programa de alta direÇÃo de empresas - … manuel calleja. ... -geral numa empresa industrial de...

21
PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS Semana internacional em Xangai Com a colaboração: LISBOA 2018-19 PADE

Upload: duongbao

Post on 21-Jun-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS

Semana internacional em Xangai

Com a colaboração:

LISBOA 2018-19

PADE

Page 2: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

Dizem que em tempos de complexidade os dirigentes devem desenvolver a capacidade de ver o mundo com duas lentes [1]: uma telescópica – para considerar as oportunidades e sondar o futuro – e uma outra lente, microscópica – para escrutinar os desafios do momento com maior ampliação e pormenor. Por um lado, é preciso perscrutar as macro tendências de longo prazo, sonhar grande, imaginar o futuro e o condicional. Por outro lado, a visão microscópica é igualmente necessária: proporciona aos dirigentes uma perspetiva crítica face à sabedoria convencional e à moda, fornece sentido de urgência, faculta o sentido do momento presente e real e a sensibilidade ao que se passa diariamente na linha da frente. Naturalmente, todos nós nos sentimos mais confortáveis com uma lente do que com a outra; mas devemos procurar usar as duas e mudar de óculo com uma certa agilidade.

O PADE favorece essa agilidade. E ajuda a pilotar o sistema de oportunidades, o sistema de capacidades e o sistema de valores das organizações. Isso não pode ser ensinado inteiramente, de um modo formal, na sala de aula. Mas pode-se aprender. Os dirigentes eficazes desenvolvem as suas capacidades de comando – e só podem desenvolvê-las – no próprio processo de realização dessas funções: sob o peso real – e com asas – do poder e do risco, pela observação em primeira mão do contexto em que atuam e pela avaliação dos efeitos das suas ações. No PADE, através do ‘método do caso’, os dirigentes podem capitalizar a sua própria experiência vital, aprendendo a partir das próprias vivências, e também das alheias, multiplicando virtualmente essas ‘experiências’.

Ao mesmo tempo, o PADE representa um estimulante processo formativo: promove uma abordagem integrada – multifuncional e multidisciplinar – da gestão das organizações, de forma simultaneamente relevante, rigorosa e não trivial. E enfatiza especificamente o desenvolvimento pessoal – a gestão de si próprio – como premissa essencial para qualquer mudança organizacional que valha a pena e que seja sustentável.

Gostaria de lhe dar pessoalmente as boas-vindas na abertura do próximo PADE. Cordialmente,

[1] “Leading in the 21st century”, McKinsey Quarterly, June 2012, Dominic Barton, Andrew Grant e Michelle Horn.

Pedro Rosa FerroDiretor do [email protected]

Page 3: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

A AESE, a primeira Escola de Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspetiva cristã do Homem e da Sociedade.

O reconhecimento da sua atividade no mundo empresarial é resultado de princípios essenciais que tornam a AESE uma escola de negócios única: mais de 37 anos a ensinar com o Método do Caso, incentivando a decisão prudencial e uma cultura de aprendizagem participativa e contínua, alicer-çada no humanismo, na ética e na responsabili-dade social e corporativa. O espelho do sucesso da escola são os seus mais de 6300 Alumni que, como dirigentes e líderes, contribuem ativamente para a sociedade portuguesa.

A estreita colaboração entre a AESE e o IESE Business School, que se iniciou em 1980, traduz--se no intercâmbio de professores, na elaboração de casos e programas conjuntos de investigação, bem como no âmbito dos programas de forma-ção de Executivos.

O PADE destina-se a empresários e dirigentes com o mínimo de 10 anos de experiência em posições de Alta Direção e Direção-Geral e constitui uma oportunidade real de aperfeiçoamento pessoal, profissional e organizacional.

