processo n.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas...

155
tf PROCESSO N.°_ QOQZBG -nri. ANO $> m SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA oo CM O co co LU o o cc Q. Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT INTERESSADO: - PROCEDÊNCIA: U^AL ~,-r /-> - / 7 -j DATA: ' Si REPARTIÇÃO: N.° DE ORDEM DO PAPEL: ASSUNTO: Solicita 2. :.-.. - 5.a. caOM ' .o flrrrv v --,, ^ EOS . Ic -.:,'. ^lo ao Conde^haat o,.-, n/07-': ftt.n.ri.^ _ ^ i i #J IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO «Vi

Upload: duongdieu

Post on 02-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

tf PROCESSO N.°_

QOQZBG

-nri.

ANO

$>

m

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

c© oo CM

O co co LU o o cc Q.

Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico,

Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT

INTERESSADO: - ■

PROCEDÊNCIA: ■• U^AL ~,-r /-> - /7 -j

DATA: ' Si

REPARTIÇÃO:

N.° DE ORDEM DO PAPEL:

ASSUNTO: Solicita 2. :.-..■■ - 5.a. caOM ' .o flrrrv ■ v --,, ^

EOS .

Ic -.:,'. ^lo ao Conde^haat o,.-, n/07-': ■ ftt.n.ri.^ _ ^

i

i

#J IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO

«Vi

Page 2: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

XJ.I

I (O!

CONDEPHAAT PROCESSO N.° £^£ 1^3

Ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo

- CONDEPHAAT Senhor Presidente,

Estão estabelecidas as seguintes características para o processo identificado pelo número acima.

Data de abertura o^joch^ Técnico

responsável OA^jh Scrulü? lu^~^r>

Posse atual da documentação iU^n^íz^yyC^^cy^ Setor «S^T/f-

Data Prevista para Encerramento

Processo apensado ao processo n.°

Processo de referência

o O

Pessoa Física. | Pessoa Jurídica. < Poder Público.

Nome fa^AA-yrC^^cKT- t/5 V) ' UJ

RG/ CNPJ

Telef. CEP

IU i Ender. Bairro

Z! Mun. UF

Ender:

Bairro: N.°do contribuinte

Município / s - i Município V í^^A^^ y™JZ> cód. n.°:

Denúncia Solicitação de regularização Pedido de Certidão.

Solicitação de informações N< Pedido de tombamento Retorno de informações (inf. Processo)

Solicitação de aprovação Pedido de qualificação como Estância Outra

Outra:

Projeto Informações Gerais Cartazes/ Painéis/ Anúncios Alteração Ambiental.

Obra Reforma Diretrizes Pesquisa Mineral

i m

Serviços de Conservação X Tombamento Demolição. Extração Mineral

Alteração do Sistema Viário Mudança de Uso Restauração Outro (especificar abaixo)

Outro: -

N.° Processo CADAN (Somente para Cartazes / Painéis / Anúncios)

o; i

Área natural.

K Edificação.

Núcleo Histórico.

Segmento Urbano.

Sítio Arqueológico

Bem Móvel.

Patrimônio Imaterial

Área envoltória de Área Natural tombada

Área envoltória de Edificação tombada. Área envoltória de Núcleo Histórico tombado. Área envoltória de Sítio Arqueológico tombado.

Outro.

São Paulo. ?5L de \/JJJM) de ZOt)^

-•-7 Assinatura

üS

Page 3: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO

do

Folha de informação rubricada fffe) n.e

n.° / (*>...

8

Interessado

Assunto

SÍNTESE DA DECISÃO DO E.CONSELHO DELIBERATIVO

ATA 167 DA SESSÃO DE 06.06.1 973

0 E.Conselho Deliberativo

decidiu, por proposta do conselheiro Profes -

sor Luiz Saia, abrir o processo de tombamento

da casa de Flávio de Carvalho, em Valinhos.

SE., em 07/junho/l 973.

SOLANGE TORRES Assessora

|000 - V-973 Imp. Serv. GráfSÇET

Page 4: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

40 TT FOLHA DE & PAULO São Paulo, quarta-feira, 6 de junho de 1973

Momentos de um Artista, por Flavio de Carvalho

Em 67, premiado pelo júri internacional da IX Bienal de São Paulo, Flavio de Carvalho foi cumprimentado pelo presidente da Republica, Mal. Costa e Silva, na inauguração oficial da manifestação.

M

A vida de um artista, quando ele é engenheiro ci- vil, arquiteto, pintor, escritor, nobre e Flavio de Carvalho, é mais ou menos assim como mostra esta pagina. "Um revolucionário romântico", disse dele uma vez também desaparecido Le Corbusier. Sérgio Milliet, também falecido, disse que o amigo nunca iria para o porão dos museus. E o professor Pietro Maria Bardi, diretor do MASP, o descreve como um ponto de partida.

Flavio de Carvalho fez a primeira manifestação de arquitetura moderna no Brasil em 1927, com o projeto do palácio do governo do Estado. O que nao ajudou muito o seu conceito, pois em 1931 quase foi linchado durante uma experiência de psicologia de massas que ele fêz numa procissão de Corpus Christi.

Em 1932, a polícia fechou o Teatro da Experiência, fundado por ele por causa da peça O Bailado do Deus Morto, provocando protestos de centenas de intelec- tuais do país. Dois anos depois, Flavio de Carvalho teria novos problemas com a polícia, que fechou sua primeira exposição de pintura no Club dos Artistas Modernos, fundado por ele em São Paulo.

Em 1938, Flavio de Carvalho ganhou uma medalha de ouro da Primeira Feira Industrial de São Paulo por um novo tipo de persianas verticais que ele inventou.

Vinte anos depois, numa expedição no Alto Amazonas, pelos rios Camanau, Demimi, Totobi e Negro, Flavio de Carvalho desentendeu-se com o chefe do grupo e fugiu. Escondeu-se num dos barcos e abriu fogo contra as outras embarcações. Depois, desafiou o chefe da expedição para um duelo, mas este não acei- tou e foi esconder-se no porão de seu barco.

Flavio de Carvalho gostava de recordar seus ancestrais: bisneto do Barão de Caruju (herói da guerra do Paraguai), descendente de Santa Isabel (rainha de Portugal em 1271), de Rodrigo Frolaz (primeiro conde de Castela, em 762), de Roderico (o único rei Visigodo da historia da Espanha, em 713), do Conde dos Arcos (sétimo vice-rei do Brasil), e sobrinho de Tiradentes.

\<y GOL^ifL o Flavio de Carvalho pelo escultor llie Gilbert, em 67.

■Em 72 veio a TV a cores e um problema: a transmissão de uma partida de futebol, para ser perteita, ■precisava d-; tonalidades fortes e bem definidas, principalmente nos jogos noturnos. A pedido da Folha Ide S. Paulo, Flavio de Carvalho propôs uma solução: com maquilagem no rosto, braços pintados de ■branco, calções compridos e muitas cores.

Em 56, Flavio de Carvalho, "'Vew Look, eo homem de saias e, por que não, a própria minisaia, que só viria anos depois, com Mary Quant. Sua coleção foi apresentada em Paris e Roma, onde Flavio organizou uma mostra no Galeria Obelisco. Na foto, ele com a atriz Kamala Devi, em Roma.

Frases de uma velha entrevista

A SOLIDÃO "Sou sempre só. As vezes me ressinto

disso, mas em geral estou muito ocupado para pensar. Também não sou feliz e, fre- qüentemente, tenho a impressão de que só tenho inimigos".

A FELICIDADE

"Só me sinto feliz quando encontro a solução que não achava, num quadro numa escultura, em nenhum trabalho. Depois de resolvido o problema, vai para o cemitério de idéias, nem penso mais nele".

A NÃO-MEMORIA

"Cultivo a não-memoria desde OS' 18 anos: acho que a memória é prejudicial ao raciocínio e desenvolvimento do pensamento".

O DESCONHECIDO

"A Ciência apenas arranha o des- conhecido, o que está por trós é tudo".

A INSATISFAÇÃO GERAL

"A insatisfação geral é o prenuncio da formação mental do homem do século XXI. O homem começa a perceber que a es- tereotipação do pensamento é nociva ao desabrochar do progresso. As revoltas mostram que o material de pensamento da Idade Médio está para desaparecer, tarde, mas definitivamente".

AS SAIAS

"O homem usar saias é um prognóstico' do que está acontecendo. Vivemos um momento pubere da Historia, em que há tendência de nivelamento entre o homem e a mulher, tendência revelada nas roupas. Entre os sumerianos e nos primeiros tempos de Roma, deu-se o mesmo fenômeno".

(N.R. — ditas numa entrevista em 1968)

Em 47, Flavio de Carvalho viu a mãe morrer. Agonia e Morte toram dois desenhos dessa Série Trágico. Eram ao todo oito desenhos, representando a agonia da mãe do artista. Foram expostos no Museu de Arte.

Seu saiote criou muita confusão na rua, naquele ano de 1956. Num de seus passeios para sentir areação do publico, Flavio ganhou um aliado inesperado: um motorneiro da CMTC, que saiu de braço com •le, anunciando sua adesão à nova moda. Flavio tinha 56 anos.

|Retrato de Wanda Joyce, feito em 1943.

4 »■

Flavio de Carvalho nos anos 20. Um dos nus que Flavio expôs no Auditório Itália, em 66

Uma de suas ultimas gravuras em metal, exposta na galeria Azulão.

Page 5: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

mm

Quarta-feira, 6 de junho de 1973 FOLHA DE S. PAULO 39

O valor de Emerson

para os

Estados Unidos ERNESTO ARDURA,

do IPS

Em meados do século passado, o escritor Ralph Waldo Emerson iniciou uma revolução espiritual que deveria exercer profunda influên- cia na literatura e pensamento de sua época.

Emerson foi o principal divulgador dos princípios de um movimento de renovação ideológica que recebera o nome de "transcen- dentalismo".

Tratava-se de um idealismo moderno, aplicado à jovem sociedade norte-americana. Entre outras coisas, significava uma afirmação do sentido espiritual da vida, transcendendo os limites estreitos de um simples materialismo.

Emerson propunha-se elevar o homem às suas possibilidades máximas de realizações es- pirituais. "O único valor do mundo é a alma atuante; nada pode trazer-nos a paz senão nós mesmos; nada pode trazer-nos a paz senão o triunfo dos princípios", dizia ele.

Como Emerson considerava que existia no homem uma essência divina, recomendava uma atitude dé profunda fé em si mesmo, pois essa fé segundo ele, é a certeza de que Deus fala intuitivamente em nosso espirito.

Outro aspecto básico de suas idéias é a importância da natureza como fonte de co- nhecimento e prazer espiritual. "Não somente o Sol e o verão, mas cada hora e estação rendem seu tributo de deleite... A natureza sempre ostenta as cores do espirito", escreveu ele.

Talvez o documento que melhor tenha ex- pressado as novas idéias ou pelo menos, que mais influenciou a consciência ideológica do po- vo norte-americano foi o discurso acadêmico que Emerson pronunciou na Universidade de Harvard, a 31 de agosto de 1837, e que ficou conhecido como "O Erudito Norte-Americano".

Segundo Oliver Wendell Holmes, "esta grande peça de oratória foi nossa declaração de independência intelectual" e para Lowell, "foi um acontecimento sem paralelos em nossos anais literários".

Neste discurso, como em diversas con- ferências que pronunciou à mesma época, como 'Autoconfiança", e outras que vieram integrar

sua obra "Ensaios", Emerson definiu os prin- cípios do transcendentalismo, ressaltando os valores espirituais e a dignidade do indivi'duo como base de sustentação da democracia.

Outros famosos escritores norte-ame- ricanos do século passado como Thoreau e

Bronson Alcott, foram também expoentes das idéias do transcendentalismo.

A grande influencia exercida por Emer- son devia-se não somente à penetração e agu- deza de seus conceitos filosóficos e sociais, mas também à sua forma literária. "Entre seus con- temporâneos, somente Melvilley Whitman, pos- suía uma destreza lingüística comparável à de Emerson", escreveu o professor Newton Arvin, em um ensaio crítico.

Ao contrário de suas idéias, a vida de Emerson não apresenta facetas transcenden- tais, podendo-se aplicar a máxima de que "as biografias dos grandes gênios são breves".

Emerson nasceu em Boston, em 25 de maio de 1803; teve uma infância muito pobre e carente, pois seu pai, pastor da igreja unitária, faleceu quando o filho contava apenas oito anos de idade. Estudou na Escola Latina de Boston e aos 14 anos, ingressou na Universidade de Harvard, onde se formou em 1821. Cursou, posteriormente, a Harvard Divinity School, ten- do sido aprovado, em 1826, como pregador da igreja unitária. Em 1829, foi nomeado pastor da segunda igreja de Boston. Mas sua carreira como ministro religioso teve curta duração, pois, em 1832, renunciou a essas obrigações, em virtude de sua independência de pensamento.

Em 1833, após viajar durante vários meses pela Europa, Emerson pronunciou sua primeira conferência pública, da tribuna da Sociedade de História Natural de Boston. Emer- son era um orador eloqüente, que causava gran- de impacto no público. A maior parte de seus ensaios foram, originalmente, conferências. Dissertou, com freqüência, não somente nas cidades da Nova Inglaterra, mas também em Cleveland, Cincinnati, Chicago, St. Louis, Madison e no oeste norte-americano.

Com o passar dos anos, Emerson foi ad- quirindo uma serenidade cada vez maior. Vivia em estreito contato com a natureza, em sua casa de Concord, Massachusetts, e este contato lhe proporcionou um sentido de harmonia do mundo, servindo-lhe como inspiração para al- guns de seus conceitos filosóficos e religiosos.

Por ocasião de sua morte, em 1882,-José Marti, um latino-americano que residia, à época, em Nova York, escreveu um artigo, que foi publicado em vários jornais do Hemisfério, no qual falava de Emerson "como de um astro, do qual emanava a luz. Nele foi inteiramente digno o ser humano".

Os ensaios de Emerson, bem como outros de seus livros, foram traduzidos para o espa- nhol, português e outros idiomas modernos.

Verificou-se, nos últimos tempos, uma tendência de esquecer o significado do "sábio de Concord". Orville Prescott, em artigo publicado no "The New York Times", afirma que "Ralph Waldo Emerson, apóstolo e supremo exemplar deste estranho fenômeno denominado transcen- dentalismo, parece ter pouco a dizer aos in- quietos cidadãos de um mundo mais obscuro do que jamais conseguiu imaginar".

Entretanto, verifica-se na juventude nor- te-americana da atualidade uma inclinação de retorno à natureza e de exaltação da vida es- piritual, que possuem uma certa identificação com as idéias expostas por Emerson.

Em Phoenix, Arizona, Me/isso Tarvir, de 3 anos, sobe numa mesa para escapar dos gansos. Mas, mesmo assim,

ainda quer lhes dar pipocas. AP

AS Morres ERôrcAs DE UM*G/GOí.cVOJJE NÃO PARAVA DE "TRABALHAR' cua. e tuyüQ

8UA ^v>3

JECE UAL ADÃO JúL I iri i JVi i ri * i y'! H i u AMANHA

- ÍICIUSI VIMCHIt HO CtNE ~

ROSSANA GHESSACLAUMOGAVMCANTE CuRfCJO « PWOJÇAO OGKuauCAO

ALBSTOnOAUSE-MAGNUSFILMES CINEWSTRI 181OO »TÍ |8 «NOS «COM COM .SACI O* AL

UDINDSOR

ELA PRECISAVA VIVER INTENSAMENTE PARA NÃO PENSAR! EDGAR FRANCO SUZANA GONÇALVES IRENE RAVACHE MARISA MAYER • IARA LINS

UM FILME DE MAURÍCIO NABUCO

CINEMA 0> horário» r filmes constantes desta pagina

- "■•■■ 'ume-.-':.'..:.. p.:;A lUmtit--»» f.xioiaoia.

CENTRO ' ALAMO. Rua São Joaquim,.

129. Tel. 278-6844. Con-Í denados da Prisão do infer- no. 18a. 18. 20 o 22 horas. AMÉRICA. Ruo Joaquim] Gustavo. 40. Tel. 37-7252. Fechado para reforma. ARCADES. Av. Ipiranga, 808.

! Cama com Música. 18a. Das 1 10 horas até às 24 horas. ART-PALACIO (s/São João). Tel. 239-3073. A Policia Agradece. Com Sartana cada bala é uma Cruz. 18a. Desde 9h30. ART-PALACIO (s/São Paulo) Av. SOo João', 419. Tel. 34- 1426. Os garotos virgens de Ipanema. 12h20. 14hl5. 16h 10. 18h05 20 e 22 horas. ARIZONA. Av. Rio Branco, 49. Tel. 220-4422. O Dólar Furado. O Herói de Esparta. 14a. Desde 9 horas. AUGUSTUS. Av. Rio Branco. 300. Tel. 221-0325. Assassino a Preço Fixo. 18a. 12. 14. 16. 18. 20 e 22 horas. ÁUREA STRIP SHOW. Rua Aurora. 522. Tel. 36-0535. No palco: Show de Strip- Teases. Na tela: Elas Vendem o Amor. Eu Te Amo Nathalie. 21a. Desde 9

BARÀO. Rua Bardo de Itape- tininga, 255, Tel. 239-4999. Toda Nudez Será Castigada. 18a. 12h. 14h. 16h. 18h. 20h e 22 horas. BIJOU. Praça Franklin Roosevelt, 172. Tel. 257- 2264. Investigações Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita. 18o. 14. 16. 18. 20 e 22 horas. BIJOU (s/Sérglo Cardoso). Praça Franklin Roosevelt, 184. Tel. 256-9298. A Noite dos Desesperados. 18a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22 horas. BOULEVARD. Ruo Antônio de Godoy, 83. Tel. 239-2418. Momentos Eróticos. 18a. Desde 9 horas. BRIGADEIRO. Av. Brig. Luiz Antônio, 884. Tel. 35-8433. Guerra e Homens (Segunda época). 18a. 13h. 16h30. e 20 horas.

BRUNI. Rua Dom José de Sarros. 306. Tel. 37-6733. O Castelo dos Amores Proibi- dos. 10. 12. 14. 16. 18. 20 e 22 horas. CAIRO. Rua Formosa, 401. Tel. 35-0530. Duelo em Cloy Citv. Chuck Mull o.Homem Vingador. 18a. Desde 9 horas. CANCAN. Rua Cons. Nébias, 199. Tel. 34-3307. O Muro dos Pecados. O Estranho Vicio da Senhora Ward. 21a. Desde 9 horas. CINESPACIAL. Av. SOo João. 1.465. Tel. 220-5228. Os Corsários da Ilha Verde. Li- vre. 14. 16. 18. 20 e 22

COMODORO CINERAMA. SOo João, 1.462. Tel.

220-1636. Os Dez Man- mentos. Livre. 12h30.

16h30 e 20h30. OPAN. Av. Ipiranga. 220.

Tel. 36-5329. O Homem de

La Mancha. Livre. 14. 16h40. 19h20 e 22 horas.

CORAL. Rua 7 de Abril, 394. Tel. 33-1466. O Destino que Deus me deu. 18a. 12. 14. 16. 18. 20 e 22 horas.

• i

ESPLANADA. Praça Júlio de Mesquita. Tel. 34-3918. Apocalipse Joe. O Ultimo Matador. 18a. Desde 9 horas. FLAMINGO. Rua Aurora. 753. Tel. 36-3439. Aido Escrava do Amor. 18a. 14. 16. 18. 20 e 22 horas. IPIRANGA. Av. Ipiranga. 786. Tel. 34-7020. Voo 502 em perigo. 18á. 12. 14. 16. 18. 20 e 22 horas. JÓIA. Praça Carlos Gomes. 82 — Tel. 37-6487. Fora das Grades. Tirania. 18a. Desde 12h20. LOS ANGELES. Rua Aurora, 501. Manon, a Pantera Nua. Naquele tão Quente Verão. 18a. Das 9 até ás 24 horas. MOULIN ROUGE. Rua Cons. Nébias. 211. Tel. 34-3307. Orgias do Nudismo. Strip Tease a Meia-Noite. 21a. Desde 9 horas. MARABÁ. Av. Ipiranga, 757. Tel. 239-3817. O Atentado. 18a. 10h40. 13. 15h20. 17h40. 20 e 22h20. MARROCOS. Rua Cons. Crispiniano. 352. Tel. 35- 4988. Queimada. 18a. 13hl5. 15h30. 17h45. 20 e 22hl5. MARROCOS (Pullmann). Rua Cons. Crispiniano, 352. Tel. 35-4988. Toda Nudez Será Castigada. 18a.-12. 14. 16. 18. 20 e 22 horas. J METRO. Av. São João, 781. Tel. 34-7030. A Essência de Um Roubo. 18a. 12. 14. 16. 18. 20 e 22 horas. METRÓPOLE. Av. São Luiz. Tel. 239-2848. Suplicio de Uma Vida. 18a. 13h40. 15h50. 17h50. 20 e 22hl0.

