povodebasto16setembroweb

32
O POVO DE BASTO ANO XIX - 4.ª SÉRIE - N.º 312 16 de SETEMBRO de 2013 Preço 0,50 Quinzenário Informativo e defensor dos Interesses da Região de Basto Director: António Maria da Silva Teixeira AUTORIZADO A CIRCULAR EM INVÓLUCRO DE PLÁSTICO FECHADO T AUT. DE5839/2002DCP-2 T PODE SER ABERTO PARA VERIFICAÇÃO POSTAL PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS 4890 CELORICO DE BASTO TAXA PAGA PORTUGAL páginas centrais página 15 AgriCelorico Tel. 255 323 142 Rua Rodrigo Sousa e Castro CELORICO DE BASTO CELORICO DE BASTO G A G O S Uma ronda pelas freguesias... Coordenação: Orlando Silva Fotografias: Nicolau Bacelar Colecione Suplemento d’ O POVO DE BASTO página 2 e 13 página 9 páginas 5 e 6 página 3 CONSULTAS DE CARDIOLOGIA Dr. Sérgio Nabais (Médico Especialista do Hospital de Braga) Clínica Celorico de Basto Avenida da República - Centro Comercial das Oliveiras 4890-220 CELORICO DE BASTO (Junto aos antigos CTT) T. 255 323 115 I F. 255 323 117 I Tm. 960 151 341 de - José Manuel de Araújo Lousada www.restaurantequintadoforno.com Restaurante Regional QUINTA DO FORNO SALÕES PARA 600 PESSOAS Casamentos - Baptizados - Aniversários VENDA NOVA - BRITELO - CELORICO DE BASTO TELEFONE 255 322 255 BOMBEIROS V. CELORICENSES FESTEJARAM 87.º ANIVERSÁRIO CAVACO SILVA INAUGUROU BIBLIOTECA LAR DE IDOSOS DA SANTA CASA E CAO - RESIDÊNCIA AUTÓNOMA FORAM INAUGURADOS OBRIGADO SOLDADOS DA PAZ ! UM SÉCULO DE VIDA LIGAS DE FUTSAL CHEGARAM AO FIM página 28

Upload: antonio-teixeira

Post on 07-Mar-2016

292 views

Category:

Documents


29 download

DESCRIPTION

Jornal Informativo da Região de Basto

TRANSCRIPT

Page 1: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO ANO XIX - 4.ª SÉRIE - N.º 312 16 de SETEMBRO de 2013 Preço 0,50 €

Quinzenário Informativo e defensor dos Interesses da Região de Basto

Director: António Maria da Silva TeixeiraAUTORIZADO A CIRCULAR EM INVÓLUCRO DE PLÁSTICO FECHADO T AUT. DE5839/2002DCP-2 T PODE SER ABERTO PARA VERIFICAÇÃO POSTAL

PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

4890 CELORICO DE BASTOTAXA PAGA

PORTUGAL

páginas centrais

página 15

AgriCeloricoTel. 255 323 142

Rua Rodrigo Sousa e CastroCELORICO DE BASTO

CELORICO DE BASTO

G A G O S

Uma ronda pelas

freguesias...

Coordenação: Orlando Silva Fotografias:

Nicolau Bacelar

Colecione Suplemento d’ O POVO DE BASTO

página 2 e 13

página 9

páginas 5 e 6

página 3

CONSULTAS DE CARDIOLOGIADr. Sérgio Nabais

(Médico Especialista do Hospital de Braga)

Clínica Celorico de BastoAvenida da República - Centro Comercial das Oliveiras

4890-220 CELORICO DE BASTO(Junto aos antigos CTT)

T. 255 323 115 I F. 255 323 117 I Tm. 960 151 341

de - José Manuel de Araújo Lousada

www.restaurantequintadoforno.com

Restaurante Regional QUINTA DO FORNOSALÕES PARA 600 PESSOAS

Casamentos - Baptizados - Aniversários

VENDA NOVA - BRITELO - CELORICO DE BASTOTELEFONE 255 322 255

BOMBEIROS V. CELORICENSESFESTEJARAM 87.º ANIVERSÁRIO

CAVACO SILVA INAUGUROU BIBLIOTECA

LAR DE IDOSOS DA SANTA CASA E CAO - RESIDÊNCIA

AUTÓNOMA FORAM INAUGURADOS

OBRIGADO SOLDADOS DA PAZ !

