p.p.r.a. · 2013. 5. 22. · ppra-rio claro-igce-2011-2012 1 ppra programa de prevenção de riscos...

40
PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 1 PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais UNESP CAMPUS DE RIO CLARO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS 29/03/2011 P.P.R.A. PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PORTARIA 3.214/78 – NR-09) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE RIO CLARO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS 2011-2012

Upload: others

Post on 31-Jan-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 1

    PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

    UNESP CAMPUS DE RIO CLARO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS 29/03/2011

    P.P.R.A. PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PORTARIA 3.214/78 – NR-09)

    UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO

    CAMPUS DE RIO CLARO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS

    2011-2012

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 2

    PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

    UNESP CAMPUS DE RIO CLARO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS 29/03/2011

    PROTOCOLO DE ENTREGA

    Recebemos uma cópia do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, da Unidade da UNESP – Campus de Rio Claro – INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS, vigência 2011/2012.

    Data: ______/________/________ ____________________________________________ Assinatura / Nome: ____________________________

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 3

    PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

    CAMPUS DE RIO CLARO - IGCE 29/03/2011

    PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - UNESP

    OBJETIVO O objetivo do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA é a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüentemente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham existir no ambiente de trabalho, conforme estabelecido pela NR-09.

    RISCOS AMBIENTAIS Para efeito do PPRA, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador, conforme a seguir:

    • Riscos físicos: As diversas formas de energia, tais como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes, bem como infra-som e ultra-som.

    • Riscos químicos: As substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeira, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

    • Riscos biológicos: As bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

    O PPRA não deve ser confundido com o Mapa de Risco (NR-05), sendo que o PPRA é um programa de higiene ocupacional e o Mapa de Risco é um estudo qualitativo realizado pelo próprio trabalhador, através da CIPA, portanto no PPRA não são considerados os riscos ergonômicos e riscos de acidentes.

    ANTECIPAÇÃO DE RISCOS A UNESP deve realizar a antecipação de riscos através da análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou modificação dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação. Para isso, as unidades da UNESP, através de sua Diretoria Administrativa, deve comunicar a equipe de segurança do trabalho para que irá realizar a Antecipação de Riscos das referidas situações.

    RECONHECIMENTO DE RISCOS O reconhecimento dos riscos será realizado através de inspeções a todos os Setores de trabalho das instalações da UNESP, segundo a Hierarquia Atualizada da unidade (Distribuição dos setores, cargos e funcionários da unidade), para isso, deve ser realizada visita ao local, entrevistas com os trabalhadores e caracterização da exposição dos trabalhadores, o que fica registrado no Formulário - Levantamento de Dados do PPRA. Durante o reconhecimento dos riscos deve conter quando aplicável:

    • A identificação do risco;

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 4

    • Determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    • A identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    • A identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    • A caracterização das atividades e do tipo de exposição (Análise Qualitativa);

    • A obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    • Os possíveis danos a saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    • Descrição das medidas de controle existentes.

    MEDIDAS DE CONTROLE (MEDIDAS PROPOSTAS) A unidade da UNESP deve adotar medidas de controle necessárias e suficientes para eliminação, minimização ou o controle dos riscos ambientais sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situações:

    • Identificação, na fase de antecipação de risco potencial a saúde;

    • Constatação, na fase de reconhecimento de risco evidente a saúde;

    • Resultados das avaliações quantitativas das exposições dos trabalhadores que excederem os valores limites previstos na NR-15 ou, na ausência destes, os valores limites de exposição ocupacional adotados pela ACGIH ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnicos-legais estabelecidos;

    • Quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde dos trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos.

    ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE AÇÃO Para implementação das ações necessárias para eliminar, minimizar e controlar os riscos ambientais é elaborado um Cronograma (Plano de Ações) onde serão listadas todas as medidas de controle e atividades (Ações) propostas. A Diretoria Administrativa da unidade da UNESP em conjunto com a equipe de Segurança do Trabalho, estabelece prioridades e metas para realização e conclusão das ações propostas no cronograma do PPRA. A responsabilidade pela efetiva realização e conclusão das ações é da Diretoria da unidade, através de sua estrutura administrativa e recursos próprios. Cabe a equipe de segurança orientar tecnicamente a implementação das referidas ações. Toda ação realizada pela unidade deve-se anexar ao documento base do PPRA as evidencias de sua efetiva conclusão. O PPRA deve ser reavaliado sempre que necessário ou pelo menos uma vez ao ano, durante "Reunião de Segurança", com a participação da Direção da Unidade

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 5

    e a Equipe de Segurança, quando será efetuada análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização de ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. Nesta reunião será elaborado "Relatório Gerencial" contendo as ações propostas, realizadas e concluídas, entre outros assuntos discutidos na reunião. Cópia do Relatório Gerencial deve ser encaminhado para Reitoria para consolidação das informações de todas as unidades da UNESP, a ser apresentado ao Reitor da UNESP.

    AVALIAÇÃO DOS RISCOS E DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES A avaliação quantitativa deve realizada sempre que necessária para:

    • Comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados;

    • Dimensionar a exposição dos trabalhadores;

    • Subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

    O planejamento da realização das avaliações quantitativas devem ser previstos no Cronograma do PPRA. Toda avaliação quantitativa realizada deve ser acompanhada do respectivo "Laudo de Avaliação" que deve ser anexado ao PPRA. O Laudo deve abordar os seguintes itens:

    • Introdução, incluindo objetivos do trabalho, justificativa e datas ou períodos em que foram desenvolvidas as avaliações;

    • Critério de avaliação adotado;

    • Instrumental utilizado;

    • Metodologia de avaliação;

    • Descrição das condições de exposição avaliadas;

    • Dados obtidos;

    • Interpretação dos resultados;

    • Indicação do Responsável Técnico pela Avaliação.

    IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS DE CONTROLE O estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deve obedecer a seguinte hierarquia:

    • Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais a saúde;

    • Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho;

    • Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

    A implantação de medidas de caráter coletivo deve ser acompanhada de

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 6

    treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam. Quando comprovado pelo empregador a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva, ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo a seguinte hierarquia:

    • Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;

    • Utilização de EPI - Equipamentos de Proteção Individual.

    Quanto à utilização de EPI deve: • Ser realizada seleção de EPI adequado tecnicamente o risco que o trabalhador

    está exposto e à atividade exercida, considerando-se a eficiência necessária para o controle da exposição ao risco e o conforto oferecido segundo a avaliação do trabalhador usuário.

    • Caracterizar em planilha contendo Nome do Trabalhador com a respectiva identificação dos EPIs utilizados para os riscos ambientais (Relação de EPI x Trabalhador);

    • Elaborar Programa de Treinamento dos trabalhadores quanto a correta utilização e orientação sobre as limitações de proteção dos EPI;

    • Estabelecer procedimento para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, conservação a manutenção e a reposição do EPI; - Registrar através de recibo a entrega do EPI;

    • Realização inspeções periódicas para garantia de utilização de EPI por parte do trabalhador.

    REGISTRO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS Deve ser mantido pelas Unidades da UNESP um registro de todas as informações pertinentes ao PPRA, de forma a constituir um historio técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. O PPRA e documentos a ele relacionados devem ser arquivados por no mínimo 30 (Trinta) anos pela unidade da UNESP. O registro de dados deve estar sempre disponível aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para as autoridades competentes. O PPRA deve ser apresentado a CIPA, devendo ser registrado em Ata de Reunião.

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 7

    PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

    CAMPUS DE RIO CLARO - IGCE 29/03/2011

    Identificação Empresa CAMPUS DE RIO CLARO - IGCE Endereço AVENIDA VINTE E QUATRO - A, 1515 ,

    Complemento

    CNPJ 48031918001015

    Cep 13506900

    Cidade RIO CLARO

    Bairro BELA VISTA

    UF SP

    CNAE

    Grau de Risco

    Descrição CNAE

    Unidade: CAMPUS DE RIO CLARO - IGCE

    Setor: CAMPUS DE RIO CLARO-IGCE

    Prédio administrativo. Salas da diretoria e Vice Diretoria.Primeiro Andar, final do corredor. Possui sala Ampla dividida por divisórias entre recepção e sala da diretoria e vice.Ventilação natural. Janelas basculantes. piso cerâmico e forro de Isopor.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM II RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST ADMINIST III Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST OPER I Masc.: 0 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 2

    Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST OPER I

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Habitual

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos químicos podem causar irritação na pele, mucosas e olhos além de queimadura e perda de visão em casos severos. Queimadura na pele e irritação nas vias aéreas.

    Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual no prédio da Unispetro durante atividades de limpeza utilizando produtos químicos:Água Sanitária, desinfetantes, limpador multiuso.

    Fundamentação Legal NR 15 Decreto n° 3048 de 6/05/99.

    Observações/Metodologia Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

    Agente Biológico Grupo Biológico

    Frequência Habitual

    Classificação do Efeito Moderado

    Efeito Contágio ou infecção.

    Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo. Manter vacinação em dia.

    Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. -Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. -Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual no prédio da Unispetro durante atividades de

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 8

    limpeza dos banheiros. Exposição a vírus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

    Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14

    Observações/Metodologia Apesar da habitualidade no desenvolvimento da atividade a mesma não esta descrita no anexo 14 da NR 15.

    Nº de Funcionários

    Cargo: SECRETARIO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 1 Total: 2

    Executar atividade relativa à anotação, redação, digitação, datilografia, organização de documentos e outras tarefas administrativas para assegurar e agilizar o fluxo dos trabalhos da área de atuação.

    Setor: CENTRO DE ANAL E PLAN AMBIEN

    Prédio independente localizado próximo a portaria 02. Dividido por várias salas: laboratórios computacionais, recepção, salas de pesquisa e salas de docente e copa. Piso cerâmico. Ventilação natural e artificial.Possui laboratório externo ao prédio para recebimento/coleta de dados metereológicos.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ANALISTA INFORM I Masc.: 1 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 2

    Nº de Funcionários

    Cargo: ANALISTA INFORM II Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Assessorar, no âmbito administrativo o superior imediato e a área de atuação, emitindo informações, analisando dados, recepcionando pessoas, controlando e analisando processos, máquinas e equipamentos, com vistas a assegurar o eficiente funcionamento da á

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST DE INFORM I Masc.: 1 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 2

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST DE INFORM II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Setor: CENTRO DE CONVIVENCIA INFANTIL

    Prédio próprio, localizado do lado externo da unidade. Possui: Cozinha, sala de freezer e lavanderia Os ambientes foram construídos em alvenaria, piso frio e azulejo e área externa em cimento queimado. Possui áreas externas cobertas em algum pontos ao redor da edificação.Ventilação natural através de janelas de blindex em todos os cômodos. Também possui salas para convívio e repouso das crianças (piso em paviflex). O CCI é cercado por alambrado e cercas próximo ao Horto florestal.

