prefeitura municipal de blumenau secretaria municipal de ... · prefeitura municipal de blumenau...

15
PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA DE PESSOAL Concurso Público Nº 002 / 2011 Cargo: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I: GEOGRAFIA INSTRUÇÕES Nesta prova, você encontrará: 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais de Legislação; 30 (trinta) questões de Conhecimentos Específicos. Você está recebendo um Caderno com um total de 40 questões do tipo múltipla esco- lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão Definitivo de Resposta. Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa cor- reta. Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária de Res- postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão Definitivo de Resposta, preenchendo, forte e completamente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha. Não utilize outro tipo de caneta. Assine e date, no verso, o Cartão Definitivo de Resposta. Devolva aos fiscais o Cartão Definitivo de Resposta e o Caderno de Questões. No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar. Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorrida 1 hora do seu início. Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas. Duração da Prova: 4h (quatro horas). AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato Blumenau, 18 de setembro de 2011. INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CARTÃO DEFINITIVO DE RESPOSTA MARQUE ASSIM: NUNCA MARQUE ASSIM:

Upload: buinhan

Post on 07-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

DIRETORIA DE PESSOAL Concurso Público – Nº 002 / 2011

Cargo: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I: GEOGRAFIA

INSTRUÇÕES

• Nesta prova, você encontrará: � 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais de Legislação; � 30 (trinta) questões de Conhecimentos Específicos.

• Você está recebendo um Caderno com um total de 40 questões do tipo múltipla esco-lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão Definitivo de Resposta.

• Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa cor-reta.

• Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado.

• Depois de preencher a Folha Intermediária de Res-postas , transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão Definitivo de Resposta , preenchendo, forte e completamente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha. Não utilize outro tipo de caneta.

• Assine e date, no verso, o Cartão Definitivo de Resposta .

• Devolva aos fiscais o Cartão Definitivo de Resposta e o Caderno de Questõ es.

• No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar.

• Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorrida 1 hora do seu início.

• Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas.

• Duração da Prova: 4h (quatro horas).

AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato

Blumenau, 18 de setembro de 2011.

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTODO CARTÃO DEFINITIVO DE RESPOSTA

MARQUE ASSIM:

NUNCA MARQUE ASSIM:

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 2 de 15

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS GERAIS DE LEGISLAÇÃO

1- O Art. 13 da Lei nº. 9394/96 estabelece as responsabilidades dos docentes. Com base nessas responsabilida-

des, analise os itens a seguir:

I- Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. II- Elaborar e cumprir seu plano de trabalho segundo as suas concepções e conceitos. III- Zelar pela aprendizagem dos alunos. IV- Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de maior rendimento.

Assinale a alternativa correta: (A) Somente II, III e IV estão corretos. (B) Somente I e III estão corretos. (C) Somente III e IV estão corretos. (D) Somente I está correto. (E) Somente II está correto.

2- A Emenda Constitucional nº. 59, de 11 de novembro de 2009, alterou alguns artigos da Constituição Brasileira,

entre eles, o Art. 208, que passou a vigorar com outra redação quanto à duração da Educação Básica obriga-tória e gratuita. Assinale a alternativa que aponta a idade assegurada pela Emenda que deverá ser implemen-tada progressivamente até 2016: (A) Dos 6 aos 15 anos. (B) Dos 3 aos 16 anos. (C) Dos 4 aos 15 anos. (D) Dos 4 aos 17 anos. (E) Dos 7 aos 14 anos.

3- O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 53, estabelece: “A criança e o adolescente têm direito à

educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualifi-cação para o trabalho, assegurando-lhes [...]”:

I- Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II- Direito de ser respeitado por seus educadores. III- Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. IV- Direito de organização e participação em entidades estudantis. V- Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Assinale a alternativa correta: (A) Os itens I, II, III, IV e V estão corretos. (B) Somente os itens II, III e V estão corretos. (C) Somente os itens III, IV e V estão corretos. (D) Somente os itens III e IV estão corretos. (E) Somente os itens I e V estão corretos.

4- As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, Resolução nº. 05/2009, apresenta as formas de avaliação sem

objetivo de seleção, promoção ou classificação do desenvolvimento da criança e do acompanhamento do tra-balho pedagógico. Com base nessa Resolução, analise os procedimentos de avaliação na Educação Infantil apresentados a seguir e assinale com V os verdadeiros e, com F, os falsos:

( ) Observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e das interações das crianças no cotidiano. ( ) Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças. ( ) Boletins que indiquem o real desenvolvimento das crianças expresso em notas de 0 a 10. ( ) Continuidade dos processos de aprendizagem por meio da criação de estratégias adequadas aos dife-

rentes momentos de transição vividos pela criança. ( ) Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e

suas notas de avaliações realizadas pelos(as) professores(as).

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta: (A) F – F – V – V – F. (B) F – V – F – F – F. (C) V – V – F – V – F. (D) V – V – V – F – F. (E) F – V – F – V – F.

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 3 de 15

5- A Resolução nº. 4/2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, apresenta um conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades desse nível de ensino. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta os objetivos dessas Diretrizes: (A) Contribuir para a sistematização e implementação das políticas públicas de Estado e de governos para

que haja um único modelo de escola em todo o território nacional. (B) Apresentar modelos e referências para as escolas de Educação Básica na construção de suas matrizes

curriculares e também para o projeto político-pedagógico. (C) Apresentar um conjunto de conceitos e concepções de educação, como também definir estratégias de

atendimento aos níveis e às modalidades de ensino com o intuito de formalizar o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação exige.

(D) Sistematizar os princípios gerais da Educação Básica contidos nos documentos oficiais e mandatórios; es-timular a reflexão crítica e propositiva que subsidie a formulação, a execução e a avaliação do projeto polí-tico-pedagógico das escolas; orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e profissio-nais.

(E) Garantir um modelo único de Educação Básica para todas as regiões do país para que não haja diferenças de procedimentos administrativos e pedagógicos e para que, com isso, os alunos transferidos não sejam prejudicados.

