propostas de iniciaÇÃo cientÍfica, tecnolÓgica e … · de funk e sertanejo universitário? há...

24
PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA 2020 PROPOSTA 1 Pré-requisito Autonomia, proatividade e habilidade de leitura em inglês. Número de alunos Grupo Tema / Título A construção da mulher nas letras de compositoras/cantoras de Funk e Sertanejo Universitário: uma leitura feminista e pós-colonialista das relações entre mulher, sociedade e música. Contextualização da pesquisa A imagem da mulher na música, como também em outras mídias, passou por transformações e encontra variação na sociedade contemporânea, reflexo da emancipação feminina em diferentes contextos socioculturais e da consequente mudança de hábitos e comportamento das mulheres. No contexto dos estilos musicais Funk e Sertanejo Universitário, compositoras e cantoras encontram mais espaço na indústria musical, tendo a possibilidade de problematizar e (re) construir padrões outrora vigentes. A partir da exploração de letras de diferentes compositoras, de ambos os gêneros musicais, busca-se encontrar padrões de construção que se afastem da ideia de mulher como indivíduo frágil, inferior, subordinado e objetificado, em contraposição a ideia de homem macho e viril, comumente encontrados no discurso de uma sociedade patriarcal. A relevância do tema se dá pela necessidade de problematizar o modo como a imagem da mulher construída, através de discursos reproduzidos/silenciados, atualmente, bem como o seu papel na sociedade. Pergunta de pesquisa Como a imagem da mulher é construída / idealizada nas letras de música de compositoras/cantoras de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada e objetificada? Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma abordagem exploratória, qualitativa e interpretativa. Os estudantes deverão explorar as letras dos gêneros Funk e Sertanejo Universitário de compositoras/cantoras, descrevê-las, compará-las e interpretá-las em busca de padrões e à luz da bibliografia estudada. Referências bibliográficas NASCIMENTO, Stefanie de Souza. O discurso masculino frente à construção da imagem da mulher nas músicas Funk. 2015. DE PAIVA, Adna Chirly Mariano; DA SILVA, Ananias Agostinho. A (DES) CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA MULHER NAS MÚSICAS SERTANEJAS “MEDO BOBO” E “EU SEI DE COR”. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017.

Upload: others

Post on 03-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA 2020

PROPOSTA 1

Pré-requisito Autonomia, proatividade e habilidade de leitura em inglês.

Número de alunos Grupo

Tema / Título A construção da mulher nas letras de compositoras/cantoras de Funk e Sertanejo Universitário: uma leitura feminista e pós-colonialista das relações entre mulher, sociedade e música.

Contextualização da pesquisa A imagem da mulher na música, como também em outras mídias, passou por transformações e encontra variação na sociedade contemporânea, reflexo da emancipação feminina em diferentes contextos socioculturais e da consequente mudança de hábitos e comportamento das mulheres. No contexto dos estilos musicais Funk e Sertanejo Universitário, compositoras e cantoras encontram mais espaço na indústria musical, tendo a possibilidade de problematizar e (re) construir padrões outrora vigentes. A partir da exploração de letras de diferentes compositoras, de ambos os gêneros musicais, busca-se encontrar padrões de construção que se afastem da ideia de mulher como indivíduo frágil, inferior, subordinado e objetificado, em contraposição a ideia de homem macho e viril, comumente encontrados no discurso de uma sociedade patriarcal. A relevância do tema se dá pela necessidade de problematizar o modo como a imagem da mulher construída, através de discursos reproduzidos/silenciados, atualmente, bem como o seu papel na sociedade.

Pergunta de pesquisa Como a imagem da mulher é construída / idealizada nas letras de música de compositoras/cantoras de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada e objetificada?

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma abordagem exploratória, qualitativa e interpretativa. Os estudantes deverão explorar as letras dos gêneros Funk e Sertanejo Universitário de compositoras/cantoras, descrevê-las, compará-las e interpretá-las em busca de padrões e à luz da bibliografia estudada.

Referências bibliográficas NASCIMENTO, Stefanie de Souza. O discurso masculino frente à construção da imagem da mulher nas músicas Funk. 2015. DE PAIVA, Adna Chirly Mariano; DA SILVA, Ananias Agostinho. A (DES) CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA MULHER NAS MÚSICAS SERTANEJAS “MEDO BOBO” E “EU SEI DE COR”. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017.

Page 2: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

MATSUNAGA, Priscila Saemi. As representações sociais da mulher no movimento hip hop. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 108-116, Apr. 2008. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000100012&lng=en&nrm=iso>. access on 09 Mar. 2020. SANTOS, Jucelino; RAMIRES, Vicentina. MUSIC, IDEOLOGY AND POWER RELATIONS: THE IMAGE OF WOMEN IN FUNK LYRICS/MUSICA, IDEOLOGIA E RELACOES DE PODER: A IMAGEM DA MULHER NAS LETRAS DE FUNK. Revista Artemis, v. 23, n. 1, p. 156-168, 2017. WANDERLEY, Márcia Cavendish. A voz embargada: Imagem da Mulher em Romances Ingleses e Brasileiros do Século XIX. EdUSP, 1996. GUALDA, Linda Catarina. REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM THE TURN OF THE SCREW: A GOVERNANTA COMO ANJO DO LAR E MONSTRO À SOLTA. SOLETRAS, n. 16, p. 130-142, 2008. DE ALMEIDA SOUSA, Dignamara Pereira; DIAS, Daise Lilian Fonseca. Quando a Mulher Começou a Falar: literatura e crítica feminista na Inglaterra e no Brasil. ARCE, Alessandra. A imagem da mulher nas idéias educacionais de Pestalozzi: o aprisionamento ao âmbito privado (doméstico) e à maternidade angelical. Caxambu: Anais ANPED..., 2002c. Disponível em< www. educacaoonline. pro. br> Acesso em: jan, 2005. DIAS, Amanda Martins; CASSIANO, Célia Maria. A imagem da mulher na propaganda da Avon. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Caxias do Sul, RS–2 a. 2010. GUBERNIKOFF, Giselle. A imagem: representação da mulher no cinema. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 8, n. 15, 2009. SILVA, Ivana Carolina Santos da. Sororidade e rivalidade feminina nos filmes de princesa da Disney. 2016. DE OLIVEIRA, Kácia Guedes. A representação da mulher nas canções de Chico Buarque: Uma análise do Eu-Lírico feminino. 2015. SILVA, Fernanda. Representação da mulher negra na música brasileira: uma abordagem semântico-discursiva. DE ALMEIDA, Angela Teixeira; SILVA, Lúcia Helena Oliveira. “NÃO FALEM DESSA MULHER PERTO DE MIM”: REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA MÍDIA E NA MÚSICA POPULAR NA DÉCADA DE 1950.

PROPOSTA 2

Pré-requisito Habilidade com matemática e conceitos básicos de física. Interesse por tecnologia e ciências da natureza.

Número de alunos 3 ou 4 alunos.

Tema / Título Desenvolvimento de projeto para Mostra Brasileira de Foguetes: análise e teste de parâmetros para construção de foguetes de duas fases de propulsão, utilizando materiais recicláveis.

