programação biblioteca abril

6
PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA SAPOPEMBA ABRIL 2016 – VIDA CAIPIRA: INEZITA BARROSO Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Doming o “O caipira é ligado à tradição, à raiz, ao amor à terra, a qualquer coisa que ele tem e tem necessidade de exprimir”. (Inezita Barroso) 01 10h e 15h Encontro de Leitores: Vredadi ô Mintira? 02 Dia Internaciona l do Livro Infantil 11h e 15h Roda de Leitura - Histórias de Vovó: O Touro e a Vó Luísa 03 11h e 15h Leitura Mediada e Criação Literária: Comida da Fazenda 05 10h e 15h Leitura Mediada: Cantos e Versos Trovas Infantis 06 10h e 15h Leitura Mediada: Cantos e Versos – Trovas Infantis 07 10h e 15h Encontro de Leitores: Inezita Barroso 08 10h e 15h Leitura Mediada: Causos e Prosas Rolando Boldrin 09 Dia da Biblioteca 11h e 15h Leitura Mediada: As Travessuras de Chico e Juca 10 11h e 15h Roda de Leitura - Histórias de Vovó: O Touro e a Vó Luísa 12 10h e 15h Intervenção pela Fabrica: Ave Viola 13 10h e 15h Encontro de Leitores: Inezita Barroso 14 10h e 15h Leitura Mediada: Causos e Prosas Rolando Boldrin 15 10h e 15h Intervenção pela Fábrica: Ave Viola 16 8º SARAU 13h Vida Caipira: Inezita Barroso 17 11h e 15h Leitura Mediada: Cantos e Versos Trovas Infantis 19 Dia do Índio 20 10h e 15h 21 10h e 15h 22 10h e 15h 23 11h e 15h 24 11h e 15h

Upload: fc-sapopemba

Post on 27-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Programação Biblioteca Abril

PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA

SAPOPEMBAABRIL 2016 – VIDA CAIPIRA: INEZITA BARROSO

Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

“O caipira é ligado à tradição, à raiz, ao amor à terra, a qualquer coisa que ele tem e tem necessidade de exprimir”. (Inezita Barroso)

0110h e 15hEncontro de Leitores: Vredadi ô Mintira?

02Dia Internacional do Livro Infantil11h e 15hRoda de Leitura - Histórias de Vovó: O Touro e a Vó Luísa

0311h e 15hLeitura Mediada e Criação Literária: Comida da Fazenda

0510h e 15hLeitura Mediada: Cantos e Versos – Trovas Infantis

0610h e 15hLeitura Mediada: Cantos e Versos – Trovas Infantis

0710h e 15hEncontro de Leitores: Inezita Barroso

0810h e 15hLeitura Mediada:Causos e Prosas – Rolando Boldrin

09Dia da Biblioteca11h e 15hLeitura Mediada: As Travessuras de Chico e Juca

1011h e 15hRoda de Leitura - Histórias de Vovó: O Touro e a Vó Luísa

1210h e 15hIntervenção pela Fabrica: Ave Viola

1310h e 15hEncontro de Leitores: Inezita Barroso

1410h e 15hLeitura Mediada:Causos e Prosas – Rolando Boldrin

1510h e 15hIntervenção pela Fábrica: Ave Viola

168º SARAU13hVida Caipira: Inezita Barroso

1711h e 15hLeitura Mediada: Cantos e Versos – Trovas Infantis

19Dia do Índio10h e 15hEncontro de Leitores: Filosofia da Roça

2010h e 15hEncontro de Leitores: “Botei a Viola Dentro da Sacola e Fui Viajar”

2110h e 15hLeitura Mediada: Cantos e Versos – Trovas Infantis

2210h e 15hAtividade de Jogo: Jogo Literário - Temas da Poética na Música Caipira

2311h e 15hAtividade de Jogo: Brincadeiras de Fazenda

2411h e 15hRoda de Leitura: O Macaco e a Viola

2610h e 15hIntervenção pela Fabrica: Poesias Interioranas

2710hAtividade de Jogo: Brincadeiras de Fazenda15hEncontro com a Autora - Adriana Gerizani: Minha Dança

2810h e 15hLeitura Mediada:Causos e Prosas – Rolando Boldrin

29Dia Internacional da Dança10h e 15hLeitura Mediada e Criação Literária: Comidas da Fazenda

3011h e 15hAtividade de Jogo: Brincadeiras de Fazenda

3111h e 15hAtividade de Jogo: Brincadeiras de Fazenda

Page 2: Programação Biblioteca Abril

RESUMORESUMO

"Abril a Porteira!"

