prestação de contas - 1º semestre/2013

20
Aqui tem governo popular! Prefeitura Municipal do RIO GRANDE Prefeitura Municipal do Rio Grande Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N CEP: 96200-900 Telefone: (53) 3233.8400 www.riogrande.rs.gov.br @PMRGoficial www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG www.flickr.com/prefeiturariogrande PRESTAÇÃO DE CONTAS 1º Semestre de 2013

Upload: prefeitura-municipal-do-rio-grande

Post on 06-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Para que a comunidade possa acompanhar o processo de evolução do município, estamos editando esta publicação, que procura contar, de forma resumida, o que de mais importante ocorreu nesses primeiros meses de governo. Aqui você verá que as dificuldades não arrefeceram a vontade de seguir em frente, em busca do que está definido no programa de governo eleito pelo povo. Você saberá das principais ações de governo, do desenvolvimento das ferramentas de participação popular, das ações das secretarias. Boa leitura!

TRANSCRIPT

Page 1: Prestação de contas - 1º semestre/2013

Aqui tem governo popular!

Prefeitura Municipal do RIO GRANDE

Prefeitura Municipal do Rio GrandeLargo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N

CEP: 96200-900 Telefone: (53) 3233.8400 www.riogrande.rs.gov.br @PMRGoficial www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG www.flickr.com/prefeiturariogrande

PRESTAÇÃO DE CONTAS

1º Semestre de 2013

Page 2: Prestação de contas - 1º semestre/2013

Prestação de Contas - 1º Semestre/20132|

Rio Grande é uma cidade históri-ca, e várias pessoas, grupos sociais, entidades e atores políticos con-tribuíram para a construção desta caminhada. Somos uma cidade com grandes personalidades, belezas na-turais únicas e obras de engenharia fantásticas, frutos da engenhosidade de rio-grandinos, empresas e gover-nos.Nossa história também contou com problemas não resolvidos, infeliz-mente. A ausência de planejamento em diversos setores agravou anti-gas deficiências, que duram anos, muitas vezes décadas, e criou no-vos problemas. O desenvolvimento econômico dos últimos anos intensi-ficou os gargalos estruturais históri-cos e que hoje representam grandes desafios para a atual administração municipal.O diagnóstico aponta para uma es-trutura deficitária e incapaz de res-ponder de forma eficaz às demandas da comunidade rio-grandina. Os problemas encontrados foram vários e limitaram o impulso das transfor-mações necessárias.Quando assumiu, no início de ja-neiro, o atual governo encontrou a Prefeitura Municipal com muitos de-safios. Havia problema no maquiná-rio, o que ocasionava a paralisação de serviços básicos. Havia dívida com diversas empresas licitadas, nos mais variados segmentos. O total ultrapassava R$ 2 milhões.Os serviços de capina, por exemplo, estavam parados. Vários contratos se encontravam em aberto, com con-tas em atraso. Isso inclui telefonia (consignados), água e luz, empenhos

de seis construtoras, 16 contratos da educação vencidos, sem reno-vação, mas com as empresas pres-tando serviço. Na saúde, havia pelo menos 10 processos emergenciais. Mais de 20 contratos com a Caixa Econômica Federal não estavam em dia. Haviam sido realizadas com-pras de medicamentos e materiais de saúde que ainda não estavam pagos. As renovações de contratos com clínicas estavam pendentes.A Administração Municipal iden-tificou problemas nos serviços de limpeza, manutenção das estrutu-ras públicas, segurança, aluguéis de prédios, transporte escolar, me-rendeiras, entre outros. As dívidas com telefonia estavam atrasadas desde maio de 2012, o que acarre-tou cortes nas linhas.O processo de reconstrução desse quadro está sendo enfrentado com planejamento e ações prioritárias, mas ainda dificulta para que o Exe-cutivo Municipal possa encontrar soluções para as várias demandas que fazem parte do cotidiano do Município, assim como implemen-tar as ações do Plano de Governo.Para continuar a história de gran-des feitos de Rio Grande, notabili-zando-a como uma cidade que trata bem as pessoas, em especial os seus filhos, é que a Administração Pú-blica está enfrentando os desafios elencados acima. Toda a cidadania está convocada a fiscalizar e apre-sentar sugestões para qualificar este processo e contribuir para uma gestão popular, democrática e que respeita as pessoas.

Uma história de sucessos e desafios

Page 3: Prestação de contas - 1º semestre/2013

3|www.riogrande.rs.gov.br

Rio Grande foi palco, na pri-meira quinzena de junho, da primeira reunião do Comitê em Defesa da Indústria Naval do Rio Grande do Sul. Por inicia-tiva do prefeito do município, com o apoio direto da Superin-tendência do Porto e da Univer-sidade Federal do Rio Grande (FURG), estiveram reunidas diversas lideranças ligadas ao tema. O objetivo do Comitê é reforçar as articulações em prol do desenvolvimento da indús-tria naval do Estado, do muni-cípio do Rio Grande e cidades

vizinhas.Na oportunidade, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, fez a apresentação de um panorama da indústria naval no Rio Gran-de do Sul, mostrando o contexto atual de mobilização, os desa-fios e as oportunidades e, tam-bém, as propostas de políticas para mobilização e desenvolvi-mento de APLs para o setor de petróleo, gás e naval. Formou-se uma governança de Comitê que, a partir de então, deu prossegui-mento aos assuntos.

