prezadocliente - jenajena.com.br/pdf/manual_manutencao_fna_jena.pdf · guia prático - cilindros...

18

Upload: others

Post on 24-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Prezado cliente:

    A FNApreocupou-se emelaborar ummanual completo para a verificação emanutenção de seus produtos , a fim de permitir

    que usuários comconhecimentosmenos aprofundados estejamaptos a realizar quaisquer operações.

    Você encontrará nas próximas páginas todos os passos para a realização destes serviços de uma maneira fácil e rápida,

    permitindo assimqueamanutenção seja perfeita e confiável.

    ÍNDICEDECONTEÚDOS

    GUIADEVERIFICAÇÃOEMANUTENÇÃO -CILINDROSTANDARD 21/2 " 04-05

    GUIADEVERIFICAÇÃOEMANUTENÇÃO -CILINDRO 21/2 "COMDUPLOAMORTECIMENTO 06-07

    GUIAPRÁTICODEMANUTENÇÃOPARACILINDROSPNEUMÁTICOS 08-09-10-11

    GUIADEVERIFICAÇÃOEMANUTENÇÃO -VÁLVULASPNEUMÁTICASTIPOBOTÃO 12-13

    GUIADEVERIFICAÇÃOEMANUTENÇÃO -VÁLVULASPNEUMÁTICASTIPOROTATIVA 14-15

    GUIAPRÁTICODEMANUTENÇÃOPARAVÁLVULASPNEUMÁTICAS 16-17

    TABELADEREPAROSPARAVÁLVULASECILINDROSPNEUMÁTICOS 18

  • VazamentosVERIFICAÇÃO DE

    Manutenção

    Uma Chave 3/4" ou 19mmFerramentas auxiliares:

    Para verificar vazamentos no cilindro pneumático, injete ar comprimido em um dos lados do cilindro e aguarde 05 segundos. Sevocê dispuser de um manômetro, na rede entre a válvula e o cilindro perceberá se há vazamento quando: ao cortar o fornecimento de ar àcâmara do cilindro, a pressão do manômetro não se mantiver constante. Constatado o vazamento, o mesmo dar-se-á pela camisa ouo êmbolo quando o ar for expelido pela câmara oposta à pressurizada. Para comprovação, basta retirar o tubo de ar na entrada destacâmara ou junto à válvula, nesta via.

    Se ao contrário, o ar sair pela câmara onde é injetado o ar, o defeito está nos anéis de vedação do cabeçote ou o mesmo ouestá trincado. Se a câmara for a dianteira, a falha também poderá ser entre a guarnição e a haste . Uma das duas poderá

    estar danificada.OBS: caso você não possua um manômetro para auxiliá-lo, os vazamentos poderão ser comprovados com a ajuda de espuma e

    sabão neutro: (da mesma forma que é feito para verificar vazamento em botijões de gás de cozinha, gás GLP), ou mesmo borrifandodetergente neutro líquido em água, observando assim a existência de bolhas de ar.

    ,01

    02

    03 0405 06 07

    Retire o cilindro do seu local de instalação.Inicialmente, utilize duas chaves 7/16" ou 11mm. Mantendo fixa a chave na porca do cabeçote traseiro , gire a porca do cabeçotedianteiro no sentido anti-horário. Ao todo, são três porcas para afrouxar, uma cada vareta.

    Com o auxílio da ferramenta bi-partida que atua como dois mordentes, prenda a haste numa morsa (torno de bancada). Casovocê não possua ferramenta semelhante à citada, basta apertar firmemente a haste com dois mordentes macios como de cobre,latão ou alumínio, porém nunca nas garras próprias estriadas da morsa, evitando assim que aquela seja danificada.

    Lançando mão de uma chave 3/4" ou 19mm afrouxe a porca de 1/2" que prende o êmbolo na espiga da haste, (girando aquela nosentido anti-horário). Remova seqüencialmente a arruela de pressão 1/2" , a arruela lisa , o êmbolo e a outra arruela lisa .Para substituir a guarnição do cabeçote dianteiro , é desejável retirar a haste de dentro do cabeçote pelo lado da espiga,tornando-se mais fácil e segura a operação.Em seguida, a guarnição gasta deve ser removida do seu alojamento, como por exemplocom a ajuda de uma chave de fenda. Deve-se ter o cuidado para remover todos os resíduos da trava química, nos casos que houver. Osanéis de vedação dos cabeçotes e também devem ser removidos das ranhuras de seus alojamentos, seja apertando-os, comos dedos polegar e indicador para dilatá-los, seja com auxílio de ferramenta fina, ou pontiaguda, ou mesmo cortando-os.Para remover osanéis de vedação dos parafusos reguladores da velocidade , é suficiente removê-los de sua posição original bastando para issoafrouxar as contra-porcas (girando-as no sentido anti-horário) com a chave 7/16" ou 11mm e girar os parafusos (no sentido anti-horário) com a chave 7/16" ou 11mm.Para remontar, basta lubrificar os anéis novos com graxa múltipla aplicação e fazer a operação no sentido inverso da desmontagem.

    PASSO A PASSO

    Desmontando o cilindro pneumático:

    O próximo passo é lavar todas as peças metálicas com solvente ou desengraxante neutro. Tenha certeza que todas partículas e sujeirastenham sido removidas. Como nosso desejo é substituir todas as peças de borracha, até para prolongar o período antes da próximamanutenção, as borrachas gastas são todas descartadas, sendo todas substituídas por peças iguais novas, que fazem parte do reparo decódigos: 517560 ( carros até dezembro de 1998) - 564570

    Lembramos que na limpeza das peças não devem ser utilizadas esponjas ásperas ou esfregões de aço. As peças não devem ser secadascom panos ou estopas. OBS: secá-las com bico de ar ou deixá-las ao ar livre.

    Deve-se avaliar visualmente todos os componentes e a extensão das avarias, se existirem. A camisa (ou o tubo) não deve estaramassada ou com riscos na sua superfície interna e não pode estar desplacando a camada de tinta caso seja de aço revestido com tintaeletrostática. Os cabeçotes e não podem estar trincados e a haste não deve apresentar danos, riscos ou o banho de cromodesplacando.

