programa de residência multiprofissional em oncologia · 1 este caderno contém 40 questões de...

7
1 Este Caderno contém 40 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de Conhecimentos Específicos e 10 questões do Sistema Único de Saúde - SUS. Confira se este Caderno de Questões corresponde ao curso para o qual você se inscreveu; em caso contrário comunique, imediatamente, ao fiscal de sala. Além deste Caderno de Questões, você recebeu um Cartão-Resposta, onde deverá registrar as suas respostas utilizando caneta esferográfica azul ou preta. A duração desta prova é de 3 (três) horas. Não será permitido portar, durante a prova, qualquer tipo de aparelho que permita a intercomunicação de mensagens e nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações. O gabarito será divulgado a partir de 14 horas do dia 29 de novembro de 2010, através do site do www.inca.gov.br . Para recursos, você deverá seguir as orientações contidas no item 7 do Edital. Você deverá permanecer no local de realização da prova por, no mínimo, sessenta minutos. Os três últimos candidatos serão retidos em sala até que o último deles entregue a prova ou o tempo esteja esgotado, o que acontecer primeiro. Você só poderá levar o próprio Caderno de Questões caso permaneça na sala até 1 (uma) hora antes do término da prova. Certifique-se de ter assinado a lista de presença. AGUARDE O AVISO PARA INICIAR SUA PROVA INSTITUTO NAC IONAL DO CÂNCER 2011 Área: Odontologia Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia

Upload: nguyenkien

Post on 28-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Este Caderno contém 40 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de Conhecimentos Específicos e 10 questões do Sistema Único de Saúde - SUS.

♦ Confira se este Caderno de Questões corresponde ao curso para o qual você se inscreveu; em caso contrário comunique, imediatamente, ao fiscal de sala.

♦ Além deste Caderno de Questões, você recebeu um Cartão-Resposta, onde deverá registrar as suas respostas utilizando caneta esferográfica azul ou preta.

♦ A duração desta prova é de 3 (três) horas .

♦ Não será permitido portar, durante a prova, qualquer tipo de aparelho que permita a intercomunicação de mensagens e nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações.

♦ O gabarito será divulgado a partir de 14 horas do dia 29 de novembro de 2010, através do site do www.inca.gov.br.

♦ Para recursos, você deverá seguir as orientações contidas no item 7 do Edital.

♦ Você deverá permanecer no local de realização da prova por, no mínimo, sessenta minutos. Os três últimos candidatos serão retidos em sala até que o último deles entregue a prova ou o tempo esteja esgotado, o que acontecer primeiro.

♦ Você só poderá levar o próprio Caderno de Questões caso permaneça na sala até 1 (uma) hora antes do término da prova.

♦ Certifique-se de ter assinado a lista de presença.

AGUARDE O AVISO PARA INICIAR SUA PROVA

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER

2011 Área: Odontologia

Programa de

Residência

Multiprofissional

em Oncologia

2

3

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01 Embriologicamente, dentina e polpa originam-se do(da): (A) Osso alveolar. (B) Gengiva marginal. (C) Papila dentária. (D) Gengiva inserida.

02 De acordo com o sistema TNM de estadiamento de tumores, qual das opções abaixo caracteriza um tumor no estágio IV?

(A) T1N0MO. (B) T3N0MO. (C) T2N0MO. (D) T4N2M1.

03 Qual é a dose máxima em tubetes que podemos utilizar de uma solução de mepivacaína 3% em uma paciente com 35Kg?(A dose máxima de mepivacaína é de 5,0 mg/kg) (A) 4 (B) 6 (C) 2 (D) 3

04 Na placa dental, como um biofilme, a camada fluida que circunda esse biofilme possui uma subcamada “estacionária” e uma camada fluida em movimento. Os componentes nutricionais podem penetrar nesse meio fluido por: (A) Ingestão. (B) Aderência. (C) Receptação. (D) Difusão molecular.

05 A quase totalidade das doenças tratadas pelo endodontista são, usualmente, de origem: (A) Química. (B) Infecciosa. (C) Física. (D) Traumática.

06 A rinorreia cerebroespinhal geralmente encontra-se em fraturas do tipo:

(A) Lefort III. (B) Guerin. (C) Lanelongue. (D) Sinfisária.

07 Várias causas podem provocar sangramento excessivo, sendo as mais importantes: (A) Cardiopatias. (B) Doenças gástricas. (C) Doenças renais. (D) Doenças hepáticas.

