programa de pós- de resumos 2017.pdf · wellem aparecida de freitas ... o processo de geração de...

47
1

Upload: nguyenhanh

Post on 18-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

1

Page 2: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

2

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem PPGEL

CORPO EDITORIAL

Professoras PROFª DRª ESTHER GOMES DE OLIVEIRA [email protected] PROFª DRª ISABEL CRISTINA CORDEIRO [email protected]

PROFª DRª ANA LÚCIA DE CAMPOS ALMEIDA [email protected] Mestrandos

ÁGATHA DEMARQUE DE LACQUA [email protected] ALINE MIYUKE MIYAMOTO [email protected]

ANA CAROLINA BERNARDINO [email protected] CAMILA MARIA DA SILVA [email protected]

EVERTON LIMA CAMARGO [email protected] FLÁVIA CRISTINA CAPELLO NEVES [email protected]

JOSYELLE BONFANTE CURTI [email protected] LUIZ FELIPE FELISARDO CARDOSO [email protected]

MARIANA SPAGNOLO MARTINS [email protected] MYRIAM ROSSI SLEIMAN GHOLMIE [email protected]

PATRÍCIA CARDOSO BATISTA [email protected] RAQUEL B. DE CARVALHO BARRIOS [email protected]

Doutorandos ÁLIDA LARISSA ESPOZETTI DE ASSIS [email protected] ANA CLAUDIA CURY CALIA DE SOUZA [email protected]

ANNA CAROLINA C. DOS SANTOS ANANIAS [email protected] UNA CAROLINI BARBOSA [email protected]

CÁSSIA VANESSA BATALHA [email protected] DAYME ROSANE BENÇAL [email protected]

DAYSE DE SOUZA LOURENÇO [email protected] DEBORAH CAROLINE CARDOSO PEREIRA [email protected]

GEISA PELISSARI SILVÉRIO [email protected] MARLENE FERREIRA ROYER [email protected]

MARJORIE NINOSKA GOMEZ TALAVERA [email protected] MAYARA YUKARI KATO [email protected]

NILCEIA BUENO DE OLIVEIRA [email protected] PAULA KRACKER FRANCESCON [email protected]

PRISCILA AZEVEDO DA FONSECA LANFERDINI [email protected] REBECA LOUZADA MACEDO [email protected] REINALDO CESAR ZANARDI [email protected]

RENAN LUIS SALERMO [email protected] RITA DE CÁSSIA SIMÕES MARTELINI [email protected]

SANDRO BOCHENEK [email protected] TACIANE MARCELLE MARQUES [email protected]

VANESSA YIDA [email protected] WELLEM APARECIDA DE FREITAS [email protected]

CADERNO DE RESUMOS Organização CAPA

ANA CAROLINA BERNARDINO GEISA PELISSARI SILVÉRIO

MAYARA YUKARI KATO

Reinaldo César Zanardi

Page 3: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

3

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem PPGEL

UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A ESCRITA E O ESCRITOR NA CIBERCULTURA

Nome do Autor: Aldimeres Ferraz da Silva

Nome do Orientador: Prof.ª. Drª. Eliana Maria Severino Donaio Ruiz

Nome do Debatedor: Prof.ª Drª. Mariângela Joanilho

RESUMO: Nossa pesquisa objetiva investigar as representações acerca da escrita e do sujeito escritor na atual conjuntura social pós-moderna. Acreditamos que nessa conjuntura, a escrita e o escritor são passíveis de já estarem influenciados pela intensificação do uso das NTICs e pela fluidez e liquidez de todas as coisas. Nesse sentido, pautamo-nos nas contribuições teóricas acerca da escrita na pós-modernidade e a formação do escritor (BAUMAN, 2000; KATO, 2003; MENEGASSI, 2005; ANTUNES, 2016; LEMOS, 2003; PRENSKY, 2001; ROJO, 2012; PINHEIRO, 2013; COSCARELLI, 2012) e da Análise de Discurso francesa (PÊCHEUX,2014; ORLANDI, 2009; FOUCAULT, 2008; BRANDÃO, 2004). Os discursos analisados advêm de entrevistas semiestruturadas realizadas com participantes diretamente envolvidos em atividades de escrita nos universos escolar e extraescolar de utilização da linguagem. O resultado parcial da análise de uma pequena mostra dos dados indica que os sujeitos entrevistados parecem observar várias concepções e representações distintas de escrita. Palavras-chave: Escrita; Escritor; Pós-modernidade; Análise de Discurso francesa; Representações.

Page 4: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

4

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

REALIZAÇÕES ORAIS DOS ENCONTROS VOCÁLICOS EM LÍNGUA INGLESA POR APRENDIZES BRASILEIROS DE NÍVEIS

INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO

Nome do Autor: Alexandre Stein

Nome da Orientadora: Profa. Dra. Fabiane Cristina Altino.

Nome do Debatedor: Prof. Dr. Marcelo Silveira.

RESUMO: A língua inglesa é considerada uma língua difícil de pronunciar. Isso porque, não pronunciamos todas as letras escritas nas palavras e uma mesma grafia pode ser produzida oralmente de diferentes formas (CELCE-MURCIA et al, 2010; ASHTON; SHEPHERD, 2012). Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar a realização oral dos ditongos da língua inglesa por aprendizes brasileiros de níveis intermediário e avançado. 20 informantes foram selecionados a partir de seu nível de proficiência e provêm de dois grupos: 1) alunos de uma escola de inglês da cidade de Londrina-PR e, 2) formandos do curso de Letras de uma universidade Estadual do norte do Paraná. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um questionário semiestruturado com 30 perguntas adaptadas do questionário fonético-fonológico do Projeto ALiB (CARDOSO, et al, 2013); 35 sentenças para leitura em voz alta; e um relato do informante sobre um momento especial em sua vida. 80 palavras-alvo foram selecionadas para a coleta de dados, das quais 62, embora grafadas com ditongos, são realizadas como monotongos na pronúncia padrão da língua inglesa. As outra 18, usadas como controle, são grafadas e realizadas oralmente como ditongos. Palavras-Chave: Língua inglesa; Realização oral; Ditongos e monotongos.

Page 5: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

5

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

POLÍTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Nome do Autor: Ana Claudia Cury Calia de Souza-Luz (CAPES)

Nome do Orientador: Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão

Nome do Debatedor: Profa. Dra. Denise Ismênia Bossa Grassano

RESUMO: Tomamos como elemento central nesta pesquisa o debate das políticas de Responsabilidade Social Universitária (RSU) (RIBEIRO, 2013). A RSU diz respeito às ações promovidas por instituições de ensino superior no campo das dimensões social, cultural, ambiental e econômica, tendo como essência a preocupação com os impactos sociais das práticas efetivadas. Nessa direção, nos amparamos nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2009) e nos conceitos elencados a partir da literatura sobre os fundamentos da pedagogia crítica (FREIRE, 2015a, 2015b; APPLE, 2006) ao investigar como a as políticas de responsabilidade social podem contribuir para a formação de professores de línguas. Para tanto, temos como objetivos específicos: a) Mapear as ações de Promoção Social no curso de Letras - Inglês das universidades públicas do Paraná; b) Investigar a participação e responsabilidade sociais promovidas por meio da implementação de uma sequência didática que vise abordar promoção social; c) Investigar a formação inicial e continuada de professores no âmbito das ações realizas na disciplina intitulada "Gêneros Textuais - Teoria e Prática”, promovida pelo curso de Letras-Inglês da UEL; d) Investigar aprendizagem de capacidades docentes dos participantes no processo de produção de sequências didáticas (SD) acerca de gêneros textuais relacionados à responsabilidade social. Palavras-chave: Políticas de Responsabilidade Social. Formação de Professores. Gêneros Textuais. Ensino de Línguas.

Page 6: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

6

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

CONCEPÇÕES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES DE INGLÊS

Nome do Autor: Ana Paula Trevisani Barreto

Nome do Orientador: Profa. Dra. Simone Reis

Nome do Debatedor: Profa. Dra. Viviane Aparecida Bagio Furtoso

RESUMO: Nesta proposta de pesquisa, tenho o objetivo central de conhecer o movimento de construção das concepções curriculares para um Curso de Letras Inglês. O contexto de pesquisa é uma IEES do Paraná e o processo de reestruturação curricular em andamento nesta instituição. Como a pesquisa está em fase inicial, concentro-me em ora apresentar dois momentos do percurso: 1) o processo de buscas de referencial bibliográfico que servirá como dados documentais e 2) o processo de geração de dados e relação entre pesquisadora e participantes da pesquisa. Fundamento-me em referenciais metodológicos da pesquisa qualitativa e oriento-me por epistemologia construcionista social. Na posição de pesquisadora e membro do corpo docente do Curso de Letras Inglês em questão, envolvendo outros colegas, estou me propondo a trilhar um caminho no sentido de propiciar um espaço para reflexão teórico-prática, sobretudo por estar situada no processo de reestruturação curricular, no qual encontramo-nos (participantes da pesquisa) inevitavelmente envolvidos. Palavras-chave: Reestruturação curricular; Licenciatura; Língua Inglesa; Corpo docente estruturante; Concepções curriculares.