Page 3: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Contextualização da pesquisa A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada realizada pela Sociedade Brasileira de Astronomia. A metodologia é inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas e ocorre anualmente em duas fases. Em 2019, o Colégio Santo Agostinho de Contagem foi classificado, pela primeira vez, para participar da 2ª fase da MOBFOG que ocorreu no município de Barra do Pirai no Rio de Janeiro. Com uma equipe formada por dois estudantes, o colégio obteve ótimos resultados, conquistando medalha de ouro e troféu de melhor equipe entre os 10 melhores lançamentos de um total de 52. Objetivando qualificar a participação do colégio nas próximas edições da MOBFOG, pretende-se com o presente trabalho de iniciação científica e tecnológica, desenvolver um projeto de construção de foguetes com duas fases de propulsão (pode ser propulsão química, mecânica ou eletrônica), já que atualmente os foguetes da competição apresentam apenas uma fase de propulsão química e nunca ninguém conseguiu propor um modelo com mais de uma fase.

Pergunta de pesquisa É possível construir um foguete de garrafa pet (e outros materiais recicláveis), dentro dos parâmetros da Mostra Brasileira de Foguetes, com duas fases de propulsão?

Percurso metodológico Pretende-se com a presente proposta desenvolver uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. A finalidade do estudo será fazer uma pesquisa aplicada, de modo que não, necessariamente, gere um novo conhecimento, aumentando o que já está disponível, mas que seja possível aplicá-lo na prática, intervindo no mundo real. Para tanto, utilizar-se-á o método hipotético-dedutivo, através de processos experimentais e de pesquisa-ação.

Referências bibliográficas OLIVEIRA, Ivan dos S., VIEIRA, Cássio L. (Coord.). Física hoje, uma aventura pela natureza; dos átomos ao universo. Rio de Janeiro: Instituto Ciência hoje: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, 2007. PENTEADO, Paulo Cesar M., TORRES, Carlos Magno A. Física –ciência e tecnologia. São Paulo: Moderna, 2005. PIETROCOLA, Maurício, POGIBIN, Alexander, ANDRADE, Renata de, ROMERO, Talita Raquel. Física em contextos: pessoal, social e histórico. São Paulo: FTD, 2011.v.1, 2. GASPAR, Alberto. Compreendendoa física: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010.v.1, 2 e 3. GONÇALVES FILHO, Aureli,TOSCANO, Carlos. Física e realidade. São Paulo: Scipione, 2010. v. 1, 2 e 3. SANT’ANNA, Blaidi, REIS, Hugo Carneiro, MARTINI, Gloria, SPINELLI, Walter. Conexões com a Física. São Paulo: Moderna, 2010. v. 2 e 3. http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&pag=conteudo&idconteudo=586&idcat=29&subcat (Acesso em 04/03/2020).

Page 4: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

PROPOSTA 3

Nome do orientador: Cíntia Gonçalves Fonseca Costa

Pré-requisito Habilidade de leitura e interpretação de textos. Desejável leitura em inglês.

Número de alunos 3 a 4 alunos

Tema / Título A Química e os processos de envelhecimento

Contextualização da pesquisa São vários fatores responsáveis pelo envelhecimento da pele: fator genético, sol, fumo, agressões do meio ambiente, fatores nutricionais, fatores mecânicos, a carência de estrogênio e os radicais livres. Sendo que neste trabalho, nos concentraremos nos radicais livres. O processo de formação de radicais livres é desenvolvido através de reações químicas que ocorrem dentro das células, sendo que estas reações são responsáveis pela manutenção da vida celular (respiração, produção de energia et), por si só levam a produção de substâncias perigosas que nos enferrujam por dentro ou nos oxidam, conhecidas como radicais livres. Os radicais livres são moléculas contendo oxigênio celular, isto é, partículas extremamente reagentes que se formam em grandes quantidades a cada respiração do homem. Onde 95% do oxigênio que entra nas células saem H2O e CO2

e 5% na forma de radicais livres. Através de estudos químicos e de substâncias existentes na natureza, é possível desenvolver maneiras de combater o excesso de radicais livres. Os antioxidantes controlam o excesso de radicais livres ajudando contra o envelhecimento e doenças. Eles agem interrompendo a reação em cadeia dos radicais doando a eles um de seus próprios elétrons e mantendo- se estáveis.

Pergunta de pesquisa É possível que a ciência ajude a minimizar os impactos do envelhecimento?

Percurso metodológico A proposta é que o aluno de IC pesquise a respeito dos sinais de envelhecimento do ponto de vista estético e faça uma pesquisa dos produtos desenvolvidos com a finalidade de combater os sinais do envelhecimento. Desta forma, os alunos farão uma revisão bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de escrever um artigo de revisão.

Referências bibliográficas http://corrosiva.com.br/textos-narrativos/minha-jovem-idosa/ Acesso dia 07/08/2018 http://www.portaleducacao.com.br/fonoaudiologia/artigos/36929/comoenvelhecemos acesso dia 06/08/2018 http://www.brasilmedicina.com.br/especial/der_t1s1.asp acesso dia 06/08/2018 http://segundacomeca.com.br/introducao-ao-mundo-do-antioxidantes acesso dia 07/08/2018 http://segundacomeca.com.br/introducao-ao-mundo-doantioxidantes/ acesso dia 07/08/2018

Page 5: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

PROPOSTA 4

Nome do orientador: Daniel Valadares Macedo

Pré-requisito Leitura de uma obra escolhida pelos alunos (investigadores) de J.K.Rowling (livros da coleção Harry Potter).

Número de alunos Um ou dois alunos.

Tema / Título Harry Potter - um epicurista, um estoico, ou nada disso?

Contextualização da pesquisa O protagonista da obra de J.K.Rowling escolhida como objeto de estudo, Harry Potter, é capaz de superar inúmeras dificuldades ao longo das aventuras de que toma parte. Torna-se, para além das narrativas que protagoniza, um herói muito instigante, muito popular, sobretudo para o público infanto-juvenil. A filosofia grega, considerada por muitos como um filosofia moral, desenvolveu dois modelos de pensamento que se tornaram frutíferos ao longo da História – o Epicurismo e o Estoicismo. Em ambos, encontram-se a propostas de caminhos que visam a ajudar as pessoas a superar dificuldades para alcançar a vida boa (a felicidade). A proposta deste trabalho não é estabelecer um alinhamento entre o personagem Harry Potter e alguma dessas escolas filosóficas. Antes, é mobilizar o estudante investigador à leitura de alguns textos delas representativos para que possa examinar, à luz deles, os valores e o comportamento de Potter na obra de Rowling escolhida como texto de análise. Trata-se de um exercício de leitura. Feitas as leituras básicas para o trabalho, o estudante irá problematizar, isto é, verificar em que medida Potter se aproxima de algumas dessas escolas filosóficas, tendo em vista os textos lidos, ou se, a partir deles, não é possível estabelecer vinculação plausível.

Pergunta de pesquisa O personagem Harry Potter pode ser considerado um herói epicurista ou estoico? (Sêneca é um representante do Estoicismo.)

