programação biblioteca sapopemba fevereiro 2016

5
PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA SAPOPEMBA FEVEREIRO DE 2016 – FREVEREIRO PERNAMBUCANO Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo 02 09h e 14h ACOLHIMENTO Intervenção pela Fábrica: Poesias Pernambucanas 03 09h e 14h ACOLHIMENTO Intervenção pela Fábrica: Poesias Pernambucana s 04 10h e 15h Encontro de Leitores: Ariano Suassuna 16h Roda de Memória: Lembranças de Carnaval 05 10h e 15h Criação Literária: Oficina de Criação de Máscaras de Carnaval 16h Roda de Memória: Lembranças de Carnaval 06 11h e 15h Roda de Leitura: Frevo – Música ou Dança, o Que Veio Primeiro? 07 11h Feira de Troca de Livros 09 CARNAVAL DIA DO FREVO FERIADO Fábrica Fechada 10 DIA DO FREVO 15h Contação de Histórias: Restos de Carnaval 11 10h e 15h Encontro de Leitores: O Carnaval Pernambucano 12 10h e 15h Encontro de Leitores: Cantores do Rádio 13 DIA MUNDIAL DO RÁDIO 11h e 15h Encontro de Leitores: Rádio Poesia 14 11h e 15h Hora do Conto: Restos de Carnaval 16 10h e 15h Contação de História: Restos de Carnaval 17 10h e 15h Roda de Poesias: Poesias Pernambucana s 18 10h e 15h Encontro de Leitores - Foliões Também Filosofam: Schiller e Mirian Goldenberg 19 10h e 15h Intervenção na Biblioteca - Ateliê de Sopros Metais: Frevo, um Ritmo Para Quem Tem Fôlego 20 11h e 15h Atividade de Jogo: Bingo Carnavalesco 21 11h e 15h Carnaval em Fotos: Pierre Verger 23 10h e 15h Atividade de Jogo: Bingo Carnavalesco 24 10h e 15h Intervenção na Biblioteca – Ateliê de 25 10h e 15h Atividade de Jogo Bingo Literário: 26 10h e 15h Encontro de Leitores: O Carnaval e os Indígenas 27 11h e 15h Hora do Conto: Restos de Carnaval 28 11h e 15h Leitura Mediada: Histórias na Sombrinha do

Upload: fc-sapopemba

Post on 25-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Programação Biblioteca  Sapopemba Fevereiro 2016

PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA

SAPOPEMBA

FEVEREIRO DE 2016 – FREVEREIRO PERNAMBUCANO

Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo02 09h e 14h

ACOLHIMENTO

Intervenção pela Fábrica: Poesias Pernambucanas

0309h e 14h

ACOLHIMENTO

Intervenção pela Fábrica: Poesias Pernambucanas

0410h e 15hEncontro de Leitores: Ariano Suassuna16hRoda de Memória: Lembranças de Carnaval

0510h e 15hCriação Literária:Oficina de Criação de Máscaras de Carnaval16hRoda de Memória: Lembranças de Carnaval

0611h e 15hRoda de Leitura: Frevo – Música ou Dança, o Que Veio Primeiro?

0711h Feira de Troca de Livros

09

CARNAVALDIA DO FREVO

FERIADO

Fábrica Fechada

10DIA DO FREVO15h Contação de Histórias: Restos de Carnaval

1110h e 15hEncontro de Leitores: O Carnaval Pernambucano

1210h e 15hEncontro de Leitores: Cantores do Rádio

13DIA MUNDIAL DO RÁDIO11h e 15hEncontro de Leitores: Rádio Poesia

1411h e 15hHora do Conto: Restos de Carnaval

1610h e 15hContação de História: Restos de Carnaval

1710h e 15hRoda de Poesias: Poesias Pernambucanas

1810h e 15hEncontro de Leitores - Foliões Também Filosofam: Schiller e Mirian Goldenberg

1910h e 15hIntervenção na Biblioteca - Ateliê de Sopros Metais: Frevo, um Ritmo Para Quem Tem Fôlego

2011h e 15hAtividade de Jogo: Bingo Carnavalesco

21 11h e 15hCarnaval em Fotos: Pierre Verger

2310h e 15hAtividade de Jogo: Bingo Carnavalesco

2410h e 15hIntervenção na Biblioteca – Ateliê de Teatro: De Onde Vem a Tristeza de Pierrot?

