previsÃo 6º ano ensino fundamental ii 1º trimestre … · leitura e compreensão dos seguintes...

29
1 PREVISÃO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE 2018 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFª KARINA UEHARA Tirinha Armandinho, de Alexandre Beck. Caros alunos, Neste ano de 2018, uma nova fase se inicia na vida de vocês e, por isso mesmo, as emoções devem estar um turbilhão! A maioria estudava no período da tarde e, nesse caso, eram os mais velhos da escola. Agora, no sexto ano, além da adaptação ao novo horário, serão os mais novos do Fundamental II. Num primeiro momento, para um adulto, principalmente, pode até parecer que são mudanças simples, mas sei que, para vocês, tanta mudança ao mesmo tempo é muito significativa. Tantos sinais, durante a troca de aulas, tantos professores (um para cada matéria!), tantos alunos para dividir o pátio e a quadra na hora do intervalo! Não estranharia que, diante desses “tantos, tantos, tantos” diferentes de tudo aquilo que já tinham vivido, surgissem um certo medo, uma certa ansiedade... “Será que darei conta de tudo isso?”, muitos podem pensar. Uma das palavras-chave que, talvez, responda a essa pergunta é: TEMPO. Nesse primeiro parágrafo, baseei-me numa produção de texto intitulada “Será que é tão horrível assim?”, de uma aluna que passou pela mesma experiência de vocês no ano passado. Ao fim do relato, após refletir sobre todas essas mudanças e, ao mesmo tempo, relembrar como era o Fundamental I e como foi feliz durante aquele período, ela escreveu: “O sexto não é horrível, mas, sim, um novo ano para começar uma nova vida no Santa Clara”. Lembrem-se das experiências que tiveram, dentro e fora da escola, lembrem-se daquela questão que parecia impossível de realizar e da sensação maravilhosa de BUSCAR, PROCURAR e ENCONTRAR as possíveis soluções, lembrem-se do quanto já estudaram para chegar até aqui! E tenham a certeza de que, neste novo ciclo, vocês não estarão sozinhos! Afinal, uma sala de aula pressupõe TROCA, ou seja, é um ambiente para COMPARTILHARMOS conhecimento, experiências, ideias, dúvidas. Estamos JUNTOS, somos um GRUPO! Ao longo do ano, teremos cinco aulas por semana e nós estudaremos a Língua Portuguesa em três eixos: a) estudo de gêneros textuais (leitura e compreensão); b) estudo da língua (gramática reflexiva) e c) produção de texto (portfólio). Em relação às produções textuais, teremos o PORTFÓLIO, que conterá todas as etapas do nosso trabalho com a escrita: a) proposta de produção textual com o planejamento (espécie de roteiro para, depois, elaborarmos o texto propriamente dito); b) primeira versão da escrita; c) grade de correção, uma autoavaliação realizada mediante os comentários da professora feitos na primeira versão e d) elaboração da segunda versão da escrita, após uma revisão minuciosa da primeira versão e da análise dos itens preenchidos na grade de correção . Todo esse PROCESSO DE

Upload: haliem

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

PREVISÃO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE 2018

DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFª KARINA UEHARA

Tirinha Armandinho, de Alexandre Beck.

Caros alunos, Neste ano de 2018, uma nova fase se inicia na vida de vocês e, por isso mesmo, as emoções

devem estar um turbilhão! A maioria estudava no período da tarde e, nesse caso, eram os mais velhos da escola. Agora, no sexto ano, além da adaptação ao novo horário, serão os mais novos do Fundamental II. Num primeiro momento, para um adulto, principalmente, pode até parecer que são mudanças simples, mas sei que, para vocês, tanta mudança ao mesmo tempo é muito significativa. Tantos sinais, durante a troca de aulas, tantos professores (um para cada matéria!), tantos alunos para dividir o pátio e a quadra na hora do intervalo! Não estranharia que, diante desses “tantos, tantos, tantos” diferentes de tudo aquilo que já tinham vivido, surgissem um certo medo, uma certa ansiedade... “Será que darei conta de tudo isso?”, muitos podem pensar. Uma das palavras-chave que, talvez, responda a essa pergunta é: TEMPO.

Nesse primeiro parágrafo, baseei-me numa produção de texto intitulada “Será que é tão horrível assim?”, de uma aluna que passou pela mesma experiência de vocês no ano passado. Ao fim do relato, após refletir sobre todas essas mudanças e, ao mesmo tempo, relembrar como era o Fundamental I e como foi feliz durante aquele período, ela escreveu: “O sexto não é horrível, mas, sim, um novo ano para começar uma nova vida no Santa Clara”.

Lembrem-se das experiências que tiveram, dentro e fora da escola, lembrem-se daquela questão que parecia impossível de realizar e da sensação maravilhosa de BUSCAR, PROCURAR e ENCONTRAR as possíveis soluções, lembrem-se do quanto já estudaram para chegar até aqui! E tenham a certeza de que, neste novo ciclo, vocês não estarão sozinhos! Afinal, uma sala de aula pressupõe TROCA, ou seja, é um ambiente para COMPARTILHARMOS conhecimento, experiências, ideias, dúvidas. Estamos JUNTOS, somos um GRUPO!

Ao longo do ano, teremos cinco aulas por semana e nós estudaremos a Língua Portuguesa em três eixos: a) estudo de gêneros textuais (leitura e compreensão); b) estudo da língua (gramática reflexiva) e c) produção de texto (portfólio).

Em relação às produções textuais, teremos o PORTFÓLIO, que conterá todas as etapas do nosso trabalho com a escrita: a) proposta de produção textual com o planejamento (espécie de roteiro para, depois, elaborarmos o texto propriamente dito); b) primeira versão da escrita; c) grade de correção, uma autoavaliação realizada mediante os comentários da professora feitos na primeira versão e d) elaboração da segunda versão da escrita, após uma revisão minuciosa da primeira versão e da análise dos itens preenchidos na grade de correção. Todo esse PROCESSO DE

2

ESCRITA será avaliado. Sei que parece muita informação, porém fiquem tranquilos, pois, ao longo das aulas, vocês receberão orientações para auxiliá-los nessa CONSTRUÇÃO.

Iniciaremos o nosso primeiro trimestre com o estudo de um gênero oral, que é o causo. Assim, trabalharemos a ESCUTA logo no início do sexto ano! E escutar, ouvir, não tem a ver com um “silêncio vazio”, desprovido de quaisquer intenções. O propósito, aqui, é perceber e aprender que se aprende com a fala do outro e que, a partir da escuta, é possível fazer “CONEXÕES DE IDEIAS” e, consequentemente, ampliar a própria visão de mundo. Partiremos do causo para aprofundar os nossos estudos sobre o conto popular, que será o principal gênero textual deste trimestre. Além de estudarmos como se dá a construção da memória coletiva que se materializou em histórias contadas e passadas de geração em geração, também analisaremos um tema específico e nos aprofundaremos nele: a figura feminina. Por isso, leremos o livro literário O violino cigano e

outros contos de mulheres sábias, de Regina Machado. Durante essa leitura extraclasse, também elaboraremos um “Diário de Leitura” que será feito no próprio caderno. Esse registro, realizado ao longo da leitura, será um instrumento fundamental para uma análise mais profunda, para a leitura das entrelinhas, além de possibilitar, é claro, um contato mais próximo e pessoal com a obra lida. É importante mencionar que Língua Portuguesa fará parte do projeto que envolve o Estudo do Meio com Ciências, Geografia e História. Então, sobretudo nossos estudos acerca dos tipos de linguagem servirão como base para, no início do segundo trimestre, lermos e compreendermos o livro Um dia, um rio, de Leo Cunha e André Neves. As especificidades desse projeto interdisciplinar serão apresentadas posteriormente, no entanto, é válido já ter a ciência de que alguns conceitos deste trimestre nortearão esse trabalho.

Explicitarei, abaixo, os conteúdos que serão trabalhados ao longo deste primeiro trimestre:

CONTEÚDOS CONCEITUAIS Leitura, estudo, compreensão e produção do seguinte gênero textual: conto popular. Leitura e compreensão dos seguintes gêneros textuais: cordel, causo, tirinhas, história em quadrinhos, cartuns, anedotas. Estrutura e elementos da narrativa. Discurso direto e indireto. Estratégias de leitura e de escrita. Língua e linguagem. Elementos do processo comunicativo. Variedades linguísticas. Frases e tipos de frases. Pontuação, expressividade e entonação da voz (trabalho com a língua oral). Fonema e letra. Classificação dos fonemas e classificação das sílabas. Encontro vocálico e tipos de encontro vocálico. Encontro consonantal e dígrafo. Divisão silábica. Trabalho com a ortografia. Livro literário (leitura extraclasse): O violino cigano e outros contos de mulheres sábias, de Regina Machado. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS Utilizar o dicionário (não só para buscar o significado de uma palavra desconhecida, mas também para ampliar o vocabulário). Manter o caderno, a pasta com fichas e o portfólio caprichados, organizados (indique a data, o título do tema da aula, o número da página do livro gramatical ou o número da ficha, indique as correções feitas coletivamente) e completos (pauta, anotações da lousa, anotações da explicação da aula, tarefas), afinal, eles são INSTRUMENTOS DE ESTUDO.