6- O Art. 6º da Resolução nº. 7/2010 prevê que os sistemas de ensino e as escolas adotarão alguns princípios

como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas. Assinale a alternativa que apresenta tais princípios: (A) Políticos, Humanitários e Éticos. (B) Racionais, Autônomos e Estéticos. (C) Éticos, Humanitários e Políticos. (D) Éticos, Estéticos e Políticos. (E) Humanitários, Políticos e Racionais.

7- A Lei Complementar nº. 660/2007, em seu Art. 176, aponta os deveres do servidor. Com base no que determi-

na o referido artigo, analise os deveres apresentados a seguir e assinale com V os verdadeiros e, com F, os falsos:

( ) Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, emprego ou função. ( ) Assiduidade. ( ) Pontualidade. ( ) Discrição. ( ) Tratar com cortesia as pessoas. ( ) Observar as normas legais e regulamentares. ( ) Cumprir as ordens superiores, salvo quando manifestamente ilegais. ( ) Zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público. ( ) Comunicar aos familiares e a outras pessoas estranhas assuntos relacionados ao trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: (A) F – V – V – V – V – F – V – V – V. (B) V – V – V – F – F – V – V – V – V. (C) V – F – V – V – F – V – V – F – V. (D) F – V – F – V – V – F – V – V – V. (E) V – V – V – V – V – V – V – V – F.

8- De acordo com o Art. 77 da Lei Complementar nº. 662/2007, “A avaliação de desempenho para fins de promo-ção horizontal e vertical será realizada anualmente por comissão especialmente designada para esse fim e observará [...] critérios [...].” Com base nessa Lei, analise os critérios que seguem:

I- Produtividade e qualidade de trabalho. II- Idoneidade profissional. III- Zelo por equipamentos e materiais. IV- Procedimento profissional. V- Presença no trabalho.

Assinale a alternativa correta: (A) Somente os critérios II, III e V estão corretos. (B) Os critérios I, II, III, IV e V estão corretos. (C) Somente os critérios I e III estão corretos. (D) Somente os critérios III, IV e V estão corretos. (E) Somente os critérios I e V estão corretos.

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 4 de 15

9- Assinale, com base no Decreto nº. 6571/2008, a alternativa correta em relação à proposta pedagógica no que se refere ao Atendimento Educacional Especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do de-senvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular: (A) O atendimento educacional especializado deve ter uma proposta pedagógica unificada e envolver a parti-

cipação do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdo-tação.

(B) O atendimento educacional especializado deve ter uma proposta pedagógica diferenciada da escola, mas que assegure as especificidades necessárias das crianças, dos adolescentes e dos adultos.

(C) O atendimento educacional especializado deve ter uma proposta pedagógica que envolva a participação da comunidade a qual definirá as políticas públicas.

(D) A proposta pedagógica aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habili-dades ou superdotação deve ser feita apenas pelas suas famílias, pois são elas que conhecem as neces-sidades e as demandas.

(E) O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a parti-cipação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.

10- O Art. 28 da Resolução nº 4/2010, que trata das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Básica, determina a responsabilidade dos sistemas de ensino quanto à Educação de Jovens e Adultos. Com base nessa Resolução, assinale a alternativa correta: (A) Cabe aos sistemas educativos viabilizar a oferta de cursos gratuitos aos jovens e aos adultos na modali-

dade exclusivamente a distância. (B) Cabe aos sistemas educativos oferecer, em cada escola regular, independente da demanda, cursos gratui-

tos a todos os adultos maiores de 18 anos que não tiveram oportunidade de estudar. (C) Cabe aos sistemas educativos viabilizar a oferta de cursos gratuitos aos jovens e aos adultos, proporcio-

nando-lhes oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus in-teresses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos, exames, ações integradas e complementares entre si, estruturados em um projeto pedagógico próprio.

(D) Cabe aos sistemas de ensino, em cooperação com a rede privada, ofertar cursos gratuitos aos jovens e aos adultos com um projeto pedagógico próprio.

(E) Cabe aos sistemas de ensino, em cooperação com as secretarias municipais de Assistência Social, ofere-cer cursos gratuitos exclusivamente a distância com tecnologias para todos os jovens e adultos que não ti-veram acesso ao ensino regular.

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11- As ciências foram construídas por meio de processos históricos e receberam contribuições de outros conjuntos

de saberes. Analise as afirmativas a seguir:

I- Antes de constituir uma ciência, a geografia era uma disciplina escolar de destaque nos currículos escola-res e seguia uma abordagem descritiva e memoralista dos temas estudados.

II- A ciência geográfica, no Brasil, nasceu a partir de contribuições de diferentes abordagens, sobretudo do pensamento positivista dos franceses, como Pierre Monbeig, Defontaines e Vidal de La Blache.

III- Entre as principais correntes geográficas, destaca-se a geografia crítica de cunho marxista que influenciou a geografia brasileira e que defendia a ideia de que a ciência geográfica deveria se dedicar mais ao estudo da humanidade do que ao estudo da natureza.

IV- Na abordagem tradicional da geografia, presente nos livros didáticos até a década de 1970, os conteúdos priorizavam o estudo descritivo das paisagens com uma grande separação entre a geografia física e a geografia humana.

V- O desenvolvimento do capitalismo, a aceleração das transformações no campo e na cidade e a grande de-sigualdade social favoreceram a crítica ao capital monopolista e às formas de apropriação do espaço. E foi essa crítica que deu origem à abordagem geográfica com influência marxista que é a base da geografia crítica.

