proposta de segmentação da indústria química - anexos

79

Upload: vohanh

Post on 07-Jan-2017

232 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos
Page 2: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

Autoria e Edição de Bain & Company 1ª Edição Junho 2013

Bain & Company Rua Olimpíadas, 205 - 12º andar 04551-000 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 3707-1200 Site: www.bain.com

Gas Energy Av. Presidente Vargas, 534 - 7° andar 20071-000 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil Fone: (21) 3553-4370 Site: www.gasenergy.com.br

O conteúdo desta publicação é de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do BNDES. É permitida a reprodução total ou

parcial dos artigos desta publicação, desde que citada a fonte.

Este trabalho foi realizado com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES (FEP), no âmbito da Chamada Pública BNDES/FEP No. 03/2011. Disponível com mais detalhes em <http://www.bndes.gov.br>.

Page 3: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Índice

Anexo 1 .................................................................................................................................................. 4

1.1. Estudo bibliográfico das segmentações existentes .......................................................... 4

1.2. Tratamento dos dados ......................................................................................................... 8

1.3. Tabela de caracterização dos grupos ............................................................................... 15

Anexo 2 – Classificação dos itens NCM 8 em alta, média e baixa densidade química ............ 31

Anexo 3 ................................................................................................................................................ 65

1.1. Detalhamento inicial da Biotecnologia ........................................................................... 65

1.2. Detalhamento inicial da Nanotecnologia ....................................................................... 70

Anexo 4 – Comentários, sugestões e ações decorrentes do Seminário 1 .................................... 76

Page 4: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

4

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Anexo 1

1.1. Estudo bibliográfico das segmentações existentes

Dada a pluralidade inerente à indústria química, a segmentação e classificação dos produtos tornam-se ferramentas fundamentais para o sucesso deste Estudo, uma vez que serão a base para identificação das características comuns a cada segmento, de forma a definir assim as políticas de desenvolvimento adequadas a cada um dos segmentos priorizados.

A Figura 1 ilustra algumas das classificações existentes no Brasil e no mundo, referentes aos limites da indústria química.

Figura 1: Sistemas de classificação de atividades e produtos

Mundialmente, as classificações oficiais de produtos mais utilizadas são definidas pelo produto e/ou pelo segmento de utilização e setor de atividade econômica. A ONU desenvolveu o International Standard Industrial Classification of All Economic Activites – ISIC, adotado por muitos países, de 1990, e também a classificação conhecida como CPC - Provisional Central Product Classification, de 1991. Também a ONU se utiliza do Standard International Trade Classification (SITC) para classificar e catalogar as relações de comércio internacional.

Além disso, na esfera internacional, os Estados Unidos e a União Europeia também adotaram algumas classificações oficiais próprias ambas seguindo a lógica de atividades. O primeiro introduziu seu Standard Industrial Classification (SIC) em 1937 com um código de quatro dígitos, cuja última revisão ocorreu em 1987. Este sistema foi substituído em 1997 pelo North American Industry Classification System (NAICS), que foi adotado pelos países da NAFTA (Canadá e México além dos próprios Estados Unidos). Na Europa, o sistema escolhido foi o Nomenclature Générale des Activités Économiques (NACE), de 1990.

Abordagem Sistema Título Ano Emissor

Produto

NCMNomenclatura Comum do

Mercosul 1995 Governo do Brasil

SITCStandard International Trade

Classification1986

Organização das Nações Unidas

CPC Central Product Classification 1991 Organização das Nações Unidas

Atividade

CNAEClassificação Nacional das

Atividades Econômicas1996

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

NAICS North American IndustryClassification System

1997 Office of Management and Budget

SICStandard Industrial

Classification 1987Office of Management

and Budget

NACENomenclature Générale des

Activités Économiques1990

Comunidade Econômica Européia

ISIC International Standard Industrial Classification

1990 Organização das Nações Unidas

Fonte: “Indústria Química” P. Wongtschiwski

Page 5: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

5

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

No Brasil, o IBGE adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE desde 1996, baseada na ISIC. Essas classificações por atividade econômica são bastante extensas e têm como principal objetivo a organização dos dados para utilização na administração pública, em especial tributária.

O Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai adotam, desde janeiro de 1995, a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que tem por base o Sistema Harmonizado (SH). O SH é um método internacional de classificação de mercadorias que contém uma estrutura de códigos com a descrição de características específicas dos produtos, como por exemplo, origem do produto, materiais que o compõe e sua aplicação.

Dos oito dígitos que compõem a NCM, os seis primeiros são classificações do SH. Os dois últimos dígitos fazem parte das especificações próprias do Mercosul.

A sistemática de classificação dos códigos na NCM obedece a estrutura apresentada na Figura 2.

Figura 2: Estrutura da NCM

Além das segmentações dos produtos químicos por suas famílias químicas propriamente ditas, a indústria química, enquanto atividade econômica utiliza algumas classificações e segmentações que explicam a dinâmica econômica dos segmentos finais de aplicação, tais como: características do processo produtivo, níveis de escala de produção, valor unitário do produto, valor agregado, nível de complexidade tecnológica e de construção da molécula e as formas de comercialização.

Considerando a estrutura da indústria e sua dinâmica, a classificação dos produtos químicos pela ótica do mercado foi marcada pela matriz de Charles Kline, que dividiu os produtos nas categorias:

• Commodities: produtos de grande volume, comprados a partir de uma especificação química. Atendida a especificação, não existe qualquer parâmetro técnico de qualidade que distinga os fornecedores.

• Pseudo-commodities: produtos de grande volume que não são comprados somente a partir de uma especificação química, mas também a partir de uma performance ou funcionalidade. Permite a diferenciação dos fornecedores. Exemplos: os principais polímeros como PP, PEAD, PEBD/PELBD, PS.

Page 6: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

6

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

• Produtos da Química Fina: Produtos de menor volume e maior valor agregado, mas que também são ainda definidos a partir de uma especificação química. Exemplos são os princípios ativos de agroquímicos, fármacos genéricos, corantes, etc.

• Especialidades: Produtos de menor volume, mas cuja expectativa do cliente se concentra numa performance e não em uma composição. Exemplos: Plásticos de Engenharia e produtos de higiene e limpeza.

A Figura 3 ilustra, através de uma matriz, a lógica da classificação de Kline:

Vo

lum

e d

e p

rod

ução

Graus de diferenciação

Commodities PseudoCommodities

Química Fina

Especialidades

Alto

Baixo

AltoBaixo

Figura 3: Classificação proposta por Charles Kline

Essa classificação ainda é bastante aceita pelo mercado e uma das mais utilizadas tanto no meio acadêmico como no empresarial.

Como toda classificação, e em especial no universo tão amplo da química, outras correntes de estudiosos dessa indústria basearam-se nessa classificação de Charles Kline, e a detalharam ainda mais na tentativa de melhor classificar os produtos. Porém, ainda assim existem as chamadas “zonas cinzentas” dessas classificações, nas quais muitos produtos apresentam características que podem alocá-los em quaisquer dos grupos.

Um exemplo é a classificação da ADL – Arthur De Little, que procurou abrir mais a segmentação de produtos e, além disso, correlacioná-los com os perfis das empresas produtoras desses itens.

Essa adaptação definiu as classificações como: Básicos, Commodities Diferenciadas, Commodities de Ponta, Especialidades Técnicas, Produtos Formulados, Materiais de Performance. E determinou a seguinte separação nas empresas:

• Companhias dedicadas às Utilidades (tradução de Utilities Companies): geralmente integradas ao refino, atuam nos Básicos, nas Commodities de Ponta e parcialmente nas Commodities Diferenciadas;

Page 7: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

7

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

• Mega Companhias: atuam nos Básicos, nas Commodities Diferenciadas e nas Commodities de Ponta, e parcialmente nos Produtos Formulados e de Performance;

• Companhias dedicadas às Especialidades: atuam nas Commodities Diferenciadas e nos Produtos Formulados;

• Companhias Concentradoras de Mercado: atuam mais fortemente nos Produtos Formulados e de Performance, e com menor intensidade nas Especialidades Técnicas, nas Commodities Diferenciadas e nas Commodities de Ponta.

Outro exemplo de classificação é o desenvolvido pelo American Chemistry Council (ACC), em que os limites entre cada um dos grupos definidos não são rígidos, de maneira que é permitida alguma sobreposição entre eles. A divisão é feita dessa forma:

Produtos Químicos Básicos: produzidos em larga escala segundo especificações de composição química. Em geral incorporados em outros produtos manufaturados ou introduzidos em outros processos químicos;

Especialidades: produzidos em menor escala que os básicos, com maior tecnologia. São vendidos por especificações de desempenho, gerando uma maior interação com o cliente;

Produtos das Ciências da Vida: substâncias químicas e biológicas que interagem com seres vivos com fins específicos. Como medicamentos, vitaminas e defensivos agrícolas;

Produtos Químicos ao Consumidor: produtos com formulação química simples, mas grande diferenciação entre marcas. Como os xampus, cosméticos, desodorantes e perfumes.

A Figura 4 compara as classificações descritas, destacando seus principais pontos positivos e negativos.

Classificação Pontos positivos Pontos negativos

Charles Kline •Categorias bem definidas

•Visão prática da química

•Categorias muito amplas

•Viés químico técnico

•Não definição por negócio

Arthur D. Little •Segmentação bastante exaustiva

•Correlação com empresas produtoras

•Categorias muito amplas

•Categorias sobrepostas

American ChemistryCouncil

•Visão de mercados

• Lógica de preço e custos

•Agrupamento por riscos e benefícios

•Categorias sobrepostas

•Dificuldade de isolamento dos grupos de mercados

Figura 4: Comparação das propostas de classificação

Page 8: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

8

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

1.2. Tratamento dos dados

Os itens NCM 8 classificados pela Abiquim como químicos podem ser divididos em dois grupos distintos. O primeiro grupo é composto pelos NCMs-Específicos, como, por exemplo, o NCM- 39021020: polipropileno sem carga, em forma primária. Do segundo grupo fazem parte os NCMs-Outros, que pode ser exemplificado pelo NCM-38220090: outros agentes de diagnóstico ou de laboratório. Os NCMs–Específicos podem ser facilmente associados a um grupo químico, como é o caso dos NCM- 39021020: polipropileno sem carga, em forma primária, que podem ter associação ao grupo Propeno e seus derivados. Entretanto, os NCMs-Outros, por serem genéricos, muitas vezes não podem ser associados com um único grupo químico.

O processo de classificação dos NCMs-Específicos e NCMs-Outros pode ser ilustrado pela Figura 5. Do total de 3.046 NCMs (nível 8) considerados pela Abiquim como químicos, 2.282 NCMs foram categorizados como NCMs-Específicos. Nesses casos, foi seguido um processo de dupla validação: um analista associou a descrição do NCM a um segmento químico e esta associação foi validada por dois especialistas da indústria química.

No caso dos NCMs-Outros, alguns produtos foram priorizados para um processo de maior detalhamento. Alguns desses produtos priorizados foram selecionados para serem classificados. Por fim, realizou-se um teste de qualidade, por amostragem, dessas classificações.

Figura 5: Processo utilizado para tratar os dados

Desta forma, para cumprir com os objetivos desse Estudo, foi necessário detalhar quais itens estavam contidos nesses NCMs-Outros. Do total de 764 NCMs-Outros, 433 de importação e 139 de exportação foram priorizados pelo Estudo. Esta priorização levou em conta os critérios a seguir:

S

Esp

ecia

lista

s

Associação ok?

N

Associa NCMsao segmen-to

químico

An

alista

s

Classificação dos NCMs-Específicos

Revisa associação

Valida associação

Classificação dos NCMs-Outros

S

Consegue associar?

N

Prioriza itens e avalia a

descrição do item

Associa item a uma

molécula ou mistura

Caracteriza como não

classificado

S

Consegue associar?

N

Associa item a uma

molécula ou mistura

Caracteriza como Outros

Associa molécula ou mistura ao

seg. químico

SAssociação ok?

N

Revisa associação

Valida associação

Associa molécula ou mistura ao

seg. químico

Fim

Fim

FimAmostra p/ validação? N

S

SNCMs-Outro?

N

Avalia NCM

NCM-Outro priorizado?

N

Coleta descrição dos itens (Outros)

S

Caracteriza como Outros

A

1 2

4C

B

Legenda

D Exemplos detalhados

5 Critérios detalhados3

Page 9: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

9

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

• NCMs com importações ou exportações superiores a US$ 4,5 milhões em um dos cinco anos da série de 2008 a 2012 – 375 de importação (27,5% do total de importações) e 118 de exportação (23,5% do total de exportações).

• NCMs compostos por itens com alto potencial de desenvolvimento no Brasil: avaliação qualitativa efetuada por especialistas da Gas Energy – 58 de importação (2,8% do total de importações) e 21 de exportação (1,5% do total de importações).

Figura 6: Priorização NCMs-Outros

Para os NCMs priorizados, foi solicitada à Receita Federal uma descrição dos itens importados e exportados que estivessem contidos nesses NCMs-Outros. Para detalhar os NCMs-Outros priorizados, a Receita Federal forneceu a esse Estudo, preservando o sigilo dos nomes dos importadores e exportadores, um banco de dados com 2,6 milhões de linhas. Esse banco de dados continha as informações descritas nas Figuras 7 e 8.

Nota: Valores de importação e exportação referentes a soma de 2008 até 2012Fonte: AliceWeb, Receita Federal

# de NCM 3.046 764 375 58

IMP US$B 180,31 65,20 49,65 5,11

% do total de IMP

100,0% 36,2% 27,5% 2,8%

# de linhas - - 1.177.429 182.109

# de NCM 3046 764 118 21

EXP US$B 66,08 23,69 15,51 1,02

% do total de EXP

100,0% 35,8% 23,5% 1,5%

# de linhas - - 269.761 48.008

IMP

OR

TA

ÇÃ

OEX

PO

RTA

ÇÃ

O

INDÚSTRIA QUÍMICA OUTROS

MAIORES QUE R$4,5M

ESCOLHIDOS PELOS ESPC.

Page 10: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

10

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Figura 7: Dados de Importação

Figura 8: Dados de Exportação

Fonte: Receita Federal

SEQUENCIAL DI Número de referência das declarações de importação

ADIÇÃO-ITEM Código de referência das adições das declarações de importação

ANO REGIS Ano no qual a importação foi registrada

MES REGIS Mês no qual a importação foi registada

COD SUBITEM NCM Código da nomenclatura comum do MERCOSUL do produto de referência do subitem da DI

SUBITEM NCM Descrição da nomenclatura comum do MERCOSUL do produto de referência do subitem da DI

DESCRICAO PROD IMP Descrição do produto redigida pelo importador

UA LOCAL DESPACHO Unidade na qual o produto foi despachado

PAIS ORIGEM DESTINO País onde o produto foi originado

PAIS AQUISICAO VENDA País onde se encontra o vendedor do produto

PESO LIQ MERC IMP Peso em quilogramas de todos os subitens de uma adição da DI

VMLE DOLAR IMP Valor FOB de todos os subitens de uma adição da DI

CIF DOLAR IMP Valor CIF de todos os subitens de uma adição da DI

CAMPO DESCRIÇÃO DO CAMPO

Fonte: Receita Federal

ANO REGIS Ano no qual a exportação foi registrada

MES REGIS Mês no qual a exportação foi registada

COD SUBITEM NCM Código da nomenclatura comum do MERCOSUL do produto de referência do subitem da DI

SUBITEM NCM Descrição da nomenclatura comum do MERCOSUL do produto de referência do subitem da DI

DESCRICAO PROD EXP Descrição do produto redigida pelo exportador

UA LOCAL DESPACHO Unidade na qual o produto foi despachado

PAIS ORIGEM DESTINO País onde o produto foi originado

PAIS AQUISICAO VENDA País onde se encontra o comprador do produto

VMLE DOLAR EXP Valor FOB do subitem

PESO LIQ MERC EXP Peso em quilogramas do subitem

CAMPO DESCRIÇÃO DO CAMPO

Page 11: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

11

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Duas considerações importantes sobre essa base de dados:

• As datas presentes nos registros fornecidos se referem ao mês de registro, normalmente anterior à data de desembaraço aduaneiro, conforme o sistema AliceWeb. Este fato gera uma pequena discrepância entre a base de dados da AliceWeb e a base de dados fornecida pela Receita Federal para este estudo;

• Os NCMs-Outros detalhados pela Receita Federal possuem granularidade de subitem de adição de DI para a descrição, porém os valores (financeiro e massa) são consolidados para todos os itens que compuseram a adição da DI. Desta forma cada um dos subitens de uma mesma adição de DI recebeu como quantidade e valor respectivos, o valor total da DI rateado pelo número de adições, aritmeticamente.

Para reduzir a quantidade de itens dentro de cada NCM-Outro e facilitar a associação destes aos seus respectivos segmentos químicos, os itens foram consolidados por ano, ou seja, todos os que tinham mesma descrição, NCM e ano foram somados, gerando um único item em uma nova base, como observado na Figura 9.

Figura 9: Tratamento da base de dados da Receita Federal

Quantidade de linhas recebidas da Receita Federal(2008-2012, ‘000 linhas)

Fonte: Receita Federal, Análise Bain

Page 12: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

12

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Os itens recebidos foram priorizados de acordo com seus valores financeiros. Como ilustrado na Figura 10, grande parte do valor analisado está concentrado em poucos itens.

Figura 10: Sensibilidade valor acumulado e número de linhas

Essa tendência se repete em todos os anos avaliados (2008 a 2012). Assim, optou-se por priorizar os itens que geram aproximadamente 80% do valor financeiro (importação e exportação) de cada ano considerado nesse Estudo, como detalhado nas Figuras 11 e 12.

Figura 11: Seleção das linhas de Importação a serem classificadas

15.000 linhas foramselecionadas para

classificação

5.000 linhas foramselecionadas para

classificação

Percentual acumulado das importaçõespelo número de linhas (2012, US$B)

Percentual acumulado das exportaçõespelo número de linhas (2012, US$B)

Fonte: Receita Federal, Análise Bain

Percentual do número de linhas e do valor financeiro das linhas(2008-2012, ‘000 linhas e US$B)

2008 2009 2010 2011 2012

Fonte: Receita Federal, Análise Bain

IMPORTAÇÃO

Selecionadas

Page 13: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

13

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Figura 12: Seleção das linhas de Exportação a serem classificadas

Dos 2,61 milhões de linhas recebidas da Receita Federal, apenas 121 mil linhas são necessárias para acumular aproximadamente 80% do valor da base analisada, como destacado na Figura 13.

Figura 13: Total de linhas a serem classificadas

Percentual do número de linhas e do valor financeiro das linhas(2008-2012, ‘000 linhas e US$B)

2008 2009 2010 2011 2012

Fonte: Receita Federal, Análise Bain

EXPORTAÇÃO

Selecionadas

Quantidade de linhas recebidas da Receita Federal(2008-2012, ‘000 linhas)

Fonte: Receita Federal, Análise Bain

Page 14: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

14

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Após a priorização das linhas, iniciou-se o processo de associação entre as descrições destas e seus segmentos químicos. Para isso, os analistas desse Estudo utilizaram fontes secundárias de informação, sendo as principais listadas a seguir:

• Livros: Chemical Origins and Markets – SRI International, Chemical Abstracts Service – ACC etc.;

• Websites de empresas químicas: BASF, DOW, DuPont etc.; • Websites especialistas em química: Merck Index, lookchem, guia químico etc.

Desta forma, foram selecionados – e consequentemente classificados – 24,2% em valor do total de importação o que representa 88% do total do valor de importação recebido da Receita Federal e priorizado, e 19,9% em valor do total de exportação o que representa respectivamente 85% do valor de importação recebido da Receita Federal e priorizado, como detalhado na Figura 14.

Figura 14: Seleção dos NCMs-Outros

Nota: Valores de importação e exportação referentes a soma de 2008 até 2012Fonte: AliceWeb, Receita Federal

# de NCM 3.046 764 375 58 432

IMP US$B 180,31 65,20 49,65 5,11 43,61

% do total de IMP

100,0% 36,2% 27,5% 2,8% 24,2%

# de linhas - - 1.177.429 182.109 77.000

# de NCM 3.046 764 118 21 139

EXP US$B 66,08 23,69 15,51 1,02 13

% do total de EXP

100,0% 35,8% 23,5% 1,5% 19,9%

# de linhas - - 269.761 48.008 44.000

INDÚSTRIA QUÍMICA OUTROS

MAIORES QUE R$4,5M

ESCOLHIDOS PELOS ESPC.

SELECIO-NADOS

IMP

OR

TA

ÇÃ

OEX

PO

RTA

ÇÃ

O

Page 15: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

15

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

1.3. Tabela de caracterização dos grupos

Seguindo as lógicas de cadeia de produto e de mercado descritas no relatório, a segmentação proposta identificou 119 grupos, divididos entre “Cadeia” e “Mercado”. A tabela abaixo caracteriza 92 desses grupos, sendo 41 na primeira categoria e 51 na segunda.

Os 27 grupos não caracterizados envolvem nove classificados como “Outros”, sendo 2 no segmento “Cadeia” e 7 no “Mercado” e 18 que estão fora do escopo do estudo. Notadamente os subsegmentos de “Farmacêutica” e “Fertilizantes”, além de alguns termoplásticos commodities. Trazendo o total de subsegmentos detalhados para 11, apesar dos 13 que compõem a indústria química.

A tabela segue a segmentação proposta no capítulo 3 deste Estudo, com a divisão em “Segmentos”, no primeiro nível, “Subsegmentos” no segundo e “Grupos” no terceiro, além disso, duas colunas, em ordem alfabética, foram utilizadas para seu detalhamento:

1- Principais produtos (NCM 8): Utilizando os dados dos NCM 8, aliados aos valores de importação em 2012 do sistema AliceWeb, foram selecionados os produtos que compõem 80% do valor do grupo em questão (exceto para aditivos industriais onde foi utilizado o nível de 50%);

2- Algumas aplicações: Compilação de algumas das aplicações mais relevantes daqueles produtos citados.

Conforme descrito no Relatório, a granularidade da classificação NCM 8 foi ajustada por meio da consolidação de segmentos muito específicos ou da subdivisão de alguns segmentos extremamente abrangentes. No caso dessa subdivisão, dados fornecidos pela Secretaria da Receita Federal (SRF), permitiram detalhar algumas categorias sob o nome de “Outros”. De forma que esses “Outros” têm seus volumes apenas parcialmente alocado no grupo em questão.

Subsegmento Página 1- Orgânicos 4-6 2- Inorgânicos 7-8

3- Fertilizantes Fora de escopo

4- Intermediários 9-10

5- Farmacêutica Fora de escopo

6- Defensivos 11

7- Catalisadores e aditivos 12-13

8- Polímeros especiais 14

9- Sabões e detergentes, prods de limpeza e cosméticos 15-16

10- Tintas, pigmentos, corantes e produtos afins 17

11- Colas, adesivos e selantes 18

12- Fotográficos 19

13- Outros 20

Page 16: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

16

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Cadeia 1

Subsegmento Orgânicos Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

1- Ácido acrílico e derivados

ácido acrílico

Têxtil Fralda Tintas

esteres de 2-etilexila do ácido acrílico

esteres de butila do ácido acrílico

outs. polímeros acrílicos, em blocos poliacrilato de sodio, em blocos irregulares, pedacos, etc

2- Ácido metacrílico e derivados

acido metacrilico Polímeros Especiais Resinas

outs. polímeros acrílicos, em blocos

polimetacrilato de metila, em forma primaria

3- Ácidos graxos e derivados

gord, óleos vegetais, suas frações hidrog. Intermediário, Alimentos Borrachas, cosméticos Sabões e detergentes

outs. ácidos graxos industriais e d/refinação

outs. der. d/ácidos graxos ind., prep. c/ alc. gr.

4- Benzeno e derivados

diisocianato de difenilmetano Intermediário Borrachas Sabões e detergentes

p-diclorobenzeno

resinas amínicas sem carga

5- Butadieno e derivados

borracha de butadieno (br), em chapas, folhas, tiras, etc.

Brinquedos e calçados Plásticos, colas e adesivos

borracha de estireno-butadieno, em chapas, folhas, tiras borracha de estireno-butadieno, em outs. formas primarias

6- Buteno e derivados

anidrido maleico Intermediário Plástico Alimentos

butan-1-ol (alcool n-butilico)

buteno (butileno) ñ saturado, seus isômeros

7- Carvão e derivados

breu obtido de alcatroes minerais Intermediário Revestimentos

outros negros de carbono

outs. óleos e prod. d/destilação.d/alcatrão d/hul

8- Celulose e derivados

acetato de celulose, nao plastificado, s/carga, forma prim

Cosméticos Farmacêutica Têxtil Tintas e vernizes

fibras de raiom viscose, nao cardadas, nao penteadas, etc. metil-, etil- e propilcelulose, hidroxiladas

outros carboximetilcelulose

outros éteres de celulose 9- Ceras e parafinas do petróleo

cera de petróleo microcr., ceras minerais Plásticos e borrachas Tintas e vernizes parafina contendo peso <0.75% de óleo

Page 17: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

17

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Cadeia 1

Subsegmento Orgânicos Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

10- Ciclohexano e derivados

outros fios texturizados, de nailon, titulo<=50tex Têxtil Intermediário Automotivo Solventes

poliamida-6 ou poliamida-6,6, com carga, em pedacos, etc. poliamida-6 ou poliamida-6,6, sem carga, em pedacos, etc.

11- Copolímeros

copolimero de fluoreto de vinilideno, hexafluorpropileno Intermediários

Automotivo Colas e adesivos Eletrodomésticos

copolimeros de acrilonitrila-estireno-acrilato butila copolimeros de cloreto, acetato de vinila, formas primars

12- Cumeno e derivados

acetona sem outras funções oxigenadas Intermediário Colas e adesivos Resinas

cumeno fenol (hidroxibenzeno) e seus sais

13- Elastômeros

bicomponentes, d/diferentes pontos d/fusão

Borrachas Calçados Pneus

borracha de acrilonitrila-butadieno em chapas, fls. etc. borracha de cloropreno (clorobutadieno), em chapas, etc. borracha de etileno-propileno-dieno n/conjug. em chapas, borracha etileno-propileno dieno, etc. c/silica, granulos elastômeros de vulcanização quente outras borrachas sint./artif., forma primária outs. borr. adic. d/negro d/fumo/sílica, ñ vulcanizada outs. borr. mist., ñ vulcan, formas primárias

14- Estireno e derivados

copolimeros de acrilonitrila-butadieno-estireno, s/carga

Intermediário Construção Eletrodomésticos Eletroeletrônicos Embalagens

estireno poliestireno expansivel, sem carga, em forma primaria

15- Eteno e derivados

acetato de vinila Borrachas Brinquedos Embalagens Fios e cabos Plásticos e intermediários Tubos e conexões

copolimero etileno/acetato vinila, em outs. formas primar outs. hidrocarbonetos acíclicos ñ saturados

outs. polímeros d/etileno, formas primárias

16- Isopreno e derivados

borracha de isobuteno-isopreno (butila), em chapas, etc. Borrachas

Pneus Colas e adesivos

borracha de isobuteno-isopreno halogenada, em chapas, etc borracha de isopreno (ir) em chapas,folhas,tiras,e

Cadeia 1

Page 18: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

18

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento

Subsegmento Orgânicos Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

17- Metano e derivados

acido acetico

Intermediário acido formico

metanol (alcool metilico) 18- M-Xileno e derivados

acido m-ftalico e seus sais Intermediário Plásticos

19- Óxido de eteno e derivados

2,2'-oxidietanol (dietilenoglicol) Intermediário Petrolífero Transmissões hidráulicas

etilenoglicol (etanodiol)

monoetanolamina e seus sais

20- O-Xileno e derivados

anidrido ftalico Intermediário Plásticos Resinas o-xileno

21- Propeno e derivados

adiponitrila (1,4-dicianobutano) Intermediário Automotivo Filmes e descartáveis Brinquedos e embalagens Móveis e utensílios domésticos Plásticos e borrachas

copolímeros d/propileno em forma primária

propilenoglicol (propano-1,2-diol)

22- PVC e sua cadeia

outs. copol. d/acetato d/vinila, forms. primárs. Brinquedos Calçados Construção civil Embalagens

outs. polímeros de vinila, formas primárias

outs. polímeros fluorados, em formas prims.