Page 7: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

7

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

MARCAS DA RELIGIOSIDADE E DE CRENÇAS POPULARES IMPRESSAS NA TOPONÍMIA PARANAENSE

Nome do Autor: Anna Carolina Chierotti dos Santos Ananias (CAPES)

Nome do Orientador: Profa. Dra. Aparecida Negri Isquerdo

Nome do Debatedor: Profa. Dra.: Vanderci de Andrade Aguilera

RESUMO: A Toponímia, disciplina que estuda os nomes de lugares, tem recebido a partir da primeira metade do sécuco XX, destaque entre os estudos descritivos das línguas. A tese em desenvolvimento, Marcas da Religiosidade e de Crenças Populares Impressas na Toponímia Paranaense, tem como objetivo mais amplo a catalogação e a análise da toponímia (elementos físicos e humanos) de caráter religioso pertencente aos 399 municípios que integram o Paraná. Utilizam-se como fontes de dados os mapas oficiais dos municípios paranaenses confeccionados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes ao censo de 2010. O estudo orienta-se, fundamentalmente, pelo modelo teórico-metodológico proposto por Dick (1990; 1992; 1995; 1998; 2000; 2006), que adota procedimentos onomasiológico-semasiológicos característicos das pesquisas sobre o léxico. O levantamento do corpus resultou em 9.602 ocorrências de topônimos, há recorrências de nomes para a nomeação de referentes diferentes, com o agrupamento desses tem-se um montante de 621 nomes distintos. Este trabalho submete um recorte da análise de dados à apreciação e contempla a investigação linguística dos topônimos, uma proposta de Carta Toponímica e o modelo de verbete para a composição do Glossário. Palavras-chave: Toponímia; Léxico; Religiosidade; Paraná.

Page 8: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

8

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

AS POTENCIALIDADES DA TELECOLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA:

PESQUISAS, PRÁTICAS E PERCEPÇÕES

Nome do Autor: Atef El Kadri

Nome do Orientador: Viviane Aparecida Bagio Furtoso

Nome do Debatedor: Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi

RESUMO: Este estudo tem como objetivo geral investigar as potencialidades da telecolaboração na formação inicial de professores de língua inglesa em uma proposta de parceria entre uma universidade pública do Paraná com universidades estadunidenses. Tem como objetivos específicos a) - evidenciar as potencialidades da telecolaboração para a formação de professores na literatura da área, b) verificar as aprendizagens possibilitadas pelas interações entre os participantes e c) investigar as percepções dos participantes brasileiros sobre a experiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados serão coletados por meio de referenciais bibliográficos, transcrição de interações gravadas em áudio e/ou vídeo e questionários direcionados aos participantes. A análise se dará pelos critérios de Saugnihausen (2011), pela análise indutiva das interações e pela análise de conteúdo. Os resultados apontam como potencialidades da telecolaboração em cursos de formação inicial de professores seu potencial motivador, de propiciar comunicação intercultural e de desenvolver reciprocidade e autonomia, mas também indicam lacunas no que se refere: às relações de poder, ao seu potencial para o desenvolvimento linguístico a partir do feedback do formador de professores, à performance de professores em fase de formação inicial e a trabalhos desenvolvidos com professores de Língua Inglesa. Palavras-chave: Telecolaboração; Língua Inglesa; Formação de Professores.

Page 9: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

9

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIAS E CIDADANIA GLOBAL: REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E

PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA NOVOS TALENTOS

Nome do Autor: Carla Fabiana Barcaro

Nome do Orientador: Profa. Dra. Telma Nunes Gimenez

Nome do Debatedor: Profa. Dra. Michele Salles El Kadri

RESUMO: Este estudo investiga a instanciação da política de aproximação entre a universidade e a escola proposta pelo Programa Novos Talentos e implementada na UEL, por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado: utilizando recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de inglês”. Ao configurar-se como uma pesquisa qualitativa de cunho crítico (CARSPECKEN, 2001) e pela perspectiva teórica analítica de que políticas são textos e discursos que se mesclam mutuamente (BOWE; BALL, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 2006), a pesquisa tem como objetivos específicos: 1) identificar as representações sobre língua inglesa, inclusão, tecnologias no contexto da globalização, em textos produzidos por professores universitários, professores da educação básica e estudantes do ensino médio. 2) analisar o papel dessas representações sobre a (trans) formação de saberes produzidos na interação universidade-escola. Os dados a serem analisados são os textos que materializaram subprojeto em suas fases de planejamento, implementação e avaliação. Busca-se compreender os sentidos da língua inglesa situados naquele momento histórico em que a formação de professores se tornava objeto de várias iniciativas financiadas pelo poder público e que possibilitavam ações visando a melhoria do ensino de línguas estrangeiras. Palavras-chave: Inglês; Tecnologias; Globalização; Cidadania; Inclusão.

Page 10: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

10

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

A LINGUÍSTICA CONTRASTIVA COMO ALIADA NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nome da Autora: Cecília Gusson Santos

Nome do Orientador: Prof. Dr. Otávio Goes de Andrade

Nome da Debatedora: Profª. Drª. Simone Reis

RESUMO: Este trabalho parte de um projeto de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Nesse projeto, entendemos que a prática em sala de aula dos professores de Linguagens da Educação Básica é norteada pelos pressupostos do círculo de Bakhtin, ancorados na análise do discurso como uma prática social (BAKHTIN / VOLOSHINOV, 1992). No entanto, consideramos que esse conceito não é suficiente para uma compreensão mais apurada de determinados fenômenos atinentes aos processos de ensino e de aprendizagem de línguas, em especial as línguas estrangeiras modernas. Fenômenos como a transferência e a interferência (LADO, 1957), a interlíngua (SELINKER, 1972), entre outros, podem ser consistentemente fundamentados e explicados pela Linguística Contrastiva. O conhecimento sobre essa área do saber, assim como o estudo de seu instrumental teórico-metodológico, podem ser valiosos aliados para o aprimoramento profissional dos professores de Linguagens e, consequentemente, para o enriquecimento das aulas de línguas estrangeiras modernas na Educação Básica. Palavras-Chave: Linguística Contrastiva; Formação do Professor; Educação Básica; Língua Estrangeira.

Page 11: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

11

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

EDUCAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO ESTADO DO PARANÁ: UMA METAPESQUISA

Nome da Autora: Célia Regina Capellini Petreche

Nome da Orientadora: Profa. Dra. Simone Reis.

Nome da Debatedora: Viviane Bagio Furtoso.

RESUMO: Esta pesquisa construtivista situa-se no campo da educação de professores, com foco na formação de professores de língua inglesa. As justificativas para a investigação são a falta de metapesquisa na área e meu interesse de pesquisa neste campo de atuação profissional. O contexto são os programas de Pós-Graduação stricto sensu do Estado do Paraná, com foco na formação de professores de língua inglesa. O objetivo central é elaborar uma síntese sobre o conhecimento validado em teses desses programas, por meio da interpretação de elementos relacionáveis a formações discursivas a partir de considerações epistemológicas, ontológicas, metodológicas e éticas, sob a perspectiva discursiva foucaultiana das estruturas históricas e sociais. Trata-se um estudo qualitativo documental que prevê a geração de dados adicionais com a aplicação de questionário semi-estruturado, e análise por meio de abordagem indutivo-dedutiva. Como contribuições espero fomentar reflexões acerca do conhecimento construído, possibilitando o aprofundamento das pesquisas e o surgimento de novas perspectivas de estudos sobre a formação docente que vem sendo desenvolvida no Estado do Paraná. Palavras-Chave: Metapesquisa; Educação de professores; Língua Inglesa.

Page 12: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

12

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: ESTILÍSTICA LÉXICA E O

DISCURSO JURÍDICO PRESENTE NAS TRAMAS DAS

SENTENÇAS DOS PROCESSOS DA VARA MARIA DA PENHA

Nome da Aluna: Claudete Carvalho Canezin

Nome da Orientadora: Profa. Dra. Edina Regina Pugas Panichi

Nome da Debatedora: Profa. Dra. Esther Gomes de Oliveira

RESUMO: Este trabalho aborda a questão da violência contra a mulher nos

discursos das sentenças dos processos da Vara Maria da Penha de Londrina,

tendo como suporte a estilística léxica. A Lei Maria da Penha (11.340/06),

sancionada em 7 de agosto de 2006, desponta como instrumento jurídico hábil

para prevenir, coibir e erradicar a violência doméstica e familiar contra a

mulher. O homem sempre exerceu papel de destaque e de domínio na sociedade,

deixando a mulher em segundo plano. Dessa forma, para demonstrar a violência

vivida pela mulher, será analisado o léxico do discurso jurídico presente nas

tramas de algumas sentenças dos processos da Vara Maria da Penha de

Londrina, uma vez que a estilística léxica estuda o processo de expressão das

palavras ligado a seus aspectos semânticos e morfológicos. Pretende-se verificar

quais os procedimentos discursivos mais utilizados no corpus selecionado - as

sentenças judiciais - a fim de se estabelecerem as relações entre os contextos

interior e exterior desses discursos, objetivando identificar os comprometimentos

do juiz em relação a determinados valores morais, sociais e ideológicos.

Palavras-chave: Violência contra a mulher; Estilística léxica nas sentenças; Discurso jurídico nas sentenças de violência.