O PADE é o palco para o debate de ideias e valores do ponto de vista da Alta Direção, uma experiência formativa singular, transformante e inspiradora, permitindo aos participantes:

Atualizar e capitalizar conhecimentos sobre os métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto de vista da Alta Direção;

Adquirir uma perspetiva mais abrangente das novas tendências da economia e da sociedade: ambiente civilizacional, globalização competiti-va, emergência de novos mercados, evolução de modelos de negócio e novas tecnologias;

Desenvolver a capacidade de iniciativa, de empre-endedorismo e de mudança, quer na organização que dirige, quer na própria carreira profissional e empresarial;

Enriquecer a visão sobre o contexto, a missão e o futuro da organização;

Apostar sobretudo no seu próprio aperfeiçoa-mento: melhorar as capacidades diretivas pesso-ais, o método de tomar decisões, a aptidão para o trabalho em equipa, a compreensão dos outros e o conhecimento próprio;

Debater ideias e valores, num ambiente de eleva-da qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE.

2015-2016-2017

1Executive Education

12017

CustomPrograms

22017

OpenPrograms

Page 4: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

O PADE dá um particular destaque aos desafios e oportunidades estratégicas que apresenta a internacionalização da economia portuguesa.

Reflete, com base em ‘casos’ de empresas portu-guesas, sobre as diversas formas de internaciona-lização, os problemas que podem surgir e o modo de os resolver.

Analisa as principais economias emergentes, destacando as suas especificidades e exploran-do as possibilidades que oferecem às empresas portuguesas.

Em especial:

Aprofunda as oportunidades empresariais no espaço lusófono, incluindo um intercâmbio com dirigentes e empresários angolanos – do PADE da Angola School of Management – em Lisboa.

A estadia em Xangai contribui para alargar o conhecimento dos participantes sobre este vasto mercado emergente, ao mesmo tempo que permite lançar os alicerces para futuros negócios com e na China.

O PADE inclui uma estadia em Xangai, com a duração de quatro dias úteis, com um programa de sessões na CEIBS – China Europe International Business School.

O enorme potencial do mercado chinês, em dimensão e crescimento, e o que representa, como ameaça e/ou oportunidade, são frequen-temente mal-entendidos. Fazer negócios na China não é fácil: cultural, económica e politica-mente a realidade é muito diferente da portu-guesa, e essas diferenças podem constituir uma barreira para a entrada nesse mundo.

Ao longo do programa – que inclui visitas a empresas – e sessões na CEIBS - China Europe International Business School, serão abordados, entre outros, os seguintes tópicos: o mundo chi-nês (aspetos culturais, geopolíticos e macroeco-nómicos); aspetos estratégicos, organizacionais e competitivos na gestão de empresas em face da China; questões jurídicas e fiscais da opera-cionalização de negócios.O programa desta estadia conta com a colabo-ração do Cônsul Português local e da AICEP.

Page 5: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

Negócio e Estratégia: Gestão do Presente e Escolha do Futuro

• Análise económica das decisões.• Gestão das operações e cadeia de

valor. Gestão do conhecimento.• Inovação e empreendedorismo.• Estratégia de orientação para

o mercado. Gestão e retenção de clientes.

• Gestão financeira operacional.• Política de Empresa: diagnóstico

e processo do negócio. Modelos conceptuais e estratégia.

Gestão de Si Próprio

• Personalidade e carácter do dirigente.

• Carreira e desenvolvimento pessoal.

• Empresa e família.• Comunicação.• Competências emocionais.• Tópicos de negociação.

Estrutura Organizacional. Sistemas de Convivência e Direção

• Sistemas de avaliação e controlo de gestão.

• Comunicação e Motivação. Modelos de funcionamento das organizações.

• Liderança: objetivos, valores e cultura.

• Gestão estratégica de pessoas.• O governo da organização:

estruturar, organizar e dirigir o negócio.

Portugal e o Mundo. Estratégia e Globalização

• Casos de internacionalização.• Economia portuguesa.• Enquadramento económico

internacional.• As grandes economias

emergentes: China (programa em Xangai), Índia e Angola.

• Perspetivas geoestratégicas e políticas. Implicações para as empresas.

Continuidade e Sustentabilidade. Governo Corporativo

• Aspetos financeiros da estratégia, crescimento e renovação das empresas. A criação de valor para o acionista.

• Configuração institucional: iniciativa, dinheiro e poder.

• Sustentabilidade social e ambiental.

O PADE é o momento ideal para atualizar e capitalizar conhecimentos sobre métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto de vista da Alta Direção. As 110 sessões do programa estão agrupadas nos seguintes blocos:

Page 6: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

O Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha, que permite a cada participante desenvolver as suas competências analíticas, favorecendo a decisão prudente.

