programa: mastologia -...

10
PROGRAMA: MASTOLOGIA Processo Selevo para Ingresso nos programas de Residência Médica - INCA 2014 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado. 3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas. 4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas), pois a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br. INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA 1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 50 questões objetivas, está completo. 2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 4 (quatro) opções e somente uma correta. 3 - Confira se seus dados, o curso escolhido, indicados no cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado. 4 - Confira atentamente se o curso e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. 5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado. 6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta. AGENDA l 03/11/2013, Provas Objevas de Múlpla Escolha e Entrega de Documentação PROVAB. l 04/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Preliminares Oficiais e Exemplares das Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 06/11/2013, Divulgação das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 07/11 e 08/11/2013, Interposição de Recursos Administravos quanto aos Gabaritos Preliminares Oficiais divulgados das Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 21/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Definivos Oficiais, Resultados Preliminares das Notas das Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 25/11 a 26/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Definivos Oficiais, Resultados Preliminares das Notas das Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 04/12/2013, Divulgação do Julgamento dos Recursos Administravos. l 04/12/2013, Divulgação do Resultado Final das Notas das Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 04/12/2013, Convocação dos Candidatos aptos para a Prova Práco-Oral/Mulmídia. CADERNO: 1 INFORMAÇÕES: l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h l Internet: http://concursos.biorio.org.br l E-mail: [email protected] CÓDIGO: MAS16

Upload: phamdang

Post on 27-Sep-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMA: MASTOLOGIA - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/INCA2014/INCA2014-EM/arquivos/PROVAS/MA… · indica a realização de histerectomia radical. (D) os adenocarcinomas

PROGRAMA: MASTOLOGIA

Processo Seletivo para Ingresso nos programas de Residência Médica - INCA 2014

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de

preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da

sala e a ela não retornar, será eliminado. 3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão

permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas), pois a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas),

que contém 50 questões objetivas, está completo.2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 4 (quatro) opções e

somente uma correta.3 - Confira se seus dados, o curso escolhido, indicados no

cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

4 - Confira atentamente se o curso e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

AGENDA l 03/11/2013, Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Entrega de Documentação PROVAB.

l 04/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Preliminares Oficiais e Exemplares das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 06/11/2013, Divulgação das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 07/11 e 08/11/2013, Interposição de Recursos Administrativos quanto aos Gabaritos Preliminares Oficiais divulgados das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 21/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Definitivos Oficiais, Resultados Preliminares das Notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 25/11 a 26/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Definitivos Oficiais, Resultados Preliminares das Notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 04/12/2013, Divulgação do Julgamento dos Recursos Administrativos.

l 04/12/2013, Divulgação do Resultado Final das Notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 04/12/2013, Convocação dos Candidatos aptos para a Prova Prático-Oral/Multimídia.

CADERNO: 1

INFORMAÇÕES: l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h l Internet: http://concursos.biorio.org.br

l E-mail: [email protected]

CÓDIGO: MAS16

Page 2: PROGRAMA: MASTOLOGIA - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/INCA2014/INCA2014-EM/arquivos/PROVAS/MA… · indica a realização de histerectomia radical. (D) os adenocarcinomas

CADERNO 1

2

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

QUESTÃO 1Mulher de 27 anos de idade, nuligesta, sem uso de método anticoncepcional há dois anos, procura assistência médica para tratamento de infertilidade. Queixa-se de dor pélvica, dismenorreia e dispareunia crônicas. O exame ginecológico revela: desconforto no exame especular, colo uterino de aspecto normal, presença de nodulação dolorosa no fundo de saco posterior e espessamento dos ligamentos uterossacros. Diante deste quadro clínico, considerando a suspeita de endometriose, é correto afirmar que:

(A) o diagnóstico definitivo é obtido pela ressonância magnética pélvica, preferencialmente com preparo intestinal.

(B) o marcador Ca-125 é considerado como de eleição para firmar o diagnóstico de endometriose, principalmente quando os valores são superiores a 95 UI/mL.

(C) os endometriomas ovarianos não respondem adequadamente ao tratamento medicamentoso, sendo a cirurgia indicada nos casos de endometriomas sintomáticos ou grandes.

(D) os locais mais comumente comprometidos pela endometriose pélvica são, respectivamente: ligamentos uterossacros, fundo de saco posterior, ovários, fundo de saco anterior e folheto posterior do ligamento largo.