Compareceram ao encon-tro inaugural do Comitê, além do prefeito Alexandre Lindenmeyer, do superinten-dente do Porto Dirceu Lopes e do vice-reitor da Furg Danilo Giroldo, os deputados federais Marco Maia, Fernando Marroni e Ronaldo Zulke; a deputada estadual Miriam Marroni; repre-sentantes do CDES, da Azona-sul, da Câmara de Vereadores de Rio Grande, de sindicatos de trabalhadores, de empresas li-gadas à área naval, entre outras representações.

LANÇADO O COMITÊ EM DEFESA DA INDÚSTRIA NAVAL DO RS

Para que a comunidade rio-grandina possa acompanhar o processo de evolução do município, estamos editando esta publicação, que procura contar, de forma resumida, o que de mais importante ocorreu nesses primeiros meses de governo. Aqui você verá que as dificuldades não arrefeceram a vontade de seguir em frente, em busca do que está definido no programa de governo eleito pelo povo. Você saberá das principais ações de governo, do desenvolvimento das ferramentas de participação popular, das ações das secretarias. Boa leitura!

Foto: Karoline Avila

Page 4: Prestação de contas - 1º semestre/2013

FORTALECIMENTO DA PESCA E AQUICULTURANo início do ano ocorreram as seguintes ações: celebração da abertura da Safra do Camarão, mobilizando cidadãos e restau-rantes ao entorno do Mercado Municipal para a comercializa-ção direta do crustáceo; o maior acesso ao crédito para aquisição de motores, redes e demais equi-pamentos para a pesca, através de parcerias com associações de pescadores, EMATER e Banco do Brasil; a criação do Progra-ma Rio Grande Polo Pesqueiro, que desenvolverá ações diretas na pesca artesanal, industrial e aquicultura; a criação do Progra-ma Municipal de Desenvolvi-mento da Aquicultura Familiar, do Conselho Municipal de Pesca e Aquicultura, do Fundo Muni-cipal de Apoio a Pesca e Aqui-cultura e a ampliação do quadro de técnicos da EMATER.

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA

Diversas parcerias impulsionam o desenvolvimento primário do município. Ações significativas como a inclusão de Rio Grande no Programa Estadual do Cal-cário, da Secretaria de Agricul-tura, Pecuária e Agronegócio, que visa corrigir a fertilidade do solo do município, irão be-neficiar centenas de agricultores familiares da cidade. A adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) permitirá à Prefeitura Municipal do Rio Grande coordenar o processo de aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar e a doa-ção direta para entidades sócio-

assistenciais que desenvolvem ações com o público em situação de insegurança alimentar e nu-tricional. Com a FURG, o Execu-tivo iniciou uma parceria para o monitoramento de resíduos de agrotóxicos no município, o incentivo à agricultura fami-liar e as boas práticas agrícolas. Nesse sentido, está sendo ofe-recido transporte gratuito para produtores agroecológicos da localidade da Barra Falsa para comercializar seus produtos na Feira do Produtor do balneário Cassino, que passou a ser uma feira do ano todo.

DESENVOLVIMENTOSUSTENTÁVEL

Foto: Marcos Jatahy

Page 5: Prestação de contas - 1º semestre/2013

5|www.riogrande.rs.gov.br

INVESTIMENTO EM ENERGIA LIMPA E CUIDADO COM OA Prefeitura Municipal assinou um protocolo de intenções e cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o Instituto para o Desen-

PREFEITURA E FURGUNIDAS PELOA assinatura do protocolo de intenções entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Prefeitura Municipal, pre-vê a consolidação do Parque Científico e Tecnológico do Mar (Oceantec). O Oceantec tem entre seus objetivos a criação e o fortalecimento de mecanismos que promovam o empreendedo-rismo na região, a identificação de oportunidade de negócios em tecnologias, processos e produtos associados ao mar, e a articulação de políticas públicas que favoreçam o desenvolvi-mento local.

RIO GRANDE ÉBENEFICIADO COM

APLA Prefeitura Municipal do Rio Grande foi incluída no Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais para o setor de Petróleo, Gás e Naval, junta-mente com os municípios de São José do Norte (RS), Maragogipe--São Roque (BA), Ipatinga-Vale do Aço (MG), Ipojuca-Suape (PE) e Itaboraí-Conleste (RJ). O arranjo produtivo local irá me-lhorar a comunicação entre os municípios impactados e esti-mular as empresas locais a prio-rizarem a qualidade do serviço e ampliar a mão-de-obra.

tivo de desenvolver pesquisas e capacitação técnica para ampliar os investimentos em energia eólica no município e região. Rio Grande também trabalha na inclusão da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Verde no Sistema Estadual de Uni-dades de Conservação (SEUC).

