primeira edição são paulo – sp lms … mes com os sabios.pdf · tel.: 505-632-3521 ©2013...

15
Pablo Yoder Traduzido por: Oscar Eduardo Carrivale Primeira edição www.LMSdobrasil.com.br São Paulo – SP LMS 2013

Upload: phungkhuong

Post on 19-Oct-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Pablo Yoder

Traduzido por: Oscar Eduardo Carrivale

Primeira edição

www.LMSdobrasil.com.brSão Paulo – SP

LMS2013

8142/8-13

Traduzido do espanhol: Un mes con los sabios© 1988 Publicadora Lámpara y Luz26 Road 5577Farmington, NM 87401Tel.: 505-632-3521

©2013 Literatura Monte Sião do BrasilCaixa Postal 24118550-970 Boituva-SPTel.: 015-3264-1402Para mais informação veja a página 124

Capa: Proc DesignISBN: 978-85-64737-14-3Impresso no Brasil com permissão da Publicadora Lâmpada e LuzA não ser que se indique o contrário, todas as citações bíblicas foram tiradas da versão Corrigida Fiel de João Ferreira de Almeida.Usado com permissão da Sociedade Bíblica Trinitariana.

3

ÍndicePrólogo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5

Agradecimentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9

Semana 1: O sábio procura a sabedoria 11

Domingo: O que é a sabedoria? . . . . . . . . . . 12

Segunda-feira: Quais são as vantagens da sabedoria? . . . . 16

Terça-feira: O que fazem os insensatos com a sabedoria? . . . 20

Quarta-feira: Como se compara a estultícia com a sabedoria? . . . . . 24

Quinta-feira: Como se baseia a vida prudente na sabedoria? . . . . . . . . . . . . . . 26

Sexta-feira: Como se relaciona o sábio com o próximo? . . . . . . 30

Sábado: O que é mais importante? . . . . . . 34 O que você aprendeu esta semana? . 36

Semana 2: O sábio se submete às autoridades . . 39

Domingo: O sábio teme a Deus. . . . . . . . . . 40

Segunda-feira: O sábio não zomba da autoridade de Deus. . . . . . . . . 44

Terça-feira: O sábio obedece a Deus. . . . . . . . 48

Quarta-feira: O sábio respeita a autoridade civil. . . . . . . . . . . 52

4

Quinta-feira: O sábio respeita a autoridade dos pais. . . . . . . . . . . . . . . . . . 54

Sexta-feira: O sábio recebe a correção. . . . . . 58

Sábado: O sábio respeita o bom conselho . 60

O que você aprendeu esta semana? 64

Semana 3: O sábio guarda a sua língua . 67

Domingo: O sábio reconhece o poder da língua . . . . . . . . . . . 68

Segunda-feira: O sábio fala sempre o que é bom . . 70

Terça-feira: O sábio evita as muitas palavras . . 72

Quarta-feira: O sábio evita as calúnias e as intrigas. . . . . . . . . . . . . . . 74

Quinta-feira: O sábio vence a ira. . . . . . . . . . . . 78

Sexta-feira: O sábio evita a contenda. . . . . . . . 80

Sábado: O sábio rejeita a mentira. . . . . . . . 84

O que você aprendeu esta semana? . 86

Semana 4: O sábio domina o corpo . . . . 89

Domingo: O sábio se afasta do caminho dos pecadores. . . . . . . . . . . . . . . . 90

Segunda-feira: O sábio não se embriaga. . . . . . . . 94

Terça-feira: O sábio não é preguiçoso. . . . . . . 96

Quarta-feira: O sábio é diligente. . . . . . . . . . . 100

Quinta-feira: O sábio valoriza a boa esposa . . . 104

Sexta-feira: O sábio evita a mulher má . . . . . . 108

Sábado: O sábio pratica a justiça . . . . . . . 114

O que você aprendeu esta semana? 120

Conclusão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123

5

PrólogoNesses últimos anos, por duas vezes, ouvi as mesmas pala-

vras, ora de um chefe político, ora de um funcionário de um banco dizendo: “Estou lendo o livro de Provérbios e ele realmente me impressiona porque, embora seja tão antigo, tem os conselhos necessários para os jovens de hoje . Este livro tem a solução para os problemas graves do mundo moderno: os vícios, a imoralidade e a violência . Portanto, devemos entregá-lo a cada jovem, a fim de que aprenda a viver corretamente nos dias atuais” .

Tais palavras me deixaram uma forte impressão!Por isso, meu jovem, embora o livro de Provérbios tenha sido

escrito há mais de três mil anos, aplica-se às suas necessida-des . Isso se deve pelo fato de Salomão tê-lo escrito com a sabe-doria proveniente de Deus e porque os jovens e seus problemas básicos não mudam .