    OBS: qualquer peça danificada ou com suspeita de danos deve ser substituída. Nos casos que houver, é recomendável afrouxar eremover a porca da gaxeta (girando-a no sentido anti-horário), para retirar resíduos ou sujeiras depositados no fio da gaxeta .Após, é só lubrificá-lo com lubrificante sólido como bissulfeto de molibdênio ou grafite e, na falta destes, com um pouco de graxa múltiplaaplicação e remontá-lo na posição original, tornando a apertar a porca da gaxeta , no cabeçote dianteiro .

    ( carros de janeiro de 1999 a julho de 2005) - 575570 ( carros a partir de agostode 2005).

    Limpeza interna e remontagem:

    04 0805

    0707

    09 0210 11

    0506 0702 11

    06

    03 04 05

    12 1314 13

    12

    04 05 07

    0515

    16

    01

    15

    Duas Chaves 7/16" ou 11mm

    Obs. Você pode identificar visualmente,os itens que estão numerados abaixo.

    na vista explodidailustrada na página ao lado,

    Uma Ferramenta bi-partida Um Tubo Auxiliar

    Uma Chave de Fenda

    COD. 064315

    COD. 064335

    COD. 064355

    COD. 061537 COD. 061755

    Cilindro pneumático 2 1/2" standard04

  • Cilindro pneumático 2 1/2" standard05

    PONTEIRATRASEIRA

    PORCA 1/4" - 28 UNF (3X)

    PARAFUSO REGULADORDA VELOCIDADE

    ROSCA 1/4" - 28 UNF - (2X) Ø 6 mm, 1/4" ou 8 mm (2X)

    CABEÇOTE TRASEIRO

    ANEL DE VEDAÇÃO - (2X)

    VARETA - (3X)

    CAMISA

    PORCA 1/2" - 20 UNF

    ARRUELA DEPRESSÃO 1/2"

    ÊMBOLO

    CABEÇOTE DIANTEIRO

    FIO DA GAXETA

    PORCA DA GAXETA

    HASTE

    PONTEIRA DIANTEIRA

    GUARNIÇÃO

    RANHURAPEGA - CHAVE

    ROSCA REGULADORADO COMPRIMENTO

    7/16" - 20 UNF

    ROSCA 1/2" - 20 UNF

    CONTRA - PORCA - (2X)

    ANEL DE VEDAÇÃO - (2X)

    ARRUELA LISA

    PORCA 1/4" - 28 UNF - (3X)

    13

    02

    03

    04

    05

    06

    07

    08

    09

    10

    11

    12

    01

    14

    15

    16

    17

    11

    ARRUELA LISA

    Vista ExplodidaCilindro Pneumático 2 1/2" standard

    Nos casos que a porca da gaxeta não está presente, o anel de vedação interno ao cabeçote deve ser substituído por um novoanel equivalente, que acompanha os reparos. Não esqueça de lubrificar o anel novo, antes de posicioná-lo corretamente em seualojamento.Na remontagem do cilindro, recomenda-se primeiro providenciar na colocação da guarnição do cabeçote dianteiro , utilizando-secola com dois componentes tipo araldite ou trava química de baixa resistência, no diâmetro interno e na base de assentamento docabeçote , ou mesmo no diâmetro externo e na face de assentamento da guarnição .OBS: deve-se ter o cuidado para não utilizar cola em excesso, a ponto de escorrê-la nos diâmetros de passagem entre o cabeçote

    , a guarnição e a haste , e que aquela fique paralela e bem assentada na superfície de alojamento.Deve-se aguardar até a secagem da cola.

    É desejável, montar-se os anéis de vedação nos cabeçotes e , que vedam a camisa e os que vedam os parafusos davelocidade , previamente lubrificados para evitar cortes e facilitar a operação.

    Seguindo, deve-se lubrificar com uma boa camada de graxa o diâmetro interno da guarnição além de lubrificar a espiga da haste .A mesma, deve ser introduzida no cabeçote , pela porca da gaxeta .

    Agora, na posição inversa da desmontagem, devem ser montadas na haste já fixa com os mordentes macios ou a ferramenta bi-partida, uma arruela lisa , o êmbolo , outra arruela lisa , a arruela de pressão , e por fim a porca 1/2" , tornando areapertá-la no sentido horário com um aperto firme, não exagerado.

    Continuando, deve-se lubrificar a superfície interna da camisa e a externa do êmbolo , com uma boa quantidade de graxamúltipla aplicação.

    Para montar o conjunto da haste na camisa , utiliza-se o tubo auxiliar exercendo-se leve pressão àquele, ou na falta da ferramenta,posiciona-se o conjunto à aproximadamente 90° da camisa, quando o êmbolo encontra-se com o menor contato com as paredes dacamisa e desnucando-se o conjunto no sentido de alinhá-lo com o tubo a operação se realiza.

    Agora, monta-se a camisa nos dois cabeçotes e , tendo-se o cuidado para que eles mantenham os furos passantescorrespondentes, alinhados.Introduz-se as três varetas do cabeçote traseiro para o dianteiro , montando-se as três porcas como estavaminicialmente dispostas.

    Nesta fase, deve-se observar que as varetas estejam paralelas entre si, e alinhadas com a camisa (não torcidas radialmente).O aperto das porcas , (com o auxílio das duas chaves 7/16 ou 11mm), deve ser gradativo e distribuído uniformemente entre elas,para que, no final da operação, os cabeçotes e resultem paralelos entre si e a haste centrada e paralela à camisa .

    OBS: Antes de recolocar o cilindro em sua posição normal, é conveniente repetir os testes de vazamento, para certificar-se que amanutenção foi executada adequadamente e com sucesso.

    15 05

    06 05

    05 06

    05 06 07

    050403 0113

    06 0705 15

    0711 1102 10 09

    01 02

    0102

    01 01

    01 0504

    17 04 05 08

    17 0108

    0504 07 01

  • Cilindro pneumático 2 1/2" com duplo amortecimento06

    VazamentosVERIFICAÇÃO DE

    Manutenção

    Uma Ferramenta Especial

    Seguir os mesmos procedimentos do cilindro pneumático standard ( página 04 ).

