ppt - as invasões holandesas no brasil

5
AS INVASÕES HOLANDESAS NO BRASIL

Upload: josafaslima

Post on 19-Dec-2014

810 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: PPT - As Invasões holandesas no Brasil

AS INVASÕES HOLANDESAS NO BRASIL

Page 2: PPT - As Invasões holandesas no Brasil

OS DOMÍNIOS HOLANDESES NO BRASIL

Page 3: PPT - As Invasões holandesas no Brasil

INVASÕES HOLANDESAS

A primeira tentativa de invasão dos holandeses no Brasil deu-se em 1624. O local escolhido foi a Bahia em função de ser a sede do governo. Essa tentativa fracassou. Porém, em 1630, os holandeses realizaram a segunda investida de invasão. O local agora escolhido foi Pernambuco, uma vez que era a região produtora de açúcar no Brasil. Essa última tentativa foi vitoriosa em função da ajuda de Domingos Fernandes Calabar que passava informações para os holandeses quando dos ataques da população de Pernambuco contra as forças holandesas. O fim da luta armada em Pernambuco deu-se em 1637. Neste mesmo ano, a Companhia das Índias Ocidentais enviou para o Brasil o conde Maurício de Nassau, nomeando-o governador-geral do Brasil holandês. Em sua administração, Nassau procurou agilizar a produção de açúcar e pacificar a região e para tanto, tomou as seguintes medidas:. Reativou a produção de açúcar – concedeu empréstimos ao senhores de engenho de Pernambuco para o reaparelhamento das propriedades, a recuperação dos canaviais e a compra de escravos;. Concedeu tolerância religiosa à população – os holandeses eram calvinistas;. Realizou reformas urbanas – construiu pontes, estradas, casas, praças e construiu a cidade de Maurícia.. Estimulou a vida cultural – trouxe artistas, médicos, astrônomos, naturalistas, botânicos, arquitetos e pintores.

Page 4: PPT - As Invasões holandesas no Brasil

> Em função de desentendimentos com a Companhia das Índias Ocidentais, em 1644, Nassau deixou o cargo de governador-geral do Brasil Holandês. Em função disso, teve início um movimento para expulsar os holandeses do Brasil que contou com a ajuda e apoio de Portugal. Esse movimento recebeu o nome de Insurreição Pernambucana.

INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA – 1645/1654Diversos setores sociais da colônia, como senhores de engenho, grupos indígenas e africanos, uniram-se no sentido de expulsar os holandeses do Brasil. Depois de várias batalhas travadas, sendo que a última foi a Batalha dos Guararapes, os holandeses foram derrotados. Essa rendição somente se consolidou em 1669, quando foi assinado a Paz de Haia (os holandeses reconheciam o Nordeste de domínio português e em troca Portugal teve que pagar à Cia. Das Índias Ocidentais uma alta indenização em toneladas de ouro e ceder possessões na África).

CONSEQÜÊNCIAS E SIGNIFICADOS DA EXPULSÃO DOS HOLANDESES. Crise econômica para Portugal; . Crise do comércio açucareiro brasileiro (pois, os holandeses ao deixarem o Brasil, pegaram mudas de cana-de-açúcar e depois de aprenderem a técnica de cultivo, acabaram plantando-as nas Antilhas (ilhas da América Central). Esse açúcar produzido vai dominar o comércio mundial);. Falência dos senhores de engenho de Pernambuco;

Page 5: PPT - As Invasões holandesas no Brasil

. Dependência de Portugal aos produtos manufaturados da Inglaterra, em função da assinatura do Tratado de Methuen – 1703 (Tratado dos Panos e Vinhos. Por esse Tratado, Portugal comprometia-se a importar tecidos da Inglaterra e em troca, a Inglaterra importava vinhos de Portugal);. Guerra dos Mascates (1710) – envolveu os senhores de engenho falidos de Pernambuco (Olinda) e os ricos portugueses de Recife (denominados mascates). Os senhores de engenho falidos ao tomarem empréstimos junto aos ricos portugueses de Recife não conseguiram pagar; com isso surgiram hostilidades entre ambos. Até que os ricos comerciantes portugueses solicitaram ao rei de Portugal elevar Recife à categoria de vila, já que antes pertencia a Olinda. O rei atendeu ao pedido dos comerciantes. Esse fato serviu como estopim da guerra. Em 1711, o governo português interveio na região e reprimiu duramente os líderes dos senhores de engenho. Por fim, Recife tornou-se capital de Pernambuco e Olinda perdeu a condição de centro econômico e político.