Em 1 Reis capítulo 3, lemos que Deus deu ao jovem Salomão uma oferta magnífica: “Pede o que queres que eu te dê” . Salomão, com humildade, reconheceu que, sendo tão jovem, precisava de sabedoria . Por isso pediu: “A teu servo, pois, dá um coração en-tendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal” (1 Reis 3:9) .

Deus se agradou por Salomão não ter pedido riquezas, nem vingança sobre os seus inimigos, nem vida longa, mas sim, sa-bedoria; e o Senhor a concedeu: “Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levanta-rá” (1 Reis 3:12) .

Jovem, este livro de sabedoria dado por Deus por intermé-dio de Salomão contém princípios sábios e eternos, os quais se aplicam a seus problemas e às suas experiências atuais .

O que é a sabedoria? Em nossos dias, muitos creem ser a educação . A educação oferecida pelo mundo nos torna sábios? Tal educação trouxe grandes avanços para os meios de comuni-cação, economia, ciência e tecnologia . Porém, ao mesmo tempo, reconhecemos que a violência, a imoralidade, a desonestidade,

6

o roubo, o alcoolismo e o uso de entorpecentes estão piorando . A única pergunta que nos resta é: Será a educação mundana aquilo que realmente precisamos? O mundo melhorará? A nos-sa vida melhorará?

A educação verdadeira produzirá um homem mais feliz, mais seguro, mais justo e menos egoísta . No entanto, lamentavelmen-te, não vemos isso no mundo de hoje . Conseguimos pisar na lua, mas não aprendemos a viver bem aqui na Terra, demonstrando a pouca educação verdadeira existente no mundo .

Devemos retomar os valores eternos resultantes da educação verdadeira, à qual Deus chama “sabedoria” . Só nele podemos achá-la, e claro, é dela que o homem precisa . Essa sabedoria produz mudanças na vida, satisfação . Isso é educação! Rogo--lhe, meu jovem, que leia este livrinho e se eduque . Ouça a sa-bedoria de Deus por meio dos sábios, pois estes provérbios são para você . Dessa maneira, você não só se tornará uma pessoa mais frutífera e honrada aqui na Terra como também receberá o seu galardão eterno .

Para mim é um prazer ver impresso este estudo sobre o livro de Provérbios ordenado por assuntos e com alguns comentá-rios . O meu desejo é que ele passe pelas mãos de muitos jovens e adultos para que, pelo menos, alguns o coloquem em prática e recebam a ajuda necessária para conseguirem viver “inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa” (Filipenses 2:15) .

—Sánford Yoder

7

AgradecimentosU m mês com os sábios já está impresso . A quem devo agrade-

cer? Em primeiro lugar, devo agradecer a Deus porque ele nos deu a Bíblia e, consequentemente, o livro de Provérbios é pre-sente seu . Ele é a fonte de inspiração, louvado seja o seu nome .

Devo agradecer ao irmão Peter Hoover, o qual me ajudou com a diagramação do livro . Seu ânimo e seus conselhos foram de grande ajuda . Obrigado, Peter .

Devo agradecer a meus dois irmãos, Felipe e Marcos Yoder, os quais colaboraram com alguns dos comentários auxiliares . Por isso, agradeço-lhes pelo apoio e inspiração que contribuí-ram com esta obra . Obrigado, meus irmãos .

Agradeço a minha irmã que, sendo a nossa secretária, talvez tenha sido a responsável por mais da metade deste trabalho . Obrigado, Loida, pela sua paciência e dedicação .

Devo agradecer também ao irmão Ernesto Strubhar . Seu ro-teiro e revisão final deram consistência a este livro . Obrigado, Ernesto .

Agradeço a vocês, leitores, se lerem e colocarem em prática este livro . Com certeza, isso seria minha maior satisfação . Obrigado .

—Pablo Yoder

8

9

IntroduçãoVamos estudar os provérbios de Salomão . Muitas pessoas acham

que tais provérbios têm um único autor, Salomão, e embora muitos sejam de sua autoria, há provérbios atribuídos a outros autores . Especula-se que Davi tenha sido autor de alguns deles, utilizados para a educação de seu filho Salomão . Por outro lado, o livro menciona Agur e Lemuel como autores de alguns provér-bios . Todavia, Salomão é o autor indiscutível da maioria deles; o homem mais sábio que já viveu na terra . O importante é o fato de esses textos serem conselhos de homens santos de Deus com o propósito de ajudar você a viver de acordo a vontade do Senhor .

Então, que privilégio! Deus concedeu o livro dos provérbios para lhe guiar e ensinar-lhe a viver . O nosso desejo é que você o receba, tire proveito e o leia, mas acima de tudo, coloque-o em prática .

Neste livro, Um mês com os sábios, tratei de organizar os pro-vérbios por assuntos para melhor compreensão . Dessa maneira, forma-se um compêndio útil para sua leitura pessoal . Este estu-do dura um mês se uma parte for lida e estudada diariamente .

