principais normas trabalhistas editadas para o ... · da crise na esfera trabalhista: medida...

21
PRINCIPAIS NORMAS TRABALHISTAS EDITADAS PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE

Upload: others

Post on 09-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

PrinciPais normas trabalhistas editadas Para

o enfrentamento da crise

Page 2: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

2Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

Com o objetivo de contribuir com a classe empresarial e os profissionais contábeis, elaboramos um material com as principais alternativas trabalhistas criadas pelo Governo Federal para enfrentar o período de crise, gerado devido à pandemia do COVID19.

Abaixo, seguem as principais normas editadas para o enfrentamento da crise na esfera trabalhista:

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020:A Medida Provisória 927/2020, entre outras providências, dispõe sobre as medidas trabalhistas que poderão ser adotadas pelos empregadores para preservação do emprego e da renda e para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronaví-rus (covid-19).

De acordo com a MP, durante o estado de calamidade pública, o empregado e o empregador poderão celebrar acordo individual escrito, a fim de garantir a permanência do vínculo empregatício, que terá preponderância so-bre os demais instrumentos normativos, legais e negociais, respeitados os limites estabelecidos na Constituição.

Page 3: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

3Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

1. TELETRABALHO: considera-se teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância a prestação de ser-viços preponderante ou totalmente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias da informação e comunicação que, por sua natureza, não configurem trabalho externo.

Seguem abaixo as principais medidas que poderão ser adotadas pelos empregadores, a fim de preservar o emprego e a renda de seus colaboradores:

Durante o estado de calamidade pública, o empregador poderá, a seu critério, alte-rar o regime de trabalho presencial para o teletrabalho e determinar o retorno ao regime de trabalho presencial, independentemente da existência de acordos indivi-duais ou coletivos, dispensado o registro prévio da alteração no contrato individual de trabalho. Para tanto, o empregado, o estagiário ou o aprendiz deve ser notificado com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, por escrito ou por meio ele-trônico.

Page 4: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

4Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

2. ANTECIPAÇÃO DE FÉRIAS INDIVIDUAIS: o empregador poderá antecipar férias de seus empregados, de-vendo informá-los com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, por escrito ou por meio eletrônico, com a indicação do período a ser gozado.

A MP 927 prevê também que, se houver acordo individual escrito, empregado e empregador poderão negociar a antecipação de períodos futuros de férias. Em relação ao adicional de um terço de férias, o empregador poderá optar por efetuar o pagamento após sua conces-são, até a data em que é devido o décimo terceiro salário. Já a remuneração das férias po-derá ser efetuada até o quinto dia útil do mês subsequente ao início do gozo das férias. Para as férias coletivas, foi dispensada a comunicação ao Ministério da Economia e Sindicatos.

Atenção: as férias não poderão ser gozadas em períodos inferiores a cinco dias corridos e poderão ser concedidas ainda que o período aquisitivo não tenha transcorrido.

Page 5: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

5Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

3. APROVEITAMENTO E ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS: os empregadores poderão antecipar o gozo de feria-dos não religiosos federais, estaduais, distritais e municipais, devendo notificar, por escrito ou por meio eletrô-nico, o conjunto de empregados beneficiados com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, mediante indicação expressa dos feriados aproveitados.

Atenção: os feriados poderão ser utilizados para compensação do saldo em banco de horas e o apro-veitamento de feriados religiosos dependerá de concordância do empregado mediante acordo escrito.

4. BANCO DE HORAS: a MP 927/2020 autoriza a interrupção das atividades pelo empregador e a constituição de regime especial de compensação de jorna-da, por meio de banco de horas, em favor do empregador ou do empregado, es-tabelecido por meio de acordo coletivo ou individual formal.

As horas deverão ser compensadas no prazo de até dezoito meses, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública.

Page 6: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

6Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

A compensação de tempo para recuperação do período interrompido poderá ser feita mediante prorrogação de jornada em até duas horas, que não poderá exceder dez horas diárias, e a compensação do saldo de horas poderá ser determinada pelo empregador independentemente de convenção coletiva ou acordo individual ou coletivo.

