prefeitur aruer - ua professor ... - prefeitura de...

28
PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e Luz, 84 - Centro - Barueri/SP - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Ano 7 - Edição 710 - Quinta-feira - 17/9/2015 Guarda Municipal realiza palestra de conscientização para estudantes- g . 28 Bonny Vieira/PMB

Upload: lamtu

Post on 29-Sep-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e Luz, 84 - Centro - Barueri/SP - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Ano 7 - Edição 710 - Quinta-feira - 17/9/2015

Guarda Municipal realiza palestra de conscientização para estudantes- Pág. 28

Aula de Cidadania

Bonny Vieira/PMB

Prefeitura Municipal de Barueriwww.barueri.sp.gov.br

Prefeito:Gilberto Macedo Gil ArantesVice-Prefeito:Jaques Artur MunhozSecretário de Comunicação Social:Waine Billafon

Editor: Luis Carlos TorcatoEditora assistente: Andreia Torelli (Publicação legal e Produção gráfica)Atendimento: Magali SanchesPaginação e arte: Léia AbreuCirculação: Walter de Almeida DuarteProdução de noticiário: Departamento de Jornalismoda Secretaria de Comunicação SocialDiretor: Cauê Rigamonti

Circulação: Às terças, quintas e sábados, com distribuição gratuita em diversos pontos da cidade de BarueriTiragem desta edição: 7.500 exemplaresContato: E-mail: [email protected]

O Diário Oficial de Barueri é publicado pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de BarueriAv. 26 de Março, 173, Centro, Barueri - CEP: 06401-050 - Fone: (11) 4199-4960

2 17 de setembro de 2015 · Edição 710

Teatro

O filme Cinderela chega à Sala Barueri de Cinema neste domingo, 20, às 18 horas. A entrada é gratuita e a classificação é livre.Após a trágica e inesperada morte de seu pai, Ella fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine, e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho, sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Agora, será preciso uma fada madrinha para mudar o seu destino.

Local: Sala Barueri de Cinema – avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto.Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo – fone 4199-1600.

Cinderela Domingo, 20 de setembro

As Oficinas Culturais, mantidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, apresentam nos dias 25 e 26, às 20 horas, no Centro de Eventos, o espetáculo Mulher Inteira. A apresentação integra a programação das Oficinas em Cena, que objetivam mostrar o desempenho dos alunos das oficinas em artes, dança, teatro e música. A entrada é franca mas é preciso retirar convites nos postos de informações do bulevar e Alphaville.O espetáculo, dirigido pelo professor de teatro Eduardo Cena, tem como propostas escutar e ouvir as mulheres, falar com elas, para elas e sobre elas. Com um elenco formado apenas por mulheres, a peça tem como ponto de partida a pergunta: “O que é ser mulher?” Serão abordados temas como violência, aborto, mitologia, encontro de gerações, relacionamentos, trabalho, autoestima, entre outros. A montagem é o segundo trabalho do grupo conhecido como As Marcelinas, que já apresentou Chá das Marcelinas, peça baseada nos contos de Marcelino Freire em 2014.

Local: Centro de Eventos – avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto. Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo – telefone 4199-1600.

Está em cartaz na Galeria de Artes, instalada no saguão do Teatro Municipal de Barueri, a mostra Semana de Arte Moderna – 93 anos. A exposição ficará em cartaz até 31 de outubro, podendo ser visitada de terça a sábado, das 9 às 18 horas. O acesso é gratuito. A mostra em Barueri reúne pinturas – réplicas e releituras – dos ícones da Arte Moderna Brasileira, pro-duzidas por alunos e professores das Oficinas Culturais, mantidas pela Secretaria de Cultura e Turismo. A Exposição conta também com reproduções ampliadas de páginas do jornal O Estado de S. Paulo com matérias sobre a Semana de Arte Moderna ao longo das décadas. Para finalizar o período de exposição, em 31 de outubro acontecerá uma Roda de Conversa com a par-ticipação de escritores, artistas da região e professores da rede municipal, além do público interessado.

Local: Galeria de Artes - TMB rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos. Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo: 4199-1600.

O Teatro Municipal de Barueri apresenta neste domingo, 20, às 16 horas, mais um espetáculo com os palhaços Pincel e Costelinha. Além das brincadeiras, o espetáculo orienta sobre alimentação saudável, como afastar o mosquito da dengue e sobre o consumo consciente da água. A entrada é gratuita. Basta retirar o ingresso com antecedência na bilheteria do TMB, no Ganha Tempo ou nos postos de informações de Alphaville e do Bulevar Central.

Local: Teatro Municipal de Barueri - rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos. Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo – telefone 4199-1600.

Semana de Arte ModernaAté 31 de outubro

Exposição

Pincel e CostelinhaDomingo, 20 de setembro

Mulher InteiraSexta-feira, 25, e sábado, 26 de setembro

Marketing e Gestão de Pessoas em Tempos de Crise

Segunda-feira, 21 de setembro

O Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae--Barueri, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, através de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae-SP, promoverá nesta segunda--feira, 21, às 19 horas, seminário gratuito de orientação aos micro e pequenos empresários baruerienses e da região.Com o tema Marketing e Gestão de Pessoas em Tempos de Crise, a palestra será voltada aos empreen-dedores já formalizados que desejem enfrentar a crise com tranquilidade e garantir o sucesso dos negócios.Ministrado por consultores do Sebrae Regional, no auditório do Ganha Tempo de Barueri, o seminário, num sistema dinâmico com espaço para questiona-mentos e troca de experiências, abordará técnicas de enfrentamento e superação de turbulências para micro e pequenas empresas, apresentando alternativas e dicas para alavancar e contribuir na melhoria do empreendimento.O empreendedor interessado deve se inscrever no PAE Sebrae-Barueri, instalado no setor Amarelo do Ganha Tempo de Barueri, na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro, ou pelo telefone 4199-1333, ramal 303. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Local: Ganha Tempo - avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro.

Seminário

ReportagemLetícia Fortino

317 de setembro de 2015 · Edição 710

Segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível nos Postos de Saúde

Jovens com idades entre 9 a 11 anos que já tomaram a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) devem procurar as Unidades Básicas de Saúde de Barueri para receber a segunda dose.

A imunização com a segunda dose começou no dia 1º de setembro, sendo necessária para garantir a proteção contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo do útero.

A aplicação é ministrada em três doses, sendo que a segunda aplicação deverá ser feita seis meses depois da primeira; e a terceira, cinco anos depois.

População alvo prioritária da vacinação com a vacina HPV no ano de 2015 são as meninas na faixa etária entre 9 a 11 anos, e devido à baixa adesão à campanha de 2014, também serão vacinadas as adoles-centes de 12 e 13 anos de idade. Meninas e mulheres de 9 a 26 anos, 11 meses e 29 dias vivendo com HIV também recebem a dose.

Até 2016, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 80% do total de 5,2 mi-lhões de meninas de 9 a 13 anos no País.

HPV

O Papiloma Vírus Humano, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagi-na, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST). A ausência

de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.

Também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado. Entretanto, somente um pequeno número de crianças desenvolve a papilomatose respiratória juvenil.

O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer de colo do útero e do Câncer de Garganta.

Estudos mostram que 99% das mulhe-res que possuem câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus. A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem.

Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados da OMS, 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Sintomas de HPV

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

Divulgação

17 de setembro de 2015 · Edição 7104

A Secretaria da Mulher e o Conselho da Mulher de Barueri realizarão a II Conferência de Políticas para Mulheres nesta quinta-feira, 17, das 8 às 16 ho-ras, no auditório da Secretaria da Mulher. O encontro tem como ob-jetivo o fortalecimento da Política Nacional para as Mulheres.

O desafio da Conferência é traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas em todos os municípios do País. A proposta é que as mulheres parti-cipantes definam as estratégias

Barueri realiza II Conferência de Políticas para Mulheres nesta quinta-feira

para ampliar e aprofundar políticas para as mulheres e sugerir ações para o pleno funcionamento de organismos governamentais de políticas para as mulheres (OPM) e de conselhos dos direitos da mulher.

A II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Barueri discutirá, em quatro ei-xos temáticos, as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais. Cada eixo foi organizado também através das propostas que saíram das Pré-Conferências Municipais em vários locais de Barueri.

Os resultados serão enca-minhados para a Conferência Municipal, Estadual e posterior-mente à Conferência Federal, contribuindo para cumprir com sua missão constitucional de propiciar condições de autonomia e de qualidade de vida as mulheres por meio das políticas públicas. Mais

informações: 4706-4046.

Para contribuir com a inserção cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, e na melhoria dos seus próprios negócios, a Secretaria da Mulher de Barueri fechou uma parceria

com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que trouxe à cidade, na sexta-feira, 11, o evento Café com Empreendedoras.

Mais de 80 mulheres se reuniram no auditório da Secretaria da Mulher e assistiram às palestras da fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Lúcia Fontes, e de Marcela Quiroga e Camila Krohling Colnago.

Ana Lúcia Fontes é graduada em propaganda e pós graduada em marketing pela ESPM e Relações Internacionais pela USP. Foi uma das participantes do progra-ma 10.000 Mulheres da FGV e Goldman Sachs.

“Quais as dificuldades que as mulheres têm quando empreendem divulgação e marketing? É ter foco na carreira, porque as mulheres têm multitarefas e querem levar a rotina de casa para a empresa e vice e versa. Temos que ter foco no nosso empreendimento, planejar agora para termos futuro”, aconselhou.

Marcela Quiroga, profissional com mais de 30 anos de experiência na área comercial em empresas como a Natura

Secretaria da Mulher promove encontro com empreendedoras da região

Cosméticos, deu várias dicas sobre vendas e como as empresárias devem atuar para alavancar os negócios.

Camila Krohling Colnago, pós-graduada em Marketing pela ESPM-SP e mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), hoje atua como empresária na Maria Lembrancinhas. “Cada um tem um estilo de divulgar o seu material, mas atente-se ao que você quer chamar atenção e como quer vender o seu material”, explicou.

Entre os intervalos das palestras eram feitas dinâ-mica de network, em que as empresárias iam à frente e falavam por 30 segundos so-bre seus ramos de negócio.

“Entramos em contato com o Sebrae para saber mais sobre o que eles fa-ziam sobre empreendedo-rismo para as mulheres, e vimos que eles tinham essa parceria com a Rede Mulher Empreendedora, que realiza esse Café com Empreendedoras. O evento veio ao encontro de nossas expectativas. Vimos que era necessário esse encontro, e gostamos muito do resulta-do”, explica a coordenadora de Gestão, Projetos e Articu-

lação e Parceria da Secretaria da Mulher de Barueri, Marcia Celestino da Silva.

Rede Mulher Empreendedora

Fundada em 2010, a Rede Mulher Empreendedora já é um exemplo de como boas ideias e muita boa vontade podem mudar o mundo, pelo menos o dos ne-gócios. Hoje o site já conta com mais de 36.500 mil empreendedores cadastrados

e é atualizada diariamente com informa-ções, conteúdos, dicas e notícias sobre empreendedorismo.

Uma plataforma de serviços que tem como objetivo unir e apoiar as mulheres empreendedoras de todo país no desenvol-vimento do seu negócio. Por meio de cadas-tros gratuitos, as empreendedoras publicam um perfil do seu negócio, acessam dicas e notícias importantes e ainda participam de fóruns de discussões. (TaliTa CasTro)

Valdir Galindo/PMB

Fotos: Divulgação

17 de setembro de 2015 · Edição 710 5

Os candidatos interessados deverão comparecer ao Ganha Tempo Municipal (Casa do Trabalhador/setor Amarelo), um dia antes da entrevista, munidos de RG, CPF, PIS e Carteira Profissional para cadastro e encaminhamento. O Ganha Tempo está localizado na Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro.

Telefones: 4194-0252 e 4194-4939

Os candidatos interessados nessas vagas deverão comparecer na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada na rua Isaías Pereira Souto, 175, Jardim Belval, munidos de RG, CPF, Carteira Profissional e Laudo Médico. O deficiente auditivo deverá trazer também o exame de audiometria. O contato pode ser feito através do e-mail [email protected].

Analista de T.I. Masculino/feminino, acima de 18 anos, ensino superior cursando ou completo, salário à combinar + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Analista de sistemas jr./service desk Masculino/feminino, acima de 18 anos, ensino superior cursando. Salário à combinar + benefícios. Para traba-lhar em Barueri.

Auxiliar de operações Masculino/feminino, de 18 a 40 anos, ensino fundamen-tal incompleto. Salário de R$ 975,18 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Auxiliar de preparação de documentos Masculino/feminino, acima de 18 anos, ensino Funda-mental completo, salário de R$ 921,00 + benefícios. Para trabalhar no Jardim Belval - Barueri.

Caixa de restaurante Masculino/feminino, acima de 18 anos, ensino médio completo. Salário de R$ 1.029,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Auxiliar de limpeza Masculino/feminino, de 18 anos a 40 anos, ensino fun-damental incompleto, salário de R$ 924,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Auxiliar de produção Masculino/feminino, de 18 anos a 40 anos, ensino fun-damental incompleto, salário de R$ 924,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Auxiliar de monitoramento Masculino/feminino, de 18 anos a 40 anos, ensino fun-damental incompleto, salário de R$ 1.137,00 + benefí-cios. Para trabalhar em Barueri.

Cobrador Masculino/feminino, acima de 18 anos, ensino funda-mental incompleto, salário de R$ 1.300,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Auxiliar operacional Masculino, de 18 a 40 anos, ensino médio incomple-to. Salário de R$ 933,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri. Horário das 21h00 às 06h05 de Domin-go à Quinta.

Ajudante de farmácia Masculino/feminino, acima de 18 anos, ensino médio completo.Salário de R$ 1.100,00 + benefícios. Para tra-balhar em Barueri.

Auxiliar operador logístico Masculino/feminino, de 18 a 40 anos, ensino médio completo. Salário de R$ 860,00 + benefícios. Para tra-balhar em Barueri.

Auxiliar de triagem Msculino/feminino, de 18 a 50 anos, ensino fundamen-tal incompleto. Salário de R$ 901,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Auxiliar de de atendimento Masculino/feminino, de 18 a 30 anos, ensino médio com-pleto.Salário de R$ 907,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Ajudante geral Masculino, de 18 a 45 anos, ensino médio completo.Sa-lário de R$ 1.200,00 + benefícios. Para trabalhar no Ja-guaré/SP.

Auxiliar de produção Masculino/feminino, de 18 anos a 50 anos, ensino fun-damentalcompleto, salário de R$ 1.180,00 + benefícios. Para trabalhar em Itapevi. (sai fretado de Barueri)

Auxiliar de acabamento Masculino/feminino, de 18 anos a 35 anos, ensino funda-mental incompleto, salário de R$ 1.281,00 + benefícios. De Seg à Sex. Para trabalhar em Osasco.

Auxiliar de armazém Masculino, de 18 a 40 anos, ensino fundamental comple-to. Salário de R$ 1.048,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Operador de loja Masculino/feminino, de 18 anos a 45 anos, ensino fun-damental completo, salário de R$ 1.085,00 + benefícios. Para trabalhar em Jandira ou Embú.

Ajudante geral Masculino/Feminino, de 18 a 50 anos, ensino fundamen-tal incompleto.Salário de R$ 1.280,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Auxiliar de loja Masculino/feminino, acima de 18 anos. Ensino fundamen-tal completo. Salário de R$ 1.000,00 + benefícios. Para trabalhar em Shoppings da região.

Assistente de operações I Masculino/feminino, de 18 anos a 40 anos, ensino fun-damentalcompleto, salário de R$ 1.058,00 + benefícios. Para trabalhar em Itapevi.

Operador de logística Masculino/feminino, de 18 anos a 45 anos, ensino fun-damental completo, salário de R$ 1.141,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Auxiliar de produção Masculino/feminino, de 18 anos a 55 anos, ensino médio cursando. Salário de R$ 788,00 + benefícios. Para tra-balhar em Barueri.

Auxiliar de produção Masculino/feminino, de 20 anos a 40 anos, ensino mé-

dio completo. Salário de R$ 1.276,00 + benefícios. Para trabalhar em Cotia.

Empacotador Masculino/feminino, de 18 anos a 50 anos, ensino fun-damental incompleto. Salário de R$ 1.085,00 + benefí-cios. Para trabalhar em Barueri.

Atendente de loja Masculino/feminino, de 18 anos a 35 anos, ensino médio incompleto.Salário de R$ 1.085,00 + benefícios. Para tra-balhar em Barueri.

Porteiro Masculino, de 25 anos a 45 anos, ensino fundamental completo.Salário de R$ 935,00 + benefícios. Para tra-balhar em Barueri.

Assistente de atendimento Masculino/feminino, de 20 anos a 35 anos, ensino médio completo.Salário de R$ 1.279,00 + benefícios. Para tra-balhar em Barueri. De segunda à Sábado.

Recepcionista de academia Masculino/feminino, de 18 anos a 35 anos, ensino mé-dio completo.Salário de R$ 882,00 + benefícios. Para tra-balhar em Barueri.

Auxiliar administrativo Masculino/feminino, acima de 18 anos, ensino médio com-pleto. Salário de R$ 1.256,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Analista contábil Masculino/feminino, acima de 18 anos, ensino superior ou técnico contábil. Salário de R$ 2.500,00 à R$ 3.000,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri.

Agente de atendimento Masculino/feminino, de 18 anos a 50 anos, ensino médio completo. Salário de R$ 1.570,00 + benefícios. De Se-gunda. à Sábado. Para trabalhar em Barueri.

Auxiliar de cinema Masculino/feminino, acima de 18 anos, ensino fundamen-tal incompleto. Salário de R$ 788,00 + benefícios. Para trabalhar nos Shoppings Iguatemi e Parque Shopping. Ambos em Barueri.

Analista de tesouraria jr Masculino/feminino, ensino superior completo. Salário de R$ 3.000,00 + benefícios. Para trabalhar em Barueri. De Segunda à Sexta.

Auxiliar operacional Masculino/feminino, de 18 anos a 46 anos, ensino médio completo. Salário de R$ 1.085,00 + benefícios. Para traba-lhar em Barueri, Embú das Artes ou Itapecerica da Serra. De Segunda à Sábado.

Controlador de acesso Masculino/feminino, de 19 anos a 45 anos, ensino Funda-mental.Salário de R$ 1.076,00 + benefícios. Para trabalhar em várias regiões de SP. Horários: escalas de 5x2 ou 12x36.

Recepcionista Masculino/feminino, de 19 anos a 45 anos, ensino Funda-mental. Salário de R$ 1.200,00 + benefícios. Para traba-lhar em várias regiões de SP. Horário: Segunda à Sexta das 08h00 ás 18h00.

Operador de telemarketing Masculino/feminino, de 18 anos a 45 anos, ensino médio completo. Salário de R$ 1.020,00 + benefícios. Para traba-lhar em Barueri.

Operador de caixa Feminino, acima de 18 anos, ensino médio completo. Sa-lário de R$ 1.085,00 + benefícios. De Segunda à Sábado das 10h00 às 16h00. Para trabalhar no Shopping Iguate-mi Barueri.

Auxiliar de loja Feminino, acima de 18 anos, ensino médio completo. Sa-lário de R$ 1.154,00 + benefícios. De Segunda à Sábado (2 horários). Para trabalhar no Shopping Iguatemi Barueri.

Assistente de cobrança Masculino/feminino, de 18 anos a 40 anos, ensino médio completo. Salário de R$ 1.500,00 + benefícios. De Segun-da à Sexta. Para trabalhar em Barueri.

Assistente administrativo de vendas Masculino/feminino, de 18 anos a 40 anos, ensino médio completo. Salário de R$ 1.500,00 + benefícios. De Segun-da à Sexta. Para trabalhar em Barueri.

Vendedor interno Vaga 3425111Masculino/feminino – 6 meses de experiência, en-sino médio completo, de 20 a 45 anos, salário não informado + benefícios para trabalhar em Barue-ri. Entrevista dia 19/09/15, sábado, no Ganha Tem-po, às 9h30.

Assistente de logística de transporte Vaga 3425157Masculino/feminino – 6 meses de experiência, ensino médio completo, de 25 a 45 anos, salário não informa-do + benefícios para trabalhar em Barueri. Entrevis-ta dia 19/09/15, sábado, no Ganha Tempo, às 9h30.

Instalador de antenas de televisão Vaga 3446659Masculino – 6 meses de experiência, ensino médio completo, de 18 a 40 anos, salário de R$ 1.115,07 + benefícios para trabalhar em Barueri. Entrevista dia

21/09/15, segunda-feira, no Ganha Tempo, às 14 horas.

