programa mai-dez 2016

68
Cultura viva ENTRADA LIVRE PROGRAMA MAI-DEZ 2016 CICLO DE MÚSICA

Upload: ngokhuong

Post on 02-Jan-2017

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

CulturavivaENTRADA

LIVRE

PROGRAMA MAI-DEZ 2016

CICLO DE MÚSICA

Page 2: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

CICLO DE MÚSICA MAI-DEZ 2016MÚSICA NO AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO

Culturaviva

CONCERTOS TRANSMITIDOS EM DIRETO NA ANTENA 2.

Page 3: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

ÍNDICE

OBJETIVOS DO PROGRAMA 4

CALENDÁRIO 2016 6

ARTISTAS & FORMAÇÕES 8

LusitanaeEnsemble 10

LaIdeal 16

VintageSoul 24

RecitaldeChopin 30

RecitaldeVioloncelo 36

ClaustrusEnsemble 38 RecitaldeClarinete 44 OBandoDeSurunyo 46 PROGRAMAÇÃO 64

Page 4: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

4 Ciclo de Música

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Page 5: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

5Objetivos do Programa / Culturaviva

A 3ª edição do Ciclo de Música volta a surpreender com novos intérpretes e expressões musicais, numa programação eclética e singular.

Promoveracultura,apoiarosagentesculturaiseaproximarograndepúblicodaculturanapluralidadedassuasmanifestaçõesconstituemparaaFundaçãoimportantesobjetivoseparteintegrantedasuaestratégiadeintervençãodesdequefoiinstituída.

Criadoem2014,oprograma“Culturaviva”procuraservirdemarcaedereferênciaàsmanifestaçõesculturaisquesedesenrolamnosespaçosdaFundação,emparticularnoseuauditório,complementandoaofertaculturalquetemporpalcoasuasaladeexposições,espaçomultifuncionalmaisvocacionadoparaasartesplásticaseformasafinsdeexpressãoartística.

IntegradanoMercadodoBomSucesso,espaçodegrandequalidadeetradiçãonoPorto,aFundaçãoprocuraserprotagonistaativanaofertaculturaldacidade,complementandoumaagendajádesiplural,inclusivaedirigidaatodosospúblicos,quefazdoPortoumacidadevibrante,multifacetada,amigadacultura,abertaatodososcidadãoseaosmuitosqueavisitam.

Demaioadezembrode2016aFundaçãoiráapresentaraopúblicoa3ªediçãodoCiclodeMúsicaintegradonoprograma“Culturaviva”,trazendoaoauditóriodaFundaçãonovosintérpreteseexpressõesmusicais,procurandoassimreeditaroassinalávelêxitodasanterioresedições.

A15demaio,decorreráumconcertodemúsicamexicana,oeventosurgeintegradona“SemanadoMéxicoenPorto”,realizadopelaFundaçãoemcolaboraçãocomaEmbaixadadoMéxicoemPortugal,trazendoaoMercadodoBomSucessoomelhordastradiçõesedaculturamexicana,numconjuntodeeventosqueterãoinícionodia11demaioeseprolongarãoaté20demaio.

NovamentecomacolaboraçãodoCursodeMúsicaSilvaMonteiro,prestigiadaescolademúsicadacidadedoPorto,eaquemaFundaçãomaisumavezagradecetodootrabalhodesenvolvidonaprogramaçãodestenovociclomusical,a3ªediçãodoCiclodeMúsicacontaráaindacomoapoiodaAntena2,queiráasseguraradifusãoviarádiodosespetáculos,alargandoassimasuafruiçãoaumaaudiênciamaisvastaeatodososamantesdamúsicaespalhadospelopaís.

Venha viver ao ritmo da cultura no auditório da Fundação.

Page 6: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

6 Ciclo de Música

CALENDÁRIO2016

Culturaviva.Onde a cultura acontece.

17 JUNSEX / 19H00

LA IDEAL

OrquestraTípicadeTangoArgentinodoPorto

ObrasdeA.Piazzolla,A.Bardi,P.Laurenz,A.Zitarrosa,C.DiSarli,A.Troilo,R.Biagi,H.Salgan,G.MatosRodriguez,O.Pugliese,J.Plaza,J.Filiberto

pág. 16

15 MAIDOM / 21H30

LUSITANAE ENSEMBLE

MúsicaMexicana

ObrasdeM.B.Jimenez,A.MárquezeG.ApontoCupido

pág. 10

15 JULSEX/ 19H00

VINTAGE SOUL

JazzeBossaNova

ObrasdeA.C.Jobim,V.Moraes,G.Gershwin,C.Veloso,Toquinho,E.Regina,S.Mendes,N.Mendonça,B.Howard

pág. 24

Page 7: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

7Calendário 2016 / Culturaviva

ENTRADA LIVRE

14 OUTSEX / 19H00

RECITAL DE VIOLONCELOObrasdeJ.S.BacheZ.Kodaly

pág. 36

16 SETSEX/ 19H00

RECITAL DE CHOPIN

ObrasdeF.Chopin

pág. 30

16 DEZSEX/ 19H00

O BANDO DE SURUNYO

Alegram-seosCéuseaTerraBaila-MúsicabarrocaportuguesaparaoNatal

SantaCruzdeCoimbra(SéculoXVII)

pág. 46

11 NOVSEX/ 19H00

CLAUSTRUS ENSEMBLE

ObrasdeE.Morricone,T.Susato,T.Albinoni,G.F.Händel,M.RaveleA.Piazzolla

pág. 38

25 NOVSEX / 19H00

RECITAL DE CLARINETEObrasdeI.Stravinsky,O.Messiaen,B.Kovács,A.PiazzollaeA.Delgado

pág. 44

Page 8: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

8 Ciclo de Música

ARTISTAS & FORMAÇÕES

Page 9: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

9Artistas & Formações / Culturaviva

O Curso de Música Silva Monteiro tem o prazer de colaborar novamente com a Fundação Manuel António da Mota na conceção da terceira edição do programa “Culturaviva”.

Aolongodestesanos,aFundaçãotemsidopalcodediferentesgéneroseagrupamentosmusicais,privilegiandoaapresentaçãodejovensintérpreteseapresentandoumrepertórioecléticocomoobjetivodecaptarnovospúblicos.AparceriacomaAntena2possibilitouqueestesrecitaisfossemgravadosepermitiuqueopúblicopassasseasermaisabrangenteaoabrirasportasdaFundaçãoatodoopaís.

Aediçãodesteanoéambiciosa,contacomnomesimportantesdopanoramamusicalinternacionalcomoFilipe QuaresmaouCarlos

Piçarra Alves;comoDuoFernandoeLuís Costaque,apardoLusitanæ

Ensemble,dosClaustrus EnsembleedoVintage Soul,representaotrabalhodeexcelênciaqueosnossosjovensartistasrealizam;ecomLa IdealeO Bando de Surunyo,doisgruposquepelocontraste(orquestradetangoeensembledemúsicaantiga)mostramqueamúsicanãotemfronteirasquandoédequalidade.Homenageamosdoispaíses,dedicandodoisrecitaisàapresentaçãodeobrasdosseuscompositores-oMéxicodia15demaioeaPolóniadia16desetembrocomumrecitaldedicadoaF.Chopin-edemosmaisumavezespaçoàdiversidadeeaodiálogomulticultural.

AgradecendoàFundaçãoestegesto,odeofereceratodosaoportunidadedeusufruirdestefestivalsemfronteiraseàAntena2ofactodeoalargaratodososportugueses,esperamosqueaMúsicaumavezmaispossaconstituiroveículomaissimplesesimultaneamentemaisforteparaaproximaraspessoasindependentementedassuashistóriase/ouculturas.

ÁlvaroTeixeiraLopes(Direçãoartística)

Page 10: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

10 Ciclo de Música

ARTISTAS&FORMAÇÕES

LUSITANAEENSEMBLEO Lusitanæ Ensemble, criado em 2011, é uma formação de jovens músicos de grande qualidade, com formação superior, todos professores do Curso de Música Silva Monteiro, que se tem vindo a afirmar pelo impacto que todas as suas atuações têm tido junto da crítica e público em geral.

Assumindoumaposturaeclética,tantodopontodevistadaformação,quepodeirdoduoàorquestradecâmara,comodorepertório,queabrangeobrasquevãodobarrocoatéaofado,dáaconheceropatrimóniomusicalcamerísticodeumaformaapelativaparaumpúblicodiversicado.

OLusitanæEnsembletemtidoumpapelculturalmuitoativonoPortoenoNortedopaís.Jáseapresentouemalgunsfestivaisdemúsicanacionaiseinternacionais,taiscomoPercursosdaMúsicaemPontedeLima,Concertosda1ªAvenidanacidadedoPorto,ConcertsforGoodrealizadonoTeatroRivolieforamestreantesdoprimeirociclodemúsica“Culturaviva”promovidopelaFundaçãoManuelAntóniodaMota.Em2014participarameabriramociclodemúsicaNitsd’estiunoMuseud’artemGirona,Espanha.

Em2015participaramnaespetáculoSwamp ClubdoencenadorPhilippeQuesne,queserealizounoTeatroRivolienaMostraInternacionaldeTeatroemRibadavia,Espanha.

AconvitedaFundaçãoManuelAntóniodaMotagravaramoCDFado Revisitado,numprojetoímpardamúsicaportuguesa.

15 MAIDOM / 21H30

LUSITANAE ENSEMBLE - MÚSICA MEXICANA

Page 11: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

11Lusitanae Ensemble / Culturaviva

Violino I:EliseuSilva

Violino II:AnaPatríciaLopes

Viola de Arco:EmanuelVieira

Violoncelo:AnaFilomenaSilva

Page 12: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

12 Ciclo de Música

LUSITANAEENSEMBLE

ELISEU SILVA

Eliseu Antunes Pereira Gomes da Silva é violinista, pedagogo, maestro e compositor. Nascido no Porto em setembro de 1983, iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos de idade.

Foijúrideconcursosinternacionaisdeviolino,comooConcursoInternacionaldeViolinoAliceeEleonoreSchoenfeld2014,ConcursoInternacionaldeViolinodeHongKong,eváriosoutrosconcursosanívelnacional.DeuváriosrecitaiseconcertosemPortugalepaísescomoJapão,China,Alemanha,Suíça,Inglaterra,França,Espanha,Roménia,Bélgica,Holanda,Itália,Malta,HongKongeMacau.

TocouasolocomváriasorquestrasemHongKong,Macau,China,EspanhaePortugal.

Foivencedordeváriosprémiosemconcursosnacionaiseinternacionaisdeviolino,entreosquaisoconcursoYamahaMusicFoundationofEurope,ConcursoInternacionaldeViolinodeMalta,oPrémioJovensMúsicosAntena2,osconcursosinternacionaisdeViolinoJúlioCardonaConcursoInternacionaldeInterpretaçãodoEstoril,prémiosolistadeHelenaSáeCostaentreoutros.

ComomaestrodirigiuaorquestradoFestivalInternacionaldeMúsicadeHongKongem2015,aOrquestradeJovensdeMacau,aOrquestradeCâmaradeLisboa,oLusitanaeEnsemble.

AtualmenteémaestroresidentedaOrquestraJuvenildaBonjóia,apoiadapeloCursodeMúsicaSilvaMonteiro,pelaCâmaraMunicipaldoPorto,peloMinistériodaEducaçãoeCiência,peloBPIepelaBial.

Atualmente,terminaodoutoramentonaUniversidadedeÉvoraemMusicologia,DesempenhoeInterpretação,emparceriacomaUniversidadedoPortoeoLaboratóriodeBiomecânicadoPorto,LABIOMEP.

VIOLINO

Page 13: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

13Lusitanae Ensemble / Culturaviva

Nasceu em França, tendo iniciado os estudos musicais aos 12 anos na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave na classe do professor António Soares.

ProsseguiuosestudosnaESMAE–EscolaSuperiordeArtesdoEspetáculodoPortonaclassedeviolinocomZofiaWóycicka.

