o sermão da montanha e os valores humanos

28
O sermão do monte e a Educação de Espíritos

Upload: dalila-melo

Post on 15-Jun-2015

3.155 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: O sermão da montanha e os valores humanos

O sermão do monte e a Educação de Espíritos

Page 2: O sermão da montanha e os valores humanos

O sermão do monte é um conjunto de normas e princípios de cunho ético e moral. É um estatuto do reino de Cristo. Basta comportar-se segundo alguns princípios éticos e morais que o homem terá direito ao reino dos céus.

O sermão do monte apresenta princípios éticos e morais

Page 3: O sermão da montanha e os valores humanos

“Ser consciente significa estar desperto, responsável, não arrogante, não submisso, livre de algemas, liberado do passado e do futuro”. Joanna de Angelis

"Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos Céus; pois assim perseguiram aos profetas que existiram antes de vós." (Mateus, V, 1-12.)

Justificativa:

Page 4: O sermão da montanha e os valores humanos

O que são valores humanos?

Fundamentos morais e espirituais da consciência humana.Sua vivência alicerça o caráter.Reflete-se na conduta do indivíduo como conquistas espirituais inalienáveis.

Page 5: O sermão da montanha e os valores humanos

O amor na palavra é Verdade.O amor na ação é Retidão.O amor no pensamento é Paz.O amor na compreensão é Não-violência.”Sai Baba

O que são valores humanos?

Page 6: O sermão da montanha e os valores humanos

Assim falou Jesus...

Page 7: O sermão da montanha e os valores humanos

Nível de atuação: Intelectual (educação da mente) Valor: Verdade Estratégia: Atuar sobre a dimensão cognitiva de forma a organizar o pensamento para a compreensão da realidade e para a organização das relações das pessoas com o mundo.  

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”.

Page 8: O sermão da montanha e os valores humanos

A verdade é o princípio da vida, o imperecível dentro das coisas perecíveis; é a essência por trás de todas as formas de vida; a energia divina que impregna toda a existência. A verdade absoluta é eterna e imutável; o que muda é a nossa condição e capacidade de nos aproximar dela e experienciá-la. A verdade é um valor humano porque só a espécie humana pode encontrá-la e vivenciá-la. A verdade dirige a conduta do homem autêntico; é o que dá significado e dignidade à vida. Ser verdadeiro é uma conquista da mente pela reta intenção de auto-realização. A verdade absoluta é Deus.

*

VERDADE – ASPECTO INTELECTUAL

Page 9: O sermão da montanha e os valores humanos

Verdade = Educação da Mente

Nível intelectualResponsável pela transformação da informação em conhecimentoOrientação para o aprendizado percebendo as potencialidades de sua mente e descobrindo suas forças criativas.Cabe aqui a importância do papel do professor Pestalozzi

Coração, mãos e mente.

Page 10: O sermão da montanha e os valores humanos

Nível de atuação: Físico (educação do físico) Valor: Ação Correta Estratégia: Atuar sobre a dimensão sociocultural para que as pessoas conheçam criticamente os dados e fatos sobre a cultura e a realidade social em que estão inseridas.

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra”. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.

Page 11: O sermão da montanha e os valores humanos

Descobrir quem somos é a razão de nossa vida. O aspecto físico é o veículo da ação que permite a manifestação concreta da consciência. A nossa personalidade assume papéis, e assim enfrenta forças opostas e conflitantes ao viver a natureza sensorial em busca da vivência da natureza divina. A ação correta surge do aprimoramento do caráter pela contínua busca de si mesmo. Na ação correta está a conexão com a consciência, a sintonia cósmica e a vitória. Agir corretamente é ouvir a voz interna. É um valor humano, porque só o homem pode moldar e escolher o próprio comportamento.

*

AÇÃO CORRETA – ASPECTO FÍSICO

Page 12: O sermão da montanha e os valores humanos

Ação Correta – Educação do nível físico

Aprimoramento do corpoDesenvolvimento de um organismo saudávelEquilíbrio da energia vitalConsciência da importância do corpo como veículo de expressão do Espírito.

Page 13: O sermão da montanha e os valores humanos
Page 14: O sermão da montanha e os valores humanos

Nível de atuação: Emocional (educação da emoção) Valor: Paz Estratégia: Atuar sobre a dimensão afetiva para que as pessoas conheçam a si mesmas, seus próprios sentimentos e emoções, que construam o auto-respeito e valores considerados socialmente desejáveis.

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”.