3

Ler e grifar as ideias principais dos textos e enunciados (como uma das estratégias de leitura), afinal, é importante diferenciar uma informação principal de uma secundária para uma melhor compreensão do texto. Ler COM ATENÇÃO! (Lembre-se daquele ditado popular: “A pressa é inimiga da perfeição!). Uma só palavra pode mudar todo o sentido do texto e/ou enunciado. Na leitura de enunciados, por exemplo, atente para as diferenças entre: o que, qual, como, por que, onde, quem, quando (reconhecer essas diferenças é fundamental para elaborar as respostas e, muitas vezes, a não compreensão da pergunta dificulta a elaboração da resposta). Formular respostas completas. (Sendo um texto, as respostas das perguntas propostas precisam ter introdução, desenvolvimento e conclusão). Identificar os prováveis sentidos que os textos e os enunciados produzem: o sentido mais imediato, literal, e o produzido pelo contexto, pelas relações de significado que o leitor encontra no texto. Utilizar os diferentes registros de linguagem (formal e informal/coloquial), de acordo com a situação, intenção e contexto comunicativos. Consultar o livro de gramática e o dicionário, quando necessário, também durante a elaboração das produções textuais. Utilizar, nas produções textuais (orais e escritas), os estudos realizados sobre a língua. Revisar o próprio texto, antes e após as interferências escritas da professora. CONTEÚDOS ATITUDINAIS

Como vocês já sabem, o nosso processo de aprendizagem não se restringe a conceitos, por isso, também trabalhamos Conteúdos Procedimentais e Atitudinais. Há atitudes e valores imprescindíveis, ou seja, muito importantes para um melhor desempenho, para um melhor aproveitamento das aulas e de todo esse processo. Ter comprometimento com os estudos → Esse COMPROMISSO com os estudos é no sentido de “tornar-se responsável”. Ser responsável com os estudos é diferente de “obrigação”. Quando entendemos essa diferença e adquirimos esse comprometimento, nossa relação com os estudos muda, ela se torna mais afetiva e mais prazerosa. Então, ter responsabilidade com o material, data de entrega de tarefas e trabalhos e com todo o processo de aprendizagem passa a ser algo natural. Saber respeitar (a si mesmo, o outro, o espaço coletivo). → Para isso, é preciso se lembrar de que todo o processo de aprendizagem envolve um individual e um coletivo. Cada um de vocês aprende de um modo diverso, possui afinidades em matérias diferentes. Assim, além da importância de uma constante autoavaliação, para perceber os objetivos atingidos (SUPERAÇÃO) e o que ainda precisa ser aprimorado (DESAFIOS), também é importante aprender a respeitar o tempo do outro. Cada um tem um jeito, uma personalidade diferente... E cada um tem um modo e um tempo para aprender. Em relação ao espaço coletivo, vamos aprender a ter cuidado com todos os espaços da escola. Por exemplo, mantendo a sala de aula limpa e organizada, para ser ainda mais prazeroso estudar e aprender. Ter organização e cuidado com o material → Colocar as fichas nas PASTAS adequadas: a) pasta de elástico para as fichas de gênero textual, estudo da língua, roteiro de leitura e b) portfólio SOMENTE para as fichas relacionadas ao PROCESSO DE ESCRITA (planejamento, primeira versão, grade de correção, segunda versão). Além disso, procure manter o CADERNO completo (quando faltar, por exemplo, lembre-se de pegar a matéria com um colega). Participar durante as aulas → Dando exemplos sobre o conteúdo da aula, formulando questões sobre o tema, tirando dúvidas (sempre que algum assunto não estiver esclarecido, comuniquem para podermos pensar juntos nas possíveis “soluções”). Saber ouvir e esperar a vez de falar → Imaginem todos falando ao mesmo tempo! Será que um entenderá o outro? Lembrem-se de que, em Língua Portuguesa, não trabalhamos apenas a leitura e a escrita, mas também a FALA e a ESCUTA. A cada aula, ficará mais claro para vocês o quanto a fala do outro pode enriquecer, complementar as nossas próprias ideias (faremos muitas

4

“conexões de ideias” ao longo das aulas, vocês se lembrarão dessa expressão!). Também há situações em que a dúvida do outro é a mesma que a “minha”, por isso é fundamental “saber ouvir”. Ter empenho, dedicação, esforço → O conhecimento não tem limites, sempre podemos aprender cada vez mais, por isso, mesmo aqueles que possuem certa “facilidade” no aprendizado de Língua Portuguesa devem empenhar-se, dedicar-se, esforçar-se!

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, dia a dia, aula a aula, o tempo inteiro, pois os três conteúdos apresentados acima são avaliados: Conceituais, Procedimentais e Atitudinais (SABER, SABER FAZER e SER, respectivamente). Assim, a atribuição de nota para o seu desempenho pedagógico será feita do seguinte modo:

Processo Pedagógico (PP) – TOTAL: 12 PONTOS

a) Tarefas (incluindo as tarefas sobre o livro literário), participação, material: 5,0 pontos. b) Portfólio (processo e produto): 7,0 pontos.

O processo de escrita será avaliado do seguinte modo:

- Planejamento: 1,0. - Grade de correção (autoavaliação): 1,0. - Produção Textual ( primeira e segunda versão):4,0. - Organização do Portfólio: 1,0.

Provas – TOTAL: 18 PONTOS Prova I: 6,0 pontos (de acordo com o Calendário de Provas); Prova II: 12,0 pontos (Semana de Provas). Materiais de Língua Portuguesa: caderno, pasta com fichas, portfólio, livro de gramática reflexiva, dicionário e livro literário (leitura extraclasse).

Espero que, ao longo deste ano (e não apenas deste trimestre), vocês percebam os modos como a nossa língua materna perpassa nossas vidas e possam pensar na importância desse estudo. O tempo fará com que vários laços sejam criados e espero que cada um também possa criar um vínculo próprio com a Língua Portuguesa e consiga enxergar as belezas que ela pode proporcionar! O primeiro passo já foi dado e conto com vocês para construirmos um ambiente de muito aprendizado! Tenho certeza de que esse período será muito rico!

Beijos, Profª Karina

5

DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFª: SHIRLEY SANTOS

Queridos alunos, é importante que vocês leiam, com atenção, a previsão de História para o primeiro trimestre. Desse modo, ficarão bem preparados para realizar, de maneira satisfatória, os seus estudos.

É com muita satisfação que participarei da iniciação de vocês no Ensino Fundamental II. Mantenham um diálogo constante comigo, a fim de que eu possa efetivamente participar de sua trajetória como estudante no ano de 2018.

Os conceitos de mudança e permanência serão trabalhados durante o primeiro trimestre e serão significativos durante o curso de História em geral. Vamos refletir sobre eles a partir do momento da sua vida atual?... Reflita: o sexto ano traz muitas mudanças, mas algo permanece: o envolvimento do aluno nas aulas é essencial para que haja aprendizagem.

Ou seja, aproveitem todas as possibilidades disponibilizadas nas aulas, de modo a perceber o encaminhamento das ideias, que se distanciam daquilo que pode ser decorado e colocado nas provas sem reflexão. Iremos nos aproximar de um jeito de percebê-las dentro de vários textos, com autores distintos. Nas próprias provas, haverá textos novos a serem lidos, interpretados e utilizados nas respostas, sendo feitas relações com o que estudamos nas aulas.

Procurem concentrar-se durante as aulas, realizar as anotações do que é explicado, rever as anotações em casa, elaborar as atividades de modo criativo e cuidar do caderno, das fichas e do livro, para que fiquem organizados e conservados. Temos a intenção de que os alunos tenham prontidão para elaborar suas produções (lições, trabalhos, projetos). Insiram-se em um contexto de estudo onde vocês possam atuar dentro do que é solicitado e para o que você já tem condições de ter iniciativa. A Previsão deve ser consultada em vários momentos do primeiro trimestre (em casa), a fim de que seja um instrumento de orientação para a sua aprendizagem. CONTEÚDOS CONCEITUAIS Leiam abaixo sobre o que estudaremos (Conteúdos Conceituais). - O trabalho dos historiadores - A Pré-história - Primeiras explicações sobre o estudo do meio a ser realizado nas cidades de Itu, Salto e Porto Feliz no 2º trimestre.

Além de História, as disciplinas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa estarão envolvidas nesse projeto. Fiquem atentos às explicações, pois teremos um processo que resultará em um trabalho interdisciplinar ao longo do ano e servirá de base para os trabalhos do 7º ano.

Os estudos do meio dos 6ºs e do 7ºs anos estão articulados aos conteúdos de História nestes dois anos.

Atenção: em cada ficha, serão indicadas normalmente as páginas do nosso livro didático, assim como outras referências de fontes utilizadas na elaboração dos textos. Não se esqueçam de conferir! CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

Vocês precisam saber como estudaremos os Conteúdos Conceituais. Leiam, abaixo, quais serão os procedimentos a serem realizados. 1) Ler, interpretar e grifar textos

6

Praticaremos o procedimento de grifar as principais ideias e as palavras-chave nos textos, a fim de separar as ideias centrais das secundárias e dos pormenores. 2) Ler e interpretar enunciados O enunciado é um texto que deve ser compreendido a fim de que sejam atingidos excelentes resultados na elaboração das respostas. Possui ideias principais e palavras-chave. Respostas completas e que atinjam os objetivos indicados nas provas dependem do empenho nesse procedimento. Fiquem atentos!! 3) Produzir textos Realizaremos dois tipos de produção de textos. • Elaboração de respostas para as questões propostas, que só será feita com sucesso, caso haja a interpretação adequada dos enunciados. É importante que vocês, utilizando uma linguagem própria e adequada, façam introdução, desenvolvimento e fechamento para cada resposta. • Anotações durante as aulas (em forma de textos), que devem ser feitas sobre o que falamos durante as aulas. Começaremos juntos e, aos poucos, vocês devem desenvolver maior independência. Caso sejam realizados desenhos no caderno sobre as explicações, é obrigatório o acréscimo de informações escritas para cada ilustração. Existem dois tipos de anotações: livres (vocês estão autorizados a escrever no caderno com autonomia) e dirigidas pela professora.

Devem ser elaboradas constantes releituras dessas anotações em casa, procurando melhorá-las, complementando-as. No início, os alunos podem utilizar lápis durante as aulas e passar a caneta em casa, corrigindo erros e acrescentando informações que não foram possíveis de serem realizadas na classe. Ao terminar a aula de História, existe essa lição de casa. Não se esqueçam!

4) Elaborar fichamentos Esse procedimento será desenvolvido com frequência, constituindo um importante foco nas nossas aulas. Trata-se de um modo de escrever o que foi lido para que as ideias sejam registradas de modo a serem fiéis ao que os autores quiserem dizer. Geralmente, os fichamentos serão elaborados como ponto de partida para as explicações. 5) Pesquisar durante o Projeto Interdisciplinar de Introdução à Pesquisa Acadêmica

As disciplinas envolvidas, além de História, são Ciências e Geografia. Comecem, desde já, a investigar materiais diversos, conforme as explicações que serão feitas nas aulas. Sejam investigativos! Há conceitos que estarão ligados ao estudo do meio e aprofundados nas pesquisas sobre as disciplinas envolvidas no projeto. Há outros direcionamentos ligados à disciplina de História. Iremos, assim, ampliar o repertório voltado à pesquisa acadêmica, introduzindo regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dentro do que é possível e adequado à idade de vocês.