NITERÓI. Av. Liberdade. 531. Tel. 278-7986. A Paciência tem limites. 14a. Desde 12 horas. NIPPON. Rua Santa Luzia, 80. Tel. 239-2682. Reviravol- ta no Destino. .10a. 12h50. 14h40. 16h30.20hl0 e 22 horas. NOVO COMETA. Rua Aurora, esq. com a rua Cons. Nébias. Peça Perdôo a Deus nunca a mim. O golpe de John Anderson. A Amiga.

' 18a.desde 9 horas. OÁSIS. Praia Júlio Mesquita. 123. Tel. 33-4465. Seu Corpo por um capricho. Joko, in- voca a Deus... e mata. 18a. dos 10 até as 2 horas da manhfl OLIDO Av. Soo João, 473. Tel. 34-5202. Os mansos. 18a. 12 14 16 18 20 e 22 horas. OURO. Largo do Poissandu, 138. Tel. 37-0695. Cobaret, 18a. 13. 15h20. 17h40. 20 22h20. PAISSANDU (Sala Império) Largo Poissandu, 60. Tel. 239-1570. Aventura é uma aventura. 18a. 12h40. 15. 17h20. 19h40 e 22 horas. PAISSANDU (Sala Indepen- dência) Largo Poissandu, 60. Tel. 239:1570. Os Gortos Virgens de Ipanema. 18a. 12h50. 14h45. 16h40. 18h35. 20h30 e 22h30. PALÁCIO DO CINEMA (Sala Bretone) Av. Rio Branco, 425. O Jeca e o Bode. Um Dólar para Matar. 14a. desde 9 horas. PALÁCIO DO, CINEMA (Sala Normondie). Av. Rio Branco, 425. Mundo Quente a Noite. Billy, o Sanguinário. 18a. desde 9 horas.

PEDRO II. Rua das Timbiras. 144. Tel. 221-0639. Maria Bonita,, rainha do Cangaço. África Secreto. 18a. desde 9h20 f.jrtLLt (Muni aaia,. Largo do Arouche, 426. O Ato Final. 18o. 18.20 e 22 horas. PIGALLE (Sala Pigalle). Largo do Arouche, 426'. A Herdeira Rebelde. Livre. 14. 16. 18. 20 e 22 horas. PREMIER. Av. Rio Branco. 62. Tel. 239.5390. Vanessa, a Insaciável. 18o. 13. 14h50. 16h40. 18h30. 20h20 e 22hl0 RANCHO. Rua Cons. Couto de Magalhães, 140. Sinal Vermelho Aç Fêmeas. Sangue das Virgens. A Tentação entrou lá. em casa. 21a. desde 9 horas. REGINA. Av. São João, 1140. Tel-220-2737. Aventura é uma Aventura. 18a. 12. 14h30. 17. 19h30e 22 horas. REPUBLICA. Pçà da Republica, 365. Tel. 220- 4164. Sartana uma pistola e 100 cruzes. 14a. 14h. 16h. 18h. 20h. 22 h horas. RIO BRANCO (S. Azul). Av. Rio Branco, 500. Tel. 221- 4867. Betão Ronca Ferro. Tarzan. o Rebelde das Selvas, livre, desde 9 horas. RIO BRANCO (S. Vermelha) Av. Rio Branco. 500. Tel. 221- 4867. Vôo 502 em perigo 18a. 14 16 18 20 e 22 horas. SACI. Av. São João. 285. Tel. 34-6493. Que Assim Seja Trinity. DJongo e Sartana no dia da vingança. 14a. desde 8h30. SCALA. Ruo Aurora. 720. Tel. 32-6051. as 14. 15h30. 17 e 18h30: A Pequena Órfã. li- vre, as 20hl 5: E. O Vento Le- vou. 14a. TEXAS. Rua Roberto Simonsen. 88. Tel. 36-3856. As Viciadas. Quatro balas para Joe. 18a. das 9 àté as 24 horas. WINDSOR. Av. Ipiranga. 974. Tel. 37-7707. Duelo dos homens maus. 14a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22 horas.

AUTO- CINES MOON AUTO CINE. Av. Interlagos. 1570. Tel. 275- 2037. Diariamente às 18 horas. Sessão infantil. Livre. As 20 e 22 horas: Mimi, o Metalúrgico, 18 anos.

MOON AUTO CINE. (Pinheiros). Av. Jaguaré, 1.400. Tel. 275-2037. Diariomente às 18 horas. Sessão infantil. Livre. As 20 e 22 horas: O Móis Atevido dos Transolantes. 18 atlas..

AUTO CINE CHAPARRAL. Av. Marginal Tietê, 2.000. Tel. 295-3469. Flint. contra o gênio do mal. 10a. 20h. e 22 horas.

SNOBS AUTO CINE. Av. Santo Amaro. 5.462. Tel. 267-8455. A essência de um Roubo. 18a. 20h. e 22 horas

AUGUSTA PAULISTA E JARDINS ASTOR. Av. Paulista. 2.073. Tel. 287-4517. Os .garotos virgens de 'Ipanema. 18a. 14hl5, 16hl0, 18h05, 20h. e 22 horas. BELAS ARTES s/Vila Lobos. Av. Paulista, esq. c/Consola- ção. Tel. 288-3184. As 14hl0 el6hs. Assalto a brasileira. 18a. As. 18hl0, 20h20, e 22h30. A verdadeira historia do Barba Azul. 18a.

BELAS ARTES s/Portlnarl. Av. Paulista, esq. c/Consolacõo. Tel. 288 0886. Amargo' pesadelo. 18a. 13h40, 15h45. 17h50, 20h. 22h. e 1*

BIARRITZ. . Av, Brig. Luiz Antônio, 2.322. O destino que Deus me deu. 18a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22 horas. BRISTOL. Av. Paulista, 2.064. Tel. 288-1850. Maquina de> matar. 18a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22 horas. BRUNI VILA NOVA. Av. Santo Amaro, 764. A her- deira Rebelde. Livre. 18h20, 20h. e 21h40. CENTER IGUATEMI. Av. Brig. Faria Lima, 1.191. Tel. 282- 5642. Os garotos virgens de Ipanema. 18a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22 horas. COSMOS 70. Rua Augusta. 962. O gigante. Livre. 14h. 16h. e 18hs. Chamam-me Trinity. 10a. 20h. e 22 horas. ÇDEl REY. Av. Santo Amaro. 526. Tel. 80-5929. Sonhos de um sedutor. 18a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22 horas. GAZETA. Av. Paulista, 900. Tel. 287-7908. Os garotos virgens de Ipanema. 18a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22 horas. GAZETINHA. Av. Paulista, 900. Tel. 287-7819. O homem de La Mancha. Livre. 14h. 16h40. 19h20 e 22

GAZETAO. Av. Paulista, 900. Tel. 287-6613. Aventuro é uma aventura. 18a. 14h30, 17h. 19h30 e 22 horas. IGUATEMI. Rua Iguatemi. 1.911. Tel. 282-5162. Aventura de Darwin. Livre. 14h30, 16h20. 18hl0, 20h. e 22hl5. LUMIÉRE. Rua Joaquim Floriano, 39. Tel. 282-8323. Cabaret. 18a. 13h. 15h20, 17h40, 20h. e 22h20.

tIBERTY. Av. Paulista. 2.064. Tel. 288-1788. O ultimo Don Juan. 18a. 14h. 176h. 18h. 20h. e 22 horas. MARACHA. Rua Augusta. 778. Tel. 256-4657. Refugio Seguro. 18a. 14h. 16h. 18h., 20h. e 22 horas.

MAJESTIC. Rua Augusta, 1.475. Tel. 287-6390. V60I 502 em Perigo. 18a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22 horas". ORLY. Rua Augusta, 2.075. Tel. 282-0213. Herdeira re- belde. Livre. 14h30. 16h20, 18hl0. 20h. e 21h50. PALMELLA. Rua Pamplona, 1.418. Tel. 287-1Q61. Os garotos virgens de Ipanema., 18a. 14h. 16'h. 18h. 20h. e 22

PARK. Rua Augusta. 1.823. Tel. 80-8079. Aventura é uma aventura. 18a. 14h30, 17h. 19h30. e 22 horas. PAULISTA. Ruã Augusto. 1.776. Tel. 287-8626. A essência de um Roubo. 18a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22

PAULISTANO. Av. Brig. Luiz Antônio. 2.344. Tel. 288-;

3709. Ensina-me a viver. 18a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22 horas. RIO. Av. Paulista. 2.073. , S/Conjunto Nacional. Duelo dos homens Maus. 14a. 14h. 16h. 18h. 20h. e 22 horas. VILA RICA. Av. Santo Amaro, 517. Tel. 267-6896. Os goro- tos virgens de Ipanema. 18a. 14hl5. 16hl0, 18h05, 20h. e 22 horas.

OUTROS BAIRROS ABAE1Ê. Rua Garibaldi, 292. Tel. 51-4090. O maior espe- itoculo da terra.J.ivre. 20hl 5.

irAJBimiui !■«! I 'lUfNTUOF" CEST LAVENTURE"

ClAlItmiKH ÍNESIKIIIM.KI liMftlEItttyilUI ■sim. MU Muninct UIHll KSILHIÍIU HMtU unsm N

mm: mi NICOLE COUBCEL

LINS VENMA HAELES DENNER

WMEJÉt M TMÕt OS MttU WMri

mm íMãH3EMSH23a

A AVENTURA É UMA AVENTURA — Nos cines Gazetão, Poissandu e Park, "A AVENTURA É UMA AVENTURA", filme de Claude Lelouch distribuído pela Condor Filmes e inter- pretado por Jacques Brel, Johnny Hatlyday, Lino Ventura e Charles Denner, Filmado em vários paises, narra as peripécias de um grupo de aventureiros desiludidos com assalto a banco: meio descrentes do assassinato pago, que se dedicam a provocar revoluções e reviravoltas politicas como meio de vida, sendo muito bem sucedidos nesta nova empreitada.

DUELO DOS HOMENS MAUS— Lee Van Cleef, James Mason eGina Lollobrigida são os principais interpretes do diverti- do bang bang italiano, "Duelo dos Homens Maus" que a Columbia exibe nos cines Windsor e Rio. Narra as diverti- das aventuras de dois bandos rivais que vivem se cruzando e roubando um do outro, o produto dos roubos que fazem em bancos do velho oeste. E em todas as vezes uma bela mulher — Lolô, obviamente — cruza no caminho dos pis- toleiros, levando vantagem financeira no negócio.

SACCO E VANZETTI — A próxima grande iitraçãodos cines Gazeta, Barão e Marachá é "Sacco e Vcnzetti", humano filme de Giuliano Montaldo, que narra com lances dramá- ticos a odisséia de dois italianos anarquistas, vitimas de um dos maiores erros judiciários da his:oria moderna. Ambos expiaram na cadeira elétrica por um crime que não cometeram, para atender a interesses políticos de momento, transformando-se, na opinião do^Presidente Franklin D. Roosevelt. "no delito mais atroz cometido neste século pela justiça humana". O filme ganhou prendo nos festivais de Cannes e Moscou. É distribuído pela CoVtdor

equenos 18h30 e

Cotoxó. |i872. Roy

14a.

ALADIM. Av. C Tel. 295-2033 um homem assassinatos ?Ir ir. ALVORADA. Ri

: 1.013. Tel. 6. Bean, O homem :jia Lei. 19h20. e 21h30 AMAZONAS. Peça Podre Damiõo. Tel 63 7731. Que assim seja Trinity. Melody (quando bro* amor). 10a. 14h30, 18h03. 21h40. ANCHIETA. Rua Silvio Bueno, 204. Tel. 273-654'. A Policia agradece. O transplante. 18a. Desde 14hl0. APARECIDA. Av. Jaçanã, 635. Os machões Desafio a Bola. 19h30. ASTRO. Av. Cupecê. 1925. A Verdadeira Historia de Mac- beth. O Arqueirò -de fogo. 14a. 18h30. BRASILANQIA. Rua Parapuã, 1759. quando os Valentes Morrem. Deliciosos Loucuras |de Amor. 18a. Desde 19

BRUNI BRÁS. Av. Celso Garcia, 609. Joka invoca a Deus e Mata. Toda Nudez será Castigada. 18a. Desde 14 horas.

.BRUNI SANTO AMARO. Av. Adolfo Pinheiro, 38. A Herdeira Rebelde. Ringo era séu nome, 14a. 18h30. 20h10 e 21 horas.- CAPRI. Rua Domingos de Morais, 348. Herdeira Rebel- de. Torzan, o Terror do Deserto. 10a. 18. 20 e 22 horas. CARRAO. Av. Cons. Carrão. .1741.. 295-3003. Sonhos Alucinantes. Desejos Insaciáveis. 18a. 19h30 e 21 horas.

MODAS INFANTIS

ATtÜ I0L0 DE GARANTIA

AGORA TUDO A CRÉDITO

CENTER LAPA. Rua Guaicurus, 465. 260-4285. Essa Pequena é uma Parada. 10a. 14. 16. 18. 20 e 22

CINEMAR. Av. Adolfo Pinheiro, 104. Tel. 269-1318. Assim nasce um homem. Guerra entre homem e mulher. 18o. 14hl0, 17h50e 21h30. CLÍMAX. Rua Espirito Santo, 330. 278-0674. A Policia Agradece. 18a. .18. 20 e 22 horas. CRISTAL. .Rua Tomotuó 317. 221-4515. Deus os Cria eu os Mato. Universo Proibi- do. 19h30. ESMERALDA. Av. Gen. Olimpio da Silveira. 51-7414. Amargo Pesadelo. 18a. 17h50. 20 e 22 horas. ESTCRIl Av. dos Auíórjòmistas, 2393. Lati- tude ,-vZero.. Trafic. 10a. 19rr30;. '• ' ESTRELA. Av. Bosque da Saúde, 18. Tel. 275-7225. Toda Nudez será Castigada. Barraca. 18a. 19h50. FONTANA. Av. Celso Garcia, 243. 92-4273. O Amor esse Desconhecido. O Homem de Negro. 18o. 14. 16. 18. 20 e 22 horas. FESTIVAL. Rua Dr. Lacerda Franco, 60. Tel. 80-9786. A Policia agradece. 18a. 18hl0. 20h. e 22 horas. FIAMETTA. Rua Fradique Coutinho, 361. A Herdeira Rebelde. Livre. 16. 18 e 20 horas. •• FLORIDA. Rua Turiassu. 734. Tel. 262-0110. A Viuva Virgem. 18a. 14. 16. 18. 20 e 22 horas.

GLAMOUR. Rua Batista, 50. Osasco. O Circo dós Vampiros. O Pária. lQa. 14-, 17h30 e 21h20.

Teí. 286-0583. Que Assim Seja Trinity. Circo do Século. 10a. 14h30. 18 e 21h30. GUARUJA. Av. Santo Amaro. 1064. 267-2820 14. 16 e 18. horas. Aventura do Tio Maneco. Livre às 20 e 22 horas. Os Machões. 18a. GRAUNA — Av.Santo Amaro, 1753. Tel. 267-1279 — Brutal Beleza. 18a. 20 e 22 horas. HAWAY. Rua TuriaMu,, 734. Tel. 62-0404 — Queimada. 18a. I3hl5. 15h30. 17K45. 20 e 22h15. HOLLYWOOD. Rua Volun- tários da Pátria, 9.192. Tel. 227-5454. Assim nasce um homem. Um sonho de Reis. 18a. 14h. 17h50 e 21h40. IMPERADOR. Rua Brigadeiro! Jordão, 598. Tel. 273-3218. Essa Pequena é uma Parada. 19hl5 e 21hl5. JACIMAR. Rüa N. S. da Lapa," 280. Quando os Deuses Adormecem. 18a. 14. 16. 18.; 20 e 22 horas.

JADE. Av. Dona Eugenia Machado da Silva, 43. Tel. 49-0593. Paraíso das Sol- teirohas. O ultimo salto. 18a.

a horas. JAMOR. Rua Domingos de Moares, 2833. Tel. 70-9991. Assim Nasce um Homem. 18a. 19h45 e 21h45. JAPI. Rua Emílio Morengo.f 511. O Golpe de John An- derson. Criaturas que o Mundo Esqueceu. 18a. 19h30. JARDIM. Rua Fradique Coutinho. 377. Tel. 282- 1953. Toda Nudez será Castigada. 18a. 14. 16. 18 20 e 22 horas. LAPENHA. Rua Campos Sales, 2 e 4. São Miguel Paulista, A balada dos in- fiéis. Boraka. 18a. 19h30.

MARACANÃ. Rua Salvador Simões. 436. Tel. 273-3829. Brutal Beleza. Bronson, o aventureiro. 18a. 18h20, 20hl0 e 22 horas. MORUMBI. Av. Morumbi. 8.704. Eram os Deuses Astronautas? Livre. 18h. 20h. e 22 horas. NACIONAL. Rua Clélia, 1.577. Tel. 62-7299. Roy Bean, o homem da Lei. Fujam Sartana Chegou. 14a. Desde 18hl5. NILO Av. Jabaquara, 123.: Tel. 275-5697 Memórias de um Gigolo. 18a. 19h30 e 21h30 NOVO SAO GERALDO Tra- vessa N.S. da Penha 21 Tel. 295-6826 Roy Bean, o (Homem da Lei. Uma casa sob as Arvores. 14a. desde 14 horas. OURO VERDE Rua da Mooca 1519 Tel. 292-4393 Vamos Fazer o Amor. O Louco Desejo. 18a. 15 17 19 e 21 horas. PALADIUM Av. Francisco Morato. 3390 A Balada dos Infiéis. Amores de um demônio. 18a. 19hh30 PATRIARCA. Rua do Ora- tório, 890. Tel. 93-4043. Assim nasce um homem. Falto alguém para morrer. 18a. 18h30. PMATINÍNGA Av. Rangel Pestana 292-1226 O Passageiro da Chuva. Um Homem Chamado ■ Sabata. 18a. desde 14 horas. PLAZA. Praça 13 de Maio, 490. Uma pistola para um covarde. Vinte oito minutos de Suspenso. 1 Ba. Desde 14 anos.

PRATA Av. Júlio Buono, 1842 Escravas Brancos no Merca- do Negro. Profissionais da Matança. 18a. 19h30

1.075. T«l. 227-0886. A vingança de Ulzana. Amo- tinados do presidio. 18a. 18 horas. ROMA Rua Mendes Jr. 711. 92-4490 Gringo, o Matador. Viver as Noites Proibidas. 18a. 19hl5 e 21hl0 ROXI. Av. Celso Garcia, 499. Tel. 92-1289. Quando as lendas morrem. Tudo come- çou assim. 14a. Desde 14h30. SAN REMO Rua Domingos de Mortas, 770 71-0964 Sombra de um Sorriso, escondia um Tormento. 18a. 14 16 18 20 e 22 horas. SAO JOÃO. Rua Dona Matil- de, 171. O poderoso Frank Mannata. Prisioneiro do Desejo. 18a. SAO JORGE Rua Maria Carlota 879 295-4815 Fúria de Pistoleiro. Quando Tu não está. Livre. 18h30 SAO SEBASTIÃO. Rua Maria Carlota. 870. Tel. 295-4815. Fúria de pistoleiro. Quanto tu não estás. Jjvre. 18h30.

SABARA Rua Domingos de Moraes 1999 70-1775 Roy Bean, o Homem da Lei. 14a. 19h30 e 21h30 SAPOPEMBA Av. Sapopemba 7900 Os Cowboys. Os Dois Trapaceiros. SOL Av. Gen. Ataliba Leonel 298-4053 Dracula no Mundo da Minissaia. Movidos pelo Ódio 18a. 19h30 TROPICAL. Rua Roma'. 731. Tel. 260-2004. Quando os Lendas Morrem. 14a. 19h30 e 21h30. UNIVERSO Av. Celso Garcia 378 292-5578 Latitude Zero. Quando o Amor é Cruel 10°. desde 13h40 VALPARAISO Av. Tucuruvi 208 298-6849 Dois Trapaceiros da Pesada. 18a. 19h30 e 21hl0 VITORIA Av. Álvaro Ramos 2250A 292-959? Sedentas de Amor. DJango Pistoleiro Implacável. 18a. 19 horas.