FrequentoumasterclassesdeviolinocomBorisKuniev,AlexeiMijlin,RainerSonne,AníbalLima,RomanNodel,emúsicadecâmaracomAntónioSaioteeoQuartetoBorodin.JácolaboroucomaOrquestradoPortoCasadaMúsica,OrquestradasBeiras,OrquestradoAlgarve,OrquestraMetropolitanadeLisboa,OrquestradoNorte,OrquestraRaízesIbéricas,Orquestra“SineNomine”,OrquestradoCentro,comosmaestrosAntónioSaiote,YuriNasushkin,BrunodalBon,CesárioCosta,RobertasSevernikas,RodolfoSaglimbeni,JoahnesSkudlik,FilipeVeríssimo,TobyHoffman,CesárioCosta,PedroNeves,Jean-MarcBurfin,SérgioAlapont,EmilioPomarico.

EnquantomembrodaOrquestraAproarteacompanhouossolistasMischaMaiskyeBorisBerezovsky.ÉmembrodaOrquestraClássicadeEspinhodesde2006.Apresenta-seemconcertosdemúsicadecâmara,tendoatuadonaOrdemdosMédicos,nosserõesdaQuintadaBonjóia,noauditóriodaFEUP,MultiusosdeEspinho,PalaceteViscondesdeBalsemão,FundaçãoCupertinodeMiranda,TheatroCirco,TeatrodeVilaReal,entreoutros.

AtualmenteéprofessoradeviolinonoCMSM–CursodeMúsicaSilvaMonteiro.

LUSITANAEENSEMBLE

ANA PATRÍCIA LOPES VIOLINO

Page 14: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

14 Ciclo de Música

Frequentoudiversoscursosdeaperfeiçoamentotécnicomusicalemasterclassescom:AnaBelaChaves,MarcTooten,RyszardWóycicki,PedroMuñozeDavidWynLloyd.ParticipouemtrabalhoscomaOrquestradoConservatóriodeMúsicadoPorto,OrquestraAcadémica,EnsembledeCordasdoValedoSousa,ESARTEnsemble,EvorEnsembleContemporâneo,OrquestradeCâmaradoMinho,OrquestraSinfónicadaESART,OrquestraFilarmoniadeGaia,OrquestraClássicadeEspinho,OrquestradoNorte,OrquestraClássicadaMadeira,OrquestradoAlgarveeOrquestraFilarmoniadasBeiras.

ÉmembrodaOrquestraClássicadeEspinhodesde2006.

RealizoutrêsconcertosasolocomoEnsembledeCordasdaESART,queforamtransmitidosemdiretopelaAntena2.Emjulhode2011tocouasoloemCascaiscomaorquestrabarrocadaESART.

Desdeagostode2011émembrofundadordoLusitanaeEnsemble.JárealizouváriosconcertosasolocomoEnsemble.LecionavioladearconoConservatóriodeMúsicadaMaiaenoCMSM-CursodeMúsicaSilvaMonteiro.

Ana Filomena Antunes Pereira Gomes da Silva, natural do Porto,

LUSITANAEENSEMBLE

ANA FILOMENA SILVA VIOLONCELO

LUSITANAEENSEMBLE

EMANUEL VIEIRA

É licenciado em Viola de Arcopela Escola de Artes Aplicadasde Castelo Branco, sob a orientaçãodo professor Jorge Alves.

VIOLA DE ARCO

Page 15: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

15Lusitanae Ensemble / Culturaviva

Em2008,AnaFilomenaconcluiuo8ºgraudevioloncelonoConservatóriodeMúsicadoPortocomaclassificaçãode20valores.

Sucessivamente,entrouem1ºlugarnaclassedevioloncelonaEscolaSuperiordeMúsicadoPorto(ESMAE),ondefinalizoualicenciaturaemMúsicacomumaclassificaçãoelevada,em2011.

Em2014,concluiuomestradoemEnsinodeMúsica,naUniversidadedeAveiroe,nomesmoano,foijúrinoConcursoInternacionalAliceandEleonoreSchoenfeld,naChina.

Em2015,obteveodiplomaDEM(DiplomadeEspecializaçãoMusical)porunanimidadedosjúris,emFrança,cursoquerealizoucomaorientaçãodovioloncelistaRomainGarioud.Nomesmoano,éconvidadaparaserjúrino2ºConcursoeFestivaldeMúsicaInternacionalemHongKongeparadarmasterclassdevioloncelo.

AnaFilomenaSilvaé,ainda,professoradevioloncelonoCursodeMúsicaSilvaMonteiro,funçãoqueexecutadesde2011.

Duranteasuaformaçãoparticipouemdiversasmasterclassesanívelnacional,emEspanhaeemItália.Trabalhoucomvioloncelistasderenomeinternacional,nomeadamenteStefanPopov,MatthieuLejeune,AaronChoi,PauloGaioLima,IlyaLaporev,AlexanderZnachonak,entreoutros.

Obtevediversosprémiosemconcursosnacionais,nomeadamenteo1ºPrémiodoConcursoGuilherminaSuggia,anívelcomplementar(2008).NorecitaldeentregadoprémioGuilherminaSuggia,tocoucomoviolonceloMontagnanaquepertenceuàvioloncelistaGuilherminaSuggia,cedidopelaCâmaraMunicipaldoPorto.

Atuouempúblicoemdiversassalasderenomenacional,nomeadamentenaCasadaMúsica,CCB(CentroCulturaldeBelém),CasadasArtes,CentrodeCongressosdaOrdemdosMédicos,CasaMuseuGuerraJunqueiroeTeatroMunicipalRivoli,entreoutros.

nasceu em 1990. Começou os estudos musicais aos 6 anos sob a orientação do professor Vicente Chuaqui (solista da Orquestra Sinfónia do Porto, Casa da Música).

Page 16: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

16 Ciclo de Música

ARTISTAS&FORMAÇÕES

LA IDEAL- ORQUESTRA TÍPICA DE TANGO ARGENTINO DO PORTOÉ uma orquestra formada em setembro de 2013 na cidade do Porto com o duplo propósito de recriar a música de dança das milongas tradicionais e apresentar em concerto música de compositores como Piazzolla e Rovira.

Comumaformaçãosimultaneamentetípicaeoriginal-flauta,violino,contrabaixo,bandoneonepiano-LaIdealtemumsomeumapaletatímbricaúnicos.

Écompostapormúsicosdeexcelentequalidade,algunstambémdançarinosdetango.NosseusespetáculosrecriaaintimidadeeexpressividadetípicasdaatmosferadossalõesdetangodeBuenosAires.

17 JUNSEX / 19H00

LA IDEAL - ORQUESTRA TÍPICA DE TANGO ARGENTINO DO PORTO

Page 17: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

17La Ideal / Culturaviva

Bandoneon:AlejandroSzabo

Flauta:JorgeSalgadoCorreia

Violino:DavidWynLloyd

Piano:FranciscoMonteiro

Contrabaixo:DanielAires

LaIdealtemrealizadomúltiplasapresentaçõesemPortugal(Porto,Lisboa,Aveiro,Caminha,PontedeLima,etc.),Espanha(SantiagodeCompostela,Salamanca,Vigo,Lugo,LaCoruña,Mallorca,Gijón,etc.)eItália(Milão,Verona,Bresanonne).

Paramaisinformaçõesconsultarwww.laideal.tkouanossapáginadoFacebook.

Page 18: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

18 Ciclo de Música

FezaclassedeinstrumentistanaEscoladeMúsicaPopulardeAvellaneda.FezaindaocursodeharmoniaecomposiçãoministradoporJuanCarlosCiriglianonasededaS.A.D.A.I.C.(Argentina).TendoaulasparticularescomobandoneonistaPaneJulio,em2001aventurou-senamúsicaclássicaecontemporâneacomomaestroAlejandroBarletta.

Duranteosseusanosdeestudointegraváriasformaçõesqueirãomarcaroseuestilo.ComHoraZerogravouoálbumLibertango(CP9013).Em1995foiconvocadopelosaxofonistaJorgeRetamozaparasejuntaraoseuquintetoTangoXXX.Comestaformaçãoparticipounagravaçãodedoisálbuns:Violentango(PAI3018)ePolicial Argentino(PAI3032);tambémgravouparaocanaldeTVSoloTangodaArgentina.

Emdezembrode2001mudou-separaEspanha.Foiconvidadoregularemmuitosfestivaiseeventosnocircuitoespanhol.Emmeadosde2010,comDiegoZecharies,formaoduoDeContraBando.Em2012e2014éconvidadoparaumgrupoformadopeloviolinistaAnahiCarfinoFestivaldeMúsicaClássicaVilladeLlutxent(Valência),realizandoobrasdomestreAstorPiazzolla.

Emsetembrode2013constituiaOrquestratípicaLaIdealnoPortoaoladodemúsicosderenome.Comesteagrupamentoapresentou-seemprestigiadosfestivaiseeventosdetangoargentinonaEuropa.

LAIDEAL

ALEJANDRO SZABO

Nasceu em Buenos Aires e começou a estudar bandoneon com 10 anos. Foram seus professores Arturo Penon, Daniel Binelli, Rodolfo Mederos e Alejandro Prevignano, todos bandoneonistas da Orquestra de Osvaldo Pugliese.

BANDONEON

Page 19: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

19

ÉatualmenteProfessorAssociadodaUniversidadedeAveiroecoordenaoGrupodeEstudosemPerformanceePerformancecomoInvestigaçãoArtística,UnidadedePesquisadoINET-MD.

Comoflautistafezinúmerosconcertoserecitaisemimportantesfestivaisinternacionaiseestreoumuitasobras,algumasdasquaisaelededicadas.GravouváriosCDnosestúdiosdaNuméricaenaPhoneEdition,asoloeintegrandodiferentesformações.

TemartigospublicadosemrevistascomoPsychology of MusicecapítulosdelivrosempublicaçõescomooOxford University Press,comopesquisador.

Emparaleloe,desde2004,interessou-sepelotango,primeirocomomúsicoemgruposcomoKhoraEnsembleedepoisemdançadesenvolvendoatividadescomobailarino,destacando-seasparticipaçõesnosespetáculosMúsica e Canções de CenadeJoãoLoio,noRivolienoTeatroD.Maria;Histórias para serem ContadasdeOsvaldoDragún,noTeatroSádeMiranda(VianadoCastelo);eMorangotangonoteatrodeLamegoetambémexibiçõesnoCCB,CasadaMúsica,TeatrodaVilarinha(comogrupoPortoTango),emPercursos da MúsicaeemTango x 4.

LAIDEAL

JORGE SALGADO CORREIA

Jorge Salgado Correia estudou Filosofia e Música, tendo completado os seus estudos na Holanda (onde obteve o diploma de solista em 1990 e uma pós-graduação em Música Contemporânea em 1992) e Inglaterra (onde terminou o doutoramento em Performance de Música da Universidade de Sheffield, em 2003).

FLAUTA

La Ideal / Culturaviva

Page 20: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

20 Ciclo de Música

Duranteoperíodoemquefrequentouestaescolaganhouváriosprémiosparavioladearcoemúsicadecâmara.ProsseguiuosestudoscomPeterSchidlof,doQuartetoAmadeus,eparticipouemmasterclassesnaCornualha.

DavidLloydtemtidoumacarreiraprofissionalintensa,tocandocomasprincipaisorquestrasdeLondres,colaborandoemcinemaetelevisãoeassinandováriasgravações.FoimembrodaOrquestraSinfónicadaBBCdurantequatroanos.DuranteasuaestadaemLondres,tocoucomváriosmaestros,entreosquaisKlausTennstedt,ChristophvonEschenbach,BernardHaitink,PierreBoulez,SirJohnPritchard,VladimirAshkenazy,ZubinMehta,GünterWand,SirSimonRattle,GuiseppeSinopoli,SirAndrewDavis,SirColinDavis,GennadyRozhdestvensky,AlexanderLazareveEssaPekkaSalonen.TocouempalcosdegrandeprestígiocomooAlbertHall,FestivalHall,BarbicanCentre(Londres),PhilharmoniedeBerlim,Concertgebouw,ÓperadeParis,LaScala,MusikvereineGewandhaus.