Abril é mês de Sarau na Fábrica Sapopemba e para honrar a tradição no 8º Saraupopemba de partilhas artísticas, espontâneas e inspiradas, a Biblioteca vai abrir a porteira dos causos e cantorias caipiras! E a porteira que se abre é para dentro, é para o nosso interior... Vamos visitar o interior do país e o interior dos nossos corações e memórias por meio de contos, cantorias, escutas atentas da poesia caipira, mergulhos imagéticos e literários nas paisagens rurais. O motivo de tudo isso é a nossa homenageada do Sarau, uma mulher notável, talentosa e batalhadora pela divulgação e valorização da imensa riqueza do modo de ser, viver e criar do caipira: Inezita Barroso. A já saudosa Inezita, cantadora, tocadora, compositora e divulgadora da cultura caipira, será tema e inspiração não só do sarau, mas da programação durante todo o mês. Pode se aconchegá que tem uns dedinhos de prosa muito dos bão.Vem pra Biblioteca e pro Sarau que a porteira já Abril e tá bão demais, sô!

ATIVIDADES

01 de AbrilEncontro de Leitores: Vredadi ô Mintira?Celebrando o famoso Dia da Mentira (01 de Abril) no Brasil, em que as pessoas se animam a contar histórias duvidosas e pregar peças nos amigos e familiares, a equipe da Biblioteca convida a todos para ouvir causos caipiras e histórias de pescador. Por meio de uma seleção de vídeos, serão apresentados diferentes contos com variados sotaques caipiras e os participantes serão convidados a compartilhar impressões, opiniões sobre a veracidade das narrativas e serão estimulados a contar seus próprios causos.

02 e 10 de Abril DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL - Roda de Leitura: Histórias de Vovó – O Touro e a Vó Luísa” Em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil (02 de Abril) será feita uma mediação de leitura. No livro “Histórias de Avô e Avó”, o autor Arthur Nestrovski conta o episódio “O Touro e a Vó Luísa”, que se passa numa cidadezinha de interior em que as crianças tinham suas aventuras bem ao estilo caipira: pulando cercas, andando pelo meio do pasto e fugindo de um touro! Ao final da leitura em grupo, os participantes serão convidados a acordarem suas memórias de visitas às casas de seus avós e compartilhá-las na roda.

03 e 29 de AbrilLeitura Mediada e Criação Literária: Comidas da FazendaLembrando da comida de Vó na Roça, feita no forno a lenha, do ambiente aconchegante, simples e agradável, a equipe irá realizar a leitura mediada do livro “De onde vem a minha comida?”, de Ronne Randall, estimulando a lembrança do cenário caipira, da comida típica da fazenda, dos cheiros e sabores. Após uma conversa sobre a culinária caipira os participantes serão convidados a desenhar em forma de mosaico de figuras que lembram este modo de vida e os desenhos serão expostos na ambientação da Biblioteca.

05 e 27 de AbrilContação de História: Maria EspadaCom base na coletânea de contos caipiras “Mucufos”, de Waldomiro Silveira, será feita a contação de histórias sobre o universo caipira. O conto que servirá de base será o conto “Pijuca”, a partir do qual será recontada a história de Maria Espada, uma mulher da roça que não segue os padrões esperados de uma moça do interior e acaba levando o público a se perguntar, de sua maneira interiorana e simples, qual afinal é o sentido da vida.