Assinale a alternativa correta: (A) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. (B) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. (C) Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas. (D) Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas. (E) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 5 de 15

12- Os componentes curriculares e os seus respectivos objetivos foram sendo reorganizados durante o processo de construção da ciência geográfica. Entre as proposições a seguir, assinale aquela que indica, de forma mais adequada, o principal objetivo da disciplina de geografia no Ensino Fundamental: (A) Com o ensino de geografia, espera-se que o aluno possa descrever os processos envolvidos na constru-

ção das paisagens, territórios e lugares. (B) A geografia tem como objetivo o estudo das relações entre o processo histórico na formação das socieda-

des e as diferentes formas de apropriação da natureza por meio do trabalho humano. (C) Com o ensino de geografia, o aluno poderá conhecer e memorizar nomes de lugares e de acidentes geo-

gráficos, como também identificar, num mapa, os países e suas capitais. (D) A geografia tem como objeto auxiliar no processo de formação do cidadão e na conscientização dos deve-

res sociais e valores éticos para fortalecer o Estado-Nação. (E) O aluno deve aprender, com a geografia, a caracterizar e descrever as paisagens e os fenômenos naturais

para, assim, aprender a preservar a natureza e a utilizar racionalmente os recursos naturais. 13- Um professor do 6º ano está preparando duas aulas e utilizou as afirmações a seguir para fundamentar o seu

planejamento:

Fazer a leitura do mundo não é fazer uma leitura apenas do mapa, ou pelo mapa, embora ele seja muito im-portante. É fazer a leitura do mundo da vida, construído cotidianamente e que expressa tanto as nossas uto-pias, como os limites que nos são postos, sejam eles do âmbito da natureza, sejam do âmbito da sociedade (culturais, políticos, econômicos). (CALLAI, 2005). “A cidade, considerada conteúdo escolar, não é concebida apenas como forma física, mas como materializa-ção de modos de vida, como um espaço simbólico, formador de sentidos de pertinência e de identidade, fun-damentais para a formação da cidadania.” (CAVALCANTI, 2006, p.75). O professor preparou atividades para os alunos que envolvem observações no caminho da escola para casa, fotografias da rua em que moram e uma pequena lista de pontos positivos e negativos do bairro onde vivem. Diante do exposto, podemos afirmar que o objetivo principal das aulas planejadas pelo professor é a constru-ção do seguinte conceito geográfico: (A) Paisagem. (B) Tempo. (C) Região. (D) Localização. (E) Lugar.

14- Leia o texto a seguir, de Santos (2007, p.111):

“Há, em todas as cidades, uma parcela da população que não dispõe de condições para se transferir da casa em que mora, isto é, para mudar de bairro, e que pode ver explicada sua pobreza pelo fato de o bairro de sua residência não contar com serviços públicos, vender serviços privados a alto preço, obrigar os residentes a importantes despesas de transporte. Nesse caso, pelo fato de não dispor de mais recursos, o indivíduo é con-denado a permanecer num bairro pobre, os produtos e bens são comprados a preços mais altos, tudo isso contribuindo para que sua pobreza seja ainda maior e sua capacidade de mobilidade dentro da cidade seja igualmente menor.” Com base nas reflexões de Santos (2007, p. 111) sobre o espaço do cidadão, podemos afirmar que, no texto, o autor explica a causa principal da pobreza, que está na alternativa: (A) Os cidadãos pobres vivem em áreas pobres por motivos culturais. (B) Nos bairros mais pobres, as condições de vida são piores que nos centros da cidade devido ao elevado

preço dos imóveis. (C) O espaço é um condicionante da reprodução da pobreza. (D) Os custos da moradia, dos transportes e da alimentação provocam a pobreza. (E) O poder público é responsável pela pobreza, porque não promove melhorias nos bairros.

15- O governo do estado de Santa Catarina, na gestão iniciada em 2003, implantou um Plano de descentralização

administrativa com a criação das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR). Atualmente, o estado de Santa Catarina é regionalizado em 36 SDR. O principal objetivo do Plano de Descentralização Administrativa é: (A) Envolver as comunidades locais na gestão pública. (B) Realizar o planejamento participativo. (C) Descentralizar a gestão pública do Estado. (D) Distribuir os recursos públicos de forma homogênea. (E) Promover o desenvolvimento regional.

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 6 de 15

16- As coordenadas geográficas são determinadas pelos graus de latitude e de longitude. Consulte o mapa apre-sentado na Figura 1 e, depois, assinale a alternativa correta:

FIGURA 1 – Mapa Rio Grande do Sul (hidrografia)

Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/estadual/hidrografia/hrs.html.

(A) O ponto B está localizado em 54°S 31°W. (B) As coordenadas geográficas do ponto A são: 28°S 51°W. (C) O ponto C é o ponto mais oriental do estado do Rio Grande do Sul. (D) O estado do Rio Grande do Sul está localizado entre as longitudes de 27° S e 34°S. (E) As coordenadas aproximadas de Porto Alegre são: 30° S e 49° W.

17- Sobre a cartografia e o seu ensino, coloque V nas proposições verdadeiras e F nas falsas:

( ) Um mapa é um conjunto de códigos e símbolos que representam com exatidão uma realidade topográfi-ca.

( ) A representação do espaço em um mapa exige uma redução proporcional para caber no papel e, para isto, utiliza-se uma escala, que é a relação entre as medidas do espaço real e as medidas representadas no mapa.

( ) As projeções cartográficas são utilizadas para representar a superfície da Terra num plano e podem apresentar pequenas ou grandes deformações do espaço representado.

( ) A legenda de um mapa apresenta uma série de signos com um significado correspondente que permitem a leitura e a interpretação dos elementos representados no mapa.

( ) Para ler e interpretar mapas, os alunos devem adquirir uma alfabetização cartográfica que compreende operações mentais complexas.

A sequência correta é: (A) V - V - F - F - V. (B) F - V - V - F - V. (C) F - V - F - V - V. (D) F - V - V - V - F. (E) F - V - V - V - V.

C

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 7 de 15

18- Santa Catarina recebeu importantes grupos de imigrantes europeus que formaram as correntes migratórias entre os séculos XIX e XX. Assinale a alternativa correta: (A) Os italianos dirigiram-se, inicialmente, para o sul do estado e, a partir dali, conquistaram o oeste catarinen-

se. (B) Os imigrantes de origem eslava, como os ucranianos, fixaram-se na região de Joinville e Jaraguá do Sul e

dedicaram-se ao cultivo do arroz e do fumo. (C) A arquitetura enxaimel e a indústria têxtil são marcos da imigração italiana. (D) Os primeiros imigrantes de origem alemã fixaram-se em São Pedro de Alcântara e na região do Vale do

Itajaí. (E) Outros grupos de imigrantes, como os poloneses e os russos, estabeleceram-se na região da capital cata-

rinense.

