programação da semana

20
Paróquia Santo antônio Jacutinga, 05 março 2021 Venho até você com informações sobre a vida de nossa paróquia e Diocese. Deus pede licença para entrar na vida de você a cada dia. Abra seus ouvidos e seu coração para Ele . Você com Deus na comunidade reunida no domingo, Deus com você durante toda a semana! Com meu abraço, Pe. Olírio Streher, pároco Programação da semana 06 de março Sábado 17 horas Não haverá missa na igreja matriz, devido à bandeira preta para o isolamento social. 07 de março Domingo 9 horas Missa na igreja matriz, transmitida Rádio Jacutinga, sem a presença de povo, apenas a equipe de liturgia e canto e ministros. Atenção! Conforme as circunstâncias da pandemia, a programação abaixo pode ser confirmada ou cancelada na próxima segunda-feira ou terça-feira. Vigorando a bandeira preta, tudo será cancelado. 09 março Terça-feira 8h30 Missa no capitel São Brás 14 horas Missa na comunidade São Sebastião – Linha Sete 19h30 Missa na comunidade Santo Antônio – Linha Barrinha 10 março Quarta-feira 14 horas Missa na comunidade São Carlos – Bela Esperança 19h30 Missa na comunidade Santa Teresinha – Barão Hirsch 11 março Quinta-feira 14 horas Missa na comunidade Santa Bárbara 19h30 Missa na comunidade Santo Antônio – Souto Neto 12 março Sexta-feira 14-19h30 Exposição do Santíssimo, orações, cantos, atendimento a confissões, via-sacra..., na igreja matriz. 13 março Sábado 17 horas Missa na igreja matriz. 19 horas Missa em Ponte Preta 14 março Domingo 9 horas Missa na igreja matriz.

Upload: others

Post on 10-Jan-2022

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programação da semana

Paróquia Santo antônio

Jacutinga, 05 março 2021

Venho até você com informações sobre a vida de nossa paróquia e Diocese.

Deus pede licença para entrar na vida de você a cada dia. Abra seus ouvidos e seu coração para Ele .

Você com Deus na comunidade reunida no domingo, Deus com você durante toda a semana!

Com meu abraço, Pe. Olírio Streher, pároco

Programação da semana

06 de março

Sábado

17 horas Não haverá missa na igreja matriz, devido à bandeira preta para o isolamento social.

07 de março

Domingo

9 horas Missa na igreja matriz, transmitida Rádio Jacutinga, sem a presença de povo, apenas a equipe de liturgia e canto e ministros.

Atenção! Conforme as circunstâncias da pandemia, a programação abaixo pode ser confirmada ou

cancelada na próxima segunda-feira ou terça-feira. Vigorando a bandeira preta, tudo será cancelado.

09 março

Terça-feira

8h30 Missa no capitel São Brás 14 horas Missa na comunidade São Sebastião – Linha Sete 19h30 Missa na comunidade Santo Antônio – Linha Barrinha

10 março

Quarta-feira 14 horas Missa na comunidade São Carlos – Bela Esperança 19h30 Missa na comunidade Santa Teresinha – Barão Hirsch

11 março

Quinta-feira 14 horas Missa na comunidade Santa Bárbara 19h30 Missa na comunidade Santo Antônio – Souto Neto

12 março Sexta-feira 14-19h30 Exposição do Santíssimo, orações, cantos, atendimento a confissões, via-sacra..., na igreja matriz.

13 março

Sábado 17 horas Missa na igreja matriz. 19 horas Missa em Ponte Preta

14 março Domingo 9 horas Missa na igreja matriz.

Page 2: Programação da semana

Paróquia Santo Antônio - Jacutinga – RS

Visitas às comunidades Fevereiro e Março 2021

Observação: Vai depender das circunstâncias da pandemia a realização ou cancelamento da

programação acima.

Dia do mês Dia/Semana Horas Comunidade

23 fevereiro

Terça-feira 14 horas Missa na comunidade de Rio Padre 19h30 Missa na comunidade Santo Antônio de Linha Cinco

3 de março Quarta-feira 14 horas Missa na comunidade São Luís 19h30 Missa na comunidade N. Sra dos Navegantes – Ponte Preta

4 de março Quinta-feira 14 horas Missa na comunidade Nossa Senhora do Rosário 19h30 Missa na comunidade N. Sra. Consoladora – Linha Farroupilha

5março Sexta-feira 19 horas Missa do Apostolado da Oração na igreja matriz.