LAIDEAL

DAVID WYN LLOYD

Doutorado pela Universidade de Sheffield, em Inglaterra, David Wyn Lloyd iniciou os estudos superiores em 1981, no Royal College of Music em Londres.

VIOLINO

Comoprofessor,fundoucomabailarinaJoanaCarvalhoaescoladetangoargentinoGaleriaIdeal,ondelecionaeorganizaumamilongasemanalcomomesmonome.Fundouem2013,comobandoneonistaAlejandroSzabo,LaIdeal-OrquestraTípicadeTangoArgentinodoPorto,comoqualsetemapresentadoemnumerososconcertosemPortugal,EspanhaeItália.

Page 21: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

21La Ideal / Culturaviva

Épianista,investigador,compositoreprofessor,dedicadoprincipalmenteàmúsicadoséculoXX,emespecialàmúsicaportuguesa,tendosidoresponsávelpelaEdiçãoCríticadasObrasdeCâmaradeJorgePeixinho.Mantém,desde2001,atividadeconstantecomocompositor,tendocompostoobrasparadiferentesformaçõesapresentadasemPortugal,Itália,HolandaeE.U.A.FoiprofessordePianodosconservatóriosdeBragaePortoeprofessorconvidadonaFaculdadedeLetrasdaUniversidadedeCoimbra.

ÉProfessorCoordenadordaEscolaSuperiordeEducaçãodoInstitutoPolitécnicodoPorto.

LAIDEAL

FRANCISCO MONTEIRO

Francisco Monteiro é graduado pela Universidade de Música de Viena - Áustria (diploma de piano), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (mestrado em Ciências Musicais) e pela Universidade de Sheffield - RU (doutoramento em Música Contemporânea).

PIANO

Desdeabrilde2012,éomaestrotitularediretorartísticodaOrquestraClássicadoCentro.NasequênciadadeslocaçãodaOCCaCaboVerde,foi-lheatribuídopeloministrodaCulturadaquelepaísotítulodeMaestroHonorárioVitalíciodaOrquestraNacionaldeCaboVerde.

Page 22: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

22 Ciclo de Música

FoiadmitidonoConservatóriodeMúsicadoPorto,mascontinuouosestudoscomoseupaiatéos11anos.EstudoucontrabaixonaArtavenaclassedoprofessorAlexandreSamardjiev,completandoocursoprofissionalem2014.ParticipouemmasterclassescomMassimoGiorgi,PetiaBagovska,MichaelWolf,WolfgangGüttlereDiegoZecharies.TrabalhoucomváriosmaestroscomoErnstSchelle,ChristopheMillet,HowardWilliams,AndreasStoehreIvoVenkov.AtualmenteéalunodaESMAEnaclassedoprofessorFlorianPertzbornemembrodaCamerataNovNorte.

LAIDEAL

DANIEL AIRES

Nascido em 7 de fevereiro de 1996, iniciou os seus estudos musicais em piano aos 6 anos de idade com o seu pai.

CONTRABAIXO

Page 23: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

23La Ideal / Culturaviva

Page 24: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

24 Ciclo de Música

ARTISTAS&FORMAÇÕES

VINTAGESOUL- JAZZ E BOSSA NOVA

Os Vintage Soul são uma banda que apresenta um reportório centrado em standards de Jazz e Bossa Nova.

Formadosnofinalde2015,vãodarinício,em2016,àssuasapresentaçõesaovivo.Constituídospormúsicoscomvastaexperiênciaeformaçãoemváriasáreasmusicais,usamassuasdiversasinfluênciasparadaremumcunhoparticularàscomposições.

15 JULSEX / 19H00

VINTAGE SOUL - JAZZ E BOSSA NOVA

Page 25: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

25Vintage Soul / Culturaviva

Contrabaixo:GuilhermeLapa

Canto:SandraOliveira

Guitarra Elétrica:AndréRodrigues

Bateria:RicardoSilveira

Page 26: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

26 Ciclo de Música

VINTAGESOUL

GUILHERME LAPA

VINTAGESOUL

SANDRA OLIVEIRA

Começou a tocar baixo elétrico em 2002, e frequentou aulas com diversos professores, entre os quais Pedro Barreiros e Nuno Campos.

Começou a cantar e a escrever letras há 17 anos.

FrequentaatualmentealicenciaturadeJazzemContrabaixonaEscolaSuperiordeMúsicaedasArtesdoEspetáculodoPorto.Fezpartedeváriosprojetosmusicais,taiscomoObliqueRain,OBisonte,eintegraatualmenteosSullen,FoxFistFight,SenhorTrioeSONO.

Autodidatanumafaseinicial,passouporváriasbandas,tantodeoriginaiscomodeversões,taiscomoinNOsense,Dilemma,TwoTonight,OsAmigosdeSalex,Hyphen,entreoutras.Em2007decideteraulasdecantocomoprofessorKikoPereira

CONTRABAIXO

CANTO

Page 27: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

27

VINTAGESOUL

ANDRÉ RODRIGUES

Músico, professor e produtor, nascido no Porto em 1989, licenciado em Música, na variante de Produção e Tecnologias da Música, pela ESMAE.

EstudoucantoejazzcomasprofessorasFátimaSerroeMarianaVergueiro.Cantor,compositor,guitarristaeprodutordeVilaNavio,grupoqueeditouosdiscosCantinho da Vilaem2013eoAncoradouronesteanode2016.LecionouguitarraclássicanoCursodeMúsicaSilvaMonteiroenaAcademiaFernandesFão,bemcomocantoeguitarra,naEscoladasArtesMusicaisPortuguesas.LecionoutambémguitarraelétricanaRockinSchoolSilvaMonteiro.Comoprodutor,produzdiscosdaeditoraespanholaKNSClassical,bemcomodiversostrabalhosdiscográficosdeautor,comoBaltarCassolaGuitarDuo,AlbertoCastro,VilaNavio,entreoutros.

GUITARRA ELÉTRICA

eem2009ingressanaEscolaValentimdeCarvalho,ondeteveaulasdecantoeformaçãomusical.Em2010iniciaocursosuperiordeMúsicanaUniversidadedeÉvora,comespecializaçãoemCantodeJazz.Em2011temoprazerdeassistirecompletaroworkshopSingersandSongwriters,noBerkleeCollegeofMusic,emValencia.IniciaabandaBlameZeusem2010e,tambémnesseano,começaadaraulasparticularesdecanto,songwritingestage performance.DáaulastambémnaEscoladeMúsicaMusicflat,naJuventudedeSanguedoenaJackSomLuzeImagem.

Vintage Soul / Culturaviva

Page 28: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

28 Ciclo de Música

VINTAGESOUL

RICARDO SILVEIRA

Começou a ter aulas de música aos 4 anos de idade. Aos 16 começa a tocar bateria, tendo sido membro de várias bandas, entre as quais Gangrena, inNOsense, BossaNossa, Hyphen e Blame Zeus.

EstudouPercussãonoConservatórioRegionaldeGaia,tendoprosseguidoosseusestudosdelicenciaturanaUniversityofGlasgowenaUniversidadedeÉvora.NestaúltimainstituiçãoconcluiuomestradoemPerformanceem2012sendo,atualmente,doutorandoemMúsicaeMusicologia.LecionapercussãonoConservatórioRegionaldeGaia,baterianoCursodeMúsicaSilvaMonteiroeé,desdeoanoletivode2012-2013,ProfessorAssistenteConvidadodePercussãonaUniversidadedeÉvora.

BATERIA

Page 29: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

29Vintage Soul / Culturaviva

Page 30: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

30 Ciclo de Música

ARTISTAS&FORMAÇÕES

RECITAL DE CHOPIN

Fernando e Luís Costa, gémeos, naturais do Porto, foram impressionando os críticos pela sua poderosa e íntima ligação musical.

Desenvolveramumagrandesincronização,marcadaporumafortepresençadepalco,sempreligadaàsimplicidadedeumafluêncianaturaldasuamúsica.ComumacarreirainternacionalqueoslevouasalascomoaCasadaMúsica,oCentroCulturaldeBelém,oGlennGouldStudioouoAteneodeMadrid,gravamosprimeirosálbunsparaaeditoraKNSClassical.

16 SETSEX/ 19H00

RECITAL DE CHOPIN

Page 31: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

31Recital de Chopin / Culturaviva

Violoncelo:FernandoCosta

Piano:LuísCosta

Page 32: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

32 Ciclo de Música

RECITALDECHOPIN

FERNANDO COSTA

Fernando Costa tem-se afirmado nos últimos anos como ‹‹um valor seguro da nova geração de intérpretes em Portugal›› (Casa da Música, Porto), somando alguns prémios de prestígio à sua carreira. As suas performances são marcadas por uma forte presença em palco, combinando um estilo dinâmico e impulsivo com a sua expressividade e sensibilidade musicais.

Violoncelistaportuguês,nascidoem1991,iniciouosseusestudosdevioloncelocomValterMateuseem2013terminouasualicenciaturacomclassificaçãomáxima,naEscolaSuperiordeMúsica,ArteseEspetáculonoPorto,naclassedevioloncelodeJedBarahal.Concluiu,recentemente,omestradoemPerformanceMusical,sobaorientaçãodoprestigiadovioloncelistaAntónioMeneses,naHochschulederKünsteBern,naSuíça.FoidistinguidocombolsademéritodoInstitutoPolitécnicodoPorto(2010e2011)ecomumabolsadeestudodaFundaçãoCalousteGulbenkian(2011).TrabalhoucomvioloncelistascomoPauloGaioLima,FilipeQuaresma,DimitriFerschtman,MárcioCarneiro,AnneGastinel,NataliaGutman,PavelGomziakov,LuísClaret,AntónioMeneses,entreoutros.Foilaureadoemvariadosconcursos,entreosquaissedestacaaobtençãodo1ºPrémionoPrémioJovensMúsicos2011,Violoncelo,NívelSuperior;1ºPrémionoConcursoInternacionaldeSantaCecília(2011);1ºPrémionoPrémioHelenaSáeCosta,2012;

VIOLONCELO

Page 33: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

33Recital de Chopin / Culturaviva

RECITALDECHOPIN

LUÍS COSTA

Luís Costa iniciou seus estudos aos 8 anos de idade, com Zhuang Xiao Hua.

PIANO

1ºPrémioemConCursos2012(músicadecâmara),2ºPrémionoPrémioJovensMúsicos2012e2013,MúsicadeCâmara,NívelSuperior,eteve,também,aoportunidadedeatuarcomosolistaacompanhadopelaOrquestraGulbenkian,aOrquestradoNorte,OrquestradeCâmaradeCascaiseOeiras,OrquestraSinfonietadaESMAE,entreoutras.Fernandoapresenta-setantoasolocomoemmúsicadecâmara,tendo,atualmente,umaregularatividademusicalemPortugalenoestrangeiro.Derecentesprojetos,destacam-seastourspeloCanadá(incluindoumrecitalnoprestigiadoGlennGouldStudio)eÁfricadoSuleaparticipaçãoemfestivaisemPortugal,Espanha,França,HolandaeItália.

FoibolseirodaFundaçãoCalousteGulbenkianentre2013e2015eatualmenteérepresentadopelaKNSArtists,tendosidopublicado,recentemente,paraaKNSClassical,oseuprimeiroCDAprès un Rêve.

Poucosanosmaistarde,continuoucomoseuatualprofessoregrandeinspiração,ÁlvaroTeixeiraLopes.

Em2012estudounaHFMStuttgart,sobaorientaçãodeFriedemannRieger,ondeterminoucommáximaclassificação.FoipremiadoemvariadosconcursoscomooConcursoInternacionalMesnildesArts,ConcursoIbéricodoAltoMinho,ConcursoInternacionaldeSantaCecíliaePrémioJovensMúsicos-Músicadecâmara.

