promoÇ leve 2 ouvidoreu trabalhava na sucursal da revista veja do rio de janeiro e fui destacado...

12
Ouvidor 6 de Março de 2021 • Nº 1315 www.jornalouvidor.com.br Ano 30 Jornal Um abraço a todas as Mulhere!!! *Consulte o regulamento. f COMPRE 1 LEVE 2 PROMOÇÃO Cidades sem leito para Covid Na próxima semana o Jornal Ouvidor receberá convidadas especiais para o Programa de Frente com o Ouvidor realizado de segunda a quinta-feira, entre 18h e 19h, pelo Youtube do Jor- nal Ouvidor. Dia 08/03 – A Juíza Dra. Claudia Vilibor Breda nos agra- ciará com a sua participação no Dia Internacional da Mulher; Dia 09/03 - A psicóloga Ca- mila Britto vai tirar todas as suas dúvidas sobre saúde mental e “A guerra das Rosas”; Dia 10/03 - A Primeira Dama Helena Inácio e a vice-prefeita Teresinha Pedroso falam da im- portância da mulher nas trans- formações sociais; E dia 11/03 - Veronica Dru- mond, Andrea Couto e Ynaiá Car- doso, do Rotary Clube de Arujá Sul, serão nossas ilustres convida- das a revelar programas e projetos ações voluntárias do clube. Mulheres em Foco Quem adoecer nas próximas semanas corre o risco de não ter lugar nos hospitais da região. Governo do Estado decreta retorno à fase vermelha com aumento de restrições para evitar colapso no sistema de saúde. Leia na página 7 e nas redes sociais do Jornal Ouvidor. Corrida de Idosos pela vacina O tumulto foi resultado da desorganização do atendimento na UBS do Brotas, em Santa Isabel. Mais de 200 pessoas, a maioria idosos, se aglo- meraram para serem va- cinados. Leia na página 7 Ação da PM tira chefe do tráfico de circulação No tiroteio, homem suspeito de ser o chefe do tráfico em Arujá, perdeu a vida. Leia na página 8. E tem muito mais notícias na internet Para ter acesso ao jornal OUVIDOR mais completo envie um WhatsApp para 11 976207778 dizendo: “Quero re- ceber Ouvidor em meu WhatsApp”.

Upload: others

Post on 26-Mar-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

Ouvidor6 de Março de 2021 • Nº 1315 www.jornalouvidor.com.brAno 30

JornalUm abraço a

todas as Mulhere!!!

*Co

ns

ult

e o

re

gu

lam

en

to.

f

COMPRE 1

LEVE 2PR

OM

ÃO

Cidades sem leito para CovidNa próxima semana o Jornal

Ouvidor receberá convidadas especiais para o Programa de Frente com o Ouvidor realizado de segunda a quinta-feira, entre 18h e 19h, pelo Youtube do Jor-nal Ouvidor.

Dia 08/03 – A Juíza Dra. Claudia Vilibor Breda nos agra-ciará com a sua participação no Dia Internacional da Mulher;

Dia 09/03 - A psicóloga Ca-mila Britto vai tirar todas as suas dúvidas sobre saúde mental e “A guerra das Rosas”;

Dia 10/03 - A Primeira Dama Helena Inácio e a vice-prefeita Teresinha Pedroso falam da im-portância da mulher nas trans-formações sociais;

E dia 11/03 - Veronica Dru-mond, Andrea Couto e Ynaiá Car-doso, do Rotary Clube de Arujá Sul, serão nossas ilustres convida-das a revelar programas e projetos ações voluntárias do clube.

Mulheres em Foco Quem adoecer nas próximas semanas corre o risco de não ter lugar nos hospitais da região.

Governo do Estado decreta retorno à fase vermelha com aumento de restrições para evitarcolapso no sistema de saúde. Leia na página 7 e nas redes sociais do Jornal Ouvidor.

Corrida de Idosos pela

vacinaO tumulto foi resultado da desorganização do atendimento na UBS do Brotas, em Santa Isabel. Mais de 200 pessoas, a maioria idosos, se aglo-meraram para serem va-cinados. Leia na página 7

Ação da PM tira chefe do tráfico de circulação

No tiroteio, homem suspeito de ser o chefe do tráfico em Arujá, perdeu a vida. Leia na página 8.

E tem muitomais notícias na internet

Para ter acesso ao jornal OUVIDOR mais completo envie um WhatsApp para 11 976207778 dizendo: “Quero re-ceber Ouvidor em meu WhatsApp”.

Page 2: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021

EditorialRoberto DrumondNo pé do ouvido!

Nossas escolhas!Eu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro

e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma composição com cerca de mil passageiros havia descarrilhado e três ou quatro vagões lotados capotou matando e ferindo dezenas de pessoas. Se me lembro, 13 pessoas morreram na hora.

Ao chegar no local a cena era dantesca: populares se aglo-merando, bombeiros cortando ferragens, socorristas removen-do pessoas indicadas por médicos que apontavam, desaponta-dos, aquelas com mais chances de sobreviver.

Naquele trem eu pude ver que nem todos eram retirados prontamente: dependiam da remoção de ferragens e da avalia-ção e o atendimento feito no local. Tudo aquilo me chocou pro-fundamente! Todos foram removidos e levados a hospitais e não me recordo mais o saldo final daquela tragédia.

Percebo que o atual estágio da pandemia da Covid-19 nos conduz, em alta velocidade para uma curva como aquela do trem.

Se ainda não estamos, em breve vamos começar a ver os mé-dicos diante da terrível missão de escolher quem deve ou não sobreviver. Quem deve ser removido para a UTI ou ficar na am-bulância aguardando a liberação de um leito de enfermaria, com direito a oxigênio e o atendimento necessário. Nossa sobrevivên-cia estará nas mãos de outras pessoas que decidirão quem “mere-ce” ou tem mais “chances” de continuar entre os vivos.

Quais serão os critérios a serem levados em conta: idade? Capacidade produtiva? Gravidade da infecção? Não imagino quem possa responder, em sã consciência, as essas perguntas! Por isso me dedico a esta crônica lembrando que seremos nós mesmos que vamos escolher quem vai continuar lutando contra a Covid-19.

A nossa oportunidade de escolha está diante de nós. Pode-mos escolher nos proteger contra o Coronavírus ou não. Se que-remos proteção temos de agir de acordo com as recomendações que maciçamente estão nos bombardeando todos os dias. A hi-giene e o distanciamento social.

Na China, onde o vírus surgiu, logo no início descobriram que ao despir as roupas de proteção contra a infecção, médicos e enfer-meiros se contaminavam involuntariamente. Foi preciso criar um protocolo para evitar a propagação nessa classe de trabalhadores.

Cada um de nós também precisa criar um protocolo em nos-sas casas, em nosso trabalho e ao transitarmos entre um e outro, para nos proteger contra a doença se não for possível evitar. A vacina vai chegar, mas não vai reduzir nem um pouco a neces-sidade de mantermos as regras preventivas. O cuidado é nossa responsabilidade!

É hora de escolher a vida! A nossa vida!