2510h e 15h Atividade de JogoBingo Literário: Autores Pernambucanos

2610h e 15hEncontro de Leitores: O Carnaval e os Indígenas – Caboclinhos e Mundurukus

2711h e 15hHora do Conto: Restos de Carnaval

2811h e 15hLeitura Mediada: Histórias na Sombrinha do Frevo

“Eita frevo bom danadoEita povo animado

Quando o frevo começa parece que o mundo já vai se acabar

Quem cai no passo não quer mais parar” (Luiz Bandeira / Ernane Séve - Frevo Nação)

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

Page 2: Programação Biblioteca  Sapopemba Fevereiro 2016

RESUMO

Se "em fevereiro tem carnaval", como já cantava Jorge Benjor, na Biblioteca da Fábrica de Cultura Sapopemba fevereiro é o mês do Frevo! Por isso é que rebatizamos o mês para Frevereiro.Aliás, “Frevereiro” é o mês não só do Frevo, mas também do Maracatu do Baque-Virado, Maracatu Rural, dos Caboclinhos e de tantas outras expressões do Carnaval de Pernambuco. Dialogando com os carnavais de todo o Brasil, a Biblioteca preparou um animado e reflexivo passeio literário, musical, imagético e lúdico! A referência principal é o estado de Pernambuco, mas o país todo cairá na folia conosco.Autores pernambucanos como Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto não poderiam faltar, assim como o saudoso Ariano Suassuna que, apesar de ter nascido na Paraíba, acabou abraçando Pernambuco como sua casa, criando uma obra que é uma das maiores expressões da cultura, tradição e inovação desse Estado. Quem não gosta da agitação também tem vez em nosso Carnaval no Encontro "Foliões Filosofantes", para o qual “convidamos” um alemão para cair no samba: o filósofo Schiller, cuja obra “A educação estética do homem” será o ponto de partida para refletirmos sobre padrões estéticos corporais veiculados de forma massiva nessa época do ano.

ATIVIDADES

02 e 03 de FevereiroAcolhimento - Intervenção pela Fábrica: Poesias PernambucanasComo boas-vindas aos aprendizes, a equipe da Biblioteca visitará os Ateliês de Artes declamando poesias de autores pernambucanos como João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, para divulgar a programação do mês de fevereiro.

04 de Fevereiro Encontro de Leitores: Ariano SuassunaAriano Suassuna é um dos mais conhecidos escritores a retratar a história dos nordestinos. Muitas de suas obras se tornaram novelas, peças teatrais e filmes, sendo o mais conhecido “O Auto da Compadecida”. Neste encontro a Biblioteca irá abordar a biografia do escritor e suas obras.

04 e 05 de Fevereiro Roda de Memória: Lembranças de CarnavalOs mediadores apresentarão marchinhas de carnaval ao público para estimular lembranças de histórias vividas durante períodos carnavalescos. As histórias serão gravadas em vídeo e ou áudio.

05 de FevereiroCriação Literária: Oficina de Criação de Máscaras de CarnavalPara curtir o carnaval de maneira descontraída, nada melhor do que uma máscara para sua fantasia. Pensando nisso, a Biblioteca irá ensinar alguns modelos legais que podem servir de inspiração para você criar a sua própria máscara carnavalesca.

05 de Fevereiro Roda de Memória: Lembranças de CarnavalOs mediadores apresentarão marchinhas de carnaval ao público para estimular lembranças de histórias vividas durante períodos carnavalescos. As histórias serão gravadas em vídeo e ou áudio.

06 de FevereiroRoda de Leitura: Frevo – Música ou Dança: o Que Veio Primeiro?Baseado no artigo de Felipe Oliveira, da revista Super Interessante, será realizada uma roda de leitura para falar sobre a dança, história e a música frevo, tradicional da cidade de Recife.

07 de FevereiroFeira de Troca de LivrosA Biblioteca da Fábrica de Cultura Sapopemba, promoverá durante todo o mês de fevereiro a Feira de Troca de Livros. O evento tem o objetivo de incentivar a troca de livros na região, estimular a leitura e promover a integração entre aprendizes, educadores e a comunidade. Essa é uma oportunidade de o público leitor renovar o seu acervo particular com novos títulos e reforçar o gosto e a paixão pela leitura.

10 e 16 de Fevereiro

Page 3: Programação Biblioteca  Sapopemba Fevereiro 2016

DIA DO FREVO - Contação de História: Restos de Carnaval"Restos de Carnaval" é um conto de Clarice Lispector que inspira a contação de histórias desse dia. Se no carnaval do Brasil o Pierrot pode chorar de tristeza pelo amor da Colombina, no Carnaval da Biblioteca a literatura acolhe a tristeza e a fantasia de uma criança que no conto dessa grande escritora vive o conflito entre a vontade de pular o carnaval e o dever de cuidar da mãe doente.

12 de FevereiroEncontro de Leitores: Cantores do RádioEm homenagem ao Dia Mundial do Rádio (13 de Fevereiro), a Biblioteca realizará o Encontro de Leitores apresentando os principais nomes da música nordestina, Alceu Valença, Lenine, Luiz Gonzaga, Lirinha, Dominguinhos entre outros que fazem grande sucesso neste veículo de comunicação.

