projeto ajuda dependentes químicos e seus familiares a ... · foto: jorge silva / reuters oraçÃo...

32
30 de dezembro de 2012 - Ano 46 - Edição 51 www.lagoinha.com 10 de março de 2013 - Ano 47 - Edição 10 www.lagoinha.com Projeto ajuda dependentes químicos e seus familiares a superarem problemas causados pelas drogas PAÍS DA SEMANA CONGRESSO DE CéLULAS CULTOS Confira a retrospectiva Venezuela Saiba todos os horários e locais dos cultos da IBL Página 5 Página 13 Página 30

Upload: duongtu

Post on 03-Dec-2018

240 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

30 de dezembro de 2012 - Ano 46 - Edição 51 www.lagoinha.com10 de março de 2013 - Ano 47 - Edição 10 www.lagoinha.com

Projeto ajuda dependentes químicos e seus familiares a superarem problemas causados pelas drogas

PAÍS DA SEMANA CoNgrESSo DE CélulAS CulToS

Confira a retrospectivaVenezuela Saiba todos os horáriose locais dos cultos da IBL

Página 5 Página 13 Página 30

Em 1998, conheci um jovem músico cristão do Norte do Brasil que logo me chamou a atenção pelo extraordinário dom de tocar piano. Nos anos que se seguiram, chegamos a tocar juntos algumas vezes, nos encontramos em congressos, trocamos e-mails, enfim, ficamos amigos. Inclusive, nos dias em que fiz quimioterapia, ele ficou comigo vários dias ajudando-me no que era possível. Passados alguns meses, para surpresa minha e de todos, esse amigo estava envolvido com drogas e ocultismo, práticas que ele havia abandonado há anos, quando se convertera. Movido pela compaixão e pelo sentimento de que não poderia perdê-lo para o mundo, chamei-o para morar em minha casa. Nessa época, ele morava no Sul do Brasil, onde estava fazendo faculdade de música, e eu morava em Brasília.

Durante meses, ele ficou em nossa casa sendo restaurado e cuidado. Eu o levava para o meu trabalho, minha esposa e filhos estavam sempre com ele, os irmãos da igreja se revezavam conosco no apoio a esse amigo e fizemos até algumas produções musicais juntos. Assim, por meio da nossa iniciativa e do apoio da família e dos irmãos, esse amigo foi restaurado. Ele não voltou mais para o Sul do Brasil; retornou à sua cidade natal, onde foi recebido de braços abertos pela família e os irmãos da igreja. Rapidamente começou a namorar uma moça abençoada, voltou a trabalhar com música, passou num concurso para uma orquestra, se casou e, hoje, 10 anos depois, está esperando seu primeiro filho e tem uma vida maravilhosa com Deus e a igreja. Aleluia! Louvo a Deus pela minha família e também pelos irmãos da nossa Célula de relacionamentos, que se engajaram conosco na restauração de uma vida. Valeu a pena.

Nesta edição estamos passando um relato do nosso Congresso de Células realizado na semana passada. Foi uma das maiores festas realizadas por nossa igreja nos últimos tempos. Celebramos não apenas a vitória do crescimento numérico, mas, sobretudo, a vitória da igreja em Células, que contribuiu para a restauração de milhares de vidas que, como o meu amigo, estavam escravas do pecado.

Pela mesma razão, apresentamos uma matéria sobre o Projeto Emanuel, um ministério da Lagoinha que trabalha na restauração de vidas que estão envolvidas com drogas. Nosso objetivo e apelo é que mais pessoas se engajem nesse ministério e ajudem usuários e suas famílias. Pena que o artista “Chorão”, do Charlie Brown Jr, não foi encaminhado ao Emanuel. Talvez ele não tivesse tido o triste fim que teve, semelhante ao de Raul Seixas, Elis Regina, Cazuza, Cássia Eller e tantos outros.

Mas, caro irmão, o seu filho, sobrinho ou amigo ainda têm chance. Ore, corra atrás, leve-o para a sua Célula, lute por ele, contate o Emanuel, faça tudo que for possível. O nome verdadeiro de “Chorão” era Alexandre Magno Abrão. Tinha o nome do pai da fé – Abrão – mas parece que ele não teve fé, entendimento suficiente e nem forças para vencer as drogas. Um dia, saberemos se ele partiu por culpa apenas dele ou se a omissão de amigos e familiares contribuiu para o trágico fim de sua vida.

Boa leitura!

EXPEDIENTE

A ATOS HOJE é uma publicação da

Igreja Batista da Lagoinha

PrEsIDENTE:

Pr. Márcio Valadão

DIrETor DE CoMuNICAção:

Pr. Charles Campos

EDITor:

Pr. Atilano Muradas

JorNAlISTAS:

Stephanie Zanandrais, Kátia Brito e

Atilano Muradas

DIAgrAMAção E ArTE:

João Paulo Fortunato

rEvISão:

Adriana Santos e Nicibel Silva

ProJETo gráfICo:

Doismiledoze (agencia2012.com.br)

IMPrESSão:

Gráfica Paulinelli

TIrAgEM:

15.000 exemplares

CoNTATo CoM A rEDAção:

[email protected]

Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

Igreja BatIsta da LagoInhaRua Manoel Macedo, 360 São Cristóvão. CEP 31110-440 Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3429-9450

sIga@lagoinha_com

FaCeBooKwww.facebook.com/igrejabatistalagoinha

Foto

: Rep

rodu

ção

Inte

rnet

EM BuSCADE uMA SAÍDA

edItorIaL ››

Pr. ATIlANo [email protected]

3

ATOSHoJE ›› DOMINgO, 10 DE MARçO DE 2013 • ANO 47 • EDIçãO 10

53.989 ovelhas na lagoinha

“Como é bom e agradável quando os irmãos

convivem em união!”

(Salmos 133.1)

AlEluiA! PElA GrAçA do sEnhor,hoJE somos

BATISMoSConheça os irmãos que foram batizados em nossa igreja nesta semana:

Adriana Márcia Rosa, Ana Clara Pereira de Souza, Anécio Wander Borel, Carlos Patrocínio Raimundo, Davidson Alexandre Castro Gonçalves, Denise Jardim Vieira, Diego Fernandes Ghagas, Douglas Tomé Vieira, Edilson Alves de Medeiros, Edmar Gonçalves, Eduardo Ferreira Teixeira, Emerson Martins da Silva, Fernanda Michele Alves Andrade, Fernando Justino Ferreira, Francielle Lemos Abreu, Francis Cardozo de Souza, Gabriel Moreira Andrade, Gersi Pereira Barbosa, Gustavo César Ribeiro Faria, Hannah Carolina Rocha Silva, Iago Donato Félix, Ilza de Souza Pereira, Jefferson André da Silva, Jéssica Fernanda Silva de Paula, Jorge Júnior Marinho Damasceno, José Raimundo Gomes, Kátia dos Santos Machado, Leandro Adalberto Marcolino, Leila Daniane Maria da Silva Pinheiro, Lidiane Soares Pereira, Lionaldo Rodrigues Miranda, Luis Guilherme Patrocínio dos Reis, Luiz Henrique Mariano, Marcelo Lucas dos Santos, Maria da Penha dos Reis, Matheus Patrick Fontes Lima, Miriam Freitas Silva, Natália de Cássia Nunes Magalhães, Patrícia de Almeida Silva Leite, Paula Pereira Silva, Paulo César Coelho dos Santos, Paulo Roberto Silva Aguiar, Reginaldo Lucio Pereira, Renato Armanelle Rodrigues Gomes, Rodrigo Alves Pinheiro, Rosa Vani Pereira, Rosângela Aparecida da Rocha Alves, Rúbia Mara Dias Mariano, Sabrina Alves Nascimento de Jesus, Solange Moreira Pereira, Tâmara dos Santos Marcolino, Thayane Martins Viana, Valter Ferreira de Rezende dos Santos, Vinícius José Ribeiro Faria, Walter Emiliano, Warley Moreira Mariano, Weldas Miguel Pereira da Silva, Weslley Fabrício Wiegratz Costa e Yuri Alves Ribeiro.

TrANSfErÊNCIASDamos boas vindas aos que chegaram por transferência:

Adriana Virginia Silva Póvoa, Ademilton Pires Maciel, Alberto Dias Póvoa, Anderson Ferreira Moraes da Silva, Arnaldo Mendes de Araújo Júnior, Bergson Miller Freitas Chaves, Carina Andrade da Silva Santos, Carlos Henrique da Silva, Celiomar Dias Neves, Charles Júnior Castro, Cristóvão Roziel Valinas, Dálleth Cristine Figueiredo da Silva, Daniel Antônio dos Santos Silva, Diego Henrique Sousa, Diocelia Maria Cota de Carvalho, Elaine Forte Andreli, Elaine Gomes da Silva, Erika Cruz da Silva, Gracyelle Prates Dias, Gustavo Forte Andreli, João Pedro Leite, Jordana Marques Jardim, Jussiana Vieira Dourado, Leonardo Forte Andreli, Lidiane Soares Vieira, Luciano Amorim Tonhon, Madalena Ferreira Maciel, Marcelo Fernandes Andreli, Márcia Regina Gomes M. Neves, Melissa Tiemi Sasazawa, Nalva Batista Costa, Rafael Henrique Magalhães Neves, Roberta Santos Leite da Castro, Rosenir Horsths Alves e Silmara Bueno dos Santos.

fAlECIMENToS A pastora Virgínia comunica o falecimento de seu pai osvaldo Prado, no dia

6/3/13. Ligue e conforte a família (31) 8443-6106. Francisco Severino comunica o falecimento de seu irmão Hilton Ataíde, no dia 5/3/13. Ligue e console a família (31) 8812-1100.

CASAMENToSCássio Luciano Arcanjo & Niara Aparecida de Souza . 16 de março (sábado) . 22h . Tabernáculo - Lagoinha

Jairo Batista Bento & Leilane Pereira dos Santos . 16 de março (sábado) . 20h .Salão Ágape - Lagoinha

Filipe Ribeiro Daves & Priscila Marini Terena . 16 de março (sábado) . 18h .Salão CEU - Lagoinha

1 – Se você deseja se batizar será necessário participar de um curso que acontece no Salão Esperança, nas dependências de nossa igreja.2 – Para se transferir é preciso fazer o curso de transferência, que acontece às quartas feiras, às 19:30, na Central das Redes (Rua Manoel Macedo, 1.324, próximo ao Hospital Belo Horizonte) e aos domingos, às 8h da manhã, na Casa da Honra (Rua Joazeiro, 20, próximo à IBL).Informações: (31) 8489-2685 (pastora Regina). Mais informações entrar em contato com Eliana/ Rosa pelo número: (31) 3429-9450, ramais 490 e 491.Atenção: não é preciso fazer inscrição para os cursos. Basta escolher o dia e horário e se dirigir ao local.3 – Para atualizar seus dados (estado civil, endereço, telefones e outros) entre em contato com a Secretaria de Membros (Rua Ipê 345 – Sala 18, pelo telefone 3429-9450 ramal: 490/491 Eliana/Rosa. E-mail: [email protected] – Se você perdeu um ente querido, ligue para Rivanilde: (31) 3429-9400 / 8793-2299 e comunique isso. Queremos orar com você.5 – Para anunciar o seu casamento e o nascimento do seu filho, ligue para Rodrigo (31) 3429-9400 / 8793-2299. Queremos nos alegrar com esses momentos tão especiais da sua vida.

lEITurA BÍBlICA

DIA 10 Mt 13:1-23; Lv 17-18; Pv 28

DIA 11 Mt 13:1-23; Lv 17-18; Pv 28

DIA 12 Mt 14:1-21; Lv 20-21; Pv 30

DIA 13 Mt 14:22-36; Lv 22-23; Pv 31

DIA 14 Mt 15:1-20; Lv 24-25; Ec 1:1-11

DIA 15 Mt 15:21-39; Lv 26-27; Ec 1:12-2:26

DIA 16 Mt 16; Nm 1-2; Ec 3:1-15

CEIA Do SENHor

DATA

13 a 18

18

18

13 e 18 17

Templo

Tabernáculo

Salão ágape

Templo

Salão CEu

10 março

(domingo)

17 março

(domingo)

HorA loCAl

IMPOrTANTE sABEr

4

Foto

: Jor

ge S

ilva

/ Re

uter

s

orAçÃo

dom

inGo

MATEuS 6.9 “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.”

sEGu

ndA MATEuS 6.10

“Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.”