Percurso metodológico O percurso metodológico consiste, primeiramente, na leitura de alguns textos sobre a vida dos dois pensadores que fundamentam o trabalho, Epicuro e Sêneca. A compreensão do contexto em que esses pensadores escreveram é fundamental para o entendimento dos textos escolhidos. Em seguida, serão feitas leituras de alguns textos representativos do pensamento de Epicuro/Sêneca e, após definição em conjunto com os estudantes, da obra de Rowling escolhida como corpus de análise. Procedimento análogo será feito quanto à obra de J.K.Rowling, por meio do qual serão pesquisadas informações sobre a autora, assim como o contexto em que escreveu a obra sob análise. No passo seguinte, os estudantes também serão convidados a ler algum artigo moderno sobre as narrativas do personagem Harry Potter. Após a fase anterior, procurar-se-á, à luz das leituras realizadas, compreender como seria um herói epicurista/estoico típico para, em seguida, construir uma análise a possibilidade de haver semelhança, e em que medida, entre Potter e algum desses modelos típicos. Os estudantes serão instigados a examinar se um eventual tipo híbrido (epicurista-estoico) ficaria mais próximo de Potter.

Page 6: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

O derradeiro estágio será o da construção de um texto em que o estudante se posicionará justificadamente em torno da pergunta mobilizadora deste trabalho.

Referências bibliográficas

1. EPICURO. Carta sobre a felicidade (a Meneceu). São Paulo: Editora UNESP, 2002. 2. As delícias do jardim de Epicuro. Vídeo. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=7DqdPYkoRkA#action=share> Acesso em: 08 mar. 2020. 3. SÊNECA. SOBRE A BREVIDADE DA VIDA. PORTO ALEGRE: L&PM, 2002. 4. _______. Da vida retirada. Porto Alegre: L&PM, 2012. 5. FRANCISCO, Beatriz Masson. Um Personagem, Dois Heróis: uma análise sobre a construção do

herói Harry Potter na literatura e no cinema. Artigo_USP_2017_1522196964_pdf. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2017_1522196964.pdf >. Acesso em: 08 mar. 2020

6. CARVALHO, Marília M. & GAMBARO, Daniel. In: Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação. Ano 6 – Edição 4 – Junho – Agosto de 2013. <[email protected]>

7. ROWLING, J.K. Entrevista concedida a Amazon. Disponível em: <https://conteudo.potterish.com/magia-misterio-e-desordem-uma-entrevista-com-jk-rowling/> Acesso em: 08 mar. 2020

PROPOSTA 5

Pré-requisito Interessar-se pela análise psicológica de personagens de obras literárias. Ter disponibilidade para ler e analisar a obra literária “As meninas” de Lygia Fagundes Telles.

Número de alunos 1 ou 2 alunos

Tema / Título O arquétipo feminino na obra As Meninas, de Lygia Fagundes Telles

Contextualização da pesquisa Lygia Fagundes Telles apresenta em suas obras grande contribuição para a Literatura no seu campo psicológico. Segue uma linha introspectiva, semelhante ao que fez Clarice Lispector e assim, constrói uma narrativa reflexiva que sugere a experiência da vida humana. No romance, As Meninas, a autora revela o interior de suas principais personagens: Lia, Lorena e Ana Clara, as quais protagonizam e revezam-se como narradoras de seus sentimentos e lembranças mais profundas que as fragilizam e as fortificam diante da dura realidade em que vivem. Uma das possibilidades para acessar esse universo interior das personagens é por meio da teoria dos arquétipos, proposta por JUNG (2014). Esse acesso pode ser revelador não apenas para os amantes de Lygia Fagundes Telles, mas para todos os seres humanos de maneira geral, na medida em que os arquétipos podem traduzir muito daquilo que nos constitui enquanto sujeitos individuais e coletivos.

Pergunta de pesquisa Como o comportamento psicológico das personagens Lia, Lorena e Ana Clara podem revelar arquétipos da teoria de Jung?

Page 7: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma abordagem, qualitativa, analítica e interpretativa. O(s) estudante(s) deverá(ão) fazer a leitura da obra As Meninas, de Lygia Fagundes Telles para proceder ao processo de análise que envolverá a identificação dos arquétipos, à luz da teoria junguiana, nas personagens centrais da obra, Lia, Lorena e Ana Clara. Assim, espera-se ser possível oferecer uma possibilidade interpretativa das três personagens, complexamente construídas na obra estudada.

Referências bibliográficas BRAIT, Beth. A personagem. Série princípios. São Paulo, Ática. 1985. CANDIDO. Antonio (org.). A personagem de ficção. São Paulo. Perspectiva. 2009. FORDHAN, Frieda. Introdução à psicologia de Jung. São Paulo: Verbo editora da Universidade de São Paulo, 1978. GANCHO, Cândida V. Como analisar narrativas. São Paulo: Editora Ática, 1988. JUNG, Carl G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 11ª ed. Petrópolis: Vozes. 2014. Jung, Carl G. (org.) O homem e seus símbolos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2008. TELLES, Lygia Fagundes. As Meninas. 20ª/ ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

PROPOSTA 6

Pré-requisito Habilidade de coleta de dados através de pesquisa de campo.

Número de alunos 4 alunos

Tema / Título Voluntariado social: empreendedorismo e compromisso

Contextualização da pesquisa

• Realizar visitas em algumas instituições locais que desenvolvem ações sociais no intuito de fazer levantamento de dados através de entrevistas dos funcionários e responsáveis e, a partir desta coleta de dados e entrevistas, construírem um projeto de engajamento (compromisso, parceria) com um serviço de apoio naquilo que seria identificado como maior demanda e necessidade da instituição em questão.

• Planejar medidas para o agir dentro da realidade da instituição

• Estabelecer um período de ação para realizar o projeto.

• Fazer a avaliação da eficácia da ação após o período estabelecido.

• Organizar novas medidas a partir dos resultados da avaliação.

Pergunta de pesquisa A ação social no modo de voluntariado capacita as partes envolvidas para o surgimento do empreendedorismo social?

Page 8: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de pesquisa feita através de entrevistas, levantamento de dados históricos e atuais da instituição. Os estudantes deverão percorrer os passos da contextualização da pesquisa e desenvolver o caráter conceitual dessa experiência.

Referências bibliográficas CAVALCANTE, Carlos Eduardo. Motivação de Voluntários - Teoria e Prática. 1ª ed. Ed. Appris. 2016. CUNHA, Márcia Pereira. Os Andaimes do Novo Voluntariado. Editora Cortez. São Paulo, 2013. TACHIZAWA, Takeshy. Organizações Não Governamentais e Terceiro Setor – Criação de ONGs e Estratégias de Atuação. Ed. 7ª edição. Editora Atlas. São Paulo, 2019. TOZZI, José Alberto. S.O.S. da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor. Editora Gente. Liv e Edit Ltd, 2016. MANZIONE, Sydney. Marketing para o Terceiro Setor. Editora Novatec. São Paulo, 2006.