09 março

Terça-feira 8h30 Missa no capitel São Brás

14 horas Missa na comunidade São Sebastião – Linha Sete 19h30 Missa na comunidade Santo Antônio – Linha Barrinha

10 março

Quarta-feira 14 horas Missa na comunidade São Carlos – Bela Esperança 19h30 Missa na comunidade Santa Teresinha – Barão Hirsch

11 março

Quinta-feira 14 horas Missa na comunidade Santa Bárbara 19h30 Missa na comunidade Santo Antônio – Souto Neto

13 março Sábado 17 horas Missa na igreja matriz 19 horas Missa na comunidade N. Sra dos Navegantes – Ponte Preta

17 março

Quarta-feira 14 horas Missa na comunidade São Paulo – Bela Vista 19h30 Missa na comunidade N. Sra da Saúde – Linha Paris

18março Quinta-feira 19h30 Missa na comunidade Nossa Sra. de Fátima – Engenho Grande

27 março

Sábado 17 horas Missa na igreja matriz 19 horas Missa na comunidade N. Sra dos Navegantes – Ponte Preta

Page 3: Programação da semana

Bispo e padres da Diocese de Erexim realizam reunião de forma virtual

Em vista dos atuais protocolos sanitários de prevenção à pandemia Covid-19 que restringem quase todos os encontros e atividades similares de grupos de forma presencial, Dom Adimir e os padres da Diocese de Erexim, no seu ano jubilar de ouro, realizaram reunião virtual nesta terça-feira, 02 de março.

Depois da oração inicial, animada pelos padres Olírio Streher e Cleocir Bonetti, o Bispo conduziu reflexão sobre a Eucaristia na vida do padre a partir de texto de São João Paulo II.

Page 4: Programação da semana

Conforme a pauta da reunião, passaram a ser tratados alguns assuntos e apresentadas algumas comunicações.

Dom Adimir comunicou que o Pe. Agostinho Dors, Pároco da Paróquia São Pedro, já assumiu a função de Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora em substituição ao Pe. Maicon Malacarne, que se prepara para um período de estudos em Roma a partir de agosto, mas que, por enquanto, continuará como Pároco da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista em Erechim e na assessoria à Diocese. Informou também que o Pe. Severino Orso, da Diocese de Coxim, MS, que desde o ano passado residia em Paulo Bento, onde nasceu e tem familiares e ajuda ao Pároco de lá, foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São Cristóvão de Erechim, tendo já assumido a função. Referiu ainda que o Pe. Nelcir Luiz Nazzari, da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, com permissão dos superiores para permanecer um tempo na Diocese a fim de estar mais perto da mãe idosa e adoentada, assumiu a função de Vigário Paroquial da Paróquia Santa Teresinha em Estação.

Pe. Dirceu Dalla Rosa, Pároco em Estação e assessor do Setor de Animação Bíblico-catequética, observou que a pandemia alterou o percurso da catequese. O Setor enviou orientações para o ano passado e para este ano. Ressaltou a importância de serem observadas em vista de maior unidade na Diocese. Entre as indicações uma é que não haja crismas e primeiras eucaristias no período quaresmal, mas de preferência no tempo pascal. Outra é a de garantir alternativas para a formação dos pais dos catequizandos. Solicitou conferir com as coordenadoras paroquiais as datas de suas reuniões, previstas para serem em grupos menores.

Pe. José Carlos Sala comentou a publicação do novo livro de cantos da Diocese já entregue às Paróquias conforme sua encomenda e à disposição na Livraria Pastoral. Foi organizado a partir do Hinário da CNBB, da caminhada litúrgica do Regional Sul 3 da mesma e da Diocese. Tem um formato diferente do anterior, com os cantos elencados conforme os tempos litúrgicos e com música para as partes do ordinário da missa. Além do texto dos cantos, há o livro das cifras e das partituras em cinco volumes. Ressaltou o trabalho da equipe e falou da possibilidade da produção de áudios dos cantos.

Pe. Clair Favreto, Reitor do Seminário Maior São José em Passo Fundo e Professor no Instituto de Teologia e Pastoral, lembrou que no ano passado o mesmo realizou 4 cursos de forma virtual de

Page 5: Programação da semana

curta duração. Para este ano estão programados dois cursos da mesma forma com duração mais extensa, de uma hora e meia por semana. Um, com 30 encontros, sobre Iniciação à Vida Cristã, tendo como pano de fundo a passagem do Evangelho dos discípulos de Emaús. Outro, sobre a temática feminina, “As mulheres na Bíblia”, de 15 aulas. Interessados encontram mais informações e forma de participação no site da Itepa Faculdades. Pe. Clair e Dom Adimir recomendaram aos padres especial empenho na divulgação dos cursos e na motivação para pessoas participarem deles.

Pe. Clair informou também que, no Seminário Diocesano São José há 5 seminaristas da Diocese de Erexim, 4 na filosofia e 1 na teologia. Residem também no mesmo Seminário 9 seminaristas da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, Paraná.

Pe. Lucas Stein, coordenador do serviço de animação vocacional e do Lar Sacerdotal a partir deste ano, ressaltou a importância de todos trabalharem pelo fortalecimento da cultura e do dinamismo vocacional na Diocese, com participação especial dos ministros e ministras leigos e leigas. Sobre o Lar Sacerdotal, informou que continua com 4 padres residentes. Pe. Bonetti acrescentou a informação de que foi concluído o processo de o mesmo ter personalidade jurídica, com CNPJ próprio, o que facilita possíveis doações de pessoas e entidades. Informou também que estão sendo estudadas formas de manutenção do Lar.