QUESTÃO 2Mulher de 18 anos de idade, com desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários normais, procurou o ginecologista por amenorreia primária. O exame clínico radiológico revelou: sexo cromossômico feminino, esboço das tubas uterinas e ausência do útero e da vagina. Nesse caso, é correto afirmar que:

(A) o sexo gonadal é masculino, com desenvolvimento parcial dos ductos paramesonéfricos.

(B) as alterações uterinas e vaginais raramente estão relacionadas a erros dos cromossomas sexuais.

(C) as alterações apresentadas são compatíveis com transmutação do cromossoma “X”.

(D) o diagnóstico provável é de disgenesia gonadal pura com insensibilidade ao estrogênio.

QUESTÃO 3O câncer de colo uterino é considerado “curável” pela possibilidade de sua prevenção. A melhor forma de rastreio é o exame clínico associado ao exame citológico. Em relação ao tema, é correto afirmar que:

(A) as células de regeneração apresentam o núcleo aumentado, hipercromático e com membrana irregular.

(B) a presença de binucleação, condensação nuclear variável e cariorrexe está relacionada a suspeição de malignidade.

(C) as falhas na confecção dos esfregaços citológicos são a principal causa de exames falso-positivos.

(D) as alterações regenerativas englobam as relacionadas a inflamação, metaplasia escamosa, atrofia ou irradiação.

QUESTÃO 4Por definição, sangramento genital feminino é a perda de sangue pelos órgãos genitais da mulher, sendo que os únicos considerados normais são a menstruação e a loquiação.

Frente a este conceito, é correto afirmar que:

(A) o sangramento uterino disfuncional deve ser o primeiro a ser considerado nos casos de sangramento genital anormal na menacma.

(B) a coagulopatia deve ser considerada como diagnóstico de exclusão nos casos de sangramento pós menopausa.

(C) a sinusorragia é o sinal mais precoce do câncer de endométrio.

(D) a tuberculose genital, no início da sua evolução, pode ser causa de sangramento uterino anormal.

QUESTÃO 5Mulher com 35 anos de idade procura o médico por apresentar exame citopatológico genital sugestivo de adenocarcinoma invasor do colo uterino.

Em relação à epidemiologia, conduta diagnóstica e terapêutica do adenocarcinoma de colo invasor é correto que:

(A) a paciente deve ser submetida à biópsia; caso o resultado seja de lesão invasora, haverá indicação de conização do colo uterino.

(B) no Brasil, a prevalência do diagnóstico citopatológico de adenocarcinoma pode ser considerada alta, atingindo cerca de 10% de todos os exames considerados satisfatórios.

(C) o resultado de adenocarcinoma no espécime de conização indica a realização de histerectomia radical.

(D) os adenocarcinomas cervicais são em geral ocultos e podem tornar-se avançados antes de serem clinicamente evidentes.

QUESTÃO 6O câncer de ovário é o tumor ginecológico de baixa frequência mais difícil de ser diagnosticado, além de ser o de menor possibilidade de cura. Cerca de 75% dos tumores ovarianos são diagnosticados em estágio avançado.

Em relação a esta neoplasia, é correto afirmar que:

(A) os tumores considerados de baixo potencial de malignidade distinguem-se dos cistos benignos por apresentarem atipias nucleares, estratificação do epitélio e pleomorfismo celular.

(B) o risco de câncer de ovário é maior em multípara ou portadora de qualquer tipo câncer de mama ou de útero.

(C) o exame clínico ginecológico só detecta o câncer de ovário em pacientes portadores de tumoração pélvica maior do que 10 cm.

(D) a biópsia guiada por ultrassonografia poderá ser usada como recurso diagnóstico nos casos de carcinomas epiteliais de ovário.

Page 3: PROGRAMA: MASTOLOGIA - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/INCA2014/INCA2014-EM/arquivos/PROVAS/MA… · indica a realização de histerectomia radical. (D) os adenocarcinomas

3

CADERNO 1

QUESTÃO 7Mulher de 52 anos, com a última regra há 13 meses, apresenta sangramento uterino anormal, aumento do volume abdominal e fluxo vaginal profuso e fétido. O exame clínico mostrou a vagina e o colo uterino de aspectos normais e a ultrassonografia pélvica evidenciou tumor uterino irregular, de limites imprecisos e que aumentou cerca de três vezes o seu tamanho no período de seis meses. Em relação às possibilidades patológicas nesse caso, é correto afirmar que:

(A) o diagnóstico mais provável é de adenomiose.(B) os nódulos do estroma endometrial e os sarcomas são

diagnosticados com a histeroscopia associada à biópsia aspirativa, em especial se a neoplasia for intramural.