Page 13: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

13

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

O PROFESSOR EM SERVIÇO: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGIR

DOCENTE

Nome da Autora: Claudia Lopes Pontara

Nome da Orientadora: Vera Lúcia Lopes Cristovão

Nome da Debatedora: Paula Baract de Grande

RESUMO: Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutoramento cujo objetivo geral consiste em investigar se e em que medida acontece o desenvolvimento de professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Paraná, quando participantes de um processo de formação continuada ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2006, 2012; MACHADO, 2005; CRISTOVÃO E MACHADO, 2011), do ensino de línguas por meio de gêneros de texto utilizando-se do procedimento Sequência Didática – SD (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010) e (CRISTOVÃO, STUTZ, 2011). Tais aportes teóricos serão também aliados a conceitos advindos da Teoria Histórico Cultural (VIGOTSKI, 2009; LEONTIEV, 2004; DAVIDOV, 1988; LIBÂNEO, 2012, 2015; SAVIANI, 2013; SFORNI, 2012, 2015), a fim de tratarmos dos temas ligados ao desenvolvimento do professor em serviço. Para este seminário, os dados apresentados recairão sobre o modo de organização do Curso de Formação Continuada a ser ofertado a professores de Língua Inglesa do Ensino Médio de escolas estaduais do município de Apucarana, jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Apucarana. Palavras-Chave: Formação continuada; sequência didática; gêneros de texto; desenvolvimento docente.

Page 14: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

14

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

O PNLD COMO FORÇA NORMATIVA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO PROFESSOR DE INGLÊS

Nome do Autor: Claudinei Aparecido Canazart

Nome da Orientadora: Profª Dra. Simone Reis.

Nome da Debatedora: Profª Dra. Juliana R. A. Tonelli.

RESUMO: a pesquisa empreendida está inserida no campo da formação de professores e tem como finalidade investigar a construção de identidade do professor de inglês do ensino público. Tem como contextos de pesquisa os documentos que compõem o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), ou seja, os Guias de Livros Didáticos das edições trienais de 2011-2013 e 2017-2019 e também relato autobiográfico da formação inicial e continuada bem como da atuação profissional como professor de inglês no ensino público. Para analisar os dados dos Guias de Livros Didáticos adoto a perspectiva Foucaultiana tendo o discurso como unidade de análise; para analisar o relato autobiográfico adoto a perspectiva de Análise de Memória Narrativa tendo a memória como unidade de análise. Com a referida pesquisa busco compreender a arqueologia do saber em que os saberes da política PNLD são constitutivos (discursivamente) da identidade de professor de inglês da escola pública. A partir do relato autobiográfico pretendo compreender as fendas por onde outros novos discursos foram (re)constituídos sobre identidade num processo genealógico e como esses dados podem representar transformação da política e de sujeitos. Palavras-Chave: Construção de identidade; PNLD; Formação de professores.

Page 15: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

15

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

CHARGES E ARGUMENTAÇÃO: METODOLOGIA PARA LEITURA

Nome do Autor: Daniel de Oliveira Figueiredo

Nome do Orientador: Profa. Dra. Esther Gomes de Oliveira

Nome do Debatedor: Prof. Dr. Rozinaldo Antônio Miani

RESUMO: As charges são, notadamente, um recurso argumentativo relevante no cenário comunicativo atual e consideradas um gênero textual. Diversas são as amostras de seu potencial persuasivo e crítico, como o caso do jornal Charlie Hebdo, na França, e as charges de Maomé, na Dinamarca. Dessa forma, com o objetivo de elaborar e testar uma metodologia própria para leitura específica de charges, este trabalho discute seu campo de conhecimento, suas definições, a caracterização do seu tipo de humor, seus elementos constitutivos, formas de análise existentes na literatura com revisão bibliográfica e discussão teórica, além da aplicação da referida metodologia em um corpus de análise variado, contemplando diversas publicações chárgicas. A tese aqui defendida apresenta oito elementos centrais na leitura de uma charge, tais como: situacionalidade, relações intertextuais, dimensão textual-argumentativa, dimensão visual, possibilidades políticas do humor, dimensão opinativa, veiculação e uso de estereótipos. Com a articulação destes elementos, e um embasamento teórico, proporemos uma forma própria de leitura de charges enquanto ferramenta argumentativa de diversos cenários de comunicação. Palavras-chave: Argumentação; Charge; Humor.

Page 16: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

16

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

VOCABULÁRIO DIALETAL DO CENTRO-OESTE (VDCO): CAMINHOS TRILHADOS E DIREÇÕES A SEGUIR

Nome da Autora: Daniela de Souza Silva Costa

Nome da Orientadora: Aparecida Negri Isquerdo.

Nome da Debatedora: Fabiane Cristina Altino.

RESUMO: Estruturado segundo os fundamentos da Lexicografia, o Vocabulário Dialetal do Centro-Oeste (VDCO) está em desenvolvimento com o objetivo de tratar lexicograficamente dados lexicais de natureza geolinguística do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB) recolhidos por meio do Questionário Semântico-Lexical do ALiB (COMITÊ NACIONAL, 2001) aplicado a 108 informantes naturais de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Goiás. Neste trabalho, o VDCO será apresentado em suas etapas já concluídas, demonstrando escolhas teóricas e metodológicas adotadas, a metodologia de organização e de manipulação do corpus, além das concepções de macroestrutura e de microestrutura do vocabulário em elaboração. Em termos de nomenclatura, focaliza-se, neste trabalho, uma amostra dos dados relativos ao Estado de Mato Grosso. No momento, o VDCO trata um montante de 9.150 ocorrências de variantes e já computa aproximadamente 1.250 entradas. A previsão é de que o Vocabulário Dialetal do Centro-Oeste seja finalizado até o início de 2018. Palavras-Chave: Norma lexical; VDCO; Metodologia; Mato Grosso.

Page 17: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

17

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

O SINCRETISMO EM SEMIÓTICA ALIADO A UMA PROPOSTA DE ANÁLISE TEXTUAL EM TIRAS DA MAFALDA

Nome da Autora: Daniela Raffo Scherer

Nome da Orientadora: Profa Dra. Loredana Limoli

Nome da Debatedora: Profa Dra Eliana Maria Severino Donaio

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo propor, a partir da perspectiva da teoria semiótica – e de seus desdobramentos - um modelo de análise de textos sincréticos, delineado para as tiras da Mafalda presentes em livros didáticos de língua portuguesa adotados nos oitavos anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande?MS. Pelo uso recorrente de textos de natureza sincrética em materiais didáticos, percebe-se a necessidade de analisar a abordagem proposta por esse material na medida em que o gênero tira demanda estratégias de leitura adequadas às suas particularidades e ao que é indicado nos referenciais para o ensino da língua portuguesa. Nesse sentido, a semiótica sincrética, por meio de categorias de análise, permite identificar elementos constituintes que se mesclam no plano de expressão e no plano de conteúdo com vistas a compor um todo significativo, além de possibilitar a construção de um ethos do enunciador a ser recuperado no processo de leitura. A reflexão acerca de práticas pedagógicas que levem em conta não só aspectos pertinentes às propostas do livro didático, mas que permitam uma mobilização dos sujeitos da enunciação para uma análise mais acurada do que se constitui o estilo de Mafalda é nosso foco. Palavras-Chave: Mafalda; livro didático; semiótica sincrética; sociossemiótica; proposta de análise.

Page 18: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

18

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

UNIDADES TÓPICAS E NÃO TÓPICAS NO PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DO GÊNERO PROVERBIAL

Nome da Autora: Dayane Caroline Pereira

Nome da Orientadora: Esther Gomes de Oliveira

Nome da Debatedora: Rosemeri Passos Baltazar Machado

RESUMO: Pensando no caráter dinâmico da linguagem, partimos de um estudo que contemple a movência dos sentidos, focando o uso em situações reais de comunicação. Desse modo, diante dos saberes sobre a linguagem e a sua relação com o sujeito, selecionamos um corpus que traduz o thesaurus cultural de uma sociedade e, mais do que isso, revela a forma de o sujeito significar o mundo. Nesse sentido, os provérbios são um rico objeto de análise no que se refere aos estudos pertencentes ao campo da linguagem, devido à sua dinâmica discursiva e à forma como eles são colocados em jogo, produzem sentidos e interpelam sujeitos. Com o respaldo da Análise do Discurso de orientação francesa, visamos explicitar o processo de (re)significação do gênero proverbial, levando em conta os aspectos linguísticos, sociais, culturais, ideológicos, entre outros fatores responsáveis pela circulação dos sentidos. Outro ponto fundamental que constitui essa pesquisa é, por meio dos estudos das unidades tópicas e não tópicas, descrever a forma como alguns provérbios foram absorvendo novos sentidos, ainda que, muitas vezes, mantendo a mesma estrutura e/ou palavras. Com base nos apontamentos teóricos, verificaremos o funcionamento discursivo do gênero proverbial, além de explicitarmos os procedimentos metodológicos envolvidos nesse fenômeno. Palavras-chave: Análise do Discurso; Provérbios; Ressignificação; Unidades tópicas; Unidades não tópicas.

Page 19: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

19

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

AS MÉDIAS PRETÔNICAS /E/ E /O/ NOS MANUSCRITOS DE CINCO VILAS PARANAENSES NOS SÉCULOS XVIII E XIX

Nome da Autora: Dayme Rosane Bençal (UEL – CAPES)

Nome do Orientador: Prof.ª Dr.ª Fabiane Cristina Altino.