YARA Av. dos Autonomistas 46-7718 Condenados peld Sexo. A Noite do Prazer 19h30 e 21hl0

CAMPINAS ALVORADA. Rua Regente Feijó, 377. Anjos infernais. 14a. 14h30, 20h. e 22 horas. BRASÍLIA Ruo Barreto de Leme 931 A Marca do Brutalidade. 18a. 14 16 20 e 22 horas CARLOS GOMES Ruo Campos Salles. 605 Tel. 92112 A Caso que pingava 'Sangue. 18a. 14 16 20 e 22

JEQUITIBA Rua Anchieta 1 9- 4859Divida de Sangue. 14a. 14 16 20 e 22 horas. OURO VERDE Rua Conceição 269 Duelo dos Homens Maus. 18a. 14 16 18 20 e 22 horas. REGENTE Rua Regente Feijo 1305 A Ultima Sessão de Cinema 18a. 14 16 18.20 e 22 horas. SAO JOSt. Rua Paulo Bueno. 992. Tel. 9-6973. Divida de Sangue. 14a. 19h.* e 21 horas.

WINDSOR Rua General Osório 931 9-7336 Liberdade para as Borboletas 18a. 14 16 18 20 e 22 horas.

GUARULHOS SAO FRANCISCO. Rua Tereza Cristina. 51. Tel. 39- 0922. Um pouco de sol na água fria. Suécia, inferno ou paraíso. 18a.

RIBEIRÃO PIRES CINE TEATRO BRASIL. Rua Capitão José Gato, 170. Tel. 459-1580. O donzelo. 20hl5.

SANTO ANDRÉ ART. Ruo Ester, 360. Te. 44- 1330. Um Punhado de Fêmeas. O Muro das Mora- vilhas. 19h30. CARLOS GOMES. Rua Sena- dor Flaquér, 110. Tel. 444- •4110 — Suplicio de uma Vi- do. 18a.

PORANGA. Aru a Lourena, I 995. Tel. 446-1396. A Teia de Aranha Negra. Sempre Tuo I Mas infiel. 19h45,

<Gdreti, 112. Tel. 446-1313. Assim Nascem os Heróis. O •Velho e o Galo. 19h45. ROXI. Rua Inglaterra, 7. Tel. 46-3718. Minha pistola nunca falha. 18a. TAMOIO. Ruo Cel. Seabra, 251. Tel. 444-4149. V.Alzira Chamaram-me Trinity. Joe Cacker e o Grupo da Pesada. TANGARA. Ruo Cel. Oliveira Lima 54. Tel. 444-2567. Maridos em Ferias no mes das Cigarras. 13h30. 15h30 e 20hl5

SÃO BERNARDO SAO BERNARDO. AP.ua orechal Deodoro. 1 229. O Circo dos Vampiros. Os Qua- tro Picaretas. 18a. 14. 17h30 e 21h20.

SÃO CAETANO LIDO. Rua Manoel Coelho, 506. Tel. 442-2589. O Insaciável Marques de Sode. lt. a. 19 e 21 horas. MAX. Av. Conde Francisco Matarazzo, 190. Tel. 442- 1963. Deixe-me nascer. 14a. 19h. e 21 horas. PRIMAX. Ruo Amazonas. 1.092. Tel. 442-2831. Perseguidor implacável. Conjunto de espiões. 18a. 19h30.

SAO CAETANO. Rua Carlos de Campos, 120. Quando o bravo empunhou o colt. Os violentos. 14a. 19h30. VITORIA. Rua Baraldi. 651. Tel. 442-1698. A Divina Ira. 14 a.

SANTOS BRASÍLIA. Av. Pedro Lessa. Obsessão de um sádico. 18a. 20h. e 22 horas. CAIÇARA. Av. Cons. Novlos, 281. As 14 e 16 hs: Solve-se Quem Puder. Livre. As 20 e 22 hs: O Ventre Negro da Tarantula. 18 a. CARLOS GOMES. Rua Lucas Fortunato, 517. Quando o carnaval chegar. Livre. 20h. e 22 horas.

CINEMA. Av. Vicente de Carvalho, 19. Tel. 4-51*1. Ato Final 18 a. 15; 20 e 2.\

Bueno, 237. A tenl melho. 14a. ISh. lírj horas. GONZAGA. Av. A ia 180. Império de vingança. 14a. 15h. 20h. » 22 horas. GUARANI Praça dos Andra- idas, 100. Armadilha do I Destino. Enquanto durou o nosso amor. 18 a. Desde 12 |

INDAIA. Av. Ana Costa, 429. I 0 Poderoso Chefão. 18 a. [ Í4h30. 18 e 21 horas. INDEPENDÊNCIA. Av. Ana I Costa, 525. Tel. 4-9Í80. Oe Mansos. 18 o. 15h30, 20h30 e 22 h30. IPORANGA. Av. Ana Costa. I A tenda vermelha. 14a. ISh. 19h45 e 22 horas. ITAJUBA Av. Pres. Wilson, ,1955. Paixão de um Homem, j 14 a. 20 e 22 horas. OURO VERDE. Rua Carvalho Mendonça, 295. Roleta Russa. 18a. 20h. e 22 horas. PRAIA PALACT Av. Ana Costa 110. As Filhas de' | Dracula. 18 o. 15, 20 e 22. horas. ROXI. Av. Ana Costa, 433. Como agarrar um Espião. 14; a. 15, 20 e 22 horas. SAO JOSt. Rua Campos ] Melo, 170. Raposa do Rabo de Veludo. 18a. 20h. e 22 horas.

SÃO VICENTE

CINEMAR. Av. Benjamim I Constant, 12. O Agente Posii | tivo. 20 e 22 horas.

JANGADA. Av. Martim I AfoniD, 451. Tel. 3-4222. O agitador. 18a. 20h. e 221

1 horas. MARACANÃ. Rua Campos I Salles, 222. Fogo. 18a. JOh. e 22 horas. V PETROPOLIS. Av. Antônio | Emeriçk, 665. Os pistoleiros de Boot Hill. 18a. 19h45 e 21h45. SAO JORGE. Gringo, o ma- tador erótico. 20h30.

BOLSA DE CINEMA Resultados das porcentagens segundo numero de pessoas que opinam nas casas lançadoras.( A classificação que aparece na primeira coluna baseia-se nos Índices "ÓTIMO" e "BOM"

FILMES BRASILEIROS ÓTIMO BOM REGULAR MAU

l.o—Os garotos Virgens de Ipanema "comédia" (Art Palácios S.Paulo) 49,2% 39,7% 9,5% 1,6% 2.0 —Os Mansos "comédia" (Olido) 34.6% 45,9% 13,6% 4,9% 3,0 Toda Nudez será Castigada "drama" (Barão, Marrocos-Pullman) 24,3% 33,1% 30,4% 12,2%

FILMES DA SEMANA

l.o-EO Vento Levou "drama" (Scala" 75,0% , ?5.0% 0.0% 0 0% 2.o — Os Dez Mandamentos "drama" (Comodoro-Cinerama) 88,3% 10,6% 1.1% 0,0/o 3.o -Cabaret "aventura" (Ouro) 67,5% 26,9% 3,2% 2.4% 4.0 — O Homem de La Mancha "musical" (Copan, Gazetinho) 62,5% 27,3% 9,1% 1,1/o 5,o — Ensina-me o Viver "drama" (Paulistano) 55,1% 30,3% 6,4% 8.2% 6.0 — Vôo 502 em Periqo "aventura" (Ipiranga, Majestic, Rio Branco s Ver-

melha) 55,9% 29,4% 8,8% 5,9% 7,o —Suplicio de uma Vida "drama" (Metrópole, Astor) 29,6% 55,6% 13,0% 1,8% 8.0 —Os Corsários da Ilha Verde "aventuro" (Cinespocial) 40,0% 44,0% 12,0% 4,0% 9,o —Cama com Musica "comédia" (Arcades) 37'1°/° j6'8^ ,2,.'!/° 4'0»4

10.O — Aventuras de Darwin "aventura" (Iguatemi) 45,7% 34,3% 17,2% 2'8/° 1 l.o — Amargo Pesadelo "drama" (Belos Artes s/Portinari) 41,1% 37,7% 13,0% 82/° 12.0 —Mimi, o Metalúrgico "drama" (Moon Auto Cine) 28,8% 46,4% 16,8% 8,0% 13.o — A Verdadeira Historiado Barbo Azul "drama"

(Belos Artes s/V.Lobos) 10,9% 54,7% 25,0% 9,4% 14.0 — A Essência de Um Roubo "aventura" (Metro) 24,0% 37,3% 30,7% 8,0/» 15.0 —Maquina de Matar "drama" (Bristol) • • • ■ 9,8% 47,1% 19,6% 23,5/o 16.0 —O Castelo dos Amores Proibidos "drama" (Bruni) 22,5% 28,6% 30,5% 18,4% 17.o — O Mais Atrevido dos Transplantes "comédia" (Moon Auto Cine Pinheiros) 16,3% 29,1% 29,1% 25,5% 18.0 —Duelo dos Homens Maus "aventuro" (Windsor, Rio) 24,2% 15,2% 48,5% 12,1% 19.o —Refugio Seguro "drama" (Marachá) 15,4% 23,1% 19,2% 42,3/. 20.O —O Último Dom Juan "comedia" (Liberty) 4,3% 34,0% 38,3% 23'4^° 21,o — O Destino que Deus me deu "aventura" (Coral) 7,3% 23,6% 36,4% 32,7 A

, ;_ *

Page 6: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO

n-jft Folha de informação rubricada

do£JLQQ.*.G.QI&SEflMI.n.° 00££6/..Z3. (a)

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho, em Valinhos.

Comissão Téc. de Estudos e TonibãRíentos

S. L, emo^ de oç> 19 "rê.

» i iw o! isvEog mm*' ■ J Secretóri8-EnciUi*o

2.000-V-973 Imp. Serv. Gráf. SCET

Page 7: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

^ documento^ ***> ^ jk

Segue***^..., juntada nesta data, » rubricadeJü sob n.°..*?...Â..J..(/,.., f *^ih!k „ ,tdp ipformacão

Page 8: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

"3SÍC>KK> DO 2.0 OFÍCIO

PM.MKJ 0^ iUCT^

_ CAWf

JUÍ/O i)i^ DIREITO DA PRIMEIRA VARA CÍVEL UEbTA CULiR^A DE=

CAM1 INiih E TADO DE SÃO PAULO

■ SEGUNDO CARTÓRIO DE NOTAS E OFÍCIO DE JUVflÇA =

Campinas, 2 de Julho de 1.973.

SR. JUIZ:-

Com o presente estou remetendo- -

lhe cópias em forma de exeroxcópia extraidas dos autos -

de Arrecadação, sob n2 G70/73, tudo de conformidade com-

o respeitável despacho proferido pelo MM. Juiz de íJirei-

to em Exercício na Primeira Vara Cível, Doutor Francisco de Paula Sena Rebouças em data de 2 de julho de 1.973.

Aproveito o ensejo para reiterar-

a V. Exa., os protestos de elevada estima e distinta con

sideração.

SETULICMrtSA SILVA 2.0 OF. JUSTIÇA.

AO .

Exmo. Sr. :;'

Dr. Juiz de Direito da 3^ Vara da Família e das Sucessões

de São Paulo.

SÃO PALLQ - CAPITAL.

cr

Page 9: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

L SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES E TÜRI

CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO,

ARTÍSTICO E TURÍSTICO DE SAO PAULO - CONDEPHAAT

são Paulo, 28/junho/l 973.-

Ofício SE-77/73 Af n , \r, * " tio * Proc.CONDEPHAAT-00286/73 ™ Wl****** }L—

Meritissimo Juiz de Direito / ^ •

• Y

•49 • Tenho a honra de comunicar a Vossa

Excelência que foi aberto no CONSELHO DE DEFESA DO PATRI-

MÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO, ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO

ESTADO - CONDEPHAAT -, o processo nC 00286/73, relativo -

ao TOMBAMENTO da casa de FLÁVIO DE CARVALHO, em Valinhos.

Na conformidade das disposições con

jugadas da Lei nfi 10 247, de 22 de outubro de 1 968,do De-

V creto de 19 de dezembro de 1 969, do Decreto-lei n2 149,de

15 de agosto de 1 969, e dos demais diplomas legais aplica

veis à espécie, iniciado o processo de tombamento, o valor

^ • cultural fica, de imediato, sob a tutela estatal.

Nessas condições, para que as pres-

crições normativas sejam dinamizadas, torna-se imprescindí

vel, inicialmente, a efetivação de uma vistoria a ser leva

da a efeito pelos órgãos técnicos do CONDEPHAAT, razão por

que solicito os bons ofício de Vossa Excelência no sentido -

de ser facilitado o trabalho do portador deste, arquiteto

Professor Carlos Alberto Cerqueira Lemos, membro da Comis-

são Técnica de Estudos e Tombamento da SECRETARIA-EXECUTI-

VA DO CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO,ARQUEOLÓ-

[; SJWO. IIW72 lmP- *«*■ G"'1 SCET

Page 10: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

..?

^Jw^o^

(A-F :NS5^W'.UU**M

\

.A •» •" --

" ' ' '

C< )::::' ...

Page 11: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

tSffeBk SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO/^ P>J'líM CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO, [yf ^SÍÍ\^ f> ARTÍSTICO E TURÍSTICO DE SAO PAULO - CONDEPHAAT

.2.

GICO,ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO - CONDEPHAAT -.

Agradecendo a atenção que se dignar

dispensar, aproveito a oportunidade para apresentar a Vos-

sa Excelência, os protestos de minha, alta consideração.

\

C\nv ÇV V—O

RUY DE AZEVEDO MARQUES Seçretário-Executivo

A Sua Excelência o Senhor Doutor JOSÉ AUGUSTO MARIN

Meritíssimo Juiz da 1* Vara Civil de CAMPINAS

V/»-111-972 Imp. Sw». 0«f. SCET

Page 12: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

• - ■ •'» - .' --.. ... . ■-■■■* -_>-* ..]*»»*,.. ....

.?

•'■7/" y^á^ , yv

/) flü. /£// (/ // j" - cUi^ 1>4H„ L

J)

■^ - A

/ /

SslS-- «-v.

A&^CL* AM<^ r-v' <*—<-^ >r*7

^

*>

c> .

Vi ô^A-CC £>{-.>?<„ « J£t(AA-- C^ V. -<-

<V^AAJUA\>-^ ^<-A_ d *_, . 1 / />

do Ut_-

1 /

C\^£^-.-1 -rXS^tAs^ .

?) o n l/O-t-^ '•wfc. e c«.

i^A/ ^VCVK^ -ÍAKA {\'\ . st.

\ ■

")/ 1A** 1&__ 4v

*) ' ' ' 0 >. ;<t/

Page 13: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

í-N-V

Y •

T u(

-/. n t (,<c ,

u»- /'

K\M v "»-*r '•' ,..c.

í! tftó«.& . O 7-/0 )-/[) ? -

'■.). /'/»

r

f •• * • ■

i

Page 14: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO

do..

Folha de informação rubricada sob n$. J...CI...

„p^í3^±kí; n°...£ÍÃ../..2...â. (a) )âÚL

Interessado

Assunto

Ao E. Conselho Deliberativo

S.E., em 3 / /* I 19^3

|Ru| dé AzlveVlo Marque Secretário Executivo

y^-n

2.000 - V-973 Imp. Serv. Gráf. SCET

Page 15: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

\

documento / /

Segue .r, juntada nesta data, _ rubricada sob n.° fi i"'

Jft, em..

folh4". .. .de informação >~**X / .-*

cã ^TziMk ..de _.

(a)..

Page 16: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO

Folha de informação rubricada sob n.° '....'

^y,P.ç, CQimEPHAATn Q...QQ2.8.6 / 73 (a) „

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho, em Valinhos.

SÍNTESE DA DECISÃO DO E.CONSELHO DELIBERATIVO

ATA 169 DA SESSÃO DE 04.07.1 973

0 E.Conselho Deliberativo

aprovou a proposta da Secretaria-Executiva,no

sentido de ser oficiado o Juízo da Capital.

SE., em 04/julho/l 973.-

SOLANGE TORRES Assessora

2.000 -V-973 Imp. Serv. Gráf. SCET

Page 17: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Ls

W

São Paulo, 05/julho/l 973

Oficio SE-82/73 Proc.CONDEPHAAT-00286/7 3

Meritissimo Juiz

Tenho a honra de encaminhar a Vossa

Excelência o incluso oficio do Juizo de Direito da Pri-

meira Vara civil da Comarca de Campinas, que veicula có-

pias de peças extraidas dos autos de Arrecadação na 670/

73, que se processa perante aquele Juizo e Cartório do

Segundo Oficio e Notas.

Na conformidade do que consta do o-

ficio SE-77/73, de 28 de junho do ano em curso, do CONSE

LHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO, AR-

TÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO - CONDEPHAAT -, dirigido-

ao Meritissimo Juiz da Primeira Vara civil de Campinas,a

casa de Flávio de Carvalho, em Valinhos, encontra-se sob

processo de TOMBAMENTO, exigindo, em obediência às pres-

crições normativas aplicáveis à espécie, a providencia -

de uma vistoria preliminar.

Considerando que o inventário dos

bens deixados por Flávio de Carvalho tramita por esse -

digno Juizo, solicito de Vossa Excelência a autorização-

para aquela diligência.

_

Page 18: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

\\

Aproveito a oportunidade para renovar a

Vossa Excelência os protestos de estima e considera-

ção.

RUY DE AZEVEDO MARQUES Secretário-Executivo

Ao

Meritissirao Senhor Doutor JOSÉ PACHECO

Juiz de Direito da 3* Vara da Família e

das Sucessões de são Paulo

CAPITAL

13

Page 19: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

"FOLHA DE SÃO PAULO" DE I4/O8/73 li- /

%

Valinhos e Flávio

fina comissão formada pela Prefeitura de Valinhos para cuidar do patrimônio ar- tística de Flávio de Carvalho reuniu-se neste fim de semana, decidindo solicitar ao tio do ar- Usla a doação da casa de Flávio, assim como de uma área de seis alqueires, à Prefeitura. Se efetuada a doação, a Prefeitura iniciará os trabalhos de conservação desse acervo, pretendendo in- clusive construir aí um museu evocativo da obra do artista — "a primeira manifestação da arquitetura modernista", como a definem os membros <la comissão. A mesma comis- são decidiu também, em "sua primeira reunião, iniciar imediatamente as obras de ampliação do lumulo onde foi sepultado Flávio de Carvalho, ia mesma propriedade, até que seja consíruido no local o 1 onumento projetado pelo próprio artista, cidadão va- liniicn.se. A comissão enviará oficio ao Secretário de Turis- !• o. Pedro Magalhães Padilha, pedindo as providencias neces- sárias.

\<\

Page 20: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SiroresE P* Am 1*18

1^ -(LjU), b/o<3/*7 3

ASÇ^SSoff,^

Page 21: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

»* LICINIO SILVA PILHO A DVOGADO

Processo nQ 00286/73

Assunto: Tombamento da casa de FLAVIO DE CARVALHO

EGRÉGIO CONSELHO:

Aberta vista dos presentes autos ao COJJ

selheiro signatário, para diligencias no Foro desta

Capital visando a localisação do inventario de FLA -

VIO DE CARVALHO, informa-se o seguinte:

1 - Ate o dia de ontem, 15 de Janeiro de

1.97U, não deu entrada no Distribui-

dor Orfanológico qualquer pedido de

abertura de inventario, arrolamento

ou arrecadação de bens deixados pelo

mencionado Flavio de Carvalho, quer

seja esse pedido original ou oriundo

de outra Comarca;

2 - Consoante se verifica à fls. 5 do pr£

sente processo de tombamento, procejj

sa-se pela Comarca de Campinas a Arre,

cadação de Bens deixados pelo "de CJJ

jus", havendo despacho do M. Juiz, d.e

| terminando a entrega de Oficio autori

zando o arquiteto Carlos Lemos a vis-

toriar o prédio cujo tombamento I pe*.

dido ;

3 - Somente um exame do próprio processo

de Arrecadação de Bens, na Comarca de

Campinas, o que poderá ser feito pela

Ilustre Advogada que assessora o GabX

nete da Secretaria Executiva, poderá

esclarecer a razão do item "2" do R.

despacho do M. Juiz, exibido por có- RuaRiachuelo, 73 — 4. o andar — Telefone; 33-9499 — SÂO PAULO

Page 22: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

cópia fotostática à fls. 9 do presente processo,

menc&onar o Juizo de Direito da 3a« Vara da FamA

lia e das Sucessões da Comarca desta Capital.

