prevenção e tratamento de doenças - worldclass.com.br · o rotary não tira férias! e stamos...

8
Páginas 2 Governadora 2017-2018 Sueli Inckot e Romualdo Dezembro 2017 Informativo Mensal Prevenção e Tratamento de Doenças Página 6 Página 4 II Seminário da Juventude Distrito 4730 XVI Jantar Internacional das Estrelas do Rotary Club de Rio Negro

Upload: doanthien

Post on 13-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prevenção e Tratamento de Doenças - worldclass.com.br · O Rotary não tira férias! E stamos há seis meses de nossa gestão, ... e verificar o que está faltando, para chegar

Páginas 2

Governadora 2017-2018

Sueli Inckot e Romualdo

Dezembro 2017Informativo Mensal

Dezembro 2017

Informativo MensalGovernadora 2017-2018

Sueli Inckot e Romualdo

Página 8

Prevenção e Tratamento de Doenças

Página 6 Página 4

II Seminário da Juventude Distrito 4730

XVI Jantar Internacional das Estrelas do Rotary Club de Rio Negro

Page 2: Prevenção e Tratamento de Doenças - worldclass.com.br · O Rotary não tira férias! E stamos há seis meses de nossa gestão, ... e verificar o que está faltando, para chegar

Informativo Mensal do Distrito 4730

De Rotary International

Jornalista ResponsávelCleucimara Santiago - MTB 10606-PR Comissão Distrital de Imagem Pública

Diagramação e projeto gráfico

Matusalem Vozivoda

Tiragem: 1.000 exemplares Impressão: Gráfica Koster

Circulação: Gratuita e dirigidaExpediente

Mensagem do presidente de Rotary International

Mensagem do Diretor de RI

Há 72 anos, a Organização das Nações Unidas foi fundada “para preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, praticar a tolerância e vi-

ver em paz uns com os outros, como bons vizinhos”. Apesar dessas aspirações dignas e das décadas de in-vestimento para alcançá-las, o “flagelo da guerra” ainda está conosco: no ano passado, mais de 102 mil pessoas morreram em 49 conflitos armados pelo mundo, alguns dos quais com mais de 50 anos de existência. Terroris-mo, intolerância e extremismo; a crise dos refugiados; e a degradação ambiental são agora desafios globais.

Coletivamente, parecemos mais distantes do que nunca de alcançar os objetivos definidos com ambição e otimismo em 1945. No entanto, enquanto houver pessoas dispostas a trabalhar para um futuro mais pací-fico, não só por meio dos seus governos, mas também ao lado deles, a esperança persistirá. Hoje, o Rotary está mais bem posicionado do que nunca para exercer um impacto real e duradouro para a paz, por meio de nos-sos programas dessa área de enfoque, como o de Bolsas Rotary pela Paz, e de todas as nossas áreas de serviço. Água, saneamento, saúde, educação e desenvolvimen-to econômico estão inter-relacionados e fazem parte das complexas interações que podem levar a conflitos ou que podem evitá-los. Para aproveitar melhor nosso

serviço em todas essas áreas, maximizando o impacto para a paz, é essencial compreendermos essas intera-ções e planejarmos nossas ações de acordo.

Por esses motivos, agendamos seis conferências pre-sidenciais para a construção da paz, que acontecerão entre fevereiro e junho no Canadá, Líbano, Reino Unido, Austrália, Itália e nos Estados Unidos. Essas conferên-cias não se concentrarão na paz, mas na construção da paz. Nelas, falaremos das maneiras pelas quais pode-mos trabalhar para construir a paz através do serviço de nossos Rotary Clubs e distritos. Cinco das conferências de um dia inteiro esclarecerão as conexões entre a paz e outra área de enfoque. A primeira conferência, em Vancouver, Canadá, explorará a ligação entre a paz e a sustentabilidade ambiental, outra esfera de grande preocupação do Rotary. Você pode acessar o cronogra-ma completo e se inscrever no site www.rotary.org/pt/presidential-conferences.

Os objetivos das conferências são simples: ajudar os rotarianos a encontrar novas formas de promover a paz através do servir, aprender com especialistas e fortalecer nossas habilidades para construir a paz. Te-nho esperança e convicção de que essas conferências ajudarão a nos aproximar de um mundo mais pacífico porque O Rotary Faz a Diferença.

Neste último mês do ano, quero agradecer aqui todo o trabalho desenvolvido pelos governado-res de distrito 2017-18, que não cessaram um

minuto sequer de lutar para alcançar suas metas. Todos estão desenvolvendo seus quadros associativos e as doa-ções para a Fundação Rotária aumentaram 15% na com-paração com o mesmo período em 2016.

Agora nossos governadores estão se preparando para a abertura de novos clubes, no mínimo cinco em cada distrito, para que possamos atender ainda mais comuni-dades – e, também, afastar de uma vez por todas, esse pesadelo do redistritamento.

Outro dia um governador me disse: “Agora, no perío-do das férias, as coisas param”. Férias? Que férias? Só se estivermos falando das férias escolares, porque no Rotary não há férias.

Aí contei uma história que me aconteceu quando mi-nha filha Juliana tinha oito anos de idade. Era tradição passarmos as festas de fim de ano em nossa casa de praia, junto com a família da minha esposa. Numa certa noite, a Juliana me pediu para ir com ela à praça tomar o sorvete de ameixa que ela tanto adorava, e eu respondi: “Peça para a sua mãe, filha, porque o pai vai à reunião do Rotary”. E ela, com ar de espanto, me perguntou: “O Rotary não tem férias?”.