    Retire o cilindro do seu local de instalação.Inicialmente, utilize duas chaves 7/16" ou 11mm. Mantendo fixa a chave na porca do cabeçote traseiro , gire a porca do cabeçotedianteiro no sentido anti-horário. Ao todo, são três porcas para afrouxar, uma cada vareta.

    Com o auxílio da ferramenta bi-partida que atua como dois mordentes, prenda a haste numa morsa (torno de bancada). Casovocê não possua ferramenta semelhante à citada, basta apertar firmemente a haste com dois mordentes macios como de cobre,latão ou alumínio, porém nunca nas garras próprias estriadas da morsa, evitando assim que aquela seja danificada.

    Lançando mão da ferramenta especial ou de uma chave de boca 21mm (conforme o caso), gire no sentido anti-horário, o corpo deamortecimento traseiro , afrouxando-o de seu aperto com o êmbolo . Remova seqüencialmente a arruela lisa , o êmbolo

    ,a outra arruela lisa e o corpo de amortecimento dianteiro . Para substituir a guarnição do cabeçote dianteiro , édesejável retirar a haste de dentro do cabeçote pelo lado da espiga, tornando-se mais fácil e segura a operação.Caso você tenha dificuldades em remover o corpo de amortecimento dianteiro , poderá remover a haste de dentro do cabeçote

    pela sua ponta dianteira, tomando cuidado para que não seja danificado o cabeçote e ou sua guarnição . Para tanto, vocêdeverá remover o conjunto da ponteira dianteira ou a porca sobre a rosca ( conforme o caso )e isolar adequadamente, protegendo (com fita plástica, ou papel fino ) a ranhura pega-chave e ou a rosca ( conforme o caso ).Em seguida, a guarnição gasta deve ser removida do seu alojamento, como por exemplo com a ajuda de uma chave de fenda. Deve-se ter o cuidado para remover todos os resíduos de borracha. Os anéis de vedação dos cabeçotes também devem ser removidos dasranhuras de seus alojamentos, seja apertando-os, com os dedos polegar e indicador para dilatá-los, seja com auxílio de ferramenta fina oupontiaguda, ou mesmo cortando-os. Para remover os anéis de vedação dos parafusos reguladores da velocidade , é suficienteremovê-los de sua posição original bastando para isso afrouxar as contra-porcas (girando-as no sentido anti-horário) com a chave7/16" ou 11mm e girar os parafusos (no sentido anti-horário) com a chave 7/16" ou 11mm.

    Para remover os anéis de vedação dos parafusos reguladores do amortecimento final de curso, é suficiente removê-los de suaposição original, bastando para isto girá-los no sentido anti-horário com o auxílio de uma chave de fenda. Os anéis de vedação devemser removidos das ranhuras de seus alojamentos,

    Para remontar, basta lubrificar os anéisnovos com graxa múltipla aplicação e fazer a operação no sentido inverso da desmontagem.

    seja apertando-os, com os dedos polegar e indicador para dilatá-los, seja com auxíliode ferramenta fina ou pontiaguda, ou mesmo cortando-os. Para remontar, basta lubrificar os anéis novos com graxa múltipla aplicaçãoe fazer a operação no sentido inverso da desmontagem.

    PASSO A PASSO

    Desmontando o cilindro pneumático:

    O próximo passo é lavar todas as peças metálicas com solvente ou desengraxante neutro. Tenha certeza que todas partículas e sujeirastenham sido removidas. Como nosso desejo é substituir todas as peças de borracha, até para prolongar o período antes da próximamanutenção, as borrachas gastas são todas descartadas, sendo todas substituídas por peças iguais novas, que fazem parte dos reparosde códigos 640070 ( para carros até julho de 2005 ) e 645570 ( para carros a partir de agosto de 2005).Lembramos que na limpeza das peças não devem ser utilizadas esponjas ásperas ou esfregões de aço. As peças não devem ser secadascom panos ou estopas. OBS: secá-las com bico de ar ou deixá-las ao ar livre.Deve-se avaliar visualmente todos os componentes e a extensão das avarias, se existirem. A camisa (ou o tubo) não deve estaramassada ou com riscos na sua superfície interna e não pode estar desplacando a camada de tinta caso seja de aço revestido com tintaeletrostática. Os cabeçotes e não podem estar trincados, e a haste não deve apresentar danos, riscos ou o banho de cromodesplacando.OBS: qualquer peça danificada ou com suspeita de danos deve ser substituída. Nos casos que houver, é recomendável afrouxar eremover a porca da gaxeta (girando-a no sentido anti-horário), para retirar resíduos ou sujeiras depositados no fio da gaxeta .Após, é só lubrificá-lo com lubrificante sólido como bissulfeto de molibdênio ou grafite e, na falta destes, com um pouco de graxa múltiplaaplicação e remontá-lo na posição original, tornando a apertar a porca da gaxeta , no cabeçote dianteiro , girando-a agora nosentido horário.

    Limpeza interna e remontagem:

    04 0805

    0707

    04 05 07

    0515

    16

    01

    15

    0202

    18 1111 19 06 05

    07 0519 07

    05 0620

    2106

    03

    12 1314

    1312

    2222

    22

    Obs. Você pode identificar visualmente,os itens que estão numerados abaixo.

    na vista explodidailustrada na página ao lado,

    Uma Chave 3/4" ou 19mm

    Ferramentas auxiliares:Duas Chaves 7/16" ou 11mm Uma Ferramenta bi-partida

    Um Tubo Auxiliar

    05

    Uma Chave de Boca 21mmUma Chave de Fenda

    ou

    COD. 064315

    COD. 064335

    COD. 064355

    COD. 061537

    COD. 061755

    COD. 061538

    COD. 064345

    25

  • Cilindro pneumático 2 1/2" com duplo amortecimento07

    13

    0203

    04

    05

    06

    07

    08

    11

    22

    01

    14

    15

    16

    17

    23

    Vista ExplodidaCilindro Pneumático 2 1/2"com Duplo Amortecimento

    Nos casos que a porca da gaxeta não está presente, o anel de vedação interno ao cabeçote deve ser substituído por um novoanel equivalente, que acompanha os reparos. Não esqueça de lubrificar o anel novo, antes de posicioná-lo corretamente em seualojamento.