IGARATÁCHINESINHA – O dinheiro enviado pelo deputado federal Marco Bertaiolli para a compra de uma retroescavadeira já foi destinado. Vai pagar pela compra de mais um equipamento de origem chinesa. Da marca Uniforklift em breve estará fazendo companhia aos demais equipamentos da mesma origem adquiri-dos na gestão anterior do atual prefeito. Estão parados aguardan-do a chegada de peças para reposição.MUDANÇA – A empresa RDK, produtoras de equipamentos para a fabricação de molas e similares recebeu a visita de uma comissão de Caçapava. Eles vieram oferecer uma área para a mu-dança da fábrica para aquele município. A oferta é tentadora para a empresa que atualmente mais emprega em Igaratá.MUDANÇA 2 – Desde o ano passado repousa esquecido na Câ-mara Municipal um projeto que concede área para a ampliação da indústria em Igaratá. Ninguém sabe explicar porque sequer o projeto foi colocado em pauta.VACINAS – O plano de vacinação contra a Covid-19 em Igaratá é de levar, de casa em casa, o número necessário de vacinas para todos. Só que não há número suficiente de doses para cumprir o plano. O resultado disso é que só está sendo vacinado quem se arrisca a ir à UBS para se imunizar. Enquanto o público alvo não é atingido completamente, estão sendo vacinados até quem não pertence à faixa etária contemplada.VIGILÂNCIA SANITÁRIA – O órgão encarregado de verificar o cumprimento das medidas sanitárias indicadas ao combate do Coronavírus, não se sabe porque, não está indo às ruas. Quem qui-ser denunciar qualquer irregularidade como bares cheios, festas clandestinas ou outros tipos de aglomerações, só tem um jeito, re-correr à vigilância sanitária estadual cujo telefone é: 0800 7713541.BLOQUEIO – O vereador Gabriel Coroinha lançou uma pes-quisa através de suas redes sociais para saber a opinião da popu-lação sobre o bloqueio de acesso a Igaratá, como foi feito na gestão do prefeito Celso Palau. A maioria dos internautas apro-vou a medida.ROTATÓRIA – O vereador Fernando Copolla visitou a secreta-ria de Logística e Transporte do Estado. Recebido pelo assessor da presidência, Manoel do Carmo Rodrigues a quem solicitou a implantação de uma rotatória no km 77 da SP 56, com acessos para os bairros Mirante da Serra, Chácaras Jaguari, Recanto das Águas e Recanto de Igaratá.

SANTA ISABEL PASSADO DE VOLTA – A vereadora Bruna do Pati quer que a administração municipal ressuscite os conserveiros de estradas. Ela garante que quando essa profissão existia, as estradas eram melhor conservadas, pois eles mantinham limpas as saídas de água, bueiros, valetas e pontes. Diferente de hoje que se pretende fazer tudo com o emprego de máquinas pesadas e desemprego em massa.SEM CRÉDITO – Santa Isabel continua sem possibilidade de receber transferências voluntárias (emendas parlamentares) e operações de crédito. Para que possa voltar ao crédito tem de cadastrar o município no Sistema de Análises da Dívida Pública. O alerta foi feito pelo vereador Marquinhos Pelican com base em uma listagem do Tesouro Nacional.SEM CRÉDITO 2 - Marquinhos lembrou ainda que a lista de inadimplência de Municípios no início do exercício é sempre muito alta, no que se refere aos itens de atendimento prévios exi-gíveis pelo Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC) para acessar os recursos de transferências voluntárias e se habilitar a contratar operações de crédito.EXAMES – A vereadora Bruna despejou uma série de requeri-mentos solicitando informações da Santa Casa a atendimentos feitos por encaminhamentos da secretaria Municipal de Saúde. Será atendida, mas aparentemente se esqueceu que o Hospital não é um órgão público e que o seu pedido deveria ser encami-nhado à própria secretaria de Saúde.EXAMES 2 – Ela quer saber quanto o município gasta ao man-

dar fazer exames que poderiam ser feitos na cidade e são encami-nhados para outros municípios. Segundo ela, o município gasta muito mais transportando os pacientes para outras cidades e ain-da pagando os exames.EXAMES 3 – Ela diz ainda que, com a pandemia, o transporte oferecido pelos vereadores não pode ser utilizado, uma vez que os carros da Câmara não estão podendo ser usados. E ela reco-nhece: esse assistencialismo prestado pelos vereadores alivia a Prefeitura no transporte de pacientes.VACINA 2 – Ao ser alertada da diferença a Vereadora decidiu visitar Unidade Básica de Saúde do Brotas, administrada pela Caminho de Damasco. Saiu de lá desconsolada com o que viu: faltava álcool em gel para funcionários e pacientes, criticou a sujeira nos corredores e o mato em volta da Unidade, além da falta de profissionais para o atendimento.VACINA 3 – Bruna prometeu agir, mas ontem (sexta-feira) sentiu-se mal. Embora ela tenha sido vacinada no hospital em que trabalha, voltou para o isolamento em casa com sintomas da covid. Ela acredita que tenha sido contaminada pela variante da doença, a nova cepa que surgiu no Brasil. O resultado do exame sai na próxima semana.TENSO – Há um notório clima de animosidade por parte da atual secretária de Saúde de Santa Isabel, Rosa Ravazzi, em relação ao trabalho realizado pela Irmandade da Santa Casa. A questão é perceptível e está gravada em vídeo nas reuniões do Conselho de Saúde.TENSO 2 – Na última reunião extraordinária, realizada no dia 02/03, se por um lado a Secretária de Saúde Rosa Ravazzi defen-dia a organização social Caminho de Damasco como se fosse, ela própri, a representante da entidade, por outro, no que tange a Santa Casa a coisa mudava de figura.TENSO 3 – E na mesma reunião em que um aumento de aproxi-madamente R$100 mil foi aprovado para a Caminho de Damas-co, a secretária explicou que não era possível aumentar os recur-sos para a UPA, no contrato aditivo que visa especificamente atender os pacientes de Covid-19. Rosa disse que encontrou in-consistências no contrato, e que já pediu esclarecimentos, mas a Santa Casa não forneceu.DESELEGANTE – O representante da Santa Casa, Alexandre Ribeiro, disse que desde o início deste mandato se dispôs a esta-belecer um diálogo e esclarecer quaisquer dúvidas. “Acho dese-legante a Secretária dizer que nós não fornecemos dados, pois nós nunca negamos apresentar quaisquer documentos ou prestar contas. Acho deselegante a senhora dizer algo que não procede”.CONTAS – Com 100% dos Leitos de UTI ocupados por pacien-tes de Covid-19, o Prefeito Dr. Carlos Chinchilla e o secretário de Governo Felipe Nabil dialogaram com a administração da Santa Casa, para fornecer o recurso necessário para desafogar o atendimento na UPA. CONTAS 2 – Segundo informações, todas as compras conside-radas não emergenciais foram suspensas e a Prefeitura de Santa Isabel está direcionando todos os recursos que pode para a Saú-de, uma vez que o município recebeu este ano apenas R$27 mil para tratamento de pacientes de Covid-19. Só o gasto com luvas está em torno de R$20 mil, sem contar os mais de R$60 mil gas-tos com oxigênio. CONTAS 3 – Dr. Carlos Chinchilla e o Secretário Felipe Nabil concederam mais R$100 mil para a UPA contratar mais um mé-dico e reajustar o valor dos plantões. A escassez de profissionais disponíveis no mercado, com capacidade técnica para atendi-mento em UPA, aumentou a disputa injusta entre as capitais mais abastadas e as cidades do interior com menos recursos.CONTAS 4 – Além disso, 11 leitos de enfermaria foram reabertos na Santa Casa ao custo de R$245 mil/mês, somado ao custo do covidário na UPA por R$428 (valor já reajustado) o município de Santa Isabel está destinando mais de meio milhão de reais por mês para tratar pacientes vitimados por uma única enfermidade. E de-vemos lembrar que as demais doenças continuam existindo.TSUNAMI – Médico de formação, o Prefeito Dr. Carlos Chin-chilla explicou em entrevista ao Jornal Ouvidor que a situação é a mais grave desde o início da pandemia. “Não é só uma segunda onda, estamos falando de um Tsunami e só com a colaboração das pessoas nós vamos vencer esta batalha.