Page 34: PROGRAMA MAI-DEZ 2016
Page 35: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

35Recital de Chopin / Culturaviva

Contacomrecitaisportodoopaís,bemcomonoestrangeiro,ondesãodedestacarosmaisrecentesconcertosnaAlemanha(Darmstadt,Reutlingen,Romrod,Filseck),ondeacríticaodescreveucomoum‹‹pianistamusicalmentesofisticado››(Fulder Zeitung).

Asuacarreiraleva-oaindaaatuaremcidadescomoGirona,Roma,Joanesburgo,Pretória,CidadedoCabo,Otava,Toronto,Montreal,Harare,Windoek,Londres,Frankfurt,Estugarda,Léon,Madrid,Bergen,incluindosalascomoSalaSuggiadaCasadaMúsica,GlennGouldStudio,AuditórioCiudaddeLéon,etc,oufestivaisdestacandoFestivalSantPeredeRodes,FestivalPercursosdaMúsica,FestivalSt.MesnildesArts,CicloNovosTalentosdoTeatroCampoAlegre,FestivalMusiqueenValléeduTarn,CiclodeJóvenesIntérpretesZaragoza,FestivaldeMúsicadeBesálu,HammerklavierSeries.

Emsetembrode2013foiselecionadoparaparticiparnaintegraldosconcertosdeBeethoven,tendooportunidadedetrabalharcomomaestroBrunoApreaesuaclasseeaOrquestraSinfónicadeJovensdeMálaga.

Apresentou-setambémasolocomaOrquestraFilarmoniadasBeiras,OrquestradeCâmaradaMaia,BandaMilitardoPortoeLusitanaeEnsemble.Atualmentemantémcontactoregular,emMadrid,comopianistaJoaquinSoriano,sendotambémeleumagrandeinspiração.

Dedicapartedoseutempoàmúsicadecâmara,tendotrabalhadocommúsicoscomoAntónioMeneses,LluisClaret,Hans-PeterStenzleAntónioChagasRosa.Temumaintensaatividadeemduo,comoirmãovioloncelista,FernandoCosta.Entreosseuspróximosprojetosdestacam-seosconcertosnoBrasil,SantiagodoChileeChina.GravouparaocanaldetelevisãoportuguesaRTPeparaarádioAntena2,rádioCHIN,eNBCtelevision.

ÉrepresentadopelaagênciaKNSArtistsManagement.GravouCDcomobrasdeScarlatti,SchumanneChopinparaaEditoraKNSClassical.

Page 36: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

36 Ciclo de Música

ARTISTAS&FORMAÇÕES

FILIPE QUARESMA

Iniciou os estudos musicais na Covilhã, tendo como primeiro professor de violoncelo Rogério Peixinho na EPABI. Mais tarde estudou violoncelo em Londres, na Royal Academy of Music, com David Strange e Mats Lidström, e em Florença, Scuola di Musica di Fiesole, com Natalia Gutman.

ParticipoutambémemmasterclassescomColinCarr,ZaraNelsova,FransHelmerson,AnssiKarttunen,JianWang,EliazArizcuren,MárcioCarneiro,LuísSáPessoa,entreoutros.

ObteveprimeirosprémiosemváriosconcursosnacionaistaiscomoPrémioJovensMúsicos–RDPAntena2,ConcursoInternacionalJúlioCardona–Covilhã,efoibolseirodaFundaçãoCalousteGulbenkian,RoyalAcademyofMusiceSuggiaScholarship.Em2010obteveoPrémioValterBoccacinidaScuoladiMusicadiFiesole.AindanoseuperíodoacadémicointegrouaOrquestradeJovensdaUniãoEuropeia,tendotidoaoportunidadedeseapresentarnasprincipaissalasdeconcertoeuropeias,assimcomodetrabalharcomosmaisprestigiadosmaestros,taiscomoSirColinDavis,VladimirAskehnazy,MarissJanssonseBernardHaitink.

14 OUTSEX/ 19H00

RECITAL DE VIOLONCELOFilipeQuaresma

Page 37: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

37Recital de Violoncelo / Culturaviva

ÉprimeirovioloncelodaOrquestraBarrocadaCasadaMúsica(CdM)evioloncelistadoDarcosEnsemble.ÉvioloncelistaprincipalconvidadodoRemixEnsembleCdM,Sond’Ar-teElectricEnsembleeOficinaMusical.ÉaindavioloncelistaconvidadodaOrchestreRévolutionnaireetRomantique,deSirJohnEliotGardiner,comaqualjágravouumdiscodedicadoàssinfoniasdeBeethoven.

JáseapresentouasolocomaOrquestraSinfónicaPortuguesa,DrummingGrupodePercussão,CoroGulbenkian,OrquestraBarrocaCdM,RemixEnsembleCdM,OrquestraFilarmoniadasBeiras,IMaestriOrchestra(StJohn’sSmithSquare),entreoutras.

ParaalémdejáseterapresentadoemtodasasprincipaissalasdeconcertodePortugal,edeintegrarregularmenteaprogramaçãodosprincipaisfestivaisdemúsicaportugueses,tambémjátocouemLondres,Barcelona,Estrasburgo,Paris,Lyon,Antuérpia,Madrid,Roma,Florença,Viena,Berlim,Amesterdão,Colónia,Zurique,Luxemburgo,Bruxelas,Tóquio,Caracas,entreoutros.ComoRemixEnsembleCdMem2011apresentou-senoWienerFestwochen(Viena)e,em2012,noFestivalMusicadeEstrasburgoenaFilarmónicadeBerlim.ÉtambémcomoRemixEnsemblequetemváriosdiscoseditadoscomobrasdeN.Côrte-Real,J.Peixinho,Jorgensen,E.Nunes,A.PinhoVargas,P.DusapineL.Francesconi,sendoqueodiscodedicadoaDosapinmereceuodestaquedarevistaGramophone,tendosidocolocadonalistadaEscolhadosCríticosde2013.

Trabalhacomosmaisaclamadoscompositoresportugueseseestrangeirosdaatualidade,numtrabalhonotáveldeexpansãodorepertórioparavioloncelo.Em2014lançouoseuprimeirodiscoasolo,Portuguese Music for Solo Cello,exclusivamentepreenchidocomobrasdecompositoresportugueses,incluindoLabirintho deC.AzevedoeQuasi OstinatodeR.Ribeiro,obrasasidedicadas,comoqualteveasmelhorescríticasnacionaiseinternacionais.

ÉprofessornaEscolaSuperiordeMúsicaedasArtesdoEspetáculodoPorto.

FilipeQuaresmadetémoprestigiadotítuloARAM(AssociateRoyalAcademyofMusic).

Page 38: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

38 Ciclo de Música

ARTISTAS&FORMAÇÕES

CLAUSTRUSENSEMBLE

Quarteto constituído por Maria Helena Cabral (flauta transversal), Ana Madalena Silva (oboé), Rui Rodrigues (marimba e outros instrumentos de percussão) e José Costa (fagote), músicos com grande experiência, não só como solistas como também enquanto instrumentistas de orquestra e de música de câmara.

Estegrupoquesededicaàdivulgaçãodemúsicadeváriosautoresumpoucoportodoopaíssurgiunasequênciadeumprojetodeaçãoquetememvistacontribuirparaacriaçãodenovospúblicos.

Asuaconstituiçãotem,porisso,nasuaessência,oobjetivodepermitirinterpretarumreportórioalargadodegrandeinteressemusical.

11 NOVSEX / 19H00

CLAUSTRUS ENSEMBLE

Page 39: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

39Claustrus Ensemble / Culturaviva

Flauta:MariaHelenaCabral

Oboé:AnaMadalenaSilva

Percussão:RuiRodrigues

Fagote:JoséCosta

Page 40: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

40 Ciclo de Música

CLAUSTRUSENSEMBLE

MARIA HELENA CABRAL

Nascida no Porto, estudou flauta transversal com o professor Eduardo Lucena, no Conservatório de Música da mesma cidade. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação da Casa de Mateus, trabalhou com os professores Pierre-Yves Artaud, David Reichenberg, Philippe Malfait e com o maestro Max Rabinovitch.

FLAUTA

GanhouoPrémioJovensMúsicos–RDP,em1989,naclassedenívelsuperior,oVConcursoNacionaldeBragaetambémnaclassedenívelsuperior,oConcursodaJuventudeMusicalPortuguesa.

FezpartedaOrquestraPortuguesadaJuventudeeatuoucomosolistacomasOrquestrasSinfónicas-LisboaePorto,comaOrquestradeCâmaraArsNovaecomaOrquestradeCâmaradeBraga.

Foiprofessoraemváriasacademiaseescolasdemúsica,naEscolaSuperiordeEducaçãoJeanPiagetenaUniversidadeCatólica.

Atualmenteintegradiversasorquestraseagrupamentosdemúsicadecâmara.

DoutoradapelaUniversidadedoMinho,ésubdiretoradoAgrupamentodeEscolasSophiadeMelloBreyner,emVilaNovadeGaia,autoraecoautorademanuaisescolaresdeeducaçãomusical.

Page 41: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

41Claustrus Ensemble / Culturaviva

CLAUSTRUSENSEMBLE

ANA MADALENA SILVA

Nascida em Guimarães, iniciou os seus estudos musicais em 1994 na ARTAVE, na classe de oboé do professor Saúl Silva, onde foi aluna premiada.

OBOÉ

SoborientaçãodoprofessorRicardoLopes,daEscolaSuperiordeMúsicaeArtesdoEspetáculodoPorto–ESMAE,concluiuasualicenciatura.ÉmestrenoEnsinodaMúsicapelaUniversidadedeAveiro,ondejáorientou,em2010,umamasterclass.

Executoudiversasobrasasoloemváriosfestivais,dosquaissedestacamoFestivaldeMúsicadeGuimarães,oFestivalFozdoCávado,oFestivaldeMúsicadeTomareaSemanadeMúsicaAntiganoConservatórioNacionaldeLisboa.

FoiconvidadaarepresentarPortugal,participandonoCursoInternacionaldeInstrumentosdePalhetanaAlemanha(Bona),ondetrabalhoucomChristianWetzelnaáreadeoboéeemmúsicadecâmaracomRalphMano(solistadaorquestradeMunique).Realizoumasterclassescomosseguintesoboístas:ThomasIndermuhler,HansjorgSchellenberger,AlexKlein,DiethelmJonas,JosephKlausbecker,Olé-HenrikDahl,AndrewSwinnerton,ChristoKasmetskyePhillipHill.

Em2002foiconvidadaaintegraraOrquestradeJovensdoMediterrâneocomo1ºoboé,tendoaoportunidadedeefetuarumadigressãoportodooMediterrâneo,atuandonasmaioressalasdeespetáculoeparticipandonosmaisimportantesfestivaisdemúsicainternacionais.NessemesmoanoparticipounagravaçãodoprimeiroCDdareferidaorquestra.

ColaboroufrequentementecomoRemixEnsemble,OrquestraBarrocadaCasadaMúsicaeOrquestraNacionaldoS.Carlos.Como1ºoboécolaborounasseguintesorquestras:Sinfonieta,FilarmoniadasBeiras,OrquestraBracaraAugusta,OrquestradeSoprosdaARTAVE,OrquestradaOPEM,OrquestradeJovensdeSantaMariadaFeira,BandaSinfónicadeJovensdeSantaMariadaFeira,OrquestradaF.A.P.eOrquestradoNorte.

Page 42: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

42 Ciclo de Música

Desde2007temvindoacolaborarcomaOrquestraNacionaldoPorto.AtuaregularmentecomaFilarmoniadeGaiaecomaOrquestraSineNomine.

De1997a2004foibolseiradaFundaçãoCalousteGulbenkian.

De2005a2011lecionounaEscolaProfissionaldeArtesdeMirandela.

FoipremiadadoconcursoPrémioJovensMúsicosnamodalidadedemúsicadecâmaraedaFundaçãoEngenheiroAntóniodeAlmeidaem2003/2004,enquantoalunadaESMAE.

