processo seletivo interno para cadastro de reserva para...

21
Ministério da Educação Instituto Federal Catarinense Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFC (PPGE-IFC) Edital 002/PPGE/2020 Torna pblico o Processo Interno para Cadastro de Reserva de Bolsistas FAPESC-CAPES no mbito do Programa de Ps-Graduao em Educao (PPGE) do Instituto Federal de Educao, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) no ano de 2020. A coordenação do Programa de Ps-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educao, Ciência e Tecnologia Catarinense (PPGE/IFC), no uso de suas atribuiçes torna pblico o edital para o cadastro de reserva de bolsistas FAPESC-CAPES no mbito do PPGE, em nvel de mestrado. 1. DAS BOLSAS 1.1 A implementação das bolsas de ps-graduação se dará por meio da disponibilidade de cotas destinadas pela FAPESC – CAPES ao PPGE/IFC obedecendo classificação deste Edital de cadastro de reserva. 1.2 A bolsa poderá ser concedida pelo prazo de 12 (doze) meses, sendo permitida a renovação anualmente até atingir o limite de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, se atendidas as seguintes condiçes: I. recomendação da Comissão de Bolsas de acordo com a avaliação do desempenho acadmico do(a) ps-graduando(a); e II. manutenção das condiçes pessoais do(a) bolsista (Item 2 desde edital), que ensejaram a concessão da bolsa. 2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO 2.1 Os(as) candidatos(as) a bolsistas nesse edital formação de cadastro de reserva serão selecionados pela comissão de Bolsas do Programa de Ps-Graduação em Educação - PPGE do Instituto Federal de Educação, Cincia e Tecnologia Catarinense - (IFC) Campus Cambori, conforme os seguintes requisitos: a) ter plano de trabalho aprovado pela Comissão de Bolsas do PPGE/IFC (Anexo III); b) o projeto de pesquisa do(a) candidato(a) deverá contemplar itens que contribuam para solução de problemas da sociedade catarinense e brasileira, especificamente atendendo as necessidades do poder pblico, do setor produtivo e da comunidade local com o intuito de alavancar o desenvolvimento da Cincia, Tecnologia e Inovação (CTI) no Estado de SC;

Upload: others

Post on 06-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para Bolsista doPrograma de Pós-Graduação em Educação do IFC (PPGE-IFC)

Edital 002/PPGE/2020

Torna publico o Processo Interno para Cadastro de Reserva de Bolsistas FAPESC-CAPESno ambito do Programa de Pos-Graduacao em Educacao (PPGE) do Instituto Federal deEducacao, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) no ano de 2020.

A coordenação do Programa de Pos-Graduação em Educação do Instituto Federal deEducacao, Ciência e Tecnologia Catarinense (PPGE/IFC), no uso de suas atribuiçoes tornapublico o edital para o cadastro de reserva de bolsistas FAPESC-CAPES no ambito doPPGE, em nivel de mestrado.

1. DAS BOLSAS

1.1 A implementação das bolsas de pos-graduação se dará por meio da disponibilidade decotas destinadas pela FAPESC – CAPES ao PPGE/IFC obedecendo a classificação desteEdital de cadastro de reserva.

1.2 A bolsa poderá ser concedida pelo prazo de 12 (doze) meses, sendo permitida arenovação anualmente até atingir o limite de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, seatendidas as seguintes condiçoes:

I. recomendação da Comissão de Bolsas de acordo com a avaliação do desempenhoacademico do(a) pos-graduando(a); e

II. manutenção das condiçoes pessoais do(a) bolsista (Item 2 desde edital), que ensejarama concessão da bolsa.

2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

2.1 Os(as) candidatos(as) a bolsistas nesse edital formação de cadastro de reserva serãoselecionados pela comissão de Bolsas do Programa de Pos-Graduação em Educação -PPGE do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense - (IFC) CampusCamboriu, conforme os seguintes requisitos:

a) ter plano de trabalho aprovado pela Comissão de Bolsas do PPGE/IFC (Anexo III);

b) o projeto de pesquisa do(a) candidato(a) deverá contemplar itens que contribuam parasolução de problemas da sociedade catarinense e brasileira, especificamente atendendo asnecessidades do poder publico, do setor produtivo e da comunidade local com o intuito dealavancar o desenvolvimento da Ciencia, Tecnologia e Inovação (CTI) no Estado de SC;

Page 2: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

c) o projeto de pesquisa do(a) candidato(a) deve estar correlacionado a no minimo um dosobjetivos de desenvolvimento sustentável (ODS/ONU).