19- Analise o quadro a seguir e, depois, assinale a alternativa que apresenta as correlações corretas entre as re-giões de Santa Catarina e os itens apontados em cada coluna:

Região Cidades polos Economia Aspectos físicos predomi-nantes

1. Planalto Norte Joinville e São Bento do Sul

Eletro-metal-mecânico e mobiliário

Serra Geral e Bacia do Uru-guai

2. Vale do Itajaí Blumenau, Itajaí e Rio do Sul

Têxtil, portuário e pes-ca

Bacia do Rio Itajaí-Açu e serras

3. Grande Florianópo-lis

Florianópolis e São José Turismo e polo tecno-lógico

Planície costeira, serras lito-râneas e rios da vertente atlântica

4. Planalto Serrano Lages Agropecuária leiteira Serra do Mar e rios da ver-tente do interior

5. Sul Criciúma e Tubarão Indústria cerâmica Serras litorâneas e planície costeira

6. Oeste Catarinense Chapecó Agroindústria Planalto dissecado e rios da Bacia do Uruguai

Estão corretas as correlações apresentadas em: (A) 1, 3, 4 e 6. (B) 2, 3 e 4. (C) 1, 3, 5 e 6. (D) 2, 3, 5 e 6. (E) 2, 3, 4 e 6.

20- A Bacia do Itajaí é a maior bacia da vertente atlântica de Santa Catarina e é uma das mais importantes para o

estado, considerando tanto os aspectos hidrográficos quanto os aspectos socioeconômicos. Sobre a Bacia do Itajaí, é correto afirmar que: (A) As enchentes são registradas na Bacia do Itajaí desde o período da colonização, e a construção das bar-

ragens Norte, Oeste e Sul solucionou o problema das enchentes na região. (B) A Bacia do Itajaí é drenada pelo Rio Itajaí-Açu e seus afluentes que drenam a região geográfica do Vale do

Itajaí. O rio Itajaí-Açu é formado pela junção de dois grandes rios: o Itajaí do Norte e o Itajaí do Oeste. (C) O Rio Itajaí-Açu foi um dos principais condicionantes para a ocupação do Vale a partir do litoral, pois era

um caminho natural, apesar das dificuldades de navegação entre os trechos entre Blumenau e Rio do Sul. (D) A região da Bacia do Itajaí é geograficamente subdividida em três subrregiões: o Alto Vale, o Médio Vale e

o Baixo Vale. A maioria da população da Bacia vive no Baixo Vale. (E) A cobertura vegetal da Bacia do Itajaí manteve intocada na região do Alto Vale, e a ocupação de áreas de

inundação fluvial permite o cultivo do arroz irrigado e a extração sustentável da Mata Atlântica. 21- A rede urbana de Santa Catarina apresenta-se equilibrada e não há a predominância absoluta de uma única

cidade, mas sim uma distribuição multipolarizada de núcleos urbanos de médio porte. Isto se deve a diversos fatores, que são apresentados em uma das alternativas a seguir. Assinale-a: (A) Impedimento da formação de uma metrópole no estado de Santa Catarina decorrente da atração que as

metrópoles de Curitiba e Porto Alegre exercem sobre o estado. (B) A distribuição da população na área territorial de Santa Catarina e a existência de numerosas cidades com

baixo número de habitantes. (C) O baixo crescimento demográfico de Santa Catarina e as taxas elevadas de emigração do estado. (D) O grande desnível de altitude apresentado pela fragmentação do relevo em dois grandes compartimentos,

o planalto e o litoral, o que dificulta o processo de integração entre as diferentes regiões do Estado. (E) O relevo acidentado, a distribuição hidrográfica, a deficiência da rede de transportes, a formação histórica,

as diferenciações culturais e a localização da capital do estado em uma ilha.

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 8 de 15

22- A Figura 2 apresenta a ocorrência de dois fenômenos atmosféricos que influenciam a dinâmica climática de Santa Catarina: as frentes frias e os ciclones extratropicais. Sobre estes fenômenos, analise as proposições abaixo da figura e indique a que está correta:

FIGURA 2 - Frente fria na região Sudeste (1) e ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul (2)

Fonte: Hermann (2006). (A) Os ciclones extratropicais atuam sobre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e são formados

por áreas de alta pressão atmosférica em águas oceânicas. (B) A passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil provoca um declínio significativo nas temperaturas devido

ao deslocamento de massas de ar de origem polar. (C) As regiões de maior altitude no estado de Santa Catarina são as áreas mais suscetíveis aos extremos cli-

máticos, como as quedas de temperatura e o grande volume pluviométrico. (D) Os ciclones extratropicais que atuam no litoral de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Uruguai não

possuem qualquer relação com a entrada das massas de ar frias. (E) As massas de ar frio podem ocasionar a formação de geada e neve em todo o estado de Santa Catarina,

especialmente nas regiões serranas, devido à queda da temperatura e da umidade do ar.

23- Sobre o quadro natural da ocupação dos solos de Blumenau, é correto afirmar que: (A) A disposição dos vales e o modelo de demarcação dos lotes implantado na Colônia Blumenau favorece-

ram a ocupação das encostas, apesar das restrições ambientais. (B) O território do município está disposto na direção norte-sul, sendo que a região sul apresenta um relevo

mais acidentado, com vales estreitos e solos próprios para a agricultura. (C) A região norte do município possui um relevo formado por vales mais abertos e extensas planícies fluviais

que são inadequadas para a agricultura. (D) A Mata Atlântica vem sendo drasticamente alterada com a instalação de madeireiras na região sul do mu-

nicípio de Blumenau. (E) O Rio Itajaí-Açu corta o município de Blumenau de leste a oeste, e a presença de uma extensa planície fa-

voreceu o cultivo de arroz e a vocação agrícola do município. 24- A expressão BRIC foi formulada pelo economista Jim O´Neil, em 2001, e desde então é utilizada para desig-

nar o grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, a África do Sul foi in-corporada ao grupo que passou a se chamar BRICS. Os países que compõem o BRICS apresentam diferen-ças e semelhanças entre si. Assinale a alternativa que apresenta a principal semelhança entre os países do BRICS: (A) Uniformidade étnico-racial. (B) Grande extensão territorial. (C) São economias emergentes. (D) Economia baseada na exportação. (E) Grande importação de matérias-primas.

