de São Tomás de Aquino, a partir da Escolástica e da Suma Teológica, como um sistema que procura unir a razão do pensamento aristotélico à fé cristã.

Descartes – Filosofi a racionalistaContextualizar a época de Descartes: sua obra também como refl exão acerca do seu próprio tempo. Entender seu projeto fi losófi co racional e o método cartesiano de aplicação da dúvida, expresso no Cogito, ergo sum (Penso, logo, existo).

Page 29: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Introdução à SociologiaEstudar a busca do conhecimento e os aspectos gerais da vida na Terra e da evolução da história humana até a formação do Estado.

A afi rmação da ciênciaCompreender o Renascimento cultural e identifi car alguns de seus expoentes. Apresentar Thomas Morus e sua principal obra: Utopia. Apresentar as abordagens de Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes sobre o absolutismo político. Compreender o Iluminismo e identifi car alguns de seus expoentes.

A origem da SociologiaEntender a Revolução Industrial e suas consequências sociais e relacionar a origem da Sociologia ao contexto desse processo histórico.

A formulação social-científi caEstudar aspectos da obra de Auguste Comte, com destaque ao Positivismo. Relacionar os estudos de Auguste Comte e Charles Darwin e entender a tese do darwinismo social.

Durkheim: o vigor da sociedade sobre o indivíduoEstudar aspectos da obra de David Émile Durkheim e compreender o que é fato social. Descrever as ideias de Durkheim sobre a neutralidade científi ca.

Diferenciar os fatos sociais normais e patológicos. Analisar as concepções de Durkheim sobre a consciência individual e a coletiva. Analisar as concepções de Durkheim sobre as solidariedades mecânica e orgânica.

Antropologia: a ciência da alteridadeEntender a consolidação da Antropologia enquanto ciência e a especifi cidade da Antropologia etnocêntrica. Compreender o funcionalismo de Bronislaw Malinowski, o estruturalismo antropológico de Claude Lévi-Strauss e o uso da Antropologia atualmente.

Max Weber e o valor de uma ação socialEntender o contexto histórico alemão vivenciado por Weber. Compreender o que é ação social e diferenciar seus tipos. Compreender a ideia de tipo ideal para Weber. Relacionar religião e Capitalismo.

Karl Marx e a crítica ao CapitalismoAnalisar a crítica feita por Karl Marx ao Capitalismo. Entender o pensamento marxista. Compreender o que são as classes sociais para a teoria marxista. Explicar o conceito de mais-valia.

Entender a proposta revolucionária de Marx. Descrever e analisar a experiência do socialismo real russo.

Estratifi cação socialDiferenciar os tipos de estratifi cação social. Caracterizar a mobilidade entre as classes sociais contemporâneas.

SOCIOLOGIA

Page 30: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Proposta da aula

MatériaDada

Trabalho exploratório: o Brasil não esquece e a questão permaneceDiferenciar o valor do trabalho para diversas sociedades ao longo da História. Descrever o trabalho enquanto fonte de riqueza, a partir da industrialização. Destacar a evolução do trabalho no Brasil. Identifi car as condições gerais do trabalho no Brasil. Compreender as raízes que ainda sustentam o trabalho escravo no Brasil.

A globalização capitalistaCompreender a mundialização do sistema capitalista e quem ganha e quem perde com a globalização. Entender a regionalização econômica. Analisar a crise do capitalismo.

Os projetos econômicos decidem as questões sociaisEntender o projeto neoliberal, suas características e algumas de suas consequências. Descrever os demais projetos econômicos.

Pobreza e exclusãoAnalisar a despossessão. Ressaltar a desigualdade social do Brasil através de algumas de suas características. Destacar os fatores que são responsáveis por essa desigualdade. Caracterizar a violência e demonstrar aspectos que a acentuam.

Minorias ou maiorias?Explicar o que são as minorias. Analisar as minorias nativa e negra no Brasil.

Relacionar as mulheres ao conceito de minoria e destacar suas características. Destacar a minoria dos idosos e ressaltar outras minorias.

Page 31: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Modelos atômicos e partículas fundamentaisEstudar os modelos atômicos: o modelo de Dalton e as proporções de massa de reagentes, o modelo de Thomson e a descoberta dos elétrons, o modelo de Rutherford como consequência da experiência de Rutherford. Defi nir número atômico e de massa. Determinar massas atômicas. Estudar as massas relativas das partículas.

Isótopos, isóbaros, isótonos e distribuição eletrônicaDefi nir isótopos, isóbaros e isótonos. Conceituar átomos neutros e íons. Estudar a distribuição eletrônica, os níveis eletrônicos e os saltos quânticos. Entender o diagrama de Linus Pauling e estudar a confi guração eletrônica em subníveis.

Classifi cação e propriedades periódicasApresentar a classifi cação periódica dos elementos e o princípio de Mendeleiev para a construção da tabela. Estudar a classifi cação em ordem crescente de número atômico e de massa (histórico). Defi nir períodos e famílias (grupos). Compreender a relação entre a confi guração eletrônica e a posição de um elemento na tabela. Defi nir elementos representativos, de transição e transição interna. Defi nir blocos s, p, d e f. Conceituar raio atômico, energia de ionização, afi nidade eletrônica, eletronegatividade e eletropositividade.

Ligação químicaCompreender as ligações químicas. Deduzir a estabilidade dos gases nobres e a regra do octeto. Mostrar a confi guração eletrônica de cátions e ânions. Defi nir ligação iônica e apresentar a formulação de compostos binários. Defi nir ligação covalente simples. Estudar ligações múltiplas (sigma e pi). Introduzir o conceito de ligação coordenada, ou dativa. Construir fórmulas eletrônicas, estruturais e moleculares.

HibridaçãoEstudar a teoria da ligação de valência (enlace orbital): conceitos de overlap e ligações múltiplas (sigma e pi). Estudar a hibridação de orbitais sp3, sp2 e sp.