(C) a sensibilidade de uma biópsia ou dilatação e curetagem endometrial realizada em consultório para detectar o sarcoma uterino é menor do que aquela obtida para carcinomas endometriais.

(D) a dosagem do CA 125, quando elevada, confirma, neste caso, a presença de sarcoma uterino.

QUESTÃO 8Paciente de 27 anos procura atendimento ginecológico com queixa de aparecimento de úlceras dolorosas, em “pagina de livro”, na região clitoriana e no intróito vaginal de aspecto purulento e necrótico. Associado a esse quadro, há o aparecimento de adenopatia inguinal inflamatória com drenagem de secreção esverdeada por um único orifício. O agente etiológico mais provável dessa lesão é:

(A) haemophilus Ducreyi.(B) neisseria gonorrhoeae.(C) treponema pallidum.(D) calymatobacterium granulomatis.

QUESTÃO 9Uma paciente procura atendimento ginecológico desejando utilizar a tabela de Ogyno knaus como método contraceptivo. Seu ciclo tem uma variação de 28 a 30 dias e sua última menstruação começou no dia 13 de outubro de 2013. O período do nosso calendário solar que corresponde ao período fértil da paciente é de:

(A) 22 de outubro a 1 de novembro.(B) 19 a 29 de outubro.(C) 21 de outubro a 2 de novembro.(D) 20 a 30 de outubro.

QUESTÃO 10A prolactina (PRL) é um hormônio polipeptídeo secretado por células da adeno-hipófise e sua regulação é controlada pelo centro hipotalâmico, o qual parece exercer uma ação predominantemente inibidora. Entretanto, algumas condições fisiológicas podem elevar os seus níveis sanguíneos durante o período:

(A) pré-prandial.(B) de vigília.(C) de repouso físico.(D) de stress emocional.

QUESTÃO 11O risco de câncer de mama em doença mamária benígna foi avaliado em um estudo de corte retrospectivo, relatado por Dupont e Page. Nesse estudo, cortes de tecido obtidos por biópsias de mama com resultados benignos de mais de 3.000 mulheres, em Nashville, nos Estados Unidos, foram revistos, e as lesões histológicas presentes foram categorizadas usando-se critérios definidos em uma das seguintes três categorias: lesões não proliferativas, lesões proliferativas sem atipias e hiperplasias atípicas. Tal estudo não demonstrou risco de desenvolvimento do câncer de mama nas lesões não proliferativas.

Como exemplos dessas lesões benignas não proliferativas podem ser citados os seguintes, EXCETO UM, que está ERRADO. Assinale-o.

(A) metaplasia apócrina papilar.(B) hiperplasia ductal moderada ou florida do tipo usual.(C) hiperplasia leve do tipo usual.(D) cistos.

QUESTÃO 12A mamografia, como método de rastreio do câncer de mama, tornou-se um exame amplamente difundido. A evolução de sua qualidade trouxe grande subsídio para o estudo da imagem das diversas lesões mamárias. Como exemplo, podemos citar as calcificações, lesões frequentemente encontradas e que podem traduzir a presença de diversas alterações da mama.

O desenho esquemático a seguir representa algumas dessas alterações de acordo com tamanho, distribuição e morfologia.

Entre as alternativas abaixo, apenas uma classifica CORRETAMENTE três exemplos de lesões na figura numeradas. Assinale-a.

(A) 1. calcificações regulares redondas; 2. calcificações esféricas de centro luminoso; 3. depósitos de margem.

(B) 5. pontilhado; 6 e 7. depósitos iniciais de um fibroadenoma em involução.

(C) 4. leite de cálcio; 8. depósitos vasculares; 9. depósitos dermais.

(D) 10. depósitos secretores; 11. calcificações clustered pleomórficas; 12. calcificações de ramos lineares finos.

Page 4: PROGRAMA: MASTOLOGIA - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/INCA2014/INCA2014-EM/arquivos/PROVAS/MA… · indica a realização de histerectomia radical. (D) os adenocarcinomas

CADERNO 1

4

QUESTÃO 13Paciente com 37 anos, na oitava semana de gestação, apresenta nódulo palpável no quadrante superior lateral da mama direita medindo 2,5 cm. Exames mamográfico e ultrassonográfico realizados há três meses evidenciaram, nos dois exames, como única alteração, o referido nódulo com categoria BI-RADS 5.