Respondi: “Não, filha, o Rotary e os rotarianos não têm

férias. Nós trabalhamos por um mundo melhor, para que as pessoas não morram por falta de remédios ou fiquem do-entes por não contar com água potável em suas casas. Tra-balhamos para que as crianças não sejam afetadas pelo vírus da poliomielite e para que tenham um futuro melhor, com menos conflitos e melhor educação. Esse sofrimento todo não tira férias, filha. E por isso, o rotariano também não.”

Neste final de ano, com os parentes reunidos, temos uma excelente oportunidade de agregar nossos familia-res ao Rotary. Possuímos uma força extraordinária que está adormecida e precisa ser acordada. Imagine se agre-garmos às nossas ações o potencial das nossas famílias. Imagine quantos empresários, industriais, pós-graduados, mestres e doutores estariam entre nós.

Imagine a quantidade de projetos ainda mais ousados que poderíamos realizar, as tantas línguas estrangeiras que estariam sendo faladas entre nós. Imagine que tra-balho fantástico de compreensão e paz mundial poderí-amos expandir.

Precisamos de novos rotarianos com ideias novas. Nos-sos Rotary Clubs estão ficando maduros, precisam de re-novação, de pensamentos e ações novas. Você sabe que, de alguma maneira, também pode ajudar isso a acontecer, então ajude. Vamos fazer deste mundo um lugar melhor. Vamos mostrar que O Rotary Faz a Diferença.

Feliz Natal e um próspero e abençoado 2018!

Ian H.S. RiseleyPresidente, 2017-18

Paulo ZanardiRotary International

Diretor 2017-19

Hoje, o Rotary está mais bem posicionado

do que nunca para exercer um impacto

real e duradouro para a paz, por meio de nossos programas

dessa área de enfoque

“...o Rotary e os rotarianos não têm férias. Nós trabalhamos

por um mundo melhor”

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 7

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 2

Férias? O Rotary não tira férias!

Page 3: Prevenção e Tratamento de Doenças - worldclass.com.br · O Rotary não tira férias! E stamos há seis meses de nossa gestão, ... e verificar o que está faltando, para chegar

Estamos há seis meses de nossa gestão, eu e o Romualdo percorremos todo o nosso Distrito!

Encontramos clubes com muitas atividades e com muito entusiasmo em realizar as metas presidenciais e distritais. Posso afirmar que foi muito gratificante e emocionante para nós, pois encontramos velhos amigos e fizemos muitos novos. Cabe aqui ressaltar que foram muitas ações: muitos títulos Paul Harris, Dois Major Donor um no Rotary Club de Curitiba e o primeiro no Campo Gerais, um NRDC em Ponta Grossa, Rotakids, Interact, Rotaract, seleção para o intercâmbio de longa e curta duração, sete jovens destaques , entrada de novos associados, doação a Fundação Rota-ria, ações que abrilhantaram muito o Distrito, cursos de My Rotary, reuniões, civismo, Des-file Cívico, Projeto Erga Essa Bandeira, Mara-tona Intelectual, ações com a comunidade a nível distrital, Outubro Rosa, Novembro Azul,

Projeto Síndrome do Bebe Sacudido, Seminá-rio Da Juventude, Panetone Solidário, Festival Gastronômica, palestras , dois clubes pratica-mente formados com reuniões já elaboradas, e mais clubes sendo formados.

O que uma governadora pode dizer, a não ser o meu muito obrigada a todos os rotaria-nos de nosso Distrito, que juntos estamos fa-zendo a grande diferença em nosso Distrito!

Agradecer aos meus queridos presidentes que estão fazendo a diferença em seus clubes, admitindo novos sócios e retendo os existentes!

Um agradecimento especial a toda minha equipe, que não mediram esforços para tor-nar isso possível!

Queria desejar a toda família rotaria um fe-liz Natal e um abençoado ano de 2018, com muita saúde e muita paz, para que possamos superar todas as dificuldades de nossa jorna-da no ano que vai se iniciar.

Um grande beijo no coração de todos

Mensagem da Governadora Dezembro chegou!

Sueli InckotGovernadora, 2017-18

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 3

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 6

Secretária

Vamos começar 2018 com FORÇA TOTAL, Rumo a Menção Distrital e Presidencial?Já está no Site do Distrito para fazer a inscrição do

Curso: “CONQUISTE SUA MENÇÃO DISTRITAL E PRESI-DENCIAL”.

Este Curso acontecerá dia 24/02/2018 as 08:30 horas e vai até as 12:30 na sede do Distrito.

Vamos conseguir juntos as nossas menções Presidencial e Distrital. Essa é a hora de fazer o balanço das suas realizações e verificar o que está faltando, para chegar ao sucesso dessa magnifica gestão.

Esse mesmo curso será feito em Ponta Grossa e Litoral, estamos verificando as datas.

Aproveito para desejar um Feliz Natal e um ano Maravilhoso para todos nós.

É o desejo do casal secretário para todos vocês.Um Forte abraço

Alfredo Arten JuniorKarina Cantarelli Arten

Casal Secretário

Olá família rotaria tudo bom?

Essa é a hora de fazer o

balanço das suas realizações e

verificar o que está faltando,

para chegar ao sucesso dessa

magnifica gestão.

Encontramos clubes com

muitas atividades e com muito

entusiasmo em realizar as metas presidenciais e

distritais

Page 4: Prevenção e Tratamento de Doenças - worldclass.com.br · O Rotary não tira férias! E stamos há seis meses de nossa gestão, ... e verificar o que está faltando, para chegar

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 5

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 4

Rotary Club de Rio Negro Riomafra inaugura parque ecológico

Na visita oficial da governadora Sueli Inckot, na segunda-feira (4), o Rotary Club de Rio Negro Riomafra presen-

teou-a com a inauguração do Rotary Park, parque construído por rotarianos de Rio Ne-gro no Parque São Luiz de Tolosa. O evento contou com a presença do prefeito, presidente da câmara e secretários.