23- P-Xileno e derivados

acido tereftalico e seus sais Intermediário Têxteis e vestuário Plástico e filmes

fio texturizado de poliesteres

fios simpl. poliésteres orien. s/c torç. 50vol/m

24- Resinas epóxidas

outras resinas epóxidas sem carga Cola e adesivos, Tintas e vernizes Construção civil Eletroeletrônicos

25- Tolueno e derivados

acido benzoico Intermediários Colas e adesivos Solventes Tintas e vernizes

mistura d/isômeros, d/diisocian., d/tolueno

sais de sodio do acido benzoico

Page 19: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

19

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Cadeia 2

Subsegmento Inorgânicos Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

26- Ácidos inorgânicos

acido nitrico Intermediário Processo químico Fertilizantes, tratamento de água

acido sulfurico

outs. sais d/ác. ou peroxoácidos inorgânicos

27- Alumínio e derivados

alumina calcinada Vidro, fibras de vidro Revestimentos e refratários

fluoretos de aluminio

outros corindons artificiais

28- Boro e derivados

acido ortoborico Intermediário Intermediário para fármacos Sabões e detergentes

boro e telurio

outros boratos

29- Cloro e Álcalis

carbonato dissodico anidro Intermediário, processo químico Alimentos e bebidas Papel e celulose Sabões e detergentes Siderurgia e metalurgia

cloratos de sodio

hidroxido de sodio em sol. aquosa (lixiv. soda caustica)

30- Cobalto cobalto 60 Cerâmica

Radioterapia outros óxidos e hidróxidos de cobalto

31- Fósforo e derivados

acido fosfonico (acido fosforoso) Intermediário Agrícola

fosforo branco

fosforo negro

32- Gases industriais

dioxido de carbono Alimentos e bebidas Eletroeletrônicos Hospitalar e médico Siderurgia e metalurgia Tratamento de efluentes

helio liquido (gases raros)

outs. comp. inorg.; amálgamas, exc. d/met. prec.

33- Grafita e derivados

grafita artificial Intermediários Construção civil Siderurgia

outras grafitas coloidais ou semicoloidais suspensao semicoloidal em oleos minerais (grafita)

34- Iodo e derivados

iodo sublimado Alimentos Medicina outras formas de iodo

35- Níquel e derivados

cloreto de niquel Cerâmica Eletroeletrônico

outros óxidos e hidróxidos de níquel

sulfato de niquel

36- Outros materiais radioativos

molibdenio 99 absorv. em alumina, p/obtencao tecnecio 99 Energia

Medicina outs. elem. isótopos e compostos radioativos

selenio

Page 20: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

20

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Cadeia 2

Subsegmento Inorgânicos Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

37- Óxidos de titânio e derivados

outros pigmentos tipo rutilo

Tintas e vernizes outs. pigmentos à base d/dióxido de titânio

oxidos de titanio, tipo anatase

38- Silício e derivados

dioxido de silicio obtido por precipitacao quimica Borrachas e construção civil Cerâmica e vidros Tintas e vernizes

outros dióxidos de silício

outros óleos de silicone

outros silicones em formas primárias

39- Sulfatos

sulfato de bario com teor em peso > = 97.5% de baso4 Intermediário e couro

Papel e celulose Têxtil, tintas e vernizes

sulfato dissodico anidro

sulfatos de cromo

40- Terras raras e derivados

comp. org/inorg. d/met. ter. rar., ítrio, escândio. Catalisadores Cerâmica Intermediário Refratários

liga de cerio com peso<=5% de ferro ("mischmetal") outros prep. à base de elementos químicos

41- Urânio

uranio empobrecido em u235, torio, seus compostos, etc.

Energia urânio enriquecido em u235 /seus compostos

urânio nat. /seus comps.; ligas, dispersões

Page 21: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

21

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Mercado 4

Subsegmento Intermediários Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

42- Intermediários para aditivos alimentícios

carboximetilcelulose com teor>=75%, em formas primarias

Alimentos goma xantana, em formas primarias

outs.sais e ésteres do ácido sórbico 43- Intermediários para aditivos industriais

halogenetos de alquil-trimetilamonio, c/alquila c6 a c22

Intermediário industrial halogenetos de dialquil- ou alquil-benzil-dimetilamonio

44- Intermediários para aditivos para polímeros

anidrido trimelitico (ac.1,3dioxo-5isobenzofuranocarb.) Intermediário

Plásticos e borrachas di (2-etilexanoato) de trietilenoglicol

isononanol 45- Intermediários para colas, adesivos e selantes

cianoacrilatos de etila

Automotivo, eletroeletrônico Intermediário resorcinol e seus sais

46- Intermediários para cosméticos

acido laurico

Cosméticos Intermediário

acido oleico (acido graxo monocarboxilico industrial) acido palmitico

alcool estearico (alcool graxo industrial)

alcool laurico (alcool graxo industrial)

47- Intermediários para fragrâncias e aromas

Carvona

Perfumaria Farmacêutica

etilvanilina (aldeido etilprotocatequico)

eucaliptol

metiliononas

vanilina (aldeido metilprotocatequico) 48- Intermediários para inseticidas

acetoacetamida outs. deriv. sais do produto Agrícola

3,4-dicloroanilina e seus sais

Page 22: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

22

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Mercado 4

Subsegmento Intermediários Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

49- Intermediários para pigmentos e corantes

acido aminonaftolsulfonico e seus sais

Tintas e vernizes Intermediário

acido metanossulfonico acido toluenossulfonico, xilenossulfonico e seus sais anilidas dos acidos hidroxinaftoicos, seus derivs. e sais antraquinona

eteres do mono-, di- e tripropilenoglicol

eteres monobutilicos do etilenoglicol

50- Intermediários para resinas

1-cloro-2,3-epoxipropano (epicloridrina) Contrução civil Intermediário Plásticos

6-hexanolactama (epsilon-caprolactama)

melamina

51- Mentol derivados do mentol

Cosméticos, farmacêuticos mentol

52- Solventes especiais

diclorometano (cloreto de metileno) Intermediário Automotivo

eteres do mono-, di- e tripropilenoglicol

eteres monobutilicos do etilenoglicol

Page 23: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

23

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Mercado 6

Subsegmento Defensivos Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

53- Fungicidas

outs. comp. c/estr. d/um ciclo pirazol ñ/cond. Agrícola

outs. comp. c/estr. c/1 ciclo. triazol ñ condens.

outs. comp. heter. c/flúor/bromo, lig. coval.

outs. der. orgânicos d/hidrazina/hidroxilamina

outs. fungicidas, apresentados d/outro modo

54- Herbicidas

ácido 2,4-diclorofenoxiacético, sais e ésteres Agrícola

atrazina

glifosato e seu sal de monoisopropilamina herbics. à base d/alaclor, ametrina, atrazina ou diuron herbics. c/2,4-d, 2,4-db, mcpa ou d/ders. d/2,4-d ou 2,4-db hexazinona

monoisopropilamina e seus sais

outras sulfonas

outs. comp. c/estr. c/1 ciclo. triazol ñ condens.

outs. comp. heter. c/flúor/bromo, lig. coval.

outs. comp. heteroc. c/heteroátomos nitr/oxig.

outs. comp. heterocs. c/cloro, s/ flúor/bromo

outs. herbicidas apresentados d/outro modo

outs. sulfonamidas c/het. c/heteroátomos

picloram

55- Inseticidas

acefato Agrícola

carbosulfan (dibutilaminotio) metilcarbamato de 2,etc. insetics. à base d/acefato ou d/bacillus thuringiensis metomil

outras sulfonas

outs. comp. c/estr. d/um ciclo pirazol ñ/cond.

outs. comp. heteroc. c/um ciclo tiazol ñ cond.

outs. comp. heterocs. c/cloro, s/ flúor/bromo

outs. inseticidas, apresentados d/outro modo outs. insets. emb. p/uso domiss. s/bromomet./bromocloromet.

Page 24: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

24

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Mercado 7

Subsegmento Catalisadores e aditivos Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

56- Aditivos alimentícios

acido 2-hidroxi-4- (metiltio) butanoico e seu sal calcico

Alimentos Farmacêutico Cosméticos Caseínas

dextrina e outs. amidos/féculas modificados

esteres e sais, da lisina

fosfato hidrogeno-ortofosfato de calcio (dicalcico) lactalbumina, incl. concentrad>=2 proteinas de soro leite outras enzimas preparadas

outras metioninas

outs. aminoalcooisfenóis, aminoacidosfenóis

outs. comp. heteroc. c/ciclo furano, ñ/conden.

outs. est. c/1cicl. pir. ñ cond. cicl. indol s/cond. prep. base, p/fabr. d/gomas d/masc. chap. folh. tir. ñ vulcan. trifosfato de sodio, grau alimenticio (fao-oms)

57- Aditivos industriais

cianeto e oxicianeto de sodio Intermediário Metalurgia Siderurgia Têxtil Tintas e vernizes

outros compostos organossilícicos

outs. aditivos prep. p/óleos minerais, etc.

outs. alcoóis graxos industriais

outs. polímeros acrílicos, em líquidos/pastas

outs. prep. c/1 ou mais aditivo c/óleo petr. etc.

outs. prep. c/borr. plást. e p/end. res. sint., cola

outs. prep. c/óleos d/petr., min. betuminosos

outs. prep. lubrifics. antiad. antiferrugem, etc

outs. preparações p/trat. d/couros/peles

outs. prod., prep. acel. d/ting. p/ind. couro, sem.

outs. prod. e prep. acel. d/ting. p/ind. têxtil sem.

outs. prod. prep. à base d/comp. orgânicos

prep. c/óleos d/petróleo, min. betum. p/couros

prep. desincrustantes anticor./antioxidantes

trioxido de cromo

58- Aditivos para construção

aditv. prep. p/ciment., argamassas/concretos Construção (cimento, argamassa, concretos)

argamassas e concretos, nao refratarios

outs. cimentos e argamassas

59- Aditivos para lubrificantes

aditivo dispersante sem cinzas Automotivo Combustíveis Lubrificantes

melhorad. p/índice viscosid. c/óleo d/petr. min.

outs. aditivos c/óleo d/petr., etc. p/óleo lubr.

Page 25: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

25

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Mercado 7

Subsegmento Catalisadores e aditivos Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

60- Aditivos para perfuração

óleos miners. brancs. (óleo d/vasil. ou paraf.) Petróleo Mineração

outs. alcoóis graxos industriais

outs. prod. prep. à base d/comp. orgânicos

61- Aditivos para polímeros

n-(1,3-dimetilbutil)-n'-fenil-p-fenilenodiamina Automotivo Borrachas Intermediário Plásticos Pneus

ortoftalatos de dioctila

outs. prep. antioxidantes para plásticos

62- Catalisadores

cataliz. em colméia p/conver. d/gases d/veícs. Automotivo Fundição Petróleo

outros catalizadores em suporte

outs. inic. d/reac., acel., prep. catalíticas

63- Fragrâncias e aromas

mist. d/ subst. odoríferas p/ind. alim. e d/bebida

Alimentos e bebidas Cosméticos e perfumaria Desinfetantes

oleo essencial, de menta japonesa (mentha arvensis) outros óleos essenciais, exceto cítricos

outs. mist. d/subst. odor. básicas p/ indústria

outs. mist. d/subst.odoríferas p/ perfumaria

outs. cet. ciclan., ciclên., ciclot. s/ função oxigen.

Page 26: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

26

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Mercado 8

Subsegmento Polímeros Especiais Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

64- Aramidas fibras d/aramida, ñ cardadas, ñ pent., etc.

Intermediário, têxtil fios de alta tenacidade de aramidas

65- PBT

outros poliésteres Automotivo Contrução civil Eletroeletrônicos

tereftalato de polibutileno em outras formas primarias tereftalato polibutileno c/carga fibra vidro, forma prim

66- PC

outs. policarbonatos em formas primárias Automotivo Construção civil Embalagens Plásticos

policarbonatos forma primar. 60g/10min<=fluidez<=80g/10m

67- Poliacetais

outs. poliacetais s/carga, em po, que passe abert. 0,85mm

Automotivo Plásticos

outs. poliacetais, em granulos, diametro de particula>2mm poliacetais sem carga, em outras formas primarias

68- Poliamidas especiais

fios de alta tenacidade de náilon Automotivo Intermediário Fibras sintéticas

outras poliamidas poliamida-11 em blocos irregulares, pedados, grumos, etc.

69- Poliester de alta tenacidade

fibras sint. descont. d/poliésteres, ñ cardadas, etc. Calçados

Têxtil fio de alta tenacidade, de poliesteres

outros poliésteres

70- Poliéteres poliois

outros poliéteres Automotivo

outros polieterpolióis

71- Poliuretanos

outros poliuretanos, em blocos, pedaços, etc Automotivo Fios e cabos Peças

outs. poliuretanos, em líquidos e pastas

poliuretanos, disp. aquosa, em líq. e pastas

72- PTMEG politetrametilenoeterglicol em forma primaria Plásticos e resinas

73- Resinas epóxidas

outras resinas epóxidas sem carga Cola e adesivos Construção civil Eletroeletrônicos Tintas e vernizes

resinas epóxidas c/carga, em líquidos/pastas

resinas epóxidas sem carga, em líq.e pastas

74- Teflon outros politetrafluoretilenos em formas primarias intermediários

Plásticos politetrafluoretileno em liquidos e pastas

Page 27: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

27

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Mercado 9

Subsegmento Sabões e detergentes, produtos de limpeza e cosméticos

Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

75- Cremes e Maquiagens

cremes de beleza, cremes nutritivos e locoes tônicas

Cosméticos Higiene pessoal

outs. produtos de beleza ou de maquilagem preparados, etc sombra, delineador, lapis para sobrancelhas e rímel

76- Desodorantes desodorantes corporais e antiperspirantes, líquidos Cosméticos

Higiene pessoal outros desodorantes corporais e antiperspirantes

77- Higiene oral

dentifricios

Higiene pessoal Odontologia

fios utiliz. p/limpar espacos interdentais (fio dental) outras preparacoes para higiene bucal ou dentaria, etc.

78- Outros cosméticos

Linalol Cosméticos Higiene pessoal out. comp. heteroc. ciclo triazina, s/cloro cov.

outros compostos de função nitrila outros prods. de perfumaria ou toucador, preparados, etc. outs der. hal. d/horm. corticossupra-renais

outs mist. d/alcoóis primários alifáticos

outs. ác. carb. c/func. oxig. supl. e s/anid., s/der.

outs. acid. carbox. d/funç ald/.cet. s/funç oxig.

outs. cet. ciclan., ciclên., ciclot. s/função oxigen.

outs. cetonas-fenóis, cetonas c/função oxig.

outs. comp. heteroc. c/1 ciclo d/triazina, ñ cond

outs. comps. heteroc. d/heteroátomos d/oxig.

outs. est. c/1cicl. pir. ñ cond. cicl. indol s/cond.

outs. éteres acic. deriv. hal. sulfs. nitra., nitro.

outs. prod. prep. à base d/comp. orgânicos

preparacoes para manicuros e pedicuros

79- Perfume agua-de-colonia Perfumaria

Cosméticos perfumes (extratos)

80- Preparações barbear

preparacoes para barbear (antes,durante ou apos) Higiene pessoal Cosméticos

Page 28: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

28

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Mercado 9

Subsegmento Sabões e detergentes, produtos de limpeza e cosméticos

Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

81- Produtos de Limpeza

mistura de ácidos alquilbenzenossulfônicos

Higiene e limpeza

out. comp. heterocíc. cicl. triazina, c/cloro lig.

outs. agentes aniônicos, mmo venda retalho

outs. copol. d/acetato d/vinila, forms. primárs. outs. preparacoes para perfumar ou desodorizar ambientes outs. trifosfatos d/sódio (tripolifosf. d/sódio)

prep. tensoativas, para lavagem e limpeza

82- Produtos para cabelo

outras preparacoes capilares Higiene pessoal Cosméticos xampus para os cabelos

83- Sabões e detergentes sintéticos

agentes orgânicos de superfície, não iônicos

Alimentício, Farmacêutico Tintas e vernizes

antiox. anticor. base dialq. d/zinco diar. d/zinco

mistura de ácidos alquilbenzenossulfônicos

outs. agentes catiônicos, mmo venda retalho

84- Sabonetes

glicerol Cosméticos Higiene pessoal Farmacêutica

outs. sabões e produtos tensoat. d/toucador

outs. sabões e produtos tensoativos

Page 29: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

29

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Mercado 10

Subsegmento Tintas, Pigmentos, corantes e produtos afins Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

85- Corantes orgânicos sintéticos

corante indigo blue, segundo colour index 73000

Alimentos Têxtil Tintas e vernizes

corantes ácidos, mmo metal., e preparações

corantes dispersos e suas preparações

corantes reagentes e preparações à base

outras matérias corantes e preparações

outs. mats. corantes orgs. sints. suas preps.

pigmentos e prep. à base desses pigmentos

86- Tintas para impressão

outras tintas de impressao Informática Tintas e vernizes tintas pretas, de impressao

87- Tintas, vernizes e produtos afins

aluminio em po, etc. empastado c/solvente hidrocarboneto

Construção civil Decoração Tintas e vernizes

folhas para marcar a ferro fritas de vidro, em po, em granulos, em lamelas ou flocos outras preparações tanantes

outros alcoóis dióis, não saturados

outros ésteres do ácido butanóico

outs. pigm. opacificantes, preps. semelhantes

outs. politerp., polissulfe., polissulfo., s/carg

outs. tintas à base d/políms. acríls. ou vinílicos

outs. tintas base pol. sint. nat. meio ñ aquoso

outs. verniz. base d/pol. sint., artif., meio aq.

outs. vernizes base pol. sint. nat. meio ñ aq.

pentaeritritol (pentaeritrita)

tintas de escrever ou de desenhar e outras tintas tintas de poliesteres, dispersos/dissolv. meio n/aquoso verniz. à base d/pol. acril/vinil. disp./dissolvido

Page 30: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

30

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Segmento Mercado 11

Subsegmento Colas, Adesivos e Selantes Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

88- Colas, Adesivos e Selantes

adesivos à base de borracha Automotivo Construção civil Embalagens Moveleiro Papel e celulose

adesivos b. plást., dispersos, p/dispersar etc.

mástique d/vidraceiro, ciment. d/resin., e outs.

outs. adesivos à base d/plásticos

outs. prod. utiliz. como cola, peso ñ sup. 1kg

Segmento Mercado 12

Subsegmento Fotográficos Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

89- Filmes, reveladores e papeis

chapas aluminio, plan. sensib. polim. fotoss. n/impr. d>255mm

Fotografia Cinematografia Medicina diagnóstica chapas aluminio, planas, sensib. out. proc.

n/impres. d>255mm chapas poliester, plan. sens. polim. fotoss. n/impr. d>255mm chapas/filmes planos, p/raios x, sensib. 1 face, n/impress. filmes p/raios x, sensibil. 2 faces, n/impression. em rolos outs. chapas/film. planos, p/raios x, sensib. 2 f. n/impress. papel, etc. p/foto cores, sensib. n/impr. em rolos, l>610mm reveladores a base de negro de fumo, etc. p/reprod. docum.

Segmento Mercado 13

Subsegmento Outros Grupo Principais Produtos Algumas aplicações

90- Explosivos

estopins, rastilhos d/seg. cordéis detonant. Explosivos Construção civil Mineração Intermediário

explosivos prep., exc. pólvoras propulsivas

polvoras propulsivas

prep. à base d/tetrafluoretano/ pentafluor.

91- Fluidos refrigerantes

1,1,1,2-tetrafluoretano Automotivo Eletrodoméstico

clorodifluorometanos

diclorofluoroetanos

92- Reagente de laboratório

butirilacetato de metila Farmacêutico Medicina diagnóstica outs. reagentes de diagnostico ou de laboratorio

Page 31: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

31

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Anexo 2 – Classificação dos itens NCM 8 em alta, média e baixa densidade química

