projeto vamos ler / jornal da manhã - ano 04/2011

28

Upload: talita-moretto

Post on 13-Dec-2014

2.470 views

Category:

Travel


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011
Page 2: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Escola participante do Vamos Ler conquista Prêmio Liberdade de Imprensa/Jovens Leitores 2010

A turma do 5º Ano/2010 da Escola Municipal Fulton Vitel B. de Macedo, de Ponta Grossa, sob a orientação da professora Lourdes dos Santos e do Projeto Vamos Ler, foi a vencedora do primeiro Prêmio Mundial para Jornal Escolar sobre Liberdade de Imprensa, concedido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), em 2010. O prêmio visou estimular a criação de jornais escolares a partir da reflexão sobre a importância e fragilidade de uma imprensa livre. O prêmio foi entregue por Gavin O’Reilly, presidente da WAN, à professora Lourdes.

Page 3: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Material explicativo sobre o Prêmio, elaborado pelo Jornal da Manhã em parceria com a ANJ, e distribuído durante o Congresso Brasileiro de Jornais, em agosto/2010

Page 4: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Coordenadora do Vamos Ler conquista primeiro lugar na categoria ‘Jornalista de Educação’, no Prêmio Literal Link de Jornalismo 2010

A jornalista do Jornal da Manhã, Talita Moretto, recebeu o 1º Prêmio Literal Link de Jornalismo 2010. Talita foi contemplada na categoria ‘Jornalista de Educação’, e recebeu o ‘Prêmio Estação Business School de Jornalismo de Educação’ pelo seu trabalho com o Projeto Vamos Ler. A escolha dos melhores jornalistas foi feita através de votação pela internet, onde ficaram listados, por cerca de um mês, os nomes dos mais de 200 inscritos nas 17 categorias estabelecidas pela coordenação do Prêmio, criado para homenagear os profissionais da comunicação do Paraná e também celebrar os 15 anos da agência.

Page 5: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

O que é o ‘Projeto Vamos Ler’

Programa Jornal e Educação (PJE), lançado em 2008 pelo Jornal da Manhã, realizado com o apoio das Secretarias Municipais e Núcleos Regionais de Educação, instituições sociais e culturais, e iniciativa privada.

Meta: Disponibilizar exemplares diários de jornal para alunos de 5º a 9º Ano de Ensino Fundamental e Ensino Médio [rede pública e privada de ensino], para que educadores possam utilizar os textos informativos como material complementar nas aulas. Através da leitura orientada de jornais, contribuir para a formação do aluno-cidadão, conhecedor de assuntos que dizem respeito à sociedade em que vive, auxiliando esse jovem na formação do senso crítico e no exercício da cidadania.

Quando a prática de ler é incentivada desde os primeiros anos escolares, e essa leitura contempla textos reais, o jovem cresce mais autônomo e consciente de seu papel social.

Page 6: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Justificativa

Ciente da grande influência que os meios de comunicação exercem na formação de identidades sociais, principalmente nos jovens em idade escolar, onde aprendem a ler o mundo de fora e o levam para dentro da escola; e baseado em experiências bem sucedidas com o veículo impresso no ensino, que vêm sendo apresentadas pela Associação Nacional (ANJ) e Mundial de Jornais (WAN), o Jornal da Manhã criou este PJE que se configura também como um projeto de responsabilidade social, preocupado não apenas na formação do leitor, mas da cidadania.

Page 7: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Primórdios do uso de jornal na educação

PJEs são programas que incentivam o uso consciente de jornal impresso na educação. No Brasil, 60 veículos, em todos os estados, desenvolvem este tipo de programa. No mundo, são mais de setenta o número de países engajados na mesma ação.

A primeira evidência do uso de jornais em ambientes educativos data de 1795, quando o jornal ‘The Portland Eastern Herald’ (Maine/EUA) publicou uma coluna explicando os méritos do instrumento para o ensino. Em 1932, o jornal ‘New York Times’ (EUA) começou a entrar nas escolas como forma de incentivar a leitura, o aprendizado e a construção de cidadania. No Brasil, o pioneiro foi o jornal ‘Zero Hora’ (RS), em 1980. A Associação Nacional de Jornais é uma das maiores incentivadoras de PJEs, criando inclusive um Comitê de Responsabilidade Social para fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento desses programas.

Page 8: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Principais Objetivos

o Orientar educadores no desenvolvimento de atividades diferenciadas, utilizando o conteúdo do jornal;

o Formatar ações pedagógicas unindo o instrumento de informação ao livro didático, e assim estimular o senso crítico e opinião dos estudantes;

o Contribuir para que a população jovem goste de ler jornal e possa, a partir de uma leitura orientada, exercitar a cidadania e interessar-se por outras leituras;

o Aperfeiçoar escrita e oralidade; o Consolidar o Vamos Ler como um projeto de responsabilidade

social, unindo o Jornal da Manhã, a comunidade escolar, o poder público e o empresariado.

Page 9: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Embasamento Teórico

O Vamos Ler está sustentado na Educomunicação (Comunicação + Educação + Ação), que envolve os campos de estudo da Mídia e da Educação. A partir dessa metodologia o professor, em sala de aula, passa a ser um mediador do conhecimento aluno. Com o jornal os educadores têm em mãos assuntos atuais para trabalhar dentro de todas as disciplinas curriculares, estimulando o interesse dos jovens pelo o que ocorre ao seu redor, e incentivando sua participação na sociedade.

Page 10: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Metodologia do ‘Vamos Ler’

Sem custo algum, cada aluno e professor participante do programa recebe um exemplar do Jornal da Manhã uma vez na semana, e todos passam a trabalhar com o jornal em sala de aula a partir de uma proposta interdisciplinar. Após desenvolver atividades na escola, o aluno pode levar o exemplar para casa e compartilhar as informações com familiares e amigos.

Além de distribuir exemplares de jornal, o Vamos Ler promove uma série de atividades durante o ano letivo. Confira:

Page 11: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Educadores recebem cursos sobre o uso de mídia em sala de aula. São ofertadas oito formações com temas diferenciados.

Atividades Desenvolvidas

O objetivo dos encontros é, junto com professores, encontrar as melhores estratégias pedagógicas para que o jornal seja utilizado como recurso didático-pedagógico alternativo. As oficinas são promovidas pelo Jornal da Manhã, durante o ano letivo.

Page 12: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

VISITAS À SEDE DO JM

A coordenação do programa organiza visitas à sede do Jornal da Manhã. Com hora agendada, alunos e professores podem conhecer as instalações e conversar com os profissionais do jornal.

Atividades Desenvolvidas

Page 13: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

VAMOS LER COM CINEARTE

Uma vez ao ano os alunos são levados ao cinema para uma atividade de apreciação da arte cinematográfica e análise da linguagem audiovisual. Isso é possível a partir da junção do projeto 'Vamos Ler' com o projeto 'Cinearte', também realização do JM.

Atividades Desenvolvidas

São apresentados curtas-metragens nacionais, com temas interessantes e educativos estimulando, no final da sessão, discussões sobre o filme e interpretações da imagem.

Page 14: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

MOSTRA CULTURAL

Evento que acontece sempre no mês de novembro, e une todas as escolas participantes do programa em uma tarde de apresentações artísticas e culturais. Marca o encerramento das atividades anuais do Projeto Vamos Ler.

Atividades Desenvolvidas

Page 15: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

PÁGINA: ‘JM NAS ESCOLAS’

O JM reserva um espaço nas edições de terça a sexta-feira para divulgação de atividades desenvolvidas por alunos e professores, utilizando o jornal. No formato de uma página standard, o espaço também traz notícias sobre mídia, educação, tecnologia, cultura, cidadania entre outros temas, além de colunas diversas com atividades e conhecimentos gerais. Também é incentivada a expressão dos estudantes através da publicação de textos opinativos e trabalhos.

Plataforma: Impresso

Page 16: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

SITE DO PROJETO VAMOS LER

Em 2010, o Projeto Vamos Ler ganhou um novo site. Nele o internauta encontra informações sobre o programa, pode acessar o conteúdo da página ‘JM nas Escolas’, conferir a galeria de fotos, sugestões de atividades com o jornal, as produções dos escolares, os boletins semanais, sites de pesquisa e muito mais.

