prefeitura de maceió › wp-content › uploads › 2019 › 0… · web viewcontribuir com o...

13
TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO 1.1. O presente Termo de Referência tem por objeto selecionar para credenciamento e contratação os serviços de realização de 23 Oficinas Culturais, nas áreas de atuação descritas neste Termo de Referência (TR), para prestarem serviços à Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, como OFICINAS CULTURAIS do Projeto: Ações Culturais para cidade de Maceió, com recursos provinientes do Convênio nº 798826/2013 , firmado entre o Ministério da Cultura e a Fundação Municipal de Ação Cultural, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste TR e seu ANEXO I. 2. JUSTIFICATIVA 2.1. A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), visando dar continuidade às atividades do projeto Ações culturais para cidade de Maceió, previstas no Convênio n° 798826/2013, especificamente atendendo às Metas 01: Ocupação cultural descentralizada de espaços público de Maceió; Meta 02: Valorização das manifestações culturais das comunidades tradicionais de matriz africana e Meta 03: Formação cultural para geração de renda; realizará a seleção para credenciamento e contratação de entidades culturais para executar 23 Oficinas Culturais, em diferentes comunidades da cidade, cujos temas visam sobre o desenvolvimento local por meio de ações culturais, fortalecimento das tradições culturais e sustentabilidade dos agentes culturais. Serão oficinas oferecidas gratuitamente à população, cujos temas e metodologias desenvolvidas na perspectiva de inclusão, envolvendo atividades para pessoas com ou sem deficiências. 3. DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES DAS OFICINAS CULTURAIS 3.1 As propostas deverão optar pela(s) Oficina(s) Cultural(is), conforme descrito detalhadamente nos itens a seguir: 3.1.1. Oficina de Contos da Periferia - Iniciação a Dança Breaking (Hip-Hop ): Discutir como a cultura hip-hop e a dança breaking se identificam com as crianças e jovens na sociedade 1

Upload: others

Post on 28-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prefeitura de Maceió › wp-content › uploads › 2019 › 0… · Web viewContribuir com o processo de aprendizagem de conteúdo audiovisual, teórico e prático, envolvendo a

TERMO DE REFERÊNCIA

1. DO OBJETO1.1. O presente Termo de Referência tem por objeto selecionar para credenciamento e contratação os serviços de realização de 23 Oficinas Culturais, nas áreas de atuação descritas neste Termo de Referência (TR), para prestarem serviços à Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, como OFICINAS CULTURAIS do Projeto: Ações Culturais para cidade de Maceió, com recursos provinientes do Convênio nº 798826/2013 , firmado entre o Ministério da Cultura e a Fundação Municipal de Ação Cultural, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste TR e seu ANEXO I.

2. JUSTIFICATIVA 2.1. A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), visando dar continuidade às atividades do projeto Ações culturais para cidade de Maceió, previstas no Convênio n° 798826/2013, especificamente atendendo às Metas 01: Ocupação cultural descentralizada de espaços público de Maceió; Meta 02: Valorização das manifestações culturais das comunidades tradicionais de matriz africana e Meta 03: Formação cultural para geração de renda; realizará a seleção para credenciamento e contratação de entidades culturais para executar 23 Oficinas Culturais, em diferentes comunidades da cidade, cujos temas visam sobre o desenvolvimento local por meio de ações culturais, fortalecimento das tradições culturais e sustentabilidade dos agentes culturais. Serão oficinas oferecidas gratuitamente à população, cujos temas e metodologias desenvolvidas na perspectiva de inclusão, envolvendo atividades para pessoas com ou sem deficiências.

3. DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES DAS OFICINAS CULTURAIS 3.1 As propostas deverão optar pela(s) Oficina(s) Cultural(is), conforme descrito detalhadamente nos itens a seguir:

3.1.1. Oficina de Contos da Periferia - Iniciação a Dança Breaking (Hip-Hop): Discutir como a cultura hip-hop e a dança breaking se identificam com as crianças e jovens na sociedade atual. Contribuir para o desenvolvimento da criatividade e autonomia dos alunos, a partir de processos de criação em dança, viabilizando uma sociabilidade, por meio da prática artística.

3.1.2. Oficina de Projetos para Capoeira: Incentivar a formação de novos alunos e a profissionalização de professores de capoeira; apresentar a história da capoeira, sua filosofia na arte da luta, conhecendo sua origem e a influência da cultura afro brasileira; promover o desenvolvimento do potencial artístico-cultural dos alunos; desenvolver habilidades e coordenação motoras dos alunos.