Geometria molecularEstudar geometria molecular. Mostrar a teoria da repulsão dos pares de elétrons na camada de valência. Estudar disposições de 2, 3 e 4 pares de elétrons e as geometrias de moléculas.

PolaridadeClassifi car as ligações como polar ou apolar. Escrever o vetor momento dipolo. Encontrar a direção e o sentido do vetor momento dipolo resultante. Estudar a polaridade das moléculas e classifi cá-las como polares ou apolares. Conhecer e operar alguma regra que permita determinar a polaridade de moléculas muito grandes.

Atrações intermolecularesEstudar ligações intermoleculares: dipolo permanente, ligações de hidrogênio, forças de Van der Waals por dipolo permanente e por dipolo temporário e dipolo induzido (forças de London).

QUÍMICA

Page 32: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

81

Capítulo Semana Proposta da aula MatériaDada

Outras propriedades das substânciasRelacionar a intensidade relativa das forças intermoleculares e as propriedades como temperatura de ebulição, solubilidade e tensão superfi cial. Estudar a água realizando ligações de hidrogênio com outras substâncias. Compreender a química de sabões e detergentes. Estudar a condução de corrente elétrica.

Introdução à Química orgânica e classifi caçãoIntroduzir o conceito de Química orgânica. Estudar as características e classifi cações do carbono. Classifi car as cadeias carbônicas quanto a: forma, disposição, natureza, tipos de ligações e aromaticidade.

Nomenclatura dos compostos orgânicosEstudar a nomenclatura de compostos orgânicos: nomenclatura da Iupac, nomenclatura substitutiva de cadeias normais e de cadeias ramifi cadas, nomenclatura de ramifi cações e nomenclatura radicofuncional.

HidrocarbonetosDefi nir hidrocarbonetos. Distinguir alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos e aromáticos. Deduzir a fórmula geral e representação dos compostos.

Haletos orgânicos, álcoois, fenóis e éteresEstudar os haletos orgânicos (haleto de alquila e de arila), álcoois (primário, secundário e terciário), fenol e éter.

Compostos carbonílicosEstudar os compostos carbonílicos: aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus sais e ésteres, ésteres de ácidos graxos e lipídeos (triacilgliceróis).

Aminas, amidas, nitrilas e nitrocompostosEstudar aminas (primárias, secundárias e terciárias), amidas, nitrilas, nitrocompostos, cloreto de ácidos carboxílicos e anidrido de ácidos carboxílicos.

Isomeria planaDefi nir isomeria. Mostrar a isomeria plana: isomeria funcional, tautomeria, isomeria de cadeia, isomeria de posição, isomeria de compensação (metameria).

Isomeria espacial IDefi nir isomeria geométrica e mostrar as condições para que ela ocorra. Defi nir isomeria óptica. Mostrar moléculas simétricas e assimétricas e relacionar com carbono quiral e desvio de luz polarizada. Diferenciar enantiômeros, diasteroisômeros e mistura racêmica.

Page 33: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Proposta da aula

MatériaDada

Estados físicos e curvas de aquecimentoDefi nir os estados físicos da matéria com relação à coesão e à ordem. Nomear as transformações dos estados físicos. Classifi car as transformações em endo ou exotérmicas. Estudar as curvas de aquecimento de substâncias puras e de misturas. Aprofundar os conceitos de curvas de aquecimento para misturas eutéticas e azeotrópicas. Traçar paralelos com as curvas de resfriamento. Calcular a densidade de um sistema e analisá-la como propriedade específi ca da matéria.

Conceitos primitivos e sistemas homogêneos e heterogêneosConceituar e diferenciar elementos químicos, substâncias simples, substâncias compostas e reações químicas (conceitos primitivos de Química). Defi nir e exemplifi car alotropia. Detalhar as formas alotrópicas do carbono, inclusive as mais recentes envolvendo nanotecnologia. Exemplifi car as formas alotrópicas do oxigênio, do enxofre e do fósforo. Defi nir fase. Classifi car os sistemas em homogêneos e heterogêneos.

Métodos de separação de misturas (análise imediata)Estimular o estudo dos métodos de separação de misturas (análise imediata), analisando a sua importância para a Química. Estudar os métodos de separação de misturas heterogêneas: decantação, sifonação, funil de decantação, centrifugação, fi ltração comum e a vácuo, dissolução fracionada, extração e cristalização fracionada. Estudar os métodos de separação de misturas homogêneas: destilação simples, fracionada e fracionada com coluna de fracionamento.

Teoria atômico-molecularRever e aprofundar os conceitos da Teoria atômico-molecular. Defi nir: unidade de massa atômica, massa atômica, massa molecular e massa molar. Diferenciar massa molar de massa molecular. Conceituar mol e constante de Avogadro. Apresentar a constante de Avogadro como fator de conversão de duas unidades diferentes de massa. Defi nir número de mols. Defi nir e calcular volume molar. Exemplifi car com cálculos os vários conceitos abordados.

Determinação e conversão de fórmulasApresentar os três tipos de fórmulas químicas: molecular, mínima (ou empírica) e centesimal. Estudar as conversões entre os três tipos de fórmulas. Exemplifi car com cálculos.

Leis das reações químicasAbordar a importância das Leis das Reações para o estudo da Química e do cálculo estequiométrico. Diferenciar as Leis das Reações em ponderais e volumétricas. Estudar as Leis de Lavoisier e Proust. Exemplifi car numericamente as leis ponderais. Estudar a Lei volumétrica de Gay-Lussac, com exemplifi cação numérica.

Page 34: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Capítulo Semana AulasProposta da aula Matéria

Dada

Cálculo estequiométrico (casos gerais)Iniciar o estudo de cálculo estequiométrico (casos gerais). Abordar a regra de três como ferramenta matemática para a resolução de problemas de cálculo estequiométrico. Resolver problemas básicos.