Operador de empilhadeira temporário com CNH B – vaga 3451479Masculino/feminino – 6 meses de experiência, ensino médio completo com curso de empilhadeira, de 23 a 48 anos, salário de R$ 1.399,00 + benefícios para trabalhar em Barueri. Entrevista dia 21/09/15, segunda-feira, na empresa às 15h30.

Chefe de limpeza – vaga 3431237Feminino – 6 meses de experiência, ensino fundamental completo, de 28 a 55 anos, salário de R$ 1.087,00 + bene-fícios para trabalhar em Barueri. Entrevista dia 21/09/15, segunda-feira, no Ganha Tempo, às 8 horas.

Fiscal de piso – vaga 3422094Masculino – 6 meses de experiência, ensino médio completo, de 28 a 50 anos, salário de R$ 1.112,75 + benefícios para trabalhar em Barueri. Entrevista dia

22/09/15, terça-feira, no Ganha Tempo, às 14 horas.

Operador de telemarketing ativo Vaga 3072583Masculino/feminino – 3 meses de experiência, ensino médio completo, de 18 a 55 anos, salário de R$ 788,00 + benefícios para trabalhar em Barueri. Entrevista dia 22/09/15, terça-feira, no Ganha Tempo, às 10h30.

Vigilante almocistaVaga 3387848Masculino – 6 meses de experiência, ensino médio completo com curso, de 25 a 45 anos, salário de R$ 898,00 + benefícios para trabalhar em Itapevi. En-trevista dia 22/09/15, terça-feira, no Ganha Tem-po, às 16h30.

Jardineiro Vaga 3399509Masculino – 6 meses de experiência, ensino fundamen-

tal incompleto, de 25 a 45 anos, salário de R$ 1.312,62 + benefícios para trabalhar em Barueri. Entrevista dia 22/09/15, terça-feira, no Ganha Tempo, às 16h30.

Ajudante de eletricista com CNH B Vaga 3455217Masculino/feminino – 6 meses de experiência, ensino fundamental completo, de 20 a 50 anos, salário de R$ 1.150,00 + benefícios para trabalhar em Santana de Parnaíba. Entrevista dia 22/09/15, terça-feira, na em-presa, às 9 horas.

Auxiliar técnico de mecânico com CNH B Vaga 3455175Masculino/feminino – 6 meses de experiência, ensino fundamental completo, de 20 a 50 anos, salário de R$ 1.150,00 + benefícios para trabalhar em Santana de Parnaíba. Entrevista dia 22/09/15, terça-feira, na em-presa, às 9 horas.

17 de setembro de 2015 · Edição 7106

Despachos da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES DIVERSAS– DEFERIDAProtocolo: 058.801/2015 - Interessado: Evandro CiancioProtocolo: 060.451/2015 - Interessado: Green Valley Patrimonial Ltda

SOLICITAÇÃO DE AGILIZAÇÃO DE PROCESSO – DEFERIDAProtocolo: 092.479/2015 - Interessado: Júlio José Ferraz

SOLICITAÇÃO DE DESARQUIVAMENTO E CONTINUIDADE DE PROCES-SO – DEFERIDAProtocolo: 058.801/2015 - Interessado: Evandro CiancioProtocolo: 073.941/2015 - Interessado: Michel Henrique de BastianiProtocolo: 075.179/2015 - Interessado: Emilio PansaProtocolo: 076.344/2015 - Interessado: Darci de PaulaProtocolo: 086.910/2015 - Interessado: Marcelo Weyne RomcyProtocolo: 087.022/2015 - Interessado: Multialloy Metais e Ligas Especiais LtdaProtocolo: 087.530/2015 - Interessado: Araco Properties LtdaProtocolo: 089.821/2015 - Interessado: Erica dos SantosProtocolo: 089.824/2015 - Interessado: Martha Callisaya MacusayaProtocolo: 089.825/2015 - Interessado: Vicente D'arcoProtocolo: 089.827/2015 - Interessado: Vicente D'arcoProtocolo: 089.859/2015 - Interessado: Vicente D'arcoProtocolo: 089.883/2015 - Interessado: Marco Antonio Freitas Garcia FilhoProtocolo: 089.884/2015 - Interessado: Edson Vieira da LuzProtocolo: 089.886/2015 - Interessado: Amarildo Borges dos SantosProtocolo: 089.888/2015 - Interessado: Azilmar Rodrigues FernandezProtocolo: 089.892/2015 - Interessado: Luís Sérgio BorbaProtocolo: 089.894/2015 - Interessado: Marilene Terezinha DiasProtocolo: 089.895/2015 - Interessado: Gentil Aparecido BernardinelliProtocolo: 089.898/2015 - Interessado: Vicente D'arcoProtocolo: 089.901/2015 - Interessado: José Joaquim CardosoProtocolo: 089.909/2015 - Interessado: Vicente D'arcoProtocolo: 090.768/2015 - Interessado: Alberto Jorge Lopes de LimaProtocolo: 091.058/2015 - Interessado: Clarice SapipankProtocolo: 091.060/2015 - Interessado: Orion Projetos e Empreendimentos LtdaProtocolo: 092.821/2015 - Interessado: Elizabeth Soares de Oliveira

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO DE PROCESSOS / PROTOCOLOS – COMUNICADOProtocolo: 084.261/2015 - Interessado: Marinei de Oliveira dos Santos

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ / AUTORIZAÇÃO PARA DEMOLIÇÃO DE CONSTRUÇÃO – DEFERIDAProtocolo: 087.118/2015 - Interessado: Marcus Patrick de Oliveira Manfrin

DECRETO Nº 8.218, DE 16 DE SETEMBRO DE 2015."DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR."

GILBERTO MACEDO GIL ARANTES, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,D E C R E T A:

Art. 1º. Fica a Secretaria de Finanças, com fundamento no artigo 4º, letra "a" e “c”, da Lei nº 2.374/14, autorizada a proceder a abertura de crédito adicional, no montante de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), para suplementar as seguintes dotações:

02 - Prefeitura Municipal02.03 - Secretaria dos Negócios Jurídicos02.03.01 - Secretaria dos Negócios Jurídicos3390.39 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica...........R$ 200.000,00 04.122.0009.2009 - Manutenção da Secretaria dos Negócios Jurídicos

02.19 - Fundo Municipal de Saúde02.19.02 - Ações Básicas e Especializada3390.30 . - Material de Consumo............................................R$ 200.000,0010.301.0072.2062 - Ações Básicas e Especializada

TOTAL........................................................R$ 400.000,00

Art. 2º. O crédito adicional de trata o artigo anterior correrá por conta da anulação das seguintes dotações orçamentárias:

02 - Prefeitura Municipal02.05 - Secretaria de Esportes02.05.01 - Secretaria de Esportes3390.48 - Outros Auxílios Financeiros a Pessoa Física................R$ 200.000,0027.811.0014.2012 - Bolsa Incentivo

02.19 - Fundo Municipal de Saúde02.19.02 - Ações Básicas e EspecializadaRecurso Federal – DR. 053390.39 . - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica.........R$ 200.000,00 10.301.0072.2062 - Ações Básicas e Especializada

TOTAL........................................................R$ 400.000,00

Art. 3º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. Art. 4º. Revogam-se as disposições em contrário. Prefeitura Municipal de Barueri, 16 de setembro de 2015.

GILBERTO MACEDO GIL ARANTESPrefeito Municipal

17 de setembro de 2015 · Edição 710

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA TOPOGRÁFICA DE DES-DOBRO DE LOTES – DEFERIDAProtocolo: 122.600/2014 - Interessado: Thiago Alexandre da Silva e Esiael Rodrigues dos Santos

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA TOPOGRÁFICA DE UNIFI-CAÇÃO DE LOTES – COMUNICADOProtocolo: 099.344/2014 - Interessado: Antonio Agostinho Verassani

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO DE DESMEMBRAMEN-TO – DEFERIDAProtocolo: 110.895/2014 - Interessado: Jose Luiz Marinho Villac

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA DE REGULARIZAÇÃO EX-TRARDINÁRIA – COMUNICADOProtocolo: 072.174/2015 - Interessado: Claudio Stephano de oliveira

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO– DEFERIDAProtocolo: 065.537/2015 - Interessado: Ricardo Bochoglonian

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO– COMUNICADOProtocolo: 082.406/2013 - Interessado: HJSP Empreendimentos e Participa-ções LtdaProtocolo: 087.381/2013 - Interessado: Phytoessence Fragrâncias LtdaProtocolo: 054.666/2015 - Interessado: Sidnei EidProtocolo: 069.318/2015 - Interessado: Felix Nunes Silva de QueirozProtocolo: 074.796/2015 - Interessado: Temax Construções e Empreendi-mentos Ltda MEProtocolo: 075.388/2015 - Interessado: Adriana Pereira Silva

SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE TÉCNI-CA – DEFERIDAProtocolo: 081.298/2015 - Interessado: GDP 3 Incorporações SPE Ltda

SOLICITAÇÃO DE HABITE-SE – DEFERIDAProtocolo: 085.360/2015 - Interessado: Gustavo Godet Tomas

SOLICITAÇÕES DIVERSAS – DEFERIDAProtocolo: 094.410/2015 - Interessado: Valdemar Teixeira Alecrim

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO DE INSTALAÇÃO DE ELE-VADORES E CORRELATOS – COMUNICADOProtocolo: 081.239/2015 - Interessado: CNL 19 Empreendimentos Imobiliá-rios LtdaProtocolo: 091.073/2015 - Interessado: Firme na Rocha Empreendimentos Imobiliários Ltda - EPP

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE CONSERVAÇÃO DE EQUIPAMEN-TOS – COMUNICADOProtocolo: 046.645/2015 - Interessado: Igreja do Evangelho Quadrangular

SOLICITAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE OBRA – DEFERIDAProtocolo: 011.318/2015 – Interessado: Associação Residencial Alphaville 2Protocolo: 041.660/2015 – Interessado: Associação Residencial Alphaville 2Protocolo: 092.995/2015 – Interessado: Marciana das Neves Pereira Pontes

FISCALIZAÇÃO DE REDE DE ÁGUAS PLUVIAIS/ESGOTO – DEFERIDAProtocolo: 079.257/2015 – Interessado: José da Silva Ramos

SOLICITAÇÃO DE ENQUADRAMENTO (TE) PARA INSTALAÇÃO DE EM-PRESA (VIABILIDADE) – VIÁVELProtocolo: 007.104/2015 – Interessado: Diverse Química Comercial, Imp. e Exportação LtdaProtocolo: 080.257/2015 – Interessado: Alessandra Pereira Marcolino 14537744839Protocolo: 081.540/2015 – Interessado: Andre Luis Bergamini 146159948808Protocolo: 090.236/2015 – Interessado: Restoque Comercio e Confecções de Roupas S/AProtocolo: 091.175/2015 – Interessado: RB Pragas – Controle de Pragas Ur-banasProtocolo: 091.586/2015 – Interessado: Hewlett-Packcard Brasil Ltda Protocolo: 093.775/2015 – Interessado: Qualijet Industria e Comércio de Equi-

pamentos de Materiais Gráficos Ltda Protocolo: 093.453/2015 – Interessado: MMH Estacionamentos Ltda - EPPProtocolo: 093.778/2015 – Interessado: Burberry Brasil Com de Artigos do Vestuário e Acessorios LtdaProtocolo: 093.862/2015 – Interessado: Luciene Barreto Santos Cosméti-cos Eireli Protocolo: 094.424/2015 – Interessado: BV Promotora S.A Protocolo: 094.516/2015 – Interessado: Alo Serviços de Telefonia Móvel LtdaProtocolo: 094.570/2015 – Interessado: Josielmo Xavier dos Passos Con-fecções -MEProtocolo: 094.571/2015 – Interessado: Renato V. Staffy Paisagismo - MEProtocolo: 094.575/2015 – Interessado: Mercap-Serviços Financeiros e Pro-cessamento LtdaProtocolo: 094.630/2015 – Interessado: Anderson DalmassoProtocolo: 094.690/2015 – Interessado: Compesare Participações e Asses-soria Empresarial EireliProtocolo: 094.716/2015 – Interessado: Imediadata Tecnologia S.A.Protocolo: 094.739/2015 – Interessado: Black Box do Brasil do Brasil Indús-tria e Comércio LtdaProtocolo: 094.772/2015 – Interessado: Suzane Ferreira ConsulProtocolo: 094.849/2015 – Interessado: Maria da Penha Azevedo SoaresProtocolo: 094.893/2015 – Interessado: Marcos Paulo Eilliar 28550748-17Protocolo: 094.967/2015 – Interessado: Solar System Produtos para Prote-ção Solar Ltda – EPPProtocolo: 094.972/2015 – Interessado: Calwita Adm. De Cobrança e Rece-biveis EireliProtocolo: 095.001/2015 – Interessado: Sergus Construções e Comércio Ltda Protocolo: 095.077/2015 – Interessado: RCLV Serviços LtdaProtocolo: 095.103/2015 – Interessado: Mondrian – Centro de Artes Ltda – MEProtocolo: 095.245/2015 – Interessado: Longchamp do Brasil Moda e Aces-sórios Ltda Protocolo: 095.274/2015 – Interessado: Augusto & Santana Corretora de Se-guros Ltda – ME Protocolo: 095.280/2015 – Interessado: Valps Representações Ltda – ME Protocolo: 095.347/2015 – Interessado: Proponto Gestão de Sistemas Ltda Protocolo: 095.429/2015 – Interessado: Honeywell do Brasil Ltda Protocolo: 095.439/2015 – Interessado: Take On Viagens e Turismo Ltda ME Protocolo: 095.509/2015 – Interessado: Marcos de Oliveira Silva Neto 30936279826Protocolo: 095.582/2015 – Interessado: Ápex – Participações e Empreendi-mentos Ltda Protocolo: 095.717/2015 – Interessado: Eleven Brazil Importação e Exporta-ção S.A

SOLICITAÇÃO DE ENQUADRAMENTO (TE) PARA INSTALAÇÃO DE EM-PRESA (VIABILIDADE) – COMUNICADOProtocolo: 045.513/2015 – Interessado: Igreja Sinos de Belem M. PrimiciasProtocolo: 074.738/2015 – Interessado: Line Express Transportes e Distri-buição LtdaProtocolo: 088.535/2015 – Interessado: Paulo SueokaProtocolo: 093.377/2015 – Interessado: Masg Administração e Participações EireliProtocolo: 093.573/2015 – Interessado: Carlos Henrique da Silva ME Protocolo: 093.969/2015 – Interessado: Niehoff Herborn Maquinas LtdaProtocolo: 094.546/2015 – Interessado: Regina Ribeiro de Souza Santos – MEProtocolo: 094.703/2015 – Interessado: Matias Gerwer GhelfgotProtocolo: 094.729/2015 – Interessado: Vitti & Alencar produções Artisticas LtdaProtocolo: 094.756/2015 – Interessado: MR2 Parking Estacionamento Eire-li – EPP Protocolo: 094.881/2015 – Interessado: Maria Zenaide Marques SousaProtocolo: 095.059/2015 – Interessado: Veloz Paulista Transporte Ltda EPP

SOLICITAÇÃO DE ENQUADRAMENTO (TE) PARA INSTALAÇÃO DE EM-PRESA (VIABILIDADE) – INDEFERIDAProtocolo: 095.374/2015 – Interessado: Marcia Aprecida Silva Lutes

Nota: As empresas, cujas atividades pretendidas foram consideradas viáveis para os locais informados, estão aptas a obter o Alvará de Liberação Fiscal, junto à Secretaria de Finanças, para posterior instalação. Entretanto, para ini-ciarem as atividades, deverão obter o Alvará de Funcionamento na Edifica-ção, junto à Secretaria de Planejamento e Urbanismo, conforme disposto no Decreto 7.791 03 de Fevereiro de 2014.

7

17 de setembro de 2015 · Edição 710

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO NA EDIFICAÇÃO (NOS TERMOS DO DECRETO Nº 6.133/2007) – DEFERIDOProtocolo: 081.004/2014 – Interessado: Bar do Alemão de Alphaville LtdaProtocolo: 120.210/2014 – Interessado: Marisa Lojas S/AProtocolo: 080.986/2015 – Interessado: Integru Assessoria e Serviços em Informática LtdaProtocolo: 085.655/2015 – Interessado: Tecmedix Manutenção de Equipa-mentos Médicos Eireli - MEProtocolo: 088.315/2015 – Interessado: KPS Serviços de Intermediação Ei-reli EPP

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO NA EDIFICAÇÃO (NOS TERMOS DO DECRETO Nº 6.133/2007) – COMUNICADOProtocolo: 041.431/2013 – Interessado: Lumix Industria Comercio Importa-ção Exportação de Perfumes e Cosmeticos Eireli EPP Protocolo: 063.625/2014 – Interessado: Transporte de Água Olho D` Água Ltda - ME

SOLICITAÇÃO DE REGISTRO PROFISSIONAL – DEFERIDOProtocolo: 094.900/2015 – Interessado: Adriana Aizcorbe Casella de Vas-concelos

SOLICITAÇÃO DE REGISTRO PROFISSIONAL – COMUNICADOProtocolo: 094.793/2015 – Interessado: Roberto Braz Tha

SOLICITAÇÃO DE REVALIDAÇÃO DE REGISTRO PROFISSIONAL – DE-FERIDAProtocolo: 095.126/2015 – Interessado: Marcos de Andrade Souza Protocolo: 095.281/2015 – Interessado: Noshitaka Onizuka

EDITAL DE CONVOCAÇÃO(NOTIFICAÇÕES E AUTO DE INFRAÇÃO/MULTA)

Convocamos os proprietários e/ou os responsáveis pelo uso dos imóveis abaixo especificados a comparecerem ao órgão competente desta munici-palidade (Ganha Tempo - Setor Azul: Serviços Municipais – Planejamento), situado à Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro – Barueri/SP,

para apresentarem defesa, devidamente instruída pelas provas de suas ale-gações, ou requererem a impugnação, por meio de expediente administrati-vo próprio, dos Atos Administrativos praticados pelos Agentes Fiscalizadores.Notificação Nº 154, 15 de setembro de 2015Alameda Honduras, 172 – Bairro AlphavillePrazo: 30(trinta) dias, contados a partir da autuação

Notificação Nº 156 A, 09 de setembro de 2015(3)Rua Amstherdam, 128 – Bairro São Fernando ResidênciaPrazo:15(quinze) dias, contados a partir da autuação

Notificação Nº 157, 10 de setembro de 2015(3)Rua Padre Cícero Romão Batista, 422 – Bairro Parque ImperialPrazo: 30(trinta) dias, contados a partir da autuação

Notificação Nº 158, 10 de setembro de 2015(3)Rua Noel Rosa, 80 – Bairro Parque ImperialPrazo: Imediato

Notificação Nº 159, 11 de setembro de 2015(2)Rua Lenita, 81 – Bairro Parque dos Camargos/Silveira Prazo: 15(quinze) dias, contados a partir da autuação

Notificação Nº 160, 11 de setembro de 2015(2)Rua Tayo, 275 – Bairro Jardim Paraíso/Cruz PretaPrazo: Imediato

Notificação Nº 161, 11 de setembro de 2015(2)Rua Tayo, 283 – Bairro Jardim Paraíso/Cruz PretaPrazo: Imediato

Notificação Nº 162, 15 de setembro de 2015Alameda Guatemala, 263 – Bairro Alphaville 2Prazo: 30(trinta) dias, contados a partir da autuação

Notificação Nº 165, 11 de setembro de 2015Rua José do Patrocínio, 36 – Bairro ImperialPrazo: Imediato

8

17 de setembro de 2015 · Edição 710 9

1- Edital de AberturaINSCRIÇÃO PARA O VESTIBULINHO DA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI – FIEB 2016 / 1º SEMESTRE, PARA OS CURSOS DA EDUCAÇÃO PRO-FISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR E 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A Fundação Instituto de Educação de Barueri – FIEB estabelece as normas do Vesti-bulinho 2016 / 1º Semestre para ingresso nos cursos Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas formas concomitante e subsequente (modular) do Instituto Técni-co de Barueri – ITB, do Curso preparatório para vestibulares do Cursinho FIEB e 1º e 2º Ano Do Ensino Fundamental.