3.1.3. Oficina de Mover em Cena: Propor experiência teatral, a partir da vivência de jogos dramáticos e criativos, exercícios específicos de consciência corporal, voz e de interpretação cênica, até a montagem de uma peça. Os alunos poderão conhecer o funcionamento do teatro internamente, como posicionamento nas marcas de luz, utilização coletiva em camarins e coxias, passagens internas, entradas e saídas de cena,

1

Page 2: Prefeitura de Maceió › wp-content › uploads › 2019 › 0… · Web viewContribuir com o processo de aprendizagem de conteúdo audiovisual, teórico e prático, envolvendo a

interação com cenografia e objetos de cena, comportamento perante o coletivo, e principalmente, a encarar e emocionar o público.

3.1.4. Oficina de Curta Cinema: Contribuir com o processo de aprendizagem de conteúdo audiovisual, teórico e prático, envolvendo a construção da imagem como elemento principal da obra cinematográfica, perpassando por formas de expressão verbais, imagéticas até as etapas da produção, com técnicas e recursos da TV e VOD, tornando-as pertinentes aos educandos e capacitar os indivíduos através de uma visão artística

3.1.5. Oficina de Práticas Circense: Criação de um movimento cultural em praças públicas, relacionado ao segmento das artes cênicas, exclusivamente o circo, numa perspectiva de provocar uma mobilização artística durante os finais de semana, tendo os alunos como protagonistas da construção da prática circense.

3.1.6. Oficina de Oralidade e Culinária Afro: Reconhecer a importância da oralidade nos saberes dos povos tradicionais, para preservação da cultura de matriz africana no Brasil, utilizando a culinária afro como saber imaterial e ferramenta de preservação desta identidade cultural.

3.1.7. Oficina de Arte e Reciclagem: Abordar o tema de modo que os participantes tenham contato com conteúdos teóricos sobre meio ambiente e a reutilização de materiais sólidos para transformação em arte, conhecendo diversos princípios de sustentabilidade ambiental. Além disso, estimular, de forma lúdica, a reflexão sobre suas relações com a natureza e o comportamento de consumo, uso e descarte de materiais sólidos, após o uso, transformando resíduos em arte.

3.1.8. Oficina de Canto Coral: Trabalhar noções de técnica vocal, apresentando técnicas de projeção vocal, respiração, interpretação e utilização dos ressonadores, para chegar às questões da expressão músico-vocal, do canto em conjunto. Proporcionará o contato dos seus participantes com a beleza e riqueza do repertório coral, além da experiência de trabalhar na preparação de uma obra musical em coro.

3.1.9. Oficina de Música Instrumental (violão): Estimular o gosto pela música nacional e regional, estimulando a inteligência musical e a socialização, por meio das aulas em grupo, a respeito de conhecimentos musicais com o ensino melódico, harmônico e rítmico, através do violão. Desenvolver a percepção musical para a iniciação ao violão: nomenclatura, cifras, notas musicais, função dos dedos; prática dos acordes naturais: maiores, menores e maiores, com sétima da dominante, sem pestana (mudança de acordes, combinações harmônicas); vivência rítmica, através de batidas ao violão, combinando os estilos musicais de nossa região, bem como a leitura de notas e partituras associadas ao fazer sonoro.

3.1.10. Oficina de Projetos Culturais: Proporcionar a compreensão ampla e detalhada de cada etapa que compõe o projeto cultural, desde sua captação, a elaboração, execução e prestação de contas, com técnicas e procedimentos necessários para disputar as fontes de financiamento disponíveis nos setores públicos e privados.

3.1.11. Cultura e Direitos Humanos: Fortalecer o debate sobre os direitos humanos e culturais, assim como, trabalhar temas relacionados à cultura de paz, dentro do contexto sócio cultural. Promover a formação de agentes culturais, com o intuito de proporcionar a disseminação e o protagonismo cultural entre moradores das comunidades de baixa renda.

3.1.12. Oficina de Capoeira: Pretende proporcionar experiências no ensino da capoeira com objetivos educacionais, respeitando as diferentes faixas etárias, desenvolvendo a

2

Page 3: Prefeitura de Maceió › wp-content › uploads › 2019 › 0… · Web viewContribuir com o processo de aprendizagem de conteúdo audiovisual, teórico e prático, envolvendo a

habilidade de expressão individual e a formação corporal, por meio de atividades lúdicas e recreativas; contribuir para a formação e desenvolvimento de hábitos saudáveis, favorecendo a socialização entre os alunos.

