projeto didático valores humanos

3
Escola: E. E. Padroeira do Brasil Município: Nioaque Ano de realização do Projeto: 2011 Área de Conhecimento: Educação Religiosa Língua Portuguesa História Artes Orientação: Professores: Marcio Haubricht/ Prof.Artes,Ed.Religiosa e STE Cristiano Angélico/Prof. L. Portuguesa Maria Aparecida da Silva/Profª.História Nereide Modesto/Coordenadora Pedagógica: Público alvo: Alunos do 8º/ 9º anos VALORES HUMANOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS Introdução: Vivemos em uma era violenta; sofremos violências cada vez maiores e com mais constância. Assistimos quotidianamente manifestações de violência. A violência entra em nossas casas, muda nossa vida, nossos valores, nossas famílias e nossos comportamentos. A violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referenciais de cidadania e de respeito pelo próximo. A violência é a marca de uma sociedade excludente (que exclui em todos os sentidos, até afetivos). Justificativa: Diante desse quadro atual da realidade é imprescindível que sejam tomadas atitudes capazes de conscientizar a sociedade sobre a importância dos valores humanos no combate a essa violência que assola a convivência entre os homens. Sabendo que o ser humano tem sua base na família e continuidade de seu desenvolvimento, na escola, justifica-se a aplicação desse projeto pedagógico com o desafio de trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto no confronto com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social. Objetivo geral: Possibilitar situações para que o educando possa desenvolver os valores humanos existentes no seu ser, para que este possa interagir de forma integral, participando e agindo, dentro de uma moral e ética responsável contribuindo para uma relação verdadeira permeada por princípios morais. Objetivos específicos: Desenvolver o senso de cidadania e responsabilidade social; Cultivar o exercício de uma moral humanitária; Exercitar o sentimento de indignação diante das injustiças; Trabalhar o senso de tolerância e respeito à diversidade; Priorizar o aspecto humano e espiritual em detrimento do material; Cultivar a solidariedade e protestar contra a indiferença.

Upload: marcio-haubricht

Post on 17-Jul-2015

18.613 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto didático valores humanos

Escola: E. E. Padroeira do BrasilMunicípio: NioaqueAno de realização do Projeto: 2011Área de Conhecimento: Educação Religiosa Língua Portuguesa História ArtesOrientação: Professores: Marcio Haubricht/ Prof.Artes,Ed.Religiosa e STE Cristiano Angélico/Prof. L. Portuguesa Maria Aparecida da Silva/Profª.História Nereide Modesto/Coordenadora Pedagógica:Público alvo: Alunos do 8º/ 9º anos

VALORES HUMANOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS

Introdução:Vivemos em uma era violenta; sofremos violências cada vez maiores e com mais

constância. Assistimos quotidianamente manifestações de violência. A violência entra em nossas casas, muda nossa vida, nossos valores, nossas famílias e nossos comportamentos.

A violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referenciais de cidadania e de respeito pelo próximo. A violência é a marca de uma sociedade excludente (que exclui em todos os sentidos, até afetivos).

Justificativa:Diante desse quadro atual da realidade é imprescindível que sejam tomadas

atitudes capazes de conscientizar a sociedade sobre a importância dos valores humanos no combate a essa violência que assola a convivência entre os homens.

Sabendo que o ser humano tem sua base na família e continuidade de seu desenvolvimento, na escola, justifica-se a aplicação desse projeto pedagógico com o desafio de trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto no confronto com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social.

Objetivo geral:

Possibilitar situações para que o educando possa desenvolver os valores humanos existentes no seu ser, para que este possa interagir de forma integral, participando e agindo, dentro de uma moral e ética responsável contribuindo para uma relação verdadeira permeada por princípios morais.

Objetivos específicos: Desenvolver o senso de cidadania e responsabilidade social; Cultivar o exercício de uma moral humanitária; Exercitar o sentimento de indignação diante das injustiças; Trabalhar o senso de tolerância e respeito à diversidade; Priorizar o aspecto humano e espiritual em detrimento do material; Cultivar a solidariedade e protestar contra a indiferença.

Page 2: Projeto didático valores humanos

Metodologia:Mensalmente será abordado um tema principal que é composto de algumas ações em conjunto e outras realizadas por cada professor:

Ética e felicidade • Encontro com os alunos, sobre o tema;• Exibição do filme A corrente do bem, com o objetivo de relacionar o nosso bem-

estar à satisfação de contribuir com o outro;• Debate sobre o filme (geral);• Pesquisas na internet sobre o tema (em duplas);• Produção de apresentações eletrônicas (em duplas).