Nome do Debatedor: Prof.ª Dr.ª Dircel Aparecida Kailer.

RESUMO: A flutuação das vogais médias pretônicas, amplamente investigada em estudos sincrônicos, também é apontada em investigações que se debruçam sobre registros escritos remanescentes de séculos passados. Diante dessa perspectiva, fundamentando-nos na Teoria Variacionista aliada aos preceitos da Linguística Histórica, propomos a descrição das alternâncias das vogais médias /e/ e /o/ na pauta pretônica, seja em ambiente de harmonização vocálica, como em f<i>liz ou c<u>stume, seja em contexto que não determine por si só a elevação dessas vogais (alçamento sem motivação aparente), como em m<i>lhoramento e s<u>cego. O corpus é formado por 100 documentos notariais dos séculos XVIII e XIX pertencentes às antigas vilas paranaenses de Antonina, Castro, Curitiba, Guaratuba e Paranaguá. Assim, neste evento, temos o objetivo de apresentar uma proposta de análise estatística para o estudo em andamento, tendo em vista que os dados já foram rodados no programa GOLDVARB X, e estão em fase de revisão. A análise de 11 grupos de variáveis, sendo nove linguísticos e dois extralinguísticos, apontou-nos que o processo do alçamento é mais recorrente na vogal posterior /o/, e o contexto mais produtivo para a aplicação da regra é o de harmonização vocálica, para ambas as vogais. Palavras-chave: Alçamento; Manuscritos; Abordagem Diacrônica.

Page 20: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

20

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

LEITE QUENTE OU LEITI QUENTI? A VOGAL MÉDIA /E/ POSTÔNICA FINAL NOS FALARES

SUL BRASILEIROS

Nome da Autora: Dayse de Souza Lourenço Simões (CAPES)

Nome da Orientadora: Dra: Fabiane Cristina Altino

Nome da Debatedora: Dircel Kailer

RESUMO: As discussões no que concerne aos falares da região sul do Brasil têm manifestado um cenário perturbador em relação à realização do /e/ postônico no fim de palavra. Afinal, ocorre o alçamento ou a manutenção na produção oral sulista? Posto isto, o objetivo geral deste trabalho consiste em descrever e analisar comportamento da vogal média /e/ postônica final na produção oral de falantes da região sul do Brasil. No que concerne aos objetivos específicos, elencamos: i) Compreender o processo de alçamento ou manutenção da vogal média /e/ postônica final; ii) Observar o processo de alçamento ou manutenção da vogal média /e/ postônica final segundo as variáveis linguísticas; iii) Analisar o processo de alçamento ou manutenção da vogal média /e/ postônica final segundo as variáveis sociais e iv) Delimitar possíveis isófonas delimitadoras das variantes fonéticas verificadas. Dessa forma, este trabalho pretende preencher a lacuna existente na descrição deste fenômeno na produção oral da região sul do Brasil. Palavras-Chave: Atlas Linguístico do Brasil. Vogal média /e/ postônica final. Falar sul brasileiro.

Page 21: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

21

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

FORMAÇÃO PROFESSORES DE INGLÊS PARA CRIANÇAS E O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL

Nome do Autor: Déborah Caroline Cardoso Pereira Rorato (Capes)

Nome do Orientador: Elaine Mateus

Nome do Debatedor: Denise Ortenzi

RESUMO: O ensino de língua inglesa para crianças (LIC), assim como a formação docente crítica têm sido foco de estudo de pesquisadores no Brasil e no exterior (BENEDETTI e SANTOS, 2009; TONELLI, 2013; BACARIN, 2013; CHIULLI, 2014; PENNYCOOK, 2001, 2004, 2015). Com o intuito de unir essas duas áreas e promover um ensino de LIC crítico, participei em 2016 de um projeto de formação inicial de professores de inglês que atuavam na educação infantil e ensino médio I na rede municipal de ensino em Apucarana (PR). Os encontros que envolviam discussões sobre teorias e práticas docentes originaram este estudo, que tem como objetivo investigar como (e se) conceitos espontâneos e científicos são co-produzidos neste grupo de formação inicial de professores de inglês para crianças, ancorados no viés crítico de ensino e aprendizagem. Para isso, farei uso das contribuições de Vygotsky no que diz respeito a construção conceitual, bem como da Análise de Discurso Crítica. Palavras-chave: Formação Docente; Desenvolvimento de Conceitos; Ensino Crítico; Ensino de Inglês para Crianças.

Page 22: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

22

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

A ABORDAGEM DIDÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO SOB O VIÉS DA MULTIMODALIDADE NA PUBLICIDADE

Nome do Autor: Ednéia de Cássia Santos Pinho

Nome do Orientador: Prof.ª Dr.ª Esther Gomes de Oliveira

Nome do Debatedor: Prof.ª Dr.ª Rosane Suely Alvares Lunardelli

RESUMO: A interação permeia as relações humanas e, nesse processo, encontram-se língua e linguagem em suas variadas manifestações. As linguagens se modificam, evoluem e se ampliam junto com a humanidade, comportando interferências do contexto. Nesse sentido, hoje, as novas gerações nascem imersas em um cenário caracterizado pelo consumo, valorização da imagem e envoltas pela tecnologia e multimodalidade, fatos que alteram a composição do discurso, exigindo novas formas de letramento. Considerando que o indivíduo passa a agir no mundo, tornando-se parte dele com a linguagem e que essa ação é intencional, veiculando pensamentos, valores e crenças e caracterizando-se como argumentativa, é essencial refletir sobre as múltiplas linguagens em sala de aula desde as séries iniciais. As atividades com gêneros variados e multimodais devem fazer parte do conjunto de práticas escolares para explorar a leitura e a compreensão das novas formas textuais. Portanto, o trabalho com o gênero propaganda multimodal interativa pode revelar-se uma prática pedagógica eficiente e atrativa ao novo perfil de aluno, inegavelmente ligado à multimodalidade e à tecnologia. Assim, este trabalho pretende investigar como os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II percebem marcas argumentativas em textos publicitários multimodais e atingem os sentidos explícitos e implícitos, construindo a significação. Palavras-chave: Publicidade; Argumentação; Multimodalidade; Ensino.

Page 23: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

23

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

O FACEBOOK E O CONSERVADORISMO BRASILEIRO NA INTERNET: DISCURSO E IDEOLOGIA

Nome da Autora: Evelyn de Souza Mayer

Nome da Orientadora: Rosemeri Passos Baltazar Machado.

Nome da Debatedora: Mariângela Peccioli Galli Joanilho.

RESUMO: O presente resumo tem por objetivo analisar o discurso conservador brasileiro na mídia social Facebook, sob a ótica da Análise de Discurso (de linha francesa), averiguando as condições de produção (CPs), a formação discursiva (FD), a ideológica (FI) e observar como tais discursos, considerando o sócio-histórico, são construídos. Para tanto, será feito um trabalho de cunho bibliográfico, por meio de um levantamento teórico acompanhado de análise de corpus. A fim de refletir a respeito do discurso conservador, serão analisados, também, discursos que refletem outras ideologias, outros posicionamentos. A seleção do corpus ocorreu a partir da realidade política apresentada nesta ferramenta social no momento atual. As imagens selecionadas são consideradas “memes” (termo grego que significa “imitação”) e utilizadas neste meio a fim de “viralizar” informações, sátiras, posicionamentos. Foram seis os memes escolhidos, sendo três que refletem o discurso conservador e três de outras ideologias. Supõe-se que a ideologia conservadora e seu discurso, na ferramenta Facebook, apresenta diferentes discursos, como a defesa à legalização da venda de armas; contrariedade às ideologias revolucionárias e questões ligadas a gênero, bem como apresenta posicionamentos políticos ligados à ideologia religiosa, preconceitos e ao discurso de ódio. Palavras-chave: Discurso Conservador; Facebook; Formação discursiva; Formação ideológica.

Page 24: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

24

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

INGLÊS INFORMAL: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Nome do Autor: Fábio Henrique Rosa Senefonte

Nome do Orientador: Profa. Dra. Simone Reis

Nome do Debatedor: Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristóvão

RESUMO: Inserida na área cunhada como Sociolinguística Aplicada ou Educacional (CARL, 2003, TRUDGILL, 1984), esta pesquisa doutoral objetiva conhecer possibilidades do ensino de inglês informal na educação superior, não somente para fins de conhecimento do licenciando em Letras, mas também visando à formação deste para atuação na educação básica. Ademais, a pesquisa explora fatores (des)favoráveis ao ensino de inglês informal. Para tais finalidades, um questionário com perguntas abertas e fechadas, e duas entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio são instrumentos para a geração de dados. Seis professores atuantes em cursos de Letras de duas universidades compõem o contexto deste estudo. Os dados estão sendo analisados por meio da Abordagem Paradigmática e Sintagmática em estudos da linguagem (APS) (REIS, 2015). Adicionalmente, os dados serão triangulados por instrumentos humanos (REIS, 2008). Por ora, algumas categorias parecem emergir da primeira entrevista analisada: barreiras metodológicas, chances escassas para o ensino de inglês informal, dentre outras. Possíveis contribuições teórico-metodológicas residem no fato de este estudo poder expandir substancialmente a literatura na área, uma vez que é comprovada a escassez de pesquisas empíricas na temática, bem como no contexto supramencionado. Palavras-chave: Inglês Informal; Cognição de Professores; Educação Superior; Formação de Professores; Contexto Brasileiro.