2- Das Informações2.1 - Todas as informações referentes ao Vestibulinho FIEB 2016 / 1º Semestre estão disciplinadas neste edital e disponível no site www.vestibulinho.fieb.edu.br.2.2 - A inscrição para o Processo Seletivo é eletrônica, e deve ser feita através do site www.vestibulinho.fieb.edu.br. O mesmo endereço eletrônico incluirá todas as informa-ções e atos advindos do Vestibulinho, bem como o acesso à Área do Candidato, que permite o acompanhamento da inscrição e 2ª via de boleto.2.3 - A Central de Atendimento ao Candidato – CAC atenderá através do telefone (11) 2078-7815 e do e-mail [email protected]

3- Cursos Técnicos: Forma Integrada e Modular (Concomitante e Subsequente)3.1- Curso Técnico na Forma IntegradaEsta forma de curso é organizada em 03 (três) séries anuais. Fará jus ao Diploma de Técnico de Nível Médio do respectivo curso o aluno que:a- For promovido nas 03 (três) séries;b- Concluir o TCC e/ou o estágio, de acordo com o regimento escolar;3.2- Curso Técnico na Forma ModularO curso técnico na forma Modular é organizado em três módulos semestrais, tendo duração total de três semestres letivos. Fará jus ao Diploma de Técnico de Nível Mé-dio do respectivo curso o aluno que:a- For promovido nos três módulos;b- Concluir o TCC e/ou o estágio, de acordo com o regimento escolar;c- Concluir o Ensino Médio;3.2.1- Curso Técnico Modular Forma Concomitante:Para alunos que estejam matriculados na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio no período da manhã ou da tarde em outros estabelecimentos de ensino e que queiram fazer o curso técnico do ITB à noite.3.2.2- Curso Técnico Modular Forma Subsequente:Para aqueles que já concluíram o Ensino Médio.

3.3- Cursinho Pré-Vestibular:O cursinho preparatório para o vestibular destina-se àqueles candidatos que estão cur-sando a 3º série do Ensino Médio ou já o concluíram. As aulas são oferecidas de se-gunda a sexta feira, ou aos sábados.3.4- Ensino Fundamental- O acesso ao 1º ano do Ensino Fundamental é feito mediante sorteio público e ao 2º ano através de prova seletiva.

4- Cursos oferecidos neste VestibulinhoAdministraçãoAnálises ClínicasContabilidadeCursinho Pré-VestibularDesign de InterioresEdificaçõesEletroeletrônicaEnfermagem

Ensino Fundamental 2º anoFarmáciaFinançasHospedagemInformáticaInformática para InternetLogísticaManutenção e Suporte em InformáticaPublicidadeQuímicaRecursos HumanosRedes de Computadores

SecretariadoSegurança do TrabalhoServiços PúblicosTelecomunicações

4.1- Perfil de Conclusão dos CursosPara auxiliar na escolha de um curso técnico, você encontra, a seguir, os perfis pro-fissionais correspondentes aos cursos oferecidos no ITB, organizados em ordem alfa-bética. Em cada perfil estão descritas as principais aptidões, funções e/ou habilidades necessárias para o desempenho da profissão.

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO / Eixo tecnológico: Gestão e Negócios Atua na área de produção em conjunto com a gerência no planejamento e controle, auxiliando no suprimento e na garantia da qualidade dos produtos e serviços; Auxilia na análise de relatórios da empresa, executa cálculos, procedimentos do ciclo tributá-rio, financeiro e contábil. Controla e avalia os procedimentos do ciclo de recursos de materiais, do patrimônio, dos seguros, da produção e dos sistemas de informações. Possibilidades de atuação: Empresas comerciais, indústrias, bancos, escritórios de profissionais liberais.

TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS / Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde. Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia mé-dica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecno-logias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funciona-mento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de di-vulgação direta de resultados. Possibilidades de atuação: Hospitais, clínicas e postos de saúde, laboratórios de diag-nósticos médicos, laboratórios de pesquisa e ensino biomédico, laboratórios de con-trole de qualidade em saúde.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE / Eixo tecnológico: Gestão e Negócios Efetuar anotações das transações financeiras da organização e examinar documentos fiscais e parafiscais; Analisa a documentação contábil e elabora planos de determina-ção das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais, de amortização dos va-lores imateriais; Organiza, controla e arquiva os documentos relativos à atividade con-tábil e controla as movimentações; Registra as operações contábeis da empresa, or-denando os movimentos pelo débito e crédito. Possibilidades de atuação: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empre-sas de consultoria e de forma autônoma, escritórios de contabilidade.

TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES / Eixo tecnológico: Produção Cultural e Design Desenha e auxilia a execução de projetos de interiores, de acordo com as normas téc-nicas, de espaços residenciais, comerciais, vitrines e exposições; Participa da elabo-ração de projeto, desenvolve esboços, perspectivas e desenhos de acordo com as normas técnicas. Planeja e organiza o espaço, identificando elementos básicos para a concepção do projeto. Representa os elementos de projeto no espaço bidimensional e tridimensional, aplicando os métodos de representação gráfica. Possibilidades de atuação: Escritórios de design, empresas e escritórios de projetos de interiores, lojas de móveis e decoração, shoppings e outros estabelecimentos co-merciais, construtoras e imobiliárias.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES / Eixo tecnológico: Infraestrutura Acompanha a construção de edifícios residenciais e industriais, instalações hidráuli-cas, redes públicas e levantamento topográfico; Supervisiona e controla a execução de obras, realiza levantamento e demarcação de terrenos e loteamentos; Elabora pro-jetos arquitetônicos residenciais com até 80 metros quadrados. Possibilidades de atuação: Empresas de construção civil: públicas e privadas.

TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA / Eixo tecnológico: Controle e Processos Industriais Elabora circuitos impressos, monta circuitos, faz testes e calibrações; Executa proje-tos de instalação e manutenção de sistemas eletrônicos e sistemas de potência; Exe-cuta serviços na área de automação industrial, programação de CLP, circuitos pneu-máticos e eletropneumáticos e serviços de manutenção. Possibilidades de atuação: Indústrias em geral.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM / Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde.Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde—do-ença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e co-munidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do pa-ciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, adminis-tração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antro-pométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enferma-gem a pacientes clínicos e cirúrgicos. Possibilidades de atuação: Hospitais, clínicas e postos de saúde, empresas e domicílios. Observação: O candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e ter concluído o Ensino Médio.

TÉCNICO EM FARMÁCIA / Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde.Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Au-xilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e ho-meopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa

17 de setembro de 2015 · Edição 71010

as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias–primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administra-ção. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando–o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos. Possibilidades de atuação: Drogarias, postos de saúde e de medicamentos, farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, unidades básicas de saúde, hospitais, dis-tribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

TÉCNICO EM HOSPEDAGEM / Eixo tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer Executa, controla e avalia o processo de produção dos serviços de hospedagem, re-cepção, reservas, governança, manutenção, alimentos, bebidas e eventos, orientado pelos critérios da administração e da qualidade total na prestação de serviço, otimi-zando os recursos disponíveis. Possibilidades de atuação: gestão hoteleira, eventos etc.

TÉCNICO EM FINANÇAS / Eixo tecnológico: Gestão e Negócios Efetua atividades nas negociações bancárias e nos setores de tesouraria, contabilida-de, análise de crédito, orçamento empresarial, custos e formação de preços. Identifica os diversos indicadores econômicos e financeiros e sua importância para análise finan-ceira. Lê e interpreta demonstrativos financeiros. Realiza fluxo de caixa, lançamentos financeiros, ordens de pagamento, contas a pagar e receber e cobranças. Coleta e or-ganiza informações para elaboração do orçamento empresarial e análise patrimonial. Possibilidades de atuação: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empre-sas de consultoria e de forma autônoma.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA / Eixo tecnológico: Informação e Comunicação Desenvolve e mantêm sistemas de software, estabelece processos lógicos e técnicos para seleção e utilização de estruturas de dados na resolução de problemas relativos ao controle operacional ou de controles de programas, desempenhando suas funções com o uso das diversas tecnologias disponíveis, tais como: programação de sistemas, compartilhamento de informações em redes de computadores e servidores de ban-cos de dados, integração de hardware e software, elaboração de programas para am-biente Web e na geração de informações aos usuários, criando softwares específicos de acordo com as necessidades levantadas. Possibilidades de atuação: Indústria em geral, estabelecimentos comerciais, órgãos municipais, estaduais e federais, prestadoras de serviços, pequenas e médias empre-sas, ensino de computação e como empreendedor em informática.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET / Eixo tecnológico: Informação e Comunicação Desenvolve programas de computador para internet, seguindo as especificações e paradigmas de programação e das linguagens de programação; Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos; Desenvolve e realiza a manutenção de sites e portais na internet. Possibilidades de atuação: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que de-mandem programação de computadores para Internet.

TÉCNICO EM LOGÍSTICA / Eixo tecnológico: Gestão e Negócios Atua no assessoramento gerencial e nos processos das atividades da área; Assimila inovações e mudanças apresentadas pelo mercado, mantendo-se atualizado de modo a facilitar a construção de bases consistentes, visando a elaboração de projetos e as atividades que caracterizam a área: planejamento, operação, controle e avaliação dos processos que se referem aos recursos humanos e materiais, ao patrimônio, à produ-ção, aos sistemas de informações, aos tributos, às finanças e à contabilidade. Possibilidades de atuação: Empresas comerciais, indústrias, bancos, escritórios de profissionais liberais, empresas e órgãos públicos.

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA / Eixo tecnológico: Informação e Comunicação Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identifi-cando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades; Identifi-ca as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comuni-cação; Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes; Instala, configura e desinstala programas e softwares básicos, utilitários e aplicativos; Realiza procedimentos de backup e recuperação de dados. Possibilidades de atuação: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que de-mandem suporte e manutenção de informática ou na prestação autônoma de serviços.

TÉCNICO EM PUBLICIDADE / Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Auxilia nas etapas de criação, elaboração e planejamento de projetos de comunica-ção impressos e eletrônicos, voltados para a mídia, incluindo a concepção de marcas, produtos e serviços. Realiza pesquisa, sob demanda dos profissionais responsáveis por projetos de comunicação, na prospecção de imagens, linguagens e outros recur-sos que subsidiam o processo produtivo da área. Coleta dados de impactos de cam-panhas publicitárias junto ao público. Possibilidades de atuação: Agência de publicidade e propaganda, setor gráfico, rádio e televisão, produtoras de áudio e vídeo, editoras, empresas públicas e privadas etc.

TÉCNICO EM QUÍMICA / Eixo tecnológico: Controle e Processos Industriais Atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laborato-riais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Re-aliza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos.

Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com respon-sabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qua-lidade e de boas práticas de manufatura e de segurança. Possibilidades de atuação: Indústrias, empresas de comercialização e assistência técnica, laboratórios de ensi-no, de calibração, de análise e controle de qualidade e ambiental, entidades de certi-ficação de produtos, tratamento de águas e de efluentes.

TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS / Eixo tecnológico: Gestão e Negócios Executa rotinas de departamento de pessoal (pesquisa, integração, treinamento, folha de pagamento, tributos e benefícios). Descreve e classifica postos de trabalho, aplica questionários e processa informações acerca dos trabalhadores. Presta serviços de comunicação, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento pesso-al. Atua em processos de orientação sobre a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional. Possibilidades de atuação: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, indústria e comércio, empresas de consultoria.

TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES / Eixo tecnológico: Informação e Co-municação Atua como profissional no planejamento (projetos de rede – física e lógica), suporte (instalação e configuração de dispositivos de rede, aplicativos para o usuário final e treinamento), implementação (instalação e configuração de servidores), administração e segurança em redes de computadores (administrar os recursos de rede de acordo com a política da empresa); Deve também possuir a capacidade de pensar e resolver problemas práticos, envolvendo instalação, configuração e manutenção dos recursos de rede efetuando testes e colocando-os em operação; Deve ser capaz de se adaptar à evolução da computação e de suas tecnologias. Possibilidades de atuação: Empresas em geral (Indústria, Comércio, Treinamento, Te-lecomunicações, Órgãos Públicos, Prestadores de Serviços, etc.) de pequeno, médio ou grande porte, que trabalhe com sistemas de rede e ambientes informatizados, po-dendo atuar como consultor autônomo.

TÉCNICO EM SECRETARIADO / Eixo tecnológico: Gestão e Negócios Executa serviços típicos de escritórios tais como: recepção, organização e registros de compromissos, informações e atendimentos telefônicos, assessora reuniões, etc. Possibilidades de atuação: Empresas comerciais, indústrias, bancos, escritórios de profissionais liberais, empresas e órgãos públicos.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO / Eixo tecnológico: Segurança Trabalha na implantação de programas preventivos, com base nas políticas de Ges-tão de Segurança e Saúde no Trabalho; Aplica princípios ergonômicos, normas de se-gurança, higiene e saúde pessoal no ambiente de trabalho; Identifica e avalia instala-ções e equipamentos, caracterizando situações de risco, as causas e os efeitos dos impactos ambientais globais na saúde; Organiza e atua nas campanhas de mudan-ças, adaptações culturais e transformações de atitudes e condutas relativas à Saúde. Possibilidades de atuação: Empresas comerciais, indústrias, empresas e órgãos pú-blicos. Observação: O candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e ter concluí-do o ensino médio.

TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS / Eixo tecnológico: Gestão e Negócios Executa as operações decorrentes de programas e projetos de políticas públicas. Exe-cuta as funções de apoio administrativo. Auxilia no controle dos procedimentos organi-zacionais. Auxilia na organização dos recursos humanos e materiais. Utiliza ferramen-tas de informática básica como suporte às operações. Possibilidades de atuação: Instituições públicas, nas esferas federal, estadual e mu-nicipal.

TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES / Eixo Tecnológico: Informação e Comuni-cação Dar suporte técnico para operação e manutenção dos equipamentos de teleprocessa-mento; Organizar a implantação de terminais e sistemas de teleprocessamento; Super-visionar a implantação de equipamentos; Dimensionar as necessidades atuais e pro-jetar futuras ampliações e ou/ atualizações de sistemas e equipamentos de telemáti-ca, bem como dimensionar as suas demandas de energia; Projetar a implantação dos meios físicos e realizar as configurações para o estabelecimento de uma rede de co-municação e de teleprocessamento; Operar equipamentos e instrumentos para me-dições eletroeletrônicos e ópticos com a finalidade de supervisão e manutenção dos equipamentos, redes e sistemas telemáticos. Possibilidades de atuação: Empresas comerciais, indústrias, empresas e órgãos pú-blicos da área de Telecomunicações, Informática e Eletrônica.

5- Critérios para as vagas do Ensino FundamentalEm cumprimento à Lei Municipal Nº 2.359, de 4 de setembro de 2014, que estabele-ce critérios para o preenchimento de vagas das escolas mantidas pela FIEB, foi de-terminado que 95% das vagas de Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) oferecidas pela EEFMT PROFª MARIA THEODORA PEDREIRA DE FREITAS e EE-FMT PROFª DAGMAR RIBAS TRINDADE sejam destinadas a moradores de Barue-ri há mais de quatro anos. Os 5% das vagas restantes serão distribuídos entre mora-dores de outras cidades. Os responsáveis legais pelos candidatos aprovados para tais vagas deverão trazer, no ato da matrícula, comprovante de endereço, bem como preencher declaração de próprio punho atestando a veracidade da documentação apresentada e de sua situa-ção de munícipe. A não apresentação desses documentos impedirá que a criança aprovada seja ma-triculada.

17 de setembro de 2015 · Edição 710 11

6-Cronograma Oficial6.1- Cronograma do Ensino Fundamental

6.1.1- 1º ano do Ensino Fundamental

Obs.: A FIEB poderá realizar publicações e/ou alterações no Diário Oficial de Barueri ou no site www.vestibulinho.fieb.edu.br

7- Das Vagas7.1 - Serão disponibilizadas vagas dos 22 cursos técnicos nas formas: Concomitan-te, Subsequente e Integrada, disponíveis nas seis unidades escolares do Instituto Téc-nico de Barueri – ITB; e do Cursinho Pré-Vestibular, bem como vagas para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na EEFMT PROFª MARIA THEODORA PEDREIRA DE FREITAS e na EEFMT PROFª DAGMAR RIBAS TRINDADE, conforme descrito nas tabelas de vagas. 7.2 - Não será permitida, em hipótese alguma, a troca de curso após o final das inscri-ções, ou, após a matrícula, no caso de candidatos aprovados. 7.3 - O Sistema de Cotas refere-se a 20% das vagas que são reservadas a pessoas de origem afrodescendente. A adesão ao Sistema de Cotas não é obrigatória, devendo os interessados assinalar o campo referente ao tema, durante a inscrição eletrônica.

8-Acesso ao 1º ano do Ensino FundamentalA FIEB, através da EEFMT PROFª MARIA THEODORA PEDREIRA DE FREITAS (Al-phaville) e da EEFMT PROFª DAGMAR RIBAS TRINDADE (Jd. Maria Cristina), irá se-lecionar alunos para o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental.8.1 - Pré-requisitos para concorrer às vagas do 1º ano do Ensino Fundamental Podem concorrer à vaga de 1º ano do Ensino Fundamental: - Candidatos que possuam RG e CPF;

17 de setembro de 2015 · Edição 71012

- Candidatos moradores de Barueri há, no mínimo, quatro anos (95% das vagas con-forme Lei Nº 2.359); - Candidatos moradores de outras cidades (5% das vagas conforme Lei Nº 2.359);

9- Do Sorteio9.1- O sorteio para as vagas do 1º ano do Ensino Fundamental de ambas as escolas ocorrerá conforme data e horário disposto no cronograma oficial, na sede da FIEB, lo-calizada à Av. Andrômeda, 500, Alphaville – Barueri. Os pais ou responsáveis pelas crianças inscritas deverão comparecer ao local do sor-teio portando documento original com foto, documento de identidade do candidato e comprovante de inscrição do candidato. Não é necessário trazer a criança. Cada can-didato concorrerá com o número constante no seu comprovante de inscrição.Será retirado do sorteio o representante legal que praticar atos contra as normas dis-ciplinares e a boa realização dos trabalhos. A divulgação oficial do resultado do sorteio será feita por meio de lista de sorteados pela ordem do sorteio contendo o nome do candidato e seu respectivo número de ins-crição. A lista para consulta será publicada no site www.vestibulinho.fieb.edu.br, con-forme o cronograma oficial.9.2- O processo de seleção para as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental será por meio de sorteio público já que muitas crianças não estão alfabetizadas e, portan-to, não podem ser avaliadas através de Vestibulinho.9.3- Só será permitida a inscrição em apenas uma das escolas.9.4- A FIEB realizará um segundo sorteio, conforme cronograma oficial, caso haja al-guma vaga não preenchida.9.6- Em hipótese alguma o resultado deste processo será fornecido por telefone ou e-mail. O preenchimento das vagas dar-se-á pela ordem do sorteio até o limite das vagas ofer-tadas para cada unidade escolar. Os responsáveis legais pelos candidatos deverão apresentar-se na secretaria da escola da qual foi sorteado para efetivação da matrí-cula dentro do prazo estipulado (ver datas no cronograma). 9.7- É de inteira responsabilidade do representante legal manter-se informado sobre a lista de candidatos classificados no sorteio e os prazos e procedimen-tos para matrícula. O não comparecimento ao local indicado nas datas previs-tas significará a desistência e a consequente eliminação do candidato da lista de classificados.

10- Número De Vagas

11- Do Preenchimento das vagas11.1- As vagas dos Cursos Técnicos, Cursinho Pré-Vestibular e do 2º ano do Ensino Fundamental serão preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos até o limite fixado neste edital.11.2- A divulgação dos atos advindos deste processo seletivo será feita no endereço eletrônico www.vestibulinho.fieb.edu.br.11.3- Não há cobrança de mensalidades. Todos os cursos oferecidos pela FIEB são gratuitos.11.4- Caso o número de aprovados para um determinado curso não seja suficiente para a formação de turma os candidatos serão remanejados para outro curso da mes-ma unidade.

12-Inscrição para o 1º ano do Ensino FundamentalPara concorrer a uma vaga do 1º ano do Ensino Fundamental, o candidato deve se ins-crever, para apenas uma das escolas, no Vestibulinho FIEB 2016 através do site www.vestibulinho.fieb.edu.br para participar do Sorteio.12.1- São pré-requisitos para concorrer às vagas do 1º ano do Ensino Fundamental:- Candidatos devem ter seis anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2016, ou que se enquadrem no princípio do não retrocesso e do direito à educação, previstos na CF/88, que inclui crianças que vierem a completar seis anos após a data

17 de setembro de 2015 · Edição 710

base de 31 de março até a data limite de 30 de junho, porém, que comprovarem ter cur-sado a Fase 1 e Fase 2 da Pré-Escola em instituição escolar legalmente criada e devi-damente integrada a um sistema de ensino federal, estadual ou municipal.O candidato que não atender as condições previstas para o ingresso no curso (esco-laridade mínima e/ou idade mínima) não terá direito à matrícula.12.2- 1ª Etapa – Preenchimento e impressão da ficha de pré-inscrição eletrônica.