Page 3: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021 3

Érica Alcâ[email protected]

Conselho aprova aumento na SaúdeCaminho de Damasco se

compromete ampliar o aten-dimento e reajustar salário

de equipe. Entidade recebeu mais de um milhão no mês em que trabalhou 15 dias

A decisão foi unanime, todos os conselhei-ros concordaram em aumentar o repasse de recursos para a organização social responsável pela gestão dos postos de saúde de Santa Isa-bel. Com aproximadamente R$100 mil a mais a Sociedade Beneficente Caminho de Damas-co se comprometeu em melhorar o atendimen-to da população.Melhorias inclusas no pacote de aumento:

- Contratação de mais dois auxiliares de consultório odontológico

- Contratação de mais dois auxiliares de enfermagem

- Redução de um dentista- Contratação de mais três médicos- A entidade deverá disponibilizar 10% de

reajuste no salário dos enfermeiros (de R$3.617,00 para 3.978,00) e dos farmacêuti-cos (de R$3.334,00 para 3.667,00). Os médi-cos generalistas (40h/semanais) terão reajuste de 4,5% (de R$13.400,00 para 14.000,00).

- O vale refeição, a cesta básica e a insalu-bridade também serão reajustadas, o primeiro de R$17,00 passará para R$23,50, o segundo

de R$125,00 para R$192,00 e o último de R$190,80 para R$220,00.

- E o serviço de manutenção dos prédios públicos deverão receber um acréscimo men-sal de R$6.000,00

Durante a reunião extraordinária do Con-selho de Saúde, na terça-feira, 02/03, não hou-ve qualquer alteração no cronograma de fun-cionamento dos postos de saúde, referente ao contínuo fechamento destas unidades em fe-riados e pontos facultativos.

Em nota, a Caminho de Damasco informou que, em relação aos dias trabalhados, a Estraté-gia de Saúde da Família é um serviço que atua em rede e não de forma independente. “Sendo assim, a SBCD segue as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde”.

No contrato não existe uma especificação a este respeito. Mas consta que, “em caso de epi-demia e/ou calamidade pública, a organização social deve atender de imediato as solicitações da Secretaria Municipal de Saúde”.

Contas pagasEm razão deste acordo firmado entre a mu-

nicipalidade e a organização social responsá-vel pelos postos de saúde, em dezembro de 2020, todas as unidades de atendimento à po-pulação nos bairros permaneceram fechadas metade do mês.

Quando o município decretou recesso de final de ano, um dos maiores da história da ci-dade, os postos de saúde também fecharam as portas, apesar da continuidade da pandemia. Ainda assim, o mês de dezembro foi marcado por um dos maiores repasses de recursos pú-blicos para a SBCD.

A Caminho de Damasco informa que, “re-ferente aos valores recebidos, o contrato esta-belece a verba anual, que é dividida em doze parcelas, de igual valor, e repassadas mensal-mente à OS, independente, da quantidade de dias úteis trabalhados em meses específicos”.

Problemas e SoluçõesReferente a falta de médicos nos postos de

saúde, a Caminho de Damasco informa que as unidades de saúde do município de Santa Isabel contam com médicos de acordo com o que está preconizado junto à Secretaria Mu-nicipal de Saúde.

“O que ocorre, eventualmente, é uma au-sência momentânea em unidade específica de-vido à escassez de profissionais disponíveis no mercado, fato que está sendo solucionado com a contratação de plantonistas para cobertura esporádica”, garante a SBCD.

Quando questionada sobre quais penalida-des sofreu diante da falta de médico nos pos-tos, a Caminho de Damasco informa: “As questões apontadas são pontuais e não decor-rem de nenhuma conduta indevida da SBCD, que exerce suas atribuições dentro dos proto-colos de gestão e bons cuidados necessários, tendo entregue resultados comprovadamente positivos para a população local”.

Diferente do site da Prefeitura de Santa Isabel, no site da SBCD é possível verificar

informações como: contrato vigente, prestação de contas, balanços patrimoniais, entre outras, disponibilizadas no portal da transparência, através do endereço:

http://www.sbcdsaude.org.br/portal-trans-parencia/

Até o fechamento desta edição a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da secretaria de Ga-binete, NÃO respondeu aos questionamentos enviados pela reportagem.

O representante da Caminho de Damasco na reu-nião do Conselho de Saúde, Johnny Silva, defendeu

o aumento de repasses em busca de soluções

Page 4: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021

Bruno [email protected]

EDITAL DE PROCLAMAS

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Sinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

EDUARDO HENRIQUE MIRANDA DE OLIVEIRA e GRAZIELE DOS SANTOS PACHECO, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Valter Fernandes de Oliveira e de Ana Maria Miranda de Oliveira; e ela natural de Guarulhos-SP, filha de Nailton da Conceição Pacheco e de Gerônima Carmo dos Santos Pacheco, residentes e domiciliados à Rua Adelaide Maria de Jesus, 146, Jardim das Acácias, Santa Isabel-SP.HENRIQUE NOBREGA GALVÃO e NICOLE FERREIRA BARBOSA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Arujá-SP, filho de Adilson Galvão e de Ana Lucia da Cruz Nobrega; e ela natural desta cida-de, filha de Rodrigo Peres Barbosa e de Maria de Fatima de Souza Ferreira, residentes e domiciliados à Rua Itaquaquecetuba 22, Chácaras Reunidas Canadá, Santa Isabel-SP. JOSE LUIS DE SOUSA e ONÉSIA FERREIRA DE ALMEIDA SOUSA, ambos brasileiros, ele soltei-ro, natural de São Julião-PI, filho de Luiz Pedro de Souza e de Matilde Antonia de Jesus; e ela divorciada, natural de Parambu-CE, filha de Francisco Luiz Napoleão de Almeida e de Francisca Ferreira de Almeida, residentes e domiciliados à Rua Augusto Correia Leite, 60, Vila Guilherme, Santa Isabel-SP.JORGE NISHIDA e ELENA MARIKO MATSUTAKE, ambos brasileiros, ele viúvo, natural de Guarara-pes-SP, filho de Takakiti Nishida e de Fussako Nishida; e ela solteira, natural desta cidade, filha de Sane-masa Matsutake e de Queico Sugahara Matsutake, residentes e domiciliados à Rua 21 de Abril, 20, Parque São Benedito, Santa Isabel-SP.CLÁUDIO SILVESTRE DE FARIA OLIVEIRA e GIOVANNA KETHLYN DE AVILA SANTOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Anderson de Oliveira e de Claudia Silvestre de Oliveira; e ela natural de Arujá-SP, filha de Anderson dos Santos e de Érica de Avila Santos, residentes

