principais poetas brasileiros

17
Oi, gente, vamos conhecer um pouquinho sobre alguns poetas brasileiros?

Upload: rafael-marques

Post on 28-Nov-2014

12.518 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Principais poetas brasileiros

Oi, gente, vamos conhecer um pouquinho sobre alguns poetas brasileiros?

Page 2: Principais poetas brasileiros

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Page 3: Principais poetas brasileiros

QUEM SOU?

Poeta, cronista, contista e tradutor brasileiro. Sua obra traduz a visão de um individualista comprometido com a realidade social.

Page 4: Principais poetas brasileiros

Natural de Itabira, Minas Gerais, Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902. Formou-se em Farmácia em Belo Horizonte. Retornou a Itabira, onde foi professor de Geografia e Português. De novo em Belo Horizonte, segue a carreira de jornalista e trabalha como funcionário público. Foi oficial de gabinete do Ministério da Educação, chefiou a secção da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Fez parte do grupo de modernistas de A Revista. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1987.

  A obra poética de Carlos Drummond de Andrade acompanha a evolução dos acontecimentos, registrando todas as coisas que o rodeiam e que existem na realidade do dia-a-dia. São poesias que refletem  os problemas do mundo, do ser humano brasileiro e universal diante dos regimes totalitários, da Segunda Guerra, da Guerra Fria.         Alguns temas foram recorrentes na obra de Drummond: o cotidiano, a preocupação social e política, as reminiscências, o amor e a metalinguagem (reflexão sobre o próprio ato de escrever).

Em suas primeiras obras mostrou o impasse entre o artista e o mundo. A partir de A Rosa do Povo (1945), escreveu uma poesia engajada politicamente. Foi também cronista, um dos mais importantes poetas contemporâneos brasileiro, traduzido em vários idiomas.

Page 5: Principais poetas brasileiros

OBRASO poeta analisou o homem moderno e seus sentimentos com sensibilidade e muitas vezes com ironia. Percebe as injustiças  do mundo (guerras, violência) e a transforma na matéria de sua poesia.         OBRAS: Alguma Poesia (1930); Brejo das Almas (1934); Sentimentos do Mundo (1940); Confissões de Minas (1944); A Rosa do Povo (1945); O Gerente (1945); Poesia Até Agora (1948); Claro Enigma (1951); A Vida Passada a Limpo (1959); Lição de Coisas (1962); A Paixão Medida (1980); Amar se Aprende Amando (1985); O Observador no Escritório (1985); Tempo Vida Poesia (1986).

Page 6: Principais poetas brasileiros

QUER MAIS? PROCURE...

Page 7: Principais poetas brasileiros

Inconfesso Desejo 

Queria ter coragemPara falar deste segredoQueria poder declarar ao mundoEste amorNão me falta vontadeNão me falta desejoVocê é minha vontadeMeu maior desejoQueria poder gritarEsta loucura saudávelQue é estar em teus braçosPerdido pelos teus beijosSentindo-me louco de desejoQueria recitar versosCantar aos quatros ventosAs palavras que brotamVocê é a inspiraçãoMinha motivaçãoQueria falar dos sonhosDizer os meus secretos desejosQue é largar tudoPara viver com vocêEste inconfesso desejoCarlos Drummond de Andrade

Page 8: Principais poetas brasileiros

CASTRO ALVES

Um dos mais renomados poetas brasileiros, destacou-se em seus versos em defesa da liberdade dos escravos. Nascido em 14 de março de 1847.

Page 9: Principais poetas brasileiros

Desce do espaço imenso, ó águia do oceano! Desce mais ... inda mais... não pode olhar humano Como o teu mergulhar no brigue voador! Mas que vejo eu aí... Que quadro d'amarguras! É canto funeral! ... Que tétricas figuras! ... Que cena infame e vil... Meu Deus! Meu Deus! Que horror!

Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar de açoite... Legiões de homens negros como a noite, Horrendos a dançar...Negras mulheres, suspendendo às tetas Magras crianças, cujas bocas pretas Rega o sangue das mães: Outras moças, mas nuas e espantadas, No turbilhão de espectros arrastadas, Em ânsia e mágoa vãs!

Trecho do poema Navio Negreiro. Castro Alves

Page 10: Principais poetas brasileiros

CECÍLIA MEIRELES

Poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada umas das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa;

Page 11: Principais poetas brasileiros

RETRATO

"Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: Em que espelho ficou perdida a minha face?"

Cecília Meireles

Page 12: Principais poetas brasileiros

AUGUSTO DOS ANJOS

Page 13: Principais poetas brasileiros

Nasceu no engenho "Pau d''Arco" na Paraíba do Norte a 20 de abril de 1884. Graduou-se em Letras e lecionou literatura no Liceu Pernambucano e no Rio de Janeiro, no Colégio Pedro II. Do Rio, transferiu-se para Leopoldina, por ter sido nomeado para o cargo de diretor de um grupo escolar. Sua temática predominante é a morte, a morbidez, o pessimismo; seus versos construídos de forma lapidar e com metrificação perfeita e musical, apresentam extravagâncias vocabulares inusitadas para sua época. Augusto dos Anjos publicou quase toda a sua obra poética no livro Eu, que saiu em 1912. O livro foi depois enriquecido com outras poesias esparsas do autor e tem sido publicado em diversas edições, com o título Eu e Outros Poemas.Seus poemas transportam a dor humana ao reino dos fenômenos sobrenaturais e seu estilo é testemunho de uma primorosa originalidade em que aparecem termos técnicos e antieufônicos valorizados pela expressividade trágica do poeta. Morreu em Leopoldina, Minas Gerais em 1914. obrasAugusto dos Anjos é autor de um único livro, ‘Eu’ (1912), que, a partir da 2.ª edição, póstuma, se publicou com o título de ‘Eu e outras poesias’ (1919).

Page 14: Principais poetas brasileiros

AUGUSTO DOS ANJOS

O POETA DO HEDIONDO

Sofro aceleradíssimas pancadas

No coração. Ataca-me a existência

A mortificadora coalescência

Das desgraças humanas congregadas!

Em alucinatórias cavalgadas,

Eu sinto, então, sondando-me a consciência

A ultra-inquisitorial clarividência

De todas as neuronas acordadas!

Quanto me dói no cérebro esta sonda!

Ah! Certamente eu sou a mais hedionda

Generalização do Desconforto...

Eu sou aquele que ficou sozinho

Cantando sobre os ossos do caminho

A poesia de tudo quanto é morto!

Page 15: Principais poetas brasileiros

CORA CORALINA

Foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina, uma das principais escritoras brasileiras, publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

Page 16: Principais poetas brasileiros

"Não sei... se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.Muitas vezes basta ser:colo que acolhe, braço que envolve,palavra que conforta, silêncio que respeita,alegria que contagia, lágrima que corre,olhar que acaricia, desejo que sacia,amor que promove.E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida.É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais,mas que seja intensa, verdadeira, pura...enquanto durar....“ 

(Cora Coralina)

Page 17: Principais poetas brasileiros

Então, gostaram? Foi só uma ajudinha para o nosso próximo trabalho um ” Sarau da Leitura”!

Bom feriado e até lá...

Beijos.