AtualmentelecionanaFundaçãoConservatórioRegionaldeGaia,AcademiadeMúsicadeSantaMariadaFeira,CursodeMúsicaSilvaMonteiroeConservatóriodeMúsicadaJobra.

Colaboroucomomúsicoconvidadocomváriasorquestraseformaçõesnoâmbitodamúsicaclássicaecontêmporanea,ondesedestacamOrchestrUtopica,OficinaMusical,RemixEnsemble,OrquestraNacionaldoPorto,OrquestraGulbenkian,OrquestraMetropolitanadeLisboa,OrquestradasBeiras,OrquestraNovaHarmonia,entreoutras.

Noqueàimprovisaçãoecomposiçãodizrespeito,colaboroucomoutrasáreasartísticascomopoesia,dança,teatro,imagemenovocirco,emprojetoscomo1poesiaepercussão,Trama-percussãoeartesperformativaseBoiteZuleikadosquaisémembrofundador.

CLAUSTRUSENSEMBLE

RUI RODRIGUES

É membro fundador do grupo Drumming – Grupo de Percussão, sob direção artística de Miquel Bernat, apresentando-se com regularidade em prestigiadas salas de espetáculo nacionais e internacionais.

PERCUSSÃO

Page 43: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

43Claustrus Ensemble / Culturaviva

Em1993ingressounoConservatórioMusicadoPorto,ondetrabalhoucomosprofessoresKestmaneRobertGlassborner.

MaistardeprosseguiuosseusestudosmusicaisemEspanha(Gigón)comprofessorMichaelDicker.

Frequentouváriasmasterclassesdefagoteecontrafagote.

Desde1995temvindoacolaborarcomaOrquestraClássicadoPorto,OrquestraNacionaldoPorto,OrquestraFilarmoniadasBeiras,OrquestradoNorte,OrquestraSineNomine,OrquestraMetropolitanadeLisboa,OrquestraSinfónicaPortuguesaeOrquestraSinfónicadoPorto.

Atualmenteintegraváriosgruposdemúsicadecâmara,lecionanaEscoladoSeminárioemBragaeGuimarãeseéfagotistadaBandadaGuardaNacionalRepublicana.

CLAUSTRUSENSEMBLE

JOSÉ COSTA

José Costa nasceu no Porto em 1968. Iniciou os seus estudos de fagote no Conservatório Nacional de Lisboa em 1991, sob orientação do professor Arlindo Santos.

FAGOTE

EnquantomembrodogrupoDrumming,esteveenvolvidonosprojetosSteeldrumming...StillDrumming,SteeldrummingtocaZecaAfonsoparaensembledesteel drumseZapping–TributoaFrankZappaparaensembledepercussão,paraosquaisdiversoscompositorescriaramobras.Temsidointérpretedeoutrasprimeirasaudiçõesquerasoloquercomomembrodeoutrosgrupos.

Édocentedesde1999maioritariamentenoEnsinoProfissional,naáreadapercussão(disciplinasdeinstrumentoemúsicadecâmara).AtualmenteéprofessornaEscolaProfissionaldeMúsicadeEspinhoeEscoladeMúsicaÓscardaSilva.

Page 44: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

44 Ciclo de Música

ARTISTAS&FORMAÇÕES

CARLOS PIÇARRA ALVES

É atualmente solista-A na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Professor Principal de Clarinete e membro do Conselho Científico da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Foi artista e professor convidado da Universidade do Estado do Arizona (EUA) em 2009 e 2010.

LicenciadonaEsmae,naclassedoprofessorAntónioSaioteeprémiodeaperfeicionamentoporunanimidadedojúrinoConservatórioSuperiordaRegiãodeVersalhesnaclassedoprofessorPhilipeCuper(PrincipaldaÓperadeParis).FezmasterclasscomWalterBoykens,GuyDeplus,PhilipeCuper,GuyDangain,MichelArringhon,MichelCollinsePaulMayer.

FoidiretorartísticodoFestivalInternacionaldeMúsicadePaçosdeBrandãode2009a2012.

EmGuimarães2012-CapitalEuropeiadaCultura,nocicloMasterPieces,foiconvidadoaserosolistadaestreiamundialdoConcerto

para Clarinete e OrquestradeMárioLaginha.

Em2013foinomeadoparaojúridaDireçãoGeraldasArtesnaáreadaMúsica.

Em2015noConcertodeGaladoCongressoMundialdeClarineteemMadrid,foiosolistajuntamentecomPhilippeCupereaBandaSinfónicadeMadridnaestreiadaobraLaradeGonzálezMoreno.

25 NOVSEX/ 19H00

RECITAL DE CLARINETECarlosPiçarraAlves

Page 45: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

45Recital de Clarinete / Culturaviva

Foipremiadonosmaisimportantesconcursosnacionais,1oprémionoPrémioJovensMúsicos,1oPrémioJuventudeMusicalPortuguesae1oPrémionoConcursodoFestivalInternacionalCostaVerde.Participouemdoisconcursosinternacionais,sendosemifinalistanoConcursoInternacionaldeRomaepremiadonoConcursoAurelianOctavPopanaRoménia,abraçando,desdelogo,umaintensacarreirasolísticaedemúsicadecâmara,queseexpandeinternacionalmenteporpaísescomoEUA,Rússia,Alemanha,Áustria,Holanda,Noruega,França,Itália,Espanha,Bélgica,Luxemburgo,Roménia,Macau,Brasil,etc.

TocouasolocomaOrquestraClássicadoPorto,aOrquestraSinfónicaPortuguesa,aOrquestraClássicadaMadeira,aOrquestraNacionaldoPorto,aOrquestradeCâmaraPortuguesa,aOrquestraSinfónicadeConstanzanaRoméniaeaOrquestraJ.FuturaemItália.

Nosseustrabalhosdiscográficosdestaca-seagravaçãoparaaEMIClassicsdoConcerto para Clarinete e OrquestradeMozartcomomaestroRuiMassenaeaOrquestraClássicadaMadeira.GravoutambémasIntegrais IIparaclarinetesolodeJoãoPedroOliveira,aconvitedoprópriocompositor.TemumCDquefoirealizadocomCaioPagano,DanielRowland,CatherineStrynckxePauloÁlvarez,comobrasdeOlivierMessiaen(Quarteto para o Fim

dos Tempos)eBélaBartok(Contrastes)paraaetiquetaNumérica.NoseuCDgravadonosEUA,Recital in the West(2010),nacompanhiadoconsagradopianistaCaioPagano,aimprensanorte-americanaencontrouamelhorinterpretaçãodaprimeirasonatadeBrahms:‹‹EstaésemdúvidaamelhorversãodaSonatadeBrahmsquejáouvi.CarlosAlvesextraidoclarineteumsombelíssimoesoberbo,comumexcelentesentidodefrasemusicalaolongodetodaaobra››(Arizona Republic,Julhode2010).Émembro-fundadordoArteMusicEnsemble,comoqualgravouoseuúltimodisco,Divine.

Emjaneirode2016tocaráasolooConcerto para Clarinete e OrquestradeMárioLaginhanaRoménia,realizaráemfevereiroumadigressãocomopianistaCaioPaganonosE.U.A.eemmarçotocaráasolonoFunchalcomaOrquestraClássicadaMadeira.AindanestemêsapresentaoQuarteto para o Fim dos TemposdeMessiaencomoArteMusicEnsemblenaCasadaMúsica,tendocomoconvidadaespecialavioloncelistaNatáliaGutman.

CarlosPiçarraAlveséartistaBuffetCramptoneéinternacionalmenteconsideradoumdosclarinetistasmaisrelevantesdasuageração.

Page 46: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

Ciclo de Música46

ARTISTAS&FORMAÇÕES

O BANDO DE SURUNYO

Alegram-se os Céus e a Terra Baila - Música barroca portuguesa para o Natal.

16 DEZSEX / 19H00

O BANDO DE SURUNYOMúsicaBarroca

OprogramaquepropomosconsisteemmúsicainéditaescritainteiramenteemPortugaleporportugueses,concretamentepelosmestrescompositoresdoMosteirodeSantaCruzdeCoimbra,duranteosprimeirosanosdoreinadodeD.JoãoIV(ca.1640-50).Totalmentecantadasemlínguasvernáculas(português,castelhano,galegoenoidiomaestilizadodosescravosealforriadosafricanosresidentesemPortugalnoséculoXVII),serãointerpretadasobrasdevocionaisefestivascompostasexpressamenteparaoNatal.Meticulosamenteesculpidapormãosmagistrais,amúsicadesteprogramatemcomoobjetivocumpriraquelequeeraoidealdetodoobarrocomusicaleuropeu:potenciarapalavraatravésdamúsicademodoaconseguirtocarasemoçõesdosouvintes.

OBandodeSurunyoéumensemblededicadoàinterpretaçãodamúsicadoséculoXVII,atualmentefocadoemexclusividadenoprimeirobarrocoportuguês.OBandotemcomonúcleoumoctetovocalsuportadoportrêsinstrumentistasdebaixocontínuo,aoqualsepodemjuntarbailarinose/oumaismúsicos.OnomedogrupoéretiradodaobraA minino tam bonitio,significando‹‹bandodeestorninhos››.Compostoporelementosdeidadesepersonalidadesmuitodiversificadas,n’OBandodeSurunyoconfluemexperiência,vitalidade,umaenormemotivaçãoeumgigantescoprazereminterpretarestamúsica.

Page 47: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

47O Bando de Surunyo / Culturaviva

Violino:AnaRitaJúnior

Soprano:AnaVieiraLeite

Violino:BernardoFerrão

Barítono:CarlosMeireles

Flautas:CarlosSánchezLeonardo

Viola de Gamba:CarminaRepasGonçalves

Viola de Mão, Guitarra e Direção:HugoSanches

Tenor:JoséLeite

Soprano:MartaMartins

Mezzosoprano:PatríciaSilveira

Barítono:SérgioRamos

Soprano:TâniaEsteves

Contratenor:TiagoRibeiro

Viola da Gamba:XurxoVarela

Page 48: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

48 Ciclo de Música

OBANDODESURUNYO

ANA RITA JÚNIOR

Ana Rita Gonçalves Pinto Júnior nasceu a 30 de setembro de 1993 em Lisboa. Com 7 anos de idade começa os seus estudos musicais na Sociedade Banda Musical Lanhelense.

VIOLINO

Em2006ingressanaEscolaProfissionaldeMúsicadeVianadoCastelo(EPMVC)naclassedeviolinodoprofessorArmandoGonzález.Em2012concluiocursodeinstrumentistadecordaseteclanaEPMVC.

FrequentoumasterclassesdeviolinocomDanielRowland,EvelioTieles,EliotLawson,ZofiaWoycicky;edemúsicadecâmaracomoEuropaStringQuartet(LyonelSchmit,AlexandraGreffin,JanoLisboa,CédricCochón).TrabalhoucomaOrquestraSinfónicadaEPMVC,OrquestraJuvenilAPROARTEeOrquestradoOrfeãodeLeiria.Trabalhoucomváriosmaestros,taiscomoErnstSchelle,FranciscoPérez,MartinAndré,RobertoPérez,RuiMassenaeVascoPearcedeAzevedo.Em2008,participounasestreiasmundiaiscomaOrquestraSinfónicaEPMVCdepeçasdeJean-FrançoisLézé(Tango & Paso Doble, TriArtango Suite),TrípticodePedroSantoseMúsicas de VillaianadeCândidoLima.

Prossegueosseusestudosmusicaisem2012naEscolaSuperiordeMúsicaeArtesdoEspetáculo,ingressandonoCursodeMúsicaAntiganaclassedeviolinodaprofessoraAmandineBeyereposteriormentedoprofessorBenjaminChérnier.Em2015finalizaalicenciaturaemviolinobarrocoenomesmoanoingressaomestradoemInterpretaçãoArtística-variantedeMúsicaAntigadaESMAE.TrabalhoucomaOrquestraNortedoSul,EnsemblePortoGalante,CamerataPiùBassaeOrquestraBarrocadoPorto.

