professor fabião - jornal

4
Ambientalista e biólogo Secretário do Meio Ambiente de Santos no período de 2010 a 2012. Vereador por três mandatos consecutivos. • Presidiu as Comissões de Educação, Meio Ambiente e Cultura. • FilIado ao PSB desde 1998, primeiro e único partido ao qual se filiou ao longo de toda a sua trajetória política. - Ajudar a construir uma sociedade justa, participativa, sustentável e pacífica. - Acredita que o Estado e as Cidades devam ter um plano de realização de mutirões com as comunidades. Ligado à educação • Mãe professora. • Fabião leciona há 30 anos. • Início; rede pública em Cubatão. • Trabalha há 27 anos no Centro e Colégio Objetivo e na UNISANTA • Já ensinou mais de 50 mil alunos. • Ligado ao Meio Ambiente desde garoto, como escoteiro e ambientalista. Como funciona a cabeça de Fabião. - Fabião “pensa” São Paulo a partir de experiências com as quais teve contato em viagens pelo interior do Estado, pelo País e pelo mundo. - Fabião é “povão”, participa ativamente das comuni- dades. - Sempre busca soluções sustentáveis para pro- blemas contemporâneos como a desordem física e social das cidades, acredita que através da arte e da cultura a sociedade se reinventa e é feliz. Mantra proffabiao.com.br Distribuição Gratuita #ocupeapolítica Vamos ocupar a política!

Upload: professor-fabiao

Post on 04-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

#ocupeapolitica www.facebook.com/professorfabiao

TRANSCRIPT

Page 1: Professor Fabião - Jornal

Ambientalista e biólogo

• Secretário do Meio Ambiente de Santos no período de 2010 a 2012.• Vereador por três mandatos consecutivos.• Presidiu as Comissões de Educação, Meio Ambiente e Cultura.• FilIado ao PSB desde 1998, primeiro e único partido ao qual se filiou ao longo de toda a sua trajetória política.

- Ajudar a construir uma sociedade justa, participativa, sustentável e pacífica.- Acredita que o Estado e as Cidades devam ter um plano de realização de mutirões com as comunidades.

Ligado àeducação

• Mãe professora. • Fabião leciona há 30 anos.• Início; rede pública em Cubatão.• Trabalha há 27 anos no Centro e Colégio Objetivo e na UNISANTA• Já ensinou mais de 50 mil alunos. • Ligado ao Meio Ambiente desde garoto, como escoteiro e ambientalista.

Como funcionaa cabeça de Fabião.

- Fabião “pensa” São Paulo a partir de experiências com as quais teve contato em viagens pelo interior do Estado, pelo País e pelo mundo. - Fabião é “povão”, participa ativamente das comuni-dades.

- Sempre busca soluções sustentáveis para pro-blemas contemporâneos como a desordem física e social das cidades, acredita que através da arte e da cultura a sociedade se reinventa e é feliz.

Mantra

proffabiao.com.brDistribuição Gratuita

#ocupeapolítica

Vamos ocupar a política!

Page 2: Professor Fabião - Jornal

- Na primeira eleição em 2000, pedalou uma bicicleta com sua propaganda,

- Foi eleito vereador por 3 vezes e fez em 2008 uma campanha “zero papel”

- Fabião concorreu a prefeito nas eleições de 2012.

- Conquistou com pouco dinheiro e muitos voluntários 20,2 mil corações- cidadãos (8,1%) do total de votos válidos de Santos.

-Apresentou a maior proposta de Governança-Compartilhada, aclamado pelos especialistas e pela mídia como o mais completo Plano de Governo Municipal.

Jeitão de fazer política.

O que Fabião fez em sua vida pública.

Já no seu primeiro mandato como vereador, em 2001, Fabião trouxe à tona a polêmica do Lixão da Alemoa, cujo encerramento das atividades tinha sido acordado entre a Cidade e o Ministério Público em 1995.

Fabião iniciou as discussões pela aprovação da LEI há 12 anos, no seu primeiro mandato, anteriormente à Resolução 307/2002 do CONAMA.

O texto da LEI foi discutido e elaborado durante a gestão do Professor Fabião na Secretaria do Meio Ambiente, em 2012.