Excesso e impureza de reagentesIniciar e aprofundar o estudo dos casos especiais de cálculo estequiométrico: excesso e impureza de reagentes. Analisar o problema de excesso de reagente, defi nindo reagente limitante, reagente em excesso e calculando a massa do excesso. Abordar a importância do reagente limitante. Estudar o problema de grau de pureza de um reagente. Tratar a impureza como substância inerte. Resolver alguns exemplos.

Rendimento de reações e composições percentuaisProsseguir com o estudo dos casos especiais de cálculo estequiométrico: abordar o rendimento de uma reação e composições percentuais de misturas reacionais, principalmente o ar atmosférico como mistura comburente e oxidante. Analisar quantitativamente o problema de rendimento de uma reação. Analisar problemas envolvendo misturas e suas quantidades em uma reação química. Analisar problemas envolvendo reações com ar atmosférico. Resolver exemplos.

Teoria de ArrheniusEstudar a Teoria de Arrhenius. Analisar os sistemas condutores de corrente: metais (estados sólido e líquido), substâncias iônicas (estados sólido e fundido e solução aquosa), compostos moleculares em solução aquosa e ácidos em solução aquosa (únicos compostos moleculares condutores em solução aquosa). Diferenciar condução de corrente elétrica e de corrente eletrolítica. Mencionar os principais indicadores ácido--base e suas cores. Defi nir as funções químicas. Defi nir ácidos. Estudar as equações de ionização total e parcial dos ácidos.

Classifi cação e nomenclatura dos ácidosClassifi car os ácidos segundo a presença de oxigênio, a volatilidade, o número de hidrogênios ionizáveis e a força. Mostrar a importância da classifi cação como método de agrupar compostos de comportamento semelhante. Nomear os ácidos, abordando as regras de nomenclatura da Iupac.

Bases ou hidróxidosDefi nir bases (hidróxidos) segundo Arrhenius. Estudar as equações de dissociação das bases e abordar o caráter eletrolítico de suas soluções aquosas. Classifi car as bases segundo o número de hidroxilas, a solubilidade em água e a força. Abordar, com detalhes, o aspecto diferenciado do hidróxido de amônio como base molecular, fraca e solúvel em água. Nomear as bases, abordando as regras de nomenclatura da Iupac.

Page 35: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo

Proposta da aula

MatériaDada

Sais IDefi nir sais. Estudar a sua formulação e nomenclatura. Defi nir as reações de neutralização ácido-base como reações de dupla--troca, em que não há mudanças de carga. Estudar, com variada exemplifi cação, as reações de neutralização total e parcial.

Sais IIDefi nir sais duplos ou mistos, nomeando-os segundo as regras da Iupac. Estudar e equacionar a dissociação dos sais. Estudar a tabela de solubilidade dos sais. Abordar, de forma inicial, as reações de dupla-troca, exemplifi cando com reações em que há formação de gases (principalmente ácidos com carbonatos), formação de precipitado (utilizando a tabela de solubilidade dos sais e solubilidade das bases) e formação de eletrólitos fracos.

ÓxidosDefi nir, formular e nomear óxidos. Classifi car os óxidos: ácidos, básicos, anfóteros, neutros (ou indiferentes), duplos (ou mistos), peróxidos e superóxidos. Mencionar as funções hidreto e carbeto, com os principais exemplos. Citar o uso cotidiano dos principais óxidos.

Classifi cação de soluções e curvas de solubilidadeDefi nir soluções e analisar as suas propriedades. Defi nir soluto e solvente e suas notações. Classifi car as soluções: insaturadas, saturadas, saturadas com corpo de fundo e supersaturadas. Analisar as características de cada um dos sistemas anteriores. Defi nir coefi ciente de solubilidade. Estudar as curvas de solubilidade, abordando o caráter termoquímico da dissolução dos solutos. Mencionar curvas de solubilidade com pontos de infl exão.

Tipos de concentração de soluçõesDefi nir os principais tipos de concentração de soluções: concentração comum, molaridade e título. Defi nir os tipos de concentração secundários: frações molares do soluto e do solvente e molalidade. Equacionar a relação entre as unidades de medida de concentração.

Diluição, mistura e titulação de soluções

Page 36: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo Semana

Aulas Proposta da aula

Matéria

Teoria atômico-molecularEstudar a Teoria atômico-molecular. Analisar quantidade de substância ou quantidade de matéria. Resolver exemplos que relacionam massa atômica, massa molecular e fórmulas moleculares. Resolver exemplos para cálculos de número de mols de átomos, de moléculas e de íons.

Variáveis de estado e transformações gasosasIniciar o estudo físico dos gases. Defi nir gás ideal. Defi nir as três variáveis de estado de um gás: pressão, volume e temperatura. Estudar as transformações gasosas: isobárica, isocórica e isotérmica. Estudar a transformação geral dos gases a partir das outras transformações. Analisar a equação geral dos gases.

Equação de ClapeyronDefi nir CNTP e volume molar nas CNTP. Deduzir a equação de Clapeyron a partir da equação geral dos gases. Enunciar o princípio de Avogadro a partir da equação de Clapeyron. Resolver exemplos e enumerar aplicações.

Misturas gasosasEstudar misturas gasosas. Defi nir pressões parciais e equacionar as pressões parciais em função do número de mols parcial. Relacionar pressão total com pressões parciais (Lei de Dalton). Defi nir volumes parciais e equacionar os volumes parciais em função do número de mols parcial. Relacionar volume total com volumes parciais (Lei de Amagat). Defi nir frações molares e relacionar esse conceito com pressões e volumes parciais. Resolver exemplos qualitativos e quantitativos.

Densidade dos gases. Lei de efusão e difusãoDeduzir e calcular a densidade dos gases e analisar os fatores que alteram essa propriedade. Calcular a densidade do ar atmosférico a partir da massa molar média do ar. Estudar a infl uência da umidade do ar na densidade. Estudar a Lei de efusão e difusão.

TermoquímicaIntroduzir o estudo de termoquímica. Defi nir entalpia e variação de entalpia. Explicar as trocas de calor das reações com o meio reacional. Estudar processos endotérmicos e exotérmicos e seus gráfi cos. Estudar os fatores que infl uem na variação da entalpia: quantidade de substância, fase de agregação (estado físico), forma alotrópica e associação ou dissociação de átomos.