    Nº de Funcionários

    Cargo: AG DESENV INFANTIL Masc.: 0 Fem.: 4 Menor: 0 Total: 4

    Especificação dos Riscos - Cargo: AG DESENV INFANTIL

    Agente Biológico Grupo Biológico

    Frequência Habitual

    Classificação do Efeito Leve

    Efeito Contagio de viroses relacionadas ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

    Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos -Especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

    Medidas Existentes Uso de uniformes, luvas de procedimento.

    Analise Qualitativa Contato com fezes e secreções corpóreas (vômitos/salivas/catarros) no trato com as crianças na troca de fraldas, limpeza, banho e na limpeza dos mesmos após o uso do sanitário. Há a exposição a vírus, fungos e bactérias pelo contato direto com as crianças, sobretudo pela

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 9

    grande concentração e em especial em épocas de grande intensidade de doenças (gripes e viroses).

    Observações/Metodologia NR 15 Anexo 14 Decreto n° 3048 de 6/05/99.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST OPER I Masc.: 0 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 2

    Funcionário CELIA ROSANA P PETINI DIAS

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Habitual

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos quimicos podem causar irritação na pele. mucosas e olhos além de queimadura e perda de visão em casos severos. Queimadura na pele e irritação nas vias aéreas.

    Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual no prédio da CCI durante atividades de limpeza utilizando produtos químicos:Água Sanitária, desinfetantes, limpador multiuso e hipoclorito de sódio.

    Fundamentação Legal NR 15 Decreto n° 3048 de 6/05/99.

    Funcionário CELIA ROSANA P PETINI DIAS

    Agente Biológico Grupo Biológico

    Frequência Habitual

    Classificação do Efeito Moderado

    Efeito Contágio ou infecção.

    Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo. Manter vacinação em dia.

    Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. -Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. -Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual no prédio do CCI durante atividades de limpeza dos banheiros. Exposição a vírus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

    Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14 Decreto n° 3048 de 6/05/99.

    Nº de Funcionários

    Cargo: COZINHEIRO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Executar tarefas de preparo e cocção de alimentos, sob a supervisão de nutricionista.

    Nº de Funcionários

    Cargo: SUPERVISOR DE CCI Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 10

    Setor: DEP DE ESTAT MAT APL COMPUTAC

    Prédio independente dividido por Blocos: Bloco I: Construído em alvenaria, Piso em cimento queimado, ventilação natural e artificial em algumas salas. Bloco ll e lll: Possui sala de professores, salas de aulas e laboratório didático.Construído em alvenaria, Piso em cimento queimado, ventilação natural e artificial em algumas salas . Secretaria, Pátio coberto e LESTIC.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD IV Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 3 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 3

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ASSISTENTE Masc.: 2 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 2

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 11 Fem.: 7 Menor: 0 Total: 18

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF SUBST P DETERM Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF TITULAR Masc.: 2 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 2

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 11

    Setor: DEP DE FISICA

    Prédio Novo. Próximo a Seção de Manutenção. Construído em Alvenaria, piso cerâmico. Térreo e primeiro andar. Janelas basculantes em toda a extensão do prédio. Departamento dividido em salas por divisórias: Salas de professores, secretária e copa e os seguintes laboratórios: Laboratório de química: Térreo. Ventilação natural. Possui saída de emergência porém, esta obstruída.Possui 02 capelas. Oficina: Térreo no final do corredor.Piso com pintura epox especial e corredores de circulação demarcados. Laboratório de Estrutura de materiais e Novos Matérias: Dividido por diversas salas no térreo. Possui sala para armazenamento de produtos químicos. Laboratório de Vidros: Final do corredor no Térreo. Piso cerâmico e bancadas.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Assessorar, no âmbito administrativo o superior imediato e a área de atuação, emitindo informações, analisando dados, recepcionando pessoas, controlando e analisando processos, máquinas e equipamentos, com vistas a assegurar o eficiente funcionamento da á

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 2 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 2 Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST SUP ACAD II

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Tempo de Exposição 02:00

    Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

    Medidas Propostas -Realizar análise quantitativa; - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Havia luvas e mascaras porém não há registro e controle de utilização.

    Analise Qualitativa -Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades de desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas nos diversos laboratórios do departamento. Multiexposição a reagentes químicos orgânicos e inorgânicos como: Acido Acético, Etanol, tetraedro de carbono, álcool Isopropilico, Álcool Etílico, dentre outros.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13 Decreto n° 3.048 de 6/05/99.

    Observações/Metodologia Análise Qualitativa - entrevista com funcionário e visita ao local de trabalho. Apesar de algum produtos possuírem limites de tolerância estabelecidos, a inspeção em local de trabalho evidência que as atividades são ocasionais.

    Funcionário CLAUDIO LUIZ SILVA BOCAIUVA

    Agente Ruído Grupo Físico

    Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Efeito Perda ou diminuição temporária ou permanente da audição.

    Medidas Propostas -Elaborar planilha EPI X Cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. -Exigir e controlar a utilização de EPI"s através de inspeções formais. -Realizar treinamento aos funcionários sobre EPI's.

    Medidas Existentes Uso de Protetor Auricular Atena - CA 269 não controlado.

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco de ruído de modo ocasional durante atividades na oficina utilizando furadeira, furadeira de bancada, lixa de mesa, esmeril e serra circular.

    Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 1 Decreto n° 3048 de 6/05/99

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 12

    Observações/Metodologia Insalubridade: Não caracterizado como atividade Insalubre. Periculosidade: Não caracterizado como atividade especial. Informar na GFIP "00"

    Funcionário CLAUDIO LUIZ SILVA BOCAIUVA

    Agente Fumos de Solda Grupo Químico

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Efeito Intoxicação, Asfixia. As vias de ingresso de substâncias químicas dessa natureza no organismo são em sua grande maioria pelas vias aéreas (inalação) que causam geralmente intoxicação e asfixia. Mas há também a ocorrência comprovada pela absorção cutânea. Provocam enfermidades respiratórias, câncer, irritações, febres, cefaléias, náuseas, dores abdominais, problemas renais e agressão ao sistema nervoso central-SNC.

    Medidas Propostas -Providenciar local externo e bem ventilado para atividades de solda. -Levantamento de EPI X Planilha X Função

    Medidas Existentes Uso de mascara de forma não efetiva

    Analise Qualitativa Fica exposto ao risco de fumos de solda de modo ocasional na oficina do departamento de física durante atividade de reparos e confecção de peças utilizando solda elétrica, mig, tig e Acetileno para realização do trabalho.

    Fundamentação Legal NR 15 - anexo 11,12,13

    Observações/Metodologia Analise Qualitativa

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD IV Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1 Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST SUP ACAD IV

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Tempo de Exposição 02:00

    Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

    Medidas Propostas -Realizar análise quantitativa; - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Havia luvas e mascaras porém não há registro e controle de utilização.

    Analise Qualitativa -Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades de desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas nos diversos laboratórios do departamento. Multiexposição a reagentes químicos orgânicos e inorgânicos como: Acido Acético, Etanol, tetraedro de carbono, álcool Isopropilico, Álcool Etílico, dentre outros.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13 Decreto n° 3.048 de 6/05/99.

    Observações/Metodologia Análise Qualitativa - entrevista com funcionário e visita ao local de trabalho. Apesar de algum produtos possuírem limites de tolerância estabelecidos, a inspeção em local de trabalho evidência que as atividades são ocasionais.

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 5 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 6

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Funcionário DARIO ANTONIO DONATTI

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 13

    Tempo de Exposição 02:00

    Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

    Medidas Propostas -Realizar análise quantitativa; - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Havia luvas e mascaras porém não há registro e controle de utilização.

    Analise Qualitativa -Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades de desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas no laboratório de Novos matérias. Multiexposição a reagentes químicos orgânicos e inorgânicos como: Acido Acético, Etanol, tetraedro de carbono, álcool Isopropilico, Álcool Etílico

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13 Decreto n° 3.048 de 6/05/99.

    Observações/Metodologia Análise Qualitativa - entrevista com funcionário e visita ao local de trabalho. Apesar de alguns produtos possuírem limites de tolerância estabelecidos, a inspeção em local de trabalho evidência que as atividades são ocasionais.

    Funcionário DIMAS ROBERTO VOLLET

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Tempo de Exposição 02:00

    Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

    Medidas Propostas -Realizar análise quantitativa; - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Havia luvas e mascaras porém não há registro e controle de utilização.

    Analise Qualitativa -Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades de desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas no laboratório de Novos materias. Multiexposição a reagentes químicos orgânicos e inorgânicos como: Acido Acético, Etanol, tetraedro de carbono, álcool Isopropilico, Álcool Etílico

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13 Decreto n° 3.048 de 6/05/99.

    Observações/Metodologia Análise Qualitativa - entrevista com funcionário e visita ao local de trabalho. Apesar de alguns produtos possuírem limites de tolerância estabelecidos, a inspeção em local de trabalho evidência que as atividades são ocasionais.

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 10 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 12

    Funcionário ERVINO CARLOS ZIEMATH

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Tempo de Exposição 02:00

    Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

    Medidas Propostas -Realizar análise quantitativa; - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Havia luvas e mascaras, porém não há registro e controle de utilização.

    Analise Qualitativa -Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades de desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas no laboratório de Vidros. Multiexposição a reagentes químicos orgânicos e inorgânicos como: Tetrahetil e Orthosilicato dentre outros orgânicos e inorgânicos.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 14

    Decreto n° 3.048 de 6/05/99.

    Observações/Metodologia Análise Qualitativa - entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho. Apesar de alguns produtos possuírem limites de tolerância estabelecidos, a inspeção em local de trabalho evidência que as atividades são ocasionais.

    Funcionário DANTE LUIS CHINAGLIA

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Tempo de Exposição 02:00

    Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

    Medidas Propostas -Realizar análise quantitativa; - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Havia luvas e mascaras porém não há registro e controle de utilização.

    Analise Qualitativa -Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades de desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas no laboratório de polímeros. Multiexposição a reagentes químicos orgânicos e inorgânicos como: Hidróxido de Amônia, Xilol, Metil Etil Cetona, formamida, Alcool Isopropilico.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13 Decreto n° 3.048 de 6/05/99.

    Observações/Metodologia Análise Qualitativa - entrevista com funcionário e visita ao local de trabalho. Apesar de algum produtos possuírem limites de tolerância estabelecidos, a inspeção em local de trabalho evidência que as atividades são ocasionais.

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF SUBSTITUTO-DET Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Setor: DEP DE GEOGRAFIA

    Prédio Novo/ próximo a ao prédio administrativo. Construção em Alvenaria, estrutura armada. Dividido em salas por divisórias. Ocupa o primeiro andar (térreo) do prédio. Iluminação Natural e artificial (lâmpadas florescentes). Possui cortinas em todas as salas. Utilizam ventiladores na maioria das salas.Piso cerâmico. Possui copa e anfiteatro (próximo a entrada principal).