3.1.13. Oficina de Identidade e Diversidade Cultural: Promover o debate a respeito dos caminhos da democratização cultural, da participação da sociedade civil na promoção dos conhecimentos tradicionais, gerados e preservados pelas comunidades e grupos étnicos em nosso país, especialmente relacionados à cultura popular nordestina, buscando entrelaçar as diferentes linhas de conhecimento interdisciplinar.

3.1.14. Oficina de Folguedos (coco de roda e pastoril): Pretende despertar o gosto pela cultura popular, fortalecendo as manifestações do coco de roda e pastoril em Maceió; inserir nas comunidades o contato direto com mestres e brincantes da cultura popular, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra artística que não possui circulação comercial; trabalhar o conteúdo das canções e passos tradicionais, juntando repertório ancestral às composições que vêm escrevendo na pegada do coco de roda e pastoril; envolver crianças e jovens interessados em conhecer melhor o universo do coco de roda e pastoril – suas cantigas, danças e histórias.

3 DAS ESPECIFICAÇÕES3.1 As especificações, quantidades estimadas, bem como todas as informações complementares para a perfeita e regular execução do objeto deste Termo de Referência estão descritas no ANEXO I.

4 MODALIDADE DA CONTRATAÇÃO4.1 O serviço a ser contratado e elencado neste dispositivo possui natureza comum, devendo ser contratado por meio de chamamento público para seleção, amparada no art. 22, III, c/c ao art. 23 e seus incisos, ambos da Lei nº 8.666/1993.

5 DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 5.1 As despesas decorrentes encontram-se inseridas na Rubrica Orçamentária: Unidade Orçamentária 01, Dotação Orçamentária n.º 28.001.13.392.0025.4080 – Fortalecimento à Cultura, elemento de despesa 33.90.39.00.00 – Outros serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica. Recursos do Convênio n° 798826/2013.

6 DAS CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 6.1 As 23 Oficinas Culturais deverão ser organizadas para atender até 40 pessoas cada;6.2 Os horários das Oficinas Culturais serão definidos segundo as necessidades do espaço no qual serão realizadas, definidos com antecedência mínima de 10 dias úteis pela FMAC;6.3 Os serviços serão executados com acompanhamento da Fundação Municipal de Ação Cultural, situada na Av. da Paz, 900, Jaraguá, CEP: 5722-050, Maceió/AL;6.4 As Oficinas Culturais serão distribuídas da seguinte forma:

Lotes Oficinas Quantidade Horas/aula

1. Contos da Periferia 01 20

3

Page 4: Prefeitura de Maceió › wp-content › uploads › 2019 › 0… · Web viewContribuir com o processo de aprendizagem de conteúdo audiovisual, teórico e prático, envolvendo a

2. Projetos para Capoeira 01 20

3. Mover em Cena 01 20

4. Curta Cinema 01 20

5. Praticas Circense 01 20

6. Oralidade e Culinária Afro 10 20(em cada oficina)

7. Arte e reciclagem 01 100

8. Canto e Coral 01 100

9. Música instrumental (violão) 01 100

10. Projetos Culturais 01 100

11. Cultura e Direitos Humanos 01 100

12. Oficina de capoeira 01 100

13. Identidade e diversidade Cultural 01 100

14. Oficina de Folguedos (coco de roda e pastoril) 01 100

TOTAL 23 800 horas

a) Lotes 1 a 5 serão realizadas nas RAs 06, 07 e 08, em Maceió/AL, em Escolas Públicas ou Entidades Culturais parceiras, definidas na Declaração do Uso do Espaço (ANEXO V);

b) Lotes 06 a 14 serão realizadas em Maceió/AL, em Escolas Públicas ou Entidades Culturais parceiras, definidas na Declaração do Uso do Espaço (ANEXO V).