    Na remontagem do cilindro, recomenda-se primeiro providenciar na colocação da guarnição do cabeçote dianteiro . Toma-se elubrifica-se uma guarnição nova, com a mesma dimensão original da que deve ser substituída. Monta-se empurrando-a verticalmente,curvando-a para dentro do alojamento, posicionando-a com o auxílio do dedo ou ferramenta sem ponta.É desejável, montar-se os anéis de vedação nos cabeçotes e , que vedam a camisa , quanto os anéis que vedam osparafusos da velocidade e os anéis dos parafusos do amortecimento , previamente lubrificados, para evitar cortes e facilitar aoperação.Continuando, agora podem ser montadas as gaxetas amortecedoras e previamente lubrificadas em seus alojamentos na posiçãooriginalmente montadas, observando que a membrana externa do lábio de vedação fique livre e voltada para o êmbolo quandomontada na haste .

    Seguindo-se, deve-se lubrificar com uma boa camada de graxa múltipla aplicação, o diâmetro interno da guarnição além de lubrificara espiga da haste . A mesma, deve ser introduzida no cabeçote , preferencialmente pelo lado da porca da gaxeta , porém deveser observada a forma de desmontagem, e a seqüência da operação deve ser feita na forma invertida de quando da sua remoção, (se olado da espiga, preferencial, ou lado do conjunto da ponteira dianteira , como segunda opção.

    Agora, na posição inversa, são montados na haste já fixa com os mordentes, o corpo de amortecimento dianteiro , uma arruelalisa , o êmbolo , outra arruela lisa e o corpo de amortecimento traseiro , tornando a reapertá-lo no sentido horário com umaperto firme, não exagerado. Continuando, deve-se lubrificar a superfície interna da camisa e a externa do êmbolo , com uma boaquantidade de graxa múltipla aplicação.

    Para montar o conjunto da haste na camisa , utiliza-se o tubo auxiliar exercendo-se leve pressão àquele, ou na falta da ferramenta,posiciona-se o conjunto à aproximadamente 90° da camisa , quando o êmbolo encontra-se com o menor contato com as paredesda camisa , e desnucando-se o conjunto no sentido de alinhá-lo com o tubo , a operação se realiza.

    Agora, monta-se a camisa nos dois cabeçotes e , tendo-se o cuidado para que eles mantenham alinhados os furos passantescorrespondentes . Introduz-se as três varetas do cabeçote traseiro para o dianteiro , montando-se as três porcas comoestavam inicialmente dispostas. Nesta fase, deve-se observar que as varetas estejam paralelas entre si e alinhadas com a camisa(não torcidas radialmente).

    O aperto das porcas com a auxílio das duas chaves 7/16" ou 11 mm), deve ser, gradativo e distribuído uniformemente entre elas, paraque no final da operação, os cabeçotes e resultem paralelos entre si, e a haste centrada e paralela à camisa .

    OBS: antes de recolocar o cilindro em sua posição normal, é conveniente repetir os testes de vazamento, para certificar-se que amanutenção foi executada adequadamente e com sucesso.

    15 05

    06 0506

    03 01 1222

    07

    23 2402

    0506

    07 15

    20

    07111102

    01 02

    1918

    0101 02

    01 01

    01 050417 04 05

    17 0108

    0804 05 07 01

    PONTEIRATRASEIRA

    PORCA 1/4" - 20 UNF (3X)

    PARAFUSO REGULADORDA VELOCIDADE

    ROSCA 1/4" - 28 UNF - (2X)

    Ø 6 mm, 1/4" ou 8 mm (2X)

    CABEÇOTE TRASEIRO

    ANEL DE VEDAÇÃO - (2X)

    VARETA - (3X)CAMISA

    ÊMBOLO

    CABEÇOTEDIANTEIRO

    FIO DA GAXETA

    PORCA DA GAXETA

    HASTE

    PONTEIRADIANTEIRA

    GUARNIÇÃO

    RANHURAPEGA - CHAVE

    ROSCA REGULADORADO COMPRIMENTO

    7/16" - 20 UNF

    ROSCA 1/2" - 20 UNF

    CONTRA - PORCA - (2X)

    ANEL DE VEDAÇÃO - (2X)

    GAXETAAMORTECEDORA

    PORCA 1/4"28 UNF - (3X)

    ARRUELA LISA

    PARAFUSO REGULADORDO AMORTECIMENTO

    BUCHA DOAMORTECIMENTOTRASEIRO

    24GAXETAAMORTECEDORA

    11ARRUELA LISA18CORPO DEAMORTECIMENTOTRASEIRO

    20

    21

    19

    CORPO DEAMORTECIMENTODIANTEIRO

    BUCHA DOAMORTECIMENTODIANTEIRO

    12ANEL DE VEDAÇÃO - (2X)

    04 0513 25

    25

  • Guia Prático - cilindros pneumáticos08

    1.

    2.

    3.

    4.

    5.

    6.

    7.

    Ajuste a pressão do ar comprimido do sistema, limitando a mesma ao máximo de 10 bar. OBS: um bom indicativo para isto é omedidor da pressão do freio no painel de instrumentos.

    Verifique se todas as conexões dos cilindros estão conectadas com os tubos de forma correta até as válvulas de acionamento.

    Verifique se as hastes dos cilindros não estão batendo em nenhum componente próximo ao cilindro. Para tanto, estes devem seracionados para abrir e fechar, só assim será possível confirmar se há interferências.

    Verifique se, ao acionar os cilindros, as hastes não estão riscadas, pintadas ou danificadas. Caso exista um dos fatores, oscilindros apresentarão vazamento com pouco tempo de uso.

    Verifique se as ponteiras estão bem fixadas na estrutura e se existem folgas excessivas nas buchas. OBS: folgas excessivasprovocam ruídos e falta de regulagem no fechamento e abertura do sistema.

    Verifique se a linha de ar comprimido possui filtro de ar. OBS: a ausência de filtros pode permitir que impurezas atinjam os cilindrose provoquem problemas de vazamento ou emperramento.

    Utilize somente óleos de lubrificação recomendados pela FNA.

