primeiro deus...que deus reina soberano e os filhos são ensinados a honrar a religião, a bíblia e...

82

Upload: others

Post on 15-Feb-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    PRIMEIRO DEUS

    Miolo.indd 1 04/10/17 08:10

  • © Todos os direitos reservados ao Ministério de Mordomia Cristã da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

    Administração: Pr. Erton Köhler Pr. Edward Heidinger Pr. Marlon Lopes

    Conselheiro: Pr. Bruno Raso

    Coordenação e Produção Editorial: Pr. Herbert Boger Júnior

    Editoração: Pr. Fernando Dias

    Projeto Gráfico e Capa: Milena RibeiroFoto de capa e abertura: William de MoraesFotos internas: Fotolia e Lightstock (p. 33)

    Colaboradores: Marli Peyerl Pr. Hélio Carnassale Pr. Rafael Rossi Victor Trivelato

    Organizadores e Autores: Pr. Bruno Raso Pr. Herbert Boger Júnior Pr. Adolfo Suárez Pr. Alacy Barbosa União Argentina – Jethler Aduviri União Boliviana – Efrain Choque União Central Brasileira – Cesar Guandalini União Chilena – Alberto Ocaranza União Centro – Oeste Brasileira – Jim Galvão União Equatoriana – Cornélio Chinchay União Leste Brasileira – Luciano Salviano de Oliveira União Norte-Brasileira – Ozéias de Souza Costa União Nordeste Brasileira – Josanan Alves Jr União Noroeste Brasileira – Waldony Fiuza União Paraguaia – Sidnei Roza União Peruana do Norte – Roger Mera União Peruana do Sul – Edinson Vasquez União Sul-Brasileira – José dos Santos Filho União Sudeste Brasileira – Elmir Pereira dos Santos União Uruguaia – Evaldino Ramos

    Revisão: Departamento de Tradução DSA

    Tiragem: 560.000 exemplaresImpressão e Acabamento: Casa Publicadora Brasileira16572/36922

    Miolo.indd 2 05/10/17 09:26

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    Erton KöhlerPresidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países da América do Sul

    APRESENTAÇÃOão há dúvida de que as famílias sempre foram o alvo principal do inimigo, que sabe que uma família estruturada terá mais chances de

    prevalecer no drama do grande conflito. Não podemos fugir desse confron-to espiritual. É uma luta de vida ou morte, sendo que não há poder em nós mesmos para alcançar as vitórias necessárias. O Senhor, em Sua infinita sa-bedoria e amor, deu a Seus filhos o maior auxílio do Universo – Seu poder–, que pode se tornar nosso por meio da oração. A restauração de nossa vida e a vitória final têm de ser conquistadas por meio de uma vida de intimidade com Cristo, e isso precisa ser ensinado e praticado no lar.

    A Bíblia e os escritos inspirados de Ellen White nos ensinam sobre esse cami-nho de lutas e vitórias: “A restauração e o reerguimento da humanidade come-çam no lar. A obra dos pais é a base de toda outra obra. A sociedade é composta por famílias e torna-se aquilo que os chefes de família dela fazem. Do coração ‘procedem as fontes da vida’ (Pv 4:23); e o coração da comunidade, da igreja e da nação é o lar. A felicidade da sociedade, o êxito da igreja e a prosperidade da nação dependem das influências domésticas” (A Ciência do Bom Viver, p. 349).

    Os textos para leitura diária a seguir contêm citações de Ellen White para reflexão pessoal e familiar. Durante dez dias, separe um momento especial com sua família para conversar sobre os temas, dedicar tempo à oração e decidir como viver cada ensinamento. Isso fará a diferença! Depois, partici-pe das reuniões em pequenos grupos e na igreja.

    Na sequência dos temas sobre família, você encontrará a continuidade do projeto Reavivados Por Sua Palavra, em que lerá diariamente um capítulo da Bíblia. Foi também preparado um esboço para ajudar você a compreender o texto bíblico escolhido e meditar nele. Cada dia, por meio da oração e do estu-do da Bíblia, dos escritos do Espírito de Profecia e da lição da Escola Sabatina, você obterá alimento, força e poder do Céu. Assim, você também aprofundará sua comunhão e fortalecerá seus relacionamentos a fim de cumprir a missão.

    “Os homens que mais fizeram para Deus neste mundo estiveram sobre seus joelhos de manhã. Aquele que desperdiça os primeiros momentos da manhã, empregando-os em outras coisas em vez de buscar a Deus, terá di-ficuldades em buscá-Lo o resto do dia. Se Deus não está em primeiro lugar nos nossos pensamentos e esforços pela manhã, Ele estará no último lugar durante todo o resto do dia” (E. M. Bounds).

    Todo este material foi preparado com muito cuidado e oração, para que em sua vida, família, igreja e em tudo mais esteja “primeiro Deus”.

    Maranata!

    N

    Miolo.indd 3 03/10/17 16:02

  • 6Não Desista de

    Sua Famí lia | 21 |

    Famí lia: Bênção de Deus | 6 |

    1

    7Do Lar Para

    a Missão | 24 |

    2Perdão:

    Restaurador de Pontes | 9 |

    TEMAS

    Miolo.indd 4 03/10/17 16:03

  • REST

    AURA

    NDO F

    AMÍLI

    AS

    Perdão: Restaurador de Pontes | 9 |

    8O Poder do

    Espír ito Santo | 27 |

    3Vitória Sobre

    a Tentação | 12 |

    9Fidelidade

    Diár ia | 30 |

    4Intimidade Com Deus:

    Nossa Maior Necessidade | 15 |

    10Vitória

    F inal | 33 |

    5Consolo e

    Esperança em Deus | 18 |

    Miolo.indd 5 03/10/17 16:03

  • FAMÍLIA BÊNÇÃO DE DEUS1

    Miolo.indd 6 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    RESTAURANDO FAMÍLIAS | 7 | FAMÍLIA: BêNçãO DE DEUS

    BÊNÇÃO PARA TODAS AS FAMÍLIAS“A esperança de Israel estava incluída na promes-

    sa feita no chamado de Abraão, e posteriormente repetida uma e outra vez a seus descendentes: ‘Em ti serão benditas todas as famílias da Terra’ (Gn 12:3). Ao ser desdobrado a Abraão o propósito de Deus quanto à redenção do homem, o Sol da Justiça bri-lhou em seu coração, e as trevas que nele havia fo-ram dispersas. E quando, afinal, o Salvador mesmo andou entre os filhos dos homens e com eles falou, deu testemunho aos judeus sobre a gloriosa espe-rança do patriarca, de livramento por meio da vinda de um Redentor. ‘Abraão, o pai de vocês, alegrou-se por ver o Meu dia’, Cristo declarou, ‘e ele viu esse dia e ficou alegre’ (Jo 8:56)” (Profetas e Reis, p. 683).

    O MAIS ADEQUADO SÍMBOLO DO CÉU“O lar [deve ser] tudo quanto está implícito nes-

    sa palavra. Deve ser um pequeno Céu na Terra, um lugar onde se cultivem as afeições em vez de se-rem estudadamente reprimidas. Nossa felicidade depende do cultivo do amor, da simpatia e da ver-dadeira cortesia de uns para com outros.

    “O mais agradável símbolo do Céu é um lar pre-sidido pelo Espírito do Senhor. Se a vontade de Deus é cumprida, o marido e a esposa se respei-tarão mutuamente e cultivarão amor e confiança” (O Lar Adventista, p. 15).

    DISCIPLINAR COM ORAÇÃO“Meus irmãos e irmãs, peço a vocês que criem

    seus filhos com simplicidade. Não ralhem com eles quando erram, mas levem-nos ao Senhor, contan-do-Lhe tudo. Quando vocês se ajoelham diante de Deus com seus filhos, Cristo Se coloca ao seu lado, e os anjos de Deus, ao seu redor. Ensinem-nos a pedir que Deus lhes perdoe por terem sido rebel-des e impacientes. Criem os filhos na doutrina e admoestação do Senhor. Sejam homens e mulhe-res de oração” (Filhas de Deus, p. 154).

    “Administrem as regras do lar com sabedoria e amor, e não com vara de ferro. As crianças corres-ponderão com uma obediência voluntária à regra do amor. Elogiem seus filhos sempre que possível. Tornem a vida deles tão feliz quanto possível. [...] Conservem macio o terreno do coração, por meio da demonstração de amor e afeto, preparando-o assim para a semente da verdade. Lembrem-se de que o Senhor dá à terra não somente nuvens e chuva, mas a linda e risonha luz solar, fazendo com que a semente germine e apareçam as flores. Lembrem-se de que as crianças necessitam não somente de repreensão e correção, mas também de motivação e elogio, a grata satisfação das boas palavras” (O Lar Adventista, p. 18).

    LAR ALEGRE E FELIZ“Nunca se esqueçam de que vocês devem tor-

    nar o lar alegre e feliz para si mesmos e para seus filhos, absorvendo os atributos do Salvador. Se vocês introduzem Cristo no lar, discernirão o bem do mal. Vocês estarão aptos a ajudar seus filhos a serem árvores de justiça, dando os frutos do Espírito.

    “Podem sobrevir aflições, mas isso é a sina da humanidade. Que a paciência, a gratidão e o amor mantenham no coração a luz solar,  embora o dia seja sempre nublado.

    “O lar pode ser simples, mas pode sempre ser um lugar em que se profiram palavras alegres e se pratiquem atos de bondade, onde a cortesia e o amor sejam hóspedes constantes. [...]

    “Vocês não devem ter contendas em sua família. ‘Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de miseri-córdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz’ (Tg 3:17, 18). É a cor-tesia e a paz que precisamos ter em nossos lares” (O Lar Adventista, p. 17, 18).

    Miolo.indd 7 03/10/17 16:03

  • RESTAURANDO FAMÍLIAS | 8 | FAMÍLIA: BêNçãO DE DEUS

    DEUS É HONRADO POR UM LAR CRISTÃO“Pais e mães que põem a Deus em primeiro lu-

    gar na família e ensinam os filhos a considerar o temor do Senhor como o princípio da sabedoria, glorificam a Deus diante dos anjos e dos homens, oferecendo ao mundo o espetáculo de uma famí-lia bem-dirigida e bem-educada – uma família que ama e obedece a Deus e contra Ele não se rebela. Cristo não será um estranho numa família assim; Seu nome lhes será familiar e O reverenciarão e glorificarão. Os anjos se deleitam numa família em que Deus reina soberano e os filhos são ensinados a honrar a religião, a Bíblia e o Criador. Essa famí-lia tem direito à promessa: ‘Aos que Me honram, honrarei’  (1Sm 2:30). Quando de uma casa assim o chefe sai a cumprir os seus deveres cotidianos, será sempre com espírito manso e submisso, ad-quirido pela sua comunhão com Deus.

    “Unicamente a presença de Cristo pode tornar homens e mulheres felizes. Todas as águas co-muns da vida, Cristo pode transformar em vinho do Céu. O lar se torna então como um Éden de bem-aventurança; a família, um belo símbolo da família no Céu” (O Lar Adventista, p. 27, 28).