O ecônomo da Diocese, Ildo Benincá, apresentou relatório financeiro do ano passado da Diocese como um todo, da Cúria Diocesana, do Setor Vocacional, dos Seminários, do Secretariado de Pastoral, da Cáritas Diocesana, com o respectivo orçamento para o ano em curso. Prestou informações sobre medicina e segurança do trabalho, côngrua dos padres e salário de funcionários e declaração de imposto de renda. Dom Adimir propôs que, para a manutenção do Seminário São José, as Áreas Pastorais façam uma coleta de alimentos ao longo do ano, indicando um mês específico para cada uma. Para a Área de Jacutinga foi indicado o mês de julho.

Page 6: Programação da semana

Via-Sacra, caminho de fidelidade do amor de Jesus

É tradicional, em todas as comunidades, durante a quaresma, realizar a via-sacra, espiritualidade que contempla a fidelidade do amor de Jesus no caminho da cruz. Neste ano, há de novo um folheto especial com roteiro da via-sacra relacionado com o tema da Campanha da Fraternidade. Cada comunidade dispõe de diversos exemplares deste roteiro. Cada comunidade procure estabelecer o melhor horário que facilite à participação de todos. Na igreja matriz a via-sacra acontece sempre nas sextas-feiras, às 19h. Percorrendo as estações da via-sacra, contemplamos o amor de

Cristo, fiel até o fim. Porém, hoje, 05 de março, devido à bandeira preta, a via-sacra está cancelada.

Via-Sacra 2021

Todas as comunidades já receberam os folhetos da Via-Sacra. Ela foi elaborada dentro da espiritualidade da Quaresma, com a Campanha da Fraternidade Ecumênica sobre a Fraternidade e o Diálogo: compromisso de amor, com o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, Ele fez uma unidade”. Foram também distribuídos os folhetos dos Encontros Quaresmais “Construir pontes que nos

unem e não muros que nos separam”. A Campanha da Fraternidade propõe o diálogo como compromisso de amor, a melhor forma de criar unidade na família, na comunidade e na sociedade. Quem ama, dialoga!

Page 7: Programação da semana

Eis, mais uma vez, a Quaresma, tempo frutuoso de encontro com Deus e com os irmãos! A exemplo do episódio dos discípulos a caminho de Emaús, Jesus caminha conosco, acendendo dentro de nós a luz de uma renovada esperança para a superação das dificuldades que enfrentamos cada dia, também as decorrentes da pandemia Covid-19. Partilhando sua Palavra, pelo diálogo, e pela partilha do pão, Jesus vai aquecendo nosso coração e recuperando um novo sentido para a nossa vida, fazendo com que corramos ao encontro dos outros, levando-lhes a experiência vivida.

Num mundo marcado por intolerâncias, desigualdades, divisões..., somos convidados a nos refugiar em Cristo, que é a nossa paz. Ele nos anima a prosseguir pelo caminho do diálogo e da unidade na diversidade. Fortalecidos pela Campanha da Fraternidade, empenhemo-nos em construir pontes que nos unem e não muros que nos separam. Assim, afirmamos que a fraternidade e o diálogo são compromissos de amor, porque Cristo fez uma unidade daquilo que era dividido. Para ajudar as famílias fazer a preparação para a Páscoa será oferecido a cada uma um folheto com roteiro de oração e reflexão. Se, por causa da pandemia, não for possível fazer os encontros por grupos, façam-se na própria família. Uma leitura pessoal do folheto já é também proveitosa. Além da oração inicial e final, o roteiro apresenta dois temas de reflexão: 1. Fraternidade e diálogo: compromisso de amor; 2. Cristo é a nossa paz: pontes nos unem, muros nos separam.

Page 8: Programação da semana

Estas práticas contribuem para a fraternidade e a paz.

Page 9: Programação da semana

Número de padres diocesanos positivados chega a 1,3 mil no Brasil; doença já vitimou 65

A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou na terça-feira passada, 2 de março, o número de padres diocesanos do Brasil acometidos pela Covid-19. O levantamento, realizado em fevereiro, traz a confirmação de 1.390 positivados e 65 mortes, totalizando 1.455 casos da doença. Os dados, apresentados pela Comissão Nacional dos Presbíteros, foram consolidados com base em consultas aos regionais da CNBB. Conforme o balanço, o regional Sul 1 da CNBB que compreende o Estado de São Paulo, é o que mais contabiliza infecções de padres por Covid-19 (168). Com relação ao número de mortes, o regional Leste 1, que corresponde ao Estado do Rio de Janeiro, e o regional Norte 2, que compreende os Estados do Pará e Amapá, são os que mais contabilizam óbitos, ambos com 12 cada. Em segundo lugar, por número de infecções, o regional Centro-Oeste que abrange o Goiás e o Distrito Federal registra 136 casos positivados. Já com relação ao número de mortes, o Sul 1 também fica em segundo lugar com o número de 7 óbitos. Ocupando o terceiro lugar, por número de infecções, está o Nordeste 2, que abrange os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pernambuco (130). Levando em consideração o número de óbitos, em terceiro lugar, estão os regionais Norte 1 (Amazonas e Roraima), Nordeste 2, e Leste 2, ambos com 5 óbitos cada. No episcopado brasileiro, a Covid-19 também tem feito vítimas. Desde o início da pandemia no país, três bispos já tiveram o óbito confirmado pela doença: o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Oscar Scheid, que faleceu no dia 13 de janeiro; dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares (PE) faleceu em 18 de julho, aos 57 anos de idade; e Dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba, falecido em abril, aos 70 anos de idade. Conforme o relatório, os números do Regional Sul 3, que corresponde ao Rio Grande do Sul: positivos: 93; óbitos: 02. Diocese de Erexim: positivos: 09; óbitos: 0