Diante desse quadro, foi submetida a punção por agulha grossa cujo laudo histopatológico revelou tratar-se de um carcinoma lobular invasor. Nesse caso, a MELHOR CONDUTA cirúrgica a ser adotada é:

(A) mastectomia total com linfadenectomia axilar completa.(B) mastectomia total com linfonodectomia do sentinela pela

técnica com tecnécio 99.(C) quadrantectomia com linfadenectomia axilar completa.(D) quadrantectomia com linfonodectomia do sentinela pela

técnica azul patente.

QUESTÃO 14O tratamento do câncer de mama envolve múltiplos esforços interdisciplinares e de várias especialidades médicas e influenciam diretamente no sucesso do resultado nas diversas fases do seu tratamento. Em relação ao tratamento cirúrgico do câncer de mama e seu acompanhamento pós-operatório, é correto afirmar que:

(A) a restrição dos movimentos do braço ipsilateral pós-mastectomia com esvaziamento axilar é obrigatória nos primeiros 30 dias.

(B) a radioterapia pós-mastectomia tem como principal objetivo reduzir a taxa de sobrevida global.

(C) a reconstrução mamaria imediata pós-cirurgia radical potencialmente não interfere com a quimioterapia neoadjuvante e a radioterapia.

(D) na cirurgia conservadora de mama (lumpectomia/setorectomia), é melhor evitar a reaproximação do tecido mamário, permitindo que a cavidade se encha com soro e fibrina, para evitar distorção do contorno da mama e melhor resultado estético.

QUESTÃO 15O carcinoma ductal in situ (CDIS), ou carcinoma intraductal, é caracterizado por uma proliferação de células epiteliais presumivelmente malignas dentro do sistema ducto-lobular da mama sem evidências à microscopia ótica de invasão para o estroma circunjacente. Compreende um grupo patologicamente heterogêneo de lesões que diferem em seu padrão de crescimento e em suas características citológicas. Os esquemas de classificação propostos para o CDIS têm enfatizado características arquiteturais ou padrões de crescimento das células neoplásicas dentro do sistema ducto-lobular, características citológicas das células neoplásicas e necrose celular, isoladas ou combinadas. O sistema tradicional para classificação dos CDIS foi baseado primariamente no padrão arquitetural da lesão, sendo reconhecidos cinco maiores subtipos: comedo, cribriforme, micropapilar, papilar e sólido. Considere a imagem histológica a seguir:

Carcinoma intraductal. Microscopia óptica com aumentos de 100 x e coloração HE.

A imagem representa o padrão de crescimento do CDIS do tipo:

(A) papilar. (B) micropapilar.(C) cribriforme. (D) sólido.

QUESTÃO 16A hipertensão arterial complica cerca de 7 a 10% de todas as gestações, incidência que pode variar de acordo com a população estudada e com os critérios utilizados para diagnóstico. É a complicação médica mais comum da gravidez e a principal causa de morbimortalidades materna e perinatal. Em relação a sua epidemiologia e classificação é correto afirmar que:

(A) a hipertensão gestacional é o aumento da pressão arterial com proteinúria após 18 semanas de gravidez, em mulheres com pressão arterial normal anteriormente.

(B) a hipertensão gestacional é diagnosticada quando mulheres com pressão arterial normal antes da gravidez desenvolvem, após 18 semanas de gravidez, pressão sistólica superior a 140 mmHg e pressão diastólica inferior a 90 mmHg.

(C) a pré-eclâmpsia é caracterizada por hipertensão arterial e proteinúria iniciadas após 18 semanas de gravidez.

(D) a pré-eclâmpsia grave ocorre na presença, entre outros fatores, de: diurese inferior a 500ml em 24h, distúrbios visuais e edema de pulmões.

Page 5: PROGRAMA: MASTOLOGIA - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/INCA2014/INCA2014-EM/arquivos/PROVAS/MA… · indica a realização de histerectomia radical. (D) os adenocarcinomas

5

CADERNO 1

QUESTÃO 17É grande o número de gestações que se interrompem espontaneamente na fase inicial. Estima-se que essa incidência seja de 15% e basicamente pode-se destacar dois grupos maiores de abortos: espontâneos e provocados. Em relação a este tema, é correto afirmar que:

(A) para ser considerado aborto, o concepto deve ter até 164 dias completos.