2.2 Os(as) pos-graduandos(as) beneficiados deverão atender aos seguintes requisitos:

1. estar regularmente matriculado no PPGE/IFC (alunos regulares);2. ter curriculo atualizado na Plataforma Lattes;3. ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a) com visto permanente no Brasil;4. ser selecionado pela Comissão de Bolsas beneficiário da bolsa segundo as normasdivulgadas;5. dedicar-se integralmente as atividades academicas de ensino, extensão e depesquisa exigidas pelo PPGE/IFC no periodo de segunda a sexta-feira e conforme asnormas da FAPESC-CAPES;6. não ter pendencias de qualquer natureza com a FAPESC e com a CAPES;7. não acumular qualquer tipo de bolsa;8. residir no Estado de Santa Catarina no periodo de vigencia da bolsa;9. não possuir vinculo empregaticio, exceto quando tenha afastamento formalmenteautorizado pela instituição de vinculo e atenda a Portaria Conjunta 01/2010 CAPES/CNPq.10. não ser aposentado ou estar em situação equiparada;11. realizar estágio de docencia no periodo de vigencia da bolsa; 12. participar de eventos academicos e cientificos divulgando os resultados dasatividades desenvolvidas no periodo de vigencia da bolsa;13. manter desempenho academico satisfatorio no curso de acordo com normasestabelecidas pelo PPGE/IFC.

2.3 O(a) pos-graduando(a) selecionado deverá enviar a FAPESC, semestralmente, ouquando solicitado, relatorios parciais do andamento dos estudos, com parecer do(a)orientador(a) e aval da Coordenação do PPGE/IFC, devidamente assinados. Os relatoriosdeverão ser encaminhados pela Plataforma FAPESC.

2.4 A não entrega dos relatorios semestrais dos(as) bolsistas implicará suspensão dopagamento das bolsas.

2.5 Em caso de insuficiencia de desempenho do(a) bolsista ou de interrupção, por qualquermotivo, dos seus estudos durante a vigencia da bolsa, caberá o(a) Coordenador(a) doPPGE/IFC a responsabilidade de informar a FAPESC e solicitar o cancelamento imediato dabolsa. O recebimento indevido de qualquer mensalidade da bolsa implica a devolução dosvalores a FAPESC.

3. DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Page 3: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

3.1 Os(as) candidatos(as) a formação de cadastro de reserva deverão inscrever-se por meioeletrônico conforme cronograma definido no item 4.

3.2. Os(as) candidatos(as) a formação de cadastro de reserva deverão enviar cópia dosdocumentos relacionados neste item em arquivo único, em formato PDF. Documentosapresentados fora deste formato não serão aceitos:

3.2.1. Copia do Documento de Identidade;

3.2.2 Numero do CPF, comprovante da situação cadastral no CPF (pode ser emitido em https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

3.2.3 Copia do Titulo de Eleitor;

3.2.4 Certidão de quitação eleitoral (pode ser emitido em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

3.2.5 Comprovante de residencia;

3.2.6 Comprovante de matricula no PPGE/IFC;

3.2.7. Copia do cartão bancário, extrato bancário ou outro documento de comprovação detitularidade de conta no Banco do Brasil, informando numero de agencia e conta corrente;

3.2.8. Termo de Compromisso FAPESC (Anexo II) devidamente rubricado e assinado.

3.2.9. Termo de comprovação de não possuir vinculo empregaticio (declaração elaboradapelo proprio candidato) ou termo de comprovação quando tenha afastamento formalmenteautorizado pela instituição de vinculo;

3.2.10. Versão do Plano de Trabalho que contemple os requisitos do item 2.1 do presenteedital.

3.2.11. Copia do Curriculo Lattes atualizado;

3.2.12. Copia dos documentos comprobatorios dos itens indicados na Tabela 1 - Anexo I,constantes no Curriculo Lattes a partir de 2017.

3.2.13 Toda a documentação comprobatoria referente ao item 3.2.12 deve estar claramenteidentificada e organizada em ordem segundo o modelo apresentado no Anexo I.

