prefeitura municipal de pontal secretaria municipal … · socioassistencial de convivência e...

28
PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL EXTRATO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2017 A PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL, SP, por meio da SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL, nos termos da Lei Federal nº 13.019, de 2014, faz saber a quem interessar possa que, realizará o Chamamento Público nº 01/2017, visando à seleção de Organizações da Sociedade Civil - OSCs interessadas em celebrar parceria, em regime de mutuo interesse público e cooperação, mediante Termo de Colaboração, no valor total de R$ 1.138.388,85 (um milhão, cento e trinta e oito mil e trezentos e oitenta e oito reais e oitenta e cinco centavos) por 15 (quinze) meses 2018/2019. Objeto: O termo de colaboração terá por objeto a execução a operacionalização de Núcleos do Serviço de Proteção Social Básica, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes – SCFV, no Município de Pontal/SP, conforme o Edital e normativas vigentes. Prazo para Apresentação das Propostas: De 28/11/2017 à 28/12/2017. O Edital está disponível, na íntegra, no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Pontal: http://www.pontal.sp.gov.br/. ANDRE LUIS CARNEIRO – Prefeito Municipal RAFAELA BARROS PEREIRA DE POLI - Secretária Municipal da Promoção Social

Upload: others

Post on 28-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL

EXTRATO

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2017

A PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL, SP, por meio da SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL, nos termos da Lei Federal nº 13.019, de 2014, faz saber a quem interessar possa que, realizará o Chamamento Público nº 01/2017, visando à seleção de Organizações da Sociedade Civil - OSCs interessadas em celebrar parceria, em regime de mutuo interesse público e cooperação, mediante Termo de Colaboração, no valor total de R$ 1.138.388,85 (um milhão, cento e trinta e oito mil e trezentos e oitenta e oito reais e oitenta e cinco centavos) por 15 (quinze) meses 2018/2019. Objeto: O termo de colaboração terá por objeto a execução a operacionalização de Núcleos do Serviço de Proteção Social Básica, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes – SCFV, no Município de Pontal/SP, conforme o Edital e normativas vigentes. Prazo para Apresentação das Propostas: De 28/11/2017 à 28/12/2017. O Edital está disponível, na íntegra, no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Pontal: http://www.pontal.sp.gov.br/.

ANDRE LUIS CARNEIRO – Prefeito Municipal

RAFAELA BARROS PEREIRA DE POLI - Secretária Municipal da Promoção Social

Page 2: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2017

SECRETARIA MUNICIPAL DA PROMOÇÃO SOCIAL A PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL, por meio da SECRETARIA MUNICIPAL DA PROMOÇÃO SOCIAL, nos termos preconizados pela Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014 e alterações posteriores, faz saber, a quem interessar possa, o presente EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO, com vistas a seleção de Organizações da Sociedade Civil – OSCs interessadas em celebrar, parceria, em regime de mútua cooperação, na consecução de atividades de interesse público e recíproco configurados na execução de Serviço Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, em proteção social básica integrados ao Sistema Único de Assistência Social – S.U.A.S., observado o que neste Edital, na Proposta e no Plano de Trabalho correspondente dispor, formalizados por meio de Termo de Colaboração. I – DO OBJETO DA PARCERIA E DOS PROPÓSITOS DA PARCERIA:

1. O objetivo deste Edital de Chamamento Público é firmar parceria mediante Termo de Colaboração, em ação em rede, a partir da concessão de apoio da administração pública municipal, inclusive com transferência de recursos financeiros, para a manutenção de núcleos de execução do Serviço Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para atendimento de crianças e/ou adolescentes, em proteção social básica de Assistência Social, integrando o Sistema Único de Assistência Social – S.U.A.S., referenciados ao Centro de Referência em Assistência Social de Pontal – CRAS/PONTAL-SP, nos termos constitucionalmente previstos a Assistência Social, enquanto Seguridade Social, e de acordo com a Lei Federal nº. 8.742, de 07 de dezembro de 1993 e alterações posteriores (Lei Orgânica da Assistência Social), notadamente os artigos 6º-C, combinado com o § 3º do artigo 6º-B e artigo 3º observadas, atendendo Política Pública de Participação Social, observada a demanda da rede apurada em vigilância socioassistencial, no Município e as seguintes modalidades e territorialização:

a. Até 02 (duas) propostas para ações em Núcleo com atividades de Serviço Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

Um, sediado na região Leste e Sudeste do Município, onde se encontram, entre outros, os bairros: Novo Horizonte I e II, Jardim Princesa, Parque Residencial Murad e imediações, e atuação territorializada ao Município como um todo, para atendimento a 160 (cem) adolescentes, assegurando vaga, de acordo com a demanda, neste total, para até 54 (cinquenta e quatro) usuários prioritários da assistência social;

Outro, sediado na região Norte e Nordeste do Município, onde se encontram, entre outros, os bairros: Vila São Pedro, Nova Pontal, Campos Elíseos, Vila Regina, Vila Adelaide e imediações, e atuação territorializada ao Município como um todo, para atendimento a 160

Page 3: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

(cem) adolescentes, assegurando vaga, de acordo com a demanda, no total, para até 54 (cinquenta e quatro) usuários prioritários da assistência social;

b. 01 (uma) proposta para ações em Núcleo com atividades de Serviço Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 12 a 15 anos de idade, sediada na Região Central, e imediações, com atuação territorializada ao Município, para atendimento a 100 (cem) adolescentes, assegurando vaga, de acordo com a demanda, neste total, para até 40 (quarenta) usuários prioritários da assistência social;

c. 01 (uma) proposta para ações em Núcleo com atividades de Serviço Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 15 a 17 anos de idade, no Centro da Cidade e imediações, com atuação territorializada ao Município, para atendimento a 30 (trinta) adolescentes, assegurando vaga, de acordo com a demanda, neste total, para até 14 (quatorze) usuários prioritários da assistência social.

2. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SFCV, é ação socioassistencial em proteção social básica, com vistas a ação preventiva na promoção da convivência familiar e comunitária e no fortalecimento de vínculos relacionais positivos, proativos e prossociais do indivíduo, e, deverá ser desenvolvido e operado pela Instituição parceira, sob monitoramento, fiscalização e avaliação do Poder Público Municipal de Pontal, em cada Núcleo, de acordo com o preconizado no artigo 23, da Lei Federal nº. 8.742, de 07 de dezembro de 1993 e alterações posteriores (Lei Orgânica da Assistência Social), e na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, de que trata a Resolução CNAS nº. 109, de 11 de novembro de 2009 e alterações posteriores, e nos termos do Plano Nacional de Assistência Social (PNAS 2004).

3. O SCFV em questão, destina-se a público alvo, em vulnerabilidade social e nas características etárias retro mencionados e que atendam a uma das seguintes dimensões: dimensão material da vulnerabilidade (adolescentes de grupos familiares em condições precárias ou privados de renda e sem acesso aos serviços públicos de forma regular); e, dimensão relacional da vulnerabilidade (adolescentes de grupos familiares cujas características sociais e culturais (diferenças) são desvalorizadas ou discriminadas negativamente).

4. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, em suma, é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias, notadamente, pelo PAIF – Programa de Atendimento a Indivíduos e Famílias do CRAS e o PAEFI - Programa de Atendimento Especializado a Indivíduos e Famílias do CREAS, entre outros, e prevenir a ocorrência de situações de risco social, que venham a demandar proteção social especial. O Serviço é, ainda, forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na

Page 4: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

5. Não se deve confundir a realização do serviço em grupos com mera realização de oficinas coletivas, pois estas últimas são apenas estratégias para tornar os encontros do grupo mais atrativos, para potencializar e qualificar as ações do grupo e seus integrantes e promover a convivência, as conversações e os fazeres por meio dos quais os vínculos são construídos dos usuários entre si, e destes com os profissionais e com a comunidade.

6. O SCFV é, portanto, mais do que oficinas ou um grupo de crianças e adolescentes mantidos ocupados, na realidade inclui todas as ações, atuações, atividades e objetivos previstos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, acessadas na própria Instituição ou nas redes (socioassistencial e/ou intersetorial) e, em especial, o estimulo a: criatividade, a convivência e o fortalecimento de vínculos, o acesso aos serviços públicos, a participação comunitária e ampliação, estimulo ao desenvolvimento de condições de resiliência para o enfrentamento da realidade e sua intervenção positiva, proativa e prossocial nela como cidadão, e, a consolidação de oportunidades de inclusão social.

7. O propósito da parceria objeto deste Chamamento Público é a ação em rede (articulação, integração, cooperação, interatividade e compartilhamento de dados, ações e informações), na rede socioassistencial e desta com a rede intersetorial de políticas públicas sociais setoriais e transversais, de forma conjunta e parceira, em regime de mútua cooperação, na consecução de atividades de interesse público e recíproco na oferta do serviço socioassistencial em questão.

8. Poderá, observada a disponibilidade e os limites dos recursos orçamentários previstos, ser selecionada mais de uma proposta, para um mesmo grupo, particionando-o, com a destinação proporcional dos recursos ao número de usuários que cada qual atender, observada a ordem de classificação, bem como poderão ser agregados recursos em caso de não haver interesse em parceria conforme o item 1.

9. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV não se confunde e nem deve ser caracterizado pela simples oferta ocupacional de atividades artístico-culturais, esportivas, recreativas e correlatas em contraturno escolar, desconectadas e desarticuladas, e tampouco mero aglomerado de crianças e/ou adolescentes, mas sim, e para alem disso, constituindo-se em grupos que levem em consideração, na ação, atuação e realização das atividades o envolvimento dos seus componentes, os vínculos estabelecidos com os participantes entre si e destes com os profissionais da equipe, o compartilhamento de objetivos e metas e a formação de ação na comunidade.

10. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, deverá ser realizado, em todos e qualquer dos núcleos de que trata este Edital, de acordo com o que dispõe especificamente para o serviço a Tipificação Nacional dos

Page 5: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

Serviços Socioassistenciais definidas pelo CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social, orientado nos três eixos em que foca: Convivência Social (estimulo, motivação, facilitação e mediação ao protagonismo do desenvolvimento das capacidades pessoais e/ou coletivas sociais de: demonstrar emoção, ter autocontrole, demonstrar cortesia, comunicar-se, desenvolver novas relações sociais, encontrar soluções para os conflitos do grupo, realizar tarefas em grupo e de promover e participar da convivência social em família, grupos e território); direito de ser (estimulo, motivação, facilitação e mediação ao protagonismo do desenvolvimento a partir do exercício da infância ou adolescência, potencialize a vivência em toda a sua amplitude, pluralidade e diversidade focado no direito de: aprender, experimentar, brincar, ser protagonista, de ter e ser garantido em direitos e ser educado em deveres, de pertencer, de ser diverso e comunicar-se com liberdade e responsabilidade) e participação (estimulo, motivação, facilitação e mediação ao protagonismo do desenvolvimento como sujeito de direitos e deveres, focado na participação: no serviço, no território e como cidadão).

11. Entende-se por usuário prioritário da Assistência Social, conforme o que preconização a Resolução CIT nº. 01/2013 e Resolução CNAS nº 01/2013, crianças e adolescentes nas seguintes situações: trabalho Infanto-juvenil; vivência de violência e/ou negligência; fora da escola ou com defasagem escolar superior a 02 (dois) anos; em acolhimento. Em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto ou egresso de cumprimento de medida socioeducativa; com direitos violados por abuso e/ou exploração sexual; sujeito de medida de proteção de que trata o E.C.A.; em situação de rua ou em atividades de sobrevivência na rua (lícitas ou ilícitas); e vulnerabilidades inerentes a pessoa com deficiência.

12. São entendidos, como usuários comuns da Assistência Social, para inclusão no serviço em questão, ainda: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal, social ou econômica, notadamente: integrantes de grupo familiar beneficiário dos programas de transferência de renda e outros benefícios socioassistenciais, ou que atendam os critérios de elegibilidade a tais programas e benefícios, mas que ainda não foram contemplados por eles; grupos familiares em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; usuários com deficiência.

13. Observado o que dispõe a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e a legislação pertinente de acessibilidade e demais normativas vigentes a espécie, são exigências mínimas para a execução operacional parceira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV:

a. Ambiente físico estruturado com no mínimo espaços para: atendimento individualizado, para atividades coletivas e comunitárias, instalações sanitárias, com adequada iluminação, ventilação, conservação, privacidade, salubridade, limpeza e acessibilidade em todos os ambientes;

b. Alimentação fornecida aos usuários e necessária a sua segurança alimentar e nutricional enquanto pessoa em desenvolvimento, constituída por, no mínimo: almoço para os usuários do período matutino e lanche (com o devido valor nutricional) no período vespertino.

Page 6: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

14. A quantidade de usuários efetivamente atendidos poderá variar, a menor ou a

maior em até 20% (vinte por cento) de acordo com a demanda existente, sem que isto implique descumprimento das metas e compromissos assumidos pela parceria. Qualquer alteração para além destas, só será considerada se a justificativa, expressa e obrigatoriamente apresentada, for acolhida na avaliação dos resultados e não implicar negligência, ineficiência, ilegalidade, imoralidade, impessoalidade ou falta de publicidade, dolo ou culpa.

15. O acesso dos usuários aos serviços será por meio de definição da Instituição parceira, que deverá, porém, incluir o usuário no CADUNICO, por meio do CRAS, e, reservar, no mínimo, 60 % (sessenta por cento) das vagas para o acolhimento, se atendidas as elegibilidades previstas, os encaminhamentos do CRAS, CREAS e requisições de serviço do Conselho Tutelar.

16. O Serviço não poderá manter qualquer tipo de discriminação para o acesso de crianças e/ou adolescentes, dentro de seus critérios etários e vagas disponibilizadas à rede, observado o disposto no item 15.

17. Os resultados serão avaliados, considerando como indicadores: quantidade e frequência de usuários-beneficiários atendidos, quantidade de atendimentos e quantidade e qualidade das atividades oferecidas.

