ppra rio claro ib 2011 2012

65
PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais UNESP CAMPUS DE RIO CLARO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS 05/05/2011 P.P.R.A. PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PORTARIA 3.214/78 – NR-09) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE RIO CLARO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS 2011-2012 PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 1

Upload: fernando-duque

Post on 14-Aug-2015

24 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

PPRAPrograma de Prevenção de Riscos Ambientais

UNESP CAMPUS DE RIO CLARO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS 05/05/2011

P.P.R.A.PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS(PORTARIA 3.214/78 – NR-09)

UNESPUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO

CAMPUS DE RIO CLAROINSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

2011-2012

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 1

Page 2: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

PPRAPrograma de Prevenção de Riscos Ambientais

UNESP CAMPUS DE RIO CLARO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS 05/05/2011

PROTOCOLO DE ENTREGA

Recebemos uma cópia do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, da Unidade da UNESP – Campus de Rio Claro – INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS , vigência 2011/2012.

Data: ______/________/________

____________________________________________

Assinatura / Nome: ____________________________

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 2

Page 3: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

PPRAPrograma de Prevenção de Riscos Ambientais

CAMPUS DE RIO CLARO - IB05/05/2011

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - UNESP

OBJETIVO O objetivo do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA é a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüentemente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham existir no ambiente de trabalho, conforme estabelecido pela NR-09.

RISCOS AMBIENTAIS Para efeito do PPRA, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador, conforme a seguir:

• Riscos físicos: As diversas formas de energia, tais como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes, bem como infra-som e ultra-som.

• Riscos químicos: As substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeira, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

• Riscos biológicos: As bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

O PPRA não deve ser confundido com o Mapa de Risco (NR-05), sendo que o PPRA é um programa de higiene ocupacional e o Mapa de Risco é um estudo qualitativo realizado pelo próprio trabalhador, através da CIPA, portanto no PPRA não são considerados os riscos ergonômicos e riscos de acidentes.

ANTECIPAÇÃO DE RISCOS A UNESP deve realizar a antecipação de riscos através da análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou modificação dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação. Para isso, as unidades da UNESP, através de sua Diretoria Administrativa, deve comunicar a equipe de segurança do trabalho para que irá realizar a Antecipação de Riscos das referidas situações.

RECONHECIMENTO DE RISCOS O reconhecimento dos riscos será realizado através de inspeções a todos os Setores de trabalho das instalações da UNESP, segundo a Hierarquia Atualizada da unidade (Distribuição dos setores, cargos e funcionários da unidade), para isso, deve ser realizada visita ao local, entrevistas com os trabalhadores e caracterização da exposição dos trabalhadores, o que fica registrado no Formulário - Levantamento de Dados do PPRA. Durante o reconhecimento dos riscos deve conter quando aplicável:

• A identificação do risco;

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 3

Page 4: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

• Determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

• A identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

• A identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

• A caracterização das atividades e do tipo de exposição (Análise Qualitativa);

• A obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

• Os possíveis danos a saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

• Descrição das medidas de controle existentes.

MEDIDAS DE CONTROLE (MEDIDAS PROPOSTAS) A unidade da UNESP deve adotar medidas de controle necessárias e suficientes para eliminação, minimização ou o controle dos riscos ambientais sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situações:

• Identificação, na fase de antecipação de risco potencial a saúde;

• Constatação, na fase de reconhecimento de risco evidente a saúde;

• Resultados das avaliações quantitativas das exposições dos trabalhadores que excederem os valores limites previstos na NR-15 ou, na ausência destes, os valores limites de exposição ocupacional adotados pela ACGIH ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnicos-legais estabelecidos;

• Quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde dos trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos.

ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE AÇÃO Para implementação das ações necessárias para eliminar, minimizar e controlar os riscos ambientais é elaborado um Cronograma (Plano de Ações) onde serão listadas todas as medidas de controle e atividades (Ações) propostas. A Diretoria Administrativa da unidade da UNESP em conjunto com a equipe de Segurança do Trabalho, estabelece prioridades e metas para realização e conclusão das ações propostas no cronograma do PPRA. A responsabilidade pela efetiva realização e conclusão das ações é da Diretoria da unidade, através de sua estrutura administrativa e recursos próprios. Cabe a equipe de segurança orientar tecnicamente a implementação das referidas ações. Toda ação realizada pela unidade deve-se anexar ao documento base do PPRA as evidencias de sua efetiva conclusão. O PPRA deve ser reavaliado sempre que necessário ou pelo menos uma vez PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 4

Page 5: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

ao ano, durante "Reunião de Segurança", com a participação da Direção da Unidade e a Equipe de Segurança, quando será efetuada análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização de ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. Nesta reunião será elaborado "Relatório Gerencial" contendo as ações propostas, realizadas e concluídas, entre outros assuntos discutidos na reunião. Cópia do Relatório Gerencial deve ser encaminhado para Reitoria para consolidação das informações de todas as unidades da UNESP, a ser apresentado ao Reitor da UNESP.

AVALIAÇÃO DOS RISCOS E DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES A avaliação quantitativa deve realizada sempre que necessária para:

• Comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados;

• Dimensionar a exposição dos trabalhadores;

• Subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

O planejamento da realização das avaliações quantitativas devem ser previstos no Cronograma do PPRA. Toda avaliação quantitativa realizada deve ser acompanhada do respectivo "Laudo de Avaliação" que deve ser anexado ao PPRA. O Laudo deve abordar os seguintes itens:

• Introdução, incluindo objetivos do trabalho, justificativa e datas ou períodos em que foram desenvolvidas as avaliações;

• Critério de avaliação adotado;

• Instrumental utilizado;

• Metodologia de avaliação;

• Descrição das condições de exposição avaliadas;

• Dados obtidos;

• Interpretação dos resultados;

• Indicação do Responsável Técnico pela Avaliação.

IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS DE CONTROLE O estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deve obedecer a seguinte hierarquia:

• Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais a saúde;

• Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho;

• Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 5

Page 6: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

A implantação de medidas de caráter coletivo deve ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam. Quando comprovado pelo empregador a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva, ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo a seguinte hierarquia:

• Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;

• Utilização de EPI - Equipamentos de Proteção Individual.

Quanto à utilização de EPI deve: • Ser realizada seleção de EPI adequado tecnicamente o risco que o trabalhador

está exposto e à atividade exercida, considerando-se a eficiência necessária para o controle da exposição ao risco e o conforto oferecido segundo a avaliação do trabalhador usuário.

• Caracterizar em planilha contendo Nome do Trabalhador com a respectiva identificação dos EPIs utilizados para os riscos ambientais (Relação de EPI x Trabalhador);

• Elaborar Programa de Treinamento dos trabalhadores quanto a correta utilização e orientação sobre as limitações de proteção dos EPI;

• Estabelecer procedimento para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, conservação a manutenção e a reposição do EPI; - Registrar através de recibo a entrega do EPI;

• Realização inspeções periódicas para garantia de utilização de EPI por parte do trabalhador.

REGISTRO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS Deve ser mantido pelas Unidades da UNESP um registro de todas as informações pertinentes ao PPRA, de forma a constituir um historio técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. O PPRA e documentos a ele relacionados devem ser arquivados por no mínimo 30 (Trinta) anos pela unidade da UNESP. O registro de dados deve estar sempre disponível aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para as autoridades competentes. O PPRA deve ser apresentado a CIPA, devendo ser registrado em Ata de Reunião.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 6

Page 7: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

PPRAPrograma de Prevenção de Riscos Ambientais

CAMPUS DE RIO CLARO - IB05/05/2011

IdentificaçãoEmpresaCAMPUS DE RIO CLARO - IBEndereçoAVENIDA VINTE E QUATRO - A, 1515 ,

Complemento CNPJ48031918001872

Cep13506900

CidadeRIO CLARO

BairroBELA VISTA

UFSP

CNAE Grau de Risco Descrição CNAE

Unidade: CAMPUS DE RIO CLARO - IB

Setor: CAMPUS DE RIO CLARO-IB

Prédio administrativo. Térreo. Diretoria e Vice Diretoria. Salas divididas por divisórias entre recepção e sala da diretoria.Piso cerâmico, janelas com cortinas. Salas localizadas no final do corredor.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSES ADM II Masc.: 0 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 2

Setor: CENTRO DE ESTUDOS INSETOS SOC

Prédio - Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria.A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto. Prédio localizado próximo ao setor de Microscopia. Dividido por salas entre laboratórios, corredores e salas administrativas.possui laboratório Apicola,laboratório para análises físico-químicos.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSES ADM I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Assessorar, no âmbito administrativo o superior imediato e a área de atuação, emitindo informações, analisando dados, recepcionando pessoas, controlando e analisando processos, máquinas e equipamentos, com vistas a assegurar o eficiente funcionamento da á

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST SUP ACAD II

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Produtos químicos podem dar causas a lesões menores como irritação na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias e no sistema digestivo como podem ter conseqüências maiores como produtos cancerígenos e outros que podem levar ao envenenamento e à morte

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - utilizar padrão para rotulagem padrão de frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Óculos, Respirador Master, luva de PVC e procedimento. Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual nos laboratórios Apícola I e II durante atividade de análise químicas padrão ( controle de qualidade) do mel e seus derivados. Multiexposição a agentes químicos: Clorofórmio, Acetona, Metanol. Etanol, Propileno, Glicol, Fenol, Éter Etílico, Acido Sulfúrico, Acido Clorídrico, Xilenol, Hexano, Piridina, Acetato de Etila, Acetato de Chumbo, Ferro Cianeto, Potássio, Trimethylsilyl.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 7

Page 8: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 11,13Decreto n° 3048 de 06/05/1999.

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Entrevista com funcionário e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: QUIMICO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Realizam ensaios, análises químicas e físico-químicas, selecionando metodologias, materiais, reagentes de análise e critérios de amostragem, homogeneizando, dimensionando e solubilizando amostras. Produzem substâncias, desenvolvem metodologias analíticas, interpretam dados químicos, monitoram impacto ambiental de substâncias, supervisionam procedimentos químicos, coordenam atividades químicas laboratoriais e industriais.

Especificação dos Riscos - Cargo: QUIMICO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Produtos químicos podem dar causas a lesões menores como irritação na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias e no sistema digestivo como podem ter conseqüências maiores como produtos cancerígenos e outros que podem levar ao envenenamento e à morte

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - utilizar padrão para rotulagem padrão de frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Óculos, Respirador Master, luva de PVC e procedimento. Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual nos laboratórios Apicola I e II durante atividade de análise químicas padrão ( controle de qualidade) do mel e seus derivados. Multiexposição a agentes químicos: Clorofórmio, Acetona, Metanol. Etanol, Propileno, Glicol, Fenol, Eter Etílico, Acido Sulfúrico, Acido Clorídrico, Xilenol, Hexano, Piridina, Acetato de Etila, Acetato de Chumbo, Ferro Cianeto, Potássio, Trimethylsilyl.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 11,13Decreto n° 3048 de 06/05/1999.

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Entrevista com funcionário e visita ao local de trabalho.

Setor: DEP DE BIOLOGIA

Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria.A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto. Setores de Trabalho: - Departamento de Biologia - Laboratório de Microscopia Eletrônica.(Prédio Independente) - Biotério e laboratório de Apicultura -Prédio Independente. -Laboratório de Histologia -1° Andar predio Central -Laboratório de Biologia Molecular -1° Andar Prédio Central. -Laboratório de Citologia Genética - 1° Andar Prédio Central. -Sala do desenhista -1° Andar Prédio Central.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Funcionário MONIKA IAMONTE

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito O formaldeído é tóxico quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, por via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea. No ar causa rapidamente irritação nos olhos. Sob a forma de gás é mais perigoso do que em estado de vapor. Carcinogenicidade

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 8

Page 9: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

(avaliação do potencial cancerígeno) A inalação deste composto pode causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes -Possuem respirador, mascara porém não há evidência de uso. -Possui capela de exaustão.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual no laboratório de microscopia Eletrônica durante atividades de fixação de material para posterior análise microscopia. Para execução da atividade há uma multiexposição aos sequintes reagentes: Acetona, Álcool para desidratação, formaldeído, glutaraldeído, Tetroxido de Ósmio, Acetato de Uranila, Citrato de Chumbo.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 11,13Decreto n° 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - entrevista com funcionário e visita ao local .

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 3 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 3

Funcionário ANDERSON RODRIGUES

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Rinites alérgicas, algumas dermatites ou alergias cutâneas e em casos graves podem causar ou desencadear doenças respiratórias.