Zj. - Finalmente, deve ser indagado

qual o paradeiro do Oficio exp.e,

dido nos autos da referida Arr.e

cadação de Bens, e que diz o R.

deépacho de fls, ,,9"' "pode ser

entregue em mios do Dr. Carlos

Cerqueira Lemos, arquiteto res-

ponsável pela vistoria"•

5 - A D. Secretaria Executiva, no

mais, providenciará o que de -

direito com a diligencia e ex£

tidao costumeiras.

■ . São Paulo, 15 de Janeiro de 1.974

Page 23: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

*

è 5.

são Paulo, 22/janeiro/l974.-

Oficio SE-06/74 Pr oc. C ON DEP HAAT-002 86/7 3

Meritíssimo Juiz de Direito

Tenho a honra de vfcltar à presença

de Vossa Excelência para revigorar o assunto que já foi ob

jeto do oficio SE-77/73, de 28 de junho de 1973, relativo-

ao TOMBAMENTO da casa de FLÂVIO DE CARVALHO, em Valinhos.

Naquela oportunidade, no pedido fei

to a Vossa Excelência para que fosse facilitado o trabalho-

do arquiteto Professor Carlos Alberto Cerqueira Lemos, mem-

bro da Comissão Técnica de Estudos e Tombamento da SECRETA-

RIA-EXECUTIVA do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico,

Arqueológico,Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT -,

foi exarada, nos autos de arrecadação nfl 650, do juízo da 1»

Vara e 2fl Oficio dessa Comarca, despacho determinando o de-

sentranhamento de elementos para serem entregues ao Juízo da

3* Vara da Família e Sucessões desta Capital, onde, presumi-

velmente, deveria ter sido aberto o processo do inventario -

respectivo.

Cumpre-me informar a Vossa Excelên-

cia, contudo, que até 15 de janeiro do ano em curso, não deu

entrada no distribuidor de qualquer pedido de abertura de in

ventârio, arrolamento ou arrecadação de bens deixados por -

Flávio de Carvalho.

Nessas condições, atendendo a impres

cindibilidade da vistoria técnica a ser levada a efeito no -

imóvel em causa, para a instrução do processo de tombamento-

i*

Page 24: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

f \%

12 .

ê a presente para solicitar de Vossa Excelência a necessária

autorização.

Agradecendo a atenção que se dignar

dispensar, aproveito a oportunidade para renovar os protes-

tos de estima e consideração.

RUY DE AZEVEDO MARQUES Secretârio—Executivo

A Sua Excelência o Senhor Doutor JOSÉ AUGUSTO MARIN

Meritíssimo juiz da li Vara Civil de CAMPINAS

|V

Page 25: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

A Seção de Administração

íl. E. em lO/ 0<í / 19)5-

Ru) de Azevedo 'Marques Secretário Executivo

Excelentíssimo Senhor Secretário

Vfahinele 06 jPrefeilo

OF GP N9 0481

'yd>

7" Prejeitura do <^7lunicípio de ^Jalinkoò

JJaláoi» ctnaepenaêneia

Em 11 de setembro de 1975.

A© CD.A?..AJ?.MdA.r. de ordem do Senhor Secretário, para Afp/t/t/jpvS-

teA-ro.

ti

Vdmo do ^tfj^^clra f-Übú AS

Cumprimentando Vossa Excelência,

tomamos a liberdade de solicitar sua valiosa atenção para o as

sunto que passamos a expor:

considerando que em 04 de junho

de 1973, em nossa cidade, falecia um grande artista: doutor Flá

vio de Rezende Carvalho, engenheiro civil, arquiteto, escritor,

pintor e desenhista, homem de vida intensa e agitada, que se en

volveu em inúmeras polêmicas;

considerando que esse infausto

falecimento trouxe irreparável perda para o mundo da pintura, -

da arquitetura, do teatro e das letras;

considerando que o mesmo foi

pioneiro no movimento da Semana da Arte Moderna de 1922, bem co

mo, um dos fundadores do Clube dos Artistas Modernos de 1934, -

agraciado com inúmeros prêmios no mundo artístico e cultural;

considerando que o doutor Flá

vio de Rezende Carvalho legou â posteridade obras de inegável -

valor artístico e histórico, algumas das quais se situam neste

Município, na casa sede da Fazenda Capuava, primeira manifesta-

ção de arquitetura no Brasil (iniciada em 1935 e concluída em

1938);

considerando que a mencionada -

obra é um verdadeiro templo colorido: alto, imponente, contendo

objetos de todas as partes do mundo;

considerando o preceito consti-

tucional que, estão "sob proteção especial do Poder Público os

Page 26: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Prefeitura do Tflunicípio de Ayalinkoó^

jJalâoit èln&epeno ene ta

('ftibineÃe 9o JJrtf-eito

OF GP N9 0481 - continuação fls. 02

os documentos, as obras e os locais de valor histórico ou artísti

co, os monumentos e as paisagens naturais notáveis, bem como as

jazidas arqueológicas", na forma do que dispõe o artigo 180 e seu

parágrafo único da Emenda Constitucional número 1, de 17 de outu

bro de 1969;

considerando que ao Município com

pete, concorrentemente com o Estado, prover sobre a defesa dos

bens e locais de valor histórico, artístico, turístico ou arqueo-

lógico, em conformidade com o previsto no artigo 49, III, do De

creto-Lei Complementar n9 9, de 31 de dezembro de 1969;

considerando, finalmente, que es

sa obra a que nos referimos está construída com 650,00 m2, com 14

cômodos: 6 quartos, 2 escritórios, salão com 16 m x 50 m de com

primento por 7 m x 50 m de largura e 8 m de altura, cujas varan -

das, que partem do bloco central da casa, tomam formato de asa de

concreto armado, sustentadas por 4 "pilotis" pintados,

SOLICITAMOS, dentro do espírito -

de eternizar o trabalho desse artista, conhecido internacionalmen

te, o TOMBAMENTO dessa residência, e ulterior transformação em

museu histórico de suas obras.

No aguardo de um pronunciamento a

este nosso pedido, alicerçado em tão justa causa, antecipamos nos

sos agradecimentos por sua acolhida.

Na oportunidade, reiteramos as

expressões de profundo apreço. yç

ARILDO ANTUNES DOS7SANTOS

Prefeito Municipal

Exmo. Sr.

Dr. JOSÉ E. MINDLIN

DD. Secretário de Estado

SECRETARIA DE CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

São Paulo - Capital

MRG/

0

Page 27: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.e

H<j>roc«CONDEPHAAT n o 00286 / 73 {a)

^JO

Interessado CO NDEP HA AT

Assunto Solicita tombamento da Casa de Flávio de Carvalho, em VALINHOS.

Provid-^ada(o).Juntada.d08 documento(s)

contante(s) de Fls. n.o*lfl/ia./^mi„hado(s

s(o) ..S£i_Jeci^tá3ifiLj^editivo em._30/_0§_/ 75 JÃL

SEÇÃO DE A UM IN CHEFE

1

1.000-V-975 Imp. Serv. Gráf. SCCT

Zo

Page 28: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

À ASSESSORIA

\ ) ^tül* RE AZEVEDO^MJRQOÉt ' SECXETJXIO sxBCVitr»

Segue , juntad nesta data, documento

folha de informação jbricad sob n.

„em de.. ..de 19..

(a)..

Page 29: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência c Tecnologia CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO,

ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO "CONDEPHAAT"

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 286 - São Paulo - Capital - CEP 01403

Sao Paulo, 29 do janeiro de 1976

Ofício SE-17/76 Proc.C0NDEPHAAT-002S6

Senhor Prefeito Municinal

Acuso o recebimento do oficio GP n- 0481,

de II de setembro de 1975/ dirigido ao Senhor Secretário de

Estado da Cultura, Ciência e fccnologia, relativo ao TCMBA-

MENTO do imóvel de FLAVIO DE CARVALHO - casa sede da Fazenda

Capuava, nesse Município.

Permito-me informar que em falecendo, a

04 de junho de 1973/ o renomado artista, o Conselho de Defesa

do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turistico-

do Estado-CONDEPIIAAT, por proposta do Conselheiro Professor

Luiz Saia, de 07 de junho de 1973, decidiu pela abertura do

processo de T0MBAMENT0 !S4ç& imoVôb -em referência, que tomou o

número 00286/73.

0 processo, para ser julgado, devi- estar

com seu contexto instrutorio perfeitamente opulentado de sub-

sídios históricos e arquitetônicos, o que nao foi possível de

obtenção, pois os orgaos técnicos incumbidos nao puderam efe

tivar sequer a vistoria prel iminar, pelas razoes a seguir ex-

postas :

1 - o zelador do imóvel exigiu ordem ju-

dicial, ja que os bens do "de cujus" estavam em processo de

i nventar io;

Page 30: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO,

ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO "CONDEPHAAT"

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 286 • 5ão Paulo - Capital - CEP 01403

- 2 -

2 - foi requerida ao MM. Juiz da I- Vara

CiveI de Campinas, por onde se processava a Arrecadação de

Bens, a autorização para a vistoria, tendo sido remetido ao

MM. Juiz da 3ã Vara da Família e Sucessões da Capital. Contu

do, em diligência feita na época junto ao Distribuidor Orfano

lógico da Capital, nada havia o respeito.

Nessas condições, solicito a gentileza -

de i nformar:

1 - se dos arquivos da Prefeitura MunicJ_

pai consta a planta do imóvel;

2 - se por interferência de Vossa Exce—

lência, será facilitada a vistoria;

3 - remessa de um jogo de fotografia do

imoveI.

Na expectativa de uma urgente resposta,

renovo a Vossa Excelência os protestos de estima e conside-

ração.

RIIY DE AZEVEDO MARQUES Secretar i o-Execut i vo

Excelentíssimo Doutor

ARILDO ANTUNES DOS SANTOS

DD. Prefeito Municipal de

VALINIIOS

Page 31: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

À ASSESSORIA

\ | JTc/r Zfe áZEVEBO JfJBQtm SECMKTJRIO EXECUTIVO

r. v * £/v ** fa^-O^

r& ca/% JL ■~*VLA? c^-^7

Page 32: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.°„

HftPTOC.CONDEPHAATno 00286/ J3. (a).

«^ ty'

Interessado CONDE PHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho, em VALINHOS.

Senhor Secretário Executivo

Estivemos na 3â Vara da Família e Suce_s

soes, onde pudemos constatar o inventário de Flávio Rezen

de Carvalho, cujo único herdeiro Dr. Custódio Ribeiro de

Carvalho, residente na cidade de Olimpia (Estado de São

Paulo), à rua Antônio Olimpio n2 876. Com o desarquivamen

to do processo n2 862/73, transcrevemos abaixo as primei-

ras declarações prestadas no inventário de mesmo:

Um lote de pinturas confeccionadas pelo

falecido, composto das seguintes peças:

81 desenhos em namquim branco e preto; 38 aquarelas; 16

quadros a óleo; 07 aquarelas e namquim; 01 gravura; 09

quadros; 02 desenhos a carvão; 68 gravuras não reconhe-

cidas pelo autor, assinadas a lápis; 01 retrato a nam -

quim; 02 gravuras. Esses objetos de arte tem um valor de

Cr$ 400 000 00(quatrocentos mil cruzeiros).

Móveis e objetos que guarnecem a Casa

da Sede da Fazenda Capuava: salão ancestral: 2 poltro -

nas, 1 terno estofado velho, 1 artezanato de ferro ve-

lho, 1 mesa redonda, retratos da família, 3 máscaras -

mortuárias, 1 estante, 1 caixa de costura, 1 tapete, 1

console. Esses bens somam o valor de Cr$ 1 000 00 ( hum

mil cruzeiros). Quartos: camas e armários fixos, cadei -

ras, do valor total de Cr$ 100 00 (cem cruzeiros). Sala in

tima: 1 sofá de madeira, 2 cadeiras, 2 estantes com li-

vros, 1 prancheta de pintar, 1 televisor velho, 1 ta-

pete de palha, do valor total de Cr$ 800 00 (oitocentos cm

í*

Page 33: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.° J/Y /Qf. ^Proc.CONDEPHAATno 00286/ 73 (a)

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho, em VALINHOS.

.2.

zeiros). Depósitos: 1 armário de louça, 1 porta-cha-

péu, vários móveis velhos e estragados, do valor total

de Cr$ 200 00 (duzentos cruzeiros). Cozinha: pratos avul

sos, 1 biscoiteira, sopeira, travessas, peças de faquei-

ro, botijão de gáz, 1 fogão de 6 bocas, 1 pequena gela -

deira, 1 pequeno fogão de 2 bocas, 1 mesa de abrir, 2 ban

quinhos, 1 liqüidificador Walita, 1 paneleiro, 2 armários

de parede, panelas de pressão, facas, colheres e garfos -

avulsos, 1 aspirador com enceradeira velha, do valor to-

tal de Cr$ 1 000 00 (Jum mil cruzeiros). Salão:- 1 pequeno

toca-discos, 1 mesa de vidro, 14 cadeiras niqueladas com

acento e encosto de lona, carrinho de chá, 4 sofás, 2 pol^

troninhas bastante usadas, 1 piano com 1 banqueta, 1 ca-

deira de madeira, imagens de santos, 1 cadeira savanarola,

do valor total de Cr$ 5 000 00 (cinco mil cruzeiros) .Terra

ços: 8 cadeirasd? ferro, 4 cadeiras de madeira, 1 banco

amarelo, algumas redes velhas, 2 bandeiras, do valor to-

tal de Cr$ 200 00 (duzentos cruzeiros). Roupas: 3 toalhas

de banho, 3 de rosto, 8 cobertores velhos, roupas de uso

pessoal, ternos, camisas, pijamas e calçados, do valor to

tal de Cr$ 200 00 (duzentos cruzeiros).

Objetos entregues por José Mori: peças

de aparelho de jantar, 2 travessas de prata, 1 sopeira de

prata, 1 porta jóias, 2 bacias de prata com jarros, 2 pe-

quenas barudeijas de prata, 1 floreira de prata, 1 freio -

de prata, 1 par de estribos de prata, 1 relógio de pulso

Seiko niquelado, 1 facão, 1 par de óculos, 2 panelas, 1

caldeirãozinho, 1 relógio de mesa niquelado, 1 paletó es_

lk

Page 34: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.°

C. CpNDEPHAAT »<»„ OQ3.96 / Z3. (a)

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho, em VALINHOS.

porte, 1 capote americano, Entregou ainda algumas armas -

que o falecido possuia tão somente como elementos de ori-

ginalidade e imprestáveis para uso, e serviam esclusiva -

mente como decoração e adorno da casa: 2 espingardas, 1

Winchester, 1 revólver de gáz, 1 pistola, 1 revólver e 1

pistola, do valor total de Cr$ 60 000 00 (sessenta mil cru

zeiros) . Coisas da fazenda: 1 trole velho e estragado,ar

reios incompletos e velhos, 1 arado de 3 discos novo, al-

gunas pequenos motores elétricos velhos e queimados, fora

de funcionamento (sucata), 2 carroças velhas, 3 rodas de

carroças velhas, tábuas velhas, 1 roçadeira, 1 pequeno a-

rado velho e quebrado, tambores e barris de madeira vazios

telhas de Eternit quebradas, 1 gerador faltado peças, 1 -

pequena máquina de benefício de café velha e totalmente -

fora de uso, algumas ferramentas agrícolas tais como: pás

e enxadas, todas enferrujadas, madeiras velhas, manguei -

ras e tubos velhos, do valor total de Cr$ 500 00 (quinhen-

tos cruzeiros). Coisas do apartamento onde residia: Av.

Paulista n2 81, 1 geladeira, 1 enceradeira, 1 fogão de

4 bocas, 3 sofás, 1 cadeira espriguiçadeira, várias cadei-

ras pequenas, 1 piano estante com livros, pratos avulsos,

copos de vidro e plástico, liqüidificador Walita, telefo-

ne, mesa de desenho, rádio-vitróla antigo, panelas caçaro

Ias etc. mesa de aço com gavetas com papéis, 2 camas fi -

xas, pincéis e tubos de tintas, roupas de uso pessoal e pa

res de calçados, prancheta de pintor,

Era o que tinhamos a__^n-fo^tiar, s.m.j.

AUGU STOPEREIRA >sessor

2<

Page 35: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

I - Ao Serviço Técnico de Conservação e Restauro

II - Considerando o interesse demonstrado pela

Prefeitura Municipal de Valinhos, expresso

no oficio de fls. 18/19, soIicitar,.pesso-

almente, a interferência do Senhor Prefei-

to Municipal, para que possa ser feito o

levantamento.

SE., em 30 de julho de 1976

RUY DE AZEVEDO MARQUES Secretar i o-Execut i vo

^w A^w^^^ 5^\>K+44 \^W^QUOU^

\r(lr^ 7 íTc^ \ A %^%

Segue , juntad nesta data, documento

folha de informação rubricad.. sob n.°_

.em de.. ..de 19-

(a)

Page 36: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência i: Tecnologia

2 Folha de informação rubricada sob n.°„~''

HoProc.CONDEPHAATn00286 f 1973 (a)

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho em Vali nhos.

INFORMAÇÃO STCR-12/76

Senhor Diretor Técnico:

No dia 11 do corrente mês fui recebido pelo Sr.-

Prefeito de Valinhos que me forneceu os subsidios necessários

para cumprir às determinações constantes nos oficios de £1.21

e 22 nem como 25 verso e que passamos a relatar:

1 - Nos arquivos da Prefeitura Municipal não consta

nenhuma planta do imóiel.

2 - Mesmo com interferência do Sr.Prefeito não será

possivel efetuar uma vistoria ao imóvel dado o caráter irre-

dutivel das negativas anteriores do atual proprietário.

3 - Conforme declarações do Sr.Prefeito foram envia-

das pela prefeitura ao CONDEPHAAT duas fotografias mostrando

duas fachadas da casa.

Sendo o Sr.Prefeito um homem de visão e tendo in

teresse em preservar o patrimônio artistico de que sabe ser

possuidor o atual proprietário do acervo aconselhou-nos seja

enviado pelo CONDEPHAAT com a máxima presteza:

12 Oficio à Prefeitura de Valinhos solicitando a

colaboração da mesma na obtenção de um mandato judicial que

permita a vistoria por parte de elemento designado pelo -

CONDEPHAAT ao imóvel. (Este mandato judicial deverá ser expe-

dido pela Vara de Campinas).

22 Um oficio do CONDEPHAAT que deverá ser entregue

por intermédio da Prefeitura Municipal de Valinhos, ao herde:L

ro dr.Custodio R.Carvalho no qual fiquem explicitos os seguin

tes itens: -segue-

u

Page 37: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estada da Cultura, Ciência c Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.

. Proc.CíDNDEPHAATo 0 286 , 1973 fa) \_JVj-............. ••••.......................................... I I• ............•••.....••■./ ........................V*J/ «IMMUlMt

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho em Vali^ nhos.

-continuação- fls.-2-

a) - Existe em estudo no CONDEPHAAT um processo de

tombamento da sede da Fazenda Capuava que pertenceu a Flávio -

de Carvalho.

b) - Em virtude do item A fica prejudicada qualquer

intervenção no imóvel pois o decreto 7730 de 23.03.1976 em seu

artigo 128 parágrafo único prescreve que o tombamento ou a sim

pies abertura do processo de tombamento assegura a proteção do

bem até decisão final pelo Conselho.

Acrescentaria ainda que tratando-se de imóvel

em zona rural, a sede da fazenda e o seu entorno constituem uma

unidade.razão pela qual deveria ser levada em consideração a

proteção paisagistica da casa nos limites que fossem julgados

necessários pelos técnicos do CONDEPHAAT, após vistoria ao lo-

cal.

S.T.C.^S^. 19 de agosto de 1976.