7

ATITUDES Fiquem atentos aos Conteúdos Atitudinais a serem constantemente observados e avaliados. - Evitar ao máximo sair da sala durante a aula. - Ouvir o que o outro quer dizer, sem pressioná-lo a terminar logo, a fim de que você possa falar. Jamais ironizar o colega! - Participar da aula oralmente após levantar o braço e esperar a sua vez de falar, o que não pode ocorrer em meio às explicações cujas ideias ainda não foram concluídas. Cuidado para não interromper o raciocínio de quem está expondo oralmente as ideias. - Refletir sobre as intervenções orais, introduzindo assuntos que sejam significativos para a aprendizagem de todos e percebendo que há outros alunos que querem se manifestar oralmente. - Atualizar o caderno e as fichas quando faltar (antes de participar da aula posterior à ausência). Tenha sempre contato com colegas e a professora por e-mail. - Organizar as fichas na pasta. - Respeitar o mapa de sala. - Ter sempre os materiais necessários às aulas (livro, pasta de História e caderno), mantendo-os, de forma organizada, em cima da mesa, onde deverá ficar apenas aquilo que será utilizado (estojo sempre fora da mesa).

Organizem os seus materiais de História em cima da mesa assim que terminar a aula anterior. Sentem-se e copiem a pauta rapidamente. Vamos aproveitar bastante o tempo em que ficaremos juntos!

- Dar importância ao grupo, participando das aulas de forma adequada (conforme as regras estabelecidas entre a professora e os alunos). - Respeitar uns aos outros, enxergando o espaço escolar como coletivo e público (e não individual e particular). - Desenvolver uma postura colaborativa no seu grupo e na relação com a professora. - Respeitar o patrimônio da sala de aula e os materiais que pertencem à professora e aos colegas. - Ser pontual quanto à realização das atividades (na classe e em casa). - Utilizar a agenda para se organizar! - Assumir as consequências das suas próprias atitudes. AVALIAÇÃO

A Avaliação será contínua, ou seja, ocorre o tempo todo e exige que você tenha domínio dos Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais, os quais serão avaliados, em conjunto, no Processo Pedagógico (PP), cujo valor será de 12 pontos, que serão calculados dessa forma: 9 pontos para as atividades, 2 pontos para atitudes e 1 ponto para a organização dos materiais em sala de aula. Esses valores são aproximados e podem sofrer alterações.

Serão feitas duas provas escritas. Comecem agora mesmo a exercitar a interpretação dos enunciados e as produções de textos. A produção escrita será mais valorizada nas aulas do que as explicações orais.

Vejam a pontuação das provas.

Avaliação Mensal 6 pontos

Avaliação Trimestral 12 pontos

8

As duas provas escritas devem ser feitas em total silêncio. Durante a execução delas, é

possível refletir sobre o seu próprio desempenho nas aulas. Ao receber o resultado e os comentários, observem o que vocês precisam melhorar. Conselho: exercitem a arte de escrever bem, colocando-se no papel de leitor das suas próprias respostas. Sejam leitores críticos de si mesmos!

Um EXCELENTE 2018 a todos! Grande abraço,

Professora Shirley Santos

DISCIPLINA: INFORMÁTICA PROFª ANA CLAUDIA

Olá, queridos alunos, sejam todos bem-vindos ao 6º ano!! Neste ano, descobriremos que a Informática não significa apenas usar o micro, navegar pela

Internet, digitar um texto etc, mas, sim, uma tecnologia capaz de auxiliar vocês em suas tarefas diárias. Nós trabalharemos as habilidades técnicas (aprenderemos a utilizar alguns programas), e também faremos reflexões sobre as mudanças ocorridas na sociedade devido ao desenvolvimento das tecnologias.

Vocês notarão que nossas aulas serão mais específicas e exigirão grande participação, empenho e estudo. Teremos uma aula semanal e é muito importante que estejam sempre com seu material, a pasta e as fichas que receberemos. O segredo dessa nova empreitada chama-se organização. Se vocês estiverem bem atentos e concentrados às informações e às orientações que receberão, fazendo as anotações das tarefas e comunicados, tudo correrá com harmonia e tranquilidade.

Será uma gostosa aventura pelo mundo digital! Tenho certeza de que vocês aproveitarão muito bem e, podem ficar tranquilos..., nós estaremos trabalhando juntos . Conteúdos Atitudinais

Para aproveitarmos bem nosso trimestre e para que a nossa aprendizagem seja eficiente, precisaremos adotar juntos algumas atitudes fundamentais, como: • Responsabilidade com os estudos. • Confiança em sua própria capacidade. • Perseverança na busca de soluções. • Respeito e cooperação para com sua dupla e demais colegas de classe. • Participação em todas as atividades. • Responsabilidade com as tarefas e com o seu material. Conteúdos Conceituais

Iniciaremos nosso percurso de aprendizagem com o vídeo sobre “A história do desenvolvimento tecnológico e seu impacto na atual sociedade”. Discutiremos as intenções humanas que estão embutidas na criação de diversas tecnologias e a ética com que as pessoas usam essa tecnologia.

Continuaremos a refletir sobre e da Comunicação, conteúdo iniciado em nossas aulas, no 5 Serão estes os conteúdos a serem trabalhados:• A evolução tecnológica e as mudanças nos modos de ser e conviver na atual sociedade.• Histórico, desenvolvimento da rede internet.• A internet e seus recursos de comunicação, informação e lazer.• O uso do correio eletrônico como meio de comunicação e de acesso a aplicativos, jogos e programas na web. • Publisher – programa de diagramação eletrô Conteúdos Procedimentais

São as habilidades que serão desenvolvidas para que possam fazer uso da tecnologia de forma criativa, ética e humanizadora. Como faremos isso?

Nas aulas de Informática, vocês sempreque trabalharemos (sobre os programas). Por isso, é fundamental que estejam com a pasta de Informática (solicitada na lista de material), que é de uso econceitos apresentados, assistiremos aplicar esses conceitos, além de atividades que envolverão trocas de ideias, pesquisas, filmes e apresentações multimídias.

Todo esse trabalho dependerá muito da sua organização para nossas aulas e empenho, meuseu. Porém, vale lembrar que a aprendizagem é um processo de construção do conhecimento e isso requer tempo e disposição. Assim, estejam sempre com a pasta de Informática e todas as fichas arquivadas. Avaliação

No 6º ano, diferentemente do ano Informática. Nossa avaliação será processual, ou seja, você estará sendo avaliado em todas as aulas, pela sua participação responsável, pelas atitudes de cooperação e colaboração, trabalho em dupla, respeito à opinião do outro, pela organização com suas fichas e pastas, com o computador e local de trabalho no laboratório, pelo desempenho e pontualidade na realização das atividades e na conclusão de nossos projetos de trabalho.Os pontos estão assim distribuídos:PP = 12,0 Participação em aula: 3,0 Organização com seu material e com o laboratório: 3,0Trabalhos e tarefas: 6,0 P = 18,0 – distribuídos durante todo o processo do produto final do trimestre apresentação sobre a evolução tecnológiaulas e será finalizada para apresentação na semana de 16 a 20 de abril.

Um ótimo 2018 a todos!

9

fletir sobre Valores e Ética no uso das TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação, conteúdo iniciado em nossas aulas, no 5o ano.

Serão estes os conteúdos a serem trabalhados: A evolução tecnológica e as mudanças nos modos de ser e conviver na atual sociedade.Histórico, desenvolvimento da rede internet. A internet e seus recursos de comunicação, informação e lazer. O uso do correio eletrônico como meio de comunicação e de acesso a aplicativos, jogos e

programa de diagramação eletrônica.

São as habilidades que serão desenvolvidas para que possam fazer uso da tecnologia de forma criativa, ética e humanizadora. Como faremos isso?

, vocês sempre receberão fichas tutoriais do Conteúdo (sobre os programas). Por isso, é fundamental que estejam com a pasta de

Informática (solicitada na lista de material), que é de uso exclusivo para essa disciplina. Aconceitos apresentados, assistiremos a videoaulas. Teremos propostas de trabalho em que iremos aplicar esses conceitos, além de atividades que envolverão trocas de ideias, pesquisas, filmes e

e trabalho dependerá muito da sua organização para nossas aulas e empenho, meuseu. Porém, vale lembrar que a aprendizagem é um processo de construção do conhecimento e isso requer tempo e disposição. Assim, estejam sempre com a pasta de Informática e todas as fichas

No 6º ano, diferentemente do ano passado, nós teremos trabalhos e avaliações da área de Informática. Nossa avaliação será processual, ou seja, você estará sendo avaliado em todas as aulas, pela sua participação responsável, pelas atitudes de cooperação e colaboração, trabalho em dupla,

speito à opinião do outro, pela organização com suas fichas e pastas, com o computador e local de trabalho no laboratório, pelo desempenho e pontualidade na realização das atividades e na conclusão de nossos projetos de trabalho.

ribuídos:

Organização com seu material e com o laboratório: 3,0

distribuídos durante todo o processo do produto final do trimestre apresentação sobre a evolução tecnológica. Esta atividade, realizada em dupla,aulas e será finalizada para apresentação na semana de 16 a 20 de abril.

Profª Ana Claudia

Tecnologias da Informação

A evolução tecnológica e as mudanças nos modos de ser e conviver na atual sociedade.