    SistemasVERIFICAÇÃO NOS

    Defeitos comunsCAUSAS E SOLUÇÕES PARA

    Vazamento em um dos lados docilindro

    PROVÁVEIS DEFEITOS CAUSAS SOLUÇÕES

    Desgaste ou cortes no reparo devedação

    Trocar o reparo e guarnição

    Vazamentos na válvulaTestar válvula

    Vazamento nos cabeçotesAfrouxamento das varetasCortes dos anéis de vedaçãoTrincas nos cabeçotes

    Reapertar porcas das varetasSubstituir os anéis de vedaçãoSubstituir os cabeçotes

    Vazamento nas conexões dos tubos

    Tubos mal conectados

    Conexões mal rosqueadas ou semvedante na rosca

    Retirar o tubo e cortar a ponta reta

    Aplicar veda-rosca nas conexões

    Vazamento entre a hastee a guarnição

    Desgaste ou corte na guarnição Substituir a guarniçãoHaste riscada, pintada ou danificada Substituir a haste

    Cilindro trepida ao ser acionadoVazamentos no conjuntoPouca pressão disponívelDesalinhamento na montagem

    Descobrir vazamento e corrigi-loVerificar a pressão do sistemaAlinhar montagem da haste

    Cilindro não se movimenta aoser acionado

    Tubos desconectados Conectar tubosVerificar válvulaOBS: para liberar o cilindro,retirar o tubo do lado que estivercom pressão.

    Válvula com retorno ouacionamento entupidos

  • Guia Prático - cilindros pneumáticos09

    Atlantic:Castrol:Esso:Iorga:Promax:Shell:Texaco:

    Ideal AW32Hyspin AWS32 ou RD32Nuto 32Pneumat 32Rock Drill ou MA10Tellus 32 ou Tonna 32Spindura Oil CC22 ou Regal 32

    Óleos lubrificantesTABELA DE

    Para cilindros pneumáticos STANDARD

    Para cilindros pneumáticos com DUPLO AMORTECIMENTO

    Bardhal:

    Esso

    Mobil

    Texaco:

    General Purpose Grease

    : Multipurpose Grease

    : Grease Z

    Multifak EP1

    Castrol:

    Shell:

    Castrol LM Grease 1

    Retinax ou Alvânia EP

    Graxas múltipla aplicaçãoTABELA DE

    2

    3

    VelocidadeAJUSTES DE

    Velocidade e amortecimentoAJUSTES DE

  • Guia Prático - cilindros pneumáticos10

    Desmontando,usando as duas chaves 7/16"01 02

    03

    05 06

    07

    Afrouxando o êmbolocom chave 3/4" ou 19mm,preso com ferramentabi-partida na morsa

    Removendoa guarnição gasta 04

    Removendo os anéisdos cabeçotes

    Montando a haste nocabeçote pela porca da gaxeta

    Montando o conjuntona camisa, utilizando otubo auxiliar

    Fazendo o testede vazamentos

    CILINDRO PNEUMÁTICO 2 1/2" STANDARD - RESUMO DAS OPERAÇÕESPASSO A PASSO

    Anel interno ao cabeçote

    Morsa Ferramentabi-partida

  • Guia Prático - cilindros pneumáticos11

    CILINDRO PNEUMÁTICO 2 1/2" COM DUPLO AMORTECIMENTO - RESUMO DAS OPERAÇÕESPASSO A PASSO

    02

    03

    09

    0807

    Afrouxando o êmbolo, preso comna morsa, utilizando ferramenta especialou chave de boca

    ferramenta bi-partida

    21mm

    Removendoa guarnição gasta

    04 Removendo os anéisdos cabeçotes

    Montando a haste nocabeçote pela porca da gaxeta

    Fazendo o testede vazamentos

    05 Montando a guarniçãono cabeçote dianteiro 06Montando as gaxetascorpos de amortecimento

    nos

    Usando ferramentaespecial

    Ou usando chavede boca 21mm

    Desmontando,usando as duas chaves 7/16"01

    Anel interno ao cabeçote

    Morsa

    Ferramentabi-partida

    Montando o conjuntona camisa, utilizando otubo auxiliar

  • VazamentosVERIFICAÇÃO DE

    Manutenção

    Uma Chave 7/16" ou 11mm

    Uma Chave 1/2"

    Ferramentas auxiliares:

    O ar entra na válvula pela via n° 1.Para verificar vazamentos na válvula, injete ar comprimido num dos lados do cilindro através da via Nº 2 da válvula e retire o tubo da via Nº4 e aguarde 05 segundos.Se você dispuser de um manômetro, na rede entre o compressor ou depósito do ar e a válvula, perceberá se há vazamento, quando: Aocortar o fornecimento de ar pela válvula, a pressão do manômetro não se mantiver constante.Para certificar-se se não há vazamento na válvula, é necessário repetir-se a operação pressurizando uma câmara do cilindro através da viaNº 4 e retirando o tubo da via Nº 2.Igualmente, se dispuser do manômetro na linha, colocado antes da válvula, haverá vazamento se a pressão não se mantiver constante aose cortar o fornecimento de ar comprimido pela válvula.Para se verificar vazamentos internos da válvula, devem ser bloqueadas as vias de pressão N° 2 e Nº 4, observando se existemvazamentos pelas vias de escape Nº 3 e Nº 5 nas duas posições de pressão com o botão avançado e o botão recuado. Igualmente,dispondo-se de manômetro na linha montado antes da válvula, perceber-se-á vazamento, quando bloqueadas as vias N° 2 e N° 4 apressão não se mantiver constante com o botão avançado e recuado. Você deve lembrar-se que o vazamento poderá ocorrer entre ocorpo e as tampas, entre o corpo e o eixo além dos anéis de vedação nas respectivas vias de alimentação e escape.OBS: caso você não possua um manômetro para auxiliá-lo, os vazamentos poderão ser comprovados com ajuda de espuma e sabãoneutro; (da mesma forma que é feito para verificar vazamento em botijões de gás de cozinha, gás GLP), ou mesmo borrifando detergentelíquido neutro diluído em água, observando assim a existência de bolhas de ar.

    PASSO A PASSO

    Lembre-se que todas as válvulas são do tipo manutenção fácil e rápida. Portanto não necessitam ser removidas das suas instalações paraserem reparadas.

    Primeiramente, com auxílio de uma chave de boca 5mm prenda o eixo e retire o botão , afrouxando e removendo a porca 1/4"com uma chave 7/16" ou 11mm, (girando-a no sentido anti-horário).