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Assessorar, no âmbito administrativo o superior imediato e a área de atuação, emitindo informações, analisando dados, recepcionando pessoas, controlando e analisando processos, máquinas e equipamentos, com vistas a assegurar o eficiente funcionamento da á

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD III Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD IV Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: DESENHISTA I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 7 Fem.: 4 Menor: 0 Total: 11

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 15

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 3 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 5

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF TITULAR Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Setor: DEP DE GEOLOGIA APLICADA

    Prédio construído em Alvenaria, piso cerâmico, térreo e primeiro andar. Possui sala de docentes e diversos laboratórios: Laboratório de Geotecnia: SAla ampla, localizado no Bloco didático G1. Iluminação natural e Artificial. Piso Cerâmico. Bancadas em Granito, pia, capela e estantes em alvenaria para armazenar utensílios e vidraria. Laboratório de Informática: Sala próxima a secretaria no 1° Andar. Possui diversos computadores. piso cerâmico. Ventilação Natural e Artificial. Laboratório de Paleontologia: Antigo Anfiteatro. Localizado próximo a entrada principal do prédio no térreo. Laboratório de Geofísica: Análise de Solos. Localizado no térreo do departamento. Laboratório de Sedimentologia: Localizado em sala externa ao departamento. Construído em alvenaria, piso cerâmico. Ventilação natural e Artificial. Possui balcão, parede azulejada, capela balanças e outros equipamentos.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Funcionário CLAUDIO RIBEIRO DA SILVA

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Intermitente

    Tempo de Exposição 04:00

    Efeito Produtos químicos podem dar causas a lesões menores como irritação na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias e no sistema digestivo como podem ter conseqüências maiores como produtos cancerígenos e outros que podem levar ao envenenamento e à morte.

    Medidas Propostas -Verificar possibilidade de manutenção na capela, que não esta em funcionamento; -Organizar o ambiente; - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Utiliza luva, mascara para vapores orgânicos, (avental e jaleco). Não há evidência de controle.

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Intermitente no laboratório de Sedimentologia do departamento. As atividades são realizadas entre março e Novembro durante 4 horas. É feito a separação de componentes das pedras e solo. Para realizar a separação destes, utiliza produtos químicos: Acído Clorídrico e Acido Acético.

    Fundamentação Legal NR 15-Anexo 11,12 e 13 Decreto n° 3.048 de 6/05/99

    Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionário e visita ao local de trabalho. Apesar de alguns produtos possuírem limites de tolerância estabelecidos, a inspeção em local de trabalho evidência que as atividades são intermitentes/ocasionais.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 1 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 3

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 16

    Funcionário ALAN DE OLIVEIRA

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Intermitente

    Tempo de Exposição 04:00

    Efeito Produtos químicos podem dar causas a lesões menores como irritação na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias e no sistema digestivo como podem ter conseqüências maiores como produtos cancerígenos e outros que podem levar ao envenenamento e à morte.

    Medidas Propostas -Verificar possibilidade de manutenção na capela, que não esta em funcionamento; -Organizar o ambiente; - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Utiliza luva, mascara para vapores orgânicos, (avental e jaleco). Não há evidência de controle.

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Intermitente no laboratório de Geotecnia do departamento. As atividades são realizadas entre março e Novembro durante 3 vezes por semana. É feito a separação de componentes das pedras e solo para posterior caracterização e identificação do solo.Para realizar a separação destes, utiliza produtos químicos: Acído Clorídrico e Acido Acético, acetona e Hexametafosfato de Sódio. Prepara solução e acompanha as aulas práticas. A aplicação da solução preparada e feita em contato direto das mãos com os componentes.

    Fundamentação Legal NR 15-Anexo 11,12 e 13 Decreto n° 3.048 de 6/05/99

    Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionário e visita ao local de trabalho. Apesar de alguns produtos possuírem limites de tolerância estabelecidos, a inspeção em local de trabalho evidência que as atividades são intermitentes/ocasionais.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD III Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: DESENHISTA I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 11 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 12

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 5 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 7

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF TITULAR Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 17

    Setor: DEP DE MATEMATICA

    Prédio próximo a entrada principal, rua 24A. Construído em Alvenaria, Piso Cerâmico, ventilação natural e artificial, corredores cobertos e amplos. Dividido em secretaria, sala de professores, copa, laboratórios didáticos e anfiteatro e sala de computadores.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST ADMINIST III Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD IV Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 3 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 4

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 6 Fem.: 9 Menor: 0 Total: 15

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF SUBSTITUTO-DET Masc.: 3 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 4

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF TITULAR Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Setor: DEP DE PETROL E METALOGENIA

    Situado no Térreo do prédio do departamento de Geologia Aplicada.Possui laboratórios: laboratório de Isótopos, LABIDRO, Laboratório de Zircão e rochas Ornamentais, laboratório de Laminação, LABOGEO, Espectrometria de Florescência de Raio X, Espectrometria de Difração de RX,Absorção Atômica. Espectrometria de emissão de plasma indutivamente acoplado, Laboratório de Micro-tectônica e Museo.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 3 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 3 Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST SUP ACAD II

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

    Medidas Propostas -Avaliar a quantidade/concentração poeira livre no ambiente do laboratório de serras e corte(Zircão).

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 18

    - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Uso de Mascara e protetor auricular ( uso coletivo)

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Ocasional durante atividades de corte de rochas utilizando serras, lixas ficando exposto a poeira emitida durante realização destes processos. Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante a preparação de soluções químicas para pesquisas e utilização em aulas praticas utilizando : Colas, Xilol. Bromoformio, metaborato, tetraborato e bromoformio-Multiexposição a agentes químicos.