O uso do correio eletrônico como meio de comunicação e de acesso a aplicativos, jogos e

São as habilidades que serão desenvolvidas para que possam fazer uso da tecnologia de

s do Conteúdo Conceitual (sobre os programas). Por isso, é fundamental que estejam com a pasta de

xclusivo para essa disciplina. A partir dos eremos propostas de trabalho em que iremos

aplicar esses conceitos, além de atividades que envolverão trocas de ideias, pesquisas, filmes e

e trabalho dependerá muito da sua organização para nossas aulas e empenho, meu e seu. Porém, vale lembrar que a aprendizagem é um processo de construção do conhecimento e isso requer tempo e disposição. Assim, estejam sempre com a pasta de Informática e todas as fichas

passado, nós teremos trabalhos e avaliações da área de Informática. Nossa avaliação será processual, ou seja, você estará sendo avaliado em todas as aulas, pela sua participação responsável, pelas atitudes de cooperação e colaboração, trabalho em dupla,

speito à opinião do outro, pela organização com suas fichas e pastas, com o computador e local de trabalho no laboratório, pelo desempenho e pontualidade na realização das atividades e na

distribuídos durante todo o processo do produto final do trimestre – criação de atividade, realizada em dupla, ocorrerá durante as

10

DISCIPLINA: INGLÊS PROFª RENATA PERCHE

Dear students, welcome to the 6th

grade! Wish you a great return to school!

Como foram as férias? Espero que tenham aproveitado bastante. Espero também que estejam animados para dar início a esta nova fase na vida escolar de vocês!

Sou sua nova professora de Inglês e espero que possamos estabelecer uma boa parceria na aprendizagem dessa língua que está tão presente em nosso cotidiano. Quero colaborar o melhor que puder para que vocês prossigam em seu aprendizado. Estarei sempre pronta a ajudá-los.

O livro didático de vocês neste ano será o Gateway A1+ (2nd edition). Usaremos o Student’s

book em sala de aula para leitura de textos, atividades de escrita, compreensão e produção oral. O Workbook é o livro com exercícios extra, normalmente destinados para casa como homework. Esses são os conteúdos que estudaremos ao longo do 1° trimestre: CONTEÚDOS CONCEITUAIS - Welcome Unit: Nesta unidade, vamos rever alguns dos vocabulários que vocês estudaram até o 5° ano. Também vamos estudar frases constantemente usadas em sala de aula (como fazer perguntas, pedir permissão ou pedir coisas emprestadas) para promover o uso do Inglês o máximo possível em nossa comunicação em classe. - Unit 1: Aprenderemos a pedir e a fornecer informações como nome, idade, idade, etc, usando o verbo to be. Também vamos ler e aprender a fazer profiles, isto é, textos breves com dados pessoais e vamos estudar vocabulário sobre países, nacionalidades e família. - Unit 2: Nesta unidade, falaremos sobre a nossa escola, nossas matérias e professores favoritos. Também discutiremos como melhor organizar seus estudos e a aprenderemos a escrever e-mails informais. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS Esses são alguns dos procedimentos que utilizaremos nas aulas de Inglês ao longo do ano: - Ler e compreender textos em Inglês, passando pelas etapas de previsão, compreensão do sentido geral do texto e busca por informações específicas. - Elaborar textos simples de forma completa – vamos escrever textos curtos, mas com ideias completas. - Reelaborar textos – vamos fazer diferentes versões de um mesmo texto, para que vocês aprendam a fazer a autocorreção. - Elaborar um glossário de estudo pessoal – vamos reunir o vocabulário aprendido em cada unidade e adicionar a ele vocabulários pesquisados por vocês. - Utilizar, no cotidiano de classe, os conteúdos e os vocabulários já aprendidos por vocês.

Incentivo que busquem outras fontes de estudo da Língua Inglesa. Ouçam música e assistam a séries e filmes com legendas, procurem ler sites em Inglês e, ao acessar as redes sociais ou jogos online, tentem usar a Língua Inglesa como meio para comunicação.

11

CONTEÚDOS ATITUDINAIS Essas são algumas das atitudes esperadas de vocês com relação a aprendizagem de Inglês: - Participar das atividades propostas em sala e ter empenho na realização das atividades destinadas para casa. - Ser pontual quanto à realização das atividades, seguindo as datas estipuladas na agenda. - Manter o material (livro, caderno, glossário) sempre organizado. - Saber ouvir e saber falar em momento adequado, respeitando a fala da professora e dos colegas. - Dar importância ao grupo, respeitando os outros e o espaço escolar. - Respeitar a diversidade de conhecimento da Língua Inglesa na sala de aula, para que tenhamos um ambiente confortável para aprendizagem. AVALIAÇÃO

A Avaliação será contínua. Todas as atividades feitas em sala, bem como as tarefas para casa, farão parte de sua aprendizagem e Avaliação. Provas - A 1a prova valerá 6 pontos e incluirá todo Conteúdo Conceitual aprendido até a sua data. - A 2a prova, trimestral, valerá 12 pontos e incluirá todo o conteúdo trabalhado ao longo do trimestre. Processo Pedagógico - Tarefas: valem 4 pontos. São as tarefas presentes no livro didático Workbook. Também estão incluídas aqui as fichas de atividade e os exercícios extra pedidos em sala. As fichas recebidas devem ser organizadas por vocês na pasta de Inglês, como material de estudo e pesquisa. - Produções escritas: valem 3 pontos. A cada trimestre, faremos uma ou mais produções textuais que passarão por processos de reescrita. Os textos poderão ser elaborados individualmente ou em grupo, na própria sala de aula ou como tarefa para casa. - Autoavaliação: vale 2 pontos. Trata-se de uma ficha com perguntas referentes ao Conteúdo Conceitual, Procedimental e Atitudinal desenvolvidos ao longo de cada trimestre. A ideia é que vocês tenham um momento para refletir sobre seu empenho e desenvolvimento nas atividades propostas, buscando sempre melhorar-se para os trimestres seguintes.

- Participação e atitude em sala de aula: vale 3 pontos. Uma ficha será entregue a vocês no início de cada trimestre e deve ser fixada no caderno, para que, juntos, possamos acompanhar a participação a atitude nas aulas, frente aos estudos e aos relacionamentos pessoais.

12

Se precisarem se comunicar comigo, podem me escrever: [email protected] Have a very good trimester!

Teacher Renata

DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFª LUCIANE S. ROSENBAUM

Seja bem-vindo(a) à viagem pelo mundo da Matemática do 6º ano!

Você trouxe todo o material? Vamos fazer a checagem agora:

• Caderno • Livro • Estojo • Caderno de teoria • Pasta • Curiosidade • Boa vontade • Respeito • Colaboração • Perseverança • Garra

Você é curioso? Espero que sim! Pois são mentes curiosas que desenvolveram o

conhecimento de que dispomos hoje no mundo! Neste ano, você será meu convidado à viagem ao Mundo da Matemática. No primeiro

trimestre, começaremos nossa viagem conhecendo como eram os primeiros registros de quantidades feitos pelos homens primitivos.

Mas o que aquele canguru está fazendo no topo da página? Ele é o símbolo de uma competição internacional Kangourou Sans Frontières (KSF) ou Canguru de Matemática Brasil. Mais de 56 países participam da competição e, em 2017, no Brasil, foram mais de 2 mil escolas e quase 300 mil participantes. No ano passado nossos alunos conquistaram 30 medalhas. A competição visa desenvolver o gosto pela Matemática por meio de problemas interessantes, denominados jogos, que visam explorar situações desafiadoras que empreguem diversas estratégias, como cálculo mental, raciocínio lógico, operações matemáticas nos diversos conjuntos, entre outros.

Provas (P): 18 pontos

Prova I 6,0 pontos Conforme calendário escolar.

Prova 2 12,0 pontos Conforme calendário escolar.

Processo Pedagógico (PP): 12 pontos

Tarefas 4,0 pontos Durante todo o trimestre.

Produções escritas 3,0 pontos Autoavaliação 2,0 pontos Participação 3,0 pontos

13

O problema a seguir estava na prova para os sextos anos da competição Canguru de Matemática Brasil. de 2017! E aí, vai encarar?

Na figura, temos uma construção feita com cubinhos e

uma planta indicando a posição e a altura das colunas de

cubinhos. Alguém derrubou tinta sobre a planta, borrando

duas casas. Qual é a soma dos números da planta que foram

borrados?

R______________________________________________________________________________

http://www.cangurudematematicabrasil.com.br/

Você vai participar de atividades em grupo e também em casa, sempre usando a Matemática de uma forma problematizadora e investigativa! Vamos usar jogos, vídeos e muita conversa para aprender Matemática!

Quase ia me esquecendo... Vamos criar uma comunidade de estudos em que o erro será um importante recurso para aprendermos! Você sabia que, quando você comete algum erro, seu cérebro cria mais conexões do que quando acerta? E que os grandes gênios e pessoas de sucesso não são pessoas que nunca erram, mas aqueles que encaram o erro como um elemento natural, importante para conquistar o sucesso!

Os CONTEÚDOS CONCEITUAIS que serão trabalhados ao longo do primeiro trimestre são: • História dos números • O Sistema de numeração decimal e outros sistemas de numeração • Números naturais: representação na reta numérica • Operações fundamentais com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão • Aplicação das propriedades das operações • Multiplicação e problemas de contagem • Potenciação e radiciação de números naturais • Expressões numéricas, envolvendo operações com números naturais • Problemas envolvendo operações com números naturais. • Leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos. • Uso de padrões

Os CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS que serão trabalhados ao longo do primeiro trimestre são: • Conhecer os métodos primitivos de contagem e situações que motivaram sua criação e evolução. • Comparar o sistema de numeração decimal com outros sistemas de numeração. • Conhecer os símbolos e as regras do sistema se numeração romano, mostrar no que o sistema é usado atualmente e compará-lo com o sistema de numeração decimal. • Compreender o funcionamento do sistema de numeração decimal, de sua representação na reta numerada e de sua utilização em sistemas de contagem e ordenação. • Operar com os números naturais corretamente. • Identificar quando a divisão é exata ou não-exata. • Resolver uma expressão numérica. • Calcular, usando os procedimentos: mental, escrito, e estimativas envolvendo operações com números naturais, estabelecendo estratégias para resolver problemas.