A Lei obriga que toda produção de “entulho” gerado deve apresentar um plano de gerenciamento para evitar descarte incorreto com mais impactos aos sobrecarrega-dos manguezais.

Cidades - Proposta para a integração das regiões metropoli-tanas e consorciadas do Estado de SP.Criar o fundo de repasse de região do IPVA para investimento na região. Ex: Placa de carro criando o pertencimento regional. Educação - Semana Olímpica! - o Esporte é um dos alicerces da Educação. Todos os anos, os alunos da rede estadual de ensino serão apresentados às modalidades olímpicas numa grande programação estadual.

Passe Livre aos alunos da Escola Pública – nossa proposta é a criação de um portal estadual para o acesso do aluno, integra-do a um mapeamento regionalizado destes sistema.

De um lado o aluno se cadastra e identifica a sua necessidade de transporte, podendo interagir com o sistema para informar a qualidade e a precisão dos serviços.

Doutro, o governo estadual e as empresas de transporte gerenciam estes dados com o envolvimento necessário para que os recursos cheguem realmente aos alunos.

Pau que nasce torto nunca se endireita.

Governança-Compartilhada - a população e o poder público discutem e deliberam, frente a frente, sobre as decisões que determinam o futuro da sociedade.

Que bicho é este?!

Água mole em pedra dura.

Cabeça cheia de gás.

Fabião considera a sanção em 2013 da Lei Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil uma das grandes conquistas da sua atuação ao longo de 10 anos de vereança.

Gol de placa!

Fabião é o autor da emenda à Lei Orgânica de Santos que propõe e obriga a destinação de 30% do orçamento municipal à Educação. A proposta surgiu durante as deliberações da Comissão Especial de Inquérito na Câmara, solicitada pela Associação dos Pais e Amigos da Escola Pública (Baixada Santista). Um projeto possível que reestabelece à ‘Santos de vanguarda’! Com a destinação de R$ 3 de cada R$ 10 do orçamento destinados à Educação.

Como secretário do Meio Ambiente:

Conseguiu inscrever a Área de Proteção Ambiental- Santos-Con-tinente no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que passou a contar com recursos federais para a sua manutenção.

Criou o Fundo Munici-pal do Meio Ambiente, que era previsto em lei desde 1989, e o Fundo Municipal de Proteção e B e m - E s t a r - A n i m a l ,

articulado com Ongs que protegem os animais e a bancada do PSB na Câmara.

Conquistou prêmios para Santos, como o Programa Mobilidade Sustentável e Qualidade do Ar, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos e o Sebrae. Fruto do cuidado paisagístico com os 30 quilômetros de ciclovias da cidade de Santos – 15 mil metros quadrados de área verde.

O professor fez um protesto bem-humorado, mas com propósitos firmes, na porta da casa do então prefeito, ao qual entregou o saco de lixo da sua casa e a Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos fundamentais que visam a construção, neste Século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.

RESULTADO: O lixão foi fechado depois do protesto, e criado um aterro de excelência.

Carta da Terra - iniciativa das Nações Unidas durante a Eco-92, surgiu no ano 2000 após pesquisas e discussões envolvendo 4,5 mil entidades globais preocupadas com a transição da sociedade para maneiras sustentáveis de vida.A Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis.

Que bicho é este?! Ah muleke!

Page 3: Professor Fabião - Jornal

Por duas horas semanais ouvirei e consultarei os cidadãos pela internet para saber suas opiniões sobre a votação de projetos polêmicos e para ouvir sugestões.

Isto está mais do que na hora!• Inclusão dos catadores de material reciclado nos 650 municípios do estado.• Câmara de compensação para repasse da verba S.U.S. para as cidades que atendem moradores da região e outros municípios.

Plataforma Digital!A Plataforma de Governança fará com que os internautas se manifestem sobre os destinos do Estado e do seu orçamento em um dos centros de decisão paulista: a Assembleia Legislativa!

Contribuinte Cidadão! Cada contribuinte poderá destinar parcela dos impostos que paga para alguma ação prevista em orçamento do Estado ou de seu Município – Moeda Social. Por exemplo: você é um contribuinte que paga IPVA e acha que determinado programa de defesa da vida animal do Estado é bom. Você manifesta por um formulário na internet que deseja que parte do seu IPVA seja enviada diretamente para reforçar aquela iniciativa!