4. DO CRONOGRAMA

Page 4: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

CRONOGRAMA

Atividade Período Local

Inscrições 27/03/2020 à 30/03/2020até as 12h

[email protected]

Homologação dasInscrições e convocação

para entrevistas

31/03/2020 www.ppge.ifc.edu.br/editais

Entrevistas e análise decurrículo

01/04/2020 Via webconferencia emhorários e endereço divulgados

no site do PPGE/IFC -www.ppge.ifc.edu.br/editais,considerando o numero de

inscritos

Divulgação do Resultado 02/04/2020 www.ppge.ifc.edu.br/editais

Período de Recursos 03/04/2020 [email protected]

Resultado dos Recursos eHomologação doresultado Final

06/04/2020 www.ppge.ifc.edu.br/editais

5. DA IMPLEMENTAÇÃO DE BOLSAS

5.1 Apos a aprovação da proposta caberá ao/a Coordenador(a) do PPGE/IFC indicarnominalmente os candidatos as respectivas cotas de bolsa aprovadas.

5.2 Para implementação das bolsas, o/a Coordenador(a) do PPGE/IFC anexará, naPlataforma FAPESC, a seguinte documentação:

a) oficio informando a forma de seleção dos candidatos, os critérios de seleção, forma dedistribuição das bolsas no PPGE/IFC, os nomes dos alunos beneficiários das bolsas e arelação nominal por ordem de classificação dos candidatos para o ano de 2020;

b) atestado de matricula de cada bolsista;

c) comprovação de titularidade de conta no Banco do Brasil, de cada bolsista, informandonumero de agencia e conta corrente;

Page 5: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

d) copia de Cédula de Identidade, CPF, Titulo de Eleitor e comprovante de residencia decada bolsista.

e) Termo de Compromisso FAPESC (Anexo II) devidamente rubricado, assinado eescaneado.

5.3 O pagamento mensal das bolsas de estudo será feito pela FAPESC, diretamente aos/asbolsistas. Observado o prazo máximo, encerrar-se-á o pagamento da bolsa no mes dadefesa da dissertação.

5.4 A bolsa poderá ser concedida pelo prazo de 12 (doze) meses, sendo permitida arenovação anualmente até atingir o limite de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado,improrrogável.

5.5 Caso o candidato já tenha sido contemplado com bolsa de mestrado academico, oriundada CAPES ou de outra Agencia Publica, será descontado, numa nova concessão, o periodoreferente aos meses já usufruidos.

5.6 O inicio da vigencia da bolsa dar-se-á pelo cadastramento do bolsista pela FAPESC noSistema de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH/SC). Este procedimento será executadoapos o recebimento do Termo de Compromisso FAPESC assinado, conforme prazosestabelecidos no cronograma, e estará sujeito ao cronograma de processamento dorespectivo sistema.

5.7 Os pagamentos da FAPESC serão realizados por meio do Sistema de Gestão deRecursos Humanos – SIGRH do Estado de Santa Catarina, estando sujeitos ao cronogramade processamento desse sistema.

5.8 Não serão realizados pagamentos retroativos de bolsa, bem como pagamentos defração de mes.

6. DO ACOMPANHAMENTO

6.1 Durante o periodo de vigencia da bolsa, o(a) bolsista e o(a) orientador(a), com anuenciado(a) coordenador(a) do PPGE/IFC, deverão informar a FAPESC, por escrito, a ocorrenciade quaisquer eventos que venham prejudicar o andamento das atividades do bolsista;

6.2 Os(as) bolsistas deverão apresentar relatorios técnicos, parciais, enviadossemestralmente, e final. Os relatorios deverão ser preenchidos e enviados pelos(as)bolsistas na Plataforma FAPESC. Apos o envio do relatorio técnico pelo(a) bolsista, o(a)orientador(a) e o/a coordenador(a) do PPGE/IFC, respectivamente, emitem parecer que érecebido pela FAPESC que, por sua vez, também emite parecer.

Page 6: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

6.3 A não apresentação de qualquer dos relatorios no modelo especifico e/ou no prazodeterminado implicará a suspensão imediata do pagamento da bolsa, ficando o(a) bolsistaem situação de inadimplencia com a FAPESC.

6.4 A não apresentação de qualquer um dos relatorios no prazo estipulado, implicará emsuspensão automática da bolsa, ficando o(a) bolsista e a IES em situação de débito com aFAPESC. Essa situação acarretará na impossibilidade de assinatura de novos termos deoutorga de auxilios e bolsas, bem como o bloqueio de saldos eventualmente existentes emoutros processos.

