prefeitura municipal de timbÓ edital de concurso … · essa folha ficará em seu poder para...

15
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CARTÃO-RESPOSTA MARQUE ASSIM: NUNCA MARQUE ASSIM: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO PARA EMPREGO PÚBLICO 009/2016 FUNDAÇÃO CULTURAL Cargo: INSTRUTOR DE MÚSICA NÍVEL III ACORDEON INSTRUÇÕES Nesta prova, você encontrará: 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais e 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos. Você está recebendo um Caderno com um total de 40 (quarenta) questões do tipo múl- tipla escolha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta. Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa corre- ta. Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária de Res- postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão-Resposta, preenchendo, forte e completa- mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem utilize outro tipo de caneta. No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar. O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal. Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta. Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorrida 1 (uma) hora. Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas. Duração da Prova: 3h30min. AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato Timbó, 13 de novembro de 2016.

Upload: hakhanh

Post on 24-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO

DO CARTÃO-RESPOSTA

MARQUE ASSIM:

NUNCA MARQUE ASSIM:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ

EDITAL DE CONCURSO PARA

EMPREGO PÚBLICO 009/2016

FUNDAÇÃO CULTURAL

Cargo: INSTRUTOR DE MÚSICA NÍVEL III – ACORDEON

INSTRUÇÕES

Nesta prova, você encontrará: 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais e 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos.

Você está recebendo um Caderno com um total de 40 (quarenta) questões do tipo múl-tipla escolha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta.

Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa corre-ta.

Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado.

Depois de preencher a Folha Intermediária de Res-postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão-Resposta, preenchendo, forte e completa-mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem utilize outro tipo de caneta.

No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar.

O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal.

Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta.

Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorrida 1 (uma) hora.

Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas.

Duração da Prova: 3h30min.

AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato

Timbó, 13 de novembro de 2016.

Page 2: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 2 de 15

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leia atentamente o texto a seguir, pois ele serve de base para as questões de 1 a 10. Os parágrafos estão numerados de 1 a 6.

Campeonato do desperdício

1 No campeonato do desperdício, somos campeões em várias modalidades. Algumas de que nos orgu-lhamos e outras de que nem tanto. Meu amigo Adamastor*, antropólogo das horas vagas, não me deu as causas primeiras de nossa primazia, mas forneceu-me uma lista em que somos imbatíveis. Claro, das modalidades que “nem tanto”. 2 Vocês já ouviram falar em lixo rico? Somos os campeões. Nosso lixo faria a fartura de um Haiti. Com o que jogamos fora e que poderia ser aproveitado, poder-se-ia alimentar muito mais do que a população do Haiti. Há pesquisas do assunto e cálculos exatos que “nem tanto”. Somos um país pobre com mania de rico. E nosso lixo é mais rico do que o lixo dos países ricos. Meu falecido pai costumava dizer: rico raspa o queijo com as costas da faca; remediado corta uma casca bem fininha; pobre, contudo, arranca uma lasca imensa do queijo. Meu pai dizia, e tenho a impressão de que meu pai era um homem preconceituoso, mas em termos de manuseio dos alimentos nacionais, arrancamos uma lasca imensa do queijo, ah, sim, arrancamos. 3 Outra modalidade em que somos campeões absolutos, o desperdício do transporte. Ninguém no mundo consegue, tanto quanto nós, jogar grãos nas estradas. Não viajo pouco e me considero testemunha ocular. A Anhanguera, por exemplo, tem verdadeiras plantações de soja em suas margens. Quando pego uma traseira de caminhão e aquela chuva de grãos me assusta, penso rápido e fico calmo: faz parte da competição e temos de ser campeões. 4 Na construção civil o desperdício chega a ser escandaloso. Um dia o Adamastor*, antropólogo das horas vagas, me veio com uma folha de jornal onde se liam estatísticas indecentes. Com o que se joga fora de material (do mais bruto ao mais sofisticado), o Brasil poderia construir todos os estádios que a FIFA exige e ainda poderia exportar cidades para o mundo. 5 Antigamente, este que vos atormenta, levava um litro lavado para trocar por outro cheio de leite. Você, caro leitor, talvez nem tenha notícia disso. Mas era assim. Agora, compra-se o leite e sua embalagem internamen-te aluminizada para jogá-la no lixo. Quanto de nosso petróleo vai para o lixo em forma de sacos plásticos? Vocês já ouviram falar que o petróleo é um recurso inesgotável? Claro que não! Mas sente algum remorso ao jogar os sacos trazidos do supermercado no lixo? Claro que não. Nossa cultura de mosaico tirou-nos a capacidade de ligar os fenômenos entre si. 6 E o que desperdiçamos de talentos, de esforço educacional? São advogados atendendo em balcão de Banco, engenheiros vendendo cachorro-quente nas avenidas de São Paulo, são gênios que se desperdiçam diari-amente como se fossem recursos, eles também, inesgotáveis. No dia em que a gente precisar, vai lá e pega. No dia em que a gente precisar, pode não existir mais. Não importa, vivemos no melhor dos mundos, segundo a opi-nião do Adamastor*, o gigante, plagiando um tal de Dr. Pangloss**, que ironizava um tal de Leibniz***.