14

• Analisar, interpretar e resolver situações-problema, envolvendo números naturais, relacionando as operações com números naturais. • Aplicar as etapas para a resolução de problemas: compreender o problema, traçar um plano, colocar o plano em prática. • Utilizar procedimentos para desenvolver habilidades de cálculo que envolvam as várias operações com números naturais, ou seja, resolução de problemas optando por uma ou mais operações. • Compreender a potência como produto reiterado de fatores iguais. • Compreender a raiz de um número natural a partir de problemas, com envolvimento de potenciação e raiz em N para a resolução de expressões numéricas. • Coletar e organizar dados, interpretar, resolver e verificar resultados. • Investigar padrões, regularidades e modelos nos problemas apresentados em discussões.

Já os CONTEÚDOS ATITUDINAIS que serão trabalhados ao longo de todo ano letivo são: • Perseverança no enfrentamento de desafios, ou seja, na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias (inclusive de verificação de resultado). • Predisposição para aprender outras estratégias para resolver um problema • Interesse e curiosidade em conhecer diferentes estratégias de cálculo. • Valorização do uso da linguagem matemática para expressar-se com clareza e precisão. • Respeito ao outro. • Valorização e colaboração com o trabalho coletivo. • Organização do próprio material de trabalho. Cumprimento de prazos. • Disposição à pesquisa, sempre com espírito investigativo. • Qualidade na produção. • Estudo e dedicação às tarefas de casa. AVALIAÇÃO

O processo de Avaliação é contínuo, acontecendo em todos os momentos da aula. O trimestre terá valor de 30 pontos, assim distribuídos: • Duas provas trimestrais: 18 pontos. A primeira será realizada em março com o valor de 6,0 pontos e a segunda será em abril e vale 12 pontos. • Processo Pedagógico: 12 pontos. A nota do Processo Pedagógico compreende dois aspectos: Atitudinal: o empenho, a participação nas aulas, a postura, as atitudes diárias do aluno, a pontualidade na entrega de tarefas, o capricho nas atividades, a organização do caderno e dos materiais de aula, o compromisso e a responsabilidade com os estudos. (8,0) Trabalhos e atividades: durante o trimestre, o aluno realizará tarefas, pesquisas e trabalhos com o objetivo de avaliar a sua compreensão em relação aos temas estudados. (4,0)

Desejo a todos um excelente ano letivo! Um abraço carinhoso, Luciane.

15

DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFª MAÍRA PRECIVALLE GALIOTTE ALMOSTER Queridos alunos Bem-vindos ao 6º ano! É com muita alegria que iniciaremos as nossas aulas de Ciências. Ciências é uma disciplina muito interessante e apaixonante, pois está totalmente ligada à observação, à busca de explicações para o que observamos e, muitas vezes, submetidas a algum tipo de experimentação que confirme de modo prático que aquela explicação é correta, ou, pelo menos, coerente.

Seguem os temas que estudaremos neste trimestre (Conteúdos Conceituais). 1) Um ambiente dinâmico • Viver na Terra • O ecossistema • Obtenção de alimento • Relações alimentares 2) A água • A água nos seres vivos e na Terra • O tratamento da água • A contaminação da água e as doenças transmitidas pela água contaminada • Estados físicos da água • O ciclo da água • Propriedades da água Vocês encontrarão o Conteúdo Conceitual na Unidade 1 (temas 1 a 4 – páginas 16 a 29) e na Unidade 5 (temas 1 a 6 – páginas 118 a 142) do livro didático, além de fichas e materiais de suporte didático que serão fornecidas durante o trimestre. As fichas complementares deverão ser colocadas na pasta, solicitada na lista de material. O caderno e o livro deverão estar devidamente identificados. Estes constituem o material básico e devem estar presentes em todas as aulas. A agenda do Colégio é material diário. Não deixem de fazer o cadastro do seu livro digital. As instruções estão na contracapa do seu livro. Além de ser muito interessante, há vários recursos que podem ajudar nos estudos. Para colocarmos em prática os Conteúdos Conceituais, estudaremos da seguinte forma. Conteúdos Procedimentais Caderno - Registrar as aulas no caderno. Vocês serão informados claramente sobre os aspectos mais relevantes dos assuntos estudados. Faço uma seleção dos módulos de cada capítulo do livro, que é um texto básico e obrigatório, que vai auxiliar no seu estudo, mas não o único. Vocês deverão ficar atentos e fazer o registro livre, um momento de anotação dos assuntos que vocês consideram importantes também. Essas anotações livres poderão ser feitas a lápis, assim vocês poderão revisar e conferir seus registros nos momentos de estudos. Não se preocupem, começaremos juntos e, aos poucos, vocês vão desenvolver maior autonomia. - Registrar de forma livre, no início de cada tema a ser estudado, tudo o que sabem sobre aquele assunto. Esse procedimento, chamaremos de Primeiras ideias.

16

Valorizo muito o registro no caderno. Um caderno completo, organizado e bem feito é um aliado muito importante nos seus estudos. Caprichem! Pesquisa

- Ampliar o repertório voltado à pesquisa acadêmica, introduzindo as regras da ABNT. Isso será feito em parceria com as disciplinas História e Geografia.

- Coletar dados, informações, reportagens e/ou artigos relacionadas ao problema da falta de água no Brasil e no mundo.

- Pesquisar livros ou sites de divulgação científica na internet a respeito das doenças que estão relacionadas com a água parada. Hora da prática: experimento, observação ou criação de modelos

- Manusear adequadamente materiais em atividades práticas. - Organizar informações obtidas em experimentos, por meio de desenhos, esquemas ou

texto, no caderno ou nos roteiros de aula prática. - Levantar hipóteses.

Trabalho em grupo - Produzir panfleto (folder) sobre doenças que são vinculadas e/ou relacionadas com a água.

Nas aulas de Informática, vocês aprenderão como confeccionar os folders. - Trabalhar em grupo de modo que haja produção individual e coletiva.

Estabelecendo conexões

- Revisar e sistematizar os conteúdos desenvolvidos por meio de mapas conceituais. Novamente, trabalharemos em parceria com Geografia. Imagens e esquemas

- Analisar imagens referentes aos conceitos estudados. - Elaborar esquema sobre o ciclo da água.

Para que as nossas aulas aconteçam da forma mais produtiva possível, vamos adotar, durante todo o ano, atitudes, tais como:

• Ouvir atentamente a explanação do professor e dos colegas. • Não interromper a fala do outro. • Levantar a mão e aguardar o momento certo para falar. • Respeitar uns aos outros em suas opiniões, concordando ou discordando delas. • Respeitar os materiais pessoais e coletivos. • Ser cooperativo. • Valorizar as atividades em grupo. • Apresentar tarefas e atividades com qualidade. • Empenhar-se em melhorar a expressão oral e escrita. • Cumprir os combinados – datas, prazos, materiais... • Ser organizado com o material, que deve estar sobre a mesa em todas as aulas: o caderno

de registros, a agenda, o estojo, o livro e os materiais específicos, solicitados previamente.

A Avaliação ocorre durante a aula, na realização de atividades individuais ou em grupo, na

classe ou no laboratório, enfim, o tempo todo. As provas (P) totalizarão 18 pontos e o Processo Pedagógico (PP), 12 pontos, sendo esses

distribuídos conforme a tabela que segue.

17

PROVAS (P)

Prova 1 6,0 pontos Total de pontos: 18,0 Prova 2 12,0 pontos

PROCESSO PEDAGÓGICO (PP)

Atitude, participação e empenho nas aulas e atividades.

2,0 pontos

Total de pontos: 12,0

Registro no Caderno

2,0 pontos

Material 2,0 pontos Elaboração de tarefas e fichas de exercícios

6,0 pontos

Desejo a todos um ótimo 2018! Grande abraço, Maíra DISCIPLINA – GEOGRAFIA PROFª MARIA HELENA MENDES DE ALMEIDA (NENA)

Bom dia! Sejam bem-vindos!!!! O ano letivo de 2018 será bem diferente e cheio de boas novidades. Vocês estão iniciando o sexto ano do Ensino Fundamental II, são vários professores e muitas descobertas. Suponho que estejam ansiosos, novos professores e dinâmicas de aulas, novas leituras, novas descobertas, novos amigos, novos conhecimentos... Nossa! Muita coisa nova! Aproveitem ao máximo essas novidades e sintam-se estimulados a aprender mais sobre o mundo e as realidades que nos cercam. Apesar de tudo tão novo, fiquem tranquilos, vamos caminhar juntos nesse trajeto. Durante o 6º ano, o curso de Geografia, especificamente, também acaba propondo novos desafios e conquistas. Em nossas aulas, espero conseguir despertar o interesse e a criatividade de todos, para que possamos ter um ano letivo prazeroso. Teremos a oportunidade de compartilhar reportagens variadas sobre assuntos da atualidade e teremos, também, uma aula de leitura por