(B) por serem avaliações subjetivas, a intensidade e a repetição da dor não têm valor prognóstico no quadro de abortamento.

(C) dentre as anomalias cromossômicas, as trissomias são as formas menos encontradas nos abortamentos espontâneos.

(D) a ultrassonografia transvaginal, por estimular o colo uterino, oferece risco de acelerar o abortamento.

QUESTÃO 18Paciente foi internada com quadro de dor abdominal difusa e anemia aguda. Após os exames clínico e laboratorial, recebeu o diagnóstico de ectociese. Em relação à ectociese, é correto afirmar que:

(A) em princípio, qualquer fator que dificulte mecanicamente ou alongue o trajeto a ser seguido pelo ovo até a cavidade uterina pode ser causa da ectociese.

(B) a região infundibular da trompa uterina é mais comum nas ectocieses.

(C) a ectociese tubária que provoca rotura mais precoce é aquela que ocorre o mais próximo do terço distal do órgão.

(D) a ectociese ovariana representa cerca de 30% dos casos e evolui habitualmente para reabsorção ovular.

QUESTÃO 19Paciente de 27 anos de idade com diagnóstico de gravidez de 12 semanas apresenta quadro de sangramento vaginal indolor e intermitente, com piora progressiva, intercalado com corrimento amarelado, sem odor e mesclado com sangue, mucosas descoradas, astenia, taquicardia e com o fundo do útero de consistência amolecida, palpável abaixo e próximo à cicatriz umbilical.

Após a ultrassonografia, recebeu o diagnóstico de prenhez molar. Em relação a essa neoplasia, é correto afirmar que:

(A) a ultrassonografia transvaginal é o exame de escolha por sua alta capacidade no diagnóstico de mola hidatiforme no primeiro trimestre de gestação.

(B) há relação direta entre o útero grande para a data da prenhez, a presença de cistos tecaluteínicos e o risco de malignidade.

(C) a maioria dos casos de mola hidatiforme é de evolução benigna.

(D) a coexistência do feto com mola hidatiforme ocorre em cerca de 50% dos casos de neoplasia trofoblástica gestacional e não altera a capacidade de diagnóstico da ultrassonografia.

QUESTÃO 20Nas últimas décadas, devido ao uso de medição indutora da ovulação e da reprodução assistida, houve aumento da incidência de prenhez múltipla.

Em relação a esse tema, é correto afirmar que:

(A) a melhor fase para o diagnóstico de gestação múltipla pela ultrassonografia está entre a 6ª e a 9ª semanas de gravidez, sendo os ecos fetais identificados pelos batimentos cardíacos.

(B) as gestações monozigóticas são mais comuns e raramente os conceptos são de sexo distinto.

(C) os gêmeos dizigóticos raramente são dicoriônicos.(D) a redução seletiva de gravidez tripla para dupla diminui o

risco de abortamento e de parto prematuro.

QUESTÃO 21De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2004), a Hepatite B é um problema de saúde pública em todo o mundo. Estima-se que 30% da população mundial já tiveram contato com o vírus da hepatite B (HBV), pois apresentam evidência sorológica dessa infecção, e que 5% sejam portadores crônicos desse vírus.

O conhecimento desses dados é muito importante, pois essa infecção pode evoluir para hepatite crônica, cirrose ou hepatocarcinoma. A população de gestantes apresenta especial interesse pelo risco de transmissão vertical (TV) desse vírus. No Brasil, a prevalência de HBV em gestantes varia de 0,5% a 1%.

Em relação à abordagem pré-natal da gestante e do recém-nascido, na pesquisa e profilaxia da hepatite B (HB) é correto afirmar que:

(A) até 10% dos recém-nascidos são expostos e se contaminam com o HBV e permanecerão infectados se não forem tomadas as precauções adequadas.

(B) o ideal é realizar a triagem sorológica na 1ª consulta e repeti-la no 3º trimestre gestacional solicitando a dosagem do HBeAg.

(C) em caso de gestante HBsAg e HBeAg positivo, o recém-nascido receberá, nas primeiras 12 horas de vida, a vacina e a gamaglobulina hiperimune para o HBV.

(D) a via de parto por cesariana é obrigatória para as parturientes com HB aguda para redução da transmissão vertical.