II – JUSTIFICATIVA: Identifica-se em ação de vigilância socioassistencial, demanda no Município de Pontal/SP, à manutenção de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, destinado a população de crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos de idade, em situação de vulnerabilidade pessoal, social ou econômica, de forma a lhes garantir, como prioridade absoluta, proteção social integral, enquanto sujeitos de direitos e pessoas em desenvolvimento. Entre outras causas, destaca-se como aspectos que contribuem para esta vulnerabilidade: situações de pobreza e outras dificuldades socioeconômicas; vulnerabilidade afetiva decorrente de desestrutura familiar, com risco de maus tratos e violência; vulnerabilidade de supervisão adulta, decorrente de ausência de um adulto no cotidiano, com arranjos que trazem ausência de um dos pais, e/ou demanda do(s) adulto(s) existente(s), por conta de jornada de trabalho extensa para assegurar provisão do grupo familiar, comprometendo a presença em supervisão adequada a crianças e adolescentes que compõem o grupo; e ainda situações como: maternidade/paternidade adolescente e/ou não planejada e as dificuldades a elas inerentes; aliciamento para o tráfico de entorpecentes e outras práticas ilícitas; comprometimento dos reguladores pessoais e sociais do comportamento (condutas, posturas, hábitos e atitudes) e as questões de evasão escolar.

Page 7: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

Neste sentido, o chamamento foca nos territórios no Município, que apresentam situação de maior vulnerabilidade e demanda, e mais duas alternativas no centro da cidade, em função da facilidade e ponto comum de acesso, focada mais na adolescência (12 a 15 e 15 a 17 anos) e suas peculiaridades e características como faixa etária de desenvolvimento, do município como um todo. A perspectiva é abrir vagas para o atendimento no serviço de proteção social básica a, no mínimo, 330 (trezentos e trinta) crianças e adolescentes, assegurando n a quantidade mínima anteriormente citada, o atendimento a até 165 (cento e sessenta e cinco) vagas para público prioritário de crianças e adolescentes, conforme pactuado pelo Município. A justificativa, enfim, diante de tal demanda e realidade é promover trabalho social que intervenha, preventivamente, em situações de vulnerabilidades sociais relacionais, produzindo proteção socioassistencial básica, na expectativa de com este enfrentamento, obter resultados de impacto positivo, proativo e prossocial ao indivíduo e seu grupo familiar beneficiado, e reduzir as demandas de proteção social especial de média e alta complexidade, decorrentes do avanço desta vulnerabilidade para situações de risco pessoal, social e econômico, que comprometam os direitos, a cidadania e a dignidade das pessoas.

III – DO PRAZO DE VIGÊNCIA DA PARCERIA: 1. O prazo inicial previsto para a parceria, por meio do Termo de Colaboração é de

15 (quinze) meses, a iniciar em 1 de janeiro de 2018 e encerramento em 31 de março de 2019, nos termos da minuta anexa a este Edital, admitida sua prorrogação, havendo interesse público e mutuo consentimento.

2. O prazo será considerado a partir da formalização do Termo de Colaboração, sua publicação, do empenho estimativo do valor total e de liquidação da primeira parcela, de acordo com o Cronograma de Desembolso que for pactuada no Plano de Trabalho.

IV – DA PARTICIPAÇÃO NO CHAMAMENTO PÚBLICO E DOS REQUISITOS E IMPEDIMENTOS PARA CELEBRAÇÃO DO INSTRUMENTO DE PARCERIA:

1. Poderão participar do presente Edital de Chamamento Público as Organizações da Sociedade Civil – OSCs, constituídas no Município de Pontal, SP, assim consideradas aquelas definidas no artigo 2º, inciso I, alíneas “a” a “c” da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014 e suas alterações posteriores e que atendam as seguintes condições:

a. Organizações constituídas como pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos e lucrativos, com no mínimo um ano, com cadastro ativo, comprovados por meio de documentação emitida pela Secretaria da

Page 8: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

Receita Federal do Brasil, com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, na data de assinatura do Termo de Colaboração;

b. Que nos termos de sua normativa interna institucional, não distribua entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros, eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais brutos ou líquidos, auferidos mediante o exercício de suas atividades; que aplique integralmente suas receitas na consecução de seu objetivo social, de forma imediata ou por meio de constituição de fundo patrimonial ou de reserva;

c. Tenha objetivos voltados à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social, previstos expressamente nas normativas institucionais internas;

d. Que suas normativas institucionais internas tenham previsão de que: em caso de dissolução da entidade, o respectivo patrimônio líquido seja transferido a outra pessoa jurídica de igual natureza que preencha os requisitos desta Lei e cujo objeto social seja, preferencialmente, o mesmo da entidade extinta; e, escrituração de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade;

e. Ser constituída em conformidade com o disposto no artigo 3º e inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social, conforme o artigo 9º, ambos da Lei Federal nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica da Assistência Social), e, com registro regular da Instituição e inscrição regular do Programa de Ação correspondente, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos termos dos artigos 90 e 91 da Lei Federal nº. 8,069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente);

f. Estar cadastrada no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social – CNEAS, de que trata o inciso XI do artigo 19 da Lei Federal nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica da Assistência Social), na forma estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA;

g. Declarar que está ciente e concorda com as disposições previstas neste Edital e seus documentos apresentados durante o processo de seleção;

h. Que atenda as demais exigências legais vigentes a espécie. 2. São requisitos para a celebração do Instrumento de Parceria que neste edital será

formalizado como Termo de Colaboração: a apresentação da proposta no prazo e sua classificação; apresentação de Plano de Trabalho adequado a Legislação e Normativas Administrativas vigentes, ao que dispõe o presente Edital, a Proposta apresentada e classificada, a apresentação da documentação legal pertinente: jurídica, técnica, fiscal e tributária; comprovação do funcionamento no endereço declarado, nos termos do artigo 34, da Lei Federal nº 13.019, de 2014 e alterações posteriores e apresentar as declarações de que atende aos aspectos legais exigidos, entre eles os de que: não tem como dirigente membro de Poder ou do Ministério Público, ou dirigente de órgão ou entidade da administração pública municipal e nem cônjuges ou companheiros, bem como parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau daqueles; e, que está ciente de que não poderá pagar, a qualquer título, servidor ou empregado público inclusive

Page 9: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

aquele que exerça cargo em comissão ou função de confiança de órgão ou entidade da administração pública municipal e/ou cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau daqueles, com recursos vinculados à parceria, salvo, na forma prevista no inciso II do artigo 45 da Lei Federal 13.019, de 2014, nas hipóteses previstas em lei específica e na lei de diretrizes orçamentárias.

3. Constituem impedimentos a celebração do Instrumento de Parceria os que estejam expressamente previstos na legislação vigente, notadamente aqueles inerentes a constituição jurídica, técnica, fiscal e tributária da Instituição, o impedimento de integrantes que componham seu quadro de dirigentes, e questões pendentes referentes a prestações de contas de recursos públicos anteriormente repassados pelo Município, declarados judicialmente ou por Tribunal de Contas com decisão transitada em julgado, ou repassados por outros órgãos do Poder Público, que tenha levado a inclusão no cadastro vigente de impedidos das Cortes de Contas.