e domiciliados à Rua José Bueno, 41, Cruzeiro, Santa Isabel-SP.MATHEUS RODRIGUES DE AVILA e JÉSSICA ALVES MOREIRA, ambos brasileiros, ele soltei-ro, natural desta cidade, filho de José Rodrigues de Avila e de Clarice Gonçalves da Silva Avila, residente e domiciliado à Rua Brasília, 200, Jardim Monte Serrat, Santa Isabel-SP; e ela divorciada, natural de Guarulhos-SP, filha de José Alves Moreira Neto e de Meire Aparecida Platz Moreira, residente e domici-liada à Rua das Dálias, 128, Jardim Novo Éden, Santa Isabel-SP.LUCIANO SOUZA DOS SANTOS e VANIDE DOS SANTOS SOUZA, ambos brasileiros, solteiros, naturais de Sátiro Dias-BA, ele filho de João Batista de Jesus dos Santos e de Maria Gorete Souza dos Santos; e ela filha de José Ferreira de Souza e de Maria Gomes dos Santos, residentes e domiciliados à Rua Takeo Muramatsu, 273, Ouro Fino, Santa Isabel-SP. ANDRÉ DE SOUZA DE OLIVEIRA e TALITA DA CRUZ CYRIO, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Zézito Rodrigues de Oliveira de Eliana Souza de Oliveira, residente e domi-ciliado à Rua Duque de Caxias, 522, Jardim Monte Serrat, Santa Isabel-SP; e ela natural de Guararema-SP. filha de Pedro Paulo Daniel Cyrio e de Wilma Aparecida da Cruz Cyrio, residente e domiciliada à Estrada Takamori, 350, Cerejeira, Guararema-SP.MURILO DE CAMPOS OLIVEIRA e CAMILA DA SILVA RAMOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de São Paulo-SP, filho de Manoel Lucio Silva Oliveira e de Rosimeire Arruda de Campos de Oli-veira, residente e domiciliado à Rua Duque de Caxias, 617, Jardim Monte Serrat, Santa Isabel-SP; e ela natural desta cidade, filha de Reginaldo José Ramos e de Lucidalva Maria da Silva Ramos, residente e domiciliada à Rua Ocidente, 86, Cruzeiro, Santa Isabel-SP.

EDITAL DE PROCLAMASAlessandra Galego Araujo Barbosa, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Igaratá, comarca de Santa Isabel, Estado de São Paulo; FAÇO SABER que pretendem se casar:

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

HIGOR SOARES GONÇALVES e BRUNA DA SILVA LIMA, ambos brasileiros, solteiros, ele natu-ral de Conchas-SP, filho de Dirceu Francisco Gonçalves e de Maria Ivanete Soares de Abreu; e ela natural de Cesário Lange-SP, filha de Ricardo Gomes de Lima e de Érica da Silva Lima, residentes e domiciliados à Estrada Municipal, S/N, Água Branca, Igaratá-SP.EZEQUIEL DA COSTA SILVA e LUCIANA FERNANDES BARBOSA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de José Aparecida da Silva e de Berenice Maria da Costa Silva; e ela natural

de Santa Isabel-SP, filha de Antonio Santos Barbosa e de Maria de Lourdes Fernandes Barbosa, residentes e domiciliados à Rua Simone Aparecida de Souza Prianti, 216, Casa 2, Centro, Igaratá-SP.MARCOS MANTOAN e CLÁUDIA YOSHICO HAMADA, ambos brasileiros, ele divorciado, natural de São Paulo-SP, filho de Brasilio Mantoan e de Apparecida Rodrigues Mantoan; e ela natural de Mogi das Cruzes-SP, filha de Antonio Hamada e de Maria das Graças Santos Hamada, residentes e domiciliados à Rua 1, 24, Condomínio Village, Igaratá-SP.

ISRAEL APARECIDO DE CAM-POS, brasileiro, solteiro, natural de Igaratá-SP, 34 anos, residente e do-miciliado ao Bairro do Bom Suces-so, Igaratá-SP.JOÃO FIGUEIREDO, brasileiro, divorciado, natural de Bandeiran-tes-PR, 75 anos, residente e domi-ciliado à Rua Etelvina Ferreira de Souza, Bairro Jardim Rosa Helena, Igaratá-SP, deixa 3 filhos.

Água. Sabendo usar, não vai faltar.

VENDE-SE IMÓVEL - MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO, ARUJÁ, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E ÁLVARES MACHADO SP

Licitação SABESP CSS 02805/20 - Alienação de Imóveis nos municípios de São Paulo, Arujá, São José dos Campos e Álvares Machado – SP (5 Lotes) - Lote1: Rua Mamoré, 296, Bom Retiro, município de São Paulo, SP; Lote 2: Rua Sebastião Pereira, lote 8, com Av. Hans Ossamu Suzuki, lote 7, Arujamérica, município de Arujá, SP; Lote 3: Rua Frediano Bianchi, 22, Vila Cesar, município de São José dos Campos, SP; Lote 4: Rua Antonio Bortoluzzi ao lado do nº 221, Centro, município de Álvares Machado, SP; Lote 5: Rua Manoel Quirino de Mattos, 1729, esquina com Rua Ângelo Bunioto, Sapopemba, município de São Paulo. Edital completo disponível p/ download a partir de 19/10/20, mediante obtenção de senha no acesso “Cadastro de Fornecedores”. Informações: via site, e-mail [email protected] ou tel (11) 3388-6377. Informações sobre obtenção de senha e “download” pelo tel. (11) 3388-6812/6724. A1ª sessão pública realizada dia 04/12/20- foi deserta. 2ª sessão pública: O envio das “Propostas” ocorrerá a partir da 00h00 (zero hora) do dia 02/03/21 até às 09h00 do dia 03/03/21 - www.sabesp.com.br/fornecedores. As 09h00 será dado início a Sessão Pública. SP 23/12/20 (CPI). A Diretoria.

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDORVENDO TERRENO

250m² c/ escritura. Jd Eldorado próx ao Depósito Souza. VL: 30 mil. TR: 1197340-4531.

VENDO CASAPq Sta Tereza. Seminova 2dorm sala coz quintal garagem p/3. 320mil ac f banc. TR:11973404531.

Justiça manda Prefeitura divulgar lista de vacinados

A pedido do Jornal Ouvidor, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou no início da noite desta quinta-feira, 04/03, que a Pre-feitura de Santa Isabel, tornasse pú-blica no prazo de 24h a lista comple-ta dos vacinados contra a Covid-19 na cidade.

O Ouvidor entrou com um mandado de segurança na última sexta-feira, 26/02, por meio do seu

advogado Dr. Matheus Valério, a fim de obter acesso a lista, após uma série de pedidos registrados terem sido negados ao Jornal. Des-de o início da campanha de vacina-ção na cidade, a reportagem tem solicitado, por meio da Lei de Acesso Livre a Informação, o acesso a lista. Contudo, todos os pedidos foram negados com a jus-tificativa de que a lista seria divul-gada assim que fosse liberada pela assessoria jurídica do município.

A divulgação da lista á deveria ter sido feita pela Prefeitura em seu portal conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que além de Santa Isabel recomendou essa mesma ação a ou-tras 106 prefeituras paulistas, con-forme matéria divulgada em nossa edição passada.