Plataforma: Online

www.vamoslerjornadamanha.com.br

Page 17: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Rede Social

FACEBOOK

Em 2011, foi criado um perfil e uma Fan Page do Projeto Vamos Ler na plataforma Facebook. Nesta rede social são divulgados os trabalhos realizados nas escolas, o conteúdo da página ‘JM nas escolas’, e demais ações do programa. Também são promovidos debates, enquetes e fóruns.

Faça parte da nossa Rede!www.facebook.com/

vamosler

Page 18: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Projeto: parceria institucional

CAMPOS GERAIS EM QUADRINHOS

Projeto realizado em parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O objetivo é promover a nossa região através do resgate das características históricas e culturais. Os quadrinhos são publicados a cada quinze dias na página ‘JM nas escolas’.

No site do Vamos Ler, além do quadrinho, é disponibilizado um material complementar com mais informações a respeito da temática abordada.

Page 19: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Newsletter

BOLETIM DO PROJETO VAMOS LER

O boletim é enviado a professores, apoiadores do Vamos Ler e pessoas da comunidade, todas as sextas-feiras, exclusivamente por e-mail. Ele apresenta um resumo do conteúdo publicado durante a semana na página ‘JM nas escolas’. Todos os boletins estão disponíveis no site do Vamos Ler.

Page 20: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Benefícios do jornal na educação

o Melhora habilidades de leitura, escrita e expressão;o Aumenta o índice de leitura (jovens passam a frequentar mais a

biblioteca);o Amplia o vocabulário e o conhecimento de mundo; o Motiva o interesse por assuntos mais complexos, como política e

economia, por vezes ignorados pelos jovens;o Oferece subsídios para a discussão de fatos e problemas sociais;o Promove o diálogo (escolar e familiar);o Traz a informação para perto, contextualizando com a realidade

do aluno, sua família e o meio em que vive;o Auxilia na formação do senso crítico e da opinião.

Page 21: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011
Page 22: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Viabilização

Para a realização do Projeto Vamos Ler, o Jornal da Manhã necessita firmar parcerias com a iniciativa privada. Porém, por se tratar de um projeto de responsabilidade social, é proposto um valor subsidiado* às empresas interessadas em ‘adotar’ escolas.

Os custos do programa incluem equipe dentro do jornal para coordenação do trabalho, despesas industriais (produção e distribuição) dos exemplares e treinamento para professores (oficinas de formação).

Durante o ano letivo, a empresa parceira tem divulgada sua logomarca em todos os materiais e veículos de comunicação do Vamos Ler, incluindo anúncio institucional publicado quatro vezes na semana na página ‘JM nas escolas’, na edição impressa do JM.

Contamos com a parceria de quem acredita que investir no social é certamente investir em um futuro melhor.

*Consulte nossa equipe para saber de que forma sua empresa pode contribuir.

Page 23: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Apoiadores Sociais e Institucionais

2011

Page 24: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Contribuição do Jornal da Manhã

O Jornal da Manhã inicia um processo de formação de leitores críticos, investindo na ação da cidadania e praticando a responsabilidade social, a qual é necessária por parte de todos os meios de comunicação conscientes de seu papel e influência na sociedade .

Page 25: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Contribuição das Secretarias e Núcleos de Educação

O apoio das Secretarias Municipais e Núcleos Regionais de Educação incentiva uma maior participação da comunidade escolar nas decisões sociais. Ao permitir que o jornal faça parte das aulas e do conteúdo disciplinar, notícias atuais são expostas e discutidas com os alunos, que levam as mesmas informações, e discussões, para o âmbito familiar. Esse processo promove a educação para a mídia.

Page 26: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Contribuição dos Apoiadores

Os apoiadores também promovem uma ação de responsabilidade social ao tornar acessível para as escolas um instrumento diferenciado e dinâmico para o aprendizado, que estimula o senso crítico dos alunos e contribui na formação de cidadãos comprometidos e engajados.

Page 27: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011

Depoimentos: Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira (Irati)

Page 28: Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã - Ano 04/2011