Ao contrário de simples aulas, as sessões do método do caso desenrolam-se sem um roteiro detalhado. Os professores gerem em simultâneo conteúdos e processos, teorias e soluções, numa súmula de elementos preparados rigorosamente.

As sessões plenárias são um equilíbrio perfeito entre planeamento e espontaneidade, resultado dos temas que cada participante apresenta ao longo da discussão e das teorias e técnicas que cada caso analisa.

Os princípios e as técnicas são apreendidos gra-ças à colaboração entre participantes, numa bus-ca de soluções para os desafios do mundo real.

C. Roland (Chris) Christensen, um dos professores mais conceituados da HBS, definia o Método do Caso como “A Arte de Gerir a Incerteza”.

Page 7: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

O PADE é palco para o debate de ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE.

Agustín AvilésProfessor de Política de Empresa; Doutor em Engenharia Naval (Univ. Politécnica de Madrid); MBA (IESE).

Pedro AfonsoDoutor em Psiquiatria e Saúde Mental e Mestre em Ciências do Sono (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa); Licenciado em Medicina (Faculdade de Medi-cina da Universidade de Coimbra).

Adrián CaldartProfessor de Política de Empresa; Doutor em Business Administration (IESE); Master (ESADE Business School); Lic. em Administração de Empresas (U.C. Argentina).

Luis Manuel CallejaProfessor de Política de Empresa do IESE; MBA (IESE); Lic. em Física (Univ. Complutense de Madrid).

Maria de Fátima CariocaProfessora de Fator Humano na Organização; DBA (Manchester Business School); PDE (AESE); Mestre em Engenharia de Sistemas e Computadores (IST); Mestre em Ma-trimónio e Família (U. Navarra); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).

João Martins da CunhaProfessor de Fator Humano na Organização; Doutor pelo Instituto Empresa y Humanismo (Univ. Navarra); Mestre em Governo das Organizações (Univ. Navarra); Mestre em Comunicação nas Organizações (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE); PDA (Instituto Internacional San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST).

Pedro FerroProfessor de Política de Empresa; PADE (AESE); Doutor em Ciência Política (UCP); Executive MBA (IEP/ESADE); Pós-graduação em Economia Europeia (UCP); Lic. em Economia (UCP).

Vicente FontProfessor de Política Comercial e Marketing do IESE; PhD em Econo-mia (Univ. Barcelona); MBA (IESE).

José Ramalho FontesProfessor de Operações, Tecnologia e Inovação; PADE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (Univ. Porto).

Rafael FrancoProfessor de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade; DBA (Manchester B.S.); Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Economia (UNL).

Miguel GuerreiroProfessor de Operações, Tecnologia e Inovação; Desempenha funções comerciais numa importante construtora portuguesa; Direção--geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/IESE; Lic. Engenharia Civil (IST).

Francisco IniestaProfessor de Marketing e Política Comercial do IESE; PhD Administração de Empresas (Boston University); MBA (IESE); Lic. em Direito (Univ. Múrcia).

Beatriz Muñoz-SecaProfessora de Operações e Inovação do IESE; Doutora em Filosofia e Letras (Univ. Navarra); Mestre em Educação – Comportamento nas Organizações (Harvard University); Lic. em Artes (Univ. Navarra).

Pedro PimentelProfessor de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade; PhD em Economia (UNL); Mestre em Engenharia Estrutural (FEUP); Lic. em Engenharia Aeronáutica (Univ. Politécnica de Madrid).

José Ramón PinProfessor de Fator Humano na Organização do IESE; PhD em Sociologia (U. Pontificia de Salaman-ca); Mestrado em Economia (IESE); Lic. em Economia (Univ. Valência).

José Fonseca PiresProfessor de Fator Humano na Organização; PhD (UIC Barcelona); Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Medicina (U. Porto).

José Miguel Pinto dos SantosProfessor de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade; Doutor em Economia (Univ. Hiroshima); MBA (UNL); Lic. em Economia (UCP).

Francisco VieiraProfessor de Operações e Inovação; Presidente e Administrador--Delegado da BP Portugal; PADE AESE; Pós-graduações na Standford Business School (USA), University of Cambridge (UK), Stern NYU (USA), Kellog School of Management (USA) e MIT Sloan (USA); Lic. em Engenharia Mecânica (IST).

