pró-ciências poderá reciclar 10 mil professores de 2º grau

8
,..--- ---------------------------------., ' ' ' ' ' ' ' ' ' CRIAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE PODE SER MAIS PRODUTIVA Página 7 INFRA-ESTRUTURA DE PESQUISA GANHARÁ 115 MIL NOVOS UVROS ENSINO PRÓ-CIÊNCIAS PODERÁ RECICLAR 10 MIL PROFESSORES DE 2. 0 GRAU I /'J A JoVEM PROFESSORA Óleo sobre tela, Página 6 Jf!J primeira avaliação de """ FAPESP para o Programa Pró-Ciências resultou na aprovação de 23 projetas, que vão permitir de imediato a reciclagem de 1.547 professores de Ciências e Matemática do segundo grau, ligados à rede pública de ensino de São Paulo. Estão em execução 16 desses projetas, e sete serão iniciados em julho próximo, aproveitando o período das férias escolares para uma fase inicial de treinamento intensivo dos professores. jf ·- . CONTINUA NA PAGINA 3

Upload: pesquisa-fapesp

Post on 08-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Notícias FAPESP - Ed. 17

TRANSCRIPT

Page 1: Pró-Ciências poderá reciclar 10 mil professores de 2º Grau

,..------------------------------------., ' ' ' ' '

' ' ' '

CRIAÇÃO DE FRANGOS

DE CORTE PODE SER

MAIS PRODUTIVA Página 7

INFRA-ESTRUTURA DE PESQUISA

GANHARÁ 115 MIL NOVOS

UVROS

ENSINO

PRÓ-CIÊNCIAS PODERÁ RECICLAR 10 MIL PROFESSORES DE 2.0 GRAU

I /'J A JoVEM PROFESSORA Óleo sobre tela,

Página 6

Jf!J primeira avaliação de propos:::=~~; """ FAPESP para o Programa Pró-Ciências resultou na aprovação de 23 projetas, que vão permitir de imediato a reciclagem de 1.547 professores de Ciências e Matemática do segundo grau, ligados à rede pública de ensino de São Paulo. Estão já em execução 16 desses projetas, e sete serão iniciados em julho próximo, aproveitando o período das férias escolares para uma fase inicial de treinamento intensivo dos professores. jf ·- . CONTINUA NA PAGINA 3

Page 2: Pró-Ciências poderá reciclar 10 mil professores de 2º Grau

NO~SNO~SNO~SNO~SNO~SNO~SNO~S O~SNO~SNO~SNO~SNO~SNO~S

Impacto da pesquisa A FAPESP promove, entre os

dias 3 e 5 de março, um workshop sobre avaliação de pesquisa cien­tífica e tecnológica e financia­mento à pesquisa, com a partici­pação de especialistas de várias instituições nacionais e estran­geiras. Os conferencistas estran­geiros são Susan Cozzens, da National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, Henry Etzkowitz, também norte­americano, do Science Policy lnstitute, ligado à State University ofNew York e Jeremy Howells, da University of Manchester, Reino Unido.

Os brasileiros são Maria Car­lota de Souza Paula, do Minis­tério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Barreto de Castro e Eliane Prescott, do PADCT, Anto­nio Maria Gomes de Castro, da Embrapa, Otávio Monteiro e Jair Miranda, da Petrobrás, Paulo Bri­to Moreira de Azevedo e Abra­ham Yu, do IPT, Leopoldo de Meis, da UFRJ, Rogério Meneghi­ni, da USP e Aloísio Loureiro Pinto, consultor privado.

Uma cobertura do evento será publicada na próxima edição do Notícias FAPESP.