Lei de HessEnunciar a Lei de Hess. Aplicar a Lei de Hess para calcular a variação de entalpia em reações com várias etapas.

Page 37: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo Semana

Aulas Proposta da aula

Entalpia de formaçãoDefi nir entalpia-padrão de formação. Equacionar as reações padrão de formação e relacioná-las com a entalpia-padrão de formação. Defi nir a entalpia-padrão de formação para as substâncias simples no estado mais estável. Determinar a entalpia de uma reação por meio das entalpias-padrão.

Energia de ligaçãoDefi nir energia de ligação. Diferenciar quebra e formação de novas ligações. Analisar a periodicidade nos valores de energia de ligação. Determinar a entalpia de uma reação por meio das energias de ligação.

Cinética químicaIntroduzir o conceito de velocidade das reações. Abordar as possíveis unidades de velocidade e mencionar que a concentração molar por tempo é a mais utilizada. Resolver exemplos com velocidades médias. Estudar, nos mecanismos de reação: choques frontais, energéticos e efetivos; complexo ativado, energia de ativação de reação direta e inversa e correlação entre velocidade das reações e suas respectivas energias de ativação.

Fatores que alteram a velocidade das reaçõesEstudar os fatores que alteram a velocidade de uma reação: concentração dos reagentes, pressão do sistema, temperatura, fragmentação do reagente sólido, fase de agregação e catalisadores.

Lei da ação das massasEstudar a Lei da ação das massas. Defi nir ordens de reação, ordem global e constante de velocidade. Calcular as ordens de reações não elementares. Defi nir a lei de velocidade. Defi nir etapa lenta e sua importância no cálculo da velocidade instantânea de uma reação. Diferenciar reações elementares e reações não elementares sob todos os aspectos. Defi nir molecularidade de uma etapa de reação.

Equilíbrios molecularesIntroduzir o conceito de equilíbrios moleculares. Analisar a condição de reversibilidade de um fenômeno químico. Diferenciar os gráfi cos de concentração x tempo e de velocidades de reações direta e inversa x tempo. Abordar o aspecto dinâmico do equilíbrio. Defi nir grau de equilíbrio. Estudar a construção de tabelas em fenômenos reversíveis (que contenham situação inicial, linha da reação e situação de equilíbrio). Defi nir constantes de equilíbrio e analisar suas características, como adimensionalidade e variação com a temperatura. Defi nir e calcular a constante Kc e a constante Kp. Deduzir a relação entre Kc e Kp, calculando essa relação em exemplos.

Page 38: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Proposta da aula MatériaDada

Deslocamento de equilíbrioEnunciar o Princípio de Le Châtelier. Aplicar o Princípio de Le Châtelier a situações químicas: variações de pressão, temperatura e concentração de algum componente do sistema. Representar grafi camente o deslocamento e o restabelecimento do equilíbrio. Abordar o caso particular da síntese de Haber--Bosch e a importância desse processo industrial. Analisar as vantagens e desvantagens de se realizar a síntese da amônia em temperaturas altas.

Equilíbrios iônicosIntroduzir o assunto equilíbrios iônicos. Defi nir as constantes

a, Kb e Ki. Relacionar as constantes de equilíbrio iônico com a força dos eletrólitos. Defi nir grau de ionização. Deduzir a Lei de Ostwald e sua aproximação para eletrólitos fracos. Analisar a condutividade de soluções aquosas de eletrólitos fracos durante o processo de diluição.

Page 39: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Introdução à CinemáticaEstudar os conceitos fundamentais da Cinemática: ponto material, referencial, coordenadas, repouso e movimento e trajetória. Estabelecer a posição de um corpo em uma trajetória, escrever a função horária do espaço, calcular a variação de espaço e a distância percorrida em um percurso. Defi nir velocidade escalar média e chegar ao cálculo de velocidade escalar instantânea. Defi nir movimento progressivo e movimento retrógrado.

Movimento uniformeDefi nir movimento uniforme (MU) e deduzir a função horária do espaço no MU.

Movimento uniformemente variadoDefi nir aceleração escalar média e chegar ao cálculo de aceleração escalar instantânea. Defi nir movimento acelerado, movimento retardado e movimento uniformemente variado (MUV). Deduzir a função horária da velocidade e do espaço no MUV, uma expressão para a velocidade média no MUV e a equação de Torricelli.

Movimento vertical no vácuoDefi nir movimento vertical no vácuo e estudar suas características. Deduzir os cálculos de altura máxima, tempo de subida, velocidade ao passar por altura h qualquer e tempo de subida e descida entre dois pontos quaisquer.

Análise gráfi ca de espaço, velocidade e aceleraçãoRever conceitos básicos de trigonometria (seno, cosseno e tangente) e equação e gráfi co de uma função do 1º grau. Mostrar como são calculadas: a velocidade escalar média e a velocidade escalar instantânea a partir do gráfi co s × t, a aceleração escalar média, a aceleração escalar instantânea e a variação do espaço a partir do gráfi co v × t e a variação da velocidade escalar a partir do gráfi co a × t.

Gráfi cos do MU e do MUVEstudar os gráfi cos de espaço, velocidade e aceleração do MU e do MUV.

Grandezas angulares e movimento circular uniformeDeduzir a relação entre o ângulo central em uma circunferência e o comprimento do arco de circunferência. Estabelecer a posição angular de um corpo em uma trajetória circular. Defi nir velocidade angular média e velocidade angular instantânea. Defi nir aceleração angular média e aceleração angular instantânea. Mostrar a relação entre grandezas lineares e grandezas angulares. Defi nir período e frequência e deduzir a relação entre eles. Defi nir movimento circular uniforme (MCU) e deduzir a função horária do espaço angular no MCU. Deduzir a relação entre velocidade angular e período, bem como a relação entre velocidade angular e frequência.