OCEANTEC

volvimento de Energias Alter-nativas para a América Latina, a Eletrosul S.A e o Sindicato das Empresas de Energia Eólica do Rio Grande do Sul, com o obje-

MEIO AMBIENTE

Foto: Marcos Jatahy

Page 6: Prestação de contas - 1º semestre/2013

6|

Rio Grande contará com uma Unidade de Pronto Atendimen-to (UPA) no balneário Cassino. A empresa licitada em breve começará as obras. O município também acompanha de perto o processo licitatório para a im-plantação da UPA da Junção, que tramita junto à Secretaria

CONSTRUÇÃO DAS UPAS

Baseado nas diretrizes do Plano Nacional de Saúde de Peniten-ciárias, o município inaugurou uma Unidade Básica de Saúde Prisional na Penitenciária Esta-dual do Rio Grande (PERG) no mês de março. Os serviços ofe-recidos na unidade visam a pro-moção, prevenção, recuperação e controle de doenças e agravos da população carcerária.

UNIDADE DESAÚDE PRISIONAL

REFORÇO NO SAMU

SAÚDE

Prestar atendimento onde houver risco de vida iminente. Essa é a proposta do Serviço de Atendimentos Móveis de Ur-gência (SAMU). Desde meados de abril deste ano o município dispõe, em tempo integral, de

A administração municipal está trabalhando forte na rees-truturação da Atenção Básica Tradicional, que corresponde a 53% da rede de saúde existente no município. O diálogo perma-nente com os funcionários e o acompanhamento do trabalho desempenhado nas unidades estão proporcionando melhorias gradativas aos usuários, com foco na humanização do atendi-mento ao paciente.

uma equipe completa para o atendimento das emergências, composta por médico, enfer-meiro e atendente durante as 24 horas do dia. Em caso de socor-ro, o serviço é disponibilizado, gratuitamente, pelo número 192.

Estadual da Saúde (SES). As UPAS são estruturas de comple-xidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais. Dados do Ministério da Saúde apontam que 97% dos casos de urgência e emergência são resolvidos na referida uni-dade.

REESTRUTURAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA

Page 7: Prestação de contas - 1º semestre/2013

7|www.riogrande.rs.gov.br

COMO ESTAVA:

Adesão ao PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, com 350 professores beneficiados;

Implantação da hora-atividade para mais de 60% dos professores, com garantia de espaço para estudo e planejamento em serviço;

Inauguração da escola de turno integral;

Aquisição de 16 mil kits escolares com entrega para todas as escolas do ensino fundamental;

Discussão sobre a abertura de licitação para compra de uniformes mais resistentes e de maior qualidade, bem como agendas e materiais escolares;

Pagamento do Piso Nacional do Magistério;

Falta de mais de 100 professores nos bancos escolares do município;

Contratos com merendeiras, instituições filantrópicas e atendentes de creches vencidos;

Escolas sem sistema de segurança contra incêndio;

Kits, uniformes, agendas e mobiliário escolar não adquiridos para o início do ano letivo;

8 construções de creches paralisadas;

Comprometimento estruturais graves em muitas escolas;

O QUE FOI FEITO:

A CONSTRUÇÃO CONjUNTA E O DIÁLOGO FRANCO COM A COMUNIDADE TEM SIDO A LINhA DE ATUAÇÃO DO MUNICíPIO PARA A SOLUÇÃO DOS

PROBLEMAS ENCONTRADOS.

EDUCAÇÃO

Proporcionar melhor aprovei-tamento do tempo ocioso do aluno, afastá-lo do risco social e suprir suas carências nas áreas da cultura, do esporte e do la-zer. Essa é a proposta da escola de tempo integral, que chegou ao município do Rio Grande em abril deste ano, com a inaugu-ração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Valdir Castro.Diariamente, cerca de 90 crian-ças matriculadas no turno in-tegral chegam às 8 horas da manhã e saem às 16h30. Além

de aulas e oficinas, os alunos recebem café da manhã, almoço e um lanche antes de ir embora. Um montante de 3,5 milhões, proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa-ção (FNDE), será investido para a construção de uma nova es-trutura para melhor atender os alunos contemplados com essa iniciativa. A intenção da Pre-feitura Municipal é ampliar o número de escolas que prestem este tipo de serviço à comunida-de.

Para suprir o déficit de professores de diver-sas áreas no quadro dos servidores municipais, a Prefeitura Municipal do Rio Grande realizou a abertura de vagas e no-meação de 110 novos pro-fessores para atender a rede municipal de ensino.

