projeto interdisciplinar bioÉtica - eutanÁsia - 3° "a"

11
EUTANASIA Grupo 4: Márcia Lucia Marcos Paulo Marcus Danilo Murilo Nunes Paulo Mateus Escola Madre Zarife Sales Projeto Interdisciplinar Bioética 3° ano A

Upload: virna-salgado-barra

Post on 11-Jan-2017

468 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

EUTANASIAGrupo 4: Márcia Lucia Marcos PauloMarcus DaniloMurilo Nunes Paulo Mateus

Escola Madre Zarife SalesProjeto Interdisciplinar Bioética3° ano A

Page 2: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

O QUE É A EUTANÁSIA?

-Eutanásia é um termo de origem grega (eu + thanatos) que significa boa morte ou morte sem dor. -É definida como a conduta pela qual se traz a um paciente em estado terminal, ou portador de enfermidade incurável que esteja em sofrimento constante, uma morte rápida e sem dor.

Marianaruiz.com.br/http://www.significados.com.br/eutanasia/

Page 3: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

https//:www.noticias.terra.com.br/

Page 4: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

Quanto ao tipo de ação:

-Eutanásia ativa-Eutanásia passiva ou indireta-Eutanásia de duplo efeito

Quanto ao consentimento do paciente:

-Eutanásia voluntária-Eutanásia involuntária-Eutanásia não voluntária

OS TIPOS DE EUTANÁSIA

https://www.ufrgs.br/bioetica/eutantip.htm

Page 5: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

DIFERENCIAÇÕES

-Ortotanásia: consiste no ato de parar com atividades ou tratamentos que prolongam a vida de forma artificial. É uma forma de eutanásia passiva. A ortotanásia é contemplada por muitos como uma morte que ocorre de forma mais natural.

-Distanásia: remete para o ato de prolongar ao máximo a vida de uma pessoa que tem uma doença incurável.

http://www.significados.com.br/eutanasia/ www.emaze.com

Page 6: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

ONDE PODEMOS ENCONTRAR

-A Bélgica e a Holanda são os únicos países europeus onde a eutanásia é legal. A Holanda legalizou a eutanásia a 1 de Abril de 2002 tornando-se o primeiro país do mundo a fazê-lo, enquanto na Bélgica a eutanásia foi legalizada em Setembro de 2002.-Na Suiça, desde o ano de 2006, que o Hospital Universitário de Lausana permite a morte assistida, embora com algumas restrições; o paciente terá de ter uma doença mortal a curto prazo, insistência no pedido e a capacidade de discernimento. Previamente o doente necessita de já ter recorrido a outras alternativas e a cuidados paliativos.-Nos Estados Unidos, apenas é permitida a prática da eutanásia em três estados: no Oregon desde 1997, em Washington e em Montana desde 2008.-Na Alemanha, foi despenalizada a eutanásia medicamente assistida em 2010.-Em França existe no código penal a diferença entre eutanásia activa e eutanásia passiva, a primeira é punida como homicídio e a segunda é considerada omissão de atendimento.

https://euthanatos1etica.wordpress.com/eutanasia/paises-permitidos//

Page 7: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

-Argumentos a favor: Todos aqueles que acham a eutanásia é um apto necessário em situações extremas, apresentam algumas argumentos a favor da Eutanásia. Eles acham que a Eutanásia é um modo de fugir ao sofrimento quando da falta de qualidade de vida e em fase terminal. Também pensam que ao morrer de uma forma pouco dolorosa é significado de morte digna.

-Argumentos contra: Existem muitas objeções à prática da eutanásia, como elementos religiosos, éticos e políticos, dependendo da sociedade em que o doente está inserido. No caso da religião, a principal objecção é o facto de considerarem que a eutanásia é tida como uma usurpação do direito à vida humana, vida esse que foi criado por Deus e é esse Deus o único que pode tirar a vida a alguém. “A Igreja, apesar de estar consciente dos motivos que levam a um doente a pedir para morrer, defende acima de tudo o carácter sagrado da vida.

http://12bnolimite.blogspot.com.br/2012/12/e-favor-ou-contra-em-relacao-eutanasia.html

Page 8: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL -Código Penal Brasileiro:  O § 1º do Art. 121 do Código Penal debate acerca do homicídio privilegiado como sendo um crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima. Nestes casos, o juiz poderá reduzir a pena de um sexto a um terço, tendo em vista os motivos que determinaram o crime, e ainda, os valores sociais e morais de forma harmônica com a sociedade

-Constituição Federal: O artigo 5º da Constituição Federal garante que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. O direito do paciente de não se submeter ao tratamento ou até mesmo interrompê-lo é a consequência da garantia constitucional dada através de sua liberdade, autonomia jurídica e inviolabilidade de sua vida privada. Além disso, o inciso XXXV do Art. 5º garante o direito da apreciação do Poder Judiciário a qualquer lesão ou ameaça a direito.

http://www.jurisway.org.br/monografias/monografia.asp?id_dh=4888:

Page 9: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

VISÕES RELIGIOSAS:

-BUDISMO DIZ A RESPEITO DA EUTANÁSIA? O poder de decisão do homem é importantíssimo na doutrina budista, podendo o homem escolher morrer ou não; a decisão da pessoa que está no leito de um hospital perto de morrer é de inteira importância, mesmo este não estando em plena consciência ele pode preferir morrer, porque de acordo com o budismo a vida é sim preciosa, mas não é divina; a capacidade de escolha está em um patamar superior como aduz os doutrinadores budistas.

-ESPIRITISMO DIZ A RESPEITO DA EUTANÁSIA? Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no Capítulo V (Bem-aventurados os aflitos), item 28 “Um homem está agonizante, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que seu estado é desesperador. Será lícito pouparem-se lhe alguns instantes de angústia, apressando-se lhe o fim?”, nós podemos obter a resposta: “Quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir o homem até a borda do fosso, para daí o retirar a fim de fazê-lo voltar a si e alimentar idéias adversas das que tinha? Ainda que haja chegado ao último extremo um moribundo, ninguém pode afirmar com segurança que lhe haja soado a hora derradeira. A ciência não se terá enganado nunca em suas previsões? (...)”

http://www.artigosespiritas.blogspot.com.br

Page 10: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

‘’Ser pela liberdade é apenas tirar a liberdade de alguém, mas de formar que

respeite e melhore a liberdade dos outros’’

Nelson Mandela

Page 11: PROJETO INTERDISCIPLINAR BIOÉTICA - EUTANÁSIA - 3° "A"

Bibliografia:

-http://www.significados.com.br/eutanasia/-https//:www.noticias.terra.com.br/-https://www.ufrgs.br/bioetica/eutantip.htm-https://euthanatos1etica.wordpress.com/eutanasia/paises-permitidos//-http://12bnolimite.blogspot.com.br/2012/12/e-favor-ou-contra-em-relacao-eutanasia.html-http://www.jurisway.org.br/monografias/monografia.asp?id_dh=4888:-http://www.artigosespiritas.blogspot.com.br