A ideia do presidente do Rotary Club de Rio-mafra, Vilmar Rezende Fritschy, foi reproduzir o motivo do presidente international, Ian Riseley, ter escolhido o lema O Rotary Faz a Diferença e também dar continuidade ao sonho de Riseley de passar para o mundo como ele se tornou ro-tariano. Segundo Vilmar, a governadora Sueli contou em reunião de assembleia que o presi-

dente international viu na capa do jornal local a foto de uma criança de Chernobyl, Ucrânia, convidada para passar as férias de verão na Austrália, brincando no parque infantil fei-to pelo Rotary. As crianças sofriam muito em Chernobyl e eram mais magras e pálidas do que deveriam ser, então aproveitavam o sol e ar puro da Austrália. Após ver aquela foto, Riseley disse que “realmente o Rotary faz a di-ferença na vida das pessoas”.

“Quando Sueli falou isso na assembleia eu tive essa ideia, trouxe para o meu club e os membros compraram a ideia. A prefeitura nos cedeu um dos espaços mais lindos que existe no Paraná. A prefeitura confiou no Rotary”, ex-plica o presidente do Rotary Club de Riomafra.

Para reproduzir o parque, o Rotary Club de Rio Negro Riomafra contou com a ajuda de voluntários rotarianos, da associação de mora-

dores da Vila Paraná e de estudantes de arqui-tetura da Universidade do Contestado (UnC), tendo assistência técnica na parte de fundação e segurança. Foram 40 dias para executar a obra. “Os rotarianos trabalharam todos os dias das 17 às 20 horas durante a semana, desde que começou o horário de verão, e todos os finais de semana”, conta Vilmar.

O parque é totalmente ecológico, feito com pneus reciclados e madeira tratada para duração de 15 anos. Os próprios rotarianos colheram as árvores, mandaram tratar e fizeram o aterramen-to e jardinagem. Na inauguração, o Rotary Club de Riomafra levou 30 crianças carentes da esco-la Cunhupã para desfrutar do parque. Também ofereceu para elas um piquenique com bolo, ca-chorro-quente, sorvete, pipoca e algodão-doce.

“A cidade está muito feliz com o Rotary, todo mundo está falando do parque feito por rotarianos”, conclui Vilmar.

XVI Jantar Internacional das Estrelas do Rotary Club de Rio Negro Em clima de harmonia e festa, na

Sociedade Recreativa União Fu-chs, deu-se o XVI Jantar Interna-

cional das Estrelas, do Rotary Club de Rio Negro, repetindo o sucesso dos anos anteriores. O evento contou com o apoio maciço de Rio Negro, Mafra e Região e tem por objetivo ajudar finan-ceiramente entidades beneficentes da cidade de Rio Negro.

O evento só foi possível com apoio dos patrocinadores, Chefs que abri-lhantaram a noite com suas saborosas culinárias e comércio local apoiou com brindes para sorteio. Na ocasião, foram entregues cheques simbólicos de R$ 5400,00 às costumeiras parcerias: Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra, Hospital Bom Jesus de Rio Negro e Núcleo Terapêutico Nova Vida e de R$ 3130,00 à fundação Rotá-ria que nos auxilia em projetos e prin-cipalmente ao combate para erradi-cação da Poliomielite no Mundo, bem como entrega de 20 cadeiras de Rodas, fruto de doações individuais e de R$ 2.750,00 da própria renda do evento. Estas dentro de mais alguns dias es-tarão disponíveis para empréstimo na forma de comodato para as pessoas necessitadas.

Entidades parceiras recebendo seus cheques simbólicos do Presidente Gustavo koster do Rotary Club de Rio Negro e da Governadora do Distrito 4730 Sueli de Fátima Karas Inckot.

Page 5: Prevenção e Tratamento de Doenças - worldclass.com.br · O Rotary não tira férias! E stamos há seis meses de nossa gestão, ... e verificar o que está faltando, para chegar

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 5

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 4

Clubes visitados

Fundação Rotária

Livres para pensar, livres para dizer, livres para fazer ou não fazer. Mas, enquanto a liberdade para pensar é praticamente absoluta, a liberda-

de do falar sofre as pequenas limitações decorrentes do convívio em sociedade.

A exigência da Paz Social, do convívio harmonio-so ...nos impõe certos limites, pois eu não posso (e não devo) dizer exatamente o que penso de certas pessoas, de suas atitudes, de seus comportamentos, de suas preferências.

E quem o faz, é, no mínimo, adjetivado de ‘su-persincero’, quando não objeto de outras reações, variando desde discussões até as vias de fato, quase sempre resultando em afastamentos definitivos de pessoas antes tidas como próximas, ou até amigas.

Somos igualmente livres para fazer (ou não fazer).Esta liberdade é exercitada em alto grau e alta-

mente estimulada pelo Rotary.A associação em Rotary é livre, ou seja, você não

foi compelido, obrigado, ou essa lhe foi exigida.E todas suas atitudes são dirigidas por essa liber-

dade. Nenhum associado é obrigado a ocupar qual-quer função, exercer qualquer atividade, colaborar com alguma causa, instituição, programa ou trabalho.

Ninguém em Rotary é obrigado a nada.As pessoas são livres em Rotary: livres para vir,

livres para ir, livres para ficar.Esta liberdade se traduz em vários momentos em

nossa vida rotária: o clube, por seus membros, sobera-namente decide se vai contribuir à Fundação Rotária ou não, se vai ajudar tal ou qual promoção para arrecadação ou Imagem Pública, se vai estimular e participar de pro-gramas como o Intercâmbio da Juventude, ações sociais, humanitárias, ou até nenhum destes. A intensidade do trabalho também é de sua escolha: ser mais ou menos ativo, com diversas ações ou focado em apenas uma.