110 NOVOS PROFESSORES

ESCOLA DE TURNO INTEGRAL

Page 8: Prestação de contas - 1º semestre/2013

A revitalização dos espaços públi-cos do município tem sido priori-zada pela administração pública. Lugares bastante prestigiados pelos rio-grandinos, como a Praça Sete de Setembro, a Praça Saraiva e a Praça Xavier Ferreira, foram repaginados e agora atendem melhor a comunidade. Pinturas dos brinquedos, bancos, cordões e replantio de mudas, bem como a manutenção no setor de ilumi-nação foram algumas das ações já realizadas.

LARGOS: Antônio Costa Lopes (Aquidaban/Paranaguá); Dr. Alcides Lima (24 de maio/Luiz Loréa); Princesa Leopoldina (Fundos da Bibliotheca Riograndense); Silveira Martins (Mercado/Câmara do Comércio); PRAÇAS: Barão São José do Norte (Aquidaban/Santa Casa); Buenos Aires (Canabarro); Cohab 4 (Cohab 4); Dr. Francisco Bastos (Av. Perimetral, Museu); Miguel Dr. Castro Moreira (Tiradentes/Dom Bosco); Melvin Jones (Val Porto/24 de maio); Montevidéu (nas proximidades do Asylo dos Pobres); Estação (Povo Novo); Barra (Entre as ruas 3 e 4); João Goulart (Av. Argentina); Nossa Senhora de Fátima (Vila da Quinta), Castelo (Castelo Branco) e Sete de Setembro.

CONFIRA OUTROS ESPAÇOS REVITALIzADOS NESSE SEMESTRE:

REVITALIzAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS

8| Prestação de Contas - 1º Semestre/2013

Apesar de todos os problemas encontrados, como a ausência de lâmpadas, fios, reatores, conectores e parafusos em estoque, além de recursos humanos e equipamentos de segurança necessários para a prestação de serviços de ilumi-nação pública no município,

ILUMINANDO A CIDADE

BAIRROS ATENDIDOS:PARQUE MARINhA – mais de 750 pontos foram colocados; SÃO MIGUEL e SÃO jOÃO - mais de 1300 pontos foram colocados; PARQUE SÃO PEDRO – mais de 400 pontos foram colocados; POVO NOVO – mais de 150 pontos foram colocados; LAR GAÚChO – mais de 100 pontos foram colocados; SANTA ROSA – mais de 130 pontos foram colocados; CASTELO BRANCO I e II - mais de 380 pontos foram colocados; COhAB IV- mais de 120 pontos foram colocados;PROFILURB I e II - mais de 170 pontos foram colocados;CARREIROS - mais de 130 pontos foram colocados;VILA RECREIO - mais de 25 pontos foram colocados;

a Prefeitura Municipal do Rio Grande tem procurado atender as demandas da comunidade. Através do Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente – Reluz, o município pretende colocar aproximadamente 18 mil pontos de luz espalhados pelos bairros da cidade.

SERVIÇOS URBANOSFoto: Karoline Avila

Foto: Karoline Avila

Page 9: Prestação de contas - 1º semestre/2013

Asfaltamento no estacionamento do camelódromo

Nivelamento, limpeza e tubulação dos canaletes no bairro Mangueira

Dragagem do Canal dos Pescadores, na CapilhaFotos: SMI/PMRG

MUTIRÕES RECUPERAM OS BAIRROS DO MUNICíPIO

Asfaltamento da rua Gaspar de Lemos (Lar Gaúcho)

9|www.riogrande.rs.gov.br

INFRAESTRUTURA

Através de ações transversais, que envolvem diversas secretarias de município, a Prefeitura iniciou uma série de mutirões visando melho-rias e a revitalização dos bairros da cidade. Recolhimento de entulhos e focos de lixo, corte de grama, reparação na iluminação pública, valeteamento, nivelamento de ruas, podas de árvores, recuperação de campos de futebol e quadras po-liesportivas são alguns dos serviços realizados nos locais. Aproximada-mente 50 trabalhadores são mobi-lizados por atividade. O Executivo planeja ações para os locais, como espaços de esporte, saúde, cidada-nia e lazer.

A Prefeitura Municipal realizou obras importantes para a comunidade rio-grandina nesse primeiro semestre de gestão. Algumas delas podem ser visualizadas nas fotos-legendas ao lado. Serviços do dia a dia, como a conservação de vias, limpeza de valetas e colocação e limpeza de tubos estão sendo realizados em boa parte da cidade.

Foto: Marcos Jatahy

Primeira ação de limpeza na extensa área do bairro Getúlio Vargas

Page 10: Prestação de contas - 1º semestre/2013

10|

PREFEITURANA RUAEstimular a construção coletiva é um dos principais objetivos da administração municipal. Um dos projetos que mereceu destaque nestes primeiros me-ses do governo foi o Prefeitura na Rua. Com a intenção de aproximar o Executivo Muni-cipal da população, o Prefei-tura na Rua está promovendo reuniões públicas nas mais variadas regiões da cidade, proporcionando ao cidadão a possibilidade de dialogar, le-var suas demandas, sugestões e críticas diretamente ao pre-feito, vice-prefeito e secretários municipais, num ambiente em que o exercício da cidadania é priorizado.

PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULhER MARCOU A EDIÇÃO DO CASSINO

IMPORTÂNCIA hISTÓRICA LEVOU

PRIMEIRA EDIÇÃO PARA O POVO NOVO

A Praça Coronel Marceli-no ficou completamente

lotada na primeira edi-ção do Prefeitura na Rua,

realizada em fevereiro. O local foi escolhido

devido a sua importância histórica para o municí-

pio. Identidade, valoriza-ção do povo do interior e fortalecimento da cultura

foram as propostas que tiveram destaque nesta

edição.

Moradores do balneário Cassino e arredores não perderam a oportunidade de dialogar com a administração municipal na edição do proje-to, realizada na Praça Dídio Duhá. Atividades do calendário Março Lilás ofereceram à comu-nidade exames ginecológicos e outros serviços da Unidade Móvel da Saúde. Um dos temas mais abordados nesta edição foi a proliferação de cães e gatos no município. Dentre os encami-nhamentos, o envio de projeto de lei à Câmara Municipal para a criação de uma coordenadoria para tratar do tema.

Nas primeiras edições do Prefeitura na Rua, CENTENAS de atendimentos foram realizados pelo Executivo

Municipal (prefeito, vice-prefeito e secretários). Segundo levantamento realizado pela Prefeitura, demandas relacionadas à infraestrutura, serviços urbanos, mobilidade urbana, saúde, esporte e lazer são as mais procuradas pela população rio-grandina até o momento.

DIÁLOGO E

Foto

: Tia

go C

olla

res

Foto

: Tia

go C

olla

res

Page 11: Prestação de contas - 1º semestre/2013

RECORDE DE PARTICIPAÇÃO NO

CIDADE DE ÁGUEDA

11|www.riogrande.rs.gov.br

NA SANTA TEREzA, O EXEMPLO CIDADÃO

Cada bairro, uma história

para contar...

No encontro com a comunidade no campo do Vila Verde, bairro Santa Tereza, mais uma vez a participação das pessoas foi contagiante. Moradora do bairro Castelo I, a artesã Gilda Silva, que entre outras atividades, ensina um grupo de crianças a fazer arte com materiais reciclados, compareceu, pela segunda vez, com os alunos. Na sua avaliação, direitos e deveres devem ser aprendidos desde pequeno e o Prefeitura na Rua é uma ótima oportuni-dade para o ensinamento de valores e exercí-cio da cidadania.

Professores e alunos da Escola Estadual Lília Neves tiveram a oportunidade de discutir questões do seu cotidiano em mais uma edição do Prefeitura na Rua no interior do município, desta vez, na Vila da Quin-ta. Organizados em grupos temáticos pelos professores da instituição de ensino, apresentaram sugestões de melhorias na localidade à administração municipal.

Mais de mil interações foram rea-lizadas na edição do Prefeitura na

Rua realizada nas proximidades da Escola Zelly Esmeraldo, no Cidade de Águeda. O número de crianças e adolescentes presentes nesta edição

chamou a atenção para a necessidade de políticas públicas de inclusão so-

cial. Através de uma ação transversal, serão implantados núcleos de esporte, lazer, cultura e cidadania em algumas regiões do município. O projeto piloto

será na Cidade de Águeda.

PARTICIPAÇÃOFo

to: T

iago

Col

lare

s

Foto

: Mar

cos

Jata

hy

Foto

: Tia

go C

olla

res

ESTUDANTES MOVIMENTAM EDIÇÃO NA QUINTA

Page 12: Prestação de contas - 1º semestre/2013

12| Prestação de Contas - 1º Semestre/201312|

PLANO PLURIANUAL (PPA) 2014-2017Planejar coletivamente, ouvir, debater e colher contribuições para que se possa construir uma cidade melhor para todos. Esse foi o tom das 16 audiências públicas do Plano Plurianual (PPA), divididas em microrregi-ões e realizadas pelo Executivo Municipal entre os dias 6 e 15 de abril. Amplamente discuti-das com a comunidade as reu-niões públicas trataram sobre as prioridades do município para o quadriênio 2014-2017. Educa-ção, Saúde, Mobilidade Urbana, Saneamento e Infraestrutura nos bairros são as principais diretri-zes acumuladas nas discussões do PPA.

PREFEITURA NA REDE

Com o objetivo de proporcionar maior transparência às ações do Executivo Municipal, a Prefei-tura do Rio Grande aderiu às redes sociais Twitter, Facebook e PREFEITURA

ONLINEPara facilitar o acesso aos servi-ços prestados pelas secretarias de município à população, a Prefeitura do Rio Grande criou o “Prefeitura Online”- um espa-ço no site oficial para a solicita-ção de demandas do dia a dia, tais como iluminação pública, limpeza urbana e etc. Para ter acesso a seção de pedidos de serviços é necessário cadastro no endereço www.riogrande.rs.gov.br.