Itens NCM 8 classificados como alta densidade química

NCM 8 Descrição NCM 8

17041000 Gomas de mascar, sem cacau, mesmo revestidas de açúcar

21069050 Gomas de mascar, sem açúcar

37040000 Chapas, filmes, etc.fotográficos, impress.mas n/revelados

37051000 Chapas, filmes fotograf.impress.revelados, p/reprod.ofset

37059010 Fotomáscaras sobre vidro plano, positivas, etc.

37059090 Outras chapas e filmes fotográficos, impress.e revelados

37061000 Filmes cinematográficos impress.e revelados, l>=35mm

37069000 Outros filmes cinematográficos impress.e revelados

39151000 Desperdícios, resíduos e aparas, de polímeros de etileno

39152000 Desperdícios, resíduos e aparas, de polímeros de estireno

39153000 Desperdícios, resíduos, etc.de polim.de cloreto de vinila

39159000 Desperdícios, resíduos e aparas, de outros plásticos

39161000 Monofilamentos (monofios), etc.de polímeros de etileno

39162000 Monofilamentos (monofios), etc.de polim.cloreto vinila

39169010 Monofilamentos (monofios), de outros plásticos

39169090 Varas, bastões e perfis, de outros plásticos

39171010 Tripas artificiais de proteínas endurecidas

39171021 Tripas artifs.fibrosas, de celulose regenerada.d>=150mm

39171029 Tripas artificiais de outros plásticos celulosicos

39172100 Tubo rígido, de polímeros de etileno

39172200 Tubo rígido, de polímeros de propileno

39172300 Tubo rígido, de polímeros de cloreto de vinila

39172900 Tubo rígido, de outros plásticos

39173100 Tubo flexivel, de plástico, p/suportar pressão>=27.6 mpa

39173210 Tubo de copolímeros de etileno, n/reforcado, s/acessórios

39173221 Tubo capilar semipermeav.de polipropileno, p/hemodiálise

39173229 Outs.tubos de polipropileno, n/reforcados, sem acessórios

39173230 Tubo de tereftalato de polietileno, n/reforçado, s/acess.

39173240 Tubo de silicones, não reforçado, sem acessórios

39173251 Tubo capilar semipermeav.celulose regener.p/hemodiálise

39173259 Outs.tubos de celulose regenerada, n/reforcados, s/acess.

39173290 Outros tubos de plásticos, não reforçados, sem acessórios

39173300 Tubo de plástico, não reforçado, com acessórios

39173900 Outros tubos de plásticos

39174010 Acessórios para tubos, de plásticos, utilizados em hemodiálise

39174090 Outros acessórios para tubos, de plásticos

39181000 Revestimentos de pavimentos, etc.de polimer.de cloreto vinila

39189000 Revestim.de pavimentos/paredes/tetos, de outs.plásticos

39191000 Chapas, fls.etc.auto-adesivas, de plásticos, rolos, l<=20cm

39199000 Outs.chapas, folhas, tiras, etc.auto-adesivas, de plásticos

39201010 Chapas de polímeros etileno, n/reforcad.etc.rolo l<=66cm

39201091 Chapas de polim.etileno, n/ref.etc.fabr.separ.acum.eletr

39201099 Outras chapas de polímeros de etileno, n/reforcadas, etc.

39202011 Chapas, etc.polim.propileno,

Page 32: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

32

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

biax.orient.metaliz.s/suport

39202012 Chapas, etc.polim.propileno, biax.orient.metaliz.s/suport

39202019 Outras chapas, etc.polim.propileno, biax.orient.s/suporte

39202090 Outs.chapas, etc.polim.propileno, s/suporte, n/reforc.etc.

39203000 Chapas, etc.de polímeros estireno, s/suporte, n/reforc.etc

39204310 Chapas poli(cloreto vinila) plast>=6%, transp.

39204390 Outs.chapas de polim.cloreto vinila, plast>=6%

39204900 Outs.chapas, fls.etc.de polim.cloreto vinila

39205100 Chapas, etc.polimetacrilato metila, s/suport.n/reforc.etc

39205900 Outs.chapas, etc.polímeros acrílicos, s/suporte, n/reforc.

39206100 Chapas, etc.de policarbonatos, s/suporte, n/reforcadas, etc

39206211 Chapas, etc.tereftalato polieteno, e<5 micr.s/suporte, etc

39206219 Outs.chapas, etc.tereft.polietileno, e<=40 micr.s/suporte

39206291 Chapas, etc.tereftalato polietileno, l>12cm, s/suporte, etc

39206299 Outras chapas, etc.tereftalato polietileno, s/suporte, etc

39206300 Chapas, etc.de poliésteres n/saturad.s/suporte, n/reforc.

39206900 Chapas, etc.de outs.poliésteres, s/suporte, n/reforcad.etc

39207100 Chapas, etc.de celulose regener.s/suporte, n/reforcad.etc

39207310 Chapas, etc.acetato celulose, e<=0.75mm, s/suport.n/reforc

39207390 Outs.chapas, etc.de acetato celulose, s/suporte, n/reforc.

39207910 Outs.chapas, fls.d/cel., fibra vulc.esp.=<1mm

39207990 Outs.chapas, fls, tir.de outs.der.da celulose

39209100 Chapas, etc.butiral polivinila, s/suporte, n/reforcad.etc.

39209200 Chapas, etc.de poliamidas, s/suporte, n/reforcadas, etc.

39209300 Chapas, etc.de resinas amínicas, s/suporte, n/reforcad.etc

39209400 Chapas, etc.de resinas fenólicas, s/suporte, n/reforc.etc.

39209910 Chapas, etc.de silicones, s/suporte, n/reforcadas, etc.

39209920 Chapas, etc.de álcool polivinilico, s/suport.n/reforc.etc

39209930 Chapas, etc.polim.fluoreto vinila, s/suport.n/reforc.etc.

39209940 Chapas, etc.de poliimida, s/suporte, n/reforcadas, etc

39209950 Chapas, etc.de poli(clorotrifluoroetileno), n/reforc.etc

39209990 Outs.chapas, etc.de outs.plásticos, n/alveol.s/suport.etc

39211100 Outras chapas, etc.de polímeros de estireno, alveolares

39211200 Outs.chapas, etc.de polimer.de cloreto vinila, alveolares

39211310 Outs.chapas, etc.de polester, 24<=poros<=157, 3, 5<=pka<=4

39211390 Outs.chapas, etc.de poliuretanos, alveolares

39211400 Outras chapas, etc.de celulose regenerada, alveolares

39211900 Outras chapas, etc.de outras plásticos, alveolares

39219011 Chapas, etc.de resina melamina-formaldeído, estratificads

39219012 Outs.chapas etc.d/outs.plásts.c/sup.d/poliet.

39219019 Outras chapas, etc.de outras plásticos, estratificadas

39219020 Outs.chapas, etc.de outs.plásticos, c/suporte ou reforco

39219029 Outs.chapas, etc.de outs.plásticos, c/suporte ou reforco

39219090 Outs.chapas, folhas, películas, tiras, lâminas, de plásticos

39221000 Banheiras, banheiras p/duchas e lavatórios, de plásticos

39222000 Assentos e tampas de sanitários, de plásticos

39229000 Outs.artigos p/usos sanitarios/higiênicos, de plásticos

39231010 Estojos de plástico, p/acondic.disco leit.raio "laser"

39231090 Outs.artigos semelh.caixas, engradados, etc.de plástico

39232110 Sacos, bolsas, cartuchos, de polim.de etileno, cap<=1000cm3

39232190 Outros sacos, bolsas e cartuchos, de polímeros de etileno

39232910 Sacos, bolsas e cartuchos, de outs.plásticos, cap<=1000cm3

39232990 Outros sacos, bolsas e cartuchos, de outros plásticos

Page 33: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

33

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

39233000 Garrafões, garrafas, frascos, artigos semelhs.de plásticos

39234000 Bobinas, carretéis e suportes semelhantes, de plásticos

39235000 Rolhas, tampas, etc.p/fechar recipientes, de plásticos

39239000 Outs.artigos de transporte ou de embalagem, de plásticos

39241000 Serviços de mesa/outs.artigos mesa/cozinha, de plásticos

39249000 Outros artigos de higiene ou de toucador, de plástico

39251000 Reservatórios, cisternas, cubas, etc.de plásticos, cap>300l

39252000 Portas, janelas, seus caixilhos, alizares, etc.de plásticos

39253000 Postigos, estores, artigos semelhs.e partes, de plásticos

39259000 Outs.artefatos p/apetrecham.de construções, de plásticos

39259010 Outs.artefatos p/ apetrecham. de construcoes, de poliestireno expandido (eps)

39259090 Outros artefatos para apetrechamento de construções

39261000 Artigos de escritório e artigos escolares, de plásticos

39262000 Vestuário e seus acessórios, de plásticos, incl.luvas

39263000 Guarnições p/moveis, carroçarias e semelhs.de plásticos

39264000 Estatuetas e outs.objetos de ornamentação, de plásticos

39269010 Arruelas (anilhas) de plásticos

39269021 Correias de transmissão, de plásticos

39269022 Correias transportadoras, de plásticos

39269030 Bolsas de plast.p/uso em medicina(colostomia, hemodial.)

39269040 Artigos de laboratorio ou de farmacia, de plásticos

39269050 Outs.acess.de plásticos, util.p/hemodiálise, obturadores

39269061 Anéis de sec.transv.circ.de tetrafluoroetileno e eter.

39269069 Outs.anéis de seção tranversal circular, de plástico

39269090 Outras obras de plásticos

40040000 Desperdícios, resíduos, etc.de borracha nao endurecida

40061000 Perfis para recauchutagem, de borracha nao vulcanizada

40069000 Outras formas e artigos, de borracha não vulcanizada

40070000 Fios e cordas, de borracha vulcanizada

40070020 Cordas de borracha vulcanizada

40081900 Varetas e perfis, de borracha vulcan.alveolar n/endurec.

40082900 Varetas e perfis de borracha vulcan.n/alveol.n/endurec.

40091000 Tubo de borracha vulcan.n/endurec.n/reforcado, s/acess.

40091210 Tubo borracha vulcan.n/endur.c/acess.rupt>=17

40094210 Tubo borracha vulc.ref.out.mat.c/acess.r>=17

40095090 Outs.tubos de borracha vulcan.n/endurecida, c/acessórios

40103100 Correia transm.sec.trapez.estriad.60<c<=180cm

40103200 Correia transm.sec.trapez.n/estr.60<c<=180cm

40103300 Correia transm.sec.trapez.estria.180<c<=240cm

40103400 Correia transm.sec.trapez.n/estr.180<c<=240cm

40103500 Correia de transmissão, síncrona, 80<c<=150cm

40103600 Correia de transmissão, síncrona, 150<c<=198cm

40103900 Outras correias de transmissão

40111000 Pneus novos para automóveis de passageiros

40112010 Pneus novos para onibus ou caminhões, medida=11, 00-24

40112090 Outros pneus novos para ônibus ou caminhões

40113000 Pneus novos para aviões

40114000 Pneus novos para motocicletas

40115000 Pneus novos para bicicletas

40116100 Pneus novos, p/veics, maqs.agrícolas/florestais

40116200 Pneus novos, p/veics, maqs.constr/ind.aro<=61cm

40116310 Pneus radiais, novos, p/"dumpers", aro>=1448mm

40116320 Outros pneus novos, p/veics.constr.aro>=1143mm

40116390 Outros pneus novos, p/veic.constr.aro>61cm, espin

40116910 Outros pneus novos, band.espin.peixe, aro>=1143mm

Page 34: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

34

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

40116990 Outros pneus novos, de borracha, band.espin.peixe

40119210 Outros pneus novos, p/veic.agríc.med:4, 00-15, etc

40119290 Outros pneus novos, p/veics.maqs.agríc.florest.

40119300 Outros pneus novos, p/veics.constr.aro<=61cm

40119410 Outros pneus radiais, novos, "dumpers", aro>=1448

40119420 Outros pneus novos, p/veics.constr.aro>=1143mm

40119490 Outros pneus novos, p/veics.constr.aro>=61cm

40119910

Pneus novos, p/tratores/implement.agricolas, divs.medidas

40119990 Outros pneus novos de borracha

40121100 Pneus recauchutados, de automóveis de passageiros

40121200 Pneus recauchutados, de ônibus e caminhões

40121300 Pneus recauchutados, de veículos aereos

40121900 Outros pneus recauchutados

40122000 Pneus usados de borracha

40129010 Flaps para pneus de borracha

40129090 Protetores, bandas rodagem, etc.para pneus de borracha

40131010 Câmaras-de-ar borracha, p/pneus de ônibus, etc.m=11, 00-24

40131090 Outras câmaras-de-ar borracha, p/pneus de automóveis, etc

40132000 Câmaras-de-ar de borracha, para pneus de bicicletas

40139000 Outras câmaras-de-ar de borracha

40149010 Bolsas p/gelo/agua quente, de borracha vulcan.n/endurec.

40159000 Outs.vestuários e acessórios, de borracha vulcan.n/endur

40161090 Outras obras de borracha vulcanizada alveolar n/endurec

40169200 Borrachas de apagar

40169510 Artigos inflav.de salvamento, de borracha vulcan.n/endur

40169910 Tampões vedadores p/capacitor, de epdm, c/perf.p/terminal

40170000 Borracha endurecida e obras de borracha endurecida

42021210 Malas, maletas e pastas, de plástico

42023200 Artigos de bolsos/bolsas, de fls.de

plástico/mater.text.