    Fundamentação Legal NR-15 Anexo 11,12,13 Decreto n° 3.048 de 06/05/99

    Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho. Multiexposição e tempos variados em contato/manuseio aos produtos químicos.Não conclusivo

    Funcionário LAERTE APARECIDO MARTINS

    Agente Ruído Grupo Físico

    Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Intermitente

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito -Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e Anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

    Orientação -Realizar treinamento especifico para operação de máquinas de corte.

    Medidas Propostas -Realizar dosimetria no local onde ficam as máquinas(laboratórios de laminação, preparação, zircão e rochas ornamentais). -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

    Analise Qualitativa Fica exposto a ruído de modo Intermitente no laboratório de laminação, preparação, Zircão e Rochas ornamentais durante a preparação de amostras utilizando máquinas que emitem ruído intenso: serra corte, britadeira, torno, prensa.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 1 Decreto n° 3.048 de 06/05/1999

    Funcionário ADILSON JOSE ROSSINI

    Agente Ruído Grupo Físico

    Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Intermitente

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito -Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

    Orientação -Realizar treinamento especifico para operação de máquinas de corte.

    Medidas Propostas -Realizar dosimetria no local onde ficam as máquinas(laboratórios de laminação, preparação, zircão e rochas ornamentais). -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

    Analise Qualitativa Fica exposto a ruído de modo Intermitente no laboratório de laminação, preparação, Zircão e Rochas ornamentais durante a preparação de amostras utilizando máquinas que emitem ruído intenso: serra corte, britadeira, torno, prensa.

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 19

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 1 Decreto n° 3.048 de 06/05/1999

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD IV Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1 Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST SUP ACAD IV

    Agente Ruído Grupo Físico

    Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Intermitente

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito -Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

    Orientação -Realizar treinamento especifico para operação de máquinas de corte.

    Medidas Propostas -Realizar dosimetria no local onde ficam as máquinas(laboratórios de laminação, preparação, zircão e rochas ornamentais). -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

    Analise Qualitativa Fica exposto a ruído de modo Intermitente no laboratório de laminação, preparação, Zircão e Rochas ornamentais durante a preparação de amostras utilizando máquinas que emitem ruído intenso: serra corte, britadeira, torno, prensa.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 1 Decreto n° 3.048 de 06/05/1999

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Intermitente

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

    Medidas Propostas -Avaliar a quantidade/concentração poeira livre no ambiente do laboratório de serras e corte (Zircão). - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Uso de Mascara e protetor auricular ( uso coletivo)

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Intermitente durante atividades de corte de rochas utilizando serras, lixas ficando exposto a poeira emitida durante realização destes processos. Fica exposto a risco químico de modo Intermitente durante a preparação de soluções químicas para pesquisas e utilização em aulas praticas utilizando : Colas, Xilol. Bromoformio, metaborato, tetraborato e bromoformio-Multiexposição a agentes químicos.

    Fundamentação Legal NR-15 Anexo 11,12,13 Decreto n° 3.048 de 06/05/99

    Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho. Multiexposição e tempos variados em contato/manuseio aos produtos quimicos.Não conclusivo

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 8 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 8

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 20

    Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ADJUNTO

    Agente Ruído Grupo Físico

    Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Efeito -Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a Compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

    Orientação -Realizar treinamento especifico para operação de máquinas de corte.

    Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

    Analise Qualitativa Fica exposto a ruído de modo ocasional no laboratório de laminação, preparação, Zircão e Rochas ornamentais durante a preparação de amostras utilizando máquinas que emitem ruído intenso: serra corte, britadeira, torno, prensa.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 1 Decreto n° 3.048 de 06/05/1999

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Intermitente

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

    Medidas Propostas -Avaliar a quantidade/concentração poeira livre no ambiente do laboratório de serras e corte(Zircão). - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Uso de Mascara e protetor auricular ( uso coletivo)

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Intermitente durante atividades de corte de rochas utilizando serras, lixas ficando exposto a poeira emitida durante realização destes processos. Fica exposto a risco químico de modo Intermitente durante a preparação de soluções químicas para pesquisas e utilização em aulas praticas utilizando : Colas, Xilol. Bromoformio, metaborato, tetraborato e bromoformio-Multiexposição a agentes quimicos.

    Fundamentação Legal NR-15 Anexo 11,12,13 Decreto n° 3.048 de 06/05/99

    Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho. Multiexposição e tempos variados em contato/manuseio aos produtos químicos.Não conclusivo

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 5 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 7 Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ASSISTENTE DR

    Agente Ruído Grupo Físico

    Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Efeito -Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 21

    compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

    Orientação -Realizar treinamento especifico para operação de máquinas de corte.

    Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

    Analise Qualitativa Fica exposto a ruído de modo ocasional no laboratório de laminação, preparação, Zircão e Rochas ornamentais durante a preparação de amostras utilizando máquinas que emitem ruído intenso: serra corte, britadeira, torno, prensa.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 1 Decreto n° 3.048 de 06/05/1999

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

    Medidas Propostas -Avaliar a quantidade/concentração poeira livre no ambiente do laboratóri de serras e corte(Zircão). - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Uso de Mascara e protetor auricular ( uso coletivo)

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Ocasional durante atividades de corte de rochas utilizando serras, lixas ficando exposto a poeira emitida durante realização destes processos. Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante a preparação de solução química para pesquisas e utilização em aulas pratica utilizando: Colas, Xilol. Bromoformio, metaborato, tetraborato e bromoformio-Multiexposição a agentes químicos.