Noanode2014foiselecionadapelaESMAEaparticiparna3ªediçãodocursodeorquestraIPLaFolliarealizadoemItálianoqualtambémteveaulasdeviolinocomosprofessoresAlessandroCiccoliniePeterSpisskyedemúsicadecâmaracomaprofessoraFlorenciaBardavidHoecker.

Noiníciodoanoletivode2014/2015começoualecionarnaOrquestraEnergiadeMurça,atravésdaFundaçãoEDP–CasadaMúsicaem

Page 49: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

49O Bando de Surunyo / Culturaviva

OBANDODESURUNYO

ANA VIEIRA LEITE

Nascida em Braga em 1995, Ana Vieira Leite iniciou os seus estudos musicais com 6 anos de idade em violino com Emanuel André Melo, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

SOPRANO

Com15anosdeidade,começouaestudarcantocomLilianaCoelhonamesmaescola.Em2013concluiuocursodoconservatóriocomdistinçãoe,nomesmoano,ingressounaEscolaSuperiordeMúsicaeArtesdoEspetáculo(ESMAE),ondeprosseguiuosseusestudosdecantosobaorientaçãodeAntónioSalgado.

ParticipouativamenteemcursosemasterclassescommúsicosdereferênciacomoLuisGirónMay,ChuTai-Li,ConniedeJongh,KelvinGroutentreoutros.

FoipremiadacomosegundoprémionoConcursoNacionaldeCantodeConservatóriosOficiaisdeMúsicaem2011,2012e2013.

Enquantosolista,Anainterpretoua4º SinfoniadeGustavMahler,MagnificatdeJohannSebastianBach,Litaniae LauretanaedeWolfgangAmadeusMozart,GloriadeAntonioVivaldi,MessiahdeGeorgFriederichHaendeleA Mass for PeacedeKarlJenkins.

Emópera,interpretouospapéisdePinocchionaestreiaportuguesadaobrahomónimadePierangeloValtinoni,CupidonemOrphée aux

EnfersdeOffenbach,PollyPeachumnaÓpera dos Três VinténsdeKurtWeilleMissPottsemThe Beauty and the BeastdeAlanMenken.FoiaindaSpesnodramalitúrgicoOrdo VirtutumdeHildegardvonBingen.

parceriacomaESPROARTE,sendoresponsávelpelaclassedeviolinoatéàpresentedata.

Atualmente,frequentao1ºanodemestradoemInterpretaçãoArtística-variantedeMúsicaAntiga,violinobarrocodaESMAE.

Page 50: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

50

TrabalhoucommaestroscomoJoanaCarneiro,AntónioSaiote,BarbaraFrancke,AntónioBaptista,FilipaTaipinaecomencenadorescomoManuelaFerreira,AntónioDurães,ClaudiaMarisaeMarcosBarbosa.

ColaboraregularmentecomosolistaeemcoronoAbsoluteVocemEnsemble,CoroSinfónicodaCasadaMúsica,CorodeCâmaradaESMAEeOBandodeSurunyo.Elementodesteúltimoensembledesdeasuacriaçãoemoutubrode2015,realizounãosóaestreiamodernadeváriasobrasinéditasdobarrocomusicalportuguêscomoparticipouativamentenoprocessodeconstruçãodainterpretaçãomusicaledramáticadesterepertórioaindamuitopoucoexplorado.

FezpartedaOrquestradeJovensdePortugal,oquelhepermitiutrabalharcommaestrosdereferência,comoMartinAndreeCesárioCosta,entreoutros.

Em2012obtevealicenciaturaemViolinoBarroconaEscolaSuperiordeMúsicaeArtesdoEspetáculo(Porto),naclassedaprofessoraAmandineBeyer.Noanode2015obteveodiplomademestreemInterpretaçãodeMúsicaAntiganaScholaCantorumBasiliensis(Suíça),naclassedaprofessoraLeilaScheyegh.

ÉmembrodaOrquestraBarrocadaCasadaMúsicaedoEnsembleNovantikProjectBasel.Colaboraregularmentecomdiversosagrupamentos,destacando-seGliIncognitidirigidodeAmandineBeyer.

Em2016foiprofessordeviolinobarroconaIIAcademiaJúniordoCursodeMúsicaAntigadaESMAE.

OBANDODESURUNYO

BERNARDO FERRÃO

Bernardo Ferrão começou a sua formação como músico na Escola de Música Pedro Fesch, na classe do professor João Paz.

VIOLINO

Page 51: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

51O Bando de Surunyo / Culturaviva

ÉlicenciadoemestreemMúsica(Canto)pelaEscolaSuperiordeMúsicaedasArtesdoEspetáculo(ESMAE),tendosidoalunodeJosédeOliveiraLopes,MargaridaReiseRuiTaveira.TrabalharegularmentecomopedagogovocalJoãoHenriques.ÉtambémlicenciadoemMedicinaVeterináriapelaUTAD.NoâmbitodoseumestradoemPerformanceredigiuadissertaçãoA Voz Absoluta, ser cada vez mais humano,naqualexplorouatécnicado‹‹FiodeVoz››derivadademantrashinduseaplicadaaocantolírico.

ÉdiretorartísticodorecentementeformadoAbsoluteVocemEnsemble.ÉmembrodaCapellaSactaeCrucisdirigidoporTiagoSimasFreire,doBandodeSurunyodirigidoporHugoSanches,efoirecentementeadmitidoemaudiçãonoHuelgasEnsembledirigidoporPaulVanNevel.ÉtambémmembrodoCorodaCasadaMúsica.ÉprofessorassistenteconvidadonacadeiraVozeMúsicanoDepartamentodeTeatrodaESMAE.ÉprofessordecantonaEscolaDiocesanadeMinistériosLitúrgicos.

Destacam-senasualargaediversificadaexperiência:participaçãonagravaçãodo1ºCDdaCapelaSanctaeCrucis;apresentaçõescomprimeirasaudiçõesmodernasdeváriasobrasinéditasdobarrocoportuguêscomOBandodeSurunyo;ainterpretaçãodasCantatas56,82e158deJ.S.BachemparceriacomoDepartamentodeMúsicaAntigadaESMAE;solistaecoralistanasobrasMagnificatdeJ.S.BacheLitaniae

Lauretaneae,sobadireçãodeBárbaraFrancke;papelprincipal(MacktheKnife)naÓpera dos Três VinténsdeKurtWeillcomencenaçãodeAntónioDurães;PatriarcaemOrdo VirtutumdeHildegardVonBingen;solistanaobraDona Nobis PacemdeVaughanWilliams;solistaecoralistanaKantate

Freue dich und sei fröhlichdeChristophGraupnersobadireçãodeAnaMafaldaCastro;EvangelistanaestreiaabsolutadaPaixão segundo S. JoãodeOsvaldoFernandes,sobadireçãodeJoséEduardoGomes;RamiroemL heure Espagnole,deM.Ravel;L’HorlogeComptoiseemL’ Enfant et les

SortilègesdeM.Ravel(encenaçãodeAntónioDurães);Monostatosem

OBANDODESURUNYO

CARLOS MEIRELES

Nascido a 21 de março de 1980 em Valença do Douro, iniciou seus estudos em canto com Pedro Telles na escola Maiorff.

BARÍTONO

Page 52: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

52 Ciclo de Música

Die ZauberflötedeW.A.MozartsobadireçãodeAntónioSaiote;ChevalierdelaForceemLes Dialogues des CarmélitesdeF.Poulenc(comencenaçãodeJoãoHenriques);EvangelistaecoralistanaWeihnachts OratoriumdeJ.S.BachsobadireçãodeBarbaraFrancke;solistaecoralistaemActus

TragicusdeJ.S.BacheMembra Jesu NostrideD.Buxtehude;solistanaCantata de Natal deJakubJanRyba,sobadireçãodeJaroslavMikus.

Noperíodocompreendidoentre2007e2010trabalhouprofissionalmenteemteatromusicalcomoencenadorFilipeLaFéria:comocantor/ator(emJesus Christ Super Star,Le Petit Prince,The Sound of MusiceFiddler on the

Roof),comodiretorvocal(emLa Cage aux Folles,Alice in Wonderland eThe

Wizard of Oz)ediretormusical(emAnnie).

DeuaindaorientaçãoeapoiovocalnoespetáculoHabeas Corpus,dirigidoporRubenMarks,numaproduçãodoTeatroNacionaldeS.João.

FrequentaoconservatoriodeArturoSoriaobtendoaíoPrémioFimdeGrau.NestemesmocentrocolaboraregularmentecomaOrquestraBarroca.Aperfeiçoou-secomflautistascomoLuisBeduschi,VicenteParilla,SusannaBorscheMichaelSchneider.TambémrecebeuaulasdeinterpretaçãohistóricadereconhecidosmúsicoscomoMarkusHünningerouHiroKurosaki.

ParticipouemprojetoscomoL’OrfeodeMonteverdinoTeatroRealdeMadrideemfestivaiscomooORDA(OpenRecorderDayAmsterdam).

AtualmenteprossegueosseusestudosdeflautanaEscolaSuperiordeMúsicaedasArtesdoEspectáculo(ESMAE),Porto,soborientaçãodePedroSousaSilva.

OBANDODESURUNYO

CARLOS SÁNCHEZ LEONARDO

Nasce em Madrid em 1993. Cursa os seus estudos profissionais de flauta de bisel no conservatório Padre Antonio Soler en San Lorenzo de El Escorial (Espanha) com o professor Fernando Paz.

FLAUTAS

Page 53: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

53O Bando de Surunyo / Culturaviva

CantouemvárioscorosedirigiuocorodealunasdaEscoladeDançaAnaMangericãodurantedoisanos,tendomaistardefeitoumcursointensivodedireçãocoralnoInstitutoPiaget.Aparcomoseuinteresseegostopelamúsicaepeloensinodamesma,desenvolveuoutrascompetênciasartísticascomoadança,(estudandoduranteváriosanosnaEscoladeDançaAnaMangericão,naqualviriaadesenvolver-seemváriostiposdedança)eoteatro,terminandoalicenciaturaemProduçãoTeatralnaEscolaSuperiordeTeatroeCinemaem2009.

Apesardetertidoalgumasexperiênciasprofissionaiseacadémicasinteressantesemteatroedança,acaboupordecidirqueoseucaminhoartísticoseriadedicadosobretudoàmúsicautilizandonoentantoatualmentemuitasdasferramentasadquiridasnesseprocessodeaprendizagem.

Oiníciodoestudodavioladagamba(2004)coincidiucomadescobertadamúsicaantigaedamúsicatradicional,temassobreosquaissetemdebruçadodesdeentão.Noquedizrespeitoaoestudodamúsicaantiga,licenciou-seem2013naEscolaSuperiordeMúsica,ArteseEspetáculoatravésdaqualteveahipótesedefazerumanodeErasmusnaKungligaMusikhögskolaiStockholm(Suécia).Aparcomoestudodamesma,temtocadocomalgunsmúsicosegruposderenomecomoConcertoAtlântico(dir.PedroCaldeiraCabral),SeteLágrimas(dir.FilipeFariaeSérgioPeixoto)eArteMínima(dir.PedroSousaSilva).Noquedizrespeitoàmúsicatradicional,teveapossibilidadedeestudarumanonaSjövikFolkhögskolannaSuéciaetemfeitoalgumtrabalhodeinvestigaçãocomoautodidata.Oseutrabalhonesseâmbitopassasobretudopelapesquisaedivulgaçãodamúsicatradicionalportuguesa,trabalhoessequepodeservistoprincipalmenteatravésdoseuduo

OBANDODESURUNYO

CARMINA GONÇALVES

Carmina Repas Gonçalves iniciou os seus estudos musicais em pequena, tendo estudado piano, violino, canto e viola da gamba na escola de música Concertino e mais tarde no Conservatório de Música de Lisboa.

