projeto de lei - abono de faltas para alunos adventistas

4
VEREADOR EVERTON POP (PP) PROJETO DE LEI Nº. 04 POSSIBILITA AOS MEMBROS DE IGREJAS ADVENTISTAS, MATRICULADOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO, DISPENSA DE EXAMES DE AVALIAÇÃO CURRICULAR E ABONO DE FALTAS EM DIAS QUE ESPECIFICA. Prefeito Municipal de Cuiabá/MT – Wilson Pereira dos Santos: Faço saber que a Câmara Municipal de Cuiabá, aprovou e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º - Ficam dispensados de qualquer exame de avaliação curricular os alunos adventistas matriculados nas escolas públicas municipais, nos dias de culto de sua religião. Parágrafo Único: As Instituições de Ensino deverão abonar as faltas de alunos que não comparecem às aulas entre 18h de sexta-feira e 18h do sábado, por motivo de crença religiosa, desde que o aluno realize tarefas alternativas.

Upload: aleapra

Post on 19-Jun-2015

863 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Projeto de lei - Abono de faltas para alunos adventistas - Autoria: vereador Éverton Pop

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto de lei - Abono de faltas para alunos adventistas

VEREADOR EVERTON POP (PP)

PROJETO DE LEI Nº. 04

POSSIBILITA AOS MEMBROS DE IGREJAS ADVENTISTAS, MATRICULADOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO, DISPENSA DE EXAMES DE AVALIAÇÃO CURRICULAR E ABONO DE FALTAS EM DIAS QUE ESPECIFICA.

Prefeito Municipal de Cuiabá/MT – Wilson Pereira dos Santos: Faço saber que a Câmara Municipal de Cuiabá, aprovou e eu sanciono a

seguinte lei: Art. 1º - Ficam dispensados de qualquer exame de avaliação curricular os

alunos adventistas matriculados nas escolas públicas municipais, nos dias de culto de sua religião.

Parágrafo Único: As Instituições de Ensino deverão abonar as faltas de alunos que não comparecem às aulas entre 18h de sexta-feira e 18h do sábado, por motivo de crença religiosa, desde que o aluno realize tarefas alternativas.

Page 2: Projeto de lei - Abono de faltas para alunos adventistas

Art. 2º - Serão consideradas adventistas todas as pessoas que, por respeito à

religião guardarem, a sexta-feira, depois das 18 horas, e o sábado. Art. 3º - No ato da matrícula, os alunos deverão identificar sua condição de

adventista por meio de declaração da igreja onde são congregados. Art. 4º - Os estabelecimentos de ensino da rede pública municipal de educação

definirão, em calendário escolar, os dias em que os alunos adventistas realizarão, em segunda chamada, os exames a que não se submeterem nas sextas-feiras e nos sábados.

Art. 5 º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões em, 12 de Maio de 2009.

_____________________________ VEREADOR EVERTON POP

Page 3: Projeto de lei - Abono de faltas para alunos adventistas

JUSTIFICATIVA

O presente projeto de lei objetiva assegurar aos alunos adventistas o direito ao culto de sua religião.

Essa propositura visa atender o contido nos incisos VI e VIII do art. 5º da

Constituição Federal. O referido inciso VI garante a liberdade de culto e, principalmente, a não-

privação de direitos por motivo de crença religiosa. Já o inciso VIII determina que, ninguém poderá fazer uso de suas crenças para eximir-se de suas obrigações.

Nesse sentido, o projeto não visa dispensar os alunos das atividades

curriculares, muito menos quer ferir o direito de igualdade. Propõe somente que eventuais exames de avaliação marcados para as sextas-feiras, a partir das 18 horas, ou para os sábados, até as 18 horas, sejam transferidos para qualquer outro dia, e que as aulas em que os mesmos não compareçam em virtude de abstenção exigidas pela religião que adotam.

E, ainda, as faltas abonadas serão compensadas com tarefas alternativas pelo aluno, consubstanciando, assim, o Principio da Igualdade.

Assim, não se cria nenhum impasse entre a obrigação humana e a ordem divina, imprescindível para o ser humano, mas a de possibilitar aos alunos adventistas matriculados nas escolas públicas municipais o cumprimento do currículo escolar, sem a criação de conflito com os preceitos religiosos.

Page 4: Projeto de lei - Abono de faltas para alunos adventistas

Por fim, cabe ressaltar que a proposta reveste-se da mais alta relevância social,

visto trazer em seu bojo medida de justiça para os congregados das Igrejas adventistas, visto que a partir do momento que ficar regulamentado esses direitos, não haverá mais necessidades dos membros da referida igreja ficar pedindo favores para atendimento da dispensa.

Diante do exposto, contamos, desde já, com o apoio de nossos Pares para o

aperfeiçoamento e a aprovação da proposta aqui apresentada.

Sala das Sessões em, 12 de Maio de 2009.

_____________________________

VEREADOR EVERTON POP