Page 25: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

25

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

CARTAS À MESA: O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DO RPG

Nome da Autora: Franciela Silva Zamariam

Nome do Orientador: Prof.ª Dr.ª Sheila Oliveira Lima.

Nome do Debatedor: Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia de Campos Almeida.

RESUMO: Este trabalho discute o uso do RPG como alternativa metodológica para o ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica, ao mesmo tempo em que busca compreender, por meio do jogo, os processos pedagógicos percorridos pelos estudantes, no que tange à leitura de obras canônicas. Para tanto, nos valemos da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, e do debate sobre o jogo, em um grupo focal, com os participantes, alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Embasamo-nos, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (2002), para quem a leitura literária é um jogo; em Colomer (2009), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (2002) de que o leitor, além de ser complexo, é uma personagem das obras que lê. Todo esse percurso nos proporcionou valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia adequada no ensino da leitura, quebrando paradigmas de senso comum no meio escolar, que mantêm a crença da ausência de leitura discente ou ainda da culpabilização exclusiva de fatores externos à escola pelo fato. Palavras-chave: Ensino de leitura; Literatura; RPG.

Page 26: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

26

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

DIREITO E LINGUAGEM: UM ELO ARGUMENTATIVO

Nome da Autora: Helena Cristina Lübke

Nome da Orientadora: Profª Drª Esther Gomes de Oliveira

Nome da Debatedora: Profª Drª Rosemeri Passos Baltazar Machado

RESUMO: O objetivo desta tese é pesquisar a relação entre Direito e linguagem, haja vista que são áreas indissociáveis e mantêm entre si uma relação de interdependência, pois o Direito se concretiza, efetivamente, por meio da linguagem, ou seja, é uma ciência essencialmente linguística. Pretendemos analisar como os vários recursos argumentativos contribuem para que um texto se torne potencialmente persuasivo. O texto que servirá de corpus para análise trata de um voto do Supremo Tribunal Federal, de maio de 2011, quando foi discutida e aprovada a união estável entre casais homoafetivos, a partir do ajuizamento da ADPF 132 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) e da ADI 4277 (Ação Direta de Inconstitucionalidade), ambas de relatoria do Ministro do STF, Ayres Britto, em que Sérgio Cabral, então Governador do Rio de Janeiro à época, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) propuseram que se equiparassem os direitos civis entre casais heterossexuais aos dos casais homossexuais.

Delimitamos como fundamento teórico a Linguística Textual e a Semântica Argumentativa. Alguns autores centralizam nossas atenções: Koch; Anscombre e Ducrot; Fiorin, Vogt, dentre outros. Palavras-chave: linguagem; direito; argumentação.

Page 27: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

27

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

NELSON RODRIGUES: IMBRICAÇÕES PROCESSUAIS ENTRE NARRATIVA E DRAMATURGIA

Nome do Autor: José Francisco Quaresma Soares da Silva

Nome do Orientador: Profa. Dra. Edina Regina Pugas Panichi

Nome do Debatedor: Prof. Dr. Miguel Luiz Contani

RESUMO: Entre os anos de 1950 e 1960, Nelson Rodrigues alcançou popularidade ao assinar a coluna A vida como ela é... no jornal Última Hora, na qual narrava, na forma de contos, histórias do cotidiano carioca. Acerca de sua obra dramatúrgica, deixou registrado que três de suas dezessete criações teatrais tiveram personagens e situações ensaiadas naqueles contos. Polêmico, Rodrigues declara que todo autor é autobiográfico, e o que acontece em sua obra são variações do que ocorreu em sua vida; e mais, qualquer pessoa pode escrever volumes infinitos sobre si mesmo. Estas afirmativas motivam observar as obras denominadas memórias e confissões como espaços profícuos de criação e transformação. Assim, este trabalho busca identificar elementos conectores entre dramaturgia, contos e crônicas. Fazem parte do corpus deste estudo, as peças teatrais A falecida e O beijo no asfalto, juntamente com a antologia de contos A vida como ela é... em 100 inéditos. Somam-se a estes, as obras denominadas memorialistas e confessionais, as quais são: Memórias: a menina sem estrela, O óbvio ululante, A cabra vadia e O reacionário. Os pressupostos teóricos da Crítica Genética contribuem com as análises sobre a construção e transformação textual no que diz respeito ao processo de criação artística. Palavras-chave: Nelson Rodrigues; Dramaturgia; Contos; Crônicas; Crítica Genética.

Page 28: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

28

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

CIDADES DO CAFÉ:

HISTÓRIA, URBANIZAÇÃO E SENTIDOS NO NORTE DO PARANÁ

Nome do Autor: Julianne Rosy do Valle Satil

Nome do Orientador: Profª. Drª Mariângela Peccioli Galli Joanilho

Nome do Debatedor: Profª Drª Daiany Bonácio

RESUMO: Nossa pesquisa debruça-se sobre o processo de designação, investigando os nomes de cidades do norte do Paraná – territórios que surgiram durante o Ciclo do Café – período que promoveu grande desenvolvimento econômico na região. Por meio desta análise, objetivamos observar e compreender os sentidos instaurados e movimentados por este processo enunciativo – a designação – o qual se constitui, essencialmente, ao ser tomado na história e que pode ser compreendido, também, como espaço de constituição de sentido de um nome. Para tanto, utilizamos o arcabouço teórico-metodológico proposto pela Semântica do Acontecimento, perspectiva intelectual que assume a enunciação como prática política e que dialoga com a Análise de Discurso Francesa, Filosofia da Linguagem e Semântica Argumentativa. Pensando os nomes de cidade como enunciados e o mapa como texto, compreendemos que as contribuições da Semântica desenvolvida por Eduardo Guimarães nos conduz à percepção de que o nomes próprios não classificam, mas identificam o espaço nomeado, conferindo-lhe existência histórica (RANCIÈRE, 1994). Nesse sentido, o mapa ultrapassa sua utilidade óbvia, a de ferramenta de localização, e torna-se elemento que significa, presentificando a memória e a história (GUIMARÃES, 2002). Constatamos, diante disso, que os nomes são identificados pela historicidade, materializando, assim, a condição simbólica da linguagem. Palavras-chave: Ciclo do Café; Semântica do Acontecimento; Designação; Nomes de Cidades; Norte do Paraná.

Page 29: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

29

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

OS ENUNCIADOS CONSTRUÍDOS NA GREVE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ DE 2015:

UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Nome do Autor: Lisiane Freitas de Freitas

Nome do Orientador: Profa. Dra. Mariângela Peccioli Galli Joanilho

Nome do Debatedor: Profa. Dra. Daiany Bonácio

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo investigar as discursividades produzidas sobre os enunciados que emergiram do momento de greve das Instituições de Ensino Públicas do Paraná, ocorrido em 2015. Busca apontar as formações discursivas dos enunciados em análise, além de investigar os discursos veiculados pelo governo, pela mídia, pelos sindicatos e pelos professores. Para tanto, apresenta reflexões acerca dos conceitos de Enunciado, Discurso e Formação Discursiva, com vistas a fomentar a análise do corpus. Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados? Em quais Condições de Produção foram produzidos? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux, o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que emergem da discussão como práticas ideológicas. Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná. A pesquisa ainda não está concluída, mas já permite considerar que os enunciados não se configuram a mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala. Palavras-chave: Análise de Discurso; Enunciados; Formação Discursiva; Greve.

Page 30: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

30

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

GUIA CURRICULAR PARA AVALIAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA EM APRENDIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL I: DA ELABORAÇÃO À SUGESTÃO DE

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS

Nome do Autor: Lívia de Souza Pádua.

Nome do Orientador: Juliana Reichert Assunção Tonelli.

Nome do Debatedor: Viviane Aparecida Bagio Furtoso.

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma proposta curricular voltada para a avaliação aliada ao ensino por meio do uso de gêneros textuais e do lúdico e, como específicos, 1) investigar de que modo a proposta curricular voltada para a avaliação pode contribuir com a prática do professor(a) de LIC em sala de aula e 2) identificar e sugerir instrumentos avaliativos para compor a proposta curricular que sejam mais adequados para cada faixa etária e que possam contribuir efetivamente com a aprendizagem das crianças. Ancorada teoricamente em Cristovão (2001); Tonelli (2005); Tonelli e Cordeiro (2014) no ensino pautado em gêneros e em Hoffmann (2000); Cameron (2001), Ioannou-Georgiou e Pavlou (2003); McKay (2006) e, Furtoso (2011) no que diz respeito à avaliação, esperamos colaborar com a prática do professor(a) municipal de língua inglesa para crianças (LIC) em sala de aula. Os dados serão coletados por meio de um questionário para investigar de que modo a proposta curricular voltada para a avaliação pode contribuir com a prática do professor(a) de LIC e, a partir da análise das respostas juntamente da revisão bibliográfica, escolher quais instrumentos avaliativos podem ser mais adequados para integra-la. Palavras-chave: língua inglesa para crianças; avaliação; proposta curricular.

