presidência da república file · web viewgestão de concursos ... a...

24

Click here to load reader

Upload: lytruc

Post on 31-Jan-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

CESGRANRIO - 2014 - CEFET-RJ - Conhecimentos Básicos - Cargos 13 a 33De acordo com as regras deontológicas constantes do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de

a) atitude individual sem ressonância coletiva

b) desconforto momentâneo para o administrado

c) desmoralização do serviço público

d) reparação justa por parte do cidadão

e) desinformação do servidor faltoso

Gestão de Concursos - 2014 - IF-SP - AdministradorRelacione as previsões do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal na COLUNA I com as disposições do referido Código na COLUNA II.

COLUNA I

1. Regra deontológica.2. Dever fundamental do servidor público.3. Vedação dirigida ao servidor público.

COLUNA II

( ) “Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público o que quase sempre conduz a desordem das relações humanas.” ( ) “Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade de seu caráter, escolhendo sempre quando estiver diante de duas opções, a melhor e mais vantajosa para o bem comum.” ( ) “Ser, em função do seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão.”

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) 1 2 3.

b) 2 1 3.

c) 3 1 2.

d) 3 2 1.

ESAF - 2014 - MF - Assistente Técnico AdministrativoO anexo do Decreto n. 1.171, de 22 de junho de 1994, dispõe sobre o Código de Ética Profssional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. O referido ato normativo traz várias disposições relacionadas com tal matéria. Diante do exposto, assinale a opção incorreta, no tocante aos principais deveres do servidor público ali abordados.

a) O servidor público deve comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

Page 2: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

b) O servidor público deve manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.

c) O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.

d) O servidor público deve ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refetindo negativamente em todo o sistema.

e) O servidor público deve ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o interessado

ESAF - 2014 - MF - Assistente Técnico AdministrativoAssinale a opção correta.

a) A palavra Ética tem origem latina, e significa bom costume.

b) A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.

c) Não corresponde a uma atitude cidadã a cobrança de nota fiscal, quando se adquire determinado bem.

d) Os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia na vida privada do servidor público não poderão acrescer ou diminuir o seu bom.conceito na vida funcional.

e) Entre as principais características da moral, está a de que não é temporal, não se modificando ao longo do tempo.

COPESE - UFT - 2014 - UFT - AdministradorO Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Decreto N.º 1.171/1994, estabelece os deveres e as vedações no exercício profissional do servidor. Com base nesse Código, marque D para os deveres e V para as vedações.

( ) Desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular. ( ) Desviar servidor público para atendimento a interesse particular. ( ) Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister. ( ) Ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

Assinale a sequência correta.

a) D, D, V, V

b) V, V, D, D

c) V, D, V, V

d) D, V, V, D

FUNRIO - 2014 - INSS - Analista - DireitoSegundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, constitui vedação ao servidor público

Page 3: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

a) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.

b) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração ao Código de Ética de sua profissão.

d) conservar limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.

e) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

FUNCAB - 2014 - PRF - Agente Administrativo - 01 O Código de Êtica Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n° 1.171/1994) atende à necessidade de criar um sistema de princípios e fundamentos deontológicos que se caracteriza por:

a) não se confundir com o regime disciplinar do servidor público previsto nas leis administrativas, fornecendo suporte mora! para a sua correta aplicação e cumprimento por todos os servidores.

b) não considerar suficiente a implementação das regras deontológicas apenas pelo apelo ao senso social e vontade íntima do próprio agente moral, de sua conscientização e de sua convicção interior.

c) estabelecer o princípio da obrigatoriedade do procedimento ético e moral no exercício da função pública, garantido pela possibilidade de sua imposição por via da coercibilidade jurídica.

d) exigir condutas do mesmo modo que as demais leis administrativas, sem apoiar-se apenas no sentimento de adesão moral e de convicção íntima de cada servidor público.

e) impor, quanto às matérias nele indicadas, um rigoroso sistema de sanções preventivas e coercitivas, ensejador do respeito ao decoro no exercício da função pública.

O decreto é norma de caráter secundário. Por não ser lei é norma de livre adesão. Tem caráter orientador, preventivo e não repressivo.