TErç

A MATEuS 6.11 “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.”

QuAr

TA

MATEuS 6.12 “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores.”

Quin

TA

MATEuS 6.13 “E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!”

sEXT

A 1 TESSAloNICENSES 5.17 “Orai sem cessar.”

sÁBA

do MATEuS 7.7 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.”

Na última terça-feira (5/3), os venezuelanos choraram a notícia da morte de um dos líderes mais influentes da história do país. Hugo Chávez morreu aos 58 anos, depois de passar quase dois anos lutando contra um câncer. O presidente foi reeleito em outubro de 2012, quando seu estado de saúde piorou e o impediu de tomar posse do novo mandato. Desde então, o vice-presidente, Nicolás Maduro assumiu interinamente a presidência e permanecerá até o início das eleições propostas para o mês que vem.

A trajetória de Hugo Chávez na política começou no início da década de 1990, quando era tenente-coronel e se juntou a mais quatro comandantes para iniciarem um golpe militar contra o presidente Carlos Pérez. Chávez foi preso com os militares que participaram do golpe, mas seis anos depois se elegeu presidente e, em 1999, tomou posse de seu primeiro mandato. Sua gestão foi baseada no modelo socialista inspirado nos ideais de Bolívar. Foi reeleito em 2002, 2006, 2010 e 2012, quatro mandatos em 14 anos de política.

Presidente amado por muitos e desprezado por outros, Chávez cultivou amizades e inimigos polêmicos por onde passou. Era considerado “pai dos pobres” pela política de igualdade e modelo para seus partidários, mas era tido como ditador e polêmico pela oposição e outros países.

A população venezuelana está de luto pela morte de Chávez e nas ruas das cidades as homenagens são feitas com fotos do presidente e muitas lágrimas. Ao ouvirem a notícia, partidários do presidente se desesperaram na porta do hospital onde ele estava internado. E o governo, imediatamente após o anúncio, determinou sete dias de luto oficial. O exército está nas ruas para garantir a paz durante esse momento histórico em que opositores e partidários se reúnem para velar e enterrar o corpo de Chávez.

O contexto espiritual da Venezuela é de liberdade religiosa garantida pela constituição. Apesar de 85% da população ser católica, apenas 10% frequenta assiduamente a igreja, o que torna a Venezuela um dos países com menos igrejas da América Latina. Um dos motivos é a mentalidade secular e materialista da sociedade, que está optando por não ter religião. Diante dessa realidade, as igrejas evangélicas têm tido a oportunidade de influenciar. Não é somente um crescimento numérico a um ritmo modesto, mas estável. Os evangélicos estão sendo reconhecidos como um grupo de expressão legítima e como “atores chave” em cenários sociais e políticos. Mas ainda é crucial levantar uma liderança treinada para sustentar esse crescimento e preservar a doutrina bíblica.

PorTANTo, IrMãoS,

Clame pela paz diante desse momento de mudanças político-sociais;Interceda pelo novo governo, para que tenha temor a Deus e trabalhe pelo povo;Ore pela salvação da população e dos governantes;Ore pelo consolo de parentes e amigos de Hugo Chávez;Repreenda o espírito de confusão e disputas entre políticos e entre a população.

venezuela se despede de Chávez

Depois de 14 anos à frente do governo, Hugo Chávez morre vítima de câncer e deixa uma nação cujo modelo de vida era o próprio presidente

PAÍS DA SEMANAMEMorIZE uM

vErSÍCulo Por DIA

CAPITAl: CaracasPoPulAção: 29.278.000govErNo: Estado socialistaMoEDA: Bolívar venezuelano

DADoS gErAIS

• Ligue para a Secretaria de Missões e conheça os projetos culturais e transculturais da Lagoinha. Telefones.: (31) 3429-9500 / 8402-6366 / 8793-7891. Gisselda ou Pr. Joãozinho.

Texto: STEPHANIE ZANANDrAIS

5

MordoMIa ››

Todo mundo quer ter sorte na vida, por isso as pessoas usam o dinheiro que elas nem possuem num jogo de loteria em que as chances contra elas são tão grandes que nem dá para dimensionar. A sociedade acredita que a melhor vida é daquele que tem sorte, no entanto, eu lhe digo que viver uma vida abençoada é incomparavelmente melhor do que ter sorte. Por que apostar na sorte se você pode ter bênção garantida? Desde o dia em que fomos criados (gn 5.2), fomos abençoados por Deus. Quando Deus criou o homem Ele tinha a intenção de abençoá-lo. O texto de Deuteronômio (28 1-14) mostra uma longa lista de bênçãos para aqueles que são obedientes. São tantas que, em resumo, ele será abençoado ao entrar e ao sair. Você está destinado para a bênção. Agora, se você realmente quer ser abençoado, aprenda um segredo: generosidade. “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado” (Pv 11.24-25). Se quisermos viver uma vida abençoada, devemos ser generosos.

A vida generosa é abençoadaA desculpa das pessoas para não serem generosas é

que possuem pouco. Vivem sempre dizendo: “Se eu tivesse mais, eu seria generoso!” Mas isso é mentira! Elas sabem que precisam começar compartilhando o pouco para que o Senhor lhes multiplique os pães no cesto. Sem generosidade, não se pode dizer que somos espiritualmente maduros. Você pode ficar um tanto chocado com essa declaração, mas a generosidade é um traço de caráter presente em todo crente vencedor (Lc 16.10-13). A generosidade é a pedra

angular de uma vida abençoada. A presença ou a falta de generosidade em nossas vidas nos dá uma pista muito clara de como está a nossa alma, a nossa condição espiritual! Nossos padrões de maturidade mudaram com o tempo e hoje medimos a maturidade pelo modo como as pessoas se vestem, cantam, dançam ou operam nos dons espirituais. No entanto, se formos até o livro de Atos, veremos que pessoas que viviam ao redor da igreja, reconheciam os crentes como seguidores de Jesus, por causa da sua generosidade. Aquele espírito doador em abundância estava em contraste com toda a avareza da sociedade em que viviam. As pessoas vendiam suas posses para cuidar das viúvas, dos pobres e dos obreiros da igreja.

Se Cristo não é Senhor do seu dinheiro, então Ele não é seu Senhor! O Senhor deixou bem claro que onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração. Não devemos ser generosos apenas com o dinheiro, mas também com nosso tempo e os nossos talentos. Normalmente, os generosos são os mais comprometidos.

O Senhor disse que a obediência é a verdadeira prova de que o amamos. E como você sabe, não existe obediência parcial. Obediência parcial é desobediência na verdade. Indisposição de dar em qualquer área mostra imaturidade. Não é possível tornar-se maduro enquanto desobedecemos. Há uma relação fundamental entre a nossa vida espiritual e a nossa atitude em relação ao dinheiro e as posses. Pessoas maduras demonstram gratidão e confiança, mas os imaturos reagem com ingratidão e ansiedade. É muito bom que você esteja mostrando crescimento numa área, mas se você ainda não é obediente na área de generosidade, então ainda não é maduro espiritualmente.

Foto

: Rep

rodu

ção

inte

rnet

generosidade

6

Confira em quais bancos você pode depositar seus dízimos e ofertas

Agência: 3054Conta Corrente: 24813-7

Agência: 4356-7Conta Corrente: 70000-2

Agência: 3484-3Conta Corrente: 3257-3

Agência: 3311Conta Corrente: 49-7 . Op.: 003

Agência: 1750Conta Corrente: 0012886

Agência: 0299Conta Corrente: 02010219-8

Agência: 3040Conta Corrente: 13000808-5

Você pode utilizar também as máquinas de débito automático para entregar seus dízimos e ofertas.

MordoMIa ››

A generosidade vai contra a nossa natureza terrena

Por definição, o conceito de generosidade está em conflito direto com o de autopreservação. Para ser generoso é preciso amar o outro mais que a si mesmo. É quando somos desafiados, a sermos generosos que o velho homem aparece. Nosso coração fica desesperado, com medo de faltar para nós aquilo que estamos dando. Encontramos mil razões para mostrar que o outro não merece tudo isso. Elaboramos mil agrupamentos para mostrar que não precisamos ser tão generosos assim.

Outro dia, assisti a um programa na TV por assinatura, chamado Acumuladores. É um programa que nos deixa completamente consternados. O objetivo é mostrar pessoas que são obsessivas – compulsivas, que ajuntam coisas de maneira doentia, até suas casas se tornarem um amontoado insuportável de tralhas e inutilidades. Mas o mais impressionante é que não aceitam que nada seja retirado. Elas querem manter aquele monte de lixo perto delas. Fico pensando se não é dessa forma que os anjos no Céu nos veem. Uma multidão de acumuladores de inutilidades. Nós não podemos imaginar como é viver na pele de um acumulador. No entanto, a verdade é que somos todos acumuladores por natureza. Fomos ensinados a obter tudo o que pudermos e a manter tudo o que pudermos. Você nasceu egoísta. Essa é a cara normal do seu velho homem. O problema é que você nasceu de novo e as coisas do velho homem precisam desaparecer. A generosidade é uma ferramenta importante para fazer morrer o nosso velho homem! Toda vez que agimos com generosidade, colocamos mais um prego no caixão do nosso velho homem! Essa é uma batalha terrível, porque já fomos escravos do pecado e escravos não são generosos!