Impacto da FAPESP O workshop deverá dar sub­

sídios importantes para um proje­to especial sobre ''Avaliação do Impacto da FAPESP no Desenvol­vimento Científico e Tecnológico do Estado de São Paulo", em curso na Fundação. A responsabi­lidade por esse estudo é do Conselho Técnico-Administra­tivo (CTA) e a coordenação é do diretor presidente da Fundação, professor Francisco Romeu Lan­di. Participam desse trabalho, que poderá estabelecer metodologias capazes de mensurar os efeitos sócio-econômicos produzidos por projetos de pesquisa financiados

pela FAPESP (em especial, os maiores) , sete pesquisadores da USP e da UNlCAMP.

Reitor da USP na Fulbright

O professor Flávio Fava de Moraes, reitor da USP e membro do Conselho Superior da FAPESP, que é desde dezembro passado o representante da Asso­ciação Internacional de Universi­dades (da qual é vice presidente) na ONU, tem agora mais uma função internacional: represen­tante da América Latina e Caribe no Comitê Diretor da Fundação Fulbright. A posse foi em Washin­gton, no dia 18 de fevereiro.

Conselheiro na IEEE Outro conselheiro da FAPESP,

o professor Alcir José Monticelli, foi eleito em janeiro Fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers, IEEE, "pelas contribuições na área de energia elétrica". No comunicado enviado à FAPESP, um dos dire­tores da instituição, Charles K. Alexander, observa que a eleição para Fellow do IEE é uma honra­ria concedida a um limitado número de membros, que trouxe­ram extraordinárias contribui­ções à arte e à ciência da enge­nharia elétrica, eletrônica e com­putacional e disciplinas correla­tas. Em 1997, entre mais de 300 mil membros do IEEE no mundo inteiro, só 244 novos foram esco­lhidos novos Fellows.

Proficiência em Língua Estrangeira

A FAPESP insiste em que os candidatos a auxílios para qual­quer atividade no exterior devem entregar à Fundação, juntamente com a solicitação apropriada a cada caso, o comprovante de pro­ficiência na língua oficial do

2 PESP

encontro ou atividade de que irá participar. Sem isso não haverá assinatura do contrato de con­cessão do auxílio. Há uma única situação em que o documento é dispensado: quando o candidato estudou ou estagiou, por período superior a seis meses, num país onde o idioma em questão é de uso corrente. Vale lembrar que em relação ao inglês, idioma ofi­cial mais comum de encontros científicos, os exames que a FAPESP aceita são o TOEFL e o ELTS.

Prêmio jovem cientista O XIV Prêmio Jovem Cien­

tista quer incentivar pesquisas e descobertas que auxiliem os defi­cientes em tarefas simples do cotidiano e no acesso ao mercado de trabalho. Assim, o tema do concurso este ano é "novos equi­pamentos, aparelhos e utensílios para portadores de deficiências". As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril.

O prêmio, promovido em parceria pela Fundação Roberto Marinho, CNPq e Grupo Gerdau, está dividido em duas categorias: graduados (para pesquisadores formados e com menos de 40 anos de idade) e estudantes ( des­tinado a alunos de escolas técni­cas ou curso supenor e que tenham menos de 30 anos). Os primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro, além de terem seus trabalhos publicados em livro e difundidos pela comu­nidade científica.

Os trabalhos devem ser encaminhados à sede do CNPq (Prêmio Jovem Cientista - SEPN 507 - Bloco B - 3.o andar- CEP 70740-901 - Brasília-DF), junta­mente c9m a ficha de inscrição. Tel. (061) 348-941 O. E-mail pre­[email protected]. br.

Page 3: Pró-Ciências poderá reciclar 10 mil professores de 2º Grau
Page 4: Pró-Ciências poderá reciclar 10 mil professores de 2º Grau
Page 5: Pró-Ciências poderá reciclar 10 mil professores de 2º Grau
Page 6: Pró-Ciências poderá reciclar 10 mil professores de 2º Grau
Page 7: Pró-Ciências poderá reciclar 10 mil professores de 2º Grau
Page 8: Pró-Ciências poderá reciclar 10 mil professores de 2º Grau