prática de complexometria

1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Faculdade de Nutrição Curso de Ciências e Tecnologia de Alimentos Prática de Complexometria Objetivo: Fazer uma análise titulométrica completa: 1º- preparar a solução titulante; 2º - conferir a sua concentração (padronização); 3º - medir a concentração de uma solução de concentração desconhecida (amostra de água). 1º - Preparo da solução EDTA 0,01 M 1. Pese massa suficiente para fazer 200,00 mL de uma solução de EDTA 0,01 M, anotando todas as casas decimais. 2. Dissolva o sal em água destilada; 3. Transfira para um balão volumétrico de 200,00 mL, acerte o menisco adicionando água destilada até a marca. 2º - Pradronização do EDTA 0,01 M 1. Adicione 2 mL da solução- tampão e 0,05 g do indicador negro de ericromo T. 2. Adicione 20 mL da solução-padrão de cálcio. 3. Titule com a solução de EDTA até viragem da cor púrpura para azul. 4. Calcule a massa de CaCO 3 equivalente a 1 mL da solução de EDTA. 3º - Determinação de dureza da Água 1. Transfira 50 mL da amostra para um erlenmeyer de 250 mL. 2. Adicione 1 mL da solução-tampão e pequena porção (0,05g) do indicador negro de eriocromo T. 3. Titule com a solução de EDTA 0,01M até que a coloração púrpura passe a azul. Cálculo 1000 x v x A / V = mg de carbonato de cálcio por litro v = nº de mL de solução de EDTA gasto na titulação A = mg de CaCO 3 equivalente a 1 mL da solução de EDTA 0,01M V = nº de mL da amostra O que devo saber sobre a prática. Qual a função do tampão na análise? Quais são as fontes de erros na padronização da solução? Como funciona o indicador metalcromio? E, quais suas limitações? O que significa dureza de água, e por que é expressa em mg de carbonato de cálcio? Quais outras aplicações para o uso do EDTA, em análise complexométrica? Preparo dos reagentes utilizados Solução padrão de cálcio: transfira, para um erlenmeyer de 500 mL, 1g de carbonato de cálcio previamente aquecido a 105°C por 15 horas. Adicione, por meio de um funil, ácido clorídrico diluído a 50%, aos poucos, até dissolver todo o carbonato. Adicione 200mL de água. Aqueça até ebulição para eliminar todo gás carbônico. Esfrie. Transfira a solução para um balão volumétrico de 1000 mL e complete o volume com água. Um mL desta solução equivale a 1 mg de carbonato de cálcio. Solução tampão: dissolva 16,9 g de cloreto de amônio em 143 mL de hidróxido de amônio e dilua para 250 mL com água bidestilada e deionizada. Solução indicadora: misture, em almofariz, 0,5 g de negro de ericromo T – sal sódico do ácido 1-(1- hidróxi-2-naftilazo)-5-nitro-2-naftol-4-sulfônico) - com 100g de cloreto de sódio. Conserve em frasco com rolha esmerilhada.

Upload: ana-matos

Post on 19-Dec-2015

19 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Complexometria, Aulas praticas.

TRANSCRIPT

Page 1: Prática de Complexometria

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOFaculdade de Nutrição

Curso de Ciências e Tecnologia de Alimentos

Prática de Complexometria

Objetivo: Fazer uma análise titulométrica completa: 1º- preparar a solução titulante; 2º - conferir a sua concentração (padronização); 3º - medir a concentração de uma solução de concentração desconhecida (amostra de água).

1º - Preparo da solução EDTA 0,01 M1. Pese massa suficiente para fazer 200,00 mL de uma solução de EDTA 0,01 M, anotando todas as casas

decimais.2. Dissolva o sal em água destilada;3. Transfira para um balão volumétrico de 200,00 mL, acerte o menisco adicionando água destilada até a marca.

2º - Pradronização do EDTA 0,01 M1. Adicione 2 mL da solução- tampão e 0,05 g do indicador negro de ericromo T.2. Adicione 20 mL da solução-padrão de cálcio.3. Titule com a solução de EDTA até viragem da cor púrpura para azul.4. Calcule a massa de CaCO3 equivalente a 1 mL da solução de EDTA.

3º - Determinação de dureza da Água1. Transfira 50 mL da amostra para um erlenmeyer de 250 mL. 2. Adicione 1 mL da solução-tampão e pequena porção (0,05g) do indicador negro de eriocromo T. 3. Titule com a solução de EDTA 0,01M até que a coloração púrpura passe a azul.

Cálculo1000 x v x A / V = mg de carbonato de cálcio por litro

v = nº de mL de solução de EDTA gasto na titulaçãoA = mg de CaCO3 equivalente a 1 mL da solução de EDTA 0,01MV = nº de mL da amostra

O que devo saber sobre a prática. Qual a função do tampão na análise? Quais são as fontes de erros na padronização da solução? Como funciona o indicador metalcromio? E, quais suas limitações? O que significa dureza de água, e por que é expressa em mg de carbonato de cálcio? Quais outras aplicações para o uso do EDTA, em análise complexométrica? Desenvolva a fórmula indicada pelo Instituto Adolf Lutz, por análise de resoluções simples. De que outra forma

posso chegar a esse resultado?

QUÍMICA ANALÍTICA

Preparo dos reagentes utilizados

Solução padrão de cálcio: transfira, para um erlenmeyer de 500 mL, 1g de carbonato de cálcio previamente aquecido a 105°C por 15 horas. Adicione, por meio de um funil, ácido clorídrico diluído a 50%, aos poucos, até dissolver todo o carbonato. Adicione 200mL de água. Aqueça até ebulição para eliminar todo gás carbônico. Esfrie. Transfira a solução para um balão volumétrico de 1000 mL e complete o volume com água. Um mL desta solução equivale a 1 mg de carbonato de cálcio.

Solução tampão: dissolva 16,9 g de cloreto de amônio em 143 mL de hidróxido de amônio e dilua para 250 mL com água bidestilada e deionizada.

Solução indicadora: misture, em almofariz, 0,5 g de negro de ericromo T – sal sódico do ácido 1-(1-hidróxi-2-naftilazo)-5-nitro-2-naftol-4-sulfônico) - com 100g de cloreto de sódio. Conserve em frasco com rolha esmerilhada.

Referência Bibliográfica:INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. v 1: Métodos químicos e físicos para análise de alimentos, 3. ed. São Paulo: IMESP,1985. p. 307-308.