O responsável legal pelo candidato deve: a – Acessar o site www.vestibulinho.fieb.edu.br;b – Clicar em “Realizar Inscrição”; c– Preencher a primeira página de cadastro, que pede: nome completo do candidato sem abreviações, RG e CPF do próprio candidato, endereço de e-mail ativo para re-ceber a confirmação da inscrição (duas vezes para confirmação) e elaboração de se-nha (duas vezes para confirmação); d – Clique no botão “Download do Edital” e assinale a Declaração afirmando tê-lo fei-to e estar ciente da importância de lê-lo. e – Clicar em “Avançar”; f – Ao ser direcionado para a segunda página de cadastro, preencher data de nasci-mento, número da certidão de nascimento, nível de escolaridade, sexo, deficiência, CEP, UF (Estado), cidade, endereço, número, bairro, complemento, telefone principal e telefone celular. g - Devem ser preenchidos também os campos com nome, RG e CPF do responsá-vel legal pelo candidato; h – Clicar em “Avançar”; i – Na tela seguinte, confira atentamente todos os dados informados. Caso haja algum erro, clique em “Voltar” para corrigir o cadastro; j – Assinale os campos obrigatórios e preencha o campo com os caracteres que apa-recem na imagem à esquerda; k – Clique em “Avançar”; l – Você será redirecionado à Área do Candidato, que é a tela de inscrição; m – Clicar em “Realizar Inscrição” na escola pretendida; n – Você será direcionado à tela de escolha do curso. Selecione a unidade onde pre-tende estudar; abaixo, selecione o ano desejado; o – Assinale o campo obrigatório e preencha os caracteres que aparecem na imagem à esquerda; p – Clique em “Confirmar”; q – Abrirá uma pequena tela com os dizeres “Inscrição realizada com sucesso”, na qual você deve clicar em “OK”; r – Na tela seguinte, automaticamente abrirá a tela com a sua ficha de pré-inscrição preenchida. Imprima essa ficha. s – Abaixo da ficha há um link com a opção “Voltar à Área do Candidato”. Nessa área é possível checar ou alterar dados.

12.3- 2ª Etapa – Conferência e pagamento da taxa de inscrição O representante legal do candidato deverá comparecer à unidade escolar na qual de-seja concorrer a uma vaga e entregar a ficha de pré-inscrição impressa, juntamente com a seguinte documentação para conferência: a- Declaração de escolaridade (Declaração da pré-escola - última etapa da educação infantil ou equivalente); b- Comprovante de residência dos últimos 04 (quatro) anos (conta de luz, água, telefo-ne, gás) em nome do pai/mãe/responsável legal do candidato; c- 1 cópia do documento de identidade do candidato; d- 1 cópia do CPF do candidato; e- 1 cópia da certidão de nascimento do candidato; f- 1 envelope tamanho A4 identificado com o nome do candidato; Após a verificação e conferência dos documentos e dados constantes na ficha de pré--inscrição na secretaria da escola, o representante legal do candidato receberá o bo-leto no valor de R$30,00 para pagamento na rede bancária autorizada. Fique atento ao vencimento do boleto, pois a data máxima para efetuar o pagamento será 26/10/2015.

12.4- 3ª etapa - Efetivação da inscriçãoApós realizar o pagamento da taxa de inscrição na rede bancária, o responsável pelo candidato deverá aguardar um dia para voltar à escola e finalizar a inscrição. Isso por-que é preciso aguardar que o sistema acuse o pagamento.Realizado o pagamento, o pai ou responsável deverá comparecer à secretaria da uni-dade para a qual fez a inscrição com o respectivo comprovante juntamente com a fi-cha de inscrição e com o envelope com todos os documentos já conferidos. Serão ge-rados três canhotos de comprovação da inscrição: um será da escola, um vai para a urna e o outro ficará com o responsável pela criança. O representante legal do candidato deverá depositar na urna o comprovante de inscri-ção para concorrer ao sorteio de vagas do 1º ano do Ensino Fundamental. O Compro-vante deve estar devidamente numerado e protocolado para ter validade.

Urna As duas escolas da FIEB que oferecem vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental terão duas urnas: uma destinada aos munícipes de Barueri e outra destinada a mora-dores de outras cidades, já que, conforme descrito no item 5 deste Manual, em cum-primento à Lei. Nº 2.359, 95% das vagas serão destinadas a munícipes e 5% a mora-dores de outras cidades.

13Do Sorteio13.1- O sorteio é público, portanto, aberto a todos que desejarem participar e acom-panhar o processo.13.2- Para o sorteio de vagas do 1º ano do Ensino Fundamental, exige-se a presen-ça do representante legal da criança portando documento oficial de identifica-ção e a ficha de inscrição. Não é necessário trazer a criança.

14-Inscrição para o 2º ano do Ensino Fundamental Para concorrer a uma vaga do 2º ano do Ensino Fundamental, o candidato deve se ins-crever no Vestibulinho FIEB 2016 através do site www.vestibulinho.fieb.edu.br e sub-meter-se ao Processo Seletivo.

14.1 - Pré-requisitos Podem se inscrever no Vestibulinho FIEB 2016 para o 2º ano do Ensino Fundamental: - Candidatos que possuam RG e CPF próprios; - Candidatos moradores de Barueri há, no mínimo, quatro anos (95% das vagas con-forme Lei Nº 2.359); - Candidatos moradores de outras cidades (5% das vagas conforme Lei Nº 2.359); - Candidatos regularmente matriculados em instituição escolar legalmente criada e de-vidamente integrada a um sistema de ensino federal, estadual ou municipal; - Egressos, em 2015 do 1º ano do Ensino Fundamental. Atenção! O candidato que não atender as condições previstas para o ingresso no curso não terá direito a matrícula.14.2 – Etapas da Inscrição para o 2º ano do Ensino FundamentalA inscrição para o Vestibulinho FIEB 2016 / 1º Semestre só poderá ser feita via inter-net, através do site www.vestibulinho.fieb.edu.br.Ao efetuar a inscrição, o sistema gerará um boleto no valor de R$ 30,00, referente a taxa de inscrição, que só será efetivada após a confirmação do pagamento. Essa confirmação poderá ser conferida na Área do Candidato após alguns dias do pagamento efetuado. O sistema exigirá os números de CPF e RG do próprio candidato. Não serão aceitos números de outras pessoas, mesmo que sejam de seus representantes legais. Tam-bém será solicitado o nome completo, o RG e o CPF do representante legal. O preenchimento do cadastro e a realização da inscrição eletrônica são de inteira res-ponsabilidade de seu representante legal.

Confira abaixo as etapas de inscrição detalhadamente: a – Acessar o site www.vestibulinho.fieb.edu.br; b – Clicar em “Realizar Inscrição”; c – Preencher a primeira página de cadastro, que pede: nome completo do candidato sem abreviações, RG do candidato, CPF do candidato, e-mail (duas vezes para con-firmação) e elaboração de senha (duas vezes para confirmação); d – Clique no botão “Download do Edital” e assinale a Declaração afirmando tê-lo fei-to e estar ciente da importância de tê-lo. e – Clicar em “Avançar”;f – Ao ser direcionado para a segunda página de cadastro, preencher data de nasci-mento, nível de escolaridade, sexo, deficiência, CEP, UF (Estado), cidade, endereço, número, bairro, complemento, telefone principal e telefone celular. Neste caso, por ser o candidato menor de 18 anos, deve-se preencher também os campos com nome, RG e CPF de seu responsável legal; g – Clicar em “Avançar”; h – Na tela seguinte, confira atentamente todos os dados informados. Caso haja algum erro, clique em “Voltar” para corrigir o cadastro; i – Assinale os campos obrigatórios e preencha o campo com os caracteres que apa-recem na imagem à esquerda; j – Clique em “Avançar”; k – Você será redirecionado à tela de inscrições; l – Clicar em “Realizar Inscrição”; m – Você será direcionado à tela onde deverá selecionar a unidade onde pretende es-tudar e logo abaixo fará a opção para o curso desejado; n – Assinale o campo obrigatório e preencha o campo com os caracteres que apare-cem na imagem à esquerda; o – Clique em “Confirmar”; p – Abrirá uma pequena tela com os dizeres “Inscrição realizada com sucesso”, na qual você deve clicar em “OK”; q– Na tela seguinte, automaticamente abrirá a tela com o boleto no valor de R$ 30,00, que deverá ser pago na rede bancária autorizada até a data de vencimento que cons-ta no documento; r – Abaixo do boleto há um link com a opção “Voltar à Área do Candidato”. Nessa área é possível checar ou alterar dados, unidade e curso e imprimir a 2ª via do boleto.

Atenção: O endereço de e-mail também é obrigatório durante o cadastro, uma vez que a confirmação da inscrição será enviada para seu e-mail.

15- Da prova do 2º ano do Ensino Fundamental15.1- A prova para acesso ao 2º ano do Ensino Fundamental será composta de 25 (vin-te e cinco) questões, sendo, 15 (quinze) questões de Língua Portuguesa e 10 (dez) de Matemática, que serão avaliadas conforme os critérios estabelecidos no padrão de respostas a ser publicado de acordo com as datas previstas no cronograma oficial.15.2 - Os candidatos ao 2º ano do Ensino Fundamental deverão trazer apenas lápis nº 2 e borracha.

16-Das Inscrições16.1 - As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 17 de setembro de 2015, até às 16h do dia 23 de outubro de 2015, em apenas uma das escolas, pelo site www.ves-tibulinho.fieb.edu.br. 16.2 - Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 30,00. A inscrição só será efetivada após constar no sistema o pagamento da taxa.16.3 - No mesmo período de inscrição, a FIEB disponibilizará Postos de Atendimento Eletrônico nos seguintes locais:

13

17 de setembro de 2015 · Edição 710

17- Etapas de inscrição para ITB e Cursinho Pré-Vestibular17.1- Procedimentos de inscrição para os ITBs e Cursinho Pré-Vestibular- Preenchimento da Ficha de Cadastro Eletrônica.- Inscrição, com escolha de unidade e curso.- Impressão e pagamento do boleto bancário gerado pelo sistema.- Acompanhar através da área do candidato informações de cunho pessoal, como sta-tus da inscrição, divulgação do local de prova.- A inscrição para este Vestibulinho exige que o candidato tenha CPF, RG próprio – mesmo para menores de 18 anos - e endereço de e-mail ativo para receber comuni-cados. Além de seu próprio CPF e RG, candidatos menores de 18 anos, mesmo os emancipados, deverão fornecer, durante o processo de cadastramento e inscrição no site, os dados solicitados de seu representante legal. Quem não tiver esses documen-tos, deverá providenciá-los o quanto antes para que consiga concorrer. O número do CPF faz parte do login para acessar a Área do Candidato.- Não será permitido o uso de CPF e RG de outra pessoa, mesmo que seja do respon-sável pelo candidato menor de idade. Os documentos devem ser do candidato à vaga.

18- Das Alterações18.1- Não serão permitidas, em hipótese alguma, alterações dos dados relativos à es-colaridade informados na ficha de inscrição eletrônica em qualquer etapa do proces-so seletivo.18.2- A troca de curso ou de unidade escolar será permitida enquanto vigorar o perí-odo de inscrições, sem a necessidade de um novo pagamento da taxa de inscrição. Exceto para o 1º ano do Ensino Fundamental.18.3- Os locais de realização da prova serão divulgados a partir do dia 30/10/2015 na Área do Candidato. A prova não será, necessariamente, na unidade para a qual o candidato se inscreveu.

19-Instruções para o pagamento da taxa de inscriçãoA taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00, deverá ser paga em qualquer agência ban-cária, casa lotérica, caixas eletrônicos ou pelo Internet Banking mediante a apresen-tação do boleto impresso no ato da inscrição.A inscrição só é efetivada após constar no sistema o pagamento da taxa de inscrição.A taxa de inscrição só terá validade para o Vestibulinho/Sorteio referente ao 1º Se-mestre de 2016 e não será devolvida, em hipótese alguma. O valor será recolhido para a Associação de Pais e Mestres (APM) da unidade escolar para a qual o candi-dato se inscreveu.Guarde com cuidado o comprovante de pagamento do boleto, pois ele será exigido no dia da prova.É de inteira responsabilidade do candidato ou de seus responsáveis acompanhar o status da inscrição através da Área do Candidato.

20-Das Provas do Ensino Médio Técnico e Cursinho Pré-Vestibular20.1- As provas terão duração de quatro horas e serão aplicadas no dia 08/11/2015, pontualmente às 8h, em locais a serem divulgados a partir do dia 30/10/2015 na Área do Candidato.20.2- No dia da prova, os portões serão abertos a partir das 7h e serão fechados pon-tualmente às 8h.20.3- Os candidatos deverão comparecer ao local de prova informado previamente na Área do Candidato, munidos de documento oficial com foto (Documento de Identida-de – RG - expedido pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas

ou pela Polícia Militar; Cédula de identidade de estrangeiros - RNE; Carteira Nacional de Habilitação - modelo novo; Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS; Pas-saporte brasileiro). Não será permitido o acesso ao local sem um dos documentos ci-tados acima. 20.4- O documento de identidade que o candidato apresentar no dia da prova deverá estar em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, da assinatura e dos demais dados.Não serão aceitos, em hipótese alguma, quaisquer documentos que não estejam re-lacionados no item anterior;Não serão aceitos protocolos e/ou cópias reprográficas (Xerox), autenticadas ou não, dos documentos de identidade;Em caso de perda, roubo ou extravio dos “documentos de identidade”, o candidato de-verá apresentar o Boletim de Ocorrência Policial com uma foto 3x4 recente e datada, justificando o fato ocorrido. O candidato deverá levar a via original e também uma có-pia do Boletim de Ocorrência Policial, a qual será retida pelo Coordenador Geral da unidade onde o candidato realizará a prova.20.5 - No dia da prova, os candidatos deverão trazer caneta esferográfica azul ou pre-ta, lápis preto nº 02, borracha e régua. 20.6 - Os cadernos de questões serão recolhidos ao final da prova.20.7 - O candidato deverá transcrever as respostas da prova objetiva para o gabari-to, que será o único documento válido para a correção do exame. No gabarito deverá ser marcada somente uma das alternativas de cada questão. Será atribuída nota zero à questão que não apresentar nenhuma alternativa assinalada, ou ainda, apresentar emenda, rasura ou contiver mais de uma alternativa assinalada. O preenchimento do gabarito é de inteira responsabilidade do candidato. Em hipótese alguma haverá subs-tituição do mesmo.20.8 - Não será permitido ao candidato o uso de calculadora, bem como portar equi-pamentos eletrônicos durante a realização da prova. 20.9 - A prova objetiva, de caráter classificatório, valerá 100 (cem) pontos e será cons-tituída de 50 (cinquenta) questões. Cada questão será composta de 4 (quatro) alterna-tivas (A, B, C, D), com apenas uma alternativa correta. O conteúdo abrange questões de Língua Portuguesa e Matemática.20.10 - O conteúdo que irá compor a prova deverá ser conferido no item 29 deste edital.20.11 - É PROIBIDA a permanência de acompanhantes de candidatos dentro do pré-dio, bem como de quaisquer pessoas não autorizadas pela Direção.20.12 – O candidato deverá permanecer no ambiente de prova pelo menos 01 (uma) hora após o início da prova.20.13 - O desrespeito às normas que regem todas as etapas deste Edital implica na desclassificação do candidato

21- Aos Portadores De Necessidades Especiais21.1- O candidato declarado portador de necessidades especiais deverá informar sua condição na ficha de inscrição eletrônica e enviar uma cópia do laudo médico emitido por especialista credenciado no Conselho de Medicina, citando o CID (Classificação Internacional de Doenças) e descrevendo o tipo e o grau da necessidade, bem como as condições necessárias para realizar a prova. Esses documentos devem ser entre-gues via protocolo impreterivelmente até o dia 26/10/2015, na sede da FIEB na Av. An-drômeda, 500, Alphaville – Barueri – SP. CEP: 06473-000.21.2- Os documentos serão analisados por uma equipe especializada da FIEB. A au-sência das informações necessárias no momento da inscrição, bem como o não en-caminhamento dos documentos solicitados, implicará em aceitação do candidato em realizar a prova em condições idênticas às dos demais.

22-Da Classificação e desempate22.1- A classificação obedecerá a ordem decrescente, ou seja, do candidato com maior nota para o menor.22.2- Em caso de empate serão obedecidos os seguintes critérios, nesta ordem: 1- maior número de acertos em Língua Portuguesa; 2- maior número de acertos em Matemática; 3- candidato com maior idade.

23-Dos Recursos23.1 – Poderão ser interpostos recursos quanto às questões da prova do Vestibulinho. Os recursos deverão ser protocolados na sede da FIEB (Av. Andrômeda, 500 – Alpha-ville – Barueri – SP), das 8 às 17h, nos dias 10 e 11/11/2015.23.2 – Não há recurso para vistas às provas.23.3 - Não serão aceitos recursos por correspondência, fax ou e-mail. Não serão ana-lisados os recursos interpostos fora do prazo ou apresentados em locais diferentes ao estipulado neste edital. Em caso de anulação de uma questão, os pontos a ela corres-pondentes serão atribuídos a todos os candidatos que realizaram a prova. O resulta-do final do recurso será divulgado no dia 16/11/2015, somente no site www.vestibuli-nho.fieb.edu.br.

24-Preenchimento das vagasO preenchimento das vagas seguirá o critério de classificação dos candidatos em or-dem decrescente de notas finais até o preenchimento de todas as vagas disponíveis em cada curso e em cada unidade escolar.

25- Da Matrícula25.1 - O candidato que tiver seu nome publicado na lista de convocação para matrí-cula deverá comparecer à unidade escolar da FIEB para a qual foi aprovado para ma-tricular-se. Candidatos menores de 18 anos deverão estar acompanhados de seu re-presentante legal. 25.2- Os documentos para matrícula deverão ser conferidos no item 26 deste edital. 25.3- Não serão aceitas matrículas após o prazo estipulado no Cronograma Oficial e

14

17 de setembro de 2015 · Edição 710

sem que todos os documentos exigidos sejam entregues.

26- Documentos para matrícula26.1- Documentos fornecidos pela Unidade Escolar- Requerimento de matrícula.- Termo de Compromisso- Contrato- Termo de Responsabilidade

26.2- Documentos a serem apresentados pelo candidato (cópias e originais)

26.2.1- Candidatos do 1º ano do Ensino Fundamental- 1 (uma) foto 3x4 recente- RG- CPF (do candidato)- Declaração Educação Infantil. (Original)- Certidão de Nascimento- Comprovante de residência recente no nome dos pais ou responsáveis, contendo: o nome da rua, bairro, cidade e CEP. - Carteira de Vacinação- Cartão do SUS

26.2.2- Candidatos do 2º ano do Ensino Fundamental (cópias e originais)- 1 (uma) foto 3x4 recente- RG- CPF (do candidato)- Declaração escolar recente comprovando estar cursando o 1º ano do Ensino Funda-mental. (Original)- Certidão de Nascimento- Comprovante de residência recente no nome dos pais ou responsáveis, contendo: o nome da rua, bairro, cidade e CEP. - Carteira de Vacinação- Cartão do SUS

26.2.3- Candidatos do Ensino Técnico – Forma Integrada (cópias e originais)- 1 (uma) foto 3x4 recente- RG- CPF (do candidato)- Declaração escolar recente comprovando estar cursando o 9º ano do Ensino Fun-damental. (Original)- Certidão de Nascimento- Comprovante de residência recente no nome dos pais ou responsáveis, contendo: o nome da rua, bairro, cidade e CEP.- Carteira de Vacinação- Cartão do SUS

Obs.: até o início das aulas apresentar o Histórico Escolar e a publicação do GDAE do Ensino Fundamental.