Page 31: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

31

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

A TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO (CONTINUADA) DO PROFESSOR DE INGLÊS: POTENCIALIZANDO O ENSINO E A

APRENDIZAGEM

Nome do Autor: Luís Renato Dias Petry

Nome do Orientador: Viviane Aparecida Bagio Furtoso

Nome do Debatedor: Elaine Fernandes Matheus

RESUMO: Com a evolução da tecnologia e sua transposição para os ambientes educacionais de formato presencial e à distância, diversas questões de sua aplicabilidade como instrumento de potencialização da formação continuada e a atuação do professor de línguas na rede de ensino da Educação Básica vieram à tona. Esta pesquisa, então, justifica-se pela importância de se resgatar historicamente a evolução da tecnologia e sua influência no ensino e na aprendizagem de uma Língua Estrangeira Moderna, mais especificamente a Língua Inglesa. Como objetivo geral, investigar como a tecnologia subsidia a formação (continuada) do professor, ou seja, suas práticas pedagógicas, evidenciando o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa. Desta forma, este trabalho analisa os preceitos disseminados pelas Diretrizes Curriculares Estaduais (PARANÁ, 2008) e as Diretrizes para o Uso de Tecnologias Educacionais (PARANÁ, 2010) da Secretaria de Estado de Educação do Paraná e de que forma elas podem contribuir para a formação continuada e para a prática docente do professor de inglês. Palavras-chave: Tecnologia; Ensino; Língua Inglesa; Educação Básica.

Page 32: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

32

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

INCIDENTES CRÍTICOS EDUCACIONAIS: VOZ DE PROFESSORES

EM FORMAÇÃO SOB LENTES DA LINGUÍSTICA APLICADA

CRÍTICA.

Nome da Autora: Mariana Guedes Seccato

Nome da Orientadora: Prof. ª Dr.ª Simone Reis

Nome do Co-orientador: Prof. Dr. Otávio Goes de Andrade

Nome da Debatedora: Prof.ª Dr.ª Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi

RESUMO: A presente pesquisa se configura na área da Linguística Aplicada, no campo de Formação de Professores e da Linguística Aplicada Crítica. Focaliza o desenvolvimento crítico dos professores em formação inicial, especificamente no contexto do curso de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina. Os dados a serem explorados serão gerados por participantes/alunos da disciplina Linguística Aplicada, que integra o currículo do curso. Adota-se a cognição como unidade de análise do pensamento dos participantes, sendo que os dados serão examinados pela Análise Paradigmática e Sintagmática (APS), desenvolvida para estudos da linguagem. Assim, pretende-se gerar uma teoria sobre os dados que responda às seguintes indagações: (1) Quais são as reações dos participantes aos incidentes críticos educacionais? (2) Que valores os participantes atribuem ao examinarem os incidentes críticos em suas formações profissionais? Sendo a educação baseada em processos multifacetados de ensino-aprendizagem e incidentes críticos potenciais para examinar questões das práticas docentes, a utilização de incidentes críticos para análise da atuação de professores em formação pode contribuir para construção processos transformativos em seu desenvolvimento profissional. Palavras-Chave: Formação de Professores; Linguística Aplicada Crítica; Incidentes Críticos.

Page 33: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

33

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

SUPPORTING ENGLISH LANGUAGE LEARNING THROUGH TRANSLANGUAGING PRACTICES AT HIGHER EDUCATION:

POTENTIAL FUNCTIONS IN A BRAZILIAN UNIVERSITY

Nome do Autor: Marjorie Ninoska Gomez Talavera (CAPES)

Nome do Orientador: Prof.ª Dr.ª Telma Nunes Gimenez

Nome do Debatedor: Prof.ª Dr.ª Michele Salles El Kadri

RESUMO: The transnational reconfiguration of the media, migration and markets brought together, unprecedentedly, not only languages, but the subjectivities of the people who speak them. Language, currently, is not simply an independent system, but has become a constant discussion among scholars about their social use, teaching, and learning. Therefore, the purpose of this study is to investigate code alternation, namely translanguaging practices, in the classroom as a pedagogical language approach at higher education, and how this can assist learners in and out of school. For this study, the research design will be a single study using an ethnography communication approach in which qualitative data will be collected. My research project will be conducted at Londrina State University, alongside some professors, to delve into the complex and multilayered educational practices regarding students’ linguistic performs. The research will focus on the connection between research (translanguaging) and practice (pedagogy), and the combination of theory and pedagogy. This study has as an underlying goal to break with the status quo, enabling teachers to embrace new bilingual and other societal realities. This, in turn, could lead to the transformation and empowerment of students and teachers, as well as to more authentic learning. Palavras-chave: Translanguaging; Educational practices; Language ideologies; English language.

Page 34: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

34

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

A HORA-ATIVIDADE DE PROFESSORES/AS DE LÍNGUAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA E A IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MUDANÇA PARA (POSSÍVEL) TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Nome do Autor: Nilceia Bueno de Oliveira (CAPES)

Nome do Orientador: Elaine Mateus

Nome do Debatedor: Viviane Baggio Furtoso

RESUMO: Esta pesquisa está inserida no contexto de uma escola pública do norte do Paraná, especificamente no espaço-tempo da hora-atividade de professores/as de língua materna (português) e língua adicional (inglês). O presente estudo, do tipo intervencionista (ENGËSTROM, 2007), com coleta de dados de base etnográfica, pretende descrever e analisar criticamente as ações rotineiras nesse espaço-tempo, a fim de explorar, no campo da ação-pesquisa, possibilidades de transformação das contradições que potencializam-constrangem o trabalho docente. Os dados foram coletados em três momentos, por meio de instrumentos diferentes: questionário respondido por professoras de línguas do universo investigado (2015), fotografias etnográfico-descritivas registradas durante um bimestre de 2016 e, terceira etapa do estudo (2017), onde estão sendo coletadas por meio da gravação em áudio, o discurso desse grupo de professoras, em reuniões mensais, em que a hora-atividade é explorada como Laboratório de Mudança (VIRKKUNEN; NEWNHAM, 2015). A análise destes dados integra a argumentação prática aos estudos críticos da linguagem (FAIRCLOUGH & FAIRCLOUGH, 2013). Os resultados apontam, no campo teórico-metodológico, para as potencialidades das oficinas de intervenção como práticas de transformação coletiva de problemas sociais situados. Palavras-chave: Professores de línguas; Hora-atividade; Análise Crítica do Discurso; Teoria da Atividade; Laboratório de Mudança.

Page 35: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

35

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DE

FORMAÇÃO

Nome do Autor: Paula Kracker Francescon (CAPES)

Nome do Orientador: Vera Lúcia Lopes Cristovão

Nome do Debatedor: Elvira Lopes Nascimento

RESUMO: Este trabalho relata o percurso metodológico e apresenta análise preliminar de pesquisa que visa a investigar o processo de aprendizagem e desenvolvimento docente de alunos professores em participação de sequência de formação que inclui produção, implementação e avaliação de sequências didáticas. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em uma sequência de formação com alunos professores de língua inglesa em formação inicial, que buscou proporcionar desenvolvimento de capacidades docentes e mobilizar saberes a ensinar e para ensinar (GRAÇA; PEREIRA; DOLZ, 2015; DOLZ; GAGNON, prelo; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009). Os dados gerados provém das gravações de áudio das reuniões de planejamento e de áudio e vídeo das aulas ministradas pelos alunos professores envolvidos em curso de língua inglesa. Como resultados parciais, identificamos a mobilização de saberes a ensinar, em relação ao estudo do objeto de ensino e de aspectos linguísticos, e de saberes para ensinar, envolvendo questões teóricas e metodológicas, como conceito de sequência didática, gêneros orais e escritos, capacidades de linguagem, metodologias de ensino, entre outros. Palavras-chave: Desenvolvimento docente; Saberes e capacidades docentes; Sequência de Formação.

Page 36: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

36

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

AS REPRESENTAÇÕES SOBRE LETRAMENTO E CURRÍCULO PARA PROFESSORAS DE INGLÊS PARA CRIANÇAS

Nome do Autor: Rafaeli Constantino Valêncio Peres

Nome do Orientador: Prof.ª Drª. Elaine Fernandes Mateus

Nome do Debatedor: Prof.ª Dr.ª Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi

RESUMO: Esta pesquisa investiga as representações de professores/as de inglês para crianças a respeito de currículo(s) e de letramento(s), com base na análise de 2 grupos e estudos (GE) realizados em 2016 no projeto Londrina Global – Ensino de Inglês para Crianças, desenvolvido nas escolas municipais de Londrina. Nesses GE os professores analisam o material didático, além do processo autoral de produção de currículo que ocorre em práticas. As reflexões e as decisões tomadas pelo grupo acerca do currículo se dão em meio a contradições e questionamentos a partir dos quais pode-se melhor compreender as representações e os sentidos atribuídos as práticas curriculares. Os dados foram obtidos a partir das transcrições de gravações de áudio ao longo de 2016, e serão analisados com base nos estudos das metáforas, FAIRCLOUGH (2001), LAKOFF e JOHNSON (2002, 2003). O referencial teórico que orienta este estudo encontra-se na perspectiva sócio-histórico-cultural (JOHNSON, 2009; FREITAS, 1996) nos estudos sobre currículo (SILVA, 1999; LOPES; MACEDO, 2011) e nos estudos sobre letramentos (SOARES, 2006; KLEIMAN, 2010; STREET, 2010; ROJO, 2012; GEE, 1999; COPE e KALANTZIZ, 1999). Os resultados indicam que conhecer as representações sociais dos professores são um processo para atribuição de sentidos nas discussões de currículos e letramentos. Palavras-chave: Representações de professores de inglês para crianças; Letramento; Currículo.