Page 10: Programação da semana

Sacramento da reconciliação é tema de oração do Papa em março

Por meio da confissão, homens e mulheres passam “da miséria à misericórdia”

Sacramento da reconciliação. Este é o tema da intenção de oração do Papa Francisco para o mês de março. Em vídeo, o Santo Padre destaca que a alegria da confissão está no encontro de amor e misericórdia entre Deus e Seus filhos. A mensagem deste mês é de esperança. Ela convida a uma redescoberta da força por meio da renovação pessoal que o sacramento da confissão tem. Afirmações, frases importantes do Papa Francisco relacionadas ao Sacramento da Reconciliação: - “Rezemos para que vivamos o sacramento da Reconciliação com renovada profundidade. Para

saborear o perdão e a infinita misericórdia de Deus”.

- O ato de confessar é para a cura pessoal e da alma.

- Jesus espera, ouve e perdoa.

- “No coração de Deus, nós estamos antes dos nossos erros”. Francisco destaca mais uma vez a força que o amor de Deus tem em homens e mulheres.

- Receber o sacramento da reconciliação não significa estar diante de um juiz. Mas ir a um encontro de amor diante de um Pai que recebe e sempre perdoa.

- “O centro da confissão não são os pecados que contamos, mas o amor divino que recebemos e que sempre precisamos”. E esse amor vem antes de tudo, antes dos erros, das regras, dos julgamentos e das quedas.

- “Rezemos para que Deus dê à sua Igreja padres misericordiosos, e não torturadores”.

- Os sacerdotes sejam como Jesus, cheios de compaixão e pacientes, sejam testemunhas da ternura paterna”, “prudentes no discernimento” e “generosos para conceder o perdão de Deus”.

- O coração do sacerdote esteja perto do Coração de Jesus, e isso é uma graça”.

- Deus nunca se cansa de perdoar; nós é que cansamos de pedir perdão.

Page 11: Programação da semana

Arquidioceses e dioceses no Brasil suspenderam novamente missas com a presença dos fieis

O Brasil começa o terceiro mês de 2021 registrando novos recordes de mortes e novos casos diários de coronavírus em diversas cidades do país. No dia 03 de março, foram registrados 1910 mortos em 24 horas. Com isso, vários Estados enfrentam ao mesmo tempo o colapso em seus sistemas de saúde com UTIs lotadas e fila em hospitais.

Com esta nova onda de contágios de Covid-19 e o aumento das hospitalizações, diversos estados entraram em “lockdown” para conter o avanço da doença e descolapsar os sistemas de saúde. Em função disso, diversas arquidioceses e dioceses tiveram de fechar as Igrejas suspendendo as missas presenciais e passando a transmiti-las pelas redes sociais até que a situação esteja controlada.

Dados do Ministério da Saúde, divulgados no domingo, 28 de agosto, apontam que o país registrou 721 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 254.942 óbitos desde o começo da pandemia. Já os novos casos confirmados somam 34.027, nas últimas 24 horas, totalizando 10.551,259 brasileiros infectados. Já no dia 04 de março, 5ª-feira, o número de mortos no Brasil já ultrapassa os 260 mil.

Na região Sul do país, embora o governo permita 10% da lotação nas missas, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, orientou todo o clero para que realizem as missas sem a presença de fieis. A decisão será mantida enquanto durar a bandeira preta no estado.