Orientação -verifical local adequado e externo para armazenar produtos quimicos e residuos proveniente dos mesmos. -Verificar possibilidade de instalação chuveiro lava olhos. -Realizar melhoria no sistema de ventilação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes -Luvas de procedimento, óculos, respirador. Não há evidência do uso.-Capela de exaustão

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual no laboratório de Biologia Molecular durante atividades de preparação de soluções para utilização em atividades de preparação de soluções para utilização em processos de Eletroforese e Cromatografia: Acrilamida, Fenol, Agarose, Formaldeído, Acido acético, Metanol, Acido Sulfúrico, Acido Nítrico.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário ANDERSON RODRIGUES

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Luvas de Procedimento

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades de análise Quimica utilizando material orgânico (peixes, ratos, insetos e cupins) contaminados ou não

Fundamentação Legal NR 15- Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 9

Page 10: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Observações/Metodologia Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho- Analise Qualitativa

Funcionário GERSON MELLO SOUZA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Rinites alérgicas, algumas dermatites ou alergias cutâneas e em casos graves podem causar ou desencadear doenças respiratórias.

Orientação -verificar local adequado e externo para armazenar produtos quimicos e residuos proveniente dos mesmos. -Verificar possibilidade de instalação chuveiro lava olhos. -Realizar melhoria no sistema de ventilação.-Realizar manutenção e possível adequação de capela.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes -Luvas de procedimento, óculos, respirador. Não há evidência do uso.-Capela de exaustão ( não comporta atividades realizadas)

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual no laboratório de Histologia durante o preparo de lâminas histológicas e preparo de aulas práticas. Para tal atividade utiliza: Xilol, Formaldeído, Acido Acético, Metanol, acido Clorídrico, Acido Sulfúrico, Metacrilato, Historesina, Benzol. Para limpeza de vidrarias utiliza hidróxido de Sódio.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário GERSON MELLO SOUZA

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Luvas de Procedimento

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades de análise Quimica utilizando material orgânico (peixes, ratos, insetos e cupins) contaminados ou não

Fundamentação Legal NR 15- Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho- Analise Qualitativa

Funcionário ANTONIO SERGIO PASCON

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Rinites alérgicas, algumas dermatites ou alergias cutâneas e em casos graves podem causar ou desencadear doenças respiratórias.

Orientação -verifical local adequado e externo para armazenar produtos quimicos e residuos proveniente dos mesmos. -Verificar possibilidade de instalação chuveiro lava olhos. -Realizar melhoria no sistema de ventilação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos;

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 10

Page 11: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

- Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Ocasional no laboratório do Biotério durante preparo de amostras e soluções utilizando reagentes: Fenol, cádmio, acido clorídrico, acido sulfúrico para preparo e utilização em experimentos e aulas práticas.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário ANTONIO SERGIO PASCON

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para relaizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Luvas de Procedimento

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades de acoleta externa de água, sedimentos em rios e vegetais. Geralmente material para análise possivelmente contaminado.

Fundamentação Legal NR 15- Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho- Analise Qualitativa

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD V Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Funcionário ANTONIO TERUYOSHI YABUKI

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito O formaldeído é tóxico quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, por via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea. No ar causa rapidamente irritação nos olhos. Sob a forma de gás é mais perigoso do que em estado de vapor. Carcinogenicidade (avaliação do potencial cancerígeno) A inalação deste composto pode causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes -Possuem respirador, mascara porém não há evidência de uso. -Possui capela de exaustão.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual no laboratório de microscopia Eletrônica durante atividades de fixação de material para posterior análise microscopia. Para execução da atividade há uma multiexposição aos sequintes reagentes: Acetona, Álcool para desidratação, formaldeído, glutaraldeído, Tetroxido de Osmio, Acetato de Uranila, Citrato de Chumbo.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 11,13Decreto n° 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - entrevista com funcionário e visita ao local .

Nº de Funcionários

Cargo: DESENHISTA I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 4 Fem.: 3 Menor: 0 Total: 7

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 11

Page 12: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ADJUNTO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades nos laboratórios didáticos do departamento durante acompanhamento e orientação em aulas práticas e atividades de pesquisa utilizando os reagentes: Xilol, Formaldeído, Acido Acético, Metanol, Acido cloridrico, Acido Sulfúrico, Metacrilato, Historesina dentre outros.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Intermitente

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico durante atividades nos laboratórios do departamento, manipulando amostras de insetos, peixes, abelhas de origens diversas para aulas práticas e atividades de pesquisa.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário MARCIA REGINA BROCHETTO BRAGA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Orientação -Realizar manutenção da capela periodicamente. -Elaborar e adotar manual de boas práticas em laboratórios.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Óculos, Mascara de TNT, luvas de PVC e procedimento. -Não há evidência de utilização.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo intermitente nos laboratórios didáticos do departamento durante aulas práticas e atividades de pesquisa. laboratório de Citogenética. Acido Acético, metanol, Formaldeído e formamida.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 12

Page 13: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Funcionário MARCIA REGINA BROCHETTO BRAGA

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para relaizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades nos laboratórios do departamento,durante atividades de coleta e manipulação de animais em aulas práticas e atividades de pesquisa.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 0 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 2

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ASSISTENTE DR

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades nos laboratórios didáticos do departamento durante acompanhamento e orientação em aulas práticas e atividades de pesquisa utilizando os reagentes: Xilol, Formaldeído, Acido Acético, Metanol, Acido clorídrico, Acido Sulfúrico, Metacrilato, Historesina dentre outros.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades nos laboratórios do departamento, durante atividades de coleta e manipulação de animais em aulas práticas e atividades de pesquisa.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário PATRICIA P PARISE MALTEMPI

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química Asfixia, Intoxicação.

Orientação -Realizar manutenção da capela periodicamente. -Elaborar e adotar manual de boas práticas em laboratórios.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 13

Page 14: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Oculos, Mascara de TNT, luvas de PVC e procedimento. -Não há evidência de utilização.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco quimico de modo intermitente nos laboratórios didaticos do departamento durante aulas práticas e atividades de pesquisa. laboratório de Citogenética. Acido Acetico, metanol, Formaldeído e formamida.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário PATRICIA P PARISE MALTEMPI

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Intermitente

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico durante atividades nos laboratórios do departamento, manipulando amostras de insetos, peixes, abelhas de origens diversas para aulas práticas e atividades de pesquisa.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF TITULAR Masc.: 1 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 3

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF TITULAR

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco quimico de modo ocasional durante atividades nos laboratórios didáticos do departamento durante acompanhamento e orientação em aulas práticas e atividades de pesquisa utilizando os reagentes: Xilol, Formaldeído, Acido Acético, Metanol, Acido cloridrico, Acido Sulfurico, Metacrilato, Historesina dentre outros.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 14

Page 15: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para relaizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades nos laboratórios do departamento,durante atividades de coleta e manipulação de animais em aulas práticas e atividades de pesquisa.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Setor: DEP DE BIOQ E MICROBIOL

Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria. A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto. Prédio Independente interligado próximo ao RU. Dividido em salas entre laboratórios e Almoxarifado: -Laboratório didático l, laboratório didático III, laboratório de pesquisa lV, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Genética de Microorganismos, laboratório de Toxicologia da água e laboratório de Bioquímica de Microorganismos. Alguns laboratórios possuem chuveiro e lava olhos, capelas de exaustão e bancadas em toda extensão.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSES ADM I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Assessorar, no âmbito administrativo o superior imediato e a área de atuação, emitindo informações, analisando dados, recepcionando pessoas, controlando e analisando processos, máquinas e equipamentos, com vistas a assegurar o eficiente funcionamento da á

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Funcionário CARMEN SILVIA C DE SOUZA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Produtos químicos podem dar causas a lesões menores como irritação na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias e no sistema digestivo como podem ter conseqüências maiores como produtos cancerígenos e outros que podem levar ao envenenamento e à morte.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Óculos, Mascara TNT, Luvas, respirador combitox Dragger PFF2. Não há evidência de uso efetivo.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual no laboratório 1, laboratórios didáticos 1,2,3 ( Bioquímica de Microorganismo) durante o preparo de aulas práticas e análises de águas residuais utilizando os seguintes produtos: solventes orgânicos, Inorgânicos, Sais e bases. Os produtos são utilizados de modo variável dependendo da aula e atividades. para atividades de pesquisa realiza análises utilizando: Hidróxido de Sódio, Acido Clorídrico, Fenol, Hidróxido de amônia, Fenol, amino Antipirina, Ferrocianeto de potássio. Atividades de eletroforese utilizando acrilamida, bisacrilamida, betamercapto, TMED.

Efeitos Potenciais NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Fundamentação Legal Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Observações/Metodologia Insalubridade: Não caracterizado como atividade Insalubre.Aposentadoria Especial: Não caracterizado como atividade Especial.Informar na GFIP "00"

Funcionário CARMEN SILVIA C DE SOUZA

Agente Biológico Grupo Biológico

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 15

Page 16: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas.

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes Luvas de procedimento Não há evidências.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual durante realização de experimentos e análises microbiológicas utilizando águas residuais, esgotos, efluentes. Algumas análises realizadas: Absorção, biosorção, biodegradação, bioviemediação, fungos e leveduras. Tampão ( fenol, fosfato, Hidróxido de amônia). DPA (Antrona, Acido Sulfúrico). Repique, conservação e reprodução de bactérias para utilização em aulas práticas.

Fundamentação Legal NR 15-anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 2 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 4

Funcionário INES APARECIDA BASSO DALFRE

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Produtos químicos podem dar causas a lesões menores como irritação na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias e no sistema digestivo como podem ter conseqüências maiores como produtos cancerígenos e outros que podem levar ao envenenamento e à morte.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Óculos, Mascara TNT, Luvas, respirador combitox Dragger PFF2. Não há evidência de uso efetivo.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Habitual nos laboratórios didáticos 1,2,3 e laboratório de águas. Durante atividades, experimentos para pesquisas e aulas práticas utilizando produtos químicos: Acido Sulfúrico, Éter (limpeza do microscópio), Hidróxido de sódio, Acido Clorídrico, Metanol, Acido Sulfúrico, hexano e MERCÚRIO.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário INES APARECIDA BASSO DALFRE

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas.

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes Jaleco de tecido.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual durante preparo de aulas práticas utilizando fungos e leveduras e atividades de pesquisa no laboratório de águas ( contagem de bactérias, fungos e levedura, coliformes totais e fecais, análise de efluentes- DBO, DQO e toxicologia das águas.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 16

Page 17: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Funcionário ROBERTO JOSE PEDRO

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso podegerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica eanatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial,distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc.A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando aCompreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação uso de protetor auricular quando utilizar centrifuga.

Medidas Propostas Realizar avaliação de NPS.-Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes não há evidencia

Analise Qualitativa Durante a realização de algumas atividades no laboratório necessita de utilizar a centrifuga que gera ruído excessivo.

Funcionário ROBERTO JOSE PEDRO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Produtos químicos podem dar causas a lesões menores como irritação na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias e no sistema digestivo como podem ter conseqüências maiores como produtos cancerígenos e outros que podem levar ao envenenamento e à morte.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Óculos, Mascara TNT, Luvas, respirador combitox Dragger PFF2. Não há evidência de uso efetivo.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual no laboratório Multidisciplinar de pesquisa e Meio Ambiente e também nos laboratórios Didáticos 1,2,3 durante o preparo de soluções para aula prática e atividades de pesquisa. Multiexposição a agentes químicos: Fenol, Hidróxido de sódio, Acido Clorídrico, amônia, Amino Antipirina, Ferrocianeto de potássio, Acido Sulfúrico. Nas atividades de aula prática é utilizado solventes Inorgânicos, Orgânicos, Sais e bases (Multiexposição. Variável conforme aulas que será ministrada)

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário ROBERTO JOSE PEDRO

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Sério

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas.

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes Luvas de procedimento, jalecoNão há evidências.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo Intermitente durante atividades de análise e acompanhamento do desenvolvimento de microorganismos em águas residuais industriais de fonte desconhecida. Análises realizadas: Absorção, biosorção, biodegradação, bioviemediação, fungos e leveduras.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 17

Page 18: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário FATIMA AP NEVES VIDO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Sério

Efeito Produtos químicos podem dar causas a lesões menores como irritação na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias e no sistema digestivo como podem ter conseqüências maiores como produtos cancerígenos e outros que podem levar ao envenenamento e à morte.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Óculos, Mascara TNT, Luvas, respirador combitox Dragger PFF2. Não há evidência de uso efetivo.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo intermitente aproximadamente 6 vezes ao mês nos laboratórios didáticos 1,2,3 e laboratório de Pesquisa 2 durante o preparo de soluções químicas para aulas práticas e atividades de pesquisa. Multiexposição a agentes químicos: Acido Nítrico, Fenol, Metanol, Etanol, Clorofórmio, Acido Sulfúrico, Acido Clorídrico. para aulas práticas utiliza solventes orgânicos, Inorgânicos, Sais e bases ( Multiexposição. a diversidade, quantidade são determinados pela aula que será ministrada).