Page 37: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

37

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

POLÍTICAS PÚBLICAS E ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO

MUNICÍPIO DE LONDRINA

Nome do Autor: Raquel Bicalho de Carvalho Barrios (CAPES)

Nome do Orientador: Prof. Dr. Otávio Goes de Andrade

Nome do Debatedor: Profa. Dra. Elaine Fernandes Mateus

RESUMO: Esta pesquisa de mestrado está ancorada no programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, na qual, de maneira geral, me proponho a analisar os impactos na formação docente no curso de Letras Estrangeiras Modernas – Habilitação em Língua Espanhola e Literatura Hispânica da mencionada instituição, causados por políticas públicas, implementadas ou não, no contexto de ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) no Brasil. Utilizo como referencial teórico autores que tratam sobre políticas públicas (como HÖFLING, 2001; MELO, 1999; SOUZA, 2006); políticas educacionais (como CRISTOFOLI, 2010; OLIVEIRA, 2010); políticas linguísticas (como CALVET, 2007; CASTILHO, 2014; RECUERO, 2014); ensino de espanhol no Brasil (como DURÃO, 1998; MORENO FERNÁNDEZ, 2005) assim como também abordo leis, constituições e decretos institucionalizados. As legislações em questão influenciam diretamente na valoração ou depreciação de um idioma. Deste modo, meu trabalho final traçará um panorama histórico do ensino de ELE no país, examinará as expectativas e a realidade referentes aos documentos legais em questão e analisará as consequências originadas por suas (não)instaurações no curso de formação docente citado. Palavras-chave: Políticas públicas; Ensino de espanhol como língua estrangeira; Formação de professores.

Page 38: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

38

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

FOLHA DE S.PAULO: UM ESTUDO SOBRE VARIANTES DA LINGUAGEM POLITICAMENTE CORRETA

Nome do Autor: Reinaldo César Zanardi (UEL/Capes)

Nome da Orientadora: Profa. Dra. Fabiane Cristina Altino.

Nome do Debatedor: Prof. Dr. Marcelo Silveira.

RESUMO: A linguagem materializa, no texto de quem escreve ou fala, o seu conhecimento (ou desconhecimento) de um assunto, seus preconceitos, sua ideologia. Esse processo ocorre em várias modalidades de linguagem, da popular à culta, passando pela linguagem técnica das diferentes categorias profissionais. A este estudo interessa a linguagem politicamente correta (LPC) que prega a troca de variantes linguísticas pejorativas, aqui chamadas de estigmatizadas, por formas positivas ou neutras. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar o andamento da tese do autor, matriculado no PPGEL. O objetivo de seu trabalho é analisar as variantes linguísticas usadas pelo Jornal Folha de S.Paulo, em três campos semânticos: pessoa com deficiência, homossexualidade e negritude. O suporte teórico fundamenta-se na sociolinguística e nos conceitos de variação, crença e atitude linguística, a partir da relação língua e poder. A coleta de dados compreende o sistema de buscas da Folha Online, no canal Cotidiano, em banco digital disponível desde 1995. Os três campos semânticos registram 1.902 reportagens: 150 para pessoa com deficiência, 600 para homossexual e 1.152 para negro. O estágio atual da tese consiste na coleta de dados (variantes linguísticas) nas quase 2 mil reportagens do corpus do estudo. Palavras-Chave: Linguagem politicamente correta; Crença linguística; Atitude linguística; Variantes linguísticas; Folha de S.Paulo.

Page 39: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

39

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

A DISPERSÃO ESCOLAR E A LEITURA SEMIÓTICO PERCEPTIVA

DOS QUADRINHOS

Nome do Autor: Renan Luis Salermo (CAPES/DS)

Nome do Orientador: Loredana Limoli.

Nome do Debatedor: Ana Paula Ferreira de Mendonça

RESUMO: As instituições sociais configuradas em séculos anteriores chegaram ao momento atual passando por reconfigurações e deslocamentos incômodos para a tradição e organização instituídas na origem. Sendo a escola uma das instituições mais atingidas pelos redesenhos sociais, suas práticas são intensamente questionadas e exigem diferentes encaminhamentos de gestão e, principalmente, de disposição pedagógica para a execução da responsabilidade educacional do professor. Nesse cenário, os novos textos, particularmente os quadrinhos, em hibridações e flutuações com outras linguagens artísticas contestam o paradigma estético da arte assegurado pelo beletrismo, principiando na sala de aula um processo de novas diretrizes com a linguagem fora dos limites verbais, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa e Linguagens. Frente ao desafio de atuação e ação pedagógica para o trabalho com as linguagens artísticas no ensino, apoiamo-nos nas formulações semióticas proposta por Greimas (2002) em Da Imperfeição, concebendo reflexões da significação estética como potencialidades da semiótica contribuir para a área da linguística aplicada do ensino de linguagens e suas possíveis apropriações pedagógicas nas discussões das linguagens artísticas. Palavras-chave: Semiótica; Ensino de Língua Portuguesa e Linguagens; Quadrinhos.

Page 40: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

40

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

AS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NAS CRÔNICAS DE MACHADO DE ASSIS NAS SÉRIES BONS DIAS! E A SEMANA

Nome da Autora: Rita de Cássia Simões Martelini (CAPES)

Nome da Orientadora: Profª Drª Esther Gomes de Oliveira.

Nome da Debatedora: Profª Drª Edina Regina Pugas Panichi.

RESUMO: Este trabalho concentra-se na crônica jornalística de Machado de Assis publicada entre 1888-1897, nas séries Bons Dias! e A Semana, da Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro. Durante muito tempo, a crônica machadiana passou quase despercebida pelos estudos acadêmicos que, geralmente, priorizavam os gêneros de ficção mais conhecidos do escritor: o romance e o conto. No entanto, a partir de pesquisas do crítico inglês John Gledson, a crônica de Machado de Assis tem recebido um novo tratamento e vem sendo analisada a partir de diversos vieses como, por exemplo, em A economia em Machado de Assis: o olhar oblíquo do acionista, do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, que reúne 39 crônicas com a temática da economia. Do ponto de vista dos estudos linguísticos, a cronística de Machado interessa-nos, sobretudo, pelas estratégias argumentativas utilizadas para atrair a atenção dos leitores sobre os fatos políticos, econômicos e culturais relacionados à transição do Império para a República. Dessa forma, analisaremos as crônicas a partir dos argumentos fundamentados na estrutura da realidade, do conceito de inferência semântica, das figuras de retórica e de outras estratégias que conferem argumentatividade ao texto, com base nos estudos da Semântica Argumentativa de José Luiz Fiorin. Palavras-Chave: Machado de Assis; crônica; estratégias argumentativas.

Page 41: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

41

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

METODOLOGIA E ALFABETIZAÇÃO E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Nome do Autor: Sandro Bochenek (CAPES)

Nome do Orientador: Prof.ª Dr.ª Joyce Elaine de Almeida Baronas

Nome do Debatedor: Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia de Campos Almeida

RESUMO: A variação linguística é inerente à sociedade e às relações por ela estabelecidas. Entretanto, nem sempre se tem clareza sobre a natureza dos processos de variação envolvidos, sobre os níveis em que ocorrem as variações e o que essas representam na fala e na escrita. O presente projeto tem por objetivos discutir questões de variação linguística e evidenciar crenças e atitudes e métodos utilizados por professores dos cursos de Pedagogia e professores alfabetizadores das escolas públicas do Paraná. Para tanto, recorre-se a fundamentos da Sociolinguística educacional Bortoni-Ricardo (2005), Faraco (2009), Labov (2008), à discussão sobre questões de regularidade e irregularidade levantadas por Câmara Júnior (2009), às contribuições de estudos linguísticos que focalizam as características dos sistemas da fala e da escrita ou sinalizam perspectivas para o ensino da oralidade e escrita, entre outros, Kato (1987); Fávero (2000); Marcuschi (2001); Vanoye (2003); Shuman (2006); Soares (2016), Carvalho (2015) e Vilallón (2016) no intuito contribuir para o entendimento dos métodos utilizados no processo de alfabetização. Palavras-chave: Variação linguística; Métodos; Alfabetização.