IDECAN - 2014 - AGU - Administrador São diversas as legislações brasileiras que preconizam a moralidade e a ética no serviço público, reclamando uma conduta íntegra e proba dos servidores públicos civis do Poder Executivo Federal. Desde os deveres expressos na Lei nº 8.112/1990, passando pela repreensão aos atos de improbidade baseada na Lei nº 8.429/1992 e o Código de Ética Profissional aprovado pelo Decreto nº 1.171/1994, é essa a conclusão que se extrai da leitura dos diplomas legais sobre o assunto. A respeito das disposições da última legislação citada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. ( ) A omissão de publicidade de ato administrativo constitui comprometimento ético contra o bem comum, podendo esta ser admitida, contudo, exclusivamente quando

Page 4: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

ocorrer caso de interesse superior do Estado e da Administração Pública. ( ) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Todavia, a intimidade do servidor é inviolável, de forma que os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. ( ) O atraso na prestação do serviço não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas, principalmente, grave dano moral aos usuários dos serviços públicos. A sequência está correta em

a) V, V, F, F.

b) V, F, V, V.

c) V, F, F, V.

d) F, V, F, F.

e) F, F, V, V.

CAPÍTULO ISeção IDas Regras DeontológicasVI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

Decreto 6029

IDECAN - 2014 - AGU - Administrador “Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura”. Assim determina o Decreto nº 6.029/2007 sobre as Comissões de Ética, importantes instrumentos preconizados pelo Decreto nº 1.171/1999 e que, posteriormente, tiveram a regulamentação de algumas de suas ações por meio do diploma legal retrocitado. Acerca do assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Compete às Comissões de Ética atuar como instância consultiva de dirigentes e servidores no âmbito de seu respectivo órgão ou entidade.

b) A constituição da Comissão de Ética compete às instâncias superiores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, abrangendo a administração direta e indireta.

c) As Comissões serão integradas por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente, e designados pelo

Page 5: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

dirigente máximo da respectiva entidade ou órgão, para mandatos não coincidentes de três anos.

d) Um dos princípios pelos quais devem as Comissões de Ética desenvolver seus trabalhos é a proteção à identidade do denunciante, que deverá ser mantida sob reserva até a conclusão do procedimento instaurado para apuração de prática em desrespeito às normas éticas.

e) É dever do titular de entidade ou órgão da Administração Pública Federal, direta e indireta, assegurar as condições de trabalho para que as Comissões de Ética cumpram suas funções, inclusive para que do exercício das atribuições de seus integrantes não lhes resulte qualquer prejuízo ou dano.

1. Art. 10. Os trabalhos da CEP e das demais Comissões de Ética devem ser desenvolvidos com celeridade e observância dos seguintes princípios:

I - proteção àhonra e à imagem da pessoa investigada;II - proteção àidentidadedodenunciante, que deverá ser mantida sob reserva, se este assim o desejar; eIII - independência e imparcialidade dos seus membros na apuração dos fatos, com as garantias asseguradas neste Decreto.

IDECAN - 2014 - AGU - Agente Administrativo No Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, relativo ao Decreto nº 1.171/1994, a pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de

a) advertência e multa pecuniária.

b) ressarcimento ao erário público.

c) suspensão da função ou contrato.

d) censura fundamentada em parecer.

e) limite das promoções previstas na carreira.

IDECAN - 2014 - AGU - Agente Administrativo "Para que haja conduta ética é preciso que a pessoa conheça a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A pessoa não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, as consequências para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins, a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo, se o estabelecido for imoral ou injusto."

(CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000. Adaptado.)

Com base no texto, assinale a alternativa que identifica corretamente condições indispensáveis para a conduta ética.

a) Vontade e busca da felicidade.

Page 6: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

b) Bondade e sentido inato de justiça.

c) Competência profissional e virtude.

d) Consciência moral e responsabilidade.

e) Habilidade e conhecimento acadêmico.

