prof. francis martins de souza · prof. francis martins de souza . nascido em moscou, no ......

17
Prof. Francis Martins de Souza

Upload: hoangngoc

Post on 17-Nov-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prof. Francis Martins de Souza

Nascido em Moscou, no ano de 1866, Kandinsky não abraçou o abstracionismo da noite para o dia. Foi necessário todo um processo de evolução pictórica, até alcançar gradativamente a completa abolição da figura em sua obra.

Desde muito cedo, Kandinsky esteve em contacto com a Música. Os seus pais tocavam piano e cítara, tendo o próprio pintor aprendido a tocar piano e violoncelo. Esta influência chega inclusivamente a aparecer nos títulos das suas obras.

Kandinsky concluiu que a “necessidade interior”, que por si só inspirava a verdadeira arte, o estava a forçar a abandonar a imagem figurativa e a adotar a propriedades não representativas da cor e da forma.

As Composições de Kandinsky são o culminar dos seus esforços na tentativa de criar a “pintura pura”, que teria o mesmo poder emocional de uma composição musical.

Kandinsky via as suas Composições como sendo o maior testemunho das suas idéias artísticas.

Estas partilham diversas características tais como o grande formato, a consciência, o planejamento intencional da composição e a transcendência da representação pelo imaginário abstrato.

Assim, tal como as sinfonias se apresentam como marcos na carreira de um compositor, as Composições de Kandinsky representam o culminar da sua visão artística, a dado momento da sua carreira.

A cor é um meio para exercer uma influência direta sobre a alma. A cor é a tecla; o olho, o martelo. A alma, o instrumento das mil cordas. O artista é a mão que, ao tocar nesta ou naquela tecla, obtém da alma a vibração justa. A alma humana, tocada no seu ponto mais sensível, responde.

Kandinsky

A sua forma de usar a cor baseou-se em estudos teóricos, associando o tom ao timbre, o matiz à altura e a saturação à intensidade. Chegou a afirmar que ao ver cor ouvia música.

Kandinsky relacionou-se com Schönberg, um compositor da época. Schönberg, com as suas pesquisas atonais, aspirou a libertar a composição musical de qualquer forma pré-estabelecida. Tal como este, também o pintor pretendeu libertar a sua pintura de todos os cânones até aí instituídos.

Criatividade é a habilidade do Designer de ter idéias novas e úteis para resolver o problema proposto ou sugerir soluções para a concepção de um produto.

Coisas, processos, solução de problemas, idéias criativas devem possuir as seguintes qualidades: apresentar novidade e ser única; deve ser útil ou apreciada e apresentar simplicidade.

Quanto ao processo de criação, este pode ser descrito pelas seguintes etapas:

Preparação - o ponto de partida é a formulação do problema e busca de informações ou de habilidades;

Esforço concentrado - para encontrar uma solução requer-se um trabalho árduo;

Afastamento - como foi dito na etapa anterior é necessário um esforço concentrado, mas às vezes tem-se dificuldade de obter uma solução, talvez porque o problema é sempre enfocado sob a mesma ótica, então é conveniente um afastamento temporário;

Visão - após um período de afastamento, mesmo que seja pequeno e que pode ser ocupado com outra atividade, quando se volta ao problema é provável que o mesmo seja visto sob outro ângulo ou enfoque. Este procedimento de afastamento e visão pode não ser tão linear, mas repetido até encontrar-se uma solução. Antes de cada passo de visão é necessário uma análise e organização dos resultados já alcançados.

Revisão - uma vez encontrada a solução deve-se procurar uma generalização e finalmente uma avaliação.

Criar arte abstrata usando como base as músicas apresentadas em aula.

Música 02 – Tribalistas – Já sei namorar

Música 01 – Mettalica – The Unforgiven