1

2

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 9 de 15

25- Analise a Figura 3, as informações e as proposições abaixo da figura, para, depois, indicar a alternativa corre-ta:

FIGURA 3 – Placas tectônicas

Fonte: IBGE (2002). Um terremoto de 8,9 na escala Richter atingiu todo o Japão na manhã desta sexta-feira (11/03/2011), sendo um dos maiores da história do país. O tremor principal aconteceu às 2h46m de Brasília, com epicentro a 130 quilômetros de Sendai, na ilha de Honshu, e com profundidade de 24,4 quilômetros. O tremor ocasionou tsu-namis com ondas de até 10 metros que devastaram parte da costa norte do Japão.

(Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/terremoto-no-japao/. Acesso em: 15 jun. 2011.) I- A dinâmica das placas tectônicas é responsável pela ocorrência de fenômenos como o terremoto e a

tsnumami que atingiu o Japão. II- A movimentação das placas tectônicas sobre o manto da Terra forma zonas de convergência e de diver-

gência que dão origem à subducção ou a obducção. III- As placas tectônicas são fragmentos da crosta terrestre que se movimentam continuamente, e existem

comprovações científicas de que a Placa Sul Americana está se afastando da Placa de Nazca. IV- O tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo são agentes internos do relevo e constituem fenômenos

que trazem consequências graves à vida e à economia, como aconteceu no Japão. V- Os atritos entre as placas tectônicas podem formar movimentos de orogenia com a formação de dobra-

mentos e dorsais oceânicas.

Estão corretas as proposições: (A) Apenas I, II, IV e V. (B) Apenas I, III e IV. (C) Apenas II, III e V. (D) Apenas II, IV e V. (E) Apenas I, III, IV e V.

26- O geógrafo Aziz Ab’Saber apresentou a proposta de seis domínios morfoclimáticos para o Brasil. Sobre o do-

mínio morfoclimático das araucárias, é correto afirmar que: (A) As araucárias recobriam orginalmente uma área extensa, desde a Campanha Gaúcha, passando pelas

áreas litorâneas da região Sul e seguindo até o sul do Mato Grosso. (B) O manejo sustentável da floresta e a instituição de unidades de conservação contribuíram para a conser-

vação e a expansão da Mata de Araucárias. (C) A vegetação predominante neste domínio é a Mata de Araucárias, da família das coníferas, que produzem

o pinhão, um fruto bastante apreciado no sul do Brasil. (D) No domínio morfoclimático das araucárias, o relevo é constituído de planícies e áreas de serras com solos

muito férteis. (E) Na área do domínio morfoclimático das araucárias, predomina o clima tropical, e os elevados índices plu-

viométricos são fundamentais para a preservação da floresta.

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 10 de 15

27- Observe a área destacada no mapa da Figura 4 e, em seguida, responda ao que se pede:

FIGURA 4 – Mapa do Brasil

Fonte: www.geoestudos.com.

A área destacada no mapa da Figura 4 corresponde à: (A) Região natural do sertão nordestino. (B) Área de domínio da Caatinga. (C) Sub-região do Agreste. (D) Área de domínio da Mata Atlântica. (E) Região da Mata de Cocais.

28- Leia o texto a seguir:

A floresta só deixará de ser destruída se tiver valor econômico para competir com a madeira, com a pecuária e com a soja. Mesmo com os grandes avanços na sua proteção, a questão de manter a capacidade sustentável da floresta ainda não foi solucionada. Florestas e terras são bens públicos e, por isso, são trunfos que estão sob o poder do Estado, que tem autoridade para dispor deles, segundo o interesse da nação. Propõe-se, as-sim, uma verdadeira revolução científico-tecnológica para a Amazônia Florestal. O Brasil já efetuou três grandes revoluções tecnológicas: a exploração do petróleo em águas profundas; a transformação de cana-de-açúcar em combustível (álcool) na Mata Atlântica; e a correção dos solos do cerra-do, que permitiu a expansão da soja. Está na hora de implementar uma revolução científico-tecnológica na Amazônia que estabeleça cadeias tecno-produtivas com base na biodiversidade, desde as comunidades da floresta até os centros da tecnologia avançada. Esse é um desafio fundamental hoje, que será ainda maior com a integração da Amazônia Sul-Americana. (BECKER, 2005). As colocações da geógrafa Bertha Becker exprimem a necessidade de se pensarem novos modelos de de-senvolvimento que superem os modelos monopolistas. Considere as proposições a seguir e identifique aquela que está de acordo com as ideias da autora: (A) É preciso ampliar a exploração da madeira para melhorar as condições de vida da população amazônica e

expandir o mercado de produtos de origem florestal. (B) Como grande parte dos recursos da Amazônia ainda é pouco conhecida, a revolução científico-tecnológica

poderá permitir a exploração do petróleo e a ampliação do cultivo da cana na região amazônica. (C) As cadeias tecno-produtivas instaladas na Amazônia apoiam-se basicamente no polo tecnológico da Zona

Franca de Manaus. (D) As pesquisas sobre a biodiversidade e o conhecimento das comunidades tradicionais podem promover a

integração de cadeias produtivas que trabalhem em prol da preservação da Floresta Amazônica. (E) A ampliação do MERCOSUL, com a integração da Venezuela, é a principal estratégia para a utilização ra-

cional da biodiversidade amazônica.