(Menalton Braff. Adaptado. Disponível em www.cartacapital.com.br) *Adamastor: o gigante, símbolo dos perigos e das dificuldades que se apresentam ao homem, a personificação do Cabo das Tormentas, em “Os Lusíadas”, de Camões. **Dr.Pangloss: personagem da obra “Cândido”, de Voltaire. Caracteriza-se pelo extremo otimismo. ***Leibniz: autor da teoria de que nada acontece ao acaso. Estamos no melhor dos mundos possíveis, o ser só é, só existe, porque é o melhor possível.

_____________________________________________ 1- Pergunta retórica é um questionamento que não tem como objetivo obter uma resposta, e sim tem como meta

estimular a reflexão do ouvinte (ou do leitor) sobre o assunto em debate. O escritor Menalton Braff lançou mão desse recurso argumentativo em “Campeonato do Desperdício”. Após reler o texto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- O escritor utilizou a pergunta retórica na maioria dos períodos do último parágrafo. II- O maior número de perguntas retóricas concentra-se no 5º parágrafo. III- O escritor utilizou o recurso da pergunta retórica para abrir o 2º e o 6º parágrafo. IV- Com a pergunta retórica, deseja-se reforçar uma ideia ou crítica sobre algo ou alguém. Mas todas as per-

guntas retóricas ficam sem resposta, como se observa no texto. V- Quem faz uma pergunta retórica já sabe a resposta do questionamento feito, mas leva o destinatário da in-

terrogação a refletir ou a entender determinado tema ou situação, como se observa no texto. VI- A pergunta retórica pode possuir um caráter de ironia ou sarcasmo, como se verifica no texto.

Assinale a alternativa correta: (A) Apenas as afirmativas II, III, V e VI estão corretas. (B) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas. (C) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. (D) Apenas as alternativas IV, V e VI estão corretas. (E) Apenas as alternativas II, III, IV e V estão corretas.

Page 3: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 3 de 15

2- Sobre os objetivos do autor do texto que você acabou de ler, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) Ao utilizar os pronomes de tratamento (você, vocês), o autor cria um canal aberto com o leitor, que é estimulado a interagir e a se questionar.

( ) Adamastor é o amigo real do autor, pessoa próxima em quem ele confia. Dele se tem a impressão de que teria atitudes semelhantes às do autor em diversas situações.

( ) O autor utilizou um recurso de estilo que corresponde à união de duas ideias contrárias num só pen-samento: “lixo rico”, “jogamos fora”/“ser aproveitado”, “rico”/ “pobre” (2º parágrafo).

( ) No início do 5º parágrafo, o autor (representado pelo pronome “este”) utiliza o “vos” (em vez de usar “você”) mais como forma de ironia endereçada ao leitor do que de respeito ou reverência.

Assinale a alternativa com a sequência correta: (A) V – F – V – F. (B) F – V – F – V. (C) V – F – V – V. (D) F – F – V – V. (E) V – V – F – F.

3- Leia e assinale a alternativa correta. A composição do texto “Campeonato do desperdício”, como um todo,

baseia-se no contraste entre: (A) As modalidades de desperdício de que nos orgulhamos e as modalidades de desperdício de que não nos

orgulhamos. (B) O desperdício de recursos no Brasil e a pobreza no Haiti. (C) O passado e o presente, mostrando em qual deles há mais desperdício. (D) A carência socioeconômica e o desperdício de recursos no Brasil. (E) O desperdício na construção civil e o desperdício de talentos no Brasil.

4- Releia um trecho do 3º parágrafo:

Não viajo pouco e me considero testemunha ocular. A Anhanguera, por exemplo, tem verdadeiras plantações de soja em suas margens. Quando pego uma traseira de caminhão e aquela chuva de grãos me assusta, pen-so rápido e fico calmo: faz parte da competição e temos de ser campeões.

O trecho que está sublinhado significa que o autor: (A) Teve a oportunidade de ver um fato e de contribuir para o seu resultado. (B) Teve a oportunidade de testemunhar, mas ocultou o fato. (C) Revela um fato que ele próprio viu ou ao qual assistiu. (D) Não assistiu ao fato, mas teve participação ativa nele. (E) Idealizou e imaginou o fato, mas não participou dele.

5- Na primeira coluna, há orações do texto. Na segunda coluna, há justificativas para as vírgulas obrigatórias que

foram usadas nas orações. Numere a segunda coluna, associando a justificativa à oração correspondente.