18

semana, com textos lidos e escolhidos pela professora, como forma de observarmos diferentes modos de vida. Nesse ano, teremos, ainda, o Estudo do Meio ao interior de São Paulo, refazendo a “Rota dos Bandeirantes” e, ainda no primeiro trimestre, faremos pesquisas prévias sobre determinados Conteúdos Conceituais que abordaremos em campo. Mas, para que consigamos ter um ano tranquilo, valem alguns lembretes. Mantenham seus cadernos sempre organizados e completos. Sigam as orientações fornecidas pela professora desde o início do ano e que foram coladas no caderno. Organizem seu tempo, disponibilizando um horário para a rotina de estudos diários. Utilizem a agenda, anotando lições e outros prazos de atividades que serão combinadas em sala de aula. A agenda coletiva também poderá auxiliá-lo(a) na organização de suas tarefas diárias. O Geoatlas deverá ficar em casa. Sempre que formos utilizá-lo em sala de aula, será previamente solicitado. Você pode utilizá-lo como fonte de pesquisa para qualquer disciplina. (O Geoatlas será utilizado até o Ensino Médio.) Tragam às aulas o estojo completo com lápis de cor, régua, tesoura e cola. O dicionário da Língua Portuguesa poderá ser utilizado sempre que necessário; portanto, mantenha-o na mochila. Nas últimas páginas do Geoatlas, há uma lista de sites com fontes seguras que podem servir de apoio às pesquisas solicitadas em Geografia ou em outras matérias. Após os lembretes, vejamos o que vamos estudar. Neste primeiro trimestre, estudaremos os módulos 01, 02 e daremos início ao módulo 03 de nosso livro didático (“Geografia homem e espaço, 6ºano”. Lucci, Elian Alabi & Branco, Anselmo Lazaro. 25ed. São Paulo: Saraiva, 2014). Nesses módulos, tomaremos contato com os Conteúdos Conceituais que abordam os temas: “As paisagens e o espaço geográfico”, “Universo e planeta Terra, movimentos, orientação e representação”, e “Formação da Terra e a litosfera”. Basicamente, neste primeiro trimestre, veremos os diferentes lugares com os quais nos relacionamos no dia a dia. A ideia é partirmos dos locais que vivemos para o espaço global. Como consequência, vamos compreender as relações existentes entre os diversos lugares do mundo, como os meios de transportes e as comunicações intensificam e estimulam essas relações entre as pessoas e os lugares. E ainda, como o ser humano produz o espaço em que vive, ao mesmo tempo em que esse espaço social interferirá diretamente no nosso modo de vida. Muitas dessas relações entre os seres humanos e os lugares em que vivemos são observadas através das paisagens e dos elementos que compõem cada paisagem. Esses Conteúdos serão abordados em sala de aula, com o auxílio do livro didático, através de nossas atividades de reportagens e de nossas aulas de leitura. Conjuntamente a esse conteúdo, estaremos verificando como o planeta se formou e veio se transformando, seja pelo próprio processo da natureza ou pela ação humana. O livro didático é um importante apoio às nossas aulas; porém, outros textos, fichas, filmes, farão parte de nossos conteúdos, devendo, portanto, ser atribuída a mesma importância a esses outros instrumentos do que aquela dada ao livro didático. Lembrem-se, o caderno será nosso principal instrumento de estudo. Os conteúdos que trabalharemos em aula são variados, sendo eles: CONTEÚDOS CONCEITUAIS • O que é paisagem, lugar e espaço geográfico? • Os diferentes lugares do nosso dia a dia • As transformações do espaço geográfico • Diferentes Modos de Vida • Nossas relações com os lugares do mundo • Universo e Sistema Solar • Planeta Terra – características e movimentos

19

• A orientação no espaço geográfico • A representação do espaço geográfico CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS • Coletar e socializar informações sobre a atualidade (reportagens e/ou artigos – mídia em geral). • Ler e destacar pontos importantes dos textos (coletiva e individualmente) – para que posteriormente possamos trabalhar com o procedimento de fichamento. • Produzir anotações nas aulas de leitura, como forma de estimular o registro autônomo. • Elaborar anotações de aula durante a explicação ou colocação de algum colega. • Ampliar o repertório voltado à pesquisa acadêmica, introduzindo regras da ABNT. • Produzir textos variados. • Elaborar esquemas e mapa conceitual – inicialmente com a professora em lousa, estimulando a autonomia do aluno, para que, ao longo da trajetória, ele mesmo possa desenvolver, de forma autônoma e consciente, seus esquemas e mapa conceitual. • Correlacionar Conteúdos Conceituais. • Levantar hipóteses diante das relações de causa e efeito entre os Conteúdos Conceituais. • Orientar-se a partir de pontos de referências fixos. • Inferir diante dos Conteúdos Conceituais propostos. • Interpretar e compreender textos e enunciados de questões. • Explorar o livro didático. • Socializar os registros individuais oralmente. CONTEÚDOS ATITUDINAIS • Saber ouvir e falar no momento adequado. • Respeitar opiniões e diferenças individuais e/ou coletivas presentes em diferentes modos de vida • Cooperar na realização de trabalhos em grupo. • Cuidar do seu material didático. • Organizar uma rotina de estudos. AVALIAÇÃO A Avaliação é um processo contínuo que ocorre nos mais diferentes momentos do trabalho, cumprindo um duplo objetivo: ser um momento de diagnóstico da sua aprendizagem A verificação e a qualificação dos resultados da aprendizagem no início, durante e no final do trimestre, visam sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimulá-lo a continuar dedicando-se aos estudos. Ao longo de cada trimestre, serão empregados instrumentos de avaliação diversificados, oportunizando a você múltiplas formas de manifestação do seu desempenho escolar, considerando a relação mútua entre os aspectos quantitativos e qualitativos pertinentes ao processo de aprendizagem.

Alguns instrumentos de avaliação: • Produção de textos: individuais e, também, coletivamente. • Trabalhos em grupo, sendo os itens contemplados com clareza nos objetivos. Você será avaliado pelo grupo e por você mesmo, estimulando seu compromisso com o coletivo e buscando soluções nas eventuais dificuldades. • Realização das tarefas de casa (qualidade e quantidade). • Pesquisas diversas. • Prova.

20

AVALIAÇÕES

Prova 1 6,0 pontos Dia: Total de pontos: 18,0 Prova 2 12 pontos Dia: Semana de

provas. PROCESSO PEDAGÓGICO (PP)

Trabalhos, atividades relacionadas a aula de leitura e reportagens.

8,0 pontos Entrega: em dias previamente marcados.

Total de pontos: 12,0

Participação, empenho nas aulas e tarefas

4,0 pontos Avaliação ao longo do trimestre.

Espero que gostem do nosso curso e percebam que a comunicação é essencial para que consigamos desenvolver uma excelente relação neste ano letivo. Sempre que surgirem dúvidas, perguntem, estarei pronta para retirá-las. Um beijo, Professora Nena DISCIPLINA: DESENHO GEOMÉTRICO PROFª VANESSA S. QUEIROZ

Queridos alunos, é uma grande satisfação poder contribuir para o aprendizado de vocês em Desenho Geométrico. É uma disciplina que faz parte da Matemática e o nosso estudo não se baseará apenas em traçados geométricos.

Você se encantará ao descobrir as possibilidades do estudo da Geometria por meio das relações com os elementos da natureza e em criações do homem. Às vezes, andamos pela rua e não reparamos naquilo que nos rodeia, no entanto, se olharmos atentamente, podemos visualizar formas geométricas fantásticas nas imagens que preenchem os nossos olhos todos os dias.

Durante o trimestre, você participará de atividades de observação e experimentação com figuras (tridimensionais e bidimensionais), para que consiga identificar suas características, padrões e usar suas propriedades para conceituar classes de formas. Construiremos e analisaremos formas espaciais diversas e suas planificações, faremos investigações sobre a História da Geometria e identificaremos as formas estudadas com o mundo real e suas relações matemáticas.

Este ano, você participará da Olimpíada Canguru de Matemática Brasil. O objetivo é desenvolver no estudante o gosto pela Matemática por meio de problemas interessantes e divertidos (difíceis ou não), sem o caráter competitivo das Olimpíadas. Jogos, desafios e problemas de raciocínio lógico serão apresentados no decorrer das aulas.

A disciplina de D.G. não possui um único livro como referência. Utilizaremos o livro de Matemática, complementaremos as aulas com fichas, apresentações em Power Point, simuladores, leituras complementares de outros livros, jogos, atividades práticas e investigativas. O caderno de Desenho será utilizado para você registrar a teoria, realizar construções geométricas e resolver exercícios.

Vamos conhecer alguns softwares específicos para aprofundar ainda mais sua aprendizagem em Geometria. Usaremos o Laboratório de Informática em alguns momentos e o Moodle será necessário para a realização de atividades e estudos ao longo do ano.

Todas as aulas serão avaliadas. Além das provas, trabalhos, participação, organização, registros e lições, sua participação individual e no grupo será analisada em todos os momentos.

Cuide de seu material, principalmente dos instrumentos de D.G., pois serão utilizados em todos os anos do Ensino Fundamental 2.

21

Conteúdos Conceituais • História da Geometria • Figuras planas e suas características • Figuras tridimensionais e os sólidos geométricos: classificações, planificações, vistas e elementos (faces, vértices e arestas) • Conceitos primitivos da Geometria: ponto, reta, semirreta, segmento de reta e plano • Retas no plano (retas paralelas, perpendiculares e concorrentes) Objetivos • Reconhecer as formas geométricas na natureza, nas construções, nas artes, etc. • Descobrir as origens e conhecer um pouco da História da Geometria. • Diferenciar formas planas de não planas e associá-las a objetos desenvolvidos pelo homem e à natureza ao seu redor. • Classificar as formas geométricas espaciais em poliedros ou não poliedros. • Identificar, nomear e quantificar elementos de poliedros e corpos redondos. • Identificar a planificação de alguns sólidos geométricos. • Identificar as vistas lateral, superior e frontal de um objeto tridimensional. • Reconhecer, identificar e representar corretamente um ponto, um plano, uma reta, semirreta ou segmento de reta, estabelecendo suas diferenças e sua nomenclatura adequada. • Reconhecer, no plano e nas figuras geométricas, pontos colineares, segmentos congruentes, consecutivos, colineares e semirretas opostas. • Identificar e traçar, com uso de esquadros, retas paralelas, concorrentes e perpendiculares. Conteúdos Procedimentais • Visualizar os objetos geométricos e distinguir figuras bidimensionais de tridimensionais, descrevendo algumas de suas características e estabelecendo relações entre elas, utilizando a nomenclatura própria. • Utilizar softwares e aplicativos de Geometria, na observação de elementos, características, padrões e construções das formas geométricas estudadas. • Vivenciar experiências com diversos tipos de materiais concretos manipuláveis, a fim de que o aluno possa ter a oportunidade de encontrar o meio material que seja mais apropriado a sua percepção sensorial e que mais aguce a sua curiosidade. • Ler fragmentos de outros textos, notícias de jornais, paradidáticos, regras de jogos, situações-problema, desafios, a fim de contribuir para o desenvolvimento da competência leitora e escritora do aprendiz. • Registrar as aulas e sistematizar o conteúdo abordado ou de alguma atividade de investigação. • Identificar imagens do cotidiano contendo retas paralelas, perpendiculares e concorrentes. • Construir retas com o uso dos esquadros e poliedros em malhas pontilhadas. • Planificar, comparar e classificar as figuras tridimensionais em corpos redondos e poliedros, prismas e pirâmides, realizando a contagem do número de faces, vértices e arestas. • Interpretar uma situação-problema, seja ela numérica, geométrica ou métrica: selecionar informações pertinentes, elaborar um plano de resolução, estimar possíveis soluções, decidir sobre os procedimentos de resolução e justificar os procedimentos escolhidos para a solução, comprovar a validade dos resultados e apresentar a solução de forma clara e organizada. • Identificar a posição de figuras e de seus deslocamentos no espaço, estabelecendo diferentes pontos de visualização (frontal, superior, lateral). • Compreender os elementos básicos da geometria – ponto, reta e plano – associando-os com elementos dos sólidos geométricos e polígonos, utilizando a nomenclatura adequada.