    OS MELHORES MISSIONÁRIOS PROVÊM DE LARES CRISTÃOS“Os missionários do Mestre preparam-se me-

    lhor para a obra lá fora em lares cristãos, onde

    Deus é temido, onde Deus é amado, onde Deus é adorado, onde a fidelidade se tornou segunda natureza, onde não se permite dar aos deveres domésticos descuidosa e casual atenção, onde a tranquila comunhão com Deus é considerada es-sencial ao fiel cumprimento dos deveres diários” (O Lar Adventista, p. 35).

    UM ARGUMENTO INCONTESTÁVEL“Um lar cristão bem-ordenado é poderoso ar-

    gumento em favor da realidade da religião cristã – argumento que o incrédulo não pode contradi-zer. Todos podem ver que há na família uma influ-ência em atividade, a qual afeta os filhos, e que o Deus de Abraão está com eles. Se os lares dos professos cristãos tivessem um molde religioso correto, exerceriam uma poderosa influência para o bem. Seriam na verdade a luz do mundo” (O Lar Adventista, p. 36).

    SÃO MAIS NECESSÁRIOS HOMENS BONS QUE GRANDES INTELECTUAIS“A felicidade de famílias e igrejas depende das in-

    fluências familiares. Os interesses da eternidade de-pendem do devido desempenho dos deveres desta vida. O mundo não necessita tanto de grandes men-tes como de homens bons, que serão uma bênção em seu lar” (O Lar Adventista, p. 37, 38).

    MOTIVO DE ORAÇÃOOre para que Deus abençoe sua família e que ela se torne uma bênção.

    #PrimeiroDeus - #rpsp Mateus 28 / O Desejado de Todas as Nações, cap. 12 e 13 - #LESAdv

    SAIBA MAIS EM adv.st/10diasoracao

    Miolo.indd 8 03/10/17 16:03

  • PERDÃORESTAURADOR DE PONTES2

    Miolo.indd 9 03/10/17 16:03

  • RESTAURANDO FAMÍLIAS | 10 | PERDãO: RESTAURADOR DE PONTES

    RESULTADOS DA TRANSGRESSÃO DA LEI“A família humana acha-se perturbada por motivo

    da transgressão da lei do Pai. Deus, porém, não aban-dona o pecador antes de lhe mostrar o remédio para o pecado. O Filho unigênito de Deus morreu a fim de que nós vivêssemos. O Senhor aceitou este sacrifício em nosso favor, como nosso substituto e penhor, sob a condição de recebermos a Cristo e Nele crermos. O pecador tem de ir a Cristo, com fé, apropriar-se de Seus méritos, depor os seus pecados sobre o Porta-dor dos pecados, e receber o Seu perdão. Foi por esta causa que Cristo veio ao mundo. Assim é imputada a justiça de Cristo ao pecador arrependido e crente. Torna-se então membro da família real, filho do Rei celestial, herdeiro de Deus e coerdeiro de Cristo” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 215).

    COMO LIBERTAR-SE DO SENTIMENTO DE CULPA“Esse sentimento de culpa tem de ser deposto

    aos pés da cruz do Calvário. O senso de pecami-nosidade envenenou as fontes da vida e da verda-deira felicidade. Agora Jesus diz: Deponha tudo so-bre Mim. Levarei seu pecado. Eu lhe darei paz. Não destrua por mais tempo seu respeito próprio, pois Eu o comprei com o preço do Meu próprio sangue. você é Meu, sua vontade enfraquecida Eu fortale-cerei; seu remorso pelo pecado Eu removerei.

    “Portanto, volva seu grato coração, tremendo de incerteza, e agarre a esperança posta na sua fren-te. Deus aceita seu coração quebrantado e contrito. Ele oferece a você livre perdão. Ele Se oferece para adotá-lo em sua família, e dá Sua graça para ajudá- lo em sua fraqueza; e o amado Jesus o conduzirá passo a passo, se apenas você colocar sua mão na Dele e se entregar à orientação Dele” (Mente, Cará-ter e Personalidade, v. 2, p. 451).

    ATITUDES AMÁVEIS“Como sacerdote da família, o pai deve tratar os

    filhos de forma delicada e paciente. Deve cuidar

    para não despertar neles um espírito agressivo. Não deve permitir que a transgressão passe sem correção, mas assim mesmo há um modo de corri-gir sem despertar as piores tendências do coração humano. Fale com amor às crianças, dizendo-lhes quão triste está o Salvador com a atitude delas; então se ajoelhe com elas diante do trono da gra-ça, apresentando-as a Cristo, orando para que Ele Se compadeça delas e as leve a se arrependerem e pedirem perdão. Tal disciplina quase sempre quebrantará o coração mais teimoso” (Orientação da Criança, p. 286).

    RELIGIÃO NO LAR“Fui instruída a insistir mais seriamente com

    nosso povo quanto à necessidade de religião no lar. Entre os membros da família deve sempre existir consideração bondosa e atenta. Manhã e noite, unam-se os corações em culto reverente. No período da noite, indague cada membro da família o próprio coração. Seja endireitado todo mal cometido. Se, durante o dia, alguém proce-deu mal contra outrem ou proferiu palavras in-juriosas, busque o transgressor perdão daquele a quem ofendeu. Muitas vezes se sofre da fobia de ofensas, e criam-se incompreensões e abor-recimentos que não têm razão de ser. Se for dada oportunidade àquele que é suspeitado de haver procedido mal, poderia ele dar explicações que produziriam alívio nos demais membros da famí-lia” (Jesus, Meu Modelo, p. 326).

    UMA FAMÍLIA EM CRISTO“Todos quantos forem achados dignos de ser

    contados como membros da família celestial de Deus se reconhecerão uns aos outros como filhos e filhas de Deus. Compreenderão que todos eles re-cebem força e perdão da mesma fonte, isto é, de Je-sus Cristo, que foi crucificado pelos pecados deles. Sabem que devem lavar suas vestes de caráter em

    Miolo.indd 10 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    RESTAURANDO FAMÍLIAS | 11 | PERDãO: RESTAURADOR DE PONTES

    Seu sangue, para serem aceitos perante o Pai em Seu nome, se é que vão se encontrar na brilhante assembleia dos santos, vestidos de branco com as vestes da justiça” (Para Conhecê-Lo, p. 103).

    SENDO BONDOSOS E PERDOADORES“A afeição poderá ser clara como cristal e for-

    mosa em sua pureza e, contudo, ser superficial, por não ter sido provada nem refinada. Façam de Cristo em tudo o primeiro, o último e o melhor. Contemplem-No constantemente, e seu amor por Ele se tornará dia a dia mais profundo e mais forte à medida que se for submetido à prova. E, ao cres-cer seu amor por Ele, também o amor mútuo de vocês vai crescer, aprofundar-se e fortalecer-se.

    “Embora possam surgir dificuldades, perplexi-dades e desânimo, nem o marido nem a esposa devem abrigar o pensamento de que sua união é um erro ou uma decepção. Resolva cada qual ser para o outro tudo o que é possível. [...]

    “Todos devem cultivar a paciência praticando a paciência. Sendo bondosos e perdoadores, o verdadeiro amor pode ser mantido quente no co-ração, e se desenvolverão qualidades que o Céu aprovará” (O Lar Adventista, p. 105, 106).

    É NECESSÁRIA A TOLERÂNCIA MÚTUA“Precisamos ter o Espírito de Deus ou jamais

    teremos harmonia no lar. A esposa, se tiver o Espírito de Cristo, terá cuidado de suas palavras, controlará seu espírito, será submissa e não se sentirá contudo que seja uma escrava, mas uma companheira de seu marido. Se o marido for ser-vo de Deus, não procederá como dono de sua esposa; não será arbitrário e exator. Nunca é ex-cessivo o zelo com que acariciamos as afeições do lar, pois se o Espírito do Senhor habita aí, o lar é um tipo do Céu. [...] Se um erra, o outro exercitará a tolerância cristã em vez de se retrair com frieza. [...]

    “Sejam bondosos, pacientes, longânimos, corte-ses e cheios de consideração mútua. Pela graça de Deus, vocês podem ter êxito em fazer felizes um ao outro, como prometeram no voto matrimonial” (O Lar Adventista, p. 118).

    A FONTE DE CURA“O amor difundido por Cristo por todo o ser é

    um poder vitalizante. Todo órgão vital – o cérebro, o coração, os nervos – esse amor toca, transmitin-do cura. Por ele são despertas para a atividade as mais altas energias do ser. Liberta a alma da cul-pa e da dor, da ansiedade e do cuidado que con-somem as forças vitais. Vêm com ele serenidade e compostura. Implanta na alma uma alegria que coisa alguma terrestre pode destruir – a alegria no Espírito Santo – alegria que comunica saúde e vida” (A Ciência do Bom Viver, p. 115).

    MOTIVO DE ORAÇÃOOre para que Deus desenvolva em sua família um espírito perdoador.

    #PrimeiroDeus - #rpsp Marcos 1 / O Desejado de Todas as Nações, cap. 12 e 13 - #LESAdv

    SAIBA MAIS EM adv.st/10diasoracao

    Miolo.indd 11 03/10/17 16:03

  • VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO3

    Miolo.indd 12 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    RESTAURANDO FAMÍLIAS | 13 | VITóRIA SOBRE A TENTAçãO

    UNIÃO COM CRISTO“Em tudo o que você ensinar, nunca se esqueça

    de que a maior lição a ser transmitida e aprendi-da é a da parceria com Cristo na obra da salvação. A educação a ser adquirida mediante a pesquisa das Escrituras é um conhecimento experiencial do plano da salvação. Essa educação restaurará a ima-gem de Deus na alma. Isso fortalecerá e fortificará a mente contra a tentação e moldará o aprendiz para se tornar um cooperador de Cristo em Sua missão de misericórdia para o mundo. Isso o tornará um membro da família celestial e o preparará para compartilhar a herança dos santos na luz” (Conse-lhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 434, 435).

    A TAREFA MAIS NOBRE “Os pais estão na obrigação perante Deus de

    tornar os arredores do lar uma representação da verdade que professam. Podem então dar lições corretas a seus filhos, e estes aprenderão a as-sociar o lar terreno com o celestial. A família aqui precisa, tanto quanto possível, ser um modelo da família do Céu. Então a tentação de condescender com o que é baixo e vil perderá muito de sua força. Os filhos devem ser ensinados que são apenas as-pirantes aqui, e ser educados para se tornarem ha-bitantes das mansões que Cristo está preparando para os que O amam e guardam os Seus manda-mentos. Esta é a mais alta tarefa que os pais têm de desempenhar” (Conselhos Para a Igreja, p. 152).

    INSTRUÇÃO RELIGIOSA: PROTEÇÃO CONTRA O MAL“A instrução religiosa deve ser ministrada aos fi-

    lhos desde a mais tenra infância; não em um es-pírito de condenação, mas de alegria e bondade. As mães devem vigiar constantemente para que a tentação não sobrevenha aos filhos de modo a não ser por eles reconhecida. Os pais devem proteger os filhos por meio de instruções sábias e valiosas.

    Como os melhores amigos desses seres inexperien-tes, devem ajudá-los a vencer a tentação [...]. Esse deve ser seu empenho de cada dia e de cada hora. Pais, vigiem, vigiem e orem, e façam de seus filhos seus companheiros” (Conselhos Para a Igreja, p. 303).

    QUE O LAR SEJA UM LUGAR FELIZ“Seja o lar um lugar em que existam a alegria, a

    cortesia e o amor. Isso o tornará atrativo às crian-ças. Se os pais estão sempre a tomar empresta-da a preocupação, se são irritáveis e críticos, as crianças participam do mesmo espírito de insa-tisfação e contenda, e o lar se torna o lugar mais infeliz do mundo. [...] Tudo isso pode ser evitado se a temperança em todas as coisas for praticada, e exercida a paciência. O domínio próprio da par-te de todos os membros da família tornará o lar quase um paraíso. [...] Se a vida do lar for aquela que deve ser, os hábitos aí formados serão uma forte defesa contra os assaltos da tentação quan-do o jovem deixar a proteção do lar para enfrentar o mundo” (Conselhos Sobre Saúde, p. 100).

    TREINADOS PARA VENCER“Se os jovens forem deixados a escolher seu pró-

    prio estilo de vida e companhias, uns optarão por aqueles que são bons, e outros escolherão más com-panhias. Se o elemento religioso não for mesclado ao seu treinamento, eles se tornarão alvos fáceis da tentação, e seu caráter estará sujeito a tornar-se deformado e unilateral. [...] O amor a Deus é aprendi-do no altar da família, ensinado pelo pai e pela mãe na infância” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 416).

    “Os filhos devem ser instruídos e educados de maneira que possam calculadamente enfrentar difi-culdades a aguardar tentações e perigos. Devem ser ensinados a manter controle de si mesmos e a vencer de forma tranquila as dificuldades; e não se precipi-tar voluntariamente para o perigo, nem se colocar desnecessariamente no caminho da tentação. [...]

    Miolo.indd 13 03/10/17 16:03

  • RESTAURANDO FAMÍLIAS | 14 | VITóRIA SOBRE A TENTAçãO

    Terão resistência de caráter para ficar firmes ao lado do que é correto e conservar os princípios. E sairão, no poder de Deus, com sua moral imacu-lada. A força moral dos jovens que foram devida-mente educados, colocando em Deus sua confiança, estará à altura de resistir à mais forte prova” (Fun-damentos do Lar Cristão, p. 138, 139).

    COMUNHÃO: FONTE DE VITÓRIA“Satanás faz esforços para afastar os homens de

    Deus, e é sempre bem-sucedido nesse propósito quan-do consegue absorver a sua atenção de modo que não tomem tempo para ler a Bíblia, orar particularmente e oferecer seus sacrifícios de ações de graça e louvor de manhã e à tarde sobre o altar de família. [...] Muitas vezes a tentação é acariciada como se fosse a voz do verdadeiro Pastor, porque os homens se têm apartado de Jesus. Não poderão estar seguros um só momento, a menos que alimentem no coração princípios justos e os apliquem também em seus negócios de cada dia” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 426, 427).

    “Satanás bem sabe que todos quantos ele pu-der levar a negligenciar a oração e o exame das Escrituras serão vencidos por seus ataques. Por-tanto, inventa todo artifício possível para ocupar a mente” (O Grande Conflito, p. 519).

    “Uma das razões para não haver mais fervor re-ligioso e piedade sincera é porque a mente está ocupada com coisas sem importância, e não há tempo para meditar, pesquisar a Bíblia ou orar” (O Outro Poder, p. 83).

    GENTE CUIDANDO DE GENTE“Se um membro da família de Cristo cai em ten-

    tação, os outros membros devem cuidar dele com bondoso interesse, procurando deter os pés que estão perambulando em falsos caminhos, e con-quistá-lo para uma vida pura e santa. Deus requer este serviço de cada membro de Sua igreja (1Co 12:12-27)” (Este Dia com Deus, p. 145).

    “Todo o Céu é sabedor de todo pensamento e de toda ação. Seus atos podem não ser vistos por seus companheiros, mas estão visíveis à inspeção dos anjos, que são encarregados de auxiliar os que lutam para vencer todo mau hábito e livrar- se das armadilhas de Satanás” (Mensagem aos Jo-vens, p. 27).

    INTEGRIDADE CRISTÃ: NOSSO ALVO“A vida cristã é uma batalha e uma marcha. Nessa

    guerra não há trégua; o esforço deve ser contínuo e perseverante. É assim fazendo que mantemos a vitória sobre as tentações de Satanás. A integrida-de cristã deve ser buscada com irresistível energia, e mantida com resoluta fixidez de propósito” (A Ci-ência do Bom Viver, p. 453).

    VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO“É somente vigiando em oração e exercitando fé

    viva que o cristão pode preservar sua integrida-de em meio às tentações que Satanás lança sobre ele. ‘Todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé’ (1Jo 5:4). Falem ao seu coração constantemente na linguagem da fé: ‘Jesus disse que me receberia, e creio em Sua palavra. Eu O louvarei; glorificarei o Seu nome.’ Satanás estará perto, ao lado de vo-cês, sugestionando vocês a não sentirem nenhu-ma alegria” (E Recebereis Poder, p. 360).

    MOTIVO DE ORAÇÃOOre para que o Senhor fortaleça sua família para vencer as tentações.

    #PrimeiroDeus - #rpsp Marcos 2 / O Desejado de Todas as Nações, cap. 12 e 13 - #LESAdv

    SAIBA MAIS EM adv.st/10diasoracao

    Miolo.indd 14 03/10/17 16:03

  • INTIMIDADE COM DEUS: NOSSA

    MAIOR NECESSIDADE4

    Miolo.indd 15 03/10/17 16:03

  • RESTAURANDO FAMÍLIAS | 16 | INTIMIDADE COM DEUS: NOSSA MAIOR NECESSIDADE

    COMUNICAÇÃO COM DEUS“É por meio da natureza, da revelação, de Sua pro-

    vidência e da influência do Seu Espírito que Deus nos fala. Mas isso não é suficiente; precisamos também entregar-Lhe nosso coração. A fim de que tenhamos vida e energia espirituais, devemos ter uma relação viva com nosso Pai celestial [...].

    “A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. [...] A oração não faz Deus descer até nós, mas nos eleva a Ele [...].

    “Quando esteve na Terra, Jesus ensinou Seus dis-cípulos a orar. Ele os instruiu a apresentar suas ne-cessidades diárias perante Deus, e lançar sobre Ele todas as suas preocupações [...].

    “Nosso Pai celestial deseja derramar sobre nós a plenitude de Suas bênçãos. [...] Deus está pronto e sempre disposto a ouvir a oração sincera do mais humilde de Seus filhos, e, apesar disso, há tanta relutância de nossa parte para levar-Lhe nossas necessidades” (Caminho a Cristo, p. 93, 94).

    O MAIOR PRIVILÉGIO“Os anjos têm prazer em prostrar-se diante de

    Deus e ficar perto Dele. Eles consideram a comu-nhão com Deus sua maior alegria. Contudo, os ha-bitantes da Terra, que tanto precisam da ajuda que somente Deus pode dar, parecem satisfeitos em andar sem a luz do Seu Espírito e a companhia de Sua presença” (Caminho a Cristo, p. 94).

    O ADVERSÁRIO E SEUS ENGANOS“As trevas do maligno envolvem os que negligen-

    ciam a oração. [...] O adversário procura continuamente obstruir o caminho para o trono de misericórdia para que não obtenhamos, por meio da súplica e fé, graça e poder para resistir à tentação” (Caminho a Cristo, p. 94).

    DEUS QUER ME ATENDER“Existem certas condições para que possamos es-

    perar que Deus ouça e responda a nossas orações.

    Uma das primeiras é sentir nossa necessidade do Seu auxílio” (Caminho a Cristo, p. 95).

    “Se mantivermos iniquidade em nosso coração, se nos apegarmos a algum pecado de maneira consciente, o Senhor não nos ouvirá; mas a oração que vem do coração arrependido e contrito será sempre aceita. [...] Nossos próprios méritos jamais nos recomendarão ao favor de Deus; é o mérito de Jesus que nos salvará” (Caminho a Cristo, p. 95).

    “Perseverar em oração é a condição para rece-ber. Devemos orar sempre, se quisermos crescer em nossa fé e experiência. Devemos ser perseve-rantes na oração (Rm 12:12) e vigiar ‘com ações de graças’ (Cl 4:2)” (Caminho a Cristo, p. 97).

    CONEXÃO DIRETA COM O CÉU“Por meio da oração sincera, somos ligados com a

    mente do Infinito. Pode ser que, no momento, não te-nhamos nenhuma forte evidência de que o rosto de nosso Redentor se inclina sobre nós em compaixão e amor, mas é isso o que realmente acontece. Pode-mos não sentir Seu toque, mas Sua mão compassiva e amorosa está sobre nós” (Caminho a Cristo, p. 96).

    O VALOR DAS REUNIÕES DE ORAÇÃO“Há necessidade de diligência na oração; não

    deixe nada impedir você. Faça todos os esforços para manter aberta a comunhão entre Jesus e sua própria alma. Procure todas as oportunidades para ir aonde a oração costuma ser feita. Aqueles que realmente estão buscando a comunhão com Deus serão vistos na reunião de oração, fiéis em cumprir seu dever, fervorosos e ansiosos por colher todos os benefícios que puderem obter. Aproveitarão cada oportunidade de se colocarem onde podem receber os raios de luz do Céu” (Caminho a Cristo, p. 97).

    ORAÇÃO SECRETA“A oração particular deve ser ouvida unica-

    mente por Ele [...]. Na oração particular, a mente

    Miolo.indd 16 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    RESTAURANDO FAMÍLIAS | 17 | INTIMIDADE cOM DEUS: NOSSA MAIOR NEcESSIDADE

    fica livre das influências do ambiente, livre da agitação. [...]

    “Ore em seu aposento particular. Durante seus afa-zeres diários, deixe que o coração se eleve a Deus. Era assim que Enoque andava com Deus. Essas orações silenciosas sobem como precioso incenso até o trono da graça. Satanás não pode vencer aquele cujo cora-ção está arraigado em Deus” (Caminho a Cristo, p. 97).

    ELE ESTÁ INTERESSADO EM SABER“Leve suas necessidades, alegrias, preocupa-

    ções e temores a Deus. Você não conseguirá so-brecarregá-Lo, nem deixá-Lo cansado. Aquele que conta os cabelos de sua cabeça não é indiferente às necessidades de Seus filhos. ‘O Senhor é cheio de misericórdia e compaixão’ (Tg 5:11). [...] Entregue a Ele todas as coisas que perturbam a sua mente. coisa alguma é grande demais para que Ele não possa suportar, pois é Ele quem mantém os mun-dos e governa o Universo.

    Nada daquilo que, de alguma forma, diz respeito a nossa paz é pequeno demais para que Ele não perceba. Não há um só capítulo de nossa existên-cia que seja escuro demais para que Ele não possa ler nem dificuldade alguma tão complicada que não possa resolver. Nenhuma calamidade poderá sobre-vir ao mais humilde dos Seus filhos, ansiedade algu-ma lhe perturbará o coração, nenhuma demonstra-ção de alegria e oração sincera lhe sairá dos lábios sem que seja observada pelo Pai celestial ou sem que Lhe desperte imediato interesse. ‘Ele sara os que têm o coração quebrantado e trata das feridas deles’ (Sl 147:3)” (Caminho a Cristo, p. 100).

    O ALTAR DA FAMÍLIA“Abraão, o amigo de Deus, deu-nos um digno exem-

    plo. Sua vida foi de oração e humilde obediência, e foi ele como uma luz para o mundo. Onde quer que armas-se a tenda, junto dela erguia o altar, conclamando para o sacrifício da manhã e da tarde todos os membros de

    sua família. Dos lares cristãos deve irradiar uma luz semelhante” (Nos Lugares Celestiais, p. 213).

    “Toda família deve construir seu altar de oração, reconhecendo que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. [...] Se educarem os filhos para viver apenas para esta vida, estes não farão nenhum preparo para a eternidade. Morrerão como vive-ram, sem Deus, e os pais serão chamados para dar contas pela perdição de seus filhos. Pais e mães, vocês precisam buscar a Deus de manhã e à tarde no altar da família, para que possam aprender a ensinar seus filhos de forma sábia, terna e amorá-vel” (Orientação da Criança, p. 517).

    UM LAR QUE DEUS POSSA ABENÇOAR“À vista de Deus, o homem é justamente o que é

    em companhia da família. A vida de Abraão, o amigo de Deus, era assinalada por uma estrita considera-ção à palavra do Senhor. Ele cultivava a religião do-méstica. O temor do Senhor permeava seu círculo doméstico. Ele era o sacerdote de seu lar. consi-derava sua família como um legado sagrado. Sua casa contava mais de mil pessoas, e guiava a todos, pais e filhos, para o divino Soberano. Não permitia opressão por parte dos pais, por um lado, nem a desobediência dos filhos, por outro. Pela influência combinada de amor e justiça, governava seu lar no temor de Deus, e o Senhor deu testemunho de sua fidelidade” (O Cuidado de Deus, p. 175).

    MOTIVO DE ORAÇÃOOre para ter mais intimidade com Deus e mais alegria na presença do Senhor.

    #PrimeiroDeus - #rpsp Marcos 3 / O Desejado de Todas as Nações, cap. 14 - #LESAdv

    SAIBA MAIS EM adv.st/10diasoracao

    Miolo.indd 17 04/10/17 10:25

  • CONSOLO E ESPERANÇA EM DEUS5

    Miolo.indd 18 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    RESTAURANDO FAMÍLIAS | 19 | CONSOLO E ESPERANçA EM DEUS

    O QUE ESTE MUNDO NOS OFERECE?“Quanta tristeza existe em nosso mundo! Quanta

    aflição! Quanto pranto! Não é correto dizer aos que estão de luto: ‘Não chore! Não é certo chorar.’ Essas palavras pouca consolação trazem. Não há pecado em chorar. [...]

    Devemos encontrar nosso consolo em Jesus Cristo. Precioso Salvador! Ele sempre Se comoveu pelas aflições humanas [...]. Apegue-se à Fonte de Suas forças” (Idade Não É Problema, p. 97).

    O SENHOR NOS SUSTENTA NAS TRIBULAÇÕES“Os desapontamentos, aflições e perplexidades,

    as perdas que sofremos, não nos devem separar de Deus, mas levar-nos para mais perto Dele. [...]

    “Simplesmente repouse em Jesus. Descanse Nele assim como uma criança cansada repousa nos braços de sua mãe. O Senhor Se compadece de você. Ele o ama. Os braços do Senhor o susten-tam” (Filhas de Deus, p. 176).

    NOSSO ETERNO COMPANHEIRO“O Senhor considera nossas aflições. Com Sua

    graça e discernimento, mede e pesa cada uma. [...] “Ele está sempre vigilante, para distribuir, quan-

    do for mais necessário, novas e revigorantes bên-çãos, força na hora da fraqueza, socorro na hora do perigo, amigos na hora da solidão, simpatia, humana e divina, nas horas de tristeza. Estamos a caminho do lar” (Filhas de Deus, p. 178, 179).

    AS VIÚVAS“Muita mãe viúva, com seus filhos destituídos

    de pai, está se esforçando valorosamente para levar seu duplo fardo, trabalhando tantas vezes muito além de suas forças a fim de conservar con-sigo seus pequeninos e prover as necessidades deles. Pouco tempo tem ela para os educar e ins-truir, pouca oportunidade de os rodear de influ-ências que iluminem a vida deles. Ela necessita de

    ânimo, simpatia e auxílio positivo” (A Ciência do Bom Viver, p. 203).

    OS IDOSOS“Também os idosos necessitam da auxiliadora

    influência das famílias. Na casa de irmãos e irmãs em Cristo, é mais fácil haver para eles como que uma compensação da perda de seu próprio lar. Se incentivados a participar de interesses e ocupa-ções domésticos, isso os ajudará a sentir que não deixaram de ser úteis. Fazei-os sentir que seu au-xílio é apreciado, que há ainda alguma coisa para fazerem em servir a outros, e isso lhes dará ânimo ao coração, ao mesmo tempo que comunicará in-teresse a sua vida” (A Ciência do Bom Viver, p. 204).

    OS MENOS FAVORECIDOS“Os mais afortunados devem sempre desempe-

    nhar uma nobre e generosa parte em seu cuida-do com os irmãos mais pobres, e dar-lhes também bons conselhos, e deixá-los então combater o com-bate da vida. Foi-me mostrado, porém, que repou-sa sobre a igreja um soleníssimo dever de cuidar especialmente das viúvas pobres, dos órfãos e dos inválidos” (Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 274).

    CASAIS SEM FILHOS“Muitos que não têm seus próprios filhos pode-

    riam fazer uma boa ação cuidando dos filhos de outros. [...] Dediquem suas atenções às criancinhas, cujo caráter podem moldar segundo a semelhança divina. Ponham seu amor nos membros destituídos de lar da família humana. Vejam quantas dessas crianças vocês podem criar na doutrina e orienta-ção do Senhor. Muitos seriam assim por sua vez beneficiados” (A Ciência do Bom Viver, p. 203, 204).

    A DOR DA PERDA DE UM FILHO“Ao relatar sua experiência, isto é, o falecimen-

    to de seu filho, e de como se prostrou em oração,

    Miolo.indd 19 03/10/17 16:03

  • RESTAURANDO FAMÍLIAS | 20 | CONSOLO E ESpERANçA EM DEUS

    submetendo sua vontade à vontade do pai celes-tial, deixando com Ele a solução do caso, isso co-moveu o meu coração de mãe. [...]

    O Senhor, porém, tem sido meu Conselheiro, e o Senhor lhe dará graça para suportar sua tristeza.

    Você indaga a respeito da salvação dos peque-nos. A resposta está nas palavras de Cristo: ‘Deixem que os pequeninos venham a Mim e não os impe-çam, porque dos tais é o Reino de Deus’ (Lc 18:16). [...]

    O Senhor muitas vezes me instruiu de que mui-tos pequeninos vão ser retirados antes do tem-po de angústia. Veremos de novo nossos filhos. Vamos nos encontrar com eles e reconhecê-los nas cortes celestiais. Coloque sua confiança no Senhor, e não tema” (Filhas de Deus, p. 179, 180).

    NO SENHOR NUNCA ESTAMOS SOZINHOS“O Senhor prometeu ser um pai para os órfãos.

    Se vocês entregarem a Ele o coração, Ele lhes dará poder para se tornarem filhos e filhas de Deus. […] Deem o coração ao amável Salvador e façam apenas aquilo que é agradável aos olhos Dele. […] Lembrem-se de que o Senhor os ama, e que cada um de vocês pode se tornar um membro da família de Deus. Se forem fiéis aqui, quando Ele vier nas nuvens do céu, vocês encontrarão seu pai, e serão novamente uma família unida” (Mensagens Esco-lhidas, v. 2, p. 265).

    “Em todos os tempos e lugares, em todas as dores e aflições, quando a perspectiva se afigura sombria e cheio de perplexidade o futuro, e nos sentimos desamparados e sozinhos, o Consola-dor será enviado em resposta à oração da fé. As circunstâncias podem nos separar de todos os amigos terrestres; nenhuma, porém, nem mes-mo a distância, pode nos separar do Consolador celestial. Onde quer que estejamos, aonde quer que vamos, Ele Se encontra sempre à nossa direi-ta, para apoiar, suster, erguer e animar” (O Deseja-do de Todas as Nações, p. 669, 670).

    NO SENHOR HÁ CONFORTO“Sinto, minha irmã, que você está aflita e triste.

    Mas Jesus, o precioso Salvador, vive. [...] Quer que você se conforte com o amor Dele. [...] confie no Senhor. Lembre-se de que nem um pardal cai no chão sem que nosso pai celestial perceba. [...]

    “Abra as janelas da alma para o Céu, e deixe en-trar a luz do Sol da Justiça” (Mensagens Escolhi-das, v. 2, p. 266, 267).

    NOSSA BENDITA ESPERANÇA“Alegro-me por saber que Jesus, nosso Salvador,

    virá em breve, e que então poderemos nos reunir, todos, ao redor do grande trono branco. [...] Talvez tenhamos que passar por cenas dolorosas, mas estaremos seguros se ocultarmos nossa vida com Cristo em Deus” (Filhas de Deus, p. 177).

    VITÓRIA FINAL“O Doador da vida vem para quebrar as cadeias

    da sepultura. Ele trará para fora os cativos e pro-clamará: ‘Eu sou a ressurreição e a vida’ (Jo 11:25).

    “Quando eles acordarem, todo o sofrimento terá passado. [...] As portas da cidade de Deus se re-volvem sobre seus gonzos, [...] e os resgatados de Deus entram pelo meio de querubins e serafins. Cristo lhes dá as boas-vindas e põe Sua bênção sobre eles” (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 430, 431).

    MOTIVO DE ORAÇÃOOre para que Deus console seu coração e, as-sim, você leve o consolo divino àqueles que sofrem.

    #PrimeiroDeus - #rpsp Marcos 4 / O Desejado de Todas as Nações, cap. 14 - #LESAdv

    SAIBA MAIS EM adv.st/10diasoracao

    Miolo.indd 20 04/10/17 10:26

  • NÃO DESISTA DE SUA FAMÍLIA6

    Miolo.indd 21 03/10/17 16:03

  • RESTAURANDO FAMÍLIAS | 22 | NãO DESISTA DE SUA FAMÍLIA

    CONSTRUINDO PONTES DE AMOR“Notem quão terno e piedoso é o Senhor em Seu

    relacionamento com Suas criaturas. Ele ama o filho perdido, e suplica-lhe que volte. O braço do Pai enla-ça o filho arrependido; as vestes do Pai cobrem seus trapos [...]. E, todavia, quantos não há que olham para o pródigo, não somente com indiferença, mas com desprezo!” (Obreiros Evangélicos, p. 140).

    “Um espírito brando, uma atitude suave e cativante, pode salvar o errado, e cobrir uma multidão de peca-dos. A revelação de Cristo no caráter de vocês terá um poder transformador sobre todos com quem entra-rem em contato” (O Maior Discurso de Cristo, p. 129).

    DIFICULDADES NO CASAMENTO“Muitas vezes [os recém-casados] descobrem no ou-

    tro fraquezas e defeitos que não suspeitavam: mas os corações que o amor uniu descobrirão também exce-lências até então desconhecidas. Que todos procurem descobrir as qualidades e não os defeitos. [...]

    “Embora possam surgir dificuldades, perplexi-dades e desânimo, nem o marido nem a esposa abrigue o pensamento de que sua união é um erro ou uma decepção. [...] Continuem as primeiras aten-ções. [...] Procure cada um promover a felicidade do outro. Haja amor mútuo, mútua paciência. Então, o casamento, em vez de ser o fim do amor, será o seu começo. O calor da verdadeira amizade, o amor que liga coração a coração, é um antegozo das alegrias do Céu. [...] Meu irmão, minha irmã, abram o coração para receber a Jesus. Convidem-No a entrar no tem-plo da alma. [...], devem ambos unir-se na decisão de vencer, em selar os lábios contra o falar qualquer pa-lavra inoportuna” (Conselhos Para a Igreja, p. 132-134).

    CÔNJUGES DESCRENTES“A pessoa que entrou para a relação matrimo-

    nial quando ainda não convertida coloca-se, pela sua conversão, sob uma obrigação maior de ser fiel ao cônjuge, por mais que difiram com respeito à

    fé religiosa; todavia, as exigências de Deus devem ser postas acima de todo o relacionamento terre-no, mesmo que provas e perseguições possam ser a consequência. Com espírito de amor e mansidão, esta fidelidade pode ter influência no sentido de ganhar o descrente” (Conselhos Para a Igreja, p. 127).

    QUANDO SURGEM EXIGÊNCIAS ABSURDAS“O assunto a ser resolvido agora é: a esposa vai

    se sentir obrigada a ceder sem pensar às exigên-cias de seu marido, até mesmo quando ela vê que nada, além de paixões vis o dominam, e quando a razão e juízo dela estão convencidos de que ela faz isso com prejuízo de seu próprio corpo, o qual Deus ordenou que ela possuísse em santificação e honra, com o fim de preservá-lo como um sacrifí-cio vivo a Deus?” (Conselhos Para a Igreja, p. 139).

    “Satanás procura rebaixar a norma de pureza e enfraquecer o autocontrole dos que se casam, porque sabe que enquanto as paixões subalternas estão em ascendência, as faculdades morais se tornam seguramente mais fracas, e ele não precisa preocupar-se com o crescimento espiritual deles. Ele sabe também que de nenhuma outra manei-ra pode estampar melhor a sua própria imagem odiosa na descendência deles, e que assim pode moldar mais facilmente o caráter dos filhos do que o caráter dos pais” (Conselhos Para a Igreja, p. 138).

    “Quando a mulher sujeita o corpo e o espírito ao domínio do marido, sendo passiva diante da von-tade dele em tudo, sacrificando sua consciência, dignidade e mesmo personalidade, perde a opor-tunidade de exercer aquela poderosa influência que deveria possuir para o bem, a fim de elevar o marido” (Conselhos Para a Igreja, p. 140).

    LIDANDO COM OS ERROS DOS FILHOS“Não é fácil ensinar e educar filhos sabiamente. Ao

    procurarem os pais conservar diante deles o juízo e o temor do Senhor, surgirão dificuldades. Os filhos

    Miolo.indd 22 04/10/17 13:15

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    RESTAURANDO FAMÍLIAS | 23 | NãO DESISTA DE SUA FAMÍLIA

    mostrarão a perversidade que está no coração de-les. [...] Muitos pais, em vez de punirem os filhos por essas faltas, fazem-se cegos [...]. Continuam, portan-to, os filhos com suas práticas enganosas, formando um caráter que Deus não pode aprovar. [...] Aqueles que seguem as próprias inclinações, com uma afei-ção cega para com seus filhos, condescendendo com eles na satisfação de seus desejos egoístas, e não fazem uso da autoridade de Deus para repre-ender o pecado e corrigir o mal, tornam evidente que estão honrando seus ímpios filhos mais do que a Deus” (Orientação da Criança, p. 233, 235).

    “O mundo está repleto de influências corruptoras. [...] Se a mãe falta em seu dever de instruir, guiar e restringir, seus filhos naturalmente aceitarão o mal, e se desviarão do bem. Que toda a mãe vá muitas vezes ao seu Salvador com a oração: “Ensina-nos, o que faremos pela criança?” Atenda ela à instrução que Deus dá em Sua Palavra, e lhe será dada sabedoria conforme a necessitar” (Conselhos Para a Igreja, p. 147).

    “Quão terrível será, no último e grande dia, ver que aqueles com os quais nos associávamos em família se acham separados de nós para sempre; ver os membros de nossa família, talvez nossos próprios filhos, sem estarem salvos [...]. Então diri-giremos a nós mesmos a pergunta: Foi porventura por causa de minha impaciência, minha disposição não cristã, [...] que a religião de Cristo se tornou para eles desagradável?” (Serviço Cristão, p. 91, 92).

    IRRITAÇÃO JAMAIS AJUDA“Ficar irado com a criança que erra é aumen-

    tar o mal. Isso desperta as piores tendências da criança e a leva a pensar que vocês não se impor-tam com ela. [...] Vocês julgam que Deus não toma conhecimento do modo pelo qual essas crianças são corrigidas? Ele sabe. E sabe também quais po-deriam ser os benditos resultados, se o trabalho de correção fosse feito de modo a conquistar, em vez de repelir” (Orientação da Criança, p. 245).

    “Nunca permitam que seu filho ouça vocês di-zerem: “Não sei o que fazer com você.” Enquanto pudermos ter acesso ao trono de Deus, devemos, como pais, envergonhar-nos de pronunciar essas palavras. Clamem a Jesus, e Ele os ajudará a levar seus filhos a Ele” (Orientação da Criança, p. 238).

    AUXÍLIO DIVINO“Deus abençoará uma disciplina justa e correta.

    Mas ‘sem Mim’, diz Cristo, ‘vocês não podem fazer nada’ (Jo 15:5). A Inteligência celestial não pode coo-perar com os pais e mães que estão negligenciando educar os filhos” (Orientação da Criança, p. 232).

    “Pais, apanhem os raios de luz divina que estão brilhando em seu caminho. Andem na luz, como Cristo na luz está (1Jo 1:7). Ao se entregarem à obra de salvar seus filhos e manter sua posição no ca-minho da santidade, as mais provocantes provas sobrevirão. Mas não desanimem. Apeguem-se a Jesus. Ele diz: ‘Que homens se apoderem da Mi-nha força e façam paz comigo; sim, que façam paz comigo’ (Is 27:5). Dificuldades sobrevirão. Vocês encontrarão obstáculos. Olhem constantemente para Jesus” (O Lar Adventista, p. 207, 208).

    “Nesta obra todos os anjos do Céu estão pron-tos a cooperar. Todos os recursos do Céu estão à disposição dos que procuram salvar os perdidos. [...] E, quando alguém é reconduzido a Deus, todo o Céu se alegra” (Parábolas de Jesus, p. 197).

    MOTIVO DE ORAÇÃOOre pela salvação da sua família.

    #PrimeiroDeus - #rpsp Marcos 5 / O Desejado de Todas as Nações, cap. 14 - #LESAdv

    SAIBA MAIS EM adv.st/10diasoracao

    Miolo.indd 23 04/10/17 08:11

  • DO LAR PARA A MISSÃO7

    Miolo.indd 24 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    RESTAURANDO FAMÍLIAS | 25 | DO LAR PARA A MISSãO

    NOSSO PRIMEIRO DEVER“Cumpre-nos a nós, como pais e como cristãos,

    conduzir nossos filhos na direção correta. Devem eles ser guiados cuidadosa, sábia e ternamente nos caminhos do ministério cristão. Temos para com Deus o sagrado compromisso de criar nossos filhos para o serviço Dele. Rodeá-los de influên-cias que os induzam a escolher uma vida de ser-viço e dar-lhes o devido preparo é nosso primeiro dever” (O Lar Adventista, p. 484).

    DEUS TEM UM PROPÓSITO PARA NOSSOS FILHOS“O propósito de Deus para com os filhos que

    crescem em nossos lares é mais amplo, mais pro-fundo e mais elevado do que nossa visão restrita tem compreendido. [...]

    O mundo todo se está abrindo à mensagem do evangelho. [...] de toda parte deste nosso mundo, vem o clamor de corações feridos que anseiam co-nhecer o Deus de amor. [...]

    Recai sobre nós, os que recebemos esse conhe-cimento, e sobre nossos filhos, a quem o podemos transmitir, a responsabilidade de atender ao seu clamor. A toda casa e escola, a todo pai, professor e criança sobre quem resplandeceu a luz do evan-gelho, impõe-se, neste momento crítico, a pergun-ta feita à rainha Ester naquela ocasião especial da história de Israel: ‘Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?’ (Et 4:14, NVI)” (Educação, p. 262, 263).

    TODOS PODEM SER MISSIONÁRIOS“Nem todos podem ir a terras missionárias es-

    trangeiras, mas todos podem ser missionários en-tre os familiares e vizinhos. Há muitas maneiras pelas quais os membros da igreja podem dar a mensagem aos que estão ao redor. Uma das ma-neiras mais bem-sucedidas de fazer isso é o viver cristão prestativo e altruísta. [...]

    “Há um vasto campo de serviço para as mulhe-res, assim como para os homens. [...] Mesmo as crianças devem ser ensinadas a fazer algum servi-ço de amor e misericórdia pelos menos afortuna-dos do que elas” (O Lar Adventista, p. 485).

    UNIDOS PARA O SERVIÇO“Pais, seus filhos devem ser sua mão auxiliado-

    ra, aumentando sua capacidade e habilidade para trabalharem para o Senhor. Os filhos são os mem-bros mais novos da família do Senhor.

    Devem ser levados a consagrar-se a Deus [...]. Devem ser ensinados que todas as suas faculda-des do corpo, mente e alma Lhe pertencem. De-vem ser instruídos para ajudar generosamente em várias áreas de serviço. Não permitam que seus filhos sejam empecilhos. Com vocês, devem os fi-lhos partilhar os encargos tanto espirituais como físicos. Ajudando outros, aumentam a própria fe-licidade e utilidade” (O Lar Adventista, p. 485, 486).

    DISCIPULANDO AS NOVAS GERAÇÕES“Deus deseja que cada criança, mesmo de tenra

    idade, seja Seu filho, seja adotada em Sua família. Jovens como possam ser, deve a juventude fazer parte da família da fé e ter uma experiência muito preciosa. [...]

    “Deseja [Deus] que sejam Seus pequenos missioná-rios, negando suas próprias inclinações e desejos de prazeres egoístas para prestarem serviço para Ele; e esse serviço é justamente tão aceitável a Deus quan-to o dos de mais idade” (O Lar Adventista, p. 486, 487).

    MÉTODO MAIS EFICIENTE“Por preceito e exemplo devem os pais ensinar

    os filhos a trabalhar pelos não convertidos. Devem as crianças ser tão educadas que simpatizem com os idosos e aflitos e procurem aliviar os sofrimen-tos dos pobres e angustiados. Devem ser ensina-das a serem esforçadas no trabalho missionário;

    Miolo.indd 25 03/10/17 16:03

  • RESTAURANDO FAMÍLIAS | 26 | DO LAR PARA A MISSãO

    e já nos seus mais tenros anos devem aprender o desprendimento e o sacrifício pelo bem de outros e pelo progresso na causa de Cristo, para que pos-sam ser colaboradores de Deus.

    “Ensinem os pais a seus pequenos a verdade como é em Jesus. As crianças na sua simplicidade repetirão a seus companheiros aquilo que apren-deram” (O Lar Adventista, p. 487).

    PLANOS SÁBIOS CAPAZES DE MOTIVAR PARA O SERVIÇO“Concebam os supervisores da igreja planos por

    cujo meio possam os jovens ser treinados no uso dos talentos que lhes foram confiados. [...] Apli-quem os pastores todo o seu engenho na idealiza-ção de planos em que os membros mais jovens da igreja possam ser induzidos a com eles cooperar no trabalho missionário. Mas não imaginem que possam despertar-lhes o interesse simplesmente com pregar um sermão longo na reunião missio-nária. Imaginem planos que despertem vivo inte-resse” (O Lar Adventista, p. 487).

    APESAR DOS OBSTÁCULOS“Deus pede que famílias cristãs vão para loca-

    lidades que estão em trevas e erro, e trabalhem sábia e perseverantemente para o Mestre. Para atender a esse chamado exige-se abnegação. Enquanto muitos esperam que sejam removidos todos os obstáculos, almas estão morrendo sem esperança e sem Deus no mundo.

    “Uma grande obra poderia ser realizada caso se estabelecessem nos lugares em trevas, onde o povo se acha envolto em sombras espirituais, fa-mílias mediante as quais irradiasse a luz de Cristo” (O Lar Adventista, p. 488, 489).

    ENSINADOS PARA TESTEMUNHAR“Nas cenas finais da história deste mundo, mui-

    tas dessas crianças e jovens encherão de admi-ração o povo pelo seu testemunho em favor da verdade, o qual será dado de modo simples, no entanto, com Espírito e poder. Foi-lhes ensinado o temor do Senhor, e o coração foi abrandado por um estudo cuidadoso da Bíblia acompanhado de oração. No futuro, muitas crianças serão reves-tidas do Espírito Santo e farão para proclamar a verdade ao mundo uma obra que, naquela ocasião, não poderá ser feita pelos membros mais velhos das igrejas” (Fundamentos do Lar Cristão, p. 144).

    MOTIVO DE ORAÇÃOOre para que sua família use seus dons no cumprimento da missão.

    #PrimeiroDeus - #rpsp Marcos 6 / O Desejado de Todas as Nações, cap. 14 - #LESAdv

    SAIBA MAIS EM adv.st/10diasoracao

    Miolo.indd 26 03/10/17 16:03

  • O PODER DO ESPÍRITO SANTO8

    Miolo.indd 27 03/10/17 16:03

  • RESTAURANDO FAMÍLIAS | 28 | O PODER DO ESPÍRITO SANTO

    O ESPÍRITO SANTO, O VERDADEIRO MESTRE“Quando Cristo está no coração, é introduzido

    na família. Pai e mãe sentem a importância de vi-ver em harmonia com o Espírito Santo, de maneira que os anjos celestiais, que ministram aos que hão de herdar a salvação, ministrarão para eles como mestres que são no lar, educando-os e preparan-do-os para a obra de ensinar os filhos. É possível ter no lar uma pequena igreja que honre e glorifi-que o Redentor” (O Lar Adventista, p. 323).

    “Cristo tomou providências para que cada pai que for controlado pelo Espírito Santo receba for-ça e graça para ser um mestre no lar. Essa educa-ção e disciplina no lar terá uma influência mode-ladora” (O Lar Adventista, p. 206).

    “O Espírito Santo trabalha aqueles que desejam ser trabalhados, molda os que desejam ser molda-dos” (A Ciência do Bom Viver, p. 503).

    O ESPÍRITO NOS GUIA À VERDADE“É necessário que toda família faça da Bíblia seu

    livro de estudo. Os dizeres de Cristo são ouro puro, isento de toda partícula de sujeira, a não ser que os homens, com seu entendimento humano, pro-curem colocá-la ali e fazer com que a mentira pa-reça ser uma parte da verdade. Aos que receberam a falsa interpretação da Palavra, quando exami-nam as Escrituras com o decidido esforço de obter a própria essência da verdade nelas contida, o Es-pírito Santo abre os olhos de seu entendimento, e as verdades da Palavra lhes são como uma nova re-velação. Seu coração é vivificado para uma nova e viva fé, e veem maravilhas na lei de Deus. Os en-sinos de Cristo têm para muitos uma amplitude e profundidade que nunca dantes haviam compreen- dido” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 386).

    TRANSFORMADOS POR SUA INFLUÊNCIA“A fé opera por amor e purifica a alma. Pela fé

    o Espírito Santo opera no coração para ali criar a

    santidade; isto, porém, não pode ser feito a me-nos que o agente humano coopere com Cristo. Só podemos ser habilitados para o Céu mediante a operação do Espírito Santo no coração [...]. Para que tenhamos a justiça de Cristo, precisamos dia-riamente ser transformados pela influência do Espírito, a fim de sermos participantes da natu-reza divina. É obra do Espírito Santo enobrecer os gostos, santificar o coração, enobrecer o homem todo” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 374).

    CONTROLADOS PELO ESPÍRITO“Na família, os pais e as mães devem sempre

    apresentar aos filhos o exemplo que desejam que seja imitado. Devem manifestar um para com o outro terno respeito no falar, no olhar e no agir. Devem manifestar que o Espírito Santo os está controlando, representando ante os filhos o cará-ter de Jesus Cristo. Forte é o poder da imitação; e na infância e na juventude, quando essa faculda-de é muito ativa, deve ser apresentado aos jovens um modelo perfeito. Os filhos devem ter confiança nos pais, e assim receber as lições que estes lhes vierem a inculcar” (Orientação da Criança, p. 215).

    BUSCAR O ESPÍRITO DIARIAMENTE, NOSSA GRANDE PREOCUPAÇÃO“Dia e noite fico preocupada com o pensamento

    de nossa grande necessidade de pais convertidos. Quantos há que necessitam humilhar o coração diante de Deus e entrar na relação correta para com o Céu, se quiserem exercer uma influência sal-vadora sobre a família! Devem saber o que preci-sam fazer para herdar a vida eterna, caso queiram educar os filhos para a herança dos remidos. Todos os dias devem estar recebendo na alma a luz do Céu, recebendo cada dia as impressões do Espírito Santo no coração e na mente. Todos os dias devem receber a Palavra da verdade e deixar que esta di-rija a vida” (Orientação da Criança, p. 477, 478).

    Miolo.indd 28 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    RESTAURANDO FAMÍLIAS | 29 | O PODER DO ESPÍRITO SANTO

    “A fim de serem purificados e permanecerem puros, os adventistas do sétimo dia têm de possuir o Espírito Santo em seu coração e lar. O Senhor me revelou que, quando o Israel de hoje se humilhar perante Ele e limpar toda mancha que porventu-ra contamine o templo da alma, [...] [o Senhor] os abençoará” (Conselhos Para a Igreja, p. 243).

    ORAR PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO“Devemos orar a Deus muito mais do que faze-

    mos. Há grande força e bênção em orar em con-junto com nossa família, com os filhos e por eles. Quando meus filhos cometem um erro, tenho con-versado bondosamente com eles e então com eles orado; depois disso, jamais achei necessário pu-ni-los. O coração deles se desmancha em ternura diante do Espírito Santo, que vem em resposta à oração” (Orientação da Criança, p. 525).

    AÇÃO COM O ESPÍRITO SANTO, O SEGREDO DO SUCESSO“As mães cristãs devem compreender que são

    cooperadoras de Deus ao educarem e disciplina-rem seus filhos de tal maneira que os habilitem a refletir o caráter de Cristo. Nessa obra elas terão a cooperação de anjos celestiais; mas é um tra-balho deploravelmente negligenciado, e por esta razão Cristo é privado de Sua herança – os mem-bros mais novos de Sua família. Mas, por meio da habitação do Espírito Santo na alma, a humanida-de pode colaborar com a divindade” (E Recebereis Poder, p. 137).

    “Portanto, compreendam todos os membros da família que a obra deve começar no coração. O co-ração tem de ser subjugado e tornar-se contrito pelo poder criador e regenerador do Espírito San-to. Compreendendo a ajuda deste poderoso Agen-te, não podem os pais trabalhar pela conversão de seus filhos com mais zelo e amor do que nunca dantes?” (E Recebereis Poder, p. 136).

    UNIDOS PELO ESPÍRITO“A bênção de Deus no lar onde esta união existe

    é como a luz do Céu, porque é uma ordenação de Deus que o homem e a mulher se unam em santo laço, sob Jesus Cristo, sob Seu controle e a guia do Seu Espírito” (Conselhos Para a Igreja, p. 133).

    “Devem os pais ser cuidadosos em não permitir que o espírito de dissensão se insinue no lar; pois esse é um dos instrumentos de Satanás para fazer sua marca no caráter. Se os pais se empenharem pela unidade no lar mediante o ato de inculcar os princípios que governaram a vida de Cristo, a dis-sensão será expulsa, e união e amor habitarão ali. Pais e filhos partilharão do dom do Espírito Santo” (O Lar Adventista, p. 178).

    O CONSOLADOR QUER HABITAR EM NÓS“Conserve a alegria. Não se esqueça de que

    você tem um Consolador, o Espírito Santo, que Cristo indicou. Você nunca estará só. Se ouvir a voz que agora lhe fala, se responder sem demora às batidas à porta de seu coração, dizendo: ‘Entra, Senhor Jesus, para que eu ceie contigo, e Tu co-migo’, o Hóspede celestial entrará. Quando esse Elemento, que é todo divino, habita com você, há paz e descanso” (O Lar Adventista, p. 350).

    MOTIVO DE ORAÇÃOOre para que sua família seja guiada diaria-mente pelo Espírito Santo e receba todo o Seu poder.

    #PrimeiroDeus - #rpsp Marcos 7 / O Desejado de Todas as Nações, cap. 14 - #LESAdv

    SAIBA MAIS EM adv.st/10diasoracao

    Miolo.indd 29 03/10/17 16:03

  • FIDELIDADE DIÁRIA9

    Miolo.indd 30 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    RESTAURANDO FAMÍLIAS | 31 | FIDELIDADE DIáRIA

    RECONHECER A SOBERANIA DE DEUS“Aquilo que se acha na base da integridade co-

    mercial e do verdadeiro êxito é o reconhecimento da propriedade de Deus. O Criador de todas as coisas é o seu proprietário original. Somos Seus mordomos. Tudo que temos foi-nos confiado por Ele, para ser usado de acordo com Sua direção” (O Lar Adventista, p. 367).

    A FAMÍLIA DANDO SISTEMATICAMENTE“‘Cada um de vocês separe uma quantia, confor-

    me a sua prosperidade’ (1Co 16:2). Cada membro da família, do mais idoso ao mais jovem, pode tomar parte nesta obra de beneficência. [...] O plano de be-neficência sistemática se provará uma salvaguarda a cada família contra as tentações de empregar re-cursos em coisas desnecessárias, e especialmente se provará uma bênção para os ricos, guardando-os de esbanjarem com extravagâncias. [...]

    “Aprenda que, se quiser possuir paz de mente e o favor de Deus, deve comer, beber e vestir-se para a glória Dele (1Co 10:31)” (O Lar Adventista, p. 368, 369).

    PRIMEIRO A VONTADE DE DEUS“As reivindicações de Deus têm a primazia. Não fa-

    zemos Sua vontade quando Lhe consagramos aquilo que resta depois de suprir nossas supostas necessi-dades. Antes de gastarmos uma só parcela de nossa renda, devemos separar e oferecer a Deus a parte que Ele de nós requer” (O Lar Adventista, p. 369).

    O REMÉDIO PARA O EGOÍSMO E A COBIÇA“Beneficência constante e generosa é o remédio que

    Deus propõe para os ulcerosos pecados do egoísmo e da avareza. Deus dispôs o plano de doação sistemática para o sustento de Sua causa e para aliviar as neces-sidades dos pobres e dos sofredores. [...]

    “Deus conhece o perigo que nos rodeia, e nos protegeu com meios para evitar nossa ruína. Ele requer o constante exercício da beneficência, a fim de que a força do hábito em boas obras quebre a

    força do hábito no sentido contrário” (O Lar Ad-ventista, p. 370, 371).

    BOA ADMINISTRAÇÃO“Muitos, muitíssimos, não se têm educado o bas-

    tante para manter suas despesas dentro de sua renda. Não aprendem a ajustar-se a circunstâncias, e tomam e tornam a tomar empréstimos, sobrecar-regando-se de dívidas, e consequentemente ficam desanimados” (O Lar Adventista, p. 374).

    “Todos devem aprender anotar suas despesas. Al-guns negligenciam isso como se não fosse essencial; o que é um erro. Todas as despesas devem ser ano-tadas com exatidão” (Obreiros Evangélicos, p. 460).

    “Cuide para suas despesas não irem além de sua renda. Contenha seus desejos” (O Lar Adventista, p. 375).

    UMA FAMÍLIA CONVIDADA À RENÚNCIA“Os pais devem aprender a viver dentro de seus

    recursos. Devem cultivar nos filhos a renúncia, en-sinando-os por preceito e exemplo. Devem tornar suas necessidades poucas e simples, a fim de que haja tempo para progresso mental e cultura espi-ritual” (O Lar Adventista, p. 376).

    O CORAÇÃO RENDIDO SERÁ GUIADO“Não é necessário especificar aqui como a eco-

    nomia pode ser praticada em cada situação. Aque-les cujo coração estiver inteiramente rendido a Deus, e que tomaram Sua Palavra como guia, sabe-rão como conduzir-se em todos os deveres da vida. Aprenderão de Jesus, que é manso e humilde de coração; e ao cultivarem a mansidão de Cristo, fecharão a porta contra inúmeras tentações” (O Lar Adventista, p. 380).

    ENSINAR AS CRIANÇAS A DIZIMAR E OFERTAR“O Senhor não somente requer o dízimo como Seu,

    mas também nos diz como devemos reservá-lo para Ele. Diz: ‘Honre o Senhor com os seus bens e com as primícias de toda a sua renda’ (Pv 3:9). Isso não

    Miolo.indd 31 03/10/17 16:03

  • RESTAURANDO FAMÍLIAS | 32 | FIDELIDADE DIáRIA

    nos ensina que devemos gastar conosco mesmo os nossos recursos, e levar o restante ao Senhor, muito embora seja esse um dízimo honesto. Seja a porção do Senhor separada primeiro. As indicações dadas pelo Espírito Santo por intermédio do apóstolo Paulo sobre ofertas apresentam um princípio que se apli-ca também ao dízimo. ‘No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, conforme a sua prosperidade’ (1Co 16:2). Pais e filhos estão aqui incluídos” (O Lar Adventista, p. 389).

    “Mantenham um pequeno cofre na prateleira ou em algum lugar onde possa ser visto, no qual as crianças possam lançar suas ofertas para o Se-nhor. [...] Assim podem elas ser educadas para Deus” (O Lar Adventista, p. 388).

    O MELHOR LEGADO DOS PAIS AOS FILHOS“O melhor legado que os pais podem deixar aos

    filhos é o conhecimento do trabalho útil e o exemplo de uma vida caracterizada pela desinteressada be-neficência. Por uma vida assim, mostram eles o ver-dadeiro valor do dinheiro, que só deve ser apreciado pelo bem que pode realizar no suprir as próprias necessidades, e as dos outros, e no promover o avanço da causa de Deus” (O Lar Adventista, p. 390).

    O CAMPO MISSIONÁRIO“O Senhor tem observado todos os aspectos do

    zelo missionário manifestado por Seu povo em fa-vor dos campos estrangeiros. É Seu propósito que, em todo lar, em toda igreja e em todos os centros da obra, se manifeste um espírito de generosidade no enviar auxílio aos campos estrangeiros, onde os obreiros estão lutando contra grandes desvantagens para comunicar a luz da verdade aos que se acham em trevas” (Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 136).

    “DE TODO HOMEM CUJO CORAÇÃO O MOVER”“A única maneira que Deus ordenou para fazer

    avançar Sua causa é abençoar as pessoas com

    propriedades. Dá a luz do Sol e a chuva; faz a vege-tação crescer; dá saúde e habilidade para adqui-rir recursos. Todas as nossas bênçãos provêm de Suas mãos generosas. Por sua vez, Ele deseja que os homens e mulheres mostrem gratidão devol-vendo-Lhe uma parte em dízimos e ofertas – em ofertas de gratidão e ofertas voluntárias” (Conse-lhos Para a Igreja, p. 279).

    BÊNÇÃOS DA ALIANÇA“Quão grande foi a dádiva de Deus ao homem, e

    como Lhe deu prazer em fazê-la! Com generosidade que jamais poderá ser excedida, Ele deu, para salvar os rebeldes filhos dos homens e fazer-lhes ver o Seu propósito e discernir o Seu amor. Demonstrarão vocês, pelas suas dádivas e ofertas, que não con-sideram coisa alguma boa demais para dar Àquele que ‘deu o Seu Filho unigênito’? (Jo 3:16)” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 19).

    A ÚNICA MANEIRA DE MANIFESTAR GRATIDÃO“O Senhor não precisa de nossas ofertas. Não po-

    demos enriquecê-Lo com as nossas dádivas. [...] No entanto, Deus nos permite demonstrar nossa apre-ciação de Suas misericórdias pelos esforços genero-sos para passá-las a outros. É essa a única maneira em que nos é possível manifestar nossa gratidão e amor a Deus” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 18).

    MOTIVO DE ORAÇÃOOre para que sua família seja fiel em todas as áreas da vida.

    #PrimeiroDeus - #rpsp Marcos 8 / O Desejado de Todas as Nações, cap. 14 - #LESAdv

    SAIBA MAIS EM adv.st/10diasoracao

    Miolo.indd 32 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    VITÓRIA FINAL10

    Miolo.indd 33 03/10/17 16:03

  • RESTAURANDO FAMÍLIAS | 34 | VITóRIA FINAL

    PASSAPORTE PARA O PALÁCIO DO REI“Ensinem as crianças que, abrindo elas a mente

    para pensamentos puros e amoráveis, e pratican-do ações amáveis e auxiliadoras, estão se ves-tindo com as belas vestes do caráter de Cristo. Essa vestimenta as tornará belas e amadas aqui, e depois seu título de admissão ao palácio do Rei. A promessa Dele é: “‘Andarão comigo vestidas de branco, pois são dignas’ (Ap 3:4)” (Fundamentos do Lar Cristão, p. 148, 149).

    “A vida na Terra é o princípio da vida no Céu; a educação na Terra é a iniciação nos princípios do Céu; e o trabalho aqui é o preparo para o tra-balho lá. O que hoje somos no caráter e serviço santo é o prenúncio certo do que seremos” (Edu-cação, p. 307).

    RECOMPENSA NO ÚLTIMO GRANDE DIA“No desempenho do trabalho de vocês por seus

    filhos, apeguem-se à poderosa força de Deus. En-comendem seus filhos ao Senhor em oração. Tra-balhem por eles fervorosa e incansavelmente. Deus ouvirá suas orações e os atrairá a Si. Então, no úl-timo grande dia, poderão trazê-los a Deus, dizen-do: ‘Eis-me aqui, e os filhos que o Senhor me deu’ (Is 8:18)” (O Lar Adventista, p. 536).

    “Na Bíblia, a herança dos salvos é chamada um país. Ali o Pastor celestial leva o Seu rebanho à fonte de águas vivas. A árvore da vida produz seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Ali há correntes sempre a fluir, claras como cristal, e ao seu lado árvores tremulantes lançam sua sombra sobre os cami-nhos preparados para os resgatados do Senhor. Ali as vastas planícies estendem-se até os montes de beleza, e as montanhas de Deus alçam seus altos cumes. Nessas planícies de paz, ao lado das cor-rentes de águas vivas, o povo de Deus, por tan-to tempo peregrino e errante, encontrará um lar” (O Lar Adventista, p. 542).

    UNIÃO DA FAMÍLIA DA TERRA COM A DO CÉU“Ali os remidos conhecerão como são conheci-

    dos. O amor e simpatias que o próprio Deus plantou na alma, encontrarão ali o mais verdadeiro e suave exercício. A comunhão pura com os seres santos, a vida social harmoniosa com os bem-aventurados anjos e com os fiéis de todos os tempos, que lava-ram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro, os sagrados laços que reúnem ‘toda a fa-mília, tanto no Céu quanto na terra’ (Ef 3:15) – tudo isso concorre para constituir a felicidade dos remi-dos” (O Grande Conflito, p. 677).

    “Serão todos uma família unida e feliz, vestidos com vestes de louvor e gratidão. Sobrepondo-se à cena, as estrelas da manhã cantarão em uníssono, e os filhos de Deus exultarão de alegria, enquanto Deus e Cristo Se unirão proclamando: Não haverá mais pecado nem morte (Ap 21:4)” (Profetas e Reis, p. 732).

    “Daquela cena de alegria celestial, chega até nós, na Terra, o eco das maravilhosas palavras do próprio Cristo: ‘Subo para o Meu Pai e o Pai de vo-cês, para o Meu Deus e o Deus de vocês’ (Jo 20:17). A família no Céu e a família na Terra são uma só. Para nosso bem subiu nosso Senhor, para nosso bem Ele vive. ‘Por isso, também pode salvar total-mente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles’ (Hb 7:25)” (O De-sejado de Todas as Nações, p. 835).

    A PROMESSA É CERTA“Longo tempo temos esperado pelo retorno de

    nosso Salvador. Mas nem por isso é menos certa a promessa. Logo estaremos em nosso prometi-do lar. Ali Jesus nos guiará às correntes de águas vivas que fluem do trono de Deus e nos fará com-preender as difíceis provas através das quais Ele nos levou à perfeição de caráter na Terra. Ali con-templaremos com ilimitada visão as belezas do Éden restaurado. Lançando aos pés do Redentor as coroas que Ele terá posto em nossa cabeça e

    Miolo.indd 34 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    RESTAURANDO FAMÍLIAS | 35 | VITóRIA FINAL

    tocando nossas harpas de ouro, encheremos todo o Céu com louvor Àquele que está assentado so-bre o trono” (O Lar Adventista, p. 544, 545).

    “A família cristã deve ser uma escola de prepa-ro em que os filhos se graduarão para entrar na escola superior das mansões de Deus” (O Lar Ad-ventista, p. 547).

    “O Céu é uma escola; o campo de seus estudos, o Universo; seu professor, o Ser infinito. Uma filial dessa escola foi estabelecida no Éden; e, ao ser cumprido o plano da redenção, será reassumida a educação na escola edênica” (Educação, p. 301).