Sua liberdade é total.E se objetiva, se traduz, se externaliza, na imensa

gama de atividades que alguns assumem, ou na baixa atuação ou inércia de outros, clubes ou companheiros.

Claro que se pode intimamente criticar os asso-

berbados e/ou os inertes, enfim, pode-se pensar livremente sobre o ponto e, dentro dos limites da educação e das boas re-gras, conversar sobre isso, discutir e aprofundar com os companheiros suas ra-zões, sempre em busca de aperfeiçoamento.

Mas, tenho quase ab-soluta certeza, que sua opção por associar-se ao Rotary não decorreu da sua falta de compromisso, atividade ou trabalho.

Deveu-se ao sentimen-to íntimo de que deveria contribuir para a humanidade, e, entre tantas possi-bilidades, escolheu nossa organização, que trabalha, constrói, modifica pessoas, mas também investe no companheirismo como argamassa para cimentar amizades com algo além do objetivo comum.

E, sendo assim, eu o convido a novamente dar consequências à sua decisão de servir e (re)assumir com seus companheiros a missão.

É um convite ao trabalho efetivo, a compartilhar ideias, a desacomodar-se: a não ser mesquinho com a humanidade que um dia (livremente) decidiu servir.

A entregar a Rotary seu espírito e coração, con-tribuindo com suas potencialidades. Não somente contribuir financeiramente, mas buscar pessoas que também possam fazê-lo. Não somente participar de Rotary, mas encontrar quem também possa servir, como companheiro ou voluntário.

É um simples convite, e você tem total liberda-de para recusar, por inadequado, impertinente ou descabido. Afinal de contas, isto é, Rotary, liberdade em estado puro.

LaerzioChiesor in Junior – [email protected]

Nós somos pessoas livres.

O Diretor de Rotary International, Paulo Augusto Zanardi, a con-vite da Comissão Distrital da Fundação Rotária, palestrou no dia 26 de outubro para mais de 1000 estudantes do Programa Institucio-nal de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Pontifícia Universida-de Católica do Paraná (PUCPR), abordando o Rotary no mundo.

Neste mesmo evento a companheira Ana Milleo apresentou o Programa de Intercâmbio de Jovens modalidade Novas Gerações (NGSE), e o companheiro José Geraldo Zanella, responsável pela subcomissão Bolsas Rotary pela Paz expôs o programa e suas exi-gências para os alunos.

Estas palestras são parte do esforço de aproximação desen-volvido pelo Distrito 4730 e pela Comissão Distrital da Fundação Rotária com a conceituada Instituição de Ensino Superior, visando parcerias no desenvolvimento de serviços humanitários, na difusão do conhecimento de Rotary e na captação de qualificados estu-dantes para os mestrados em Paz e Resolução de Conflitos.

Bolsas Rotary pela PazMais de trinta clubes do Distrito 4730

receberam palestras sobre a Fundação Ro-tária, arrecadação, aproveitamento de pon-tos, seguro solidário e empresa cidadã.

Agende sua visita com qualquer dos membros da Comissão Distrital.

1. Furlanetto E Silva Escritório De Contabilidade - RC São José Dos Pinhais

2. Ótica Especialista - RC São José Dos Pinhais Colônia Muricy

3. Toledo E Toledo Advogados Associados -RC Pinhais

4. Tutorial Life Corretora De Seguros Ltda- RC Curitiba Cinquentenário

5. A.G. Construção E Empreendimentos Imobiliários Ltda. -RC São José Dos Pinhais Iguaçu

6. Calistoga Contabilidade S/S Ltda. -RC Curitiba Cidade Ecológica

7. Casa De Repouso Nossa Senhora De Fátima - RC Curitiba Oeste

8. CortezeImoveisLtda -RC São José Dos Pinhais Iguaçu

9. Elarca Portas E Janelas - RC Curitiba Marumby

10. FibracemLtda - RC Curitiba 11. Geritech Informática Ltda. - RCC Oeste 12. KurtenInd De Casas Pre-Fabricadas -

RC Curitiba 13. Mineração Nova Prata - RC Matinhos 14. Monteviza Organização Contábil -

RCC Parque Barigui15. Ok Assessoria Contábil - RC Matinhos 16. OmniInformática - RC Curitiba 17. Premium Vila Velha Hotel

RC Ponta Grossa Uvaranas 18. Sgabello Decorações Ltda.

RCC Ópera De Arame 19. Solution Glass - RC São José Dos Pinhais 20. TonSurTon Decorações Ltda -

RC Curitiba Leste 21. W.Kurten - RC Curitiba

Empresas Cidadãs“Estas são as EMPRESAS CIDADÃS de

nosso Distrito, entidades privadas que seus gestores reconhecem tem responsa-bilidades maiores que a busca pelo lucro.

Essas atuam com RESPONSABILIDADE SOCIAL, propiciando recursos para me-lhorar a saúde e a educação, promover a paz, fornecer água limpa e saneamento, e buscar o desenvolvimento econômico e comunitário.

Nossas homenagens a todas, especial-mente às quatro que primeiro completa-ram a contribuição de 1.000 dólares neste ano rotário:

Companheiros, para seus amigos entenderem por que você está em Rotary, apresente-lhes a Fundação

Rotária e dê-lhes a oportunidade de contribuir para o bem da humanidade!”

Laerzio Chiesorin Junior

Presidente da Comissão de

Fundação Rotária

As pessoas são livres em Rotary:

livres para vir, livres para ir,

livres para ficar.

