programação da semana santa de 2016

9
SEMANA SANTA 2016 PROGRAMAÇÃO

Upload: catequese-sao-judas-tadeu

Post on 27-Jan-2017

211 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programação da Semana Santa de 2016

SEMANA SANTA

2016

PROGRAMAÇÃO

Page 2: Programação da Semana Santa de 2016

* Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino de Deus da vida: justiça para os pobres e marginalizados, participação de todos nos bens e na construção da sociedade; convivência fraterna na partilha; paz no mundo e entre as nações; o diálogo aberto e sincero entre as culturas; enfim, a realização plena do sonho de Deus para este mundo e a certeza da vida nova prenunciada para todos na Ressurreição de Jesus.

20/ 03/ 2016 - DOMINGO DE RAMOS

Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém (cf. NALC, R.31). A Igreja entra no Mistério Pascal, comemorando a Entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, onde se anunciou a sua majestade. Os Cristãos levam ramos em sinal do real triunfo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado.

Domingo Missas: 7h, 8h30, 10h, 15h e 18h - Procissão às 9h

Page 3: Programação da Semana Santa de 2016

21/03/2016 - SEGUNDA FEIRA SANTA07h e 19h - Santa Missa 8h às 18h - Confissões

22/03/2016 - TERÇA FEIRAMissas com a Meditação das Setes Dores de Nossa Senhora07h - Santa Missa 19h - Santa Missa 08h às 18h - Confissões

23/03/2016 - QUARTA FEIRA SANTA07h - Santa Missa 19h - Santa Missa 20h – Missa da Bênção dos Santos óleos, no Santuário Mãe de Deus.

Page 4: Programação da Semana Santa de 2016

TRÍDUO PASCAL 24/03/2016 - QUINTA FEIRA

A glorificação de Deus e a redenção do homem foram realizadas em Cristo, através de seu Mistério Pascal, onde morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando, restaurou a vida. Por este motivo, o Tríduo Pascal é “Tríduo do Crucificado, Sepultado e Ressuscitado”. ( Santo Agostinho )

Page 5: Programação da Semana Santa de 2016

crucis04

Nos recorda a Ceia do Senhor. Quando Ele prediz sua Paixão e Morte e despede-se dos apóstolos na última ceia. Esse dia é considerado como a instituição da Missa e da Eucaristia. Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de Missa do Lava-pés, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e a dizer:“Sede assim uns com os outros”, significando que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor.

24/03/2016 - QUINTA FEIRA SANTA - CEIA DO SENHOR (Início do Sagrado Tríduo Pascal)

19h - Santa Missa da Ceia do Senhor – INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E SACERDÓCIO• Liturgia da Palavra,• Lava-pés e Liturgia Eucarística• Trasladação do Santíssimo Sacramento • Vigília.

Ao final da missa a cerimônia de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Page 6: Programação da Semana Santa de 2016

crucis05

Foi ao lado de Cristo, adormecido na Cruz, que nasceu o admirável Sacramento de toda a Igreja.Neste dia a Igreja recomenda jejum e abstinência de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total com a morte na cruz. Não se celebra missa ou qualquer sacramento e comungam-se as hóstia consagradas na Quinta-feira Santa.A celebração central deste dia é a das 15h em que segundo a tradição, Jesus morreu e que se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É dia de total silêncio e reflexão.

09h - Via Sacra no SANTUARIO15h - Paixão do Senhor, Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz e Comunhão.17h - Procissão do Senhor Morto

25/03/2016 - SEXTA FEIRA SANTA - PAIXÃO DO SENHOR

Page 7: Programação da Semana Santa de 2016

Segundo a tradição, no Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao Sepulcro do Senhor. Não há celebração da Santa Missa, até que, após a Solene Vigília, pois essa noite deve ser comemorada em honra do Senhor, esperando a sua Ressurreição. A igreja se entrega às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinqüenta dias.Celebramos a Vigília Pascal. A vida quer a vida e não a morte. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte.O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge das trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Omega, que querem dizer “Deus é o principio e o fim de tudo”.

19h – Santa Missa da Vigília Pascal, • Liturgia da Palavra • Renovação das Promessas do Batismo• Ressurreição do Senhor

26/03/2016 - SÁBADO SANTO - VIGÍLIA PASCAL

Page 8: Programação da Semana Santa de 2016

Celebrando a Páscoa do Senhor, cantamos a vitória de toda humanidade:“Levais a Boa Nova até os confins da Terra”Páscoa significa passagem. A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males.Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano.A Páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã, sendo assim a festa principal da Igreja.

27/03/2016 - DOMINGO DE PÁSCOA

RESSURREIÇÃO DO SENHOR

07h - Santa Missa8h30 - Santa Missa 10h - Santa Missa15h – Santa Missa18h - Santa Missa

Page 9: Programação da Semana Santa de 2016

Feliz Páscoa

Santuário São Judas Tadeu

Jesus foi muito mais poderoso que a morte, porque Ele ressuscitou e hoje está vivo. As pessoas nascem, crescem e morrem. Mas Jesus foi diferente, Ele morreu, mas ressuscitou, mostrando assim o grande amor de Deus (que mandou Jesus ao mundo para morrer pelos nossos pecados) e Seu poder (ressuscitando Cristo da morte). Jesus, hoje, está vivo e está sempre ao nosso lado, em todos os momentos.