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 11 de 15

29- A ocupação do Centro Oeste e da Amazônia foi realizada com a abertura das fronteiras agrícolas do Brasil, sobretudo com a expansão do cultivo da soja em áreas de cerrado. Nas últimas décadas, o aprimoramento de tecnologias e os estudos de solo e biotecnologia têm permitido o cultivo de produtos tradicionais, como o café e a uva, em regiões de cerrado e de clima tropical. Sobre a expansão da fronteira agrícola, é correto afirmar: (A) A expansão da fronteira agrícola brasileira está provocando um desmatamento acelerado do Cerrado e

poderá comprometer a biodiversidade deste bioma. (B) O cultivo da soja é uma monocultura que exige um mínimo de conhecimento tecnológico e terras com bai-

xa fertilidade; por isso, a região Centro Oeste do Brasil é responsável pela maior parte da produção deste grão.

(C) Nas áreas de fronteira agrícola, predominam os agricultores de origem sulista que desenvolveram as ativi-dades de policultura baseados em pequenas propriedades.

(D) O cultivo do café em áreas do cerrado brasileiro não exigiu grandes investimentos devido à fertilidade das terras.

(E) A expansão da fronteira agrícola brasileira baseada no agronegócio foi incentivada com recursos públicos e com os planos de reforma agrária.

30- Faça a leitura do texto a seguir para, depois, responder ao que se pede.

Camboriú contrasta a riqueza do turismo com a pobre za da periferia Da janela do barraco onde vive há 11 anos, no alto do Morro da Caixa D’Água, no Distrito Monte Alegre, em Camboriú, Antônio Avelino de Souza tem vista privilegiada da orla de Balneário Camboriú. O servente de pe-dreiro, de 45 anos, ajudou a erguer muitos dos prédios que hoje lhe enchem os olhos. São os mesmos imóveis luxuosos que, aliados a praias badaladas e restaurantes refinados, encantam os turistas que conhecem o lito-ral catarinense. Na outra margem da BR-101, a realidade não deixa para trás apenas o mar. Ali, o cenário reflete a luta pela sobrevivência de pessoas que deixaram a terra natal em busca de uma vida melhor e hoje vivem com renda mensal per capita de R$ 237,33, aproximadamente um terço do que se ganha na cidade vizinha, e sem infra-estrutura alguma. – Muita gente vem para cá atraída por Balneário, mas, por conta do aluguel alto, acaba morando aqui – expli-ca o secretário de Assistência Social de Camboriú, Antônio Paulo da Silva Neto.

(SAPAUTZ, Dagmara. Camboriú contrasta a riqueza do turismo com a pobreza da periferia. Jornal de Santa Catarina , Blumenau, 25 jun. 2011.)

O texto apresentado retrata um fenômeno típico da urbanização brasileira nas últimas décadas. Indique a al-ternativa que apresenta o nome desse fenômeno: (A) O avanço do êxodo rural. (B) Os impactos sociais da modernização dos espaços agrícolas brasileiros. (C) A construção de periferias urbanas. (D) A desvalorização do trabalhador rural. (E) A concentração de renda.

31- Analise a tabela a seguir sobre a distribuição da população brasileira segundo os níveis etários e, depois, as-sinale a alternativa correta:

Brasil e Grandes Regiões

Participação dos grupos etários na população residen te total (%) Brasil e Grandes Regiões – 1991/2010

1991 2000 2010 0 - 14 15 - 64 65+ 0 - 14 15 - 64 65+ 0 - 14 15 - 64 65+

Brasil 34,7 60,4 4,8 29,6 64,5 5,9 24,1 68,5 7,4 Norte 42,5 54,5 3,0 37,2 59,1 3,6 31,2 64,2 4,6 Nordeste 39,4 55,5 5,1 33,0 61,2 5,8 26,6 66,3 7,2 Sudeste 31,2 63,6 5,1 26,7 66,9 6,4 21,7 70,2 8,1 Sul 31,9 63,1 5,0 27,5 66,3 6,2 21,8 70,1 8,1 Centro -Oeste 35,3 61,5 3,3 29,9 65,8 4,3 24,5 69,7 5,8

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1991/2010.

(A) O Censo 2010 mostrou que há uma redução da participação dos maiores de 65 anos na pirâmide etária brasileira.

(B) Em 2010, a região Sudeste foi a região brasileira que apresentou o maior percentual de maiores de 65 anos.

(C) Entre os censos de 1991 e 2010, a região que teve a maior redução da população na faixa etária e 0 -14 anos foi a região Norte.

(D) Pelos dados da tabela apresentada, pode-se afirmar que, entre os censos de 1991 e 2000, houve um au-mento do crescimento demográfico do Brasil.

(E) Os dados da tabela apresentada mostram que houve uma redução da população na faixa etária dos meno-res de 15 anos entre os anos de 1991 e 2010.

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 12 de 15

32- Segundo dados do IBGE (2010), os trabalhadores brasileiros tiveram o maior rendimento dos últimos oito anos. Apesar da melhora generalizada dos setores do mercado de trabalho, as mulheres continuam receben-do salários menores. Os dados do IBGE (2010) mostraram que as mulheres recebem o equivalente a 72% do salário do homem para realizar a mesma função. No país, a maior diferença salarial entre os sexos está na região metropolitana do Recife (78,8%) e a menor diferença, na região metropolitana de Belo Horizonte (66,9). Sobre este assunto, é correto afirmar que:

I- As mulheres recebem salários menores porque exercem dupla jornada de trabalho. II- No Brasil, as condições de trabalho entre homens e mulheres ainda são desiguais, pois as mulheres, além

de receberem menores salários, ocupam cargos inferiores e sofrem preconceito na ascensão profissional. III- O número de mulheres que participam da população economicamente ativa é maior que o de homens e,

por isto, elas têm um salário menor. IV- A diferença salarial entre os sexos é resultado de questões culturais, sobretudo em regiões menos desen-

volvidas. V- Existem normas brasileiras que proíbem a discriminação de salários entre os sexos, mas as empresas bur-

lam estas leis.