V – DO CRONOGRAMA DO CHAMAMENTO PÚBLICO E CELEBRAÇÃO DA PARCERIA:

1. O cronograma do chamamento público e celebração da parceria em questão será o seguinte:

FASE DE SELEÇÃO: - Publicação do edital: 28/11/2017; - Recebimento das propostas das OSCs: de 28/11/2017 a 28/12/2017; - Avaliação, seleção e classificação das propostas: de 29/12/2017; - Divulgação do resultado preliminar: em 30/12/2017 (podendo ser postergado para dia 03/01/2018); - Período de interposição de recursos contra o resultado preliminar: 05 (cinco) dias corridos, contados da divulgação do resultado preliminar; - Análise dos recursos interpostos pela comissão de seleção: até 05 (cinco) dias úteis, contados do encerramento do prazo de recursos; - Publicação do resultado da análise e decisão quanto aos recursos interpostos e homologação do resultado definitivo: (após o vencimento do prazo de análise dos recursos);

2. Após, haverá a FASE DE SELEÇÃO, CELEBRAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO,

a qual será constituída pelos seguintes procedimentos e processo: - Convocação da (s) OSC (s) selecionada(s): para apresentação do Plano de Trabalho e entrega dos documentos que comprovem os requisitos da parceria e de que não incorre os impedimentos (vedações) legais de sua celebração, que deverá ocorrer no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis da convocação; - Análise, verificação e manifestação sobre o Plano de Trabalho e documentos apresentados, inclusive com solicitação de esclarecimento,

Page 10: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

documentação complementar, ajustes e regularização, se for o caso, que deverá ocorrer no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis; - Parecer da Comissão de Seleção; - Assinatura do Termo de Colaboração; - Publicação do extrato do Termo assinado; - Empenho estimativo do valor total ajustado e liquidação do valor da primeira parcela, conforme cronograma de desembolso; - Início da execução da parceria, mediante fiscalização, monitoramento e avaliação do Poder Público, por meio da Administração Pública, do Administrador Público, do Gestor Público e da Comissão de Monitoramento e Avaliação de Parcerias, de acordo com a legislação vigente; - Prestação de contas e apresentação de relatórios, na forma legal.

3. O Plano de Trabalho deverá atender ao disposto na legislação vigente e

orientações fornecidas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

4. Os recursos disponibilizados por transferência pela parceria, poderão ser aplicados, na forma legalmente prevista, na satisfação do seu objeto, sendo admitidas, dentre outras previstas no plano de trabalho (artigo 46 da Lei Federal 13.019, de 2014):

a. Remuneração da equipe encarregada da execução as ações operacionais e administrativas do serviço, inclusive pessoal próprio da OSC que seja direcionado a tais atividades efetivamente, durante a vigência da parceria, incluindo: salários e seus adicionais a empregados e/ou aprendizes, ou honorários a profissionais liberais e prestadores de serviços autônomos, bolsas a estágios, na forma da lei específica a espécie, ressarcimento de despesas a voluntários, na forma legalmente prevista;

b. Obrigações sociais e previdenciárias, pagamento de impostos, FGTS, adicional de férias, 13º salário, salários proporcionais e parcela de verbas rescisórias referentes ao período da parceria ou de parcerias municipais anteriores e outros encargos sociais, previdenciários ou trabalhistas;

c. Material de Escritório, insumos de informática, material didático-pedagógico, alimentação, combustível a serviço e outros materiais de consumo necessários a parceria;

d. Manutenção de serviços públicos por meio de tarifas diversas, entre elas: consumo de energia elétrica, água e esgoto, gás, telefonia fixa, móvel, conexão e provedor de informática e outros;

e. Serviços de Terceiros pessoas físicas ou jurídicas, inclusive com locações diversas, diárias referentes a deslocamento, hospedagem e alimentação, ligados a execução do objeto da parceria, assessoria jurídica, contábil, técnica, manutenção e conservação patrimonial não configurada como obra de construção, adaptação ou ampliação de instalações;

f. Material permanente e despesa com obras, quando aprovado no Plano de Trabalho.

Page 11: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

5. É vedado remunerar, a qualquer título, com recursos vinculados à parceria, servidor ou empregado público, inclusive aquele que exerça cargo em comissão ou função de confiança, de órgão ou entidade da administração pública celebrante, ou seu cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau.

6. O pagamento de remuneração da equipe contratada pela organização da sociedade civil com recursos da parceria não gera vínculo trabalhista com o poder público.

7. No caso de aquisição de material permanente, os bens adquiridos, serão gravado com cláusula de inalienabilidade, e, finda a parceria, serão mantidos no uso da Instituição, se a mesma mantiver ação e atuação socioassistencial, segregado na contabilidade institucional, vinculado a Administração Pública Municipal, até a sua total depreciação, na forma legal, sendo que neste período, no caso de dissolução ou mudança de finalidades da Instituição, deverão ser disponibilizados a Administração Pública Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social ou órgão que a suceder, para transferência a outra Instituição socioassistencial ou incorporação ao Patrimônio Público Municipal.

8. Os recursos serão disponibilizados em conta bancária da Instituição, específica e exclusiva à movimentação dos recursos da parceria, de onde serão movimentados por transferência bancária, na forma legalmente prevista.

9. Excepcionalmente, nos termos previstos no § 2º, do artigo 53, da Lei Federal 13.019, de 2014, demonstrada a impossibilidade física de pagamento mediante transferência eletrônica, poderá, devidamente justificado, ocorrer pagamento de despesa em espécie, mediante saque ou regime de adiantamento, entre elas, as seguintes situações: quitação de despesas de pronto pagamento, em dinheiro, sem condições de pagamento por transferência bancária, devidamente justificada e com a justificativa acolhida pela Municipalidade; pequenas despesas até o valor máximo mensal equivalente ao do Salário Mínimo vigente e valor individual das despesas, não superior a 20% deste; recursos em regime de adiantamento para pagamento de deslocamento, hospedagem e alimentação, ligados a execução do objeto da parceria e repasses a conta geral da Instituição de pagamento de custos administrativos proporcionais às despesas administrativas institucionais gerais, devidamente justificadas.

10. Os valores de saldos bancários da parceria, sempre que possível serão aplicados financeiramente, e a receita líquida referente a esta aplicação será destinada pela Instituição a despesas complementares no objeto da parceria, e incluída na prestação de contas correspondente com a devida justificativa.

11. Eventuais saldos financeiros remanescentes, inclusive decorrentes de aplicações financeiros, deverão ser restituídos ao Erário Público Municipal, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a conclusão da mesma.

Page 12: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

12. Não poderão ser pagas despesas anteriores ao empenho estimativo dos recursos da parceria, e nem realizadas após o término do ajuste, não sendo consideradas como tal, neste último caso, aquelas feitas até tal prazo, e quitadas a posteriori.

13. A Instituição beneficiária prestará contas mensalmente dos recursos utilizados no mês, até o dia 10 ou dia útil seguinte do mês próximo, complementada anualmente até o dia 31 de janeiro, dos recursos utilizados no exercício anterior, e 30 dias após o encerramento do ajuste, no caso de encerramento no decorrer do exercício.

14. A Instituição apresentará relatório quadrimestral da execução da parceria, e anualmente, na forma determinada pelo TCE/SP.