Alguns se sentem incapazes de serem generosos, porque ainda são escravos de coisas. Nós podemos pagar a nossa conta do telefone celular, mas não podemos entregar nosso dízimo. Podemos investir o nosso tempo para comer fora, ir ao cinema ou ao shopping, mas não podemos ser generosos com Deus nem com duas horas por semana. É inacreditável, mas há pessoas que não conseguem trabalhar muito para manter seu estilo de vida. Se você desonra a Deus vivendo um estilo de vida que não pode pagar, então você não vive como discípulo, mas como escravo.

generosidade não se trata de distribuir uma quantidade extra de dinheiro. Trata-se de reorientar o seu coração, de modo que ele transmita o mesmo cuidado e carinho que o próprio Cristo libera sobre as pessoas. Você não pode servir a Deus e ao dinheiro! O dinheiro nos promete coisas que só Deus pode dar: segurança, significado, identidade, independência, poder e liberdade.

Pessoas meramente religiosas não são generosas, antes costumam ser muito carentes, sempre falando das suas necessidades. Falar das necessidades é uma forma de impedir que nos peçam qualquer coisa. A generosidade sempre manifesta o coração dos religiosos avarentos. A Palavra de Deus diz que Maria derramou sobre Jesus um perfume que lhe

7

Texto: ATIlANo MurADAS

custou trezentos denários. Um denário era o salário de um dia de um trabalhador. É preciso ser muito generoso para dar um presente desse valor. No mesmo instante, Judas se levantou contra tanta generosidade. O seu coração foi confrontado e revelado pela generosidade de Maria (Jo 12.3-6).

É mentira o mito do ladrão generoso. É mentira o mito de Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres. Não há ladrão generoso, pois quem é generoso não tira, mas sempre dá. Judas é a prova que todo ladrão é também avarento, afinal o seu deus é o dinheiro.

Não tenho dados do Brasil, mas nos Estados Unidos, a média atual dos cristãos só dá 2,5% de sua renda para o Reino de Deus. Apenas 9% de todos os adultos declaram que dão 10% de sua renda. O último estudo revelou que apenas 21% dos cristãos americanos ofereceram alguma parte do seu tempo para Igreja durante a semana. Nós temos falado sobre indicadores visíveis de maturidade. Então faça a sua conta. Do jeito que você gasta o seu tempo dá para dizer que Jesus é o número um em sua vida? Agora faça a mesma conta com o seu dinheiro.

Ao generoso a bênçãoé garantida

A razão por que a generosidade é a chave para se viver uma vida abençoada é que as Escrituras nos ensinam que há uma generosidade maior garantindo a bênção. Você pode viver uma vida abençoada. A generosidade de Deus vai lhe garantir isso!

A promessa de Deus em Provérbios é muito clara: “A alma generosa prosperará!” Mas essa promessa foi reafirmada pelo Senhor. “Dai, e dar-se-vos-à; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lc 6.38)

Seja generoso a respeito de todas as coisas e não apenas a respeito de dinheiro. Seja generoso para perdoar, confiar, respeitar, honrar e não pense apenas no dinheiro, mas tudo precisa chegar ao dinheiro. A verdadeira generosidade se revela no dar.

Precisamos reconhecer que dez por cento da renda é uma parte significativa. Ser fiel no dízimo é sempre um grande desafio de generosidade. Eu creio que a bênção não está realmente no dar, mas na generosidade. O dízimo é uma oferta de valor esperado, mas a generosidade está no nível do inesperado.

Ninguém pode viver feliz se está debaixo de maldição. Se você, intencionalmente, tem se colocado debaixo de maldição, não adianta orar para abençoá-lo. Nós nos colocamos debaixo da maldição quando não entregamos o dízimo. Você pode pedir oração o quanto quiser, mas não há como abençoá-lo se você decidiu viver debaixo da maldição que acompanha a avareza. Existe ainda outro nível de generosidade, que poucos atingiram: é a generosidade sacrificial. Uma doação que requer sacrifício libera a glória de Deus.

Se você quer viver uma vida abençoada, você deve aprender a viver uma vida generosa! O generoso dá além do que o outro espera, surpreende, toca o coração com a sua oferta. O generoso sempre nos constrange, amorosamente. Quando ele percebe nossa necessidade, se apressa em suprir o que está ao alcance dele. Você quer ser abençoado? Seja generoso. Fomos criados parecidos com Deus e uma das marcas do Pai é a generosidade.

A Bíblia diz que a mais bem-aventurada coisa, é dar do que receber. Deus espera que sejamos pessoas que contribuem, porque são generosas, porque se parecem com o Pai. A vontade de Deus é que Seus filhos se pareçam com Ele, porque dar faz parte da Sua natureza. O novo nascimento gera esse tipo de gente, que possui, mas não é possuída pelo que tem.

A generosidade é o nível mais elevado de vida, porque generosidade transcende e está acima da justiça. Justiça é dar a cada um, o que lhe é de direito. A generosidade é dar sem olhar para quem se está dando, é uma atitude de completa liberdade. O generoso mostra que não é escravo do dinheiro, é o único que demonstra, claramente, que Mamon não é o Deus da vida dele. Qual porcentagem de sua renda você consagra a ofertas que se possam chamar de generosas, em outras palavras, que proporcionem vida e felicidade a outros? É possível dar sem amar, mas é impossível amar sem dar. O caminho da bênção é a generosidade.

MordoMIa ››

Texto: Pr. AloÍZIo ANTÔNIoIgreja Videira de goiânia

Ligue para o pastor Célio Fernando do Ministério Crown (31) 8489- 3057 / 8477-0034 / 3427-4130.

Saiba mais sobre finanças à luz da Bíblia.

8

MINISTérIoS ››

Nos primeiros dias de 2013, assistimos nos noticiários uma série de ações do governo do estado de São Paulo na cracolândia paulistana, com o objetivo de retirar dependentes químicos das ruas e realizar internações forçadas. Em outros estados do Brasil, a história se repete e não apenas por causa do crack, mas também do álcool, maconha, cocaína, LSD, heroína, haxixe, oxi, dentre outras drogas que têm sido responsáveis por destruir casamentos, romper a relação entre pais e filhos e levar pessoas a viverem em condições sub-humanas.

Semanalmente, o Projeto Emanuel, ministério da nossa igreja, é procurado por usuários de drogas

acompanhados ou não de integrante da família em busca de ajuda para saber lidar com as dificuldades inerentes ao usuário de drogas. Em geral, o pedido de ajuda parte inicialmente da família e não do dependente químico. “Normalmente, quando os familiares nos procuram, já estão no limite das emoções e não suportam mais a convivência com o dependente que está retirando tudo de dentro de casa para vender e comprar drogas. Já o dependente químico apresenta um discurso oposto e quase sempre afirma que está tudo bem e que, quando quiser, vai parar de fazer uso das drogas”, conta o pastor Marcelo Crescêncio, responsável pelo projeto.

Apoio psicológico e espiritual são estratégias do Projeto Emanuel para ajudar dependentes químicos e seus familiares a

superarem problemas causados pelas drogas

Foto

: Rep

rodu

ção

inte

rnet

9

MINISTérIoS››

No Emanuel, assim que o dependente e sua família são inscritos para serem atendidos pelas terapias e orientações espirituais, eles passam por uma entrevista com o assistente social ou o psicólogo que explica como é a dinâmica semanal do projeto e quais os tratamentos oferecidos. “No primeiro atendimento, faço a acolhida dos familiares e do dependente que será assistido pelo projeto. Sempre explico a finalidade das atividades do Emanuel e, de acordo com o caso e, quando necessário, encaminho para outras redes especializadas em dependência química ou até mesmo outros ministérios da Lagoinha”, explica Jennifer Machado, assistente social voluntária do projeto.

O Projeto Emanuel presta atendimentos de segunda a sábado, em horários diversificados. O atendimento é estruturado em quatro grupos diferentes: Célula, grupo de usuários, grupo familiar e terapia. A Célula consiste em uma reunião, de usuários e familiares, para cultuar a Deus e aprender a Bíblia. O grupo de usuários é uma reunião em que os dependentes químicos orientados pelo profissional são trabalhados com princípios e valores que os levam ao conhecimento melhor de si e do mundo e assim ajudam um ao outro a se fortalecerem no afastamento do mundo das drogas. Já o grupo de arte-terapia é um espaço onde profissionais especializados utilizam os recursos da arte como material terapêutico para usuários e familiares. O grupo familiar é frequentado somente por familiares dos dependentes que recebem muitas orientações quanto à melhor forma de lidarem com a situação.

De acordo com a psicóloga voluntária Pâmella Protes, a terapia individual, a reflexão em grupo e a arte-terapia auxiliam as pessoas a compreenderem melhor a sua situação e a buscarem a mudança individual e nos relacionamentos familiares. “O objetivo das terapias é despertar no indivíduo a compreensão do seu comportamento disfuncional, tais como: o que faz, o motivo e possibilitar a percepção quanto aos riscos e problemas de suas ações atuais. Além disso, o motivamos a mudar, dando ênfase aos resultados positivos desta mudança, bem como, explorarmos novas maneiras de resolver antigos problemas”, explica.

Outra parte fundamental do tratamento oferecido no Projeto Emanuel é o apoio espiritual, que é totalmente baseado na Palavra de Deus. Por meio da Célula e dos aconselhamentos, o pastor Marcelo Crescêncio apresenta tanto ao dependente quanto à família dele, o evangelho de Jesus Cristo, que salva, liberta e restaura vidas. “Sabemos claramente que temos que insistir em levar as pessoas até Jesus, pois somente Cristo pode realmente libertá-las dos vícios”, ressalta o pastor.

Nos últimos dois anos, o esforço conjunto realizado por voluntários da assistência social e da psicologia, obreira e pastor, já atendeu 218 usuários de drogas e álcool e 143 familiares. O propósito do ministério para 2013 é oferecer tratamento ao maior número possível de dependentes químicos e famílias. Inclusive, há uma lista de espera com o nome de diversos dependentes químicos aguardando vagas para atendimento psicológico individual.

A psicóloga Pâmella Protes é voluntária há mais de um ano, e escolheu servir a Deus no Projeto Emanuel por acreditar plenamente na recuperação de pessoas viciadas em drogas ou álcool. “Creio que todos têm a possibilidade e o potencial de mudança e que após aderirem ao tratamento, chegarão à sobriedade e lucidez”, comenta Pâmella. Já a assistente social Jennifer Machado, diz que trabalhar no Emanuel enriquece a sua vida profissional e espiritual. “Participar do Projeto é muito gratificante. É muito bom saber que estou sendo útil na minha profissão e que por meio dela tenho cooperado para a recuperação de dependentes químicos, isso faz com que me sinta uma pessoa melhor”, explica.

O pastor Marcelo Crescêncio reforça que o trabalho desenvolvido pelas equipes de psicologia e assistência social é fundamental para que sejam oferecidos tratamentos de excelência para dependentes e famílias que desejam se libertar das drogas e seus males. “A Palavra de Deus diz: ‘A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.’ Se você sentir o chamado de Deus para este ministério nos procure, vamos recebê-lo com muito amor”, arremata o pastor.

Texto: KáTIA BrITo

ATENÇÃOPsicólogos e assistentes sociais, sejam voluntários no Projeto Emanuel.Rua Formiga, 523 - São Cristóvão. Telefones: (31) 3422-7459 ou 8793-2889 (Pr. Marcelo Crescêncio)Atendimento de 9 as 20h.

