projet occb b

14
SUMÁRIO 1. JUSTIFICATIVA E MOTIVAÇÕES 2. SINÓPSE 3. HISTÓRICO E CURRÍCULO D’OS RÉLPIS 4. FICHA TÉCNICA 5. CRONOGRAMA 6. ORÇAMENTO Representante preferencialmente aprovado na Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet) - não é pré-requisito Dados do proponente: Nome: Márcio Cristiano Bortoloti CPF: 306 845 628 – 20 Endereço: Av Portugal, 390, AP 12, Centro, Araraquara, SP, CEP: 14801-075 Telefone: +55 16 97713093 , +55 16 33320932 E-mail: [email protected] DADOS DO PROJETO: Área cultural: Música Segmento cultural: Os Rélpis Título: Do Fruto, o Escracho Monumental Caramelizado! Espaço pretendido: Teatro 1. MOTIVAÇÃO E JUSTIFICATIVA O Centro Cultural Banco do Brasil está no imaginário nacional como referência em marketing cultural, e isto desde seu início de suas atividades em 1989. Isto vem de encontro à necessidade do país de surgirem e aparecerem cada vez mais uma maior quantidade de grupos culturais, pois há local onde possam demonstrar seus trabalhos. É neste ponto que se cruzam os destinos do CCBB e da trupe Os Rélpis, o centro como um local consolidado de fomento a cultura, como espaço já consolidado para tal, e a banda como grupo independente de criação que necessita de local, público, espaço e situações onde possa aparecer e mostrar sua obra. Os Rélpis, com seu pouco tempo de existência já apresenta uma bagagem com mais setenta apresentações, dentre elas a participação em festivais de destaque no país. Tem em sua sonoridade um ecletismo que a torna única, uma das poucas no

Upload: bortoloti

Post on 04-Aug-2015

20 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projet Occb b

SUMÁRIO1. JUSTIFICATIVA E MOTIVAÇÕES2. SINÓPSE 3. HISTÓRICO E CURRÍCULO D’OS RÉLPIS4. FICHA TÉCNICA5. CRONOGRAMA6. ORÇAMENTO

Representante preferencialmente aprovado na Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet) - não é pré-requisito

Dados do proponente:

Nome: Márcio Cristiano BortolotiCPF: 306 845 628 – 20Endereço: Av Portugal, 390, AP 12, Centro, Araraquara, SP, CEP: 14801-075Telefone: +55 16 97713093 , +55 16 33320932E-mail: [email protected]

DADOS DO PROJETO:

Área cultural: MúsicaSegmento cultural: Os RélpisTítulo: Do Fruto, o Escracho Monumental Caramelizado!Espaço pretendido: Teatro

1. MOTIVAÇÃO E JUSTIFICATIVA

O Centro Cultural Banco do Brasil está no imaginário nacional como referência em marketing cultural, e isto desde seu início de suas atividades em 1989. Isto vem de encontro à necessidade do país de surgirem e aparecerem cada vez mais uma maior quantidade de grupos culturais, pois há local onde possam demonstrar seus trabalhos. É neste ponto que se cruzam os destinos do CCBB e da trupe Os Rélpis, o centro como um local consolidado de fomento a cultura, como espaço já consolidado para tal, e a banda como grupo independente de criação que necessita de local, público, espaço e situações onde possa aparecer e mostrar sua obra.

Os Rélpis, com seu pouco tempo de existência já apresenta uma bagagem com mais setenta apresentações, dentre elas a participação em festivais de destaque no país. Tem em sua sonoridade um ecletismo que a torna única, uma das poucas no cenário da música independente nacional que não traz cópias no estilo e nem em suas composições, a cada momento se veste de uma originalidade que a faz uma nova banda a cada música. Pensando no espaços criados pelo CCBB à novas e originais manifestações culturais, está é uma tentativa de firmar uma profunda parceria que somente faz ambas as partes ganhar.