PROPOSTA 7

Nome do orientador: Jean Santos Otoni

Pré-requisito Cursando o Ensino Médio

Número de alunos 01

Tema / Título A mecanização da redação do Enem: a fórmula do texto

Contextualização da pesquisa A dissertação é um texto que se caracteriza por analisar, explicar, interpretar e avaliar os vários aspectos associados a uma determinada questão. A finalidade da dissertação, portanto, é explicitar um ponto de vista claro e articulado sobre um tema específico. Em alguns casos, além da análise cuidadosa e detalhada de um tema, espera-se que o texto também apresente os argumentos para a defesa de um ponto de vista. Quando isso ocorre, tem-se a dissertação argumentativa que é exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sendo assim, ao longo dos últimos vinte anos, os avaliadores têm aplicado os critérios de avaliação a todas as redações, de forma a garantir equidade para o processo avaliativo. Nesse sentido, a pesquisa se faz necessária com o intuito de analisar como a matriz de redação do Enem tem sido aplicada pelos avaliadores, de forma a evoluir o ensino de redação no país. Dessa forma, a análise partirá das cinco competências:

1. Dominar a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; 2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento; 3. Organizar, interpretar, relacionar informações, fatos, opiniões e argumentos. Defesa do

ponto de vista; 4. Conhecer os mecanismos linguísticos;

Page 9: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

5. Elaborar proposta de intervenção.

Por fim, pretende-se de posse da matriz procurar identificar cada competência nas redações nos últimos vintes anos, levantando os aspectos que evoluíram desde 1998. Não será apenas uma análise se a competência foi cumprida ou não. Caso seja evidenciado que alguma competência não foi atendida, será pensada a forma como resolver esse problema.

Pergunta de pesquisa Há uma estabilidade nos mecanismos linguísticos utilizados pelos estudantes? O modelo de correção das estruturas sintáticas encaminha a uma forma de intervir mecanizada capaz de levar outros estudantes a estruturas similares?

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma abordagem exploratória, qualitativa e interpretativa. Os estudantes deverão analisar textos da cartilha do participante disponibilizadas pelo INEP de 2017 a 2019, compará-los e interpretá-los à luz da bibliografia estudada. Ademais, estabelecer uma evolução do processo de correção, considerando as exigências previstas nos editais.

Referências bibliográficas BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: Educ., 1999. CASTILHO, Ataliba. A língua falada e o ensino do Português. São Paulo: Contexto, 1998. p.10-12.

KATO, Mary A. A Gramática do Letrado: Questões para a Teoria Gramatical. Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga, CEHUM (U. do Minho), 2005, p.131-145.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1993. KOCH, I. G. A coesão textual. 11. ed. São Paulo: Contexto, 1999. KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003. KOCH, I. G.V. O texto e a construção dos sentidos. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003. KOCH, I. G., TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2001. KOCH, I. G.V. Introdução à linguística textual. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

PROPOSTA 8

Nome do orientador: José Anselmo da Silva Junior

Pré-requisito Boa leitura e interpretação de textos. Organização, foco e disposição para enfrentar desafios de aprendizagem por meio da investigação, pesquisa e metodologias de pesquisa científicas. Alunos da 2ª ou 3ª séries.

Número de alunos 1 ou 2 estudantes

Page 10: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Tema / Título EPIGENÉTICA: A NOVA CIÊNCIA DO DESTINO

Contextualização da pesquisa Epigenética é definida como as mudanças herdáveis na expressão do gene que não alteram a sequência do DNA, mas que são herdáveis pela mitose e ao longo das gerações. A epigenética, isto é, além da genética, é a ciência que trata dos mecanismos moleculares envolvidos na interação entre fatores ambientais e a expressão da informação contida no DNA. A regulação epigenética modula a expressão gênica. Isto é, modifica como a informação contida no DNA é traduzida em proteínas (que são as moléculas efetoras) sem alterar a sequência de DNA. Se estas alterações epigenéticas ocorrerem em células germinativas, elas podem ser transmitidas a gerações subsequentes por um processo de divisão celular chamado meiose. No último caso estas impressões ambientais tornam-se hereditárias, formando assim uma memória epigenética que pode ser transmitida por gerações. Assim, experiências vividas por nossos antepassados podem contribuir na determinação de doenças, ou na produção de características adaptativas. Mecanismos epigenéticos representam importante interface entre ambiente, qualidade de vida e genoma. Cabe a todos nós como sociedade e poder público proporcionar um ambiente saudável e criar oportunidades de estudo e conhecimento sobre os fatores que estão “no entorno” dos padrões genéticos que podem alterar e influenciar na qualidade de vida e comportamento das futuras gerações.

Pergunta de pesquisa Quais as relações entre a qualidade de vida da geração atual e as informações genéticas passadas para as gerações futuras?

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma abordagem investigativa que fará uso de uma revisão bibliográfica Trata-se da literatura, realizada em bases de dados eletrônicos e artigos publicados, assim como, consultas em livros, teses e dissertações, utilizando-se as palavras chave “epigenética”, “hereditariedade”, “características genéticas”. Os estudantes buscarão na literatura científica e nas revistas de publicações nacionais informações a respeito do tema, fazendo comparativos e produzindo materiais informativos.

Page 11: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Referências bibliográficas

CASA DA CIÊNCIA - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP. “Mecanismos Epigenéticos.” CASA DA CIÊNCIA. 2001. http://ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla/index.php/noticias/adotepauta/669- mecanismos-epigenéticos .

COSTA, EVERTON DE BRITO OLIVEIRA, e CRISTIANE PACHECO. “Epigenética:regulação da expressão gênica em nível transcricional e suas implicações.” Semina:Ciências Biológicas e da Saúde, 2013: 125-136; DOI 10.5433/1679-0367.

GILBERT, SCOTT F. Biologia do Desenvolvimento - 5. ed. Ribeirão Preto, SP: FUNPEC Editora, 2003.

RIBEIRO, Adolfo Monteiro, Marília de Carvalho LIMA, Pedro Israel Cabral de LIRA, e Giselia Alves Pontes da SILVA. “Baixo peso ao nascer e obesidade: associação causal ou casual?” Revista Paulista de Pediatria, Junho de 2015: doi: 10.1016.

RIBEIRO, M. M. “Expressão génica e metilação: causa ou consequência.” Agroforum. 1997

PROPOSTA 9

Nome do orientador: José Anselmo da Silva Junior

Pré-requisito Boa leitura e interpretação de textos. Organização, foco e disposição para enfrentar desafios de aprendizagem por meio da investigação, pesquisa e metodologias de pesquisa científicas. Alunos da 1ª, 2ª ou 3ª séries.

Número de alunos 1 ou 2 estudantes

Tema / Título EPIDEMIAS E PANDEMIAS: A CONVIVÊNCIA HISTÓRICA DA HUMANIDADE COM MICRORGANISMOS E OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE MODERNA

Contextualização da pesquisa Como uma doença infecciosa que começa a se manifestar em meia dúzia de pessoas pode provocar milhares de mortes? A disseminação das doenças é favorecida por uma série de fatores, como a criação de uma nova rota de comércio, a abertura de uma estrada, o aparecimento dos conglomerados urbanos, a falta de saneamento, o surgimento da agricultura e as migrações e movimentações em busca de novos conhecimentos. Pandemia é uma epidemia de grandes proporções. Os cientistas temem que a humanidade seja vítima de uma pandemia capaz de matar dezenas e até centenas de milhões de pessoas no mundo todo. Para que isto aconteça basta que apareça uma doença que combine enorme capacidade de contaminação (de preferência antes de os sintomas aparecerem) com poder para matar grande número de pacientes infectados. A grande concentração urbana que caracteriza a humanidade em nossa época (ao contrário do que aconteceu quando das grandes febres do começo do século XX) facilita a propagação. As viagens aéreas ganharam enorme incremento, fazendo com que vírus e bactérias atravessem oceanos com rapidez. Além disso, nossas cidades propiciam grandes aglomerações como jogos e shows para dezenas de milhares; dispomos de sistemas coletivos de transporte, como metrô, trens urbanos e ônibus, em que milhões se acotovelam e respiram o mesmo ar; de resto, mesmo situações de trabalho em fábricas e escritórios, além de escolas, fazem com que o potencial de transmissão por vírus ou bactérias seja

Page 12: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

explosivo. A verdade é que não se discute mais se novas pandemias vão aparecer, mas quando essas novas pandemias surgirão.