Page 12: Programação da semana

Mensagem do Bispo Diocesano

A Lei de Deus

e o Caminho para a Páscoa

Caros irmãos e irmãs, estamos celebrando o 3º Domingo da Quaresma neste caminho de preparação para a Páscoa. Já vimos que Jesus depois de ser batizado foi para o deserto, onde passou 40 dias e ali foi tentado por satanás. Celebramos sua transfiguração e hoje queremos olhar para outra realidade da vida de Jesus, mas dentro do mesmo caminhar, ou seja, se Ele foi ao deserto e com a força do Espírito, venceu as tentações e depois mostrou aos seus discípulos o fim, a sua glória na transfiguração, hoje ele volta o olhar à realidade que o cerca no Templo de Jerusalém e nos convida a preparar o coração como Templo do Senhor, morada de Deus. A primeira leitura lembra o Decálogo, a Lei de Moisés que conhecemos como os 10 Mandamentos e com clareza nos alerta para aquilo que causa escravidão, nos distancia de Deus e também dos irmãos e irmãs. Catequeticamente podemos nos perguntar: Quem é que se lembra de quais são os 10 Mandamentos da Lei de Deus? Somos cristãos e deveríamos saber, pois eles são para serem vivenciados. Os Mandamentos são orientações para nossa vida, não são proibições, como às vezes interpretamos. Que bom que eles nos colocam limites para garantir o que de melhor nós podemos fazer. Quando os entendemos não como uma proibição, mas como uma segurança naquilo que devemos viver, os valorizamos um pouco mais. Eles nos colocam diante do perigo de algumas coisas que não fazem parte do projeto de Deus. Colocam-nos na relação com Deus e com os irmãos. Eles são para isso, para termos um olhar voltado para Deus – “Amar a Deus sobre todas as coisas; guardar o domingo como Dia do Senhor; não usar o nome de Deus em vão.” A leitura começa dizendo: “Eu sou o seu Deus que te tirou do Egito”. Assim os Mandamentos servem para garantir a nossa liberdade, como o foram para o povo hebreu, e não para nos oprimir. Não vêm impedir o que é importante para nós, mas garantir nossa liberdade diante de Deus e diante dos outros. Estes “dez não” que ouvimos nos Mandamentos são para garantir todos os “sim” que podemos dar, em número bem maior, com a liberdade de nossa vida. Perguntemo-nos então: se não amo a Deus, que sentido tem a minha vida cristã? Se não respeito Deus como o Senhor da vida, o que estou fazendo aqui? Na segunda leitura São Paulo anuncia Cristo crucificado, “escândalo para os judeus, mas salvação para os que Nele creem”. Um convite para contemplar Cristo crucificado pela nossa salvação. Contemplar a cruz não como sofrimento, mas como graça e amor. O Evangelho ajuda retomar o caminho quaresmal e vencer a tentação de negarmos a Lei de Deus por uma prática distante de seu projeto, vencendo também a tentação de não perceber o valor da cruz. Mais ainda, Jesus mostra que somos importantes e que Deus habita em nós. O texto narra que quando Jesus chega ao Templo e vê o comércio, vê que aquele espaço está longe de ser um ambiente de Deus, pois está tomado pela enganação, pelas falsidades, pela exploração, pela falta de amor, que são situações contrárias à proposta de Deus, faz um chicote para expulsar a todos. Jesus é radical, é firme para ressaltar a falta de respeito com o lugar de Deus. Isto ajuda-nos a compreender que a quaresma não deve ser uma preocupação externa, superficial de nossa vida, mas é algo profundamente interior, porque o Templo de Deus é o nosso coração. Se as tentações passam pela nossa cabeça e se somos chamados a contemplar o Cristo glorioso na Transfiguração, é preciso trabalharmos o nosso interior. Só com Deus é possível contemplar a visão futura, a visão da glória, da ressurreição. Mas isto exige tirar do coração as falsidades; tirar do coração a exploração; tirar do coração a falta de amor a Deus; tirar do coração a falta de amor para com o próximo que nos impede uma vivência fraterna. Só assim, nos tornamos templos de Deus, capazes de alcançar a vida eterna. Desta forma, acolhendo a Palavra de Deus com a disposição de sincera conversão, vivendo os seus Mandamentos, nesta jornada para a Páscoa, com o salmista, digamos: “Senhor, tu tens palavras de vida eterna”! Amém!

+ Dom Adimir Antonio Mazali Bispo Diocesano de Erexim

Page 13: Programação da semana

Informativo Diocesano Ano 25 - nº. 1.293 – 28 fevereiro de 2021

Visita do bispo a Paróquias Dom Adimir está fazendo uma visita à secretaria de cada Paróquia, sem encontro com grupos ou celebração de missa, para conferir e dar seu visto aos diversos livros de documentação dos sacramentos e de contabilidade. Por isso, manterá as duas previstas para esta semana: quarta-feira, Sagrado Coração de Jesus, Paulo Bento, e sexta-feira, Catedral São José. A visita para a secretaria da paróquia de Jacutinga está

prevista para o dia 16 de julho, às 8h30.

“24 horas para o Senhor” e jubileu da misericórdia Em 2014 Papa Francisco instituiu tempo especial de preparação à Páscoa, da sexta-feira ao

sábado antes do 4º domingo de quaresma, com igrejas abertas e atendimento de confissões, denominado “24 horas para o Senhor”. Neste ano transcorre nesta semana. Dentro do ano jubilar de ouro de nossa Diocese, sábado será o “jubileu da misericórdia”. Será também o dia mariano e vocacional no Santuário N. Sra. de Fátima, com oração da manhã às 7h, oração do Anjo do Senhor às 11h50, terço e missa em horários próprios do jubileu da misericórdia. As diversas celebrações seguirão os protocolos sanitários da bandeira de distanciamento em vigor em nosso Estado.