2. SINOPSERél.pis adj.: diz-se de uma pessoa multicolorida, comicamente dramática e caricata; “uma pessoa rélpis”.

“Em Aracoara, ouvem-se vozes: Quem guia essa farra toda é Garboso Pavão, com sua voz ora triste, ora satirizada. Com ele, Ell Ninho Barone acrescenta seus encordoados

Page 2: Projet Occb b

junto aos de Kito De Lacosta, que aproveita para experimentar outras sonoridades. E com grave maestria, Caiubi Mani toca o baixo em alto e bom som. Temperando esse caldo musical, Márcio Bortô grita escandalosamente com o seu trompete e enquanto isso, Conra Quequê comanda a bateria garantindo, assim, a harmonia fantástica disso tudo, sempre surpreendendo, performaticamente inusitado, aparentemente excêntrico, completamente animado, enérgico e divertido!

Os Rélpis, eles se intitulam, e são tão coloridos, com seu tropicalismo moderno e inovador, com suas vestimentas nos tons à flor de toda brasilidade que vos cabe! Eles são os brasileiros dos ‘Brasilianos’.” (Danilo Carandina)

Semeando um trabalho de criação e não de reprodução, Os Rélpis dão sentido à bricolagem artística misturando sonoridades que partem da tradição de música popular ao moderno rock, buscando evidenciar o hibridismo musical que compõe a formação musical da banda de forma hilária e cômica, assim retomam aspectos que lembram o tropicalismo e a antropofagia cultural da década de 60. Essa mescla de elementos musicais variados traz também a "quebra" das categorias que definiriam a identidade da banda, podendo, esta, ser chamada de grupo de "rock", ou de "MPB", ou de "baião", ou de ”blues”, mas sendo na realidade, uma nova expressão de toda essa diversidade que não se caracteriza por delimitar-se dentro de um estilo, mas por flutuar entre diversos estilos.

O espetáculo "Do Fruto, o Escracho Monumental Caramelizado" se caracteriza por trazer temas muito variados, sendo desde temas normais e corriqueiros (“pop”), como a paixão de uma pessoa por outra na música “Que coisa não?” , a temas sociais, como a anorexia, o Bullying e a variação lingüística nas músicas “Magrela é pouco” e “Sé de lá”, a até temas “absurdos” (filosóficos), como a relação entre sentir o tempo real e o tempo “psicológico” que engana a noção de tempo real, na música “Algo aí pro tempo”, mas sempre utilizando sátiras e escracho aos consolidados valores culturais como forma de expressão. Deste modo, explora a ambigüidade e os paradoxos dos temas tratados.

Assim, os músicos se colocam na postura de um "brincante", brincando com a sensibilidade sonora dos expectadores. As músicas remetem hora à complexidade harmônica, melódica e rítmica da MPB e do Tropicalismo, hora à simplicidade do Rock Pop dos anos 80, hora a cantigas populares. Mistura estes elementos quase opostos e destoantes numa mesma música a banda causa sensações sonoras “estranhas”, porém doces, que são amplificadas e exageradas através da incorporação do comicismo. E as intenções sonoras do espetáculo partem de uma antropologia do ruído, que é baseada na sensibilidade sonora humana e no contexto sócio-cultural contemporâneo, de forma extravagante, colorida e com “resquícios” dos anos 60, que por si só trazem uma personificação do escracho aos monumentos culturais consolidados em toda a sociedade ocidental.

3. HISTÓRICO E CURRÍCULO D’OS RÉLPIS

Formada em outubro de 2008, a banda Os Rélpis se focaram primeiramente na gravação de seu EP intitulado “Cá do meio de lá”, lançado na XXI Semana Luis Antônio Martinez Correa de Teatro em Araraquara (junho de 2009). Nesta ocasião, com show lotado no Teatro Wallace Leal, Os Rélpis mostraram não só grande criatividade e originalidade de criação e improviso, como uma postura de palco inovadora, performática, teatral e interativa que os consagrou como grande revelação da música autoral no cenário musical do interior paulista.