5. SUSPENSÃO DE EXIGÊNCIAS ADMINISTRATIVAS EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO DURANTE O ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA:

a. Exames: fica suspensa a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e com-plementares, exceto dos exames demissionais, que só poderão ser dispensados se o exame médico ocupa-cional mais recente tiver sido realizado há menos de cento e oitenta dias. Encerrado o estado de calamidade pública, os exames deverão ser realizados no prazo de sessenta dias.

Atenção: o médico coordenador de programa de controle médico e saúde ocupacional poderá indicar ao empregador a necessidade de realização dos exames, caso considere que a prorrogação repre-senta risco para a saúde do empregado.

Page 7: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

7

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

b. Treinamentos: fica suspensa a obrigatoriedade de realização de treinamentos periódicos e eventuais dos atuais empregados, previstos em normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. Após a data de encerramento do estado de calamidade pública, os treinamentos deverão ser realizados no pra-zo de noventa dias.

Atenção: neste período, os treinamentos poderão ser realizados na modalidade de ensino a distância e caberá ao empregador observar os conteúdos práticos, de modo a garantir que as atividades sejam executadas com segurança.

c. Comissões internas de prevenção de acidentes: as comissões inter-nas de prevenção de acidentes poderão ser mantidas até o encerramen-to do estado de calamidade pública e os processos eleitorais em curso poderão ser suspensos.

Page 8: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

8Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

6. DIFERIMENTO DO RECOLHIMENTO DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO:

Independentemente do número de empregados, do regime de tributação, da natureza jurídica, do ramo de ati-vidade econômica e da adesão prévia, fica suspensa a exigibilidade do recolhimento do FGTS pelos empregado-res, referente às competências de março, abril e maio de 2020, com vencimento em abril, maio e junho de 2020, respectivamente.

O recolhimento das competências de março, abril e maio de 2020 poderá ser realizado de forma parcelada (em até seis parcelas mensais, com vencimento no sétimo dia de cada mês, a partir de julho de 2020), sem a incidên-cia da atualização, da multa e dos encargos.

Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho, a suspensão no reco-lhimento do FGTS ficará resolvida e o empregador ficará obrigado ao re-colhimento dos valores correspondentes, sem incidência da multa e dos encargos devidos, caso seja efetuado dentro do prazo legal estabelecido para sua realização, bem como ao depósito dos valores previstos no art. 18 da Lei nº 8.036, de 1990.

Page 9: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

9

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda prevê, du-rante o estado de calamidade pública, o pagamento de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (custeado com recursos da União), a redução proporcional de jornada de trabalho e de salários e a suspensão temporária do contrato de trabalho.

1. REDUÇÃO PROPORCIONAL DE JORNADA DE TRABALHO E DE SALÁRIO: o empregador poderá acordar a redução proporcional da jornada de trabalho e de salário de seus empregados, por até 90 (noventa dias), desde que haja a preservação do valor do salário-hora de trabalho. A pactuação ocorrerá:

Com o objetivo de preservar o emprego e a renda, garantir a continuidade das atividades laborais e empresa-riais, bem como reduzir o impacto social decorrente das consequências do estado de calamidade pública e de emergência de saúde pública, a Medida Provisória 936/2020 instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, além de outras medidas trabalhistas complementares.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 936, DE 1º DE ABRIL DE 2020:

Page 10: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

10

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

a. por acordo individual escrito entre empregador e empregado (para salário igual ou inferior a R$ 3.135,00 ou para portadores de diploma de nível superior e que percebam salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social); ou

b. por convenção/acordo coletivo de trabalho, nos demais casos.A redução da jornada de trabalho e de salário ocorrerá, exclusivamente, nos percentuais de 25% (vinte e cinco por cento), 50% (cinquenta por cento) ou 70% (setenta por cento). A jornada de trabalho e o salário pago ante-riormente serão restabelecidos no prazo de dois dias corridos, contados da cessação do estado de calamidade pública, da data estabelecida no acordo individual como termo de encerramento do período e redução pactuado ou da data de comunicação do empregador que informe ao empregado sobre a sua decisão de antecipar o fim do período de redução pactuado.

2. SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DO CONTRATO DE TRABALHO: o empregador poderá acordar a suspensão temporária do contrato de trabalho de seus empregados, pelo prazo máximo de 60 (sessenta dias), que poderá ser fracionado em até dois períodos de trinta dias. Esta suspensão deverá ser pactuada:

Page 11: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

11Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

a. por acordo individual escrito entre empregador e empregado (para salário igual ou inferior a R$ 3.135,00 ou para portadores de diploma de nível superior e que percebam salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social); ou

b. por convenção/acordo coletivo de trabalho, nos demais casos.Durante o período de suspensão temporária do contrato, o empregado fará jus a todos os benefícios concedidos pelo empregador e ficará autorizado a re-colher para o Regime Geral de Previdência Social na qualidade de segurado facultativo. O contrato de trabalho será restabelecido no prazo de dois dias corridos, contados da cessação do estado de calamidade pública, da data es-tabelecida no acordo individual como termo de encerramento do período e suspensão pactuado ou da data de comunicação do empregador que informe ao empregado sobre a sua decisão de antecipar o fim do período de suspensão pactuado.

Page 12: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

12

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

Atenção: Se durante o período de suspensão temporária do contrato de trabalho o empre-gado mantiver as atividades de trabalho, ainda que parcialmente, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância, ficará descaracterizada a suspensão temporária do contrato de trabalho, e o empregador estará sujeito ao pagamento imediato da remuneração e dos encargos sociais referentes a todo o período, às penalidades previstas na legislação em vigor e às sanções previstas em convenção ou em acordo coletivo.

Importante observar que a empresa que tiver auferido, no ano-calendário de 2019, receita bruta superior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), somente poderá suspender o contrato de trabalho de seus empre-gados mediante o pagamento de ajuda compensatória mensal no valor de 30% (trinta por cento) do valor do salário do empregado, durante o período da sus-pensão temporária de trabalho pactuado.

Page 13: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

13

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

3. BENEFÍCIO EMERGENCIAL DE PRESERVAÇÃO DO EMPREGO E DA RENDA: este benefício é custeado com recursos da União e será pago caso haja redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e/ou suspen-são temporária do contrato de trabalho, enquanto durar tal redução ou suspensão.

O valor do benefício terá como base de cálculo o valor mensal do seguro-desemprego a que o empregado teria direito, sendo que, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário, será calculado aplicando-se sobre a base de cálculo o percentual da redução. Já na hipótese de suspensão temporária do contrato de trabalho, o benefício terá valor mensal equivalente a 100% (cem por cento) do valor do seguro-desemprego a que o empre-gado teria direito, exceto se a empresa tiver auferido, no ano-calendário de 2019, receita bruta superior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais). Neste caso, o benefício será equivalente a 70% (setenta por cento) do seguro-desemprego a que o empregado teria direito.

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda poderá ser acu-mulado com o pagamento, pelo empregador, de ajuda compensatória mensal, em decorrência da redução de jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária de contrato de trabalho.

Page 14: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

14Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

Atenção: a ajuda compensatória mensal deverá ter o valor definido no acordo individual pactuado ou em ne-gociação coletiva, terá natureza indenizatória, não integrará a base de cálculo do imposto sobre a renda re-tido na fonte ou da declaração de ajuste anual do imposto sobre a renda da pessoa física do empregado, não integrará a base de cálculo da contribuição previdenciária e dos demais tributos incidentes sobre a folha de salários, não integrará a base de cálculo do valor devido ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS e poderá ser excluída do lucro líquido para fins de determinação do imposto sobre a renda da pessoa jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real.

4. GARANTIA PROVISÓRIA NO EMPREGO: haverá ga-rantia provisória no emprego para o empregado que re-ceber o Benefício Emergencial de Preservação do Empre-go e da Renda em decorrência da redução da jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária do con-trato de trabalho.