Page 40: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo Proposta da aula

Matéria

Movimento circular uniformemente variado e transmissão de movimento circularDefi nir movimento circular uniformemente variado (MCUV). Deduzir a função horária do espaço angular e da velocidade angular no MCUV. Deduzir a equação de Torricelli para o MCUV. Mostrar que na transmissão de movimento circular com correia comum as grandezas lineares são iguais. Mostrar que na transmissão de movimento circular com eixo comum as grandezas angulares são iguais.

VetoresDefi nir os conceitos de direção e sentido de uma reta. Estabelecer a diferença entre grandezas escalares e vetoriais. Defi nir os conceitos de vetor, vetor oposto, vetor nulo, vetor unitário e vetores iguais. Estudar adição de vetores pelas regras da poligonal e do paralelogramo e pelo método de decomposição de vetores. Estudar a aplicação da lei dos cossenos e da lei dos senos para a obtenção do módulo do vetor resultante e do ângulo entre vetores. Estudar a subtração de vetores e a multiplicação de um vetor por um número real.

Cinemática vetorialDefi nir vetor posição, vetor deslocamento, velocidade vetorial média, velocidade vetorial instantânea, aceleração vetorial média e aceleração vetorial instantânea. Defi nir aceleração tangencial e aceleração centrípeta.

Composição de movimentosEstudar a composição de movimentos na Cinemática.

Lançamento oblíquo no vácuoDefi nir lançamento oblíquo. Estudar a decomposição do movimento oblíquo em um movimento vertical e um movimento horizontal. Estabelecer a função horária do espaço, a função horária da velocidade e a equação de Torricelli para o movimento vertical. Estabelecer a função horária do espaço e a função horária da velocidade para o movimento horizontal. Deduzir os cálculos de tempo de subida, de altura máxima e de alcance para um lançamento oblíquo. Deduzir a equação da trajetória de um lançamento oblíquo.

Dinâmica IEstabelecer o conceito de massa, de força e de resultante de forças. Estabelecer a diferença entre forças de contato e forças de ação a distância. Formular a primeira, a segunda e a terceira Leis de Newton. Estabelecer a diferença entre forças externas e internas. Defi nir força peso, força normal e força de tração em fi os ideais. Explicar como são resolvidos exercícios clássicos: corpos em repouso, corpos em movimento sobre plano horizontal (ligados por fi o ou em contato), corpos em movimento vertical (ligados por fi o ou em elevador) e corpos em movimento sobre plano inclinado.

Page 41: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Capítulo Proposta da aula

MatériaDada

Dinâmica IIDefi nir força elástica. Calcular a constante elástica equivalente em associação de molas em série e em associação de molas em paralelo. Defi nir equilíbrio estático e dinâmico. Defi nir equilíbrio estável, instável e indiferente. Explicar como são resolvidos exercícios clássicos: polia simples e polia móvel, corpos ligados a molas, fi os com massa, fi os pendurados ao teto de móveis acelerados e problemas que envolvem vínculo geométrico.

Page 42: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Livro Proposta da aula

MatériaDada

Natureza elétrica da matéria e processos de eletrizaçãoCompreender a natureza elétrica da matéria e do princípio da quantização da carga elétrica. Estudar os princípios fundamentais da eletrostática. Defi nir condutores, isolantes e o conceito de Terra do ponto de vista da eletricidade. Estudar os processos de eletrização: atrito, contato e indução. Compreender o funcionamento dos eletroscópios.

A Lei de CoulombApresentar a Lei de Coulomb. Defi nir o conceito de permissividade elétrica. Rever a operação de soma de vetores.

A Lei de Coulomb para sistemas de mais de duas cargas não colinearesCalcular a força elétrica resultante em sistemas com três ou mais cargas. Apresentar noções de estática da partícula. Rever a soma de vetores pela lei dos cossenos.

Campo elétrico gerado por cargas puntiformes e repre-sentação do campo elétrico por meio de linhas de forçaDefi nir o conceito de campo elétrico. Estudar o campo elétrico gerado por cargas puntiformes positivas e negativas. Calcular o campo elétrico resultante gerado por uma ou mais cargas elétricas puntiformes. Estudar a representação do campo elétrico por linhas de força.

Campo elétrico em condutores e campo elétrico uniformeEstudar o campo elétrico dos condutores em equilíbrio eletrostático. Calcular o campo elétrico em pontos internos e externos a condutores esféricos em equilíbrio eletrostático. Estudar o campo elétrico uniforme, a dinâmica e a cinemática de cargas puntiformes sujeitas a campo elétrico uniforme.

Trabalho da força elétrica e energia potencial elétricaDefi nir os conceitos de trabalho de uma força, de energia e de forças conservativas. Conceituar o trabalho da força elétrica. Defi nir potencial elétrico e energia potencial elétrica.

Potencial e energia potencial elétrica de sistemas de cargas puntiformes e superfícies equipotenciaisEstudar e calcular o potencial elétrico gerado por uma ou mais cargas puntiformes. Defi nir superfícies equipotenciais e energia potencial elétrica de sistemas formados por duas ou mais cargas.

Potencial elétrico de condutores em equilíbrio eletrostáticoe potencial no campo elétrico uniformeAnalisar qualitativamente o potencial elétrico gerado por condutores em equilíbrio eletrostático. Calcular o potencial elétrico em condutores esféricos em equilíbrio eletrostático. Utilizar o conceito de potencial elétrico para estudar eletrização por contato de condutores esféricos de raios diferentes. Estudar o potencial elétrico no campo elétrico uniforme.

Page 43: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

102

Introdução à eletrodinâmicaConceituar corrente elétrica. Defi nir circuito elétrico. Defi nir o sentido convencional da corrente elétrica e a sua formulação matemática. Apresentar formas de onda da corrente elétrica e de correntes contínuas e alternadas. Defi nir bipolo elétrico. Apresentar os conceitos de energia e potência consumida por um bipolo elétrico. Defi nir resistência elétrica. Estudar a Primeira Lei de Ohm e conceituar resistores ôhmicos.