Pergunta de pesquisa Onde se escondem os agentes infecciosos entre um surto e outro e quais as relações do mundo globalizado e as novas epidemias?

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma abordagem investigativa que fará uso de uma revisão bibliográfica Trata-se da literatura, realizada em bases de dados eletrônicos e artigos publicados, assim como, consultas em livros, teses e dissertações. Os estudantes buscarão na literatura científica e nas revistas de publicações nacionais informações a respeito do tema, fazendo comparativos e produzindo materiais informativos.

Referências bibliográficas Alex Pauvolid-Corrêa; Rafael Brandão Varella. Aspectos epidemiológicos da Febre do Oeste do Nilo.Ver.

Bras. Epidemiol., 11(3):463-72, 2008.

Diana Bell et al. Animal origins of SARS coronavirus: possible links with the international trade in small

carnivores. Phil. Trans. R. Soc. Lond. B., 2004.

Flavio Coelho Edler. Boticas & Pharmacias: uma história ilustrada da farmácia no Brasil. Rio de Janeiro:

Casa da Palavra, 2006.

R. Petry et al. Avifauna do Rio Grande do Sul e doenças emergentes: conhecimento atual e

recomendação para a vigilância ornitológica da influenza aviária e da febre do Nilo Ocidental. Revista

Brasileira de Ornitologia, 14(3):269-277, 2006.

Silveira, Anny Jackeline Torres. A medicina e a influenza espanhola de 1918. Tempo, 10(19):91-105,

2005.

PROPOSTA 10

Nome do orientador: José Anselmo da Silva Junior

Pré-requisito Boa leitura e interpretação de textos. Organização, foco e disposição para enfrentar desafios de aprendizagem por meio da investigação, pesquisa e metodologias de pesquisa científicas. Alunos da 1ª, 2ª ou 3ª séries.

Número de alunos 1 ou 2 estudantes

Page 13: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Tema / Título PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE: SOBREVIVÊNCIA DAS ESPÉCIES

Contextualização da pesquisa Os ecossistemas estão se alterando rapidamente, de forma alarmante, devido à extinção das espécies causada pela ação humana. Fatores como o desmatamento, as queimadas, a poluição e a caça contribuíram para que o Brasil perdesse grande parte da sua fauna. No mundo, estima-se que as espécies viventes, hoje, não correspondam a 1% do número de espécies que já viveram no planeta. (SANTOS, 2016), resultando em um cenário preocupante e que prejudica a vida na terra, com grandes impactos ambientais. Quando um ser vivo desaparece, toda a cadeia fica alterada, afetando o equilíbrio do meio ambiente. Isso é consequência da ganância do ser humano em obter cada vez mais lucro, sem pensar na qualidade de vida das gerações futuras, que habitarão o planeta, onde poderá não existir essa vasta biodiversidade. Mudanças climáticas, degradação ambiental, expansão das cidades, agricultura, são algumas causas da extinção de espécies nativas. É preciso a conscientização da sociedade, sendo necessário que todos entendam a importância de cada ser vivo para o planeta, ao mesmo tempo, que compreendam a destruição de qualquer espécie afeta diretamente a nossa vida. Portanto, a preservação da biodiversidade é uma questão de sobrevivência. A conservação dos ecossistemas naturais, sua flora, fauna e os microrganismos, garante a sustentabilidade dos recursos naturais e permite a manutenção de vários serviços essenciais à manutenção da biodiversidade para as gerações presentes e futuras (BRASIL, 2010). É urgente entendermos que somos partes do ecossistema, e não donos.

Pergunta de pesquisa Qual a importância da ética à preservação ambiental e redução da extinção animal?

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma abordagem investigativa que fará uso de uma revisão bibliográfica Trata-se da literatura, realizada em bases de dados eletrônicos e artigos publicados, assim como, consultas em livros, teses e dissertações, utilizando-se as palavras chave “preservação”, “espécies”, “ecossistema” e “extinção animal”, “postura ética”. Os estudantes buscarão na literatura científica e nas revistas de publicações nacionais informações a respeito do tema, fazendo comparativos e produzindo materiais informativos.

Referências bibliográficas

Agência Brasil. Livro Vermelho da Fauna 2018 registra 1.173 espécies sob risco. EXAME. [s.l.],2019.

AZEVEDO, Cristiano Schetini; BARÇANTE, Luciana. Revista Brasileira de Zoociências, Volume Especial -

Bem-estar Animal. [s.l.],20 de janeiro de 2018.

BRASIL. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Espécies ameaçadas de extinção. Curitiba-

PR, 2010.

Page 14: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

HELENE, Maria Elisa Marcondes; MARCONDES, Beatriz. Evolução e biodiversidade: o que nós temos com

isso? São Paulo: Scipione, 1996.

PAGANI, Rafael. Técnicas de reprodução em cativeiro mantêm vivas espécies ameaçadas em extinção.

Revista Tem notícia. Pomerode –SC. 2015.

ROOS, Alana. A biodiversidade e a extinção das espécies. Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia

Ambiental (e-ISSN: 2236-1170). nº 7, [S. l.], MAR-AGO, 2012. p. 1494-1499.

SANTOS, Vanessa Sardinha. Acervo da Iniciação Científica - metodista.br. [s.l./s.d.]

SILVA, Aline Teixeira; MACÊDO, Maria Esther. A importância do enriquecimento ambiental para o bem-

estar dos animais em zoológicos. Mundo Educação. [s.l./s.d.]

Um milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção. G1. [s.l.], 2019

PROPOSTA 11

Pré-requisito Participação na Olímpiada do Futuro; Conhecimentos relacionados a problemas socioambientais.

Número de alunos 2 a 4 alunos

Tema / Título Empreendedorismo socioambiental: da investigação dos problemas sociais e ambientais ao desenvolvimento de produtos/protótipos ambientalmente sustentáveis.

Contextualização da pesquisa Nas últimas décadas, vários são os problemas socioambientais decorrentes das atividades antrópicas. Nesse contexto, podemos destacar a escassez de água potável, a poluição plástica dos oceanos e o aquecimento global. Esse último, tem como causas principais a queima de combustíveis fósseis nas mais diversas atividades e a cultura alimentar, que têm lançado uma enorme quantidade de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, com diversas consequências à sociedade, principalmente à população que vive em situação de vulnerabilidade social, e à biodiversidade do planeta. “Com esse aumento de temperatura, a vida que conhecemos não vai continuar; devemos ter o cuidado de olhar para uma estratégia de sobrevivência da espécie humana e para o futuro da nossa civilização", sentenciou o teólogo Leonardo Boff que, por várias ocasiões, se refere positivamente à encíclica do Papa Francisco, "Laudato Si", sobre a proteção do meio ambiente. São responsáveis pela crise que vivemos: a sociedade, grandes conglomerados empresariais e o poder público em todas as suas esferas. Portanto, cabe a todos tomarem medidas para encontrar possíveis soluções.