Page 3: Projet Occb b

O sucesso do trabalho da banda refletiu-se nos mais de dez festivais para os quais a banda foi convidada a desde então, entre eles a Virada Cultural Paulista, e na Turnê Fora do Eixo MG-SP, primeira tour realizada pela banda, ocasião em que Os Rélpis realizaram a marca histórica de 12 shows em 11 dias pelo interior de São Paulo e triângulo mineiro.

Além disso, Os Rélpis surgem como uma nova referência dos movimentos culturais que tem se desenvolvido no interior paulista dentro das Universidades, dos Fóruns e Conferências de Cultura, primeiro pelo próprio caráter inovador do estilo da banda, segundo pelo engajamento dos integrantes que têm participado ativamente dos debates, discussões e ações sobre o futuro da música no Brasil.

Sendo assim, já participaram do II Fórum da Cultura Digital em São Paulo, da I Conferência de Economia Solidária da Cultura em Osasco, nas Conferências Municipais de Cultura de Araraquara, São Carlos, Bauru, Ribeirão Preto, do Movimento Cultural Macaco da USP, Movimento Arte pra Bixo da UFSCar, Movimento contra opressão UNESP – Fatec, e integram o Circuito Fora do Eixo (maior rede livre de cultura da América Latina: http://foradoeixo.org.br/).Atualmente Os Rélpis estão divulgando e trabalhando seu novo álbum com o espetáculo “Do Fruto, o Escracho Monumental Caramelizado”, que foi lançado em abril de 2011.

Atualmente, o grupo é formado por seis integrantes, sendo eles:- Guilherme Franchi Chiossi (Garboso Pavão) – vocal e percussões;- Rafael Barone da Costa (El Niño Barone) – guitarra, violão e vocal;- Douglas Lapena (Gu la Peña) – contrabaixo e vocal;- Marco Paschoal (Mark Paschoal) – bateria;- Márcio Cristiano Bortoloti (Cris Bortô) – trompete e flauta.

3.1. Festivais e Mostras dos quais Os Rélpis participaram:- XXI Semana Luis Antônio Martinez Correa de Teatro – Araraquara (27/06/ 2009);- Festival Marreco: Patos de Minas – MG (20/09/2009);- Festival Fusca: São Carlos (24/09/2009);- Grito Rock América Latina 2010: Bauru (12/02/2010); São Carlos (15/02/2010); Franca (20/02/2010); São José dos Campos (27/02/2010);- Festival GAIA de Cultura Sustentável: Araraquara (27/03/2010);- 1° Festival de Bolso: Ribeirão Preto (01/05/2010);- Virada Cultural Paulista: Araraquara (22/05/2010);- Festival Canja de Artes Integradas: Bauru (20/06/2010);- Festival Caipiro Rock: Serrana (18/07/2010);- Festival Macaco - CAASO – USP: São Carlos (20/08/2010);- Festival Usina: Sorocaba (17/09/2010);- I FEBAN (Festival de Bandas da UNESP) no SESC Araraquara (07/10/2010);- 4° Festival Contato: São Carlos (09/10/2010);- Festival Zé Brasil: Franca (30/10/2010);- Festival Interunesp Contra a Opressão: Marília (04/12/2010)- Festival Cacofonia: Bauru (26/02/2011)- Festival Grito Rock América Latina 2011: Sorocaba (05/03/2011); Paraibuna (25/03/2011); Jacareí (27/03/2011);- 3° Convenção Paulista de Circo (22/04/2011) Ribeirão Preto

3.2. Turnê Fora do Eixo MG-SP realizada pela Os Rélpis em junho de 2010:- Liverpool Pub: Patos de Minas / MG (17/06/2010);

Page 4: Projet Occb b

- Aero bar: Uberaba / MG (18/06/2010);- Goma Cultura em Movimento: Uberlândia /MG (19/06/2010);- Festival Canja: Bauru / SP (20/06/2010);- Rádio UFSCAR: São Carlos / SP (21/06/2010);- UNICAMP: Campinas / SP (22/06/2010);- Black Jack Pub: Sorocaba / SP (23/06/2010);- Casa do Rock: Araraquara/ SP (24/06/2010);- Quintal Bar: Batatais / SP (25/06/2010);- SESC: São Carlos / SP (26/06/2010);- A Coisa: Ribeirão Preto / SP (26/06/2010);- Vila Dionísio: S. J. do Rio Preto / SP (27/06/2010).