42029200 Outros artefatos, de fls.de plástico ou matérias têxteis

43040000 Peleteria artificial e suas obras

47031100 Pasta quim.madeira de conifera, a soda ou sulfato, crua

47032100 Pasta quim.madeira de conifera, a soda/sulfat.semi/branq

47042100 Pasta quim.madeira de conifera, ao bissulfito, semi/branq

47042900 Pasta quim.madeira de n/conif.ao bissulfito, semi/branq.

47050000 Pastas semiquímicas de madeira

51112000 Tecido de lã/pêlos finos, cardados, com filam.sint/artif

51113010 Tecido de lã, card.feltrad.c/fibra sint.etc.p/bola tenis

51113090 Outs.tecido de lã/pêlos finos, card.c/fibra sint/artif.

51122010 Tecido de lã penteada, com filamentos sintéticos/artif.

51122020 Tecido de pêlos finos penteados com filam.sintet/artif.

51123010 Tecido de lã penteada, com fibras sintet/artif.descont.

51123020 Tecido de pêlos finos, com fibras sintet/artif.descont.

52101100 Tecido algodão<85%, cru/fibra sint/art.tafeta, p<=200g/m2

52101910 Tec.alg.cru, sint.artif.pto.sarj./diag.<200g/m

52101990 Outs.tec.alg.crus, sint.artificial peso>200g/m

52102100 Tecido algod<85%, branq/fibra sint/art.tafeta, p<=200g/m2

52102910 Tec.alg.branq.sint.artif.pto.sarj.diag.<200g/m

52102990 Outros tec.alg.branq.sint.artif.peso<200g/m

52103100 Tecido algod<85%, tinto/fibra sint/art.tafeta, p<=200g/m2

52103200 Tecido algod<85%, tinto/fibra sint/art.sarjad.p<=200g/m2

52103900 Outs.tecidos algod<85%, tinto/fibra sint/art.p<=200g/m2

52104100 Tecido algod<85%, color/fibra sint/art.tafeta, p<=200g/m2

52104910 Tec.d/alg.div.cor.sint.artif.pto.sarj.<200g/m

52104990 Outros tec.d/alg.div.cor.sint.artif.<200g/

52105100 Tecido algod<85%, estamp/fibr.sint/art.tafeta, p<=200g/m2

Page 35: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

35

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

52105910 Tec.d/alg.est.sint.artif.sarj./diag.<200g/m

52105990 Outros tec.d/alg.est.sint.artif.peso <200g/m

52111100 Tecido algodão<85%, cru/fibra sint/art.tafeta, p>200g/m2

52111200 Tecido algodão<85%, cru/fibra sint/art.sarjado, p>200g/m2

52111900 Outros tecidos algodão<85%, cru/fibra sint/art.p>200g/m2

52112010 Tec.d/alg.branq.sint.artif.pto.tafetá, <200g/m

52112020 Tec.d/alg.branq.sint.artif.sarj.diag.<200g/m

52112090 Outs.tec.d/alg.branq.sint.artif.<200g/m

52113100 Tecido algodão<85%, tinto/fibr.sint/art.tafeta, p>200g/m2

52113200 Tecido algodão<85%, tinto/fibr.sint/art.sarjad.p>200g/m2

52113900 Outs.tecidos algodão<85%, tinto/fibra sint/art.p>200g/m2

52114100 Tecido algodão<85%, color/fibr.sint/art.tafeta, p>200g/m2

52114210 Tecido algodão<85%, indigo blue/fibra sint/art.p>200g/m2

52114290 Outs.tecidos algodão<85%, denim/fibra sint/art.p>200g/m2

52114300 Tecido algodão<85%, color/fibr.sint/art.sarjad.p>200g/m2

52114900 Outs.tecidos algodão<85%, color/fibra sint/art.p>200g/m2

52115100 Tecido algod<85%, estamp/fibra sint/art.tafeta, p>200g/m2

52115200 Tecido algod<85%, estamp/fibra sint/art.sarjad.p>200g/m2

52115900 Outs.tecidos algodão<85%, estamp/fibr.sint/art.p>200g/m2

54011011 Linha para costura, de poliéster, exc.para venda a retalho

54011012 Linha para costura, de poliéster, para venda a retalho

54011090 Linha para costura, de outros filamentos sintéticos

54012011 Linha para costura, raiom viscose, alta tenac.exc.p/retalho

54012012 Linha para costura, raiom viscose, alta tenac.p/vda.retalho

54012090 Linha para costura, de outros filamentos artificiais

54026110 Fio de aramida, retorcido ou retorcido múltiplo

54026190 Fio de náilon/outs.poliamidas, retorcido/retorc.múltiplo

54026200 Fio de poliésteres, retorcido ou retorcido múltiplo

54026900 Fio de outs.filamentos sintet.retorcido/retorc.múltiplo

54034100 Fio de raiom viscose, retorcido ou retorcido múltiplo

54034900 Fio de outs.filamentos artif.retorcidos/retorc.múltiplo

54060010 Fios d/filamentos sintéticos p/venda retalho

54060020 Fios d/filamentos artificiais p/venda retalho

54071011 Tecido de fios alta tenac.de aramida, s/fio borracha

54071019 Tecido de fios alta tenac.de náilon, etc.s/fio borracha

54071021 Tecido de fios alta tenac.de aramida, c/fio borracha

54071029 Tecido de fios alta tenac.de náilon, etc.c/fio borracha

54072000 Tecido obtido a partir de lâminas sintéticas, etc.

54073000 Tecidos mantas de fios de filamento sintético

54074100 Tecido de filam.de náilon, out.poliamida>=85%, crus/branq

54074200 Tecido de filam.de náilon, outra poliamida>=85%, tintos

54074300 Tecido de filam.de náilon, out.poliamida>=85%, divs.cores

54074400 Tecido de filam.de náilon, out.poliamida>=85%, estampados

54075100 Tecido de filam.poliéster textur>=85%, crus/branqueados

54075210 Tecido de filam.poliéster textur>=85%, tintos, s/borracha

54075220 Tecido de filam.poliéster textur>=85%, tintos, c/borracha

54075300 Tecido de filam.poliéster textur>=85%, fios divs.cores

54075400 Tecido de filam.poliéster textur>=85%, estampados

54076100 Tecido de filam.de poliéster nao texturizado>=85%

54076900 Tecido de outros filamentos de poliéster>=85%

54077100 Tecido de filamentos sintéticos>=85%, crus/branqueados

54077200 Tecido de filamentos sintéticos>=85%, tintos

54077300 Tecido de filamentos sintéticos>=85%, fios divs.cores

54077400 Tecido de filamentos sintéticos>=85%, estampados

Page 36: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

36

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

54078100 Tecido de filamento sintético<85% c/algodão, cru/branq.

54078200 Tecido de filamento sintético<85% c/algodão, tinto

54078300 Tecido de filamento sintético<85% c/algodão, divs.cores

54078400 Tecido de filamento sintético<85% c/algodão, estampado

54079100 Outros tecidos de filamentos sintéticos<85%, crus/branq.

54079200 Outros tecidos de filamentos sintéticos<85%, tintos

54079300 Outros tecidos de filamentos sintéticos<85%, divs.cores

54079400 Outros tecidos de filamentos sintéticos<85%, estampados

54081000 Tecido de fios de alta tenacidade, de raiom viscose

54082100 Tecido de filamentos artificiais>=85%, cru/branqueado

54082200 Tecido de filamentos artificiais>=85%, tinto

54082300 Tecido de filamentos artificiais>=85%, fios divs.cores

54082400 Tecido de filamentos artificiais>=85%, estampado

54083100 Outros tecidos de filamentos artificiais<85%, crus/branq

54083200 Outros tecidos de filamentos artificiais<85%, tintos

54083300 Outros tecidos de filamentos artificiais<85%, divs.cores

54083400 Outros tecidos de filamentos artificiais<85%, estampados

55051000 Desperdícios de fibras sintéticas

55052000 Desperdícios de fibras artificiais

55061000 Fibras de náilon/outs.poliamidas, cardadas, etc.p/fiação

55062000 Fibras de poliésteres, cardadas, penteadas, etc.p/fiação

55063000 Fibras acrílicas ou modacrílicas, cardadas, etc.p/fiação

55069000 Outs.fibras sintéticas, cardadas, penteadas, etc.p/fiação

55070000 Fibras artificiais, cardadas, penteadas, etc.p/fiação

55081000 Linha para costura, de fibras sintéticas

55082000 Linha para costura, de fibras artificiais

55091100 Fio de fibras de náilon/outras poliamidas>=85%, simples

55091210 Fio de fibras de aramida>=85%,

retorcido/retorc.múltiplo

55091290 Fio de fibras de náilon/outs.poliamidas>=85%, retorc.etc

55092100 Fio de fibras de poliésteres>=85%, simples

55092200 Fio de fibras de poliésteres>=85%, retorcido/retorc.mult

55093100 Fio de fibras acrílicas/modacrílicas>=85%, simples

55093200 Fio de fibras acrílicas/modacrílicas>=85%, retorcido, etc

55094100 Fio de outras fibras sintéticas >= 85%, simples

55094200 Fio de outs.fibras sintets>=85%, retorcido/retorc.multip

55095100 Fio de fibras de poliésteres com fibras artificiais

55095200 Fio de fibras de poliésteres com lã ou pêlos finos

55095300 Fio de fibras de poliésteres com algodão

55095900 Outros fios de fibras de poliésteres

55096100 Fio de fibras acrílicas/modacrílicas com la/pêlos finos

55096200 Fio de fibras acrílicas/modacrílicas com algodão

55096900 Outros fios de fibras acrílicas ou modacrílicas

55099100 Fio de outras fibras sintéticas com lã ou pêlos finos

55099200 Fio de outras fibras sintéticas com algodão

55099900 Outros fios de fibras sintéticas

55101100 Fio de fibras artificiais>=85%, simples

55101200 Fio de fibras artificiais>=85%, retorcido/retorc.multipl

55102000 Fio de fibras artificiais com la ou pêlos finos

55103000 Fio de fibras artificiais com algodão

55109000 Outros fios de fibras artificiais

55111000 Fio de fibras sintéticas>=85%, para venda a retalho

55112000 Fio de fibras sintéticas<85%, para venda a retalho

55113000 Fio de fibras artificiais, para venda a retalho

55121100 Tecido de fibras de poliéster>=85%, crus ou branqueados

55121900 Tecido de outras fibras de poliéster>=85%

55122100 Tecido de fibras acrílicas/modacrílicas>=85%, cru/branq.

55122900 Tecido de outras fibras acrílicas ou modacrílicas>=85%

Page 37: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

37

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

55129110 Tecido de fibras de aramida>=85%, cru ou branqueado

55129190 Tecido de outs.fibras sint.descont.>=85%, cru/branqueado

55129910 Outros tecidos de fibras de aramida>=85%

55129990 Outros tecidos de fibras sintéticas descontinuas>=85%

55131100 Tecido poliest<85% c/algod.p<=170g/m2, tafeta, cru/branq.

55131200 Tecido poliest<85% c/algod.p<=170g/m2, sarjado, cru/branq

55131300 Outs.tecidos poliéster<85% c/algod.p<=170g/m2, cru/branq

55131900 Outs.tecidos fibr.sint<85% c/algod.p<=170g/m2, cru/branq

55132100 Tecido poliéster<85% c/algodão, p<=170g/m2, tafeta, tinto

55132310 Tecidos tintos -85% fibr.desc.pol.diag.têxt.<4

55132390 Outs.tec.tintos<85% fibras desc.d/poliéster

55132900 Outs.tecidos fibra sint<85% c/algodão, p<=170g/m2, tintos

55133100 Tecido poliest<85% c/algod.p<=170g/m2, tafeta, divs.cores

55133911 Tec.div.cores, <85% fib.desc.pol.diag.têxt.<4

55133919 Outs.tec.<85% d/fibras desc.poliéster<170g/m

55133990 Outs.tec.<85% d/fibras desc.sint.comb.c/alg.

55134100 Tecido poliéster<85% c/algodão, p<=170g/m2, tafeta, estamp

55134911 Tec.est.<85%fibras desc.pol.diag.comb.c/alg.

55134919 Outs.tec.<85%d/fibras desc.pol.comb.c/alg.

55134990 Outs.tec.<85%d/fibras desc.sint.comb.c/alg.

55141100 Tecido poliéster<85% c/algod.p>170g/m2, tafeta, cru/branq

55141200 Tecido poliéster<85% c/algod.p>170g/m2, sarjad.cru/branq

55141910 Outs.tec.<85%fibra desc.pol.cru/branq, c/alg

55141990 Outs.tec.<85%fibr.sint.desc.cru/branq, c/alg.

55142100 Tecido poliéster<85% c/algodão, p>170g/m2, tafeta, tinto

55142200 Tecido poliéster<85% c/algodão, p>170g/m2, sarjado, tinto

55142300 Outros tecidos poliéster<85% c/algodão, p>170g/m2, tintos

55142900 Outs.tecidos fibra sint<85% c/alcodao, p>170g/m2, tintos

55143011 Tecidos<85% fibr.desc.pol.tafetá comb.c/alg.

55143012 Tec.<85%fibr.desc.cores, c/alg.ponto sarjado

55143019 Outs.tec.<85% fibras desc.pol., cores, c/alg.

55143090 Outs.tec.<85% fibras desc.sint., cores, c/alg.

55144100 Tecido poliéster<85% c/algodão, p>170g/m2, tafeta, estamp.

55144200 Tecido poliéster<85% c/algodão, p>170g/m2, sarjado, estamp

55144300 Outros tecidos poliéster<85% c/algodão, p>170g/m2, estamp

55144900 Outs.tecidos fibra sint<85% c/algodão, p>170g/m2, estamp.

55151100 Tecido de fibras de poliéster com raiom viscose

55151200 Tecido de fibras de poliéster com filamento sint/artif.

55151300 Tecido de fibras de poliéster com lã ou pêlos finos

55151900 Outros tecidos de fibras de poliéster

55152100 Tecido de fibras acrílicas, etc.com filamento sint/artif

55152200 Tecido de fibras acrílicas, etc.com lã ou pêlos finos

55152900 Outros tecidos de fibras acrílicas ou modacrílicas

55159100 Tecido de outras fibras sintéticas com filam.sint/artif

55159910 Outs.tec.d/fibras sint.desc.c/lã/pêlos finos

55159990 Outros tecidos de fibras sintéticas descontínuas

55161100 Tecido de fibras artificiais>=85%, cru ou branqueado

55161200 Tecido de fibras artificiais>=85%, tinto

55161300 Tecido de fibras artificiais>=85%, de fios de divs.cores

55161400 Tecido de fibras artificiais>=85%, estampado

55162100 Tecido de fibras artif<85% c/filam.sint/artif.cru/branq

55162200 Tecido de fibras artif<85% com filam.sint/artif.tinto

55162300 Tecido de fibras artif<85% com filam.sint/artif.cores

55162400 Tecido de fibras artif<85% com filam.sint/artif.estamp.

55163100 Tecido de fibras artif<85% com la/pêlos finos, cru/branq

55163200 Tecido de fibras artif<85% com la/pêlos finos, tinto

55163300 Tecido de fibras artif<85% com la/pêlos

Page 38: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

38

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

finos, div.cores

55163400 Tecido de fibras artif<85% com la/pêlos finos, estampado

55164100 Tecido de fibras artif<85% com algodão, cru/branqueado

55164200 Tecido de fibras artif<85% com algodão, tinto

55164300 Tecido de fibras artif<85% com algodão, fio divs.cores

55164400 Tecido de fibras artif<85% com algodão, estampado

55169100 Outs.tecidos de fibras artificiais, crus ou branqueados

55169200 Outros tecidos de fibras artificiais, tintos

55169300 Outros tecidos de fibras artificiais, de fios divs.cores

55169400 Outros tecidos de fibras artificiais, estampados

56011000 Absorventes e tampões, etc.de pastas de matérias têxteis

56012211 Pastas ("ouates") de fibras de aramida

56012219 Pastas ("ouates") de outs.fibras sintéticas/artificiais

56012291 Cilindros para filtro cigarros, de pastas fibras sint/artif

56012299 Outs.artigos de pastas de fibras sintéticas/artificiais

56013010 Tontisses, nós e bolotas, de fibras de aramida

56031110 Falsos tecidos de filamentos de aramida, peso<=25g/m2

56031120 Falsos tecidos de poliester

56031130 Falsos tecidos de polipropileno

56031190 Falsos tecidos de outs.filamentos sint/artif.p<=25g/m2

56031210 Falsos tecidos de filam.poliet.alta dens.25<p<=70g/m2

56031220 Falsos tecidos de filamentos de aramida, 25<p<=70g/m2

56031230 Falsos tecidos de poliester

56031240 Falsos tecidos de polipropileno

56031250 Falsos tecidos de raiom viscose

56031290 Falsos tecidos de outros filam.sint/artif.25<p<=70g/m2

56031310 Falsos tecidos de filam.poliet.alta dens.70<p<=150g/m2

56031320 Falsos tecidos de filamentos de aramida, 70<p<=150g/m2

56031330 Falsos tecidos de poliester

56031340 Falsos tecidos de polipropileno

56031350 Falsos tecidos de raiom viscose

56031390 Falsos tecidos de outros filam.sint/artif.70<p<=150g/m2

56031410 Falsos tecidos de filamentos de aramida, peso>150g/m2

56031420 Falsos tecidos de poliester

56031430 Falsos tecidos de polipropileno

56031440 Falsos tecidos de raiom viscose

56031490 Falsos tecidos de outs.filamentos sint/artif.p>150g/m2

56039100 Outros falsos tecidos, peso<=25g/m2

56039110 Outros falsos tecidos de poliester,peso<=25g/m2

56039120 Outros falsos tecidos de polipropileno,peso<=25g/m2

56039190 Outros falsos tecidos,peso<=25g/m2

56039210 Outs.falsos tecidos, polietileno alta dens.25<p<=70g/m2

56039220 Outros falsos tecidos de poliester,25g/m2<peso<=70g/m2

56039230 Outros falsos tecidos polipropileno,25g/m2<peso<=70g/m2

56039240 Outros falsos tecidos raiom viscose,25g/m2<peso<=70g/m2

56039290 Outros falsos tecidos, 25g/m2<peso<=70g/m2

56039310 Outs.falsos tecidos, polietileno alta dens.70<p<=150g/m2

56039320 Outros falsos tecidos de poliester,70g/m2<peso<=150g/m2

56039330 Outros falsos tecidos polipropilen,70g/m2<peso<=150g/m2

56039340 Outros falsos tecidos raiom viscos,70g/m2<peso<=150g/m2

56039390 Outros falsos tecidos, 70g/m2<peso<=150g/m2

56039400 Outros falsos tecidos, peso>150g/m2

56039410 Outros falsos tecidos de poliester,peso>150g/m2

56039420 Outros falsos tecidos de polipropileno,peso>150g/m2

56039430 Outros falsos tecidos, de raiom viscose peso>150g/m2

56039490 Outros falsos tecidos, peso>150g/m2

56041000 Fios e cordas, de borracha, recobertos de têxteis

56049021 Fios alt.ten.pol.náilon outs.pol.rev.c/borr.

56049022 Fios d/alta ten.d/pol., náilon, rev.c/plástico

Page 39: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

39

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

56049090 Outros fios têxteis/laminas, etc.com borracha/plástico

56060000 Fios revest.por enrolam/laminas/monofilam.sint/art.etc.

56074100 Cordéis de polietileno/polipropileno, p/atadeiras/enfard

56074900 Outros cordéis, cordas, etc.de polietileno/polipropileno

56075011 Cordéis, cordas e cabos, de fibras de náilon

56075019 Cordéis, cordas e cabos, de fibras de outras poliamidas

56075090 Cordéis, cordas e cabos, de outras fibras sintéticas

56081100 Redes confeccion.de matérias têxteis sint/artif.p/pesca

56081900 Outras redes confeccion.de matérias têxteis sint/artif.

56090090 Artigos de fios, lâminas, etc.de outs.mat.text.sint/artif

57023200 Tapete, etc.de mater.têxtil sint/artif.avelud.n/confecc.

57024200 Tapete, etc.de materia têxtil sint/artif.avelud.confecc.

57025020 Tapetes rev.p/pav.ñ avel.ñ confec., mat.sint.

57029200 Tapete, etc.de mater.têxtil sint.artif.n/avelud.confecc.

57032000 Tapete/revest.p/pavim.de náilon/outra poliamida, tufado

57033000 Tapete/revest.p/pavim.de outs.mat.text.sint/art.tufado

58013100 Veludo/pelúcia, tecido, da trama fibra sint/artif.n/cort.

58013200 Veludo/pelúcia, tecido, da trama fibra sint/artif.cortado

58013300 Outs.veludos/pelúcias, tecidos, da trama fibra sint/artif

58013400 Veludo/pelúcia, tecido, da urdidura fibra sint/art.n/cort

58013500 Veludo/pelúcia, tecido, da urdidura fibra sint/art.cortad

58013600 Tecido de froco ("chenille") de fibra sintética/artif.

58013700 Veludos e pelucias obtidos por urdi.,de fib.sin ou art.

58042100 Renda de fibra sintética/artificial, de fabricação mecânica

58050020 Tapecarias de fibra sintética/artif.tecidas à mão, etc.

58063200 Fitas de fibras sintéticas ou artificiais

58101000 Bordados químicos/aereos/com fundo

recortad.em peça, etc

58109200 Bordados de fibra sint/artif.em peça/tiras ou motivos

59011000 Tecido revest.cola/materia amilacea, para encadernação, etc.

59019000 Telas para decalque, transparente para desenho, para pintura, etc.

59021010 Telas p/pneumat.de fios alta tenac.poliamida c/borracha

59021090 Outras telas p/pneumat.de fios alta tenac.de poliamida

59022000 Telas p/pneumáticos, de fios alta tenac.de poliésteres

59029000 Telas p/pneumáticos, de fios alta tenac.de raiom viscose

59031000 Tecido impregnado/revestido, etc.c/policloreto de vinila

59032000 Tecido impregnado/revestido, etc.c/poliuretano

59039000 Tecido impregnado/revestido, etc.c/outros plásticos

59041000 Linóleos, mesmo recortados

59049000 Revestimentos p/pavim.const.induto sobre text

59050000 Revestimento para paredes, de matérias têxteis

59061000 Fitas adesivas, tecidas com borracha, de largura<=20cm

59069100 Tecidos de malha, com borracha

59069900 Outros tecidos com borracha

59070000 Outros tecidos impregnados/revestidos/recobertos, etc.

59090000 Mangueiras e tubos semelhantes, de matérias têxteis

59100000 Correias transportadoras/transmissão, de matéria têxtil

59112010 Gazes e telas p/peneirar, de mat.text.sint/artif.em peca

60011020 Tecido de malha de fibra sint/artif.denom."felpa longa"

60011090 Tecido de malha de outs.mater.text.denom."felpa longa"

60012200 Tecido atoalhado, de malha de fibra sintética/artificial

60012900 Tecido atoalhado, de malha de outras matérias têxteis

60019200 Veludo e pelúcia, de malha de fibra sintética/artificial

60024020 Tecidos de malha fibra sint/art.l<=30cm, e>=5%

Page 40: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

40

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

60029020 Outs.tecidos de malha fibra sint/art.l<=30cm

60033000 Outros tecidos de malha de fibras sintet.l<=30cm

60034000 Outros tecidos de malha de fibras artif.l<=30cm

60041020 Tecidos de malha fibra sint/artif.l>30cm, e>=5%

60041031 Tecidos de malha de fibra sint crus/branqueados l>30cm

60041032 Tecidos de malha de fibra sintetica tintos l>30cm

60041033 Tecidos de malha de fibra sint fios divers cores l>30cm

60041034 Tecidos de malha de fibra sintetica estampados l>30cm

60041041 Tecidos de malha de fibra artif crus/branqueados l>30cm

60041042 Tecidos de malha de fibra artificiais tintos l>30cm

60041043 Tecidos de malha de fibra artif fios diver cores l>30cm

60041044 Tecidos de malha de fibra artificiais estampados l>30cm

60049020 Outros tecidos de malha fibras sint/artif, l>30cm

60049030 Outs.tecidos de malha fibras sinteticas l>30cm

60049040 Outs.tecidos de malha fibras artificiais l>30cm

60063100 Outros tecidos de malha, fibras sintet.crus ou branqueados

60063200 Outros tecidos de malha,fibras sintet.tingidos

60063300 Outros tecidos de malha, fibras sintet.c/fios divs.cores

60063400 Outros tecidos de malha, fibras sintet.estampados

60064100 Outros tecidos de malha, fibras artif.crus ou branqueados

60064200 Outros tecidos de malha, fibras artif.tingidos

60064300 Outros tecidos de malha, fibras artif.c/fios divs.cores

60064400 Outros tecidos de malha, fibras artificiais estampados

63014000 Cobertores e mantas, de fibras sintéticas,não elétricos

63039200 Cortinas, sanefas, etc.de fibras sintéticas, exc.de malha

63053310 Sacos para embalagem, de malha de polietileno/polipropileno

63053390 Outros sacos p/embalagem, de lâminas de polietileno, etc.

63053900 Sacos para embalagem, de outras matérias têxteis sint/artif

63061200 Encerados e toldos, de fibras sintéticas

63072000 Cintos e coletes salva-vidas

64019910 Outs.calç.cobr.joelho sola ext.borr., plást.

64019990 Outs.calçados imperm.d/borr./plást.s/const.

64029110 Outs.calç.cobr.torn.c/biqueir.protet.d/metal

64029190 Outs.calç.cobr.tornoz.part.sup.borr., plást.

64029910 Outs.calç.cobr.torn.c/biqueir.protet.d/metal

64029990 Outs.calç.cobr.tornoz.part.sup.borr., plást.

64039990 Outs.calçads.sol.ext.borr./plást.couro/nat.

64062000 Solas exteriores e saltos, de borracha ou plástico

64069020 Palmilhas

64069090 Outras partes de calçados, etc

64069920 Palmilhas de outras matérias

64069990 Outras partes de calçados, etc.de outras matérias

66019110 Guarda-chuvas de haste/cabo telescop.c/tecido seda/etc.

66019190 Outros guarda-chuvas, sombrinhas, de haste/cabo telescop.

66019900 Outros guarda-chuvas, sombrinhas e guarda-sóis

67021000 Flores, folhagem, frutos, artifs.e partes, de plástico

67041100 Perucas completas, de matérias têxteis sintéticas

67041900 Barbas, sobrancelhas, etc.de matérias têxteis sintéticas

68128000 Obras de/crocidolita (amianto)ou em fibras

68129100 Vest, acess.calçados, etc.de amianto/das mist.

68129200 Papéis, cartões, feltros, de amianto/das mist.

68129300 Folhas d/amianto/elastôm.p/junts.mesmo apresentadas em rolos

68129910 Outs.juntas e elem.função semel.d/vedação

68129920 Amianto trabalhado, em fibras

68129990 Outs.obr.d/amian.trab.fib.mist.am.c/carb.mag.

84703000 Outras máquinas de calcular

85061010 Pilhas elétricas, de bióxido de manganês, alcalinas

85061030 Baterias de pilhas, elétricas, de bióxido de

Page 41: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

41

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

manganês

85064090 Outras pilhas/baterias elétricas, de óxido de prata

85065010 Pilhas/baterias eletr.de litio, vol<=300cm3

85065090 Outras pilhas/baterias eletr.de lítio

85066010 Pilhas/baterias eletr.de ar-zinco, vol<=300cm3

85068010 Outras pilhas/baterias eletr.vol<=300cm3

85069000 Partes de pilhas/baterias de pilhas, elétricas

85079020 Recipientes para acumuladores elétricos de plástico, tampas, etc

85109020 Pentes e contrapentes para máquinas de tosquiar

85232110 Cartôes magnéticos não gravados

85232120 Cartões magnéticos gravados

85232911 Discos magnét.ñ grav.p/unid.d/discos rígidos

85232919 Outros discos magnéticos não gravados

85232921 Fitas magnéticas ñ grav.l<=4mm, em cassetes

85232922 Fitas magnéticas ñ grav.l >4mm<=6, 5mm

85232923 Fitas magnéticas ñ grav.l<50.8mm, rolos/carr.

85232924 Fitas magnéticas k7 p/grav.vídeo larg>6, 5mm

85232931 Fitas magnet.p/repr.diferen. d/som/imag.grav.

85232932 Fitas magnét.cart.casset.larg.<4mm, grav.

85232933 Fitas magnéticas d/larg.>6, 5mm, gravadas

85232939 Fitas magnéticas d/larg.>4mm, <6, 5mm, grav.

85232990 Outs.discos, fitas, sup.p/grav.d/som, sem.grav.

85234011 Discos p/leit.p/laser pod.ser grav.1única vez

85234019 Outs.suportes prep./grav.som/semelhantes

85234021 Disco grav., p/leit.raio laser, repr.só do som

85234022 Discos p/sist."laser", p/rep.dif.d/som/imagem

85234029 Outs.discos p/sist.d/leitura p/raio "laser"

85234110 Discos p/sis.lei.raios laser,gravad.uma única vez

85234190 Outros discos para sistema de leitura por raio laser

85234910 Discos p/leit.p/laser apenas para reprodução de som

85234920 Discos para rep.de fenomenos.dif.de som ou imagem

85472090 Outs.pecas isol.de plástico p/maqs.apars.instal.eletr.

87081000 Pára-choques e suas partes p/veículos automóveis

87082100 Cintos de segurança para veículos automóveis

87082911 Para-lamas para "dumpers" e tratores exc.os rodoviários

87082914 Paineis de instrumentos p/"dumpers"/tratores exc.rodov.

87082919 Outs.partes/acess.de carroçarias p/"dumpers" e tratores

87082991 Pára-lamas para veículos automóveis

87082994 Painéis de instrumentos para veículos automóveis

87089411 Volante de direção para "dumpers" e tratores exc.rodov.

87089481 Volantes de direção para veículos automóveis

87089490 Outs.partes, acess.p/tratores e veícs.autos.

87089510 Bolsas infláv.d/segur.c/sist.insufl.("airbags")

87089521 Bolsas infláveis para "airbags"

87089522 Infl.d/bolsa d/ar p/disposts.d/seg.("airbag")

89071000 Balsas infláveis

90049020 Óculos de segurança

94019090 Partes para assentos, de outras matérias

94037000 Moveis de plásticos

94041000 Suporte elástico para camas

94042100 Colchões de borracha/plásticos alveolares, mesmo rocob.

94042900 Colchões de outras matérias

94043000 Sacos de dormir

94049000 Edredões, almofadas, pufes, travesseiros e artigos semelhantes

94059200 Partes para aparelhos de iluminação, de plásticos

95030010 Brinq.d/roda p/criança/carrinhos p/bonecos

95030021 Bonecos acionados por mecanismo de corda/elétrico

95030022 Outros bonecos, mesmo vestidos

95030029 Outras partes e acessórios de bonecos

95030031 Brinq.repres.animais criat.ñ hum.c/enchim

95030039 Outs.brinq.repres.anim., criaturas não humanas

95030040 Trens elétricos de brinquedo, inclusive trilhos, sinais, acessórios

Page 42: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

42

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

95030050 Modelo reduzido de brinquedo, em conjunto para montagem

95030060 Outros conjuntos e brinquedos, para construção

95030080 Outros brinquedos apresentados em sortidos ou panóplias

95030091 Instrumentos e aparelhos musicais de brinquedo

95030097 Outros brinquedos com motor elétrico

95030098 Outros brinquedos de fricção, de corda ou de mola

95030099 Outros brinquedos de qualquer tipo

95039000 Outros brinquedos, etc. para divertimento

95042000 Bilhares e seus acessórios

95044000 Cartas de jogar

95051000 Artigos para festas de natal

95059000 Artigos para outras festas, carnaval ou outros divertimentos

95066900 Outras bolas

95071000 Varas (canas) de pesca

95072000 Anzóis, mesmo montados em sedelas (terminais)

95079000 Outros artigos para pesca à linha, pucas, redes, iscas, caca, etc

96035000 Outras escovas constit.partes de maqs.apars.ou veículos

96039000 Outras vassouras, escovas, pincéis, espanadores, rodos, etc.

96040000 Peneiras e crivos, manuais

96061000 Botões de pressão e suas partes

96062100 Botões de plástico, n/recob.de matérias têxteis

96062900 Outros botões

96063000 Formas e outras partes de botões e esboços de botões

96081000 Canetas esferográficas

96082000 Canetas e marcadores, com ponta de feltro/pontas porosas

96084000 Lapiseiras

96085000 Sortidos de canetas com lapiseiras

96086000 Cargas com ponta, para canetas esferográficas

96089981 Pontas porosas, para canetas e marcadores

96089990 Estiletes para duplicadores, porta-lápis e artigos semelhantes

96121011 Fitas de plástico, c/tinta magnetiz.p/impressão caracter

96121012 Fitas de plástico, corretivas, para máquinas de escrever

96121013 Outras fitas de plástico, em cartuchos, paramáquinas de escrever

96121090 Outras fitas impressoras de outras matérias

96131000 Isqueiros de bolso, a gás, não recarregáveis

96132000 Isqueiros de bolso, a gás, recarregáveis

96138000 Outros isqueiros e acendedores

96139000 Partes de isqueiros e outros acendedores

96151100 Pentes e travessas para cabelo, de borracha endur/plástico

96190000 Absorventes e tampoes higienicos,cueiro e fralda p/bebe

Page 43: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

43

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Itens NCM 8 classificados como média densidade química

NCM 8 Descrição NCM 8

22011000 Água mineral/gaseif.n/adicion.açúcar, n/aromatizada, etc.