Page 42: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

42

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

ANÁLISE DE DISCURSO E DIREITO: PREÂMBULO CONSTITUCIONAL DE 1988 E SEUS ENTORNOS

Nome da Autora: Silvia Regina Tacla

Nome da Orientadora: Profª. Drª. Mariângela Peccioli Galli Joanilho

Nome da Debatedora: Profª. Drª. Daiany Bonácio

RESUMO: Após mais de vinte anos de regime ditatorial, é notória a importância da democracia trazida pela Constituição Federativa do Brasil de 1988. O texto preambular apresenta-se como um conjunto de preceitos, mostrando os valores supremos, proclamando, assim, a ruptura do ordenamento constitucional anterior e o surgimento jurídico de um novo Estado. No discurso preambular constitucional, deparamo-nos com um discurso democrático, devido ao período da promulgação da constituição ser pós-ditadura, mas também com outros dizeres. Temos a impressão de ser um texto original, quando, na realidade, trata-se de uma materialidade constituída pela retomada de sentidos preexistentes. Dizeres já construídos, porém trazidos, novamente, na Constituição de 1988, pelos quais ativamos a memória discursiva da história nacional. Assim, dá-se visibilidade a um esquecimento ideológico, ressignificando dizeres, sentidos antes já pensados e ditos, que, agora, são reformulados. Nessa perspectiva, este estudo consiste na análise da produção de sentidos do Preâmbulo de 1988 e também de seus entornos, os quais abrangem os preâmbulos das outras Constituições do Brasil. Alguns aspectos iniciais são de fundamental importância para esta pesquisa, atrelando o direito e a linguagem, de acordo com o quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa cujo fundador foi o filósofo francês Michel Pêcheux. Palavras-chave: Análise de Discurso; memória discursiva; preâmbulo constitucional.

Page 43: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

43

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

ANÁLISE DO DISCURSO: A (DES)VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA EM PROPAGANDAS INSTITUCIONAIS

Nome da Autora: Valéria Di Raimo

Nome da Orientadora: Profª Drª Rosemeri Passos Baltazar Machado

Nome da Debatedora: Profª Drª Isabel Cristina Cordeiro

RESUMO: O objetivo deste trabalho, a partir dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de (linha Francesa), é analisar e explicitar o modo de produção de sentido a respeito da (des)valorização do professor em quatro propagandas institucionais, extraídas da internet, veiculadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo movimento social, “Todos Pela Educação” (TPE). A teoria da AD orienta os estudos para múltiplas possibilidades de leituras, portanto as análises serão embasadas em algumas noções teóricas, tais como Formação Discursiva (FD), Formação Ideológica (FI), Condições de Produção (CPs), Imaginário, Interdiscurso, Memória Discursiva e Esquecimento, entre outros, levando-nos a observar os deslizamentos de sentidos ao longo do discurso. Trataremos do discurso, segundo Orlandi (2009), como efeito de sentidos entre os locutores, ou seja, como prática de linguagem. Desse modo, olhamos para a exterioridade, para os aspectos sócio-históricos e, consequentemente, para as relações entre língua, discurso e ideologia. Para tanto, pautaremos nossos estudos nas considerações teóricas de autores, como Michel Pêcheux, Eni Puccinelli Orlandi, Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Francine Mazière, Denise Maldidier, Helena H. Nagamine Brandão, entre outros.

Palavras-chave: Análise do Discurso; (Des)Valorização Docente; Propagandas

Institucionais.

Page 44: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

44

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

OLHARES DE (FUTUROS) PROFESSORES A RESPEITO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA AULA DE ESPANHOL COMO

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Nome do Autor: Vanessa Cruz Mantoani

Nome do Orientador: Profa. Dra. Joyce Elaine de Almeida Baronas

Nome do Debatedor: Profa. Dra. Ana Lúcia de Campos Almeida

RESUMO: Estudos relacionados à variação linguística, voltados ao ensino de língua estrangeira são necessários, visto que a variação pode ocorrer em qualquer idioma. Torna-se fundamental, portanto, abordar a temática na formação de professores de espanhol como língua estrangeira e verificar que recursos e métodos os discentes dos quartos anos de dois cursos de graduação em Letras Espanhol e professores em exercício utilizariam para sua abordagem, principalmente pelo fato de esta, na maioria das vezes, não ser a língua materna daqueles que se lançam no desafio de ensinar outra língua. Pautada na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2005), propomos uma pesquisa de cunho qualitativo que tenha como participantes, estudantes de dois cursos de licenciatura de universidades públicas da região norte do Paraná e professores atuantes (já formados), com o objetivo de constatar possíveis crenças e atitudes a respeito da abordagem da variação linguística entre os dois grupos. Para tanto, a constituição dos corpora se dará a partir de análise das matrizes curriculares das graduações e aplicação de questionários aos participantes da pesquisa. Palavras-chave: Variação linguística; Crenças e atitudes linguísticas; Língua espanhola; (Futuros) Professores.

Page 45: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

45

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

AQUISIÇÃO DA ESCRITA X ORALIDADE: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS RURAIS

LONDRINENSES

Nome do Autor: Vanessa Lini Dalto

Nome do Orientador: Joyce Elaine de Almeida Baronas

Nome do Debatedor: Ana Lúcia de Campos Almeida

RESUMO: A língua Portuguesa no Brasil apresenta-se de diversificadas formas, sendo as variedades não-padrão, a realidade linguística da maioria dos alunos que chegam à escola. Desta forma, o choque entre a variedade de cada educando e a língua praticada na escola é motivo de dificuldades na aprendizagem da língua portuguesa, devido principalmente a questões de interferência da oralidade na escrita. Diante disso, a presente pesquisa pretende, sob a ótica da Sociolinguística Educacional, investigar a aquisição da norma padrão por parte de alunos de distritos rurais da cidade de Londrina, já que esse dialeto se difere em alguns aspectos da norma culta da língua. Pretende-se verificar, com este, se os alunos utilizam sua variedade na linguagem coloquial, porém, têm consciência das diferenças entre esta e a linguagem escrita formal, ou seja, se são capazes de transitar pelas variedades existentes. Com a análise dos dados, busca-se verificar o perfil linguístico dos alunos rurais de Londrina, verificar as dificuldades apresentadas no processo de aquisição da escrita e desse modo propor reflexões ao ensino quanto à abordagem das diferentes normas linguísticas presentes nos bancos escolares. Palavras-chave: Oralidade; Escrita; Ensino; Variação Linguística.

Page 46: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

46

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

UMA PROPOSTA DE REGIONALISMOS NA ÁREA SEMÂNTICA DA ALIMENTAÇÃO E COZINHA DO PROJETO ALIB – VARIANTES

PARA CANJICA NO INTERIOR DO PAÍS

Nome do Autor: Vanessa Yida (Fundação Araucária)

Nome do Orientador: Vanderci de Andrade Aguilera

Nome do Debatedor: Aparecida Negri Isquerdo

RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo geossociolinguístico na área semântica da Alimentação e Cozinha dos questionários do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), especificamente para a questão 181 do Questionário Semântico-Lexical, que busca variantes para canjica. O corpus da pesquisa foi constituído por 225 pontos de inquéritos distribuídos no interior do Brasil, em entrevistas orais coletadas pelas equipes do referido projeto. Em cada localidade, foram entrevistados quatro informantes, contemplando as variáveis diassexual e diagenérica. A partir do levantamento, tabulação e cartografação dos dados, averiguamos a formação de áreas de isoléxicas e heteroléxicas, e pretendemos propor tais variantes lexicais circunscritas a localidades contíguas como regionalismos, debatendo sobre a questão da norma, cuja sistematização encontra guarida em Hjelmslev (1942) e, a posteriori, em Coseriu (1979). Em seguida, foi verificada a lexicalização das variantes coletadas nos dicionários gerais de Houaiss; Vilar (2009), Ferreira (2004), além de Beaupaire-Rohan (1889), Aulete(s/d), Ortêncio (1983), dentre outros, a fim de verificar a possível classificação de marcas de uso. Foi investigada também a história social de formação das regiões pesquisadas, dada a confluência da constituição histórico-social com fatores linguísticos stricto sensu. Dessa forma, pretende-se ressaltar e divulgar os usos e tradições regionais, transmutadas em formas linguísticas. Palavras-chave: Geossociolinguística; Alimentação e Cozinha; Regionalismos; Canjica.

Page 47: Programa de Pós- de resumos 2017.pdf · WELLEM APARECIDA DE FREITAS ... o processo de geração de dados e ... por meio do subprojeto “Para inserção em um mundo globalizado:

47

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

PPGEL

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS

Nome da Autora: Wéllem A. de Freitas Semczuk (CAPES)

Nome da Orientadora: Dra. Joyce Elaine de Almeida Baronas

Nome da Debatedora: Dra. Vanderci de Andrade Aguilera

RESUMO: O ensino de língua materna é fundamental para que os alunos adquiram as competências das modalidades oral e escrita, por isso, o professor-formador precisa estar preparado para discutir as questões relacionadas à língua e suas diversas normas. Os estudos da Sociolinguística Educacional têm se preocupado com questões relacionadas à língua e ensino e, graças a essas pesquisas, já há nos documentos que norteiam o ensino de língua portuguesa, a orientação para abordar em sala de aula a língua, respeitando a sua diversidade. Com base nisso, essa pesquisa, de cunho qualitativo, tem por intuito intervir, através da prática, no ensino de língua portuguesa, considerando a Pedagogia da Variação Linguística, em uma cidade interiorana do estado do Paraná. Foram selecionadas para análise 44 professoras que ministram aulas nos anos iniciais em escolas públicas, e que participaram do projeto de atualização docente, Procent. Os corpora selecionados foram: (i) questionário semiestruturado – diagnóstico e (ii) análise das oficinas ministradas sobre “Variação e Ensino”. A análise preliminar dos dados, evidencia o desconhecimento dos estudos atuais sobre o ensino de língua e as crenças de que há uma língua “correta”, porém é perceptível o interesse em adquirir tais informações, o que motivou a realização desta investigação. Palavras-Chave: Sociolinguística Educacional. Ensino de Língua Materna. Formação Docente.