Foto

: Arq

uivo

Min

isté

rio e

João

Pau

lo F

ortu

nato

Arte-terapia com os dependentes químicos

10

TESTEMuNHo››

No início de 2012, Luene estava sentindo muitas dores abdominais. Por causa disso, ela precisou realizar endoscopia e tomar vários remédios fortes para o estômago. Dentre os exames, teve que fazer um teste de gravidez e, para sua surpresa, estava grávida. Imediatamente, veio sobre ela muita vergonha, pois não era casada, estava namorando há apenas seis meses, e era evangélica. Luene sentiu muita vergonha da igreja e estava convicta que não poderia ter um bebê. Inclusive, temendo ser julgada, mentiu até mesmo para Francis dizendo que o exame dera negativo. Mas ele já havia visto o exame e constatado que Luene estava grávida.

A jovem auxiliar de dentista não aceitou a gravidez e entrou em depressão. Sua primeira reação diante da notícia foi de revolta com Deus, no entanto, continuou a frequentar a igreja. Em desespero, Luene passou a orar pedindo a Deus que tirasse o bebê de seu ventre. Nas primeiras semanas, pedia até para Francis ajudá-la em oração para que abortasse. Ele, porém, confessa que no momento que recebeu a notícia de que seria pai, ficou preocupado, mas no outro dia passou a sentir alegria. Diante da situação, optou por se calar diante do desespero de Luene e apenas ofereceu apoio.

No dia 12 de fevereiro de 2012, domingo de manhã, Luene e Francis visitaram a Igreja Batista da Lagoinha. No momento que entraram no Templo, Luene recebeu na época o jornal Atos Hoje, cuja capa estampava a manchete “Diga não ao Aborto”. Luene suspirou com raiva e leu a matéria com o coração duro, pois rejeitava o seu bebê.

Ao final do culto, entretanto, o casal foi ao pastor Márcio e pediu que ele orasse por eles. O pastor orou e ainda chamou a pastora Célia para que conversasse e também orasse por Luene. Tudo o que a pastora disse a jovem já sabia, mas o que Luene desejava era “se livrar”

da situação de ser mãe antes do casamento. A moça foi para casa frustrada com tudo, mas quando entrou em seu quarto, algo extraordinário aconteceu e seu coração começou a mudar. Luene, então, mudou o foco de sua oração. Pediu a Deus que mostrasse o que estava acontecendo no mundo espiritual. Naquela noite, ela sonhou com pessoas correndo em um lugar subterrâneo e sem saída. Ela se viu presa naquele lugar opresso e junto àquelas pessoas. De repente, uma porta se abriu e as pessoas saíram correndo para passarem por ela. Luene também saiu correndo junto a uma menininha, mas quando parou de correr, ela enxergou pela porta pessoas sendo mutiladas. Luene viu o espírito de morte e sua reação foi puxar a menina para não passar pela porta, então, as duas saíram correndo.

Depois desse sonho, Luene pediu a Deus que derramasse amor pela vida que estava dentro dela, e Ele derramou. E o Senhor foi tão bom que preparou seus pais e familiares para receberem a notícia. Luene compreendeu que a menininha do sonho era Rebeca, sua filha que já nasceu e hoje tem seis meses de vida e é o “xodó” da família.

Por meio da mesma mensagem “Diga não ao Aborto” publicada no Atos, Luene e Francis ajudaram uma vizinha que enfrentou idêntica situação de rejeição à gravidez. Poucos meses depois, Francis e Luene oficializaram o relacionamento e, atualmente, são evangelistas na igreja que frequentam, conscientizam os jovens a viverem uma vida de santidade, e encorajam mulheres e casais que querem abortar a não cometerem esse erro.

O casal Francis de Carvalho (27) e Luene Fernandes (26) mora em Cristalina, interior de goiás, e esteve em nossa igreja no último domingo para contar esta história pessoalmente ao pastor Márcio.

Envie seu testemunho para [email protected] poderá ser publicado na Atos Hoje ou no site Lagoinha.com

Diga Nãoao abortoDe passagem por nossa igreja, um casal do interior de goiás, Francis e Luene, protagonizou uma linda história de obediência a Deus

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

12

CoNgrESSo DE CélulAS››

Entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, aconteceu em nossa igreja mais uma edição do Congresso de Células. Sucesso absoluto de público e unidade.

CONGRESSODE

CÉLULAS

Mesmo com a chuva que caiu desde o início da tarde do primeiro dia, quinta-feira, os irmãos compareceram ao culto de abertura do congresso. Cerca de 4 mil pessoas lotaram as duas galerias da igreja num clima realmente de festa. Impossível não notar as representações de cada uma de nossas igrejas. Exatamente às 19:30 horas, o pastor Márcio Valadão deu início ao culto. Após as palavras iniciais e oração, a ministra Ana Nóbrega e sua banda assumiram a direção dos momentos de louvor. Com a presença de grande parte dos pastores da nossa igreja, suas famílias e visitantes, a congregação cantou canções que evocavam a unidade em Cristo pelo amor entre os irmãos.

13

CoNgrESSo DE CélulAS››

Em meio a tantos momentos de alegria em Células, os pastores Márcio, gustavo, Joãozinho e João Osmar procederam ao envio da missionária Jussiana Vieira Dourado (29), natural de Lapão-BA, e que concluiu o CTMDT em 2011. Jussiana seguiu viagem na sexta-feira, 1, para sua sede missionária na Comunidade Jacarezinho, no Amazonas.

O pregador da noite foi Naor Pedroza, pastor da Igreja Videira de goiânia, fundador do Ministério Radicais Livres, supervisor da VINHA (Videira e Ministérios Associados) e autor de vários livros sobre liderança, relacionamento e santidade, tais como, “Corte X Namoro”, “Avivamento que nasce da morte” e “Porque algumas pessoas se casam e outras não, segundo a Bíblia”.

Na manhã de sexta feira (1/3), o Congresso de Células reuniu os pastores e obreiros da Lagoinha para um momento de ministração especialmente para a liderança. O primeiro momento foi ministrado pelo pastor Alvim Silva, presidente da Igreja Batista Vale das Bênçãos, em Formiga (Mg). Alvim compartilhou as atividades desenvolvidas pela igreja a partir das Células. “Nós transpiramos Células, vivemos e somos uma igreja em Células”, contou o pastor que pastoreia mais de 2.500 ovelhas.

O tema da pregação foi “Vitória sobre os Paradigmas”, e usou como exemplo sua própria história com a visão celular. “Deus resolveu fazer em Formiga para falar a todos: ‘Se eu faço em Formiga, faço em qualquer lugar’”, comentou Alvim quando falava sobre o milagre de tornar sua igreja, no interior de Minas gerais, uma obra expressiva na cidade por meio das Células.

Entre as estratégias que compartilhou para os líderes terem vitória sobre paradigmas e preconceitos estabelecidos, Alvim destacou a clareza na visão. “Deus disse para Habacuque: ‘Escreve a visão’. Se você não tem a visão clara, não pode ter metas nem alvos. As pessoas precisam

Toda a direção do culto ficou a cargo da pastora Dinamarcia, líder do Ministério de Células da nossa igreja. Antes de passar a palavra ao pregador, ela apresentou os alvos das Células para 2013.

Rompendo paradigmas e renovando os sonhos

Texto: ATIlANo MurADAS

14

CoNgrESSo DE CélulAS››

O segundo momento de ministração foi liderado pela pastora Marília Cristina, esposa do pastor Naor Pedroza, líder da Igreja Videira em goiânia (gO) – uma das maiores igrejas em Células no Brasil. Com o tema “Do muito trabalho vêm os sonhos”, Marília compartilhou a realidade do ministério da infância em sua igreja e a participação das Células infantis no crescimento expressivo da igreja. “Este é o Kairós de Deus para goiânia e para o Brasil”, afirmou a pastora, logo no início da pregação.

Marília apresentou as atividades desenvolvidas nas Células de crianças, por meio de vídeos institucionais, e compartilhou em números os frutos: “Atualmente, encaminhamos 400 crianças para os encontros, por mês. Lá elas são curadas das feridas na alma, se arrependem de seus pecados, recebem dons e libertações. Temos mais de 1.200 Células infantis com mais de 11 mil crianças que frequentam assiduamente as reuniões”, compartilhou a pastora, que investe na estratégia de alcançar as famílias goianas por intermédio das crianças.

Após contar os frutos, Marília falou sobre alguns princípios para as igrejas em Célula alcançarem os sonhos de Deus, e destacou um: a Unção de Deus. “Precisamos dela para partir em busca desses sonhos. Ela já foi liberada para nós, mas temos que tomar posse. Deus nos deu autoridade para salvar vidas e nos levantou líderes, reis e rainhas, para, cheios de sua unção, reinarmos neste mundo”, enfatizou.

Os congressistas foram impactados também pelos testemunhos e pelas histórias de vida de crianças e famílias citadas por Marília, que encerrou sua ministração encorajando a liderança da Lagoinha a trabalhar e conquistar os sonhos de Deus para a igreja. “Esse momento é extremamente importante para nós, para ouvirmos o que Deus tem feito por meio das Células em outros lugares, e sermos encorajados a recebermos e percebermos ferramentas novas para aplicarmos aqui. Este é um tempo de compartilharmos as estratégias e vermos o que Deus fará na Lagoinha por meio dos pequenos grupos”, enfatiza o pastor gustavo Bessa.

Do muito trabalho vêm os sonhos

entender com clareza a visão para colaborarem com a obra”, disse o pastor.

A ministração foi considerada um momento de renovo para muitos pastores e obreiros da nossa igreja, que puderam contemplar os frutos do trabalho evangelístico e congregacional desenvolvido nas Células em Formiga. “Esse é um momento de renovação da mente e um despertar ainda maior para o cuidado com pessoas, visando o crescimento do Reino de Deus”, disse Priscila Vidal, obreira da Lagoinha e líder do Ministério Jovens Casados. Para o pastor Ronaldo Faria, líder do Ministério Rhema, o Congresso de Células tem um papel fundamental na comunhão do Corpo de Cristo, “para a igreja ver o que Deus está fazendo em outros lugares e para nos motivar, nos unir e alinhar a nossa visão”, explicou.

Texto: STEPHANIE ZANANDrAIS

15

CoNgrESSo DE CélulAS››

A noite de sexta-feira do Congresso de Células foi marcada pela unção de Deus que caiu sobre a igreja. Quem esteve presente sentiu um mover extraordinário de Deus, que encheu o lugar, sobretudo, no momento da oração feita pelo pastor Naor ao final da pregação. O entusiasmo e a mensagem foram o diferencial para que toda a igreja fosse incendiada pelo fogo de Deus.

Um dos momentos de destaque da reunião foi o vídeo mostrado pela pastora Marília Pedroza, esposa do pastor Naor Pedroza e também pastora da Igreja Videira de goiânia. No vídeo, crianças convertidas deram seus depoimentos de como foram evangelizadas e alcançadas pelas Células.

A reunião do sábado de manhã teve dois momentos de palestra. O primeiro com o pastor Naor Pedroza e o segundo com o pastor Alvim Silva.