22019000 Outras águas, sem açúcar, n/aromatizadas, etc.gelo e neve

22021000 Água incl.mineral/gaseif.adicion.açúcar, aromatizada, etc

22029000 Outras bebidas não alcoólicas, exceto suco frutas, produtos hortícolas

24022000 Cigarros de fumo

24031000 Fumo manufaturado, para fumar, mesmo contendo sucedâneos do fumo

36050000 Fósforos, exceto os artigos de pirotecnia

40070011 Fios de borracha vulcanizada, recobertos com silicone

40082100 Chapas, folhas, etc.de borracha vulcan.n/alveol.n/endurec

40093210 Tubo borracha vulc.ref.mat.text.c/acess.r>=17

40094290 Outs.tubos borracha vulc.ref.out.mat.c/acess.

40101200 Correia transportad.de borracha vulcan.reforc.mat.text.

40101900 Outras correias transportadoras, de borracha vulcanizada

42022210 Bolsas de folhas de plástico

47020000 Pasta química de madeira, para dissolução

47032900 Pasta quim.madeira de n/conif.a soda/sulfato, semi/branq

47061000 Pastas de linteres de algodão

47062000 Pastas de fibras obtidas do papel ou cartão reciclados

47063000 Outras pastas d/fibras obtidas de bambu

47069100 Pastas mecânicas de outs.matérias fibrosas celulosicas

47069200 Pastas químicas de outras matérias fibrosas celulosicas

47069300 Pastas semiquim.de outras matérias fibrosas celulosicas

47071000 Papel/cartão kraft, crus ou ondul.de reciclar (desperds)

47072000 Outs.papéis/cartões obt.da pasta quim.branq.de reciclar

47073000 Papel/cartão obtidos da pasta mecânica, de reciclar

47079000 Outs.papéis ou cartões, de reciclar, incl.n/selecionados

48010010 Papel jornal, em rolos/fls.p<=57g/m2, fibra proc.mec>=65%

48010090 Outros papéis jornais, em rolos ou em folhas

48021000 Papel e cartão feitos a mão (folha a folha)

48022010 Papel p/fabr.papel fotosens.rolos, l<=15cm, fls.l<=360mm

48022090 Outs.papéis p/fabr.papel fotossensiv.etc.em rolos/fls.

48024010 Papel p/fabr.papéis de parede, rolos l<=15cm

48024090 Outs.papéis p/fabr.de papéis de parede, em rolos/fls.

48025410 Papéis c/fibra mec<=10%, p<40g/m2, rolos l<=15cm, fls, etc

48025491 Papel fabr.d/past.branq.p<19g/m2, p.carbono

48025499 Outs.papéis fab.obt.branq., mecânico

48025510 Papel fibra mec<=10%, 40g/m2<=p<=150g/m2, rolo l<=15cm

48025591 Papel de desenho, fibr.mec<=10%, 40g/m2<=p<=150g/m2

48025592 Papel kraft, fibra proc.mec<=10%, 40g/m2<=p<=150g/m2

48025599 Outs.papéis/cartões fibra proc.mec<=10%, 40<=p<=150g/m2

48025610 Papel fibra mec<=10%, 40<=p<=150g/m2, fls.lado<=360mm

48025691 Papel p/ impr.papel-moeda, fibra mec<=10%, 40<=p<=150g/m2

48025692 Papel de desenho, fibra<=10%, 40<=p<=150g/m2, l<=435x297mm

48025693 Papel kraft, fibra<=10%, 40<=p<=150g/m2, l<=435x297mm

48025699 Outs.papéis fibra<=10%, 40<=p<=150g/m2, l<=435x297mm

48025710 Outs.papéis fibra<=10%, 40<=p<=150g/m2, tiras<=15cm, etc.

48025791 Papel p/impr.papel-moda, fibra mec<=10%40<=, p<=150g/m2

48025792 Papel de desenho, fibra mec<=10%, 40g/m2<=p<=150g/m2

48025793 Papel kraft, fibra mec<=10%, 40g/m2<=p<=150g/m2

48025799 Outs.papéis/cartões fibra mec<=10%, 40g/m2<=p<=150g/m2

48025810 Papel fibra mec<=10%, p>150g/m2, tiras/rolos l<=15cm, etc

Page 44: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

44

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

48025891 Papel de desenho, fibra mec<=10%, p>150g/m2

48025892 Papel kraft, fibra mec<=10%, p>150g/m2

48025899 Outs.papéis/cartões fibra mec<=10%, p>150g/m2

48026110 Papel fibra mec>10%, em rolos l<=15cm

48026191 Papel fibra mec>65%, p<=57g/m2, em rolos

48026199 Outs.papéis/cartões fibra proc.mec>10%, em rolos

48026210 Outs.papéis fibra mec>10%, lado<=360mm

48026291 Outs.papéis fibra mec>65%, p<=57g/m2

48026299 Outs.papéis/cartões, fibra mec>10%, fls<=435mmx297mm

48026910 Papel fibra mec>10%, tiras l<=15cm, fls.lado<=360mm

48026992 Outs.papéis fibra mec>10%, kraft

48026999 Outs.papéis/cartões, fibra mec>10%

48030010 Pasta de celulose e mantas de fibras de celulose

48030090 Papel p/fabr.de papel higiênicos ou de toucador, etc.

48041100 Papel/cartão "kraftliner", p/cobertura, crus, em rolos/fls

48041900 Outs.papéis/cartões "kraftliner", p/cobert.em rolos/fls

48042100 Papel kraft p/sacos de gde.capacidade, cru, em rolos/fls.

48042900 Outros papéis kraft p/sacos gde.capacidade, em rolos/fls

48043110 Papel/cartão kraft, crus, p<=150g/m2, rigid.dieletr>=600v

48043190 Outs.papéis/cartões kraft, crus, p<=150g/m2, em rolos/fls.

48043910 Outs.papéis/cartão kraft, p<=150g/m2, rigid.dieletr>=600v

48043990 Outros papéis/cartões kraft, p<=150g/m2, em rolos ou folh

48044100 Papel e cartão kraft, crus, 150<p<225g/m2, em rolos/folhas

48044200 Papel kraft, branq.fibra proc.quim>95%, 150<p<=225g/m2

48044900 Outs.papéis/cartões kraft, 150<p<225g/m2, em rolos/folhas

48045100 Papel e cartão kraft, crus, p>=225g/m2, em rolos ou folhas

48045200 Papel/cartão kraft, branq.fibra proc.quim>95%, p>=225g/m2

48045910 Papel semibranq.kraft, fibra proc.quim.p>=225g/m2, rolos

48045990 Outros papéis/cartões kraft, p >=225g/m2, em rolos/folhas

48051100 Papel semiquim.p/ondular, n/revest.rolos/fls.

48051200 Papel palha p/ondular, n/revest.em rolos/fls.

48051900 Outs.papéis p/ondular, n/revest.em rolos/fls.

48052400 Papel "testliner", n/rev.rolos/fls.p<=150g/m2

48052500 Papel "testliner", n/rev.rolos/fls.p>150g/m2

48053000 Papel sulfito p/embalagem, n/revestido, em rolos/folhas

48054010 Papel-filtro e cartão-filtro, fibr.copolim.acetat.vinila

48054090 Outs.papel-filtro e cartão-filtro, n/revest.em rolos/fls

48055000 Papel-feltro, cartão-feltro e papel/cartão lanosos, etc.

48059100 Outs.papéis/cartões n/rev.rolos/fls.p<=150g/m2

48059210 Papel com fibras de vidro, 150<p<225g/m2

48059290 Outs.papéis n/revest.rolos/fls.150<p<225g/m2, rolos/fls

48059300 Outs.papéis/cartões n/revest.rolos/fls.p>225g/m2

48061000 Papel-pergaminho e cartão-pergaminho, em rolos ou folhas

48062000 Papel impermeável a gorduras, em rolos ou em folhas

48063000 Papel vegetal, em rolos ou em folhas

48064000 Papel cristal/outs.papéis calandrados, etc.em rolos/fls.

48070000 Papel/cartão obt.colagem fls.sobrepost.n/rev.rolos/fls.

48081000 Papel e cartão ondulados, mesmo perfurados, em rolos/fls.

48082000 Papel kraft p/sacos gde.capac.encrespado, etc.rolos/fls.

48083000 Outs.papéis kraft, encrespados/plissados, etc.rolos/fls.

48084000 Papeis kraft,encrespados/plissados,mês.gof.est.ou per.

48089000 Outs.papéis/cartões ondulados/encrespados, etc.rolos/fls

48092000 Papel autocopiativo, em rolos ou em folhas

48099000 Outros papéis p/copia ou duplicacao, em rolos ou folhas

48101310 Papel/cartão p/escrita, etc.fibra<=10%, rolos

Page 45: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

45

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

l<=15cm

48101381 Papel/cartão metalizado, fibra<=10%, rolos/fls.p>150g/m2

48101382 Papel/cartão baritado, fibra<=10%, rolos/fls.p>150g/m2

48101389 Outs.papéis p/escrita, etc.fibra<=10%, rolos, p>150g/m2

48101390 Outs.papéis p/escrita, etc.fibra<=10%, em rolos

48101410 Papel p/escrita, etc.fibra<10%, fls, lado<=360mm

48101481 Papel metalizado, fibra<=10%, p>150g/m2, fls<=435x297mm

48101482 Papel baritado, fibra<=10%, p>150g/m2, fls.lado<=435x297mm

48101489 Outs.papéis escrit.etc.fibra<=10%, p>150g/m2, fl<=435x297

48101490 Outs.papéis p/escrita, etc.fibra<=10%, fls<=435x297mm

48101910 Outs.papéis escrit.etc.fibra<=10%, tira l<=15cm, fl<360mm

48101981 Outs.papéis metalizados, p>150g/m2, fibra<=10%

48101982 Outs.papéis baritados, p>150g/m2, fibra<=10%

48101989 Outs.papéis/cartões p/escrita, etc.p>150g/m2, fibra<=10%

48101990 Outs.papéis/cartões p/escrita, etc.fibra mecan<=10%

48102210 Papel cuche leve, fibra>10%, tiras/rolos l<=15cm, fls<=360

48102290 Outs.papéis cuche leve, fibra mecan>10%

48102910 Papel escrita, etc.fibra>10%, tira/rolo l<=15cm, fls<=360m

48102990 Outs.papéis/cartões p/escrita, etc.fibra mecan>10%, rolos

48103110 Papel kraft branq.p<=150g/m2, fibra quim>95%, rolo l<=15c

48103190 Outs.papéis kraft, p<=150g/m2, fibra quim>95%, rolo l<=15c

48103210 Papel kraft branq.p>150g/m2, rolos l<=15cm

48103290 Outs.papéis kraft, p>150g/m2, fibra quim>95%, rolos l<=15c

48103910 Outs.papéis/cartões kraft, rolos l<=15cm, fls l<=360mm

48103990 Outs.papéis/cartões kraft, exc.para escrita, etc.

48109210 Papéis de camada multipla, tira/rolo l<=15cm, fls<=360mm

48109290 Outs.papéis de camada multipla, revest.caulim, rolos/fls

48109910 Outs.papéis, revest.caulim, tira/rolo l<=15cm, fls<=360mm

48109990 Outs.papéis/cartões, revest.caulim, em rolos/fls.

48111010 Papel de celulose alcatroado, etc.tira/rolo l<=15cm, fls

48111090 Outs.papéis de celulose alcatroados, betumin.etc.rolos/

48114110 Papel/cartão auto-adesiv.tiras/rolo l<=15cm, fls<=360mm

48114190 Outs.papéis/cartões auto-adesivos, em rolos/fls.

48114910 Outs.papéis/cartões adesiv.tira/rolo l<=15cm

48114990 Outs.papéis/cartões gomados/adesivos, em rolos/fls

48115110 Papel branq.revest.etc.plast.p>150g/m2, tira l<=15cm, fl

48115121 Papel branq.revest.etc.silicone, p>150g/m2, rolos/fls.

48115122 Papel branq.revest.etc.poliet.estrat.alumin.p>150g/m2

48115123 Papel branq.revest.etc.polietileno/poliprop, p>150g/m2

48115128 Outros papéis gofrados na face recoberta ou revestida

48115129 Outs.papéis/cartões branq.revest.etc.plast.p>150g/m2

48115130 Outs.papéis/cartões branq.impregn.plástico, p>150g/m2

48115910 Outs.papéis revest.etc.plast.tiras/rolos l<=150g/m2

48115921 Outs.papéis revest.etc.polietileno/polipropileno, rolos/

48115922 Outs.papéis revest.etc.de silicone, em rolos/fls.

48115923 Outs.papéis revest.etc.polietileno, estrat.alumin.rolos/

48115929 Outs.papéis/cartões recob/revest.outs.plásticos, rolos/

48115930 Outs.papéis impregnados de plásticos em rolos/fls.

48116010 Papel revest.cera, etc.tiras/rolos l<=15cm, fls<=360mm

48116090 Outs.papéis recob.revest.impregn.cera, etc.em rolos/fls

48119010 Outs.papéis de celulose revest.etc.tiras/rolos l<=15cm

48119090 Outs.papéis de celulose revest.impreg.etc.em rolos/fls

Page 46: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

46

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

48120000 Blocos e chapas, filtrantes, de pasta de papel

48131000 Papel para cigarros, em cadernos ou em tubos

48132000 Papel para cigarros, em rolos de largura<=5cm

48139000 Outros papéis para cigarros

48141000 Papel denominado "ingrain"

48142000 Papel de parede, revest.de plástico granida, etc.decorado

48149000 Outs.papéis de parede/revestim.paredes, papel p/vitrais

48162000 Papel autocopiativo, mesmo em caixas

48169010 Papel-carbono e semelhantes mmo em caixas

48169090 Outs.papéis autocop., estênceis, chap.offset

48171000 Envelopes de papel ou cartão

48172000 Aerogramas, bilhetes-postais n/ilustr.cartões p/corresp.

48173000 Caixas, etc.de papel/cartão, cont.sortido artig.p/corresp

48181000 Papel higiênico

48182000 Lenços e toalhas de mão, de papel

48183000 Toalhas e guardanapos, de papel, de mesa

48184010 Fraldas de papel

48184020 Tampões higiênicos, de papel

48184090 Absorventes e outros artigos higiênicos, de papel

48185000 Vestuário e seus acessórios, de papel

48189010 Almofadas absorv.util.embalagens de prods.alimenticios

48189090 Outs.artigos de papel, p/uso sanitario/doméstico/hospit.

48191000 Caixas de papel ou cartão, ondulados (canelados)

48192000 Caixas e cartonagens, dobraveis, de papel/cartão, n/ondul.

48193000 Sacos de papel ou cartão, cuja largura da base>=40cm

48194000 Outros sacos, bolsas e cartuchos, de papel ou cartão

48195000 Outs.embalagens de papel ou cartão, incl.capas p/discos

48196000 Cartonagens p/escritórios, lojas e estabelecim.semelhs.

48201000 Livros de registro, de contabilidade, blocos de notas, etc

48202000 Cadernos

48203000 Classificadores, capas p/encadernação, de papel ou cartão

48204000 Formularios em blocos "manifold", mesmo c/papel-carbono

48205000 Álbuns para amostras ou coleções, de papel ou cartão

48209000 Outs.artigos de papel/cartão, p/escritório/papelaria, etc

48211000 Etiquetas de papel ou cartão, impressas

48219000 Outras etiquetas de papel ou cartão

48221000 Carreteis, bobinas, etc.de papel/cartão, p/fios têxteis

48229000 Carreteis, bobinas, etc.de papel/cartão, p/outros usos

48232010 Papel-filtro, etc.15g/m2<p<=25g/m2, fibr.copol.acet.vinil

48232091 Papel filtro, de celulose, tira/rolo 15<l<=36cm

48232099 Outs.papéis filtro/cartão filtro, de celulose

48234000 Papel-diagrama p/apars.registradores, em bobinas/fls, etc

48236100 Bandejas, traves.prat.xíc.etc.de de bambu

48236900 Outs.bandejas, traves.prat.etc.de pap./cartão

48237000 Artigos moldados ou prensados, de pasta de papel

48239010 Cartões perfurados para mecanismos "jacquard"

48239020 Papel e cartão, de rigidez dielétrica>=600v, p<=60g/m2

48239091 Outs.papéis, etc.de celulose, rolos 15<l<=36cm

48239099 Outs.papéis, cartões de celulose e outs.obras de papel

54034200 Fio de acetato de celulose, retorcido ou retorc.múltiplo

58062000 Outs.fitas conteudo>=5% de fios de elastômeros/borracha

60024010 Tecidos de malha de algodão, l<=30cm, elast>=5%

60024090 Tecidos de malha outs.mat.text.l<=30cm, e>=5%

60029010 Outros tecidos de malha de algodão, l<=30cm

60029090 Outs.tecidos de malha outs.mater.text.l<=30cm

60041010 Tecidos de malha de algodão, l>30cm, elast>=5%

60041011 Tecidos de malha de algodão crus ou branqueados l>30cm

60041012 Tecidos de malha de algodão tintos l>30cm

60041013 Tecidos de malha de algodão fios diversas cores l>30cm

Page 47: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

47

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

60041014 Tecidos de malha de algodão estampados l>30

60041090 Tecidos de malha de outros mat.text.l>30cm, e>=5%

60041091 Tecidos de malha de outs.mat.text crus ou branq l>30cm

60041092 Tecidos de malha de outs.mat. texteis tintos l>30cm

60041094 Tecidos de malha de outs.mat.text estampados l>30cm

60049010 Outros tecidos de malha de algodão, l>30cm

60049090 Outros tecidos de malha outros mater.text.l>30cm

61013000 Sobretudos, etc.de malha de fibra sint/art.uso masculino

61023000 Mantos, etc.de malha de fibra sint/artif.de uso feminino

61031020 Ternos malha de fibras sintéticas, uso masculino

61032300 Conjuntos de malha de fibra sint/artif.de uso masculino

61033300 Paletos (casacos) de malha de fibras sintéticas

61034300 Calcas, etc.de malha de fibras sintéticas, uso masculino

61041300 Tailleurs de malha de fibras sintéticas

61042300 Conjuntos de malha de fibras sintéticas, de uso feminino

61043300 Blazers de malha de fibras sintéticas, de uso feminino

61044300 Vestidos de malha de fibras sintéticas

61044400 Vestidos de malha de fibras artificiais

61045300 Saias e saias-calças, de malha de fibras sintéticas

61046300 Calças, etc.de malha de fibras sintéticas, uso feminino

61052000 Camisas de malha de fibra sintética, artif.uso masculino

61062000 Camisas, etc.de malha de fibras sint/artif.uso feminino

61071200 Cuecas e ceroulas, de malha de fibras sintéticas/artif.

61072200 Camisoloes, etc.de malha de fibra sint/art.uso masculino

61079910 Roupa/banho, robes, etc.masc.malh.f.sint/art.

61081100 Combinações e anáguas, de malha de fibra sintética/artif

61082200 Calcinhas de malha de fibras sintéticas ou artificiais

61083200 Camisolas, etc.de malha de fibra

sint/artif.uso feminino

61089200 Roupões, etc.de malha de fibras sint/artif.uso feminino

61103000 Suéteres, pulôveres, etc.de malha de fibras sint/artif.

61113000 Vestuário p/bebes e acess.de malha de fibras sintéticas

61121200 Abrigos para esportes, de malha de fibras sintéticas

61123100 Shorts e sungas, de banho, de malha de fibra sintética

61124100 Maiôs e biquínis, de banho, de malha de fibras sintéticas

61130000 Vestuário confecc.de tecidos malha c/plástico/borracha

61143000 Outros vestuários de malha de fibra sintet/artificial

61151011 Meias-calças malha fibras sint.<67decitex f/s.

61151012 Meias-calças malha fibras sint.>67decitex f/s.

61151021 Meias fem.até/acima joelho<67dc.sint/art.

61151093 Outras meias-calças e semel.malha d/fib.sint.

61152100 Meias-calças malha fibras sint.<67decitex f/s.

61152200 Meias-calças malha fibras sint.>67decitex f/s.

61153010 Meias fem.até/acima joelho<67dc.sint/art.

61159600 Outras meias-calças e semel.malha d/fib.sint.

61161000 Luvas, etc.de malha, impregnadas, etc.de plástico/borracha

61169300 Luvas, etc.de malha de fibras sintéticas

61178010 Gravatas, grav.-borb., plastrons, de malha

62011300 Sobretudos, impermeav.etc.de fibra sint/artif.masculino

62019300 Outros sobretudos, etc.de fibras sint/art.uso masculino

62021100 Mantos, impermeavs.etc.de la ou pêlos finos, uso feminino

62021300 Mantos, impermeavs.etc.de fibra sint/artif.uso feminino

62021900 Mantos, impermeavs.etc.de outs.mater.text.uso feminino

62029300 Outros mantos, etc.de fibras sintet/artif.uso feminino

62031200 Ternos (fatos) de fibras sintéticas

62032300 Conjuntos de fibras sintéticas, de uso masculino

62033300 Paletós (casacos) de fibras sintéticas

62034300 Calças, jardineiras, etc.de fibra sintética, uso masculino

62041300 Tailleurs (fatos de saia-casaco) de fibras

Page 48: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

48

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

sintéticas

62042300 Conjuntos de fibras sintéticas, de uso feminino

62043300 Blazers de fibras sintéticas, de uso feminino

62044300 Vestidos de fibras sintéticas

62045300 Saias e saias-calças, de fibras sintéticas

62046300 Calças, jardineiras, etc.de fibra sintética, uso feminino

62053000 Camisas de fibras sintéticas/artificiais, uso masculino

62064000 Camisas, blusas, etc.de fibras sint/artif.de uso feminino

62072200 Camisolões e pijamas, de fibra sint/artif.uso masculino

62079910 Outs.(camisetas, rob., sem.)fibr.sint/art masc.

62081100 Combinações e anáguas, de fibras sint/artif.uso feminino

62082200 Camisolas e pijamas, de fibras sint/artif.uso feminino

62089200 Corpetes, calcinhas, penhoares, etc.de fibras sint/artif.

62093000 Vestuário para bebês e acessórios, de fibras sintéticas

62102000 Sobretudos, impermeav.etc.de mat.têxtil c/plast/borracha

62103000 Mantos, impermeav.etc.de mat.têxtil c/plástico/borracha

62111200 Maiôs e biquínis, de banho, exceto de malha

62112000 Macacões e conjuntos, de esqui, exceto de malha

62113300 Outros vesturaios de fibras sint/artif.de uso masculino

62114300 Outros vestuários de fibras sint/artif.de uso feminino

62123000 Modeladores de torso inteiro (cintas "soutiens")

62143000 Xales, echarpes, cachecois, etc.de fibras sintéticas

62151000 Gravatas, plastrons, etc.de seda ou desperdícios de seda

62152000 Gravatas, plastrons, etc.de fibras sintéticas/artificiais

62159000 Gravatas, plastrons, etc.de outras matérias têxteis

63011000 Cobertores e mantas, elétricos

63022200 Roupas de cama, de fibras sintéticas ou artif.estampadas

63023200 Outras roupas de cama, de fibras sintéticas/artificiais

63025300 Roupas de mesa, de fibras sintéticas/artif.exc.de malha

63029300 Roupas de toucador/cozinha, de fibras sintéticas/artif.

63031200 Cortinas, sanefas, etc.de malha de fibras sintéticas

63062200 Tendas de fibras sintéticas

63079010 Outros artefatos confeccionados, de falso tecido

63079020 Artefatos tubulares c/trat.ignif.p/saída emerg.pessoas

64011000 Calçados impermeav.de borracha/plast.c/biq.prot.metal

64019200 Calçados impermeav.de borracha/plast.cobrindo tornozelo

64019900 Outros calçados impermeav.de borracha/plast.sem costura

64021200 Calçados p/esqui e p/surfe de neve, de borracha/plástico

64021900 Calçados para outros esportes, de borracha ou plástico

64022000 Calçados de borracha/plast.c/parte super.em tiras, etc.

64029900 Outros calçados de borracha ou plástico

64041100 Calçados p/esportes, etc.de mat.text.sola borracha/plast

64041900 Outs.calçados de materia têxtil, sola de borracha/plast.

64051010 Calçados de couro reconst.sola exter.de borracha/plast.

64059000 Outros calçados

65050012 Bonés de fibras sintéticas ou artificiais

65050022 Gorros de fibras sintéticas ou artificiais

65050032 Chapéus de fibras sintéticas ou artificiais

65059012 Bonés de fibras sintéticas ou artificiais

65059022 Gorros de fibras sintéticas ou artificiais

65059032 Chapéus de fibras sintéticas ou artificiais

65069100 Chapéus e outros artefs.de borracha ou de plástico

66011000 Guarda-sóis de jardim e artefatos semelhantes

68042111 Mos de diamante nat/sint.aglomerados c/resina, d<53.34cm

68042119 Outros mos de diamante natural/sint.aglomerad.d<53.34cm

68042190 Outros mos de diamante natural/sint.aglomerados

84212100 Aparelhos para filtrar ou depurar água

Page 49: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

49

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

84212200 Aparelhos para filtrar ou depurar bebidas, exceto água

84213100 Filtros de entrada de ar para motores a explosão/diesel

84219910 Partes de outros aparelhos p/filtrar ou depurar gases

84219999 Outs.partes de apars.p/filtrar ou depurar líquidos, etc.

84439923 Outros cartuchos de tinta

84439933 Outros cartuchos revelador/produtos p/viragem "toners"

84701000 Calculadoras eletron.c/func.s/fonte ext.energ.eletr.etc

84702100 Máquinas de calcular, eletron.c/disposit.impress.incorp.

84702900 Outras máquinas de calcular, eletrônicas

84705011 Caixas registradoras, eletron.capac.comun.computador, etc

84705019 Outras caixas registradoras eletrônicas

84705090 Outras caixas registradoras

84779000 Partes de maqs.e apars.p/trab.borracha/plast.fabr.prods

84799090 Outs.partes de máquinas e apars.mecan.c/função propria

84818091 Válvulas tipo aerosol

84818092 Válvulas solenoides

84818093 Válvulas tipo gaveta

84818094 Válvulas tipo globo

84818095 Válvulas tipo esfera

84818096 Válvulas tipo macho

84818097 Válvulas tipo borboleta

84818099 Torneiras e outros dispositivos para canalizações, etc.

84819010 Partes de válvulas tipo aerosol/disp.util.banheiros, etc

84819090 Partes de torneiras, outs.dispositiv.p/canalizações, etc.

84841000 Juntas metaloplásticas

84842000 Juntas de vedação, mecânicas

85061020 Outras pilhas elétricas, de bióxido de manganês

85063010 Pilhas/baterias eletr.de óxido de mercúrio, vol<=300cm3

85063090 Outras pilhas/baterias eletr.de óxido de mercúrio

85064010 Pilhas/baterias eletr.de óxido de prata, vol<=300cm3

85066090 Outras pilhas/baterias eletr.de ar-zinco

85068090 Outras pilhas/baterias elétricas

85071000 Acumuladores eletr.de chumbo, p/arranque de motor pistão

85071010 Acumuladores elet de chumbo,capac <= 20ah e t<= 12v

85071090 Outros acumuladores elétricos de chumbo

85072010 Outros acumuladores elétricos, de chumbo, peso<=1000kg

85072090 Outros acumuladores elétricos, de chumbo

85073011 Acumuladores eletr.de níquel-cádmio, p<=2500kg, cap<=15ah

85073019 Outs.acumuladores elétricos, de níquel-cádmio, p<=2500kg

85073090 Outros acumuladores elétricos, de níquel-cádmio

85074000 Acumuladores eletrétricos de níquel-ferro

85075000 Acumuladores eletricos de niquel-hidreto metalico

85076000 Acumuladores eletricos de ion de litio

85078000 Outros acumuladores elétricos

85079090 Outras partes para acumuladores elétricos

85081100 Aspiradores de pó eletromecânicos - uso doméstico

85081900 Outros aspiradores >1.500w vol.reserv.>200l

85086000 Outs.aspirads.eletr.c/motor elétr.uso domést.

85087000 Partes/aps.eletrom.c/motor elétr.uso doms.

85094010 Liquidificador de alimentos, c/motor eletr.uso doméstico

85094020 Batedeiras de alimentos, c/motor eletr.uso doméstico

85094030 Moedores de carne, c/motor eletr.uso doméstico

85094040 Extrator centrífugo de sucos, c/motor eletr.doméstico

85094050 Apars.de funcoes múltiplas, p/process.alim.c/motor eletr

85094090 Outros trituradores, etc.p/alim.c/motor eletr.doméstico

85098010 Enceradeiras de piso eletromecânicas - uso doméstico

85098090 Outs.apars.eletrom.c/mot.elétr., doméstico

85099000 Partes de apars.eletromecan.c/motor eletr.uso doméstico

85101000 Aparelhos ou máquinas de barbear, com motor elétrico

85102000 Máquinas de cortar o cabelo/tosquiar, com motor elétrico

85103000 Aparelhos de depilar, com motor elétrico

Page 50: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

50

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

85109011 Lâminas de aparelhos ou maqs.de barbear, c/motor eletr.

85109019 Outs.partes de apars.ou maqs.de barbear, c/motor eletr.

85109090 Partes de maqs.de cortar cabelo/tosquiar, c/motor eletr.

85131010 Lanternas manuais

85131090 Outras lanternas eletr.portateis, de pilhas, etc.

85139000 Partes de lanternas eletr.portateis, de pilhas, etc.

85161000 Aquecedores eletr.de agua, incl.de imersao, uso doméstico

85162100 Radiadores de acumulacao, p/aquec.ambiente, uso doméstico

85162900 Outs.apars. eletr.p/aquecim.de ambientes, uso doméstico

85163100 Secadores de cabelo, eletrotérmicos, uso doméstico

85163200 Outs.apars.p/arranjos cabelo, eletroterm.uso doméstico

85163300 Aparelhos p/secar as maos, eletrotermicos, uso doméstico

85164000 Ferros elétricos de passar, uso doméstico

85165000 Fornos de microondas, uso doméstico

85166000 Outs.fornos, fogoes cozinha, etc.eletroterm.uso doméstico

85167100 Aparelhos p/prepar.cafe ou cha, eletroterm.uso doméstico

85167200 Torradeiras de pão, eletrotérmicas, uso doméstico

85171100 Apars.telefon.por fio conjug.c/apar.telef.portat.s/fio

85171211 Ap.radiotel., portátil ex:walkie/handle-talkie

85171212 Term.fixo s/fonte próp.energia, monocanais

85171213 Term.móveis analóg.utiliz.veíc.automóveis

85171219 Outs.ap.radiotelefonia, radiotelegr., analóg.

85177010 Circuitos impr.c/comp.elétr./eletr.montados

85177021 Antena próp.p/tel.celular, exc.telescópicas

85177029 Outs.antenas exc.p/telefones celulares

85177091 Gabinetes, bastid.armaç.p/aps.transm./recpts.

85177092 Registrads./selets.p/centrs.autom.telef.etc.

85177099 Outs.parts.p/apars.d/telefonia/telegrafia

85179010 Circuito impresso montado para telefonia, etc.

85181000 Microfones e seus suportes

85181010 Piezelétricos próprios para aparelhos

telefônicos

85181090 Outros microfones e seus suportes

85182100 Alto-falante único montado no seu próprio receptáculo

85182200 Alto-falantes múltiplos montados no mesmo receptáculo

85182910 Piezelétricos próprios para aparelhos telefônicos

85182990 Outros próprios para aparelhos telefônicos

85183000 Fones de ouvido (auscultadores), mesmo com microfone

85184000 Amplificador elétrico de audiofrequência

85185000 Aparelhos eletr.de amplificação de som

85189010 Partes de alto-falantes

85189090 Partes de microfones, fones de ouvido, amplificadores, etc

85192000 Eletrofones comandados por moeda ou ficha

85193000 Toca-discos s/dispositivos d/amplific.de som

85193100 Toca-discos com permutador automático de discos

85195000 Secretárias eletrônicas (atendimento automático)

85198110 Apar.repr.som c/sist.leitura óptica p/"laser"

85198120 Gravadores d/som d/cabines d/aeronaves

85198190 Outs.grav.de sup.magnét.s/disp.reprod.som

85198900 Outros apar.d/gravação e de reprodução de som

85199200 Toca-fitas (leitores de cassetes), de bolso

85211010 Gravador-reprodutor de fita magnet.s/sintonizador

85211081 Apars.videofon.de grav/reprod.p/fitas cassetes, l=12mm

85211089 Outs.apars.videofon.grav/reprod.fita magnet.l<19.05mm

85211090 Outs.apars.videofon.grav/reprod.fita magnet.l>=19.05mm

85219010 Gravador-reprodutor e editor imag/som, em discos magnet.

85219090 Outros aparelhos videofonicos de gravação/reprodução

85221000 Fonocaptores para aparelhos de gravação/reprodução

85229010 Agulhas c/ponta de pedra preciosa, p/apars.de reprodução

85229020 Gabinetes p/aparelhos de gravação/reprodução

85229030 Chassis ou suportes p/aparelhos de gravação/reprodução

Page 51: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

51

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

85229040 Leitores de som, magnéticos p/aparelhos de reprodução

85229050 Mecanismos toca-discos, mesmo c/cambiador, p/apars.reprod

85229090 Outs.partes e acess.p/aparelhos de gravação/reprodução

85232929 Outras fitas magnéticas não gravadas

85235110 Cartões de memória memory cards

85235190 Outros disposit. de armazenamento nao volat.de dados

85235200 Cartões inteligentes smart cards

85235910 Cartões e etiquetas de acionamento por aproximação

85235990 Outros

85238000 Outs.suportes prep./grav.som/semelhantes

85251029 Outros aparelhos transmissores de radiodifusão

85252019 Outros aparelhos transmiss.recept.de telecom.satélite

85252022 Terminais portateis de telefonia celular

85254090 Outras câmeras de vídeo

85255011 Aparelho de radiodifusão em AM

85255012 Aparelho de radiodifusão em FM

85255019 Outs.apar.transmissão p/radiodifusão

85255021 Aparelho de televisão c/freqüência >7ghz

85255022 Ap.d/telev.banda uhf, 2.0 a 2.7ghz, pot.10 a 100w

85255023 Apar.d/telev.banda uhf, pot.de saída >10kw

85255024 Apar.d/telev.banda uhf, pot.de saída >= 20kw

85255029 Outros aparelhos transmissores de televisão

85256010 Apar.transmissor/receptor d/radiodifusão

85256020 Apar.transm./recep.d/televisão, freq.>7ghz

85256090 Outros apars.transmiss.c/receptor de tv

85258011 Câmeras TV com três ou mais captadores de imagem

85258012 Câmeras TV, c/sens.imag.ccd.etc.ilum.<0, 20lux

85258013 Outs.câmeras TV, p/imags.no espectro infrav.

85258019 Outras câmeras de televisão

85258021 Câms.d/vídeo d/imags.fixas c/ 3 ou+cap.imags.

85258022 Outs.câmeras vídeo/imags.n/espectro infrav.

85258029 Outs.câmeras de vídeo de imagens fixas

85261000 Aparelhos de radiodeteccao e de

radiossondagem (radar)

85269100 Aparelhos de radionavegação

85269200 Aparelhos de radiotelecomando

85271200 Rádio toca-fitas (rádio-cassete), de bolso

85271310 Outs.apars.recept.radiodif.comb.toca-fitas, pilha/eletr.

85271320 Apars.recept.rádio comb.toca-fitas/grav.a pilha/eletr.

85271330 Apars.recept.rádio comb.toca-discos/fitas/grav.a pilha,

85271390 Outs.apars.recept.radiodif.comb.apars.som, pilha/eletr.

85271910 Aparelhos recept.de rádio c/relógio, a pilha/eletricid.

85271990 Outros aparelhos recept.de radiodif.a pilha/eletr.etc.

85272110 Apars.recept.de radio c/toca-fitas, p/veics.automóveis

85272190 Outs.apars.recep.radiodif.c/apars.som, p/veic.automóveis

85272900 Outs.aparelhos recept.de radiodif.p/veic.automóveis, etc

85279110 Outs.ap.rec.radiodif.comb.c/t-fitas e gravad.

85279120 Outs.ap.rec.radiodif-comb.c/t-fitas/disc, grav.

85279190 Outs.ap.rec.comb.ap.grav./reprod.de som

85279200 Outs.rec.ñ com.c/ap.grav/rep, comb.c/relógio

85279910 Amplificador com sintonizador ("receiver")

85279990 Outs.ap.recp.radiodif.c/radiotel.-radioteleg.

85281290 Outs.apars.recep.televisão cores, mesmo c/apars.som/imag

85284110 Unid.d/saída p/vídeo, c/tubo raios catód.mon.

85284120 Unid.d/saída p/vídeo, c/tubo raios cat/policr.

85284910 Monitores c/tubo d/raios catód. monocromáticos.

85284921 Monitores de vídeo, cores, c/sel.varredura

85284929 Monitores c/tubo d/raios catód. policromáticos

85285110 Outs.monit.utiliz.excl.c/1máq.aut.d/pos.84.71, monocromá

85285120 Outs.monit.utiliz.excl.c/1máq.aut.d/pos.84.71, policromá

85285129 Outras unidades de saída por vídeo, policromáticas

85285910 Outros monitores monocromáticos

85285920 Outros monitores policromáticos

Page 52: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

52

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

85286100 Outs.unids.d/entr./saída, p/máqs.proc.dados

85286900 Outros projetores de vídeo

85286910 Com tecnologia de dispositivo digital microespelhos-dmd

85286990 Outros projetores

85287111 Rec.dec.integ., s/saída radiofr.c/saída áudio

85287119 Outs.rec.dec.integ.sin.dig.d/vídeo cod., cores

85287190 Outs.apar.rec.d/telev.mm.comb.c/outs.cores

85287200 Outros apar.rec.d/telev. em cores

85287300 Outs.apar. rec.d/tv.preto/branco/monocromos

85299090 Outs.partes p/apars.radiotelecomando/cameras tv/video

85389020 Outs.partes p/apars.interrup.proteção de circuito eletr

85442000 Cabos coaxiais e outros condutores eletr.coaxiais

85444200 Outs.cond.elét.ten.<=100v, c/peças de conexão

85444900 Outros condutores eletr.p/tensao<=80v

87082999 Outras partes e acess.de carroçarias p/veic.automóveis

87089529 Outs.parts.acess.d/carroçarias p/veícs.auto

90013000 Lentes de contato

90015000 Lentes de outras matérias, para óculos

90031100 Armações de plásticos, para óculos

90031910 Armações de metais comuns, p/óculos, mesmo folheado, etc.

90031990 Armações de outras matérias, para óculos

90039010 Charneiras para armações de óculos

90039090 Outras partes p/armações de óculos e artigos semelhs.

90041000 Óculos de sol

90049010 Óculos para correção

90049090 Outs.óculos p/proteção ou outros fins e artigos semelh.

90183929 Outras sondas, catéteres e cânulas

90189095 Grampos, clipes, aplicador, extrator p/apars.medicina, etc.

90212110 Dentes artificiais de acrílico

90212190 Outros dentes artificiais, exceto de acrílico

90213920 Lentes intraoculares

90319090 Partes e acess.p/outros instrum.e apars.medida/controle

91021190 Outros relógios de pulso,

func.eletr.mostr.mecan.

91021220 Relógio de pulso, cx.plástico, func.eletr.mostr.optoeletr

91021290 Outros relógios de pulso, func.eletr.mostr.optoeletr.

91021900 Outros relógios de pulso, func.eletr.

91022100 Relógio de pulso, de corda automático

91022900 Outros relógios de pulso

91031000 Despertadores e outs.relógios, maquin.peq.vol.func.eletr

91039000 Outros despertadores/outros relógios, maquin.peq.vol.

94012000 Assentos para veículos automóveis

94013090 Assentos giratórios, de altura ajustável, de outras matérias

94014090 Assentos transformáveis em camas, de outras matérias

94018000 Outros assentos

94039090 Partes para móveis, de outras matérias

94051099 Lustres e apars.ilumin.eletr.de outs.mater.para teto/parede

94052000 Abajures de cabeceira ou de escritório, etc.elétricos

94053000 Guirlandas elétricas para árvores de natal

94054090 Outros aparelhos elétricos de iluminação, de outras matérias

94055000 Aparelhos não-elétricos de iluminação

95043000 Outros jogos acionados por ficha/moeda, exceto jogos balizas

95049000 Outros artigos para jogos de salão

95049010 Boliches automáticos

95049090 Outros artigos para jogos de salão

95061100 Esquis para neve

95061200 Fixadores para esquis

95061900 Outros equipamentos para esquiar na neve

95062100 Pranchas à vela

95062900 Esquis aquáticos e outros equipam.p/esportes aquáticos

95063100 Tacos completos para golfe

95063200 Bolas para golfe

95063900 Outros equipamentos para golfe

95064000 Artigos e equipamentos para tênis de mesa

95065100 Raquetes de tênis, mesmo não encordoadas

95065900 Raquetes de "badminton" e raquetes semelhantes

95066100 Bolas para tênis, exceto tênis de mesa

Page 53: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

53

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

95066200 Bolas infláveis

95067000 Patins para gelo e patins de rodas, inclusive fixados em calçado

95069100 Artigos e equipamentos p/cultura fisica, ginastica, etc.

95069900 Artigos e equipamentos para outros esportes e piscinas

95073000 Molinetes (carretos) de pesca

96020020 Colméias artificiais

96032100 Escovas de dentes, inclusive as escovas para dentaduras

96032900 Escovas e pincéis de barba, escovas para cabelos, cílios, etc

96033000 Pincéis e escovas para artistas, p/prods.cosméticos, etc.

96034010 Rolos para pintura

96034090 Escovas e pincéis p/pintar, caiar, envernizar, etc.bonecas

96050000 Sortidos de viagem, p/toucador, p/costura/limpeza roupas

96071900 Outros fechos ecler

96072000 Partes de fechos ecler

96083000 Canetas-tinteiro e outras canetas

96083900 Outras canetas-tinteiro

96089100 Penas (aparos) e suas pontas, para canetas-tinteiro

96089989 Outras partes para canetas, lapiseiras, etc.

96100000 Lousas e quadros p/escrever/desenhar, mesmo emoldurados

96110000 Carimbos, datadores, numeradores, sinetes e artigos semelhantes

96121019 Outras fitas impressoras de plástico

96122000 Almofadas de carimbo

96140000 Cachimbos, piteiras para cigarro, suas partes

96159000 Grampos para cabelo, pinças e outros artigos para penteados

96161000 Vaporizadores de toucador, armações e suas cabeças

96162000 Borlas/esponjas p/pos/outs.cosmeticos/prods.de toucador

96170010 Garrafa térmica/outs.recip.isoterm.montados, isol.vácuo

96170020 Partes de garrafas térmicas e outros recipientes isotérmicos

96180000 Manequim, automato e cenas animadas p/vitrine/mostruario

Page 54: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

54

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Itens NCM 4 classificados como baixa densidade química

Devido ao alto número de NCM 8 classificados como baixa densidade, a lista abaixo contém os NCM 4 nessa caracterização. Aqueles NCM 4 assinalados com (*) contêm NCM 8 tambêm classificados como alta e/ou média densidade.