6.5 Persistindo essa situação de inadimplencia, sem justificativa aceitável, e decorridos tresmeses da data fixada para a apresentação ou reformulação do relatorio, a bolsa écancelada retroativamente, a partir da data de sua suspensão, ou mesmo a partir da data daconcessão inicial, a critério da FAPESC. Nessa situação, caberá o reembolso dasmensalidades recebidas, em valor atualizado.

6.6 A FAPESC reserva-se o direito de, durante a vigencia das bolsas, promover visitastécnicas e/ou solicitar informaçoes adicionais, visando aperfeiçoar o sistema deacompanhamento.

7. DA SUSPENSÃO E CANCELAMENTO DA BOLSA

7.1 O(a) orientador(a) poderá solicitar cancelamento da bolsa por meio de Oficioencaminhado ao setor de bolsas, meio digital, com devida justificativa e anuencia daCoordenação do PPGE/IFC, cabendo a FAPESC a decisão sobre a restituição pelocandidato de todos os valores pagos, sob pena de inadimplencia do(a) bolsista e doproponente.

7.2 Suspensao da Bolsa:

a) O periodo máximo de suspensão da bolsa pelo PPGE/IFC, devidamente justificado,será de até 04 (quatro) meses, considerado o prazo de vigencia final do Acordo deCooperação, em caso de doença grave que impeça o(a) bolsista de participar dasatividades do curso. Esse periodo não será computado para efeito da duração da bolsa.

b) E vedada a substituição de bolsista durante o periodo de suspensão da bolsa.

7.3 Cancelamento da Bolsa:

7.4 A quota de bolsa poderá ser cancelada pela FAPESC, a qualquer tempo, porinfringencia as disposiçoes deste Edital ou do Acordo de Cooperação, ficando a IESobrigada a ressarcir o apoio concedido, de acordo com a legislação em vigor.

Page 7: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

7.5 Será cancelada a bolsa pela FAPESC em um dos seguintes casos, independentementede formalização de processo administrativo:

a) se comprovado o recebimento de remuneração do(a) bolsista em desacordo com asnormas deste Edital;

b) se apresentada declaração falsa;

c) se o(a) bolsista omitir qualquer fato ou pratique qualquer fraude, para o recebimento dabolsa. As informaçoes prestadas são de inteira responsabilidade do(a) coordenador(a) doPPGE/IFC e do(a) bolsista, reservando-se a FAPESC o direito de exclui-lo em qualquer fasedo concurso ou de sua execução caso sejam constatadas, a qualquer tempo, que asinformaçoes são inveridicas, incorretas ou inconsistentes ou ainda fora dos prazosdeterminados.

8. DA SUBSTITUIÇÃO DO BOLSISTA

8.1 O(a) coordenador(a) do PPGE/IFC poderá solicitar substituição do(a) bolsista, em umaunica oportunidade, sendo que o(a) pos-graduando(a) substituto(a) poderá ser ingresso(a)dos anos 2020 ou 2021, pelo periodo remanescente da bolsa, em caso de desempenhoinsuficiente, desistencia, abandono, interrupção ou finalização do curso, desde quedevidamente justificado, devendo a solicitação ser aprovada pela FAPESC, nãoultrapassando o prazo total da bolsa.

9. DAS PUBLICAÇOES E RESULTADOS OBTIDOS PELO BOLSISTA

9.1 Toda publicação resultante do projeto deverá citar, obrigatoriamente, o apoio daFAPESC e da CAPES. Fazer referencia ao apoio da FAPESC e da CAPES em qualquerpublicação ou evento de divulgação cientifica. O não cumprimento desta exigencia, por siso, oportunizará a FAPESC o direito unilateral de cancelamento e/ou suspensão da bolsa.

9.2 Caso os resultados do projeto ou do relatorio técnico, venham a ter valor comercial oupossam levar ao desenvolvimento de um produto ou método, envolvendo o estabelecimentode uma patente, a troca de informaçoes e a reserva dos direitos, em cada caso, dar-se-á deacordo com o Termo de Compromisso assinado e estabelecido na Lei de Inovação nº10.973, de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto nº 5.563, de 11 de outubrode 2005.

9.3 As açoes publicitárias atinentes a projetos e obras financiadas com recursos da Uniãodeverão observar rigorosamente as disposiçoes contidas no §1º do art. 37 da ConstituiçãoFederal, bem como aquelas consignadas nas Instruçoes da Secretaria de Comunicação de

Page 8: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

Governo e Gestão Estratégica da Presidencia da Republica - atualmente a IN/SECOM-PRnº 31, de 10 de setembro de 2003.

10. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

10.1 A Prestação de Contas compreende a apresentação de Relatorio Técnico Semestralelaborado pelo(a) Bolsista, aprovado e assinado pelo(a) Coordenador(a) do PPGE/IFC epelo(a) Orientador(a), em conformidade com o Termo de Compromisso (Anexo II).

10.2 O Relatorio Técnico deverá ser encaminhado pela Plataforma FAPESC.

10.3 Os beneficiados neste Edital deverão se submeter as normas de Prestação de Contasda FAPESC.

10.4 O PPGE/IFC será responsável, junto com o(a) bolsista, pela apresentação dePrestação de Contas.

11. DA DATA DE INÍCIO DAS ATIVIDADES

11.1. As atividades de pesquisa desenvolvidas pelo(a) bolsista(s) iniciarão em data a serinformada posteriormente, de acordo com a implementação da bolsa pela FAPESC.

12. DO VALOR DA BOLSA

12.1. O valor da bolsa será de R$ 1.500,00.

13. DA SELEÇÃO

13.1. A seleção será realizada por meio da análise dos documentos e de entrevistaagendada com os candidatos. O processo contemplará: a) Análise da documentação e curriculo conforme Anexo I e;b) Entrevista, conforme cronograma deste edital.c) Serão desclassificados os candidatos que não apresentarem os requisitos do item 2.2 nasua integralidade.

13.2 O curriculo e a entrevista terão valor de 100 pontos cada. A nota final será a médiaaritmética das duas notas obtidas. 13.3. O(a)s candidato(a)s serão convocados para a entrevista através de edital publicado napágina do PPGE, conforme calendário disponivel no item 4 deste edital.

13.4 Para cálculo da nota final do curriculo, a maior pontuação obtida no curriculo seráconsiderada 100% e as demais notas serão calculadas através da regra de tres, no intuitode determinar porcentagens relacionadas a maior pontuação.

Page 9: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

13.5 Para cálculo da nota da entrevista serão observados os seguintes critérios:a) Condiçoes de disponibilidade de dedicação integral para a pesquisa e atividades doprograma; eb) Argumentação quanto a relação do plano de trabalho do bolsista a um ou mais dosobjetivos da ONU (anexo IV).

14. DAS INFORMAÇOES COMPLEMENTARES

14.1. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Bolsas.

14.2. Das decisoes da Comissão de Bolsas cabe recurso a Comissão de Bolsas no prazodeterminado no cronograma deste edital, o qual deve ser protocolado via [email protected].

Camboriu, 25 de março de 2020.

Coordenação do PPGE

Page 10: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

ANEXO I

TABELA COM ITENS A SEREM AVALIADOS, RESPECTIVOS PESOS E PONTUAÇÃOMAXIMA

Categoria Item de Produção Científica ou Atividade Peso PontuaçãoMáxima

1. Produção Bibliográfica

1.1. Resumo simples publicado em evento cientifico

2 -

1.2. Resumo expandido publicado em evento cientifico

3 -

1.3. Trabalho completo em anais de eventos nacionais

10 160

1.4. Trabalho completo em anais de eventos internacionais

20 200

1.5. Artigo completo em periodicos A1 100 -

1.6. Artigo completo em periodicos A2 85 -

1.7. Artigo completo em periodicos B1 70 -

1.8. Artigo completo em periodicos B2 55 -

1.9 Artigo completo em periodicos B3 40 400

1.10. Artigo completo em periodicos B4 e B5 20 200

1.11. Livro publicado com ISBN, com editora, nominimo 50 páginas e na lingua portuguesa

85 320

1.12. Livro publicado com ISBN, com editora, nominimo 50 páginas e em lingua estrangeira.

100 200

1.13. Capitulo de livro publicado com ISBN, comeditora e na lingua portuguesa

20 200

1.14. Capitulo de livro publicado com ISBN, comeditora e em lingua estrangeira.

30 150

2. Patentes e Registros

2.1. Patente 50 250

2.2. Programa de Computador registrado, Cultivar protegida, Cultivar registrada, Desenho

35 175

Page 11: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

Ministério da Educação

Instituto Federal Catarinense

Industrial registrado, Marca registrada ou Topografia de Circuito Integrado registrada