A decisão da 9º Câmara de Di-reito Público, partiu do gabinete do Desembargador Jeferson Moreira de Carvalho. O magistrado reco-nhece que o pedido de acesso a lista

é fundamental a fim de provar que o município está ou não cumprindo com as determinações do Plano Na-cional de Imunização (PNI) e por isso, determinou a divulgação ime-diata da lista.

Dr. Matheus Valério explica que os dados das pessoas vacinadas são de interesse público especialmente em um contexto de escalada do nú-mero de mortes e suspeita de desvio das vacinas. -“A todos é dado o direi-to, e até mesmo o dever, de fiscalizar o trabalho dos seus governantes”.

- O ‘Jornal Ouvidor’ quando buscou essa informação, o fez para cumprir seu dever de informar, e o gestor público não tem o direito ou a prerrogativa de escolher qual infor-mação é ou não de interesse da so-ciedade, uma vez que o ordenamen-to jurídico já fez isso. Buscamos perante o Poder Judiciário não só a defesa do interesse do órgão de im-prensa em investigar e informar, mas também de toda a comunidade, que tem o direito de saber onde seu dinheiro está sendo aplicado, como está sendo utilizado e se está sendo corretamente manejado”, enfatizou.

A reportagem do Ouvidor en-viou à zero hora de sexta-feira a de-cisão da justiça à Prefeitura, através de sua assessoria de imprensa, mas até a publicação desta matéria a ad-ministração não havia cumprido a determinação judicial nem recorrido da decisão.

Page 5: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021 5

Bruno [email protected]

Érica Alcâ[email protected]

Covid: leitos com 100% de ocupaçãoO prefeito Carlos Chin-

chilla de Santa Isabel define: não é uma

onda, é um tsunami! A taxa de ocupação de leitos de UTI e enfer-maria para Covid-19

em Santa Isabel e Arujá ultrapassou 100%

O problema cresceu com uma força avassaladora. Só nesta se-mana Arujá e Santa Isabel estão há 5 dias consecutivos com uma taxa de 100% de ocupação em seus leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermagem. A ocupação total destes leitos tem sobrecarregado o sistema e os profissionais que estão na linha de contra o Coronavírus.

Os hospitais que são referên-cia para a transferência de pa-cientes de Arujá e Santa Isabel também estão lotados. Ontem, 05/03, a taxa de ocupação na Grande São Paulo era de 80,1%

de UTI e 68,5% em enfermaria.Dos hospitais estaduais do

Alto Tietê que mantêm leitos reservados e exclusivos para Covid-19, o Hospital Regional de Ferraz tem 26 de UTI, que estão temporariamente ocupa-dos e 12 de enfermaria que com 90% de ocupação.

No Hospital Luzia de Pinho Melo, são 46 leitos de enferma-ria, e 33 de UTI, que está com 91% de ocupação. O Santa Mar-celina de Itaquaquecetuba que opera com 20 leitos de enferma-ria registrou 80% de ocupação ontem e, nos 10 leitos de UTI, estava com 90% de ocupação.

A média de internação de pa-cientes com Covid-19, dos últi-mos 14 dias foi de 1.282 pessoas. Só na quinta-feira, 122 pessoas foram internadas na região conta-minadas pelo Coronavírus.

Medidas para evitaro colapso do sistema

Para desafogar o sistema, a secretaria Estadual de Saúde anunciou nesta semana a cria-ção de 80 novos leitos para atender a região. 30 no Hospital das Clínicas de Suzano, 20 no Santa Marcelina de Itaquaque-

cetuba e outros 30 na unidade Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes.

Ontem o Consórcio de De-senvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) anun-ciou o repasse estadual de R$14,7 milhões para custeio parcial de novos leitos de unida-des de UTI e enfermaria na re-gião. O valor será repassado de fundo a fundo para os municí-pios que fazem parte do consór-cio entre eles Arujá e Santa Isa-bel destinam-se à implantação de novos leitos em suas unidades de saúde.

Ontem, 05/03, Santa Isabel reabriu na Santa Casa 11 leitos de apoio ventilatório para aten-der pacientes diagnosticados com Covid-19, serão necessá-rios R$245 mil/mês de investi-mento. O Prefeito Carlos Chin-chilla e o secretário de Governo, Felipe Nabil, acom-panharam de perto a readapta-ção do espaço e a liberação para o atendimento. Dr. Varela

“Temos que salvar vidas e es-tamos nos desdobrando para isso, mas a prevenção ainda é o maior aliado do combate ao Co-

vid-19”, disse Chinchilla que, no mesmo dia, liberou o acréscimo de R$100 mil para a UPA, desti-nados a contratação de mais um médico e o reajuste do valor pago pelo plantão.

Em Arujá, a Prefeitura man-tém 10 leitos de UTI no PAM Barreto, todos ocupados e ou-tros 6 leitos de apoio ventilató-rio no PA Central. O índice de

ocupação ontem era de 150%. “Nesse momento não pensamos em alugar ou comprar novos leitos fora do município, até porque as cidades vizinhas tam-bém estão com superlotação e não há recursos para isso. O que fazemos é ampliar internamente estes leitos dentro das nossas possibilidades”, informa a as-sessoria de imprensa.

Da esquerda para a direita, o secretário de Governo, Felipe Nabil, o Diretor Clínico da Santa Casa, Dr. Varela, o Prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, e o diretor administrativo da Santa Casa, Alexandre Ribeiro

Page 6: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

6 Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021

IMPREVIDÊNCIAEssa “segunda onda” da epidemia do

Covid19 decorre da falta de competência e vontade política dos administradores. To-das essas restrições às atividades econômi-cas são creditadas à falta de leitos no siste-ma hospitalar, em especial os de UTI. Mas, no início da pandemia, há quase um ano, buscou-se dotar o país do mínimo necessá-rio para o atendimento da população, e não se falou na falta de leitos.

Deve-se reconhecer, também, que apesar do discurso isolado do presidente Bolsonaro, o governo federal, à custa de um endivi-damento que comprometerá as gerações futuras, garantiu aos go-vernos estaduais e municipais todos os recursos financeiros para o enfrentamento da crise na saúde.

São vários os exemplos: na cidade de São Paulo, foram insta-lados os “hospitais de campanha”, logo desativados. Na vizinha Jacareí a administração recuperou o prédio de um hospital sem atividades e instalou o atendimento especial para o Covid. Tam-bém desativado no final do ano. Em Santa Isabel, embora existam críticos, a administração da prefeita Fábia preparou um sistema de atendimento, que se mostrou satisfatório. Mas interesses políticos fizeram crer que as instalações de apoio feitas no prédio da Santa Casa eram desnecessárias. Ainda bem que o prefeito Dr. Chinchi-la tomou agora a corajosa atitude de restaurar esse atendimento.

A verdade é que no final de 2.020 todos acreditaram que a pande-mia estava no fim, quando houve somente uma curva descendente.

A par desse descuido na parte hospitalar, as autoridades não combateram a propagação da doença, creditando-a apenas à ativi-dade econômica. As eleições para prefeito jamais poderiam ter sido realizadas. Foram milhões de pessoas nas ruas, visitando ca-sas, entregando papéis, conversando, participando de passeatas, carreatas. Essas eleições deveriam, sim, ter sido adiadas, mas os interesses políticos falaram mais alto. Obrigaram pessoas do gru-po de risco a comparecer nos locais de votação sob pena de multa, com filas, e manuseio de documentos.