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário FATIMA AP NEVES VIDO

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas.

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes Luvas de procedimento / jalecoNão há evidências.Sala de inoculação e cabine de fluxo laminar.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual no laboratório 2 durante atividades de análise e preparo de aulas utilizando águas residuais, efluentes de diversas empresas. Algumas análises realizadas: Coliformes fecais, bactérias, fungos e leveduras, salmonelas. Também realiza repique e reprodução de bactérias para utilizar em aula prática.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: DESENHISTA I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 4 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 6

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ADJUNTO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 18

Page 19: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades de acompanhamento aos alunos e atividades de pesquisa nos laboratórios do departamento: Produtos utilizados - Solventes Orgânicos, Inorgânicos, Sais e bases. atividades realizada nos diversos laboratórios do departamento.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para relaizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades nos laboratórios do departamento, manipulando águas residuais, esgotos e efluentes para ánálise, aulas práticas e atividades de pesquisa.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 2 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 3

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ASSISTENTE DR

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades de acompanhamento aos alunos e atividades de pesquisa nos laboratórios do departamento: Produtos utilizados - Solventes Orgânicos, Inorgânicos, Sais e bases. atividades realizada nos diversos laboratórios do departamento.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para relaizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades nos laboratórios do departamento, manipulando águas residuais, esgotos e efluentes para ánálise, aulas práticas e atividades de pesquisa.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 19

Page 20: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF TITULAR Masc.: 2 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 2

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF TITULAR

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividades de acompanhamento aos alunos e atividades de pesquisa nos laboratórios do departamento: Produtos utilizados - Solventes Orgânicos, Inorgânicos, Sais e bases. Atividades realizada nos diversos laboratórios do departamento.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Efeito Risco de contagio por vírus e bactérias relacionados ao trato digestivo (diarréias), gripes, e verminoses.

Orientação Manter vacinação em dia

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades nos laboratórios do departamento, manipulando águas residuais, esgotos e efluentes para análise, aulas práticas e atividades de pesquisa.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Setor: DEP DE BOTANICA

Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria.A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto. Localizado no Prédio Central do Instituto. Térreo. Piso em granilite, forro PVC. Alguns laboratórios possuem portas e ou divisórias de blindex que dão acesso ao corredor central do prédio. Dividido em: Laboratório de Morfologia Vegetal, Laboratório de Fisiologia Vegetal,Estufas (área externa, próxima ao prédio, copa, Almoxarifado, Secretaria, sala de coleções,laboratório de microscopia, laboratório de sistemática vegetal e salas administrativas.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSES ADM I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Assessorar, no âmbito administrativo o superior imediato e a área de atuação, emitindo informações, analisando dados, recepcionando pessoas, controlando e analisando processos, máquinas e equipamentos, com vistas a assegurar o eficiente funcionamento da á

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 20

Page 21: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 2 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 3

Funcionário LUCIA BONCI CAVALCA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Luva de Procedimento Respirador Combitox Dragger PFF Óculos de Segurança Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante fixação de algas e plantas utilizando formaldeído e álcool nos laboratórios de Fisiologia e Sistemática Vegetal. O formol e diluído a 4%.

Fundamentação Legal NR 15- Anexo11,13

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Funcionário JOAO BATISTA S TERRA FILHO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Luva de Procedimento Respirador Combitox Dragger PFF Óculos de Segurança Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo intermitente durante a preparação de soluções para aulas práticas, pesquisas e aplicação em vegetais. Geralmente preparam soluções duas vezes por semana.Multiexposição a agentes Químicos: Acido Clorídrico, acido Sulfúrico, Xilol, Álcool Butilico, Resinas, Benzeno, Corantes orgânicos, Acetona, Álcool Isopropilíco, Eter Etílico e soluções nutritivas para plantas.Naftalina (sala de coleções), formaldeído ( conservação de plantas).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo11,13

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Funcionário ARI ROBERTO PESCE

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 21

Page 22: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

- Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Luva de Procedimento Respirador Combitox Dragger PFF Óculos de Segurança Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo intermitente no laboratório de Morfologia durante o preparo de soluções para aulas práticas, pesquisas e aplicação em vegetais. Multiexposição a agentes químicos: Acido Clorídrico, acido Sulfúrico, Xilol, Álcool Butilico, Resinas, Metacrilato, Corantes orgânicos, Acetona, Álcool Isopropilíco, Eter Etílico e soluções nutritivas para plantas.Naftalina (sala de coleções), formaldeído ( conservação de plantas).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 11,13

Observações/Metodologia Análise Qualitativa

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD IV Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: DESENHISTA I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 3 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 4

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ADJUNTO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional no laboratório de Morfologia durante o preparo de soluções para aulas práticas, pesquisas e aplicação em vegetais. Multiexposição a agentes químicos: Acido Clorídrico, acido Sulfúrico, Xilol, Álcool Butilico, Resinas, Metacrilato, Corantes orgânicos, Acetona, Álcool Isopropilíco, Éter Etílico e soluções nutritivas para plantas.Naftalina (sala de coleções), formaldeído ( conservação de plantas).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 11,13

Observações/Metodologia Análise Qualitativa

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 4 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 5

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ASSISTENTE DR

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 22

Page 23: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional no laboratório de Morfologia durante o preparo de soluções para aulas práticas, pesquisas e aplicação em vegetais. Multiexposição a agentes químicos: Acido Clorídrico, acido Sulfúrico, Xilol, Álcool Butilico, Resinas, Metacrilato, Corantes orgânicos, Acetona, Álcool Isopropilíco, Éter Etílico e soluções nutritivas para plantas.Naftalina (sala de coleções), formaldeído ( conservação de plantas).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 11,13

Observações/Metodologia Análise Qualitativa

Nº de Funcionários

Cargo: PROF SUBST P DETERM Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualiza-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF SUBST P DETERM

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional no laboratório de Morfologia durante o preparo de soluções para aulas práticas, pesquisas e aplicação em vegetais. Multiexposição a agentes químicos: Acido Clorídrico, acido Sulfúrico, Xilol, Álcool Butilico, Resinas, Metacrilato, Corantes orgânicos, Acetona, Álcool Isopropilíco, Éter Etílico e soluções nutritivas para plantas.Naftalina (sala de coleções), formaldeído ( conservação de plantas).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 11,13

Observações/Metodologia Análise Qualitativa

Nº de Funcionários

Cargo: PROF TITULAR Masc.: 0 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 2

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF TITULAR

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 23

Page 24: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

- Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional no laboratório de Morfologia durante o preparo de soluções para aulas práticas, pesquisas e aplicação em vegetais. Multiexposição a agentes químicos: Acido Clorídrico, acido Sulfúrico, Xilol, Álcool Butilico, Resinas, Metacrilato, Corantes orgânicos, Acetona, Álcool Isopropilíco, Éter Etílico e soluções nutritivas para plantas.Naftalina (sala de coleções), formaldeído ( conservação de plantas).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 11,13

Observações/Metodologia Análise Qualitativa

Nº de Funcionários

Cargo: TEC LABORATORIO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Desenvolver e executar atividades de apoio técnico, destinados ao ensino, pesquisa e extensão.

Setor: DEP DE ECOLOGIA

Prédio Independente localizado próximo ao CEA. Construído em Alvenaria, piso cerâmico, revestimento cerâmico ate o teto. Ventilação Natural e artificial. Todos os laboratório possuem bancadas, armários,chuveiro e lava olhos, capelas. Salas administrativas, sala de docentes, laboratório de informática, laboratório de águas, Laboratório Geral I, LABEMIM- Laboratorio de Microbiologia, laboratório de Campo, Laboratório de Entomologia Agrícola (Insetos), Laboratório de Ecologia Vegetal,Laboratórios de Coloração de Flora.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST III Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD I Masc.: 1 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 2

Funcionário SUELI APARECIDA MARANGON

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Capela de exaustão

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional (1x a cada 2 meses) durante preparo de solução para ser utilizada em campo na coleta de animais. É utilizado o seguinte reagente para preparo da solução: 5 litros de Formol, Acido Acético, Glicerina, Álcool.Realizam de modo ocasional montagem e conservação de coleções. Para conservação da coleção aplicam K-obiol.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 11 e 13.

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Funcionário SERGIO LUIZ NAZARETH

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPI x Cargos.-Especificar os EPIs necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento periódico para funcionários e alunos sobre primeiros socorros e riscos das atividades em campo/emergências.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades em campo. Preparo de animais para coleta de fez e secreções para análise laboratoriais. Trabalhos em locais sujeito ao ataque se animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e cobras). Realizam coletas em rios

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 24

Page 25: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

contaminados por esgotos e resíduos.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 14

Observações/Metodologia Analise Qualitativa.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 2 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 2

Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST SUP ACAD II

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Capela de exaustão

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante atividade no laboratório de Ecologia Aquática durante análises de condutividade, oxigênio e desenvolvimento de plantas. Realizam análises químicas de fósforo total, lipídeos e carbono. Para realizar estas análises há uma multiexposição a agentes químicos: Acido Sulfúrico, Soda, Metais pesados, cádmio, mercúrio e Fenol.Realizam de modo ocasional montagem e conservação de coleções. Para conservação da coleção aplicam K-obiol.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 11 e 13.

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPI x Cargos.-Especificar os EPIs necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento periódico para funcionários e alunos sobre primeiros socorros e riscos das atividades em campo/emergências.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades em campo. Preparo de animais para coleta de fez e secreções para análise laboratoriais. Trabalhos em locais sujeito ao ataque se animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e cobras). Realizam coletas em rios contaminados por esgotos e resíduos.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 14

Observações/Metodologia Analise Qualitativa.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD III Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST SUP ACAD III

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPI x Cargos.-Especificar os EPIs necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento periódico para funcionários e alunos sobre primeiros socorros e riscos das atividades em campo/emergências.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades em campo. preparo de animais para coleta de fez e secreções para análise laboratoriais. Trabalhos em locais sujeito ao ataque se animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e cobras). Realizam coletas em rios

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 25

Page 26: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

contaminados por esgotos e resíduos.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 14

Observações/Metodologia Analise Qualitativa.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 4 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 4

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ADJUNTO

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPI x Cargos.-Especificar os EPIs necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento periódico para funcionários e alunos sobre primeiros socorros e riscos das atividades em campo/emergências.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades em campo. preparo de animais para coleta de fez e secreções para análise laboratoriais. Trabalhos em locais sujeito ao ataque se animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e cobras). Realizam coletas em rios contaminados por esgotos e resíduos.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 14

Observações/Metodologia Analise Qualitativa.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 2 Fem.: 4 Menor: 0 Total: 6

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ASSISTENTE DR

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPI x Cargos.-Especificar os EPIs necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento periódico para funcionários e alunos sobre primeiros socorros e riscos das atividades em campo/emergências.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo ocasional durante atividades em campo. Preparo de animais para coleta de fez e secreções para análise laboratoriais. Trabalhos em locais sujeito ao ataque se animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e cobras). Realizam coletas em rios contaminados por esgotos e resíduos.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 14

Observações/Metodologia Analise Qualitativa.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF SUBSTITUTO-DET Masc.: 1 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 2

Setor: DEP DE EDUCACAO

Prédio independente próximo ao departamento de Biologia.Construído em estrutura de concreto armado,sendo fechado nas laterais em alvenaria. A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto. Piso em Granilite. Ventilação natural e Artificial. Dividido por salas: Salas de docente, laboratório de informática, salas administrativas, laboratório de Alfabetização, Laboratório de Ensino.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 26

Page 27: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Nº de Funcionários

Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 0 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 2

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD IV Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 3 Fem.: 3 Menor: 0 Total: 6

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 8 Fem.: 17 Menor: 0 Total: 25

Nº de Funcionários

Cargo: PROF SUBST P DETERM Masc.: 1 Fem.: 5 Menor: 0 Total: 6

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF SUBSTITUTO-DET Masc.: 1 Fem.: 3 Menor: 0 Total: 4