Recomenda-se também a leitura deste livro em família, a fim de que cada membro tire maior proveito desses conselhos bons e interessantes . Ele também será útil para estudos bíblicos com os jovens; juntos poderão responder às perguntas e memorizar os versículos . Será um manual proveitoso para as aulas da esco-la cristã direcionado a alunos maiores de doze anos . Poderá ser utilizado para estudos na igreja, pois, mesmo sendo dirigido aos jovens, certamente trará benefícios para todas as faixas etárias .

Responda às questões no final de cada semana para exerci-tar a memória e gravar as verdades em sua mente . Você pode respondê-las aos finais de semana, porém, é mais fácil se o fi-zer todos os dias após a leitura correspondente .

Observe também os versículos para memorizar e aprenda-os porque lhes serão muito úteis para colocar em prática a sabe-doria recebida .

—Pablo Yoder

10

Semana 1

O sábiO prOcura a sabedOria

Semana 1: O SábiO prOcura a SabedOria

dOmingO Segunda Terça QuarTa QuinTa SexTa SábadO

Semana 2: O SábiO Se Submete àS autOridadeS

dOmingO Segunda terça Quarta Quinta Sexta SábadO

Semana 3: O SábiO guarda a Sua língua

dOmingO Segunda Terça QuarTa QuinTa SexTa SábadO

Semana 4: O SábiO dOmina O cOrpO

dOmingO Segunda Terça QuarTa QuinTa SexTa SábadO

12

Semana 1: O SábiO prOcura a SabedOria

dOmingO Segunda Terça QuarTa QuinTa SexTa SábadO

O que é a

sabedoria?

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência .

—9:10

Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz?…

A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.

—8:1, 4

Meu é o conselho e a verdadeira sa-bedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza .

Por mim reinam os reis e os prínci-pes decretam justiça .

Por mim governam príncipes e no-bres; sim, todos os juízes da terra .

—8:14-16

Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão .

Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça .

Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida .

A sabedoria nos responde pessoalmente.

“Conhecimento sem sabedo-ria é dupla loucura.”

— provérbio espanhol

A sabedoria continua se fazendo conhecer.

Ganho significa lucro.

13

Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo…

O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras .

Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra .

Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não ha-via fontes carregadas de águas .

Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada .

Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo .

Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o hori-zonte sobre a face do abismo;

Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo:

Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspas-sassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra .

Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas de-lícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;

Regozijando-me no seu mundo ha-bitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.

Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos .

Conhecimento é ter muitas informações; sabedoria é a capacidade de colocá-las em prática.

A sabedoria teve a sua origem em Deus.

Sabedor ia não é QI (Quociente de inteligên-cia).

Sabedoria não faz parte da cabeça, e sim, do coração.

“Jesus Cristo… o qual para nós foi feito… sabedoria.”

—1 Coríntios 1:30

“Conhecimento é raciocinar as coisas temporais.

Sabedoria é compreender as coisas eternas.”

—Agustinho de Hipona

dOmingO: O Que é a SabedOria?

14

Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis .

Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada .

Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor .

Mas o que pecar contra mim vio-lentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte .

—8:17-36

Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.

Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se dese-ja não se pode comparar com ela .

Eu, a sabedoria, habito com a pru-dência, e acho o conhecimento dos conselhos .

—8:10-12

A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz .

Nas esquinas movimentadas ela bra-da; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:

Até quando, ó simples, amareis a sim-plicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insen-satos, odiareis o conhecimento?

Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abun-dantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras .

“É melhor ter sabedoria sem escola do que ter escola sem sabedoria; assim como é melhor ser rico sem possuir uma mina do que possuir uma mina sem ser rico.”

—Charles Caleb Colton

A sabedoria mede-se de acordo com o caráter.

Semana 1: O SábiO prOcura a SabedOria

O conhecimento orgulha-se por ter aprendido muito. A sabedoria é humilde por não ter aprendido mais.

15

Entretanto, porque eu clamei e re-cusastes e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,

Antes rejeitastes todo o meu con-selho, e não quisestes a minha repreensão,

Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor .

Vindo o vosso temor como a asso-lação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia .

Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão .

Porquanto odiaram o conhecimen-to; e não preferiram o temor do Senhor:

Não aceitaram o meu conselho, e des-prezaram toda a minha repreensão .

Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos .

—1:20-31

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento .

—1:7

Ser sábio é seguir o plano de Deus para a nossa vida.

O que dizemos vale pouco; o que fazemos vale mais; o que somos vale tudo!

Sabedoria é poder refletir o caráter de Deus no dia a dia.

Você tem de escolher qual caminho seguir.

Seu versículo de hoje para memorizar“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o con-hecimento do Santo a prudência” (Provérbios 9:10) .

dOmingO: O Que é a SabedOria?