UM SÉCULO DE

VIDALIGAS DE FUTSAL

CHEGARAM AO FIM página 28

Page 2: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 2

Decorreu no dia 31 de agosto a inauguração de do Lar da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia. A cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho.

O presidente da Câmara, Joaquim Mota e Silvaa não pode deixar de salientar a força da “ambição, espectativas, determinação mas também ansiedade que levou ao criar as melhores instalações. Esta instituição lançou-se com arrojo para um investimento desta estirpe

para colmatar as necessidades, fruto de um grande esforço e de um grande trabalho de entreajuda na ótica de manter o interesse coletivo acima de qualquer interesse pessoal”. Ficou ainda claro que o município, apesar das dificuldades que o país atravessa, vai transferir para esta instituição em um ano aquilo que deveria ser transferido em 7 anos.

O autarca reforça a necessidade de continuar a lutar contra a “burocracia impregnada para que os processos sejam ágeis para

podermos honrar e saldar as nossas dívidas”.

O secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, seguiu o mesmo raciocínio do autarca municipal e salientou que “a máquina burocrática do Estado torna mais difícil a vida de quem já vive momentos complicados. O Estado pretende desafiar os parceiros a executar funções que o Estado desempenha numa ótica de proximidade entre autarquias e instituições de solidariedade social. O que importa é ajudar quando realmente é necessário e se o Estado não tem essa capacidade deve delegar funções junto daqueles que estão mais próximos das populações”. Neste âmbito o Secretário de Estado reforçou a visão estratégica do atual presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto nos diferentes projetos desenvolvidos junto dos mais necessitados.

Note-se que o Estado ao transferir os trabalhos que lhe estão incumbidos para os parceiros dá-lhes a oportunidade de executar funções que, se fosse o Estado a fazer, custariam três vezes mais.

Agostinho Branquinho

salientou ainda que “apesar dos constrangimentos financeiros do Estado, aumentamos, pelo 2º ano, o apoio às instituições de Solidariedade Social em 1,2 mil milhões de euros..

Ficou ainda claro o aumento do apoio do POPH, Programa Operacional Potencial Humano, que aumentou o financiamento de 75% para 90%.

Recorde-se que esta inauguração contou, para além do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social e do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, com a presença de uma série de individualidades de destaque a referir a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Arnoia, Graça Mota e toda a sua equipa, o provedor de Barcelos como representantes da União das Misericórdias, António Pedras, deputados da Assembleia da República, autarcas, párocos, e muitos outros.

O novo lar da Santa Casa da Misericórdia de Arnoia está agora munido de todas as condições para responder da melhor forma às necessidades da população no que respeita ao apoio aos idosos do concelho.

LAR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE S. BENTO DE ARNOIAFOI INAUGURADO

O ex-PrOvedOr PrOf. AntóniO BAstOs cOrtA A fitA de AcessO AO nOvO LAr de idOsOs

O Presidente dA câmArA LAdeAdO PeLO secretáriO de estAdO e PeLA PrOvedOrA dA sAntA cAsA nA cerimóniA de inAugurAçãO

Page 3: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 316-9-2013

M E M O R A N D U M por Orlando Silva

OBRIGADO SOLDADOS DA PAZ !BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS CELORICENSES

Os incêndios florestais repetem-se em cada Verão, e ano após ano assistimos ao mesmo ciclo de imagens do inferno, que destroem uma das nossas maiores riquezas e ceifam vidas dos homens que combatem as chamas.