3.3. Principais shows realizados pela banda e cidades por onde passou desde 2009(exceto shows da Turnê)

- Clube Berlin: São Paulo (10/07/2009)- Pocket Show: Araraquara (03/10/2009)- Kruppa: Araraquara (25/10/2009)- Arte pra BIXO UFSCar: São Carlos (02/03/2010)- Clube Bronze: Ribeirão Preto (10/04/2010)- Clube Outs: São Paulo (16/04/2010)- Acervo do Tuzzi: Bragança Paulista (17/04/2010)- Hocus Pocus Pub: São José dos Campos (18/04/2010)- Tribos Bar: Maringá (06/08/2010)- Festa Tropicália – UEL: Londrina (07/08/2010)- Vila Dionísio: Ribeirão Preto (20/10/2010)- Vila Dionísio: S.J. do Rio Preto (24/10/2010)- Projeto Palco de Encontro do SESI: Araraquara (27/10/2010)- Bar do Zé: Campinas (05/11/2010)- Projeto Natal em Família: Boa Esperança do Sul (18/12/2010)- Evento “Trote é o Bixo” com Kiko Zambianchi: Araraquara (02/03/2011)- Lançamento do álbum “Do fruto, o escracho [...]” no SESC: Araraquara (16/04/2011)- Lançamento do álbum “Do fruto, o escracho [...]” no Studio SP: São Paulo (05/05/2011)- Lançamento do álbum “Do fruto, o escracho [...]” no Metropollis: São Carlos (12/05/2011)- Aniversário 1 ano da Revista Eletrõnica AHH! No Centro Cultural Ouro Verde: São Paulo (10/12/2011)

3.4. Agenda de apresentações 2011:

A banda Os Rélpis se apresentaram na 4º Mostra Marília de Cinema, Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura (ENEA) em Bauru, Festival Fora do Eixo no Rio de Janeiro e estará em turnê pelos estados de Minas Gerais e Bahia durante o mês de Julho, passando por Vitória da Conquista, Feira de Santana, Belo Horizonte (nestas três cidades a banda se apresentará no circuito Conexão Vivo de Música), Sabará, Ribeirão das Neves, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba e Juiz de Fora.

3.5. Repertório do espetáculo “Do Fruto, o Escracho Monumental Caramelizado”:

1 – Aparências enganam (compositores: Guilherme Franchi Chiossi e Rafael Barone da Costa);2 - Somos diferentes (compositores: Guilherme Franchi Chiossi e Rafael Barone da Costa);

Page 5: Projet Occb b

3- Que coisa, não? (compositores: Guilherme Franchi Chiossi e Rafael Barone da Costa);4 – A grande janela (compositores: Guilherme Franchi Chiossi e Rafael Barone da Costa);5 – A trilogia (compositores: Guilherme Franchi Chiossi e Rafael Barone da Costa);6 – Deixei minha gravata do altar (compositores: Guilherme Franchi Chiossi e Paulo Alexandre da Costa);7 – Sé de lá (compositores: Guilherme Franchi Chiossi e Rafael Barone da Costa);8 – Verdade Verdadeira (compositor: Guilherme Franchi Chiossi);9 – Pelos flancos (compositor: Rafael Barone da Costa);10 - Algo aí pro tempo (compositor: Guilherme Franchi Chiossi);11 – Mamãe disse (compositor r: Guilherme Franchi Chiossi);12 – Pra que há pressa (compositor: Guilherme Franchi Chiossi);13 – De bossa pro mundo (compositores: Guilherme Franchi Chiossi e Rafael Barone da Costa);14 – Coração Tremilique (compositores: Guilherme Francho Chiossi e Gelsner Delgado);15 – Cá e ela (compositores: Guilherme Franchi Chiossi e Rafael Barone da Costa);16 – Vossa Excelência (compositor: Guilherme Franchi Chiossi);17 – Engana trouxa (compositor: Guilherme Franchi Chiossi);18 – Magrela é pouco (compositores: Gelsner do Mato e Guilherme Franchi Chiossi);19 – Pré Julgando (compositor: Guilherme Franchi Chiossi);20 – Agora quem foi que disse (compositor: Guilherme Franchi Chiossi);21 – O picadeiro que chutou meu bode (compositores: Guilherme Franchi Chiossi e Rafael Barone da Costa).