VIOLA DA GAMBA

Page 54: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

54 Ciclo de Música

Cardo-Roxo(comoqualtemfeitoconcertosportodoopaíselançoujáodiscoAlvorada)edoprojetoeducativoCardo-Amarelo.Aparcomasuaatividadeartística,trabalhoucomoassistentedoCursodeMúsicaAntigadaESMAEnoqualorganizouconcertos,cursosemasterclasses.

AtualmenteéprofessorademúsicanaescoladedançaGinasiano,emVilaNovadeGaia.

EstudoualaúdeepráticashistóricasdeinterpretaçãomusicalcomRonaldoLopes,AnaMafaldaCastroePedroSousaSilva.Aperfeiçoou-seenquantoinstrumentistacommúsicoscomoLéoBrouwer,EugèneFerréeAmandineBeyer,entreoutros.

Divideasuaatividadeprofissionalentreoensino,músicofree-lanceeainvestigação.

ÉatualmenteprofessorconvidadonoCursodeMúsicaAntigadaESMAE.

OBANDODESURUNYO

HUGO SANCHES

Nasceu no Porto em 1973. É mestre e licenciado em Música Antiga – alaúde pela ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto), licenciado em Guitarra Clássica pela mesma escola e pós-graduado em Psicologia da Música pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

VIOLA DE MÃO, GUITARRA E DIREÇÃO

Page 55: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

55O Bando de Surunyo / Culturaviva

Enquantomúsicofree-lance,paraalémdeatuaremrecitaisasolo,colaborououcolaboracomagrupamentoscomoOrquestraBarrocadaCasadaMúsica,TheEnglishAir,L’UniversoSommerso,SeteLágrimas,OrquestraVigo430,EnsembleNortedoSul,OrquestraBarrocadeVeneza,OsMúsicosdoTejoeEnsembleMicontraFaeEnsembleHotteterretendoatuado,entreoutros,noFestivalSonsdaHistória,FestivalInternacionaldeMúsicadeEspinho,LaFolleJournée,FestivaldeMúsicaAntiguadeÚbedayBaeza(Espanha),FestivalInternacionaldeGuitarradeSantoTirso,FestivaldeMúsicaMedievaldeCarrazedadeAnsiães,TardesClàssiquesdeGràcia(Barcelona),EncontrosdeMúsicaAntigadeLoulé,FestivalTerrassemSombra,CursoInternacionaldeMúsicaAntigadaAcademiadeMúsicaAntigadeLisboa,FestivalInternacionaldeMúsicadaMadeira,MúsicaemSãoRoque,FestivaldeMúsicaemLeiria,FestivalViaStellae(Galiza),MonteMusicFestival(Goa,Índia),StockholmEarlyMusicFestival(Suécia),FestivalMozartRovereto(Itália)eFestivaldeSablé(França),SonsAntigosaoSuleFestivaldeMúsicadaPóvoadeVarzim.

GravoucomogrupoSeteLágrimasosCDKleine Musik,Diáspora.

pt, Silêncio, Pedra Irregular, Vento e TerraecomoensembleCapellaDuriensisoCDRito de Braga.

ParticipounagravaçãodoCDOrquestra Vigo 430pelaorquestracomomesmonome.

FoiassistentedeproduçãodoCDThe Bad Tempered ConsortpeloagrupamentoAImagemdaMelancolia.

EstreouobrasdecompositorescomoJoãoMadureira,IvanMoodyeAndrewSmith.

Encontra-sepresentementearealizarestudosdedoutoramentonaFaculdadedeLetrasdaUniversidadedeCoimbratendocomoobjetodeinvestigaçãomúsicasecularportuguesadoséculoXVII;écolaboradordoCentrodeEstudosClássicoseHumanísticosdamesmauniversidadedesdeMarçode2013.

Criouem2015OBandodeSurunyo,ensembleinteiramentededicadoàinterpretaçãodemúsicaportuguesainéditadoséculoXVII.

Page 56: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

56 Ciclo de Música

NoanoseguinteprosseguiuosestudosnoCursodeMúsicaSilvaMonteiro,ondeconcluiuo7ºgraudepianocomoprofessorLuísMesquita.FrequentouocursodeórgãodetubosnoSantuáriodeFátimacomoprofessorNicolasRoger.TerminouocursodeCantonoConservatóriodeMúsicadoPorto,naclassedaprofessoraCecíliaFonteseoCursoGeraldeórgãonaEscolaDiocesanadeMinistériosLitúrgicoscomoprofessorAntónioMárioCosta.Encontra-sepresentementeafrequentaralicenciaturaemMúsicaAntiga-CantonaEscolaSuperiordeMusicaeArtesdoEspetáculo,naclassedaprofessoraMagnaFerreira.Alémdosestudos,lecionaformaçãomusical,participafrequentementenaexecuçãoeacompanhamentodecantolitúrgicoeémembrocantordediversosensemblescoraisedecâmara.

Aos6anosdeidadeiniciaosseusestudosmusicais.Em2004ingressanaAcademiadeMúsicaValentimMoreiradeSá(Guimarães)navertenteflautatransversal,naclassedoprofessor

OBANDODESURUNYO

JOSÉ LEITE

OBANDODESURUNYO

MARTA MARTINS

José Manuel Leite iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola de Música do Centro Social e Cultural de Valbom.

Marta Martins nasceu a 25 de março de 1994, em Santo Tirso.

TENOR

SOPRANO

Page 57: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

57O Bando de Surunyo / Culturaviva

Noanode2014ingressounaEscolaSuperiordeMúsica,ArteseEspetáculo(ESMAE)nocursodecantolíricoetemvindoatrabalharcomomezzosopranonaclassedoprofessorAntónioSalgado.

OBANDODESURUNYO

PATRÍCIA SILVEIRA

Patrícia Silveira nasceu no ano de 1996, em Coimbra. Iniciou a sua formação em canto no Conservatório de Música do Porto aos 15 anos.

MEZZOSOPRANO

GilMagalhães.Noano2012terminaocursodoconservatórionamesmaescolaecomomesmoprofessor.

Emoutubrode2010iniciaaulasdecantonaAcademiadeMúsicaValentimMoreiradeSánaclassedaprofessoraLuísaBarriga.

Em2013ingressanaEscolaSuperiordeMúsicaeArtesdoEspetáculo(ESMAE),Porto,navertenteCantonaclassedoprofessorRuiTaveira.Atualmentefrequentaoterceiroanodelicenciaturasoborientaçãodomesmoprofessor.

Emóperainterpretouospapéis:Mrs.HamemNoye’s FluddeeJulietemThe Little SweepdeBenjaminBritten,PastoraeCorujaemL’enfant et le

SortilègesdeMauriceRavel,VénusemOrphée aux enfersdeJacquesOffenbach,PollyPeachumemDie DreigroschenoperdeKurtWeill.ParticipouaindanodramalitúrgicomedievalOrdo VirtutumdeHildegardvonBingen.

Enquantosolista,interpretouCome, ye sons of ArtdeHenryPurcell,oMagnificatdeBach,Litanea LauretaneaKV195deMozarteoGloria

deVivaldi.

ÉmembrodaCapellaDuriensisdesde2015edeOBandodeSurunyocomquemfezaestreiamodernadeváriasobrasinéditasdobarrocomusicalportuguês.

Page 58: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

58 Ciclo de Música

ParticipouemdiversasmasterclassescomFernandoGuimarães,AntónioSalgado,ConniedeJongh,MamiTeraoka,KelvinGrout,GeorgiaMichaelides,entreoutrosetrabalhourecentementecomSaraErlingsdottereYvonBonenfant.Noanode2014,participounocursoAbingdonSummerSchool2014,emInglaterraondeteveaulascomRobinBowman,HenryHerford,MargaretHumphreyClark,ElaineKidd,ChristineCairnseRoderickWilliams.

Obteveo1ºPrémionoConcursoInternodoConservatórioeMúsicadoPortoem2012eo2ºPrémionomesmoconcursoem2013.

Emmarçode2016apresentou-secomosolistanaPaixão segundo São

João,deJohannSebastianBachcomaOrquestradeGuimarãessobadireçãodomaestroVítorMatos.FoiaindasolistaemDido e AeneasdeHenryPurcell,As Guerras de Alecrim e Manjerona deAntónioJosédaSilva,AÓpera dos Três VinténsdeKurtWeill,A Ceremony of Carols deBenjaminBritten,Voice and Landscape (segundoIlRitorno d’Ulisse in PatriadeClaudioMonteverdi)enodramalitúrgicoOrdo VirtutumdeHildegardvonBingen.

AatividadeprofissionaleacadémicadePatríciaéversátilediversificada.EnquantoestudantedaESMAEcolaboraregularmentecomoDepartamentodeMúsicaAntigaeCoroJazz.Profissionalmente,paraalémdocantolírico,cantaemagrupamentosjazzeformaçõescoraisecamerísticasdenaturezadiversificadacomoCoroSinfónicodaCasadaMúsica,AbsoluteVocemEnsembleeOBandodeSurunyo.Comesteúltimoagrupamento,realizounãosóaestreiamodernadeváriasobrasinéditasdorepertóriobarrocoportuguêscomoparticipouativamentenaexperimentaçãoedescobertadasuainterpretação.

OBANDODESURUNYO

SÉRGIO RAMOS

Sérgio Filipe Dolores Ramos é licenciado em Canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE), com classificação final de 19 valores, sob a orientação de Rui Taveira.

BARÍTONO

Page 59: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

59O Bando de Surunyo / Culturaviva

Iniciouosseusestudosmusicaisaos7anosnaAcademiadeMúsicaFernandesFão,emVilaPraiadeÂncora.Atualmentefrequentao2ºanodelicenciaturaemMúsica,vertenteCantoLíriconaEscolaSuperiordeMúsicaeArtesdoEspectáculo(ESMAE),Porto,naclassedecantodoprofessorAntónioSalgado.

AperfeiçoouosseusconhecimentostécnicoseinterpretativoscomSílviaPinto(comquemdeuosprimeirospassosnocanto),AntónioSalgado,IsabelAlcobia,PauloFerreira,PedroTelles,SaraBragaSimões,

DuranteoseupercursoacadémicotrabalhoucomAntónioSaiote,MichelangeloGaleati,JoãoPauloSantos,PedroSousaSilva,FilipeVeríssimo,JonathanAyerst,PeterKonwitschny,AntónioDurães,ClaúdiaMarisa,SaraErlingsdotter,BarbaraFrancke,VítorMatos,VítorLima,BrunoMartinsentreoutros.

Possuiumasólidaexperiênciaenquantosolistadestacando-seasseguintesparticipações:Oratória de Natal deC.Saint-Säens,Cosí Fan

TutteeBastien und Bastienne,Requiem em ré menoreDie Zauberflöte

deWolfgangAmadeusMozart,La Serva PadronadeJ.B.Pergolesi,CantataBWV106-Actus Tragicus, Johannes PassioneWeihnachts-

OratoriumdeJ.S.Bach,Requiem a CamõesdeJ.D.Bomtempo, MumadonadeCarlosAzevedo,9ªSinfoniadeL.V.Beethoven,L’enfant

et les sortilègeseL’ Heure Espagnole deM.Ravel,The Fairy QueendeHenryPurcell,Diálogos do MedodeF.Poulenc,Orfeu nos InfernosdeJ.OffenbacheAuto da Índia.

ÉmembrodogrupoCapellaDuriensisqueinterpretamaioritariamentemúsicaportuguesarenascentistaacappellaetambémdoquartetovocalQuattuor.Éaindamembrod’OBandodeSurunyodesdeasuacriaçãoemoutubrode2015,tendofeitoaestreiamodernadediversasobrasinéditasdobarrocomusicalportuguês.

OBANDODESURUNYO

TÂNIA ESTEVES

Tânia Esteves nasceu em 1996, em Martigny (Suíça).