13 de FevereiroDIA MUNDIAL DO RÁDIO - Encontro de Leitores: Rádio PoesiaComemorando o Dia Mundial do Rádio, a programação da Rádio Poesia estará no ar homenageando cantores, músicos e poetas pernambucanos.

14 e 27 de FevereiroHora do Conto: Restos de CarnavalA Hora do Conto traz a leitura do conto “Restos de Carnaval”, de Clarice Lispector, que narra um episódio de sua infância passada nas ruas e praças da cidade de Recife que encontrava sua razão de ser no carnaval.

17 de Fevereiro Encontro de Leitores: Poesias PernambucanasNeste Encontro de Leitores os participantes conhecerão as poesias de alguns dos mais renomados escritores pernambucanos, como Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, e todos serão convidados a ler suas obras poéticas.

18 de FevereiroEncontro de Leitores: Foliões Também Filosofam: Schiller e Mirian Goldenberg O Carnaval no Brasil, dentre tantos aspectos, se destaca pelos foliões nas ruas e avenidas, com seus corpos dançantes expostos, pulsantes de alegria. Mas será que é só alegria o que o carnaval oferece aos nossos corpos? Sabemos que em alguns contextos há uma pressão para que exibamos corpos "bronzeados", "em forma", "belos" durante o carnaval... e o ano todo! Mas nem sempre é fácil atingir alguns dos padrões exigidos. Com base na obra "A Educação estética do homem" do filósofo Schiller e no conceito de “Belo Social” da filósofa Mirian Goldenberg, a Biblioteca promoverá um encontro para discutir padrões estéticos corporais difundidos especialmente na época do carnaval e suas relações e impactos sobre a autoimagem, autoestima e saúde das pessoas.

19 de FevereiroIntervenção na Biblioteca – Ateliê de Sopro Metais: Frevo, um Ritmo Para Quem Tem FôlegoA Biblioteca receberá o Ateliê de Sopros Metais, contextualizando a importância dos instrumentos nas orquestras de Frevo. Para animar ainda mais a festa, os aprendizes farão apresentações de algumas músicas previamente selecionadas.

20 e 23 de Fevereiro Atividade de Jogo: Bingo CarnavalescoA Biblioteca fará um jogo de bingo diferente, com cartelas individuais confeccionadas com palavras que remetem ao carnaval: alegria, salão, frevo, serpentina, mamulengo, galo da madrugada, entre outros. Os vencedores como estímulo serão premiados com um livro de sua escolha.

21 de FevereiroEncontro de Leitores: Carnaval em Fotos: Pierre VergerA equipe da biblioteca apresentará aos participantes o trabalho e biografia do fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger, que através de suas lentes retratou o carnaval de Pernambuco.

24 de FevereiroIntervenção na Biblioteca - Ateliê de Teatro: De Onde Vem a Tristeza do Pierrot? “Arlequim está chorando pelo amor da Colombina no meio da multidão” são versos de uma marchinha famosa do passado. Mas de onde vêm esses personagens que aparecem em tantos carnavais: Arlequim, Colombina, Pierrot...?

Page 4: Programação Biblioteca  Sapopemba Fevereiro 2016

Uma interface com o Ateliê de Teatro revelará essas e outras curiosidades. Além de marchinhas carnavalescas, esse encontro terá como referência algumas imagens da Comédia Dellarte, o estilo teatral italiano que influenciou não só nosso teatro mas também os festejos brasileiros.

25 de FevereiroAtividade de Jogo: Bingo PernambucanoA Biblioteca fará um jogo de bingo, as palavras nas cartelas serão os nomes de escritores pernambucanos, após cada sorteio será realizada a leitura de uma poesia de um dos homenageados. Os vencedores como estímulo serão premiados com um livro de sua escolha.

26 de FevereiroEncontro de Leitores - O Carnaval e os Indígenas: Caboclinhos e Mundurukus Os grupos pernambucanos chamados "Caboclinhos" representam um carnaval que homenageia os indígenas do Brasil. Essa tradição carnavalesca será o tema de nossa conversa, apresentando os "caciques e cacicas", os foliões-guerreiros empunhando arco e flecha na folia e outras curiosidades. Depois será feita uma apresentação do autor indígena Daniel Munduruku e uma de suas histórias será contada, fazendo um contraponto de como os índios são apresentados nesse grupo de Carnaval e como um autor indígena representa a si mesmo e a seu povo.

28 de FevereiroLeitura Mediada: Histórias na Sombrinha do Frevo

Os tradicionais guarda chuvinhas de dançar frevo irão compor a ambientação da Biblioteca no mês de fevereiro, mas, além disso, eles guardarão histórias tradicionais de clubes, blocos e agremiações como “O Galo da Madrugada”, “Homem da Meia Noite”, “Pimtombera dos Quatros Cantos” e outros que compõem o carnaval do Estado de Pernambuco.