Page 15: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Pergunta de pesquisa Quais são os produtos e/ou práticas principais do nosso dia a dia responsáveis pela degradação ambiental? Que produto de baixo custo poderia ser desenvolvido para minimizar e/ou resolver essa situação? É possível converter resíduos diversos que seriam descartados em renda significativa para famílias em situação de vulnerabilidade social?

Percurso metodológico Os estudantes deverão eleger e investigar um problema socioambiental e, a partir dele, propor soluções para minimizá-lo que passem pela construção de um protótipo. Essa pesquisa estará vinculada à participação na Olimpíada do Futuro.

Referências bibliográficas HARARI, Y.N. 21 Lições para o século 21 – São Paulo, SP, Companhia das Letras, 2018. LEONARD, Annie. A História Das Coisas - da Natureza Ao Lixo, o Que Acontece Com Tudo Que Consumimos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. BOFF, Leonardo. Sustentabilidade - o Que É - o Que Não É – Petrópolis, RJ, Editora Vozes 2012. CAPRA, Fritjof; Outros. Alfabetização Ecológica - A Educação das Crianças para um Mundo Sustentável – São Paulo, SP, Editora Pensamento Cultrix Ltda, 2015. CAPRA, Fritjof. A Teia Da Vida - Editora Pensamento Cultrix Ltda, 1996. Papa Francisco. Carta Encíclica Laudato Si: Louvado Sejas – Cachoeira Paulista, SP, Editora Canção Nova, 2016.

PROPOSTA 12

Nome do orientador: Mércia Maria da Costa

Pré-requisito Conhecer produções cinematográficas brasileiras

Número de alunos 2 estudantes

Tema / Título Filme Marighella e a transição da democracia no Brasil

Contextualização da pesquisa O filme Marighella gerou polêmica no Brasil antes mesmo de estrear nas salas de cinema do país. O filme foca nos últimos cinco anos de vida de Carlos Marighella, escritor, político e guerrilheiro, de 1964 até sua violenta morte em uma emboscada em 1969. Desde a caracterização da personagem principal até o claro viés político da produção foram motivos de crítica, comprometendo o lançamento no Brasil. O ponto de vista do diretor Wagner Moura é transparente. É evidente a tentativa de apresentar Carlos Marighella (Seu Jorge) ao público médio, que provavelmente ainda não o conheça, seja por deficiências do nosso sistema educativo ou por aversão política. O projeto não é pensado para cativar os intelectuais através do refinamento de sua linguagem, muito pelo contrário, dirige-se prioritariamente a um público jovem, que aprecia cenas de ação, tiroteio, perseguição policial, complôs internacionais e grandes figuras corajosas agindo contra a maioria, especialmente se forem divertidas e radicais como Marighella. (CARMELO, 2019)

Page 16: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Pergunta de pesquisa Como o processo de democratização do Brasil foi retratado no filme “Marighella”?

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma abordagem exploratória e interpretativa. O estudante deverá analisar o filme, contextualizando o enredo com o período histórico retratado e a bibliografia estudada.

Referências bibliográficas

HEFFNER, Hernani. Itinerário do filme brasileiro. Rio de Janeiro: SESC, 1995.

GATTI, André Piero; FREIRE, Rafael de Luna (orgs.). Retomando a questão da indústria cinematográfica brasileira. Rio de Janeiro: Caixa Cultural: Tela Brasilis, 2009.

XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

LAMOUNIER, B. "O discurso e o processo ¾ Da distensão às opções do regime brasileiro". In: RATTNER, H. Brasil 1980. Caminhos alternativos do desenvolvimento. São Paulo, Brasiliense, 1979.

STEPAN, A. "O 'Brasil autoritário' revisitado: o impacto das eleições sobre a abertura". (ed.). Op. cit., 1988.

VELLOSO, J.P.R. "Estrutura institucional e governabilidade na década de 90". O Brasil e as reformas políticas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1992.

Marighella: qual problema do filme? Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=4WZwXOHXs1U>

PROPOSTA 13

Nome do orientador: Mércia Maria da Costa

Pré-requisito Interesse por moda e sustentabilidade.

Número de alunos 2 estudantes

Tema / Título Moda – a sustentabilidade é uma tendência.

Page 17: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Contextualização da pesquisa A indústria da moda é a 2ª que mais polui no planeta. Além da utilização e desperdício de recursos e água, a origem da mão de obra é outro fator preocupante em relação ao universo da moda. Para Elkington (2012), a sustentabilidade deve ser encarada tanto como um valor agregado aos produtos e serviços, como uma exigência para o desenvolvimento e manutenção dos mercados e indústrias. Assim, o fator sustentabilidade passa a incorporar muito mais os processos produtivos e o ciclo de vida do produto do que, de fato, ocupar um lugar de diferenciação de produto no mercado.

Pergunta de pesquisa Qual o impacto do nosso modo de vestir na natureza e quais os caminhos para um consumo mais consciente.

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma abordagem exploratória e interpretativa. Os estudantes deverão analisar informações sobre a indústria da moda e interpretá-los à luz da bibliografia estudada.

Se de interesse dos estudantes, poderemos produzir peças que reflitam o resultado da pesquisa como forma de divulgação das ideias abordadas durante o processo.

Referências bibliográficas ROCHA, M. A. V. Moda e sustentabilidade: uma combinação possível? VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo; II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo. Vida Sustentável: práticas cotidianas de consumo. Rio de Janeiro: set. 2012. CIETTA, E. A economia da moda - porque hoje um bom modelo de negócios vale mais do que uma boa coleção. São Paulo: Estação das letras e cores, 2017. ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca - edição histórica de 12 anos. 1ed. M. Books: São Paulo, 2011. FLETCHER, K.; GROSE, L. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac, 2011. GWILT, A. Moda Sustentável: um guia prático. São Paulo: GGili, 2015. 176p.

PROPOSTA 14

Nome do orientador: Moacir Alves Moreira

Pré-requisito Disponibilidade para realizar um trabalho de campo no Zoológico de Belo Horizonte e habilidade de leitura e analise de textos científicos.

Número de alunos 2 alunos

Tema / Título Análise comparativa do comportamento da onça pintada em cativeiro e em seu habitat natural.

Page 18: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Contextualização da pesquisa Vivemos hoje uma nova forma de se relacionar com o ambiente e todos os seres vivos que fazem parte do mesmo. Uma discussão que se faz necessária é o papel dos Zoológicos e a importância efetiva da manutenção dos animais em cativeiro. Em Zoologia, um animal é considerado bem adaptado ao ambiente onde vive quando o mesmo consegue se reproduzir, alimentar, proteger-se e acima de tudo apresentar um comportamento tranquilo e compatível a uma vida saudável. Uma forma de discutir a viabilidade dos Zoológicos é através da análise comparativa da vida de seus habitantes com seus irmãos que vivem a solta no ambiente. Será que o sacrifício destes animais que vivem no zoológico justificam as finalidades atuais destes espaços? Teríamos outra maneira de estudarmos e conhecermos estes seres vivos sem a necessidade de privá-los de seu habitat natural? Estas perguntas se tornam extremamente importantes na conjuntura atual.

Pergunta de pesquisa Existe uma diferença considerável no comportamento da onça pintada em cativeiro e seus irmãos que vivem em seu habitat natural? Qual o papel desempenhados pelos Zoológicos nos dias atuais?