Qlaphael Qendlet Diretor Subtt.o

Page 38: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob nP^JÍy/L

do Proc.C0NDEPHAA^o 00286, 1973 (a)

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho em Va- linhos.

INFORMAÇÃO STCR-175/76

Senhor Secretário Executivo:

A informação retro do arquiteto Raphael Gen-

dler é bastante explicita a respeito do que vem acontecendo -

em Valinhos, onde o herdeiro do pintor Flávio de Carvalho vem

impedindo sejam tomadas as providências destinadas à preserva

ção da sede da fazenda daquele artista. Assim, solicitamos se

jam tomadas as providências alvitradas por aquele arquiteto,

estipuladas de acordo com o Prefeito de Valinhos.

S.T.C.R., 20 de agosto de 1976.-

CARLOS LEMOS Diretor - Técnico

21

Page 39: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

*

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência K Tecnologia

Folha de informação rubricada sob

HnPROC.CONDEPHAATno 00286/ 1973 (,)

..W

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho em Va- linhos.

A« E. Conselho Deliberativo

%.t.,**%\ Q% !^pé>

%^ \ ) ffey át /lzev«do Mi/quss Secfetéfk) txscutivo

^i£&t /ée^crfetcA:

Zú ^^ã-U^

/ro/a

*- ^^ '/^w a* Z°l

Page 40: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

■*<<{< Jd

Segue , juntad nesta data, documento rubricad sob n.° folha da informação

..._ ...em de _ de 19

(a)

*

Page 41: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.°„ „.,w.......

HPPOC.CONDEPHAAT ^00286^3 (a) jjfl

InteressadoCONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flavio de Carvalho, em Vaii nhos.

SÍNTESE DA DECISÃO DO E.CONSELHO DELIBERATIVO

ATA 309 DA SESSÃO DE 06.12.1 976

0 E.Conselho Deliberativo

decidiu autorizar a intervenção judicial so-

licitada pela Prefeitura Municipal local.

SE.,em 06/dezembro/l 976.-

RUY DE AZEVEDO MARQUES Secretario Executivo

3'

Page 42: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estadu da Cultura, Ciência e Tc-cniiltuiia CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO,

ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO "CONDEPHAAT"

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 286 • São Paulo - Capital - CEP 01403

Sao Pdulo, 10 de dezembro de I 976.

Ofício SC-309/76 Proc.CONDEPHAAT-00286/73

Senhor Prefeito Municipal

Reportando-me aos termos de ofícios anteriores,

reitero a notificação de que foi aberto no Conselho de Defesa

do Patrimônio Histórico, Arquco log ico, Artístico e Turístico do

Estado - CONDEPHAAT -, o processo n^ 00286/73, para estudo do

T0MBAMENT0 da casa de FLÁVI0 DE CARVALHO, em Valinhos, com fun-

damento nas disposições da Lei n2 10247, de 22 de outubro de

19^9, ex-vi do disposto nos artigos 128 e 129 da Emenda Consti-

tucional n- 2, de 30 de outubro de 1969.

Na conformidade das disposições do Decreto ne.

7730, de 23 de março de 1976, iniciado o processo de T0MBAMEN-

TC, o BEM CULTURAL fica, de imediato, sob tutela estatal, ra-

zão pela qual o em referencia nao pode ser destruído, demolido,

mutilado ou alterado, nem, sem previa autorização do CONDEPHAAT,

reparado, pintado ou restaurado, sob pena das sanções aplicáveis

c sem prejuízo de eventual apuração de responsabilidade funcio-

nal, criminal ou cível.

No caso em tela, como ja e do conhecimento de

Vossa Excel eneio em razão dos tratativas anteriores, a visto -

ria do imóvel, que subsidiara o contexto instrutorio, sempre'-

foi neyada pelo herdeiro de Flavio de Carvalho, que,pelo que

se sabe, e o Doutor Custodio R. de Carvalho.

4-"'? Considerando sei' imprescindível a realização da

vistoria técnica do imóvel, consistente no levantamento metrico-

arqu i tetonico-fotoçjrav i co, bem a delimitação de sua urea envol-

Li.'

Page 43: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

.

Page 44: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tccniiltinja CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO,

ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO "CONDEPHAAT"

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 286 - São Paulo - Capital - CEP 01403 . 2 .

toria, solicito os bons ofícios de Vossa Excelência no senti-

do de requerer perante o Juízo de Direito \Ja Comarca de Cam-

pinas a indispensável autorização.

Agradecendo antecipadamente, renovo os protejs

tos de estima e considerarão.

MüY DE AZEVCDC MAK HJES Secretario Executivo

A Sua Excelência Ai! I LL)0 ANTUNES DOS SANTOS

DD. Prefeito Municipal de

VALINHCS

Page 45: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estadu da Cultura, Ciência e Tecnuliigiaf^5» CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO,

ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO "CONDEPHAAT"

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 286 - São Paulo - Capital - CEP 01403

Sao Paulo, 10 de dezembro de 1 976.

Ofício 5E-310/76 Proc.CONDEPHAAT-00286/73

Prezado Senhor

Comunico a Vossa Senhoria que foi aberto no

Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Ar,

tistico e Tur-istico do Estado - CONDEPHAAT - o processo nô.

00286/73, para estudo do T0MBAMENT0 da casa de FLÁVIO DL CAR

VALHO, em Vaiinhos, com fundamento nas disposições da Lei ne

10247, de 22 de outubro de 1969, ex-vi do disposto nos arti-

gos 128 e 129 <-{>a Emenda Constitucional ne 2, de 30 de outu -

bro de I 969.

Na conformidade das disposições do Decreto -

ns 7730, de 22 de março de I 976, iniciado o processo de TOM^

BAMENT0, o BEM CULTURAL fica, de imediato, sob tutela estatal,

razão pela quaI o em referencia nao pode ser destruído, demo-

li t!o, mutilado ou alterado, nem, sem previa autorização do

CONDEPHAAT, reparado, pintado ou restaurado, sob pena das san

çoes aplicáveis e sen: prejuízo de eventual apuração de responi

sab i I idade funcionai, criminal ou cível. ^>

*-As&c-\J Renovo a Vossa Senhoria, os protestos de est_j_

ma e conslueraçao.

c

Jr+Á í

Y~~\1

RUY DE AZEVEDO MARQUES Secretari o Exceut i vo

Ilustríssimo Senhor Doutor CUSTÓDIO R.DE CARVALHO A/C - do Prefeito Municipal de

V A L I N II 0 3

Page 46: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

y Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO,

ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO "CONDEPHAAT"

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 286 - São Paulo - Capital - CEP 01403

Sao Paulo, 15 de agosto de 1977

Ofício SE-238/77 Proc.CONDEPHAAT N9 00286/73

Prezado Senhor

Comunico a Vossa Senhoria que foi aberto

neste Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueoló-

gico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT o proces

so n9 00286/73 para estudo do Tombamento da Casa de Flavio

de Carvalho, em Valinhos, com fundamento nas disposições da

Lei n9 10247, de 22 de outubro de 1969, ex-vi do disposto -

nos artigos 128 e 129 da Emenda Constitucional n9 2, de 30

de outubro de 1969.

Na conformidade das disposições do Deere

to n9 7730, de 23 de março de 1976, iniciado o processo de

Tombamento, o Bem Cultural fica, de imediato, sob tuteI a este

tal, razão qual o Bem em referencia nao pode ser destruído,

demolido, mutilado ou alterado, nem, sem previa autorização

do CONDEPHAAT, reparado, pintado ou restaurado, sob pena

das sanções aplicáveis e sem prejuízo de eventual apuraçao-

de responsabilidade funcional, criminal ou civil.

Considerando ser empreseind1veI a reali-

zação da vistoria técnica do imóvel, consistente no

Page 47: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

r

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO.

ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO "CONDEPHAAT"

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 286 - São Paulo - Capital-CEP 01403

- 2 -

0f.SE-238/77 Proc.CONDEPHAAT 00286/73

levantamento metrico-arquitetonico-fotografico, bem como a

delimitação de sua área envoltoria, solicito de Vossa Senhoria

autorização para proceder a esses atos.

Atenc iosamente,

JOSÉ GERALDO NOGUEIRA M0UTINH0 Secretario-Executivo

Ilustríssimo Senhor

DR. CUSTÓDIO R. DE CARVALHO

OLÍMPIA

A/C do Deputado Armando Pinheiro

tf

Page 48: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Exmo. Snr. Dr. José Geraldo Nogueira Moutinho

M. D. Secretario executivo do " Condephaat"

São Paulo

Coraiaes saudações

Acusando seu presto ofício SS-238/77 venho com a devi

da atenção comunicar a V. Senhoria que a casa da sede da fasen-

da Capuava em Valinhos,está inteiramente ás ordens de V.S. para

a vistoria que pretende faser. Apenas, como resido em Olímpia,

desejaria que fosse marcada uma data com devida antecedência pa.

ra que eu lá me encontrasse afim de recebe-lo e prestar-lhe to-

das as informações necessárias.

Gostaria, com a sua devida licença de trazer alguns "

esclarecimentos que 3.M.J. me parecem Úteis: meu irmão Raul,pa

e de Flavio, de sociedade com meu cunhado,era dono daquelas ter

rss. Assim foi que Flávio primeiro remodelou a sede da fasenda"

Pinheiros, onde hoje reside meu cunhado e posteriormente meu ir

mão Raul construiu em 1937/38 a sede da fasenda Capuava,que com

a dissolução da sociedade ficou pertencendo a meu irmão,passan-

do depois a minha cunhada e com a sua morte, a flávio. Não foi"

por isso a'casa de Flavio'', pois a sua residência e seu atellier

eram em S. Paulo á Av. Ipiranga 81. Tanto assim que seu inventa

rio tramitou pela Comaraa da Capital de 3. Paulo. Ali ele mora-

va e pintava, passando alguns fins de semana na Fasenda*^ue èle

queria sempre se dosfaser por só lhe acarretar prejuízos.

Nenhuma intenção tenho de modificar o que lá está fei

to,embora como facilmente se percebe ao examina-la,que a casa "

nao possui certos requisitos necessários con» quartos de emprega

das e banheiros;não tem garagens nem dependências de lavanderia;

as instalações elétricas são obsoletas e de mau material4, os en

canamentos finos, causando freqüentes entupimentos e falta de -

pressão nos banheiros. 0 problema de goteiras, obriga a presen-

ça constante de pedreiros e apesar de tudo os tetos e paredes -

ficam manchados infiltrando-sea humidade até os alicerces. A "

via de acesso á fasenda se faz por uma estrada de terra de 3 ou

4 Kms. de aclives e declives acentuados e uma outra estrada sob

os trilhos da Fepasa que, á margem do rio, as vezes se enche d'a-

gua impedindo o trânsito.

Page 49: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

3^

Com todas estas dificuldades, as visitas praticamente

não existem e "data venia" não me parece vantajoso para o Esta

do, o tombamaato do imovei s.m.juizo, pois de minha parte nada

pretendo modificar ou alterer na construção, s não ser a con—

servação da mesma com recursos próprios, sem qualquer despesa

para o Estado e sempre aberto a qualquer visitante, como tem si.

do ate hoje.

Agradecendo sua especial aten/ão sou de V. Senhoria

amigo^ e admirador, pelo que subscrevo-me com a mais elevada "

consideração e respeito,

Custodio R. de Carvalho /

De Olimpia para São Paulo em 27 de agosto de 1977

Gtox*- T^tnL c?3 3 C CP /s. tj. t, o

Page 50: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

1) Recebido nesta data.

2) De ordem do Sr. Secretário-Executivo

juntar ao processo ns 00286/73

CONDEPHAAT., 06 de setembro de 1977

M^ /JUDITH MONARI

Chef|e/de Seção Administrativa

Page 51: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.

Hn.Proç.CONDEPHAAT,» 0286 /Z3. (a)

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flnvio de Carvalho, em VALINHOS.

e dou: ":jiuro

i y i> vj<^i., em oX>

Iv ' DJi \ / Di vi si o

uva ..AAI

^Q ÁV^IL/Q- LÂ^v^i^ \ULsvY~Jr>^. . fvk^r*

** 6AT, \T*-MK~O KA^V-V_ fvy^vo UKS\ Ax^. A>~

Imp. Serv. Gráf. SCCT

Page 52: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.

d£i:.3.C....Q2.Wií.X.Eii/..v..^1...n .°...2&&... / .74 (a)

Interessado iâtUW M É\eW*

Assunto

HEKJRnhLú ÍMS 10/79

senhor secretário.

0 processo que trata do assunto da reportagem

publicada à página 36 do jornal o Estado de S.Paulo, de 17/5/79,

- Abandono ameaça a Casa de rlávio de Carvalho - faz parte o

processo nfi 280/73 - ^ombamento da Casa de ^lávio de Carvalho ,

em Valinhos, se encontra no SfCR deste CON^EPHAAT - Arquiteto

Clóvis Lerner, para propor solução ao assunto.

Conforme suas reterminaçõps, o processo nes-

ta ^ecretaria-^xecutiva passou d tramitar em regime ue uraêneia,

CONLLPHAAI'., 18 de junho de 197!

í-IL/.T ívlLJ LüL, >

^ir/tor de divisão ^ecr< taria-r-xecuti\Ta

Cod. 02-11 - 50.000 - VI-976 Imp. Serv. Gráf. SCCT

Tk

Page 53: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Segue Juntad °t-^nesta data, tolhd Jc informj(,à('

(a)

rubricad e- sob n.° ^p

ts.v5.v<S de 19^5

Page 54: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.

d^.r.OC..,COMmÃòl n.° 28.6.. /1S.7..3. (a)

Interessado CONDEFHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Plávio de Carvalho, Vaiirihos

INFORMAÇÃO STCR - 39/79

Senhor Diretor Técnico:

Afim de que possamos realizar vis-

toria e foto-documentaçao junto à Fazenda Capuava,município -

de Valinhos, solicitamos seja o Sr. Custodio Ribeiro de Car-

valho, notificado de nossa futura visita, através de telegra-

ma, nos seguintes termos:

"Sr.Custódio Ribeiro de Carvalho

Rua Antônio Olimpio, 876

Olimpia - SP

CEP. 15400 -Cx. Postal 223

No intuito procedermos vistoria fazenda

Capuava solicitamos vossa especial genti-

leza determinar dia hora e local visita -

técnicos CONDEPHAAT".

Era o que tinhamos a informar.

S.T.C.R., 19 de junho de 1979

C;LERNER, arq.

Imp. Serv. Gráf. SCCT

ífà

Page 55: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

■ . ■ ■ ■

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E ' RECIBO DO TELEGRAMA ABAIXO DISC1

DESTINO

03 Vier^)}*íy<fqdhida pelo expedidor

t-ípaijO iticr\J

(Z IA

V ü^J iJ-£ C T >i- *• vi ; Espaço reservado a autemicação mecânica

4L

Será preenchida pelo expedidor

E C T

HORA DA TRANSMISSÃO

INICIAIS DO OPERADOR

Espaço rcscrvscjo a 3ulcntic3<;30 mecânica

INDICAÇÕES DE SERVIÇOS TAXADOS

O O w u W a z tu

I < aí D H < z 00

< w O H X w p-

DESTINATÂRIO: Senhor CUSTÓDIO RIBEIRO DE CARVALHO

BVA AMTO^tpAOLtipiO» 876-OBr 15400

CIDADE: OLÍMPIA

(Bairro)

S. PAULO ESTADO: (ou nome da estação móvel, no radiograma)' (uu nume da estação terrestre, no radiograma)

No intuito procedermos vistoria fazenda

Capuava solicitamos vossa especial gen-

tileza determinar dia hora ■ Loca] visita

técnicos—CQNDEPHAAT.

ALDO NILO LOSSO

Deretor de Divisão

Secretaria -Executiva

Conselho de Defesa do Patrimônio Hist.Estado -Condepha MOME 00 EXPEDI. OR 11UKJNE ' oX

RUA^iABDOClC—LODO sa^jaflond,—0BIM)1414 Cidade

7530 007 0051 162 « 229 mm

Page 56: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

: T (^ hí

^ri^L^J^^j^

s>. ^ ^ A / í> 9

5 -O^? C^^

JÜDITH MONARl CHEFE DE SEÇÀO

\

■■• \

'■:

Page 57: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Sxmo» Snr SELO

V^i^^ Br. Aldo Mxlo--iwwcr^'

a/C» do Conselho de efesa do Patrimônio Histórico do 3stado

Alameda Jàaquim Eugênio de Lima, 286 (Jardim Paulista)

S 1 0 PAULO - Capital

(O ^

Page 58: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

t &r j.

*<e

S5SE YÕ3?

Cus-todio R. de feivalho -

Endereço. 9™™.....&4?» .pp.£?tft*e23,... L 2</l> JJ

CEP 1 5 4 -7—

0 0

-^ ü

Page 59: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Hl)r. (^-usiódio f\, de (^aroalho MÉDICO OPERADOR

C R M E S P ti.' 7074 CBMESP N.» 7074

Laureado com Medalha de Ouro pela Faculdade de Medicina do Rio do Janeiro Membro da Academia de Medicina de Sao Paulo e do Colégio Internacional de Cirurgiões

Cirurgia Geral - Moléstias de Senhoras - Partos ._ , 7. tf Rua Antonto Olímpio, 876 - TELEFONE: 81-2295 -OLÍMPIA /~ 6 ~~ //

/AM<u>U) ÍMA . «3r -Alie M'&> &°^

n^L Mi/* ^1^ *■ inJjtut&Ã-

{LÁ/s\A~ ^^

{j^^l^^^ /

M5

Page 60: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Exmo. 3nr.

Br. Aldo Nilo LOSBO

A/c. do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado

Sua Hadock Lobo, ne 585 (2* andar)

g I ü ? A U L 0

Cep. 01414

^

Page 61: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

-', . -"

fiemetente:- Dr. Custodio R. de Carvalho OLÍMPIA Caixa postal 223

CEP. 15,400

Page 62: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

L/r. C^Ks/óaio rs., de (^.aroalho MÉDICO OPERADOR

CRMESP N.o 7074

Laureado com Medalha de Ouro pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro Membro da Academia de Medicina de São Paulo e do Colégio Internacional de Cirurgiões

Cirurgia Geral - Moléstias de Senhoras - Partos Rua Antônio Olimpio, 876 - TELFONE: 81-2295 - OLÍMPIA / 0 ' ?" '(

jU U éM. - UM rt& ^

L LU

Page 63: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estada da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.° \..y/L...^^..

dd?.ro.C...£D.ND.liEHâ.AT...n.0...Q.Q2a6../....23. (a)

Interessado CONDíSFHAAT

Assunto Solicita tombamento da Casa de Plávio de Carvalho, em VALINHOS

I Provid«nc.ada(o)Í\èBÍlâ^--do8 documento(t) j

conUnte(s) de Fls. n.08±2/45. encaminhado(«)

«(o) ^Ri3^9..,,.^SS^Ít^y^\

SEÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO CHEFE

*. ^Mfr

^ yy

V$0/ ■

40

Imp. Serv. Gráf. SCCT

4&

Page 64: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

l

f

ç 7^/P , /lAfi

CARLOS L?M0^ OIRE-.c: ■« i:. '130

Segue ,juntad <\_.nesta data, documento

tolha . de informação rubricad "?r-sob n.° 4...%

.5XC:.Lm.^J...de LO de l<â (a).

Page 65: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estada da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.°..

doPxQC.«..CQMBKHMTn.°.2.8.6.... / 1.2.7.3.. (a)

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita toitibamento da casa de Flávio de Carvalho, Vai inhos

INFORMAÇÃO STCR - 46/79

Senhor Diretor Técnico:

Afim de que possa ser atendida a

disponibilidade do Dr. Custódio de Carvalhpm sugerimos seja -

enviado àquele Senhor, ofício em que este Conselho, através do

Serviço Técnico, muito ensejaria um encontro pessoal no pròxi

mo sábado, 28 de julho do corrente às 10:00 hs, junto à sede

da Prefeitura em Valinhos.

S.T.C.R. , 19 de julho de 1979

> -O C.LESNER, arq.