    Em seguida remova a canopla de acabamento nos casos que houver, possibilitando o acesso à porca central . Com o auxílio deuma chave 1/2", gire-a no sentido anti-horário para afrouxá-la.Retire o conjunto do eixo da sede do corpo da válvula . Nesta etapa você deve ter o cuidado para que detritos de borracha ou outrosnão permaneçam na sede da válvula, caso contrário você deverá remover a tampa traseira ou até limpá-la com um jato de ar.Se você possuir um conjunto novo do eixo, basta lubrificá-lo com graxa múltipla aplicação e remontá-lo na sede do corpo da válvula ,repetindo a operação anterior na seqüência inversa da realizada.Caso você não possua um novo conjunto do eixo, e dispuser apenas dos anéis de vedação novos, você deverá remover um dos anéisde retenção para retirar os espaçadores e demais componentes que poderão existir.

    Próximo passo é lavar todas as peças metálicas com solvente ou desengraxante neutro. Tenha certeza que todas as partículas e sujeirastenham sido removidas. Como nosso desejo é substituir todas as peças de borracha, até para prolongar o período antes da próximamanutenção, as borrachas gastas são todas descartadas, sendo todas substituídas por peças iguais novas, que integram os reparos decódigos 651390 (estreita 3 vias), 652590 (estreita 5 vias),Lembramos que na limpeza das peças não devem ser utilizadas esponjas ásperas ou esfregões de aço. As peças não devem ser secadascom panos ou estopas. OBS: secá-las com bico de ar ou deixá-las ao ar livre.Deve-se avaliar visualmente todos os componentes e a extensão das avarias, se existirem. A sede do corpo da válvula não deveapresentar riscos na sua superfície interna. A tampa não pode estar trincada e o eixo não deve apresentar danos, riscos, ou obanho de cromo desplacando.OBS: qualquer peça danificada ou com suspeita de danos deve ser substituída.Na seqüência, você deverá montar os novos anéis de vedação e os demais componentes na ordem inversa da desmontagemobservando que o espaçador não fique na ponta do eixo ; somente podem estar na ponta os anéis de vedação e/ou arruelalisa , conforme o caso, para o bom funcionamento da válvula e para que não haja vazamento.Agora você deve lubrificar o conjunto do eixo com graxa múltipla aplicação e remontá-lo na sede do corpo da válvula , repetindo aoperação na seqüência inversa da realizada para a . Seguindo, você apertará a porca central com a chave 1/2" com apertofirme, não exagerado. Montará novamente a canopla de acabamento fixada pela porca em seu interior. Com o auxílio da chave5mm prenderá o eixo e apertará a porca 1/4" com a chave 7/16" ou 11mm, apertando o botão com a mão.Para as válvulas largas com corpo de 42x22mm as operações são idênticas às válvulas estreitas, excetuando-se que a chave para prendera porca deve ser do tipo de boca 7/16" ou 11mm para afrouxar o botão. O acesso à sede da válvula se dá pelo afrouxamento dos doisparafusos fenda cruzada ,(girando-os no sentido anti-horário) existentes na tampa dianteira .

    653390 (larga 3 vias) e 655590 (larga 5 vias)

    remoção

    01

    04

    08

    05

    09 10

    0607

    0203

    1312

    07 01

    06

    10 0108

    0814

    0504 11

    01 0203

    03

    06

    06

    Obs. Você pode identificar visualmente,os itens que estão numerados abaixo.

    nas vistas explodidasilustradas na página ao lado,

    Uma Chave de Boca 5mm

    Uma Chave Philips

    Desmontando a :s válvulas estreitas, com corpo de 32x36 mm e eixo 1/4"

    Limpeza interna e remontagem:

    COD. 064315

    COD. 064305 COD. 064325

    COD. 064365

    Válvula pneumática tipo botão12

  • Válvula pneumática tipo botão13

    PARAFUSOFENDA CRUZADAM.4 x 12 (2X)

    TAMPA TRASEIRA

    CORPO DA VÁLVULA

    JOELHO (5X)6 mm x 1/8" NPT

    ANEL DE RETENÇÃO

    ARRUELA LISA

    ANEL DE VEDAÇÃO (6X)

    ESPAÇADOR (5X)

    EIXO

    BUCHA GUIADIANTEIRA

    PORCA DE FIXAÇÃO3/4" - 16 UNF

    CANOPLA DE ACABAMENTO

    PORCA 1/4" - 20 UNC

    BOTÃO DEACIONAMENTO

    ROSCA 3/4" - 16 UNF

    BUCHA GUIATRASEIRA

    PARAFUSOFENDA CRUZADAM.4 x 12 (2X)

    TAMPA DIANTEIRA

    JOELHO (3X)6 mm x 1/8" NPT

    CORPO DA VÁLVULA

    ESPAÇADOR (3X)

    EIXO

    ANEL DE VEDAÇÃO (4X)

    ROSCA 5/8" - 18 UNF

    ANEL DERETENÇÃO

    RANHURA PEGA-CHAVE

    ARRUELA LISA

    ROSCA 5/8" - 18 UNF

    CORPODA VÁLVULA EIXO

    ANEL DE VEDAÇÃO (4X)

    JOELHO(3X)6 mm x 1/8" BSP

    ESPAÇADOR (3X)

    JOELHO (5X)6 mm x 1/8" BSP

    TAMPA TRASEIRA

    CORPO DA VÁLVULA

    PARAFUSO M.4 x 8 (2X)

    ARRUELA LISA

    ESPAÇADOR (5X)

    EIXO BUCHA GUIADIANTEIRA

    ARRUELA LISAPORCA CENTRAL

    CANOPLADE ACABAMENTO

    BOTÃO DEACIONAMENTO

    ANEL DE RETENÇÃO

    ANEL DE VEDAÇÃO(6X)