3. Produção Técnica

3.1 Livro organizado com ISBN, Editora e no minimo 50 páginas.

50 250

4. Participação em Projetos

4.1. Projeto de Iniciação Cientifica (por ano) (PIBIC/PIBITI ou equivalente)

10 -

Page 12: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO

DO ESTADO DE SANTA CATARINA

ANEXO II

TERMO DE COMPROMISSO DE BOLSA FAPESC CP 05/2019

A ser preenchido pela FAPESC

TERMO Nº:

PROCESSO FAPESC Nº:

Matrícula do Bolsista SIGRH:

O Programa de BOLSAS FAPESC objetiva: i) a formação de profissionais para a PesquisaCientífica, Tecnológica e Inovação em universidades, institutos de pesquisa e desenvolvimento,centros tecnológicos, centros de formação profissional e empresas de base tecnológica, em todasas áreas do conhecimento, tanto no Brasil quanto no exterior, com o intuito de incentivar epromover o desenvolvimento, em áreas estratégicas, do Estado de Santa Catarina; ii) a fixação depessoal de alto nível em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICTI, empresas egovernos, para a realização de projetos de PDI e iii) a gestão de projetos de PDI.

I DEFINIÇÕES

Coordenador: pessoa física, proponente do projeto de PDI, responsável diretamente pelaexecução e prestação de contas. Exemplo: coordenador do programa de pós-graduação, representante legal da empresa.

Entidade: pessoa jurídica, Universidade, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, CentroTecnológico, Centro de Formação Profissional e Empresas de Base Tecnológica, sediados noEstado de Santa Catarina. As entidades são corresponsáveis pelos bolsistas.

Supervisor do Bolsista: pessoa diretamente responsável pelo bolsista, que acompanhará asatividades desempenhadas pelo mesmo. Poderá ser o orientador, o coordenador do projeto ousupervisor na empresa.

(1) II DO BOLSISTA

Nome:

Estado Civil: Nacionalidade:

CPF:

RG: Órgão Emissor:

Page 13: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO

DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Data de Expedição: UF:

Profissão:

Data de Nascimento: Sexo:

Nome do Pai:

Nome da Mãe:

Endereço Residencial (logradouro, nº e complemento):

Bairro: Cidade: CEP:

Telefone: Celular: E-mail:

Tempo de Residência no Estado de SC:

Estado e Município de Nascimento:

Nº Título Eleitoral: Zona: Seção: UF:

Data de emissão Título: Município:

Banco do Brasil – Agência: Conta:

Possui vínculo empregatício: SIM* NÃO*Se possui:

Tipo de empregador: IES no país órgão público ou entidade empresa outrosEmpregador:      Categoria funcional: docente não docente Tipo de afastamento: integral parcial sem afastamento

com salário sem salário Tempo do afastamento:      Maior nível de titulação obtido:       Ano de titulação:      IES de titulação:       País:      

(2) III DO COORDENADOR

Nome:

CPF:

RG: Órgão Exp.: Data Exp.:

Nacionalidade: Estado civil:

Profissão: Telefone: Celular:

Endereço Comercial (logradouro, nº e complemento):

Bairro: CEP: Cidade:

Endereço Residencial (logradouro, nº e complemento):

Bairro: CEP: Cidade:

Email:

Page 14: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO

DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Nome da Entidade de vínculo:

IV DO OBJETO

O presente TERMO DE COMPROMISSO DE BOLSA FAPESC visa à transferência de recursos

financeiros, em modalidade de bolsa, para a execução do projeto "nome do projeto”, aprovado no

Edital de CHAMADA PÚBLICA FAPESC PROGRAMA FAPESC DE RECURSOS HUMANOS EM

CTI BOLSAS DE MESTRADO - CP 05/2019, em conformidade com o Plano de Trabalho, parte

integrante do presente instrumento, nos termos da resolução 01/2015 - Política de Bolsas

FAPESC.

V IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO*

Modalidade da Bolsa:

Valor Total da Bolsa: Duração da Bolsa (meses):

Data Início da Bolsa: Data Fim da Bolsa:

*A ser preenchido pela FAPESC

VI DAS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DO BOLSISTA

a) Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e/ou à pesquisa, em ritmo compatível comas atividades exigidas pelo Programa ou Projeto de vínculo.

b) Manter bom desempenho a ser atestado pelo coordenador do projeto e/ou supervisor do bolsis-ta durante todo o período de bolsa.

c) Indicar conta de sua titularidade, no Banco do Brasil, para o recebimento mensal e sucessivoda bolsa.

d) Os bolsistas da FAPESC, matriculados em programa de pós-graduação no país, poderão exer-cer atividade remunerada de docência em qualquer grau de ensino. Todavia, essa atividadedeve estar relacionada à sua área de formação acadêmica, científica e tecnológica e ter caráterde aperfeiçoamento profissional. Os horários da atividade remunerada devem ser compatíveiscom as atividades desenvolvidas pelo bolsista no PPG. Caberá à FAPESC, após análise dadocumentação, aprovar ou não essa atividade.

e) A acumulação de bolsas provenientes de agências públicas de fomento é vedada.f) O bolsista enviará à FAPESC, semestralmente e em prazos a serem estipulados, relatórios par-

Page 15: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO

DO ESTADO DE SANTA CATARINA

ciais do andamento do estudo/projeto, com parecer do coordenador do projeto e/ou supervisordo bolsista.

g) Ao final da vigência deste Termo de Compromisso, deverá ser apresentado um relatório con-junto pelo bolsista, pelo coordenador do projeto e/ou supervisor do bolsista, com resultado su-cinto dos do projeto, bem como cópia do trabalho realizado (dissertação, tese, inovação, etc),em meio eletrônico.

h) Submeter à apreciação da FAPESC qualquer proposta de mudança no projeto, durante a vi-gência da bolsa.

i) Em qualquer ação promocional ou publicação de trabalhos relacionados com o objeto do pre-sente Termo, deverá ser feita, necessariamente, menção expressa à FAPESC.

j) Devolver à FAPESC, em valores atualizados, mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, casoos requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

k) Os bolsistas beneficiados por esta chamada pública, a título de contrapartida, poderão ser solicita-dos, a qualquer momento, para atuar como monitor ou participar de grupo de trabalho emeventos científicos realizados pela FAPESC e/ou PPG ao qual está vinculado, bem como,para ministrar palestra, no decorrer ou ao final do curso, com o intuito de apresentar o tra-balho desenvolvido durante a pós-graduação.

VII DAS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DO COORDENADOR

I. Apresentar relatório parcial das atividades desenvolvidas semestralmente e quando solicitado.

Ao encerramento do presente Termo apresentar relatório final, conforme Item VI e), acima.

II. Submeter a prestação de contas técnica, apresentando o relatório semestral de

aproveitamento e quando solicitado.

III. Submeter à apreciação da FAPESC qualquer proposta de alteração no projeto.

IV. Fazer, obrigatoriamente, menção expressa à FAPESC em qualquer ação promocional ou publi-

cação de trabalhos relacionados com o objeto do presente Termo.

V. Assinar junto com o bolsista e o supervisor, quando for o caso, o relatório semestral de ativida-

des para ser enviado à FAPESC, onde constarão as atividades desenvolvidas e o aproveita-mento alcançado.

VI. Enviar mensalmente à FAPESC, até o dia 30 de cada mês, os nomes dos bolsistas excluídos

ou que tenham falta que impliquem suspensão do pagamento das bolsas.

VIII DAS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DA ENTIDADE

A Entidade, por meio de seu representante legal, colaborará na execução das atividades, mediantea disponibilização de infraestrutura logística e administrativa necessária à realização do objetodeste instrumento, sendo responsável solidária pelo cumprimento de todas as obrigaçõesassumidas pelo bolsista, conforme Plano de Trabalho.

Page 16: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO

DO ESTADO DE SANTA CATARINA

IX CONDIÇÕES GERAIS

� As condições gerais estabelecidas neste instrumento terão validade durante todo o período defruição da bolsa.

� Em caso de insuficiência de desempenho do bolsista ou de interrupção, por qualquer motivo,dos seus estudos/trabalhos durante a vigência da bolsa, caberá ao Coordenador do Programaou Projeto a responsabilidade de informar à FAPESC, e solicitar a suspensão imediata da bolsa.A bolsa poderá ser cancelada, pela FAPESC, por ocorrência, de fato cuja gravidade justifique ocancelamento. Tal medida acarretará ao bolsista restituir, à FAPESC, o valor recebido, corrigidocom base nos mesmos critérios adotados para a atualização das obrigações tributárias.

� A concessão objeto do presente instrumento não gera vínculo de qualquer natureza ou relaçãode trabalho entre as partes, constituindo doação feita ao bolsista.