Primeira coluna 1. No campeonato do desperdício, somos campeões em várias modalidades. (1º parágrafo) 2. Meu amigo Adamastor, antropólogo das horas vagas, não me deu as causas primeiras [...]. (1º parágrafo) 3. [...]não me deu as causas primeiras de nossa primazia, mas forneceu-me uma lista em que somos imbatí-

veis. (1º parágrafo) 4. Claro, das modalidades que “nem tanto”. (1º parágrafo) 5. A Anhanguera, por exemplo, tem verdadeiras plantações [...]. (3º parágrafo) 6. Você, caro leitor, talvez nem tenha notícia disso. (5º parágrafo)

Segunda coluna ( ) Empregam-se as vírgulas para separar uma expressão explicativa. ( ) Empregam-se as vírgulas para separar um aposto. ( ) Empregam-se as vírgulas para separar um vocativo. ( ) Emprega-se a vírgula para separar a interjeição. ( ) Emprega-se a vírgula para separar uma oração coordenada sindética adversativa. ( ) Emprega-se a vírgula para separar o adjunto adverbial antecipado.

A alternativa que contém a numeração correta é: (A) 5 – 2 – 6 – 4 – 3 – 1. (B) 2 – 5 – 4 – 6 – 1 – 3. (C) 3 – 4 – 1 – 5 – 2 – 6. (D) 4 – 6 – 2 – 5 – 1 – 3. (E) 6 – 2 – 5 – 4 – 3 – 1.

Page 4: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 4 de 15

6- Diante de cada afirmativa sobre aspectos gramaticais do texto lido, escreva V se for verdadeira e, F, se for falsa:

( ) Acentuam-se graficamente os vocábulos paroxítonos terminados em ditongo crescente, seguidos ou

não de “s”. Exemplos: desperdício, inesgotáveis, petróleo, gênios. ( ) A norma padrão admite a regência nominal de duas formas: “[...] tenho a impressão de que meu pai era

um homem preconceituoso [...]”/ “[...] tenho a impressão que meu pai era um homem preconceituoso [...]”. (2º parágrafo)

( ) Em "Vocês já ouviram falar que o petróleo é um recurso inesgotável? Claro que não! Mas sente algum remorso ao jogar os sacos trazidos do supermercado no lixo?" (5° parágrafo), há um erro de concor-dância verbal.

( ) Em ambos os casos “Com o que se joga fora de material [...]” (4º parágrafo) e “Vocês já ouviram falar que o petróleo é um recurso inesgotável?” (5º parágrafo), “que” é um pronome relativo.

( ) A palavra “rico” é adjetivo em ambos os casos: “Vocês já ouviram falar em lixo rico?” e “[...] rico raspa o queijo com as costas da faca[...]” (2º parágrafo).

Assinale a alternativa com a sequência correta: (A) F – F – F – V – V. (B) V – V – V – F – V. (C) F – V – F – V – V. (D) F – F – V – V – F. (E) V – F – V – F – F.

7- Há três colocações dos pronomes oblíquos átonos com relação aos verbos:

1- Próclise 2- Mesóclise 3- Ênclise Use a numeração acima para identificar a colocação pronominal presente nos exemplos extraídos do texto li-do. ( ) Nossa cultura de mosaico tirou-nos a capacidade de ligar os fenômenos entre si. ( ) Antigamente, este que vos atormenta, levava um litro lavado [...]. ( ) Meu amigo Adamastor[...] não me deu as causas primeiras de nossa primazia[...]. ( ) [...] poder-se-ia alimentar muito mais do que a população do Haiti. ( ) [...]mas forneceu-me uma lista em que somos imbatíveis. ( ) Não viajo pouco e me considero testemunha ocular. Assinale a alternativa que contém a numeração correta: (A) 1 – 3 – 3 – 2 – 1 – 3. (B) 1 – 2 – 3 – 1 – 3 – 1. (C) 2 – 1 – 1 – 3 – 3 – 1. (D) 3 – 1 – 1 – 2 – 3 – 1. (E) 3 – 2 – 1 – 1 – 3 – 2.

8- Releia este trecho do 5º parágrafo:

Vocês já ouviram falar que o petróleo é um recurso inesgotável? Claro que não! Mas sente algum remorso ao jogar os sacos trazidos do supermercado no lixo? Claro que não. Nossa cultura de mosaico tirou-nos a capa-cidade de ligar os fenômenos entre si. Assinale a alternativa que explica corretamente a expressão sublinhada: (A) “Mosaico” foi empregado no texto em sentido próprio ou denotativo, significando “imagem visual criada pe-

la incrustação de peças coloridas sobre uma superfície, aglomeradas e fixadas [...]”. A cultura de mosaico é contra o desperdício.