Isso sem contar a irresponsabilidade da população. Somente para o litoral norte foram quinhentos mil carros no final do ano. As praias lotadas, com pessoas bebendo sob as barracas. Festas clandestinas, reuniões de final ano, enfim, uma histeria maluca, que tem continuado.

LUIS CARLOS CORRÊA LEITE

Sr. CARLOS AUGUSTO DE CARVALHO, portador do CPF n° 259.002.288-35. TORNA PÚBLICO que REQUEREU junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário SEMADA da Prefeitura Municipal de Santa Isabel, o ALVARÁ AMBIENTAL, para CONSTRUÇÃO DE RESI-DÊNCIA UNIFAMILIAR, conforme previsto no Código de Meio Ambiente de Santa Isabel, Lei Complementar nº 173, de 19 de Dezembro de 2014, sítio à Rua Tangará, Quadra 12, Lote 04, no loteamento Residencial Terras Altas, Reserva Ibirapitanga, Santa Isabel/SP.

Érica Alcâ[email protected]

Fase vermelha

Na semana em que a capaci-dade hospitalar em todo Estado de São Paulo chegou no limite, os municípios da região anteci-param o anúncio da regressão

para a fase vermelha e impuse-ram por decreto medidas mais restritivas para tentar frear o nú-mero de novos casos e interna-ções. Toque de restrição em to-das as cidades deve ocorrer das 20h às 5h. Estas medidas come-

çam a vigorar hoje, 06/02, e per-manecem até o dia 17/03/2021.

Multas poderão ser aplicadas a quem infringir a legislação.

Veja nas redes sociais do Jor-nal OUVIDOR como ficará a nossa vida nesse período.

Page 7: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021 7

Bruno [email protected]

Tumulto na vacinação contra a Covid-19A UBS I recebeu só nas pri-meiras horas da manhã de

ontem mais de 200 pessoas que procuraram a unidade

para tomarem a vacina contra a Covid-19. A procura em

massa gerou aglomeração e muito tumulto

Na manhã de ontem a imagem da aglo-meração na busca pela vacina contra a Co-vid-19, na porta da UBS I Prefeito Ilário Dassiê, Bairro Monte Serrat, em Santa Isa-bel surpreendeu a todos. Por volta das 7h da manhã quando a unidade abriu para atendimento ao público, mais de duzentas pessoas já aguardavam na porta.

A maioria das pessoas aglomeradas à espera de atendimento na UBS I, tratavam--se de idosos que foram até a unidade para tomarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Outro número um pouco me-nor eram os idosos entre 77 a 80 anos que foram para tomar a primeira dose.

Joaquim, morador do Parque São Bene-dito acompanhou o pai de 84 anos que foi tomar a 2º dose. “Minha irmã veio antes das seis para aguardar na fila, eu trouxe o meu pai às 7h assim que abriram a unida-

de, para evitar que ele ficasse muito expos-to, nos deram uma senha e vamos esperar a vez dele”, explicou. Às 9h, o pai de Joa-quim conseguiu se vacinar.

Luciano Ferreira Peres acompanhou o seu pai, João Ferreira Peres, de 82 anos que ontem tomou a 2º dose da vacina. Lu-ciano chegou às 6h30 na unidade, mas já notou a desorganização logo de cara: “Não havia ninguém para organizar a fila, nem tampouco assento para os idosos e muitos deles tinham dificuldade de locomoção, al-guns em pé com auxílio de bengalas e an-dadores. Antes mesmo do posto abrir já tinha mais de 100 pessoas na fila e só co-meçaram a vacinar às 7h40”, explicou.

A Caminho de Damasco, responsável pela administração dos postos de saúde da cidade, enviou profissionais da sua sede administrativa para auxiliar na divisão e atendimento dos pacientes. A aglomera-ção foi aos poucos dispersada, após os idosos da segunda dose terem sido enca-minhados para outra ala da unidade, onde uma sala foi montada às pressas para apli-car exclusivamente a 2º dose. Os pacien-tes de 1º dose foram atendidos na sala habitual de vacinas.

João Peres só conseguiu ser vacinado às 8h45: “Sempre levei meus filhos e meus pais para tomarem vacina na UBS I, nunca enfrentei um problema como este. A falta de organização nos deixa muito

triste, é um desrespeito com os idosos”, disse Luciano.

Ao todo a UBS I tinha ontem disponí-vel mais de 260 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total 176 pessoas toma-ram a segunda dose e outras 92 receberam a primeira vacinação: “O nosso maior pro-blema, que tem contribuído para gerar toda essa aglomeração é que um idoso nunca vem tomar a vacina sozinho, e o ideal é justamente que o familiar o acompanhe, mas apenas um acompanhante é suficiente. Temos casos onde dois ou três filhos tra-zem seus pais e querem todos entrar na sala de vacinação juntos, para ter a certeza que ele receberá a vacina e assim não é possível evitar novos tumultos. As famí-lias precisam se conscientizar”, alerta o enfermeiro chefe da unidade, Valter Silva.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, da Caminho de Damasco, Crislaine Loqueti explica aos pacientes que forem a unidade para tomar a vacina contra a Co-vid-19, que estejam munidos de todos os documentos necessários para garantir a aplicação correta da vacina: “Compareçam à unidade com o RG e CPF e para aqueles que vão tomar a 2º dose, estes devem tra-zer também a Carteira da Campanha que comprove que ele já tomou a primeira va-cina, pois sem esse comprovante é impos-sível darmos a dose de reforço”, diz.

Crislaine ressalta ainda que é necessário

que os vacinados estejam atentos aos prazos de intervalo entre a aplicação da 1º para a 2º dose. “É fundamental que as pessoas vejam a fabricante da vacina que ela tomou. On-tem tivemos pacientes que tomaram a vaci-na AstraZeneca e vieram para a 2º dose, mas na unidade só tínhamos vacina Corona-vac. Os que tomaram AstraZeneca terão que voltar só quando tivermos dose desta fabricante disponível”, enfatiza.

A vacina contra a Covid-19 está dispo-nível em todas as unidades de saúde de Santa Isabel, de acordo com a Caminho de Damasco, por dia são vacinados uma mé-dia diária entre 30 a 40 pessoas: “Vamos estabelecer um novo fluxo para aplicações na UBS I, para evitarmos novos tumultos como o desta sexta-feira. Vale ressaltar que os idosos e principalmente os acama-dos também podem receber a vacinação em suas casas. Cada unidade de saúde do município abriu uma lista de espera, onde o familiar pode ligar e solicitar a inclusão do idoso, assim a equipe vai até as residên-cias vacinar estes que estiverem devida-mente cadastrados”, ressaltou Crislaine.

A reportagem questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura sobre as futuras etapas de vacinação contra a Covid na ci-dade e a logística a ser adotada para a apli-cação das vacinas a fim de evitar novas aglomerações, mas até a publicação desta matéria, ninguém se manifestou.