çi^ul^K Oc^_ jl^^ Co^

d TC/Z

7) .— . ' í i W k M,M c-o

Page 66: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estada da Cultura, Ciência e TecnnlooiaJ^ CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO,

ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO "CONDEPHAAT"

Tff^flB^iyiitniHigjHiin)iMMori«irMnMriF",^"''M'BWr*w" Rua Haddock Lobo, 585 - 2fi andar - CEP.01414

São Paulo, 19 de julho de 1979

Oficio S&.-2</^/>">

Proc.CONDEPHAAT nS 2-H/lZ

Prezado Senhor

Agradecendo a atenção e gentileza -

que Vossa Senhoria tem dispensado ao Conselho de Defesa do Patri

monié Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado -

-CONDEPHAAT-, e visando atender Vossa disponibilidade, o serviço

Técnico deste Conselho ensejaria um encontro pessoal no próximo/

sábado 20 de julho do corrente às 10:00 hs, junto à ôede da Pre-

feitura , em Valinhos

Aproveitamos a oportunidade para -

apresentar-lhe protestos de estima e consideração.

Atenciosamente,

ALDO NILO LOSSO Diretor de Divisão

Secretaria-Executiva do CONDEPHAAT

Ao Senhor

CUSTÓDIO RIBEIRO DE CARVALHO

Rua Antônio Olimpio,#76

OLÍMPIA -SP

5.000 - X-977 CL/mfS Imp. Serv. Gráf. SCCT ^ j

Page 67: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

X <Jn_. -Ai^^O-i, <ré*x S&,

l

Page 68: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n. PROC.CONDEFHAAT 00286/1973

do n.° _...„7 (a)

Interessado

Assunto

CONDEPHAAT.

SOLICITA TOMBAMENTO DA CASA DE FLÂVTO DE CARVALHO EM VALINHOS.

INFORMAÇÃO S.T.C.R. nfi:72/79

Senhor Diretor Técnico:

Foi apenas em setembro último que es-

tivemos em Valinhos, vistoriando a casa sede da Fazenda Ca-

puava. E se naquela ocasião pudemos constatar a cordialida -

de e atenção do Dr. Custódio de Carvalho e família à nossa -

visita, pudemos sentir também, o estado de progressiva dete-

rioração do imóvel. A infiltração de águas pluviais tem ul-

timamente comprometido a casa, já tendo havido inclusive que

da da parte do forro de estuque na grande sala. Igualmente, -

todas as instalações elétricas e hidráulicas encontram-se -

bastante precárias.

A casa hoje é apenas parcialmente uti-

lizada pela filha, genro e uma neta do Dr. Custódio, e bom -

seria se os jardins externos recebessem o mesmo carinho que

à nós foi dispensado.

S. T. C. R., 21 de nove,bro, 1 979.

- CLOVIS LERNER - ARQT2.

Em anexo:

l)Botos.

2)Planta ampliada a partir de matéria publicada na Revista CASA E JARDIM em Janeiro/Fevereiro de 1958.Desenho de Ana Lui za Moliterno.

Cod. 02-11 - 50.000 - VI-976 Imp. Serv. Gráf. SCCT

W

Page 69: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

&

*m

u

Page 70: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

6i

\

c-^r-~ ~-*f- tifiiti • ■*•••••

ISISlSUlllt ■•""Sr"":4i

afrTB MJ&L

(W*^^r^ ^Tr5)) 5 í

Page 71: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

C"7T"* ••ft' ••♦»•*•*"""*"'

H-''-'-"-'-^-'---"--'-"

HtMMHHimitUH Ht^l

O

Page 72: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

cr^rií--t?"- «*f*M» • --

• l*Ill>l*S>l*Jtl1

O

Page 73: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

^

■;■_= r- :^ :Í:;::::::::í:;:; -.*....£. '. -

c:í::.-::jj:.-: = -"".-.-

t MMMtttMMtMJttUtaUfl

3 y g

SM

Page 74: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

sx

xr^;:--.:::i;::::rzT5í^:::::Jc;

IttMUMMIMI I4UII tttm

f"T' --- IfcétMUHSMftllU&lltytl

5S

Page 75: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

(SapSS ~-W- üfüii" •--"*c

nnmiiimiiHMmiHI

T !i

st

Page 76: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

C\

â

ü%

..... *»••■ ...

*Mfàmtâ&.2r&

c:if::::ir-.^^ü';-.-.:i-."= 1 li ii

a- «rt

Page 77: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de
Page 78: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

^EHj«*^

tf

Page 79: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

t iMitimiiiti U^UIW4I

r.I-.mtktltzSl

pe.i-.i-.i-.iiiii:i«í ii -.:ii:3

Page 80: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

IZ MIinillflIIWUNIIlali

* iiiiiiiini.m:i,ii;:;;^

fcS€KYm*Wtttt»S*s*fMV

C*

Page 81: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

CZ3

i ai*«««i-.xix:i: nillllltmi

■»tfSR*KtU*Hy*tlISI»

f=.-.-.;-.i:i;iii-.-.0: ■ti»:*

HPfi íl

Page 82: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

"-1

i iiuiir.t»'.:; Ií^ü; :::^

í,i

Page 83: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

l\

■tl<tUt*ltftl*»4?:a

&

Page 84: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

fe*

Page 85: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

u

Page 86: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

c.-íf""*

&

Page 87: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

*><

Page 88: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

a

&*

Page 89: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

M

Page 90: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

e::::;;:tt::::r C^J

PM

w.vaatarmiaéttva:ün*

^BH»<Utt»tl«»*S^:3

l»ir a ^nw

Li

H

Page 91: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

; i : ;::I::íIIUI4.

#*4h*ftfÍl4fUtf#iT7AMnW

VI

Page 92: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

1

\^

Page 93: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

iiiuir.r.:-.:: HfcllHTTf||

^

Page 94: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

i MSSMntMltl liJ^iiliii^l

UtMtl»«l»*t#:a

tf

Page 95: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

i,„t:!tttajts.

i mnmiiminuimm

'a ^.viV»ttUwt"V«:'

><

Page 96: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

£stMl£f £1 :::j:i<tuuii 1 ■tiinnutiiii.;:^:::^

ftL-.iS!'.t:'.:'.:::i>itt:jt:*

Page 97: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

c:;::.-::J»::.:r:i:

T

i mmwwimuuu tmp

nclK%i*.»mwsass*s*

•g=r'^v.!iy*M,y.ü.*3"

1 tf

Page 98: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de
Page 99: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

* »tiii»ntnmi;^in:::^

»íí--TTTíí-.í-.::-.;=XXIJ±;I

1*

Page 100: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

ÍV

f t intTt IT*"** ;»_.-.;.;/■;

uMntataltniaa ti I"

?<

Page 101: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

n

Page 102: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

■;',

Page 103: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

si: :::J:IUIUUI

M|l.nl<tH«tOTI»«:.

iiuiintiiiim;y.:;::^

!i :!

cr

K

Page 104: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

fiit- ri

r rt . ■ A'

\. ■ ■ ■' I •

\ i-^r- ir

«*'

$

SÉ,

cri::::* 1 MUMMMftlfctlAU&tlfial

tf

Page 105: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

li

JARDIM

i V,, —

V

JARDIM

L.

1

.

JARDIM

8 |í

! i | i M || i i ii

:■_. • r„-i_

| i i i i !

9 . ___JL j!

USDiM

l PISCINA FAZENDA CAPUAVA

PLANTA BAIXA

ANA LUIZA MOLITERNO

LEGENDA

1 SALÃO

2 COZINHA

3 BAR

4 DORMITÓRIO

5 BANHEIRO

6 LIVING

7 LAREIRA

8 VARANDA

9 JARDINEIRA

* \

x\

Page 106: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

A planta foi executada para minha maneira pessoal de viver: a arquitetura é

Poderíamos dizer ser esta a "frente da casa"? De qualquer maneira, é o seu aspecto mais belo, com a horizontal cal- ma de suas varandas laterais, oferecen- do leveza ao corpo central da constru- ção, agarrado ao solo pelos suportes triangulares. Pelo reflexo da piscina, a fachada branca é mais nítida sob o con- traste dai cortinas fortemente coloridas.

32

CASA *í ^AjSEatt, xlAJd/FgV ?e_ a

Page 107: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

i

'*»&■'**}.

i

m

rei s« Wi*.-;*

SlSw

l'1^*"»**-

<v*9fi, '5:

$*^fc

«

vW*

*fcs$*?fc ss o ■<*•

sempre uma maneira de viver, expressa em termos de alvenaria e materiais."

Reportagem de DULCE G. CARNEIRO A mesa de refeições é, de todos, o mais belo móvel. De cristal vindo especial- mente da Bélgica, de uma polegada de grossura, muito longa, acomoda, folga- damente, 14 pessoas. As pernas são de metal cromado, em curvas (desenho de F. de C). Com iluminação vela- da, sob o tampo, a porcelana, cristais e talheres ganham reflexos imprevistos.

33

Page 108: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

<3£

ibre a personalidade múltipla de artista Flávio de Carvalho já foi dito muito. O arquiteto, o pintor, o homem, se desdobram em inúmeras jacêtas, em atividades as mais várias, marcadas pelo seu talento inco- mum. Pesquisando sempre, em todos os ramos artísticos aos quais se dedicou, o livro "Experiência n.* 2 trai o nome de apenas uma de suas primeiras e mais Jamosas experiências. Na arquitetura, Jex pesquisas arrojadas. Há vinte e sete anos, idealizou i construiu sua residência em planos absolutamente infditos, de tal forma, que assim permanecem nos dias atuais. Famosa no Brasil e com repercussão no estrangeiro através de tantos artistas de renome internacional que já Joram seus hóspedes, essa construção i hoje apre- sentada aos nossos leitores com explicações do próprio autor, sabre a sua arquitetura * decf>~nç&o.

\

Flávio de Carvalho conta co- mo idealizou a tua residência.

n

■-—---- -rj- cr "T—T "****** | _il ,.Jl „mr*t —J

"TT

• i li

. - . --t» Tr^a....... :s=:^=3-

Um pouco templo, um pouco monumento, solene e igualmente acolhedora, é a casa de Flávio de Carvalho. Recém-entrado na sala principal, o visitante que a vi pela primeira vez é to- mado pela impressão maciça de sua amplidlo. Poucos moveis, enfeites, pouquíssimos qua- dros. O espaço vazio — esta, uma das grandes belezas dessa residência estranha, onde o bizarro e o prático se casam em harmonia ideal.

Um enorme «alio de 16,50 x 7,60 m sem divisões t, simultaneamente, sala de estar, de re- feições, de música, e palco para pequenas representações e "ballet". Esse acumulo de atri- buições, difícil de descrever, nSo a sobrecarrega, antes, aumenta o seu encanto. Alias, tudo nessa casa foge as convenções preestabelecidas para a construção de uma residência. Im- prevista e confortável, sua arquitetura e decoração criaram um ambiente pessoal que oferece perspectivas inusitadas i arte-de-morar.

No exterior, algo logo se impõe a nossa observação: nlo ha frente, nSo há lados, nfo há fundos. Cada face se nos afigura a mais im- portante, toda vez que a olhamos. A grande sala centraliza a cons- trução, ladeada por duas varandas abertas, ambas com salda para a estrada. Totalmente sem janelas, uma porta principal (há quatro outras) em toda a extensão de sua altura, atê o teto (8 metros) te abre para a piscina. Esta cria uma paisagem inédita, refletindo em sua água puríssima (sem cloro, vinda de uma cisterna) a es- tranha arquitetura. Uma cortina segmentada, feita de várioa pano* em quatro cores, marca de colorido toda a fachada branca.

Um jardim meio selvagem, em que plantas se misturam a matos, árvores frutíferas a flores, cerca de maneira ideal a casa, dentro da paisagem de uma fazenda. As fruteiras foram colocadas ao lado das janelas dos quartos, dentro da idéia poética de se colherem os frutos, ainda do interior da residência.

Tanto o jardim como toda a decoração foram idealizados por Flávio de Carvalho. E é êle quem falará aos leitores de CASA e JARDIM acerca das diretrizes que presidiram o plano da caaa.

Varanda de entrada. As grandes vigas brancas de concreto se nos afiguram ainda mais forte*, sobre os delgados) "pilotit" pintados de vermelho. Orquídeas pendem nos vasos suspensos. O piso é de ladrilhos vermelhos, no mesmo plano qu« a grama.

^yrTw?'

34

0[0

Page 109: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

CASA e JARDIM

X. O NORTEAMENTO

"foi exclusivamente poético. A concepção de toda a casa é um produto puro da ima- ginação tentando criar uma maneira ideal de viver. A poesia é, aliás, indispensável à criação arquitetônica, como fator de elevação do homem". "Idealizei a planta em 1929, tendo a casa sido construída no correr de 1930. Foram rápidos os planos, alguns dos quais alterados durante a construção. Na escolha do local íugi a pratica comum de colocar a casa nos vales. Preferi os morros, com a pai- sagem que os circunda. Os ventos são controlados artificialmente pela disposição adequada da alvenaria e pelo plantio de árvores. Até o clima em cima do morro, no local onde toi construída a casa, foi alterado pela vegetação em torno."

ÁREA E CUSTO

A casa ocupa, aproximadamente, 600 m2, talvez mais. Em si, não é tão grande lem-se essa impressão porque as peças estão bem distribuídas, de acordo com o uso que se deve tazer delas. Esse o motivo pelo qual parece extremamente ampla. Nenhuma das áreas projetadas são trambolhos ou áreas obsoletas. Todas têm uma razão de ser e uma função imediata." "O seu preço foi baixo porque dirigi pessoalmente a construção, empregando ope- rários quaisquer ensinados por mim. Projetei e executei todos os desenhos, inclusive os menores Hpta hpc

PISCINA

"A piscina foi feita também por um pro- cesso muito econômico. É uma estrutura mista de alvenaria de tijolo e concreto- armado. As paredes verticais são de alve- naria de tijolos assentados com cimento misturado na argamassa de cal e areia. O fundo da piscina é em lajes de concreto- armado, tendo por baixo paredes verticais, em forma de caixas, feitas com alvenaria de tijolo, como se fossem "caissons". A finalidade desses "caissons" era a de fazer com que um rebaixamento de terreno, em determinado local, provocado por um formigueiro ou outra causa, permanecesse somente lá, isolado pelas paredes dos "caissons". Dessa maneira, evitei as trin- cas. Os cantos das paredes verticais foram grampeados com barras de meia polegada cada vinte centímetros, com intuito tam- bém de evitar trincas."

(U

Page 110: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

CASA e JARDIM

No recanto da mesa de refeições, com o teto mais baixo, a parede e totalmente guarnecida de ma- deira. Seus únicos enfeites afo os instrumentos e adornos de fndios brasileiros, de belas cores e formas, que contribuem para criar o am- biente inusitado de toda a casa.

Safda dando para uma das varan- das, com as mesmas cortinas de várias cores, da porta principal. Rédea e cadeiras confortáveis pro- porcionam um ambiente de con- versa, extremamente agradável. O teto í dividido em seccdes pintadas de cores diferentes, em tonalida- des bem vivas. Protegido e ao ar livre, o morador toma contato di- reto com a paisagem.

REFORMA

"Houve uma reforma recente, na qual ampliei três vezes a superfície de cada varanda. Me utilizei do concreto-armado antigo, executando emendas com o novo concreto-armado. O problema do equilí- brio estável da estrutura foi complexo e difícil de resolver, em virtude de ter utili- zado os pesos de uma estrutura já exis- tente no equilíbrio do conjunto." "A reforma não alterou nada o seu estilo — pelo contrário, o acentuou e á forma poética na qual se baseia a construção. Quando decidi a modificação, tive em mente o problema de não se destruir o estilo original, tanto assim que estudei primeiro a reforma sobre fotos da casa, antes de iniciar os cálculos da execução." "Na difícil montagem das ferragens do concreto-armado com suas emendas elè- tricamente soldadas, foram utilizados em-

è 39

<u

Page 111: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

wi ft* ■*i\

mt I MS

í.,,.r,

fiN

/ l!

PKSsa^^8!?!1"^8^

]

ipra

fW. I "• *r —-—-.---. ^» .. .-vir- r" ■ 11 ir^^ »#!" ü MN

1/II'íW.»

^"lâvio de Carvalho pintando no seu "atelier" e biblioteca, uma dependência com saída totalmen-

' te separada do corpo da constru- çlo, com porta dando para o jar- dim. A mesa de trabalho t antiga, assim como algumas poltronas que fazem curioso contraste com o resto do ambiente, de linhas in- teiramente modernas.

pregados os mais boçais, e que nunca haviam trabalhado em construções. Todos, pela primeira vez aprenderam a trabalhar durante essa reforma." "No estudo do equilíbrio da estrutura, foi conservado o critério pelo qual a soma al- gébrica das forças internas e externas é igual a zero. A ausência de momentos fle- tores nas colunas levou a uma distribuiçSo uniforme de pressão no terreno, pelas sapatas. Qualquer desequilíbrio na distribuição da estrutura introduziria momentos fletores nas colunas e conduziria a pressão desigual nas fundações, provocando re- calques no terreno e assentamentos desiguais, desnivelando a estrutura."

UM MATERIAL NOVO

"Na grande sala, idealizei para o teto um refletor longitudinal de alumínio duro, ladeado por lâmpadas coloridas que se acendem por grupos, e fornecem iluminação indireta. Mas, a função principal dessa faixa de alumínio é refletir o colorido mul- tiforme das cortinas, do gramado verde e dos ladrilhos vermelhos." "Aliás, usei experimentalmente e com excelentes resultados, nos revestimentos das paredes da cozinha e dos banheiros, chapas de alumínio duro."

SEMPRE, A CONCEPÇÃO POÉTICA

"As cortinas do salão foram estudadas em largura, comprimento e peso específico para que possam balançar ao vento para fora e para dentro, ao ritmo eventual da música. As aberturas foram idealizadas para fazer com que — usando a frase de Mario de Andrade — "a paisagem, as nuvens, a luz, o ar entrem dentro da casa ..."

40

<fe

Page 112: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

A lareira reúne, de maneira im- prevista, doia elementos ricos de sugestões e normalmente separa- dos: o fogo e a água. Em relevo no meio da sala, o fogo se faz na cesta de ferro forjado em semi- círculo, destacada da parede. Sa- bre as chamas, uma cúpola de alumínio brilhante com pequeno repuxo iluminado por lâmpadas de diversas cores. Com o aquecimento do alumínio, a água desprende va- por, dir-se-ia colorido.

Pequena sala de trabalho, com eslantes que chegam ao teto. L)ivls cobertos com listados de cores fortes, um tecido feito a mio.' por Índios mexicanos. A lareira é guamecida com chapai de alumínio duro, c possui uma chaminé concebida de maneira a evitar que o mínimo de fumaça se desvie para dentro da sala.

4

Page 113: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

4

Visío parcial da grande sala. AJ cores diferentes da cortina sSo de seções independentes. Quando a porta de vidro eatÁ aberta, suas partes separadas dançam ao ven- to. Poltronas e divSs estofados tio cobertos por tecido pesado.

<K

Page 114: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

9^

-i* Mascara l>oliviana, representando os espíritos maus. Colocada na sala de estar, onde existem duas outras brasileiras, também peças autênticas e raras do nosso folclore.

A parte de cima desse carrinho para chá e uma bandeja de prata, uma peca de museu. Encomendada no Porto para a recepcio do 7.* Vice-Rei do Brasil, o Conde dos Arcos, no Castelo da Torre, na Bahia, essa bandeja, em tempos antigos, era carregada por dois escravos, hoje substituídos por uma mesa com rodas, desenhada pelo arquiteto Ramo» de Azevedo.

Page 115: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia C\>(

Folha de informação rubricada sob n.°

doProc. CONDEPHAAfio 0286.../ 1923... (a)

Interessado CONDEPHAAT

Assunto oolicita tornbamento da casa de Flaico de Carvalho-Vaiinhos

INFORMAÇÃO STCR - 146/79

Senhor Diretor Secretaria Executiva:

Pensamos agora esteja o processo devidamente

instruido, com plantas, fotos e demais informações que

possam amparar juizos voltados à pertinência- , ou não, da

proposta de tornbamento da inicial.

Assim, somos de parecer que o presente proces

-so seja remetido ao E. Colegiado com a devida urgência, já

que sabemos estar correndo nas escolas superiores de São -

Paulo e Campinas um abaixo assinado solicitando o tornbamento

da fazenda de Flávio de Carvalho.

