processo seletivo de transferÊncia externa · 5 as cruzadas podem ser entendidas como um movimento...

14
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/10/2013 CADERNO DE PROVAS INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição. Atenção: Assine no local indicado. 2. Não serão permitidos empréstimos de materiais, consultas e comunicação entre candidatos, tampouco o uso de livros e apontamentos. Relógios, aparelhos eletrônicos e, em especial, aparelhos celulares deverão ser desligados e colocados no saco plástico fornecido pelo Fiscal. O não cumprimento destas exigências ocasionará a exclusão do candidato deste Processo Seletivo. 3. Aguarde autorização para abrir o Caderno de Provas. Antes de iniciar a prova, confira a paginação. 4. Este caderno de provas é composto por 10 questões dissertativas, para candidatos ao ingresso na segunda série, por 12 questões dissertativas, para candidatos ao ingresso na terceira ou por 15 questões dissertativas para candidatos ao ingresso na quarta série. 5. Transcreva para o Caderno Definitivo de Respostas o texto que julgar correto em cada questão, não ultrapas- sando o espaço disponível. Não haverá substituição do Caderno Definitivo de Respostas por erro de transcrição. 6. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais. 7. A duração das provas será de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para transcrição das questões dissertativas para o Caderno Definitivo de Respostas. 8. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao Fiscal. Aguarde autorização para devolver, em separado, o Caderno de Prova e o Caderno Definitivo de Respostas, devidamente assinados.

Upload: doannguyet

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROCESSO SELETIVO DETRANSFERÊNCIA EXTERNA

20/10/2013

CADERNO DE PROVASINSTRUÇÕES

1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à suainscrição. Atenção: Assine no local indicado.

2. Não serão permitidos empréstimos de materiais, consultas e comunicação entre candidatos, tampouco o usode livros e apontamentos. Relógios, aparelhos eletrônicos e, em especial, aparelhos celulares deverão serdesligados e colocados no saco plástico fornecido pelo Fiscal. O não cumprimento destas exigências ocasionaráa exclusão do candidato deste Processo Seletivo.

3. Aguarde autorização para abrir o Caderno de Provas. Antes de iniciar a prova, confira a paginação.

4. Este caderno de provas é composto por 10 questões dissertativas, para candidatos ao ingresso na segundasérie, por 12 questões dissertativas, para candidatos ao ingresso na terceira ou por 15 questões dissertativaspara candidatos ao ingresso na quarta série.

5. Transcreva para o Caderno Definitivo de Respostas o texto que julgar correto em cada questão, não ultrapas-sando o espaço disponível. Não haverá substituição do Caderno Definitivo de Respostas por erro de transcrição.

6. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais.

7. A duração das provas será de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para transcrição das questões dissertativaspara o Caderno Definitivo de Respostas.

8. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao Fiscal. Aguarde autorização para devolver, emseparado, o Caderno de Prova e o Caderno Definitivo de Respostas, devidamente assinados.

HISTÓRIA – LICENCIATURA – NOTURNO (3ª SÉRIE)

1 Leia o texto a seguir.

Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revoluçãoindustrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Fran-cesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeucom as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu; mas tipo a França que fez suasrevoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tio ou de outro terem setornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes. Além disso, a política europeia (oumesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi em grande parte a luta a favor e contra os princípios de 1789, ouos ainda mais incendiários de 1793.(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p.71.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, relacione e analise ao menos 2 transformaçõesideológicas e políticas decorrentes da Revolução Francesa.

1 / 12

2 Leia o texto a seguir.

A relação capital pressupõe a separação entre os trabalhadores e a propriedade das condições derealização do trabalho. Tão logo a produção capitalista se apoie sobre seus próprios pés, não apenasconserva aquela separação, mas a reproduz em escala sempre crescente. Portanto, o processo quecria a relação capital não pode ser outra coisa que o processo de separação do trabalhador da proprie-dade das condições de seu trabalho, um processo que transforma, por um lado, os meios sociais desubsistência e de produção em capital, por outro, os produtores diretos em trabalhadores assalariados.A assim chamada acumulação primitiva é, portanto, nada mais que o processo histórico de separaçãoentre produtor e meio de produção. Ele aparece como “primitivos” porque constitui a pré-história docapital e do modo de produção que lhe corresponde.(MARX, K. O Capital. v.1, T.2. p.262.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, relacione e analise 2 elementos do processohistórico que caracterizam o processo de acumulação primitiva de capital.

2 / 12

3 O termo “índios”, utilizado pelos europeus para designar as populações que habitavam o continente ame-ricano no final do século XV, configura, no fundo, um “erro geográfico” e cria uma falsa sensação dehomogeneidade.Nesse sentido, aponte o “erro” e problematize, em linhas gerais, a diversidade de culturas presentes naAmérica quando Cristóvão Colombo desembarcou, em 1492.

3 / 12

4 Apresente as diversas formas de exploração da mão de obra na América colonial e as articule aos princi-pais setores econômicos desenvolvidos no processo de colonização.

4 / 12

5 As Cruzadas podem ser entendidas como um movimento de expansão das fronteiras da Cristandade, emum momento específico do desenvolvimento da sociedade medieval, durante os séculos XI e XIII. Essemovimento, rumo ao Oriente, tinha como objetivo a conquista de Jerusalém e, rumo ao Ocidente, da Pe-nínsula Ibérica.Com base nos conhecimentos sobre o tema, analise o contexto que possibilitou o surgimento das Cruza-das.

5 / 12

6 Segundo Alain Guerreau, entre os conceitos utilizados para definir a Idade Média, o de feudalismo é o quemelhor se enquadra, na medida em que, além de articular a sociedade medieval dentro de um sistema,possibilita, ainda, a construção de uma imagem explicativa a partir de um jogo de hipóteses mais próximoda realidade, assim, “...de todas as palavras possíveis, ela é que melhor indica que se trata de um sistema.”Demonstre como o conceito de feudalismo possibilita tal explicação.

6 / 12

7 No período em que o Brasil foi colônia de Portugal, a escravidão africana teve um papel significativo paraa consolidação do projeto de dominação português nessa parte das Américas. Embora fosse o tipo detrabalho predominante na colônia, não foi o único existente.Aponte as outras modalidades de trabalho que existiram ao longo do período em que o Brasil foi colôniade Portugal.

7 / 12

8 O processo de independência do Brasil é comumente datado a partir de 1808, momento que marca achegada da família real portuguesa ao Brasil. Nesse contexto, segundo alguns autores, o reino de Portugalparece ter sido relegado a um segundo plano, vítima do que se denominou a “inversão brasileira”.Explique o significado da expressão “inversão brasileira”.

8 / 12

9 A proclamação da República trouxe mudanças para a vida da população e gerou uma série de manifesta-ções de rebeldia em massa, que sofreram dura repressão. As 2 maiores manifestações foram a guerra deCanudos, na Bahia (1897), e a guerra do Contestado, no Paraná (1915). Para ambos os movimentos, umelemento teve peso significativo.Indique e explique esse elemento.

9 / 12

10 O estabelecimento da República permitiu que diversas oligarquias locais ascendessem ao poder, emâmbito regional, assumindo o controle da máquina administrativa e construindo mecanismos de consoli-dação de poder. A esse fenômeno a historiografia deu o nome de “Coronelismo”.Explique o significado dessa expressão.

10 / 12

11 Descreva a concepção de documento para a Escola Metódica.

11 / 12

12 Descreva a concepção de documento para a Escola dos Annales.

12 / 12