Page 8: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021Página Digial

Vendas do comércio encerram 2020 com queda histórica de 12,2%, segundo Serasa Experian

Setor de veículos, mo-tos e peças é o princi-

pal responsável pela baixa do índice

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian registrou a maior retração de toda a série histórica do índice, iniciada em 2001. Após encer-rar com alta em dois anos con-secutivos a atividade do comér-cio tem queda de 12,2% no acumulado anual de 2020 em comparação a 2019. Nenhum dos segmentos escapou dos nú-meros negativos, entretanto, os comerciantes de veículos, mo-tos e peças tiveram a baixa mais acentuada, com -16,2%. Confira abaixo os dados na íntegra:

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian registrou a maior retração de toda a série histórica do índice, iniciada em 2001. Após encer-rar com alta em dois anos con-secutivos a atividade do comér-cio tem queda de 12,2% no acumulado anual de 2020 em comparação a 2019. Nenhum dos segmentos escapou dos nú-meros negativos, entretanto, os

comerciantes de veículos, mo-tos e peças tiveram a baixa mais acentuada, com -16,2%. Confira ao lado os dados na íntegra:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem di-versos motivos que ocasionaram essa queda geral, pois o ano atí-pico que enfrentamos alterou as formas de consumo. “A reaber-tura dos comércios, as vendas online, a redução de juros e o auxílio emergencial, não tinham como compensar totalmente o período de distanciamento so-cial, os altos níveis de desempre-go e a instabilidade econômica da população. Por isso, houve redução histórica das vendas, mesmo em períodos festivos, já que o consumidor precisou prio-rizar ainda mais seus gastos e focar nos itens essenciais”.

Ainda de acordo com o eco-nomista, a movimentação dos segmentos torna essa prioriza-ção mais visível. Dívidas e compromissos a longo prazo, como o financiamento de um veículo, foram os primeiros a serem adiados, a compra de itens para vestuário também perdeu apelo durante o ano. “Não é à toa que as retrações mais leves estejam nos setores

de alimentação e combustível. O primeiro é fundamental para todos e foi impulsionado pela maior estadia das pessoas em suas casas, que gerou o aumen-to do gasto com alimentos. O segundo tem extrema importân-cia para aqueles que não para-ram de trabalhar fora durante a

pandemia, como os profissio-nais ligados a serviços de entre-ga, por exemplo”, finaliza Rabi.

Análise ano a ano revela menor queda de 2020

O comparativo interanual (dez/19 x dez/20) apresenta que-da de 3,5% nas vendas do co-mércio brasileiro. Depois de

nove meses seguidos de retra-ções, essa é a menor baixa do ano desde fevereiro, quando o índice ainda registrava cresci-mento. Em relação aos segmen-tos, todos demonstraram recuo, com destaque para Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessó-rios, que caiu 11,8%.

Page 9: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021 9Página Digial

Bruno [email protected]

Fase vermelha para enfrentar a pandemiaDesde a zero horas de hoje até o dia 19

de março, podendo ser prorrogado em função do índice de ocupação de leitos nos hospitais e postos de saúde, em todos os municípios da região, estão proibidos de funcionar:

• Academias;• Pesqueiros;• Escolas públicas e privadas (inclui

escolas estaduais);• Parques, praças esportivas e outros

espaços públicos;• Salões de beleza, cabeleireiros e si-

milares. Atendimento delivery também estão proibidos nestas categorias.

Podem funcionar, EXCLUSIVA-MENTE, nos sistemas de “delivery”, “drive-thru” e “take away”, vedado o atendimento e compras no local:

• Comércio de rua, shoppings e centro comerciais;

• Bares, lanchonetes, restaurantes e sorveterias

Bebidas Alcoólicas A venda de bebidas alcoólicas está

LIBERADA pelo sistema “delivery”, “drive-thru” e “take away”. O artigo do Decreto No 6.396 - que proibia completamente a venda - foi revoga-do ontem, 05/03.

Podem funcionar com capacidade re-duzida e cumprimento rigoroso dos proto-colos sanitários:

• Igrejas e atividades religiosas, limita-do a 30% da capacidade;

• Atividades internas de escritório de advocacia, contabilidade, despachante, arquitetura, engenharia e congêneres, ve-dado o atendimento ao público.

Podem funcionar com cumprimento dos protocolos sanitários:

• Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, óticas e estabele-cimentos de saúde animal;

• Alimentação: supermercados, açou-gues, padarias, lojas de suplemento e fei-ras livres, com cumprimento dos protoco-los de segurança e proibição de consumo no local;

• Abastecimento: cadeia de abasteci-mento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, arma-zéns, postos de combustíveis, lojas de materiais de construção, distribuidores de gás e distribuidores de água;

• Logística: estabelecimentos e empre-sas de locação de veículos, oficinas de ve-ículos, transporte público e particular co-letivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos;

• Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zelado-ria, serviços bancários (incluindo lotéri-cas), serviços de “call center”, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos, fu-nerárias e bancas de jornais;

• Segurança: serviços de segurança pú-blica e privada;

• Comunicação social: meios de comu-nicação social, inclusive eletrônica, exe-cutada por empresas jornalísticas e de ra-diodifusão sonora e de sons e imagens;

• Construção civil, agronegócios e indústria;

• Casa de ração e de produtos vete-rinários.

Serviços PúblicosFicam suspensos os atendimentos pre-

senciais nos Departamentos da Prefeitura de Santa Isabel, permanecendo o atendi-mento online pelo sistema “e-ouve”, no endereço eletrônico www.santaisabel.sp.

gov.br/atendimento , ou por meio do tele-fone (11) 4656-1000.

Proibidas as festas e aglomeraçõesEstão proibidos TODOS os eventos

culturais, esportivos, de lazer ou educati-vos, reuniões ou quaisquer outras ativida-des coletivas com aglomeração de pesso-as, em locais públicos ou privados.

PROTOCOLO SANITÁRIO - Supermercados e Templos Religiosos devem:

Aferir a temperatura antes do ingresso no local;

Fornecer álcool em gel;Exigir uso de máscara de todas as pes-

soas no local;Manter o distanciamento de 1,5m en-

tre pessoas;Controlar o fluxo de entrada das pesso-

as, entre outros.Mais detalhes dos protocolos acesse:

www.saopaulo.sp.gov.br/planosp

Cidades aderema consórcio paracomprar vacinas

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) anunciou a criação de

um consórcio público de pre-feituras, a fim de dar autono-

mia aos municípiosna compra de vacinas

contra a Covid-19

Arujá e Igaratá foram os únicos muni-cípios da região a aderirem ao consórcio criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O anúncio da criação do consórcio ocorreu na segunda-feira, 01/03, e já na quarta-feira (03), 825 prefeituras já ha-viam manifestado interesse em aderir a independência na compra de vacinas con-tra a Covid-19. O consórcio só desembol-sará dinheiro para comprar vacinas caso o Plano Nacional de Imunizações (PNI), não consiga suprir a demanda do país.

De acordo com a FNP, o consórcio já deve ser instalado até 22 de março. Os municípios tiveram até ontem, 05/03, para aderir à iniciativa, sem custo algum. A FNP reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas os municípios que estão fora desse escopo também poderão

participar. As prefeituras que aderiram a iniciativa da FNP, deverão elaborar um modelo de projeto de lei e enviar o docu-mento às suas Câmaras municipais, antes de participar das futuras compras de vaci-nas através do consórcio.

O presidente da FNP, Jonas Donizette explicou em reunião com os prefeitos que: “O consórcio é para termos seguran-ça jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, esclareceu. Donizette reforçou também que a primeira tentativa será para que os municípios não precisem desembolsar nada para aquisição das vacinas.