IDECAN - 2014 - AGU - Agente Administrativo Sobre ética e moral, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A ética, como parte da filosofia, é um tipo de saber que justifica conceitualmente as ações do homem, considerado ser livre e racional, capaz de dar para si mesmo um conjunto de normas e valores a serem respeitados. ( ) A ética e a moral dizem respeito tanto ao âmbito subjetivo, das escolhas pessoais, quanto ao da vida coletiva, e se ocupam de temas como a responsabilidade individual, a justiça, o juízo sobre as leis e as instituições fundamentais de nossa sociedade, entre outros. ( ) A moral é o campo dos comportamentos espontâneos e das reações involuntárias, determinados por fatores biológicos e psicológicos, que não são modificáveis, pois não são passíveis de argumentação e validação.

A sequência está correta em

a) V, V, F.

b) V, F, F.

c) F, V, V.

d) F, V, F.

e) F, F, V.

FUNCAB - 2014 - PRF - Agente Administrativo - 02 Os conceitos de ética e moral, embora próximos, não são idênticos. Uma das distinções possíveis entre tais concepções está fundada na constatação de que:

a) a ética é o estudo geral do que é bom ou mau, sendo seu objetivo maior o estabelecimento de regras. A moral, ao contrário, não se vincula a costumes e hábitos porque não guarda correlação com aspectos prescritivos ou impositivos.

b) a moral incorpora as regras adquiridas para a vida em sociedade, enquanto a ética reflete sobre as regras morais vigentes sem, contudo, contestar a conveniência ou a exigibilidade de tais normas.

c) a moral é um conjunto de normas apreendidas no processe de socialização e que regula a conduta dos indivíduos em sua convivência. A ética é uma ponderação teórica sobre a moral cujo objetivo é discutir e fundamentar reflexivamente as normas morais.

d) quando um determinado sujeito reflete sobre uma norma moral e a considera equivocada ou ultrapassada, faz exercício de sua consciência moral, inexistindo na hipótese qualquer consideração que se possa vincular ao conceito de ética.

e) a ética se caracteriza como conjunto de costumes e hábitos de um grupo social, atuando sobre o comportamento do indivíduo que interage socialmente. A morai é um

Page 7: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

conjunto de valores sociais universais que não se materializam em padrões de conduta. ( significados invertidos)

FUNCAB - 2014 - PRF - Agente Administrativo - 02A ética, como instrumento de gestão pública, visa à implementação da racionalidade dos procedimentos sem ignorar que o ambiente público é marcado pelos limites administrativos e morais dos agentes públicos. Assim sendo, é correto afirmar que:

a) eventual processo de apuração da prática de ato em desrespeito ao Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo Federal poderá ser instaurado de ofício ou em razão de denúncia, devendo a identidade do denunciante ser divulgada em razão da vedação ao anonimato. E a identidade poderá ser preservada caso o denunciante deseje.

b) a Comissão de Ética Pública (CEP) atua como instância consultiva do Presidente da República, sendo possível, contudo, a qualquer cidadão provocar diretamente sua atuação, visando à apuração de infração ética imputada a agente público ou órgão de ente estatal.

c) a ética como instrumento da gestão pública está voltada è transformação do Estado e de suas estruturas, impondo a necessidade de desconsideração das relações pessoais dos agentes, gestores e administrados em favor dc princípio da eficiência.

d) o que se pretende com a gestão da ética na administração pública é a compatibilização e integração de normas e procedimentos. Em razão disso, a questão central é a promoção da mudança estrutural do Estado independentemente da avaliação das condutas pessoais dos agentes públicos.

e) a coordenação , avaliação e supervisão do sistema de gestão da ética pública do Poder Executivo Federal competem à Comissão de Ética Pública - CEP, que atuará padronizando rotinas de gerenciamento capazes de tornar irrelevantes ponderações da consciência individual dos agentes públicos no ambiente administrativo.

UFMT - 2014 - UFMT - AdministraçãoNÃO é dever fundamental do servidor público, segundo o Decreto N.º 1.171/1994:

a) Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

b) Zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

c) Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

d) Ter respeito à hierarquia, não representando contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

CESPE - 2014 - TC-DF - Técnico de Administração PúblicaJulgue os itens de 39 a 43, relacionados à ética e à sua aplicação no serviço público.