Page 15: O sermão da montanha e os valores humanos

A paz é a base da felicidade humana. A eliminação da desordem interior criada pelas emoções em ondas sucessivas e pela formação incessante de pensamentos e desejos permite a experiência da paz. Na experiência da paz é que se processam as transformações profundas na nossa personalidade. Na mente nascem as idéias, os pensamentos tomam formas e os desejos tornam-se emoções. A paz é um valor humano porque só a espécie humana pode domar as paixões e tendências inferiores, redirecionar sua vida e adquirir equanimidade e bem-aventurança.

PAZ – ASPECTO MENTAL

Page 16: O sermão da montanha e os valores humanos

Paz – Educação do Nível emocional

AutoconhecimentoDisciplina do temperamentoObservar as ações suas diante dos outrosEstabelecer juízos sobre si mesmoExperimentar livremente seus sentimentos e avaliá-los corretamente

Page 17: O sermão da montanha e os valores humanos

Nível de atuação: Psíquico (educação da intuição) Valor: Amor Estratégia: atuar na dimensão biofisiológica a fim de garantir o desenvolvimento adequado do ser, respeitando as diferenças e caracteres individuais.

“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”.

Page 18: O sermão da montanha e os valores humanos

O amor é a energia inesgotável que move o mundo, os universos e os seres. É a força de criação, coesão e sustentação da vida. O amor é a energia de unidade e transformação.. O amor é a energia que abastece a psique, a alma, e essa plenitude reflete-se nos nossos pensamentos, palavras e ações. É privilégio e conquista da condição humana a faculdade de amar incondicionalmente. semelhantes, e viver em sintonia com o cosmos, são tarefas inerentes ao homem. O amor revela nosso ser profundo, sagrado, transcendental e sublime. 

AMOR – ASPECTO PSÍQUICO

Page 19: O sermão da montanha e os valores humanos

Amor – Educação do nível intuitivo

Valores morais devem ser ensinados de modo prático e simplesPara que o indivíduo os reconheça em si, nos outros e nas situaçõesda vida cotidiana.

Dar qualidade:• Aos pensamentos• Ao que se cria• Ao que se faz

O nível intuitivo abrange tudo que nasce da Alma

Page 20: O sermão da montanha e os valores humanos

"Bem-aventurados os que têm sido perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.” "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”.

Nível de atuação: Consciência (educação do caráter) Valor; Não violência Estratégia: Atuar na dimensão de pleno domínio do espírito a fim de garantir a lucidez do espírito em relação ao seu compromisso aqui na Terra.

Page 21: O sermão da montanha e os valores humanos

É a mais elevada conquista da personalidade humana. O ser humano que conquistou a si mesmo é manso de coração, incapaz de ferir algo ou alguém, por pensamentos, palavras ou atitudes. Atingiremos a não-violência e o amor altruísta pela conquista das nossas tendências inferiores com o cultivo das virtudes. Respeitar as leis naturais, os seres e as coisas criadas com humildade e sabedoria é vivenciar a não-violência como valor absoluto.. A vitória do espírito sobre a natureza inferior é refletida na não-violência.

NÃO-VIOLÊNCIA – ASPECTO ESPIRITUAL

Page 22: O sermão da montanha e os valores humanos

Não violência – Educação do nível espiritual

Fundamentada na busca do aperfeiçoamento do caráterPermitir o viver harmônico em sintonia com as leis naturaisAproveitamento total das potencialidades do espírito.

Page 23: O sermão da montanha e os valores humanos

O que são valores Humanos?

Para se chegar aos valores humanos, o ponto de partida seria desencadear a motivação interior, despertando, pelo trabalho do educador, o interesse em tal descoberta.

Page 24: O sermão da montanha e os valores humanos

24

O que são valores Humanos?

Os valores pertencem a uma esfera que não se confunde com a do ser, pois possuem uma peculiaridade irredutível. São percebidos não por uma introspecção simples, mas por uma instituição emocional.

Page 25: O sermão da montanha e os valores humanos
Page 27: O sermão da montanha e os valores humanos

Valorização das virtudes inerentes à condição humana.

Humanizar através da internalização dos valores ético-espirituais como fundamentos de uma nova ordem social.

Educação como instrumento de conquista da paz, e da liberdade na busca da perfeição.

A aprendizagem real traduz-se através da aquisição de habilidades e aprimoramento da personalidade.

O que é Educar em Valores Humanos?

Page 28: O sermão da montanha e os valores humanos

PEVH – Programa de Educação em Valores Humanos

"Se houver retidão no coração, haverá beleza no caráter. Se

houver beleza no caráter, haverá harmonia no lar. Se houver

harmonia no lar, haverá ordem na nação. Se houver ordem na

nação, haverá paz no mundo".