26.2.4- Candidatos do Ensino Técnico – Forma Concomitante / Subsequente (có-pias e originais)- 1 (uma) foto 3x4 recente- RG (somente)- CPF (do candidato)- Certidão de Nascimento- Comprovante de residência recente no nome do candidato ou no nome dos pais ou responsáveis, contendo: o nome da rua, bairro, cidade e CEP.- Título de Eleitor (para maiores de 18 anos)- Comprovante de votação do 1º e 2º turnos da última eleição- Reservista (para maiores de 18 anos)- Declaração escolar recente comprovando estar cursando a partir da 2ª série do En-sino Médio (p/ Forma Concomitante). (Original)- Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (p/ Forma Subsequente). - Publicação do GDAE. A consulta pode ser feita no link abaixo:http://www.gdae.sp.gov.br/gdae/publica/ConsultaPublica.jsp- Visto confere para Históricos emitidos anteriormente a 2001 (Solicitar na Diretoria de Ensino)- Histórico Escolar emitido por outros estados estarão sujeitos à validação do órgão competente

26.2.5- Cursinho Pré-Vestibular- 1 (uma) foto 3x4 recente- RG (somente)- CPF (do candidato)- Certidão de Nascimento- Comprovante de residência recente no nome do candidato ou no nome dos pais ou responsáveis, contendo: o nome da rua, bairro, cidade e CEP.- Título de Eleitor (para maiores de 18 anos)- Comprovante de votação do 1º e 2º turnos da última eleição- Reservista (para maiores de 18 anos)- Declaração escolar recente comprovando estar cursando a partir da 3ª série do En-sino Médio (p/ Forma Concomitante)

27- Vagas Remanescentes27.1 - Caso haja alguma vaga remanescente dos cursos técnicos e do Cursinho, estas serão divulgadas a partir do dia 04/12/2015. A manifestação de interesse só poderá ser

feita através da Área do Candidato no site do Vestibulinho nos dias 05 e 06/12/2015;27.2- Quem optar por manifestar interesse por vaga remanescente, até o limite de 05 (cinco) opções, deve estar ciente de que a escolha obedecerá a uma ordem de acor-do com a classificação obtida na prova e que não há vínculo com o curso inicialmente escolhido, uma vez que os interessados estarão disputando apenas entre os cursos que ainda tiverem vagas disponíveis, conforme lista divulgada no site do Vestibulinho.27.3 – O resultado da opção feita pelas vagas remanescentes será publicado no site do Vestibulinho no dia 11/12/2015.27.4- Os contemplados com vagas remanescentes terão o prazo de 14 e 15/12/2015, das 7 às 19h nos ITBs, e das 15 às 21h no Cursinho Pré-Vestibular, para realizar sua matrícula. 27.5- Aqueles que já estiverem matriculados em alguma vaga de curso do ITB, ou do Cursinho Pré-Vestibular disponibilizada neste Vestibulinho, não poderão concorrer às vagas remanescentes.

28- Do Início Das Aulas28.1- O início das aulas nas unidades mantidas pela FIEB está previsto para o dia 04/02/2016. Fique atento ao site da FIEB (www.fieb.edu.br), onde a data será anunciada.

29-Conteúdo Programático dos Cursos Técnicos e do Cursinho29.1- Língua Portuguesa: - Compreensão e interpretação de texto;- Verbos (estrutura, formas nominais, verbos regulares e irregulares, verbos auxiliares, locuções verbais, modo indicativo) - Advérbio e Locução Adverbial - Sujeito e Predica-do - Tipos de Sujeito (simples, composto, indeterminado e desinencial); - Tipos de Predicado (verbal e nominal e verbo-nominal) - Concordância Verbal e No-minal - Verbo de ligação e Predicativo do Sujeito - Predicativo do Objeto - Os Pronomes - Preposição, Combinação e Contração - Tran-sitividade Verbal (objetos: direto e indireto); - Complemento Nominal - Adjunto Adnominal - Adjunto Adverbial - Verbo: Modo Imperativo - Figuras de Linguagem (metáfora, comparação, metonímia, personificação eufemismo, hipérbole) - Aposto - Vocativo - Pontuação - Conjunção - Período Simples e Composto; - Ortografia (Acentuação dos ditongos e hiatos, Trema, Há ou A, Mal ou Mau, Mas ou Mais); - Literatura Portuguesa - Literatura Brasileira

29.2- Matemática: - Porcentagem e juros simples - Números reais - Conjuntos Numéricos - Potência e raiz quadrada - Números irracionais - Número (PI);- Cálculo algébrico - Expressões literais ou algébricas - Valor numérico de uma expressão algébrica - Fórmulas matemáticas e o cálculo de áreas e de volumes - Polinômios - Produtos notáveis - Fatoração de polinômios - Frações Algébricas - MMC de polinômios - Operações com frações algébricas - Problemas de raciocínio lógico - Funções - Progressão Aritmética - Progressão Geométrica - Matriz determinante - Análise de gráficos

30-Conteúdo Programático do 2º ano do Ensino Fundamental30.1- Língua Portuguesa:- Reconhecer letras e sílabas- Estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas- Ler palavras e frases- Localizar informações implícitas em textos- Reconhecer assunto de um texto- Identificar a finalidade de um texto- Estabelecer relações entre partes de um texto- Demonstrar habilidades de leitura e escrita de pequenos textos e/ou frases

30.2- Matemática:- Numerais: contagem, representação numérica e simbólica.- Comparar, ordenar, quantificar e representar numerais.- Resolver problemas de adição e subtração.- Resolver problemas envolvendo a ideia de multiplicação e divisão.- Relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medidas.- Geometria: figuras geométricas e planas e figuras geométricas espaciais.- Grandezas e medidas: comparar e ordenar comprimentos.- Identificar e relacionar cédulas e moedas.

31-Dicas para uma boa provaTodos os semestres, alguns candidatos são prejudicados por não levarem em consi-deração as seguintes recomendações:

15

17 de setembro de 2015 · Edição 710

1. Visite o local da Prova com pelo menos 24 horas de antecedência;2. Informe-se sobre o acesso ao local de prova por meio de linhas de ônibus;3. Não corra o risco de chegar atrasado à Prova. Antecipadamente, separe todo o ma-terial requisitado e o documento de identidade, evitando correrias de última hora. Em hipótese alguma será permitido o ingresso de retardatários;4. No dia da Prova:• Durma, no mínimo, 8 horas de sono durante a noite;• Evite mudanças no padrão alimentar, ingerindo somente alimentos de boa procedên-cia. O café da manhã deverá ser reforçado, porém nunca indigesto. Um estômago pe-sado atrapalha o raciocínio e aumenta a tensão;• Não pratique qualquer atividade física intensa ou esportes sujeitos a contusão ou a fratura;• Não consuma medicação com substâncias para diminuir a ansiedade ou, ainda, subs-tâncias para tirar o sono, como quantidades excessivas de café ou pó de guaraná;• Não consuma, em hipótese alguma, bebidas alcoólicas;- Ao receber a Prova, leia as questões com calma e atenção. Caso se depare com al-guma dificuldade, passe para outra questão que você saiba responder. Assim você re-cupera a tranquilidade e aumenta a confiança para resolver o resto da prova.

32-Da cópia do editalÉ imprescindível a leitura atenta do presente Edital. Caso o candidato queira cópia do mesmo, poderá solicitá-la na unidade escolar arcando com o ônus da reprodução.

ENTIDADE MANTENEDORAFUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – EDITAL Nº 01/2015

A Superintendência da FIEB, tendo em vista a Lei Federal 8745/93 e alterações, a Lei Complementar 277/2011 alterada pela Lei Complementar 339/2014, faz saber que realizará, através do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, em datas, locais e horários a serem oportunamente di-vulgados, Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de profes-sor temporário, para o curso de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Municipal de Barueri.O Processo Seletivo Simplificado reger-se-á pelas disposições contidas nas Instruções Especiais, que ficam fazendo parte integrante deste Edital.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS1. DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

1.1. O presente Processo Seletivo Simplificado destina-se à contratação tem-porária, com prazo de validade de 01 (um) ano, prorrogável, a critério da FIEB, por igual período a contar da data da publicação do resultado final, de acor-do com a Tabela I. 1.2. Os candidatos aprovados e contratados estarão sujeitos ao regime esta-tutário de acordo com a Lei Complementar 277/2011 e alterações.1.3. Todas as etapas constantes neste Edital serão realizadas observando-se o horário oficial de Brasília/ DF.1.4. A jornada normal de trabalho a ser cumprida pelo(a) contratado(a) é de hora/ aula.1.5. A inscrição implicará a completa ciência e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Regulamento, sob as quais o candidato não poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento.1.6. Não será permitida, em hipótese alguma, troca do emprego pretendido após a efetivação da inscrição.1.7. O código, a atribuição das aulas, o número de vagas, o valor da hora/aula, os requisitos mínimos exigidos e o valor da inscrição são os estabelecidos na Tabela I, especificada abaixo:

1.8. Somente poderão se inscrever os candidatos que possuam os Títulos e/ ou declarações dos cursos de pós-graduação que forem correlatos à área/ su-bárea objeto do processo seletivo.

1.9. Quadro de aulas/ semestre:

2. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO 2.1. Para se inscrever o candidato deverá ler o edital em sua íntegra e preen-cher as condições para inscrição especificadas a seguir:2.1.1. Ter nacionalidade brasileira, ou ser estrangeiro naturalizado em situação regular e permanente no território nacional, nos termos e atendidas as exigên-cias contidas na legislação federal pertinente;2.1.2. Ter, na data de admissão, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;2.1.3. No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;2.1.4. Ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;2.1.5. Possuir documentação comprobatória, no ato da convocação, dos RE-QUISITOS MÍNIMOS EXIGIDOS para o processo seletivo, conforme especifi-cado na Tabela I, do Capítulo 1;2.1.6. Estar inscrito regularmente no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministé-rio da Fazenda;2.1.7. Ter aptidão física e mental e não possuir deficiência física incompatível com o exercício da função, comprovada em inspeção realizada pela Medicina do Trabalho indicado pela FIEB;2.1.8. Não registrar antecedentes criminais, nem ter sido condenado (a) por cri-me contra o patrimônio, a Administração Pública, a fé Pública, os costumes ou por ato de improbidade previsto na Lei nº 8.429/92.

3. DAS INSCRIÇÕES3.1. As inscrições serão realizadas pela internet, no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, no período de 18 de setembro a 05 de outubro de 2015, iniciando-se às 10 horas de 18 de setembro e encerrando-se, impreteri-velmente, às 23h59 de 05 de outubro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/ DF.3.2. Após o preenchimento da ficha de solicitação de inscrição on-line, o can-didato deverá efetuar o pagamento do valor da inscrição a título de ressarci-mento de despesas com material e serviços, de acordo com o valor definido na Tabela I, do Capítulo 1., deste Edital.3.2.1. A confirmação da inscrição dar-se-á mediante o correto preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento do respectivo valor, dentro do período de vencimento do boleto.3.2.2. Objetivando evitar ônus desnecessários, o candidato deverá recolher o valor da inscrição somente se atender a todos os requisitos exigidos para o emprego pretendido.3.2.3. A inscrição do candidato implicará no completo conhecimento e a tácita aceitação das normas legais pertinentes e condições estabelecidas neste Edi-tal e seus Anexos, e as condições previstas em Lei, sobre as quais não pode-rá alegar desconhecimento.

3.3. O candidato que desejar realizar sua inscrição deverá efetuar o pagamento do valor da inscrição através de boleto bancário, pagável em toda a rede ban-cária, com vencimento para o dia 06 de outubro de 2015, primeiro dia útil sub-sequente após a data de encerramento do período de inscrição.3.3.1. O boleto bancário estará disponível no endereço eletrônico www.nosso-rumo.org.br até a data de encerramento das inscrições, e deverá ser impres-so para o pagamento do valor da inscrição, após a conclusão do preenchimen-to da ficha de solicitação de inscrição on-line.3.3.2. Após o encerramento do período de inscrição, não haverá possibilida-de de impressão do boleto para pagamento, seja qual for o motivo alegado.3.3.3. O boleto gerado para este Processo Seletivo Simplificado será do Ban-co Santander, sendo a representação numérica do código de barras (linha di-gitável) iniciando com a sequência numérica 03399.3.3.4. Antes de efetuar o pagamento, verifique se os primeiros números cons-tantes no código de barras pertencem ao Banco Santander.3.3.5. Será de responsabilidade do candidato verificar as informações do bo-leto bancário, a fim de evitar fraudes no pagamento.3.3.6. O candidato que efetuar o pagamento do boleto que contenha banco e código de barras diferente do mencionado no subitem 3.3.3., não terá sua ins-

16

17 de setembro de 2015 · Edição 710

crição efetivada.3.3.7. Antes de efetuar o pagamento do valor da inscrição, o candidato deve verificar atentamente o código da opção de emprego preenchido.3.3.8. A inscrição somente será confirmada após a comprovação do pagamen-to do valor da inscrição.

3.3.9. O comprovante de inscrição é o boleto bancário devidamente quitado e deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado no local de realiza-ção da Prova Objetiva. É de inteira responsabilidade do candidato a manuten-ção sob sua guarda do comprovante do pagamento do valor da inscrição, para posterior apresentação, se necessário.3.3.10. O candidato deverá efetuar uma única inscrição no processo seletivo simplificado.3.3.11. Em caso de mais de uma inscrição, o candidato deverá efetuar o paga-mento de apenas um boleto bancário.3.3.12. Tendo o candidato efetuado o pagamento de mais de um boleto bancá-rio, será considerada a inscrição mais recente, ou seja, será considerada váli-da e efetivada apenas a última inscrição gerada no site e paga pelo candidato.3.3.13. Para efeito de validação da inscrição de que trata o item anterior, con-siderar-se-á a data (data do documento) e o número do boleto de pagamento.3.3.14. Ocorrendo a hipótese do item 3.3.13. ou pagamento duplicado de um mesmo boleto bancário, não haverá restituição parcial ou integral dos valores pagos a título de valor de inscrição.3.3.15. Não haverá restituição ou devolução, parcial ou integral, da importân-cia paga, seja qual for o motivo alegado, nem isenção de pagamento do va-lor da inscrição.3.3.16. A devolução da taxa de inscrição somente ocorrerá se o Processo Se-letivo Simplificado não se realizar, caso em que, referida devolução ficará sob responsabilidade do INSTITUTO NOSSO RUMO.

3.4. Não serão aceitas inscrições recebidas por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile, transferência ou depósito em conta corrente, por depó-sito “por meio de envelope” em caixa rápido, DOC, ordem de pagamento, con-dicionais e/ou extemporâneas ou por qualquer outra via que não a especifica-da neste Edital, bem como fora do período de inscrição estabelecido.3.4.1. Não será aceito, como comprovante de pagamento da inscrição, com-provante de agendamento bancário.

3.5. As informações prestadas na ficha de inscrição on-line são de inteira res-ponsabilidade do candidato, ainda que realizada com o auxílio de terceiros, ca-bendo à FIEB e ao Instituto Nosso Rumo o direito de excluir do Processo Se-letivo Simplificado aquele que preenchê-la com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

3.6. A inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e Anexos, sobre as quais não se pode-rá alegar desconhecimento.

3.7. O candidato que necessitar de condições especiais para realização das provas deverá encaminhar, por meio de Sedex, até o término das inscrições, solicitação com a sua qualificação completa e detalhamento dos recursos ne-cessários para a realização da prova, identificando no envelope: nome, códi-go e emprego ao qual está concorrendo e nome do Processo Seletivo Simpli-ficado – FIEB – nº 01/2015, aos cuidados do Departamento de Planejamen-to de Projetos do Instituto Nosso Rumo, localizado à Rua Conde de Irajá, 13 – loja 5 – CEP 04119-010 – Vila Mariana – São Paulo/SP.3.7.1. O candidato que não o fizer durante o período de inscrição estabeleci-do no item anterior, não terá a prova e as condições especiais providenciadas, seja qual for o motivo alegado.3.7.2. O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabi-lidade e razoabilidade do pedido.3.7.3. Para efeito do prazo de recebimento da solicitação por SEDEX, estipu-lado no item 3.7., deste Capítulo, será considerado 5 (cinco) dias corridos após a data de término das inscrições.3.7.4. A candidata que tiver a necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que também se submeterá às re-gras deste Edital e Anexos e ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata nesta condição que não levar acompanhante, não realizará as provas.3.7.4.1. Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da can-didata. A criança deverá permanecer em local designado, acompanhada de fa-miliar ou terceiro, adulto responsável, indicado pela candidata.

3.8. A apresentação dos documentos, dos requisitos mínimos e das condições exigidas para participação no referido Processo Seletivo Simplificado, informa-das no ato da inscrição, são de exclusiva responsabilidade do candidato, e se-rão verificadas por ocasião da convocação para admissão.3.8.1. A não apresentação dos documentos e das condições exigidas para par-

ticipação no referido Processo Seletivo Simplificado, bem como se constatada qualquer informação inverídica, fornecida no ato da inscrição, implicará a anu-lação de todos os atos praticados pelo candidato.

3.9. O Instituto Nosso Rumo e a FIEB não se responsabilizam por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos com-putadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comuni-cação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a trans-ferência de dados.

3.10. A partir do dia 16 de outubro de 2015, o candidato deverá conferir no en-dereço eletrônico www.nossorumo.org.br se os dados da inscrição, efetuada via Internet, foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago.3.10.1. Em caso negativo o candidato poderá interpor recurso nos termos do Capítulo 10 deste Edital.

4. DA INSCRIÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA4.1. Em razão do quantitativo das vagas existentes não há percentual para re-serva de vaga para pessoas com deficiência e/ou negros.4.2. As pessoas com deficiência participarão deste Processo Seletivo Simplifi-cado em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.4.3. No ato da inscrição, o candidato com deficiência que necessite de trata-mento diferenciado nos dias de aplicação das provas do Processo Seletivo Sim-plificado deverá requerê-lo, indicando as condições diferenciadas de que ne-cessita para a realização das provas (prova em Braille ou ampliada).

4.4. O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para rea-lização das provas deverá requerê-lo, com justificativa acompanhada de pare-cer emitido por especialista da área de sua deficiência.4.4.1. Caso o pedido de que dispõe o item 4.4. seja deferido, o tempo adicio-nal concedido será de 1 (uma) hora.

4.5. O candidato inscrito como pessoa com deficiência deverá especificar na Ficha de Inscrição a sua deficiência.

4.6. O candidato com deficiência, durante o período das inscrições, de-verá encaminhar, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), ao Instituto Nosso Rumo, aos cuidados do Departamento de Planejamento de Proje-tos, localizado à Rua Conde de Irajá, 13 – loja 5 – Vila Mariana – São Pau-lo/SP, CEP 04119-010, identificando o nome do Processo Seletivo Simpli-ficado no envelope: FIEB – nº 01/2015, os documentos a seguir:4.6.1. Cópia do Laudo Médico, atualizado a menos de 1 (um) ano da data da inscrição, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doen-ça – CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova.a) o candidato com deficiência visual, além do envio da documentação indica-da no item 4.6.1., se necessário, deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições, a confecção de prova especial em Braille ou Ampliada, ou ainda, a necessidade de auxílio ledor, especificando o tipo de deficiência. b) o candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para a reali-zação das provas, além do envio da documentação indicada neste item, deverá encaminhar solicitação, por escrito, até o término das inscrições, com justificati-va acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.4.6.2. Aos deficientes visuais (amblíopes) que solicitarem prova especial am-pliada serão oferecidas provas neste sistema, com tamanho de letra corres-pondente a corpo 24.4.6.3. O atendimento às condições especiais solicitadas ficará sujeito à análi-se de viabilidade e razoabilidade do pedido.

4.7. O candidato que não atender, dentro do prazo do período das inscrições, aos dispositivos mencionados nos itens 4.6. e seus subitens, não terá a condi-ção especial atendida ou não será considerado deficiente, seja qual for o mo-tivo alegado.

4.8. O Instituto Nosso Rumo divulgará no endereço eletrônico www.nossoru-mo.org.br, na data provável de 16 de outubro de 2015, na área restrita do can-didato, mediante acesso com CPF e senha, a lista de inscrições confirmadas, incluindo o enquadramento de candidato deficiente para atendimento de soli-citação especial.4.8.1. O candidato que tiver sua solicitação de atendimento especial indeferi-da, poderá interpor recurso no período entre 0h de 19 de outubro e 23h59 de 20 de outubro de 2015, através do site do Instituto Nosso Rumo (www.nosso-rumo.org.br).4.8.2. Ao término da apreciação dos recursos contra o indeferimento da soli-citação de atendimento especial, o Instituto Nosso Rumo divulgará o resulta-do da análise dos recursos no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, na

17

17 de setembro de 2015 · Edição 710

data provável de 27 de outubro de 2015, na área restrita do candidato, median-te acesso com CPF e senha.

4.9. O candidato deficiente que não realizar a inscrição conforme as instru-ções constantes deste Capítulo, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

5. DAS PROVAS5.1. O Processo Seletivo Simplificado constará das seguintes provas e respec-tivo número de questões:

5.2. As Provas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Conhecimentos Pe-dagógicos e Conhecimentos Específicos constarão de questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, terão uma única resposta cor-reta e versarão sobre os programas contidos no ANEXO I, deste Edital.

6. DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS6.1. As provas objetivas serão realizadas na cidade de Barueri, conforme dis-posto na Tabela I do item 1.7. deste edital, na data prevista de 08 de novembro de 2015, a ser aplicada no período vespertino, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Pro-vas a ser publicado no Diário Oficial de Barueri e divulgados através da Inter-net no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, observado o horário ofi-cial de Brasília/ DF.6.1.1. Caso o número de candidatos inscritos exceda à oferta de lugares exis-tentes nos colégios da cidade mencionada no item 6.1., o Instituto Nosso Rumo reserva-se ao direito de alocá-los em cidades próximas da determinada para aplicação das provas, não assumindo, entretanto, qualquer responsabilidade quanto ao transporte e alojamento desses candidatos.6.1.2. Será de responsabilidade do candidato o acompanhamento e consulta para verificar o seu local de prova.