(B) “Mosaico” é o “conjunto formado por elementos (ou pedaços) justapostos” e foi empregado no texto em sentido figurado. A expressão significa “fragmentação cultural”, que enfraquece a comunhão de determi-nados valores entre os membros de uma sociedade.

(C) Como um pavimento composto de ladrilhos ou pequenas peças coloridas e variadas (que formam o “mo-saico”), a nossa cultura é composta por várias etnias.

(D) Mosaico cultural é o conjunto de todas as expressões culturais, organizadas distintamente, para mapear os costumes de um povo ou nação.

(E) Cultura de mosaico equivale ao conceito de diversidade cultural, que aponta para a variedade de culturas existentes no mundo, as quais foram surgindo pela interação desenvolvida entre os seres e o meio ambi-ente.

Page 5: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 5 de 15

9- Assinale a alternativa em que a oração está correta no que diz respeito à ortografia, à acentuação, à concor-dância e à adequação das palavras ao contexto: (A) Já haviam cálculos e pesquisas cerca de desperdício de materiais provenientes de edificações. (B) Como já se houviu falar em debates de longo aucance, o Brasil poderia construir mais obras de primeira li-

nha, mais desperdiça muitos recursos. (C) Já havia pesquisas e cálculos acerca do desperdício de materiais provenientes de edificações. (D) Muitos problemas graves porque passa o Brasil tem origem no desperdicio. (E) Talves você mau tenha noticia de que o nosso lixo seja uma riquesa.

10- Quais das orações abaixo possuem verbo na voz passiva?

I- Na construção civil o desperdício chega a ser escandaloso. II- [...] este que vos atormenta, levava um litro lavado para trocar por outro [...]. III- [...] são gênios que se desperdiçam diariamente como se fossem recursos [...]. IV- Um dia o Adamastor [...] me veio com uma folha de jornal onde se liam estatísticas indecentes. V- Quanto de nosso petróleo vai para o lixo em forma de sacos plásticos? VI- Agora, compra-se o leite e sua embalagem internamente aluminizada para jogá-la no lixo. VII- Com o que se joga fora de material [...]. Assinale a alternativa correta: (A) Apenas as orações II, V e VI possuem verbo na voz passiva. (B) Apenas as orações I, III, VI e VII possuem verbo na voz passiva. (C) Apenas as orações III, IV e V possuem verbo na voz passiva. (D) Apenas as orações IV, V, VI e VII possuem verbo na voz passiva. (E) Apenas as orações III, IV, VI e VII possuem verbo na voz passiva.

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS GERAIS

11- Um morador de Timbó, um jovem nascido em 2000, no Chile, decidiu inscrever-se para o concurso público da

Prefeitura Municipal. O jovem é naturalizado brasileiro, tem escolaridade compatível com o cargo e está apto física e mentalmente. Com base na Lei Complementar nº 01/1993, pergunta-se: a inscrição pode ser aceita? (A) Sim, por ter naturalidade brasileira. (B) Sim, porque atende plenamente aos requisitos previstos na Lei Complementar nº 01/1993. (C) Não, porque não é brasileiro nato. (D) Não, em razão de não atender ao requisito de idade mínima. (E) Sim, porque atende a dois requisitos básicos para ingresso no serviço público: nacionalidade e escolariza-

ção. 12- À luz do Regime Jurídico Estatutário para os Servidores Públicos de Timbó, preencha as lacunas corretamen-

te: _____________ é a investidura no cargo e se dá com a aceitação expressa das atribuições, deveres e res-ponsabilidades e direitos inerentes ao cargo público, formalizada com a assinatura do termo pela autoridade competente e pelo interessado. _____________ é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: (A) Posse – Vencimento (B) Exercício – Salário (C) Enquadramento – Gratificação (D) Remoção – Indenização (E) Estabilidade - Remuneração

13- A história política brasileira viveu períodos de exclusão e de impossibilidade de participação popular, oriundos

da ação casuística de diversos governos que tivemos ao longo dos tempos. (CHAIA, 2014). Ao encontro disso, é correto afirmar que atualmente: (A) Menores de 14 anos podem votar. (B) Pessoas acima de 80 anos estão impedidas de votar. (C) É facultativo o voto para jovens entre 16 a 17 anos. (D) Iletrados são obrigados a votar. (E) O voto é obrigatório para pessoas que possuem entre 18 e 75 anos.

Page 6: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 6 de 15

14- A arte brasileira, em qualquer tempo, é a representação de diferentes sentimentos e expressões que a reali-dade imprimiu nos artistas (poetas, pintores, atores, escultores, etc.) que as executaram, independente de seu tempo. (Fagundes, 2012). Isso posto, analise as afirmativas sobre as manifestações artísticas brasileiras e identifique a(s) correta(s):

I- Salvador, a capital baiana, se destaca pelo ritmo do axé, enquanto a capital de Pernambuco, Recife, atrai diversos foliões com os tradicionais blocos de rua ao som do frevo.