Page 6: PROGRAMA: MASTOLOGIA - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/INCA2014/INCA2014-EM/arquivos/PROVAS/MA… · indica a realização de histerectomia radical. (D) os adenocarcinomas

CADERNO 1

6

QUESTÃO 22A isoimunização materna pelo fator Rh permanece como uma importante causa de morbidade perinatal, ainda sendo responsável por inúmeras perdas fetais e neonatais. A possibilidade de se realizar sua prevenção, desde o desenvolvimento da imunoglobulina há 40 anos, reduziu significativamente a prevalência da doença em países desenvolvidos, porém em países com precariedade na assistência pré-natal e com abortamentos ilegais, o número de mães sensibilizadas permanece elevado. Na fisiopatologia da isoimunização materna é correto afirmar que:

(A) a evolução natural da doença pode ser caracterizada da seguinte forma: contato do sistema imunológico materno com o antígeno eritrocitário não reconhecido (Rh ou Du) e resposta primária de sensibilização (mediada por imunoglobulina do tipo IgM, portanto sem possibilidade de atravessar a placenta).

(B) após 2 a 3 meses da sensibilização primária, estabelece-se a resposta secundária e definitiva (mediada pela imunoglobulina do tipo IgM, capaz de atravessar a placenta e atingir o feto).

(C) a imunoglobulina M, de alto peso molecular, presente na circulação materna atravessa a placenta e liga-se às hemácias com antígeno Rh em sua superfície acarretando a destruição de hemácias fetais (hemólise e anemia).

(D) o feto acometido responde inicialmente a hemólise e anemia com uma diminuição do processo de eritroblastose, promovendo redução da produção hematológica por focos medulares e extramedulares de hematopoese, acarretando principalmente necrose e redução volumétrica do fígado.

QUESTÃO 23Na gravidez normal, os sistemas de coagulação e fibrinolítico estão em estado de equilíbrio hemodinâmico mas podem ser influenciados por diversas intercorrências obstétricas.

Constituem causas de distúrbios crônicos da hemocoagulação:

(A) a embolia por liquido amniótico e o descolamento prematuro de placenta.

(B) o descolamento prematuro de placenta e a retenção de ovo morto.

(C) a toxemia hipertensiva e o descolamento prematuro de placenta.

(D) a retenção de ovo morto e a toxemia hipertensiva.

QUESTÃO 24Uma gestante a termo em trabalho de parto apresenta ao final as contrações uterinas, ausculta dos batimentos cardiofetais menor que 100 batimentos por minuto, por 12 contrações consecutivas, mesmo no decúbito lateral esquerdo. A melhor conduta aliada ao decúbito lateral esquerdo e à administração de oxigênio sob máscara nessa gestante é:

(A) indicar interrupção da gestação de via alta.(B) acelerar o parto com ocitocina venosa.(C) realizar a rotura das membranas para avaliação de mecônio

e possível aceleração espontânea do parto.(D) utilizar de terbutalina e manter conduta expectante.

QUESTÃO 25A prenhez é reconhecida como heterotrópica quando o ovo se implanta:

(A) fora do útero.(B) na mucosa do corpo uterino.(C) na mucosa colo uterino.(D) na cavidade abdominal.

CIRURGIA GERAL

QUESTÃO 26Um paciente submetido a colectomia por adenocarcinoma de sigmoide há um ano apresentou uma metástase única no fígado. Uma hepatectomia direita foi indicada e realizada. Os segmentos ressecados, de acordo com a classificação de Couinaud, foram:

(A) segmentos I, II, III e IV.(B) segmentos IV, V, VI, VII e VIII.(C) segmentos V, VI, VII e VIII.(D) segmentos V, VI e VIII.

QUESTÃO 27A monitorização da pressão intra-abdominal (PIA) possui a seguinte indicação após cirurgias abdominais:

(A) pacientes com reposição maior que 500ml de albumina a 20%. (B) pacientes que foram reanimados após choque hipovolêmico

com volume maior do que 6 litros de cristaloides. (C) pacientes em peritoneostomia devido a peritonite

purulenta difusa.(D) pacientes que foram reanimados com mais de 6 unidades

de concentrado de hemácias em 24 horas.

QUESTÃO 28Em relação aos tumores benignos do fígado é correto afirmar que:

(A) a maioria dos hemangiomas apresenta sintomatologia dolorosa e associação com o uso de contraceptivos orais.

(B) os adenomas apresentam sintomatologia em até 75% dos casos no momento do diagnóstico.