15. Entende-se por encerramento do ajuste, sua conclusão, denúncia, rescisão ou extinção da parceria.

16. Deverá ser incluído no Plano de Trabalho a Planilha Físico-Financeira da Parceria, de acordo com os valores do presente Edital observado, quando for o caso, os ajustes legalmente efetivados, e a proposta de Cronograma de Desembolso correspondente, ad referendum, da Secretaria Municipal de Promoção Social, em virtude das previsões orçamentárias e de repasses de órgãos públicos de outras instâncias federativas.

VI – DA PROPOSTA DA OSC PARA PARTICIPAÇÃO NO CHAMAMENTO PÚBLICO DESTE EDITAL:

1. As propostas deverão ser protocoladas, no horário das 09h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, cito a Rua Guilherme Silva, 209, Centro, Pontal-SP, em envelope opaco e fechado, onde deve constar no seu interior a proposta e a Declaração de Concordância (anexo I) com o edital e externamente estar endereçada com os seguintes dados:

PROPOSTA AO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2017 PARCERIA EM SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE

VÍNCULOS – SCFV – MODALIDADE: __________________ RAZÃO SOCIAL DA PROPONENTE: __________________________ CNPJ DA PROPONENTE: ___________________________ NOME DO PROJETO: _______________________ CONTATO: NOME E TELEFONES E-MAIL DE CONTATO:

2. A proposta deverá ter suas folhas numeradas sequencialmente e rubricadas, e

datada e assinada no final pelo representante legal da Instituição. 3. Após o prazo limite para apresentação das propostas, nenhuma outra será

recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimento que não forem explicita e formalmente solicitados pela administração pública municipal.

Page 13: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

4. Cada proposta que for encaminhada para atendimento ao presente Edital, deverá

conter, no mínimo: a. Identificação do proponente: razão social, nome fantasia, endereço

completo, CNPJ, data de fundação e de constituição jurídica se forem diferentes, representante legal com nome, RG, CPF e endereço residencial completo, telefones e e-mail de contato da Instituição, finalidade estatutária;

b. Descrição do objeto da parceria inerente a proposta nos termos deste Edital;

c. Descrição dos objetivos e metas propostas para a operacionalização do serviço, incluindo quantidade de vagas disponibilizadas e público-alvo e suas características;

d. Metodologia a ser desenvolvida; e. Descrição dos meios e capacidade existente na Instituição para o

desenvolvimento da parceria; f. Demonstrar a articulação em rede existente e pretendida; g. Detalhamento do capital humano que envolverá no desenvolvimento da

parceria (a ser pago com recursos da parceria e próprios ou de outras parcerias);

h. Especificar a forma de desenvolvimento da capacitação permanente e continuada que desenvolverá na parceria;

i. Especificar os custos mensais e as fontes de recursos dos mesmos; j. Descrição de experiências prévias na execução das atividades objeto da

parceria ou correlatas desenvolvida pela Instituição. 5. O capital humano proposto pela Instituição deverá estar constituído, no mínimo,

pelos seguintes profissionais remunerados: 01 Coordenador 40 h, ou 02 Coordenadores 20 h, com formação em uma das previstas na Res. CNAS 017/2011; 01 Assistente Social 20h, com formação em Serviço Social e inscrição regular CRESS; 01 Psicólogo 20h com formação em Psicologia e inscrição regular CRP; 04 Educadores Sociais 20h ou 02 Educadores Sociais 40 h com ensino médio ou superior; facilitadores de oficinas com a qualificação específica em numero necessário em conformidade com o plano de trabalho a executar.

6. O capital humano obrigatório poderá ter vinculação como empregado ou

profissional liberal/prestador de serviços autônomos, observada as formalidades legais. Os profissionais obrigatórios não poderão ser voluntários.

7. A Instituição não estará obrigada a apresentar recursos em contrapartida, mas os

que forem apresentados serão considerados para fins de pontuação, como capacidade existente na Instituição.

8. Uma entidade poderá apresentar mais de uma proposta para as modalidades de

que trata este Edital.

9. Anexo a proposta deverá estar a declaração de que trata o anexo I deste Edital.

Page 14: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

VII – DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS APRESENTADAS:

1. A seleção e classificação das propostas apresentas no presente edital, será feita pela COMISSÃO MUNICIPAL DE SELEÇÃO DE PARCERIAS, composta por: Gustavo Henrique de Sousa Dias, Chefe de Sessão, RG 45.564.467-6 -

Membro Patrícia Pereira da Silva, Escrituraria C, RG 26.435.576-3 – Membro Marília Camilo de Oliveira Souza, Assistente Social, RG 41.699.623-1 -

Membro

2. Serão classificadas as OSCs que obtiverem pontuação mínima de 06 (seis) de um total de 10 (dez) pontos possíveis.

3. Os critérios a avaliar e metodologia de avaliação de pontuação, seleção e classificação serão os seguintes:

a. Até 4,0 (quatro) pontos: Critério a avaliar: análise da metodologia proposta; Metodologia de avaliação: 4,0 pontos para grau pleno de atendimento; 03 pontos para grau satisfatório de atendimento; 1,0 a 2,0 pontos para grau satisfatório razoável; 0,0 pontos para grau insatisfatório.

b. Até 2,0 (dois) pontos: Critério a avaliar: capacidade existente na Instituição; Metodologia de avaliação: 2,0 pontos, grau pleno, 1,0 ponto satisfatório; 0,0 grau insatisfatório;

c. Até 1,0 (um) ponto: Critério a avaliar: demonstração de articulação em rede existente e pretendida; Metodologia de avaliação: 1,0 ponto para satisfatória e 0,0 pontos para não satisfatória;

d. Até 2,0 (dois) pontos: Critério a avaliar: experiência previa da Instituição no desenvolvimento do serviço ou correlato; Metodologia: 2,0 pontos quando muito experiente, com mais de cinco anos na atividade; 1,0 ponto, experiências socioassistenciais correlatas. 0,00 pontos para Instituições iniciantes;

e. Até 01 (um) ponto: Critério a avaliar: forma de desenvolvimento da capacitação permanente continuada que desenvolverá na parceria; Metodologia de avaliação: 1,0 ponto para compatível e 0,0 pontos para incompatível.

4. A classificação será feita na ordem de pontuação e a chamada, por seleção, as melhores classificadas em cada modalidade proposta ao serviço, por este edital.