Joaquin VilàProfessor of Strategic Management, Innovation and Design Thinking, as well as the Academic Director of IESE’s Executive Education Focused Programs on Innovation Imple-mentation and Design Thinking.

Page 8: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

A AESE convida personalidades de renome do mundo empresarial e académico para apresentar e debater no PADE novas tendências globais e perspetivas abrangentes sobre a economia, a política, a tecnologia e a sociedade.

Luís AmadoVice-Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP; Auditor do Curso de Defesa do Instituto da Defesa Nacional; Auditor do Tribunal de Contas; Consultor de empresas; Lic. em Economia (ISEG).

Luís CabralProfessor Catedrático de Economia Industrial (NYU); Professor de Economia (IESE); Doutor em Economia (Stanford University); Mestre em Economia (UNL); Lic. Economia (UCP).

David GossetSenior Research Associate, Diretor do Euro-China Center for Inter-national and Business Relations e Diretor da Academia Sinica Europea na CEIBS - China Europe International Business School; Diplomado em Ciência Política pela Université Paris-Sorbonne, em Russo (Institute des Langues et Civiliza-tions Orientales) e em Chinês.

Eugénio Viassa MonteiroProfessor de Fator Humano na Organização; PhD em Filosofia da Ação e Direção de Organizações (Univ. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Govern-ment, Harvard University); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).

Manuel Ferreira de OliveiraFundador, CEO e Diretor da PetroAtlantic Energy. Doutor em Energia (Univ. Manchester); Master of Science em Energia (Univ. Manchester); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (Univ. Porto).

Manuel RodriguesPhD em Gestão na área de Finanças (Cranfield School of Management); MBA Exchange Program (Kellogg School of Management, NU); MBA (IESE Business School); Lic. em Engenharia Civil (IST).

Javier Zamora Professor titular no Departamento de Sistemas de Informação do IESE; Doutor em Engenharia Eletrotécnica (Universidade de Columbia) e M. Sc. em Engenharia de Telecomunicações (Universidade Politécnica da Catalunha); Diretor Académico do “Encuentro Sectorial de ICT & Digital” do IESE.

Page 9: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

Uma rede de contactos que perdura e evolui com cada novo participante

Os participantes nos programas de longa duração constituem o Agrupamento dos Alumni da AESE. A relação da Escola com os seus Alumni, e destes entre si, gera uma fonte inesgotável de conheci-mento, experiência e contactos para o aperfeiçoa-mento profissional e pessoal de todos.

O Agrupamento de Alumni da AESE promove atividades que estabelecem uma plataforma de aprendizagem continuada e de transformação permanente. De destacar as conferências de fim de tarde – Sessões de Continuidade –, momentos únicos em que personalidades de reconhecido mérito académico e profissional falam sobre temas pertinentes da área da gestão, servindo e facilitando a aprendizagem em cada uma das áreas funcionais da empresa ou na empresa como um todo, inserida na sociedade.

Page 10: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

Uma rede de parcerias académicas mundiais, com inúmeros contactos locais.

ASM, Angola

IHE, Ivory Coast

IDD, Cabo Verde

Bravo Murillo, Canary Islands

PAD, Peru

IDE, Ecuador

INALDE, Colombia

UNIS, Guatemala

IPADE, Mexico

LBS, Nigeria

ESE, Chile

U. Navarra, Spain

IESE Barcelona, Spain

U. Glasgow, Scotland

IAE, France

KBS, Poland

IESE Munique, Germany

IESE Madrid, Spain

II San Telmo, Spain

NTU, Egypt

SBS, Kenya

IAE, Argentina

IESE, USA

ISE, Brazil

IEEM, Uruguai

CEIBS, China

UA&P, Philippines

AESE, Portugal

S.M. Ross, USA

IIMA, India

Page 11: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís
Page 12: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