Setor: DEP DE EDUCACAO FISICA

Departamento ocupa prédio próximo a biblioteca e o prédio onde esta instalada a biodinâmica fica próximo ao RU.Também possui prédio (novo) onde possui sala de docentes e secretaria (salas administrativas). Setores de Trabalho: - Departamento de Educação Física - Bloco Antigo- -Prédio Novo - Gabinetes de Docentes - Laboratório de Avaliação Física - -Laboratório de Atividade Física e Saúde - -Laboratório de Biodinâmica - Laboratório de Anatomia laboratório de Nutrição-Laboratório Metabolismo do Exercício - Biotério. -Campo de Futebol e Pista de Atletismo - Quadras de Futebol de Salão, Basquete e Piscinas.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 27

Page 28: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD I Masc.: 2 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 2

Funcionário PAULO ROBERTO GIMENEZ

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Sério

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Luvas de látex

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Intermitente durante a limpeza da piscina utilizando os seguintes produtos químicos: cloro granulado, barrilha, sulfato de alumínio, floculante e algicidas.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 2 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 3

Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST SUP ACAD II

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades;-Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes Luva de procedimento e óculos de segurança. Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico der modo habitual no laboratório de fisiologia Animal durante atividades de sacrifício de ratos, dissecação e retirada de órgão e tecidos para posterior análise e utilização em experimentos.-Preparação e conservação de peças anatômicas para utilização em aulas práticas e estudos no laboratório de anatomia.-Limpeza de excrementos e secreções dos biotérios-ratos saudáveis e diabéticos.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário EDUARDO CUSTODIO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Sério

Efeito Produtos químicos podem dar causas a lesões menores como irritação na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias e no sistema digestivo como podem ter conseqüências maiores como produtos cancerígenos e outros que podem levar ao envenenamento e à morte

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual durante atividade de preparo de de soluções

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 28

Page 29: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

para posterior utilização em análises químicas. Multiexposição a agentes químicos: Álcool Etílico, Acido Fosfórico, Éter, Acido Sulfúrico, Acido Perclorico, Acido Acético, Hidróxido de Sódio, potássio, Clorofórmio, Cianeto de Potássio.Realizam de modo habitual preparação de lâminas histológicas e posterior coloração no laboratório de morfologia utilizando: Xilol, Sulfeto de Amônia e Acido Acético, Etanol Acetona, Glutaraldeído.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário RENATA TARDIVO CIRQUEIRA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Uso de Jaleco

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Ocasional durante acompanhamento de aulas práticas e atividades de pesquisa dos alunos onde são utilizados os seguintes produtos químicos: Formol (Sala de Órgão), Biotério (Álcool Etílico, Acido Fosfórico, Éter Etílico, Acido Sulfúrico, Acido perclorico, Clorofórmio, diclorometano, Acido Acético, Acido Glacial, Acido Fórmico e Tolueno).

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário RENATA TARDIVO CIRQUEIRA

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades;-Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes luva de procedimento e óculos de segurança. Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico der modo Ocasional durante preparação e acompanhamento de aulas e atividades de pesquisa com a utilização de cadáveres, peças, órgãos, tecidos humanos e animal.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Funcionário JOSE ROBERTO RODRIGUES SILVA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Sério

Efeito Produtos químicos podem dar causas a lesões menores como irritação na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias e no sistema digestivo como podem ter conseqüências maiores como produtos cancerígenos e outros que podem levar ao envenenamento e à morte

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual durante atividade de preparo de de soluções para posterior utilização em análises químicas. Multiexposição a agentes químicos: Álcool Etílico, Acido Fosfórico, Éter, Acido Sulfúrico, Acido Perclorico, Acido Acético, Hidróxido de

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 29

Page 30: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Sódio, potássio, Clorofórmio, Cianeto de Potássio.Realizam de modo habitual preparação de lâminas histológicas e posterior coloração no laboratório de morfologia utilizando: Xilol, Sulfeto de Amônia e Acido Acético, Etanol Acetona, Glutaraldeído.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD IV Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD V Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST SUP ACAD V

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Queimadura química Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Jaleco e luva de procedimento

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual durante atividades de preparo de soluções químicas no laboratório de Nutrição para posterior utilização em pesquisas. Multiexposição a agentes químicos: Álcool Etílico, Acido Fosfórico, Éter, Acido Sulfúrico, Acido Perclorico, Acetona, Tolueno, Acido Clorídrico e Hexano.

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades;-Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes luva de procedimento e óculos de segurança. Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico der modo habitual no laboratório de Nutrição durante atividades de dissecação e retirada de órgão e tecidos para posterior análise e utilização em experimentos.Coleta de sangue humano 2x por ano no laboratório do NAFS para posterior realização de exames.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: FISIOTERAPEUTA Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Planejar, coordenar, orientar e executar atividades fisioterápicas, elaborando diagnóstico e indicando recursos adequados a cada caso, utilizando procedimentos próprios para a reabilitação física do indivíduo.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 5 Fem.: 10 Menor: 0 Total: 15

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 30

Page 31: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ADJUNTO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes uso de Jaleco

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Ocasional durante acompanhamento de aulas práticas e atividades de pesquisa dos alunos onde são utilizados os seguintes produtos químicos: Formol ( Sala de Órgão), Biotério ( Álcool Etílico, Acido Fosfórico, Éter Etílico, Acido Sulfúrico, Acido perclorico, Clorofórmio, diclorometano, Acido Acético, Acido Glacial, Acido Fórmico e Tolueno).

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades;-Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes luva de procedimento e óculos de segurança. Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico der modo Ocasional durante preparação e acompanhamento de aulas e atividades de pesquisa com a utilização de cadáveres, peças, órgãos, tecidos humanos e animal.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 8 Fem.: 4 Menor: 0 Total: 12

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF ASSISTENTE DR

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes uso de Jaleco

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Ocasional durante acompanhamento de aulas práticas e atividades de pesquisa dos alunos onde são utilizados os seguintes produtos químicos: Formol ( Sala de Órgão), Biotério ( Álcool Etílico, Acido Fosfórico, Éter Etílico, Acido Sulfúrico, Acido perclorico, Clorofórmio, diclorometano, Acido Acético, Acido Glacial, Acido Fórmico e Tolueno).

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 31

Page 32: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades;-Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes luva de procedimento e óculos de segurança. Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico der modo Ocasional durante preparação e acompanhamento de aulas e atividades de pesquisa com a utilização de cadáveres, peças, órgãos, tecidos humanos e animal.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF SUBST P DETERM Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualiza-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF SUBST P DETERM

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes uso de Jaleco

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Ocasional durante acompanhamento de aulas práticas e atividades de pesquisa dos alunos onde são utilizados os seguintes produtos químicos: Formol ( Sala de Órgão), Biotério ( Álcool Etílico, Acido Fosfórico, Éter Etílico, Acido Sulfúrico, Acido perclorico, Clorofórmio, diclorometano, Acido Acético, Acido Glacial, Acido Fórmico e Tolueno).

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades;-Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes luva de procedimento e óculos de segurança. Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico der modo Ocasional durante preparação e acompanhamento de aulas e atividades de pesquisa com a utilização de cadáveres, peças, órgãos, tecidos humanos e

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 32

Page 33: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

animal.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF SUBSTITUTO-DET Masc.: 1 Fem.: 5 Menor: 0 Total: 6

Nº de Funcionários

Cargo: PROF TITULAR Masc.: 1 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 2

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Especificação dos Riscos - Cargo: PROF TITULAR

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química, Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes uso de Jaleco

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo Ocasional durante acompanhamento de aulas práticas e atividades de pesquisa dos alunos onde são utilizados os seguintes produtos químicos: Formol ( Sala de Órgão), Biotério ( Álcool Etílico, Acido Fosfórico, Éter Etílico, Acido Sulfúrico, Acido perclorico, Clorofórmio, diclorometano, Acido Acético, Acido Glacial, Acido Fórmico e Tolueno).

Fundamentação Legal NR 15Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Risco de contrair doenças infecto-contagiosas

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades;-Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes luva de procedimento e óculos de segurança. Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico der modo Ocasional durante preparação e acompanhamento de aulas e atividades de pesquisa com a utilização de cadáveres, peças, órgãos, tecidos humanos e animal.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/99

Observações/Metodologia Analise Qualitativa - Entrevista com funcionários e visita ao local de trabalho.

Nº de Funcionários

Cargo: SALVA-VIDAS Masc.: 1 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 2

Exercer tarefas de vigilância e salvamento, observando os banhistas, no sentido de prevenir afogamento e salvar a vida de pessoas em perigo.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 33

Page 34: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Setor: DEP DE ZOOLOGIA

Setores de Trabalho: - Departamento de Zoologia: Jacarézário com Laboratórios de Entomologia e Herpetologia - Sala de coleções, Almoxarifado. Prédio Central - Biotério.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD I Masc.: 1 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 2

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: DESENHISTA I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ADJUNTO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF ASSISTENTE DR Masc.: 5 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 7

Nº de Funcionários

Cargo: PROF SUBST P DETERM Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Nº de Funcionários

Cargo: PROF SUBSTITUTO-DET Masc.: 1 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 2

Nº de Funcionários

Cargo: PROF TITULAR Masc.: 3 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 3

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Setor: DIRETORIA DE SERV DE ATIV AUX

Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria. A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto. Sala no prédio administrativo. Possui teto inclinado. Piso Cerâmico e janelas com cortinas.O Swit fica no interior da sala.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 34

Page 35: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Nº de Funcionários

Cargo: AG DE VIG E RECEPCAO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Executar serviços de recepção, identificação, bem como efetuar a vigilância nas dependências das instituições, percorrendo-as sistematicamente e inspecionando-as para evitar entrada de pessoas estranhas, roubos, incêndios e outras anormalidades.

Nº de Funcionários

Cargo: DIR DE SERVICO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Dirigir as atividades sob sua responsabilidade, planejando, organizando acompanhando, supervisionando e analisando as mesmas para assegurar os resultados fixados e assistir à administração da Unidade.

Setor: DIVISAO TECNICA ACADEMICA

Possui sala situada no prédio administrativo. Piso Cerâmico. Ventilação natural.Possui mesas, cadeiras e computadores. Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria. A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSES ADM I RU70/08 Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: DIR TEC DE DIVISAO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Dirigir as atividades sob sua responsabilidade, planejando, organizando acompanhando, supervisionando e analisando as mesmas para assegurar os resultados fixados e assistir à administração da Unidade.

Setor: DIVISAO TECNICA ADMINISTRATIVA

Possui sala situada no prédio administrativo. Piso Cerâmico. Ventilação natural.Possui mesas, cadeiras e computadores.Sala da secretária e diretor são separadas por divisórias. A diretoria administrativa tbm contempla o Restaurante Universitário que possui prédio independente próximo ao Prédio Central. Possui salão com mesas e cadeiras para refeição. Cozinha para preparo dos alimentos. Depósito externo e sala administrativa. Piso cerâmico e cozinha azulejada. Ventilação natural. Janelas tipo basculante por toda extensão. Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria. A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSES ADM I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Assessorar, no âmbito administrativo o superior imediato e a área de atuação, emitindo informações, analisando dados, recepcionando pessoas, controlando e analisando processos, máquinas e equipamentos, com vistas a assegurar o eficiente funcionamento da á

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST OPER I Masc.: 3 Fem.: 5 Menor: 0 Total: 8

Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST OPER I

Agente Calor Grupo Físico

Limite de Tolerância 26.700 IBUTG

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Queimaduras, fadiga orgânica, taquicardias, hipertensão arterial, etc

Medidas Propostas -Realizar medição de IBUTG. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 35

Page 36: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Medidas Existentes Coifa localizada com ventilação forçada sobre o fogão industrial.

Bota de PVC jaleco Avental impermeável Luva de látex

Analise Qualitativa Fica exposto a risco Calor devido à utilização de fogão industrial com seis queimadores, fornos, caldeirões para o preparo de alimentos sobretudo no período matutino.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 3

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a Compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação -Projeto para adequação dos ambientes e layout da cozinha para o controle da propagação do ruído. -Realizar medição do NPS

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. -Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco ruído de modo habitual durante a utilização de equipamentos com força motriz que são utilizados na cozinha para preparo de alimentos (processadores de alimentos, liquidificadores, batedeiras).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 1

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Tempo de Exposição 02:00

Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

Orientação Uso de Respirador semifacial com filtro químico para atividades com removedores e limpeza de coifa realizada pelo cozinheiro semanalmente.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica Exposto a risco químico de modo habitual durante realização de faxina geral dos ambientes e utensílios em geral com utilização de produtos diversos como: sabão sólido, detergente líquido, desengordurantes, hipoclorito de sódio, secante e detergente de máquina industrial, etc. O processo é realizado diariamente e varia entre uma e duas horas de duração.

Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Nº de Funcionários

Cargo: AUX DE SERV GERAIS Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Executar trabalhos de limpeza e conservação em geral, bem como outras atividades operacionais, como serviços de entrega, recebimento, confecção e atendimento, serviços simples de rouparia, atividades de copa (cozinha hospitalar e restaurante), acondiciona

Especificação dos Riscos - Cargo: AUX DE SERV GERAIS

Agente Calor Grupo Físico

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 36

Page 37: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Limite de Tolerância 26.700 IBUTG

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Queimaduras, fadiga orgânica, taquicardias, hipertensão arterial, etc

Medidas Propostas -Realizar medição de IBUTG. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Coifa localizada com ventilação forçada sobre o fogão industrial.

Bota de PVC jaleco Avental impermeável Luva de látex

Analise Qualitativa Fica exposto a risco Calor devido à utilização de fogão industrial com seis queimadores, fornos, caldeirões para o preparo de alimentos, sobretudo no período matutino.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 3

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação -Projeto para adequação dos ambientes e layout da cozinha para o controle da propagação do ruído. -Realizar medição do NPS

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's atráves de inspeções formais. -Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco ruído de modo habitual durante a utilização de equipamentos com força motriz que são utilizados na cozinha para preparo de alimentos (processadores de alimentos, liquidificadores, batedeiras).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 1

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Tempo de Exposição 02:00

Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

Orientação Uso de Respirador semifacial com filtro químico para atividades com removedores e limpeza de coifa realizada pelo cozinheiro semanalmente.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica Exposto a risco químico de modo habitual durante realização de faxina geral dos ambientes e utensílios em geral com utilização de produtos diversos como: sabão sólido, detergente líquido, desengordurantes, hipoclorito de sódio, secante e detergente de máquina industrial, etc. O processo é realizado diariamente e varia entre uma e duas horas de duração.

Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Nº de Funcionários

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 37

Page 38: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Cargo: COZINHEIRO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Executar tarefas de preparo e cocção de alimentos, sob a supervisão de nutricionista.

Especificação dos Riscos - Cargo: COZINHEIRO

Agente Calor Grupo Físico

Limite de Tolerância 26.700 IBUTG

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Queimaduras, fadiga orgânica, taquicardias, hipertensão arterial, etc

Medidas Propostas -Realizar medição de IBUTG. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Coifa localizada com ventilação forçada sobre o fogão industrial.

Bota de PVC jaleco Avental impermeável Luva de látex

Analise Qualitativa Fica exposto a risco Calor devido à utilização de fogão industrial com seis queimadores, fornos, caldeirões para o preparo de alimentos sobretudo no período matutino.

Fundamentação Legal NR 15 - Anexo 3

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação -Projeto para adequação dos ambientes e layout da cozinha para o controle da propagação do ruído. -Realizar medição do NPS

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. -Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco ruído de modo habitual durante a utilização de equipamentos com força motriz que são utilizados na cozinha para preparo de alimentos (processadores de alimentos, liquidificadores, batedeiras).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 1

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Tempo de Exposição 02:00

Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

Orientação Uso de Respirador semifacial com filtro químico para atividades com removedores e limpeza de coifa realizada pelo cozinheiro semanalmente.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica Exposto a risco químico de modo habitual durante realização de faxina geral dos ambientes e utensílios em geral com utilização de produtos diversos como: sabão sólido, detergente líquido, desengordurantes, hipoclorito de sódio, secante e detergente de máquina industrial,

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 38

Page 39: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

etc. O processo é realizado diariamente e varia entre uma e duas horas de duração.

Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Funcionários JAIR TEODORO DE SOUZA

Nº de Funcionários

Cargo: DIR TEC DE DIVISAO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Dirigir as atividades sob sua responsabilidade, planejando, organizando acompanhando, supervisionando e analisando as mesmas para assegurar os resultados fixados e assistir à administração da Unidade.

Funcionários DIRCEU MARTINS

Nº de Funcionários

Cargo: NUTRICIONISTA Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Planejar, orientar e supervisionar a execução das atividades relacionadas à área de alimentação e nutrição, sob sua responsabilidade.

Funcionários CELIA MARIA S SANCHEZ

Setor: SC DE APOIO AO ENS PESQ E EXT

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Funcionários ROBERTO APARECIDO NOBRE FRANCO

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST DE INFORM II Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Funcionários BRUNO RAFAEL P DE CAMARGO

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST SUP ACAD II Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Funcionários ALEX FERNANDO BENATTI

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR DE SECAO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC DE ATIV AUXILIARES

Setor de transporte (garagem próximo ao CEA). Possui sala administrativa, sala para quarda de equipamentos, copa, dormitório e banheiros.Área coberta para abrigo de veículos.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST I Masc.: 0 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 2

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST III Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 39

Page 40: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Nº de Funcionários

Cargo: MOTORISTA Masc.: 5 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 5

Dirigir veículos oficiais em território nacional e internacional dentro do itinerário previsto, segundo as regras de trânsito, transportando passageiros, pacientes ou cargas.

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR DE SECAO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC DE CONSERV E MANUTENCAO

Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria. A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instalados no teto. Prédio Independente próximo ao departamento de Educação. Dividido em copa, banheiros com chuveiro e sala com computador. Possui mezanino onde são armazenados materiais e utensílios utilizados no setor. A marcenaria esta localizada em um galpão ao lado da garagem (setor de transportes).

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST OPER I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST OPER I

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes Não há evidência de uso. Possui protetor auricular tipo inserção.

Analise Qualitativa Realiza atividades diversas realizando reparos em diversos locais. Durante o trabalho utilizam máquinas que emitem ruído: Furadeira, máquina de solda, esmeril, compressor.

Fundamentação Legal NR 15- Anexo 1

Observações/Metodologia Análise Qualitativa

Agente Tintas, Vernizes e Solventes Grupo Químico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Sério

Efeito Os hidrocarbonetos aromáticos presentes nas tintas e vernizes e os solventes, podem causar lesões irritantes na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias,dores de cabeça, além de outros transtornos dependendo da susceptibilidade de cada indivíduo

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos;- Elaborar cadastro de FISPQS;- Rotular frascos de produtos químicos;- Fornecer EPIs adequados a cada produto químico- Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso;- Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico (tintas, vernizes e solventes), de nodo ocasional durante atividades de Pintura em prédios, salas e edificações que são realizados com pintura a pincel,rolos e a pistola São utilizadas tintas e vernizes a base de hidrocarbonetos aromáticos bem como solventes para diluição e limpeza.

Fundamentação Legal NR 15 -Anexo 13

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 40

Page 41: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Observações/Metodologia Análise Qualitativa- Local de Trabalho

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST OPER II Masc.: 4 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 4

Especificação dos Riscos - Cargo: ASSIST OPER II

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Medidas Existentes Não há evidência de uso. Possui protetor auricular tipo inserção.

Analise Qualitativa Realiza atividades diversas realizando reparos em diversos locais. Durante o trabalho utilizam máquinas que emitem ruído: Furadeira, máquina de solda, esmeril, compressor.

Fundamentação Legal NR 15- Anexo 1

Observações/Metodologia Análise Qualitativa

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Queimadura química Asfixia, Intoxicação.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo ocasional durante a preparação de massas utilizando cal, cimento.Preparação e aplicação de tintas e vernizes em mobiliários e edificações de modo ocasional.

Fundamentação Legal NR 15 -anexo 13

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Local de trabalho

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Doenças infecto-contagiosas como hepatites, doenças de pele, dermatites e dermatoses, micoses etc.

Orientação Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Uso de conjunto de saneamento. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre EPI.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco biológico de modo ocasional durante atividades de manutenção (desentupimento e limpeza) de caixas, cisternas e tubulações de esgoto.

Fundamentação Legal NR-15-Anexo 14Decreto 3.048 de 06/05/1999 Anexo IV

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 41

Page 42: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Funcionário CLOVIS CARDOSO DOS SANTOS

Agente Radiações não ionizantes Grupo Físico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Sério

Efeito Fumos de Solda:As vias de ingresso de substâncias químicas dessa natureza no organismo sãoem sua grandemaioria pelas vias aéreas (inalação) que causam geralmente intoxicação e asfixias. Mais hátambém a ocorrência comprovada pela absorção cutânea. Provocam enfermidades respiratórias,câncer, irritações, febres, encefaléias, náuseas, dores abdominais, problemas renais e agressãoao sistema nervoso central - SNC

Orientação Implantar PPR - conf. IN no. 1, para a utilização efetiva de Respiradores com filtro apropriadoao risco.

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização dasatividades.Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Óculos Escuros/Luva e avental de raspa/mascara PPF1.Não há evidência de uso.

Analise Qualitativa -Realiza trabalhos com solda (reparos) durante o processo de fundição de metais, ficandoexposto a fumos metálicos durante atividades.

Funcionário CLOVIS CARDOSO DOS SANTOS

Agente Fumos de Solda Grupo Químico

Meio de Propagação Ar

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Intoxicação, Asfixia. As vias de ingresso de substâncias químicas dessa natureza no organismo são em sua grande maioria pelas vias aéreas (inalação) que causam geralmente intoxicação e asfixia. Mas há também a ocorrência comprovada pela absorção cutânea. Provoca enfermidades respiratórias, câncer, irritações, febres, cefaléias, náuseas, dores abdominais, problemas renais e agressão ao sistema nervoso central-SNC.

Medidas Propostas -Providenciar local externo e bem ventilado para atividades de solda.

Medidas Existentes

Uso de EPI de forma não efetiva

Analise Qualitativa Fica exposto ao risco de fumos de solda (mig, tig e oxicetileno) de modo ocasional durante atividade de reparos utilizando solda para fundição de metais e peças.

Fundamentação Legal NR 15 - anexo 11,12,13

Observações/Metodologia Analise Qualitativa

Funcionário MARCEL RODRIGO FERRO

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Medidas Propostas -Realizar dosimetria de ruído; -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Analise Qualitativa Fica exposto a ruído de modo ocasional na marcenaria durante o processo de confecção e reparo de peças em madeira. Utiliza máquinas que emitem ruído: Furadeira, Serra Circular, Furadeira horizontal, Plaina desengrosadeira, tupia.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 1

Observações/Metodologia Análise Qualitativa

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 42

Page 43: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Funcionário MARCEL RODRIGO FERRO

Agente Pó de Madeira Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Sério

Efeito Doença respiratória

Medidas Propostas -utilização de respirador adequado para agente poeira.-Elaborar planilha de EPIx Cargos, especificar EPIs necessários e dequados para relaização das atividades. Realizar treinamento para os funcionários sobre EPI.

Analise Qualitativa Fica exposto a pó de madeira de modo ocasional durante atividades na Marcenaria. Utiliza diversas máquinas para cortar, lixar e dar polimento na madeira ocasionando emissão de pó no ambiente.

Observações/Metodologia Análise Qualitativa

Funcionário MARCEL RODRIGO FERRO

Agente Tintas, Vernizes e Solventes Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Os hidrocarbonetos aromáticos presentes nas tintas e vernizes e os solventes, podem causar lesões irritantes na pele, olhos e mucosas; alergias e desconfortos nas vias aéreas respiratórias,dores de cabeça, além de outros transtornos dependendo da susceptibilidade de cada indivíduo

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos;- Elaborar cadastro de FISPQS;- Rotular frascos de produtos químicos;- Fornecer EPIs adequados a cada produto químico- Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso;- Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico (tintas, vernizes e solventes), de modo ocasional durante atividades de Pintura e acabamento de peças de madeira (marcenaria) que são realizados com pintura a pincel e a pistola São utilizadas tintas e vernizes a base de hidrocarbonetos aromáticos bem como solventes para diluição e limpeza.

Fundamentação Legal NR 15 -Anexo 13

Observações/Metodologia Análise Qualitativa- Local de Trabalho

Nº de Funcionários

Cargo: ELETRICISTA Masc.: 2 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 2

Executar manutenção preventiva e corretiva de máquinas, instalações e equipamentos elétricos, ajustando, reparando ou substituindo peças ou conjuntos, testando e fazendo os reajustes e regulagens convenientes, com a ajuda de ferramentas e instrumentos de

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR DE SECAO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC DE ZELAD PARQUES E JARDINS

Prédio Independente dividido em copa, banheiros, sala para quarda de equipamentos,area externa coberta. Construção em alvenaria, ventilação natural. Sala para quarda de equipamentos esta separada por divisórias de madeira. Seçãoproximo ao departamento de Educação.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST OPER I Masc.: 5 Fem.: 12 Menor: 0 Total: 17

Funcionário DANIELE SANTOS DE SOUZA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos;

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 43

Page 44: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

- Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual utilizando os seguintes produtos para realizar a limpeza diária dos diversos setores da edificaçõe do campus, além dos sanitários.: hipoclorito de sódio (água sanitária), limpa carpete, cloro líquido, desinfetantes, limpador multiuso e álcool líquido, base seladora, impermeabilizante e removerdores.