Page 44: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Termometria – escalas de temperaturaEstudar os conceitos fundamentais da termometria: temperatura, calor e equilíbrio térmico (Princípio zero da termodinâmica). Estabelecer as relações entre as escalas relativas de temperatura: Celcius (°C), Fahrenheit (°F) e a escala absoluta Kelvin (K). Apresentar os pontos fi xos fundamentais nessas escalas e os principais tipos de termômetro.Dilatação térmica de sólidosApresentar os principais conceitos envolvidos na dilatação térmica. Estudar a dilatação linear, superfi cial e volumétrica dos sólidos e as relações entre os coefi cientes α, β e γ. Apresentar a dilatação de corpo oco ou com furo.

Dilatação térmica de líquidos e dilatação aparenteEstudar a dilatação dos líquidos e a relação entre sua dilatação real e aparente. Estudar o comportamento anômalo da água em relação à temperatura de infl exão (4 °C).

Calorimetria e sistemas termicamente isoladosEstudar os conceitos básicos de calorimetria. Defi nir calor específi co (c) e capacidade térmica (C). Apresentar sistema termicamente isolado, o conceito de balanço térmico e equilíbrio térmico. Defi nir o conceito de calor latente de transformação (L). Apresentar situações de equilíbrio térmico em calorímetros.Mudança de estado e a infl uência da pressãoApresentar e defi nir os três estados básicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Apresentar o conceito de mudança de estado e a nomenclatura dos processos endotérmicos e exotérmicos: fusão, solidifi cação, vaporização, condensação e sublimação. Estudar equilíbrio térmico envolvendo mudanças de estado de um ou todos os envolvidos. Estudar diagramas de estado, ponto triplo (PT) e ponto crítico (PC), destacando o efeito da pressão no comportamento dos corpos.Propagação de calorEstudar os diferentes tipos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação. Apresentar em condução o conceito de fl uxo de calor (Φ), o coefi ciente de condutibilidade térmica e a equação de Fourier.Gases – transformaçõesApresentar o conceito de gás ideal. Estudar as transformações fundamentais: isotérmica, isométrica e isobárica. Apresentar a equação geral dos gases e a equação de Clapeyron.Gases – TermodinâmicaContinuar o estudo dos gases apresentando o conceito de trabalho (τ) nas transformações gasosas. Apresentar o conceito de transformação adiabática. Apresentar transformações cíclicas nos diagramas Pressão (P) × Volume (V). Conceituar e estudar o Primeiro Princípio da Termodinâmica, detalhando situações de variação de calor (Q), temperatura (T), energia interna (U) e trabalho (τ). Mostrar e exemplifi car a relação de Mayer. Conceituar e estudar o Segundo Princípio da Termodinâmica, exemplifi cando: máquinas térmicas e refrigeradores. Defi nir o rendimento (η) e ciclo de Carnot. Apresentar o Terceiro Princípio da Termodinâmica.

Page 45: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Proposta da aula Matéria

Introdução à óptica geométricaIntroduzir o estudo da óptica geométrica, apresentando o conceito de onda eletromagnética e seu respectivo espectro. Conceituar a decomposição da luz branca com seu espectro de cores. Estudar os conceitos de fonte e meio de propagação da luz. Apresentar e exemplifi car os três princípios da óptica geométrica e os conceitos de sombra e penumbra.

Refl exão da luz – espelhos planosEstudar a refl exão da luz, passando pelos conceitos de refl exão regular × difusa e refl exão seletiva, apresentando as duas leis da refl exão. Estudar a refl exão em espelhos planos, conceituando e exemplifi cando a construção de imagem de objetos pontuais e extensos, caracterizando as propriedades enantiomorfas, campo de visão e associação de espelhos. Estudar o efeito da imagem no movimento de espelhos planos, tanto de translação quanto de rotação.

Refl exão da luz – espelhos esféricosEstudar a refl exão da luz em espelhos esféricos. Defi nir e apresentar espelhos esféricos gaussianos. Apresentar os raios notáveis e os pontos notáveis em um espelho esférico. Estudar de forma gráfi ca e analítica a determinação e carac-terística de imagens de corpos extensos. Apresentar para o estudo analítico a equação dos pontos conjugados de Gauss.

Refração da luz IEstudar a refração da luz, defi nindo o conceito de meio de propagação, dioptro e índice de refração. Apresentar as duas leis da refração e o conceito de refração total da luz e ângulo limite de incidência. Estudar em dioptro plano o conceito de posição aparente de objetos.

Refração da luz IIEstudar os efeitos da luz em lâminas de faces paralelas. Estudar em prismas ópticos o desvio da luz e as respectivas aplicações práticas utilizando a refl exão total.

Lentes esféricas IEstudar a refração da luz em lentes esféricas delgadas. Apresentar seus elementos geométricos e a classifi cação de lentes de acordo com a geometria de seu foco, suas bordas e o meio onde está inserida. Estudar de forma gráfi ca e analítica a determinação e as características de imagens de corpos extensos. Traçar os paralelos com os casos de espelhos esféricos. Defi nir vergência.

Page 46: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Níveis de organização dos seres vivos. Modelos celulares. Noções de bioenergéticaApresentar as áreas de estudo da Biologia e relacioná-las aos níveis de organização dos seres vivos. Descrever os modelos celulares (animal, vegetal e bacteriano) e caracterizar seus componentes e suas funções. Desenvolver noções básicas de bioenergética (fotossíntese, quimiossíntese, respiração celular, fermentação, ATP) e situar os organismos autótrofos e heterótrofos nesses conceitos.

Organização do núcleo. Cromossomos. PloidiaDescrever a organização do núcleo. Desenvolver noções básicas de ciclo celular. Estudar os cromossomos (composição, arquitetura e função). Caracterizar os tipos de ploidia. Conceituar cromossomos homólogos e alelos.

