projeto paixão de cristo 2010

12
às 16h na Igreja Matriz, ruas de Senador Pompeu e Estação Ferroviária 02 de abril de 2010

Upload: fundacao-sta-terezinha

Post on 22-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informações completas.

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto Paixão de Cristo 2010

às 16h na Igreja Matriz,ruas de Senador Pompeu e Estação Ferroviária

02 de abrilde 2010

Page 2: Projeto Paixão de Cristo 2010

APRESENTAÇÃO“A Inigualável Paixão de Jesus Cristo” é um espetáculo

teatral ao ar livre e gratuito, encenado pelas ruas do bairro Caracará em Senador Pompeu/CE, utilizando as ruas e o espaço da antiga Estação Ferroviária como local para a reprodução do espetáculo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

É ainda considerado o maior espetáculo de teatro realizado ao ar livre no Sertão dos Quixeramobim, e desde Janeiro/2010, mobiliza a comunidade nas oficinas preparatórias de dança, teatro, cenografia, figurino e adereços.

A peça inova a cada ano, com interferências altamente contemporâneas, sem deturpar a história original e as mais de 200 pessoas envolvidas no elenco do espetáculo residem nos vários distritos e na sede de Senador Pompeu. No espetáculo misturam-se diversas religiões e classes sociais, demonstrando a responsabilidade social que tem a Fundação Santa Terezinha, promotora do evento, num espetáculo altamente ecumênico, de cunho cultural e religioso, agregando valores artísticos de várias linguagens, contando com profissionais de áreas diversas que se agregam na construção da “Inigualável Paixão de Jesus Cristo”.

Com o objetivo de promover as manifestações culturais que dão vida aos eventos sobre o nascimento, trajetória e morte de Cristo, sua importância mística para a humanidade e, considerando as homenagens prestadas a uma das maiores manifestações da fé católica durante os ritos da Semana Santa, a Fundação Santa Terezinha, em parceria com o Ponto de Cultura Estação das Artes, promoverá na sexta-feira santa, dia 02 de abril, nas ruas e no entorno da Estação Ferroviária de Senador Pompeu, pelo 3º ano consecutivo a apresentação deste espetáculo teatral com a encenação da Paixão de Cristo.

A encenação deste espetáculo da cultura tradicional popular, propõe uma nova versão da mais bela história de todos os tempos. Um espectáculo que fica entre o auto, a procissão e a Via Sacra onde, anualmente, reproduzimos os momentos mais emocionantes da vida de Jesus Cristo, com o compromisso de fortalecer a cultura e a arte local, valorizando artistas nativos, suas produções e talentos, mas especialmente canalizando a forte mensagem cristã.

Nossa apresentação se baseia no modo de representar os Autos da Paixão, mas ao mesmo tempo, provocamos o imaginário coletivo e privado da Paixão de Cristo de modo sensível, emotivo e inteligente, invertendo as funções e transformando o momento litúrgico mais teatral e o momento teatral mais litúrgico. Ficamos assim próximos do ritual que, para as pessoas, parece ser mais importante do que o teatro.

A encenação da Paixão de Cristo tornou-se uma importante tradição artístico-cultural para a comunidade.

Pretendemos, em pouco mais de duas horas de espetáculo, com o realismo que brota das cenas, da fisionomia e dos trajes dos personagens emocionar a todos que assistirem ao espetáculo, proporcionando um momento de reflexão. O público inevitavelmente se

confundirá com os figurantes, passando a fazer parte das cenas, uma oportunidade única de vivenciar a mais emocionante história da humanidade, contada com talento e sensibilidade pelos atores da comunidade, capacitados pelo Ponto de Cultura Estação das Artes.

Este ano definimos fazer uma apresentação mista, onde teremos cenas em formato Via Sacra e cenas no Entorno da Antiga Estação Ferroviária de Senador Pompeu, cartão postal de nossa cidade e mantida pela Fundação Santa Terezinha, que possui espaço suficiente para receber um público estimado de cinco mil pessoas. A encenação contará com a participação de 180 integrantes, e será o maior espetáculo ao ar livre já visto no Sertão Central.