Basicamente, o pastor Naor falou sobre “Caminhar em unidade de linguagem, propósito e obra”. Se uma igreja quer caminhar em Células ela precisa ter unidade. Em conformidade com Mateus 12.25, ele nos lembrou que uma casa dividida não subsiste. Célula forte é Célula completamente unida.

Para que os líderes entendessem bem esse conceito, o pastor Naor usou uma interessante ilustração. “União é um saco de batatas. Unidade é purê de batatas. Para se fazer um purê de batatas, primeiro, as batatas devem ir ao fogo. Depois disso, suas cascas devem ser retiradas antes de serem amassadas”, explicou Naor. Seu objetivo com a ilustração foi mostrar que líderes não podem estar juntos pensando diferentemente. “Todos somos batatas que precisam passar pelo fogo de Deus, depois termos nossas cascas retiradas a fim de que, então, sejamos amassados e nos tornemos uma única massa”, completa Naor.

A segunda parte da manhã ficou por conta do pastor Alvim Silva, que se revelou um contador de impressionantes histórias que confirmaram o seu principal mote: “Aquilo que Deus tem para mim ninguém rouba”. Duas histórias são inesquecíveis e surpreendentes.

Alvim, que mora em Formiga, no Sul de Minas gerais, conta que há muitos anos Deus o orientou a comprar um shofar, instrumento dificilmente encontrado no Brasil. Quando soube que nos EUA havia

Sob a unçãode Deus

Unidade de linguagem, propósito e obra

Pastor Alvim, o contador de

histórias16

CoNgrESSo DE CélulAS››

A noite de sábado do congresso foi marcada pela presença maciça das Células, cada área sendo identificada pelas diferentes cores de camisetas, balões e faixas. Os momentos de cânticos foram dirigidos pelo ministro Israel Salazar, do Diante do Trono. Além dos irmãos de Belo Horizonte e entorno, nossa igreja recebeu visitantes do Rio de Janeiro, São Paulo, do Sul do país e até de Portugal. A igreja estava literalmente em festa. Era a noite de encerramento do Congresso de Células acontecendo no mesmo dia, hora e lugar do Culto da Mocidade.

Por ser o Culto da Mocidade, o pastor Márcio Valadão aproveitou para anunciar oficialmente que o pastor Lucinho Barreto agora é o novo líder da Mocidade. Em momento emocionante, vários pastores oraram pelo pastor Lucinho e sua esposa, Patrícia, que têm pela frente o grande desafio de dar continuidade ao trabalho dos pastores Leo e Vanessa Capochim. Emocionado, Lucinho disse que o convite dá continuidade ao chamado de Deus para a sua vida. “Para mim, aceitar o chamado como pastor é uma honra. É a continuidade e a confirmação daquilo que Deus me chamou para fazer desde que nasci. Não me vejo fazendo outra coisa”, afirmou. Ele completou dizendo que se sente cheio de ânimo para servir no ministério: “Tenho 41 anos, mas é como se eu tivesse um adolescente de 15 anos muito doido dentro de mim.”

A festa das Células

Um momento especial

para comprar, ele pediu a uma irmã que lhe comprasse um. Como esse processo de compra demorou, nesse meio tempo, Alvim adquiriu um shofar pequeno no Brasil. Quando a irmã dos EUA lhe informou que havia comprado o shofar, ele disse que já havia comprado também. Ela, então, deu o shofar para o seu pastor dos EUA. Passado algum tempo, Alvim veio a um congresso na Lagoinha. Nele, um irmão tocava um grande shofar, e Alvim não resistiu em ir falar com esse irmão. Para sua surpresa, aquele irmão era justamente o pastor dos EUA que ganhara o seu shofar. Alvim foi presenteado com o shofar e comprovou sua visão de que aquilo que é seu ninguém lhe rouba.

Em outra ocasião, Alvim foi pescar. O objetivo era pescar um peixe e comê-lo para encerrar um jejum que estava realizando. Em certo momento da pescaria, Alvim pegou um peixe, mas enquanto o puxava para a superfície, a linha se arrebentou. Algum tempo depois, um novo peixe pegou o anzol, mas, desta vez, ele foi capturado. Quando foram preparar o peixe para assar, algo surpreendente ocorreu: Alvim encontrou dentro do peixe o anzol da linha que havia se arrebentado. Ele havia pescado “o mesmo” peixe que fugira da primeira vez comprovando que aquilo que era dele ninguém iria levar.

A palavra do pastor Alvim foi encerrada com uma incontestável afirmação: “O segredo da multiplicação não está na questão numérica, mas na formação de lideranças.”

17

odas as atividades do congresso foram dirigidas pela pastora Dinamarcia, líder das 1.300 Células de nossa igreja. Seu trabalho tem sido brilhante à frente das Células e sua

paixão pela obra de Deus tem inspirado muitos irmãos desde BH até os confins da Terra.

A palavra proferida pelo pastor Alvim Silva encontrou uma igreja alegre, entusiasmada e totalmente aberta ao mover de Deus. A história do crescimento do movimento de Células em Formiga, cidade de 65 mil habitantes, é exemplo claro de que com trabalho, oração e entusiasmo, toda uma cidade pode ser alcançada. O alvo de sua igreja é igual ao nosso: alcançar 10% da cidade. Hoje, a igreja de Formiga já alcançou metade desse desafio.

Durante sua preleção, o pastor Alvim contou outras muitas histórias, porém, uma marcou profundamente. Quando seu filho tinha 19 anos, disse que queria ser pastor. Então, Alvim, lhe fez um desafio: dirigir, em outra cidade, uma Célula que tinha apenas três pessoas. O rapaz topou o desafio e, hoje, dois anos depois, existem naquele lugar 10 Células com mais de 100 pessoas.

Conforme acordado, todos os presentes trouxeram alimentos não perecíveis para o encerramento da festa. Ao final do congresso e do culto de sábado, todos esses alimentos foram levados ao altar e, depois, levados para a Casa das Células, de onde será distribuído para ajudar aos necessitados.

A maioria dos nossos pastores esteve presente às reuniões do Congresso de Células. O pastor Marco Túlio, líder da IBL de Justinópolis que possui mais de 150 Células, disse que ficou impactado com o congresso e com o que Deus trouxe acerca da visão celular. “Célula é o melhor método de pastoreio, principalmente para uma megaigreja como a nossa. Deus está nos chamando para investirmos nessa visão, na mesma linguagem, com um só coração. Entendo que a unidade é o segredo de tudo. Está aí o segredo para chegarmos aos 10% de Belo Horizonte que almejamos para 2020”, comenta o pastor.

Outro pastor presente nos cultos foi gustavo Bessa. Segundo ele, nossa igreja tem trabalhado com Células há muitos anos, porém, de tempos em tempos, ela passa por avaliações e ajustes, analisando o que se tem feito e o que precisa melhorar. “A Igreja e o Espírito Santo são dinâmicos; por isso, estamos em constante crescimento. Esse congresso veio trazer alguns despertamentos e, curiosamente, não necessariamente focando Células, mas o que tenho percebido é que o foco tem sido ‘igreja’, ‘pessoas’, ‘relacionamentos’, ‘lealdade’. E o grupo pequeno é o lugar onde esses relacionamentos se tornam possíveis. Estamos ouvindo muitos testemunhos e compartilhamentos do que Deus tem feito em outros lugares. Vamos avaliar tudo e aplicar aquilo que é possível ser aplicado em nossa igreja, a fim de seguirmos o caminho que Deus tem para nós como Igreja Batista da Lagoinha”.

CoNgrESSo DE CélulAS››

T

Texto: ATIlANo MurADAS

18

O pastor Alvim Silva é natural de Formiga, Mg, casado com Romilda, e tem três filhos, Jônathas (21), Raquel (20) e Melina (18). É formado missionário pela JOCUM e em Teologia pelo Seminário Brasileiro de Teologia (SBT). Alvim aceitou Jesus com 18 anos, quando saiu do Tiro de guerra (Tg). Nessa época, ele que estava no “mundão” ouviu da Palavra de Deus por meio de um amigo. “Eu era muito idólatra naquela época, então, tentei provar na minha bíblia católica os meus argumentos. Mas quanto mais eu lia e buscava informações sobre imagens na Bíblia, mais os textos falavam contra a minha fé. Aquele amigo foi embora, mas continuei em casa lendo a Bíblia. Pensava que só eu tinha aquela fé. Nem imaginava que os evangélicos tinham a mesma fé. Minha mãe já frequentava a igreja, mas ela era sem leitura, muito simples, então, não tinha condições de pregar para mim. Ela dizia para mim ‘meu filho, vamos a igreja para você cair endemoninhado’”, conta Alvim que passou a orar sozinho em casa.

Certo dia, Deus lhe disse que era necessário pregar o evangelho para livrar as pessoas do inferno, então, ele saiu e foi pregar. Depois de uns dias, ao chegar em casa, em seu momento de oração começou a orar em línguas. “Fui batizado com o Espírito Santo sem saber”, revela. Quando contei isso a um crente que passou perto da minha casa, ele me explicou o que havia acontecido e disse que eu precisava ir para uma igreja evangélica.

“Então, fui para a igreja presbiteriana, onde fui discipulado e batizado”, completa.

Depois de muitas idas e vindas tanto para estudar quanto para pastorear, Alvim assumiu a Igreja Batista Vale das Bênçãos (IBVL), em 1993, com 18 pessoas. Em 1999, eram quase 200. Em 2000, foi implantada a visão celular. Hoje, a igreja tem mais de 3 mil membros em Células apenas em Formiga, na sede. Na região, esse número já passou de 5 mil. “Quando implantamos o sistema de Células, no primeiro ano, batizamos mais de 100 pessoas. Do segundo ano em diante, 150, 179, por ano, até chegarmos a 250 por ano. Mas estamos mexendo na estrutura para dar um salto para 500 batismos ano”, conta Alvim. Ao contrário de algumas denominações, a IBVL possui um rol de membros, o hábito de preencher relatórios periódicos e a prestação de contas. Segundo Alvim, isso ajuda a evitar até mesmo rupturas.

Essa foi a primeira vez que o pastor Alvim Silva veio pregar na Lagoinha. “Esta igreja é um referencial para mim e quase todo mundo no Brasil. A pastora Dinamarcia, que já esteve conosco em Formiga, é uma inspiração para nós”, diz Alvim. Segundo ele, o tema central da mensagem que veio trazer é “visão – fidelidade, firmeza, clareza na visão. Quem não tem visão não tem futuro; e quem não tem futuro sempre voltará ao passado”, arremata.