Bispo e padres da Diocese de Erexim realizam reunião de forma virtual Em vista dos atuais protocolos sanitários de prevenção à pandemia Covid-19 que restringem

quase todos os encontros e atividades similares de grupos de forma presencial, Dom Adimir e os padres da Diocese de Erexim, no seu ano jubilar de ouro, realizaram reunião virtual terça-feira, 02 de março. Depois da oração inicial, animada pelos padres Olírio Streher e Cleocir Bonetti, o Bispo conduziu reflexão sobre a Eucaristia na vida do padre a partir de texto de São João Paulo II. Conforme a pauta da reunião, foram tratados os seguintes assuntos e apresentadas algumas comunicações.

Novo Coordenador da Ação Evangelizadora e novos padres na Diocese Dom Adimir comunicou que o Pe. Agostinho Dors, Pároco da Paróquia São Pedro, já assumiu a

função de Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora em substituição ao Pe. Maicon Malacarne, que se prepara para um período de estudos em Roma a partir de agosto, mas que, por enquanto, continuará como Pároco da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista em Erechim e na assessoria à Diocese. Informou também que o Pe. Severino Orso, da Diocese de Coxim, MS, que desde o ano passado reside em Paulo Bento, onde nasceu e tem familiares e ajudava na Paróquia de lá, foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São Cristóvão de Erechim, tendo já assumido a função. Referiu ainda que o Pe. Nelcir Luiz Nazzari, da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, com permissão dos superiores para permanecer um tempo na Diocese a fim de estar mais perto da mãe idosa e adoentada, assumiu a função de Vigário Paroquial da Paróquia Santa Teresinha em Estação.

Orientações para a catequese neste ano Pe. Dirceu Dalla Rosa, Pároco em Estação e assessor do Setor de Animação Bíblico-catequética,

observou que a pandemia alterou o percurso da catequese. O Setor enviou orientações para o ano passado e para este ano. Ressaltou a importância de serem observadas em vista de maior unidade na Diocese. Entre as indicações uma é que não haja crismas e primeiras eucaristias no período quaresmal, mas de preferência no tempo pascal. Outra é a de garantir alternativas para a formação dos pais dos catequizandos. Solicitou conferir com as coordenadoras paroquiais as datas de suas reuniões, previstas para serem em grupos menores.

Novo Hinário da Diocese

Page 14: Programação da semana

Pe. José Carlos Sala comentou a publicação do novo livro de cantos da Diocese já entregue às Paróquias conforme sua encomenda e à disposição na Livraria Pastoral. Foi organizado a partir do Hinário da CNBB, da caminhada litúrgica do Regional Sul 3 da mesma e da Diocese. Tem um formato diferente do anterior, com os cantos elencados conforme os tempos litúrgicos e com música para as partes do ordinário da missa. Além do texto dos cantos, há o livro das cifras e o das partituras em cinco volumes. Falou da possibilidade da produção de áudios dos cantos.

Cursos virtuais da Itepa Faculdades Pe. Clair Favreto, Reitor do Seminário Maior São José em Passo Fundo e Professor no Instituto de

Teologia e Pastoral, lembrou que no ano passado o mesmo realizou 4 cursos de forma virtual de curta duração. Para este ano estão programados dois cursos da mesma forma com duração mais extensa, de uma hora e meia por semana. Um, com 30 encontros, sobre Iniciação à Vida Cristã, tendo como pano de fundo a passagem do Evangelho dos discípulos de Emaús. Outro, sobre a temática feminina, “As mulheres na Bíblia”, de 15 aulas. Interessados encontram mais informações e forma de participação no site da Itepa Faculdades. Per. Clair e Dom Adimir recomendaram aos padres especial empenho na divulgação dos cursos e na motivação para pessoas participarem deles.

Promoção vocacional e Lar Sacerdotal Pe. Lucas Stein, coordenador do serviço de animação vocacional e do Lar Sacerdotal a partir deste

ano, ressaltou a importância de todos trabalharem pelo fortalecimento da cultura e do dinamismo vocacional na Diocese, com participação especial dos ministros e ministras leigos e leigas. Sobre o Lar Sacerdotal, informou que continua com 4 padres residentes. Pe. Bonetti acrescentou a informação de que foi concluído o processo de o mesmo ter personalidade jurídica, com CNPJ próprio, o que facilita possíveis doações de pessoas e entidades. Informou também que estão sendo estudadas formas de manutenção do Lar.

Aspectos econômicos e administrativos O ecônomo da Diocese, Ildo Benincá, apresentou relatório financeiro do ano passado da Diocese

como um todo, da Cúria Diocesana, do Setor Vocacional, dos Seminários, do Secretariado de Pastoral, da Cáritas Diocesana, com o respectivo orçamento para o ano em curso. Prestou informações sobre medicina e segurança do trabalho, declaração de imposto de renda e côngrua dos padres e salário de funcionários. Dom Adimir propôs que, para a manutenção do Seminário São José, as Áreas Pastorais façam uma coleta de alimentos ao longo do ano, indicando um mês específico para cada uma.