@PMRGoficial

www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG

www.flickr.com/prefeiturariogrande

Flickr, mecanismos que estimu-lam a interação e a participação popular através de mídias não convencionais. Acompanhe!

CIDADANIAFoto: Tiago Collares

Page 13: Prestação de contas - 1º semestre/2013

13|www.riogrande.rs.gov.br

Um projeto inédito, que contou com a colaboração de todas as pastas municipais e a partici-pação direta das servidoras,

do Governo do Estado, através de seus órgãos no município

e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), propor-cionou atividades relaciona-

das à saúde, cultura, esporte, conscientização, bem-estar e,

sobretudo, muita cidadania às rio-grandinas. Com balanço

positivo na sua primeira edição, o Calendário Março Lilás, aci-

ma de tudo, alertou a sociedade para a necessidade de políticas

públicas permanentes para as mulheres, que são maioria no

nosso município.

O Março Lilás chegou aos bair-ros através da descentralização de diversos serviços e ações efetivas de prevenção e promo-ção da saúde da mulher. Exposi-ções artístico-culturais alusivas ao mês da mulher aguçaram o interesse dos transeuntes no centro da cidade e nas edições do Prefeitura na Rua. O cinema também fez parte do calendário e cativou a todas com a exibição de filmes. A Tenda Lilás promo-veu cultura e informação sobre diversos temas.

DESCENTRALIzAÇÃO DOS SERVIÇOS

Durante o mês de março o site da Prefeitura do Rio Grande

ficou lilás em homenagem às lutas e conquistas das mulheres,

em especial, às rio-grandinas.

SITE LILÁSO debate sobre os direitos das mulheres esteve em pauta no decorrer de todo o calendário, assim como o combate à violên-cia contra as mulheres e a Lei Maria da Penha.

CONSCIENTIzAÇÃO

Em alusão ao mês do trabalhador, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através das suas secretarias e diversas entidades parceiras, realizou um calendário de atrações voltadas à integração e à saúde dos trabalhadores da cidade. As atividades iniciaram no dia 1º de maio e se estenderam até o final do mês.

Debates importantes, tais como o Seminário “Pensando Estratégias para diminuir o impacto do Polo Naval nas relações sociais e de trabalho” e atividades descentralizadas, como a “Ação de Rua”, proporcionando rodas de samba, conversa e orientações sobre saúde para os portuários, marcaram a programação. O calendário também priorizou o turismo interno no município, oferecendo visitas guiadas no Centro Histórico para os trabalhadores.

MÊS DO TRABALhADOR

Foto

: Mar

ília L

opes

Page 14: Prestação de contas - 1º semestre/2013

14| Prestação de Contas - 1º Semestre/2013

SEGURANÇA

BALADASEGURAPreocupada em reduzir o risco de acidentes no trânsito e coibir a embriaguez no volante, a Pre-feitura estabeleceu uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RS) para a implantação da Operação Ba-lada Segura no município, com o compromisso de preservar vi-das promovendo uma mudança comportamental no trânsito.

QUALIFICAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL

Visando a qualificação dos seus guardas municipais, a Prefeitura assinou um convênio celebrado pela União Federal, por inter-médio do Ministério da Justiça e do município de Esteio, que está proporcionando capacitação de 97 servidores. O curso, de 476

horas/aula, envolve cadeiras de policiamento comunitário, gestão da informação, direitos humanos, gestão da segurança e demais conteúdos que tornam os guardas municipais agentes de prevenção de violências e mediação de conflitos.

A Defesa Civil realizou ações importantes no primeiro semes-tre do ano, como a criação de uma Força-Tarefa para fiscalizar as casas noturnas rio-grandinas. Dezenas de estabelecimentos foram interditados e passaram por avaliações conjuntas do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar para voltar às suas ativi-dades normais.

DEFESA CIVILATUANTE

NÚCLEOS DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO11

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura encaminhou a implantação da Policia Comu-nitária. Baseado no modelo japo-nês denominado “Chuzaishoo”, no qual o policial mora e atua na comunidade, o convênio prevê a instalação de 11 núcleos em Rio Grande. Serão cerca de 44 poli-ciais preparados para atender a demanda da segurança pública

do município. Um investimento de aproximadamente R$ 700 mil para compra de equipamentos e viaturas para Rio Grande. Os locais de instalação serão esco-lhidos de acordo com a deman-da. O modelo já foi aplicado em Caxias do Sul, onde reduziu em 57% as ocorrências de homicí-dios e em quase 100% os latrocí-nios.