    Fundamentação Legal NR-15 Anexo 11,12,13 Decreto n° 3.048 de 06/05/99

    Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho. Multiexposição e tempos variados em contato/manuseio aos produtos quimicos.Não conclusivo

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF SUBSTITUTO-DET Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1 Especificação dos Riscos - Cargo: PROF SUBSTITUTO-DET

    Agente Ruído Grupo Físico

    Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Efeito -Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a Compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

    Orientação -Realizar treinamento especifico para operação de máquinas de corte.

    Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

    Analise Qualitativa Fica exposto a ruído de modo ocasional no laboratório de laminação, preparação, Zircão e Rochas ornamentais durante a preparação de amostras utilizando máquinas que emitem ruído intenso: serra corte, britadeira, torno, prensa.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 1 Decreto n° 3.048 de 06/05/1999

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 22

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

    Medidas Propostas -Avaliar a quantidade/concentração poeira livre no ambiente do laboratóri de serras e corte (Zircão). - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Uso de Mascara e protetor auricular ( uso coletivo)

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Ocasional durante atividades de corte de rochas utilizando serras, lixas ficando exposto a poeira emitida durante realização destes processos. Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante a preparação de soluções químicas para pesquisas e utilização em aulas praticas utilizando : Colas, Xilol. Bromoformio, metaborato, tetraborato e bromoformio-Multiexposição a agentes químicos.

    Fundamentação Legal NR-15 Anexo 11,12,13 Decreto n° 3.048 de 06/05/99

    Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho. Multiexposição e tempos variados em contato/manuseio aos produtos químicos.Não conclusivo

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF TITULAR Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Especificação dos Riscos - Cargo: PROF TITULAR

    Agente Ruído Grupo Físico

    Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Efeito -Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a Compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

    Orientação -Realizar treinamento especifico para operação de máquinas de corte.

    Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

    Analise Qualitativa Fica exposto a ruído de modo ocasional no laboratório de laminação, preparação, Zircão e Rochas ornamentais durante a preparação de amostras utilizando máquinas que emitem ruído intenso: serra corte, britadeira, torno, prensa.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 1 Decreto n° 3.048 de 06/05/1999

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

    Medidas Propostas -Avaliar a quantidade/concentração poeira livre no ambiente do laboratóri de serras e corte(Zircão).

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 23

    - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Uso de Mascara e protetor auricular ( uso coletivo)

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Ocasional durante atividades de corte de rochas utilizando serras, lixas ficando exposto a poeira emitida durante realização destes processos. Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante a preparação de soluções químicas para pesquisas e utilização em aulas praticas utilizando : Colas, Xilol. Bromoformio, metaborato, tetraborato e bromoformio-Multiexposição a agentes químicos.

    Fundamentação Legal NR-15 Anexo 11,12,13 Decreto n° 3.048 de 06/05/99

    Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho. Multiexposição e tempos variados em contato/manuseio aos produtos químicos.Não conclusivo

    Nº de Funcionários

    Cargo: QUIMICO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Realizam ensaios, análises químicas e físico-químicas, selecionando metodologias, materiais, reagentes de análise e critérios de amostragem, homogeneizando, dimensionando e solubilizando amostras. Produzem substâncias, desenvolvem metodologias analíticas, interpretam dados químicos, monitoram impacto ambiental de substâncias, supervisionam procedimentos químicos, coordenam atividades químicas laboratoriais e industriais.

    Especificação dos Riscos - Cargo: QUIMICO

    Agente Ruído Grupo Físico

    Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Intermitente

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito -Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

    Orientação -Realizar treinamento especifico para operação de máquinas de corte.

    Medidas Propostas -Realizar dosimetria no local onde ficam as máquinas(laboratórios de laminação, preparação, zircão e rochas ornamentais). -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

    Analise Qualitativa Fica exposto a ruído de modo Intermitente no laboratório de laminação, preparação, Zircão e Rochas ornamentais durante a preparação de amostras utilizando máquinas que emitem ruídos intensos: serra corte, britadeira, torno, prensa.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 1 Decreto n° 3.048 de 06/05/1999

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Intermitente

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

    Medidas Propostas -Avaliar a quantidade/concentração poeira livre no ambiente do laboratóri de serras e corte(Zircão). - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Uso de Mascara e protetor auricular ( uso coletivo)

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Intermitente durante atividades de corte de rochas

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 24

    utilizando serras, lixas ficando exposto a poeira emitida durante realização destes processos. Fica exposto a risco químico de modo Intermitente durante a preparação de soluções químicas para pesquisas e utilização em aulas praticas utilizando : Colas, Xilol. Bromoformio, metaborato, tetraborato e bromoformio-Multiexposição a agentes químicos.

    Fundamentação Legal NR-15 Anexo 11,12,13 Decreto n° 3.048 de 06/05/99

    Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho. Multiexposição e tempos variados em contato/manuseio aos produtos químicos.Não conclusivo

    Setor: DEP DE PLANEJ TERR E GEOPROCES

    Prédio Novo, próximo ao prédio administrativo.1° Andar. Construído em Alvenaria/estrutura metálica.Piso cerâmico. Ventilação Natural e artificial. Janelas basculantes em toda extensão do prédio. Dividido em salas (professores) por divisórias e laboratório de solos (LAFS).

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Assessorar, no âmbito administrativo o superior imediato e a área de atuação, emitindo informações, analisando dados, recepcionando pessoas, controlando e analisando processos, máquinas e equipamentos, com vistas a assegurar o eficiente funcionamento da á

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST SUP ACAD III Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1 Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST SUP ACAD III

    Agente Ruído Grupo Físico

    Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

    Meio de Propagação Ar

    Frequência Ocasional

    Classificação do Efeito Moderado

    Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

    Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

    Analise Qualitativa Fica exposto arisco químico de modo ocasional durante procedimento de desbaste nas rochas utilizando serra circular e máquinas de polir para preparação de amostras.