    PORCA DE FIXAÇÃO

    PORCA 1/4" - 20 UNC

    ANEL DE RETENÇÃO

    RANHURAPEGA-CHAVE

    Vista ExplodidaVálvula Pneumática tipo botão5 VIAS LARGA

    13

    12

    07

    10

    01

    08

    14

    04

    11

    02

    03

    06

    09

    12

    Vista Explodida do Corpo daVálvula Pneumática tipo botão3 VIAS LARGA

    06

    10

    01

    08

    Vista ExplodidaVálvula Pneumática tipo botão5 VIAS ESTREITA

    Vista Explodida do Corpo daVálvula Pneumática tipo botão3 VIAS ESTREITA

    1

    2

    3

    4

    5

    31

    2

    06 01

    08

    10

    14

    09

    1

    2

    3

    4

    5

    07

    06

    14

    10

    01

    05

    04

    0209

    08

    11

    03

    09

    3

    1

    2

  • Válvula pneumática tipo rotativa14

    VazamentosVERIFICAÇÃO DE

    Manutenção

    Se as válvulas são do tipo manutenção fácil e rápida, não necessitam ser removidas das suas instalações para serem reparadas.O ar entra na válvula pela via "E".1) Para verificar vazamentos na válvula, injete ar comprimido num dos lados do cilindro através de uma via "L", retire o tubo da outra via "L" eaguarde 05 segundos.Se você dispuser de um manômetro, na rede entre o compressor ou o depósito do ar e a válvula perceberá se há vazamento, quando: aocortar o fornecimento de ar pela válvula, a pressão do manômetro não se mantiver constante.Para certificar-se se não há vazamento na válvula, é necessário repetir-se a operação pressurizando uma câmara do cilindro através daoutra via "L", a que havia sido retirado o tubo anteriormente, retirando agora o tubo da via "L" que havia sido injetado o ar na operaçãoanterior.Igualmente, se dispuser do manômetro na linha, colocado antes da válvula, haverá vazamento se a pressão não se mantiver constante aose cortar o fornecimento de ar comprimido pela válvula.Para se verificar vazamentos internos da válvula, devem ser bloqueadas as duas vias de pressão "L" observando se existem vazamentospela via de escape "S" nas duas posições de pressão com a alavanca acionada para a direita e para a esquerda.Igualmente, dispondo-se de manômetro na linha montado antes da válvula, perceber-se-á vazamento, quando bloqueadas as duas vias"L", a pressão não se mantiver constante com a alavanca acionada para a direita e para a esquerda.Você deve lembrar-se que o vazamento poderá ocorrer entre o corpo e a tampa, a tampa e o eixo, além das vias de alimentação e escape.

    PASSO A PASSO

    Primeiramente, com auxílio de uma chave Philips ou fenda simples conforme o caso, afrouxe a tampa , girando os quatro parafusosno sentido anti-horário. Você terá acesso aos componentes internos, removendo na seqüência: a inversora (disco menor), a

    membrana de vedação (base da inversora),o disco (maior) a bucha guia e a tampa .A mola cônica restará na sede do corpo da válvula .Próximo passo, é lavar todas as peças metálicas com solvente ou desengraxante neutro. Tenha certeza que todas partículas e sujeirastenham sido removidas.Como nosso desejo é substituir todas as peças com possibilidade de desgaste, até para prolongar o período antes da próximamanutenção, os componentes gastos são todos descartados, sendo todos substituídos por peças iguais novas, que fazem parte doreparo de código 519500 ( válvula 4 vias) ou do reparo de código 559090 ( válvula 3 vias).

    Lembramos que na limpeza das peças, não devem ser utilizadas esponjas ásperas ou esfregões de aço. As peças não devem ser secadascom panos ou estopas.OBS: secá-las com bico de ar ou deixá-las ao ar livre.Deve-se avaliar visualmente todos os componentes e a extensão das avarias, se existirem. O corpo da válvula não deve apresentartrincas. A alavanca não deve apresentar danos, riscos ou o banho de cromo desplacando.OBS: qualquer peça danificada ou com suspeita de danos deve ser substituída.Na seqüência, você deverá montar na alavanca : a tampa , a bucha guia , o pino trava , o disco (maior) novo, amembrana de vedação (base da inversora) nova previamente lubrificada, e a inversora (disco menor) nova.Próximo passo é lubrificar com graxa múltipla aplicação a sede do corpo da válvula , e a mola cônica (nova). Nesta fase, éimportante verificar que os furos existentes em cada uma das peças coincidam entre si e eles com o corpo da válvula . Somente numaposição possibilitam o funcionamento normal da válvula.Seguindo-se, apertam-se os quatro parafusos na tampa , no sentido horário, alternadamente para possibilitar aperto firme euniforme.Ao final, você deve executar o teste de funcionamento com as mangueiras e cilindro, e de vazamento com o auxílio do manômetro ouespuma e sabão neutro, como realizado no início, para comprovar que a manutenção foi correta e executada com sucesso.

    , o pino trava ,

    01

    0408 09

    10

    06 0702 03

    11 01

    09

    10 01 07 11 0604 03

    09 0809

    02 01

    Obs. Você pode identificar visualmente,os itens que estão numerados abaixo.

    na vista explodidailustrada na página ao lado,

    Ferramentas auxiliares:

    Desmontando:

    Limpeza interna e remontagem:

    Uma Chave de FendaouUma Chave PhilipsCOD. 064365 COD. 064355

  • Válvula pneumática tipo rotativa15

    CORPO DA VÁLVULA

    MOLA CÔNICA DA INVERSORA

    INVERSORA

    BASE DA INVERSORA

    DISCO

    ANEL DA TAMPA

    PARAFUSO1/4" - 20 UNC (2X)

    BUCHA GUIA

    TAMPA

    PARAFUSOFENDA CRUZADA (4X)

    ALAVANCA

    MANÍPULO

    PINO TRAVA

    Vista ExplodidaVálvula Pneumática tipoROTATIVA

    07

    10

    01

    08

    04

    11

    0203

    06

    09

    S

    L

    E

    L

  • Guia prático - válvulas pneumáticas16

    Bardhal

    Esso

    Mobil

    Texaco:

    : General Purpose Grease

    : Multipurpose Grease

    : Grease Z

    Multifak EP1

    Castrol:

    Shell:

    Castrol LM Grease 1

    Retinax ou Alvânia EP

    Graxas múltipla aplicaçãoTABELA DE

    1. Verifique a pressão do ar comprimido do sistema, limitando a mesma ao máximo de 10 bar.

    2. Verifique se todas as conexões da válvula estão conectadas com os tubos de forma correta até os cilindros.

    3. Verifique se a linha de ar comprimido possui filtro de ar.

    4. Verifique se a válvula está bem fixada junto ao painel ou estrutura.

    OBS: um bom indicativo para isto é o

    medidor da pressão do freio no painel de instrumentos.