A ética ocupa-se, independentemente do contexto da ação, da melhor maneira de agir, garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação. E

Page 8: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

Os valores morais são historicamente construídos pelas sociedades, como forma de organizar a convivência e garantir, tanto quanto possível, o bem-estar do indivíduo consigo mesmo e em suas relações com as outras pessoas. C

Ao servidor público que ocupa cargo de chefia é permitido, em situações especiais, determinar que servidor a ele subordinado seja desviado de função para atender a interesse particular daquele, caso o ato não implique prejuízo do desempenho das atividades do serviço público. E

XV - E vedado ao servidor público: j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular

Servidor público que omitir ou negar a publicidade de qualquer ato oficial incorre em improbidade administrativa. E existem as exceções previstas: investigação policial, segurança nacional e interesses superiores da administração e do estado.

FUNDEP - 2014 - IF-SP - AdministradorAnalise as seguintes afirmativas abaixo. I. A remuneração do servidor público é custeada por todos, até por ele próprio. II. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor público pode consolidar a moralidade do ato administrativo.III. A função pública não deve ser considerada como exercício profissional, mas como uma forma de solidariedade com o próximo e de doação à sociedade.

Seção IIII- A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

A partir da análise, constituem regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal as afirmativas

a) I e III apenas.

b) I e II apenas.

c) II e III apenas.

d) I, II e III.

FUNDEP - 2014 - IF-SP - AdministradorPedro tem 21 anos, é universitário e faz estágio na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão do Ministério da Fazenda. Paulo, por sua vez, é consultor contratado mediante licitação para prestar serviço técnico por 6 meses na área de tecnologia da informação daquele mesmo órgão.

Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é CORRETO afirmar que, para fins de apuração de comprometimento ético,

a) Pedro e Paulo são considerados servidores públicos.

Page 9: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

b) nem Pedro nem Paulo são considerados servidores públicos.

c) apenas Pedro é considerado servidor público.

d) apenas Paulo é considerado servidor público.

XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

CESPE - 2014 - ICMBIO - Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Todos os CargosCom relação à ética no serviço público, julgue os itens subsequentes

Considere que um servidor doe para uma biblioteca comunitária uma série de livros da repartição pública na qual ele trabalha. Nesse caso, mesmo sem observar as formalidades legais, o servidor não incorre em improbidade administrativa uma vez que os livros destinam-se a fins educativos e assistenciais. E

Considere um servidor que cumpre com atenção e cuidado suas atividades no ambiente de trabalho, mas que, fora dele, mantém seu nome vinculado a empreendimentos de cunho duvidoso. Nesse caso, é correto afirmar que a conduta desse servidor fere a ética do serviço público. CXV - E vedado ao servidor público: p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidosoProcurar manter uma boa comunicação com os usuários da repartição constitui característica de conduta ética. CCaso um servidor, preocupado com o bem estar dos usuários os quais atende, opte por ocultar uma decisão oficial que contraria os interesses de determinado usuário, ele será considerado um servidor compromissado eticamente com seu serviço e com sua relação com o público. EO servidor que, para algumas situações de trabalho, avalia com cuidado qual a melhor maneira de agir para alcançar os resultados esperados e se orienta por princípios de justiça, está em concordância com a ética E

II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal

O servidor que é visto habitualmente embriagado fora de seu horário de expediente, mas cumpre suas atividades com esmero durante seu horário de trabalho não fere a ética do serviço público. EXV - E vedado ao servidor público:n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

Considere que um servidor, ao atender um usuário, tenha-o deixado esperando por muito tempo, fato que resultou na formação de uma longa fila em seu setor. Nesse caso, como o

Page 10: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

servidor se prestou a buscar informações benéficas para o usuário, primando pela precisão de seu trabalho, acima da celeridade, ele não feriu o Código de Ética do Servidor Público do Poder Executivo Federal.E

Caso um servidor público, levando em conta os interesses da administração pública, omita um fato a um usuário da instituição em que trabalha, essa conduta não infringirá a ética do serviço público, que prima pelos interesses públicos em vez dos particulares. E

VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.Altair, chefe de uma repartição pública, alertou um dos funcionários de seu setor que suas vestimentas não eram adequadas para o ambiente de trabalho. Nessa situação, a conduta de Altair feriu a ética profissional dos servidores, uma vez que desrespeitou a intimidade de outro servidor. E

XIV - São deveres fundamentais do servidor público:p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

CESPE - 2014 - TC-DF - Conhecimentos Básicos para os Cargos 4 e 8Servidor público que não participa de atividades de atualização de seus conhecimentos, para o exercício de suas atribuições, infringe os deveres do servidor. C

XIV - São deveres fundamentais do servidor público:q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções

A conduta de uma servidora pública que aja sempre com eficácia, zelo, dignidade, decoro e consciência dos princípios morais contribui para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos. C

I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função ,ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

FEPESE - 2014 - MPE-SC - MotoristaAssinale a alternativa correta em relação à ética no serviço público.

a) Em caso de premente necessidade é permitido desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

b) É vedado ao servidor deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento das suas funções.

c) A qualquer tempo o servidor poderá retirar da repartição pública, mesmo que sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.

Page 11: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

d) O servidor poderá fazer o uso do cargo ou função, utilizar facilidades, amizades, tempo, posição e infuências para obter qualquer favorecimento, desde que comprovadamente para si.

e) Em prol do interesse público é facultado ao servidor usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa.

Assinale a alternativa correta em relação à ética no serviço público.

a) Em razão do interesse público indireto, os atos administrativos não precisam ser publicados.

b) O conceito de moralidade da Administração Pública é restrito aos procedimentos internos praticados pelos servidores.

c) O servidor poderá omitir ou falsear a verdade, quando necessário aos interesses da Administração Pública.

d) O desempenho da função pública não demanda profissionalismo, uma vez que tal princípio é inerente à iniciativa privada que busca lucros e resultados

e) A moralidade administrativa se integra ao Direito como elemento indissociável dos atos praticados pela administração pública, e, como consequência, atua como fator de legalidade.

COPESE - UFT - 2014 - UFT - AdministradorA pena aplicável pela Comissão de Ética ao Servidor Público do Poder Executivo Federal, prevista no Decreto N.º 1.171/1994, será de

a) Censura.

b) Suspensão.

c) Demissão.

d) Exoneração.

XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso

: CESPE - 2014 - Caixa - Médico do trabalhoNo que concerne a ética nas organizações, julgue os itens que se seguem. A ética se reporta a princípios, ao passo que a moral se volta para aspectos aceitos ou repudiados no que se refere a condutas específicas. C

FUNDEP - 2014 - IFN-MG - Assistente em AdministraçãoConsoante ao que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo Federal, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e de moralidade, admitindo-se, todavia, ressalvas nos termos da lei.

Entre as referidas ressalvas, NÃO se incluem

a) os casos de segurança nacional.

b) as investigações policiais.

Page 12: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

c) os contratos internacionais.

d) as hipóteses de interesse superior do Estado e da Administração Pública. VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior

do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.CESPE - 2014 - MTE - Agente AdministrativoJulgue os itens a seguir acerca da ética no serviço público e suas instruções legais.O servidor público tem o dever de demonstrar integridade de caráter, escolhendo a melhor e mais vantajosa opção para o bem comum quando estiver diante de uma diversidade de alternativas. C

O servidor público pode alterar o teor de documentos que deva encaminhar para providências sempre que notar que a modificação colabora para o melhor andamento do serviço.E

XV - E vedado ao servidor público;h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;

FUNDEP - 2014 - IFN-MG - Analista de Tecnologia da InformaçãoSegundo o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, sobre as Comissões de Ética, é INCORRETO afirmar que

a) devem ser criadas em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta autárquica e fundacional ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo Poder Público.

b) têm poderes de investigação e de instrução de processos administrativos não podendo, todavia, aplicar pena.

c) lhes incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, o registro de sua conduta ética para fins de fundamentação do desenvolvimento na carreira e demais procedimentos relativos à carreira do servidor público.

d) se encarregam de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor no tratamento com as pessoas e o patrimônio público.