Fundamentação Legal NR 15Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário DANIELE SANTOS DE SOUZA

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo.Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual nos diversos departamentos e prédios da unidade, durante atividades de limpeza dos banheiros. Exposição a vírus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14

Observações/Metodologia Apesar da habitualidade no desenvolvimento da atividade a mesma não esta descrita no anexo 14 da NR 15.

Funcionário CLAUDIA P FARIA B DE OLIVEIRA

Agente Calor Grupo Físico

Limite de Tolerância 26.700 IBUTG

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Queimaduras, fadiga orgânica, taquicardias, hipertensão arterial, etc

Medidas Propostas -Realizar medição de IBUTG.-Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's atráves de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Coifa localizada com ventilação forçada sobre o fogão industrial.

Bota de PVCjalecoAvental impermeávelLuva de látex

Analise Qualitativa Exposição devido à utilização de fogão industrial com seis queimadores, fornos, caldeirões parao preparo de alimentos sobretudo no período matutino.

Observações/Metodologia Instalações com pouca ventilação e troca térmica.

Funcionário CLAUDIA P FARIA B DE OLIVEIRA

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 44

Page 45: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação -Projeto para adequação dos ambientes e layout da cozinha para o controle da propagação do ruído. -Realizar medição do NPS

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. -Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco ruído de modo habitual durante a utilização de equipamentos com força motriz que são utilizados na cozinha para preparo de alimentos (processadores de alimentos, liquidificadores, batedeiras).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 1

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Funcionário CLAUDIA P FARIA B DE OLIVEIRA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Tempo de Exposição 02:00

Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

Orientação Uso de Respirador semifacial com filtro químico para atividades com removedores e limpeza de coifa realizada pelo cozinheiro semanalmente.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica Exposto a risco químico de modo habitual durante realização de faxina geral dos ambientes e utensílios em geral com utilização de produtos diversos como: sabão sólido, detergente líquido, desengordurantes, hipoclorito de sódio, secante e detergente de máquina industrial, etc. O processo é realizado diariamente e varia entre uma e duas horas de duração.

Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Funcionário DEBORA REGINA R RODRIGUES

Agente Calor Grupo Físico

Limite de Tolerância 26.700 IBUTG

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Queimaduras, fadiga orgânica, taquicardias, hipertensão arterial, etc

Medidas Propostas -Realizar medição de IBUTG.-Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Coifa localizada com ventilação forçada sobre o fogão industrial.

Bota de PVCjalecoAvental impermeávelLuva de látex

Analise Qualitativa Exposição devido à utilização de fogão industrial com seis queimadores, fornos, caldeirões parao preparo de alimentos sobretudo no período matutino.

Observações/Metodologia Instalações com pouca ventilação e troca térmica.

Funcionário DEBORA REGINA R RODRIGUES

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 45

Page 46: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação -Projeto para adequação dos ambientes e layout da cozinha para o controle da propagação do ruído. -Realizar medição do NPS

Medidas Propostas -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. -Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco ruído de modo habitual durante a utilização de equipamentos com força motriz que são utilizados na cozinha para preparo de alimentos (processadores de alimentos, liquidificadores, batedeiras).

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 1

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Funcionário DEBORA REGINA R RODRIGUES

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Tempo de Exposição 02:00

Efeito Alergias, irritações e queimaduras, dermatites, problemas respiratórios, asfixia e outros.

Orientação Uso de Respirador semifacial com filtro químico para atividades com removedores e limpeza de coifa realizada pelo cozinheiro semanalmente.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Fica Exposto a risco químico de modo habitual durante realização de faxina geral dos ambientes e utensílios em geral com utilização de produtos diversos como: sabão sólido, detergente líquido, desengordurantes, hipoclorito de sódio, secante e detergente de máquina industrial, etc. O processo é realizado diariamente e varia entre uma e duas horas de duração.

Fundamentação Legal NR 15- Anexo 11,13

Observações/Metodologia Avaliação Qualitativa

Funcionário SAMANTA PEREIRA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual utilizando os seguintes produtos para realizar a limpeza diária dos diversos setores da edificaçõe do campus, além dos sanitários.: Hipoclorito de sódio (água sanitária), limpa carpete, cloro líquido, desinfetantes, limpador multiuso e álcool líquido, base seladora, impermeabilizante e removerdores.

Fundamentação Legal NR 15Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário SAMANTA PEREIRA

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 46

Page 47: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Efeito Contágio ou infecção.

Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo.Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual nos diversos departamentos e predios da unidade, durante atividades de limpeza dos banheiros. Exposição a virus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14

Observações/Metodologia Apesar da habitualidade no desenvolvimento da atividade a mesma não esta descrita no anexo 14 da NR 15.

Funcionário MARIA ISABEL VICENTINI

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual utilizando os seguintes produtos para realizar a limpeza diária dos diversos setores da edificaçõe do campus, além dos sanitários.: Hipoclorito de sódio (água sanitária), limpa carpete, cloro líquido, desinfetantes, limpador multiuso e álcool líquido, base seladora, impermeabilizante e removerdores.

Fundamentação Legal NR 15Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário MARIA ISABEL VICENTINI

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo.Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual nos diversos departamentos e prédios da unidade, durante atividades de limpeza dos banheiros. Exposição a vírus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14

Observações/Metodologia Apesar da habitualidade no desenvolvimento da atividade a mesma não esta descrita no anexo 14 da NR 15.

Funcionário PRISCILA BOTELHO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 47

Page 48: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual utilizando os seguintes produtos para realizar a limpeza diária dos diversos setores da edificaçõe do campus, além dos sanitários.: Hipoclorito de sódio (água sanitária), limpa carpete, cloro líquido, desinfetantes, limpador multiuso e álcool líquido, base seladora, impermeabilizante e removerdores.

Fundamentação Legal NR 15Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário PRISCILA BOTELHO

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo.Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual nos diversos departamentos e prédios da unidade, durante atividades de limpeza dos banheiros. Exposição a vírus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14

Observações/Metodologia Apesar da habitualidade no desenvolvimento da atividade a mesma não esta descrita no anexo 14 da NR 15.

Funcionário IRACI DE CARVALHO CAMARGO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual utilizando os seguintes produtos para realizar a limpeza diária dos diversos setores da edificaçõe do campus, além dos sanitários.: Hipoclorito de sódio (água sanitária), limpa carpete, cloro líquido, desinfetantes, limpador multiuso e álcool líquido, base seladora, impermeabilizante e removerdores.

Fundamentação Legal NR 15Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário IRACI DE CARVALHO CAMARGO

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo.Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 48

Page 49: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual nos diversos departamentos e prédios da unidade, durante atividades de limpeza dos banheiros. Exposição a vírus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14

Observações/Metodologia Apesar da habitualidade no desenvolvimento da atividade a mesma não esta descrita no anexo 14 da NR 15.

Funcionário NEUZA AP BORSONELLO PERINOTTO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual utilizando os seguintes produtos para realizar a limpeza diária dos diversos setores da edificação do campus, além dos sanitários.: Hipoclorito de sódio (água sanitária), limpa carpete, cloro líquido, desinfetantes, limpador multiuso e álcool líquido, base seladora, impermeabilizante e removerdores.

Fundamentação Legal NR 15Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário NEUZA AP BORSONELLO PERINOTTO

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo.Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual nos diversos departamentos e prédios da unidade, durante atividades de limpeza dos banheiros. Exposição a vírus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14

Observações/Metodologia Apesar da habitualidade no desenvolvimento da atividade a mesma não esta descrita no anexo 14 da NR 15.

Funcionário MARIA DA GRACA COELHO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 49

Page 50: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

- Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual utilizando os seguintes produtos para realizar a limpeza diária dos diversos setores da edificação do campus, além dos sanitários.: Hipoclorito de sódio (água sanitária), limpa carpete, cloro líquido, desinfetantes, limpador multiuso e álcool líquido, base seladora, impermeabilizante e removerdores.

Fundamentação Legal NR 15Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário MARIA DA GRACA COELHO

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo.Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais.-Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual nos diversos departamentos e prédios da unidade, durante atividades de limpeza dos banheiros. Exposição a vírus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14

Observações/Metodologia Apesar da habitualidade no desenvolvimento da atividade a mesma não esta descrita no anexo 14 da NR 15.

Funcionário JOSE ROBERTO BUZO

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação Realizar medição de NPS.

Medidas Propostas Realizar medição quantitativa do agente conforme indicado no cronograma anual em anexo. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Protetor auricular tipo inserção. Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco ruído de modo habitual durante trabalho de poda e conservação utilizando máquinas de cortar grama costal,trator tobata para coleta de resíduos, motoserra e motopoda.

Fundamentação Legal NR 15 -Anexo 1

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Local de trabalho

Funcionário JOSE ROBERTO BUZO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Leve

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 50

Page 51: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco químico de modo ocasional durante atividades de aplicação de inseticidas, herbicidas, cupinicidas conforme solicitados.

Fundamentação Legal NR 15-Decreto n° 3048 de 06/05/1999

Funcionário JOSE ROBERTO BUZO

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Moderado

Tempo de Exposição 02:00

Efeito Doenças infecto-contagiosas como hepatites, doenças de pele, dermatites e dermatoses, micoses etc.

Orientação -Fornecer calçados de segurança adequados. -Treinamento especifico sobre coleta e armazenamento de resíduos. -Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco biológico de modo Intermitente (3 vezes por semana -segunda, terça e quinta) durante coleta de resíduos gerados pelos setores e departamentos nos "abrigos temporários" e depositam na caçamba para posterior coleta externa.Para transporte utilizam trator tobata com carretinha.

Fundamentação Legal NR-15-Anexo 14Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário PAULO PASTORA DE LIMA

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação Realizar medição de NPS.

Medidas Propostas Realizar medição quantitativa do agente conforme indicado no cronograma anual em anexo. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para relaizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Protetor auricular tipo inserção. Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco ruído de modo habitual durante trabalho de poda e conservação utilizando máquinas de cortar grama costal,trator tobata para coleta de resíduos, motoserra e motopoda.

Fundamentação Legal NR 15 -Anexo 1

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Local de trabalho

Funcionário PAULO PASTORA DE LIMA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Leve

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 51

Page 52: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco químico de modo ocasional durante atividades de aplicação de inseticidas, herbicidas, cupinicidas conforme solicitados.

Fundamentação Legal NR 15-Decreto n° 3048 de 06/05/1999

Funcionário JOSE GOMES MACENA

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação Realizar medição de NPS.

Medidas Propostas Realizar medição quantitativa do agente conforme indicado no cronograma anual em anexo. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Protetor auricular tipo inserção. Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco ruído de modo habitual durante trabalho de poda e conservação utilizando máquinas de cortar grama costal,trator tobata para coleta de resíduos, motoserra e motopoda.

Fundamentação Legal NR 15 -Anexo 1

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Local de trabalho

Funcionário JOSE GOMES MACENA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Leve

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco químico de modo ocasional durante atividades de aplicação de inseticidas, herbicidas, cupinicidas conforme solicitados.

Fundamentação Legal NR 15-Decreto n° 3048 de 06/05/1999

Funcionário JOSE CARLOS CAPARROTTI

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 52

Page 53: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual utilizando os seguintes produtos para realizar a limpeza diária dos diversos setores da edificações do campus, além dos sanitários.: Hipoclorito de sódio (água sanitária), limpa carpete, cloro líquido, desinfetantes, limpador multiuso e álcool líquido, base seladora, impermeabilizante e removerdores.

Fundamentação Legal NR 15Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário JOSE CARLOS CAPARROTTI

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Moderado

Tempo de Exposição 02:00

Efeito Doenças infecto-contagiosas como hepatites, doenças de pele, dermatites e dermatoses, micoses etc.

Orientação -Fornecer calçados de segurança adequados. -Treinamento especifico sobre coleta e armazenamento de resíduos. -Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco biológico de modo Intermitente (3 vezes por semana - segunda, terça e quinta) durante coleta de resíduos gerados pelos setores e departamentos nos "abrigos temporários" e depositam na caçamba para posterior coleta externa.Para transporte utilizam trator tobata com carretinha.

Fundamentação Legal NR-15-Anexo 14Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário JOSE AUGUSTO DE ALMEIDA

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação Realizar medição de NPS.

