projecto ines costa 9 a

4
Nomes: Inês Filipa Carvalho Costa Turma: 9ºA Projecto: Voluntariado em África O projecto que eu gostaria de concretizar, ou que até um dia poderei vir a realizar é este e está dentro do voluntariado Jovem e insere-se nos projectos do conselho nacional para a promoção do voluntariado. O meu projecto seria dos projectos de voluntariado europeu em Cabo Verde, dentro da área de apoio social e a animação pois penso que este se entrega bastante nas necessidades sociais que estes países precisam.

Upload: tito-romeu-gomes-de-sousa-maia-mendes

Post on 22-Dec-2014

171 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Projecto  ines costa 9 a

Nomes: Inês Filipa Carvalho CostaTurma: 9ºA

Projecto:

Voluntariado em África

O projecto que eu gostaria de concretizar, ou que até um dia poderei vir a realizar é este e está dentro do voluntariado Jovem e insere-se nos projectos do conselho nacional para a promoção do voluntariado.

O meu projecto seria dos projectos de voluntariado europeu em Cabo Verde, dentro da área de apoio social e a animação pois penso que este se entrega bastante nas necessidades sociais que estes países precisam.

Objectivos: Ajudar a população de Cabo Verde para que um dia possam ter (com muita ajuda internacional) os objectivos do milénio da ONU cumpridos;

Page 2: Projecto  ines costa 9 a

Cuidar, educar e animar crianças e jovens que tem um duro dia-a-dia, durante toda a «vida» do país;

Dar apoio social à população;

Incentivar a educação, os direitos humanos e a saúde neste país (de uma forma simples e que não fará diferença a nível global ou nacional, mas fará a nível local).

Justificação: Como todas a pessoas sabem, Cabo Verde é um país menos desenvolvido que necessita muita ajuda económica para poder «crescer» economicamente e «desenvolver-se», mas como não consegue melhorar a sua indústria e agricultura, toda a parte social fica por desenvolver, sendo necessária ajuda nesta área para garantir que diminuam a mortalidade e se controle a natalidade, e assim, vigiar a população, para garantir que os recursos naturais sejam suficientes para a população, o que não acontece nos dias de hoje, o que dá a grande parte da população, condições de vida terríveis.

Uma faixa da população que sobre muito são as crianças e jovens, pois não tem direito à educação e muitas vezes são obrigadas a ir combater nas guerras que destroem ainda mais os países. Estas crianças muitas vezes também não têm direito a uma alimentação e a cuidados simples (por mais simples que sejam).

É por isso que as crianças e os jovens são um dos grupos mais preocupantes a nível das ajudas internacionais, e apesar disso, continuo achar que se este grupo continua a necessitar de ajuda, e também é o grupo que eu gostaria de ajudar pois adoro crianças.

Grupo de trabalho: Contava com o contributo da comissão nacional para a promoção do voluntariado, a OMEP, a paróquia de Silves, o agrupamento de escuteiros 181 de Silves, e com algumas outras instituições que desejassem ajudar.

Iria participar também um grupo de voluntários comigo, e assim criaríamos uma equipa que se dividia pela área da saúde, educação e animação.

Plano de acçãoO grupo estaria disposto pronto para a dar aulas às crianças e aos jovens locais, prestar certos cuidados de saúde e estaria preparado para formações nas mesmas áreas.

Todo este voluntariado seria exercido por meio ano ou um ano, dependendo da disponibilidade de cada um, e nesse mesmo período, a equipa iria para Cabo Verde para exercer a ajuda necessária durante toda a sua presença no local.

Page 3: Projecto  ines costa 9 a

Este trabalho teria de ter algumas fases como o planeamento, depois o reconhecimento, a adaptação, o empenho, a despedida e a avaliação.

Recursos Necessários:Para além de mais 5 pessoas para formar a equipa que iria actuar directamente com as pessoas, seria necessárias mais pessoas para que o projecto tivesse sucesso. É por isso que era preciso o patrocínio de algumas instituições para financiarem monetariamente e outras materialmente, como com alimentos e outros materiais mais temáticos e educativos e seria por isso que contaríamos que outras associações de carácter mais religioso, para também darem um apoio mural e incentivo.

AvaliaçãoToda a avaliação do projecto seria baseada no grau de satisfação que a população local iria apresentar no final do projecto como também pela sua taxa de mortalidade infantil e a sua taxa de alfabetização da população local. Este processo de avaliação seria realizado nas semanas depois da acção do projecto por outra equipa com membros da equipa anterior, mas também de outras organizações de solidariedade a nível mais nacional para que o trabalho final seja bem avaliado.

ContrapartidasPara que o projecto funcione toda a equipa e instituições patrocinadoras precisam de se empenhar ao máximo em todas as etapas, desde da preparação à avaliação e terão de estar preparados para exercer funções em todas as áreas em contacto.

Todos os custos extras terem de ser doados por nós ou então em peditórios antes da fase do reconhecimento, e todas as consequências, sejam estas boas ou más, estarão por nossa «conta», estando na nossa responsabilidade, e das instituições em causa.