Percurso metodológico Pesquisa teórica a respeito do comportamento da onça pintada em seu habitat natural (revisão bibliográfica) e uma pesquisa de campo para análise do comportamento da onça pintada em cativeiro (Zoológico de BH) Pesquisa sobre a importância e/ou necessidade dos Zoológicos nos dias atuais.

Referências bibliográficas - GAMBARINI, Adriano; DUARTE, Laís; PAULA, Rogério Cunha. Panthera onca - À sombra das florestas. - Editora: Avis Brasilis; Edição / Ano 1 / 2016 Páginas 304

- Arnaud Desdiez ... [et al.]; organizadores Rogério Cunha de Paula, Arnaud Desdiez, Sandra Cavalcanti. Plano de ação nacional para a conservação da onça-pintada – Brasília : Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, 2013. 384 p. : il. color. ; 21 cm. (Série Espécies Ameaçadas, 19) Material também em pdf. Disponível em: < http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-onca-pintada/livro-onca-pintada.pdf.> Acesso em: 01/03/2020. - Fonte: < http://jaguar.org.br/a-onca-pintada/> Acesso em: 01/03/2020. - Fonte: < https://www.bichosdopantanal.org/onca-pintada/> Acesso em: 01/03/2020 -Fonte:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-70122019000200559> Acesso em 27/02/2020. -Fonte:<https://biointeressante.blogspot.com/2014/05/os-zoologicos-e-sua-importancia.html> Acesso em 27/02/2020. - Fonte: <https://super.abril.com.br/ciencia/afinal-os-zoologicos-sao-bons-ou-ruins/> Acesso em 27/02/2020. -Fonte:<https://teorientaai.blogspot.com/2018/03/zoo-mocinho-ou-vilao.html.> Acesso em 27/02/2020.

Page 19: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

PROPOSTA 15

Professor Orientador: Moacir Alves Moreira

Pré-requisito Compilar dados. Disponibilidade para participar de reuniões junto ao conselho consultivo do parque e de ações propostas aos alunos do 7º ano de 2020.

Número de alunos 2 alunos

Tema / Título “Amigos do parque em defesa da vida” - dando visibilidade a um projeto que vai de encontro a um dos valores agostinianos - a sustentabilidade.

Contextualização da pesquisa Este projeto vem ao encontro dos princípios norteadores do projeto político pedagógico agostiniano. Que trata dentre outras coisas em desenvolver nos nossos alunos uma consciência ecológica planetária e social. Certamente essa não é uma tarefa fácil, mas é preciso encará-la para proporcionar às próximas gerações vida longa e feliz sobre a face da Terra. Para colocar em pratica esta proposta vale lembrar do velho lema “pensar globalmente, agir localmente”. Com o propósito de fazer valer este lema, o Parque Fernão Dias que é uma Área de Proteção Ambiental localizada a poucos quilômetros do nosso Colégio, se apresenta como uma grande possibilidade de efetivarmos ações concretas junto com os alunos, pais e comunidade. A partir desta premissa faz-se necessário ouvir os alunos e pais que já passaram por este projeto para cumprindo seu propósito junto a comunidade agostiniana. Para tanto precisamos ouvir estes indivíduos, analisar as ações que já forma efetivadas desde 2017, quando este projeto teve início. É um projeto de uma relevância enorme e por isso precisamos dar mais visibilidade junto à comunidade agostiniana.

Pergunta de pesquisa Qual é a avaliação dos alunos que participaram nestes 3 anos do projeto interdisciplinar “ Amigos do parque em defesa da vida” proposto pela equipe de professores do 7º ano?

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido através de uma pesquisa teórica a respeito dos registros que relatam estes 3 anos de projeto e uma pesquisa de campo (pesquisa empírica) com os alunos do 9º e 1º ano do ensino médio.

Referências bibliográficas - Material produzido pela equipe do 7º ano nestes 3 anos, trabalhos realizados pelos alunos e

pesquisa empírica junto a comunidade agostiniana.

PROPOSTA 16

Nome do orientador: Narla Patrícia Rocha

Pré-requisito

Page 20: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Habilidade de trabalho em equipe, facilidade de interação com ferramentas tecnológicas, disponibilidade para aprender.

Número de alunos 4 a 6 aluno

Tema / Título Comunidade de aprendizagem interativa

Contextualização da pesquisa Considerando a abrangência de atuação das tecnologias da informação e comunicação, as evoluções constantes e a necessidade de formação de indivíduos capazes de enfrentar mudanças rápidas, desenvolvendo técnicas de aperfeiçoamento no seu trabalho, no seu estudo, e no meio onde vive. Incluindo-se aí facilidade de lidar com mudanças, habilidade de trabalho em equipe e busca de soluções inovadoras. Esta proposta de pesquisa busca possibilitar a criação de um ambiente colaborativo, integrando diversas tecnologias como forma de comunicação e desenvolvimento da aprendizagem colaborativa e criativa, relacionamento interpessoal, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de habilidades socio emocionais como: pensamento crítico e criativo, alfabetização tecnológica, colaboração e liderança. Em todo o processo, contempla-se a aprendizagem baseada em projetos, que considera o protagonismo dos estudantes e sua participação ativa. A proposta contempla o desenvolvimento de competências nos âmbitos: cognitivo, interpessoal e intrapessoal, destacando-se: •cognitivo: aprendizado adaptativo, comunicação, pensamento crítico, razão e argumentação, alfabetização em tecnologia da informação e comunicação e inovação. •Interpessoal: empatia, trabalho em equipe, liderança, valorização para a diversidade, cooperação, negociação e comunicação assertiva. •Intrapessoal: aprendizado contínuo, profissionalismo e ética, cidadania, reponsabilidade, autodidatismo, interesse intelectual e curiosidade. Ressalta-se que dntro do modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP ou Project Based Learning (PBL) é possível considerar a viabilidade do desenvolvimento de habilidades como: •Raciocínio lógico; •Pensamento reflexivo; •Resiliência; •Persistência por meio de tentativa e erro; •Mensuração e controle do tempo; •Capacidade de usar diferentes recursos tecnológicos. Segundo Mora ( 2013, p.66) “ A curiosidade, o que é diferente e se destaca no entorno, desperta a emoção. E, com a emoção, se abrem as janelas da atenção, foco necessário para a construção do conhecimento”.

Pergunta de pesquisa A criação de uma comunidade interativa, com o do uso de diversos recursos tecnológicos e aplicação de metodologia ativas é capaz de despertar o interesse e envolvimento dos alunos, desenvolvendo criatividade, proatividade, capacidade de tomada de decisão aliados à aprendizagem?

Page 21: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Percurso metodológico A pesquisa será desenvolvida numa abordagem exploratória, qualitativa e interpretativa. Os estudantes deverão explorar os recursos tecnológicos propostos, contemplando aplicação prática dos mesmos, considerando seus conteúdos programáticos, conscientização e envolvimento ambiental.

Recursos Tecnológicos: Os estudantes utilização os recursos do office 365, ferramentas de geração de vídeos e podcasts, recursos para criação e execução de reuniões online e ferramentas de gerenciamento de projetos.