22

• Construir, identificar e distinguir as retas, semirretas e segmentos de retas, utilizando símbolos geométricos e nomenclatura adequada. Conteúdos Atitudinais • Utilizar a agenda e cumprir o prazo de entrega de trabalhos, fichas e tarefas. • Falar no momento correto, expor suas dúvidas e ouvir com atenção a explicação da professora e a participação de outros colegas. • Trazer todos os materiais de construção geométrica, livro, fichas e caderno. • Não utilizar celular em sala de aula e deixá-lo na mochila desligado. • Registrar a pauta da aula, as anotações da lousa, telão e comentários da professora. • Respeitar a professora, os colegas e todos os funcionários do Colégio. • Evitar saídas desnecessárias da classe. • Trabalhar em grupo, respeitando a opinião dos colegas e com uma postura pró-ativa. • Fazer um estudo diário e realizar todas as tarefas e atividades com qualidade e responsabilidade. • Utilizar o ambiente de aprendizagem virtual Moodle para complementar o estudo. • Enfrentar desafios, buscando diferentes estratégias para a resolução de problemas. • Usar a linguagem matemática (oral e escrita) para expressar-se com clareza e precisão. Avaliação

O processo de Avaliação é contínuo, acontecendo em todos os momentos da aula. O trimestre terá valor de 30 pontos e suas notas serão distribuídas da seguinte maneira:

PROVAS = 18,0 PONTOS

1ª Avaliação – 6,0 pontos 2ª Avaliação – 12,0 pontos

• PROCESSO PEDAGÓGICO = 12,0 PONTOS

A nota do Processo Pedagógico é atribuída analisando as atitudes e as atividades desenvolvidas durante o trimestre. Compreende os seguintes itens: • Material: 3,0 pontos • Tarefa: 3,0 pontos • Participação: 3,0 pontos • Trabalho: 3,0 pontos

Um grande abraço, Vanessa.

DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO PROF. ADEMAR POZZER

“Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e viver em paz”. (Provérbio

Shenandoah)

Caros estudantes! Sejam bem-vindos!

Estamos no início de um novo ano letivo. Eis o 6º ano, novo tempo, nova etapa, novo nível, novos amigos e professores, quase tudo novo para os novos alunos. Acredito que este ano será cheio

23

de novidades, desafios e também de muita alegria, pois vocês já venceram uma etapa, já cresceram um pouco mais.

Nas aulas de Ensino Religioso, neste 1º trimestre, teremos a oportunidade de debater, refletir sobre textos, vídeos e leituras que faremos sobre a vida, situações de conflito na sociedade, as formas de violência que nos cercam e a paz como uma atitude e meta a atingir. Analisaremos a realidade em que vivemos a partir da temática proposta pela Campanha da Fraternidade 2018 (CF/2018), Tema: "Fraternidade e superação da violência”. O Lema é: “Vós sois todos irmãos” (Mt

23, 8). A partir do tema e do lema da CF/2018, estudaremos as características básicas e próprias do

Ser Humano, como o bem comum, o amor, o perdão, a justiça, a solidariedade, o serviço, a fraternidade, a família, a paz, a cultura e as expressões religiosas ou crenças das pessoas, a dignidade humana e os direitos violados.

O mundo está sempre em evolução. A vida é movimento. Nós mesmos mudamos: enquanto vamos crescendo, descobrimos que: nossa força física aumentou, mudamos os pensamentos e opiniões, o gosto mudou, preferimos outros filmes e outras leituras, além de que nossa visão de mundo está sendo ampliada. Entretanto, é preciso saber enxergar o mundo plural das tradições da presença do sagrado, do divino e faz-se necessário ir além da criatura ou do universo. Esse Ser Maior, que chamamos de Deus, manifesta-se e revela-se, não apenas por meio da religião, mas está presente na criação e criatura e nas expressões humanas de acolhida, amor, perdão, paz, serviço e de transcendência.

Para isso, teremos a oportunidade de nos questionar. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? O que estamos fazendo aqui e o que deveríamos fazer? O mistério divino, os livros sagrados e outros elementos das religiões servirão de base para nossos estudos, para criar e tirar dúvidas e mesmo para aprendermos a respeitar a dignidade e a opção de cada um e de todos.

O tema da CF/2018 nos guiará neste primeiro trimestre, além de outros pontos de organização, estudos e atividades em preparação para um bom início de ano. Coragem, entusiasmo, força de vontade e empenho. Vamos lá!?!? Conteúdos Conceituais • Construção coletiva das regras de convivência e boas maneiras a serem praticadas com todos. • As mudanças, o mundo em mudança. Eu mesmo estou mudando. As mudanças do 6º ano em diante. • Somos diferentes uns dos outros. Vivemos nossos valores na convivência em sociedade. O bem comum. • CF / 2018: “Fraternidade e superação da violência” e lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8). • Filme: Um tempo de amar. Vídeo: Madi. Serão usados para iluminar a temática do 1º trimestre. • Carnaval, Quaresma e Páscoa. Semelhanças e diferenças em outras religiões e culturas do mundo. • Páscoa Judaica e Páscoa Cristã. Conceitos, simbolos e significados para ambas as religiões. • Exemplo de vida de Madre Catarina Troiani: construção da paz e do amor. Conteúdos Atitudinais • Respeito, confiança e cooperação na convivência no coletivo. • Acolhida, amizade, partilha, justiça, solidariedade e generosidade. • Valorização da vida em sua diversidade e conservação dos ambientes.

24

• Colocar-se no lugar do outro, saber ouvir e falar na hora certa. • Valores para o 1º tri: Coragem e entusiasmo. Conteúdos Procedimentais • Trabalhar em grupo, realizando as atividades com responsabilidade. • Registrar de forma completa os conteúdos das aulas no caderno. • Organizar o caderno e ter pontualidade na entrega de tarefas e trabalhos. Avaliação

A aprendizagem é um processo de construção que acontece ao longo da vida toda e pode

ser avaliada. Na escola, ela acontece em cada área do conhecimento ou disciplina, ao longo do

período ou trimestre, é permanente e contínua. Ela acontece ou pode ser realizada a qualquer

momento, na classe, no bosque, nas salas do Ensino Religioso, em outros ambientes e em diferentes

atividades. Alguns instrumentos fornecem elementos concretos que favorecem a percepção das

habilidades propostas e desenvolvidas, as metas ou objetivos e se foram atingidas. São os estudos,

os trabalhos, as atividades, as tarefas e as provas, que devem ser feitos com empenho, caso

contrário, há a necessidade de reconstruir ou ressignificar o conhecimento adquirido. Esse processo, quando refletido, repensado, retomado e melhorado é o que provoca os avanços e que

consiste no ensinar, aprender, avaliar, recuperar e reavaliar de forma permanente.

P - Atividades, apresentações e resumos no caderno dos estudos do tema da CF/2018, serão P1: 6,0 pontos. - Trabalho em grupos com a temática da CF e com subtemas a aprofundar: a violência na escola, atitudes negativas e a prática do Bullying. P2: 6,0 pontos. Atividades com os filmes. P2: 6,0 pontos.

Outras orientações do processo e dos procedimentos estarão no site e os objetivos serão os

seguintes: a) Compreender que a dignidade humana, os direitos humanos e a busca pela paz e felicidade são desejos e, ao mesmo tempo, elementos básicos da vida pessoal, familiar e social. Visão humanitária. b) Identificar os valores espirituais ou religiosos nas atitudes de zelo ou cuidado em relação à vida humana, razões pelas quais vale a pena investir, priorizando a tolerância e o respeito às diferenças. Visão religiosa. c) Trabalhar em grupos na escola, com etapas progressivas, a partir das informações coletadas nas leituras, pesquisas, sínteses, análises e comparações com outras fontes: revistas, jornais e sites. Visão sociológica. PP - O caderno completo com o registro das aulas e atividades contará para avaliação de PP: 6,0 pontos - A prontidão para o início da aula, material completo, postura pró-ativa, atitudes dentro e fora da sala e execução dos procedimentos adequados para cada aula, contarão para o PP: 6,0 pontos.