06, 17 e 21 de Abril Leitura Mediada - Cantos e Versos: Trovas infantis

Page 3: Programação Biblioteca Abril

Trovas são composições líricas ou lúdicas para serem cantadas ou recitadas. A equipe fará a leitura de Trovas Infantis do livro “Turma da Mônica Folclore Brasileiro”, de Mauricio de Souza , estimulando os participantes a declamarem versinhos contidos no livro ou os que eles conhecem. 07 e 13 de AbrilEncontro de Leitores: Inezita Barroso Nesta atividade será apresentada a vida e obra da homenageada do 8º Saraupopemba, Inezita Barroso. Através da narração de sua biografia e exibição de vídeos, a biblioteca contextualizará a trajetória desta grande representante e divulgadora da música caipira. Inezita Barroso, formada em Biblioteconomia será homenageada pelo Dia do Bibliotecário (12 de março) e pelo Dia da Biblioteca (09 de abril), a equipe também animará uma breve reflexão sobre o papel e a importância do espaço e do profissional para o acesso à leitura, informação e conhecimento, bem como no trabalho de integração nacional por meio da cultura num país tão imenso como o Brasil.

09 de AbrilDIA DA BIBLIOTECA - Leitura Mediada: As Travessuras de Chico e Juca Vamos viajar para uma cidadezinha do interior e nos divertir com Chico e Juca, dois meninos da roça que adoram fazer traquinagens com seus familiares e vizinhos no sitio onde moram. O passaporte para essa viagem é o livro “As aventuras de Chico e Juca”, do alemão Wilhelm Busch com tradução de Claudia Cavalcante. Ao final, um bate papo descontraído vai recolher impressões dos participantes sobre a história e perguntar se sabem qual a ligação dessa atividade de mediação com o espaço da biblioteca e tudo que ele oferece. Em comemoração ao dia da Biblioteca, o objetivo é conduzir os participantes a refletirem brevemente sobre como atividades de mediação de leitura são fontes de aprendizado e lazer, conectando esse tipo de experiência com o papel das bibliotecas como a da Fábrica para possibilitar o acesso da população à literatura.

12 e 15 de Abril Intervenção pela Fabrica – Ave Viola Caracterizados de Caipira a equipe da Biblioteca irá circular pela Fábrica recitando trechos de poesia do livro “Ave Viola: Cordel de Viola Caipira”, de Jorge Fernando do Santos.

08 e 14 de AbrilLeitura Mediada: Causos e Prosas – Rolando BoldrinAproveitando o talento e a oralidade caipira de Rolando Boldrin, a Biblioteca fez uma seleção de trechos do programa “Senhor Brasil”, da TV Cultura, notório por privilegiar os contos de causos e prosas típicos do interior. A equipe fará uma contextualização inicial do programa, do artista e do tema do mês. Na sequência sugerirá que participantes atentem a alguns detalhes do cenário do programa, além das histórias em si, que remetem ao modo de ser, viver e pensar do caipira brasileiro. Será feita então a exibição dos trechos selecionados e ao final uma breve conversa com retomada das questões iniciais do encontro e troca de impressões para fazer um fechamento da atividade.

16 de Abril8º Saraupopemba - Vida Caipira: Inezita BarrosoA Biblioteca Sapopemba realizará o 8º Saraupopemba, um grande evento cultural com muitas atividades. Nesta edição homenagearemos Inezita Barroso passando por diversas fases de sua vida ao longo de instalações que ocuparão os espaços da Fábrica, buscando uma interatividade com a comunidade, colaboradores, aprendizes e frequentadores.

19 de AbrilDIA NACIONAL DO ÍNDIO - Encontro de Leitores: Filosofia da Roça“Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais”...esses versos da canção de Almir Sater nos revelam modos de ser e pensar caipiras, mostrando que a roça também tem sua filosofia viva e rica permeando sua poética. Investigando esse modo de pensar a existência e refletindo sobre sua origem na formação do povo brasileiro, a equipe se baseará na obra de Darcy Ribeiro em conjunto com a reflexão no campo da ética ambiental de Leonardo Boff no livro “Cuidar da Terra, Proteger a Vida”. É um convite para conhecer o sabor das

Page 4: Programação Biblioteca Abril

identidades culturais. Será feita uma menção especial à ligação das tradições caipiras com tradições aprendidas junto aos povos indígenas, aproveitando a data oficial para falar de forma crítica da própria data e do papel dos indígenas na formação do povo brasileiro.