São eles: RC AraucáriaRC Bocaiuva do SulRC CuritibaRCC Alto da GlóriaRCC Avenida das TorresRCC Bom RetiroRCC CentroRCC Cristo ReiRCC FraternaRCC Gralha AzulRCC LesteRCC NorteRCC Oeste

RCC Opera de ArameRCC Portão RCC Rebouças RCC Sitio CercadoRC Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná (conjunta)RC PinhaisRC PG SabaráRC PG Uvaranas, Lagoa Dourada, Centenário e Ipiranga (conjunta)RC Quatro BarrasRC SJP Afonso PenaRC SJP IguaçuRotaract Paranaguá Rocio

Page 6: Prevenção e Tratamento de Doenças - worldclass.com.br · O Rotary não tira férias! E stamos há seis meses de nossa gestão, ... e verificar o que está faltando, para chegar

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 3

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 6

A juventude rotária esteve reunida, no sábado, dia 18 de Novembro de 2017, no II Seminário Distrital da Juven-tude do Distrito 4730, que ocorreu no Salão de Atos, do

Parque Barigui, em Curitiba. O principal objetivo do Seminário destina-se a integração

dos programas da Juventude do Distrito, alinhando cada vez mais seus objetivos, potencializando projetos e unificando for-ças, para impactar positivamente na comunidade.

E para atingir esse sonho, foi realizado, primeiramente, uma dinâmica, de construção de pontes, onde todos os jovens se misturaram em grupos, e responderam perguntas de como podemos fortalecer os laços entre os programas de juventude e o Rotary. Além da dinâmica inicial, o encontro contou com a apresentação teatral do Grupo de Teatro Sé-tima Cena, com a peça “Outra Chance”, que fez todos refleti-rem sobre a importância de ajudar o próximo.

Foi feito também, o lançamento do Projeto Distrital do Ro-taract “Plante um Recomeço”, onde a juventude inteira foi convidada para realizar venda de lápis sementes, onde todo o valor será revertido para a campanha do Rotary End Polio Now e, como forma de agradecimento, uma árvore será plantada para cada lápis vendido! A primeira árvore foi plantada no even-to mesmo, com o apoio da Prefeitura de Curitiba.

II SEMINÁRIO DA JUVENTUDE DISTRITO 4730

Anaides Pimentel OrthPresidente da

Comissão de Serviço a Juventude

Como entrada, foi pedido para cada participante levar 1kg de alimento não perecível, arre-cadando mais de 300 kg para o Projeto Distrital do Interact, “Transformando Vidas”. E por último, foi feito o tradicional companheirismo com pizza.

Cerca de 280 companheiros do RotaryKids, do Interact, do Intercâmbio de Jovens, do Rotaract, do Rotex e do Rotary participaram desse evento, organizado pela Comissão da Juventude do Distrito 4730, contribuindo imensamente para o desenvolvimento de todos os jovens e de todos os programas de juventude!

D 4730 - 11 ANOS CONTINUADOS COM O PROJETO JOVEM DESTAQUE

Qual o tamanho do impacto que uma orga-nização pode fazer na vida de um jovem estudante que possui muitos talentos, mas

enfrenta as mazelas da pobreza do nosso país e, mesmo assim, não desiste de transformar sua pró-pria realidade e a daqueles que estão a sua volta?

Foi pensando nesses jovens, que há 11 anos nas-cia um projeto transformador de vidas e pioneiro na sua categoria em Rotary International - o PROJETO JOVEM DESTAQUE, que contempla com bolsas in-tegrais o intercâmbio de estudantes carentes entre 15 e 16,5 anos com perfil de liderança, que exerçam trabalhos relevantes para suas comunidades, além de ter estudado durante toda a vida escolar em es-cola pública ou como bolsista integral.

Histórias emocionantes de superação são ou-vidas de todos os jovens. Muitos deles passaram por momentos de extrema pobreza, incluindo ne-cessidades alimentares de casa. Outros viveram em abrigos, devido à ausência de pai e mãe e/ou maus tratos durante a infância. Outros ainda, que precisa-ram exercer trabalho ainda na infância, para terem algum tipo de renda familiar e, os oriundos de cida-des menores, localizadas no interior do Estado, onde as oportunidades são menos favoráveis. No entanto, todos eles, trazem aquele brilho nos olhos, que só se encontra em guerreiros e sonhadores.

No dia 28/11/2017 a tradicional Festiva dos In-tercambistas do RCC Bom Retiro, revelou que mais sete Jovens Destaque realizarão seus sonhos de re-presentar o Brasil em países estrangeiros.

Os jovens têm encontrado diversas formas de retribuir a Rotary e ao mundo todo o apoio recebi-

do: 70% estão na família rotária em diversas funções dentro da Equipe Distrital do PIJ, Rotaracts (inclusive fundando clubes). Jovens que já se tornaram mem-bros de Rotary Clubs (Leandro – RCC Rebouças, Ja-quelyne – RCC Cruzeiro do Sul).

Ao todo, 54 jovens já foram agraciados com o projeto e, três entre eles já se casaram e tem suas famílias constituídas.

Temos um Jovem Destaque que hoje, já adulto e profissional de sucesso, já pode patrocinar outro jovem bolsista, não apenas exercendo o protagonis-mo em Rotary como estendendo sua ação altruísta à sociedade, num processo de continuidade de sua liderança juvenil, hoje aprimorada pelas oportunida-des que o intercambio ofereceu. Este é o Rafael.

De futuros médicos a cargos de alto nível em multinacionais, esta geração guiada pelo Rotary tem impactado milhares de vida de muitas maneiras. O projeto jovem destaque vai além de uma bolsa de in-tercâmbio. Para os jovens, é uma forma de preencher muitas lacunas da desigualdade, o que possibilita es-timular a mudança da realidade de suas famílias.

Para a sociedade, esse projeto muito tem auxilia-

do na formação das futuras referências para comu-nidades que, muitas vezes acreditam não ter saída para o ciclo no qual vivem.