SOPRANO

Page 60: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

60 Ciclo de Música

MarinaPacheco,ConniedeJongh,KelvinGrouteGeorgiaMichaelides.Desenvolveuaindaassuasaptidõesteatraiscomoator/encenadorPedroLamares.

Tâniacontajácomumaconsiderávelexperiênciaenquantosolistaecoralista.Destacam-seassuasparticipaçõesemproduçõescomoA TabacariasegundoFernandoPessoa,O melhor dos mundos

possíveis (adaptaçãodeCandidedeL.Bernstein),Tributo a Zeca Afonso,SaltimbancosdeChicoBuarquedeHolanda,Yoruba, Ópera dos 3 Vinténs

deKurtWeill,O meu ofício de poeta para a reconstrução do mundo(projetoEmCena),Ordo VirtutumdeHildgardVonBingen,tendoatuadoemdiversospalcoscomoCentroCulturaldeBelém(Lisboa),CasadaMúsica(Porto),TeatroMunicipaldeTui(Tui/Espanha),AulaMagnadeSantCugat(Barcelona/Espanha),IgrejaVivaldi(LidodiJesolo/Itália),TeatroNacionaldeViena(Áustria),TeatroSádeMiranda(VianadoCastelo),TeatroHelenaSáeCosta(Porto),entreoutros.

TrabalhoucommaestroscomoAntónioSaiote,LilianaQuesado,JaimeAlvarez,MigueldeCastillo,JoséPauloRibeira,PauloBarbosa,PedroSousaSilva,BarbaraFrancke,FilipaTaipina,TakuoYuasa,XavierPagès,entreoutros.

FoisolistanaFantasia CoraldeL.v.Beethoven,noGlóriadeVivaldieemMúsica no Reino da Fantasia.DesempenhouaindaospapéisdeLieslemMúsica no Coração eMollyemA ópera dos 3 VinténsdeKurtWeill.

Integrapresentemente,comosopranosolo,osensemblesVocalisPolyphoniadirigidoporLilianaQuesado,OBandodeSurunyodirigidoporHugoSanches,TriunviratodirigidoporSérgioCarvalhosa,AbsoluteVocemEnsembledirigidoporCarlosMeireleseCancioneirodirigidopelocompositorCésarMagalhães.

OBANDODESURUNYO

TIAGO RIBEIRO

Licenciado em Arqueologia em 2012 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, iniciou

CONTRATENOR

Page 61: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

61O Bando de Surunyo / Culturaviva

FrequentapresentementealicenciaturaemCantonaESMAE(EscolaSuperiordeMúsicaArteeEspetáculodoPorto)naclassedoprofessorRuiTaveira.Aperfeiçoou-seemmasterclassescomprofessorescomoGhislaineMorgan,TailiChu,ConniedeJongh,KelvinGrout,GeorgiaMichaelideseMagnaFerreira.

Tiagocontajácomumaconsiderávelexperiênciacoral,camerísticaeenquantosolista,tendoparticipadoousendoaindaelementoativodeensemblescomoCorodaCasadaMúsica,GulbenkianYouthChoir,VianaVocale,CapellaDuriensis,KallisEnsembleeOBandodeSurunyo.ComaCapellaDuriensisgravoujátrêsCDcommúsicarenascentistaportuguesa.ComOBandodoSurunyorealizouaestreiamodernadediversasobrasinéditasdorepertóriobarrocoportuguês.

Entreorepertórioquejáinterpretoudestacam-seasseguintesobras:Missa de Notre DamedeGuillaumedeMachaut,Missa Pro

Defunctis deTomásLuisdeVictoria,Miserere Mei DeusdeAllegri,Geistliche ChormusikdeH.Schutz,Magnificat, Jesu Meine Freude

eKomm Jesu Komm,deJ.S.Bach,Funeral SentencesdeHenryPurcell,Via CrucisdeFranzLizst(comosolista);MessiahdeG.F.Handël,Requiem deW.A.Mozart,GloriadeVivaldi,9ªSinfoniadeBeethoven,Requiem deFauré,GloriadePoulenc,Missanº2emmimenordeA.Bruckner,Hymn to the VirgindeBenjaminBritten,Totus tuus MariadeGóreckieO Sobrevivente de Varsóvia deArnoldSchoenberg.

os seus estudos musicais na Academia de Música de Viana do Castelo em 2008, tendo posteriormente estudado sob orientação da soprano Sara Braga Simões no Curso de Música Silva Monteiro.

Page 62: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

62 Ciclo de Música

Aos15anosiniciou-senavioladagambacomoautodidata.Jácom19anoscomeçariaaestudarvioloncelocomClaraGrobaeposteriormentecomDaliborSebestik.

Em1993iniciouosestudosdevioladagambacomoseumestreFranciscoLuengo,e,em1995,cantocomMiroMoreira.ParticipoudurantenoveanosnoCursodeMúsicaAntiguadeDaroca,ondeestudoucomPereRos,enoCursodeMúsicaAntigadeSantiagodeCompostelaCantos,CantigaseCánticos.AtualmenteéprofessornaESMAE-IPPdoPortoondeensinavioladagambaemúsicadecâmara.ParticipounoscursosIXeXdemúsicaantigadaESMAE-ESMLcomoprofessordevioladagambaemúsicadecâmaraecomoprofessordediversasespecialidadesemdiferentesescolasdemúsicanaGaliza.

HojeemdiatocaavioladagambaemdiversosgruposcomoaCapelaCompostelana,BanchettoMusicale,Gradicela,LaGaleríadelClarooscuro,AffectiArmonici,Axivil(Aljamia,Castizo,s.XV)eEnsemblelaChimera.

TocaaindaguitarraeavioladagambacomogrupodacantoraMaríaManuelaecomLedicia,grupodemúsicainfantil.

TematuadoemdiferentesfestivaisportodaEuropa,taiscomoFestivaldeNamur(Bélgica),FestivalYehudiMenuhim,deGstaad,(Suíça),InnsbruckerFestwochederAlteMusik,FestivaldeMúsicadeGranada,FestivaldeMúsicaReligiosadeSalamanca,FestivaldeÓrganodeBurgos,FestivaldeMúsicadeCanarias,FestivalInterceltiquedeL’orient,ClarainVeurne(Bélgica),ViaStellae(SantiagodeCompostela),VaideCamiño,FestivaldemúsicaantiguadeDaroca,FestivaldemúsicaantiguadeGijón,FestivaldeMúsicaAntiguadelaLaguna(Tenerife),FestivalInternacionaldeMúsicadeSajazarra,FestivaldeNamur(Bélgica),Festivalde

OBANDODESURUNYO

XURXO VARELA

Xurxo Varela nasceu em Ferrol, Galiza, em 1971. Iniciou os seus estudos de música e guitarra com Miguel Varela, seu pai.

VIOLA DA GAMBA

Page 63: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

63

Segovia,FestivaldeMúsicaAntigadeRoiemont,FestivalCantosdeArión(Murcia),EspazosSonorosepordiversoslugares,comoNovaIorque(TheCloisters),Washington,Roma(embaixadadoVaticano),Trondheim(Noruega),Praga(RépublicaCheca),Innsbruck(Áustria),Roterdão(Holanda),SaintMalo,Clery,Bordeaux,Poitiers,Liége(França),AndorralaVella(Andorra),Lisboa,Mafra,Porto,Viseu(Portugal),LuxemburgoeWinterthur(Suíça).

Page 64: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

64 Ciclo de Música

PROGRAMAÇÃO SEX / 19.00H 15 JULHO

VINTAGE SOUL JAZZ E BOSSA NOVA

Guilherme Lapa -Contrabaixo

Sandra Oliveira -Canto

André Rodrigues -GuitarraElétrica

Ricardo Silveira-Bateria

COMPOSITORES

SEX / 19.00H 17 JUNHO

LA IDEAL ORQUESTRA TÍPICA DE TANGO ARGENTINO DO PORTO

Alejandro Szabo -Bandoneon

Jorge Salgado Correia -Flauta

David Wyn Lloyd -Violino

Francisco Monteiro-Piano

Daniel Aires-Contrabaixo

A. Piazzolla A. Bardi P. Laurenz A. Zitarrosa C. Di Sarli A. Troilo R. Biagi H. Salgan G. Matos Rodriguez O. Pugliese J. Plaza J. Filiberto

COMPOSITORES

SEX / 19.00H 16 SETEMBRO

RECITAL CHOPINFernando Costa -Violoncelo

Luís Costa -Piano

F. Chopin

COMPOSITOR

A. C. Jobim V. Moraes G. Gershwin C. VelosoToquinho E. ReginaS. MendesN. MendonçaB. Howard

15 MAIO

LUSITANAE ENSEMBLE MÚSICA MEXICANA

Eliseu Silva -ViolinoI

Ana Patrícia Lopes -ViolinoII

Emanuel Vieira -VioladeArco

Ana Filomena Silva-Violoncelo

M. B. Jimenez A. MárquezG. Aponto Cupido

COMPOSITORES

DOM / 21.30H

Page 65: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

65Programação / Culturaviva

SEX / 19.00H 11 NOVEMBRO

CLAUSTRUS ENSEMBLE

Maria Helena Cabral -Flauta

Ana Madalena Silva -Oboé

Rui Rodrigues -Percussão

José Costa-Fagote

E. Morricone T. Susato T. Albinoni G. F. Händel M. Ravel A. Piazzolla

COMPOSITORES

SEX / 19.00H 14 OUTUBRO

RECITAL DE VIOLONCELOFilipe Quaresma -ViolonceloSolo

J. S. Bach Z. Kodaly

COMPOSITORES

SEX / 19.00H 25 NOVEMBRO

RECITAL DE CLARINETECarlos Piçarra Alves -ClarineteSolo

I. Stravinsky O. Messiaen B. Kovács A. Piazzolla A. Delgado

COMPOSITORES

SEX / 19.00H 16 DEZEMBRO

O BANDO DE SURUNYOALEGRAM-SE OS CÉUS E A TERRA BAILA - MÚSICA BARROCA PORTUGUESA PARA O NATAL

Ana Rita Júnior -Violino

Ana Vieira Leite -Soprano

Bernardo Ferrão -Violino

Carlos Meireles -Barítono

Carlos Sánchez Leonardo -Flautas

Carmina Repas Gonçalves -VioladaGamba

Hugo Sanches -VioladeMão,GuitarraeDireção

José Leite -Tenor

Marta Martins -Soprano

Patrícia Silveira -Mezzosoprano

Sérgio Ramos -Barítono

Tania Esteves -Soprano

Tiago Ribeiro -Contratenor

Xurxo Varela -VioladaGamba

Santa Cruz de Coimbra (Século XVII)

COMPOSITORES

65

Page 66: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

66 Ciclo de Música

CulturavivadecorrenoauditóriodaFundaçãoManuelAntóniodaMota.Entradalivre,limitadaaonúmerodelugaresdisponíveis.Nãoépermitidaaentradanoauditórioapósoiníciodosespetáculos.Programaçãosujeitaaalteraçõessemavisoprévio.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

METROwww.metrodoporto.pt

COORDENADAS GPS41°9’21.0918”N,8°37’43.845”W

AUTOCARROwww.stcp.pt

COMO CHEGAR

MAIS INFORMAÇÕES

FundaçãoManuelAntóniodaMotaPraçadoBomSucesso,74-90,piso14150-146Porto

Tel.:+351226079100Fax.:+351225191220Email:[email protected]

Page 67: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

TítuloCulturavivaCiclodeMúsicaAutorFundaçãoManuelAntóniodaMotaConceção e DesignWHITE_BrandServicesTiragem1.000exemplaresDepósito Legal375643/14

DireçãoArtística:CursodeMúsicaSilvaMonteiro

Page 68: PROGRAMA MAI-DEZ 2016

68 Ciclo de Música

Culturaviva

FUNDAÇÃO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA

PRAÇA DO BOM SUCESSO, 74-90, PISO 1 4150-146 PORTO PORTUGAL

T.: +351 226 079 100F.: +351 225 191 220E.: [email protected]