Noções de material genético. Controle metabólico. MutaçõesDiscutir o papel do material genético no controle metabólico e na hereditariedade. Introduzir a noção de gene. Conceituar mutações e relacioná-las à variabilidade genética.

MitoseConceituar mitose. Discutir os papéis biológicos da mitose. Apresentar as fases do ciclo celular, descrevendo as alterações do material genético, da carioteca, do nucléolo e do fuso. Caracterizar as modifi cações na quantidade de DNA ao longo da mitose.

Meiose e gametogêneseConceituar meiose. Discutir os papéis biológicos da meiose. Apresentar as fases do processo, descrevendo as alterações do material genético, da carioteca, do nucléolo e do fuso. Caracterizar as modifi cações na quantidade de DNA ao longo da meiose. Detalhar os processos de gametogênese masculina e feminina, com as variações de ploidia e de DNA.

Biogênese e abiogênese. Método científi coApresentar as ideias sobre a origem dos seres vivos (biogênese e abiogênese) e os principais defensores de cada uma delas. Descrever os fundamentos e as etapas do método científi co.

Composição química dos seres vivos: água, sais minerais, carboidratos e lipídeosIntroduzir os estudos de bioquímica, apresentando os componentes químicos dos seres vivos. Discutir os papéis biológicos da água e dos sais minerais. Conceituar, classifi car e descrever os papéis biológicos de carboidratos e lipídeos.

Composição química dos seres vivos: proteínasCaracterizar quimicamente as proteínas e descrever seus papéis biológicos. Conceituar e classifi car aminoácidos e peptídeos. Discutir os níveis de organização das proteínas (estruturas primária, secundária, terciária e quaternária). Explicar a relação entre a forma e a função de uma proteína e os fatores que podem alterá-las (mutações e desnaturação proteica).

BIOLOGIA

Page 47: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo Semana Aulas

Proposta da aula

MatériaDada

Composição química dos seres vivos: enzimasConceituar enzimas e analisar os fatores que afetam a sua atividade.

Composição química dos seres vivos: ácidos nucleicosIdentifi car os tipos de ácidos nucleicos (DNA e RNA) e seus componentes químicos (nucleotídeos). Descrever o modelo de Watson e Crick. Discutir o papel biológico dos ácidos nucleicos e relacioná-los com os processos de replicação, transcrição e tradução.

Código genético e síntese de proteínasConceituar código genético e apontar suas características principais (universal e degenerado). Descrever as etapas do processo de síntese de proteínas.

Bioenergética: respiração celular e fermentaçãoDescrever os processos de liberação de energia (respiração celular e fermentação). Localizar esses processos nos compartimentos celulares, discutir suas principais etapas e relacioná-las ao armazenamento de energia na forma de ATP. Caracterizar anabolismo e catabolismo.

Bioenergética: quimiossíntese e fotossínteseDescrever os processos acumuladores de energia (quimiossíntese e fotossíntese). Localizar as etapas da fotossíntese no interior do cloroplasto e descrever seus reagentes, produtos intermediários e produtos fi nais. Estudar aspectos da fi siologia da fotossíntese (infl uência da luz, fatores limitantes e ponto de compensação fótico).

Origem dos primeiros seres vivosApresentar as principais hipóteses sobre a origem dos primeiros seres vivos (panspermia e Oparin). Discutir a importância dos experimentos de Miller e Urey e de Fox. Mostrar as hipóteses heterotrófi ca e autotrófi ca sobre o primeiro ser vivo.

Citoplasma e hipótese da endossimbioseDescrever os componentes principais do citoplasma. Detalhar as características e os componentes do citosol e das estruturas imersas. Apresentar a hipótese da endossimbiose e o seu embasamento teórico.

Organelas citoplasmáticasDescrever os componentes citoplasmáticos (ribossomos, sistema de endomembranas, citoesqueleto e centríolos), suas funções e interações.

Page 48: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo Semana

Aulas Proposta da aula

Evolução: conceito e evidênciasApresentar o conceito de evolução biológica e discutir as principais evidências evolutivas.

Mecanismos de evolução: Lamarck e DarwinExplicar os mecanismos de evolução segundo Lamarck e Darwin, destacando as diferenças entre as duas visões.

Mecanismos de evolução: neodarwinismoAnalisar o mecanismo de evolução de acordo com o neodarwinismo (teoria sintética da evolução). Ressaltar a relação entre genética e variabilidade dos seres vivos.

Evolução: especiação e seus desdobramentosConceituar espécie. Apresentar os tipos de isolamento reprodutivo (pré-zigótico e pós-zigótico). Mostrar os tipos de especiação (simpátrica e alopátrica). Discutir os processos de irradiação e convergência adaptativa, homologia e analogia, e interações ambientais (coloração de advertência, mimetismo e camufl agem).

Fundamentos da ecologiaApresentar os fundamentos da ecologia. Recapitular e aprofundar os conceitos de: espécie, população, comunidade, fatores abióticos, ecossistema e biosfera. Apresentar as divisões da biosfera. Conceituar ecótone, habitat e nicho ecológico. Estudar a estrutura das cadeias alimentares e seus níveis trófi cos.

Energia no ecossistemaEstudar a energia no ecossistema. Explicar os componentes das teias alimentares. Discutir os tipos de pirâmides ecológicas (número, biomassa e energia). Conceituar produtividade primária bruta e primária líquida.

Matéria no ecossistemaEstudar os ciclos da matéria no ecossistema: água, carbono e nitrogênio. Iniciar a análise da interferência humana no equilíbrio da natureza.

Relações entre os seres vivos e populaçõesClassifi car as relações entre os seres vivos em intraespecífi cas e interespecífi cas. Apresentar os tipos de relações ecológicas intraespecífi cas (positivas e negativas). Analisar os fatores que interferem na densidade da população. Discutir os conceitos de potencial biótico e resistência ambiental. Apresentar os tipos de população segundo o padrão de crescimento (não controlada e controlada).