“Melhor que receber, é ser o milagre” foi uma das afirmações feita pelo primeiro jovem destaque, Ra-phael Traticoski, durante sua apresentação no Institu-to Rotary em Atibaia, este ano, ao mencionar o Proje-to de Desenvolvimento de Jovens e Adolescentes na comunidade na qual atua e, a experiência, de já ter auxiliado muitos outros a realizarem seus sonhos.

“Verás que o filho teu não foge à luta” - sob este lema, os jovens destaques do distrito 4730 tem permanecido fiéis a seus valores e compromissos de fazer a diferença por onde passam e se firmarem como referências para sua geração! Este Projeto só é possível devido a parceria formada com o Distrito, Clubes Padrinhos, Fundação Julio Moreira e outros patrocinadores anônimos. Outro parceiro é o RO-TARACT III Milenio Que agregou as suas ações o projeto jovem destaque.

Parabéns a todos!! A diferença é feita com a soma de todos!!

PROJETO DESTAQUE -D 4730

Page 7: Prevenção e Tratamento de Doenças - worldclass.com.br · O Rotary não tira férias! E stamos há seis meses de nossa gestão, ... e verificar o que está faltando, para chegar

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 7

Dezembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 2

Distrito 4730 tem mais dois casais Major Donors

Recentemente nosso Distrito foi agraciado com mais dois casais Major Donors. O casal Luiz Carlos Bitencourt e Rosa Maria Corbari, do Rotary Club de Curitiba é o décimo do Distrito a receber o título, e a vice pre-

feita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt sócia fundadora do Rotary Club de Ponta Grossa e seu esposo Lourival Schmidt, sócio do Rotary Club de Ponta Grossa Sabará são o décimo primeiro casal do Distrito e primeiro da região dos Campos Gerais e receber a honraria.

Todos nós sabemos que Companheiro Paul Harris é o título dado a quem faz ou em cujo nome é feita uma doação de US$ 1.000 ou mais ao Fundo Anual ou Fundo Pólio Plus.

Benfeitor é o título dado a quem faz ou inclui em seu testamento uma doação de US$ 1.000 ou mais ao Fundo de Dotação.

Mas o que vem a ser Companheiro MAJOR DONORS?Existem diversas formas de reconhecer o generoso apoio de rotarianos e

amigos através da Fundação Rotária.Os programas de reconhecimento da Fundação levam em consideração o

valor total de doações feitas.Doador Extraordinário ou Major Donor é o título dado a quem doa US$

10.000 ou mais à Fundação Rotária.A Fundação Rotária reconhece pessoas ou casais cujas contribuições pes-

soais combinadas tenham alcançado o montante de US$ 10.000,00. Todas as contribuições à Fundação Rotária estão incluídas neste total. Os Major Donors são reconhecidos em seis níveis e recebem uma peça de cristal e um distintivo de lapela ou pingente de Doador Extraordinário comemorando a contribuição em cada um dos níveis.

As doações compõem diversos fundos. Sendo eles: Fundo Anual de Pro-gramas, Fundo Pólio Plus e Fundo de Dotação. Se forem doações de em-presas, serão dirigidas à Associação Brasileira da The Rotary Foundation. As contribuições servem para Projetos de Subsídio Distrital ou Global, que finan-ciam programas humanitários, educacionais e culturais.

O Companheiro Paul Harris que faz contribuições múltiplas de 1.000 dóla-

res rotários à Fundação Rotária, ou em cujo nome elas são feitas, recebe dis-tintivo com safiras, rubis ou Major Donors de acordo com o valor do aporte acumulado, a saber:

Total em Doações e Distintivo de ReconhecimentoDe US$2.000,00 a US$2.999,99 Uma SafiraDe US$3.000,00 a US$3.999,99 Duas SafirasDe US$4.000,00 a US$4.999,99 Três SafirasDe US$5.000,00 a US$5.999,99 Quatro SafirasDe US$6.000,00 a US$6.999,99 Cinco SafirasDe US$7.000,00 a US$7.999,99 Um RubiDe US$8.000,00 a US$8.999,99 Dois RubisDe US$9.000,00 a US$9.999,99 Três RubisDe US$10.000,00 a US$ 24.999,99 Major Donor Nível 1De US$25.000,00 a US$ 49.999,99 Major Donor Nível 2De US$50.000,00 a US$ 99.999,99 Major Donor Nível 3De US$100.000,00 a US$ 499.999,99 Major Donor Nível 4De US$500.000,00 a US$ 999.999,99 Major Donor Nível 5> US$1.000.000,00 Major“São pessoas assim, que com sua grandiosidade e benevolência, com-

prometidas com os valores humanos e as causas sociais que fazem a di-ferença, suas importantes contribuições transformam se em projetos que mudam a vida de pessoas em todo o mundo” declarou feliz, a governadora Sueli Inckot.