Estão corretas as afirmativas: (A) I, II e IV. (B) II, IV e V. (C) I, II e V. (D) II, III e V. (E) I, III e IV.

33- Leia o seguinte texto:

Em 2100, a população mundial vai passar dos 10 bilhões, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Em meio a isso, a alta nos preços globais dos alimentos – reflexo da crise global de 2008 – lança luz sobre um problema ainda maior: quem vai alimentar essa gente toda? Hoje, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo não conseguem se alimentar dentro dos padrões considerados adequados pela Organização Mundial de Saúde. Um relatório recente da ONU aponta que, entre fevereiro e março deste ano, o valor médio dos alimentos da cesta básica no mundo está cerca de 35% mais alto do que no mesmo período do ano passado, e fontes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informaram este mês que não existe perspectiva de queda em curto prazo.

(Fonte: http://www.jb.com.br/jb-premium/noticias/2011/06/11/futuro-preocupante/. Acesso em: 20 jun. 2011.) Sobre a fome no mundo, é correto afirmar que: (A) A principal causa da fome e da subnutrição é a elevada inflação que afeta a renda das populações dos pa-

íses subdesenvolvidos. (B) A falta de terras agricultáveis no planeta Terra limita a produção de alimentos. (C) A fome é provocada por um conjunto de fatores: desigualdades econômicas, conflitos, guerra e corrupção. (D) É preciso aumentar a produção de agrotóxicos para aumentar a produção de alimentos. (E) A redução dos preços dos alimentos é suficiente para reduzir a fome no mundo.

34- Analise as proposições a seguir sobre o continente europeu:

I- A Alemanha é o país mais populoso da Europa, é a principal economia da União Europeia e abriga um dos maiores complexos industriais do mundo.

II- Os países da Europa Ocidental apresentam melhores indicadores sociais e econômicos que os países da Europa Oriental.

III- A Itália é um país com significativas diferenças regionais: a região norte é mais industrializada e desenvol-vida que a região sul.

IV- A indústria francesa não conseguiu acompanhar o desenvolvimento tecnológico de outros países euro-peus, porque, nos últimos anos, foi governada por partidários do regime socialista.

V- Grécia, Espanha e Portugal ingressaram tardiamente na União Europeia, mas são os países que apresen-tam o maior crescimento econômico entre os membros do bloco.

Estão corretas as proposições: (A) I, II e IV. (B) I, III e IV. (C) II, III e V. (D) I, IV e V. (E) I, II e III.

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 13 de 15

35- O Brasil combina abundância com desperdício e escassez de água. Levantamentos oficiais indicam que o índice pluviométrico em 90% do território nacional varia, em média, entre 1.000 milímetros/ano a 3.000 mm/ano. Além disso, o país dispõe de vastas bacias hidrográficas e de enormes aquíferos. Apesar disso, co-mo alerta o Atlas Brasil da Agência Nacional de Águas (ANA), 55% dos municípios, representando 70% do consumo nacional, estão ameaçados de desabastecimento de água até 2015.

(O ATLAS da água. Jornal Estadão . 24 mar. 2011. Disponível em: <www.estadao.com.br>. Acesso em: 24 mar. 2011.) A principal causa do desabastecimento de água nos municípios brasileiros até 2015 é: (A) Apesar de existir disponibilidade de recursos hídricos, a falta de saneamento básico está comprometendo

a qualidade da água. (B) A disponibilidade de água doce no Brasil é menor que a demanda. (C) As mudanças climáticas estão afetando a distribuição das chuvas, e os lençóis freáticos não estão sendo

abastecidos. (D) Há um grande desperdício da água tratada devido à falta de investimentos nas tubulações. (E) Haverá desabastecimento, porque grande parte dos municípios brasileiros ainda não possui estações de

tratamento e redes de distribuição de água. 36- Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a partilha da região da Palestina para a criação

de dois estados: um palestino e um judeu. Porém, essa divisão das terras não foi aceita pacificamente e gerou conflitos que produziram, desde então, várias guerras. Os planos de paz estabelecidos ainda não foram sufi-cientes para estabelecer uma convivência pacífica no Oriente Médio. Assinale a proposição correta sobre os conflitos no Oriente Médio: (A) Israel invadiu a Síria na Guerra dos Seis Dias e ocupou as Colinas de Golã que é uma região estratégica

para os israelenses devido às nascentes do rio Jordão. Essa região foi devolvida à Síria pelo acordo de Oslo em 1993.

(B) Israel invadiu os territórios palestinos, Gaza e Cisjordânia, e manteve a ocupação dos assentamentos ju-deus até o acordo de paz e a construção do Estado Palestino em 2000. Hoje, os palestinos têm autonomia total sobre Gaza e a Cisjordânia.

(C) As condições de vida dos palestinos são precárias, o desemprego é alto e as constantes invasões israe-lenses sensibilizam as organizações internacionais e governos do mundo todo na causa palestina, sobre-tudo os Estados Unidos.

(D) A criação do Estado de Israel não foi bem aceita pelos países vizinhos, sobretudo pelos árabes, e agravou as diferenças étnico-religiosas entre árabes e judeus.

(E) Apesar das constantes guerras e invasões dos territórios vizinhos, Israel possui importantes aliados no Oriente Médio, como a Turquia e o Líbano.

37- Sobre o desenvolvimento socioeconômico dos países asiáticos, analise as proposições a seguir e assinale com V as verdadeiras e, com F, as falsas:

( ) O Japão enfrentou problemas com a valorização da sua moeda em meados da década de 1980, fato que

explica, em parte, a transferência de capital e do processo produtivo de vários segmentos industriais pa-ra os países conhecidos como Tigres Asiáticos.

( ) O desenvolvimento dos Tigres Asiáticos foi financiado com investimentos de empresas transnacionais e com a produção direcionada para a exportação.

( ) Nos últimos anos, alguns países do Sudeste Asiático, como Tailândia, Malásia, Indonésia e Filipinas, re-ceberam a denominação de Novos Tigres em virtude do desenvolvimento proporcionado pelo crescimen-to econômico dos Tigres Asiáticos.