Referências bibliográficas Bacich,Lilian; Moran, José Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. – Porto Alegre, Penso, 2018. Bender, Willian N, Aprendizagem Baseada em Projetos : Educação Diferenciada para o Século XXI – Penso, 2014 Camargo, Fausto; Daros Thuinie, A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo – Penso,2018 Bergman, Jonathan; Sams Aaron Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem – Rio de Janeiro, Grupo Editorial Nacional, 2016. TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010

PROPOSTA 17

Pré-requisito Habilidade de compreensão textual de textos complexos.

Número de alunos 2 alunos

Tema / Título Analogias sobre um corpo tecnológico e seu impacto na rede biológica emocional conectada à internet.

Contextualização da pesquisa Os avanços das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com o advento da Internet modificaram o modo de interagir, de ser e de viver da sociedade contemporânea. Com isso, o sistema nervoso central vem sofrendo alterações importantes, uma vez que os estímulos ambientais estão cada vez mais tecnológicos. Para tanto, o comportamento das pessoas, especialmente dos nativos digitais demonstram uma alteração complexa em vários ambientes no que tange a cognição e a emoção. Mesmo que as estruturas e os elementos cerebrais estejam intactos para os exames de imagens antes e depois da revolução tecnológica da década de 90, seus funcionamentos foram alterados significativamente. Neste contexto, onde o real e o virtual se fundem vão surgindo novas organizações sociais com culturas, desejos, relações e necessidades que irão modificar a maneira de sobrevivência humana e com isto a ocorrência de um novo funcionamento do sistema cerebral arcaico, denominado Sistema Límbico.

Pergunta de pesquisa Quais os impactos das TDIC no funcionamento do sistema límbico dos nativos digitais?

Page 22: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, através de um estudo de caso.

Referências bibliográficas ANTONIO, V.; COLOMBO, M. M.; MONTEVERDE, D. T.; MARTINS, G. M.; FERNANDES, J. J.; ASSIS, M. B.; BATISTA, R. S. Neurobiologia das emoções. Revista Psiquiatria Clínica, vol.02 nº 35 p. 55-65; Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <https:www.scielo.br>. Acesso em: 05 de mar. de 2019.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura; v. 1. São Paulo: Paz e Terra. Tradução de Roneide Venancio Majer. 1999. COSENZA, R; GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo. Editora 34. Tradução de Paulo Neves. 1996. METRING, Roberte Araújo. Neuropsicologia e aprendizagem: fundamentos necessários para planejamento do ensino. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

PROPOSTA 18

Nome do orientador: Tai Nunes

Pré-requisito Disciplina e maturidade para leitura e escrita. Interesse pelo universo do cinema. Mínimo conhecimento sobre a obra de Carl Gustav Jung e sua abordagem conceitual sobre o arquétipo.

Número de alunos 1

Tema / Título Uma investigação sobre a sombra arquetípica nos personagens cinematográficos centrais da obra “Cidade dos Sonhos” do diretor David Lynch.

Page 23: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Contextualização da pesquisa Para o psicanalista Carl Gustav Jung, o inconsciente é um receptáculo de heranças individuais e coletivas, cuja manifestação cultural é dada sob a forma de um padrão simbólico universal que nos influencia, tanto no nível comportamental, quanto no nível emocional. Considerando ser a arte uma manifestação da linguagem humana, em si mesma, essencialmente simbólica, a presença dos arquétipos, na concepção junguiana, é indissociável da obra de arte. Especificamente no cinema, acreditamos ser possível que um duplo desdobramento aconteça quando um personagem revela apenas um vestígio de si mesmo, guarda segredos e enigmas, manifestando-se como uma sombra arquetípica. É também latente e intrínseco ao cinema, manifestar, como arte, um convite aos mistérios relativos à imagem, sendo assim, a sombra arquetípica, segundo Jung parece dialogar de forma sutil com a ideia de espelhamento, simulacro e mímesis, despertando o interesse ao percurso epistemológico de tais aspectos nessa pesquisa.

Pergunta de pesquisa Quais os aspectos fictícios, presentes na obra “Cidade dos Sonhos” do diretor David Lynch, dialogam com o conceito de sombra arquetípica em Jung

Percurso metodológico A pesquisa fundamenta-se em estudo bibliográfico das áreas de psicanálise, estética, história e arte; com fichamento de conceitos e teorias inerentes ao conceito de arquétipo na obra de Carl Gustav Jung, bem como no que diz respeito a simulacro, mímeses e espelhamento (projeção) na obra cinematográfica “Cidade dos Sonhos” de David Lynch. Pretende-se também desenvolver a criação de um curta metragem pelos alunos pesquisadores que manifeste, esteticamente, as inquietações e descobertas feitas ao longo da pesquisa.

Referências bibliográficas Cidade dos Sonhos. David Lynch. EUA, França. 2017 DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Prefácio de Stéphane Huchet; trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998. FRANZ, Marie Louise von. Mitos de Criação. Trad. Maria Silva Mourão. São Paulo: Paulus, 2003. ____________________. Reflexos da Alma: Projeção Interior na Psicologia de C.G.Jung. Tradução de Erlon José Paschoal. São Paulo: Pensamento, 1988. SANTIAGO, Lucia; OLIVEIRA, M. C. D. O Bebê santo de Mâcon : o teatro da memória de Peter Greenaway. 2014. 156 f., enc. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Trad. Maria Lúcia Pinto. 2 Ed. Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

PROPOSTA 19

Professora Orientadora: Talita Oliveira

Page 24: PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E … · de Funk e Sertanejo Universitário? Há algum desvio do padrão de mulher descrita como frágil, inferior, subordinada

Pré-requisito Conhecimento básico da fisiologia humana.

Número de alunos 2 a 4 alunos

Tema / Título A Bioquímica da Vida

Contextualização da pesquisa A Vida está intimamente ligada as interações entre diversas moléculas e reações químicas entre elas. O Estudo da Bioquímica nos permite conhecer desde a origem da vida, segundo a teoria evolutiva molecular, passando pelos atuais tratamentos estéticos da Indústria da Beleza, impactos médicos das superdosagens ou carências de biomoléculas na suplementação nutricional e Indústria alimentícia.

Pergunta de pesquisa É possível investigar os efeitos, positivos e negativos, de determinadas substâncias químicas, naturais ou artificiais, no organismo humano?

Percurso metodológico O estudo será desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica sobre a temática, suas aplicações no cotidiano de jovens e adolescentes através do estudo do comportamento dos mesmos, através de pesquisa e do uso de instrumentos de coleta de dados quantitativos.

Referências bibliográficas DAMINELI, Augusto; DAMINELI, Daniel Santa Cruz. Origens da Vida. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ea/v21n59/a21v2159.pdf> Acesso: 05 mar, 2020. DALPAI, Débora; BARSCHAK, Alethéa Gatto. Bioquímica Médica para iniciantes. Disponível em < file:///C:/Users/Talita/Downloads/D%C3%A9bora-Dalpai-e-Aleth%C3%A9a-Gatto-Barschak---Bioqu%C3%ADmica-M%C3%A9dica-para-Iniciantes.pdf> Acesso em 05 mar, 2020. ALBUQUERQUE, Manuela Alves Cavalcanti; et al. Bioquímica como Sinônimo de Ensino, Pesquisa e Extensão: um Relato de Experiência. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1/a19v36n1.pdf > Acesso em: 04 mar, 2020.