6.5 As Oficinas Culturais pretendem:6.5.1 Estimular nos participantes o desenvolvimento da percepção no âmbito do fazer

artístico-cultural, visando a continuidade e a melhoria dos projetos culturais;6.5.2. Levar aos alunos atividades que exercitem a experimentação, o compartilhamento, o

diálogo e a reflexão acerca dos conteúdos;6.5.3. Desenvolver metodologias com o intuito de incentivar o aprendizado dos envolvidos;6.6. As Oficinas Culturais deverão ser concluídas no período máximo de até 06 meses, organizadas de acordo com a estruturação de horas/aulas, divididas em quantas sessões semanais forem consideradas necessárias;6.7. Os espaços e horários das Oficinas Culturais serão definidos com antecedência mínima de 10 dias úteis pela FMAC;

4

Page 5: Prefeitura de Maceió › wp-content › uploads › 2019 › 0… · Web viewContribuir com o processo de aprendizagem de conteúdo audiovisual, teórico e prático, envolvendo a

7. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA7.1. Comunicar à Administração, no prazo de 15 (quinze) dias que antecede a data da realização do serviço, os motivos que impossibilitem o cumprimento da realização do serviço, com a devida comprovação;7.2. Participar das reuniões solicitadas pela FMAC;7.3. Propocionar aos beneficiários a experimentação, compartilhamento, o diálogo e a reflexão que possibilitem o aprendizado de todos envolvidos;7.4. Deverá apresentar relatório final de cada oficina cultural, contendo local e horário de realização, número de alunos beneficiados, frequência assinada (com CPF dos alunos), imagens das oficinas em arquivo digital e plano de aula aplicado;7.5. Desenver a oficina de forma que facilite a compreensão da metodologia utilizada para melhor desempenho do público atendido;7.6. Atuar de maneira solidária, empática e responsiva diante de todas as demandas que decorrem da execução das oficinas;7.7. Guardar sigilo das informações que lhe forem repassadas durante a execução dos serviços objeto do presente contrato, sendo vedada a sua divulgação sem a prévia e expressa concordância da CONTRATANTE;7.8. Assumir a responsabilidade pelos encargos trabalhistas, fiscais, previdenciários e comerciais resultantes da execução do contrato; 7.9. Providenciar a correção das deficiências, falhas ou irregularidades constatadas pela Contratante na execução do objeto;7.10. Responder por danos causados diretamente à Contratante ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo, quando da execução do contrato;7.11. Acatar as orientações da Contratante, sujeitando-se a mais ampla e irrestrita fiscalização, prestando esclarecimentos solicitados e atendendo às reclamações formuladas;7.12. Cumprir as demais disposições contidas neste Termo de Referência.7.13. Deve conceder livre acesso de servidores dos órgãos ou entidades públicas concedentes, bem como dos órgãos de controle, aos documentos e registros contábeis.7.14. Deverá apresentar nota fiscal e as devidas certidões de regularidade fiscal para devioda liberação do pagamento.7.15. A contratada se compromete a não adotar práticas de trabalho análogo ao escravo e trabalho ilegal de crianças e adolescentes no cumprimento do presente contrato. 7.16. A contratada se compromete a não empregar trabalhadores menores de 16 (dezesseis) anos de idade, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 (quatorze) anos de idade, nos termos da Lei nº10.097/2000, e da Consolidação das Leis do Trabalho. 7.17. A contratada se compromete a proteger e preservar o meio ambiente, bem como a prevenir contra práticas danosas ao meio ambiente, executando seus serviços em observância dos atos legais, normativos e administrativos relativos à área de meio ambiente e correlatas, emanadas das esferas Federal, Estaduais e Municipais, incluindo, mas não limitando ao cumprimento da Lei Federal nº6.938/81 (Política Nacional do Meio Ambiente) e da Lei nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), implementando ainda esforços nesse sentido junto aos seus respectivos fornecedores de produtos e serviços, a fim de que esses também se comprometam a conjugar esforços para proteger e preservar o meio ambiente, bem como a prevenir contra práticas danosas ao meio ambiente, em suas respectivas relações comerciais.

5

Page 6: Prefeitura de Maceió › wp-content › uploads › 2019 › 0… · Web viewContribuir com o processo de aprendizagem de conteúdo audiovisual, teórico e prático, envolvendo a

8. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE8.1 Acompanhar e fiscalizar a boa execução da prestação dos serviços hora contratados;8.2 Proporcionar todas as facilidades para que a CONTRATADA possa cumprir com a obrigação de execução da prestação dos serviços dentro das normas do contrato;8.3 Efetuar o pagamento à CONTRATADA, nos termos do contrato;8.4 Aplicar à CONTRATADA as sanções cabíveis;8.5 Comunicar à Contratada, por escrito, sobre falhas ou irregularidades verificadas no objeto contratado para que seja resolvido, reparado ou corrigido, sem prejuízo das penalidades cabíveis;8.6 Documentar as ocorrências havidas na execução do contrato;8.7 Fiscalizar o cumprimento das obrigações contratuais pela CONTRATADA;8.8 Prestar as informações e os esclarecimentos atinentes ao objeto do Contrato que venham a ser solicitados pela CONTRATADA;8.9 Publicar os extratos do contrato e de seus aditivos, se houver, no Diário Oficial do Município; 8.10 O contrato se extinguirá de pleno direito após o cumprimento de todas as obrigações por ambas as partes, com que o CONTRATANTE de já manifesta sua total concordância;8.11 Caberá a CONTRATANTE o pagamento dos valores definidos nesse contrato, bem como promover as retenções dos impostos devidos, nos termos da lei;8.12 Manter a contratada indene de qualquer questão oriunda de eventuais problemas e/ou questionamentos a respeito do regular processamento para a presente contratação.