FUNDEP - 2014 - IFN-MG - Analista de Tecnologia da Informação

Considere as afirmativas sobre a ética profissional do servidor público.

I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.

II. O servidor não poder emitir ou falsear a verdade, salvo quando necessário à defesa do interesse superior do Estado e da Administração Pública.

III. É vedado ao servidor público demonstrar solidariedade a colegas hierarquicamente superiores ou inferiores que tenham praticado infrações contra a ética profissional.

Das Vedações ao Servidor Público

Page 13: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração aeste Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão

Conforme o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo, estão CORRETAS:

a) I apenas

b) I e II apenas.

c) II e III apenas.

d) I, II e III. :CESPE - 2014 - MTE - ContadorJulgue os itens a seguir, referentes à ética no serviço público e suas instruções legais.

A função pública, para todos os efeitos, deve ser tida como exercício profissional, não se integrando à vida particular do servidor público, o qual deve ser capaz de distinguir entre seus interesses privados e o bem comum. EO servidor público deve ser assíduo e frequente em seu serviço, posto que suas ausências ou atrasos causam prejuízos à ordem do trabalho, o que repercute, negativamente, em todo o sistema no qual esteja inserido.CNo que tange aos princípios morais, o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal trata dos primados da dignidade e da consciência como normas hierarquicamente superiores aos primados da eficácia e do zelo, visto que estes representam princípios técnicos de caráter secundário. ECESPE - 2014 - Caixa - Técnico BancárioCom relação a ética, ética empresarial e ética profissional, julgue os itens a seguir.

O alvo da reflexão ética é a conduta humana, avaliada a partir de valores construídos em sociedade . COs valores morais refletem decisões tomadas no seio da sociedade acerca do conceito comum de vida boa. Esses valores acarretam um conjunto de proibições e permissões que determinam o que é moralmente importante não apenas para aqueles que partilham e reconhecem esses comandos éticos, mas, universalmente, para todos os seres humanos. ECESPE - 2014 - FUB - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos de Nível MédioConsiderando o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público e no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, julgue os itens que se seguem.

Considere que um superior hierárquico tenha determinado a servidor a prática de ato manifestamente ilegal que concederia favores indevidos a determinado grupo de pessoas. Nesse caso, embora o servidor não possa se recusar a praticar o ato, em decorrência do dever funcional de respeito à hierarquia, deverá denunciar o seu superior. E

XIV - São deveres fundamentais do servidor público:h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;i)resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

Page 14: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

Considerando o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público e no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, julgue os itens que se seguem.Independentemente do tipo de transgressão ao Código de Ética cometida por servidor público, a penalidade aplicável pela comissão de ética se limita à censura, devendo a fundamentação para a aplicação da penalidade constar em parecer assinado por todos os integrantes da comissão. C

CESPE - 2014 - CADE - Nível Médio - Conhecimentos BásicosCom base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item subsecutivo.A divulgação dos valores insculpidos no Código de Ética é dever exclusivo da administração pública, não havendo obrigação do servidor público de fazê-la. EXIV - São deveres fundamentais do servidor público:v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.A deterioração de bem público por descuido de servidor, embora seja socialmente condenável e passível de punição administrativa, não constitui falta ética. E

IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.O servidor público está autorizado a omitir a verdade se o interesse do Estado o exigir.EVIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.De acordo com as regras deontológicas estabelecidas no Código de Ética, a consolidação da moralidade do ato administrativo ocorrerá a partir do equilíbrio entre a legalidade e a finalidade. CO servidor público, no uso de suas atribuições, deve ser um vetor da promoção da cidadania, executando com esmero as atividades que lhes são atribuídas, contribuindo, assim, para um serviço público efetivo a favor dos cidadãos. CNo desempenho de seu trabalho, um servidor público pode optar por utilizar ferramentas tradicionais, prescindindo de aparatos tecnológicos mais recentes, desde que isso não o impossibilite de executar as suas atividades EXV - E vedado ao servidor público: e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;Um servidor público possui o dever de resistir às pressões de superiores em hierarquia, interessados ou contratantes que visem obter vantagens, favores ou qualquer outro benefício em função de ações indevidas. CA ética, campo de reflexão acerca das atividades dos seres humanos, é encarregada de levar os valores morais, como certo e errado, a serem fundamentados e exercitados no contexto das relações humanas. CCESPE - 2014 - SUFRAMA - Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Todos os CargosJulgue o próximo item , acerca de moral e ética no serviço público.