Duração e Classificação Indicativa: o espetáculo tem a duração aproximada de 1h e 15min. É recomendado para maiores de 14 anos.

3.6. ClippingOs Rélpis na internetPara maiores informações acesse nossos endereços na internet:BLOG: http://osrelpis.blogspot.com FACEBOOK: http://www.facebook/relpis CANAL YOUTUBE: http://www.youtube.com/osrelpisrelpinistas MYSPACE: http://www.myspace.com/osrelpis

Últimas matérias com a banda

Page 6: Projet Occb b

ficha tecnica: nome, funções e curriculo de cada componete mapa de palco

4. FICHA TÉCNICA4.1. Banda4.1.1. Rider Técnico:

Microfones:- 5 mic’s para voz;- 1 mic’s para trompete;

Back line:- 2 amplificadores de guitarra; - 1 amplificador de baixo;- 1 set de bateria com bumbo, tom, surdo e banquinho;

Retorno:- 5 vias individuais;- 2 vias side;

4.1.2. Mapa de palco:

Page 7: Projet Occb b

4.1.3. Mapa de luz:

Page 8: Projet Occb b

4.2. Integrantes

4.2.1. Guilherme Franchi Chiossi (Garboso Pavão) – vocal e percussões;

4.2.2. Rafael Barone da Costa (El Niño Barone) – guitarra, violão e vocal;

4.2.3. Paulo Alexandre da Costa (Kito de Lacosta) – guitarra e vocal;

4.2.4. Caiubi Mani Peres (Caiubi Mani) – contrabaixo e vocal;

Page 9: Projet Occb b

4.2.5. Conrado Marques (Conra Quequê) – bateria;

4.2.6. Márcio Cristiano Bortoloti (Marcio Bortô) – trompete e flauta.

5. CRONOGRAMAA produção do espetáculo “Do Fruto, o Escracho Monumental Caramelizado” já está realizada, sendo que já o foi apresentado primeiramente no SESC de Araraquara/SP. Para a sua nova fase de realizações há somente a necessidade de trasladar os artistas e seus artefatos.

6. ORÇAMENTO

informações:[email protected], [email protected],[email protected], e [email protected].

Estrutura do Teatro CCBBTeatro

Lotação125 lugares

Infra-estrutura de vídeo1. Vídeo Projetor VPL CX 155 Sony (3. 500 lumens)1. Vídeo Projetor modelo VPL PX 30 Sony (2. 800 lumens)2. aparelhos DVD Panasonic S42 LBS1. aparelho videocassete modelo VR999/78 Philips2. monitores de vídeo colorido 09’ Semp1. Vídeo Projetor Benq (5. 000 lumens)obs. : todo o sistema está interligado.

Infra-estrutura cenotécnica10. Varas elétricas de cenografi a – 7m de comprimento4. Varas manuais para amarração de bambolinas – 7m de comprimento1. Varas manuais para amarração de pernas – 1m de comprimento1. Cortina de boca elétrica – 5,32m x 9m1. Rotunda negra – 5m x 7m12. Pernas de palco – 6m x 0,90m4. Bambolinas – 1,80m x 7m1. Fundo branco – 6m x 7m1. manta de linóleo (uma face negra e outra branca) – Disponível apenas para projetos de dança1. Escada de alumínio de duas pernas – 5m de altura1. Escada de alumínio – 5m de altura

Iluminação1. Mesa digital de luz Phoenix ADB12. Dimmers ADB com 12 canais cada, sendo 2K por canal