6.2. Ao candidato só será permitida a participação nas provas, na respectiva data, horário e local a serem divulgados de acordo com as informações cons-tantes no item 6.1., deste Capítulo.

6.3. Não será permitida, em hipótese alguma, a realização das provas em ou-tro dia, horário ou fora do local designado.

6.4. Os eventuais erros de digitação de nome e número de documento de iden-tidade, deverão ser corrigidos no dia das respectivas provas na lista de pre-sença pelo fiscal de sala.6.4.1. Após a data da prova objetiva, será disponibilizado um link de correção cadastral durante 03 (três) dias no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, devendo o candidato acessar mediante CPF e senha, realizando a corre-ção necessária em seus dados cadastrais, conforme segue:a) O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, efetuar o login no Painel do Candidato, digitando o CPF e a respectiva senha, e selecionar o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2015 da FIEB; b) Em seguida, o candidato deverá selecionar a opção Inscrição e Correção Cadastral e acessar o link: Faça aqui sua correção cadastral, efetuando a cor-reção desejada. 6.4.2. O candidato que não solicitar as correções dos dados pessoais nos ter-mos do item anterior deverá arcar, exclusivamente, com as consequências ad-vindas de sua omissão.

6.5. Caso haja inexatidão na informação relativa à opção de emprego e/ou con-dição especial, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendi-mento ao Candidato – SAC do Instituto Nosso Rumo, pelo telefone (11) 3664-7878, das 8h30 às 17h30, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas da data de aplicação das Provas Objetivas.6.5.1. A alteração da condição de candidato com deficiência somente será efe-tuada na hipótese de que o dado expresso pelo candidato em sua ficha de ins-crição tenha sido transcrito erroneamente nas listas afixadas e disponibilizado no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br desde que o candidato tenha cumprido todas as normas e exigências constantes no Capítulo 4, deste Edital.6.5.2. O candidato que não entrar em contato com o SAC, no prazo mencio-nado no item 6.5., deste Capítulo, será o único responsável pelas consequên-cias ocasionadas pela sua omissão.

6.6. O Candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência mínima de 30 minutos, munido de:a) Comprovante de inscrição;b) Original de um dos documentos de identidade a seguir: Cédula Oficial de Identidade; Carteira e/ou cédula de identidade expedida pela Secretaria de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Passaporte; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe, que por lei federal, valem como documento de identi-dade (CRECI, OAB, CRC, CRA, CRQ etc.) e Carteira Nacional de Habilita-ção (com fotografia na forma da Lei n.º 9.503/97).c) caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2 e borracha macia.6.6.1. Os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.6.6.2. O comprovante de inscrição não terá validade como documento de identidade.6.6.3. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de rea-lização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias, oca-sião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.6.6.3.1. A identificação especial também será exigida do candidato, cujo do-cumento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou à as-sinatura do portador.6.6.4. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nas-cimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ile-gíveis, não identificáveis e/ou danificados.6.6.5. Não serão aceitas cópias de documentos de identidade, ainda que au-tenticadas.

6.7. Não haverá segunda chamada seja qual for o motivo alegado para justi-ficar o atraso ou a ausência do candidato.

6.8. No dia da realização das provas, na hipótese de o candidato não constar das listagens oficiais relativas aos locais de prova estabelecidos no Edital de Convocação, o Instituto Nosso Rumo procederá à inclusão do referido can-didato, através de preenchimento de formulário específico mediante a apre-sentação do comprovante de inscrição.6.8.1. A inclusão de que trata o item 6.8., será realizada de forma condicional e será confirmada pelo Instituto Nosso Rumo na fase de Julgamento das Pro-vas Objetivas, com o intuito de se verificar a pertinência da referida inclusão.6.8.2. Constatada a improcedência da inscrição de que trata o item 6.8., a mesma será automaticamente cancelada sem direito a reclamação, indepen-dentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.6.8.3. No dia da realização das provas, não será permitido ao candidato:6.8.3.1. Entrar ou permanecer no local de exame portando arma(s), mesmo que possua o respectivo porte;6.8.3.2. Entrar ou permanecer no local de exame com aparelhos eletrônicos (agenda eletrônica, bip, máquina fotográfica, máquinas calculadoras, grava-dor, notebook, pager, palmtop, receptor ou transmissor de dados e mensa-gens, relógios digitais, relógios com banco de dados e calculadoras, telefo-ne celular, smartphones, tablets, ipod®, gravadores, pendrive, mp3 player, walkman, controle de alarme de carro etc.) ou semelhantes, bem como ócu-los escuros, protetores auriculares, ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;6.8.3.3. Na ocorrência do funcionamento de qualquer tipo de equipamento eletrônico durante a realização das provas objetivas, o candidato será auto-maticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado.

6.8.4. O descumprimento dos itens 6.8.3.2. e 6.8.3.3. implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

6.8.5. O Instituto Nosso Rumo não se responsabilizará por perdas ou extra-vios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realiza-ção das provas.

6.8.6. Ao entrar na sala de prova e durante a realização das provas, não será permitida nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candida-tos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações.

6.9. Quanto às Provas:

6.9.1. Para a realização das Provas Objetivas, o candidato lerá as questões

18

17 de setembro de 2015 · Edição 710

no caderno de questões e marcará suas respostas na Folha de Respostas, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. A Folha de Respostas é o úni-co documento válido para correção.6.9.1.1. Não serão computadas questões não respondidas, nem questões que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), emen-das ou rasuras, ainda que legíveis.6.9.1.2. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às res-postas ou assinatura, pois qualquer marca poderá ser lida pelas leitoras óti-cas, prejudicando o desempenho do candidato.

6.10. Ao terminar a prova, o candidato entregará ao fiscal a(s) folha(s) de res-postas, pois será o único documento válido para a correção.

6.11. A totalidade das Provas terá a duração de 3 (três) horas.6.11.1. Após o período de 1h30 (uma hora e trinta minutos), o candidato, ao ter-minar a sua prova, poderá levar o caderno de questões, deixando com o fis-cal da sala a sua folha de respostas, que será o único documento válido para a correção.

6.12. Iniciadas as provas, nenhum candidato poderá retirar-se da sala antes de decorridos o período mínimo previsto no item 6.11.1., conforme o respecti-vo emprego.

6.13. A Folha de Resposta dos candidatos serão personalizadas, impossibili-tando a substituição.

6.14. Será automaticamente excluído do Processo Seletivo Simplificado o candidato que:6.14.1. Apresentar-se após o fechamento dos portões ou fora dos locais pré--determinados.6.14.2. Não apresentar o documento de identidade exigido no item 6.6., alínea “b”, deste Capítulo;6.14.3. Não comparecer a qualquer das provas, seja qual for o motivo alegado;6.14.4. Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, ou antes, do tempo mínimo de permanência estabelecido no item 6.11.1, deste capítulo;

6.14.5. For surpreendido em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação, sobre a prova que estiver sendo realizada, ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos, calculadora ou similar;6.14.6. For surpreendido portando agenda eletrônica, bip, gravador, notebook, pager, palmtop, receptor, relógios digitais, relógios com banco de dados, tele-fone celular, walkman e/ou equipamentos semelhantes, boné, gorro, chapéu, óculos de sol, bem como protetores auriculares;6.14.7. Lançar mão de meios ilícitos para executar as provas;6.14.8. Não devolver a Folha de Resposta cedida para realização das provas;6.14.9. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos ou agir com des-cortesia em relação a qualquer dos examinadores, executores e seus auxilia-res, ou autoridades presentes;6.14.10. Fizer anotação de informações relativas às suas respostas fora dos meios permitidos;6.14.11. Ausentar-se da sala de provas, a qualquer tempo, portando as folhas de respostas;6.14.12. Não cumprir as instruções contidas no caderno de questões de pro-vas e nas folhas de respostas;6.14.13. Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter apro-vação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Processo Seletivo Sim-plificado.6.15. Constatado, após as provas, por meio eletrônico, estatístico, visual, gra-fológico ou por investigação policial, ter o candidato utilizado processos ilíci-tos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do Pro-cesso Seletivo Público Simplificado.6.16. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão de afastamento do candidato da sala de prova.6.17. A condição de saúde do candidato no dia da aplicação da prova será de sua exclusiva responsabilidade.6.18. Ocorrendo alguma situação de emergência o candidato será encaminha-do para atendimento médico local ou ao médico de sua confiança. A equipe de Coordenadores responsáveis pela aplicação das provas dará todo apoio que for necessário.6.19. Caso exista a necessidade do candidato se ausentar para atendimento médico ou hospitalar, este não poderá retornar ao local de sua prova, sendo eliminado do Processo Seletivo Público Simplificado.6.20. No dia da realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presen-tes, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou critérios de avalia-ção/classificação.6.21. Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divul-

gados no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br em data a ser comuni-cada no dia da realização das provas.

7. DO JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA7.1. A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.7.1.1. Na avaliação e correção da Prova Objetiva, as questões de Conhecimen-tos Específicos terão peso 2, e seu conjunto de questões será denominado P2, enquanto que as demais disciplinas possuirão peso 1 e o seu respectivo con-junto de questões será denominado P1.7.1.2. Conforme explicitado no item 7.1.1. o cálculo a ser utilizado para avalia-ção das provas será:

Onde:P1q = Número total de questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Mate-mática, Inglês e Conhecimentos Pedagógicos;P1a = Número de questões acertadas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Conhecimentos Pedagógicos;P2q = Número de questões da Prova de Conhecimentos Específicos;P2a = Número de questões acertadas de Conhecimentos Específicos.7.2. Será considerado habilitado na Prova Objetiva o candidato que obtiver to-tal de pontos igual ou superior a 50 (cinquenta) no cômputo geral, e não zerar em nenhuma das disciplinas da Prova Objetiva.7.3. Caberá recurso em conformidade com o Capítulo 10, deste Edital.7.4. O candidato não habilitado nas Provas será eliminado do Processo Seletivo.

8. DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS8.1. Concorrerão à Prova de Títulos somente os candidatos habilitados nas pro-vas objetivas, conforme estabelecido no Capítulo 7 deste Edital, sendo que sua entrega será confirmada através de assinatura de lista específica.8.2. Os documentos relativos aos Títulos deverão ser entregues, EXCLUSI-VAMENTE, no dia da aplicação das provas objetivas, ao fiscal da sala, após o fechamento dos portões e antes do início das provas, que será realizada em 08 de novembro de 2015. Após este momento não serão aceitos outros docu-mentos, sob qualquer hipótese.8.2.1. A entrega dos documentos relativos à Prova de Títulos não é obri-gatória. O candidato que não entregar o Título não será eliminado do Processo Seletivo.8.3. Os documentos de Títulos deverão ser acondicionados em ENVELOPE LACRADO, contendo na sua parte externa, o nome do candidato, número de inscrição e o número do documento de identidade, devendo os referidos do-cumentos serem apresentados em CÓPIA REPROGRÁFICA AUTENTICADA. Não serão aceitos documentos originais.8.3.1. As cópias apresentadas não serão devolvidas em hipótese alguma.8.3.2. O candidato deverá numerar sequencialmente e rubricar cada documen-to apresentado, PREENCHENDO A RELAÇÃO DE RESUMO DE ACORDO COM O MODELO DISPONÍVEL NO ANEXO II, deste Edital.

8.4. Serão aceitos como documentos os Títulos que forem representados por Diplomas e Certificados definitivos de conclusão de curso expedidos por Ins-tituição Oficial ou reconhecida, em papel timbrado, e deverão conter carimbo e identificação da instituição e do responsável pela expedição do documento.8.4.1. Os documentos de Títulos que forem representados por declarações, certidões, atestados, e outros documentos que não tenham o cunho definiti-vo de conclusão de curso, deverão estar acompanhados do respectivo histó-rico escolar, mencionando a data da colação de grau, bem como deverão ser expedidos por Instituição Oficial ou reconhecida, em papel timbrado, e deve-rão conter carimbo e identificação da instituição e do responsável pela expe-dição do documento.8.4.2. Os certificados expedidos em língua estrangeira deverão vir acompa-nhados pela correspondente tradução efetuada por tradutor juramentado ou pela revalidação dada pelo órgão competente.

8.5. Os cursos deverão estar autorizados pelos órgãos competentes.8.6. A escolaridade exigida como requisito para inscrição no processo, não será considerada como Título.8.7. É da exclusiva responsabilidade do candidato a apresentação e compro-vação dos documentos de Títulos.

8.8. Não serão aceitas entregas ou substituições posteriormente ao período determinado, bem como Títulos que não constem nas tabelas apresentadas neste Capítulo.8.9. A pontuação da documentação de Títulos se limitará ao valor máximo de 40 (quarenta) pontos.

8.10. No somatório da pontuação de cada candidato, os pontos excedentes se-rão desprezados.

19

17 de setembro de 2015 · Edição 710

8.11. A prova de títulos terá caráter classificatório.

8.12. Todos os documentos apresentados, NÃO SERÃO DEVOLVIDOS AO CANDIDATO EM HIPÓTESE ALGUMA, por isso, a importância de serem en-tregues em cópia reprográfica e não em seu original.

8.13. Serão considerados Títulos somente os constantes na tabela a seguir:

8.14. Será pontuado somente um título para cada item apontado na coluna “Tí-tulos” na tabela do item 8.13. acima.8.14.1. Caso o candidato encaminhe mais de um título para cada item da co-luna “Títulos”, ainda que esses documentos se enquadrem nas diversas co-lunas (“na área”, “área afim” ou “fora da área”), será pontuado somente o títu-lo de maior valor.

9. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS9.1. A Nota Final de cada candidato será IGUAL ao total de pontos obtidos na prova objetiva, acrescidos dos pontos obtidos na avaliação de títulos.

9.2. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente, da Nota Final, em lista de classificação por opção de emprego.

9.3. Os resultados provisórios do Processo Seletivo Simplificado serão divul-gados somente na Internet, no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, e caberá recurso nos termos do Capítulo 10. Dos Recursos, deste Edital.

9.4. Após o julgamento dos recursos, eventualmente interpostos, será divulga-da a lista de Classificação Final, não cabendo mais recursos.

9.5. A lista de Classificação Final será divulgada no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br.9.5.1. O resultado geral final do Processo Seletivo Simplificado poderá ser con-sultado no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, pelo prazo de 3 (três) meses, a contar da data de sua publicação e no endereço eletrônico www.fieb.edu.br até a expiração da validade do Processo Seletivo Simplificado.

9.6. No caso de igualdade na classificação final, dar-se-á preferência suces-sivamente ao candidato que:

9.6.1. Tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição neste Processo Seletivo Simplificado, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso – Lei Federal nº 10.741/03;

9.6.2. Obtiver maior número de pontos na prova de conhecimentos específicos;

9.6.3. Obtiver maior número de pontos na prova de língua portuguesa;

9.6.4. Obtiver maior número de pontos na prova de conhecimentos pedagógicos;

9.6.5. Obtiver maior número de pontos na prova de matemática;

9.6.6. Obtiver maior número de pontos na prova de inglês;

9.6.7. Obtiver maior número de pontos na avaliação de títulos; e

9.6.8. Tiver maior idade, para os candidatos não alcançados pelo Estatuto do Idoso.

9.6.9. Em caso de empate também no dia, mês e ano de nascimento, nos ter-mos do item 9.6.7. acima, o Instituto Nosso Rumo poderá solicitar dos candida-tos empatados as respectivas cópias das Certidões de Nascimento, para que o desempate seja realizado pela hora de nascimento.

9.6.10. Caso um ou mais candidatos empatados na mesma classificação, para um mesmo emprego, não possua cópia da Certidão solicitada ou a mesma não seja entregue no prazo solicitado pelo Instituto Nosso Rumo, o desempate ocor-rerá através de sorteio na presença dos candidatos envolvidos por Emprego.

9.7. A classificação no presente Processo Seletivo Simplificado não gera aos candidatos direito à contratação para o emprego, cabendo a FIEB, o direito de aproveitar os candidatos aprovados em número estritamente necessário, não havendo obrigatoriedade de contratação de todos os candidatos aprovados no Processo Seletivo Público Simplificado, respeitada sempre, a ordem de classi-ficação, bem como não lhe garante escolha do local de trabalho.

10. DOS RECURSOS10.1. Será admitido recurso quanto à confirmação das inscrições, aplicação das provas, divulgação dos gabaritos provisórios e resultado provisório da pro-va objetiva e avaliação de títulos.

10.2. Para recorrer, o candidato deverá utilizar o endereço eletrônico www.nos-sorumo.org.br e seguir as instruções ali contidas. Os recursos poderão ser in-terpostos no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da:10.2.1. Divulgação das inscrições deferidas;10.2.2. Aplicação das provas objetivas;10.2.3. Divulgação dos gabaritos provisórios;10.2.4. Divulgação do resultado provisório das provas objetivas;10.2.5. Divulgação do resultado provisório da avaliação de títulos.

10.3. Os recursos interpostos que não se refiram especificamente aos eventos aprazados não serão apreciados.

10.4. Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada evento referido no item 10.1.

10.5. A interposição dos recursos não obsta o regular andamento do cronogra-ma do Processo Seletivo Simplificado.10.5.1. Não serão aceitos recursos interpostos por correspondência (Sedex, AR, telegrama etc.), fac-símile, telex ou outro meio que não seja o estabeleci-do no item 10.2., deste Capítulo.

10.6. O ponto relativo a uma questão eventualmente anulada será atribuído a todos os candidatos. 10.6.1. Caso haja procedência de recurso interposto dentro das especifica-ções, poderá eventualmente alterar a classificação inicial obtida pelo candida-to para uma classificação superior ou inferior ou ainda poderá ocorrer desclas-sificação do candidato que não obtiver nota mínima exigida para aprovação.10.6.2. Depois de julgados todos os recursos apresentados, será publicado o resultado final do Processo Seletivo Simplificado, com as alterações ocorridas em face do disposto no item 10.6.1 acima.

10.7. Não serão apreciados os recursos que forem apresentados:10.7.1. Em desacordo com as especificações contidas neste Capítulo;10.7.2. Fora do prazo estabelecido;10.7.3. Sem fundamentação lógica e consistente e;10.7.4. Com argumentação idêntica a outros recursos.

10.8. Em hipótese alguma será aceito pedido de vistas de prova, revisão de re-curso, recurso do recurso ou recurso de gabarito final definitivo.

10.9. A Comissão de Processos Seletivos constitui última instância para re-curso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recur-sos adicionais.

11. DA CONTRATAÇÃO11.1. A contratação dos candidatos obedecerá rigorosamente à ordem de clas-sificação dos candidatos aprovados, observada a necessidade da FIEB, deven-do o candidato acompanhar a disponibilização de Convocação no endereço ele-trônico www.fieb.edu.br, sendo de sua responsabilidade o acompanhamento.11.2. A aprovação e a classificação final geram, para o candidato, apenas a ex-pectativa de direito à contratação. A FIEB reserva-se o direito de proceder às contratações em número que atenda ao interesse e às necessidades do servi-ço, dentro do prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado.11.2.1. Uma vez preenchidas as vagas existentes, em havendo a abertura de nova(s) vaga(s) dentro do prazo de validade do Processo Seletivo, poderão ser convocados para ocupá-la(s) pela ordem de classificação final, os demais candidatos(as) aprovados(as) e integrantes do quadro reserva, observando-se o disposto neste Edital.

11.3. Os candidatos que vierem a ser convocados para admissão na FIEB as-sinarão contrato de trabalho temporário que se regerá pelos preceitos estatu-tários do município de Barueri.