08 O cisto dentígero envolve a coroa de um dente incluso e está unido ao dente no(na): (A) Ápice radicular. (B) Junção esmalte/cemento. (C) Coroa dentária. (D) Cemento radicular.

09 De acordo com as diretrizes para indicação de extração dentária em pacientes agendados para obter radioterapia na cabeça e pescoço ou quimioterapia, a opção INCORRETA é: (A) Bolsas com profundidade de 3mm, com mobilidade

e extravasamento de secreção purulenta durante a sondagem.

(B) Dentes fraturados não restauráveis. (C) Paciente sem interesse em manter os dentes. (D) Dente parcialmente erupcionado.

10 Os ameloblastomas unicísticos são encontrados, em mais de 90%, na: (A) Mandíbula, frequentemente na região posterior. (B) Maxila, frequentemente na região posterior. (C) Maxila, frequentemente na região anterior. (D) Mandíbula, frequentemente na região anterior.

11 De acordo com Little, um paciente submetido à quimioterapia em ambiente ambulatorial pode ser submetido a procedimentos bucais mediante a cuidados de rotina. Então é correto afirmar que: (A) a contagem de granulócitos deve ser maior que

2.000 células/mm3 e a de plaquetas deve ser maior que 50000 células/mm3.

(B) a contagem de granulócitos deve ser menor que 2.000 células/mm3 e a de plaquetas deve ser maior que 40000 células/mm3.

(C) a contagem de granulócitos deve ser maior que 2.000 células/mm3 e a de plaquetas deve ser menor que 50000 células/mm3.

(D) a contagem de granulócitos deve ser menor que 2.000 células/mm3 e a de plaquetas deve ser menor que 50000 células/mm3.

12 A largura do ligamento periodontal, em sua normalidade, é de cerca de:

(A) 0,025mm. (B) 0,0025mm. (C) 0,25mm. (D) 0,00025mm.

4

13 Com relação ao tratamento odontológico em pacientes portadores de diabetes, marque a alternativa INCORRETA:

(A) Em pacientes não dependentes de insulina, se o

diabetes estiver controlado, todos os procedimetos odontológicos podem ser realizados sem precauções adicionais.

(B) Em pacientes controlados com insulina, consultas matinais são preferíveis.

(C) Deve-se recomendar que o paciente tome a dosagem de insulina usual e faça as refeições normais no dia da consulta.

(D) Antibioticoterapia não é recomendada para pacientes com diabetes instável e para aqueles que fazem uso de insulina regularmente.

14 A conicidade dos instrumentos endodônticos convencionais, de acordo com as normas 28 da ANSI/ADA e 3.630/1 ISO, é de:

(A) 0,20 mm a cada 1mm da lâmina ativa. (B) 0,20mm a cada 0,1mm da lâmina ativa. (C) 0,02mm a cada 0,1mm da lâmina ativa. (D) 0,02mm a cada 1mm da lâmina ativa. 15 A lesão de cárie ativa pode apresentar a seguinte característica clínica:

(A) Mancha brilhante. (B) Mancha pigmentada. (C) Rugosidade do esmalte. (D) Mancha lisa. 16 A substância presente tanto no revelador como no fixador é:

(A) Sulfito de sódio. (B) Hidroquinona. (C) Ácido Acético. (D) Carbonato de Potássio. 17 Em ordem de frequência decrescente, o dente invaginado coronário afeta, quase sempre, os seguintes grupos de dentes:

(A) Caninos, incisivos centrais, pré-molares, incisivos laterais e molares.

(B) Incisivos centrais, incisivos laterais, caninos, pré-molares e molares.

(C) Incisivos laterais, incisivos centrais, pré-molares, caninos e molares.

(D) Pré-molares, incisivos laterais, incisivos centrais, caninos e molares.

18 Os espaços faciais envolvidos na Angina de Ludwig são:

(A) Submandibular, submentoniano e sublingual bilateralmente.

(B) Submentoniano bilateralmente, submandibular e sublingual.

(C) Bucal, sublingual, submentoniano. (D) Submandibular, submentoniano, Bucal bilateralmente.