(C) os maiores riscos dos hemangiomas são a ruptura e icterícia obstrutiva.

(D) a hiperplasia nodular focal é mais comum em pacientes masculinos com associação ao uso de esteróides anabolizantes.

QUESTÃO 29Em relação às infecções de sítio cirúrgico é correto afirmar que:

(A) as infecções da ferida operatória são as mais comuns e com melhor prognóstico.

(B) podem ocorrer em qualquer período entre 7 a 60 dias de pós-operatório.

(C) tabagismo e obesidade não estão entre os fatores relacionados.

(D) a maioria das infecções que ocorrem em pacientes cirúrgicos é causada por flora bacteriana exógena.

Page 7: PROGRAMA: MASTOLOGIA - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/INCA2014/INCA2014-EM/arquivos/PROVAS/MA… · indica a realização de histerectomia radical. (D) os adenocarcinomas

7

CADERNO 1

QUESTÃO 30Em relação aos pólipos gástricos NÃO é correto afirmar que:

(A) os pólipos adenomatosos que ocorrem na região antral são únicos sésseis e solitários.

(B) os pólipos de glândulas fúndicas são encontrados principalmente na região do corpo e fundo sem risco de malignidade.

(C) os pólipos hiperplásicos, apesar de benignos, apresentam um adenocarcinoma em 10% dos casos quando biopsiados.

(D) um adenocarcinoma gástrico pode ser encontrado em cerca de 20% dos casos de pólipos adenomatosos, com maior risco de acordo com maior tamanho e histologia vilosa.

QUESTÃO 31Em relação ao pós-operatório de paciente submetido a duodenopancreatectomia devido a um adenocarcinoma de cabeça pancreática, é correto afirmar que:

(A) a menor incidência de fístula pancreática pode ser alcançada com o uso de análogos de somatostatina no periodo pós-operatório.

(B) o esvaziamento gástrico retardado é a principal complicação encontrada e ocorre em até 40% dos casos.

(C) atualmente, as fístulas biliares ocorrem mais frequentemente que as fistulas pancreáticas.

(D) mesmo quando drenadas, as fístulas pancreáticas necessitarão nova abordagem cirúrgica para seu controle.

QUESTÃO 32A descrição de “dilatação das vias biliares intra-hepáticas e extra-hepáticas” na ultrassonografia de abdome ocorre quando existe, respectivamente, dilatação maior que:

(A) 10mm e 20mm.(B) 5mm e 15mm.(C) 15mm e 20mm.(D) 4mm e 10mm.

QUESTÃO 33Em relação à neoplasia maligna de mama, NÃO é correto afirmar que:

(A) a recidiva local ocorre mais frequentemente em pacientes mais jovens.

(B) a taxa de recidiva local é reduzida com margens microscópicas livres de 2 a 3 mm.

(C) a irradiação local após a ressecção do tumor não diminui a taxa de recorrência local, particularmente em pacientes mais jovens.

(D) a recorrência axilar é extremamente baixa após uma biópsia negativa do linfonodo sentinela.

QUESTÃO 34Entre os fatores de risco de mortalidade durante um episódio agudo de hemorragia digestiva alta, encontramos:

(A) necessidade de hemotransfusão. (B) idade menor do que 20 anos.(C) cirurgia abdominal prévia.(D) diabetes mellitus e hipertensão arterial.

QUESTÃO 35Em pacientes com indicação de ventilação mecânica prolongada (período maior que 14 dias), em relação às traqueostomias precoces (dentro das primeiras 48 horas de internação em CTI), é correto afirmar que existe:

(A) aumento das complicações locais. (B) aumento dos índices de pneumonia. (C) aumento dos índices de extubação acidental.(D) redução no tempo de internação.

QUESTÃO 36Paciente com 50 anos, masculino, dor em fossa ilíaca direita com descompressão dolorosa, hemograma normal. Não há exames de imagem disponíveis. Devemos considerar, na decisão do tratamento cirúrgico, que:

(A) o paciente não deve ser operado pois o hemograma está normal.

(B) como 10% dos pacientes com apendicite podem apresentar hemograma normal, a clínica neste caso é soberana.

(C) o hemograma normal acontece em mais de 50% dos pacientes com apendicite.

(D) o quadro clínico não é compatível com apendicite.