Elizabeth e Lourival Schmidt e a Governadora Sueli

Page 8: Prevenção e Tratamento de Doenças - worldclass.com.br · O Rotary não tira férias! E stamos há seis meses de nossa gestão, ... e verificar o que está faltando, para chegar

30/06/2017 Novembro 2017 Freq % Fundação Rotária; Meta sugerida: US$ 100 per capitaRotary Club H M Total H M Total DQS + DQS - Var/ Reuniões Mês Ano Meta Reali- Per % ano assumida zada capita realizado1-Araucária 10 7 17 10 7 17 1 1 0 4 75.00 79.50 350.00 264.68 15.57 75.62-Bocaiúva do Sul 1 5 6 1 6 7 0 0 1 3 60.00 57.50 93.00 0.00 0.00 0.03-Campo Largo Centro 6 4 10 5 6 11 0 0 1 5 68.00 63.10 55.00 0.00 0.00 0.04-Carambeí 13 2 15 13 2 15 0 0 0 2 250.00 139.33 0.00 0.00 0.00 0.05-Castro 10 6 16 11 6 17 0 0 1 4 60.93 70.60 350.00 0.00 0.00 0.06-Contenda 8 4 12 8 4 12 0 0 0 4 100.00 91.33 10.00 0.00 0.00 0.07-Curitiba 53 9 62 51 9 60 0 0 -2 4 56.67 64.50 2000.00 1938.00 32.30 96.98-Curitiba Água Verde 9 3 12 9 3 12 0 0 0 3 100.00 81.53 25.00 25.00 2.08 100.09-Curitiba Alto da Glória 20 0 20 17 0 17 0 0 -3 4 73.53 71.21 1100.00 1069.84 62.93 97.310-Curitiba Avenida das Torres 12 1 13 14 1 15 0 0 2 4 97.00 90.37 1000.00 644.15 42.94 64.411-Curitiba Bacacheri 3 0 3 3 1 4 0 0 1 4 100.00 100.00 200.00 0.00 0.00 0.012-Curitiba Batel 23 0 23 23 0 23 0 0 0 3 76.69 72.58 0.00 268.64 11.68 0.013-Curitiba Bom Retiro 22 12 34 22 11 33 0 0 -1 4 74.00 73.25 3400.00 145.42 4.41 4.314-Curitiba Cajuru 5 5 10 6 6 12 0 0 2 4 86.00 82.63 2.00 0.00 0.00 0.015-Curitiba Centro 17 5 22 17 5 22 0 1 0 4 75.00 18.75 600.00 0.00 0.00 0.016-Curitiba Champagnat 8 13 21 9 12 21 0 0 0 3 60.00 61.66 350.00 380.00 18.10 108.617-Curitiba Cidadania 2 3 5 1 1 2 0 0 -3 0 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.018-Curitiba Cidade Ecológica 14 6 20 15 8 23 0 0 3 4 92.10 94.13 1000.00 956.37 41.58 95.619-Curitiba Cidade Industrial 25 4 29 25 4 29 0 0 0 4 73.00 71.20 1680.00 25.00 0.86 1.520-Curitiba Cinquentenário 14 0 14 14 0 14 0 0 0 4 60.00 68.50 0.00 560.58 40.04 0.021-Curitiba Cristo Rei 24 8 32 24 6 30 0 0 -2 4 85.00 86.67 1000.00 21.92 0.73 2.222-Curitiba Cruzeiro do Sul 8 7 15 9 9 18 0 0 3 4 76.00 74.80 1000.00 190.12 10.56 19.023-Curitiba Fraterna 13 7 20 16 9 25 2 0 5 4 51.50 59.36 1200.00 59.88 2.40 5.024-Curitiba Gralha Azul 4 9 13 4 11 15 3 0 2 5 89.20 85.06 500.00 481.69 32.11 96.325-Curitiba Guabirotuba 17 0 17 17 0 17 0 0 0 4 78.12 80.54 1700.00 2097.27 123.37 123.426-Curitiba III Milênio 7 13 20 7 15 22 0 0 2 4 87.00 84.80 2000.00 285.58 12.98 14.327-Curitiba Imigrantes 11 6 17 11 6 17 0 0 0 3 76.50 79.62 1700.00 0.00 0.00 0.028-Curitiba Leste 29 2 31 26 2 28 0 0 -3 4 71.43 78.77 3100.00 1549.95 55.36 50.029-Curitiba Marumby 17 5 22 17 5 22 0 0 0 4 89.77 87.13 1400.00 1575.75 71.62 112.630-Curitiba Mercês 15 5 20 15 3 18 0 0 -2 4 93.00 85.00 1000.00 427.25 23.74 42.731-Curitiba Norte 36 2 38 33 2 35 0 2 -3 4 70.46 76.80 1000.00 600.00 17.14 60.032-Curitiba Oeste 33 18 51 32 19 51 0 1 0 4 70.30 74.52 1200.00 3699.74 72.54 308.333-Curitiba Ópera de Arame 0 8 8 0 10 10 0 0 2 5 98.00 97.60 220.00 335.55 33.55 152.534-Curitiba Parque Barigui 15 11 26 15 14 29 0 0 3 3 51.72 53.24 650.00 134.25 4.63 20.735-Curitiba Portão 11 7 18 13 9 22 0 1 4 2 68.90 81.48 490.00 821.74 37.35 167.736-Curitiba Rebouças 16 8 24 17 10 27 0 0 3 4 93.00 91.40 1000.00 1000.22 37.05 100.037-Curitiba Santa Felicidade 10 5 15 10 6 16 0 0 1 4 51.56 56.68 1000.00 25.00 1.56 2.538-Curitiba São Braz 8 4 12 7 2 9 0 3 -3 4 65.00 72.80 0.00 0.00 0.00 0.039-Curitiba Sítio Cercado 8 7 15 8 6 14 0 0 -1 3 70.00 75.30 0.00 35.19 2.51 0.040-Curitiba Sul 4 4 8 6 4 10 0 0 2 4 80.00 78.00 985.00 1030.52 103.05 104.641-Fazenda