Paz e solidariedade• Pesquisa sobre algumas personalidades que contribuíram para a construção

da paz, como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Martin Luther King (em duplas);

• Debate sobre as personalidades estudadas (geral);• Produção de apresentações eletrônicas (em duplas);• Produção de poesias, digitadas no editor de textos, com o tema Paz (individual).

Trabalho e promoção da vida• Exibição dos filmes Tempos modernos e O corte para problematizar a temática

do trabalho;• Debate sobre os filmes (geral);• Resumo dos filmes (individual);• Desenhos sobre os tipos de trabalho desenvolvidos no município (grupos);• Produção de apresentações eletrônicas (em duplas).

Encerramento• Apresentação dos trabalhos (poesias, apresentações eletrônicas e desenhos) para

a comunidade escolar.• Distribuição dos panfletos produzidos.

Recursos:Serão utilizadas como recursos as ferramentas tecnológicas que possibilitam o

acesso às informações de forma áudio visual: DVD, TV, aparelho de som, data show, livros, revistas, jornais, computador e internet.

Concepção de Ensino/AprendizagemA concepção construtivista afirma que o processo de ensino aprendizagem exige

o envolvimento ativo do educando na construção do conhecimento. Essa participação ativa ocorre quando o mesmo está motivado para encontrar soluções. Dessa forma devem ser valorizadas as atividades de caráter investigativo e as interações sociais entre os sujeitos, pois constituem um fator importante para o aprendizado.

Assim, diante do objetivo determinado no projeto de propiciar situações para que o educando,visto como centro do processo,possa agir ativamente de forma coletiva na construção do conhecimento sobre o tema , tenha compromisso com o mundo e com o outro,que seja capaz de falar e ouvir a concepção de ensino aprendizagem adotada será a sócio construtivista elaborada por Vygotsky que determina a aprendizagem como uma construção pessoal do aluno com ajuda de outra pessoas.

Page 3: Projeto didático valores humanos

Avaliação:Desenvolvida no decorrer do projeto em um processo contínuo. Serão

observados o interesse, a participação e a produção dos trabalhos. Como registros serão produzidos panfletos, pela sala em geral, que serão distribuídos à comunidade, e a produção individual de um relatório final.

Cronograma:

DATA DISCIPLINA AULAS PREV. TEMA08/2011 ARTES 08 ÉTICA E FELICIDADE

ED.RELIGIOSA 04

09/2011 ARTES 04 PAZ E SOLIDARIEDADEHISTÓRIA 06

L.PORTUGUESA 06

10/2011 L.PORTUGUESA 10 TRABALHO E PROMOÇÃO DA VIDAARTES 06

11/2011 05 ENCERRAMENTO DO PROJETO

Referências bibliográficas:

1. POR DENTRO DO CONSTRUTIVISMO – disponível em http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materiais - acesso em: jul. 20112. TRABALHANDO COM PROJETOS - disponível em http://vicenteoficina.blogspot.com – acesso em: jul. 20113. PEDAGOGIA DE PROJETOS – disponível em http://pontodeencontros.proinfo.mes.gov.br/pedagogiadeprojetos.ppt - acesso em: jul. 20114. PELA PAIXÃO DE EDUCAR E O DESAFIO DE INOVAR. Disponível em: www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net – acesso em: jul. 20115. Andrade, P.F.; Aprender por projetos, formar educadores. Disponívelem: http://sites.google.com/site/ofi cinadotiao/home/arquivos-da-ofi cina-1/P.F.Andrade-capitulo_4.PDF – acesso em: jul.20116. Costa, Iris E. T.; Magdalena, Beatriz C. Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em Tempos de Web 2.0. Faculdade de Educação/PEAD – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS Brasil.7. Souza, R.R.; Algumas considerações sobre as abordagens construtivistas para autilização de tecnologias na educação. Liinc em Revista, v.2, n.1, março 2006, p.40-52. Disponível em: http://www.ibict.br/liinc8. COLL, César e outros. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.Jeferson Anibal Gonzalez.Pedagogo (FFCLRP/USP) e Mestrando em Educação (FE/UNICAMP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR (GT/UNICAMP).