CLÁUDIA ALMEIDA E SILVAEX CEO FNAC PORTUGAL. INVESTIDORA E EMPREENDEDORA

A participação no PADE da AESE era algo que nos últimos anos aparecia na agenda, mas, por questões de compromissos profissionais, ‘fugia’. No ano seguinte voltava a aparecer e voltava a ‘fugir’… Neste vai e vem, a vontade esteve sempre presente e finalmente o PADE 43 não fugiu!Num momento importante da minha jornada profissional onde decidi fazer uma paragem após 15 anos intensos dedicados ao setor da Distribuição, o PADE proporcionou momentos fortes de análise, reflexão, partilha e orientação. O método do caso, tão bem explorado por todo o corpo docente, permite de uma forma profunda ver de vários prismas os diferentes problemas identificados. Tantas vezes nos reconhecemos em alguns desses dilemas…A diversidade de temas cobertos, desde a governance de uma empresa, à compra de uma fábrica, a uma reorganização, ao dilema do despedimento, à gestão da carreira, ou algo tão ‘simples’ como o turnaround de uma empresa, seguramente nos enriquecem e melhor preparam para decisões futuras.Saliento ainda a fantástica experiência de ‘mergulhar’ em Xangai e ter a oportunidade única de ver, tal como referiu o Prof. David Gosset, com outros ‘óculos’ a história, o sistema político, económico e social deste incrível país. Ficou sem dúvida a aprendizagem, mas acima de tudo a enorme curiosidade de querer conhecer mais.Por último, os momentos de partilha de experiências entre colegas foi algo único.Confirmo que a AESE não é uma escola onde meramente se ensina, mas onde se aprende. Para a minha nova jornada empreendedora levo seguramente mais aprendizagens.Ainda bem que o PADE 43 não fugiu!

Page 13: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

FREDERICO PAIVAHEAD OF HEALTH & NUTRITION, SONAE MC

O PADE constituiu uma experiência do mais alto valor, quer do ponto de vista profissional quer pessoal. Por um lado, permitiu-me refrescar alguns conhecimentos em áreas menos trabalhadas, por outro fez com que olhasse para áreas de domínio com outra perspetiva, alargando os meus horizontes. É um programa sénior com um corpo docente de excelência e um conjunto de profissionais que o frequentam de nível elevado, o que por si só enriquece todo o Programa.

Page 14: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

FRANCISCO JAIME QUESADOECONOMISTA E GESTOR

Nunca como agora foi tão importante atualizar e partilhar informação e conhecimento.O PADE é o melhor exemplo do que deve ser nos dias de hoje uma plataforma colaborativa em que responsáveis executivos com perfis muito diversos participam de forma positiva com as suas experiências e desafios. Com o PADE reforcei a minha capacidade individual de entendimento da organização e melhorei a forma de me integrar de forma aberta numa sociedade e numa economia mais complexas e desafiantes.

Page 15: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

JOÃO LOPESCEO, LAB. MEDINFAR

Participar no 43º PADE foi altamente positivo! A disciplina do programa impõe uma nova rotina semanal, sendo que esta nova rotina é fundamental para encontrar momentos de inspiração e reflexão, por via de diferentes palestrantes, mas sobretudo pela diversidade de experiência e áreas de trabalho dos outros colegas. Estes momentos têm uma enorme riqueza no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. É ótimo poder ter contacto com realidades e situações distintas – “abre-nos os horizontes”, o que nem sempre é fácil no 24/7 das nossas empresas. Tenho também de destacar a viagem a Xangai, que para além de ser sem dúvida um desafio para a mente a todos os níveis, permite reforçar o espírito de camaradagem e as novas amizades feitas no curso e que certamente irão durar para a vida. Valeu muito a pena!

Page 16: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

JORGE AMADODIRETOR GERAL,EUROPASTRY PORTUGAL

O desafio de realizar o PADE surgiu como uma oportunidade para refrescar, consolidar e obter novos conhecimentos ao nível da Alta Direção, principalmente quando queremos levar a nossa organização a outros níveis de competitividade e exigência.Em retrospetiva, quando decidi dedicar-me a este programa, tinha grandes expetativas para o PADE, mas ainda assim o Programa conseguiu exceder largamente as minhas previsões. Está idealizado de forma a permitir a partilha de conhecimentos entre realidades profissionais muito diferentes e com abordagens também muito diferentes. Esta abertura para novas formas de olhar cada caso foi uma grande experiência, quer a nível pessoal quer profissional.