Nota Fiscal do Turismo!Todo mundo que consumir, seja um chiclete ou um carro, ganhará um bilhete único para concorrer a uma viagem com tudo pago numa das estâncias turísticas paulistas, que ficam ociosas na baixa estação, justamente quando seriam fornecidos os prêmios, movimentando essas economias. Será fornecido um bilhete por pessoa a cada ano. Isso porque do jeito que está, a Nota Fiscal Paulista privilegia quem tem maior poder aquisitivo. Isso é uma injustiça que a Nota Fiscal para o Turismo, em parte corrigirá. Assembleia Enxuta!Vamos apresentar emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado indicando a redução dos cargos em comissão (sem concurso) no Poder Legislativo do Estado de São Paulo e no Executivo, como nas autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações e demais entes indiretos da Administração do Estado de São Paulo.

Fora, Mordomias!Limitar o número de motoristas e veículos que ficam à disposição dos deputados estaduais. Este serviço deve ser oferecido apenas para o uso em missões da Mesa Diretora da Alesp (presidente, 1º e 2º secretários), para missões oficiais de representação e para a diligência dos deputados, mediante aprovação.

Acessibilidade Universal!Os deficientes, idosos e crianças têm garantidos os direitos de acessibilidade não apenas física (transporte, calçadas, acesso a prédios) como também intelectual: aos livros, cardápios e sites adaptados. Mas essas leis são simplesmente ignoradas por muitas das 645 prefeituras do Estado. Tenho como ponto de honra no meu mandato de deputado estadual fiscalizar e exigir punição para o poder público e para os particulares que desrespeitam estes direitos. Rota do Mar!Uma ligação marítima entre a Ilha Comprida e Ubatuba por meio de modernos catamarãs, barcos de dois cascos muito estáveis, que aportariam em todas as 16 cidades do trajeto, de cerca de 400 milhas marítimas e serviriam tanto para o Turismo quanto para o deslocamento de pessoas. Acostamentos Cicláveis!Desde sempre defendi a bicicleta, que utilizo no meu dia a dia como modal de transporte. Proponho uma ampliação lateral (1 metro) na área de domínio das rodovias estaduais que possuam acostamento pelas regras do Código Brasileiro de Trânsito para a instalação de ciclovias. Em poucos anos São Paulo teria a maior malha cicloviária do mundo!

Integração nos sistemas troncais!Veículos (BRT’S, VLT’S ou VLP’S) que façam um trajeto nas grandes artérias conectados a outros modais: Metrô, Bikes e trilhas.

MEIO AMBIENTE & SUSTENTABILIDADE JUSTIÇA SOCIAL & CIDADANIA

ARTE & CULTURA

MOBILIDADE URBANA E INFRAESTRUTURA

SEGURANÇA PÚBLICA

Polos de reciclagem!O Estado destinará fundos para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. E incentivará polos de pequenas, médias e grandes empresas dedicadas à reciclagem. Cada região do Estado terá o seu cluster (ajuntamento) de indústrias que vão gerar renda e reduzir a quantidade de lixo descartado pela sociedade no Meio Ambiente.

Chip no Pet!Perder o animalzinho de estimação é um drama. Proponho incentivo estatal a empresas que fabriquem microchips que contenham os dados sobre o dono e seu telefone e possibilite, por meio de GPS, localizar os animais.

Instalar um chip desses sob o pelo dos animais, desde que os fabricantes sejam incentivados a produzi-los, custaria menos de R$ 10.

I.Q.B.E.A. Criação do Índice de Qualidade e Bem Estar Animal.

Praça Viva!Por meio das Delegacias Regionais de Cultura, vamos levar para as

praças espetáculos culturais com os talentos locais: música, teatro, dança, gastronomia, artesanato. Uma sugestão do

vereador Professorr Igor para ar vida às praças de nosso Estado revelaria muito talentos e, de quebra, manteria esses locais bem cuidados!