Refletores4. Elipsoidais de 5º Shakespeare 575W/220V

Page 10: Projet Occb b

4. Elipsoidais de 10º Shakespeare 575W/220V8. Elipsoidais de 19º ETC 600W/220V8. Elipsoidais de 26º ETC 600W/220V8. Elipsoidais de 36º ETC 600W/220V12. Elipsoidais de 25º a 50º (zoom) Altman 775W/220V10. Source Four Par 6410. P A R 64 foco #1 1. 000W/220V10. P A R 64 foco #2 1. 000W/220V10. P A R 64 foco #5 1. 000W/220V10. Fresnell Tec Spot 1. 000W/220V13. Fresnell Telem 1. 000W/220V16. Planos Convexos (P. C. ) Tec Spot 1. 000W/220V13. Planos Convexos (P. C. ) Telem 1. 000W/220V6. Conjuntos de 4 Set Lights fixos 1. 000W/220V (cada lâmpada)12. Set Lights individuais 1. 000W/220V

Varas de luz5. Varas de iluminação elétricas com 7m de comprimento – 14 tomadas – pino PTV (uma vara de proscênio/quatro dentro do palco)2. Varas de iluminação fixas com 7m de comprimento – 12 tomadas – pino PTV (uma vara na plateia/uma vara de contra)40. Linhas de chão PTV (12 nas paredes laterais/16 na parede de fundo/12 de chão)

Acessórios

Porta-filtros28. Porta-filtros de P A R 6426. Porta-filtros de plano convexo (PC) e fresnell24. Porta-filtros de elipsoidal de 19º / 26º / 36º12. Porta-filtros de elipsoidal de 25º a 50º12. Porta-filtros de Set Lights

Fiação30. Extensões entre 2m e 12m PTV10. Paralelos PTV10. Adaptadores fêmea Pial / macho PTV2. Adaptadores fêmea PTV / macho Pial5. Extensões Pial

Íris30. Íris para 19° / 26° / 36° zoom8. Íris para 5° e 10°20. Bases de chão2. Máquinas de fumaça ROSCO 1. 60010. Porta-gobosObs.: o teatro não fornece líquido de fumaça, gelatina, gobo e fita de acabamento.

Equipamentos do TeatroObs.: a lista abaixo pode sofrer alterações. A produção deve checar sempre com os técnicos do teatro a disponibilidade de equipamentos.

Page 11: Projet Occb b

Infraestrutura de áudio4. Microfones modelo SM 81 Shure2. Microfones Beta 52 Shure12. Microfones modelo SM 57 Shure8. Microfones de lapela modelo UT14/93 Shure (UHF)9. Microfones modelo SM 58 Shure2. Microfones modelo TLM 103 Newman9. Bases transmissoras para microfones sem-fio – body pack4. Microfones modelo EW 100 série G2 Wireless Sennheiser5. Microfones head-set modelo UC14 Shure (UHF)2. Microfones modelo AKG 4517. Direct Box passivo Advance7. Direct Box Ativo Beringher15. Pedestais modelo girafa (médio) RMV20. Pedestais modelo Clamp (garra) RMV4. Pedestais modelo (pequenos) RMV6. Caixas Trapezoidais modelo CXI 1221 (L/R) Celestion2. Caixas Trapezoidais modelo CXI 812 (graves) Celestion4. Retornos “spot” modelo QX 152M Celestion4. Retornos “spot” modelo 122M Celestion2. Retornos “side full” modelo CX 1022HP Celestion

AmplificaçãoRetorno e PA – modelo Tip / Wattsom / Ciclotron (diversos compatíveis)1. Mesa de áudio Yamaha modelo M7CL (48 canais)5. Equalizadores modelo SR 231 QX – DOD (1 no rack móvel)3. Compressores modelo 166 XL DBX1. Processador de efeito modelo M. One T. C. Eletronic2. CD player duas gavetas modelo Numark CDM 252. Minidisc modelo MD 301 mkl Tascam1. Amplificador de Guitarra modelo Delux Fender1. Amplificador de Baixo modelo Bassman Fender26. Estantes de partitura2. Equalizadores modelo PRO 68Q 3102 Behringer (um no rack móvel)