20 e 26 de Abril Contação de História: Matuto SabidoInspirando-se na obra “Mucufos”, de Waldomiro Silveira, será feita a contação de histórias tendo como paisagem o universo caipira. “Matuto Sabido” é uma narração aventuras e desventuras do matuto, que com sua simplicidade certeira acaba passando pelas dificuldades e mostrando a profundidade de sua sabedoria simples.

22 de Abril Atividade de Jogo - Jogo Literário: Temas da Poética na Música CaipiraO caipira é um ser complexo em sentimentos como qualquer outro: sente saudades, lamenta as tristezas, canta seus amores e ri da sua própria vida. Essa riqueza de vivências se reflete nas músicas que serão usadas no encontro como: “Saudades da minha terra”, de Gérson Coutinho da Silva (Goiá) e Pascoal Todarelli (Belmonte); “Meu primeiro amor” sucesso na voz da dupla Cascatinha e Inhana; “Marvada pinga”, sucesso de Inezita Barroso. Nesse encontro de leitores utilizaremos estímulos auditivos e visuais, passando as músicas para serem ouvidas e os versos de cada canção impressos e embaralhados, para os participantes organizarem na sequência da canção enquanto ouvem.

23 e 30 de AbrilAtividade de Jogo: Brincadeiras de FazendaLembrando a infância livre, cheia de brincadeiras e em contato com a natureza, típica da vida caipira, a Biblioteca propõe uma atividade que mistura descontração e o jeitinho interiorano de ser. Aberta a integrantes de todas as faixas etárias, a atividade conta com opções de brincadeiras como Boca de Forno, Cinco Marias, Passa Anel e Batatinha 1,2,3. Os participantes escolherão uma ou duas brincadeiras a serem feitas, decidindo de forma coletiva e animada, tal qual as crianças do interior.

24 de AbrilRoda de Leitura: O Macaco e a ViolaA Biblioteca convida os participantes a uma leitura divertida da história “O Macaco e a Viola”, de Ana Maria Machado, onde um macaco precisa seguir até Angola para se tratar de um acidente, durante a viagem terá muitas aventuras para chegar ao seu destino.

26 de AbrilIntervenção Pela Fábrica: Poesias InterioranasInspirados na experiência de Inezita Barroso de viajar pelo Brasil a Biblioteca convida a todos para fazer uma viagem poética pelos interiores do país. Referencias: “Poemas dos becos de Goiás e estórias” de Cora Coralina, “Bagagem” de Adélia Prado entre outros.

27 de AbrilEncontro com a Autora - Adriana Gerizani: Minha DançaEm comemoração ao Dia Internacional da Dança (29 de Abril) a Biblioteca receberá a educadora e bailarina Adriana Gerizani para uma conversa sobre sua trajetória e suas referências. Além de compartilhar experiências com a dança, Adriana compartilhará aprendizados de sua mestra no balé Toshie Kobayashi e outras influências como a alemã Pina Bausch, o austro-húngaro Rudolf Laban e o brasileiro Klauss Vianna.

28 de AbrilEncontro de Leitores: Peguei a Viola, Botei na Sacola e Fui ViajarInezita Barroso foi uma apaixonada pelo Brasil caipira. O que pouca gente sabe é que uma viagem feita de jipe em que a artista e pesquisadora percorreu o país de São Paulo até a região nordeste foi um divisor de águas que influenciou sua trajetória, possibilitando que pudesse ver, ouvir e sentir de forma direta as qualidades das vidas caipiras tão diversas ao longo do país. As experiências de viagens são assim muito fortes para os grandes nomes que dão visibilidade e brilho à cultura do Brasil e para fazer um contraponto à viagem de Inezita, vamos lembrar também as caravanas culturais feitas por Mário de Andrade em seu projeto "Missão de Pesquisas Folclóricas". Utilizando

Page 5: Programação Biblioteca Abril

como referência um artigo escrito pelo sociólogo Marcelo Burgos dos Santos a esse respeito, a Biblioteca convida o público a fazer uma reflexão sobre a persistência em buscar, valorizar e divulgar os muitos brasis dentro do Brasil que marcam esses dois grandes nomes do país. Venha cantarolar aqueles famosos versos caipiras conosco: “Amanheceu, peguei a viola, botei na sacola e fui viajar...” e relembrar o que o caipira já sabia: viajar é uma experiência pra lá de boa!