A encenação terá 120 minutos, dividida em sete cenários e nove cenas:

Samaritana do Poço - Igreja Matriz•Sermão da Montanha - Capela do Menino Jesus de Praga•Ceia - Antigo Cruzeiro•Horto - Campinho da RFFSA•Prisão - Campinho da RFFSA•Aniversário de Herodes - Entorno da Estação •Jesus diante de Herodes - Entorno da Estação•Jesus diante de Pilatos - Entorno da Estação•Arrependimento de Judas - Entorno da Estação•Pilatos e o povo - Entorno da Estação•Calvário - Entorno da Estação•Ressurreição - Entorno da Estação•

Os ensaios começaram em janeiro. Desde então, atores e figurantes ensaiam quatro dias por semana, na própria Estação Ferroviária, sendo 02 (dois) dias com o elenco principal e 02 (dois) dias com o elenco todo, separados por núcleos.

JUSTIFICATIVATodos nós sabemos que os últimos cinco dias que Je-

sus Cristo passou vivo foram de extrema significância, tan-to para ele como para seus seguidores. A entrada triunfal em Jerusalém na semana da páscoa judaica, os tumultos que sua presença causou ao redor do Templo Sagrado, as altercações com os fariseus, a última ceia, a traição, a prisão, o julgamento, a flagelação e a crucificação, tudo foi muito rápido, avassalador, compondo os atos do Dra-ma da Paixão. Episódio trágico até hoje representado no mundo inteiro pelas comunidades cristãs.

A nossa proposta é ampliar a visão tradicional da via sacra. Além do apelo religioso, a nossa representação expõe o cotidiano das pessoas, com reflexões sobre de-sigualdades sociais, econômicas, desemprego, violência, discriminação racial entre outras. O público se emocio-nará diante do realismo da trama e da grandiosidade do espetáculo.

Pelo 3º ano consecutivo, iremos realizar o espetáculo: “A Inigualável Paixão de Jesus Cristo”, visando reviver junto à comunidade o resgate da Paixão, Morte e Ressur-reição de Cristo e o seu verdadeiro significado, tendo com

Page 3: Projeto Paixão de Cristo 2010

foco as apresentações de nossos artistas locais e con-vidados, num evento capaz de dar ao ser humano a total dimensão artística e emocional deste espetáculo.

O espetáculo acontecerá no dia 02 de abril de 2010, às 16h.

No início do espetáculo haverá um cortejo pela cidade re-presentando a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém.

Pretendemos neste espetáculo atrair um público estimado de três mil e quinhentos a cinco mil pessoas.

Os atores deste evento serão, praticamente, todos da comunidade, despertando e valorizando os seus talentos ar-tísticos como meios de ascensão social através das Artes Cênicas.

OBJETIVOSApresentar para o público da cidade de Senador Pompeu

um espetáculo teatral gratuito e de qualidade, utilizando artis-tas locais da própria comunidade, valorizando seus talentos e abrindo caminhos para sua ascensão social por meio das Artes Cênicas e a valorização do teatro, transformando este espetáculo num pólo permanente de apresentações da Pai-xão de Cristo.

Todas as faixas etárias podem apreciar o espetáculo da Paixão Cristo. Visto que o espetáculo utiliza a linguagem das Artes Cênicas agradando a idosos, jovens, adultos e crian-ças.

Em uma vasta área localizada no entorno da Antiga Esta-ção Ferroviária, no Centro de Senador Pompeu, será montado uma estrutura para espetáculos de teatro: estrutura de palco, som, iluminação, segurança e cadeiras para o público.

Temos ainda como Objetivos Específicos:Dar a devida visibilidade aos artistas e profissionais das ar-•tes cênicas de Senador Pompeu;Colocar o nosso Município no calendário cultural do Estado •do Ceará como um dos realizadores da Paixão de Cristo;Colaborar para o aumento do fluxo turístico cultural em •nossa cidade e região, atraindo visitantes e incentivando aos empreendedores e empresários para as melhorias das estruturas de hospedagem e alimentação em nosso muni-cípio;Dar para a população de Senador Pompeu, a sensação de •orgulho pelos seus filhos e colaboradores em relação à qualidade artística e cultural que pretendemos atingir com este espetáculo;

RETORNO POSITIVOPARA A SUA EMPRESA

O principal motivo de sua Empresa investir em Cultura é utilizar o Marketing Cultural para reforçar a sua imagem, cujo investimento é apontado como um

elemento determinante de diferenciação da postura empresarial no mercado, reforçando o valor da marca e potencializando a imagem positiva na Comunidade onde a empresa tem atuação.

Ao investir neste projeto, sua empresa já sai lucrando, pois está investindo em seu diferencial competitivo, ou seja, “agregando valor à sua imagem”, pois, por sua atuação no meio cultural obterá o reconhecimento da sociedade, além de criar uma consciência interna entre seus colaboradores.

“A Inigualável Paixão de Jesus Cristo” é uma manifestação cultural de preservação, da memória e da criação ar tística, realizada no entorno da Antiga Estação Ferroviária de Senador Pompeu, com um trabalho ar tístico e social que gera empregos em vários setores da mão-de-obra ar tesanal e cultural. Além disso, ao crescer em qualidade e quantidade, o entretenimento cultural gerado por este espetáculo, cria um mercado próprio, que se consolida como parte da estrutura do turismo e da indústria cultural de nosso município.

Veja algumas das vantagens que sua empresa:- Associar a marca de sua empresa a uma ação

cultural se diferenciando das demais;- Agrega valores positivos à sua marca;- Conquista a simpatia do público beneficiado;- Contribui para elevar o nível cultural da sociedade

local;- Demonstra compromisso com a sociedade.

Para esta parceria, oferecemos à sua empresa o seguinte retorno de patrocínio:

•03 inserções diárias nas emissoras de rádio de Senador Pompeu;

•30 horas de carro de som na semana que antecede o Espetáculo;

•Inserção da sua marca em 200 cartazes, distribuídos nos principais pontos do município;

•Inserção de sua marca em 500 folder’s com a programação do espetáculo;

•Inserção de sua marca no DVD do Espetáculo de 2010;

•Inserção de sua marca na confecção de 100 camisas, utilizadas pela coordenação do espetáculo e distribuídas entre os formadores de opinião do município;

•Inserção da sua marca em 03 banner’s, que serão afixados no local do evento;

•Concessão de espaço para a vossa utilização em marketing de sua empresa (Balão, Banner’s, estande, etc), que ficará por vossa conta;

•Constantes chamadas no local do espetáculo horas antes e após a conclusão do espetáculo.

Page 4: Projeto Paixão de Cristo 2010

ORÇAMENTO GERAL

1 Cachê de Direção Cênica 1.500,002 Cachê de Direção de Elenco 1.000,00

3Cachê do Assistente de Direção e Coreografo

1.000,00

4 Passagens e Hospedagem 1.000,005 Cachê do Produtor Executivo 1.000,006 Cachê do Figurinista 1.000,00

7Contratação de Cenógrafo e Aderecista

1.000,00

8 Locação de Cadeiras 2.000,009 Cachê do Ator Principal 600,00

10Cachê de 03 (três) Atores Coadjuvantes

900,00

11 Locação de Iluminação 2.000,0012 Locação de Som 1.500,0013 Locação de Material Cênico 2.500,00

TOTAL GERAL 17.000,00

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULODireção Geral - Terezinha EstevãoDireção de Elenco - Cleiviane MarquesAssistente de Direção - Léo Oliveira e Tiago FélixFigurino - O ElencoSonoplastia/Iluminação - Jaçon SoaresCenógrafo - Valdery PereiraProdução Executiva - Sheila Fernandes

Elenco em fase de definição através de oficinas de interpretação ministradas pela Diretora de Elenco e pela Diretora Geral

DIRETORIA DA FUNDAÇÃOPresidente: Terezinha Matos SáVice-presidente: Francisco Edmilson Pedrosa SáDiretor Adm. Financeiro: Glauber MatosDiretor de Planejamento: Edmilson Jr.Coordenação Geral do Projeto: Sheila FernandesAssessoria Técnica: Tiago FélixSecretaria: Nonata BarrosLogística: Jaçon Soares

Page 5: Projeto Paixão de Cristo 2010

MATERIAL PROMOCIONAL PARA 2010

“ESTE PROJETO É APOIADO PELASECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA

LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006.”APOI

O CU

LTUR

AL

APOI

O

APOI

O IN

STIT

UCIO

NAL

PROM

OÇÃO

REAL

IZAÇ

ÃO

às 16h na Igreja Matriz,ruas de Senador Pompeue Estação Ferroviária

às 16h na Igreja Matriz,

02 de abrilde 2010

Peça: Banner 2m x 1m

Page 6: Projeto Paixão de Cristo 2010

PROMOÇÃO REALIZAÇÃO

“ESTE PROJETO É APOIADO PELASECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA

LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006.”

APOIO CULTURAL

APOIO

APOIO INSTITUCIONAL

às 16h na Igreja Matriz,ruas de Senador Pompeue Estação Ferroviária

02 de abrilde 2010

“ESTE PROJETO É APOIADO PELASECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA

LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006.”APOI

O CU

LTUR

AL

APOI

O

APOI

O IN

STIT

UCIO

NAL

PROM

OÇÃO

REAL

IZAÇ

ÃO

PropostaCom o objetivo de promover as manifestações culturais

que dão vida aos eventos sobre o nascimento, trajetória e morte de Cristo, sua importância mística para a humanida-de e, considerando as homenagens prestadas a uma das maiores manifestações da fé católica durante os ritos da Semana Santa, a Fundação Santa Terezinha, em parceria com o Ponto de Cultura Estação das Artes, promoverá na sexta-feira santa, dia 02 de abril, nas ruas do bairro Caracará e no entorno da Estação Ferroviária de Senador Pompeu, pelo 3º ano consecutivo a apresentação desde es-petáculo teatral com a encenação da Paixão de Cristo.

A peça inova a cada ano, com interferências altamente contemporâneas, sem deturpar a história original e as mais de 200 pessoas envolvidas no elenco do espetáculo residem nos vários distritos e na sede de Senador Pompeu. No espetáculo misturam-se diversas religiões e classes sociais, demonstrando a responsabilidade social que tem a Fundação Santa Terezinha, promotora do evento, num espetáculo altamente ecumênico, de cunho cultural e religioso, agregando valores artísticos de várias linguagens, contando com profissionais de áreas diversas que se agregam na construção da “Inigualável Paixão de Jesus Cristo”.

Apresentaremos para o público da cidade de Senador Pompeu um espetáculo teatral gratuito e de qualidade, uti-lizando artistas locais da própria comunidade, valorizando seus talentos e abrindo caminhos para sua ascensão social por meio das Artes Cênicas.

EspetáculoO espetáculo acontecerá no dia 02 de abril de 2010, a partir das 17h. No início do espetáculo haverá um cortejo pela cidade representando a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém. Venha junto conosco reviver “A Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”.

Direção Geral

Terezinha Estevão

Direção de Elenco

Cleiviane Marques

Assistente de Direção

Léo Oliveira e Tiago Félix

Sonoplastia/Iluminação

Jaçon Soares

Cenógrafo

Valdery Pereira

Produção Executiva

Sheila Fernandes

Cenas•Samaritana do Poço

•Sermão da Montanha

•Ceia

•Horto

•Prisão

•Aniversário de Herodes

•Jesus diante de Herodes

•Jesus diante de Pilatos

•Arrependimento

de Judas

•Pilatos e o povo

•Calvário

•Ressurreição

PROMOÇÃO REALIZAÇÃO

“ESTE PROJETO É APOIADO PELASECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA

LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006.”