Relações interespecífi casDiscutir as relações ecológicas interespecífi cas (positivas e negativas). Detalhar as interações de competição, amensalismo, parasitismo e predatismo.

Sucessão ecológicaConceituar sucessão ecológica. Classifi car os tipos de sucessão ecológica (primária e secundária) e analisar as etapas desses processos.

Page 49: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo Semana Aulas Proposta da aula MatériaDada

O homem e o ambienteAnalisar o crescimento da população humana mundial e os transtornos ambientais gerados por esse crescimento. Discutir os principais impactos ambientais: desmatamento e retirada da cobertura original do solo e extinção de espécies. Estudar os tipos de poluição e as principais soluções para o problema. Apresentar noções de recuperação de ecossistemas e desenvolvimento sustentável.

Procariontes: bactérias e arqueasEstudar os organismos procariontes (bactérias e arqueas). Analisar a estrutura das bactérias, suas funções vitais e sua importância (industrial, ecológica e patológica). Conceituar e classifi car as arqueas.

VírusEstudar a estrutura dos vírus e o processo de infecção viral. Analisar o metabolismo dos ácidos nucleicos virais em: vírus de DNA, retrovírus, H1N1. Apresentar exemplos de viroses segundo os meios de transmissão.

FungosEstudar as principais características dos fungos e a importância do grupo (industrial, alimentar, ecológica e patológica).

AlgasEstudar os grupos de algas: classifi cação, características gerais e importância do grupo (industrial, alimentar e ecológica).

Classifi cação básica das plantas e ciclos reprodutivos de eucariontesApresentar a classifi cação básica das plantas (briófi tas, pteridófi tas, gimnospermas e angiospermas). Discutir os ciclos reprodutivos de eucariontes.

Classifi cação geral das plantas. Briófi tas e pteridófi tasAmpliar a classifi cação das plantas: avasculares e traqueófi tas, criptógamas e fanerógamas. Detalhar o estudo de briófi tas e pteridófi tas: estrutura, exemplos principais e ciclo reprodutivo.

Estudar o grupo das gimnospermas: estrutura, exemplos

Estudar o grupo das angiospermas: características gerais, estrutura da fl or e ciclo reprodutivo. Comparar gimnospermas

Analisar os componentes da semente de angiospermas. Clas-sifi car angiospermas em monocotiledôneas, eudicotiledôneas e dicotiledôneas basais. Apresentar os tipos de polinização e as adaptações das fl ores aos agentes polinizadores. Estudar

Page 50: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo Semana Aulas

Proposta da aula

Matéria

DadaClassifi cação dos seres vivosEstudar os fundamentos da classifi cação dos seres vivos. Conceituar taxonomia e apresentar os grandes reinos e domínios de seres vivos. Explicar as regras de nomenclatura biológica.

Evolução e sistemática. Apresentação dos grandes grupos zoológicosDiscutir os principais aspectos da fi logenia e da cladística. Apresentar o processo de anagênese. Introduzir as principais características dos grandes grupos zoológicos.

ProtozoáriosEstudar os protozoários: estrutura, funções vitais e classifi cação.

Aspectos gerais das parasitoses. ProtozoosesApresentar os aspectos gerais das parasitoses. Introduzir os conceitos de parasita, vetor, hospedeiro (defi nitivo e intermediário) e profi laxia. Descrever as principais protozooses (amebíase, moléstia de Chagas, malária) e apresentar outras doenças causadas por protozoários.

PoríferosApresentar o grupo dos poríferos: estrutura, funções vitais e classifi cação.

Noções de embriologiaIntroduzir as noções gerais de embriologia: fecundação, tipos de ovos, segmentação e etapas do desenvolvimento embrionário. Conceituar celoma.

Organogênese e classifi cação embriológicaEstudar a organogênese e classifi car os animais segundo critérios embriológicos: parazoários e enterozoários, diblásticos e triblásticos (acelomados, pseudocelomados e celomados), protostômios e deuterostômios.

Organização funcional dos animaisAnalisar a organização funcional dos animais. Conceituar homeostase e relacioná-la com as funções vitais. Conceituar e exemplifi car a reprodução assexuada e a sexuada.

Classifi cação dos grupos zoológicosClassifi car os grupos zoológicos a partir de cnidários: aspectos gerais, classifi cações dos grupos e reprodução.

Fisiologia comparada: organização geral dos enterozoáriosEstudar os grupos animais sob o prisma da Fisiologia comparada, analisando os sistemas nervoso, digestório, circulatório, respiratório e excretor.

VerminosesEstudar os aspectos gerais das verminoses. Discutir as verminoses causadas por platelmintos (teníase, cisticercose e esquistossomose) e por nematelmintos (ascaridíase, ancilostomíase e fi laríase). Apresentar outras parasitoses causadas por platelmintos e nematelmintos.

Page 51: Planejamentos PV TETRA - 2014 - milleniumclasse.com.brmilleniumclasse.com.br/uploads/4590planejamentospv2014.pdf · essas funções de acordo com o sinal do coefi ciente a e o intervalo

Capítulo

Proposta da aula

Cordados: aspectos gerais e classifi caçãoEstudar os cordados (protocordados, hemicordados e vertebrados). Classifi car os vertebrados em agnatostomados e gnatostomados. Analisar a classifi cação e os aspectos fi siológicos de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Estudar os anexos embrionários e a sua importância na conquista do meio terrestre.

Sistema digestório e vitaminasIntroduzir o estudo da fi siologia humana. Analisar o sistema digestório, seus componentes e suas funções. Discutir aspectos da nutrição e estudar o papel das vitaminas.

Sistema respiratórioEstudar o sistema respiratório, seus componentes e seus aspectos funcionais. Analisar a mecânica e o controle dos movimentos respiratórios.

Sistema circulatórioEstudar o sistema circulatório, seus componentes e seus aspectos funcionais. Analisar a anatomia e o funcionamento do sistema nos grupos de vertebrados. Descrever a circulação humana: anatomia e controle dos batimentos cardíacos.