Os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados de três for-mas, ou por meio dos municípios consor-ciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e inter-nacionais. “Mas caso os municípios te-nham que investir seus recursos próprios na compra de vacinas contra Covid-19, o objetivo é reembolsá-los. Não seria ade-quado os municípios terem esse gasto diante do PNI, pois já estão afogados em dívidas por conta do momento”, disse o presidente da FNP.

Page 10: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021Página Digial

Page 11: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021 11Página Digial

Áries 21-3 a 20-4 – Me-lhor fechar a boca, ainda que isso signifique levar

um desaforo para casa! Uma perspecti-va dessas seria inaceitável outrora, mas no tempo atual sua alma já se dispõe a fazer até o que seria impensável em ou-tros tempos.

Touro 21-4 a 20-5 – A auto-estima é muito im-portante, pois mantém o

astral elevado. Porém, só esta não re-solve, e a partir de certo momento co-meça a atrapalhar perigosamente, pois você só busca confirmar a auto-estima através da bajulação.

Gêmeos 21-5 a 20-6 – A tensão não significa nada além dela mesma, você ex-perimenta tensão. O pro-

blema é sua tendência racional, que exige explicação de tudo. Acontece que a ten-são atual não se explica, apenas acontece que a tensão atual não se explica.

Câncer 21-6 a 21-7 – Fale apenas o que for absoluta-mente indispensável, evite

quanto for possível emitir opiniões que não tenham sido solicitadas. Este é o momento no qual o silêncio seria, tal-vez, seu único e verdadeiro amigo. Me-lhor calar e conceder.

Leão 22-7 a 22-8 – Fazer acontecer a despeito das adversidades será sempre uma demonstração de for-

ça de vontade, ou pelo menos assim parecerá. Contudo, é bom pensar que, às vezes, desconsiderar as adversida-des pode ser mero sinal de teimosia.

Virgem 23-8 a 22-9 – Sin-ta a tensão, mas não guie seus passos tentando li-

vrar-se desta, pois algo assim estaria completamente acima de sua capacida-de de controlar os acontecimentos. Sin-ta a tensão, ela pode, na melhor das hi-póteses, ser instrutiva.

Libra 23-9 a 22-10 – As pessoas dão conselhos com ares de sabe-tudo, mas

nunca resistem a uma análise mais ob-jetiva daquilo que dizem. Saiba disso e, principalmente no momento atual, abstenha-se de absorver conselhos de forma indiscriminada.

Escorpião 23-10 a 21-11 – Satisfazer seus desejos a todo custo pareceria ser um

caminho interessante, porém, os resul-tados demonstrariam que a satisfação seria bem menor do que o alto custo pago por esta. Definitivamente, não vale a pena arriscar.

Sagitário 22-11 a 21- 12 – A urgência com que certas decisões precisam ser to-

madas aumenta ainda mais a incerteza com que sua alma tem de lidar intima-mente. O desgaste resultante é grande, porém, traduz fielmente a grandeza do momento atual também.

Capricórnio 22-12 a 20-1 –A sensação que deixa a oportunidade perdida não

é, definitivamente, uma das melhores. Porém, você pode aprender muito com isso, principalmente se preservar a atenção devida para que tal circunstân-cia não se repita.

Aquário 21-1 a 19-2 – O desgaste e a sensação de perda não constituem pro-

fecias de um espírito que veio para fi-car e arrasar tudo que você mais preza. Deixe passar, descanse e se despreocu-pe, pois tudo continuará correndo da melhor forma possível.

Peixes 20-2 a 20-3 – A oportunidade é agora, não antes nem depois. As

condições são tão apropriadas que o misterioso destino lança seus ainda mais misteriosos mecanismos para sua alma não ter chance de deixar escapar essa oportunidade.

Neste ano, o total demulheres até 15 anos se

iguala ao de idosasMulheres são 51,3%

da populaçãototal paulista

De acordo com estudo do Se-ade, em 2021, o conjunto de mu-lheres paulistas chega a 23 mi-lhões e concentra 51,3% da população estadual. Trata-se de um ano peculiar, uma vez que o contingente de mulheres com menos de 15 anos se iguala ao daquelas de 60 anos e mais: são 4,1 milhões em cada grupo.

Segundo a projeção do Seade para 2050, a população feminina com idades mais avançadas qua-se dobrará seu volume, atingindo 7,9 milhões, enquanto a das mais

jovens irá se reduzir em 27%, al-cançando 3,2 milhões.

Mudanças relevantes são ob-servadas na composição etária das mulheres paulistas no perío-do de cem anos. Em 1950, aque-las com 60 anos e mais represen-tavam 4,5% da população estadual e o grupo com até 15 anos participava com 38,2%. Em 2021, essas proporções se igua-lam em 17%. Já em 2050, 32,6% estarão na faixa de idades mais avançadas, enquanto 13,4% na de mais jovens.

A participação da população feminina com menos de 15 anos varia muito entre os municípios e é regionalmente diferenciada.

Há maior concentração de mu-lheres mais jovens nos municí-pios ao sul e a leste do estado. Os municípios que mais possuem jovens mulheres com até 15 anos são Bom Sucesso de Itararé (24,5%) e Buri (24,1%).

Já as maiores participações de mulheres com 60 anos es-tão a oeste e ao norte do esta-do, com destaque para Santana da Ponte Pensa (31%) e Flore-al (30,8%).

O Seade - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - é a agência paulista de estatísti-cas que há mais de 40 anos cole-ta, analisa e dissemina dados sobre o Estado de São Paulo.

Page 12: PROMOÇ LEVE 2 OuvidorEu trabalhava na sucursal da revista Veja do Rio de Janeiro e fui destacado para cobrir um acidente de trem na estação de Magno. Em excesso de velocidade, uma

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 6 de Março de 2021

Érica Alcâ[email protected]

Membro de facçãocriminosa é morto

Apontado como membro de uma facção criminosa, Luciano Fernandes da Silva foi morto em Arujá na manhã de quarta-feira (04). Os policiais cumpriam um mandado de apreensão quando ao chegar na residência do indivíduo foram recebidos a tiro.

O crime ocorreu no Bairro Parque Nossa Senhora do Carmo. Luciano morreu no local. A operação foi liderada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo), com apoio da For-ça Tática do 15º Batalhão da Polícia Militar, e tinha como objetivo a prisão de um inte-grante de uma facção criminosa.

COMO DENUNCIAR

Fotografe e/ou faça um vídeo, depois registre a Denúncia pelo descumprimento das normas estabelecidas na Fase Verme-lha, veja as opções disponíveis:

• 190 Polícia Militar• (11) 4656-1000 ou (11) 95569-7622

(WhatsApp) – Ouvidoria Municipal San-ta Isabel;

• Aplicativo “e-ouve”, acessível em www.eouve.com.br - para Arujá e Santa Isabel

• 0800-771-3541 - Disque-denúncia da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (ligação é gratuita).

• Disque 153 – Guarda Civil Munici-pal de Arujá

• Em Igaratá a prefeitura recomenda que disquem apenas 190 – Polícia Militar, pois estão com problemas no telefone da Vigilância Sanitária.

Cada cidadão pode registrar as irregularidades cometidas

por quem desobedecer a Fase Vermelha. Denuncie!