S.T.C.R., 23 de novembro de 1979

CARLOS LEMOS WRETOR-TÍCNIOO

Ao Exmo. Sr. Presidenta do E.Colegiado,

SE.f 28 de novembro de/1979

ALDO NJ Diretor d\f Di-1

Secretaria-Executiva V? K PTí ti A •*. TI

Cod. 02-11 - 50.000 - VI-976 lmP- Serv- Gráf- SCCT

V

Page 116: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Ao Snr. Conselheiro

t.ÀUD^^^ para relatar

no CíVI^ . A^i ■ nè~>i^-> SUL ^ULCJCJL^

Segue ,juntad nesta data, tolhj de informarão

em de

(a)

rubncad sob n.°

de 19

/

Page 117: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

^is

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

Folha de informação rubricada sob n.°,

^Proc.CONDBPHAATC;., 00286/73 (a)

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da Casa de Flávio de Carvalho, em VALINHOS

Senhor Presidente

I - Histórico

1-0 presente processo trata do tombamento da sede da Fa

zenda Capuava, situada no município de Valinhos, pro-

jeto e construção de Flavio de Carvalho, que ate sua

morte detinha a propriedade e usufruto do imóvel.

2-0 processo tramita neste CONDEPHAAT desde 1973 face _i

numeras dificuldades surgidas à sua instrução, tais

como a localização do inventario de Flavio de Carva-

lho, anexação dos elementos gráficos e fotográficos,

bem como elaboração do laudo técnico de vistoria, ne-

cessários ao exame e avaliação dos valores implícitos

ao bem cultural em questão.

3 - Superados os problemas havidos, está o presente pro

cesso devidamente instruído, contendo a relação dos

bens legados por Flavio de Carvalho, inclusive aque-

les encontrados em Valinhos, planta cadastral da resi

dência e farta documentação fotográfica.

II - Do mérito

Em boa hora este Conselho tem demonstrado interesse

de não apenas dirigir suas ações aos bens culturais - di

tos consagrados - vinculados a momentos expressivos de nas

sa Historia, mas também estar atento e buscar preservar

aqueles outros, mais recentes, cujo significado e valores

não nos e permitido desconhecer.

fi o caso do recente tombamento do prédio que abriga

a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, projeto do

arquiteto João Batista Vilanova Artigas. São os exemplos

de estudos implantados e em desenvolvimento neste Conse-

lho sobre o conjunto de bens e expressões culturais que

se intenta melhor conhecer e, sobretudo, assegurar sua Imp. Serv. Gráf. SCCT

M

Page 118: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Secretaria de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia

do..

Folha de informação rubricada sob

n.° / (a)

~JgS^ Interessado

Assunto

permanência.

Considerados tais propósitos no âmbito deste Conse-

lho, a obra de Flávio de Qrvalho não poderia em hipótese

alguma ser esquecida.

Ê notória sua participação em movimentos culturais

de vanguarda como nos revela sua diversificada produção

no campo das artes e arquitetura.

No tocante a este ultimo aspecto, são poucos os pro

jetos de Flavio de Carvalho que sobreviveram livres da des

caracterização ou mutilações comprometedoras do espirito

inovador e moderno de sua obra, como, por exemplo, basta

citar o conjunto de residências à Rua Lorena, nesta Capi

tal.

A sede da Fazenda Capuava - projetada nos anos 20 e

construxda durante a década de "}0 - se por um lado teste

munha a irreverência do arquiteto na adoção de solução

plástica inusitada e peculiar organização dos espaços, de

outro, constitui referência importante no conjunto de seu

trabalho.

Julgamos, assim, que o exemplo da sede da Fazenda Ca

puava deve ser preservado por este Conselho.

Sao

Anton

o,A 19 de agost

Luiz Dias^de Andrade

Imp. Serv. Gráf. SCCT

tf

Page 119: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

Folha de informação rubricada sob n.°

do P,......g.Q.NDEP.HMT.....n.0 Q..Q2.8.6/..1..9.X3. (a) .^À

Interessado CONDEPHAAT

Assunto Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho, em

VALINHOS.

j|0»

c?

SÍNTESE DA DECISÃO DO EGRÉGIO COLEGIADO

ATA N9 488 - Sessão de 7/10/81

O Egrégio Colegiado aprovou o tom-

bamento da antiga sede da Fazenda Capuava, situada no

Município de Valinhos, projeto, construção e proprieda

de de Flávio de Carvalho, nos termos do parecer do Con

selheiro Antônio Luiz Dias de Andrade.

 SE para:

1- Oficiar aos interessados

2- Elaborar Resolução de Tombamen-

to a ser submetida â apreciação

do Senhor Secretário para apro-

vação, se assim/O decidir,

GP, aos . 20 d é 1981

RU¥ OHTAKE PRESIDENTE

\

LP/eb

100.000 - V-980 Imp. Serv. Gráf. SICCT

\\1

Page 120: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Sr. Diretor da SE

Em atenção aos termos da síntese de

fls. 101, elaboramos os ofícios anexos ã contracapa, os

quais submetemos ã apreciação de V. Sa.

AT/SE, 12 de novembro de 1981

FUDITÍ íírtíe Técnico

1- De acordo. Expedir os ofícios, juntando-se cópias ao

processo.-

2- Ao STCR para elaborar a respectiva Resolução de Tom-

bamento.

SE, 12 de novembro de 1981

ALDOVN: )SSO Diretor jtíe Divisão

Secretiar: ia Executiva CQNE te] ?HAi ̂ T

JM/eb

documento

Segue , juntad nesta data, f0iha... de informação rubricad sob n.°„

de _ de 19..

Page 121: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - CONDEPHAAT -

Rua Libero Badarõ, 39 - 119 andar - cep 01009

São Paulo, 12 de novembro de 1981,

Ofício SE-594/81 P.CONDEPHAAT 00286/73

Senhor Prefeito

Tenho a honra de comunicar a Vossa

Excelência que o E.Colegiado deste Conselho de Defesa do Patri

mônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Esta-

do - CONDEPHAAT, em sua sessão plenária de 7 de outubro últi-

mo, Ata n9 488 propôs o Tombamento da sede da Fazenda Capuava,

situada nesse Município, de propriedade do Sr. Custódio R. de

Carvalho.

Na conformidade da legislação apli

cavei â espécie, mais precisamente as disposições contidas nos

artigos 142-, e seu parágrafo único, e 14 6 do-Decreto n9 13426,

de 16-3-1979, a deliberação do Conselho propondo o Tombamento,

ou a simples abertura do processo, assegura a preservação do

Bem até decisão final da autoridade, sendo proibida, portanto,

qualquer intervenção em termos de destruição, demolição ou al-

teração, sem prévia autorização do CONDEPHAAT, devendo os even

tuais projetos de restauração ser submetidos a aprovação deste

órgão.

Aproveitamos a oportunidade para a

presentar a Vossa Excelência protestos de estima e apreço.

Atenciosamente,

)iretor de Divisão Secretaria Executiva

CONDEPHAAT

Senhor

LUIZ BESSOTO

DD. Prefeito Municipal de

VALINHOS - SP

CEP - 13.270

50.000 - xi-980- JM/mtr Impr. Serv. Gréf SICCT

40! X> TST - t^-T'- -T~y* -KL-r"'>'-> i"™~^-P&zc*JK]iWtm«' wr~~ -r*^r '■■«;■■»■ sgr

Page 122: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA -CONDEPHAAT-

Rua Libero Badarõ, 39 - 119 andar -cep 01009

Ofício SE-597/81 P.CONDEPHAAT 00286/73

São Paulo, 12 de novembro de 1981

Senhor Delegado

Temos a honra de comunicar a Vossa

Senhoria que o E.Colegiado deste Conselho de Defesa do Patrimô

nio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado -

CONDEPHAAT, em sua sessão plenária de 7 de outubro último, Ata

n9 488 propôs o Tombamento da sede da Fazenda Capuava, situada

no município de Valinhos,de propriedade do Dr. Custódio R. de

Carvalho.

Na conformidade da legislação apli

c.ãvel ã espécie, mais precisamente as disposições .contidas_nos

artigos 142, e seu parágrafo único, e 146 do Decreto n9 13426,

de 16-3-1979, a deliberação do Conselho propondo o Tombamento,

ou a simples abertura do processo, assegura a preservação do

Bem até decisão final da autoridade, sendo proibida," portanto,

qualquer intervenção em termos de destruição, demolição ou al-

teração, sem prévia autorização do CONDEPHAAT, devendo os even

tuais projetos de restauração ser submetidos a aprovação deste

órgão.

Aproveitamos a oportunidade para a

presentar a Vossa Senhoria protestos de estima e apreço.

Atenciosamente,

, ATiDO"-NIt;0',LOSSO_ (j)rretor de Divisão Secretaria Executiva

CONDEPHAAT

Senhor

Dr. NATAL APARECIDO PAGANELLI

DD. Delegado Titular da Polícia Civil

Rua Antônio Carlos, 168

VALINHOS - SP

' CEP - 13.270

50.000 - xi-980 JM/mtr Impr. Serv. Grif. SICCT

\0l -.--TT--»*™*-:---;!'*''- ■•

Page 123: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - CONDEPHAAT -

Rua Libero Badarõ, 39 "- 119 andar - cep 01009

fi

Oficio SE-598/81 P.CONDEPHAAT 00286/73

Prezado Senhor

São Paulo, 12 de novembro de 1981,

Tenho a honra de comunicar a Vossa

Senhoria que o E.Colegiado deste Conselho de Defesa do Patrimô-

nio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado -

CONDEPHAAT, em sua sessão plenária de 7 de outubro último, Ata

n9 488 propôs o Tombamento da sede da Fazenda Capuava, situada

no Município de Valinhos, de sua propriedade.

Na conformidade da legislação apli

cãvel ã espécie, mais precisamente as disposições contidas nos

artigos 142, e seu parágrafo único, e 146 do Decreto n9 13.426,

de 16-3-1979, a deliberação do Conselho propondo o Tombamento,

ou a simples abertura do processo, assegura a preservação do

Bem até decisão final da autoridade, sendo proibida, portanto,

qualquer intervenção no sentido de destruição, demolição ou al-

teração, sem prévia autorização do CONDEPHAAT, devendo os even-

tuais projetos de restauração ser submetidos a aprovação deste

órgão.

Na qualidade de proprietário do

Bem em causa, permito-me NOTIFICAR Vossa Senhoria nos termos do

artigo 143 do citado Decreto, para se desejar, contestar a medi^

da no prazo de 15 (quinze) dias.

Aproveito a oportunidade para apre

sentar a Vossa Senhoria protestos de estima e apreço.

Atenciosamente,

50.000 ■ XI

Senhor Dr. CUSTODIO R. DE CARVALHO

Rua Antônio Olímpio, 876

OLÍMPIA

CEP - 15.400

.^/mtr

/ /Al.UU^Nll.U-LiÚSSO t/Diretor de Divisão Secretaria-Executiva

CONDEPHAAT

Impr. Serv. Gríf. SICCT

ktf> \ -v-í;7^Ç-'"^ii'>-sr»-

Page 124: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

do

Folha de informação rubricada sob n.°.

EROC* COHDEPH&A^ „ 00286/73 (a)

P

Interessado

Assunto

COHDEPHAAT

Solicita tombamento da Casa de FláVio de Carvalho, eqj

Valinhos.

16-I'~?I

O- Cesw-rLa-- tz&Jpc^ - /P/1t*-tf™< /

100.000 - V-980 Imp. Serv. Gráf. SICCT

\^i

Page 125: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Sr. Presidente do Conselho

Encaminhamos â consideração de V.Exa. os

presentes autos, com a inclusa resolução de Tombamento do

monumento em questão.

JM/eb

SE, 25 de novembro de 19 81

ALDO NIM>\BQSSO_ Diretor He divisão Secretaria Executiva

CONDEPHAAT

documento , . , i_ o Segue juntad nesta data, folhl,.. de informação ™bricad sob n

em de de 19..

(a) -

Page 126: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Proc.CONDEPHAAT n9 00286/73

'm?

ESTADO DE SAO PAULO

RESOLUÇÃO N9 42 DE 12 DE MAIO DE 1982

ANTÔNIO HENRIQUE DA CUNHA BUENO, SECRETÁRIO EXTRAORDINÁRIO

DA CULTURA, no uso de suas atribuições legais e nos termos do arti-

go 19 do Decreto- Lei n9 149, de 15 de agosto de 1969,

RESOLVE

Artigo 19- Fica tombada a CASA SEDE DA FAZENDA CAPUAVA, em

Valinhos, conhecida como Casa de Flãvio de Carvalho, obra do insig-

ne arquiteto, como bem de valor histórico - cultural.

Artigo 29- Fica o Conselho de Defesa do Patrimônio Históri_

co,' Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado autorizado a ins

crever no Livro do Tombo competente, o imóvel em referência, para

os devidos e legais efeitos.

Artigo 39- Esta Resolução entrara em vigor na data de sua

publicação.

SECRETARIAlDA CULTURA, 2 Ae maio de 1982

ANTONIJ0 HENRIQUE DA ..CUNHA BUENO

SECRETARIO EXTRAORDINÁRIO DA CULTURA

"ri p M !>

IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A - Modelo Oficial 18

Page 127: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

§§QRETAF)A DE ESTADO [/ •-. ; 'J: v u, A

20 MM 198?

% 8EQA0 DE EXF£DIÇAQ

Page 128: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

DIÁRIO OFICIAL DE 2I/MAIO/I982

Resolução 42, de 12-5-82

O Secretário Extraordinário da Cultue*., nos termos do artigo l.o do Decreto-Lei 149, de 15 de agosto de 1969 e do Decreto 13.426 de 16 de março de '>979, resolve:

Artigo l.o — Fica tombada a Casa Se- de da Fazenda Capuava. em Valinhos, co- nhecida como Casa de Flávio de Carvalho, obra do insigne arquiteto, como bem de va- lor histórico-cultural.

Artigo 2.0 — Fica o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Arqueológico, Ar- tístico e Turístico do Estado autorizado a inscrever no Livro do Tombo competente, o imóvel em referência, para os devidos e legais efeitos.

Artigo 3.o — Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

49b

Page 129: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

ffiWÉt 1 387

F «1

•;/-'■-

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA RUA LÍBERO BADARÓ, 39 - SÃO PAULO - CEP 01009 - PABX - 257-1311

-COOEPHAÂT- •

|K p T

São Paulo, 25 de junho de 1982.

Ofício S3-633/32 P.CONDEPHAAT K2 00286/73

Senhor Prefeito

Temos a honra de encaminhar a

Vossa Excelência jtorto a este, xerccópia da Resolução de TOM

baaento da Casa Sede da Fazenda Capuava, nessa cidade, conhe

cida COIDO Casa de PI avio de Carvalho, publicada no Diário Ofi

ciai do Estado de 21 de maio ultimo.

Aproveitamos a oportunidade pa

ra apresentar a Yossa Excelência protestos de estima e apreço.

Atene io samente,

CELSO MARCHI Diretor Tecnico-Substs

Secretaria-Executiva C0NDEPHAAT

50.000 - IV.982

Senhor

LUIZ BESS0T0

DD. Prefeito Municipal de

VALIKHOS - SP

CEP - 13.270

Jjymtr Impr. Serv. Gráf. SICCT

AoV

Page 130: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA RUA LfBERO BADARÓ, 39 - SÃO PAULO - CEP 01009 - PABX - 257-1311

-CO H D E P H A A T -

Ofício SE-635/82 P.COHDEPHAAT JT9 00286/73

Senhor Delegado

São Paulo, 25 de junho de 1382,

Temos a honra de encaminhar-lhe

junto a este, xerocópia da Resolução de To&bameiito da Casa Se

de da Pazenda Capuava, nessa cidade, conhecida coco Casa de

Flávio de Carvalho, publicada no Diário Oficial do Estado de

21 de maio ultimo.

Aproveitmraos a oportunidade pa

ra apresentar a "Vossa Senhoria protestos de estima e apreço.

At ene iosamente <

(^ Cl^tO MARCBI Dfcreíor Técnic o~Subst9

Secretaria-Executiva COKDEPHAAI

50.000 - IV-982

Senhor

BR. NATAL APARECIDO PAGAÍTEXLI

DD. Delegado Titular da Polícia Civil

Rua Antônio Carlos, 168

VALIRHÒS - SP

JH/mtr Impr. Serv. Oráf. SICCT

\íi

Page 131: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

1g£U **/» SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA RUA LÍBfERO BADARÓ. 39 - SÃO PAULO - CEP OI009 - PABX - 257-1311

-COHDEPH Ã AI-

São Paulo, 25 de junho de 1982.

Ofício SE-636/82 P.CONDEPHAAT NS 00236/73

Prezado Senhor

Temos a honra de encaminhar-lhe

junto a este, xerocópia da Resolução de Tombamento da Casa Se

de da Pazenda Capu3.va, em Valinhos, conhecida como Casa de

PI avio de Carvalho, de sua propriedade, publicada no Diário O

ficial do Estado de 21 de maio último.

Aproveitamos a oportunidade pa

ra apresentar-lhe protestos de estima o apreço.

At ene i o samente,

J2ÉLS0 MARCHI Diretor Tecnico-Substs

Secretaria~Executiva COHDEPHAAT

Senhor

DR. CUSTÓDIO R. DE CARVALHO

Rua Antônio Olímpio, 876

OLÍMPIA - SP

CEP - 15. 400

50.000 - (V-982

JM/mtr Impr. Sorv. Gr£f. SICO

lot

Page 132: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

X S.T.A. (D§ Dilma Nas3if)

Para inscrever o Bem em questão no

Livro do Tombo competente.

Jí0ntr

SE, aos 28 de junho de 1982

CESÇtSOJiftKCHI Dire tor>Tecnic o-Súbst 2

Secretaria-Executiva CONDEPHAAI

/»y jn ty)

Page 133: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

Folha de informação rubricada sob n.°...-k

HftP.COIK>EPHA*r n„ 0Q286 / 1973,

Interessado Condephaat

Assunto Solicita tombamento da casa de Flavio de Carvalho, em

Valinhos,

Senhor Diretor Técnico

Em atenção ao despacho de fls ll4>-verso,

foi inscrito na data de 19/7/82, em questão no Livro do

Tombo Histórico na 1, «s 193, pagina 47,

São Paulo, |Í9 de julho de I.982

DILMA NASSIF / Ene, Setor Técnico

1 - Ciente.

2 - Arquive-se na Seção Técnica Auxiliar.

CONDEPHAAT., 19 de julho de 1982

Ir CELSeYMARCHI Ditfetor

JM/mi

Inscrição cancelada de acordo com a

decisão do Egrégio Colegiado nas

reuniões de 12 e 19/01/87.(atas 7*fl e 7^2).

20.000 - XI-980 Imp. Serv. Gráf. SICCT

Ho

Page 134: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Inscrito no Livro do Tombo Histórico, sob o nc 270, p. 70,

em 25/03/87.

MARIA RITA MANCINl Bibliotecária Chefa da Seção'

Técnica - Substituta

■ '

Segue ...., juntad - nesta data, documento rubricad sob n.°„

folha de informação

~« em de.. ..de 19™.

(a)

Page 135: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

. ■.-■■ <*r. v -- r~ .jW 'i iiitir-*"""! tri- '• 1' - — TiTri rfcr -m -

Do

f Oth* .1r lnlo*m*CÍO I flutxi; »nj sob n *

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

wm&manamn* Número Ano ■ Rubrica Y

■MMIIW IN WIIIIIWI I ■! I IIIIII —I !■ «II IM I II ' . > ■ -

r*>

\

 SA (Protocolo)

Para desentranhar dos presentes autos

os documentos de fls. 112 a 181, constituindo-se novo processo

que terá como:

Interessado: Prefeitura Municipal de Valinhos

Assunto: Recursos financeiros para obras de restauração da

Casa de Flávio de Carvalho, em Valinhos.

Após, retornar ambos os processos a es

ta D.T. para outras providências.

CONDEPHAAT, 13 de julho de 1993.

ruDirpr-MONARi

IIRETORA TÉCNICA

JM/srh QJk ±y> <^L ^>,)^ji &

o

%

DIT'-J M ' '

CONDF.PHAAT

ül

Page 136: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

ST/?. o

"T^Z-tSc^o-e^ '-^A.