CoNgrESSo DE CélulAS››

Pastor Alvim Silva

Texto: ATIlANo MurADAS

Foto

s: St

epha

nie

Zana

ndra

is /

Cha

rles

Cam

pos

/ At

ilano

Mur

adas

19

20

ARTIGO

A igreja expressou-se de diferentes formas no decorrer dos séculos. Eu, por exemplo, cresci em uma igreja que se expressa, ainda hoje, a partir da confissão de fé de Westminster. Há alguns anos, tive uma experiência com o Espírito Santo e passei a congregar na Igreja Batista da Lagoinha. Durante um período da minha vida, vivi as experiências dos extremos. Eu saí de um extremo conservador e fui para outro extremo pentecostal. Enquanto navegava tão somente pelas águas da igreja tradicional, considerava as outras igrejas emocionalistas. Por outro lado, quando comecei a navegar pelas águas da igreja pentecostal, comecei a considerar as outras igrejas racionalistas. Vivia os embates do dualismo dentro de mim. Pensava que se uma forma de expressão de igreja era a correta, então as demais formas de expressão estavam erradas. Eu exigia exclusividade e, portanto, condenava as expressões de igrejas que eram diferentes daquela forma que imaginava ser a única certa.

Pouco a pouco a minha visão foi se tornando menos turva. Isso se deveu tanto por causa de encontros com cristãos de outras igrejas quanto por causa de experiências e leituras da Bíblia. O meu encontro com irmãos indianos, que cultuavam ao Senhor em uma casa no norte da Índia, mostrou-me a simplicidade e a força da fé. Mesmo debaixo das pressões do Islamismo, eles adoravam a Jesus dentro de suas casas. A celebração da Ceia do Senhor na Indonésia marcou-me profundamente. Éramos pessoas de diferentes línguas e culturas, mas que adoravam ao mesmo Senhor morto e ressurreto. Em todas essas experiências transculturais, havia uma única mensagem: Jesus é o tudo!

A igreja pode organizar-se a partir de um documento escrito, de uma tradição oral, de rituais elaborados, de reuniões nas casas ou de experiências carismáticas, mas não pode jamais omitir a centralidade de Jesus. Se Jesus não for a pessoa central em uma reunião, em um culto ou em um encontro de pessoas, então, tal associação de pessoas pode receber qualquer outro nome, menos igreja (ainda que as pessoas intitulem aquele lugar de igreja). A igreja só é igreja se Jesus é o centro, o foco, a ênfase, o tudo. As palavras de Jesus foram simples e claras: “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles” (Mateus 18.20 – NVI).

Para que uma reunião de pessoas seja igreja, o nome de Jesus deve ser amado e levantado. Não importa se o nome dele é proclamado em mensagens pregadas, cantadas ou oradas; se o nome dele é anunciado em catedrais, casas ou ginásios; ou se o nome dele é adorado em comunidades litúrgicas ou nos movimentos carismáticos. O que importa é que o nome de Jesus seja o tudo para aquelas pessoas reunidas; que o nome de Jesus, e não a razão ou emoção humanas, seja levantado; que a autoridade para a salvação não seja colocada no conhecimento das doutrinas ou nas experiências carismáticas, mas tão somente no nome de Jesus.

O essencial da igreja

guSTAvo BESSAPastor na Igreja Batista da Lagoinha

21

giro pela igreja >>Fo

to: R

epro

duçã

o In

tern

et

Foto

: Arq

uivo

Min

isté

rio

Cindy Jacobs é uma das preletoras no 14º Congresso DT, que acontecerá de 28 a 30 de março, no Expominas. Cindy é co-fundadora da generals International, autora de diversos livros e tem viajado o mundo como ministra profética. Entre seus livros publicados no Brasil estão: “Mulheres com um propósito”, “Desmascarando o ocultismo”, “A vida sobrenatural” e “Possuindo as portas do inimigo”. Aproximadamente 12 anos, ela esteve em nossa igreja numa conferência profética que marcou a todos nós. Cindy profetizou que Deus estava entregando uma rede de televisão para a IBL. Enquanto morou em Dallas (EUA), Ana reencontrou Cindy Jacobs, pois frequentavam a mesma igreja. No ano passado, durante a Convocatória para todas as nações em Jerusalém, a pastora Ezenete Rodrigues teve uma visão espiritual, em que John Mulinde e Cindy Jacobs entravam no Brasil como dois poderosos relâmpagos. Apesar de receberem convites do mundo todo, tanto John quanto Cindy confirmaram presença no Congresso DT. Outros preletores confirmados são: John Mulinde (Uganda), Robert Quintana (gateway Church), Walter Beach (gateway Church). Inscrições para o congresso: www.diantedotrono.com.

CoNgrESSo DIANTE Do TroNo1

O Bazar das Dorcas mudou seu local e horário de funcionamento. A partir desta semana, ele será realizado na Central das Redes (Rua Manoel Macedo, 1.324, São Cristóvão, próximo ao Hospital Belo Horizonte), de terça a sexta, no período de 12 as 21 horas e, aos domingos, de 8 as 13 horas. Informações: (31) 9989-0470 / 8793-2593 (Conceição).

Utilizar a palavra MEMBrA é permitido. Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), o site da Academia Brasileira de Letras www.academia.org.br) e o Dicionário Houaiss, a palavra membro passou a ser um substantivo biforme, ou seja, possui uma forma para o masculino – membro – e outra forma para o feminino – membra.

Estão abertas as inscrições para o Curso de Treinamento do CFC com o professor e pastor Mendes. As aulas serão ministradas no prédio da Mocidade, às quartas-feiras, 20 horas, a partir do dia 20 de março. Valor: R$ 80,00 (individual) e R$ 105,00 (casal). Inscrições: Central de Inscrições.

A vigília que antes acontecia no Centro de Estudo Unificado (CEU) será realizada no Tabernáculo.

A reunião que acontecia todo segundo sábado do mês está suspensa até que as obras de melhoria do Tabernáculo sejam concluídas. Informações: (31) 9176-3380 (Áurea José) ou no site www.jovensadultos.org.br/vigilia.

BAZAr DorCAS EM Novo ENDErEço

voCÊ SABIA?

CurSo DE TrEINAMENTo Do CfC

ATENção PArTICIPANTES DA vIgÍlIA JovENS ADulToS

2

4

5

3

1

2

22

giro pela igreja >>

No dia 6 de março, quarta-feira, a Rede Super recebeu a visita do Ministro de Comunicação da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB Curitiba), Albert Martins de Oliveira Filho, e do Coordenador de Comunicação Plínio Morais. Eles vieram em visita especial a BH para conhecerem o complexo de comunicação da nossa igreja. A PIB de Curitiba é pastoreada pelo conhecido pastor Paschoal Piragine.

Não perca a nova turma da Escola de Maturidade da Jornada da Aliança, domingo, às 16 horas, na Central das Redes, sala 1 do 3º andar. Dúvidas: (31) 8478-4622 (Marcos Queiroz).

O Centro Estudantil, que atende 200 crianças e adolescentes, necessita da doação de uma seladora para o atendimento odontológico voluntário. Contato com Noemi: (31) 3421-1257.

Participe da próxima “Reunião de Fogo” que acontecerá no dia 16 de março, às 15 horas, no Salão Ágape. Será um período para adorar, buscar a presença de Deus e clamar para que Ele fortaleça a vida espiritual de toda a igreja. Informações: (31) 3429-1406 / 8793-1574 (Márcia).

Se você está vivendo algum tipo de conflito e necessita de orientação jurídica gratuita, o ministério Jusdei (Projeto Justiça de Deus) poderá apoiá-lo sendo um agente de reconciliação. Marque o seu horário com Suellen: (31) 3429-9517 / 8416-3427, de 2ª a 6ª feira, de 8 as 18 horas. Endereço: Central das Redes, 2º andar, Rua Manoel Macedo, 1.324 – São Cristóvão, BH.

CurITIBANoS vISITAM A rEDE SuPEr

JorNADA DA AlIANçA INforMA

PrECISA-SE DE SElADorA (MATErIAl oDoNTológICo)

rEuNIão DE fogo Do MINISTérIo gIDEÕES

CoNflIToS DE rElACIoNAMENTo TÊM Solução

6 7

10

11

8

CurSo PArA EvANgElIZAr9

Foto

: Atil

ano

Mur

adas

Plínio Morais e Albert Martins

Se você deseja um renovo espiritual, libertação, cura interior, crescimento e ainda investir um tempo de qualidade com Deus, não deixe de participar dos cursos abaixo.

Moriá: 16 a 19 de março. Escolhidos Renovo: 18 a 22 de março e 25 a 29 de março. Escolhidos Rhema: 18 a 31 de março. Informações: (31) 3691-6430 / 3691-6413 (Natany). E-mail: [email protected].

Você está convidado para um final de semana que pode mudar a sua história. Serão dias de reflexão e descobertas em um ambiente especialmente preparado para que você tenha em encontro pessoal com Deus. Esse encontro acontece todos os finais de semana e é indicado para pessoas que não são evangélicas. O valor da inscrição é R$ 35,00 e inclui as despesas de alimentação, transporte e hospedagem. Local: Pousada do Sossego – Juatuba (Mg). Informações e inscrições: (31) 3429-9450 / eventos.lagoinha.com.

Em maio, você mulher, terá três dias para aprender e descobrir a sua essência em Deus, no acampamento de mulheres. “Em busca da essência perdida” é o tema que será abordado em todas as atividades. O acampamento acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio no Sítio Ipê Amarelo, em Esmeraldas (Mg). O valor da inscrição é R$ 120,00 (membra) e R$ 150,00 (não membra). Informações e Inscrições: (31) 3429-1300 / 3429-9450 (Central de Inscrições).

No período de 4 a 10 de agosto, o grupo da Melhor Idade viajará para Caldas Novas (gO). O pacote inclui cinco diárias completas, transporte rodoviário de ida e volta e diversos passeios pela cidade goiana. O valor da inscrição é R$ 770,00 e pode ser dividido em até 12 vezes no cartão, ou R$ 720,00 à vista. As inscrições podem ser feitas na Central de Inscrições (Casa Administrativa Rua Ipê, 345, São Cristóvão) ou no site eventos.lagoinha.com. A Central de Inscrições funciona de segunda a sexta-feira, de 8h as 20h e no domingo de 8h as 17h. Informações: (31) 3429-9483.

Atenção para os cursos gratuitos ministrados na Casa da Honra. Aulas de flauta – 10 às 11 (terça-feira); 10 às 11 (sábado). Aulas de pintura – 14:30 (terça-feira). Aulas de ginástica – 14h (quinta); 10h (sábado). Aulas de alfabetização - 9h às 11h (segunda quarta e sexta); 15h às 17h (segunda quarta e sexta). Informações e inscrições: (31) 3429-0550 (Casa da Honra).

Na última segunda-feira, 4 de março, pela manhã, pastores e obreiros da nossa igreja foram orientados a respeito do combate à Dengue por meio de uma palestra promovida pela médica Ana Rute, líder do recém-fundado Ministério de Profissionais da Saúde. Estiveram presentes a médica Jussara Teixeira, que trabalha na coordenação da saúde da criança e adolescente no Distrito Sanitário Nordeste, Jean Barrado, da gerência distrital de regulação, epidemiologia e informação, Daniele Capistrano, gerente de atenção à saúde do mesmo distrito, e o enfermeiro responsável pela área de enfermagem do Centro de Saúde do Distrito Nordeste, Ricardo Tenório. Este último trouxe orientações sobre os riscos da dengue, focos e cuidados para prevenção. O conteúdo abordou o crescimento do número de casos da doença e o alto percentual de larvas do mosquito encontrados na região nordeste, o que gera um alto risco de epidemia em BH. A consciência de cada morador é importante no combate à doença, pois o maior número de casos é devido à proliferação de larvas em garrafas de plástico, vasos, pneus e vasilhames, locais onde se acumula água. Dengue é uma doença infecciosa, causada por quatro tipos de vírus, que atingem aproximadamente 100 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo, causando até 20 mil mortes anualmente. O combate à doença é feito eliminando todas as fontes do mosquito, como vasilhames, garrafas e pneus expostos à chuva, além da retirada de entulhos de terrenos. Mais informações: (31) 8793-1018 (Ana Rute).