NCM 4 Descrição NCM 4

1704 Produtos de confeitaria, sem cacau (incluído o chocolate branco).*

1806 Chocolate e outras preparações alimentícias contendo cacau.

1901

Extratos de malte; preparações alimentícias de farinhas, grumos, sêmolas, amidos, féculas ou de extratos de malte, não contendo cacau ou contendo menos de 40%, em peso, de cacau, calculado sobre uma base totalmente desengordurada, não especificadas nem compreendidas em outras posições; preparações alimentícias de produtos das posições 04.01 a 04.04, não contendo cacau ou contendo menos de 5%, em peso, de cacau, calculado sobre uma base totalmente desengordurada, não especificadas nem compreendidas em outras posições.

1902

Massas alimentícias, mesmo cozidas ou recheadas (de carne ou de outras substâncias) ou preparadas de outro modo, tais como espaguete, macarrão, aletria, lasanha, nhoque, ravioli e canelone; cuscuz, mesmo preparado.

1903 Tapioca e seus sucedâneos preparados a partir de féculas, em flocos, grumos, grãos, pérolas ou formas semelhantes.

1904

Produtos à base de cereais, obtidos por expansão ou por torrefação (por exemplo, flocos de milho (“corn flakes”)); cereais (exceto milho) em grãos ou sob a forma de flocos ou de outros grãos trabalhados (com exceção da farinha, do grumo e da sêmola), pré-cozidos ou preparados de outro modo, não especificados nem compreendidos em outras posições.

1905

Produtos de padaria, pastelaria ou da indústria de bolachas e biscoitos, mesmo adicionados de cacau; hóstias, cápsulas vazias para medicamentos, obreias, pastas secas de farinha, amido ou fécula, em folhas, e produtos semelhantes.

2101

Extratos, essências e concentrados de café, de chá ou de mate e preparações à base destes produtos ou à base de café, chá ou mate; chicória torrada e outros sucedâneos torrados do café e respectivos extratos, essências e concentrados.

2102

Leveduras (vivas ou mortas); outros microrganismos monocelulares mortos (exceto as vacinas da posição 30.02); pós para levedar, preparados.

2103 Preparações para molhos e molhos preparados; condimentos e temperos compostos; farinha de mostarda e mostarda preparada.

2104 Preparações para caldos e sopas; caldos e sopas preparados; preparações alimentícias compostas homogeneizadas.

2105 Sorvetes, mesmo contendo cacau.

2106 Preparações alimentícias não especificadas nem compreendidas em outras posições.*

2402 Charutos, cigarrilhas e cigarros, de tabaco ou dos seus sucedâneos.*

2403 Outros produtos de tabaco e seus sucedâneos, manufaturados; tabaco “homogeneizado” ou “reconstituído”; extratos e molhos, de tabaco.*

3606

Ferrocério e outras ligas pirofóricas, sob quaisquer formas; artigos de matérias inflamáveis indicados na Nota 2 do presente Capítulo.

4003 Borracha regenerada, em formas primárias ou em chapas, folhas ou tiras.

4007 Fios e cordas, de borracha vulcanizada.*

4008 Chapas, folhas, tiras, varetas e perfis, de borracha vulcanizada não endurecida.*

4009

Tubos de borracha vulcanizada não endurecida, mesmo providos dos respectivos acessórios (por exemplo, juntas, cotovelos, flanges, uniões). *

4010 Correias transportadoras ou de transmissão, de borracha vulcanizada.*

4014

Artigos de higiene ou de farmácia (incluídas as chupetas), de borracha vulcanizada não endurecida, mesmo com partes de borracha endurecida.*

4015

Vestuário e seus acessórios (incluídas as luvas, mitenes e semelhantes), de borracha vulcanizada não endurecida, para quaisquer usos.*

4016 Outras obras de borracha vulcanizada não endurecida.*

4114

Couros e peles acamurçados (incluída a camurça combinada); couros e peles envernizados ou revestidos; couros e peles metalizados.

4701 Pastas mecânicas de madeira.

4901 Livros, brochuras e impressos semelhantes, mesmo em folhas soltas.

4902 Jornais e publicações periódicas, impressos, mesmo ilustrados ou contendo publicidade.

Page 55: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

55

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

4903 Álbuns ou livros de ilustrações e álbuns para desenhar ou colorir, para crianças.

4904 Música manuscrita ou impressa, ilustrada ou não, mesmo encadernada.

4905 Obras cartográficas de qualquer espécie, incluídos as cartas murais, as plantas topográficas e os globos, impressos.

4906

Planos, plantas e desenhos, de arquitetura, de engenharia e outros planos e desenhos industriais, comerciais, topográficos ou semelhantes, originais, feitos à mão; textos manuscritos; reproduções fotográficas em papel sensibilizado e cópias a papel-carbono dos planos, plantas, desenhos ou textos acima referidos.

4907

Selos postais, fiscais e semelhantes, não obliterados, tendo ou destinando-se a ter curso legal no país em que têm, ou terão, um valor facial reconhecido; papel selado; papel-moeda; cheques; certificados de ações ou de obrigações e títulos semelhantes.

4908 Decalcomanias de qualquer espécie.

4909

Cartões-postais impressos ou ilustrados; cartões impressos com votos ou mensagens pessoais, mesmo ilustrados, com ou sem envelopes, guarnições ou aplicações.

4910 Calendários de qualquer espécie, impressos, incluídos os blocos-calendários para desfolhar.

4911 Outros impressos, incluídas as estampas, gravuras e fotografias.

6202 Mantôs, capas, anoraques, casacos e semelhantes, de uso feminino, exceto os artefatos da posição 62.04.*

6304 Outros artefatos para guarnição de interiores, exceto da posição 94.04.

6305 Sacos de quaisquer dimensões, para embalagem.*

6306 Encerados e toldos; tendas; velas para embarcações, para pranchas à vela ou para carros à vela; artigos para acampamento.*

6307 Outros artefatos confeccionados, incluídos os moldes para vestuário.*

6403 Calçados com sola exterior de borracha, plásticos, couro natural ou reconstituído e parte superior de couro natural.*

6602 Bengalas, bengalas-assentos, chicotes, rebenques, pingalins e artefatos semelhantes.

6603 Partes, guarnições e acessórios, para os artefatos das posições 66.01 e 66.02.

6702 Flores, folhagem e frutos, artificiais, e suas partes; artefatos confeccionados com flores, folhagem e frutos, artificiais.*

7013

Objetos de vidro para serviço de mesa, cozinha, toucador, escritório, ornamentação de interiores ou usos semelhantes (exceto os das posições 70.10 ou 70.18)

7019 Fibras de vidro (incluída a lã de vidro) e suas obras (por exemplo, fios, tecidos).

7212 Produtos laminados planos, de ferro ou aço não ligado, de largura inferior a 600mm, folheados ou chapeados, ou revestidos.

7801 Chumbo em formas brutas.

8201

Pás, alviões, picaretas, enxadas, sachos, forcados, forquilhas, ancinhos e raspadeiras; machados, podões e ferramentas semelhantes com gume; tesouras de podar de todos os tipos; foices e foicinhas, facas para feno ou para palha, tesouras para sebes, cunhas e outras ferramentas manuais para agricultura, horticultura ou silvicultura.

8203

Limas, grosas, alicates (mesmo cortantes), tenazes, pinças, cisalhas para metais, corta-tubos, corta-pinos, saca-bocados e ferramentas semelhantes, manuais.

8205

Ferramentas manuais (incluídos os corta-vidros (diamantes de vidraceiro)) não especificadas nem compreendidas em outras posições; lamparinas ou lâmpadas, de soldar (maçaricos) e semelhantes; tornos de apertar, sargentos e semelhantes, exceto os acessórios ou partes de máquinas-ferramentas; bigornas; forjas portáteis; mós com armação, manuais ou de pedal.

8211 Facas (exceto as da posição 82.08) de lâmina cortante ou serrilhada, incluídas as podadeiras de lâmina móvel, e suas lâminas.

8212 Navalhas e aparelhos, de barbear, e suas lâminas (incluídos os esboços em tiras).

8213 Tesouras e suas lâminas.

8214

Outros artigos de cutelaria (por exemplo, máquinas de cortar o cabelo ou tosquiar, fendeleiras, cutelos, incluídos os de açougue e de cozinha, e espátulas); utensílios e sortidos de utensílios de manicuros ou de pedicuros (incluídas as limas para unhas).

8215 Colheres, garfos, conchas, escumadeiras, pás para tortas, facas especiais para peixe ou para manteiga, pinças para açúcar e artefatos semelhantes.

8401 Reatores nucleares; elementos combustíveis (cartuchos) não irradiados, para reatores nucleares; máquinas e aparelhos para a separação de isótopos.

8402

Caldeiras de vapor (geradores de vapor), excluídas as caldeiras para aquecimento central concebidas para produção de água quente e vapor de baixa pressão; caldeiras denominadas "de água superaquecida”.

8403 Caldeiras para aquecimento central, exceto as da posição 84.02.

8404

Aparelhos auxiliares para caldeiras das posições 84.02 ou 84.03 (por exemplo, economizadores, superaquecedores, aparelhos de limpeza de tubos ou de recuperação de gás); condensadores para máquinas a vapor.

8405

Geradores de gás de ar (gás pobre) ou de gás de água, com ou sem depuradores; geradores de acetileno e geradores semelhantes de gás, operados a água, com ou sem depuradores.

Page 56: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

56

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

8406 Turbinas a vapor.

8407 Motores de pistão, alternativo ou rotativo, de ignição por centelha (motores de explosão).

8408 Motores de pistão, de ignição por compressão (motores diesel ou semi-diesel).

8409 Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos motores das posições 84.07 ou 84.08.

8410 Turbinas hidráulicas, rodas hidráulicas, e seus reguladores.

8411 Turborreatores, turbopropulsores e outras turbinas a gás.

8412 Outros motores e máquinas motrizes.

8413 Bombas para líquidos, mesmo com dispositivo medidor; elevadores de líquidos.

8414

Bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes para extração ou reciclagem, com ventilador incorporado, mesmo filtrantes.

8415

Máquinas e aparelhos de ar-condicionado contendo um ventilador motorizado e dispositivos próprios para modificar a temperatura e a umidade, incluídos as máquinas e aparelhos em que a umidade não seja regulável separadamente.

8416

Queimadores para alimentação de fornalhas de combustíveis líquidos, combustíveis sólidos pulverizados ou de gás; fornalhas automáticas, incluídos as antefornalhas, grelhas mecânicas, descarregadores mecânicos de cinzas e dispositivos semelhantes.

8417 Fornos industriais ou de laboratório, incluídos os incineradores, não elétricos.

8418

Refrigeradores, congeladores (“freezers”) e outros materiais, máquinas e aparelhos para a produção de frio, com equipamento elétrico ou outro; bombas de calor, exceto as máquinas e aparelhos de ar-condicionado da posição 84.15.

8419

Aparelhos e dispositivos, mesmo aquecidos eletricamente (exceto os fornos e outros aparelhos da posição 85.14), para tratamento de matérias por meio de operações que impliquem mudança de temperatura, tais como aquecimento, cozimento, torrefação, destilação, retificação, esterilização, pasteurização, estufagem, secagem, evaporação, vaporização, condensação ou arrefecimento, exceto os de uso doméstico; aquecedores de água não elétricos, de aquecimento instantâneo ou de acumulação.

8420 Calandras e laminadores, exceto os destinados ao tratamento de metais ou vidro, e seus cilindros.

8421 Centrifugadores, incluídos os secadores centrífugos; aparelhos para filtrar ou depurar líquidos ou gases.*

8422

Máquinas de lavar louça; máquinas e aparelhos para limpar ou secar garrafas ou outros recipientes; máquinas e aparelhos para encher, fechar, arrolhar ou rotular garrafas, caixas, latas, sacos ou outros recipientes; máquinas e aparelhos para capsular garrafas, vasos, tubos e recipientes semelhantes; outras máquinas e aparelhos para empacotar ou embalar mercadorias (incluídas as máquinas e aparelhos para embalar com película termo-retrátil); máquinas e aparelhos para gaseificar bebidas.

8423

Aparelhos e instrumentos de pesagem, incluídas as básculas e balanças para verificar peças usinadas, excluídas as balanças sensíveis a pesos não superiores a 5cg; pesos para quaisquer balanças.

8424

Aparelhos mecânicos (mesmo manuais) para projetar, dispersar ou pulverizar líquidos ou pós; extintores, mesmo carregados; pistolas aerográficas e aparelhos semelhantes; máquinas e aparelhos de jato de areia, de jato de vapor e aparelhos de jato semelhantes.

8425 Talhas, cadernais e moitões; guinchos e cabrestantes; macacos.

8426

Cábreas; guindastes, incluídos os de cabo; pontes rolantes, pórticos de descarga ou de movimentação, pontes-guindastes, carros-pórticos e carros-guindastes.

8427 Empilhadeiras; outros veículos para movimentação de carga e semelhantes, equipados com dispositivos de elevação.

8428

Outras máquinas e aparelhos de elevação, de carga, de descarga ou de movimentação (por exemplo, elevadores, escadas rolantes, transportadores, teleféricos).

8429

“Bulldozers”, “angledozers”, niveladores, raspo-transportadores (“scrapers”), pás mecânicas, escavadores, carregadoras e pás carregadoras, compactadores e rolos ou cilindros compressores, autopropulsados.

8430

Outras máquinas e aparelhos de terraplenagem, nivelamento, raspagem, escavação, compactação, extração ou perfuração da terra, de minerais ou minérios; bate-estacas e arranca-estacas; limpa-neves.

8431 Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas às máquinas e aparelhos das posições 84.25 a 84.30.

8432

Máquinas e aparelhos de uso agrícola, hortícola ou florestal, para preparação ou trabalho do solo ou para cultura; rolos para gramados, ou para campos de esporte.

8433

Máquinas e aparelhos para colheita ou debulha de produtos agrícolas, incluídas as enfardadeiras de palha ou forragem; cortadores de grama e ceifeiras; máquinas para limpar ou selecionar ovos, frutas ou outros produtos agrícolas, exceto as da posição 84.37.

8434 Máquinas de ordenhar e máquinas e aparelhos

Page 57: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

57

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

para a indústria de lacticínios.

8435 Prensas, esmagadores e máquinas e aparelhos semelhantes, para fabricação de vinho, sidra, sucos de frutas ou bebidas semelhantes.

8436

Outras máquinas e aparelhos para agricultura, horticultura, silvicultura, avicultura ou apicultura, incluídos os germinadores equipados com dispositivos mecânicos ou térmicos e as chocadeiras e criadeiras para avicultura.

8437

Máquinas para limpeza, seleção ou peneiração de grãos ou de produtos hortícolas secos; máquinas e aparelhos para a indústria de moagem ou tratamento de cereais ou de produtos hortícolas secos, exceto dos tipos utilizados em fazendas.

8438

Máquinas e aparelhos não especificados nem compreendidos em outras posições do presente Capítulo, para preparação ou fabricação industrial de alimentos ou de bebidas, exceto as máquinas e aparelhos para extração ou preparação de óleos ou gorduras vegetais fixos ou de óleos ou gorduras animais.

8439 Máquinas e aparelhos para fabricação de pasta de matérias fibrosas celulósicas ou para fabricação ou acabamento de papel ou cartão.

8440 Máquinas e aparelhos para brochura ou encadernação, incluídas as máquinas de costurar cadernos.

8441 Outras máquinas e aparelhos para o trabalho da pasta de papel, do papel ou cartão, incluídas as cortadeiras de todos os tipos.

8442

Máquinas, aparelhos e equipamentos (exceto as máquinas-ferramentas das posições 84.56 a 84.65), para preparação ou fabricação de clichês, blocos, cilindros ou outros elementos de impressão; clichês, blocos, cilindros ou outros elementos de impressão; pedras litográficas, blocos, placas e cilindros, preparados para impressão (por exemplo, aplainados, granulados ou polidos).

8443

Máquinas e aparelhos de impressão por meio de blocos, cilindros e outros elementos de impressão da posição 84.42; outras impressoras, máquinas copiadoras e telecopiadores (fax), mesmo combinados entre si; partes e acessórios.*

8444 Máquinas para extrudar, estirar, texturizar ou cortar matérias têxteis sintéticas ou artificiais.

8445

Máquinas para preparação de matérias têxteis; máquinas para fiação, dobragem ou torção, de matérias têxteis e outras máquinas e aparelhos para fabricação de fios têxteis; máquinas de bobinar (incluídas as bobinadeiras de trama) ou de dobar matérias têxteis e máquinas para preparação de fios têxteis para sua utilização nas máquinas das posições 84.46 ou 84.47.

8446 Teares para tecidos.

8447

Teares para fabricar malhas, máquinas de costura por entrelaçamento (“couture-tricotage”), máquinas para fabricar guipuras, tules, rendas, bordados, passamanarias, galões ou redes; máquinas para inserir tufos.

8448

Máquinas e aparelhos auxiliares para as máquinas das posições 84.44, 84.45, 84.46 ou 84.47 (por exemplo, ratieras (teares maquinetas), mecanismos “Jacquard”, quebra-urdiduras e quebra-tramas, mecanismos troca-lançadeiras); partes e acessórios reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinados às máquinas da presente posição ou das posições 84.44, 84.45, 84.46 ou 84.47 (por exemplo, fusos, aletas, guarnições de cardas, pentes, barras, fieiras, lançadeiras, liços e quadros de liços, agulhas, platinas, ganchos).

8449

Máquinas e aparelhos para fabricação ou acabamento de feltro ou de falsos tecidos, em peça ou em formas determinadas, incluídas as máquinas e aparelhos para fabricação de chapéus de feltro; formas para chapelaria.

8450 Máquinas de lavar roupa, mesmo com dispositivos de secagem.

8451

Máquinas e aparelhos (exceto as máquinas da posição 84.50) para lavar, limpar, espremer, secar, passar, prensar (incluídas as prensas fixadoras), branquear, tingir, para apresto e acabamento, para revestir ou impregnar fios, tecidos ou obras de matérias têxteis e máquinas para revestir tecidos-base ou outros suportes utilizados na fabricação de revestimentos para pavimentos (pisos), tais como linóleo; máquinas para enrolar, desenrolar, dobrar, cortar ou dentear tecidos.

8452

Máquinas de costura, exceto as de costurar cadernos da posição 84.40; móveis, bases e tampas, próprios para máquinas de costura; agulhas para máquinas de costura.

8453

Máquinas e aparelhos para preparar, curtir ou trabalhar couros ou peles, ou para fabricar ou consertar calçados e outras obras de couro ou de pele, exceto máquinas de costura.

8454 Conversores, cadinhos ou colheres de fundição, lingoteiras e máquinas de vazar (moldar), para metalurgia, aciaria ou fundição.

8455 Laminadores de metais e seus cilindros.

8456

Máquinas-ferramentas que trabalhem por eliminação de qualquer matéria, operando por “laser” ou por outro feixe de luz ou de fótons, por ultra-som, por eletroerosão, por processos eletroquímicos, por feixes de elétrons, por feixes iônicos ou por jato de plasma.

8457 Centros de usinagem, máquinas de sistema monostático (“single station”) e máquinas de estações múltiplas, para trabalhar metais.

8458 Tornos (incluídos os centros de torneamento) para metais.

Page 58: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

58

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

8459

Máquinas-ferramentas (incluídas as unidades com cabeça deslizante) para furar, mandrilar, fresar ou roscar interior e exteriormente metais, por eliminação de matéria, exceto os tornos (incluídos os centros de torneamento) da posição 84.58.

8460

Máquinas-ferramentas para rebarbar, afiar, amolar, retificar, brunir, polir ou realizar outras operações de acabamento em metais ou ceramais (“cermets”) por meio de mós, de abrasivos ou de produtos polidores, exceto as máquinas de cortar ou acabar engrenagens da posição 84.61.

8461

Máquinas-ferramentas para aplainar, plainas-limadoras, máquinas-ferramentas para escatelar, brochar, cortar ou acabar engrenagens, serrar, seccionar e outras máquinas-ferramentas que trabalhem por eliminação de metal ou de ceramais (“cermets”), não especificadas nem compreendidas em outras posições.

8462

Máquinas-ferramentas (incluídas as prensas) para forjar ou estampar, martelos, martelos-pilões e martinetes, para trabalhar metais; máquinas-ferramentas (incluídas as prensas) para enrolar, arquear, dobrar, endireitar, aplanar, cisalhar, puncionar ou chanfrar metais; prensas para trabalhar metais ou carbonetos metálicos, não especificadas acima.

8463 Outras máquinas-ferramentas para trabalhar metais ou ceramais (“cermets”), que trabalhem sem eliminação de matéria.

8464

Máquinas-ferramentas para trabalhar pedra, produtos cerâmicos, concreto, fibrocimento ou matérias minerais semelhantes, ou para o trabalho a frio do vidro.

8465

Máquinas-ferramentas (incluídas as máquinas para pregar, grampear, colar ou reunir por qualquer outro modo) para trabalhar madeira, cortiça, osso, borracha endurecida, plásticos duros ou matérias duras semelhantes.

8466

Partes e acessórios reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinados às máquinas das posições 84.56 a 84.65, incluídos os porta-peças e porta-ferramentas, as fieiras de abertura automática, os dispositivos divisores e outros dispositivos especiais, para máquinas-ferramentas; porta-ferramentas para ferramentas manuais de todos os tipos.

8467 Ferramentas pneumáticas, hidráulicas ou com motor (elétrico ou não elétrico) incorporado, de uso manual.

8468 Máquinas e aparelhos para soldar, mesmo de corte, exceto os da posição 85.15; máquinas e aparelhos a gás, para têmpera superficial.

8469 Máquinas de escrever, exceto as impressoras da posição 84.43; máquinas de tratamento de textos.

8470

Máquinas de calcular e máquinas de bolso que permitam gravar, reproduzir e visualizar informações, com função de cálculo incorporada; máquinas de contabilidade, máquinas de franquear, de emitir bilhetes e máquinas semelhantes, com dispositivo de cálculo incorporado; caixas registradoras.*

8471

Máquinas automáticas para processamento de dados e suas unidades; leitores magnéticos ou ópticos, máquinas para registrar dados em suporte sob forma codificada, e máquinas para processamento desses dados, não especificadas nem compreendidas em outras posições.

8472

Outras máquinas e aparelhos de escritório (por exemplo, duplicadores hectográficos ou a estêncil, máquinas para imprimir endereços, distribuidores automáticos de papel-moeda, máquinas para selecionar, contar ou empacotar moedas, máquinas para apontar lápis, perfuradores ou grampeadores).

8473

Partes e acessórios (exceto estojos, capas e semelhantes) reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinados às máquinas e aparelhos das posições 84.69 a 84.72.

8474

Máquinas e aparelhos para selecionar, peneirar, separar, lavar, esmagar, moer, misturar ou amassar terras, pedras, minérios ou outras substâncias minerais sólidas (incluídos os pós e pastas); máquinas para aglomerar ou moldar combustíveis minerais sólidos, pastas cerâmicas, cimento, gesso ou outras matérias minerais em pó ou em pasta; máquinas para fazer moldes de areia para fundição.

8475

Máquinas para montagem de lâmpadas, tubos ou válvulas, elétricos ou eletrônicos, ou de lâmpadas de luz relâmpago (“flash”), que tenham invólucro de vidro; máquinas para fabricação ou trabalho a quente do vidro ou das suas obras.

8476

Máquinas automáticas de venda de produtos (por exemplo, selos, cigarros, alimentos ou bebidas), incluídas as máquinas de trocar dinheiro.

8477

Máquinas e aparelhos para trabalhar borracha ou plásticos ou para fabricação de produtos dessas matérias, não especificados nem compreendidos em outras posições deste Capítulo.*

8478

Máquinas e aparelhos para preparar ou transformar tabaco, não especificados nem compreendidos em outras posições deste Capítulo.

8479 Máquinas e aparelhos mecânicos com função própria, não especificados nem compreendidos em outras posições deste Capítulo.*

8480

Caixas de fundição; placas de fundo para moldes; modelos para moldes; moldes para metais (exceto lingoteiras), carbonetos metálicos, vidro, matérias minerais, borracha ou plásticos.

Page 59: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

59

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

8481

Torneiras, válvulas (incluídas as redutoras de pressão e as termostáticas) e dispositivos semelhantes, para canalizações, caldeiras, reservatórios, cubas e outros recipientes.*

8482 Rolamentos de esferas, de roletes ou de agulhas.

8483

Árvores de transmissão (incluídas as árvores de "cames" e virabrequins) e manivelas; mancais e "bronzes"; engrenagens e rodas de fricção; eixos de esferas ou de roletes; redutores, multiplicadores, caixas de transmissão e variadores de velocidade, incluídos os conversores de torque; volantes e polias, incluídas as polias para cadernais; embreagens e dispositivos de acoplamento, incluídas as juntas de articulação.

8484

Juntas metaloplásticas; jogos ou sortidos de juntas de composições diferentes, apresentados em bolsas, envelopes ou embalagens semelhantes; juntas de vedação mecânicas (selos mecânicos).*

8486

Máquinas e aparelhos dos tipos utilizados exclusiva ou principalmente na fabricação de "esferas" “(boules”) ou de plaquetas (“wafers”), de dispositivos semicondutores, de circuitos integrados eletrônicos ou de dispositivos de visualização de tela plana; máquinas e aparelhos especificados na Nota 9 C) do presente Capítulo; partes e acessórios.

8487

Partes de máquinas ou de aparelhos, não especificadas nem compreendidas em outras posições do presente Capítulo, que não contenham conexões elétricas, partes isoladas eletricamente, bobinas, contatos nem quaisquer outros elementos com características elétricas.

8501 Motores e geradores, elétricos, exceto os grupos eletrogêneos.

8502 Grupos eletrogêneos e conversores rotativos elétricos.

8503 Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas às máquinas das posições 85.01 ou 85.02.

8504 Transformadores elétricos, conversores elétricos estáticos (retificadores, por exemplo), bobinas de reatância e de auto-indução.

8505

Eletroímãs; ímãs permanentes e artefatos destinados a tornarem-se ímãs permanentes após magnetização; placas, mandris e dispositivos semelhantes, magnéticos ou eletromagnéticos, de fixação; acoplamentos, embreagens, variadores de velocidade e freios, eletromagnéticos; cabeças de elevação eletromagnéticas.

8507 Acumuladores elétricos e seus separadores, mesmo de forma quadrada ou retangular.*

8511

Aparelhos e dispositivos elétricos de ignição ou de arranque para motores de ignição por centelha ou por compressão (por exemplo, magnetos, dínamos-magnetos, bobinas de ignição, velas de ignição ou de aquecimento, motores de arranque); geradores (dínamos e alternadores, por exemplo) e conjuntores-disjuntores utilizados com estes motores.