Page 17: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

ANTÓNIO VALENTEDIRETOR CENTRAL, CGD

O PADE constituiu uma experiência que me marcará enquanto profissional e enquanto pessoa.No contexto extremamente exigente que tem caracterizado a minha atividade profissional nos últimos tempos, o PADE proporcionou-me um espaço semanal de visão e reflexão sobre o Mundo atual e sobre as principais tendências que determinarão o futuro próximo da nossa Sociedade. Neste aspeto é inquestionável o valor que representou a estadia em Xangai.O método utilizado de análise de casos permitiu uma partilha muito enriquecedora de conceitos, ideias e experiências por parte dos docentes e participantes, com relevo para situações concretas com que vamos sendo confrontados ao longo da nossa vida profissional, desde as decisões estratégicas que temos de promover nas empresas onde trabalhamos até à gestão de equipas e pessoas.A frequência do PADE também criou uma oportunidade de reflexão sobre o meu papel enquanto dirigente, tendo-me proporcionado um importante quadro conceptual sobre as responsabilidades inerentes e a forma como poderei criar um contexto que permita criar valor a partir das diferentes motivações das pessoas, especialmente relevante numa época em que a diversidade geracional é mais acentuada.Aliado a um corpo docente de muita qualidade, não só no conteúdo, mas também na forma de comunicação, merece igualmente uma palavra de apreço a capacidade de organização da AESE em todas as vertentes, nomeadamente logísticas.Por último, vejo a frequência do PADE como uma oportunidade de um começo, pela busca de uma nova forma de ser e estar, mas também de novas amizades com pessoas únicas do ponto de vista humano e intelectual.

Page 18: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

ARTUR VARUMCEO, CIVILRIA

A abordagem prática do método do caso, o programa abrangente focando os principais temas da gestão atual, um corpo docente de grande qualidade, são alguns dos fatores que tornam o PADE uma mais-valia efetiva no desenvolvimento dos participantes.

Page 19: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís
Page 20: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios- -dias, a cada semana.

Preço da inscrição17.500 euros + IVA

O preço inclui estadia em Xan-gai e não inclui as viagens.No custo está incluído: documen-tação, material de apoio, catering e estacionamento no Edifício AESE.

Gabinete de AdmissõesEliana LucasTel. (+351) 217 221 530Tlm. (+351) 931 304 [email protected]

Adjunta do Diretor de ProgramaEduarda CabralTel. (+351) 217 221 530 Tlm. (+351) 939 939 693 [email protected]

Com início a 6 de novembro de 2018 e encerramento a 30 de abril de 2019, o PADE tem uma duração total de 21 semanas, constituindo mais de 238 horas de formação.

Módulo opcionalA AESE oferece, extra Programa, 3 sessões/casos de “Noções de Contabilidade para a Alta Direção”, nos dias 13, 20 e 27 de novembro de 2018 (das 12h00 às 13h15).

* Dia completo.** Data provável da semana Internacional - Xangai.

NOV DEZ JAN FEV MAR ABR06* 04/05 08/09 05/06 12/13 02/0313/14 11/12 15/16 12/13 19/20 08»13**20/21 18/19 22/23 19/20 26/27 30*27/28 29/30 26/27

As sessões realizam-se à terça-feira de tarde, a partir das 13h00, com almoço, trabalhando-se das 14h15 às 19h30. O Programa recomeça na quarta-feira, às 9h00, terminando às 13h15.

Page 21: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE EMPRESAS - … Manuel Calleja. ... -geral numa empresa industrial de prefabricação; Executive MBA AESE/ IESE; Lic. ... Lic. em Economia (ISEG). Luís

© E

diçã

o AE

SE 2

018

• Fot

ogra

fias:

Arq

uivo

foto

gráfi

co d

a AE

SE •

Des

ign

gráfi

co: a

telie

r adã

o pa

ranh

os

www.aese.pt/pade

AESE - LisboaEdifício AESE, Calçada de Palma de Baixo n.º 12, 1600-177 LisboaTlf. (+351) 217 221 [email protected]

AESE - PortoRua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, 4100-411 PortoTlf. (+351) 226 108 [email protected]

EMPRESAS PATROCINADORAS DA AESE: