primeira parte - travessa.com.br · gias degenerativas como catarata e degeneração macular senil,...

21
Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected] Primeira Parte Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:59 17

Upload: others

Post on 03-Apr-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

Primeira Parte

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5917

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5918

19

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

1ESTALEIRO À VISTA

Existem dias em que a verdade é revelada a você de formatão nua e crua que fica impossível não vislumbrá-la. Recente-mente passei por uma experiência desse tipo, em que nãoenxergar me obrigou a encará-la bem de frente. Estava numrestaurante com minha mulher e meus filhos mais novos eao chegar a conta fui interpelado quanto ao valor:

— Pai, quanto deu? — perguntou Yuri, meu filho domeio, nessa altura com 8 anos, e num processo de investiga-ção sobre o valor do dinheiro, sempre perguntando o preçode tudo.

— Setenta e... setenta e cinco e oitenta — respondi emvoz vacilante, franzindo a testa num esforço para focalizar osnúmeros que teimavam em dançar na frente dos meus olhos.

— Impossível! — disse Marta, minha mulher. — Dei-xa eu conferir... Amor, são 93 reais! — disse ela encarando opedaço de papel que tremia entre seus dedos. — Quandovocê vai ao oftalmologista examinar esses olhos? Você nãoestá enxergando nada!

Eu, já praticamente derrotado, frente à disparidade dosnúmeros, ainda tentei uma derradeira reação, alegando quea luz estava ruim e os números apagados. Mas foi inútil!

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5919

20

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

Todos, em uníssono, reafirmaram que minha acuidade vi-sual estava abaixo da crítica, e fui intimado, pelo conselhofamiliar, a providenciar óculos o quanto antes.

E olha que sou duro na queda! Há algum tempo, du-rante uma comemoração de vinte anos de formatura da mi-nha turma de medicina, encontrei com uma amiga que éoftalmologista, e me disse:

— Puxa, Alex, você é o único da nossa turma que aindanão apareceu no meu consultório pedindo uma prescriçãode óculos!

Considerando que sou, em média, dois anos mais ve-lho que a grande maioria das pessoas da minha turma, mi-nha performance pode ser considerada invejável. Mas já sevão três anos dessa festa, e chega uma hora em que vocêtem que dar o braço a torcer. Tudo levava a crer que aminha hora de sentar na cadeira do oftalmologista estavachegando.

Presbiopia, eis o nome técnico para o que popularmentedenominamos “vista cansada”, o problema que está afetan-do meus olhos — uma perda da capacidade do cristalino demudar de forma e com isso fazer convergir mais os raiosluminosos, para que possamos focalizar objetos próximos.Para os outros, uma besteira, teimosia em admitir que a vis-ta piorou. Para mim, um atestado de que estou ficandovelho, finalmente. Uma sensação de derrota definitiva, umacondenação a voltar para o estaleiro para reparos e, depois,ficar sempre por perto... e quem sabe ficar sócio — afinalem breve quase não vou poder sair dali. E, pensando bem,com a fortuna que as pessoas, nas faixas etárias mais avan-çadas, pagam aos seguros de saúde, essa idéia da sociedadecom o estaleiro não soa absurda, pelo contrário, é dolo-rosamente real.

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5920

21

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

SAÚDE DOS OLHOS E OUVIDOS

A diminuição da acuidade dos órgãos dos sentidos éuma das alterações que comumente acompanham o pro-cesso de envelhecimento, e costumam causar uma granderedução na qualidade de vida das pessoas idosas. A visãoe a audição são os sentidos mais afetados. Os problemasmais freqüentes que acometem os olhos, em ordem de-crescente, são: a presbiopia, ou seja, a redução da elastici-dade do cristalino, seguida da catarata (opacificação docristalino) e, finalmente, a degeneração macular senil, quecompromete a parte mais importante da retina.

Nos ouvidos os problemas degenerativos mais comunssão: a hipoacusia senil, seguida do tinitus idiopático (zum-bidos no ouvido de causa indefinida, que costumam acom-panhar a perda da audição) e da otoesclerose, uma espé-cie de artrose que acomete os ossículos do ouvido médio.

Proteger os órgãos dos sentidos, evitando sua degene-ração, é um dos pontos fundamentais da qualidade devida na terceira idade. Ainda faltam pesquisas mais pro-fundas que definam melhor esses cuidados, entretantoalgumas recomendações importantes são conhecidas. Asrecomendações e sugestões para proteção dos olhos e davisão são as seguintes:

Proteção contra a radiação UV — Há crescente evi-dência de que a radiação ultravioleta seja um dos princi-pais fatores que causam a opacificação do cristalino —que conhecemos como catarata. É possível que ela tam-bém contribua para a degeneração macular senil. Por isso,é recomendável que as pessoas usem óculos escuros comfiltro UV quando expostos ao sol, especialmente em lo-cais de maior incidência de luz solar como o Brasil.

Vitaminas A, C, E e K — Vitaminas são importan-tes para a função da retina. A vitamina A auxilia as fun-

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5921

22

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

ções dos cones, células fotossensíveis da retina; as vitami-nas C e E são antioxidantes e existem estudos mostrandoque há uma redução dessas vitaminas no olho em patolo-gias degenerativas como catarata e degeneração macularsenil, além de outros problemas da retina. Reposição comvitaminas pode melhorar a visão noturna em caso de suadeficiência, ou tratar alguns problemas da retina.

Taurina — É um aminoácido (ou seja, uma das uni-dades químicas que formam as proteínas) que ocorre emmaior concentração na retina porque participa do meta-bolismo de suas células. Sua concentração é menor nasretinas de idosos, e alguns médicos acreditam que suareposição previne o aparecimento de problemasdegenerativos.

Mirtilo (Vaccinium myrtillus) — É uma fruta de ori-gem européia, mas que está adaptada no sul do Brasil. Asprocianidinas do mirtilo atuam nos vasos da retina, me-lhorando a circulação local. Com isso, melhoram aacuidade visual em idosos ou a visão noturna. Alguns es-tudos no tratamento de degeneração macular senil commirtilo apresentaram resultados positivos.

Carnitina — É um aminoácido, mas que cumpre fun-ções específicas de transporte de ácidos graxos nas mem-branas das células e na mitocôndria. São importantes nometabolismo de muitas células do sistema nervoso e suaredução pode agravar a degeneração das estruturas do olho.

Ácido alfalipóico — É um antioxidante natural doorganismo que protege as membranas. Junto com acarnitina, reduz a formação de uma substância tóxica paraa retina chamada lipofuscina.

As recomendações e sugestões para proteção dos ou-vidos e da audição são as seguintes:

Proteção contra trauma sonoro — Trauma sonoroé uma das principais causas de redução da audição que

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5922

23

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

pode ocorrer durante ou no final da vida. Proteger o ouvi-do contra ruídos excessivos é fundamental para manter umaboa audição na terceira idade.

Ginkgo biloba — Melhora a circulação no ouvidointerno e pode ajudar em casos de perda da audição súbi-ta e zumbidos. Mas ainda há dúvidas se essa planta podeatenuar os efeitos do envelhecimento. Num estudo, oGinkgo biloba também mostrou algum benefício sobreproteção da retina.

Antioxidantes (ácido lipóico, vitaminas C e E,glutamina, selênio) — Antioxidantes podem proteger oouvido interno contra trauma acústico e envelhecimen-to. Foi identificado que nos dois casos há uma reduçãosignificativa da atividade dos sistemas antioxidantes dascélulas do órgão de Corti, responsáveis pela audição.

É visível como esse episódio me fez filosofar sobre omeu próprio ritmo e processo de envelhecimento. Por maisque eu me cuide, por mais que tenha uma genética favorá-vel, mais cedo ou mais tarde os efeitos do tempo vão se fa-zendo sentir e um dia, quando você se dá conta, está ficandovelho. A forma mais madura de reagir é aceitar a realidade,conformar-se com as eventuais perdas e buscar aproveitar avida da melhor forma possível. Fácil de pensar ou dizer, masduro para colocar em prática.

Quanto mais se pensa sobre esses assuntos, mais lem-branças vão surgindo. E tudo o que vem acaba reforçando aidéia de que, já há algum tempo, tenho que lidar com oslimites gerados pela idade e o desgaste corporal. Há cerca dedez anos comecei a ter dores recorrentes no pescoço. Naépoca, fiz um raio X que mostrou que a minha coluna cervicaljá possuía muitos sinais de artrose (doença causada pela de-generação das articulações). Tanto o radiologista como o

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5923

24

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

clínico classificaram os achados excessivos para a minha fai-xa etária, o que foi atribuído ao jiu-jítsu, que praticava. Pa-rei o jiu-jítsu e comecei a fazer acupuntura e RPG (reeduca-ção postural global). Após seis meses as dores haviamdesaparecido completamente. Ainda sinto alguma reduçãoda mobilidade do pescoço, mas em termos de freqüência dedor fiquei melhor que antes. Cheguei a voltar a fazer jiu-jítsu por mais alguns anos, mas finalmente me dei por ven-cido (dessa vez por machucar mãos, cotovelo, lombar, en-fim, outras partes do corpo). Hoje em dia minha coluna, aoraio X, continua igual há dez anos, ou seja, está ficando co-erente com minha idade cronológica.

SAÚDE DA COLUNA

A coluna vertebral e o sistema musculoesquelético,de forma geral, têm uma importância fundamental paraa saúde na terceira idade e envelhecimento saudável. Umapercentagem significativa dos idosos sofre de problemasdegenerativos do sistema musculoesquelético que vão cau-sar dor, redução da capacidade de locomoção, reduçãoda capacidade de trabalho e até problemas neurológicos,caso a coluna esteja seriamente afetada. Apenas se houveruma abordagem preventiva consistente a incidência des-ses problemas pode ser controlada e reduzida drastica-mente. Os problemas mais comuns que vão comprome-ter a coluna e o aparelho locomotor são a osteoporose e aosteoartrite. Osteoporose é a redução da massa mineralóssea, que é formada de fosfato de cálcio. Osteoartrite éuma degeneração da cartilagem articular que acaba afe-tando seu funcionamento como um todo. Existem algunstratamentos e técnicas terapêuticas que ajudam a manter

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5924

25

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

o aparelho locomotor em bom estado, evitando os pro-blemas degenerativos. Os que possuem mais comprovaçãosão os seguintes:

Exercício físico moderado — Musculação sob su-pervisão ou a técnica de Pilates ajudam a aumentar emanter a massa óssea. Já exercícios de alongamento auxi-liam a reforçar as articulações reduzindo a incidência deosteoartrite.

Massagem — Relaxa a musculatura da coluna e au-xilia a prevenir dores nas costas.

Glucosamina e condroitina — São nutrientes fun-cionais que aumentam a formação de matriz cartilaginosa.Vários estudos clínicos mostraram que a suplementaçãocom glucosamina e condroitina pode regenerar cartila-gem, prevenir osteoartrite e mesmo tratar seus sintomasquando aparecem.

Acupuntura — Acupuntura, além de sua ação anal-gésica, aliviando os sintomas de dor na coluna, pode au-mentar a quantidade de fibras colágenas e elásticas nasestruturas periarticulares, ajudando na prevenção ou re-cuperação de artrose.

Cálcio e vitamina D — Cálcio associado à vitaminaD continua sendo um suplemento obrigatório para mu-lheres a partir dos 45 anos e homens a partir dos 60 anosde idade, para prevenir osteoporose.

Bifosfonatos — É um novo grupo de medicamentosque aumentam a deposição de massa óssea. Utilizadosem conjunto com vitamina D e cálcio podem prevenir etratar osteoporose, devem ser prescritos por um médico.

Osteopatia e quiroprática — São técnicas de mani-pulação da coluna vertebral, empregadas para corrigir des-vios da coluna e articulações em geral. Podem ser usadasna prevenção de problemas da coluna ou tratamento deartrose e desvios posturais.

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5925

26

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

Fisioterapia — As escolas de fisioterapia voltadas paraa correção ou a manutenção da fisiologia correta da colu-na têm gerado excelentes resultados em pessoas com pro-blemas crônicos de coluna ou, ainda, para preveni-los.Entre as técnicas mais utilizadas há a RPG (reeducaçãopostural global), a cinesiologia, a técnica de Meziéres, aantiginástica e a técnica de Alexander.

Entretanto, caso se avalie de forma mais detalhada, pa-rece que tudo piorou, se bem que discretamente. Meu sononão é mais o mesmo (é mais superficial e altera-se com maisfreqüência), engordo com muito mais facilidade, não possomais comer comidas pesadas ou quantidades excessivas (poissempre passo mal), me canso mais rapidamente e a memó-ria, essa, então, já não é mais a mesma. Na época do vestibu-lar, ela era reconhecidamente prodigiosa, o que me permitiuum desempenho muito acima da média, chegando em 19ºlugar na prova de medicina, entre uns 3 mil postulantes.Agora vivo passando vergonha porque esqueço o nome depessoas ou de ruas.

HIGIENE DO SONO

O termo Higiene do sono foi criado em 1977, pelopesquisador norte-americano Peter Hauri, dedicado aotratamento de insônia dispensando o uso de medicamen-tos convencionais. Higiene do sono refere-se a hábitos emedidas simples que podem ter um impacto significati-vo na qualidade e quantidade de sono, o que muitasvezes é suficiente para resolver casos mais simples de in-sônia. Essas medidas foram aprimoradas depois por ou-tros pesquisadores da área. Alguns estudos já mostra-

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5926

27

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

ram que algumas providências são suficientes para resol-ver cerca de um terço dos casos. As medidas propostaspela Higiene do sono são:

Iluminação: o grau de luz ambiente tem importanteinfluência na indução e manutenção do sono. Antes dedormir, o ideal é ficar num ambiente bem escuro, parainduzir o relógio orgânico a iniciar o ciclo noturno, ouseja, produzir as adaptações neurológicas que levam aosono. Desde a introdução da luz elétrica nos ambientesocupados pelos seres humanos, a incidência de insôniaaumentou. Por isso, é recomendável que uma hora antesdo horário de dormir as pessoas fiquem num ambientecom uma iluminação já reduzida, para ir se adaptando aosono. Já durante o dia é importante estar em contato comuma fonte de luz forte. Se for possível, fazer uma cami-nhada de uma hora ao ar livre ajuda. Nos países cominverno prolongado ou para pessoas que trabalham mui-to tempo em locais fechados e mal iluminados, recomen-da-se colocar um foco de luz forte no campo visual ou,ainda, ter um ambiente com iluminação forte para passaralgum tempo durante o dia. Dessa forma, ajudamos aajustar o nosso relógio orgânico.

Silêncio e ruídos: a ausência de ruídos no ambientetambém facilita o sono. Alguns sons, entretanto, podemter efeito relaxante, e podem ser usados para ajudar a indu-zir o sono. Músicas suaves e em baixo volume podem exer-cer essa ação, mas o ideal é interrompê-las após a pessoaadormecer. Um nível alto de ruído durante o sono podeinterferir com a sua qualidade. Os tipos que mais interfe-rem são os ruídos altos e intermitentes. Eles podem acor-dar a pessoa, o que decorre de um mecanismo de defesa —um ruído mais alto pode representar uma ameaça.

Alimentação: tanto a quantidade quanto a qualidadedos alimentos influenciam muito o sono. O jejum, por

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5927

28

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

exemplo, reduz o tempo de sono, que pode ser restaura-do com uma dieta rica em proteínas, em especial conten-do o aminoácido triptofano. Já uma refeição muito fartacausa sono ou sonolência. Foi demonstrado que hor-mônios secretados após a ingestão de alimentos, como acolecistoquinina e a insulina são indutores indiretos dosono. Por outro lado, o jejum e a baixa da glicose nosangue fazem o hipotálamo produzir uma substância cha-mada hipocretina (ou orexina) que faz a pessoa acordar eaumenta o apetite. Entretanto, a refeição muito farta causapiora na qualidade do sono. Colecistoquinina alta podecausar pesadelos. Muita comida também estimula a libe-ração do hormônio leptina, que reduz o tempo de sonoREM. Uma quantidade adequada de sono REM é im-portante para o bem-estar no dia seguinte. Excesso degorduras na refeição dificulta a digestão, causando refle-xos viscerais que atrapalham ou impedem o sono. O idealtambém é evitar carboidratos simples de absorção rápida(doces e alimentos com muito açúcar), pois eles causamuma súbita elevação da glicose no sangue, mas com umaqueda rápida no final de três a quatro horas. Com isso, osono poder ser interrompido no meio da noite. O idealsão carboidratos complexos com índice glicêmico baixoque garantam uma curva moderada e sustentada de glicoseno sangue. A ingestão de excesso de bebidas ricas emxantinas (cafeína, teobromina etc.) como café, mate ouchá verde também pode interferir no sono, pois as xantinassão excitantes do sistema nervoso. Bebidas alcoólicas ànoite, em excesso, também não são recomendáveis, poiscausam sonolência inicial, mas tardiamente atrapalham osono através de diversos mecanismos. No jantar ou nofim do dia, bebidas alcoólicas devem ser ingeridas commuita parcimônia. Alguns temperos como canela e gen-gibre também têm efeito excitante sobre o sistema nervo-

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5928

29

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

so e deveriam ser evitados em excesso à noite. Bebidas ecomidas frias, à noite, especialmente num clima quente,ajudam o sono, porque reduzem a temperatura corporal,o que é um sinalizador do sono para o hipotálamo. Não érecomendável beber muito líquido à noite, ou chás comefeito diurético, pois isso causará interrupções no sonopara urinar.

Conforto: como foi visto, a presença de estímulos ex-ternos atrapalha o sono. Por isso, a sensação de conforto,durante o sono, é fundamental para a sua qualidade. Parater conforto a pessoa precisa dormir num colchão queseja macio, mas que suporte o corpo de forma aproxima-damente homogênea. Assim, colchões de espuma são pre-feríveis aos de mola. Camas duras demais também po-dem provocar desconforto e prejudicar o sono. Deve-seevitar travesseiros grandes demais, porque eles forçam acoluna cervical. A altura correta do travesseiro é a distân-cia entre a orelha e o ombro da pessoa. A pessoa deveestar adequadamente coberta para não sentir frio (pois atemperatura ambiente também cai durante a noite). Sen-tir frio ou calor vai atrapalhar o sono. Pode-se colocarum copo de água ao lado da cama para evitar ter quelevantar para buscar água na cozinha. Quando a pessoase levanta, seu organismo é obrigado a secretar adrenalinapara ajustar a pressão arterial (que fica fisiologicamentemais baixa durante o sono), e isso depois pode dificultara retomada do sono.

Posição de dormir: apesar de a posição fazer, de certaforma, parte do item “conforto”, ela tem outras implica-ções, que devem ser avaliadas. A posição ideal para dor-mir é de lado, porque é a que facilita mais a manutençãodas vias aéreas pérvias e desobstruídas, o que é funda-mental para a qualidade do sono. Pessoas que roncammuito, ou acordam sobressaltadas à noite, com sensação

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5929

30

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

de sufocação, ou ainda que vivem com fadiga e sonolên-cia diurna, podem estar com obstrução noturna das viasaéreas. Essa obstrução causa um problema chamado deSAHS (Sleep Apnea Hypopnea Syndrome). Pessoas quesuspeitam sofrer desse problema devem logo procurar ummédico. Mesmo assim, algumas pessoas se sentem con-fortáveis dormindo de barriga para cima. Caso não hajanenhuma suspeita de SAHS, elas podem continuar dor-mindo na posição que sentem mais conforto. A posiçãode bruços tem mais de uma implicação. Em primeiro lu-gar, ela é muito ruim para a coluna cervical. Dessa forma,com freqüência a pessoa vai desenvolver dor na coluna,mais cedo ou mais tarde. Então, o ideal é tentar logo seacostumar com uma outra posição. Em segundo lugar,ela também atrapalha um pouco as vias aéreas (menosque a posição de barriga para cima, mas o suficientepara atrapalhar o sono nas pessoas predispostas). Porisso, somando esses dois agravantes, ela não é muitorecomendável.

Atividade física: atividade física, de forma geral, aju-da o sono. Ter uma atividade física regular reduz o estresse,através da liberação de endorfinas, melhora o desempe-nho cardiovascular, mantém os níveis fisiológicos de pres-são arterial e ajuda a relaxar. Entretanto, a atividade físicanão deve ser feita próximo à hora de dormir. Quandofazemos atividade física, liberamos hormônios comocortisol, adrenalina, vasopressina e CRH, que são esti-mulantes do sistema nervoso. Algumas dessas substânciasainda ficam com níveis mais elevados por alguns minutosou horas após o término do exercício, o que pode atrapa-lhar o sono. Por isso, o ideal é terminar a atividade físicano mínimo quatro horas antes de dormir. A quantidadede atividade física também importa. Fazer muitas horas

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5930

31

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

seguidas de treinamento pode dificultar a conciliação dosono e diminui o tempo de sono REM. Recomenda-selimitar em duas a três horas diárias de atividades físicasintensas, sejam continuadas ou em diferentes intervalos.

Horários e ajuste do relógio biológico: nosso relógioorgânico precisa de parâmetros mais ou menos definidos.Se não temos horários definidos para fazer as coisas, issodificulta nosso ajuste interno. Então, o melhor é criar umarotina diária a ser seguida, para a preparação e o início dosono. Recomenda-se também não usar a cama para ler oupraticar outras atividades, pois assim o ato de deitar nasua cama é interpretado no hipotálamo como um sinalde que está na hora de iniciar o sono. A pessoa pode criaruma rotina antes da ida para a cama, como tomar umbanho quente, relaxante. O importante é repetir sempreos mesmos hábitos, que funcionam como uma mensa-gem para o centro indutor do sono. O momento de acor-dar também é importante. Ficar retardando para sair dacama, mesmo quando já não está dormindo, pode atra-palhar o sono. Devem-se evitar despertadores estridentesou outras formas desagradáveis de acordar. O ato de acor-dar deve também estar associado ao prazer.

ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO...

É certo que não sou o único mortal a lidar mal com o enve-lhecimento vivenciando-o como dificuldade, perda e frus-tração. Todas as pessoas, após certa idade, começam a sentiro peso dos anos sobre suas costas, e sofrem com isso. NoBrasil, como mostram os estudos demográficos, é umcontigente que só vem crescendo, levando nossa sociedade a

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5931

32

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

se preocupar cada vez mais com o problema. O povo brasi-leiro, com seu temperamento brincalhão, procura lidar deforma leve com mais essa pedra no seu caminho. Cria umasérie de expressões, temperadas com humor, para retratar asdiversas faces do envelhecimento. Em geral, entro em conta-to com isso através dos pacientes que buscam atendimentono meu consultório:

— Então, como estamos passando dona “fulana”? Ador lombar cedeu?

— A lombar melhorou, mas agora é o joelho que estádoendo! Problema de junta... Junta tudo e joga fora! Ah,doutor, ficar velho é um inferno!

O processo de envelhecimento deixa as pessoas maisfrágeis, mais predispostas a ter problemas de saúde. Se a pes-soa não investiu durante a vida em prevenir os problemasdegenerativos, vai ter muito trabalho na velhice. Como bar-co velho que não sai do estaleiro, ou um carro usado quevive na oficina, vai ter que investir muito tempo e dinheiropara se tratar. Essa recorrência de problemas chateia tantoque às vezes dá vontade de chutar tudo para o alto, como otrocadilho irônico insinua.

A velhice tem sido designada de “Idade do Condor”.A primeira imagem que nos vem à cabeça é da grande e ma-jestosa ave andina planando lentamente sobre os vales escar-pados, como símbolo de longevidade e altivez... Errado denovo, interrompe o interlocutor, não tem nada a ver comisso; e explica: Não é condor e sim ‘com dor’; “Com doraqui, com dor ali...”, uma referência à freqüente queixa dedores nas juntas e nas costas que o idoso costuma ter.

Outro palco onde assisto às pequenas comédias e tra-gédias da vida real no envelhecimento é na minha família.Minha tia, a pintora Marília Kranz, que faz o papel de mi-

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5932

33

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

nha mãe substituta, vive me ligando para se queixar da ve-lhice. Com mais de 60 anos (ela é pelo menos 18 anos maisvelha que eu, que estou com 48), se queixa de mal-estar apósfazer coisas que eu mesmo não me aventuro mais a fazer:como beber uísque nas festas que freqüenta e voltar tardepara casa, ou cansaço após suas caminhadas diárias, em diasquentes, e após esforço numa aula de Pilates (e ainda acom-panhando o ritmo do poeta Geraldo Carneiro, que é uns 14anos mais novo que ela). Na minha visão, a resistência delaimpressiona. O que a incomoda é que há cinco anos ela su-portava bem esse ritmo, e agora a história está mudando.

Meu pai, um marchand de artes que mora na Grécia, tam-bém está passando por um momento difícil, em função de umadoença degenerativa da velhice. Embalado por uma paixão, edispondo de uma estrutura física invejável (de uma pessoa 15anos mais jovem), ele teve várias filhas com sua última esposa.Para se ter uma idéia, a idade das minhas irmãs (3, 7 e 9 anos)regula com a dos meus filhos mais jovens! Com isso ficou comuma despesa alta e tem precisado trabalhar muito mais parasustentar a nova família — excesso de trabalho, estresse, poucotempo para se cuidar. Resultado, começou a ter um processo deaterosclerose cerebral (uma ressonância mostrou vários micro-infartos no cérebro) e agora, já com a memória parcialmentecomprometida, fica cansado com muito mais facilidade, e estácom dificuldade para trabalhar. Sobrou para mim o desafio deencontrar uma solução para o seu problema.

As pessoas criam brincadeiras com o envelhecimento,mas a verdade é que ele ameaça muito. Há uma certa resis-tência para se tratar do tema de forma direta, honesta e cla-ra. Muitas pessoas, especialmente os marqueteiros, achamque a palavra velho ou envelhecimento é negativa. Se per-guntados, dizem que escrever um livro sobre o assunto é

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5933

34

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

bom, porque as pessoas querem dicas para não envelhecer,mas é preciso fazer isso sem usar muito a palavra “velho”. Omelhor é buscar termos como longevidade e rejuvenescimen-to. É como se essa palavra, velhice, fosse uma espécie de pra-ga, uma maldição. Eu acho que as pessoas evitam falar emenvelhecimento por uma questão de falta de coragem. Equem não tiver coragem, e não olhar o problema de frente,não conseguirá usar a bola de cristal para vislumbrar osproblemas que ameaçam e atuar antes, para preveni-los. E,assim, vão ficar ao sabor do destino, como uma nau semleme levada exclusivamente pela direção dos ventos.

O fato é que muitos têm medo do seu destino, do queo futuro lhes reserva. Sendo assim, o melhor é negar, ignorar.Não adianta sofrer por antecipação. Para que ficar pensandoque podemos desenvolver uma artrose muito séria, ficandocom dores, ou ainda um processo demencial como a doençade Alzheimer? Deixa para lá! Mas, no fundo, a pergunta ge-ral, que evitamos fazer, é o que nos espera do outro lado dacurva, lá onde não podemos enxergar.

CONTORNANDO O CABO DAS TORMENTAS

A vida é uma aventura no desconhecido, assim como eramas viagens no tempo das grande navegações. O cabo das Tor-mentas ou também chamado de cabo da Boa Esperança (pro-vavelmente pelos otimistas), localizado no extremo sul daÁfrica, foi, durante muito tempo, uma das fronteiras queseparava o conhecido (Atlântico) do ainda desconhecidooceano Índico. Ao passar desse ponto, o navegante estava aosabor do destino. Tanto poderia encontrar riquezas e popu-lações hospitaleiras, como ser obrigado a enfrentar tufões,

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5934

35

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

piratas, exércitos inimigos, recifes submersos e, talvez, per-der o navio, a tripulação e a própria vida. Se as condições daépoca não permitiam que ele vislumbrasse a sorte que o aguar-dava do outro lado, a única opção era ir com coragem e daro melhor de si. Esse exemplo de coragem é que precisamosagregar a nossas vidas para vivê-las bem e plenamente. Ouseja, coragem é o ingrediente básico para se começar a pen-sar em reduzir o processo de envelhecimento.

Naquela época, tantos eram os perigos e as promessasde riqueza no Oriente que as histórias e os boatos não para-vam de surgir e impressionar as pessoas — tanto de sucessosquanto de desgraças. Hoje em dia, em relação à terceira ida-de (um apelido simpático para a velhice), há um ambientesemelhante: casos de sucesso ou de grande fracasso são sem-pre temas de conversa, de notinhas na coluna social, de re-portagens ou de cochichos nas rodinhas de fofoca. Quemnão se lembra de já ter escutado numa festa um comentárioácido do tipo: “Você viu a fulana? Ela está um trapo, enve-lheceu uns dez anos!”

Vamos ser corajosos e perguntar como estaremos aochegar no fim da vida, após contornar o “cabo das tormen-tas”: como estará nossa saúde? Até que idade viveremos? Va-mos ter doenças sérias e penosas como câncer e sofrer muitoantes de falecer ou será uma daquelas mortes súbitas à noite,onde você passa do mundo dos sonhos para o reino de Deusde forma suave como um passarinho? Sempre estamos se-dentos atrás de respostas sobre o futuro, mas é muito difícilenxergá-lo. Muitas pessoas recorrem a métodos pouco cien-tíficos para antever seu futuro, como a consulta a videntes epais-de-santo. O curioso é que só buscam saber dos fatosinteressantes e gratificantes. Não há muito interesse nas cir-cunstâncias do envelhecimento e da morte, mesmo que isso

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5935

36

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

seja um motivo de preocupação e angústia para todos. Areação mais comum é negar o envelhecimento e a morte,como se isso só acontecesse com os outros.

A BÚSSOLA E A BOLA DE CRISTAL

Pois sou um dos que se preocupa e pensa muito na velhice.Desde cedo optei por ter uma vida saudável e regrada, poisnão queria que meu final de vida fosse coalhado de problemasde saúde. Portanto, estou sempre de olho no futuro, tentan-do antecipar medidas que garantam uma velhice saudável ecom boa qualidade de vida. Para isso, fico com um olho nabola de cristal e outro numa boa bússola. À medida que otempo vai passando e os problemas vão aparecendo, ou aciência avança, agrego novos hábitos saudáveis e preventivosao meu dia-a-dia.

No tempo das grandes navegações, não era possível seaventurar no desconhecido sem instrumentos de orientação;especialmente a bússola. Na aventura da vida, a situação é amesma. Já existem tantas dúvidas que para cruzar os maresdistantes do “oriente” (a vida na terceira idade) de formatranqüila é preciso ter muita orientação. Isso significa nãosó, desde cedo, se cuidar, para preservar a saúde, como tam-bém seguir a orientação de um bom médico. É ter hábitosde vida saudáveis, uma alimentação equilibrada, fazer exer-cícios com regularidade, ser positivo e construtivo em suaatitude mental.

A bola de cristal é o símbolo das armas tecnológicasalavancadas por qualidades profissionais tais como compe-tência e percepção. Hoje em dia é possível mapear gens, fa-zer diagnóstico precoce de muitas doenças e, com isso, evitar

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5936

37

Doce Pássaro da Juventude – 5ª Prova – 14/06/2007 – Objetiva – Abreu´s System –E-mail: [email protected]

o agravamento de problemas que estão se instalando, cor-tando o mal pela raiz. Um profissional capacitado pode, usan-do essas armas, evitar doenças graves, melhorar a qualidadede vida e aumentar a longevidade. Por isso eu também pro-curo fazer um check-up a cada dois anos. Por enquanto aminha saúde está ótima, graças a Deus.

Doce Passaro da Juventude.pmd 20/6/2007, 07:5937