Rio Grande 10 1 11 8 2 10 0 0 -1 2 90.00 88.00 0.00 0.00 0.00 0.042-Guaratuba 11 11 22 10 10 20 0 0 -2 4 75.00 81.80 570.00 569.66 28.48 99.943-Inácio Martins 7 3 10 7 3 10 0 0 0 3 72.50 68.75 0.00 0.00 0.00 0.044-Ipiranga 8 10 18 8 9 17 0 0 -1 2 70.00 70.00 425.00 138.23 8.13 32.545-Irati 21 2 23 24 3 27 1 0 4 4 65.36 67.16 1000.00 1175.90 43.55 117.646-Jaguariaíva 13 10 23 13 10 23 0 0 0 5 100.00 100.00 100.00 0.00 0.00 0.047-Mandirituba 7 6 13 6 5 11 0 0 -2 4 100.00 95.38 0.00 0.00 0.00 0.048-Matinhos 14 3 17 14 3 17 0 0 0 4 83.82 79.17 420.00 517.09 30.42 123.149-Morretes 10 6 16 10 5 15 0 1 -1 4 80.00 79.40 0.00 0.00 0.00 0.050-Palmeira 10 2 12 10 3 13 0 0 1 0 100.00 45.00 240.00 165.00 12.69 68.851-Paranaguá 13 0 13 15 0 15 0 0 2 4 72.00 71.80 1000.00 500.00 33.33 50.052-Paranaguá-Rocio 17 4 21 17 4 21 0 0 0 3 88.31 83.25 1000.00 525.00 25.00 52.553-Pinhais 11 10 21 11 11 22 0 0 1 4 82.95 82.93 2931.00 2930.30 133.20 100.054-Piraí do Sul 10 7 17 10 7 17 0 0 0 4 66.17 71.88 1000.00 0.00 0.00 0.055-Piraquara 13 3 16 12 3 15 0 1 -1 4 81.00 80.75 500.00 177.17 11.81 35.456-Ponta Grossa 31 0 31 31 0 31 0 0 0 4 58.10 59.80 30.00 28.16 0.91 93.957-Ponta Grossa Alagados 19 11 30 19 11 30 0 0 0 4 95.00 96.50 3000.00 2440.00 81.33 81.358-Ponta Grossa Campos Gerais 8 11 19 9 10 19 0 1 0 4 85.52 86.77 500.00 0.00 0.00 0.059-Ponta Grossa Centenário 10 2 12 12 2 14 0 0 2 4 82.00 83.60 1400.00 0.00 0.00 0.060-Ponta Grossa Jardim América 16 0 16 16 0 16 0 0 0 4 63.00 63.35 0.00 0.00 0.00 0.061-Ponta Grossa Lagoa Dourada 19 0 19 19 0 19 1 0 0 0 19.00 9.50 1800.00 0.00 0.00 0.062-Ponta Grossa Oeste 18 3 21 21 5 26 0 0 5 3 88.46 90.00 400.00 446.61 17.18 111.763-Ponta Grossa Sabará 41 0 41 41 0 41 0 0 0 4 72.36 77.09 4100.00 3105.00 75.73 75.764-Ponta Grossa Sul 13 1 14 13 1 14 0 0 0 0 87.00 85.60 0.00 0.00 0.00 0.065-Ponta Grossa Uvaranas 10 5 15 10 6 16 0 1 1 4 50.00 62.86 1100.00 407.40 25.46 37.066-Ponta Grossa Vila Velha 10 9 19 11 10 21 0 0 2 4 70.00 80.00 1900.00 403.84 19.23 21.367-Pontal do Paraná 10 6 16 10 6 16 0 0 0 5 85.00 86.40 1000.00 0.00 0.00 0.068-Prudentópolis Cachoeiras 6 12 18 4 8 12 0 0 -6 0 72.15 36.08 500.00 0.00 0.00 0.069-Quatro Barras Graciosa 3 8 11 3 8 11 0 0 0 3 63.00 73.80 50.00 0.00 0.00 0.070-Reserva 16 5 21 15 3 18 0 0 -3 4 83.32 90.04 2100.00 0.00 0.00 0.071-Rio Negro 25 7 32 26 7 33 0 0 1 4 93.00 93.80 1000.00 1000.00 30.30 100.072-Rio Negro Riomafra 10 12 22 9 12 21 0 0 -1 4 100.00 86.40 500.00 0.00 0.00 0.073-São José dos Pinhais 40 0 40 39 0 39 0 0 -1 4 64.81 60.80 1000.00 331.30 8.49 33.174-São José dos Pinhais Afonso Pena 10 8 18 10 7 17 0 0 -1 4 71.00 68.40 1000.00 1057.77 62.22 105.875-São José dos Pinhais Iguaçu 32 0 32 33 0 33 0 0 1 4 95.00 91.20 2000.00 2537.81 76.90 126.976-São José dos Pinhais Murici 10 4 14 11 4 15 0 0 1 4 60.50 73.72 1685.00 2740.03 182.67 162.677-São Mateus do Sul 15 4 19 15 4 19 0 0 0 0 0.00 0.00 2200.00 0.00 0.00 0.078-São Mateus do Sul - Xisto do Iguaçu 5 13 18 4 17 21 0 0 3 4 85.00 85.00 1800.00 92.65 4.41 5.179-Teixeira Soares 12 0 12 12 0 12 0 0 0 4 54.16 23.07 200.00 0.00 0.00 0.080-Telêmaco Borba 6 5 11 6 5 11 0 0 0 4 100.00 66.67 1.00 0.00 0.00 0.081-lub do Distrito 4730 4 3 7 6 3 9 0 0 2 3 76.66 63.33 1.00 0.00 0.00 0.0Total 1135 432 1567 1141 447 1588 8 13 21 285 0.00 76.26 71813.00 41938.22 26.41 58.4Doações do Distrito (FDUC) à Fundação Rotária 0.00 Total de Doações à Fundação Rotária 41938.22 26.41

Mapa de Frequência e DQS de Novembro 2017

Dados em vermelho: 6 clubes não informaram os dados do mês. Mantidos os dados do último mês informado.

Dezembro 2017

Informativo MensalGovernadora 2017-2018

Sueli Inckot e Romualdo

Página 8