Page 15: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

VIII – DOS VALORES E PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA PARCERIA:

1. O valor global disponibilizado para a execução do objeto deste Edital de Chamamento Público é de R$ 1.138.388,85, liberado em 15 (quinze) parcelas mensais e iguais no valor de R$ 75.892,59, subdividido da seguinte forma:

a. Para a instituição selecionada a operar em parceria o Núcleo do SCFV de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, nos bairros: sediado na região Leste e Sudeste do Município, onde se encontram, entre outros os bairros: Novo Horizonte I e II, Jardim Princesa, Parque Residencial Murad e imediações:

Total de: 354.484,95 em 15 parcelas de R$ 23.632,33 mensais, tendo como origem;

o R$ 194.139,96 em 12 parcelas mensais de R$ 16.178,33, de recursos próprios municipais do Orçamento Público de 2018;

o R$ 48.534,99 em 03 parcelas mensais de R$ 16.178,33 de recursos próprios municipais do Orçamento Público de 2019;

o R$ 39.960,00 em 12 parcelas mensais de R$ 3.330,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2018 advindos de repasses estaduais fundo a fundo.

o R$ 9.990,00 em 03 parcelas mensais de R$ 3.330,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2019 advindos de repasses estaduais fundo a fundo.

o R$ 49.488,00 em 12 parcelas mensais de R$ 4.124,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2018 advindos de repasses federais fundo a fundo.

o R$ 12.372,00 em 03 parcelas mensais de R$ 4.124,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2019 advindos de repasses federais fundo a fundo.

b. Para a instituição selecionada a operar em parceria o Núcleo do SCFV de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, nos bairros: região Norte e Nordeste do Município, onde se encontram, entre outros os bairros: Vila São Pedro, Nova Pontal, Campos Elíseos, Vila Regina, Vila Adelaide e imediações:

Total de: 354.484,95 em 15 parcelas de R$ 23.632,33 mensais, tendo como origem;

o R$ 194.139,96 em 12 parcelas mensais de R$ 16.178,33, de recursos próprios municipais do Orçamento Público de 2018;

o R$ 48.534,99 em 03 parcelas mensais de R$ 16.178,33 de recursos próprios municipais do Orçamento Público de 2019;

o R$ 39.960,00 em 12 parcelas mensais de R$ 3.330,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2018 advindos de repasses estaduais fundo a fundo.

Page 16: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

o R$ 9.990,00 em 03 parcelas mensais de R$ 3.330,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2019 advindos de repasses estaduais fundo a fundo.

o R$ 49.488,00 em 12 parcelas mensais de R$ 4.124,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2018 advindos de repasses federais fundo a fundo.

o R$ 12.372,00 em 03 parcelas mensais de R$ 4.124,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2019 advindos de repasses federais fundo a fundo.

c. Para a instituição selecionada a operar em parceria o Núcleo do SCFV de crianças e adolescentes de 12 a 15 anos, no Centro da Cidade:

Total de: 325.684,95 em 15 parcelas de R$ 21.712,33 mensais, tendo como origem;

o R$ 194.139,96 em 12 parcelas mensais de R$ 16.178,33, de recursos próprios municipais do Orçamento Público de 2018;

o R$ 48.534,99 em 03 parcelas mensais de R$ 16.178,33 de recursos próprios municipais do Orçamento Público de 2019;

o R$ 16.920,00 em 12 parcelas mensais de R$ 1.410,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2018 advindos de repasses estaduais fundo a fundo.

o R$ 4.230,00 em 03 parcelas mensais de R$ 1.410,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2019 advindos de repasses estaduais fundo a fundo.

o R$ 49.488,00 em 12 parcelas mensais de R$ 4.124,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2018 advindos de repasses federais fundo a fundo.

o R$ 12.372,00 em 03 parcelas mensais de R$ 4.124,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2019 advindos de repasses federais fundo a fundo.

d. Para a instituição selecionada a operar em parceria o Núcleo do SCFV de crianças e adolescentes de 15 a 17 anos, no Centro da Cidade: R$

Total de: 103.734,00 em 15 parcelas de R$ 6.915,60 mensais, tendo como origem;

o R$ 58.243,20 em 12 parcelas mensais de R$ 4.853,60, de recursos próprios municipais do Orçamento Público de 2018;

o R$ 14.560,80 em 03 parcelas mensais de R$ 4.853,60, de recursos próprios municipais do Orçamento Público de 2019;

o R$ 24.744,00 em 12 parcelas mensais de R$ 2.062,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2018 advindos de repasses federais fundo a fundo.

o R$ 6.186,00 em 03 parcelas mensais de R$ 2.062,00, de recursos municipais do Orçamento Público de 2019 advindos de repasses federais fundo a fundo.

Page 17: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

2. Os valores referentes aos repasses estaduais e federais, estão vinculados e

poderão ser alterados no decorrer da parceria, se assim o forem pelos órgãos repassadores.

3. Os recursos referentes ao Orçamento Público 2019 poderão, ou não, ser corrigidos monetariamente a juízo e critérios da Administração Pública.

4. A primeira parcela do repasse municipal ocorrerá em até 10 (dez) dias após a liquidação do empenho da parcela após assinatura do ajuste e as onze outras, até o dia 15 de cada mês seguinte. As parcelas estaduais e federais, obedecerão estas mesmas datas de repasses, desde que disponibilizadas ao município pelos órgãos repassadores.

5. A programação orçamentária para fazer frente aos repasses previstos é a seguinte, por recursos alocados no Orçamento Público Municipal à:

01. PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL 06. SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL 01. FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: A serem previstos no Orçamento Público 2018 Recursos próprios Municipais:

Dotação Orçamentária: 01.06.01.08 244 0005 2104 0000/0.01.00-510 000 R$ 640.663,08

Recursos de repasses Estaduais fundo a fundo: Dotação Orçamentária: 01.06.01.08 244 0005 2107 0000/0.02.00-500 037

R$ 96.840,00 Recursos de repasses Federais fundo a fundo:

Dotação Orçamentária: 01.06.01.08 244 0005 2110 0000/0.05.00-500 036 R$ 173.208,00

Orçamento Publico 2019 Recursos próprios Municipais:

Dotação Orçamentária: 01.06.01.08 244 0005 2104 0000/0.01.00-510 000 R$ 160.165,77

Recursos de repasses Estaduais fundo a fundo: Dotação Orçamentária: 01.06.01.08 244 0005 2107 0000/0.02.00-500 037

R$ 24.210,00 Recursos de repasses Federais fundo a fundo:

Dotação Orçamentária: 01.06.01.08 244 0005 2110 0000/0.05.00-500 036 R$ 43.302,00

IX – DISPOSIÇÕES FINAIS:

1. O presente edital será divulgado por todos os meios possíveis no Município, para público conhecimento.

Page 18: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

2. O Gestor Público resolverá os casos omissos e situações não previstas no

presente Edital, observadas as disposições legais e os princípios de direito e os que regem a administração pública.

3. A qualquer tempo o Edital poderá ser revogado por interesse público ou anulado

no todo ou em parte, por vício insanável, sem que gere ou implique direito de indenização ou reclamação de qualquer natureza.

4. O proponente é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações

prestadas e dos documentos apresentados em qualquer fase do chamamento público.

5. A falsidade de qualquer documento ou informação apresentada ou a inverdade no

informado, poderá acarretar a eliminação da proposta apresentada, a implicação das sanções administrativas cabíveis e comunicação do fato as autoridades competentes, inclusive para eventual apuração de delito cometido, quando for o caso.

6. A administração pública nada cobrará do proponente para participação neste

Chamamento Público. 7. O Município, quando possível, com apoio, coparticipação e suporte da União e do

Estado, dentro do princípio do financiamento tripartite e de organizações da sociedade civil, realizará, no decorrer da parceria, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, programas de capacitação voltados a:

I. Administradores públicos, dirigentes e gestores; II. Representantes de organizações da sociedade civil; III. Membros de conselhos de políticas públicas; IV. Membros de comissões de seleção; V. Membros de comissões de monitoramento e avaliação;

VI. Demais agentes públicos e privados envolvidos na celebração e execução das parcerias disciplinadas nesta Lei.

Parágrafo único. A participação nos programas previstos no caput não constituirá condição para o exercício de função envolvida na materialização das parcerias disciplinadas nesta Lei.