    OBS: a ausência de filtros pode deixar impurezas atingirem a válvula e provocar problemas de vazamento.

    SistemasVERIFICAÇÃO NOS

    Defeitos comunsCAUSAS E SOLUÇÕES PARA

    Vazamento interno pelas vias deescape

    PROVÁVEIS DEFEITOS CAUSAS SOLUÇÕES

    Desgaste ou cortes nos anéis devedação

    Substituir os anéis de vedação

    Desgaste do eixo da válvulaSubstituir a válvula

    Afrouxamento das tampasCortes dos anéis de vedaçãoTrincas nas tampas

    Reapertar parafusos das tampasSubstituir os anéis de vedaçãoSubstituir as tampas

    Vazamento externo nas tampas

    Vazamento nas conexões dos tubosTubos mal conectados

    Conexões mal rosqueadas ou semvedante na rosca

    Retirar o tubo,cortar as pontas retas

    Aplicar veda-rosca nas conexõese reapertá-las

    Vazamento entre o eixo e o corpoDesgaste ou corte nos anéis devedação

    Substituir os anéis de vedação

    Desgaste do eixo da válvulaSubstituir a válvula

    Válvula não aciona o cilindro

    Tubos desconectados ou ligadoserradamente

    Conectar tubos corretamenteVerificar retornos eacionamentos da válvulaOBS: para liberar o cilindro,retirar o tubo do lado que estivercom pressão.

    Válvula com retorno ouacionamento entupidos

  • Guia prático - válvulas pneumáticas17

    Afrouxandoa porca centralcom chave 1/2"

    01 02 03Retirando oconjunto do eixo 04Verificando osvazamentos

    01 02 03 04 Verificando osvazamentos

    01 02 03 04

    VÁLVULA PNEUMÁTICA TIPO BOTÃO - ESTREITA - RESUMO DAS OPERAÇÕESPASSO A PASSO

    VÁLVULA PNEUMÁTICA TIPO ROTATIVA - RESUMO DAS OPERAÇÕESPASSO A PASSO

    VÁLVULA PNEUMÁTICA TIPO BOTÃO - LARGA - RESUMO DAS OPERAÇÕESPASSO A PASSO

    Apertandoa porca centralcom chave 1/2"

    Afrouxando osparafusos comchave Philips

    Apertando osparafusos comchave Philips

    Retirando oconjunto do eixo

    Afrouxando atampa comchave Philipsou de fenda

    Apertando atampa comchave Philipsou de fenda

    Verificando osvazamentos

    Retirando oconjunto daalavanca

  • Tabela de reparos e conexões18

    DESCRIÇÃOCÓD. FNA

    500510 Cabeçote dianteiro 7/16 UNF500530 Cabeçote traseiro 7/16 UNF500540 Tubo da bomba 2 1/2" ( indicar o comprimento em mm - cilindro com e sem amortecimento )

    517560 Completo 2 1/2" ( c/ 06 peças p/ carros até dezembro de 1998 )533540 Tubo da bomba 4" ( indicar o comprimento em mm )534570 Completo 4"( c/ 06 peças )564510 Cabeçote dianteiro 1/8 NPT564530 Cabeçote traseiro 1/8 NPT564570 Completo 2 1/2" ( c/ 07 peças p/ carros de janeiro de 1999 a julho de 2005 )575570 Completo 2 1/2" ( c/ 07 peças p/ carros a partir de agosto de 2005 )603560 Completo 2" ( c/ 07 peças )

    640030 Cabeçote traseiro 1/8 NPTCompleto 2 1/2" ( c/ 11 peças p/ carros até julho de 2005 )

    645510 Cabeçote dianteiro 1/8 NPT

    645570 Completo 2 1/2" ( c/ 11 peças p/ carros a partir de agosto de 2005 )

    500570 Completo 2 1/2"( especial c/ 06 peças )

    640070

    519500 Rotativa, 4 vias (c/ 03 peças)

    559090 Rotativa, 3 vias (c/ 03 peças)

    651290 Kit anéis, válvula botão estreita, 2 vias (c/ 03 peças)

    651390 Kit anéis, válvula botão estreita, 3 vias (c/ 04 peças)

    651490

    652590 Kit anéis, válvula botão estreita, 5 vias (c/ 06 peças)

    653390 Kit anéis, válvula botão larga, 3 vias (c/ 04 peças)

    655590 Kit anéis, válvula botão larga, 5 vias (c/ 06 peças)

    Kit anéis, válvula botão estreita, 2 vias (c/ 02 peças)

    Reparos p/ cilindros pneumáticos

    DESCRIÇÃOCÓD. FNA

    Reparos p/ válvulas pneumáticas

    Conexões

    União reta 6mm x 1/8 - 27 NPT557528

    União reta 1/4” x 1/8 - 27 NPT562028

    Joelho 1/4” x 1/8 - 27 NPT564028

    Joelho 6mm x 1/8 - 27 NPT565028

    Joelho 6mm x 1/8 - 28 BSP652541

    União reta 6mm x 1/8 - 28 BSP Silenciador 1/8 - 28 BSP Joelho 1/4” x 1/8 - 28 BSP Silenciador 1/8 - 27 NPT652542 652548 660504 660506

    União reta 1/4” x 1/8 - 28 BSP652549

    Cilindros Standard

    Cilindros com Duplo Amortecimento

    6

  • Des

    kTo

    pD

    esig

    n

    ®

    Fábrica Nacional de Amortecedores Ltda.

    w w w . f n a . i n d . b r

    Av. Perimetral Bruno Segalla, 11.114 - Caixa Postal 353 - Bairro KayserCEP 95098-710 - CAXIAS DO SUL - RS - BRASIL

    PABX - +55 54 3213.6500 FAX GERAL - +55 54 3213.6511 FAX VENDAS - +55 54 3213.6522

    SGQCERTIFICADO

    LIGUEGRÁTIS

    ®

    0800.051.99.90