II- As festas juninas estão entre os mais prestigiados festejos públicos tradicionais do Brasil. Elas são come-moradas desde a época colonial e sofreram forte influência africana.

III- A gastronomia brasileira é resultante de uma mistura de ingredientes europeus e de outros povos, além de indígenas e africanos.

IV- Na literatura, José de Alencar exaltava as belezas naturais do Brasil e os indígenas brasileiros, e o grande escritor Machado de Assis foi fundador da Academia Brasileira de Letras.

Assinale a alternativa correta: (A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (C) Apenas a afirmativa I está correta. (D) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. (E) Apenas a afirmativa IV está correta.

15- Em 2014, o movimento popular Põe no Rótulo foi criado com o objetivo de conscientizar a população não alér-

gica da necessidade da rotulagem destacada de alimentos reconhecidamente mais alergênicos: trigo, leite, so-ja, ovo, peixe, crustáceos, amendoim, oleaginosas. Como resultado dessa mobilização, a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou processo de discussão de projeto de normatização da rotulagem de alér-genos em alimentos, tendo promovido uma consulta pública sobre o tema, a qual resultou em mais de 3500 manifestações apresentadas pela sociedade. Acerca do tema, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- A rotulagem dos alergênicos é questão da saúde pública. II- Embora tenha ocorrido a mobilização, ainda não é obrigatório que fabricantes de alimentos e bebidas evi-

denciem nas embalagens informações sobre a presença dos principais alimentos que causam reações alérgicas.

III- A Anvisa aceitou o pedido das indústrias de prorrogação do prazo para adequação dos produtos fabrica-dos que contêm componentes alergênicos.

Assinale a alternativa correta: (A) As afirmativas I, II e III estão corretas. (B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (C) Apenas a afirmativa I está correta. (D) Apenas a afirmativa II está correta. (E) Apenas a afirmativa III está correta.

16- Trata-se da expulsão de um grupo de pessoas de baixa renda de uma região, bairro ou cidade, para a entrada

de outro, com maior poder aquisitivo. Em geral, esse deslocamento acontece por meio do aumento dos valo-res dos imóveis e aluguéis por melhorias nos serviços públicos e privados, como no caso das regiões que re-ceberam as obras para as Olimpíadas. Isso obriga a população local a mudar-se para áreas mais periféricas, com piores serviços e baixa qualidade de vida. (SASAKI, 2016). O autor abordou uma temática mundial em grande discussão no Brasil. Trata-se da: (A) Revitalização urbana. (B) Gentrificação. (C) Especulação imobiliária. (D) Valorização imobiliária. (E) Arquitetura urbana contemporânea.

17- “O Brasil enfrenta um déficit de infraestrutura logística, ou seja, faltam rodovias, hidrovias, ferrovias, hidrovias,

aeroportos e estrutura portuária para atender a uma demanda reprimida”. (SASAKI, 2016) Acerca desse tema, assinale a alternativa correta: (A) As rodovias são indicadas para interligar trajetos médios e longos e destinadas às cargas de grande volu-

me. (B) Mais da metade de todo o transporte do país acontece por hidrovias. (C) O transporte aéreo é indicado às cargas delicadas e perecíveis ou de urgência às indústrias. (D) As ferrovias são adequadas à interligação entre pontos próximos e cargas urgentes, sem grande volume. (E) Dentro da matriz de transporte brasileira, o transporte dutoviário representa, aproximadamente, 2/4 da ma-

triz.

Page 7: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 7 de 15

18- Visto que mais da metade da população brasileira é formada por pessoas negras, sua representatividade ain-da é baixa nos concursos de beleza.

(Disponível em: http://www.brasilpost.com.br. Adaptado. Acesso em: 14 out. 2016.)

Entre os concursos tradicionais, a edição de 2016 do Miss Brasil celebrou sua 62ª edição. Sobre esse cenário, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreve V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) A edição de 2016 teve recorde de candidatas negras participantes. ( ) Após jejum de 30 anos, a candidata do Paraná, Raissa Santana, foi a segunda negra a vencer o con-

curso. ( ) Em sessenta e duas edições do concurso ainda não houve uma mulher negra ganhadora do prêmio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: (A) F – F – F. (B) V – V – F. (C) V – F – V. (D) V – V – V. (E) F – V – F.

19- Miró nasceu em Barcelona em 1893 e é considerado um dos principais nomes do surrealismo e um dos maiores

artistas espanhóis de todos os tempos. Suas obras são marcadas pelos traços livres e colorido intenso. Durante a vi-da, Miró realizou mais de duas mil pinturas sobre tela, 200 esculturas, além de desenhos em papel e em outros ma-teriais. Miró morreu em 1983, aos 90 anos, em Palma de Maiorca, na Espanha, ainda em atividade.