APOIO CULTURAL

APOIO2010

Senador Pompeu - CE

APOIO INSTITUCIONAL

MAIORES INFORMAÇÕESFundação Santa Terezinha - Estação Ferroviária

site: www.fundacaosantaterezinha.com.bre-mail: [email protected]

Peça: Cartaz 31cm x 46cm Peça: Folder 20m x 20m

Peça: Camisa

MATERIAL PROMOCIONAL PARA 2010

Page 7: Projeto Paixão de Cristo 2010

Peça: Banner 2m x 1m

MATERIAL PROMOCIONAL EXECUTADO EM 2009

Page 8: Projeto Paixão de Cristo 2010

“ESTE PROJETO É APOIADO PELASECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA

LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006.”

REALIZAÇÃO

APOIO

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO CULTURAL

Senador Pompeu - CE

10 de abril de 2009às 17h na Igreja Matriz eEstação Ferroviária de

Senador Pompeu

REAL

IZAÇ

ÃO

APOI

O

“ESTE PROJETO É APOIADO PELASECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA

LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006.”

APOI

O CU

LTUR

AL

APOI

O IN

STIT

UCIO

NAL

“ESTE PROJETO É APOIADO PELASECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA

LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006.”

REALIZAÇÃO

APOIO

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO CULTURAL

Senador Pompeu - CE

Peça: Cartaz 31cm x 46cm Peça: Folder 20m x 20m

Peça: Camisa

HistóriaTodos nós sabemos que os últimos cinco dias que Jesus Cristo passou vivo foram emocionantes. Tanto para ele como para seus seguidores. A entrada triunfal dele em Jerusalém na semana da páscoa judaica, os tumultos que sua presença causou ao redor do Templo Sagrado, as contestações com os fariseus, a última ceia, a traição, a prisão, o julgamento, a flagelação e a crucificação, tudo foi muito rápido, avassalador, compondo os atos do Drama da Paixão. Episódio trágico até hoje representado no mundo inteiro pelas comunidades cristãs.

PropostaEm 2008, revolucionamos a visão tradicional da via sacra em Senador Pompeu. Além do apelo religioso, a nossa representação expõe o cotidiano das pessoas, com reflexões sobre desigualdades sociais, econômicas, desemprego, violência, discriminação racial entre outras. Agora em 2009, faremos o público se emocionar cada vez mais diante do realismo da trama e da grandiosidade do espetáculo. “A Inigualável Paixão de Jesus Cristo”, visa reviver junto à nossa comunidade o resgate da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo e o seu verdadeiro significado, fortalecendo e valorizando as apresentações de nossos artistas locais e convidados, num evento realizado no entorno da Estação Ferroviária de Senador Pompeu. Um espaço que por si só, já é capaz de dar ao ser humano a total dimensão artística e emocional deste espetáculo.

EspetáculoO espetáculo acontecerá no dia 10 de abril de 2009, a partir das 17h. No inicio do espetáculo haverá um cortejo pela cidade representando a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém.Toda a população de Senador Pompeu é nossa convidada especial, venha junto conosco reviver “A Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”.

Cenas•Entrada Triunfal•Samaritana do Poço•Sermão da Montanha•Jesus faz cura•Ceia•Horto•Prisão•Herodes•Pilatos•Calvário•Crucificação•Sepulcro•Ressurreição

Ficha TécnicaCoordenação Geral: Glauber MatosDireção Geral do Espetáculo: Terezinha EstevãoDireção de Elenco: Léo Oliveira e Pedro Raimundo

Produção Executiva: Sheila Fernandes e Virgínia Tavares

MATERIAL PROMOCIONAL EXECUTADO EM 2009

Page 9: Projeto Paixão de Cristo 2010

ANEXO DE FOTOS

Page 10: Projeto Paixão de Cristo 2010
Page 11: Projeto Paixão de Cristo 2010
Page 12: Projeto Paixão de Cristo 2010

“EstE ProjEto é aPoiado PElasEcrEtaria Estadual da cultura

lEi Nº 13.811, dE 16 dE agosto dE 2006.”

APOIO CULTURAL

APOIO

APOIO INSTITUCIONAL

PROMOÇÃO REALIZAÇÃO

MAIORES INFORMAÇõESFundação Santa Terezinha - Estação Ferroviária

site: www.fundacaosantaterezinha.com.bre-mail: [email protected]