Padres e Bispos infectados e falecidos pela Covid-19 A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

(CNBB), divulgou terça-feira, 2 de março, o número de padres diocesanos do Brasil acometidos pela Covid-19. O levantamento, realizado em fevereiro, traz a confirmação de 1.390 positivados e 65 mortes, totalizando 1.455 casos da doença. Os dados foram consolidados com base em consultas aos Regionais da CNBB. Conforme o levantamento, o Regional Sul 1 da CNBB que compreende o Estado de São Paulo, é o que mais contabiliza infecções de padres por Covid-19, 168. Com relação ao número de mortes, o Regional Leste 1, que corresponde ao Estado do Rio de Janeiro, e o Regional Norte 2, que compreende os Estados do Pará e Amapá, são os que mais contabilizam óbitos, ambos com 12 cada. Em segundo lugar, por número de infecções, o Regional Centro-Oeste que abrange o Goiás e o Distrito Federal registra 136 casos positivados. Já com relação ao número de mortes, o Sul 1 também fica em segundo lugar com o número de 7 óbitos. No Regional Sul 3, Rio Grande do Sul, contabiliza 4 bispos positivados e já recuperados e 93 padres diocesanos positivados pela doença, 9 deles da Diocese de Erexim, e 2 óbitos, na diocese de Bagé, Pe. Olindo Carlini, e na Arquidiocese de Passo Fundo, Pe. Ivo Barth. No episcopado brasileiro, a Covid-19 também tem feito vítimas. Desde o início da pandemia no país, três bispos já tiveram o óbito confirmado pela doença: o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Oscar Scheid, Dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares (PE) e Dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba.

Page 15: Programação da semana

Comissão para a Juventude disponibiliza subsídio para a Jornada Diocesana da Juventude deste ano

Já está disponível na internet o subsídio de preparação para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) 2021. Todos os jovens são convidados a conhecer e estudar este material. Eles são convidados a refletir sobre a necessidade de se levantar, testemunhar e anunciar Cristo que é amor, partilha, esperança e ressurreição. Tradicionalmente, a Jornada Diocesana da Juventude é celebrada no Domingo de Ramos ou no Tempo Pascal conforme organização das dioceses. Em 2020, o Papa Francisco transferiu a data para a Solenidade de Cristo Rei do Universo, em novembro. No Brasil, contudo, esta edição ainda será celebrada ela será como nos anos anteriores. Ela é o rosto da Igreja Jovem, e deve ser preparada pela força viva da Juventude em cada Diocese. Mais informações sobre as Jornadas Diocesanas de Juventude podem ser obtidas no site especial jovens conectados.

Fundo Nacional de Solidariedade destina recursos para Acre e Amazonas O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destinou a

doação de 141 mil reais para os Regionais Noroeste e Norte 1 da CNBB para auxiliar no enfretamento da pandemia e das consequências das enchentes e da crise migratória no Acre, norte do Amazonas e Roraima. O Fundo Nacional de Solidariedade é constituído por doações diversas, principalmente da coleta da Campanha da Fraternidade e da agência alemã Adveniat. Nos últimos dias, a CNBB, em seu site, publicou diversos projetos de promoção humana e assistência social financiados pelos recursos do Fundo em todo o Brasil, comprovando para todos, especialmente para quem questiona a coleta da Campanha da Fraternidade a lisura e transparência de sua aplicação.

Uma árvore que tomba

faz muito mais barulho

do que toda uma floresta em pé,

crescendo dia a dia.

Um avião que cai ocupa mais espaço nos noticiários

do que centenas que continuam voando e chegam ao aeroporto.

Page 16: Programação da semana

21 fevereiro 2021

Recado da Palavra de Deus

3º Domingo da Quaresma –Ano B

No Evangelho deste 3º Domingo da Quaresma, vamos ouvir que, chegando ao final da sua atividade na Galiléia, onde começara a sua missão, Jesus vai para Jerusalém. Nesta ocasião, ele visita o templo e fica escandalizado com a decadência da religião. Ele se revolta contra o comércio que encontra no templo de Jerusalém. O templo deve ser lugar da comunidade, lugar do encontro com Deus e não de comércio explorador. Os pobres não podem ser explorados. Outro recado importante: a vida da pessoa humana é morada de Deus, é templo de Deus. Profanar a vida de uma pessoa é profanar o templo, a morada de Deus. E a campanha da fraternidade nos lembra que a Igreja tem a grande missão de lembrar a toda sociedade que a pessoa humana é templo sagrado e que, muitas vezes, é profanado pela violência, intolerância, falta de diálogo que provoca divisão, pelo ódio que destrói a paz. O culto sagrado a Deus deve supor o respeito à pessoa humana. Só assim o nosso culto será agradável a Deus. Há uma música cantada durante a comunhão eucarística na quaresma do Ano B, na quarta estrofe, Deus diz a cada um de nós: “A minha casa é lar que acolhe, é doce abrigo, / mas a morada que prefiro é o coração. / Me alegra o culto que me prestas, como amigo, / me alegra mais te ver cuidar do teu irmão”. Amigos, se Deus considera a pessoa como templo vivo, vamos ajudar a sociedade atual a rever a sua postura e considere a pessoa humana portadora de respeito e dignidade. Por isso, a Igreja faz ressoar em todos os cantos da terra este mandamento de Deus: “Não matarás!”