11.4. Por ocasião da convocação que antecede a contratação, os candidatos classificados deverão apresentar cópia simples do comprovante de residên-cia, do certificado de conclusão do curso específico da vaga a ser preenchida,

20

17 de setembro de 2015 · Edição 710

Curriculum Lattes atualizado (resumo) de toda a documentação para atendi-mento à legislação trabalhista e previdenciária, bem como comprovante de re-gularidade eleitoral e certidões negativas dos Distribuidores Criminais da Jus-tiça Estadual e Federal, além dos documentos que serão solicitados pela FIEB.11.4.1 O não atendimento à convocação ou a não contratação dentro do pra-zo estipulado ou a manifestação por escrito de desistência implicará a exclu-são definitiva do candidato deste Processo Seletivo, sem qualquer alegação de direitos futuros.11.4.2. A FIEB ainda enviará e-mail informando a Convocação, sendo de res-ponsabilidade do candidato manter seus dados atualizados perante o Instituto Nosso Rumo, conforme disposto no item 12.7. deste Edital.11.4.3. Quando da contratação, o candidato deverá entregar, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a contar do recebimento da convocação, todos os do-cumentos comprobatórios a serem solicitados pela FIEB, sendo que a falta de algum deles, a inexatidão e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião da contratação, acar-retarão a nulidade da inscrição com todas as suas consequências, sem preju-ízo das demais medidas de ordem administrativa, cível ou criminal.11.4.3.1. O(a) candidato(a) convocado que não comparecer no dia e hora mar-cados pelo Departamento de Pessoal da FIEB, portando toda a documenta-ção pertinente, será considerado desistente da vaga, passando a ser convo-cados os seguintes, pela ordem de classificação.11.4.3.2. Além dos demais requisitos exigidos no presente Edital, o(a) candidato(a) será submetido(a) a exame médico pré-admissional com caráter eliminatório, o qual será realizado sob as expensas da FIEB e com base nas atividades inerentes à função a ser exercida, considerando-se as condições de saúde, física e mental, necessárias ao seu exercício pleno.11.4.4. A convocação, que trata o item anterior, será realizada através de ende-reço eletrônico (e-mail) e/ou através de telegrama, devendo o candidato apre-sentar-se a FIEB na data estabelecida no documento de convocação. 11.5. Obedecida à ordem de classificação, os candidatos convocados e que comprovarem os requisitos mínimos da forma definida neste Edital, serão sub-metidos a exame-médico, que avaliará sua capacidade física e mental no de-sempenho das tarefas pertinentes ao emprego a que concorrem.11.5.1. O candidato que não comprovar os requisitos mínimos será eliminado deste Processo Seletivo Público Simplificado, não cabendo recurso.11.5.2. As decisões da Medicina do Trabalho da Secretaria da Saúde de Ba-rueri, de caráter eliminatório para efeito de contratação, são soberanas e de-las não caberá qualquer recurso.

11.6. No caso de desistência do candidato selecionado, quando convocado para uma vaga, o fato será formalizado através de Termo de Desistência.11.6.1. O não comparecimento, quando convocado, implicará na exclusão do candidato e desclassificação em caráter irrevogável e irretratável do Processo Seletivo Público Simplificado.

11.7. Não será contratado o candidato habilitado que fizer, em qualquer docu-mento, declaração falsa, inexata para fins de contratação e não possuir os re-quisitos mínimos exigidos no Edital na data de convocação da apresentação da documentação.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS12.1. Todas as convocações, avisos, Editais de Resultados Finais e outras in-formações referentes exclusivamente às etapas do presente Processo Seleti-vo Público Simplificado, serão divulgados na Internet nos endereços eletrôni-cos www.nossorumo.org.br e www.fieb.edu.br. É de responsabilidade do can-didato acompanhar estas publicações.

12.2. A FIEB e o Instituto Nosso Rumo se eximem das despesas com viagens e estadia dos candidatos em quaisquer das fases do Processo Seletivo Públi-co Simplificado.

12.3. A aprovação no Processo Seletivo Simplificado não gera direito à con-tratação, mas esta, quando se fizer, respeitará a ordem de classificação final.

12.4. A inexatidão das afirmativas e/ou irregularidades dos documentos apre-sentados, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial na ocasião da contratação, acarretarão a nulidade da inscrição e desqualificação do can-didato, com todas as suas decorrências, sem prejuízo de medidas de ordem administrativa, civil e criminal.

12.5. Caberá a FIEB a publicação oficial dos resultados finais do Processo Se-letivo Público Simplificado.

12.6. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhe dis-ser respeito, até a data da respectiva providência ou evento, circunstância que será mencionada em Edital, bem como divulgado na Internet, no endereço ele-

trônico www.nossorumo.org.br.

12.7. O candidato se obriga a manter atualizado o endereço, através de corres-pondência com aviso de recebimento, perante o Instituto Nosso Rumo, situado à Rua Conde de Irajá, 13 – loja 5 – CEP 04119-010 – Vila Mariana – São Pau-lo/SP, até a data de publicação dos resultados e, após esta data, junto ao De-partamento de Pessoal do FIEB, situado à Avenida Andrômeda, 500, Alphavil-le, Barueri, CEP: 06473-000, através de correspondência com aviso de rece-bimento ou pessoalmente.

12.8. É de responsabilidade do candidato manter seu endereço e telefone atu-alizados, até que se expire o prazo de validade do Processo Seletivo Público Simplificado, para viabilizar os contatos necessários, sob pena de quando for convocado, perder o prazo para ser admitido, caso não seja localizado.

12.9. A FIEB e o Instituto Nosso Rumo não se responsabilizam por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de:12.9.1. Endereço não atualizado.12.9.2. Endereço de difícil acesso.12.9.3. Correspondência devolvida pela ECT por razões diversas de forneci-mento e/ou endereço errado do candidato.12.9.4. Correspondência recebida por terceiros.

12.10. As despesas relativas à participação do candidato no Processo Seleti-vo Simplificado e à apresentação para admissão e exercício correrão às ex-pensas do próprio candidato.

12.11. A FIEB, por decisão motivada e justificada, poderá revogar ou anular o presente Processo Seletivo Público Simplificado, no todo ou e parte, bem como alterar os quantitativos de vagas constantes na Tabela I, do Capítulo 1., deste Edital.

12.12. A FIEB e o Instituto Nosso Rumo não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este Processo Se-letivo Público Simplificado.

12.13. Todos os cálculos de notas descritos neste edital serão realizados com duas casas decimais, arredondando-se para cima sempre que a terceira casa decimal for maior ou igual a cinco.

12.14. A legislação indicada no Anexo I – Conteúdo Programático inclui eventu-ais alterações posteriores, ainda que não expressamente mencionadas. Con-siderar-se-á, para efeito de aplicação e correção das provas, a legislação vi-gente até a data de publicação deste Edital.

12.15. Os casos omissos serão resolvidos conjuntamente pela Comissão de Processos Seletivos da FIEB e pelo Instituto Nosso Rumo, no que tange a re-alização deste Processo Seletivo Simplificado.

São Paulo, 17 de setembro de 2015.

AGNERIO NERI FERREIRASUPERINTENDENTE DA FIEB

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICONÍVEL SUPERIOR

PARA TODOS OS CANDIDATOS

LÍNGUA PORTUGUESA Língua Portuguesa e Interpretação de Textos: Leitura e interpretação de tex-tos literários e não literários – descrição, narração, dissertação etc. Discursos direto, indireto e indireto livre. Fonética: Encontros vocálicos – ditongo, triton-go, hiato. Encontros consonantais. Dígrafos. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas - monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas. Divi-são silábica. Sílaba tônica. Classificação das palavras quanto ao acento tônico – oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Ortoépia. Prosódia. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. Ortografia. Acen-tuação Gráfica. Pontuação: emprego da vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênte-ses, travessão, aspas, colchetes, asterisco, parágrafo. Crase. Notações léxi-cas. Abreviatura, siglas e símbolos. Morfologia: Estrutura das palavras – raiz, radical, palavras primitivas e derivadas, palavras simples e compostas. For-mação das palavras – derivação, composição, redução, hibridismos. Sufixos. Prefixos. Radicais. Classificação, flexão e emprego das classes de palavras – substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, etc. Semântica: Significação das palavras – sinônimos e antônimos. Sintaxe – frase, oração e período. Termos Essenciais da Oração – sujeito, predicado. Termos integrantes e acessórios da oração – objeto di-

21

17 de setembro de 2015 · Edição 710

reto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adno-minal, adjunto adverbial, aposto, vocativo. Sintaxe de concordância – nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe de colocação. Modos e tempos verbais, infinitivo, gerúndio e particípio. Figuras de linguagem: sintaxe, pensa-mento e palavra. Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de estru-turas. Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Processos de coor-denação e subordinação. Classificação das orações: principal, coordenadas, subordinadas, reduzidas. Colocação pronominal: próclise, ênclise e mesóclise.

MATEMÁTICA Conjuntos: linguagem básica, pertinência; inclusão; igualdade; reunião e inter-seção. Números naturais, inteiros, racionais e reais: adição, subtração, multi-plicação, divisão e potenciação. Múltiplos e divisores, fatoração, máximo divi-sor comum e mínimo múltiplo comum. Medidas: comprimento, área, volume, ângulo, tempo e massa. Proporções e Matemática Comercial: grandezas di-retamente e inversamente proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagem, juros e descontos simples. Cálculo Algébrico: identidades algé-bricas notáveis. Operações com expressões algébricas. Operações com poli-nômios. Equações e Inequações: equações do 1º e 2º graus. Interpretação de gráficos. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Análise Combinatória e Pro-babilidade: arranjos, combinações e permutações simples. Probabilidade de um evento. Progressões: progressões aritmética e geométrica. Geometrias Plana e Sólida: geometria plana: elementos primitivos. Retas perpendiculares e pla-nas. Teorema de Tales. Relações métricas e trigonométricas em triângulos re-tângulos. Áreas de triângulos, paralelogramos, trapézios e discos. Áreas e vo-lumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Funções: operações com funções de 1º e 2º graus. Gráficos de funções de 1º e 2º graus. Máximo e mínimo da função de 2º grau. Funções logaritmo e exponencial. Trigonome-tria: funções trigonométricas. Identidades fundamentais. Aplicação da trigono-metria ao cálculo de elementos de um triângulo. Raciocínio lógico. Raciocínio sequencial. Orientações espacial e temporal. Formação de conceitos. Discri-minação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

INGLÊSEstratégias de leitura: compreensão geral do texto. Reconhecimento de infor-mações específicas. Capacidade de análise e síntese. Inferência e predição. Reconhecimento do vocabulário mais frequente em textos não-literários. Pa-lavras cognatas e falsos cognatos. Estratégias discursivas: tipo de texto, fun-ção e estrutura discursivos. Marcadores de discurso. Elementos de coesão. Aspectos gramaticais: conhecimento dos tempos e modos verbais. Uso de pre-posições, conjunções, pronomes e modais. Concordâncias nominal e verbal. Formação e classe de palavras. Relações de coordenação e subordinação.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOSLei 9.394/96 (Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Pare-cer CNE/CES nº 776/97 (Orientação geral para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação). Estrutura e organização do ensino no Brasil. Educação Superior no Brasil. Professor universitário: identidade e conhecimentos profis-sionais. Projeto pedagógico na instituição de Ensino Superior. Planejamento de ensino: definição, elaboração, características e finalidades. Avaliação educacio-nal no Ensino Superior. Métodos pedagógicos no Ensino Superior. Atividades de ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior: conceitos e finalidades.

INGLÊS TÉCNICO I E IICONHECIMENTOS ESPECÍFICOSInterpretação de textos de manuais técnicos. Vocabulário técnico. The indefi-nite articles: a/ an. Grammar. Plural of nouns. Personal and reflexive pronouns. Possessive adjectives and pronouns. Interrogative words. Prepositions. Verbs: Simple past/ Past continuous/ Past perfect/ Simple present/ Present perfect/ Present continuous/ Simple future/ Future continuous/ Imperative. Modal ver-bs. Phrasal verbs. Reflexive verbs. Question tag. Prepositions. Relative clau-ses. Passive voice. Object Pronouns. Ortography.

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I E IICONHECIMENTOS ESPECÍFICOSNíveis de linguagem. Comunicação, Mensagem, Linguagem, Código e Língua. Tipos de Linguagem. O signo linguístico. Os elementos da comunicação. As funções da linguagem. Seleção lexical (questões de precisão vocabular). Pon-tuação. Análise de modelos de documentos de Redação Técnica. Manual de Redação da Presidência da República. O parágrafo. A estrutura do parágrafo. Confronto. Analogia e Comparação. Causação e motivação. Citações. Inter-textualidade. Coesão. Clareza e Coerência. Orações Coordenadas e Subordi-nadas. Estilística. O resumo e a resenha crítica. As relações de significado na construção do pensamento (aplicação prática da análise sintática). Análise do Discurso. Tipos de Discurso. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Comunicação. Elementos da Comunicação. Níveis de Linguagem. O texto li-terário e não literário. Sociolinguística e dialetos.

PARA DE INTRODUÇÃO SISTEMAS OPERACIONAIS/ARQUITETURA DE COMPUTADORESCONHECIMENTOS ESPECÍFICOSConceitos Básico. Componentes de Hardware. Tipos de Sistemas. O que é um SO. Variedades de Sistemas Operacionais. Estruturas de Sistemas de Com-putação. Operações dos Sistemas de Computação. Estruturas de I/O. Estru-turas de Armazenamento. Estruturas de Sistemas de Computação. Buffering. Spooling. Reentrância. Proteção de Hardware. Estruturas de Sistema Opera-cional. Componentes do Sistema. Serviços de Sistemas Operacionais. Cha-madas ao Sistema. Processos. Conceito de Processo. Escalonamento de Pro-cessos. Operações nos Processos. Processos do Sistema. Comunicação en-tre Processos. Gerência de Processador. Critérios de escalonamento. Esca-lonamento não-preemptivo. Escalonamento preemptivo. Gerência de Memó-ria. Alocação Contígua Simples. Alocação Particionada. Swapping. Memória Virtual. Gerência de Dispositivos. Operações de Entrada e Saída. Device Dri-vers. Controladores. Dispositivos de Entrada e Saída. Classificação de siste-mas de computação. Conceitos Básicos (clock, frequência, assincronia, sin-cronia etc.). Lógica de Boole. Organização de uma CPU genérica. Registrado-res internos. Unidade Aritmética e Lógica. Estrutura Básica. Representação em ponto flutuante e inteiro. Aritmética computacional. Linguagem de Monta-gem. Formato de instruçõesTipos de instruções. Tipos de endereçamento. Fluxo de controle. Chamada a funções. Arquiteturas de Microprocessadores de Mercado (RISC e CISC). Mul-tiprocessadores e Arquiteturas paralelas e não convencionais. Unidade de Con-trole. Microprograma. Ciclo de busca e execução de instruções. Execução Pi-peline. Paralelismo de baixa granularidade. Processadores superescalares e superpipeline. Modos de execução do processador. Dispositivos de E/S. Dis-positivos de memória principal. Memórias internas. Tipos de memórias. Memó-ria Cachê. Endereçamento de memória. Funcionamento das memórias. Dispo-sitivos de memória secundária. Discos Magnéticos. Organização interna. Ca-racterísticas e organização RAID. Outros tipos de mídia (magnético e óptico). Barramento. Tipos de barramentos internos e externos. Características técni-cas dos barramentos. Estrutura de um barramento. Linhas de dados, endere-ço e controle. Hierarquia de múltiplos barramentos.

ELETRICIDADE E ELETRÔNICA BÁSICACONHECIMENTOS ESPECÍFICOSEletricidade: Introdução a eletricidade. Corrente elétrica. Tensão elétrica. Leis de Ohm. Potência Elétrica. Efeito Joule. Circuitos em Corrente Contínua. As-sociação de Resistências. Introdução ao magnetismo. Introdução ao eletro-magnetismo. Corrente Alternada. Potência em Corrente Alternada. Circuitos Trifásicos: Ligação Triângulo, Ligação Estrela. Circuitos de corrente contínua. Tensão Elétrica e Circuito Elétrico. Corrente elétrica. Potência elétrica e asso-ciação de resistores. Análise de Circuitos Resistivose Instrumentos. Objetivo Específico. O Valor da Eletricidade. Gerador de Corrente Contínua Elementar. Motor de Corrente Contínua Elementar. Eletrônica: Resistores: Tipos e Codifi-cações. Capacitores: Tipos, identificação. Regime de carga e descarga (cons-tante RC). Indutores: Aspectos construtivos. Regime de amortecimento (cons-tante RL). Osciloscópio: Princípio de funcionamento. Medição de tensão CC e CA. Medição de frequência e ângulo de fase. Gerador de Funções: Princípio de Funcionamento. Diodos Semicondutores: Princípio de funcionamento. Cur-vas características. Transistores: Princípio de funcionamento. Curvas carac-terísticas. Circuitos de polarização. Análise de Circuitos. Fonte de Alimenta-ção. Filtragem. Estabilização (Zener, C.I.). Simétrica. Noções de fonte chave-ada. Circuitos Integrados “CI”. Características do CI. Tipos de CI: Analógico e Digital. CI de potência. CI regulador de tensão. Circuito integrado SMD. Trans-formadores e bobinas: Transformadores de baixa frequência. Transformado-res de alta frequência. (chopper). Bobinas ou indutores.

MATEMÁTICA DISCRETACONHECIMENTOS ESPECÍFICOSConceitos básicos de Teoria dos Conjuntos. Conjuntos: Pertinência. Alguns Conjuntos Notáveis. Conjuntos Finitos e Infinitos. Alfabetos, Palavras e Lin-guagens. Subconjunto e Igualdade de Conjuntos. Álgebra de Conjuntos. Dia-gramas de Venn. Operações Não-Reversíveis. União. Intersecção. Operações Reversíveis. Complemento. Conjunto das Partes. Produto Cartesiano. União Disjunta. Relação entre Lógica e Álgebra de Conjuntos. Álgebra de Conjun-tos nas Linguagens de Programação. Álgebra de Conjuntos e Teoria da Com-putação. Relações: Relações de Equivalência. Partições. Tipos de Relações. Funcional e Injetora. Total e Sobrejetora. Isomorfismo. Relações nas Lingua-gens de Programação. Funções:Domínio e Imagem. Gráficos de Funções. Contagem de Funções. Funções In-

22

17 de setembro de 2015 · Edição 710

versas. Construções Matemáticas como Funções. Relação como Função. Se-quência. Indução Matemática: Primeiro Princípio da Indução Matemática. Re-cursão e Relações de recorrência: Definições Recorrentes. Sequências Defi-nidas por Recorrência. Estruturas Algébricas: Operações. Propriedades das Operações Binárias. Noções de Lógica: Proposições. Conectivos. Fórmulas, Linguagem Lógica e Tabelas-Verdade. Lógica nas Linguagens de Programa-ção. Tautologia e Contradição. Implicação e Equivalência. Quantificadores. Ál-gebra de Boole: Noções de Lógica e Circuitos de Chaveamento. Relação en-tre Lógica e Álgebra de Conjuntos. Álgebra de Conjuntos nas Linguagens de Programação. Álgebra de Conjuntos e Teoria da Computação.

PARA O CARGO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICACONHECIMENTOS ESPECÍFICOSEstatística Descritiva: Noções Tabulares. Definição: População, Amostra e Va-riáveis. Instrumental Matemático: Critérios de Arredondamento Numérico, So-matório. Séries Estatísticas representação gráfica. Distribuição de Frequên-cia: Definição, Formação e Composição. Representações Gráficas. Medidas de Tendência Central: Médios Aritméticos para Dados Simples e Agrupados. Moda para Dados Simples e Agrupados. Mediana para Dados Simples e Agru-pados. Medidas Separatrizes: Quartil, Decil e Percentil. Medidas de Dispersão: Variância e Desvio-Padrão para Dados Simples e Agrupados. Coeficiente de Variação de Pearson. Coeficiente de Assimetria de Pearson. Coeficiente de Curtose. Análise Conjunta de Assimetria e Curtose para Verificação do Grau de Normalidade de Uma Série Estatística. Probabilidade: Elementos de Pro-babilidade. Experimento, Espaço Amostral e Eventos. Definição de Probabili-dade, Axiomas e Teoremas. Espaço de Probabilidade finitos e equiprováveis. Probabilidade Condicional e Independência Estatística. Teorema de Bayes. Re-solução de Problemas. Variáveis Aleatórias: Conceituação de Variáveis Ale-atórias. Variáveis Aleatórias Discretas: Função de Probabilidade, Função de Repartição, Esperança, Variância e desvio-Padrão. Variáveis Aleatórias Con-tínuas: Função de Densidade de Probabilidade, Função de Repartição, espe-rança, variância e desvio padrão. Distribuições de Probabilidade: Distribuição Binomial. Distribuição de Poisson. Distribuição Multinomial. Distribuição Nor-mal. Noções de Amostragem: Amostragem probabilística e não probabilística. Tipos de amostragens probabilísticas. Amostragem simples ao acaso. Siste-mática. Estratificada. Por conglomerados

PARA O CARGO DE FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES/ PROGRAMAÇÃO ORIENTADA OBJETOS I/ BANCO DE DADOSCONHECIMENTOS ESPECÍFICOSFundamentos de Redes de Computadores: Arquitetura de redes e meios de transmissão. Comunicação de dados. Transmissão de dados. Classificação das redes. Topologias. Meios de transmissão. Modelo OSI e modelo TCP/IP 27. Protocolo de comunicação de dados. Tipos de Protocolos. Endereçamen-to IP. Classes de endereço. Elementos ativos de rede. Hub. Switch. Roteador. Repetidor. Ponte. Internet, intranet e extranet. Redes sem fio. WPAN. WLAN. WMAN. WAN. Programação Orientada a Objetos: Modelos orientados a objeto e modelos estruturados. Objetos. Objetos computacionais. Concepção de um sistema orientado a objeto. Análise. Programação. Vantagens. Conceitos de Orientação a Objetos: Objetos. Atributos. Operações e Métodos. Mensagens. Classes. Instanciação. Herança. Herança simples. Herança múltipla. Classes abstratas. Persistência. Abstração. Encapsulamento. Polimorfismo. Compar-tilhamento. Notações Gráficas de Classes e Instâncias. Modelo de Objetos. Diagramas de classes. Diagramas de instâncias. Estruturas e Relacionamen-tos. Generalização e herança. Agregação. Conexões entre objetos. Conexão de ocorrência. Conexão de mensagem. Ligações e associações. Ambientes de Desenvolvimento de Software: Tipos de software. Interface de usuário (User In-terface ou UI). Componentes. Serviços. Web Services. Linguagens de progra-mação. Tecnologias e ferramentas. Java. Plataforma .NET. Frameworks. Ban-co de Dados: Sistema de Gerência de Banco de Dados (SGBD). Sistema de Banco de Dados. Arquitetura de um SGBD. Linguagens de um SGBD. Inde-pendência de Dados. Modelos de Dados. Modelos Lógicos Baseados em Obje-tos. Modelos Lógicos Baseados em Registro. Classificação de SGBD’s. Modelo Relacional. Triggers. Controle de Integridade Semântica do Banco de Dados.