Ótimo ano a todas e todos! Bom trabalho e um abraço! Ademar

25

DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: MEL Olá, queridos aprendizes! Enfim nós chegamos ao sexto ano! Este será o nosso terceiro ano juntos e tenho a certeza de que tudo o que aprendemos até agora será necessário para avançarmos na viagem pelo mundo da Arte. Ampliaremos, neste ano, os estudos sobre a linguagem artística, os quais possibilitarão um aprofundamento sobre os elementos visuais, sobre os artistas e as suas ideias e sobre as sensações que uma obra de arte pode despertar. Perceberemos que cada artista precisa desses elementos para representar os seus pensamentos. Neste tri, portanto, estudaremos os elementos básicos da linguagem visual: o ponto e a linha. Vocês aprenderão a projetar uma obra, pensando em materiais, conceitos e na visão do próprio espectador, não esquecendo o registro do processo. E, por falar em registro, continuaremos o trabalho de registrar as ideias, as informações trazidas à sala de aula e os nossos projetos no caderno de Artes. Para concretizar tudo isso, teremos o grande tema neste primeiro trimestre: “A Representação, a observação e o registro artístico” com os seguintes Conteúdos Conceituais. • A importância e a necessidade de regras para: a utilização da sala de artes, o uso do caderno de registros e o agendamento de entrega de tarefas. • A importância do registro e dos esboços na linguagem visual. • Os elementos básicos do desenho (pontos e linhas) na criação artística. • Impressionismo e o pontilhismo. • Tim Burton e o uso da linha. Para conseguirmos uma produção significativa, usaremos os seguintes Conteúdos Procedimentais: • Demonstrar, por meio de exemplos práticos, a melhor utilização da sala de artes, de seus recursos e o uso do próprio material. • Organizar o registro no caderno: títulos e datas dos assuntos vistos. Poderão ser coladas imagens, textos e coletas de informações. • Aprender a usar o portfólio. • Elaborar uma produção inicial a partir da leitura do fragmento retirado do texto “Se o jardim voasse, não seria jardim, seria avião” e avaliar os trabalhos de forma coletiva. • Registrar as experiências estéticas no caderno, apropriando-se da linguagem dos esboços, trabalhando os desenhos: cego, de observação e de memorização de objetos e a sua organização. Intensificar o registro também dos projetos. • Visualizar obras que contenham o ponto e a linha como elementos essenciais de sua composição. • Elaborar produção gráfica a partir do uso de pontos com caneta. • Elaborar produção artística a partir do uso de linhas e rachuras. Vamos relembrar as atitudes que deverão ser reforçadas neste ano? • Ter mais prontidão para o trabalho e participar da aula, sabendo ouvir, perguntar e falar no momento adequado. • Ser mais organizado com o material que deve ser levado em todas as aulas de Artes: o caderno de registros, a agenda, o estojo e os materiais específicos, solicitados previamente. • Prestar atenção às datas de entrega das tarefas e das produções artísticas. Haverá um prejuízo na nota quando não houver a entrega dos trabalhos na data marcada. • Respeitar as apresentações orais individuais.

26

Vejam a distribuição dos pontos neste trimestre: P=18 pontos Produção artística, no trimestre, em vários formatos e linguagens, observando: • a qualidade estética, a limpeza e a organização visual; • o prazo de entrega; • a inventividade; • o atendimento à proposta; • o uso dos materiais. PP=12 pontos

Neste trimestre, será avaliado o caderno de registros com a produção de esboços, de tarefas de casa e com as anotações.

Para começar o nosso ano, uma pequena história... “Conheci certa vez um jardim. Ele era, mesmo, tão pequeno que possuía apenas uma flor. Ficava perto do portão, encostado no muro. Não possuía regador, nem jardineiro, nem habitante algum... Não possuía também nem pedrinhas para enfeitar, nem cerquinhas para contorná-lo. Possuía apenas sua flor vermelha, cheia de folhas. Mas, como todos os jardins, grandes ou pequenos, este também enfeitava. E o que era mais importante: mesmo que a maioria das pessoas não reparasse nele, existia para o habitante da casinha dona do jardim. Ele era o seu pequenino e amado jardim de uma só flor! Basta uma flor... e já é jardim...” (Texto extraído do livro “Se o jardim voasse não seria jardim, seria avião” de Thereza Peric, MASP, 1997)

Aprendiz, todo jardim tem quase sempre um regador e um jardineiro...

Espero que você possa ser uma das muitas flores que formarão o nosso jardim magnífico,

cheio de vida e significado...

Meu jardim agora, com você aprendiz, está completo!

Um beijo da Mel DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA PROFª NATÁLIA

Só a participação cidadã é capaz de mudar o país. (Betinho, sociólogo)

27

Olá a todos! Sejam bem-vindos ao 6º ano do Ensino Fundamental II. O que é cidadania? O que são os direitos humanos? Todas essas questões serão trabalhadas

em nossas aulas. Segundo o sociólogo Betinho, que também foi um grande ativista da cidadania e dos direitos humanos, ter uma participação cidadã, crítica e reflexiva é fundamental para promover a mudança da sociedade para o caminho da justiça e igualdade.

Nossa disciplina abordará questões importantes presentes em nossa sociedade. Discutiremos o que é cidadania e sua relação com os direitos humanos.

Os objetivos da nossa disciplina, neste trimestre, são: Discutir o conceito de cidadania. Aplicar o conceito de cidadania em nossa realidade social. Respeitar e trabalhar com as diferenças presentes em nossa sociedade. Compreender o que é sociedade e suas instituições sociais. Aprender a trabalhar em grupo. Refletir sobre o exercício da cidadania. Refletir sobre o sentido e a origem do que entendemos por direito. Compreender a violência como desrespeito ao direito. Contexualizar historicamente o desenvolvimento da cidadania. Conhecer e refletir sobre a Declaração dos Direitos Humanos de 1948. Desenvolver o olhar crítico sobre a sociedade e sobre questões/ fatos de nosso cotidiano.

Desejo um excelente ano letivo para todos nós. Será um imenso prazer conhecer cada um de vocês. Beijos,

Natália. CONTEÚDO CONCEITUAL - Definição conceitual de cidadão e cidadania. - Cidadania como um conjunto de direitos civis, sociais, políticos e humanos. - Desenvolvimento histórico do conceito de cidadania. - Definição do conceito de sociedade e suas instituições sociais. - Processo de socialização: inserção na sociedade. - Discussão de temas da atualidade que abordem a questão da cidadania. - Violência e cidadania: tipos de violência presentes na sociedade. CONTEÚDO PROCEDIMENTAL 1. Ler e interpretar textos. 2. Ler charges, imagens, tabelas, gráficos. 3. Leitura e interpretação da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. 4. Analisar filmes e vídeos. 5. Realizar o registro das aulas através de anotações. 6. Sintetizar os conteúdos aprendidos através da elaboração de diferentes tipos de produção de texto e expressão. CONTEÚDO ATITUDINAL 1. Respeito à professora e aos colegas. 2. Respeito ao espaço coletivo. 3. Participação nas aulas, atividades e trabalhos propostos. 4. Respeitar prazos de entrega de atividades, tarefas e trabalhos. 5. Desenvolver a prontidão para o trabalho.

28

AVALIAÇÃO A atividade avaliativa será agendada com os alunos e consistirá em trabalho de

aprofundamento sobre os conceitos e temas estudados. P- Atividade avaliativa= 18 pontos - Total: 18 pontos O PP (Processo Pedagógico) no total de 12 pontos será distribuído da seguinte forma: Participação: 2 pontos Atividades: 2 pontos Caderno: 3 pontos Trabalho de apresentação de notícias (produção textual e apresentação oral): 5 pontos DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFª CAROLINA

Bom dia, turma, sejam bem-vindos ao 6º ano! Espero que estejam preparados para um ano repleto de novidades, pois, a partir de agora, vocês conhecerão vários elementos diferentes que estão relacionados diretamente às aulas de Educação Física. Vocês já perceberam que preparamos um início de ano cheio de atividades bacanas, e nós, professores, esperamos que vocês estejam aproveitando tudo com muita alegria e disposição.

Nas aulas de Educação Física, vocês terão a oportunidade de conhecer diferentes modalidades e ampliar seus conhecimentos.

Falando nisso, será que você realmente conhece seu corpo? Para começar, descobriremos de quais maneiras podemos conversar com nossos amigos usando somente o nosso corpo. Você sabia que o seu corpo fala? Vamos explorar novos movimentos, novas formas de locomoção e os diferentes sons que somos capazes de produzir por meio de nosso corpo. Para isso, as Atividades Rítmicas serão nosso guia. Em nossas aulas, haverá jogos coletivos, brincadeiras e sempre muita animação, pois tenho certeza de que vocês adorarão aprender e dividir o que vocês já sabem sobre os conteúdos que iremos trabalhar. Mas não é só isso! Não podemos esquecer que esse ano acontece um dos mais impactantes eventos esportivos do cenário mundial, a Copa do Mundo de Futebol. Desde o início do ano, trataremos de vários assuntos que cercam esse tema. A primeira prática esportiva que vamos explorar será o Handebol. A partir dessa modalidade, desvendaremos o mistério das regras e tentaremos compreender a razão por que sempre temos regras em nossas atividades do dia a dia. É claro que os movimentos básicos e jogos também estarão sempre presentes. Nossas aulas, durante o trimestre, acontecerão na quadra, onde será necessário que vocês tenham alguns cuidados, como usar sempre roupas e calçados apropriados e não usar relógios, brincos, pulseiras ou colares, para a segurança de cada um de vocês. Lembrem-se, vocês não poderão fazer as aulas de Educação Física se estiverem usando jeans!

É muito importante saber que nós estabeleceremos as regras de nossas aulas em conjunto, portanto a participação de todos vocês é muito importante durante todo o trimestre, desde a primeira aula! Sendo assim, em nossas aulas, além de aprender novos conceitos e de praticar atividades físicas, nós também trabalharemos valores fundamentais, como a cooperação entre todos e o respeito às diferenças.

29

*** Não se esqueçam que o uso do uniforme de Ed. Física é obrigatório!!!***

Avaliação Nossa Avaliação acontece em todos os momentos de nossas aulas, seja por sua participação e evolução nas aulas, seja por atitudes ou trabalhos realizados. A nota de Prova (P) será composta por três atividades de pesquisa. A primeira será sobre o tema “Conhecimentos sobre o Corpo”, a segunda sobre o Handebol e a terceira sobre a Copa do Mundo de Futebol. Para a elaboração das três atividades, vocês receberão todas as instruções necessárias durante nossas aulas.

PROCESSO PEDAGÓGICO (PP)

Conteúdos atitudinais

4,0 pontos

Acontecerá ao longo do trimestre.

Total 12,0 pontos

Avaliação de procedimentos

8,0 pontos

Comparará a evolução individual do aluno ao longo do trimestre.

PROVAS (P)

Trabalho de “Conhecimentos sobre o Corpo”

4,0 pontos

As datas serão agendadas em nossa primeira semana de aula.

Total 18,0 pontos Pesquisa sobre o

Handebol 6,0 pontos

As datas serão agendadas em nossa primeira semana de aula.

Pesquisa sobre Copa do Mundo

8,0 pontos

Realização durante as aulas de Educação Física, ao longo do trimestre.

Tenho certeza de que será um trimestre muito interessante!

Beijos, Carol.