Page 17: Programação da semana

Papa aos iraquianos: “sou peregrino penitente, de paz e de esperança"

Antes da sua Viagem Apostólica ao Iraque, o Santo Padre enviou uma especial mensagem ao povo iraquiano, apresentando-se como peregrino penitente, de paz e de esperança.

“Desejo muito encontrar todos vocês, ver seus rostos e visitar sua terra, antigo e extraordinário berço da civilização. Venho como peregrino, como peregrino penitente, para implorar perdão e reconciliação do Senhor depois de anos de guerra e terrorismo, para pedir a Deus consolo para os corações e cura para as feridas. E venho até vocês como peregrino de paz, para repetir: "Sois todos irmãos" (Mt 23,8). Sim, venho como peregrino da paz em busca de fraternidade, animado pelo desejo de rezar juntos e caminhar juntos, também com irmãos e irmãs de outras tradições religiosas, unidos pelo pai Abraão, que reúne em uma só família muçulmanos, judeus e cristãos”.

“Gostaria de lhes trazer a carícia afetuosa de toda a Igreja, que está próxima de vocês e ao mortificado Oriente Médio e os encoraja a seguir em frente. Não permitamos que prevaleçam os terríveis sofrimentos que vocês sofreram e que tanto me afligem. Não desistamos diante da propagação do mal: as antigas fontes de sabedoria de suas terras nos guiam para outro lugar, para fazer como Abraão que, embora tenha deixado tudo, nunca perdeu a esperança (cf. Rm 4,18); e, confiando em Deus, deu vida a uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu. Caros irmãos e irmãs, vamos olhar para as estrelas. Ali está a nossa promessa”.

"Agora venho à sua terra abençoada e ferida como peregrino de esperança. Da sua terra, Nínive, ressoou a profecia de Jonas, que impediu a destruição e trouxe uma nova esperança, a esperança de Deus”.

“Deixemo-nos contagiar por esta esperança, que nos encoraja a reconstruir e a recomeçar". "Irmãos e irmãs de todas as tradições religiosas. Desta terra, há milênios, Abraão começou a sua viagem. Hoje cabe a nós continuá-la, com o mesmo espírito, caminhando juntos pelos caminhos da paz! Por esta razão, invoco sobre vocês toda a paz e a bênção do Altíssimo. E peço a todos vocês que façam o mesmo que Abraão: caminhem com esperança e nunca deixem de olhar para as estrelas. E peço a todos vocês, por favor, me acompanhem com a oração. Shukran! [Obrigado!]

Page 18: Programação da semana

Rezar uns pelos outros

Dízimo depende da generosidade do coração

O dízimo é uma das formas de gratidão da família por tudo o que ela recebe de Deus, Ele que nos enriquece de tantos dons. É também uma forma da participação da família da vida da Igreja nos três níveis: comunidade, paróquia e diocese. A dízimo é uma forma de expressar a alegria que a família sente por pertencer à Igreja, ou melhor, por ser Igreja. Para quem tem um coração agradecido e generoso, o dízimo não é problema, não é um peso; mas, uma alegria. E essa alegria deve ser de todos: dos que trabalham na cidade ou na roça, do aposentado

ou aposentada, das lideranças e dos agentes da comunidade, também do padre, que dá, mensalmente, com alegria, o seu dízimo à comunidade.

Page 19: Programação da semana

Almoço na casa da amiga

Fui almoçar ontem na casa de uma amiga. Quando terminamos de almoçar, ela me disse: - Fiz o almoço, agora a louça é sua. Peguei a louça, coloquei tudo em um saco plástico e fui embora. Agora, a mulher está aqui na frente de casa com a polícia querendo a louça de volta...

Vai entender esse povo: dá e depois toma de volta.

Paróquia Santo Antônio de Jacutinga

Informativo Paroquial por e-mail

As pessoas que desejarem receber em sua casa, por e-mail, o Informativo Paroquial “”, forneçam seu e-mail, o endereço eletrônico, na secretaria paroquial. Pode-se também

deixar escrito num papel o nome da pessoa ou entidade e respectivo endereço eletrônico e entregar na secretaria ou na igreja matriz nas missas de sábado e domingo. Nome: __________________________________________________ E-mail: _________________________________________________ E mandar para: [email protected]

Põe esmola nisso! Joãozinho entra em casa correndo: - Mãe, mãe, me dá um real pra eu dar pro tio ali na rua! Orgulhosa, ela dá o dinheirinho ao filho e pergunta: - Pra qual tio você vai dar o dinheiro, meu anjo? - Pra aquele ali que está gritando “Olha a pipoca quentinha!”

Page 20: Programação da semana

Amigo! Amiga! Participe da celebração litúrgica dominical,

pois, você com Deus na comunidade reunida no domingo,

Deus com você durante toda a semana!

Em nome da paróquia Santo Antônio de Jacutinga,

desejo a todos e a todas

um ótimo domingo e uma feliz semana.

Abraços

Pe. Olírio Luís Streher - pároco Paróquia Santo Antônio

(54)3368-1168 E-mail: [email protected]