Medidas Propostas Realizar medição quantitativa do agente conforme indicado no cronograma anual em anexo. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para relaizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Protetor auricular tipo inserção. Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco ruído de modo habitual durante trabalho de poda e conservação utilizando máquinas de cortar grama costal,trator tobata para coleta de resíduos, motoserra e motopoda.

Fundamentação Legal NR 15 -Anexo 1

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Local de trabalho

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 53

Page 54: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Funcionário JOSE AUGUSTO DE ALMEIDA

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Leve

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco químico de modo ocasional durante atividades de aplicação de inseticidas, herbicidas, cupinicidas conforme solicitados.

Fundamentação Legal NR 15-Decreto n° 3048 de 06/05/1999

Funcionário SANTINA MARIANO

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Medidas Existentes Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco químico de modo habitual utilizando os seguintes produtos para realizar a limpeza diária dos diversos setores da edificações do campus, além dos sanitários.: hipoclorito de sódio (água sanitária), limpa carpete, cloro líquido, desinfetantes, limpador multiuso e álcool líquido, base seladora, impermeabilizante e removerdores.

Fundamentação Legal NR 15Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Funcionário SANTINA MARIANO

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Moderado

Efeito Contágio ou infecção.

Orientação Seguir as orientações da Ordem de Serviço para o cargo.Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIx cargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades.-Exigir e controlar a utilização de EPI's atráves de inspeções formais.-Realizar treinamento sobre o uso de EPI's.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco biológico de modo habitual nos diversos departamentos e predios da unidade, durante atividades de limpeza dos banheiros. Exposição a virus, fungos e bactérias e possível contato com secreções corpóreas.

Fundamentação Legal NR 15-Anexo 14

Observações/Metodologia Apesar da habitualidade no desenvolvimento da atividade a mesma não esta descrita no anexo 14 da NR 15.

Nº de Funcionários

Cargo: JARDINEIRO Masc.: 3 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 3

Cultivar plantas, formar e conservar parques, jardins, pomares, hortos florestais, vasos ornamentais, etc., preparando e

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 54

Page 55: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

adubando a terra.

Especificação dos Riscos - Cargo: JARDINEIRO

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação Realizar medição de NPS.

Medidas Propostas Realizar medição quantitativa do agente conforme indicado no cronograma anual em anexo. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para relaizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Protetor auricular tipo inserção. Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco ruído de modo habitual durante trabalho de poda e conservação utilizando máquinas de cortar grama costal,trator tobata para coleta de resíduos, motoserra e motopoda.

Fundamentação Legal NR 15 -Anexo 1

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Local de trabalho

Agente Químico Grupo Químico

Frequência Ocasional

Classificação do Efeito Leve

Efeito Utilização de compostos químicos que podem causar irritação na pele, mucosas e olhos, além de queimadura e perda de visão em casos severos, queimaduras na pele e irritação das vias aéreas.

Medidas Propostas - Inventariar Produtos químicos; - Elaborar cadastro de FISPQS; - Rotular frascos de produtos químicos; - Fornecer EPIs adequados a cada produto químico - Realizar treinamento sobre utilização de EPIs e controle do uso; - Armazenar produtos em local adequado.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco químico de modo ocasional durante atividades de aplicação de inseticidas, herbicidas, cupinicidas conforme solicitados.

Fundamentação Legal NR 15-Decreto n° 3048 de 06/05/1999

Funcionários JOAO SIDNEI COVREJOSE RUI MORENODIODOR GLESE

Nº de Funcionários

Cargo: OP DE MAQUINAS I Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Especificação dos Riscos - Cargo: OP DE MAQUINAS I

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial,

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 55

Page 56: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação Realizar medição de NPS.

Medidas Propostas Realizar medição quantitativa do agente conforme indicado no cronograma anual em anexo. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para realização das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Protetor auricular tipo inserção. Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

Analise Qualitativa Fica exposto a risco ruído de modo habitual durante trabalho de poda e conservação utilizando máquinas de cortar grama costal,trator tobata para coleta de resíduos, motoserra e motopoda.

Fundamentação Legal NR 15 -Anexo 1

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Local de trabalho

Agente Biológico Grupo Biológico

Frequência Intermitente

Classificação do Efeito Moderado

Tempo de Exposição 02:00

Efeito Doenças infecto-contagiosas como hepatites, doenças de pele, dermatites e dermatoses, micoses etc.

Orientação -Fornecer calçados de segurança adequados. -Treinamento especifico sobre coleta e armazenamento de resíduos. -Manter vacinação em dia.

Medidas Propostas -Elaborar planilha de EPIxCargos, especificar EPIs necessários e adequados para realização das atividades; -Realizar treinamento para os funcionários sobre EPIs; -Exigir / Controlar a utilização de EPIs através de realização de inspeções formais.

Analise Qualitativa Ficam expostos a risco biológico de modo Intermitente (3 vezes por semana -segunda, terça e quinta) durante coleta de resíduos gerados pelos setores e departamentos nos "abrigos temporários" e deposita na caçamba para posterior coleta externa.Para transporte utilizam trator tobata com carretinha.

Fundamentação Legal NR-15-Anexo 14Decreto n° 3048 de 6/05/99.

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR DE SECAO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Especificação dos Riscos - Cargo: SUPERVISOR DE SECAO

Agente Ruído Grupo Físico

Limite de Tolerância 85.0 dB(A) Nível de Ação 80.0 dB(A)

Meio de Propagação Ar

Frequência Habitual

Classificação do Efeito Sério

Efeito Surdez p/ Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR. Além da surdez o ambiente ruidoso pode gerar distúrbios relacionados a estresse e outros problemas de ordem psíquica, fisiológica e anatômica. O indivíduo pode apresentar vasoconstrição, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga muscular, irritabilidade, ansiedade, excitabilidade, desconforto, etc. A comunicação oral pode ficar extremamente prejudicada no trabalho, dificultando a compreensão de ordens verbais, avisos de alerta ou perigo.

Orientação Realizar medição de NPS.

Medidas Propostas Realizar medição quantitativa do agente conforme indicado no cronograma anual em anexo. -Elaborar planilha EPIxcargos, especificar EPI's necessários e adequados para relaizaçao das atividades. Exigir e controlar a utilização de EPI's através de inspeções formais. Realizar treinamento aos funcionários sobre E.P.I.

Medidas Existentes Protetor auricular tipo inserção. Não há sistemática para entrega e utilização de EPI's. Uso de luvas e botas de PVC em alguns setores.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 56

Page 57: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Analise Qualitativa Fica exposto a risco ruído de modo habitual durante trabalho de poda e conservação utilizando máquinas de cortar grama costal,trator tobata para coleta de resíduos, motoserra e motopoda.

Fundamentação Legal NR 15 -Anexo 1

Observações/Metodologia Análise Qualitativa - Local de trabalho

Setor: SC TEC ACADEMICA

Possui sala situada no prédio administrativo. Piso Cerâmico. Ventilação natural.Possui mesas, cadeiras e computadores.Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria. A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 3 Menor: 0 Total: 3

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR TEC SECAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC TEC DE AQUIS E TRAT INFORM

Prédio independente construído em alvenaria. pé direito aproximadamente 4,5 metros. Algumas paredes de tijolo a vista. ventilação natural e artificial. possui área central (Jardim e estudo). Dividida por divisórias em salas de estudo, sala de informática e sala de reuniões. As salas em alvenaria são divididas por setor: STRAUD,STATI,Diretoria e Sala para XEROX. possui banheiros próximo a entrada e área livre coberta na área externa da Biblioteca.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST S D INF PESQ Masc.: 0 Fem.: 3 Menor: 0 Total: 3

Nº de Funcionários

Cargo: BIBLIOTECARIO Masc.: 0 Fem.: 4 Menor: 0 Total: 4

Planejar, organizar, orientar e executar trabalhos técnicos relativos às atividades biblioteconômicas, visando o processamento, o armazenamento, a recuperação e a disseminação da informação.

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR TEC SECAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC TEC DE CONTABILIDADE

Possui sala situada no prédio administrativo. Piso Cerâmico. Ventilação natural.Possui mesas, cadeiras e computadores.possui balcão de atendimento. Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria. A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR TEC SECAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: TEC CONTABILIDADE Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC TEC DE DES E ADM DE RH

Possui sala situada no prédio administrativo. Piso Cerâmico. Ventilação natural.Possui mesas, cadeiras e computadores.possui balcão de atendimento.

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 57

Page 58: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria. A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST III Masc.: 0 Fem.: 3 Menor: 0 Total: 3

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST TEC ADM I Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR TEC SECAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC TEC DE REF ATEND USUA E DOC

Prédio independente construído em alvenaria. pé direito aproximadamente 4,5 metros. Algumas paredes de tijolo a vista. ventilação natural e artificial. Possui área central (Jardim e estudo). Dividida por divisórias em salas de estudo, sala de informática e sala de reuniões. As salas em alvenaria são divididas por setor: STRAUD,STATI,Diretoria e Sala para XEROX. possui banheiros próximo a entrada e área livre coberta na área externa da Biblioteca.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST S D INF PESQ Masc.: 2 Fem.: 8 Menor: 0 Total: 10

Nº de Funcionários

Cargo: BIBLIOTECARIO Masc.: 0 Fem.: 3 Menor: 0 Total: 3

Planejar, organizar, orientar e executar trabalhos técnicos relativos às atividades biblioteconômicas, visando o processamento, o armazenamento, a recuperação e a disseminação da informação.

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR TEC SECAO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC TECNICA DE COMUNICACOES

Nº de Funcionários

Cargo: AG DE TEL E RECEPCAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Efetuar serviços de ligação e transmissão telefônicas, assegurando a eficiente operacionalização do sistema.Executar serviços de recepção, identificação e atendimento ao público, bem como recebimento e entrega de documentos.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Funcionários LEIDE MARIA CESARIO FRANCO

Nº de Funcionários

Cargo: OFICIAL DE ADM UNIV Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Participar do planejamento, organização, execução, distribuição, controle e orientação das atividades desenvolvidas na área de atuação.

Nº de Funcionários

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 58

Page 59: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Cargo: SUPERVISOR TEC SECAO Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC TECNICA DE FINANCAS

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST III Masc.: 0 Fem.: 2 Menor: 0 Total: 2

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR TEC SECAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC TECNICA DE GRADUACAO

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 1 Fem.: 4 Menor: 0 Total: 5

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST III Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR TEC SECAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC TECNICA DE MATERIAIS

Possui sala situada no prédio administrativo. Piso Cerâmico. Ventilação natural.Possui mesas, cadeiras e computadores.Prédio construído em estrutura de concreto armado, sendo fechado nas laterais em alvenaria. A iluminação natural é proporcionada por vitrôs instalados nas paredes que se comunica com o ambiente exterior. Possui iluminação artificial por meio de sistemas de luminárias com lâmpadas fluorescentes instaladas no teto.possui Sala externa destinada como almoxarifado externo.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 5 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 6

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST III Masc.: 2 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 2

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR TEC SECAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Setor: SC TECNICA DE POS-GRADUACAO

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST II Masc.: 0 Fem.: 3 Menor: 0 Total: 3

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST ADMINIST III Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR TEC SECAO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 59

Page 60: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

Setor: SERV TEC DE BIBLIOT E DOCUMEN

Prédio independente construído em alvenaria. pé direito aproximadamente 4,5 metros. Algumas paredes de tijolo a vista. ventilação natural e artificial. possui area central (Jardim e estudo). dividida por divisórias em salas de estudo, sala de informática e sala de reuniões. As salas em alvenaria são divididas por setor: STRAUD,STATI,Diretoria e Sala para XEROX. possui banheiros proximo a entrada e aréa livre coberta na area externa da Biblioteca.

Nº de Funcionários

Cargo: ASSIST DE INFORM II Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Nº de Funcionários

Cargo: DIR TEC DE SERVICO Masc.: 0 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 1

Dirigir as atividades sob sua responsabilidade, planejando, organizando, acompanhando, supervisionando e analisando as mesmas para assegurar os resultados fixados e assistir à administração da Unidade.

Setor: ST DE VIGILANCIA

Circulam por todo campus. Possui sala administrativa no corredor terreo do prédio Administrativo. Também estão lotados em guarita na entrada da unidade e recepção dos prédios.

Nº de Funcionários

Cargo: AG DE VIG E RECEPCAO Masc.: 26 Fem.: 1 Menor: 0 Total: 27

Executar serviços de recepção, identificação, bem como efetuar a vigilância nas dependências das instituições, percorrendo-as sistematicamente e inspecionando-as para evitar entrada de pessoas estranhas, roubos, incêndios e outras anormalidades.