(Disponível em: g1.globo.com. Acesso em: 07 out. 2016.)

Esse artista teve representativa e movimentada exposição em Santa Catarina, no segundo semestre do ano passa-do. O museu que o recebeu foi: (A) Museu Casa do Poeta Lindolf Bell. (B) Museu do Imigrante. (C) Museu Histórico de Santa Catarina. (D) Museu Victor Meirelles. (E) Museu de Arte de Santa Catarina.

20- O impeachment de Dilma Rousseff foi um dos acontecimentos recentes mais importantes do Brasil (Fernan-

des, 2016). Acerca desse tema, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verda-deira, e F, se for falsa:

( ) O julgamento do processo de impeachment foi presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que era, na ocasião, Eduardo Cunha.

( ) O impeachment da presidente Dilma Roussef foi o primeiro a acontecer na história do presidencialismo no Brasil.

( ) O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment de Dilma Roussef.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: (A) V – V – V. (B) V – F – V. (C) F – F – F. (D) F – V – V. (E) V – F – F.

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21- Analise as afirmativas sobre o acordeom e identifique as corretas:

I- “Tchneng” foi o instrumento precursor do acordeom. II- O acordeom foi inventado por volta do ano de 1829. III- O acordeom chegou ao Brasil por meio dos imigrantes europeus. IV- O som original do acordeom foi o primeiro a ser reproduzido fielmente pelos modernos sintetizadores ele-

trônicos.

Assinale a alternativa correta: (A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (B) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. (C) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. (D) Apenas as afirmativas III e VI estão corretas. (E) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

Page 8: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 8 de 15

22- Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os símbolos dos registros usados para trocar o timbre/oitava do acordeom:

1-

( ) Basson

2-

( ) Clarinete

3-

( ) Piccollo

4-

( ) Mussete

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: (A) 4 – 2 – 3 – 1. (B) 3 – 4 – 1 – 2. (C) 2 – 4 – 3 – 1. (D) 1 – 2 – 3 – 4. (E) 2 – 4 – 1 – 3.

23- Analise os dois compassos escritos para os baixos do acordeom e assinale a alternativa correta:

(A) As duas escritas estão corretas, representando o Ritmo de Valsa com acordes E e A. (B) As duas escritas estão erradas, representando o Ritmo de Chote com acordes E e A. (C) Somente o segundo compasso está correto, representando o Ritmo de Valsa com acordes G e C. (D) Somente o primeiro compasso está correto, representando o Ritmo de Valsa com acordes G e C. (E) As duas escritas estão corretas, representando o Ritmo de Valsa com acordes G e C.

24- As notas dos baixos do acordeom são distribuídas de forma particular e diferenciada. A esse respeito, analise

as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) O intervalo entre o baixo fundamental e o contrabaixo é uma terça maior. ( ) Todos os baixos soam somente uma nota fundamental. ( ) O intervalo entre os baixos fundamentais são de uma quinta justa. ( ) Todos os intervalos são de quarta menor. ( ) O baixo pode ser usado para acompanhamento e melodia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: (A) V – F – V – V – V. (B) F – F – V – F – V. (C) V – F – V – F – V. (D) F – V – V – V – F. (E) V – F – F – F – V.

Page 9: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 9 de 15

25- Observe a figura abaixo. Se acionarmos os dois botões pintados, geraremos um acorde tétrade.

Com base na figura acima, assinale a alternativa que equivale ao acorde tétrade gerado: (A) C. (B) Am7. (C) A. (D) F7. (E) Cm7.

26- Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando cada músico acordeonista com seu breve

histórico:

1- Luiz Gonzaga 2- Mario Zan 3- Dominguinhos 4- Mário Mascarenhas 5- Renato Borghetti

( ) Nascido em Pernambuco, oriundo de uma família humilde e numero-sa, aprendeu o instrumento por influência do pai, que lhe deu de pre-sente uma sanfona de oito baixos, aos seis anos. Apresentava-se em feiras livres junto com dois de seus irmãos, formando o trio Os Três Pinguins. Conhecido antes de ficar famoso como Neném do Acor-deom, seu sucesso mais marcante foi a música “Eu só quero um xo-dó”.

( ) O Gaúcho começou na música aos dez anos de idade, tocando o instrumento que ganhou do pai em Barra do Ribeiro. Seu primeiro dis-co – “Gaita Ponto” – tornou-se o primeiro álbum de música instrumen-tal brasileira a ganhar um disco de ouro. Mescla folclore e modernida-de em suas composições, tendo um estilo inconfundível.