19 Os S.mutans (EGM) são transmitidos pela mãe ao seu bebê na primeira infância, sendo essa transmissão considerada: (A) plana. (B) vertical. (C) horizontal. (D) longitudinal. 20 Pacientes com hipertensão arterial que fazem uso de bloqueadores dos canais de cálcio podem apresentar a seguinte manifestação bucal: (A) Aftas recorrentes. (B) Manchas no esmalte. (C) Hiperplasia Gengival. (D) Mucosite. 21 Alguns exames são úteis para avaliação dos pacientes com distúrbios de sangramento e auxiliam na determinação de deficiência específica. O tempo de tromboplastina parcial (TTP) é utilizado para avaliar: (A) via intrínseca e comum da coagulação. (B) via extrínseca e comum da coagulação. (C) tempo de sangramento. (D) tempo de sangramento, contagem de plaquetas e

via comum da coagulação. 22 A queilose actínia é uma lesão pré-maligna do vermelhão do lábio que tem como principal causa: (A) Fumo em excesso. (B) Consumo excessivo de álcool. (C) Deficiência de vitamina A. (D) Exposição excessiva ou por longo período ao

componente ultravioleta da radiação solar.

23 Próxima à polpa dentária, a quantidade de túbulos dentinários por unidade de superfície é de aproximadamente: (A) 20000 por mm2. (B) 35000 por mm2. (C) 45000 por mm2. (D) 25000 por mm2.

24 Para melhor visualização das raízes dentárias, a incidência radiográfica mais aconselhável é: (A) Oclusal. (B) Panorâmica. (C) Bite-wing. (D) Periapical.

25 São consideradas lesões cancerizáveis: (A) Leucoplasia, eritroplasia, hiperplasia. (B) Candidiase, mucocele, papiloma. (C) Xeroderma pigmentoso, eritroplasia, leucoplasia. (D) Papiloma, xeroderma pigmentoso, mucocele.

5

26 O exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) determina a velocidade com que os elementos figurados do sangue não coagulado precipitem naturalmente em um tubo. Os valores aumentados são indicativos de: (A) Hipertensão arterial. (B) Processos alérgicos. (C) Processos infecciosos. (D) Deficiência de coagulação.

27 Com relação ao cálculo dental, podemos dizer que: (A) entra em contato direto com os tecidos gengivais. (B) é um fator etiológico secundário na periodontite. (C) é um fator retentivo de placa irrelevante. (D) não está sempre coberto por placa bacteriana viável

não mineralizada.

28 Nas fraturas de arco zigomático, uma das complicações é: (A) desvio da mandíbula para o lado fraturado. (B) dificuldade da abertura de boca. (C) alongamento de face. (D) ptose de língua.

29 O sucesso no reimplante após avulsão dentária depende diretamente do(da): (A) contenção rígida. (B) tratamento endodôntico imediato do dente em

questão. (C) tempo registrado entre avulsão e momento do

reimplante. (D) retirada das fibras periodontais do elemento

dentário.

30 Neutrófilos são fagócitos ativos, seu número aparece elevado nas infecções, nos exercícios, durante a menstruação e no infarto do miocárdio. Em uma infecção, o aumento de neutrófilos segmentados e de neutrófilos jovens (bastonetes) caracteriza, respectivamente: (A) infecção crônica (desvio para a direita) e infecção

aguda (desvio para a esquerda). (B) infecção crônica (desvio para a direita) e infecção

aguda (desvio para a direita). (C) infecção crônica (desvio para a esquerda) e

infecção aguda (desvio para a direita). (D) infecção crônica (desvio para a esquerda) e

infecção aguda (desvio para a esquerda).

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS 31 O Conselho de Saúde é uma das instâncias colegiadas do Sistema Único de Saúde (SUS) que deve existir em cada esfera do governo – federal, estadual e municipal. Sobre os Conselhos de Saúde, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São órgãos colegiados compostos por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários.

( ) Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente.

( ) O chefe do poder executivo, em cada instância, homologa as decisões dos Conselhos de Saúde.

( ) Os Conselhos de Saúde devem se reunir de 4 em 4 anos, com a representação dos vários segmentos.

Assinale a opção cuja sequência está correta:

(A) F, F, V, V. (B) V, F, V, F. (C) V, V, V, F. (D) V, V, F, F. 32 Junto ao Artigo 10º da Lei no 8.080, de 1990, os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde do que lhes correspondam. No seu parágrafo primeiro, aplica-se aos consórcios administrativos intermunicipais um certo princípio, e os respectivos atos constitutivos disporão sobre sua observância. Esse princípio mencionado nesse parágrafo é o:

(A) da direção única. (B) da livre concorrência. (C) da executividade. (D) da corroboração intermunicipal 33 Quanto à Lei no 8.080/90, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

(B) Entende-se por saúde do trabalhador, para fins dessa lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

(C) As comissões intersetoriais de âmbito nacional terão a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

(D) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão em seu âmbito administrativo acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais.