No exercício das suas atribuições, o servidor público deve agir com urbanidade junto aos colegas, uma vez que essa atitude constitui obrigação ética e funcional. CXIV - São deveres fundamentais do servidor público:g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de

Page 15: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

CESPE - 2014 - SUFRAMA - Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Todos os CargosJulgue o próximo item , acerca de moral e ética no serviço público.

A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas, não exclui a existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras e evidenciado principalmente após o aprimoramento do pensamento abstrato e da reflexão crítica do indivíduo sobre os valores herdados. C

Caso um servidor público, responsável pelo atendimento ao público, permita que longas filas se formem em seu setor de trabalho, em virtude de ele acessar constantemente redes sociais de comunicação via telefone celular, tal conduta caracterizará falta ética.CEntre outros aspectos, a moral pessoal é formada pela cultura e tradição do grupo ao qual o indivíduo está inserido. C

A participação do servidor público em cursos de aprimoramento que melhorem o desempenho das capacidades laborais relacionadas às atribuições do cargo é obrigação do servidor, a fim de que desempenhe com eficiência suas funções. CXIV - São deveres fundamentais do servidor público:o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum

O conceito de ética, que está vinculado aos valores sociais, sofre alterações com o passar do tempo, ao passo que a moral, por estar relacionada à tradição de um povo, é imutável. E , definições invertidas

CESPE - 2014 - Polícia Federal - Conhecimentos Básicos - Nível Superior

Julgue o item subsecutivo, relativo aos agentes públicos e à ética no serviço público.De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, tratar mal um cidadão significa causar-lhe dano moral. CCAPÍTULO I Seção I Das Regras DeontológicasIX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, constitui vedação ao servidor público

 a) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções. Dever –alínea q

 b) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos. Dever – Alínea f

 c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração ao Código de Ética de sua profissão.

 d) conservar limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição. Dever – Alínea n

 e) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva. Dever – Alínea j

CESPE - 2014 - MDIC - Analista Técnico - Administrativo

Page 16: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Em uma repartição onde há atendimento ao público para fornecimento de certidões, a emissão de documentos foi interrompida em virtude de problemas técnicos, quando ainda havia tempo razoável de expediente de trabalho. Entretanto, um servidor público, sem buscar informações junto aos profissionais técnicos, exigiu que todos os cidadãos se retirassem das instalações do órgão e voltassem no dia seguinte, sem prestar qualquer informação sobre os motivos da decisão ou da interrupção do serviço. Nessa situação, o servidor público cometeu infração ética, uma vez que compete a ele informar aos usuários os motivos da paralisação do serviço, pois o aperfeiçoamento da comunicação e do contato com o público é um dever ético-funcional.C

Seção II, e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

Em uma sociedade de economia mista que desenvolve atividade de prevalente interesse do Estado, determinado empregado falta ao trabalho frequentemente, sem justificativas. Nessa situação, a conduta do empregado constitui falta apenas em relação à Consolidação das Leis do Trabalho e ele não está sujeito ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo.E

Seção I, XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

CESPE - 2014 - MDIC - Agente AdministrativoNo que se refere à ética no serviço público, julgue os itens seguintes.