( ) Nascido em Cataguazes, o músico mineiro começou a tocar acor-deom com 15 anos de idade em sua cidade natal. Ferido durante a Segunda Guerra Mundial, foi transferido para os Estados Unidos onde aperfeiçoou os estudos no instrumento. Foi professor, e a sua carreira conta com inúmeras músicas gravadas. Seus métodos para acordeom continuaram a ser utilizados por sucessivas gerações de músicos.

( ) Nascido na Itália, imigrou com a família para São Paulo, instalando residência em Catanduva. Iniciou seus estudos no instrumento aos 13 anos, e foi considerado um dos melhores instrumentistas da sua épo-ca, tendo se tornado famoso pelas composições de populares can-ções das festas juninas paulistas, como “Pula a Fogueira”. Foi tam-bém o autor dos hinos comemorativos dos 400 anos e 450 anos da cidade de São Paulo

( ) Nascido em 1912, após dar baixa do serviço militar, dedica-se à músi-ca. Acompanhado de seu instrumento, triângulo e zabumba, mostrava o relato sobre a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua gente a todo o país. Ganhou notoriedade com as canções “Baião” (1946), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: (A) 3 – 1 – 5 – 4 – 2. (B) 5 – 3 – 2 – 4 – 1. (C) 5 – 1 – 4 – 3 – 2. (D) 3 – 4 – 2 – 1 – 5. (E) 3 – 5 – 4 – 2 – 1.

Page 10: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 10 de 15

27- Analise a figura abaixo:

Com base na figura acima, diante de cada afirmativa, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa: ( ) Os números 1 e 2 indicam, respectivamente, o teclado e o registro de teclado. ( ) Os números 3 e 5 indicam, respectivamente, baixos e foles. ( ) Os números 4 e 7 indicam, respectivamente, o registro dos baixos e o teclado. ( ) O número 6 indica a correia de mão. ( ) Os números 8 e 9 indicam, respectivamente, a travas de fole e o registro dos baixos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: (A) V – V – F – V – F. (B) F – V – F – V – V. (C) F – V – V – V – F. (D) V – V – F – F – V. (E) V – V – V – F – F.

28- Analise os conceitos abaixo e identifique os(s) correto(s):

I- Sustenido, bemol e bequadro são chamados acidentes musicais. II- Um tom é a soma de dois semitons. III- Compasso é a divisão de um trecho musical em séries regulares de pulsos. IV- A ordem como aparecem escritos os bemóis na armadura de clave é a seguinte: si – mi – fa – re – sol –

do – la. V- Altura, duração, intensidade e timbre são as propriedades do som. Assinale a alternativa correta: (A) Apenas os conceitos III, IV e V estão corretos. (B) Apenas os conceitos II, III e IV estão corretos. (C) Apenas os conceitos I, II, III e V estão corretos. (D) Apenas os conceitos I, II e III estão corretos. (E) Os conceitos I, II, III, IV e V estão corretos.

Page 11: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 11 de 15

29- Analise a figura abaixo:

1 2 3 4 5 6

Com base na figura acima, identifique as afirmativas corretas: I- Essas são as seis fileiras de baixos de um acordeom de 120 baixos. II- A fileira 3 corresponde aos acordes maiores. III- A fileira 4 corresponde aos acordes de sétima menor. IV- A fileira 2 corresponde ao baixo fundamental. V- A fileira 6 corresponde aos acordes diminutos. VI- A fileira 5 corresponde aos acordes menores. Assinale a alternativa correta: (A) Apenas as afirmativas I, III, IV e VI estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas. (C) Apenas as afirmativas I, II, V e VI estão corretas. (D) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas. (E) Apenas as afirmativas I, IV, V e VI estão corretas.

30- Os baixos do acordeom são botões redondos idênticos. Para referência de localização, usam-se marcações

em 3 notas específicas. Quais são elas? Assinale a alternativa correta: (A) Do – Mi – Lab. (B) Do – Mi – Mib. (C) Do – Mi – Sib. (D) Do – Re – Mi. (E) Do – Mi – Sol.

Observe o trecho musical a seguir e responda às questões de 31 a 34.

31- O ritmo do trecho musical acima é: (A) Vaneira. (B) Valsa. (C) Chote. (D) Chamamé. (E) Baião.

32- É correto afirmar que o maior intervalo entre notas da melodia do trecho musical acima é uma:

(A) Sétima menor. (B) Sexta Maior. (C) Terça maior. (D) Quinta Justa. (E) Quarta Justa.

Page 12: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 12 de 15

33- O compasso apresentado no trecho musical acima é: (A) Ternário simples. (B) Binário simples. (C) Quaternário composto. (D) Binário composto. (E) Quaternário simples.

34- A cadência harmônica apresentado no trecho musical acima é:

(A) I – IV – V – I. (B) II – V – I. (C) I – V – IV – I. (D) I – IV – I – V. (E) II – IV – I – V.