8. Independente do Poder Público fazê-lo, na forma legal, a organização da

sociedade civil deverá divulgar na internet e em locais visíveis de suas sedes sociais e dos estabelecimentos em que exerça suas ações todas as parcerias celebradas com a administração pública, as quais deverão incluir, no mínimo:

I. Data de assinatura e identificação do instrumento de parceria e do órgão da administração pública responsável;

II. Nome da organização da sociedade civil e seu número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ da Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB;

Page 19: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

III. Descrição do objeto da parceria; IV. Valor total da parceria e valores liberados, quando for o caso; V. Situação da prestação de contas da parceria, que deverá informar a

data prevista para a sua apresentação, a data em que foi apresentada, o prazo para a sua análise e o resultado conclusivo;

VI. Quando vinculados à execução do objeto e pagos com recursos da parceria, o valor total da remuneração da equipe de trabalho, as funções que seus integrantes desempenham e a remuneração prevista para o respectivo exercício.

9. A Administração Municipal, a seu juízo, poderá buscar assessoria técnica para a

realização da seleção, monitoramento e avaliação, na forma legalmente prevista.

10. Todos os custos decorrentes da elaboração de propostas e quaisquer outras despesas correlatas necessárias a participação no Chamamento Público em questão, serão de inteira responsabilidade da OSC proponente, não cabendo qualquer ressarcimento, indenização apoio ou remuneração da administração pública por tal razão.

Pontal, SP, 27 de novembro de 2017.

ANDRÉ LUIZ CARNEIRO RAFAELA BARROS PEREIRA DE POLI PREFEITO MUNICIPAL DE PONTAL SECRETÁRIA DE PROMOÇÃO SOCIAL

Page 20: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

ANEXO I

DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA E CONCORDÂNCIA

A ___________________________________________, Organização da

Sociedade Civil – OSC, declara por meio de seu representante legal que abaixo

assina, que está ciente e concorda com as disposições previstas no Edital de

Chamamento Público nº 01/2017 e seus anexos, bem como que se responsabiliza,

sob as penas da lei, pela veracidade e legitimidade das informações e documentos

apresentados durante o processo de seleção e celebração da parceria proposta.

Por ser verdade, datamos e assinamos a presente.

Ponta, SP, _____ de _________________ de 2017.

______________________________________

Responsável legal da OSC

NOME:

RG:

CPF:

Page 21: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

ANEXO II

MINUTA DO TERMO DE COLABORAÇÃO DA PARCERIA

TERMO DE COLABORAÇÃO Nº ____/20___

TERMO DE COLABORAÇÃO QUE ENTRE SI CELEBRAM A

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL, POR MEIO DA

SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL E A

ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL OSC **************

OBJETIVANDO A MUTUA COLABORAÇÃO NO

INTERESSE PÚBLICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO

SERVIÇO SOCIOASSISTENCIAL DE CONVIVÊNCIA E

FORTALECIMENTO DE VÍNCULO – SCFV A CRIANÇAS

E/OU ADOLESCENTES.

DOS PARTICIPES:

Celebram o presente Termo de Colaboração, nos termos da lei Federal nº 13.019,

de 2014 e suas alterações posteriores, com os fins de firmarem parceria em

regime de mutua cooperação e interesse público:

De um lado a PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL, com sede sito a Rua

Guilherme Silva, 337, Centro, 14180-000, Pontal, SP, CNPJ: 45.352.267/0001-86,

neste ato representada pelo Senhor Prefeito Municipal de Pontal, André Luís

Carneiro, RG ********************* e CPF ************** e pela Secretária Municipal

da Promoção Social, Rafaela Barros Pereira, RG ******* e CPF ****************;

E de outro lado, ********************************, Organização da Sociedade Civil –

OSC, com sede social sito a **********************************, CNPJ: **************,

devidamente cadastrada no Conselho Municipal de Assistencia Social – CMAS,

neste ato representada por seu Presidente ***********************************, RG

****************** e CPF *****************.

Page 22: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO DA PARCERIA:

Constitui objeto da parceria ora firmada: apoio da administração pública municipal,

inclusive com transferência de recursos financeiros, para a manutenção de

núcleos de execução do Serviço Socioassistencial de Convivência e

Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para atendimento de crianças e/ou

adolescentes, em proteção social básica de Assistência Social, integrando o

Sistema Único de Assistência Social – S.U.A.S., referenciados ao Centro de

Referência em Assistência Social de Pontal – CRAS/PONTAL-SP, nos termos

constitucionalmente previstos a Assistência Social, enquanto Seguridade Social, e

de acordo com a Lei Federal nº. 8.742, de 07 de dezembro de 1993 e alterações

posteriores (Lei Orgânica da Assistência Social), notadamente os artigos 6º-C,

combinado com o § 3º do artigo 6º-B e artigo 3º observadas, atendendo Política

Pública de Participação Social, observada a demanda da rede apurada em

vigilância socioassistencial, no Município e na seguinte modalidade e

territorialização: **************************************************

CLÁUSULA SEGUNDA: DAS OBRIGAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL:

2.1. Transferir recursos orçamentários, conforme disposto no Edital, mediante

disponibilidade financeira municipal e transferências estaduais e federais, e o

cronograma de desembolso financeiro, conforme segue:

********************************************

2.2. Dar ciência a OSC, através da Secretaria Municipal de Promoção Social,

das normas e procedimentos técnicos e operacionais que regem a

execução do serviço e pactuação firmada pelo Município com os demais

Entes Federativos;

2.3. Assessorar tecnicamente, supervisionar e fiscalizar, através da mesma

Secretaria, a implantação e o desenvolvimento da ação objeto deste Termo;

Page 23: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

2.4. Recomendar e participar da montagem e execução de treinamentos,

capacitações e outras ações de educação continuada permanente;

2.5. Proceder a suspensão de parcelas de repasse dos recursos, em caso de

irregularidade na prestação de contas das parcelas já liberadas, e manter

esta condição, se, até e quando persistirem as irregularidades apontadas;

2.6. Promover o monitoramento e a avaliação do desenvolvimento da parceria e

seu objeto;

2.7. Examinar e aprovar a prestação de contas no tocante à aplicação dos

recursos disponibilizados, apresentadas pela OSC;

2.8. Prorrogar de “oficio” a vigência do Termo, antes do término, quando der

causa a atraso na liberação de recursos, como dispõe e limita o artigo 55

da Lei 13019/2014;

2.9. Quando possível, com apoio, coparticipação e suporte da União e do

Estado, dentro do princípio do financiamento tripartite e de organizações da

sociedade civil, realizará, no decorrer da parceria, por meio da Secretaria

Municipal de Promoção Social, programas de capacitação voltados a:

2.9.1. Administradores públicos, dirigentes e gestores;

2.9.2. Representantes de organizações da sociedade civil;

2.9.3. Membros de conselhos de políticas públicas;

2.9.4. Membros de comissões de seleção;

2.9.5. Membros de comissões de monitoramento e avaliação;

2.9.6. Demais agentes públicos e privados envolvidos na celebração e

execução das parcerias disciplinadas nesta Lei.