MorIá, rENovo E rHEMA

IMPACTo vIDA

EM BuSCA DA ESSÊNCIA PErDIDA

MElHor IDADE, Não PErCA ESSA CHANCE

IgrEJA No CoMBATE À DENguE

13

15

14

16

12

HoMoSSEXuAIS Deus tem um plano para a sua vida. Ligue para (31) 8402-1586 / 8402-7184 / 3182-4209 e

receba uma palavra exclusivamente para a sua vida.

1

2

Foto

: Cha

rles

Cam

pos

23

24

giro pela igreja >>

A pastora Isildinha convoca a todos os pais que têm seus filhos no Ministério de Crianças e Juniores (MCJ), para uma reunião no dia 15 de março, sexta-feira, às 19:30, no Tabernáculo. Objetivos da reunião: primeiro contato da nova líder do MCJ com os pais, e vice-versa; apresentação de algumas novas diretrizes de funcionamento do ministério; os pais conhecerem melhor os professores e promover a integração dos pais com o Ministério. Sua presença é indispensável. Detalhe: nesse dia NãO haverá classe para as crianças. Informações: (31) 3429-1258.

Se você deseja crescer espiritualmente e se tornar um homem, esposo, pai segundo a Palavra de Deus, venha participar, todas as segundas, às 19:30, no Salão Fé, da reunião do ministério Homens da Promessa. Além dessa reunião semanal, aos sábados, às 8h, todos os participantes do ministério se encontram em frente à igreja da Pampulha para fazer uma caminhada e desfrutar de um momento de comunhão. Informações: (31) 3444-6432 / 8804-3619 (Pr. Newton Rodrigues).

O Ministério Brit, por meio da Escola e do Seminário Brit de Adoração e a Voz do Shofar, convida para o seminário sobre Adoração, Libertação e o Toque do Shofar via os princípios da antiga igreja. Investimento R$ 107,00. Data: 22 e 23 de março. Informações e inscrições (31) 8415-7537 / 9241-5097 ou pelos sites: eventos.lagoinha.com e ministeriobrit.com.br ou [email protected].

Todas as sextas-feiras, às 23:30 horas acontece a Vigília da Lagoinha. Este é um evento que acontece, ininterruptamente, há mais de 26 anos em nossa igreja. A reunião acontece no Tabernáculo da IBL e vai até as 6 horas da manhã. Informações: (31) 8458-9025 / 3429-9450 (Pr. Joaquim) e [email protected] e blog www.vigiliaibl.blogspot.com.br.

Nesta segunda-feira, 11 de março, às 19:30, no templo da nossa igreja, acontecerá o “Culto Enchendo a Bola”, fazendo uma “tabelinha” com o “Culto dos Empresários”. O preletor do evento será o campeão mundial interclubes pelo São Paulo FC, Ronaldo Luiz. O louvor ficará por conta do grupo de pagode dos garotos do Juniores do América Mineiro. O pastor Roger, líder da reunião, lembra que se você trouxer bastante visitantes já estará selecionado para participar do quadro “Enchendo da Palavra”, em que poderá ganhar uma camisa oficial do Cruzeiro Esporte Clube, doada pelo jogador Tinga. Participe! Informações: (31) 8416-2399 (pastor Roger).

MISSão áfrICA 24 HorAS

PAIS E MãES – rEuNIão IMPorTANTÍSSIMA

HoMENS uNIDoS NA MESMA CAMINHADA DE fé

SEMINárIo BrIT E A voZ Do SHofAr

vIgÍlIA – MuITA orAção, MuITo PoDEr

o “ENCHENDo A BolA” ESTá DE volTA

17

20

19

21

22

18

Acontecerá hoje, 10 de março, às 19:30, no Auditório CÉU, o Culto Missão África 24 Horas. Nele, será apresentada a proposta da viagem missionária para a República Democrática do Congo e Burundi, no mês

de julho. O trabalho é liderado pela pastora Susie Valadão. Mais de duas mil crianças africanas dos gideões Mirins serão abençoadas. Detalhe importante: se você ofertar para a Missão África 24Horas adquirindo um ingresso de apenas R$ 5,00 terá direito a um (1) cachorro-quente + bebida ou uma (1) torta + bebida, logo após o culto. Imperdível! Mais informações: (31) 3429-1408 / 8793-4757 (João Marcelo).

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

Ronaldo Luiz e Telê Santana

Muitos são os desafios para educar os filhos hoje em dia. Se você quer educar seus filhos de acordo com a Bíblia faça o curso “Educando filhos à luz da Palavra de Deus”, de 14 de abril a 2 de junho, sempre aos domingos, de 8:30 as 12 hs. O objetivo é resgatar os valores da educação cristã e ensinar os pais a conhecerem melhor os seus filhos. As aulas são dinâmicas, os professores são pais experientes, pastores ou profissionais da área da educação e psicologia. Inscrições de 8 as 20hs, na Central das inscrições, (31) 3429-9450. Informações: Central da Família com Rodrigo e Alexandre, (31) 3429-9400 ou na Escola de Pais com Joaquim no (31) 9755-7117, e-mail [email protected].

Todas as quartas feiras, às 15 horas, na Casa da Honra (Rua Joazeiro, 20 – São Cristóvão) os irmãos da terceira idade têm horário e local certo para adorar a Deus no Culto da Melhor Idade. Informações: (31) 3421-6070. E-mail: [email protected].

Você que deseja consagrar seus filhos ao Senhor, precisa antes participar de uma das Palestras de Consagração de Filhos, realizadas no 2º e 3º domingo do mês, às 9 horas, no Salão Fé. O “Culto de Consagração” acontece toda ultima quinta-feira do mês, no Tabernáculo, quando temos uma programação especial e uma linda decoração. Venha e traga seus convidados. Informações: Central da Família com Rodrigo e Alexandre no (31) 3429-9400 ou na Escola de Pais com Joaquim no 9755-7117 ou para email: [email protected].

Viúvas, se preparem para o “Acampa Viúvas”. O evento trará uma programação repleta de mensagens bíblicas, devocionais, brincadeiras, comunhão, lazer, jantar chique e muitos mimos para as queridas viúvas. O acampamento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de abril, no Sítio Ipê Amarelo em Esmeraldas (Mg). O valor da inscrição é R$ 100,00 e pode ser dividido em duas vezes (no cheque ou cartão). Aproveite! As vagas são limitadas para ambos os eventos e as inscrições se encerram em março. Informações e inscrições: Seminário (31) 8491-9039 / 8563-6784 (Pra. Margareth). Acampamento - (31) 3429-9450 (Paula ou Liliane).

Todas as mulheres viúvas estão convidadas a participarem do 2º Seminário “O Incondicional Amor de Deus”, evento promovido pelo Ministério Viúvas Cristãs em Ação. Será entre os dias 10 e 17 de agosto, em Porto Seguro (BA). Serão oito dias preparados com muito carinho para envolver cada viúva pelo amor do Senhor. O valor total da viagem é R$ 1.550,00 e pode ser dividido em 10 vezes (no cheque ou cartão) e inclui passagens de ida e volta, hospedagem em hotel 4 estrelas, três passeios pela cidade, todas as refeições e uma festa especial.

O ministério de Apoio a Mulheres numa gravidez Indesejada (AMgI) está com inscrições abertas para os cursos de aconselhamento (atendimento a mulheres grávidas com intenção de abortar) e palestra em escolas para ensinar jovens, por meio de dinâmicas, a importância da abstinência até o casamento. O curso será ministrado nos dias 25 e 26 de março, à Rua Joazeiro, 62 – São Cristóvão. No dia 26 acontecerá a “Noite de adoradores a favor da vida”. Informações e Inscrições: (31) 2551-8525 (31) 2551-8525 / 2552-2799 / 9272-8754 / 7132-2240 (Raquel ou Marcela) e E-mail: [email protected][email protected].

EDuCANDo fIlHoS À luZ DA PAlAvrA

CulTo MElHor IDADE

PAlESTrA CoNSAgrAção DE fIlHoS

vIÚvAS EM Ação

“ADorADorES A fAvor DA vIDA” No AMgI

24

26

27

25

23

1

2

25

26

giro pela igreja >>

Se o seu casamento precisa de apoio, incentivo e aconselhamento na Palavra de Deus, inscreva-se no acampamento para casais do ministério da família. As atividades e ministrações que serão aplicadas aos casais estão baseadas no tema: “Não existe casamento tão ruim que não possa ser transformado e nem tão bom que não possa ser melhorado”. O acampamento acontecerá nos dias 16 e 17 de março, começando às 7:30 do sábado e terminando às 16 horas do domingo. O evento será no Elim (Rua Augusto Moreira, 680 – Santa Amélia). O valor da inscrição é R$ 235,00 e não inclui o transporte. Esse valor pode ser parcelado em 12 vezes no cartão de crédito por meio do link eventos.lagoinha.com. São apenas 35 vagas. Informações e inscrições: (31) 3429-9400 / 8445-1473, e-mail: [email protected] (Pra. Madalena).

Prepare-se para o casamento à luz da Palavra fazendo o Curso de Noivos, que começa em 7 de abril e será ministrado aos domingos, de 8:30 as 12h na IBL São Benedito (Av. Brasília, 900 – São Benedito). O valor total do curso é R$ 200,00 (taxa única) e a inscrição pode ser realizada até o dia 31 de março. Informações e inscrições: (31) 8767-8077 (Paulo); 8727-9853 (Cristiana); 8402-1512 (Pr. Robson) ou 9923-3826 (Pra. Sueli).

Desde julho de 2011, a IBL de Pará de Minas vem reformando um espaço ao lado da igreja, a princípio, com um pedreiro e um ajudante. No mês passado, a igreja decidiu assumir o trabalho por meio de mutirões de finais de semana até a conclusão da obra prevista para abril. O espaço é chamado de “Espaço teen” e possui uma cozinha, 2 banheiros e 12 salas, que serão destinados ao ensino de crianças, adolescentes e jovens. Durante a semana haverá voluntários para reforço escolar, ensinar dança, teatro, arte circense, oficinas de artesanatos, aulas de canto, violino, teclado, violão, guitarra, contrabaixo etc. Nos horários de culto, o Espaço Teen servirá como salas para as crianças e outros cursos da igreja. A Igreja de Pará de Minas é dirigida pelos pastores Roberto Kenedy e Elizabeth Stein.