6

34 Segundo a Norma Operacional da Assistência à Saúde 01/2002, a base territorial de planejamento da atenção à saúde, definida pela secretaria estadual de saúde, considerando as características demográficas, socioeconômicas, geográficas, sanitárias, epidemiológicas e oferta de serviços, entre outras, corresponde ao conceito de: (A) município – polo. (B) região de saúde. (C) módulo assistencial de saúde. (D) município – sede. 35 De acordo com a NOB – SUS 01/96, a atenção à saúde compreende três grandes campos a saber: (A) regionalização, intervenções ambientais, cálculo de

indicadores de saúde. (B) intervenção ambiental, regionalização da saúde e

formação de profissionais. (C) assistência, intervenções ambientais, políticas

externas. (D) assistência, atenção básica e medicação. 36 O conjunto de propostas regulamentado na Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS SUS/2001 assume a regionalização como macroestratégia fundamental para o aprimoramento do processo de descentralização na implantação do SUS. Acerca da NOAS-SUS/2001, é correto afirmar que: I em cada estado, as Secretarias Estaduais de Saúde

devem promover um processo de planejamento integrado entre as Secretarias Municipais de Saúde que resulte em um Plano Diretor de Regionalização.

II a estratégia de ampliação da Atenção Básica parte da identificação de um conjunto de ações necessárias para uma atenção adequada aos problemas de saúde, mais frequentes na maior parte do território brasileiro, bem como da necessidade de garantir que essas ações sejam ofertadas com qualidade e efetividade no âmbito municipal, o mais próximo possível do local de residência dos usuários.

III do ponto de vista do modelo assistencial, um eixo importante para a ampliação e qualificação da Atenção Básica é a estratégia de Saúde da Família.

IV o conceito de Atenção Básica Ampliada se relaciona ao conjunto de ações do primeiro nível de atenção em saúde, que deve ser ofertado por todos os municípios do País, em seu próprio território, com qualidade e suficiência para sua população.

Assinale a opção cuja sequência está correta: (A) I e III, somente. (B) I, III e IV, somente. (C) II e IV, somente. (D) I, II, III e IV.

37 Segundo a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil 2010 (INCA), indique a ordem correta de incidência de câncer estimado para 2010, em ordem decrescente: (A) Pele do tipo não-melanoma – próstata – mama – cólon e

reto – pulmão (B) Pulmão – próstata – mama - pele do tipo não- melanoma

– colo do útero (C) Pulmão – próstata - Pele do tipo não-melanoma – mama

– colo do útero (D) Pele do tipo não-melanoma – próstata – pulmão – mama

– cólon e reto 38 Sobre o câncer de mama, assinale a alternativa INCORRETA: (A) A amamentação, a prática de atividade física e a

alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a um menor risco de desenvolver esse tipo de câncer.

(B) Mulheres que apresentam mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 têm 85% de chance de desenvolver câncer de mama antes dos 70 anos de idade.

(C) Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama (com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau), recomendam-se o exame clínico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos.

(D) As recomendações do Ministério da Saúde para detecção precoce e diagnóstico desse câncer são baseadas no Documento de Consenso para Controle do Câncer de Mama, de 2004, que considera como principais estratégias de rastreamento um exame mamográfico, pelo menos a cada ano, para mulheres de 50 a 69 anos, e o exame clínico anual das mamas, para mulheres de 40 a 49 anos.

39 Segundo a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil 2010 (INCA), o uso de drogas anti-inflamatórias não esteroidais, como o AAS (ácido acetil salicílico) e a TRH (terapia de reposição hormonal), tem mostrado ser:

(A) fator protetor contra o câncer de cólon e reto e de mama.

(B) fator protetor contra o câncer de mama e associado ao aumento do câncer de cólon e reto.

(C) fator protetor contra o câncer de cólon e reto e fator associado ao aumento do câncer de mama.

(D) fator associado ao aumento do câncer de cólon e reto e do câncer de mama.

40 Em relação às diferenças dos tumores pediátricos e dos tumores de adulto, assinale a afirmativa correta: (A) Os tumores pediátricos apresentam menores

períodos de latência, se comparados aos tumores do adulto.

(B) Os tumores pediátricos, em geral, crescem mais devagar e são menos invasivos do que os tumores do adulto.

(C) Os tumores pediátricos respondem ao tratamento da mesma maneira que os tumores do adulto.

(D) Os tumores pediátricos são mais comuns no sexo feminino, assim como os tumores do adulto.