Foto: SMMUA/PMRG

MAIS DE R$ 7 MILhÕES PARA

Page 15: Prestação de contas - 1º semestre/2013

15|www.riogrande.rs.gov.br

MOBILIDADEURBANA

FISCALIzAÇÃO Com o objetivo de coibir os abusos no transporte coletivo do município, tais como o descumprimento de horários, superlotação e etc, a Prefeitura Municipal, com o auxílio dos agentes de trânsito, aumentou a fiscalização nos ônibus. Para qualificar ainda mais o serviço, o município irá realizar con-curso público, em breve, para aumentar o número de agentes de trânsito.

CICLOVIAS E CICLOFAIXASA comunidade rio-grandina teve a oportunidade de discutir um tema relevante para uma cida-de que precisa de alternativas sustentáveis para desafogar seu trânsito. Com boa participação, os cidadãos tiveram a oportu-nidade de apontar onde e como

CONSCIENTIzAÇÃO PARA OS PEQUENOSOs agentes de trânsito estão re-alizando plantões, desde a volta as aulas, nas escolas municipais e estaduais. O objetivo da inicia-tiva é chamar a atenção de pais e alunos na travessia das vias e promover o respeito à sinalização ao entorno das escolas. O Exe-cutivo também está apostando na conscientização de crianças e adolescentes com a execução de projetos como a Escolinha de Trânsito, descentralizado nos eventos do município, como o Prefeitura na Rua.

querem ciclovias no município em audiência pública realiza-da na Câmara Municipal, na primeira quinzena de junho. A expectativa é de que a obra comece no fim de 2013 ou no primeiro semestre de 2014.

Foto: Tiago Collares

Foto

: Tia

go C

olla

res

MAIS DE R$ 7 MILhÕES PARA

Page 16: Prestação de contas - 1º semestre/2013

16| Prestação de Contas - 1º Semestre/2013

TRANSPARÊNCIA A visita da secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, trouxe boas perspectivas para o segmento habitacional no município. O governo federal será um aliado importante para reverter o déficit de mais de 20 mil unidades. A remodelação e modernização do cadastro habitacional por parte do município, bem como a atualização do cadastro das pessoas já inscritas em programas como o Minha Casa, Minha Vida, dará mais transparência e agilidade no processo de seleção. O sistema será interligado com o Cadastro Geral do município e com o Cadastro Único, facilitando assim o acesso às informações socioeconômicas.

CONSTRUA A CASA NO SEU TERRENO

NOCADASTRO

Famílias que recebem até três salários mínimos, vivem em terreno regularizado ou em pro-cesso de regularização e que não tenham outro imóvel, podem ter suas casas reformadas pela Prefeitura através do Programa Municipal Construa a Casa no seu Terreno. O cadastramento das famílias está ocorrendo às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h, na Secretaria de Ha-bitação e Regularização Fundi-ária (Av. Buarque de Macedo, S/N, antiga Viação Férrea).

RG* (original e cópia);CPF* (original e cópia);Comprovante de Renda (família);Título de Propriedade do terreno (atualizado).

*Se casado (a), apresentar os documentos do cônjuge;

hABITAÇÃO

FIQUE ATENTO AOS

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Foto: Marcos Jatahy

Page 17: Prestação de contas - 1º semestre/2013

17|www.riogrande.rs.gov.br

PARA TODOS

O estúdio itinerante Gravaêh disponibilizou, através de uma parceria com o município, gra-vações gratuitas e em qualidade digital para dez bandas selecio-nadas. A iniciativa foi da ONG Cirandar.

Fotografia, música, teatro e pintura. Os 28 anos do Centro Municipal de Cultura foram comemorados na Praça Xavier Ferreira com muita arte e parti-cipação popular.

O Executivo também apoiou iniciativas para o fortalecimento da arte e cultura do município, como a criação da Associação dos Músicos de Rio Grande (As-murg) e a Associação de Dança do Rio Grande (Asdarg).

ESTÚDIO MÓVEL, GRAVAÊh!

INCENTIVO À MÚSICA E À

DANÇA

O I Festival Internacional de Violão do Mercosul, que teve apoio institucional da Prefeitu-ra, atraiu um excelente público e reuniu violonistas consagrados do Brasil e exterior.

FESTIVAL DE VIOLÃO

CULTURA

Esses primeiros meses de governo foram marcados pela descentralização da cultura, pela valorização do produto local, pelo incentivo à pro-dução artística e pela partici-pação popular. O município entende que a cultura tem um papel importante para o desenvolvimento da cidade e pretende potencializar a cena cultural rio-grandina através de ações transversais com os governos estadual e federal.

28 ANOS DOCENTRO DE CULTURA

Foto: Marcos Jatahy

Foto

: Tia

go C

olla

res

E TODAS

Page 18: Prestação de contas - 1º semestre/2013

18|

Cinco audiências públicas mobi-lizaram o município para dis-cutir o estudo de revitalização da Orla do Saco da Mangueira entre os meses de fevereiro e março deste ano. As reuniões trataram da apresentação do plano de trabalho e da coleta das manifestações das vontades de uso para Orla. A elaboração do Estudo de Concepção da Orla do Saco da Mangueira faz parte do Projeto Orla, coorde-nado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MP) e Prefeitura Municipal.

