procedimento legislativo leis ordinárias e leis complementares - iii

1

Click here to load reader

Upload: omelhordodireito

Post on 11-Jul-2015

107 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Procedimento Legislativo Leis Ordinárias E Leis Complementares - III

PROCEDIMENTO LEGISLATIVO

LEIS ORDINÁRIAS E LEIS COMPLEMENTARES TERCEIRA FASE: FASE COMPLEMENTAR:

1. Promulgação: o projeto de lei vira lei com a sanção. Portanto, promulga-se a lei, e não o projeto de lei. Art. 66, §7°. “Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da República, nos casos dos §§3° e 5°, o Presidente do Senado a promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente do Senado fazê-lo”.

2. Publicação: a lei começa a vigorar 45 dias depois de oficialmente publicada, se outro prazo não for previsto. Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, inicia-se 3 meses depois de oficialmente publicada (art. 1° e §1° da LINDB).

EMENDAS CONSTITUCIONAIS Limitações Formais ou Procedimentais:

1. As Emendas Constitucionais somente podem ser propostas: art. 60 da CF/88. a. Por 1/3, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; b. Pelo Presidente da República; c. Por mais da metade das Assembleias Legislativas, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa

dos seus membros.

2. Quorum de Aprovação: cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros (art. 60, §2° da CF/88).

3. Promulgação: realizada pelas Mesas da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, com o seu respectivo número de ordem (art. 60, §3° da CF/88).

4. Art. 60, §5°. “A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa”.

Limitações Circunstanciais: art. 60, §1° da CF/88. Limitações Materiais: art. 60, §4° da CF/88. Obs: Não há limitações temporais ao poder de reforma, apenas ao poder revisor (art. 3° do ADCT).

PROCEDIMENTO LEGISLATIVO LEIS ORDINÁRIAS LEIS COMPLEMENTARES EMENDAS CONSTITUCIONAIS

Quorum para aprovação: maioria simples, desde que presente a maioria absoluta.

Quorum para aprovação: maioria absoluta.

Quorum para aprovação: 3/5, em cada Casa Legislativa, em 2 turnos.

Quorum para votação: maioria absoluta. Há sanção e veto. Não há sanção e veto. Pela maioria absoluta, o projeto de lei rejeitado pode ser reapreciado na mesma sessão legislativa.

Rejeitada, não pode ser reapreciada na mesma sessão legislativa.

O veto é apreciado em sessão conjunta.