    “Entre a escola estabelecida no Éden, no princí-pio, e aquela do futuro, situa-se todo o período da história deste mundo – a história da transgressão e do sofrimento humanos, do sacrifício divino e da vitória sobre a morte e o pecado. [...]

    “Restabelecidos à Sua presença, de novo os homens serão, como no princípio, ensinados por Deus: ‘O Meu povo saberá o Meu nome, [...] naque-le dia saberá que Eu sou quem fala: Eis-Me aqui’ (Is 52:6)” (Educação, p. 301, 302).

    APELO AO PREPARO PESSOAL“Insisto em que se preparem para a vinda de

    Cristo nas nuvens do céu. Dia a dia tirem do coração

    o amor do mundo. Aprendam, por experiência pró-pria, o que significa ter comunhão com Cristo. Pre-parem-se para o juízo, para que, ao vir Cristo, para Se fazer admirável em todos os que creem, vocês estejam entre os que O encontrarão em paz. Na-quele dia, os remidos brilharão na glória do Pai e do Filho. Tocando suas harpas de ouro, os anjos darão as boas-vindas ao Rei e aos Seus troféus de vitória — os que foram lavados e branqueados no sangue do Cordeiro. Um cântico de triunfo ressoará, en-chendo todo o Céu. Cristo venceu. Ele penetra nas cortes celestiais, acompanhado de Seus remidos, testemunhas de que a Sua missão de sofrimento e sacrifício não foi em vão” (O Lar Adventista, p. 550).

    MOTIVO DE ORAÇÃOOre para que você e sua família permaneçam firmes até a vinda de Jesus.

    #PrimeiroDeus - #rpsp Marcos 9 / O Desejado de Todas as Nações, cap. 14 - #LESAdv

    SAIBA MAIS EM adv.st/10diasoracao

    Miolo.indd 35 03/10/17 16:03

  • PRIMEIRO DEUS

    2018

    Miolo.indd 36 03/10/17 16:03

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    UMA NOVA JORNADA COM DEUS

    experiência de passar dez dias estudando e pensando em como tornar Deus real em nossa família certamente nos trouxe muitas bênçãos.

    Em nosso dia a dia, fazemos tantas coisas que julgamos indispensáveis, mas que não são tão importantes assim. Por isso, há três pontos essenciais que você e eu deveríamos ter em mente depois de estudar durante dez dias o assunto:

    1. A família (casamento, filhos) é o ambiente para Deus atuar todos os dias, e o tempo com Deus (de conversa, estudo e troca de ideias) é funda-mental e muito saudável.

    2. Perdão e humildade não podem faltar na família. Pais e filhos precisam se respeitar e aprender a reconhecer seus erros. Com a ajuda divina, devem se tornar pessoas que vivam a autêntica experiência do cristianismo.

    3. As famílias precisam ser mantidas e regeneradas pelo poder do Espírito San-to, e isso inclui, certamente, uma participação maior na missão de salvar pessoas.

    Agora que esses três pontos ficaram bem claros, vamos falar de uma pro-posta muito interessante para a sua vida. Não é um evento, um programa ou um projeto que você faz ou assiste e depois esquece. Nada disso!

    Depois de haver passado dez dias em intercessão fervorosa por sua fa-mília e pelos desafios que sabemos que todos vivem, é hora de tornar a religião bíblica mais consistente em seu cotidiano. Concorda?

    Nos próximos 30 dias, você terá um desafio ao mesmo tempo edificante e animador. Você não vai apenas ler a Bíblia rapidamente como, quem sabe, já tenha feito antes. A partir de agora, você irá estudá-la. Pequenos trechos da Palavra de Deus passarão a fazer sentido para sua vida como nunca fize-ram. Sabe aquela passagem que você leu e parece que não significou nada? Agora vai ser diferente!

    Você terá um material de apoio, em texto e vídeo, que irá ajudá-lo. Mas é ape-nas um apoio, pois a reflexão pessoal que você irá fazer é o mais importante.

    Isso será feito com muita oração, porque o entendimento vem de Deus. Você terá a oportunidade de se aprofundar no estudo de um dos livros mais complexos e, ao mesmo tempo, mais reveladores de Deus, conhecendo me-lhor Seu caráter e Sua relação com os seres humanos.

    Será uma verdadeira jornada. Não para ter conhecimento apenas, mas para compreender plenamente quem é Deus, quem é você e o que o futuro nos reserva nessa relação.

    Deixe Deus guiar você nessa jornada bíblica. Os benefícios serão maiores do que você pode imaginar!

    A

    Miolo.indd 37 04/10/17 10:33

  • # PRIMEIRODEUS E A RECOMPENSA DA COMUNHÃO

    xistem benefícios indescritíveis na comunhão com Deus por meio da oração e da meditação em Sua Palavra. A Bíblia assegura: “Quando

    você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará” (Mt 6:6, NVI; ênfase acrescentada).

    Nos dias de hoje, milhares de pessoas são movidas por recompensas, benefícios e vantagens. “O que vou ganhar com isso?” Essa é a pergunta que muitos se fazem. Esse também é o motivo pelo qual muitos estão com os olhos e as mãos grudados em seus equipamentos eletrônicos, conectados e interagindo com pessoas nas redes sociais. Certa pesquisa, citada em uma matéria publicada na revista Veja, mostrou que “ganhar ‘likes’ ativa área de recompensa do cérebro”.1 A pesquisa também mostrou que passar de fases em jogos eletrônicos produz o mesmo efeito.

    É preciso lembrar, porém, que ao buscarmos recompensas imediatas em ações viciantes e vazias de significado para a vida, perdemos de vista a maior de todas as recompensas: a satisfação de estar em paz com Deus. Desde que o pecado entrou no mundo, o ser humano interrompeu sua co-munhão com Deus, encheu-se de culpa e medo, e passou a fugir Dele, ten-tando desesperadamente achar paz.

    E

    “NÃO BASTA SIMPLESMENTE LER OU OUVIR A PALAVRA. AQUELE QUE ANELA QUE AS ESCRITURAS LHE SEJAM ÚTEIS PRECISA MEDITAR SOBRE A VERDADE QUE LHE FOI APRESENTADA” (PARÁBOLAS DE JESUS, P. 59, 60).

    Miolo.indd 38 04/10/17 15:12

  • 3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    O projeto “Primeiro Deus” tem como objetivo levar você diariamente para mais perto de Deus, por meio da comunhão e de uma conexão contínua com Ele. Assim, será possível desenvolver o senso de Sua presença constante no dia a dia. Como afirma Josué 1:8: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” Note a recompensa prometida.

    Ellen White declara: “Não basta simplesmente ler ou ouvir a Palavra. Aquele que anela que as Escrituras lhe sejam úteis precisa meditar sobre a verdade que lhe foi apresentada.”2

    Jesus dizia: “Agrada-Me fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; dentro do Meu coração, está a Tua lei” (Sl 40:8).

    O pastor Adolfo Suárez é o idealizador desse método de meditação há muitos anos. Para ele: “Meditar é pensar com calma e profundidade.” Ele sugere “que o estudante [da Bíblia] escolha um versículo e se concentre em descobrir o pensamento que Deus colocou ali para ele e, então, medite nesse pensamento até que se torne seu também.”3

    Desse modo, podemos destacar quatro pontos práticos na meditação:

    Concentração – tenha um programa diário definido para sua comunhão. Descoberta – descubra a ideia contida no verso que Deus tem para você. Mensagem – o capítulo do Reavivados Por Sua Palavra do dia. Internalização – reflita, releia e permita que o Espírito Santo o aplique em sua vida.

    Ellen White incentiva: “Estudem com oração Sua Palavra. Não a deixem de lado por nenhum outro livro. Esse Livro convence do pecado. Revela plena-mente o caminho da salvação. Apresenta alta e gloriosa recompensa.”4 Des-frute as recompensas espirituais diárias que Deus tem reservado para você.

    1 “Ganhar ‘likes’ ativa área de recompensa do cérebro”, Veja, 02 jun. 2016. Disponível em: . Acessado em: 09 ago. 2017.

    2 Ellen G. White, Parábolas de Jesus 15a ed. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2015), p. 59, 60.3 Ellen G. White, Educação, 1a ed. rev. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2015), p. 189; ênfase

    acrescentada. Ellen G. White, Educação, 1a ed. rev. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2015), p. 189; ênfase acrescentada.

    4 Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, 2a ed. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014), v. 1, p. 163.

    Pr. Herbert Boger JúniorLíder de Mordomia CristãDivisão Sul-Americana

    Miolo.indd 39 03/10/17 16:04

  • PRIMEIRO DEUS E A RECOMPENSA DA COMUNHãO | 40

    Você já foi enriquecido com a Lição da Escola Sabatina hoje?!

    MEDITANDO EMMarcos 10

    DIA04 03

    “SEM MIM NADA PODEIS FAZER” (JO 15:5). O CENTRO DA MORDOMIA CRISTÃ NÃO É UM ESPAÇO VAZIO, MAS A REALIDADE DO CRISTO VIVO, QUE TRABALHA PARA MOLDAR NOSSO CARÁTER AGORA E PARA A ETERNIDADE.

    #LESadv de hoje: Cristo Como o Centro

    AO LER ESSE TEXTO, DEUS DESEJA QUE EU SAIBA:

    Que nesta vida existem problemas como divórcio, doenças e materialismo; mas, se eu confiar em Deus, haverá solução.

    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    DEUS DESEJA QUE EU SINTA:

    Alegria ao saber que nesta vida terrestre terei 100 vezes mais bênçãos por estar com Jesus, além da vida eterna que rece-berei futuramente.

    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    DEUS DESEJA QUE EU FAÇA:

    Buscar mais servir do que ser servido, dar mais do que receber.

    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Miolo.indd 40 03/10/17 16:04

  • PRIMEIRO DEUS E A RECOMPENSA DA COMUNHãO | 41

    3692

    2 - S

    emin

    ário

    Esp

    iritu

    al 2

    018

    Milena________

    Designer

    ________Editor

    ________C.Q.

    ________Depto. Arte

    DIA05 03

    A FUNÇÃO DA MORDOMIA CRISTÃ REFLETE UMA

    VIDA ANCORADA NA GRANDE VERDADE DA

    SALVAÇÃO, CONFORME REVELADA NA DOUTRINA DO SANTUÁRIO. QUANTO

    MAIS PROFUNDAMENTE ENTENDEMOS O QUE

    CRISTO FEZ POR NÓS E O QUE ESTÁ HOJE REALIZANDO EM NÓS, MAIS NOS

    APROXIMAREMOS DELE, DE SEU MINISTÉRIO, SUA

    MISSÃO, SEU ENSINO E DOS PROPÓSITOS QUE ELE TEM PARA

    AQUELES QUE VIVEM OS PRINCÍPIOS DA

    MORDOMIA CRISTÃ.

    MEDITANDO EMMarcos 11

    AO LER ESSE TEXTO, DEUS DESEJA QUE EU SAIBA:

    Deus tem instruções detalhadas para nossa vida e deseja que, ao segui-las, desenvolvamos bons frutos.

    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    DEUS DESEJA QUE EU SINTA:

    Sua presença em minha vida ao Se tornar meu Rei.

    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    DEUS DESEJA QUE EU FAÇA:

    Permitir que Ele realize uma limpeza em m