QUESTÃO 37Em relação ao microorganismo anaeróbico mais comumente isolado na peritonite por apendicite perfurada é correto afirmar que:

(A) é o Bacteroides fragilis.(B) é o Peptostreptococcus species.(C) é a Escherichia coli.(D) não há germe predominante.

Page 8: PROGRAMA: MASTOLOGIA - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/INCA2014/INCA2014-EM/arquivos/PROVAS/MA… · indica a realização de histerectomia radical. (D) os adenocarcinomas

CADERNO 1

8

QUESTÃO 38Paciente procura o seu consultório com o exame contrastado demonstrado a seguir:

O diagnóstico é:

(A) colite isquêmica.(B) neoplasia de cólon.(C) doença diverticular.(D) Inconclusivo, não há como precisar.

QUESTÃO 39Em relação à secreção de gastrina nos pacientes infectados pelo Helicobacter pylori é correto afirmar que:

(A) está aumentada.(B) está diminuída.(C) não se altera.(D) está aumentada, diminuída ou inalterada dependendo da

contaminação.

QUESTÃO 40Avalie se são fatores associados ao aumento do risco de desenvolvimento do câncer de estômago:

I - infecção por helicobacter pylori II - sexo masculinoIII - cirurgia gástrica prévia IV - atrofia gástrica

Estão corretos:

(A) I e II, apenas.(B) III e IV, apenas.(C) I, II, III e IV.(D) II, III e IV, apenas.

QUESTÃO 41Em alguns trabalhos, foram observados benefícios do uso, em pancreatite grave, da antibioticoterapia com:

(A) cefalosporina de 1a geração.(B) imipenem.(C) trimetropim.(D) gentamicina.

QUESTÃO 42Entre os sinais e sintomas do paciente com câncer de pâncreas está:

(A) perda de peso.(B) icterícia.(C) dor.(D) prurido.

QUESTÃO 43Paciente com drenagem devido a uma fístula proximal de trato gastrointestinal desenvolve o seguinte distúrbio ácido:

(A) acidose metabólica.(B) alcalose metabólica.(C) acidose mista.(D) alcalose respiratória.

QUESTÃO 44São critérios de definição de SIRS:

(A) taquicardia e leucocitose.(B) hipercapnia e hipertermia.(C) leucopenia e anemia.(D) oligúria e leucocitose.

ATENÇÃO: o caso a seguir refere-se às duas próximas questões.

Paciente vítima de acidente automobilístico apresenta múltiplas fraturas de costelas, murmúrio vesicular e timpanismo preservados. Ventila muito mal, com queda na saturação de oxigênio.

QUESTÃO 45Provável diagnóstico:

(A) pneumotórax hipertensivo.(B) tórax instável.(C) hemotórax maciço.(D) pneumonia.

QUESTÃO 46O tratamento desse paciente deve ser:

(A) antibioticoterapia.(B) analgesia apenas.(C) analgesia e ventilação com pressão positiva.(D) drenagem do tórax.

Page 9: PROGRAMA: MASTOLOGIA - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/INCA2014/INCA2014-EM/arquivos/PROVAS/MA… · indica a realização de histerectomia radical. (D) os adenocarcinomas

9

CADERNO 1

QUESTÃO 47O paciente da fotografia abaixo foi vítima de trauma abdominal.

Considerados os achados na foto, em relação à conduta terapêutica nesse caso, é correto afirmar que:

(A) deve ser conservadora.(B) laparotomia está indicada.(C) depende do resultado da tomografia computadorizada.(D) depende do resultado do lavado peritoneal.

QUESTÃO 48Observe a imagem a seguir:

Ela representa um seton interposto ao esfíncter anal, procedimento utilizado no tratamento de algumas:

(A) fissuras anais.(B) hemorroidas de 3ograu.(C) fístulas anais.(D) retites.

QUESTÃO 49São indicações para colecistectomia aberta:

(A) cirrose e gestação no primeiro trimestre.(B) pouca reserva cardíaca e gestação no segundo trimestre.(C) pouca reserva pulmonar e hipertensão portal.(D) cirrose e gestação no segundo trimestre.

QUESTÃO 50A doença de Crohn envolve:

(A) somente o delgado.(B) somente o cólon.(C) o cólon e o delgado em mais de 50% dos casos.(D) apenas o reto.

Page 10: PROGRAMA: MASTOLOGIA - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/INCA2014/INCA2014-EM/arquivos/PROVAS/MA… · indica a realização de histerectomia radical. (D) os adenocarcinomas