PARA SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDES I/ CABEAMENTO ESTRU-TURADO/ FUNDAMENTOS DE ROTEAMENTO E CHAVEAMENTO/ LABO-RATÓRIO DE REDES I/ PROGRAMAÇÃO ORIENTADA OBJETOS II/ EM-PREENDEDORISMO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSConceito de Sistemas Operacionais de Redes. Redirecionador. Arquiteturas. Par a Par. Placa de Interface de Rede. Linux. Windows. Componentes de uma

rede local – cabeada e sem fio. Definição do layout para a rede de estudo e construção dos diagramas físicos e lógicos da rede. Instalação do sistema ope-racional Windows. Criação de grupos e contas de usuários locais. Instalação e configuração de interfaces de rede. Confecção de cabeamento de par tran-çado – direto e cross-over. Conexão entre as estações e o concentrador. Win-dows: arquivos, impressoras e conexão com a internet.Instalação do sistema operacional Linux. Configuração básica do Linux para acesso à rede. Compartilhamento de arquivos entre estações windows e es-tações. Linux. Integração de estações com interfaces sem fio à rede cabea-da. Conceitos e vantagens do Cabeamento Estruturado. Categorias e classes de desempenho. Subsistemas de cabeamento estruturado. Cabeamento ho-rizontal Cabeamento Backbone. Normas utilizadas para cabeamento (ABNT/EIA TIA). Conectorização metálica. Fusão de fibra óptica. Tipos de cabos. Ca-tegorias de cabosParâmetros de desempenho do Cabeamento metálico. Prin-cípios de transmissão. Conectores, tomadas, Path Panel, bloco IDC 110, Voice painel: Tipos, crimpagem. Equipamentos utilizados para testes do cabeamen-to metálico. Cabeamento Estruturado Óptico. Introdução aos sistemas ópticos. Dispositivos ópticos para cabeamento estruturado. Propriedades das fibras óp-ticas. Tipos fibras e cabos ópticos. Formas de fabricação de fibras. Emendas, conectores e acessórios Ópticos (fusão de fibra óptica). Instalação de redes com cabeamento óptico (DIO). Fundamentos de Arquitetura de redes e meios de transmissão. Comunicação de dados. Transmissão de dados. Classificação das redes. Topologias. Meios de transmissão. Modelo OSI e modelo TCP/IP 27. Protocolo de comunicação de dados. Tipos de Protocolos. Endereçamen-to IP. Classes de endereço. Elementos ativos de rede. Hub. Switch. Roteador. Repetidor. Ponte. Internet, intranet e extranet. Redes sem fio. WPAN. WLAN. WMAN. WAN. Modelos orientados a objeto e modelos estruturados. Objetos. Objetos computacionais. Concepção de um sistema orientado a objeto. Aná-lise. Programação. Vantagens. Conceitos de Orientação a Objetos: Objetos. Atributos. Operações e Métodos. Mensagens. Classes. Instanciação. Heran-ça. Herança simples. Herança múltipla. Classes abstratas. Persistência. Abs-tração. Encapsulamento. Polimorfismo. Compartilhamento. Notações Gráfi-cas de Classes e Instâncias. Modelo de Objetos. Diagramas de classes. Dia-gramas de instâncias. Estruturas e Relacionamentos. Generalização e heran-ça. Agregação. Conexões entre objetos. Conexão de ocorrência. Conexão de mensagem. Ligações e associações. Ambientes de Desenvolvimento de Sof-tware: Tipos de software. Interface de usuário (User Interface ou UI). Compo-nentes. Serviços. Web Services. Linguagens de programação. Tecnologias e ferramentas. Java. Plataforma .NET. Frameworks.

23

17 de setembro de 2015 · Edição 71024

17 de setembro de 2015 · Edição 710 25

A Escola Municipal de Ensino Funda-mental Levy Gonçalves de Oliveira (Parque Imperial) foi escolhida para participar do programa Cinema e Cidadania da AES Ele-tropaulo. A iniciativa busca conscientizar os estudantes através de documentários feitos por eles mesmos sobre um tema pertinente, como sustentabilidade.

As aulas aconteceram nos dias 28

Emef Levy é escolhida para o programa Cinema e Cidadania

e 29 de agosto para os estudantes do 8º e 9º anos, que aprenderam sobre curta metragem, documentário e a operar os equi-pamentos. O coordenador e produtor Paulo Reis leva o programa a várias cidades.

Na semana passada foi montada na quadra da escola uma sala de cinema onde os alunos puderam assistir aos documentá-rios produzidos pelos colegas.

Programa

Cinema e Cidadania é um espaço itinerante voltado para exibições de cinema com ani-mações de curta metragem, retratando questões ligadas a energia, sustentabilidade e meio ambiente. Mais in-formações pelo site www.cinemaecidadania.com.br. (TaliTa CasTro)

Fotos: Valdir Galindo/PMB

A partir desta quinta-feira, 17, estarão abertas as inscrições para o Vestibulinho da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) do primeiro semestre de 2016, para ingresso nos cursos de educação profis-sional técnica de nível médio, nas formas concomitante e subsequente (modular) do Instituto Técnico de Barueri (ITB), do curso preparatório para vestibulares (Cursinho Pré-Vestibular) e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

A inscrição para o processo seletivo é ele-trônica, e deve ser feita através do site www.vestibulinho.fieb.edu.br. O mesmo endereço eletrônico incluirá todas as informações e atos advindos do Vestibulinho, bem como o acesso à Área do Candidato, que permite o acompa-nhamento da inscrição e 2ª via de boleto. As inscrições podem ser feitas pela internet até às 16 horas do dia 23 de outubro. No mesmo período de inscrição, a Fieb disponibilizará postos de atendimento eletrônico.

Serão oferecidos os seguintes cursos: Administração, Análises Clínicas, Conta-bilidade, Cursinho Pré-Vestibular, Design de Interiores, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Farmácia, Finanças, Hos-pedagem, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Publicidade, Química, Re-cursos Humanos, Redes de Computadores, Secretariado, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e Telecomunicações, bem como vagas para o 1º e 2º ano do

Vestibulinho Fieb 2016 do 1º Semestre abre inscrições nesta quinta-feira

Ensino Fundamental na EEFMT Prof.ª Maria Theodora Pedreira de Freitas e na EEFMT Prof.ª Dagmar Ribas Trindade. O acesso ao 1º ano do Ensino Fundamental é feito mediante sorteio público e ao 2º ano através de prova seletiva.

É preciso consultar o edital (publicado-nesta edição do Diário Oficial de Barue-ri) para saber em qual unidade será oferecido o curso do seu interesse. As unidades são: ITB Brasílio Flores de Azevedo (Jardim

Belval), ITB Professor Munir José (Jardim Paulista), ITB Professora Maria Sylvia Cha-luppe Mello (Engenho Novo), ITB Professor Hércules Alves de Oliveira (Jardim Mutinga), ITB Professor Moacyr Domingos Sávio Vero-nezi (Parque Imperial), ITB Professor Antonio Arantes Filho (Parque Viana) e Cursinho Pré-Vestibular (Jardim São Pedro).

Não há cobrança de mensalidades durante todo o período de curso. Todos os cursos da Fieb são gratuitos, incluindo os

cursos técnicos do ITB e o Cursinho Pré--Vestibular. Apenas será cobrada a taxa de inscrição do Vestibulinho no valor de R$ 30,00. As provas terão duração de quatro horas e serão aplicadas no dia 8 de novem-bro, pontualmente apartir das 8 horas, em locais a serem divulgados a partir do dia 30 de outubro na Área do Candidato. No dia da prova, os portões serão abertos a partir das 7 horas e serão fechados pontualmente às 8 horas. (MiChelli MaCiel)

Arquivo/PMB

15 de setembro de 2015 · Edição 70910

ReportagemSimone Trino e Gilmara BraSil

17 de setembro de 2015 · Edição 71026

O Ministério Público, o Tribunal de Jus-tiça e o Comando Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo aceitaram o convite para participar do programa Autoridades Mirins, desenvolvido pela Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, há 18 anos.

O programa prevê a substituição simbólica de cargos de autoridades nos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Forças Armadas (Exército, Marinha e Ae-ronáutica), Forças de Segurança (polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros), além de empresas.

Para tornar-se uma Autoridade Mirim, o estudante com idade entre 9 a 11 anos participa de eleição direta em sua escola. Portanto, se vê envolvido com campanha e propostas para ser o escolhido, praticando a democracia pelo voto direto. Após eleito, ele participa de um sorteio para saber qual autoridade irá substituir simbolicamente. Em 2015 foram eleitas 32 Autoridades Mirins.

Neste ano, a agenda de substituições teve início na quinta-feira, 10, e segue até o dia 9 de outubro. Na solenidade de abertu-ra do programa, a estudante Isabella Luiza Batista Paulo, da Emef Professora Maria Elisa Bueno Couto Chaluppe, quebrou um paradigma. Ela assumiu o cargo do Procu-rador Geral do Estado, Márcio Fernando Elias Rosa (foto abaixo). Isabella assumiu um cargo que, desde 1934, é ocupado apenas por homens.

“Entregar o poder às crianças é uma atitude encantadora e fez parte da minha rotina de trabalho por três anos consecu-tivos”, destacou o procurador geral, Márcio Fernando Elias Rosa. “Eu acredito que essas crianças são o futuro e que vamos ter um futuro melhor”, completou.

Crianças no poder

Na segunda-feira,14, as Autoridades Mirins estiveram na Delegacia de Policia de Barueri para posse simbólica do delegado, Alexandre Miguel Palermo (foto acima, à direita). As emoções neste dia, foram vivenciadas pela estudante e delegada mirim, Talita Oliveira de Menezes, aluna

da Emef Raposo Tavares. Talita recebeu o cargo de delegada mirim em solenidade que seguiu com discurso, visita as instala-ções da Delegacia e as viaturas.

“A educação é a essencial para o desenvolvimento do cidadão e este projeto é um exemplo de cidadania, pois convida as crianças para conhecer as instituições do nosso Estado”, completou o delegado Alexandre Miguel Palermo.

Na terça-feira, 15, o prefeito de Ba-rueri, Gil Arantes, entregou seu cargo em solenidade simbólica para o aluno Kauã Alexandre Mafra da Costa, da Emef Professora Elvira Lefevre Salles Nemer. O mesmo aconteceu com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Silvia Arantes, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Denilson Resende Campos, que entregaram seus cargos aos alunos Ana Julia de Sá Manso e Pedro Wagner Santos, respectivamente.

O programa Autoridades Mirins foi instituído há 18 anos, durante a primeira gestão do prefeito Gil Arantes. “Este é um programa sério, não é uma brincadeira para as crianças. Eu sei que toda vez que

investimos em Educação estamos investindo no cida-dão”, completou Gil Arantes.

Próximas substituições

Nesta quinta-feira, 17, o diretor-presidente do Conse-lho Diretor do Incor – Instituto do Coração, doutor Roberto Kalil Filho, entrega seu cargo para o aluno Marcelo Tor-res Alves, da Emef Raposo Tavares. O presidente da CCR ViaOeste, Eduardo Siqueira Moraes Camargo,

Ministério Público, Comando da PM e Tribunal de Justiça ficarão nas mãos de crianças

vai entregar o comando de uma das empresas mais modernas do País, para a aluna Thauane Silva Moraes, estudante da Emef Professora Elvira Lefeve Salles Nemer.

No dia 21, o secretário de Saúde, Antônio Carlos Marques e o diretor da Hville Veículos Ltda., Sér-gio Grassi, entregam seus cargos aos alunos Ma-theus Henrique da Rosa e Lucas Camilo Tavares, respectivamente.

No dia 22, às 15 horas, o presidente do Tribunal de Justiça de São Pau-lo, desembargador José Renato Nalini, participa do programa Autoridades Mirins e entrega seu cargo à estudante Tauany Lima Rocha.

No dia 8 de outubro, às 16 horas, será a vez da substituição simbólica do comandante geral da Polícia Militar no Estado de São Paulo, coronel PM Ricardo Gambaroni, que entregará seu cargo ao aluno Israel Pereira Batista Belchior de Lima. A solenidade será realizada no QG do Comando Geral da Policia Militar de São Paulo, localizado na praça Coronel Fernando Prestes, 115, Luz.

Até o dia 9 de outubro serão 32 substituições. No último dia de evento, o delegado Seccional da Demacro, doutor Sebastião de Paiva Neto, participa da pos-se simbólica, com entrega do cargo para o estudante Gustavo Henrique Máximo. Neste mesmo dia, o presidente da Mary Kay, o empresário Alvaro Polanco, passa suas funções em Alphaville para a aluna Isabel Siqueira da Silva.

Fotos: Joel Ribeiro

Como funciona? O programa Autoridades Mirins

tem como objetivo o fortalecimento dos ideais de democracia e estímulo ao exer-cício de cidadania como ferramentas importantes para o desenvolvimento in-tegral da criança. Desta forma, a criança conhece seus direitos e seus deveres, sempre através do lúdico, valorizando os vínculos sociais, familiares, afetivos e desenvolvendo a consciência crítica.

O Programa Autoridades Mirins trata-se de um verdadeiro exercício de cidadania, ao permitir que crianças de 9 a 11 anos, representando suas respectivas escolas, substituam por um dia uma autoridade, seja do setor público municipal, estadual, federal ou empresarial.

17 de setembro de 2015 · Edição 710 27

A garotada de Barueri que frequenta a Escola de Futebol, mantida pela Pre-feitura por intermédio do GRB, só tem elogios a fazer sobre a dinâmica das aulas. Atualmente são atendidos 981 alu-nos nessa modalidade, que frequentam os 11 núcleos esportivos distribuídos por diversos bairros da cidade.

Os alunos contam com professores altamente capacitados e apaixonados pelo que fazem, e o resultado são crianças e adolescentes mais dinâmicos, saudáveis, disciplinados e integrados.

O futebol iniciação foi implantado em Barueri pela Prefeitura desde 1989, tendo com parceiro o Grêmio Recrea-tivo Barueri (GRB). O objetivo dessa escola esportiva é trabalhar elementos psicomotores básicos, com combinação de movimentos, regras, fundamentos técnicos e táticos do futebol.

Como parte do projeto de formação e integração entre crianças e adolescen-tes, são promovidos os campeonatos internos e o processo de seleção para o “interescolinhas”. Dessa forma, os alu-nos começam a desenvolver o espírito competitivo através da prática.

Escola de futebol atende quase milalunos e está com inscrições abertas

ReportagemSuSeli Honório

O QUE É PRECISO PARA MATRÍCULA

As aulas são gratuitas e para fazer a inscrição basta com-parecer ao centro esportivo mais próximo da sua residência, com os seguintes documentos: 1 foto 3 x 4, atestado médico atual, Cartão Barueri e fotocópia do RG ou da Certidão de Nascimento. Mais informações pelos telefones 4199-1700 ou 4163-4131.

ONDE PRATICAR

As aulas e o material esportivo são gratuitos e as aulas e matrículas podem ser feitas nos seguintes locais: Centro Comunitário Engenho Novo, Centro Comunitário Jardim Paraiso, Centro Esportivo da Vila Porto, Campo do Jardim Silveira, Campo da Aldeia de Barueri, Campo do Jardim Califórnia, Campo do Parque Imperial, Campo do Jardim Belval, Campo Society do Jardim Silveira, Campo do Jardim Maria Helena e Campo do Parque Viana.

Bola no pé“Faço futebol pelo GRB há mais de um ano e gosto muito. Eu amo futebol e as aulas aqui são excelentes. Acho os professores ótimos, ensinam muito bem.”Otávio Ruffolo, 12 anos

“Adoro frequentar as aulas de futebol. Aqui é uma das melhores escolas que conheço. Aconselho todos os garotos que gostam de futebol a se matricularem aqui.”Guilherme Macedo, 12 anos

“As aulas de futebol dão uma ótima base para os alunos. Aqui aprendemos a tocar a bola, fundamento e prática, além de fazermos ótimas amizades.”Paulo Henrique Freitas, 12 anos

“Gosto das aulas de fundamento e coletivo. Os professores aqui são ótimos. Estou fa-zendo as aulas há pouco mais de um mês, mas deu pra ver que é uma ótima escola.”Leonardo França, 13 anos

Fotos: Suseli Honório

17 de setembro de 2015 · Edição 71028

Alunos do 60. ano da Emeief Alfredo do Carmo, localizada no Jardim Belval, tiveram uma aula diferente na manhã da quarta-feira, 16. Eles estiveram no bulevar central para visitar o micro-ônibus da Guarda Civil Municipal de Barueri, que funciona como uma unidade móvel de videomonitoramento, e também para receber orientações da corporação sobre os riscos das drogas.

Equipado com quatro câmeras laterais, duas internas e uma telescópica de alta de-finição com zoom de 1 km, o micro-ônibus despertou muita curiosidade nos estudan-tes. Acompanhando um agente manipular a câmera central por um joystick e vendo as imagens nos monitores do veículo, os alunos comparavam a tecnologia com um jogo de videogame.

“Dá para ver esse bairro todo, do Pron-to-Socorro até o Ganha Tempo. Mostrou até a placa de um carro que passava lá longe”, surpreendeu-se a aluna Jamile Gracindo, de 11 anos. “Isso deve ajudar muito na

Estudantes recebem “aula prática”da Guarda Municipal de Barueri

vigilância”, disse ela. O micro-ônibus foi adquirido pela Prefeitura de Barueri atra-vés de convênio com o governo federal, quando aderiu ao programa “Crack, é possível vencer”, que tem o objetivo de combater o tráfico de entorpecentes e promover atenção integral a usuários de crack e de outras drogas.

Antidroga

Apresentando slides num retroprojetor, o guarda Wagner Cintra ministrou palestra para os alunos sobre os riscos do uso indevido de drogas.

O agente de segurança explicou a relação entre substâncias lícitas e ilícitas e alertou sobre as táticas utilizadas pelo crime organizado para angariar novos consumido-res de entorpecentes.

Como fonte de informação e forma de desmitificar o deslumbramento com substâncias alucinógenas, os estudantes puderam visualizar materiais relacionados ao uso de drogas. Artefatos como cachimbo, lança-perfume e cápsulas de armazena-mento foram expostos na base móvel dos Anjos da Guarda, segmento da corporação

que atua na ressocialização de pessoas em situação de vulnerabilidade. Éder Martins, de 11 anos, mostrou que a lição foi bem assimilada. “Não devemos entrar na onda de outras pessoas, temos que ter opinião própria”, ressaltou o aluno daEmef Alfredo do Carmo.

Música e confiança

O encontro foi aberto com um pocket show do Corpo Musical da Guarda, que animou a garotada e também os pedestres que passavam pelo centro da cidade. Uma integrante da força municipal de segurança, caracterizada como o boneco mascote da ins-tituição, incentivava os mais tímidos a dançar.

Os guardas instrumentistas tocaram The Final Countdown (clássico dos anos 80 da banda sueca Europe), Thriller (me-gassucesso de Michael Jackson), Let It Go (premiado tema musical da animação Frozen) e o dançante Mambo n.º 8.

“A banda, o ônibus, a palestra, tudo foi bem lúdico e prendeu a atenção deles”, comentou Cristina Rodrigues, a professora que acompanhou a turma.

“O fato de estar aqui ao ar livre auxilia na absorção das informações. E essa aproximação dos alunos com a Guarda Municipal é muito importante. Eles cres-cem com essa confiança, sabendo que podem contar com os guardas”, destacou a professora Cristina.

ReportagemJoão Carlos amaral

Fotos: Bonny Vieira/PMB