( ) A produção industrial da Ásia é diversificada, direcionada para o mercado externo, mas carece de quali-dade e inovações tecnológicas.

( ) Os Tigres Asiáticos não receberam apoio dos governos locais no processo de desenvolvimento.

A sequência correta é: (A) V – V – F – F – V. (B) V – V – V – F – F. (C) V – F – V – F – F. (D) F – V – F – F – V. (E) V – V – F – V – F.

Prefeitura Municipal de Blumenau – Secretaria Mun icipal de Administração – Diretoria de Pessoal – Ed ital 002/2011 Página 14 de 15

38- Croácia, Eslovênia, Macedônia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Montenegro são países cujos territórios perten-ciam à antiga Iugoslávia. Assinale a alternativa que apresenta os fatores que impulsionaram a desintegração da Iugoslávia: (A) A independência das repúblicas que formavam a Iugoslávia foi provocada pelas transformações no regime

socialista soviético nos anos de 1989/1991, que acabou reforçando o sentimento nacionalista de minorias étnicas.

(B) Depois da Segunda Guerra Mundial, a região do Bálcãs tornou-se uma área de influência do socialismo soviético e as fronteiras foram se redesenhando de acordo com a vontade popular.

(C) A Iugoslávia pertencia ao Império austro-húngaro e, com o fim da Primeira Guerra Mundial, aconteceram movimentos nacionalistas que resultaram na desintegração do território iugoslavo.

(D) A Iugoslávia foi invadida pelo exercito nazista na Segunda Guerra Mundial, e alguns territórios foram des-membrados e outros anexados pela Rússia.

(E) Com a formação da União Europeia, algumas repúblicas que formavam a Iugoslávia declaram a indepen-dência para fazer parte do bloco econômico europeu.

39- Leia o texto:

Em dez anos, os chineses deixaram de ser os paraguaios asiáticos para se tornarem os principais parceiros e investidores no Brasil. Em 2010, a China anunciou investimentos de 17,2 bilhões de dólares no país, ante 6,2 bilhões dos americanos. Os chineses também assumiram a ponta nas relações comerciais, e a corrente de comércio entre nós e eles ultrapassou 56 bilhões de dólares no ano passado. Um reflexo visível de todo esse avanço é a crescente presença da China em diversos mercados brasileiros. Os chineses continuam a querer nossas commodities. Mas também estão interessados em nosso mercado in-terno.

(Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/099502/noticias/os-maiores-investidores-do-brasil. Acesso em: 06 jul. 2011.) Sobre as relações comerciais entre Brasil e China, é correto afirmar que: (A) A ascensão da China como potência econômica favoreceu as relações sino-brasileiras, já que o Brasil é

um grande importador de commodities chinesas. (B) Os chineses estão investindo no Brasil em setores como a pecuária e a agroindústria devido a sua cres-

cente necessidade de importar alimentos. (C) Os chineses não possuem boas relações comerciais com os Estados Unidos e redirecionaram os investi-

mentos para os países emergentes. (D) A China é um grande importador de commodities, e o Brasil é o seu principal fornecedor de minério de fer-

ro e soja. (E) A China e o Brasil assinaram vários acordos para evitar a pirataria e impedir que os produtos estrangeiros

sejam contrabandeados para o Brasil por meio do Paraguai. 40- Quando um jovem vendedor ambulante da Tunísia escolheu uma forma radical de protestar contra o confisco

de suas mercadorias pela polícia, ateando fogo ao próprio corpo, ninguém poderia imaginar que seu gesto de-tonaria uma onda de protestos capaz de derrubar o ditador Zine el Abidin Ben Ali de seus 23 anos de reinado. Muito menos que essa onda se espalharia por vários países islâmicos do Oriente Médio e do Norte da África, no movimento que ficou conhecido como Primavera Árabe .

(MANIFESTAÇÕES da “Primavera Árabe” completam seis meses. Revista Veja . Disponível em: <www.veja.abril.com.br>. Acesso em: 15 jun. 2011.)

Outros movimentos sociais aconteceram em outros países recentemente, como as manifestações nas ruas das principais cidades da Espanha que pedem Democracia Real Ya e as greves gerais na Grécia. Em Portugal e no Chile, também foram registrados protestos. Podemos afirmar que existem semelhanças e diferenças entre os movimentos que acontecem em 2011 no mundo árabe e as manifestações na Europa e no Chile. Os jovens são maioria nesses movimentos e estão uti-lizando uma nova estratégia para expressar as suas revoltas. Indique a alternativa que apresenta o nome des-sa estratégia: (A) Planejamento e organização de atentados terroristas. (B) Engajamento militar. (C) Divulgação em redes sociais. (D) Participação em organizações não-governamentais. (E) Protestos na ONU.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

DIRETORIA DE PESSOAL Concurso Público – Nº 002 / 2011

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questões RESPOSTAS 01 A B C D E 02 A B C D E 03 A B C D E 04 A B C D E 05 A B C D E 06 A B C D E 07 A B C D E 08 A B C D E 09 A B C D E 10 A B C D E 11 A B C D E 12 A B C D E 13 A B C D E 14 A B C D E 15 A B C D E 16 A B C D E 17 A B C D E 18 A B C D E 19 A B C D E 20 A B C D E

Questões RESPOSTAS 21 A B C D E 22 A B C D E 23 A B C D E 24 A B C D E 25 A B C D E 26 A B C D E 27 A B C D E 28 A B C D E 29 A B C D E 30 A B C D E 31 A B C D E 32 A B C D E 33 A B C D E 34 A B C D E 35 A B C D E 36 A B C D E 37 A B C D E 38 A B C D E 39 A B C D E 40 A B C D E

INFORMAÇÕES

O gabarito e a prova serão divulgados dia 19 de set embro, a partir das 12h, nos sites www.furb.br/concursoexterno e www.blumenau.sc.gov.b r.

Blumenau, 18 de setembro de 2011.