� O bolsista excluído, independentemente das razões, não poderá retornar ao Programa de Bol-sas da FAPESC na mesma vigência.

� A FAPESC não se responsabiliza por qualquer dano físico ou mental causado ao bolsista naexecução do seu projeto de pesquisa. À entidade executora do projeto de PDI caberá a ofertade seguro-saúde ou equivalente que dê cobertura de despesas médicas e hospitalares ao bol-sista, em casos de acidentes e sinistros que possam ocorrer em suas instalações ou em funçãodo desenvolvimento da pesquisa.

� Todos os beneficiários desta Chamada Pública farão parte do cadastro de consultores ad hocda FAPESC, e, a qualquer momento, poderão ser selecionados para avaliações de projetos emoutras Chamadas, para ministrar palestra em sua área de atuação ou, ainda, para participar degrupos de trabalho instituídos pela FAPESC com a finalidade de tratar sobre temas de CTI; as-sim, nesse ato, assumem os compromisso listados acima, como contrapartida aos recursos re-cebidos.

� O bolsista, o coordenador do projeto e supervisor do bolsista manifestam sua integral e incondi-cional concordância com a concessão que ora é feita, comprometendo-se a cumprir fielmente ascondições expressas neste instrumento.

� O início da vigência da bolsa dar-se-á pelo cadastramento do bolsista no Sistema de Gestão deRecursos Humanos (SIGRH/SC), pela FAPESC. Esse procedimento será executado após o re-cebimento do Termo de Compromisso assinado, estando sujeito ao cronograma de processa-mento desse sistema.

Florianópolis, _________________

______________________________________Bolsista

______________________________________Coordenador do PPG

______________________________________Orientador/Supervisor

______________________________________FAPESC

Page 17: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO

DO ESTADO DE SANTA CATARINA

ANEXO III

PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA

EDITAL de Chamada Pública 05/2019

1 DO PROJETO

1.1 Nome do Bolsista:

1.2 Título do Projeto:

1.3 Identificação do objeto:

1.4 Objetivo da pesquisa:

1.5 Etapas e metas, com cronograma compatível com a duração da bolsa e projeto de PDI.

1.6 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) relacionados ao Projeto.

1.7 Contribuição do Projeto para solução de problemas da sociedade catarinense ebrasileira especificamente atendendo as necessidades do poder público, do setor produtivoe da comunidade local com o intuito de alavancar o desenvolvimento da CTI no Estado deSC.

1.8 Entregáveis (produto/processo ou equivalente):

Page 18: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO

DO ESTADO DE SANTA CATARINA

1.9 Resumo do Plano de Trabalho:

______________________________________Bolsista

______________________________________Coordenador

______________________________________Orientador/Supervisor

______________________________________Entidade

______________________________________ FAPESC

Page 19: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO

DO ESTADO DE SANTA CATARINA

ANEXO IVObjetivos da ONU

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria danutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, emtodas as idades Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promoveroportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres emeninas Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamentopara todos. Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessívelà energia para todos Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável,emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrializaçãoinclusiva e sustentável e fomentar a inovação Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros,resilientes e sustentáveis Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seusimpactos (*)

Page 20: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO

DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dosrecursos marinhos para o desenvolvimento sustentável Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemasterrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter ereverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimentosustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituiçõeseficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria globalpara o desenvolvimento sustentável

Page 21: Processo Seletivo Interno para Cadastro de Reserva para ...ppge.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/47/2020/... · 6.3 A não apresentação de qualquer dos relatórios no modelo

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOINSTITUTO FEDERAL CATARINENSESISTEMA INTEGRADO DE PATRIMÔNIO, ADMINISTRAÇÃO ECONTRATOS

FOLHA DE ASSINATURAS

Emitido em 25/03/2020

EDITAL Nº 5/2020 - CCPGE (11.01.03.47)

NÃO PROTOCOLADO)(Nº do Protocolo:

(Assinado digitalmente em 25/03/2020 14:43 ) FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA

SILVA COORDENADOR DE CURSO

1755556

(Assinado digitalmente em 25/03/2020 11:43 ) SIRLEI DE FATIMA ALBINO

DIRETOR GERAL

2105264

Para verificar a autenticidade deste documento entre em informando seu número: ,https://sig.ifc.edu.br/documentos/ 5ano: , tipo: , data de emissão: e o código de verificação: 2020 EDITAL 25/03/2020 947b7fb624