Page 15: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

15

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

Atenção: A dispensa sem justa causa que ocorrer durante o período de garantia provisória no emprego su-jeitará o empregador ao pagamento, além das parcelas rescisórias previstas na legislação em vigor, de inde-nização no valor de:

- 50% (cinquenta por cento) do salário a que o empregado teria direito no período de garantia pro-visória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a vinte e

cinco por cento e inferior a cinquenta por cento;

- 75% (setenta e cinco por cento) do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a cin-

quenta por cento e inferior a setenta por cento; ou

- 100% (cem por cento) do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e de salário em percentual superior a se-tenta por cento ou de suspensão temporária do contrato de trabalho

Page 16: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

16

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

A Medida Provisória 932/2020 reduziu, até 30 de junho de 2020, as alíquotas das contribuições aos serviços sociais autônomos (Sistema S) para os seguintes percentuais:

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 932, DE 31 DE MARÇO DE 2020:

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP

Serviço Social da Indústria – SESI

Serviço Social do Comércio – SESC

Serviço Social do Transporte – SEST

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI

Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT

1,25%

0,75%

0,75%

0,75%

0,50%

0,50%

0,50%

Page 17: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

17

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR

1,25% incidente sobre a folha de pagamento

0,125% da contribuição incidente sobre a receita da comercialização da produção rural devida pelo produtor

rural pessoa jurídica e pela agroindústria

0,10% da contribuição incidente sobre a receita da comercialização da produção rural devida pelo produtor

rural pessoa física e segurado especial

Da mesma forma que foi prorrogado o pagamento do FGTS através da MP 927/2020, a Portaria 150 do Ministério da Economia prorrogou o pagamento da cota patronal do INSS, bem como da alíquota RAT, a CPRB e as contribuições devidas do FUNRURAL.

PORTARIA ME Nº 150, DE 7 DE ABRIL DE 2020:

Page 18: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

18

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

Também foi prorrogada a contribuição devida pelo empregador doméstico.

Com essa prorrogação, as competências março e abril de 2020 deverão ser pa-gas no prazo de vencimento das contribuições devidas nas competências julho e setembro de 2020, respectivamente.

Atenção: não foi prorrogado o pagamento da parte devida pelos funcionários.

A Medida Provisória nº 944/2020 instituiu o Programa Emergencial de Suporte a Empre-gos, que concederá linhas de créditos especiais para as empresas realizarem o pagamen-to da folha de salários, pelo período de 2 meses.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 944, DE 3 DE ABRIL DE 2020:

Page 19: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

19

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

Este Programa é destinado aos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas com receita bruta anual superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), calculada com base no exercício de 2019.

Para terem acesso às linhas de crédito do Programa Emergencial de Suporte a Empregos é preciso ter a folha de pagamento processada por instituição financeira participante e assu-mir contratualmente as seguintes obrigações:

• fornecerinformaçõesverídicas;• nãoutilizarosrecursosparafinalidadesdistintasdopagamentodeseusempregados;e• nãorescindir,semjustacausa,ocontratodetrabalhodeseusempregadosnoperíodocompreendido entre a data da contratação da linha de crédito e o sexagésimo dia após o re-cebimento da última parcela da linha de crédito.

Page 20: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

20

Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

Atenção: O não atendimento a qualquer das obrigações acima implica o vencimento antecipado da dívida!

As operações de crédito no âmbito do Programa Emergencial de Suporte a Empre-

gos poderão ser formalizadas até 30 de junho de 2020, nos seguintes termos:

• taxadejurosde3,75%a.a.(trêsinteirosesetenta e cinco centésimos por cento ao ano) sobre o valor concedido;

• prazode36(trinta e seis) meses para o pagamento; e• carênciade6(seis)mesesparainíciodopagamento,comcapitalizaçãodejurosdurante esse período.

Page 21: PrinciPais normas trabalhistas editadas Para o ... · da crise na esfera trabalhista: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020: A Medida Provisória 927/2020, entre outras

21Principais normas trabalhistas editadas para o enfrentamento da crise

Estamos juntos com a classe empresarial e com os profissionais contábeis no enfren-tamento da crise. Acreditamos que, ao trabalharmos juntos, conseguiremos vencer esse momento difícil e fazer o país crescer.

AUDITORIA DIGITAL A FAVOR DA CONTABILIDADE CONSULTIVA

Enquanto o robô trabalha para você, mantenha seu foco na estratégia!

Mais de 210 mil empresas auditam mensalmenteseus arquivos fiscais, contábeis e trabalhistas

com a solução da e-Auditoria.

Visite www.e-Auditoria.com.br e saiba mais sobre a 3ª Geração de Auditoria Digital!