    Fundamentação Legal NR 15-Anexo 1 Decreto 3.048 de 06/05/1999.

    Funcionário SUELY TEODORO DE SOUZA MARTINS

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Intermitente

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias Aéreas.

    Medidas Propostas -Realizar medição de poeira livre na sala de peneiras. -Realizar análise quantitativa dos agentes químicos listados no cronograma. - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Utilização de mascara respiratória para agentes químicos.

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo intermitente nos laboratórios do departamento .Prepara

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 25

    aulas e material para desenvolvimento de pesquisas de solos. Multiexposição a agentes químicos diversos como: solventes, acetonas,ácidos em geral. Também fica exposto de modo Intermitente a poeira durante o processo de peneirar o material de solo na sala de peneiras.

    Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,12,13 Decreto 3.048 de 06/05/1999

    Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Entrevista com funcionário e visita ao local de trabalho. Apesar de alguns produtos possuírem limites de tolerância estabelecidos, a inspeção em local de trabalho evidência que as atividades são intermitentes.

    Nº de Funcionários

    Cargo: DESENHISTA I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 2 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 2

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 4 Fem.: 7 Menor: 0 Total: 11

    Nº de Funcionários

    Cargo: PROF TITULAR Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

    Setor: DIRETORIA DE SERV DE ATIV AUX

    Possui sala administrativa no Prédio Administrativo (térreo). Piso cerâmico.Ventilação natural através de vitrôs basculantes.

    Nº de Funcionários

    Cargo: DIR DE SERVICO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Dirigir as atividades sob sua responsabilidade, planejando, organizando acompanhando, supervisionando e analisando as mesmas para assegurar os resultados fixados e assistir à administração da Unidade.

    Nº de Funcionários

    Cargo: JARDINEIRO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Cultivar plantas, formar e conservar parques, jardins, pomares, hortos florestais, vasos ornamentais, etc., preparando e adubando a terra.

    Setor: DIVISAO TECNICA ACADEMICA

    Prédio administrativo. Possui sala dividida por divisórias no 1° andar, próximo a diretoria administrativa. Ventilação natural. janelas basculantes. piso cerâmico e forro de Isopor.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: DIR TEC DE DIVISAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Dirigir as atividades sob sua responsabilidade, planejando, organizando acompanhando, supervisionando e analisando as mesmas para assegurar os resultados fixados e assistir à administração da Unidade.

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 26

    Setor: DIVISAO TECNICA ADMINISTRATIVA

    Prédio administrativo. Possui sala dividida por divisórias no 1° andar, próximo a diretoria . Ventilação natural. janelas basculantes. piso cerâmico e forro de Isopor.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ANALISTA TECNICO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Desempenhar atividades técnicas, elaborando e propondo programas de trabalho, desenvolvendo atividades de planejamento, orientação, acompanhamento e controle.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: DIR TEC DE DIVISAO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Dirigir as atividades sob sua responsabilidade, planejando, organizando acompanhando, supervisionando e analisando as mesmas para assegurar os resultados fixados e assistir à administração da Unidade.

    Setor: SC DE APOIO AO ENS PESQ E EXT

    Prédio administrativo. Possui sala dividida por divisórias no 1° andar, próximo ao RH. Ventilação natural. janelas basculantes. piso cerâmico e forro de Isopor.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST ADMINIST III Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST TEC ADM I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: DESENHISTA I Masc.: 1 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 2

    Nº de Funcionários

    Cargo: SUPERVISOR DE SECAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

    Setor: SC DE ATIV AUXILIARES

    Atuam em todo campus. Geralmente cada departamento possui um local para quarda e armazenamento de material de limpeza/ máquinas e equipamentos. Porém, há um Deposito de Material de limpeza Central localizado ao lado no prédio da Seção de Manutenção onde é realizado a diluição e posterior distribuição do material as Seções e departamentos.Possui sala de supervisão. Construção em alvenaria. Ventilação natural através de vitrô. pé direito aproximadamente 3 metros.

    Nº de Funcionários

    Cargo: AG DE TEL E RECEPCAO Masc.: 0 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 2

    Efetuar serviços de ligação e transmissão telefônicas, assegurando a eficiente operacionalização do sistema.Executar serviços de recepção, identificação e atendimento ao público, bem como recebimento e entrega de documentos.

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

    Nº de Funcionários

    Cargo: ASSIST OPER I Masc.: 4 Fem.: 27 Menor: 0 Total: 31 Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST OPER I

    Agente Químico Grupo Químico

    Frequência Habitual

    Classificação do Efeito Sério

    Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias

  • PPRA-RIO CLARO-IGCE-2011-2012 27

    aéreas.

    Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

    Medidas Existentes Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual utilizando os seguintes produtos para realizar a limpeza diária dos diversos setores da edificação do campus, além dos sanitários.: Hipoclorito de sódio (água sanitária), limpa carpete, cloro líquido, desinfetantes, limpador multiuso e álcool líquido, base seladora, impermeabilizante e removedores.

    Fundamentação Legal NR 15 Decreto n° 3048 de 6/05/99.

    Agente Biológico Grupo Biológico

    Frequência Habitual

    Classificação do Efeito Moderado

    Efeito Contágio ou infecção.

    Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo. Manter vacinação em dia.

    Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. -Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. -Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

    Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual nos diversos departamentos e predios da unidade, durante atividades de limpeza dos banheiros. Exposição a virus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

    Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14

    Observações/Metodologia Apesar da habitualidade no desenvolvimento da atividade a mesma n