9. DO PAGAMENTO9.1. Os recursos financeiros para as propostas selecionadas serão liberados em parcela única, após a publicação da respectiva Súmula do Contrato e emissão de Nota Fiscal, após a adequada prestação dos serviços.9.2. Os selecionados receberão os recursos referentes à prestação dos serviços, através de Ordem Bancária Transferência Voluntária (OBTV), em CONTA CORRENTE JURÍDICA DA CONTRATADA, sendo o contratado responsável pela regularidade deste cadastro.9.3. O pagamento dos recursos fica condicionado à atualização, se necessária, da documentação de comprovação de regularidade fiscal. A atualização deverá ocorrer no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial do Município, sob pena de desclassificação. 9.4. O pagamento será efetuado pela Contratante, de acordo com o quantitativo efetivamente executado, através de OBTV em conta corrente fornecida pela contratada, em até 30 (trinta) dias, contados da apresentação de requerimento, nota fiscal e certidões necessárias, devidamente analisadas e atestadas pelo servidor designado pela Contratante. 9.5. Havendo erro na emissão da Nota Fiscal, ou outra circunstância que desaprove a liquidação, o pagamento será sustado, até que sejam tomadas as medidas saneadoras necessárias.9.6. Os pagamentos serão realizados exclusivamente com recursos do Convênio n° 798826/2013 – FMAC/MINC.

6

Page 7: Prefeitura de Maceió › wp-content › uploads › 2019 › 0… · Web viewContribuir com o processo de aprendizagem de conteúdo audiovisual, teórico e prático, envolvendo a

10. DOS IMPEDIMENTOS10.1. É vedada, na hipótese de aplicação de recursos federais transferidos mediante o

Convênio n° 798826/2013, a participação em licitação ou a contratação de empresas que constem:

I - no cadastro de empresas inidôneas do Tribunal de Contas da União, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União;

II - no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF como impedidas ou suspensas; ou

III - no Cadastro Nacional de Condenações Civis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade, supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça.

11. DA CONTRATAÇÃO11.1. O prazo para empresa vencedora assinar o respectivo termo de contrato, aceitar ou retirar a nota de empenho é de 05 (cinco) dias, contados da convocação para a sua formalização;11.2. O selecionado fica obrigado a comparecer ao Setor de Gerência de ATAS e Contratos da Agência Reguladora de Serviços Delegados (ARSER) para assinatura do Contrato. Caso o proponente não compareça no prazo de até 05 (cinco) dias úteis após a convocação, será entendido como desistência, podendo convocar outra proposta classificada, respeitado a ordem de classificação, observando-se o disposto no item 11 do Edital XXX/2018 FMAC

12. DA FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO12.1. A contratação será acompanhada e fiscalizada por servidor a ser designado pelo Gestor

da Pasta.12.2. O fiscal da contratação terá, entre outras, as seguintes atribuições: a) Expedir ordens de fornecimento; b) Proceder ao acompanhamento técnico da execução dos serviços;c) Fiscalizar a execução do Contrato quanto à qualidade desejada; d) Comunicar à Contratada o descumprimento do contrato e indicar os procedimentos

necessários ao seu correto cumprimento; e) Solicitar à Administração a aplicação de penalidades por descumprimento de cláusula

contratual; f) Fornecer atestados de capacidade técnica quando solicitado, desde que atendidas às

obrigações contratuais; g) Atestar as notas fiscais relativas à execução dos serviços para efeito de pagamentos; h) Recusar o objeto que for entregue fora das especificações contidas no Contrato ou que

forem executados em quantidades divergentes daquelas constantes contratadas;

7

Page 8: Prefeitura de Maceió › wp-content › uploads › 2019 › 0… · Web viewContribuir com o processo de aprendizagem de conteúdo audiovisual, teórico e prático, envolvendo a

i) Solicitar à Contratada e a seu preposto todas as providências necessárias ao bom e fiel cumprimento das obrigações.