35- Analise as armaduras de clave abaixo:

I II III IV

As tonalidades definidas, respectivamente, pelas armaduras acima são: (A) Dó M, Mi m, Si b M, La M. (B) Ré M, Ré m, Mi b, Fa # M. (C) Sol m, Dó m, Fa M, Dó# M. (D) Sol M, Re m, Sib, Fa# M. (E) Sol M, La m, Lab M, Mi M.

36- Analise a estrutura das tríades abaixo:

Com base na estrutura das tríades acima, assinale a alternativa correta: (A) Menor, menor, maior, diminuto, diminuto. (B) Menor, diminuto, maior, menor, diminuto. (C) Menor, diminuto, menor, menor, menor. (D) Maior, maior, maior, menor, diminuto. (E) Maior, diminuto, maior, maior, menor.

37- Assinale a alternativa que indica os intervalos simples que são possíveis de serem formados com as notas Fá#

e Sol: (A) 2 maior e 7 menor. (B) 2 aumentada e 7 maior. (C) 2 maior e 7 maior. (D) 2 menor e 7 menor. (E) 2 menor e 7 maior.

38- Alguns compositores brasileiros se destacaram na produção de música instrumental no final do século XIX,

como Alberto Nepomuceno e Henrique Oswald, entre outros. Esses compositores atuaram no fim do Império e início do Período Republicano brasileiro, quando surgiram importantes conceitos nacionalistas em música. Nesse cenário de nacionalismo, apareceu, no século XX, um compositor que criou um idioma musical rom-pendo com a visão nacionalista até então difundida e se tornou um dos mais influentes compositores eruditos brasileiros. Estamos falando de: (A) Noel Rosa. (B) Carlos Gomes. (C) Francisco Mignone. (D) Heitor Villa Lobos. (E) Vinícius de Moraes.

Page 13: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 13 de 15

39- Considerando o tema relações humanas, assinale a alternativa relacionada a uma atitude de respeito pelos colegas de trabalho, isto é, pela pessoa ou pelo seu trabalho: (A) Ouvir atentamente e compreender o que os outros dizem. (B) Comunicar suas ideias de forma clara e precisa em qualquer situação dentro ou fora da instituição. (C) Dominar os conhecimentos técnicos necessários para desempenhar suas funções. (D) Desconsiderar que seus colegas de trabalho têm sentimentos e preocupações. (E) Atualizar-se constantemente para crescer profissionalmente.

40- A ética pode ser entendida como um conjunto de princípios indispensáveis a uma determinada disciplina dos

costumes, da moral e da conduta das pessoas. A esse respeito, analise os princípios abaixo e escreva V dian-te do(s) que se refere(m) à ética profissional e F diante do(s) que não se refere(m):

( ) Honestidade no trabalho. ( ) Lealdade com a instituição. ( ) Execução de serviço de forma deficiente e morosa. ( ) Respeito à hierarquia. ( ) Distanciamento de fofocas e comentários maldosos. Assinale a alternativa com a sequência correta: (A) F – F – V – F – F. (B) F – V – F – V – V. (C) V – V – F – V – V. (D) F – V – F – V – F. (E) V – V – V – V – V.

Page 14: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 14 de 15

Page 15: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE CONCURSO … · Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária

Prefeitura Municipal de Timbó – Emprego Público – Edital 009/2016 Página 15 de 15

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ

EDITAL DE CONCURSO PARA

EMPREGO PÚBLICO 009/2016

FUNDAÇÃO CULTURAL

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questões RESPOSTAS

01 A B C D E

02 A B C D E

03 A B C D E

04 A B C D E

05 A B C D E

06 A B C D E

07 A B C D E

08 A B C D E

09 A B C D E

10 A B C D E

11 A B C D E

12 A B C D E

13 A B C D E

14 A B C D E

15 A B C D E

16 A B C D E

17 A B C D E

18 A B C D E

19 A B C D E

20 A B C D E

Questões RESPOSTAS

21 A B C D E

22 A B C D E

23 A B C D E

24 A B C D E

25 A B C D E

26 A B C D E

27 A B C D E

28 A B C D E

29 A B C D E

30 A B C D E

31 A B C D E

32 A B C D E

33 A B C D E

34 A B C D E

35 A B C D E

36 A B C D E

37 A B C D E

38 A B C D E

39 A B C D E

40 A B C D E

INFORMAÇÕES

O inteiro teor da prova e o gabarito da prova objetiva serão divulgados até às 18h do dia 14 de novembro de 2016, no endereço eletrônico www.furb.br/concursoexterno, link Fundação Cultural de Timbó – Concurso para Emprego Público - Edital N. 009/2016, e será afixado no mural de pu-blicações da Fundação Cultural de Timbó.

Timbó, 13 de novembro de 2016.