CLÁUSULA TERCEIRA – DAS OBRIGAÇÕES DA OSC:

3.1. Executar o projeto socioassistencial objeto deste termo, na forma do Plano

de Trabalho aprovado;

3.2. Executar despesas da parceria, a serem quitadas com recursos públicos,

apenas após o empenho do repasse;

Page 24: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

3.3. Manter os padrões de quantidade e qualidade das atividades

desenvolvidas, de acordo com as diretrizes técnicas e operacionais

indicadas pela Política Nacional de Assistência Social – PNAS;

3.4. Aplicar integralmente os recursos financeiros governamentais repassados,

no desenvolvimento do objeto da parceria firmada, incluindo eventuais

receitas obtidas pela aplicação dos recursos disponibilizados;

3.5. Atender aos usuários/beneficiários e seus familiares, sem pedir ou exigir

qualquer tipo de contrapartida financeira ou em bens, para utilizarem os

serviços em parceria, e tampouco recusar discriminatoriamente a indicação

dos mesmos na forma do Edital;

3.6. Atender o serviço e seus usuários, de forma continuada, permanente e

planejada, sem interrupção do mesmo no decorrer do período da parceria;

3.7. Prestar contas a parceria, na forma prevista no Edital e na normativa

vigente, sujeitando-se as penalidades cabíveis, em caso de inadimplemento

ou irregularidade da presente obrigação;

3.8. Movimentar os recursos repassados em conta bancária exclusiva, aberta

em banco oficial, e, efetuar pagamentos exclusivamente por transferência

eletrônica, salvo as exceções previstas no Edital de Chamamento e nas

condições ali previstas;

3.9. Manter capital humano, recursos materiais, instalações e equipamentos

compatíveis com as atividades desenvolvidas e demandas pertinentes no

desenvolvimento do projeto objetivo deste termo;

3.10. Manter registros contábeis e técnicos organizados e em boa ordem,

disponíveis a verificação dos órgãos de fiscalização, controle,

monitoramento e avaliação, sempre que solicitado;

3.11. Assegurar o livre acesso, independente de comunicado prévio, da

Comissão de Monitoramento e Avaliação e outros órgãos de controle à

Instituição, suas instalações e atividades, sempre que ocorrer a visita in

loco;

Page 25: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

3.12. Afixar, em suas dependências, em local de fácil visualização pelo público,

as informações e orientações sobre os serviços prestados, garantindo

condições de acesso e transparência;

3.13. Afixar placa ou correlato indicativa da participação do Município de Pontal,

por meio de transferência de recursos, na forma de modelo fornecido pela

Secretaria Municipal de Promoção Social, e na ausência deste em modelo

desenvolvido pela própria OSC;

3.14. Indicar no corpo dos documentos fiscais comprobatórios de despesas,

sempre que possível, o número do ajuste a que o mesmo se refere;

3.15. Manter a guarda dos documentos originais relativos a execução da presente

parceria, pelo prazo de dez anos, contados do dia útil subsequente ao da

apresentação da prestação de contas;

3.16. Assumir com exclusividade responsabilidade pelo pagamento dos encargos

trabalhistas, previdenciários e sociais e de suas obrigações fiscais e

comerciais, não implicando responsabilidade solidária ou subsidiária da

Administração Pública Municipal por nenhuma delas.

CLÁUSULA QUARTA: DO VALOR E DA CLASSIFICAÇÃO DA DOTAÇÃO

ORÇAMENTÁRIA:

4.1. O total do presente termo é de R$ ***********************, suportado

orçamentariamente da seguinte forma ****************************.

CLÁUSULA QUINTA: DA LIBERAÇÃO DOS RECURSOS:

5.1. Os recursos de que trata a clausula anterior serão liberados em 15 (quinze)

parcelas, entre os meses de janeiro/2018 e março 2019, de acordo com a

disponibilidade dos mesmos em caixa.

Page 26: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

CLÁUSULA SEXTA: DA FISCALIZAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO:

6.1. A Fiscalização, o monitoramento e a avaliação será feita de acordo com o

previsto nas legislações e normativas pertinentes, em especial no que

dispõe a Lei Federal nº 13.019, de 2014 e alterações posteriores

CLÁUSULA SÉTIMA: DOS BENS REMANESCENTES

7.1. No caso de aquisição de material permanente, os bens adquiridos, serão

gravado com cláusula de inalienabilidade, e, finda a parceria, serão

mantidos no uso da Instituição, se a mesma mantiver ação e atuação

socioassistencial, segregado na contabilidade institucional, vinculado a

Administração Pública Municipal, até a sua total depreciação, na forma

legal, sendo que neste período, no caso de dissolução ou mudança de

finalidades da Instituição, deverão ser disponibilizados a Administração

Pública Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social ou

órgão que a suceder, para transferência a outra Instituição socioassistencial

ou incorporação ao Patrimônio Público Municipal.

CLÁUSULA OITAVA: DO PRAZO E DA PRESTAÇÃO DE CONTAS:

8.1. O Prazo da presente parceria é de 01 de janeiro de 2018 a 31 de março de

2019, podendo ser prorrogada por mutua acordo entre as partes.

8.2. A Organização apresentará as prestações de contas nos prazos e conforme

a legislação e normativas vigentes e o edital.

CLÁUSULA NONA – DA RESTITUIÇÃO

9.1. A OSC obriga-se a restituir no prazo de 30 (trinta) dias os valores

transferidos pela PREFEITURA por conta do presente termo, sem prejuízo

Page 27: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

das sanções civis, criminais e administrativas previstas em lei nas seguintes

situações:

Conclusão do objeto da parceria;

Inexecução do objeto do reajuste;

Falta de prestação de contas no prazo exigido;

Utilização de recursos repassados com finalidade diversa da

pactuada;

Em caso de descumprimento ou irregularidade no pactuado sem

justificativa plausível.

CLÁUSULA DÉCIMA: DA RESCISÃO OU DENUNCIA E DO FORO:

10.1. A presente parceria poderá ser rescindida, por descumprimento de suas

cláusulas, ou denunciada por qualquer das partes, pela perda do interesse

público no seu prosseguimento mediante notificação prévia de 60

(sessenta) dias, respondendo cada participe, em qualquer hipótese, pelas

obrigações assumidas, até a data de rompimento do acordo.

10.2. Fica eleito o foro da comarca de Pontal, para dirimir quaisquer questões

resultantes da execução ou interpretação deste ajuste, excluindo qualquer

outro, por mais privilegiado que seja.

10.3. A Administração pública poderá assumir ou transferir a responsabilidade pela

execução do objeto no caso de paralisação, de modo a evitar sua

descontinuidade.

E assim, por estarem justo e de acordo, as partes pactuantes assinam o presente

Termo de Colaboração em duas vias de igual teor, na presença de duas testemunhas

que a tudo assistiram e abaixo assinam.

Pontal, SP, ______ de _______________ de ______

PREFEITO MUNICIPAL

Page 28: PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL SECRETARIA MUNICIPAL … · Socioassistencial de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para adolescentes de 06 a 15 anos de idade, sendo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL – SP

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL

REPRESENTANTE(S) LEGAL(IS) DA OSC

TESTEMUNHAS:

1. ****************

2. ****************