13. DO REAJUSTE, DOS ACRÉSCIMOS OU SUPRESSÕES.13.1. Fica proibido o reajuste do valor durante a vigência do contrato.

14. DA RESCISÃO14.1. Em conformidade com o que dispõe os art.s 77 a 80 da Lei 8.666/93, qualquer das partes poderá rescindir o contrato, desde que seja comunicado formalmente os motivos que impossibilitem o cumprimento da realização do serviço, com a devida comprovação, na hipótese em que, ficará a parte que rescindir o Contrato exclusivamente responsável pelos pagamentos dos serviços até então executados, assim como pelo ressarcimento integral das despesas diretas e razoavelmente incorridas pela Contratada até a referida rescisão.14.2. Na hipótese de ocorrer à rescisão administrativa, à Contratante são assegurados os direitos previstos no art. 80, inciso I a IV, parágrafos 1º ao 4º do aludido diploma legal;14.3. Na hipótese de ocorrer rescisão administrativa, será obrigação do contratado o reconhecimento dos direitos da Administração previstos no art. 77 da Lei 8.666.14.4. A Administração poderá rescindir o Contrato nas hipóteses previstas nos art. 78 e 79 da Lei Federal nº. 8.666/1993 com as consequências indicadas no art. 80 da mesma lei, sem prejuízo das sanções previstas em lei e neste Termo de Referência.

15. DAS SANÇÕES15.1. Em caso de inexecução parcial ou total das condições pactuadas, erro ou demora na execução do Contrato, garantida a prévia defesa, ficará a Contratada sujeita às sanções indicadas abaixo, sem prejuízo de outras previstas na legislação vigente:15.1.1 Advertência formal: falhas ou irregularidades que não acarretem prejuízos à Administração;15.1.2 Multa de 10% sobre o valor total do contrato pelo atraso na prestação dos serviços em relação ao prazo estipulado do item 6.1;15.1.3 Multa de 3% sobre o valor total do contrato pelo não cumprimento de qualquer condição fixada neste Termo de Referência;15.1.4 Suspensão temporária, pelo período de até 02 (dois) anos, de participação em licitação e contratação com o Município de Maceió em caso de inexecução total do objeto contratado naõ justificado;15.1.5 Na ocorrência de falhas ou irregularidades diferentes daquelas indicadas no item anterior, a Administração poderá aplicar à futura Contratada quaisquer das sanções listadas no item 15.1, consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida e sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal que seus atos ensejarem.15.2. A critério da Contratante e nos termos do art. 87, § 2º, da Lei nº 8.666/93, as sanções previstas no item “15.1.4” poderão ser aplicadas cumulativamente com quaisquer da multa prevista nos itens “15.1.2 e 15.1.3”

8

Page 9: Prefeitura de Maceió › wp-content › uploads › 2019 › 0… · Web viewContribuir com o processo de aprendizagem de conteúdo audiovisual, teórico e prático, envolvendo a

15.3. As multas previstas, caso sejam aplicadas, serão descontadas por ocasião de pagamentos futuros ou serão pagas por meio de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pela futura Contratada no prazo que o despacho de sua aplicação determinar.15.4. As sanções fixadas serão aplicadas nos autos do processo de gestão do Contrato, no qual será assegurado à futura Contratada o contraditório e a ampla defesa.15.5. A suspensão prevista no item 15.1.4 são sanções administrativas que temporariamente obstam a participação em licitação e a contratação, sendo aplicadas nos seguintes prazos e hipóteses:15.5.1 Por até 30 (trinta) dias, quando, vencido o prazo da Advertência, a Contratada permanecer inadimplente ;15.5.2 Por até 01 (um) ano, quando a Contratada falhar ou fraudar na execução do Contrato, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal; e15.5.3 Por até 02 (dois) anos, quando a Contratada:a) Praticar atos ilegais ou imorais visando frustrar os objetivos da contratação; oub) For multada, e não efetuar o pagamento da multa;15.6. As sanções administrativas serão registradas no SICAF. 16. DA GESTAO CONTRATUAL E FISCALIZAÇÃO

16.1. A Contratante indicará o gestor do contrato para acompanhar, fiscalizar e atestar a realização dos serviços, e terá a competência de dirimir as dúvidas que surgirem no curso de sua execução.

Maceió, 31 de agosto de 2018.

De acordo,

Vania AmorimDiretora – Presidente/FMAC, em exercício.

9