Nº de Funcionários

Cargo: SUPERVISOR DE SETOR Masc.: 1 Fem.: 0 Menor: 0 Total: 1

Elaborador do PPRA: Fábio de Aguiar Engenheiro de Segurança do Trabalho CREA: 5060656721Danielle Vargas Técnica de Segurança do Trabalho RG/MT-SP/010549.0

FRANCA, 05 DE MAIO DE 2011.

_____________________________________Fábio de Aguiar

Engenheiro de Segurança do TrabalhoCREA: 5060656721/D

Código Descrição Data Inicial Data Final Data Limite Responsável

89 APRESENTAR PPRA A CIPA E PARA DEMAIS SERVIDORES.

01/05/2010 05/07/2010 30/05/2010

90 ELABORAR PROCEDIMENTO PARA COMPRA DE

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 60

Page 61: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

PRODUTOS QUIMICOS

91 SISTEMÁTICA PARA ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE P.Q

92 ROTULAGEM DE PRODUTOS QUIMICOS

93 INVENTARIAR PRODUTOS QUIMICOS

94 ELABORAR CADASTRO DE FISPQ

95 TREINAMENTO SOBRE RISCO QUIMICO

96 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

97 ELABORAR PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO

98 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

99 EPI - NR10

100 ARMAZENAMENTO DE BOTIJÕES DE GÁS P-13

101 MANUSEIO DE PRODUTOS QUIMICOS

102 MANUTENÇAO PERIODICA DOS FILTROS E BEBEDOUROS

103 DEDETIZAÇÃO

104 MANUTENÇÃO DOS EXTINTORES

105 RESÍDUOS

106 RESÍDUOS-GUARDA TEMPORÁRIA

107 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA-INSTALAÇÃO DE CHUVEIRO LAVA OLHOS

108 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA-EXTINTOR DE INCÊNDIO

109 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA-POSSIBILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DE FORMOL

110 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA-MANTER PORTÕES DE SAÍDA DESTRANCADOS

111 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA-ARAMAAENAMENTO DE PRODUTOS QUIMICOS

112 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA-PROCEDIMENTO PARA HIGIENIZAÇÃO

113 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA-MELHORIA NO SISTEMA DE EXAUSTÃO NA SALA DE RATOS.

01/09/2010 04/03/2011 30/04/2011

114 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA-MANUTENÇÃO EM JANELA

115 CEIS-INSTALAÇÃO DE CHUVEIRO E LAVA OLHOS

116 CEIS-MELHORIA DA EXAUSTÃO

117 CEIS

118 CEIS-DESTINO ADEQUADO PARA RESIDUOS QUIMICOS

119 CEIS-PROVIDENCIAR LOCAL EXTERNO PARA GLP 13 KG

120 IDENTIFICAÇÃO DE QUADROS

121 LOCAL ADEQUADO PARA DILUIÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA

122 CABINES ELETRICAS

123 TRABALHO EM ALTURA

124 REPAROS NA CERCA

125 LAYOUT DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS-OFICINA

126 ST DE VIGILÂNCIA

127 ST DE VIGILÂNCIA

128 ST DE VIGILANCIA

129 ST DE VIGILANCIA

130 MANUTENÇÃO DO AR CONDICIONADO

131 BIBLIOTECA-SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

132 BIBLIOTECA-DESOBSTRUIR EXTINTORES

133 BIBLIOTECA-ADEQUAÇÃO DO MOBILIÁRIO/ERGONOMIA

134 BIBLIOTECA-SALA DO MAESTRO

135 ADMINISTRAÇÃO-RETIRAR GLP 13 KG

137 ADMINISTRAÇÃO-ENTREGA DE MATERIAIS

138 ADMINISTRAÇÃO-REPAROS NA PAREDE

139 ADMINISTRAÇÃO-MELHORAR CONDIÇÕES FISICAS DO ARQUIVO PERMANENTE.

140 ADMINISTRAÇÃO -LOCAL ADEQUADO PARA COLOCAÇÃO DE SWIT

141 ADMINISTRAÇÃO-COLOCAÇÃO DE PLACAS INDICATIVAS

142 SINALIZAÇÃO DE TRANSITO

143 PISTA SAUDE

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 61

Page 62: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

144 DEP. DE EDUCAÇÃO

145 ERGONOMIA-LAUDO ERGONOMICO

146 DEP. DE BIOLOGIA-RETIRAR GLP 13 KG DO INTERIOR DO PRÉDIO

147 DEP. DE BIOLOGIA-INSTALAÇÃOD E CHUVEIRO LAVA OLHOS

148 DEP. DE BIOLOGIA-VERIFICAR NECESSIDADE DE INSTALAÇÃO DE CAPELA

149 DEP. DE BIOLOGIA-VERIFICAR NECESSIDADE DE APLICAÇÃO DE NORMAS CNEM

150 DEP DE BIOLOGIA-MANUTENÇÃO PERIODICA NAS CAPELAS

151 DEP DE BIOLOGIA-MELHORIA NA VENTILAÇÃO LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA

152 BIOLOGIA, ZOOLOGIA,BOTÂNICA, CEIS-GUARDA TEMPORÁRIA DE RESIDUOS

153 MANUAL DE BIOSEGURANÇA

154 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO -MELHORIA NA VENTILAÇÃO

155 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO-AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO FISICO

156 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO -MELHORIA NO ARMAZENAMENTO-ESTOQUE

157 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO -RETIRAR MATERIAS DO DEPOSITO EXTERNO DE GLP.

158 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO-LOCAL ADEQUADO PARA MATERIAL DE LIMPEZA

159 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO -MOBILÁRIO/ERGONOMIA

160 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO- TROCA DE PISO

161 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO-SISTEMA DE COMBATE À INCÊNDIO

162 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO-MANUTENÇÃO DOS PISOS E GRELHAS

163 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO-INSTALAÇÃO DE RALOS

164 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO-MEDIÇÃO DE IBUTG

165 SC DE CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO:LOCAL PARA TRABALHJOS COM SOLDA

166 SC DE CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO-SISTEMA DE COMBATE À INCÊNDIOS

167 SC CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO

168 SC CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO-EPI

169 SC CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO-ESCADA DE ACESSO AO MEZANINO

170 SC CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO-LOCAL PARA GUARDA DE EPI

171 SC CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO-MELHORIA NA VENTILAÇÃO

172 SC DE CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO- RETIRAR MATERIAIS SEM UTILIZAÇÃO

173 SC DE CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO-LOCAL ADEQUADO PARA ARMAZENAR PRODUTOS QUIMICOS

174 SC CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO-MELHORIA NA ORGANIZAÇÃO

175 SC CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO-CURSO DE NR-10

176 SC ZELADORIA PARQUES E JARDINS: LOCAL ADEQUADO PARA ARMAZENAR PRODUTOS QUIMICOS

01/02/2011 01/02/2011 28/02/2011

177 SC ZELADORIA PARQUES E JARDINS- LOCAL ADEQUADO PARA ARMAZENAR MATERIAIS SEM UTILIZAÇÃO

01/02/2011 01/02/2011 28/02/2011

178 SC ZELADORIA PARQUES E JARDINS-PISO E COBERTURA PARA LOCAL ONDE FICA A CAÇAMBA

179 SC ZELADORIA PARQUES E JARDINS RETIRAR BOTIJÃO DE GÁS DO INTERIOR DA COPA

01/12/2010 01/02/2011 31/12/2010

180 DEP. BIOQUIMICA E MICROBIOLOGIA:LOCAL EXTERNO PARA GLP13 KG UTILIZADO EM AULAS PRÁTICAS.

181 DEP. DE BIOQUIMICA E MICROBIOLOGIA-

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 62

Page 63: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUIMICOS

182 DEP. BIOQUIMICA E MICROBIOLOGIA: LOCAL ADEQUADO PARA ARMAZENAR RESIDUOS DE PRODUTOS QUIMICOS.

183 DEP. BIOQUIMICA E MICROBIOLOGIA: DESOBSTRUIR E REALIZAR MANUTENÇÃO NOS CHUVEIROS DE EMERGÊNCIA.

184 DEP. BIOQUIMICA E MICROBIOLOGIA-INSTALAÇÃO DE RALOS PARA ESCOAMENTO.

185 DEP. BIOQUIMICA E MICROBIOLOGIA- IMPLANTAR CHUVEIRO LAVA OLHOS

186 DEP. BIOQUIMICA E MICROBIOLOGIA-MANUTENÇÃO PERIODICA NOS FILTROS DA CAPELA

187 DEP. BIOQUIMICA E MICROBIOLOGIA-MANUTENÇÃO NA CENTRIFUGA PARA DIMINUIÇÃO DO RUÍDO

188 DEP. BIOQUIMICA E MICROBIOLOGIA-VERIFICAR NECESSIDADE DE INSTALAÇÃO DE CAPELA

189 DEP. BIOQUIMICA E MICROBIOLOGIA-SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

190 DEP. ZOOLOGIA-ROTULAGEM DE PRODUTOS QUIMICOS

191 DEP. ZOOLOGIA-INSTALAÇÃO DE CHUVEIRO E LAVA OLHOS

192 DEP. DE ZOOLOGIA-MANUTENÇÃO DOS FILTROS DAS CAPELAS

193 DEP. DE ZOOLOGIA-RESÍDUOS DE PRODUTOS QUIMICOS

194 DEP DE ZOOLOGIA-LOCAL ADEQUADO PARA ARMAZENAR PRODUTOS QUIMICOS

195 DEP DE ZOOLOGIA-RETIRAR BOTIJÃO DE GLP DO INTERIRO DO PRÉDIO

196 DEP DE ZOOLOGIA-INSTALAÇÃO DE PIA

197 DEP DE ZOOLOGIA-MELHORIA NA VENTILAÇÃO EXAUSTORA

198 DEP DE BOTÂNICA-MELHORIA NA VENTILAÇAO EXAUSTORA

199 DEP DE BOTANICA-RETIRAR GLP 13KG DO INTERIOR DO PRÉDIO

200 DEP DE BOTÂNICA-ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUIMICOS

201 DEP DE BOTÂNICA-LOCAL ADEQUADO PARA MATERIAIS QUE ESTÃO NO CORREDOR

202 DOSIMETRIA DE RUÍDO

204 DEP. EDUCAÇÃO FISICA-NECESSIDADE DE INSTALAÇÃO DE CAPELA

205 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO -MELHORIA NAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO

215 DEP. DE ECOLOGIA-BOTIJÃO 13 kg NO INTERIOR DA COPA

216 DEP. DE ECOLOGIA - INSTALAÇÃO HIDRAULICA DOS CHUVEIROS LAVA OLHOS

217 DEP. DE ECOLOGIA - ARMAZENAMENTO DE RESIDUOS QUIMICOS

218 DEP. BIOQ E MICROBIOLOGIA - CAMARA FRIA- RISCO DE EXPLOSÃO

01/12/2010 03/03/2011 31/12/2010

219 DEP. BIOQ E MICROBIOLOGIA - ALMOXARIFADO DE REAGENTES

220 DEP.BIOQ. MICROBIOLOGIA -COPA ENTRE SANITÁRIOS

221 DEP.BIOQ. E MICROBIOLOGIA - FUNCIONAMENTO DE HIDRANTES

OBS. :1. VER DETALHAMENTO DAS AÇÕES PROPOSTAS NO CADERNO PLANO DE AÇÕES

CORRETIVAS;2. O PLANEJAMENTO DEVERÁ SER ELABORADO PELA DIREÇÃO DA UNIDADE,

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 63

Page 64: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

ESPECIFICANDO RESPONSÁVEL PELO ACOMPANHAMENTO DA ATIVIDADE E RESPECTIVO PRAZO PARA SUA CONCLUSÃO.

3. APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DEVE-SE ANEXAR AO PPRA, EVIDENCIAS DA REALIZAÇÃO DAS AÇÕES PLANEJADAS E REALIZADAS.

_______/ _______________________/_______

_________________________________________NOME / ASSINATURA (DIRETOR DA UNIDADE)

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 64

Page 65: Ppra Rio Claro Ib 2011 2012

PPRAPrograma de Prevenção de Riscos Ambientais

UNESP CAMPUS DE RIO CLARO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS 05/05/2011

P.P.R.A.PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS(PORTARIA 3.214/78 – NR-09)

UNESPUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO

CAMPUS DE RIO CLAROINSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

CADERNO: PLANOS DE AÇÕES CORRETIVAS

PPRA-RIO CLARO-IB-2011-20127090553714926162025.doc 65