O Decreto n. o 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal) impõe aos servidores públicos o dever de, em suas atividades, privilegiar a perfeição em detrimento da rapidez.E

O exercício da autoridade pública está condicionado não apenas pela observância das formalidades legais e do dever de evitar violações expressas em lei, mas também pela necessidade de orientar o agir para os fins e interesses públicos C

CESGRANRIO - 2014 - FINEP - Assistente - Apoio administrativo

Segundo o Decreto nº 6.029/2007, um indivíduo está sujeito à apuração de sua conduta ética por uma Comissão de Ética ou pela Comissão de Ética Pública (CEP) nos casos que envolvam

 a) montantes financeiros, somente.

 b) ilícito penal, somente.

 c) reincidência na infração ao Código de Ética, somente.

 d) prestação de serviços de qualquer natureza a um órgão ou entidade pública federal.

Page 17: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

 e) prestação de serviços de natureza exclusivamente permanentes a um órgão ou entidade pública federal.

Que tipo de penalidade uma Comissão de Ética relacionada a um órgão ou entidade pública da esfera federal pode aplicar ao servidor público que eventualmente comete um ato considerado contrário à Ética?

 a) Censura

 b) Reclusão

 c) Multa financeira

 d) Perda dos direitos políticos

 e) Perda do vínculo empregatício

A Comissão de Ética Pública (CEP) e suas atribuições foram explicitadas no Decreto no 6.029/2007, tendo como uma das suas competências

 a) ser uma comissão ética relativa ao Código de Conduta da Alta Administração Federal, valendo-se de preceitos éticos diferentes dos que são apresentados no Código do Servidor Federal, do Decreto no 1.171/1994.

 b) tratar das questões disciplinares que não envolvem o Código de Ética do Servidor Público Federal. E, infração disciplinar: autoridades 8.112

 c) servir como conselho consultivo ao Senado e ao Congresso em relação às questões éticas dos servidores públicos. E, apenas Executivo Federal

 d) coordenar, avaliar e supervisionar o Sistema de Gestão de Ética Pública do Poder Executivo Federal.

 e) oferecer caráter propriamente punitivo às demais Comissões de Ética das entidades e órgãos federais.

FUNRIO - 2014 - INSS - Analista - Direito

Quanto à Comissão de Ética Pública, nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, é correto afirmar que :

 a) É composta 9 (nove) por brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública. E ,são 7

 b) É assegurada remuneração a todos os membros, a qual será variável em razão do número de reuniões de que participarem. E ,não enseja remuneração

 c) Seu Presidente não terá direito de manifestar-se nas deliberações da Comissão, nem mesmo com voto de qualidade

 d) Seus membros possuem mandatos de 5 (cinco) anos, permitidas até duas reconduções. E, são 3 anos e única recondução

 e) A atuação no âmbito da Comissão de Ética Pública não enseja qualquer remuneração para seus membros.

Atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública constitui competência da

 a) Secretaria Executiva de Ética Pública. 

 b) Comissão de Avaliação Institucional.

 c) Coordenadoria de Ética Profissional.

Page 18: Presidência da República file · Web viewGestão de Concursos ... a melhor e mais vantajosa para o ... O servidor público deve apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas

 d) Comissão Permanente de Avaliação Ética

 e) Comissão de Ética Pública.

De acordo com o Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, os trabalhos das comissões de ética devem ser desenvolvidos com celeridade e com observância, dentre outros, do princípio da

 a) independência e parcialidade de seus membros na apuração dos fatos. 

 b) exposição indiscriminada da pessoa investigada. E –preservar a honra e a imagem do investigado

 c) conclusão abreviada da investigação, independentemente do contraditório e da ampla defesa. 

 d) divulgação imediata da identidade do denunciante.( caso deseje será sigiloso)

 e) proteção à honra e à imagem da pessoa investigada.

O Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal foi instituído com a finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do Executivo Federal, possuindo, dentre outras, a competência de

 a) implementar políticas públicas onde a transparência e o acesso à informação são instrumentos dispensáveis ao exercício de gestão da ética pública

 b) articular ações com vistas a estabelecer e efetivar procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional na gestão da ética pública do Estado brasileiro.

 c) permitir a utilização de artifícios destinados a procrastinar o exercício de direito por qualquer cidadão.

 d) utilizar meios que impeçam a compatibilização e a interação de normas e procedimentos relativos à ética pública. E

 e) discriminar e segregar os órgãos, programas e ações relacionados com a ética pública. E, objetiva integrar