Participe do 1º Congresso de Mulheres na IBL Contagem, no dia 16 de março, às 14 horas, na sede da igreja (Av. Princesa Isabel, 160 – São Joaquim). O tema será “Mulheres frutíferas” e a entrada é gratuita. Informações: (31) 8402-6984 (Pra. Eliane Xavier).

Participe do aniversário de 10 anos da IBL de São Joaquim, no dia 17 de março, às 19 horas. Mais informações: Pr. Roberto Xavier (31) 8402-1864.

No dia de hoje, o Ministério de Crianças e Juniores (MCJ) parabeniza a todas as mulheres de nossa igreja. Que a benção do Senhor esteja sobre todas elas, em nome de Jesus. Que cada mulher possa ser alguém que faz diferença em nossa sociedade.

ACAMPAMENTo DE CASAIS – ÚlTIMAS vAgAS

NoTÍCIAS IBl DE SANTA luZIA (B. São BENEDITo)

NoTÍCIAS IBl PArá DE MINAS

NoTÍCIAS IBl CoNTAgEM (B. São JoAquIM)

CrIANçAS E JuNIorESHoMENAgEIAM

28

29

30

31

32

1

2

Na semana passada, publicamos no giro pela Igreja uma informação que estarreceu muitos irmãos: a zeladoria da nossa igreja retirou da parte debaixo dos bancos nada menos que 10 quilos de chicletes grudados. Um absurdo! É natural que uma aglomeração de pessoas produza muito lixo, mas não pode ser normal que essas pessoas simplesmente ignorem isso e pratiquem dentro do templo o que praticam nas ruas de suas cidades, o que também é um grande erro. Infelizmente, Belo Horizonte e cidades do entorno são, atualmente, um grande canteiro de obras. A sujeira está por toda parte e as pessoas parecem não se importarem mais com isso. Nós como cristãos, no entanto, podemos e devemos começar uma grande campanha de limpeza e conscientização, começando

em nossas casas e também na igreja. Ao sair do templo, leve o seu lixo e coloque na lixeira mais próxima. Todas as entradas possuem cestos. Você estará contribuindo para a limpeza e ainda ensinando seus filhos a como se comportarem nos locais públicos e na Casa de Deus. Inclusive, temos encontrado muitas revistas Atos Hoje rasgadas, emboladas e amassadas por toda parte. Lembre-se que esta revista foi redigida com muito carinho, no intuito de informar e abençoar os irmãos; não a despreze. Muitos profissionais trabalharam dia e noite para que ela fosse publicada e o mais sério: ela foi paga com dinheiro da Casa de Deus. Saiba valorizar o que Deus lhe dá. Veja algumas fotos reais do templo no último domingo.

IgrEJA››

lIMPEZA NA IgrEJA

Foto

: Atil

ano

Mur

adas

27

28

CurSo: TrEINAMENTo

Dia: 10/3. Horário: 16h.local: Central das Redes. Professor: Leandro Martins.

MATurIDADE

Início: 10/3.Horário: 8h.local: Colégio Cristão.Professor: José Carlos.

Dia das aulas: Domingo.Horário: 8h.local: Casa de Células.

Atenção: Temos turmas durante a semana! Ligue para a secretaria e informe-se: (31) 3429-1356 / 3429-1360 / 8497-0796 – Janete Souza. E-mail: [email protected].

TrEINAMENTo

Dia: Terça-feira. Horário: 20h.

MATurIDADE

Dia: Quarta-feira.Horário: 20h.

Informações sobre os cursos: (31) 8402-5380 – Pra. glaura Márcia. Inscrições na Casa Administrativa (Rua Ipê, 345 – Bairro São Cristóvão). Contato: (31) 3429-9450. Atenção: No ato da matrícula levar: Uma foto 3x4, nº da identidade e a taxa de inscrição. Informações sobre as inscrições: (31) 3429-1356 – Janete Souza. E-mail: [email protected].

CélulAS ››

fique atento! Novas turmas do Centro de formação Cristã (CfC)

Novas turmas do CfC lagoinha ao seu Alcance

Bairro guarani

ESTuDo DE CélulA INfANTIl

Bíblia, a palavra Deus!

Vamos continuar aprendendo como Manejar a Bíblia? Deus nos fala por meio da sua Palavra. Jesus aparece em toda a Bíblia de gênesis a Apocalipse. Líder, pergunte para cada criança: O que a Bíblia significa para elas.

Versículo Chave: “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua Lei.” (Salmo 119.18) Líder, use sua criatividade e faça um rolo com a folha de papel, dois pedaços de cabo de vassoura. Escreva o versículo chave na folha em branco. Leve a Bíblia e faça perguntas sobre ela. Observe em nosso livro de estudo os modelos de cartazes, pag. 160 a 162, para contar a história da Palavra de Deus – da pag.104 a 107. Use sua criatividade, faça tudo com dedicação e capricho para o Senhor Jesus.

ESTuDo DE CélulA

“A comunhão e os Ministérios da Palavra”TEXTo-BASE: Efésios 4.1-16 (Página 1745 – Bíblia de Estudos para

Pequenos grupos).quEBrA-gElo: Use o quebra-gelo – representado pela “xicrinha” – do

segundo esboço da página 1745.INTroDução: Na comunhão que Jesus nos proporciona, somos chamados

a, em unidade, nos prepararmos para nos encontrarmos com Ele. Para isso, Ele levanta algumas pessoas com capacidades sobrenaturais específicas, relacionadas com o ensino da Palavra para ajustar, orientar e fazer essa mesma comunhão – a igreja crescer em quantidade e qualidade. Isso exige de nós uma postura.

CoMPArTIlHE:No mesmo esboço de estudo, compartilhe a pergunta 2 do ícone

compartilhar (livrinho). No ícone encerrar (coração) compartilhe as perguntas 1 e 2.

CoNCluSão: Deus não tem time favorito nem pessoas; Dele é o Reino. Contudo, há uma capacitação específica para aqueles que lidam diretamente com a Palavra. Estes devem esmerar-se (Rm 12.7). Essa função exercida em amor, ajusta, orienta e traz crescimento e ajuda na unidade do Corpo de Cristo. Submeta-se e encoraje aqueles que têm se dedicado ao ministério da Palavra, que estão próximos a você. E se você se viu em alguma dessas funções, esmere-se. Leia, ore mais e abençoe o máximo de pessoas que puder com o que tem recebido.

Durante quatro edições da revista Atos Hoje, você vai conhecer (relembrar) a história do Ministério de Louvor Diante do Trono, que completa em 2013, 15 anos de existência. (1998 a 2001) - Em janeiro de 1998, um grupo de músicos da Igreja Batista da Lagoinha se reuniu para gravar as músicas que eram cantadas nas reuniões e cultos. Sob a liderança de Ana Paula Valadão, o CD Diante do Trono foi gravado no Templo da própria igreja com um coro de 7 mil pessoas adorando, dançando e louvando a Deus. Um ano depois, a grande repercussão estimulou a gravação do segundo trabalho, o CD Exaltado, também no Templo da Lagoinha. No mês de fevereiro de 1999, pessoas de várias nações faziam parte do momento de louvor e adoração, que foi consolidado na música “A Ele a glória”, interpretada em outras línguas como o inglês. A partir de então, o trabalho missionário do ministério foi iniciado com

todas as forças. Foi em julho de 2000 que a primeira gravação fora da igreja aconteceu. O CD “Águas Purificadoras”, gravado no Parque de Exposições da gameleira, reuniu 70 mil adoradores de vários estados brasileiros. Num palco de 16 metros, pela primeira vez, músicos, orquestra, cantores e coral dividiram a mesma estrutura. Em 2001, o DT gravou o álbum “Preciso de Ti” e a coletânea Brasil Diante do Trono, que foram recordes de vendagem. O álbum foi gravado no estádio Mineirão, com a participação de 210 mil pessoas e a equipe do ministério ficou em um palco de 42 metros. A participação de três meninas indianas, recuperadas no projeto Ashasthan, marcou o momento. Elas cantaram e dançaram junto ao grupo celebrando a unidade e o suporte dos cristãos em missões. Na próxima edição, confira os principais momentos vividos pelo DT entre 2002 e 2005.

CulToS ››

Culto das PrimíciasCulto da Terceira IdadeCulto dos AdolescentesCultoCulto de BatismoCulto RhemaCulto em EspanholCulto em InglêsCultoCulto dos AdolescentesCulto Cristo Vivo

Culto Manhã com DeusCulto Deus de MaravilhasCulto Homens da PromessaCulto Enchendo a BolaCulto do GuetoCulto dos Empresários

Culto Chá com DeusCulto Deus de MaravilhasCulto Fé

Culto da Terceira IdadeCulto Deus de MaravilhasCulto Deus de MaravilhasCulto Mulheres em AçãoCulto ResgatadosCulto Mulheres Diante do Trono (2)Culto Mulheres Diante do Trono (2)

Culto Deus de MaravilhasCulto Águias de CristoCulto da Família

Culto Deus de MaravilhasCulto Sexta BásicaCulto da Vigília

Culto SiloéCulto EphatáCulto EliezerCulto dos AdolescentesCulto da MocidadeCulto dos Jovens Adultos

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Pr. WaldirPr. Paulo CézarPr. WagnerPr. MárcioPr. MarceloPr. RonaldoPr. AlderyPr. JeanPr. MárcioPr. WagnerPr. Vinícius

Pr. WladimirPra AlaélciaPr. NiltonPr. RogerPr. AdelsonPr. Marco Aurélio

Pra. FátimaPra. AlaélciaPr. André

Pra. ReginaPra. AlaélciaPra. AlaélciaPra. Ana LúciaPr. MarceloPra. Ana PaulaPr. Gustavo

Pra. AlaélciaPr. CláudioPra. Iara

Pra. AlaélciaPr. FlavinhoPr. Joaquim

Pra. GeraldaPra. NúbiaPr. MarceloPr. WagnerPr. LucinhoPr. Leônidas

Sala dos DiáconosSalão EsperançaTemplo

Casa da HonraSalão EsperançaTabernáculoCasa RosadaSalão FéTemploTabernáculo

TemploSalão EsperançaTabernáculo

Salão EsperançaTemploTabernáculo

Salão FéSalão FéSalão EsperançaNova CanaãTemploTabernáculo

TabernáculoTabernáculoSalão CEUTemploTemploTemploSalão EsperançaSalão CEUTemploTabernáculoTemplo

TemploSalão EsperançaSala dos DiáconosTemplo (1)TabernáculoTabernáculo

06:0008:0009:0010:0013:0015:0016:3017:0018:0018:0021:00

06:3015:0019:0019:3019:3019:30

15:0015:0019:00

15:0015:0019:3019:3019:3019:0019:00

15:0019:3019:30

15:0019:3023:00

15:0017:0019:0019:0019:0019:00

DIA CulTo rESPoNSávEl loCAl HorárIo

(1) Apenas na segunda 2ª feira de cada mês.(2) Apenas na última quarta-feira de cada mês.observação: qualquer alteração nesta tabela, pedimos a gentileza de nos informar via e-mail ([email protected]).

Confira a programação semanal da Igreja Batista da lagoinha

30