Co^u2J2j2^^. /S-/>/13

■ kl

I I

/ ^

Page 137: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Ao

CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO,ARQUEOLÓGICO,ARTÍSTICO

E TURÍSTICO DO ESTADO -CONDEPHAAT-

Senhor Presidente:

YC\&R>AV>X ~^Vovcve

R-G.ZfaV^^^;Z_-5 residente ã ^M 9^O\VS\^ \9..Q% MaV Vq \

BairroXa^^aaJjãaaa Cidade S^.^v^c Estado S <? Telefone 'Z<

$PK '°S^\K\ CEP QV^b w - ?.C\Q ,vem requerer a

Vossa Senhoria, ç^gc, A^ ^-^vv^ ^\ ,CJ2 ,tt %<\.^ ,<ol. ^9,ic&\.

feO.G(>Z CoS C,(o ^\.^S ^^."A^ .fio/5^c\Q ^\ ^?^^ ^ ^ o^ps-

no imóvel que se localiza ã

Bairro Cidade

Estado

no do contribuinte

Seguem em anexo,os documentos.

Qx~-*—-v H/*< /"*tÇ Nesses termos

P.Deferimento

^oVVov^-^^^ sio Paulo,??, de -?^QNR\\ de 1995.

y Cf ' Assinatu]

AsizS ai

Page 138: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Page 139: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Folha de Informação

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

ia ae imormacau . ricadaAbn J /

W 1,3 Do Número Ano Rubrica

PROCESSO CONDEPHAAT 00286 73 &? INT.: CONDEPHAAT

ASS.: Solicita tombamento da casa de Flávio de Carvalho, em Valinhos.

VAG/ens,

Devolva-se ã S.T.A.

para arquivamento.

CONDEPHAAT, 26 de outubro de 1995.

VALQ 0 GANEU

Diretora Técnica

Page 140: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Ao AJf s

CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO,ARQUEOLÓGICO,ARTÍSTICO

E TURÍSTICO DO ESTADO -CONDEPHAAT-

Senhor Presidente

3ANDI2A Vu-M i 1r vj J iTA

R.G.25Ç5A ££c/-^ residente à -^A <; IMíç. GO^CA^»^\ n->

* Bairro iTA.m PAUnCm Cidade <,Aç -pp^, Estado^R

^Telefone 0,)^ <Sí.<T//,),) 7,4 ^CEP ^HG-,y requerer a

Vossa Senhoria, g r^W,H, ^ ^ < ^ .Lj,,„„.|r rlr.

as

X\*-l*>£^7 »«>•> 1^3 r^Vn^c c^ , n* rei' rc a v- ̂ 3Qfnr ^ ^Wl pdCep <■<:•. ,cf,^, k. ç\ç. íc-ír.,^

no imóvel que se localiza à G^< >s 5 evr eW BZX:-u>- . Bairro CA?I;/AüA Cidade V/AU^Vç^

— Estado ' gp

nQ do contribuinte

Seguem em anexo,os documentos CONOEPHAAT ftüJSS-y °® i^OOQ R« ido por; G&...... __Nesses termos HMMI ilJjQ U P. De ferimento

São Paulo,_2 de aúos/i: de üJdOO

V-Assinat)ura

\^

Page 141: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

t-oirta de informação Rubricada sob n °

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Do Número Ano Rubrica

Requerimento

INT.:SANDRA YUMI FUJITA ASS.: Solicita a retirada de cópias dos processos 000286/73 e 25.642/73 referente ao tombamento da Fazenda Capuava.

1. À STA para atender com as Cautelas de Praxe.

GP/CONDEPHAAT, 07 de agosto de 2000

-vSàc ^=»

VALQUIRIA ABQp GANEU ^Diretora Técnica

%N^VD éM A?]U% /'2ooo

<r&\-

'*>. Cr VK^s too

/fcsm

3

Page 142: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Folha de Informação Rubricada sob n.°

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Jt* Do Número Ano

Requerimento

Rubrica

INT.: GILBERT OTHONIEL TONI

ASS.: Vistas ao Processo de tombamento da Casa Modernista de Flávio Carvalho - Valinhos.

À£>7"4 para atender com as cautelas de praxe;

GP/Condephaat, 26 de abril de 2001.

"6è* J JOSÉ ROBERT' \\ Presidente

LHEM

/fcsm-

CONONÇP+IAAT

Recsbldo por:\ ZÍk^Tjri^J ^-^ò^r

1 1 5

|l(t

Page 143: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

Ao

CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO,ARQUEOLÓGICO,ARTÍSTICO

E TURÍSTICO DO ESTADO -CONDEPHAAT-

Senhor Presidente

(Xi_6^T2^r <c?r&0*Hfel^ TO/O/

R.G. IÒ4Q 2&3 residente à QAJU& üSpuMTO &AruTO t ZÇTD

Bairro CtnOTTâO Cidade 5, CéMJVMSO ÜO ^Ui^;stado SP

Telefone A2Z*d 46 Z 4

Vossa Senhoria,

CEP <&<d$do- 700 ,vem requerer a

Ut^TT^ <V>0 PQ^£>C^5G 0^~

TT9Ufo/VlMtZO^D &^ ^«^i Iüü-

CW^UO>reL 0^ piloto gg ^y^e-

no imóvel que se localiza ã \)AMtOÍÍOÍ

no do contribuinte

Bairro Ô4W0AVA Cidade Ü#U *> l?H5{

Estado $ f

Seguem em anexo,os documentos.

Nesses termos

P.Deferimento

São Paulo,v^p de AfàllAL

Hotas: .11 ■•-

í>'cjfcfew

de OI

\\>

Page 144: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

::;:(-olha ae inrormaçao Rubricada sob n °

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Do Número Ano Rubrica

Requerimento

INT.: RUY OHTAKE

ASS.: Solicita cópia do processo de tombamento da Sede da Fazenda Capuava no Município de Valinhos.

A STA para atender.

GP/Condephaat, 25 de junho de 2002.

/fcsm.

t<■ ' i loo

\\\

Page 145: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

h.tW.*Ll»Mfa>-^».i/»^^- .^.Ví-J^ . ^ —-*. '.«,»>. i y ..

CONDEPHAAT REQUERIMENTO DE SERVIÇOS 02823 / 2002

Ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo

- CONDEPHAAT Senhor Presidente,

Venho requerer, através do presente, a realização de serviços conforme a documentação anexa e características abaixo discriminadas.

%

m ■■»■( m;

tf

< o o

Pessoa Física. Pessoa Jurídica. Poder Público.

Nome íll

RG/ CNPi

A»1-*

f~ ;3S"?^-1gSg CEP \o1<tS4- *!&£ Ender. Cw. ÂàJ& fc**^o> -1.6*?^ ^q c^JdK. Bairro

UF J£_ Ender:

^üflxi»- <Jcv >$>^U^JL£^ Cx^JaXXc^vQ*. Bairro: N.°do

contribuinte

MunidPio nCb&L>JiUa>

OI

I ti co<

Denúncia Solicitação de regularização Pedido de Certidão.

Solicitação de informações Pedido de tombamento Retorno de informações (inf. Processo)

Solicitação de aprovação Pedido de qualificação como Estância X Outra

Utjj^J^ Ç-4 U^- JU* J^sacJL^** jL^^e^^^^o»^ Outra:

Projeto Informações Gerais Cartazes/ Painéis/ Anúncios Alteração Ambiental.

Obra i Reforma Diretrizes Pesquisa Mineral

Serviços de Conservação Tombamento Demolição. I E.\lraç3o Minerai

Z

CO CO <

Aiteraçao do Sistema Viário Mudança de Uso Restauração Outro (especificai abaixo)

Outro:

N.° Processo CADAN (Somente para Cartazes / Painéis / Anúncios)

N.° Processo em andamento:

Nome de Processo para referência:

N.° Processo para referenda:

Nestes termos, pede deferimento, São Paulo, J15 dei*-*—Vss de 2002

assinatura Observações específicas para o caso de solicitação de informações, de aprovação ou de regularização quando o assunto for "Cartazes I Painéis I Anúncios": 1. O presente requerimento deverá ser assinado pelo proprietário do anúncio ou do imóvel, com firma reconhecida, não sendo

aceitas procurações. Salientamos que o serviço é prestado gratuitamente, sem a cobrança de qualquer taxa. 2. As deliberações do CONDEPHAAT serão comunicadas diretamente ao CADAN, não sendo fornecidos ofícios aos

interessados, conforme Ordem de Serviço n." 02/2000.

PARA PREENCHIMENTO EXCLUSIVO PELO CONDEPHAAT

(nome do técnico responsável)

Abrir processo

N.°processo aberto

3 Deferido

Data:

Indeferido

tâMCJcO (esciarecimentos no verso)

Proc para referência:

não Data máxima para resposta

[1 Área natural.

P§ 1— Edificação.

M Núcleo Histórico. 1

r Segmento Urbano.

Sitio Arqueológico

Bem Móvel.

Patrimônio imar.erial

Área envoltória de Área Natural tombada

Área envoltória de Edificação tombada. Área envoltória de Núcleo Histórico tombado. Área envoltória de Sitio Arqueológico tombado.

Outro.

m

Page 146: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

REQUERIMENTO DE SERVIÇOS N.°: 02823 / 2002 CONDEPHAAT

{20 LISTA DE ANEXOS

Anexo J Descrição I Quant. folhas

oA Ht(ii|Lr. ^JtjajuüixjLv^aJw ol

1 !

Assinatura - Data

\y>

Page 147: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

5—11- 5141388 RUY OHTfikE ARQ E UPB 376 P01 '02 16:20

TELEFAX Av. Farfa Uma, 159711°andar CEP0I4S1-S06 SâoPauio 8ras.il Rljy Ohl3K© tel: (O4-1)3815-2266 fax; (011) 3814-1888 e-mailTOyohtake^fuyohtake.com.tor arquitetura e urbanismo

PARA TO

FIRMA

FIRM

DE FROM

Dr. José Roberto Fanganiello Melhem dd.presidente

CONDEPHAAT- Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico.; Turístico do Estado de Sáo Paulo

Arq.Márcia Umeoka

LOCAL / DATA: 25/06/02 LOCATION / DATE:

FAX: 33373955

NúMERO DE PáGINAS: 01 NUMBER OF PAGES:

NOTA." SE H£C '-OSEM HHCaStOAS TOCAS AS PÁC-iNAS. SfíTRAR EM CCNTATO PELO TELEFONE (0T.) 81S-37.S8, PALAS COM: CSTlS NOTE: IF YOLí ao NOTRECEIVE ALL PáGES, PIEASE RINQ UP OUR MAIN TELEPHONE NüMSER <OIIJ 315-2255 AMO SPEAKTO SENDES OR TO:

Prezado presidente,

Pela presente solicitamos cópia do Processo de Tombamento, conforme Resolução 42 de 12/05/82, da Casa Sede da Fazenda Capuava, em Vàl?nhos,.cbnhecida:Como Casa de Ftávio de Carvalho.

A presente solicitação tem como objetivo estudos sobre o Bem Tombado.

Sem-mais para o momento, subscrevemo-nos Atenciosamente

RUrOHTAKE ARQUITETURA E URBANISMO Arq. Márcia Umeoka

CONDEPHAAT - Presidência

Recebido por j^Qjz^C^áC^L

H o r » •

\1\

Page 148: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

L'È : CftSfí Dfl CULTURA Fp,, ; EU9J&'"13é46 25 SET. 2008 15:3-1 Pág. ]

PRE1-H11 URA DO MUNICÍPIO DE VAUNHOS SfcCR±rrAfu,A üt CLTTVRA E TURISMO

Estado de São Paulo

OF n° 099/08 - SC T

Valinhos, 26 de setembro de 2008.

Prezado Senhor

É o presente para. cumprimentando Vossa Senhoria, solicitar a cópia integral do processo de tombamento da Casa Modernista do artista Flávio de Carvalho, situada nesta cidade de Valmhos-SP

A cópia integral deste processo ajudará nos preparativos do restauro deste bem tombado - em fase de reativação - , bem como forma de consulta para nosso Conselho Municipal de Cultura (CMC).

É sabido que. através de conversa telefônica com sua funcionária, Silvana, existem taxas para a retirada destas cópias, porém necessito da isenção das taxas pois a verba para este ano encontra-se comprometida até o final do ano de 2008.

Caso V.S* aprove tal solicitação, peço que comunique-nos para que possamos efetuar a retirada das cópias.

Contando com sua colaboração efetiva, agradeço desejando votos de elevada estima e consideração.

OBS: Valinhos - CASA DE FLÁVIO DE CARVALHO Processo: 00286/73 Tornb,: Res de 12/5/82 DO 21 '5/82 Livro do Tombo Histórico: Inscrição tf 270, p. 70, 25/3/1987

Atenciosamente,

DantUt Sérgio Sorroce rs^.rsr.^ i *T « Secretaria de Cultura e Turismo CONDEPHAAT - Presidência c ,„„*,«„;« Em^afLtei r Secretario Recebido por-S^g ffY7j^~ 9 5

Horas

limo. Profesw>r Adilson Avausi de Abreu Presidente do CONDEPHAAT {Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico,

Artístico e Turístico)

PREFEITURA OO MUNICÍPIO DE VALINHOS - SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Rua Francisco Gticcno, 161 - Ceairo - Valinhos/SP - CEP 13.271-200 -- Fone (19) 38713646

\n

Page 149: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

GOVERNO DO ESTADO DE SAO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado

UPPH - Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico t$>

Do Oficio ne. 099/08-S.C.T

Referência Ano 2008

Rubrica

INTERESSADO: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VALINHOS - SECRETARIA DA

CULTURA E TURISMO

ASSUNTO: Solicita cópia integral do processo de tombamento da Casa Modernista do

artista Flávio Carvalho, situada na Cidade de Valinhos/SP.

/aafr.

Ao NAA/CD para atender com as cautelas de praxe.

UPPH, 26 de setembro de 2008.

JULIANA MENDES PRATA

Respondendo Pela Coordenadoria

A h)ffl

^dUcfá oc^

I .,

Page 150: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

GOVERNO DO ESTADO DE SAO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado

UPPH - Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico

&

W Ofício GP- 1962/08

São Paulo, 30 de setembro de 2008.

Prezado Senhor,

Em atenção ao oficio 99/08 - SCT, estamos encaminhando xerocópia do

processo Condephaat ns. 286/73, referente a tombamento da Casa de Flávio de Carvalho,

nesse Município.

Sem mais para o momento, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

ADILSON-ftVANSI DE ABREU Presidente

limo. Senhor DANILO SÉGIOSORROCE D.D. Secretário de Cultura e Turismo Rua Francisco Glicério, ns. 161- Centro Valinhos - SP 13271-200

/aafr.

Rua Mauá, 51 - Luz CEP: 01028-900

São Paulo/SP Tel.: (11) 3351-8000 www.cultura.sp.gov.br

\V\

Page 151: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

PROCESSO N.° £%&/l^ CONDEPHAAT

FLUXOGRAMA DO PROCESSO

DATA DE REMESSA

ENVIAR PARA RUBRICA REMETENTE

RUBRICA CONTR. PROC.

^Ulloi (pyrtV&O dU, bgUJ.yr^f^^job £>. ' 1

|

|

' /■ — -- ■

lí">

Page 152: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

4 LAVíNjtf ABREU QALVÃO -«DVOGADO-

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VALINHOS iof~das 1Q falecido, compostO RUA ANTÔNIO CARLOS, 301 -TELEX 197408 c *

CGC 45.787.678/0001-02

Kátia Piclum Versosa Gabinete do Prefeito '

Depto. de Estatística e Planejamento Diretora

:o e preto;

Telefone: 69-1122 ramal 281 - FAX 71-2187

\I'ç]MA

I

\lb -3. ~ '

02 desenhos a carvão;

68 gravuras não reconhecidas pelo autor,"assinadas a lápis

01 retrato a nanquim;

02 gravuras;

Esses objetos de arte tem um valor de Cr$ 400.000,00.

3-,Moveis e objetos que guarnecem a Casa da Sede da Fazenda/

//•Capuava: salão ancestral; 2 poltronas, 1 terno estofado velho

1 artezanato de ferro velho, 1 mesa redonda, retratos da famí

lia, 3 máscaras mortuárias, 1 estante, 1 caixa de costura, 1

tapete, 1 console. Esses bens somam o valor de Cr$ 1.000,00.

Quartos; camas e armários fixos, cadeiras, do valor total de

Cr$ 100,00.

Sala Intima; 1 sofá de madeira, 2 cadeiras, 2 estantes com -

livrsos, 1 prancheta de pintar, 1 televisor velho, 1 tapete/

de palha, do valor totaà de Cr$ 800,00.

Depósito; 1 armário de louça, 1 porta-chapéu, vários móveis/

velhos e estragados, do valor total de Cr$ 200,00.

Cozinha; pratos avulsos, 1 biscoiteira, sopeira, travessas,-

peças de faqueiro, botijão de gáz, 1 fogão de 6 bocas, 1 pe-

quena geladeira, 1 pequeno fogão de 2 bocas, 1 mesa de abrir,

2 banquinhos, 1 liqüidificador Walita, 1 paneleiro, 2 armá-

rios de parede, panelas de pressão, facas,-colheres e garfos

avulsos, 1 aspèrador com enceradeira velha, do valor total de

Cr$ 1.000,00.

Salão; 1 pequeno toca-discos, 1 mesa de vidro, 14 cadeiras -

niqueladas com acento e encosto de lona, carrinho de chá, 4

sofás, 2 poltroninhas bastante usadas, 1 piano com 1 banque-

ta, 1 cadeira de madeira, imagens de santos, 1 cadeira sava-

narola, do valor total de Cr$ 5.000,00.

á

/ \i>

Page 153: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

L^VIN(,p ABREU QALVÃO -ADWGADO-

NlT

Fls. 03

Terraços; 8 cadeiras de ferro, 4 cadeiras de madeira, 1 ban-

co amarelo, algumas redes velhas, 2 bandeiras, do valor total

de Cr$ 200,00.

Roupas; 3 toalhas de banho, 3 de rosto, 8 cobertores velhos,/

roupas de uso pessoal: ternos, camisas, pijamas e calçados, -

do valor total de Cr$ 200,00.

4- Objetos entregues por José Mori: peças de aparelho de jan-

tar, 2 travessas de prata, 1 sopeira de prata, 1 porta jóias,

2 bacias de prata com jarros, 2 pequenas bandeijas de prata,/

1 floreira de prata, 1 fEeio de prata, 1 par de estribos de -

prata, 1 relógio de pulso Seiko niquelado, 1 facão, 1 par de/

óculos, 2 panelas, 1 cal deirãozinho, 1 relógio de mesa ni—

quelado, 1 paletó esporte, 1 capote americano, Entregou ainda

algumas armas que o falecido possuia tão somente como elemen-

tos de originalidade e imprestáveis para uso, e serviam esclu

sivamente como decoração e adorno da casa: 2 espingardas, 1 -

Wirchester, 1 revólver de gáz, 1 pistola, 1 revólver e 1 pist

tola, do valor total de Cr$ 60.000,00.

5- Coisas da Fazenda: 1 trole velho e estragado, arreios in—

completos e velhos, 1 arado de 3 discos novo, alguns pequenos

motores elétricos velhos e queimados, fora de funcionamento -

( sucata ), 2 carroças velhas, 3 rodas de carroças velhas, tá

buas velhas, 1 roçadeira, 1 pequeno arado velho e quebrado, -

tambores e barris de madeira fazios, tenhas de Eternit quebra

das, 1 gerador faltando peças, 1 pequena máfqu digo, máquina,

de beneficio de café velha e totalmente fora de uso, algumas/

ferramentas agrícolas tais como: pás e enchadas, todas enfer-

rujadas, madeiras velhas, mangueiras e tubos velhos, do valor

total de Cr$ 500,00.

6- Coisas do apartamento onde residia:na Av. Paulista n. 81:-

1 geladeira, 1 enceradeira, 1 fogão de 4 bocas, 3 sofás, 1 ca

deira espriguiçadeira, várias cadeiras pequenas, 1 piano, es-

tante com livros, pratos avulsos, copos de vidro e plástico,-

liqüidificador Walita, telefone, mesa de desenho, rádio-vitro

Ia antigo, panelas caçarolas etc, mesa de aço com gavetas

com papéis, 2 camas fixas, pincéis e tubos de tintas, roupas/

de uso pessoal e pares de calçados, prancheta de pintor, 1 co

f

a\

Page 154: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

«

\\\

Page 155: PROCESSO N.° -nri. $> - infopatrimonio.org · durante uma experiência de psicologia de massas que ... primeira exposição de pintura no Club dos Artistas ... a transmissão de

¥

Ui