PROjETOORLA

Ouvir a opinião da comunidade sobre os serviços de saneamen-to prestados no município e identificar os problemas enfren-tados quanto ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, limpeza urbana,

manejo de águas pluviais e re-síduos sólidos. Essa foi a propos-ta das audiências públicas para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) realizadas pela Prefeitura no início do ano.

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PMSB)

MEIO AMBIENTECom direito a abraço inclusivo na Praça Xavier Ferreira, a Se-mana Municipal do Meio Am-biente cativou gente de todas as idades entre os dias 3 e 8 de junho. Uma série de atividades, visando a preservação do verde do município, foram realizadas. Na oportunidade, foi assinado o decreto para a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente.

Rua VerdeNo Largo das Bandeiras, a Rua Verde abrigou ações culturais e de conscientização. Artesanato, troca de resíduos eletrônicos, exposições, shows e muita in-formação foram alguns dos destaques.

SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

Foto: Tiago Collares

Foto

: Kar

olin

e Á

vila

Page 19: Prestação de contas - 1º semestre/2013

19|www.riogrande.rs.gov.br

Autonomia na escolha dos aga-salhos e a possibilidade de levar para casa peças adequadas aos integrantes de cada família. A nova forma de distribuição de roupas da Campanha do Aga-salho 2013 proporciona maior dignidade àqueles que mais pre-cisam e agrada pela organização e qualidade do que é oferecido. Ao longo da campanha, com o apoio de voluntários e represen-tantes de vários segmentos da sociedade, uma verdadeira rede de solidariedade foi construída.

CAMPANhA DO AGASALhO

ATENDIMENTOAMPLIADO

Cadastro Único 8h30 às 11h30 - 13h às 17h

Plantão Social9h às 17h30

Fortalecer os laços de solidarie-dade, para atender, sobretudo, os grupos de maior vulnerabili-dade social no município. Nesse contexto, a administração mu-nicipal está mapeando as de-mandas e fomentando a criação de redes de cooperação para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescen-tes, à violência contra a mulher e condições mais dignas para pessoas em situação de rua.Serviços relacionados ao seg-mento social do município, como o Cadastro Único e o Plantão Social foram ampliados

2013

já neste ano. Diversos segmen-tos estão sendo cadastrados, como pescadores artesanais, catadores e quilombolas. Os serviços também estão dis-poníveis nas edições do Prefei-tura na Rua, nas ações de regu-larização fundiária e em áreas de interesse social.

CONFIRA OS NOVOS HORÁRIOS:

SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA

Foto

: Mar

ília L

opes

Foto: Tiago Collares

Page 20: Prestação de contas - 1º semestre/2013

Expediente: Informativo de Prestação de Contas - Jornalista Responsável: Eduardo Buchholz | Textos: Tiago Collares e Eduardo Buchholz | Diagramação e Projeto Gráfico: Marília Lopes | Colaboração: Karoline Avila, Marcos Jatahy, Ana Simões, Anderson Dias e Giovani Sequeira| Impressão: Gráfica Seriarte|Tiragem: 8 mil.

NOVAS LEIS BENEFICIAM A POPULAÇÃO jÁ NOS PRIMEIROS MESES DE 2013

Lei 7.388/2013 – Alteração da lei 5.602, que

dispõe sobre o transporte coletivo no município

do Rio Grande. Instituiu:

Isenção de passagens para idosos

acima de 60 anos;

Desconto de 50% nas tarifas, durante

os finais de semana, para escoteiros e

bandeirantes devidamente identificados;

Passe livre a todos os cidadãos em até

cinco dias por ano;

Ampliação em 10% do número de passes

escolares;

Utilização do passe escolar para

estudantes e professores em qualquer

horário, inclusive finais de semana.

Lei 7.343/2013 - Reposição salarial de 6% nos vencimentos dos servidores municipais ativos, inativos e pensionistas

Lei 7.344/2013 - Doação de área ao Estado do Rio Grande do Sul para abrigar Delegacia de Polícia

Lei 7.350/2013 - Abertura de contratação emergencial de 29 médicos para atuarem nas equipes da Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e SAMU

Lei 7.355/2013 – Criação de cargos de carreira do magistério público municipal

Lei 7.382/2013 - Contratação temporária de 30 agentes de endemias para o combate à dengue no município

Lei 7.374/2013 – Criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar

Lei 7.375/2013 – Reajuste no auxílio-refeição dos servidores públicos municipais (de R$ 130,00 para R$ 250,00)

Lei 7.378/2013 - Garante pagamento do Piso aos servidores do magistério municipal

Lei 7.369/2013 – Inclusão do Março Lilás no calendário oficial de eventos do município