Ênfase no desenvolvimento a projetos de musicalidadenas escolas

Fundo para Vítimas!Criação de um fundo para vítimas de latrocínio e crimes

violentos ou grave ameaça ao cidadão, que custeará, entre outras despesas das vítimas, tratamento médico-hospitalar e domiciliar;

terapias e serviços de reabilitação; serviços judiciários e cartorários.

O fundo será custeado com o pagamento de penas pecuniárias (multas) aplicadas contra criminosos condenados por tráfico de drogas, lavagem de

dinheiro, peculato, estelionato, sonegação fiscal e receitas do Fundo Penitenciário do Estado.

Assistência Judiciária!Criação de um serviço de assistência judiciária para defesa de policiais e agentes penitenciários envolvi-

dos em ocorrências criminais no cumprimento do dever, em moldes semelhantes aos convênios de assistência judiciária mantidos com a OAB. PPP Prisional! (parcerias público-privadas). Construção e manutenção de estabelecimentos prisionais, hospitais de tratamento e custódia de inimputáveis. E de estabelecimentos para o cumprimento de medidas socioeducativas (menores), com a previsão de utilizar o método das associações de proteção e assistência aos condenados (APACs).

Elas são entidades civis que administram centros de reintegração social de condenados em regimes fechado, semiaberto e aberto. A reincidência criminal com esse método cai de 70% para 15% . Polícia de Ciclo Completo! Proponho a integração funcional entre patrulhamento, atendimento a ocorrências e investigação de crimes por meio de um protocolo para registro unificado das ocorrências policiais, além da criação de forças-tarefa para atuação em determinados delitos e territórios.

Page 4: Professor Fabião - Jornal

LEI N.º 2.377 de 28 de MARÇO de 2006, que determina que a página oficial do Município de Santos na internet disponha de meios para acessibilidade de deficientes visuais.

LEI N.º 2.370 DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006 que AUTORIZA A CONFECÇÃO EM BRAILE E A CÓPIA DIGITAL DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE SANTOS.

LEI COMPLEMENTAR Nº 541 DE 01 DE SETEMBRO DE 2005, que institui o calçamento ecológico no MUNICÍPIO DE SANTOS, formado por uma faixa de permeabilidade nas calçadas, revestida por vegetação de gramíneas e pelo aproveitamento paisagístico das áreas de infiltração ao redor das árvores da arborização urbana.

A utilização de pescado na merenda escolar nas escolas municipais é resultado de um projeto de autoria do Fabião.

Como Secretário do Meio Ambiente junto ao Vereador Benedito Furtado, oficializou a criação do Fundo Municipal da Vida Animal que recebe recursos para a causa.

No projeto de lei visando conceder isenção de IPTU ao Mendes Convention Center votou contraria-mente.

Projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade das empresas que realizam coleta de lixo nos navios do Porto de Santos elaborarem inventários de coleta e realizarem auditorias ambientais.

Criou a Feira de Orgânicos no Jardim Botânico.

Criou o Núcleo de Pesquisa e Conservação Botânica da SEMAM.

Lutou pelo aumento de cachês das Escolas de Samba.

Autor do Projeto de Lei do Dia do Surfista - 21 de janeiro.

Implantou as Estações de Avaliação da Qualidade do Ar.

Instalou o 1º Painel Fotovoltaíco de captação de luz solar no laboratório ambiental.

Fabião participou ativamente do Fórum Social Mundial (P. Alegre) - tendo realizado uma audiência pública para divulgar os trabalhos do Fórum em Santos, da Conferência Nacional da Juventude (Brasília),em 2004, e do Recicle Show (São Paulo), maior evento da indústria de reciclagem no Brasil.

Fabião é um incentivador do movimento, tendo ajudado na realização da marcha de catadores, em 2003.

Fabião introduziu em Santos a ideia da condução das árvores urbanas, em contraposição à prática da poda. Com sua atuação, Fabião mostrou que a poda é uma prática inadequada. A partir de seu exemplo, outros vereadores passaram a solicitar a condução das árvores.

Fabião participa constantemente dos mutirões de limpeza como da Praça Nagasaki, do Rio do Meio, e da ilha de conveniência na avenida da praia, nos manguezais, praias e encostas.

Diga as leis e projetosque um homem público aprovou que te direi quem ele é.

Lutas que eu lutei, lugares que eu andei

Desenvolvimentosustentável