8512

Aparelhos elétricos de iluminação ou de sinalização (exceto os da posição 85.39), limpadores de pára-brisas, degeladores e desembaçadores (desembaciadores) elétricos, dos tipos utilizados em ciclos e automóveis.

8514

Fornos elétricos industriais ou de laboratório, incluídos os que funcionam por indução ou por perdas dielétricas; outros aparelhos industriais ou de laboratório para tratamento térmico de matérias por indução ou por perdas dielétricas.

8515

Máquinas e aparelhos para soldar (mesmo de corte) elétricos (incluídos os a gás aquecido eletricamente), a "laser" ou outros feixes de luz ou de fótons, a ultra-som, a feixes de elétrons, a impulsos magnéticos ou a jato de plasma; máquinas e aparelhos elétricos para projeção a quente de metais ou de ceramais (“cermets”).

8516

Aquecedores elétricos de água, incluídos os de imersão; aparelhos elétricos para aquecimento de ambientes, do solo ou para usos semelhantes; aparelhos eletrotérmicos para arranjos do cabelo (por exemplo, secadores de cabelo, frisadores, aquecedores de ferros de frisar) ou para secar as mãos; ferros elétricos de passar; outros aparelhos eletrotérmicos para uso doméstico; resistências de aquecimento, exceto as da posição 85.45.*

8517

Aparelhos telefônicos, incluídos os telefones para redes celulares e para outras redes sem fio; outros aparelhos para transmissão ou recepção de voz, imagens ou outros dados, incluídos os aparelhos para comunicação em redes por fio ou redes sem fio (tal como um rede local (LAN) ou uma rede de área estendida (WAN)), exceto os aparelhos das posições 84.43, 85.25, 85.27 ou 85.28.*

8523

Discos, fitas, dispositivos de armazenamento não-volátil de dados à base de semicondutores, “cartões inteligentes” (“smart cards”) e outros suportes para gravação de som ou para gravações semelhantes, mesmo gravados, incluídos as matrizes e moldes galvânicos para fabricação de discos, exceto os produtos do Capítulo 37.*

8529 Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos aparelhos das posições 85.25 a 85.28.*

8530

Aparelhos elétricos de sinalização (excluindo os de transmissão de mensagens), de segurança, de controle e de comando, para vias férreas ou semelhantes, vias terrestres ou fluviais, para áreas ou parques de estacionamento, instalações portuárias ou para aeródromos (exceto os da posição 86.08).

Page 60: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

60

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

8531

Aparelhos elétricos de sinalização acústica ou visual (por exemplo, campainhas, sirenes, quadros indicadores, aparelhos de alarme para proteção contra roubo ou incêndio), exceto os das posições 85.12 ou 85.30.

8532 Condensadores elétricos, fixos, variáveis ou ajustáveis.

8533 Resistências elétricas (incluídos os reostatos e os potenciômetros), exceto de aquecimento.

8534 Circuitos impressos.

8535

Aparelhos para interrupção, seccionamento, proteção, derivação, ligação ou conexão de circuitos elétricos (por exemplo, interruptores, comutadores, corta-circuitos, pára-raios, limitadores de tensão, eliminadores de onda, tomadas de corrente e outros conectores, caixas de junção), para tensão superior a 1.000V.

8536

Aparelhos para interrupção, seccionamento, proteção, derivação, ligação ou conexão de circuitos elétricos (por exemplo, interruptores, comutadores, relés, corta-circuitos, eliminadores de onda, plugues e tomadas de corrente, suportes para lâmpadas e outros conectores, caixas de junção), para uma tensão não superior a 1.000V; conectores para fibras ópticas, feixes ou cabos de fibras ópticas.

8537

Quadros, painéis, consoles, cabinas, armários e outros suportes com dois ou mais aparelhos das posições 85.35 ou 85.36, para comando elétrico ou distribuição de energia elétrica, incluídos os que incorporem instrumentos ou aparelhos do Capítulo 90, bem como os aparelhos de comando numérico, exceto os aparelhos de comutação da posição 85.17.

8538 Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos aparelhos das posições 85.35, 85.36 ou 85.37.*

8539

Lâmpadas e tubos elétricos de incandescência ou de descarga, incluídos os artigos denominados "faróis e projetores, em unidades seladas" e as lâmpadas e tubos de raios ultravioleta ou infravermelhos; lâmpadas de arco.

8540

Lâmpadas, tubos e válvulas, eletrônicos, de cátodo quente, cátodo frio ou fotocátodo (por exemplo, lâmpadas, tubos e válvulas, de vácuo, de vapor ou de gás, ampolas retificadoras de vapor de mercúrio, tubos catódicos, tubos e válvulas para câmeras de televisão), exceto os da posição 85.39.

8541

Diodos, transistores e dispositivos semelhantes semicondutores; dispositivos fotossensíveis semicondutores, incluídas as células fotovoltaicas, mesmo montadas em módulos ou em painéis; diodos emissores de luz; cristais piezelétricos montados.

8542 Circuitos integrados eletrônicos.

8543 Máquinas e aparelhos elétricos com função própria, não especificados nem compreendidos em outras posições do presente Capítulo.

8544

Fios, cabos (incluídos os cabos coaxiais) e outros condutores, isolados para usos elétricos (incluídos os envernizados ou oxidados anodicamente), mesmo com peças de conexão; cabos de fibras ópticas, constituídos de fibras embainhadas individualmente, mesmo com condutores elétricos ou munidos de peças de conexão.*

8545

Eletrodos de carvão, escovas de carvão, carvões para lâmpadas ou para pilhas e outros artigos de grafita ou de carvão, com ou sem metal, para usos elétricos.

8546 Isoladores de qualquer matéria, para usos elétricos.

8547

Peças isolantes inteiramente de matérias isolantes, ou com simples peças metálicas de montagem (suportes roscados, por exemplo) incorporadas na massa, para máquinas, aparelhos e instalações elétricas, exceto os isoladores da posição 85.46; tubos isoladores e suas peças de ligação, de metais comuns, isolados interiormente.*

8548

Desperdícios e resíduos de pilhas, de baterias de pilhas e de acumuladores, elétricos; pilhas, baterias de pilhas e acumuladores, elétricos, inservíveis; partes elétricas de máquinas e aparelhos, não especificadas nem compreendidas em outras posições do presente Capítulo.

8601 Locomotivas e locotratores, de fonte externa de eletricidade ou de acumuladores elétricos.

8602 Outras locomotivas e locotratores; tênderes.

8603 Litorinas, mesmo para circulação urbana, exceto as da posição 86.04.

8604

Veículos para inspeção e manutenção de vias férreas ou semelhantes, mesmo autopropulsados (por exemplo, vagões-oficinas, vagões-guindastes, vagões equipados com batedores de balastro, alinhadores de vias, viaturas para testes e dresinas).

8605

Vagões de passageiros, furgões para bagagem, vagões-postais e outros vagões especiais, para vias férreas ou semelhantes (excluídas as viaturas da posição 86.04).

8606 Vagões para transporte de mercadorias sobre vias férreas.

8607 Partes de veículos para vias férreas ou semelhantes.

8608

Material fixo de vias férreas ou semelhantes; aparelhos mecânicos (incluídos os eletromecânicos) de sinalização, de segurança, de controle ou de comando para vias férreas ou semelhantes, rodoviárias ou fluviais, para áreas ou parques de estacionamento, instalações portuárias ou para aeródromos; suas partes.

8609 Contêineres, incluídos os de transporte de fluidos, especialmente concebidos e equipados para um ou vários meios de transporte.

Page 61: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

61

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

8701 Tratores (exceto os carros-tratores da posição 87.09).

8702 Veículos automóveis para transporte de dez pessoas ou mais, incluído o motorista.

8703

Automóveis de passageiros e outros veículos automóveis principalmente concebidos para transporte de pessoas (exceto os da posição 87.02), incluídos os veículos de uso misto (“station wagons”) e os automóveis de corrida.

8704 Veículos automóveis para transporte de mercadorias.

8705

Veículos automóveis para usos especiais (por exemplo, auto-socorros, caminhões-guindastes, veículos de combate a incêndio, caminhões-betoneiras, veículos para varrer, veículos para espalhar, veículos-oficinas, veículos radiológicos), exceto os concebidos principalmente para transporte de pessoas ou de mercadorias.

8706 Chassis com motor para os veículos automóveis das posições 87.01 a 87.05.

8707 Carroçarias para os veículos automóveis das posições 87.01 a 87.05, incluídas as cabinas.

8708 Partes e acessórios dos veículos automóveis das posições 87.01 a 87.05.*

8709

Veículos automóveis sem dispositivo de elevação, dos tipos utilizados em fábricas, armazéns, portos ou aeroportos, para transporte de mercadorias a curtas distâncias; carros-tratores dos tipos utilizados nas estações ferroviárias; suas partes.

8710 Veículos e carros blindados de combate, armados ou não, e suas partes.

8711 Motocicletas (incluídos os ciclomotores) e outros ciclos equipados com motor auxiliar, mesmo com carro lateral; carros laterais.

8712 Bicicletas e outros ciclos (incluídos os triciclos), sem motor.

8713 Cadeiras de rodas e outros veículos para inválidos, mesmo com motor ou outro mecanismo de propulsão.

8714 Partes e acessórios dos veículos das posições 87.11 a 87.13.

8715 Carrinhos e veículos semelhantes para transporte de crianças, e suas partes.

8716 Reboques e semi-reboques, para quaisquer veículos; outros veículos não autopropulsados; suas partes.

8801 Balões e dirigíveis; planadores, asas voadoras e outros veículos aéreos, não concebidos para propulsão com motor.

8802

Outros veículos aéreos (por exemplo, helicópteros, aviões); veículos espaciais (incluídos os satélites) e seus veículos de lançamento, e veículos suborbitais.

8803 Partes dos veículos e aparelhos das posições

88.01 ou 88.02.

8804

Pára-quedas (incluídos os pára-quedas dirigíveis e os parapentes) e os pára-quedas giratórios ("rotochutes"); suas partes e acessórios.

8805

Aparelhos e dispositivos para lançamento de veículos aéreos; aparelhos e dispositivos para aterrissagem de veículos aéreos em porta-aviões e aparelhos e dispositivos semelhantes; aparelhos de treinamento de vôo em terra; suas partes.

8901

Transatlânticos, barcos de excursão, “ferry-boats”, cargueiros, chatas e embarcações semelhantes, para o transporte de pessoas ou de mercadorias.

8902 Barcos de pesca; navios-fábricas e outras embarcações para o tratamento ou conservação de produtos da pesca.

8903 Iates e outros barcos e embarcações de recreio ou de esporte; barcos a remo e canoas.

8904 Rebocadores e barcos concebidos para empurrar outras embarcações.

8905

Barcos-faróis, barcos-bombas, dragas, guindastes flutuantes e outras embarcações em que a navegação é acessória da função principal; docas flutuantes; plataformas de perfuração ou de exploração, flutuantes ou submersíveis.

8906 Outras embarcações, incluídos os navios de guerra e os barcos salva-vidas, exceto os barcos a remo.

8907

Outras estruturas flutuantes (por exemplo, balsas, reservatórios, caixões, bóias de amarração, bóias de sinalização e semelhantes).*

8908 Embarcações e outras estruturas flutuantes, para serem desmontadas.

9001

Fibras ópticas e feixes de fibras ópticas; cabos de fibras ópticas, exceto os da posição 85.44; matérias polarizantes em folhas ou em placas; lentes (incluídas as de contato), prismas, espelhos e outros elementos de óptica, de qualquer matéria, não montados, exceto os de vidro não trabalhado opticamente.*

9002

Lentes, prismas, espelhos e outros elementos de óptica, de qualquer matéria, montados, para instrumentos ou aparelhos, exceto os de vidro não trabalhado opticamente.

9005

Binóculos, lunetas, incluídas as astronômicas, telescópios ópticos, e suas armações; outros instrumentos de astronomia e suas armações, exceto os aparelhos de radioastronomia.

9006

Câmeras fotográficas; aparelhos e dispositivos, incluídos as lâmpadas e tubos, de luz-relâmpago (“flash”), para fotografia, exceto as lâmpadas e tubos de descarga da posição 85.39.

9007 Câmeras e projetores, cinematográficos, mesmo com aparelhos de gravação ou de reprodução

Page 62: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

62

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

de som incorporados.

9008 Aparelhos de projeção fixa; câmeras fotográficas, de ampliação ou de redução.

9010

Aparelhos e material dos tipos usados nos laboratórios fotográficos ou cinematográficos, não especificados nem compreendidos em outras posições do presente Capítulo; negatoscópios; telas para projeção.

9011 Microscópios ópticos, incluídos os microscópios para fotomicrografia, cinefotomicrografia ou microprojeção.

9012 Microscópios, exceto ópticos; difratógrafos.

9013

Dispositivos de cristais líquidos que não constituam artigos compreendidos mais especificamente em outras posições; “lasers”, exceto diodos “laser”; outros aparelhos e instrumentos de óptica, não especificados nem compreendidos em outras posições do presente Capítulo.

9014 Bússolas, incluídas as agulhas de marear; outros instrumentos e aparelhos de navegação.

9015

Instrumentos e aparelhos de geodésia, topografia, agrimensura, nivelamento, fotogrametria, hidrografia, oceanografia, hidrologia, meteorologia ou de geofísica, exceto bússolas; telêmetros.

9016 Balanças sensíveis a pesos iguais ou inferiores a 5cg, com ou sem pesos.

9017

Instrumentos de desenho, de traçado ou de cálculo (por exemplo, máquinas de desenhar, pantógrafos, transferidores, estojos de desenho, réguas de cálculo e discos de cálculo); instrumentos de medida de distâncias de uso manual (por exemplo, metros, micrômetros, paquímetros e calibres), não especificados nem compreendidos em outras posições do presente Capítulo.

9018

Instrumentos e aparelhos para medicina, cirurgia, odontologia e veterinária, incluídos os aparelhos para cintilografia e outros aparelhos eletromédicos, bem como os aparelhos para testes visuais.*

9019

Aparelhos de mecanoterapia; aparelhos de massagem; aparelhos de psicotécnica; aparelhos de ozonoterapia, de oxigenoterapia, de aerossolterapia, aparelhos respiratórios de reanimação e outros aparelhos de terapia respiratória.

9020

Outros aparelhos respiratórios e máscaras contra gases, exceto as máscaras de proteção desprovidas de mecanismo e de elemento filtrante amovível.

9021

Artigos e aparelhos ortopédicos, incluídas as cintas e fundas médico-cirúrgicas e as muletas; talas, goteiras e outros artigos e aparelhos para fraturas; artigos e aparelhos de prótese; aparelhos para facilitar a audição dos surdos e outros aparelhos para compensar deficiências

ou enfermidades, que se destinam a ser transportados à mão ou sobre as pessoas ou a ser implantados no organismo.*

9022

Aparelhos de raios X e aparelhos que utilizem radiações alfa, beta ou gama, mesmo para usos médicos, cirúrgicos, odontológicos ou veterinários, incluídos os aparelhos de radiofotografia ou de radioterapia, os tubos de raios X e outros dispositivos geradores de raios X, os geradores de tensão, as mesas de comando, as telas de visualização, as mesas, poltronas e suportes semelhantes para exame ou tratamento.

9023 Instrumentos, aparelhos e modelos, concebidos para demonstração (por exemplo, no ensino e nas exposições), não suscetíveis de outros usos.

9024

Máquinas e aparelhos para ensaios de dureza, tração, compressão, elasticidade ou de outras propriedades mecânicas de materiais (por exemplo, metais, madeira, têxteis, papel, plásticos).

9025

Densímetros, areômetros, pesa-líquidos e instrumentos flutuantes semelhantes, termômetros, pirômetros, barômetros, higrômetros e psicrômetros, registradores ou não, mesmo combinados entre si.

9026

Instrumentos e aparelhos para medida ou controle da vazão, do nível, da pressão ou de outras características variáveis dos líquidos ou gases (por exemplo, medidores de vazão, indicadores de nível, manômetros, contadores de calor), exceto os instrumentos e aparelhos das posições 90.14, 90.15, 90.28 ou 90.32.

9027

Instrumentos e aparelhos para análises físicas ou químicas (por exemplo, polarímetros, refratômetros, espectrômetros, analisadores de gases ou de fumaça); instrumentos e aparelhos para ensaios de viscosidade, porosidade, dilatação, tensão superficial ou semelhantes ou para medidas calorimétricas, acústicas ou fotométricas (incluídos os indicadores de tempo de exposição); micrótomos.

9028 Contadores de gases, de líquidos ou de eletricidade, incluídos os aparelhos para sua aferição.

9029

Outros contadores (por exemplo, contadores de voltas, contadores de produção, taxímetros, totalizadores de caminho percorrido, podômetros); indicadores de velocidade e tacômetros, exceto os das posições 90.14 ou 90.15; estroboscópios.

9030

Osciloscópios, analisadores de espectro e outros instrumentos e aparelhos para medida ou controle de grandezas elétricas; instrumentos e aparelhos para medida ou detecção de radiações alfa, beta, gama, X, cósmicas ou outras radiações ionizantes.

9031

Instrumentos, aparelhos e máquinas de medida ou controle, não especificados nem compreendidos em outras posições do presente Capítulo; projetores de perfis.*

Page 63: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

63

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

9032 Instrumentos e aparelhos para regulação ou controle, automáticos.

9033

Partes e acessórios não especificados nem compreendidos em outras posições do presente Capítulo, para máquinas, aparelhos, instrumentos ou artigos do Capítulo 90.

9101

Relógios de pulso, relógios de bolso e relógios semelhantes (incluídos os contadores de tempo dos mesmos tipos), com caixa de metais preciosos ou de metais folheados ou chapeados de metais preciosos (plaquê).

9102 Relógios de pulso, relógios de bolso e relógios semelhantes (incluídos os contadores de tempo dos mesmos tipos), exceto os da posição 91.01.*

9104

Relógios para painéis de instrumentos e relógios semelhantes, para automóveis, veículos aéreos, embarcações ou para outros veículos.

9105 Despertadores e outros relógios e aparelhos de relojoaria semelhantes, exceto com maquinismo de pequeno volume.

9106

Aparelhos de controle do tempo e contadores de tempo, com maquinismo de aparelhos de relojoaria ou com motor síncrono (por exemplo, relógios de ponto, relógios datadores, contadores de horas).

9107

Interruptores horários e outros aparelhos que permitam acionar um mecanismo em tempo determinado, munidos de maquinismo de aparelhos de relojoaria ou de motor síncrono.

9108 Maquinismos de pequeno volume para relógios, completos e montados.

9109 Maquinismos de aparelhos de relojoaria, completos e montados, exceto os de pequeno volume.

9110

Maquinismos de aparelhos de relojoaria completos, não montados ou parcialmente montados (“chablons”); maquinismos de aparelhos de relojoaria incompletos montados; esboços de maquinismos de aparelhos de relojoaria.

9111 Caixas de relógios das posições 91.01 ou 91.02, e suas partes.

9112 Caixas e semelhantes de aparelhos de relojoaria, e suas partes.

9113 Pulseiras de relógios, e suas partes.

9114 Outras partes e acessórios de aparelhos de relojoaria.

9201 Pianos, mesmo automáticos; cravos e outros instrumentos de cordas, com teclado.

9202 Outros instrumentos musicais de cordas (por exemplo, guitarras (violões), violinos, harpas).

9206 Instrumentos musicais de percussão (por exemplo, tambores, caixas, xilofones, pratos, castanholas, maracás).

9207 Instrumentos musicais cujo som é produzido ou deva ser amplificado por meios elétricos (por exemplo, órgãos, guitarras, acordeões).

9208

Caixas de música, órgãos mecânicos de feira, realejos, pássaros cantores mecânicos, serrotes musicais e outros instrumentos musicais não especificados em outra posição do presente Capítulo; chamarizes de qualquer tipo; apitos, berrantes (cornetas de sinais) e outros instrumentos, de boca, para chamada ou sinalização.

9209

Partes (mecanismos de caixas de música, por exemplo) e acessórios (por exemplo, cartões, discos e rolos para instrumentos mecânicos) de instrumentos musicais; metrônomos e diapasões de todos os tipos.

9301 Armas de guerra, exceto revólveres, pistolas e armas brancas.

9302 Revólveres e pistolas, exceto os das posições 93.03 ou 93.04.

9303

Outras armas de fogo e aparelhos semelhantes que utilizem a deflagração da pólvora (por exemplo, espingardas e carabinas, de caça, armas de fogo carregáveis exclusivamente pela boca, pistolas lança-foguetes e outros aparelhos concebidos apenas para lançar foguetes de sinalização, pistolas e revólveres para tiro de festim, pistolas de êmbolo cativo para abater animais, canhões lança-amarras).

9304 Outras armas (por exemplo, espingardas, carabinas e pistolas, de mola, de ar comprimido ou de gás, cassetetes), exceto as da posição 93.07.

9305 Partes e acessórios dos artigos das posições 93.01 a 93.04.

9306

Bombas, granadas, torpedos, minas, mísseis, cartuchos e outras munições e projéteis, e suas partes, incluídos os zagalotes, chumbos de caça e buchas para cartuchos.

9307 Sabres, espadas, baionetas, lanças e outras armas brancas, suas partes e bainhas.

9401 Assentos (exceto os da posição 94.02), mesmo transformáveis em camas, e suas partes.*

9402

Mobiliário para medicina, cirurgia, odontologia ou veterinária (por exemplo, mesas de operação, mesas de exames, camas dotadas de mecanismos para usos clínicos, cadeiras de dentista); cadeiras para salões de cabeleireiro e cadeiras semelhantes, com dispositivos de orientação e de elevação; suas partes.

9405

Aparelhos de iluminação (incluídos os projetores) e suas partes, não especificados nem compreendidos em outras posições; anúncios, cartazes ou tabuletas e placas indicadoras luminosos, e artigos semelhantes, contendo uma fonte luminosa fixa permanente, e suas partes não especificadas nem compreendidas em outras posições.*

9406 Construções pré-fabricadas.

9504 Artigos para jogos de salão, incluídos os jogos com motor ou outro mecanismo, os bilhares, as mesas especiais para jogos de cassino e os jogos de balizas

Page 64: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

64

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

automáticos (boliche, por exemplo).*

9508

Carrosséis, balanços, instalações de tiro-ao-alvo e outras diversões de parques e feiras; circos e coleções de animais ambulantes; teatros ambulantes.

9602

Matérias vegetais ou minerais de entalhar, trabalhadas, e suas obras; obras moldadas ou entalhadas de cera, parafina, estearina, gomas ou resinas naturais, de pastas de modelar, e outras obras moldadas ou entalhadas não especificadas nem compreendidas em outras posições; gelatina não endurecida, trabalhada, exceto a da posição 35.03, e obras de gelatina não endurecida.*

9603

Vassouras, escovas (mesmo as escovas que constituam partes de máquinas, aparelhos ou veículos), vassouras mecânicas de uso manual exceto as com motor, pincéis, esfregões e espanadores; cabeças preparadas para vassouras, escovas, pincéis e artigos semelhantes; bonecas e rolos para pintura; rodos de borracha ou de matérias flexíveis semelhantes.*

9608

Canetas esferográficas; canetas e marcadores, com ponta de feltro ou com outras pontas porosas; canetas-tinteiro e outras canetas; estiletes para duplicadores; lapiseiras; canetas porta-penas, porta-lápis e artigos semelhantes; suas partes (incluídos as tampas e prendedores), exceto os artigos da posição 96.09.*

9609 Lápis, minas, pastéis, carvões, gizes para escrever ou desenhar e gizes de alfaiate.

9615

Pentes, travessas para cabelo e artigos semelhantes; grampos para cabelo; pinças, onduladores, bóbis e artefatos semelhantes para penteados, exceto os da posição 85.16, e suas partes.*

Page 65: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

65

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Anexo 3

1.1. Detalhamento inicial da Biotecnologia

O termo biotecnologia está ligado ao uso de organismos vivos para o desenvolvimento de produtos. Inicialmente, pesquisa e desenvolvimento desta disciplina teve como foco principal as áreas as áreas de agricultura, a chamada biotecnologia verde, e medicina e saúde, classificada como biotecnologia vermelha. A biotecnologia industrial, ou branca, ganhou destaque mais recentemente nas comunidades acadêmica e industrial.

A biotecnologia para agricultura foca em tecnologias para o cultivo com menos insumos e menor impacto no meio ambiente. Além disso, aplica o uso de engenharia genética para criação de plantas transgênicas, entre outras técnicas.

Já a biotecnologia para a saúde e medicina se concentra na descoberta de fármacos e de tecnologias como impacto nas áreas de saúde. Organismos são utilizados para a produção de medicamentos e engenharia genética.

A biotecnologia industrial aplica o uso de micro-organismos e enzimas como “fábricas de células” para a produção de energia, químicos, detergentes, vitaminas, papel, entre outros. O Royal Belgian Academy Council of Applied Science define biotecnologia industrial como “a aplicação da moderna biotecnologia para produção industrial de bioenergia e substâncias químicas, utilizando células vivas e suas enzimas e resultando em processos intrinsicamente limpos, com geração mínima de resíduos e baixo uso de energia”.

De forma geral, o processo de produção de bioprodutos passa pela conversão de biomassa em biocombustíveis e bioquímicos, em alguns casos com propriedades particulares que não podem ser alcançadas através de processos petroquímicos tradicionais.

As principais biomassas são produtos e resíduos agrícolas, resíduos orgânicos em geral e algas. O maior potencial de biomassa global está concentrado nas regiões tropicais e subsaarianas, onde a produtividade das culturas pode ser até 5 vezes maior do que em áreas cultivadas em climas temperados. Este fator torna o estudo e desenvolvimento da biotecnologia industrial especialmente atrativa para o Brasil.

O crescente interesse em biotecnologia está ligado à busca de sustentabilidade ambiental em aplicações industriais.

Sustentabilidade ambiental é uma das tendências já citadas como alavanca de mudanças no comportamento do consumidor. É também um dos mais importantes incentivos para o desenvolvimento de fatores que estimulam o crescimento da biotecnologia, como ilustrado na Figura 1.

Page 66: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

66

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Figura 15: Fatores de estímulo ao crescimento da biotecnologia

Apesar do longo histórico, a viabilidade dos bioquímicos ainda está no começo. A Figura 2 apresenta de forma sintética a evolução da tecnologia.

Uma das primeiras grandes conquistas do setor, realizada pelo Brasil, foi a introdução do Pró-álcool, com a produção de etanol de cana-de-açúcar. Ainda na área de cana-de-açúcar, a Braskem foi a pioneira na produção em escala comercial do Bio-PE, também conhecido como “plástico verde” Também pode-se destacar o desenvolvimento da tecnologia do óleo de palma, PLA de milho (um poliéster extraído do amido do milho que serve de base para a produção dos bioplásticos) e a comercialização de solventes verdes baseados em etanol e grãos de soja. O futuro aponta para o desenvolvimento do etanol de celulose e o uso de algas para a obtenção de combustível em forma de óleo.

Figura 2: Histórico de evolução da bioquímica

Futuro

• Etanol de celulose• Algas

Fonte: Websites das empresas e relatórios de mercado

Óleoquímicos

• Uso tradicional de gorduras animais em sabões e surfactantes

Cana-de-açucar

• Brasil introduz o Pró-álcool com a produção de etanol da cana-de-açucar

Milho

• ICI inaugura planta de PHA, sem sucesso na comercialização

Óleo de palma

• Industrial hydrolysis of palm oil begins for use in personal care products

Soja e outros bio-feedstocks em desenvolvimento

• Comercialização de solventes verdes baseados em etanol e grãos de soja por empresas como a VertecBio e a Cognis

• Braskem é a primeira a produzir Bio-PE em escalca comercial

• Primeiras plantas de ácido biosuccínicoentram em operação

• Cargill e Dow se associam para comercializar PLA de milho

• Telles decide comercializar PHA produzindo 110 Mlbs p.a.

1975 1990 1995 20001980 1985 2005 2010 2015

• NatureWorks e PTT para evoluir no desenvolvimento de PLA

Page 67: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

67

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

O instrumento para a conversão da biomassa em combustível, químicos, energia e outros materiais é a biorrefinaria. Basicamente, processo de transformação em uma biorrefinaria consiste de três etapas, como ilustrado na Figura 3.

Figura 3: Cadeia de suprimentos simplificada de biocombustíveis e de bioquímicos

Na primeira etapa, é feito o recebimento e armazenamento, além do pré-tratamento, que consiste da preparação da biomassa. Um exemplo é a prensagem, para o tratamento em conversão em químicos.

A segunda fase é iniciada com o tratamento dos diversos produtos agrícolas (feedstocks) com potencial energético de intermediários convertíveis em químicos através de alguma das tecnologias de conversão disponíveis. As principais categorias de feedstocks estão listadas abaixo:

• Culturas ricas em açúcar/milho: é o tipo mais comum de feedstock. A cana-de-açúcar é a cultura rica em açúcar mais utilizada por sua alta concentração de sacarose e fácil cultivo. O milho é o mais comum entre as culturas ricas em amido.

• Óleos vegetais: utilizados mais frequentemente na produção de biodiesel pelo processo de transesterificação. Palma, soja e mamona são as fontes mais comuns. Culturas selvagens, como o babaçu e o pinhão-manso, possuem alto potencial energético, porém apresentam desafios em termos de cultivo.

• Biomassa lignocelulósica: é feito de matéria vegetal composta de celulose, hemicelulose e lignina. É a matéria-prima dos processos de conversão de segunda geração. Pode ser derivada de diversas fontes, como resíduos florestais e agrícolas (exemplo: bagaço da cana-de-açúcar), lixo orgânico e capim. Tem a vantagem de não competir com a cadeia alimentícia e de necessitar de menor área para cultivo, em comparação com as biomassas de primeira geração.

• Microalgas: as algas compõem o grupo de biomassa com maior potencial energético, com capacidade de gerar de 10 a 100 vezes mais óleo por hectare cultivado do que outras e 2ª geração. O óleo pode representar mais do que 80% da massa seca das algas. Apesar do potencial, a produção em grande escala em massa ainda é um desafio a ser superado.

O tratamento da biomassa pode ser realizado através de duas principais rotas: a bioquímica (exemplo: hidrólise) e a termoquímica (exemplo: gaseificação e pirólise).

A segunda etapa segue com o processo de conversão do feedstock em produtos. Bioquímica e química são as duas rotas mais conhecidas.

A rota química utiliza processos tradicionais para converter os intermediários em químicos. Já a rota bioquímica faz uso de microrganismos e enzimas em processos de fermentação.

fornecedores consumidoresBiomassa

Processos de

tratamento e conversão

Combustíveis

Químicos

Conceito de biorefinaria

Page 68: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

68

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Na terceira etapa são obtidos e armazenados para comercialização os produtos finais. A Figura 4 apresenta uma lista resumida de químicos que podem ser obtidos a partir dos processos de fermentação ou conversão enzimática, utilizando como feedstock diferentes fontes de biomassa.

Figura 4: Químicos obtidos a partir de bio-rotas estabelecidas ou potenciais

Os bioquímicos estão sendo adotados por empresas de bens de consumo. Nestlé, Procter & Gamble e Coca-Cola, por exemplo, aumentaram o uso de químicos em suas embalagens, como publicado em seus relatórios de desempenho (Figura 5).

Figura 5: Declarações de empresas de bens de consumo sobre o uso de bioplásticos

Sacarose

Amido

Celulose

Hemicelulose

Lignina

Óleos

Proteína

Frutose

Glucose

XiloseArabinose

Glicerol

Ácidos Graxos

Produtos por fermentação ou conversão enzimática

EtanolÁcido acético

Ácido glioxílicoÁcido oxálico

Ácido LáticoÁcido 3-hidroxipropanoico

GlicerolPropilenoglicol

Propano-1,3-diolÁcido propanoico

Acetonas

Ácido fumáricoÁcido succínicoÁcido málicoÁcido butírico

1-butanol2,3-butanodiol

AcetoínaÁcido aspártico

1,2,4-butanotriol

Amino ácidosL-Alanina

L-GlutaminaL-Histidina

L-HidroxipropilinaL-IsoleucinaL-LeucinaL-ProlinaL-SerinaL-Valina

L-ArgininaL-Triptofano

L-Ácido aspárticoL-Fenilalanina

L-TreoninaL-Ácido glutâmico

L-Lisina

PolímerosAlgina

Celulose bacterianaCurdlana

CondroitinaCianoficina

GellanHeparina

Ácido hialurônicoPoli-γ-ácido glutâmico

Poli-ε-lisinaPolihidroxialcanoatos

PululanoEscleroglucano

SphinganXantano

VitaminasVitamina AVitamina B1Vitamina B2Vitamina B12Vitamina C

BiotinaÁcido fólico

Ácido pantotênico

Enzimas industriais

Ácido itacônicoÁcido glutâmico

Isopreno

Ácido cítricoAconitato

LisinaÁcido cis,cis-mucônico

GluconatoÁcido kójico

Outros

Índigo

Fonte: OECD

Page 69: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

69

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

A Biotech Industry Organization (BIO) cita uma série de produtos de consumo. Alguns exemplos estão listados na Figura 6, feitos com o uso da biotecnologia industrial.

Bem de consumo

Processo antigo Novo processo biotecnológico

Tecnologia utilizada

Benefícios

Detergente Fosfatos adicionados como agentes de limpeza e brilho

Adição de enzimas biotecnológicas com papel de agentes de limpeza e brilho:

Micróbios geneticamente melhorados ou fungos geneticamente desenvolvidos para produção de enzimas

• Eliminação da poluição das águas por fosfatos

• Roupas mais limpas e brilhantes lavadas com água a temperaturas mais baixas

• Economias de energia

Pão Bromato de potássio, que possivelmente é causador de câncer em alguns níveis, é adicionado como agente preservativo em pães

Adição de enzimas biotecnológicas para melhorar o crescimento do pão e prolongar sua vida útil

Microrganismos geneticamente modificados para produzirem enzimas para o assamento do pão

• Pão de alta qualidade

• Maior durabilidade

• Sem bromato de potássio

Solução para lentes de contatos

Surfactantes e/ou soluções salinas (não removem depósitos de proteínas) utilizadas para limpar lentes

Enzimas removem os depósitos de proteínas das lentes de contato

Micróbios geneticamente modificados para remover proteínas das lentes

• Limpeza mais eficiente das lentes

• Menor irritação dos olhos

Figura 6: Bens de consumo produzidos com o uso da biotecnologia industrial

Page 70: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

70

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

1.2. Detalhamento inicial da Nanotecnologia

A nanotecnologia é uma especialidade científica recente. O marco inicial é reconhecido pela comunidade científica como o discurso do físico teórico americano Richard Feynman, na reunião anual da American Physical Society em 1959, sobre máquinas moleculares capazes de construir materiais com precisão atômica. Entretanto, a palavra “nanotecnologia” só foi utilizada pela primeira vez em um artigo científico em 1977, quando o Professor Norio Taniguchi da Universidade de Ciências de Tóquio descreveu processos de semicondutores que exibiam controle da ordem de um nanômetro. A disciplina nanotecnologia ganhou popularidade em 1986 com a publicação do livro Engines of Creation pelo cientista americano Kim Eric Drexler, a primeira pessoa a receber um PhD em nanotecnologia, em 1991, pelo Massachusetts Institute of Technology. Desde então, o interesse da comunidade científica e os investimentos dos governos e empresas em nanotecnologia são crescentes.

Atualmente, o US Foresight Institute define nanotecnologia como “o grupo de tecnologias emergentes em que a estrutura da matéria é controlada em escala nanométrica para produzir novos materiais e dispositivos que são úteis e possuem propriedades únicas”. A definição adaptada do americano National Nanotechnology Initiative para nanotecnologia é: “ciência, engenharia e tecnologia em nano escala, de 1 a 100 nanômetros. Pode ser aplicada em diversos campos da ciência, como a química biologia, física, ciência de materiais e engenharia”. De forma sucinta, nanotecnologia pode ser descrita como ciência e engenharia com precisão atômica para desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

Observando a Figura 7 é possível ter noção das dimensões do mundo manométrico frente a objetos do dia-a-dia. Uma bola de tênis, por exemplo, é 1 trilhão de vezes maior do que um nano tubo de carbono.

Figura 7: Escala manométrica

Aplicações da nanotecnologia têm potencial para revolucionar diversas áreas de ciência e do conhecimento. Alguns dos benefícios que podem ser obtidos estão listados abaixo:

• Forte redução nos custos de produtos manufaturados*: custos de matérias-primas e energia podem ser reduzidos drasticamente

• Eliminação da poluição industrial química: todos os átomos utilizados na fabricação de nano produtos poderão ser controlados

• Redução nos custos de energia: nano células fotovoltaicas serão baratas e amplamente utilizadas em residências e locais públicos

Page 71: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

71

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

• Materiais mais fortes e leves: nano materiais a preços competitivos permitirão grandes avanços em indústrias como a automotiva e aeroespacial

• Nano robôs para uso medicinal: nano robôs poderão curar doenças e reverter envelhecimento

*não contabilizados os custos de propriedade intelectual, P&D, regulatórios, etc.

Atualmente já são comercializados diversos produtos baseados nanotecnologia, em diferentes indústrias. Alguns exemplos: tecidos com nano fibras repelentes a água que mantêm aparência e textura natural; bolas de tênis com revestimento de nano compósitos, que retêm melhor o ar e por consequência têm maior durabilidade e quicam de forma mais consistente; e embalagens plásticas com nano argilas que têm reduzida absorção de O2 do exterior e da perda de CO2 do interior, além de utilizarem menos plásticos tradicionais.

Existem diversas oportunidades na cadeia de valor da nanotecnologia, que pode ser dividida em três grandes grupos: nano materiais, nano intermediários e produtos com nanotecnologia incorporada. A Figura 8 apresenta exemplos de itens pertencentes a cada um dos grupos.

Figura 8: Cadeia de valor da nanotecnologia

Os elementos viabilizadores de pesquisas, desenvolvimento e manufatura em cada grupo são as nano ferramentas, que permitem a manipulação e modelagem da matéria em escala manométrica.

As Figuras 9, 10 e 11 apresentam exemplos mais detalhados de itens de cada grupo, inclusive suas características e aplicações.

Nano materiais Nano intermediários Produtos

Estruturas não processadas em nano escala

Intermediários em nano escala ou produzidos a partir de nano materiais

Produtos com nanotecnologia incorporada, destinados aos usuários finais

• Nano partículas• Nano tubos• Quantum dots• Fulerenos• Dendrímeros• Materiais nanoporosos• Nano argilas• Nano cristais• Outras matérias-primas em

nanoescala

• Revestimentos• Tecidos• Memórias• Microchips• Componentes óticos• Outros intermediários

• Cosméticos• Embalagens• Vestuário• Automóveis• Eletrônicos• Fármacos• Etc.

Fonte: LQES/Unicamp; Lux Research

Exemplos

Nano ferramentas

Equipamentos e softwares usados para visualizar, manipular e modelar matéria em nano escala

Page 72: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

72

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Figura 9: Nano materiais

Figura 10: Nano Intermediários

Nan

o m

ate

riais

CARACTERÍSTICAS APLICAÇÕES

Nano tubos

• Longas moléculas de carbono, produzidas em forma de tubos de 1 a 3 nanômetros de diâmetro e de centenas a milhares de nanômetros de comprimento.

• Nano tubos de carbono são 100 vezes mais fortes que o aço

• São eficientes condutores de eletricidade e calor e podem ser utilizados como semicondutores, dependendo da sua estrutura e do ambiente

• Atualmente utilizado como camadas condutoras na indústria de touch screen

• No futuro podem substituir os condutores transparentes de óxido de índio-estanho e condutores e semicondutores orgânicos e inorgânicos

Nano cristais

Nano argilas

• Nano argilas encontradas naturalmente na natureza

• Aditivos para plásticos utilizados na manufatura de compósitos destinados à indústria automotiva e de embalagens para alimentos e bebidas

• Outros aplicações incluem: plásticos industriais, revestimento de fios e cabos e retardantes de fogo

Fonte: Global Industry Analysts

• Nano cristais de sílica podem ser utilizados na produção de memórias

• Aplicações também em painéis solares e em filtros de óleo

• Nano partículas de estrutura cristalina

Nan

o in

term

ed

iári

os

Nano revestimentos

CARACTERÍSTICAS APLICAÇÕES

• Revestimentos com espessura nanométrica

• Contém nano partículas e estruturas para melhorar as propriedades do material

Nano filmes

• Filmes de espessura ultra fina, com menos de 100 nanometros

• Altamente flexíveis para manipulação e quando aplicados, podem facilmente ser modificados com o uso de equipamentos e processos específicos

• Empregado na criação de superfícies modificadas que possuém características particulares, tais como: resistência a químicos, abrasão, manchas, calor e frio e repelência a água

• Nano filmes podem ser utilizados na produção de células fotovoltaicas, microeletronica, armazenagem de informação, dispositivos médicos e aplicaçoes de engenharia

Nano compósitos

• Plásticos com aditivos em escala nanométrica- Nano tubos de carbono, nano argilas,

nano fibras de carbono podem ser utilizados como aditivos

• O estudo de nano compósitos é multidisciplinar, envolvendo metódos químicos avançados e física de superfícies, entre outros

• Embalagens comerciais e de bens de consumo- Maior resistência mecânica e ao calor,

estabilidade química, térmica e dimensional e reciclabilidade

• Componentes de polieterimida e policarbonato para discos rígidos de computadores apresentam melhor condutividade quando reforçados por nano tubos

• Filmes nano compósitos de materiais poliméricos usados em células solares

Fonte: Global Industry Analysts

• Sprays protetores e revestimentos permantentes

• Superfícies sanitárias que tem contato frequente com sujeiras, óleos e água

Page 73: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

73

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Figura 11: Nano produtos para usuários finais

O mundo da nanotecnologia ainda é jovem e, portanto, com bastante tendência a mudanças. Principalmente em produtos, as mudanças são direcionadas por demandas dos consumidores e por questões regulatórias. A Figura 12 apresenta algumas tendências.

Figura 12: Tendências em nanotecnologia

Nan

o p

rod

uto

s p

ara

usá

rio

sfi

nais

Automotiva

CARACTERÍSTICAS APLICAÇÕES

• Uso de nano materiais reduz peso dos veículos, melhorando o desempenho dos motores, reduzindo consumo e da emissão de poluentes, entre outros benefícios

• Nano compósitos para carroceria de automóveis e outras partes

Bens de consumo

• Nanotecnologia pode trazer inovações em diversos setores de bens de consumo como: embalagens, vestuário e calçadista, detergentes, revestimentos, entre outros

• Embalagens com nano aditivos que propriedades especiais para bloquear contaminações externas

• Embalagens de polímeros reforçados com nano materiais que são mais leves e com melhores propriedades mecânicas

• Vestimentas e calçados com propriedades antibacterianas e de para remoção de manchas

Cosméticos

• Nano materiais utilizados em cerca de 5% dos produtos de cuidados pessoais

• Mais de 2.500 cosméticos contém nano óxido de zinco ou nano dióxido de titânio

• Cremes antienvelhecimento, batons, filtros solares, sabonetes, hidratantes, entre outros

Fonte: Global Industry Analysts

Crescimento do mercadoglobal de revestimentos em nano escala

Revestimentos auto-limpantes e anti-microbiais devem crescer em linha com os setores médico, de bens domésticos e de processamentos de alimentos.

Crescimento da demanda por nano pó de óxidos de metais

Nano pós possuem características óticas, magnéticas, eletrônicas e catalísticas superiores e podem ser utilizados na fabricação de plásticos, tintas e pigmentos, cosméticos, papel, protetores solar, cerâmicas, catalizadores, vidros e tintas de impressão

Crescimento do mercado de embalagens alimentícias

Embalagens, produzidas com nano insumos, que permitem maiores prazos de validade dos produtos e oferecem maior segurança microbiológica

Desenvolvimento de tecidos resistentes a manchas

Uso de nanotecnologias para desenvolvimento de tecidos com propriedades repelentes a manchas. Novas tecnologias devem impactar a indústrias detergentes e dry-cleaning

Crescimento das aplicações automotivas de nano filmes

Aplicações para reduzir reflexo em vidros automotivos, aumentar propriedades para secagem rápida, e melhorar visibilidade.

Crescente uso de nanotecnologia em fontes alternativas de energia

Sustentabilidade e impactos ambientais impulsionam o crescimento de tecnologias de energia. Tecnologias incluem, por exemplo, nano catalisadores que permitem meios eficientes de converter carvão em gás. Também há potencial para desenvolvimento de aplicações em células fotovoltaicas, supercapacitores, baterias e materiais para energia eólica.

Uso de nano tecnologia para tratamento de água

Utilização de tecnologias de nano filtração, como membranas ultrafiltrantes e dispositivos para osmose reversa.

TENDÊNCIA DETALHE

Fonte: Global Industry Analysts

Page 74: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

74

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

O mercado de nanotecnologia global cresce a uma taxa anual de 10,8%, puxado principalmente pela Ásia, que é responsável por aproximadamente um terço do faturamento global e sobe 12,5% ao ano. Os Estados Unidos, apesar de serem responsáveis pela maior fatia das receitas de nanotecnologia, crescem a taxas menores que as demais regiões do mundo, como pode ser observado na Figura 13. De acordo com a projeção do Global Industry Analysts, em 2015 os EUA dividirão com a Ásia a posição de liderança no mercado de nanotecnologia.

Figura 13: Evolução das receitas globais de nanotecnologia

Dentro da indústria de nanotecnologia, os químicos permanecem entre os líderes em aplicação de tecnologias existentes, assim como um dos early adopters. A Figura 14 apresenta a projeção de consumo de produtos com nano químicos embutidos.

Fonte: Global Industry Analysts

Receitas de nanotecnologia por geografia (US$B)

projeção

10,8%

Page 75: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

75

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Figura 14: Relevância da indústria química

Grandes empresas químicas estão investindo em nanotecnologia (como observado na Figura 15), através do lançamento de produtos comerciais, pesquisa e até mesmo investimentos em startups.

Figura 15: Investimento em nanotecnologia por grandes empresas químicas

Fonte: Global Industry Analysts; Royal Society of Chemistry

Receitas de produtos químicos com nanotecnologia contido (US$B)

19,35%

CAGR(10-15)

ÁREAS DE INOVAÇÃO

• Novos materiais com nano estruturas

• Novas nano partículas, incluindo metais, óxidos e outros inorgânicos

• Nanotubos de carbono e inorgânicos e sua utilização em processos teconologicos

• Novas superfícies com nano estruturas

• Novas bio nano estruturas

• Implicações da nano química em saúde, segurança e meio ambiente

Page 76: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

76

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Outras empresas, entretanto, ainda têm restrições à comercialização de produtos da área, como os de nanotecnologia contida. São os casos da Bayer e DuPont, ilustrados na Figura 16.

Figura 16: Restrições à nanotecnologia em grandes empresas químicas

As restrições das duas empresas estão muito ligadas à falta de uma regulamentação própria para a nanotecnologia que considere e mitigue os riscos impostos à saúde humana e ao meio ambiente.

Anexo 4 – Comentários, sugestões e ações decorrentes do Seminário 1

Segmentação

Comentários gerais

Silvia Ligabó (Sindag): comentou que os valores para defensivos estão alinhados com a Sindag, porém, o ideal seria incorporar as classificações que eles próprios usam e se colocaram a disposição de compartilhar. Destacou que decisão de investir ou não na área de defensivos agrícolas no Brasil está ligada principalmente à área de regulação, onde se encontram os maiores gargalos.

Page 77: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

77

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Luis Cassinelli (Braskem): comentou que alguns produtos químicos possuem aplicações semelhantes e que talvez uma visão apenas da composição química não seria suficiente para entender estes mercados. Sugeriu também o agrupamento de alguns segmentos por aplicação, para entender melhor a dinâmica entre produtos de origens diferentes que competem pelo mesmo mercado.

Marcos de Marchi (Elekeiroz): comentou que podem ser priorizados segmentos onde Brasil tem as competências adquiridas a partir de outras experiências.

Sugestões para o Estudo

Foi comentado que as associações que contemplam o mercado dos grupos de especialidades deveriam estar representadas no próximo seminário, pois, a dinâmica dos produtos finais é diferente das de uso industrial.

Silvia Ligabó (Sindag): sugeriu a utilização da classificação dos NCM’s da Sindag na segmentação.

Fernando Galembeck (Unicamp): também sugeriu que sejam incluídos os produtos de origem natural na segmentação e que sejam analisadas as tendências de desenvolvimento pelo mundo.

Luiz Leite (UFRJ): ressaltou que precisamos avaliar os químicos inorgânicos e ter representantes deste segmento para melhor validação da segmentação proposta.

Adelaide Antunes (UFRJ): enfatizou a necessidade de um tratamento especial para os chamados produtos estratégicos, que não necessariamente têm um grande peso dentro da balança comercial, mas podem ser priorizados, pela importância de produzir no País. Além disto, sugeriu a utilização do RADAR / COMTRADE para fazer um busca dos trades dos produtos entre outros países.

Marcus Simões (MDIC): destacou que a abordagem deve focar produtos químicos de maior valor agregado, que teriam um peso mais decisivo na balança comercial do setor.

Ações

• Tratamento dos segmentos “estratégicos” na Fase 2. Os segmentos químicos fornecedores de insumos para indústrias estratégicas para o Brasil, de acordo com o planejamento industrial do Governo Federal, serão priorizados na Fase 2, ainda que as indústrias fim possuam baixa densidade química ou não sejam selecionadas pelos critérios de priorização adotados.

• Agendamento, na Fase 2, de reuniões com as associações para alinhar a segmentação (quebras) e valores levantados para cada segmento.

• Agendamento, na Fase 2, de reuniões com representantes de empresas de químicos inorgânicos para validação da segmentação proposta.

• Avaliação, na Fase 2, dos dados do sistema "radar” e, caso necessário, revisão dos valores do estudo.

• Agrupamento, na Fase 3, de segmentos por aplicação para entendimento da dinâmica entre produtos de origens diferentes.

Page 78: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

78

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Químicos contidos

Comentários gerais

Luiz Leite (UFRJ): ressaltou que itens de Baixa Densidade Química possuem alto nível de conhecimento enquanto os de Alta Densidade Química possuem alto nível de materiais. Ou seja, devemos considerar que o “conteúdo de químicos” tende a ser mais elevado em manufaturados de menor valor agregado.

Thomas Canova (Solvay): ressaltou que pode haver produtos de alto valor agregado em que o componente químico tem um peso proporcionalmente pequeno, mas relevante em valor absoluto.

Fernando Galembeck (Unicamp): alertou que setores pouco relevantes hoje no Brasil continuarão assim se não houver investimento na indústria química. Ele lembrou, por exemplo, que o Brasil não produz microprocessadores, mas há fábricas desses componentes na Costa Rica. De acordo com ele, em qualquer chip, 50% do valor final do produto é representado pela resina epóxi.

Sugestões para o Estudo

Luis Cassinelli, (Braskem): Ressaltou que o setor de aeronaves deveria ser “promovido” a Alta Densidade Química, pois a tendência é de uso expressivo de fibra de carbono e resinas epóxi. (>60% no avião cargueiro KC 390 da Embraer).

Marcos Soalheiro da Cruz (Nortec): Estudo deveria indicar “vetores” que a indústria química deveria seguir. Sugeriu incluir alimentos na análise, por conterem fertilizantes e defensivos.

Gabriel Gomes (BNDES): sugeriu uma abordagem mais ampla, analisando os setores que apresentam perspectivas promissoras nos próximos anos, citando como exemplos a infraestrutura, setor automotivo, construção civil e aeroespacial/aeronáutica.

Francisco Ferralolli (Rhodia): Estudo deveria incluir as causas das importações. Por exemplo, se o País importa determinados produtos por falta de competência e recursos, ou se existem questões de conjuntura macroeconômica mais determinantes.

Ele sugeriu ainda que deve ser avaliado não apenas se a indústria química é relevante para um determinado segmento, mas também se o segmento é relevante para o setor químico.

Ações

• Análise, na Fase 2, das ‘as cadeias a jusante’ como uma das dimensões consideradas para a priorização dos segmentos validados no seminário 1.

• Avaliação, na Fase 2, das causas-raiz que geram importações, durante a elaboração das hipóteses de investimento.

Page 79: Proposta de segmentação da indústria química - Anexos

79

Potencial de diversificação da indústria química Brasileira - Relatório 1

Novas Tecnologias

Comentários gerais

Francisco Ferralolli (Rhodia): Comentou sobre a necessidade de entender se um potencial player teria acesso às tecnologias e quais os fatores de players que detêm a tecnologia não investirem no Brasil.

Luis Cassinelli (Braskem): acredita que, a partir de uma análise de toda a cadeia, devem ser escolhidos os novos segmentos que devem receber incentivos (eleitos). Deu o exemplo dos monitores de LED em que a existência de uma fábrica de polímeros condutores não necessariamente faz com que fábricas de monitores sejam instaladas.

Carlos Eduardo da Costa (Dow): ressaltou que a Dow está em busca de feedstocks alternativos, e citou o caso dos açúcares simples (biomassa), que certamente devem envolver investimentos no Brasil, País onde a matéria prima é mais abundante e barata.

Costa alertou também que químicos são muito interligados e que todos os subprodutos devem ter um destino.

Fernando Galembeck (Unicamp): ressaltou que existe interação entre as novas tecnologias (biotecnologia, nanotecnologia, novas tecnologias em química tradicional) e que a nanotecnologia penetra em todos os setores industriais.

Adelaide Antunes (UFRJ): Ressaltou que a necessidade de se estabelecer um marco regulatório para a biotecnologia. Alertou ainda para o risco de proibições no desenvolvimento de nanotecnologias.

Albert Hahn (Ecoplan): avalia que a maiores oportunidades da indústria química no Brasil não surgirão de grandes projetos, mas de pequenas empresas oriundas das incubadoras, com produtos inovadores (mapeamento das incubadoras).

Sugestões para o Estudo

Adelaide Antunes (UFRJ); Destacou as oportunidades de mercado que surgirão para os químicos com o avanço da exploração e produção do Pré-Sal no País, embora hoje a participação desse segmento na indústria ainda seja modesta. Ela lembrou que a exigência de conteúdo local no setor pode abrir espaço paras as empresas nacionais fornecerem seus produtos e ressaltou que atualmente algumas empresas petrolíferas pagam multas à Agência Nacional do Petróleo (ANP) justamente porque não há disponibilidade de insumos feitos no Brasil.

Outras sugestões foram: Derivados de Açúcares (Carlos Eduardo - Dow), Químicos da biomassa (Thomas Canova - Rhodia).

Ações

• Tropicalizar as tendências mundiais consideradas no Estudo (tendências Brasil). • Levantar impactos das tendências brasileiras nos produtos da química tradicional.