É comum ouvirmos que este brutal surto de incêndios dos últimos anos tem origem muitas vezes em ações e práticas criminosas. Isto é verdade, estão por aí à solta inúmeros pirómanos, que por impulsos de vária ordem lançam fogo por prazer patológico.

Claro que não é esta a única causa que explica o desastre que anualmente se abate sobre a floresta. É evidente que os montes não ardem só pela mão do crime. A falta de prevenção; o abandono daqueles que viviam da terra, pastores, agricultores, trabalhadores rurais; a ausência de um programa de manutenção das matas públicas; o

abandono dos baldios e dos nossos montes, transformaram o território rural num potencial de combustão que deflagra ao mínimo rastilho, nestes dias de forte calor e de baixa humidade.

Só será possível debelar esta calamidade com uma efetiva ação de prevenção de incêndios, que devem envolver várias entidades, nomeadamente o exército, tal como já aconteceu este ano no nosso concelho, colocação de vigilantes da natureza em pontos estratégicos, uma limpeza sistemática das matas e a concretização de um cadastro florestal.

Celorico de Basto possui uma extensa área florestal, e por isso, foi uma das zonas do distrito de Braga mais afetada pelos fogos.

Nestes dias de Verão viveram-se momentos de pânico, com populações a perderem alguns dos seus bens, dada a proporção

Bombeiro ferido

No dia 13 de agosto de 2013 o bombeiro Tiago Carvalho ficou gravemente ferido,

quando participava no combate ao fogo que lavrava no lugar do Castelo, concelho de

Celorico de Basto.

O autotanque estava parado num local com muito declive, mas por volta das 23 horas

destravou-se e deslizou cerca de 50 metros passando uma roda por cima do bombeiro.

Apesar da gravidade o jovem bombeiro está em franca recuperação.

Tiago Manuel Marinho Carvalho, 29 anos, engenheiro

civil, casado tem um filho.

Oficial Bombeiro de 2ª, ingressou nos B.V.C. com dezasseis

anos.

Conhecido pelo enorme voluntarismo, mas também pelo

seu rigor e prudência na abordagem às ocorrências.

dos incêndios que não têm dado tréguas aos bombeiros voluntários.

Várias vezes tivemos que chamar outras corporações para ajudar a combater os fogos florestais.

A verdade é que, entretanto, infelizmente já morreram nove bombeiros em serviço voluntário, que acabaram ceifados prematuramente a defen-der os nossos bens.

Não posso deixar de prestar a minha homenagem a todos os bombeiros vítimas dos incêndios e de uma forma geral, dado que também fui bombeiro sem farda durante dezoito anos na A. H. B. V. Celoricenses, agradecer e incentivar todos os soldados da paz a continuarem a prestar os seus serviços, de forma abnegada e voluntária, a toda a comunidade celoricense.

Como disse alguém os bombeiros são “heróis em cenários de inferno”.

Page 4: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 4

“O POVO DE BASTO”Registo n.º 106 119

Quinzenário Regionalista

Publica-se nos dias 16 e 30

PROPRIETÁRIO

Herdeiros de José Carlos

Ferreira Leite

Venda Nova - Britelo

4890 Celorico de Basto

FICHA TÉCNICA

Redacção:

António M. Silva Teixeira

Colaboradores:

Orlando Silva

Perpétua Carvalho

Teixeira da Silva

Costa Pereira

Graciete Silva

Joaquim Carvalho

Nicolau Bacelar

Enf.ª Andrea Bento

Pedro Andrade

Dr. Fernando Carvalho

Anselmo Cerqueira

Registo n.º 21981

N.I.F. 901 170 291

REDACÇÃO:

Rua Serpa Pinto

Edifício Santiago

Apartado 20

4890 Celorico de Basto

Tlm. 914 159 875

e-mail:

[email protected]

Depósito Legal n.º 1653/83

ASSINATURAS:

(Pagamento adiantado)

País - Ano 10 € - Europa 30 €

(Iva incluído à taxa de 6%)

Tiragem 3.000 exemplares

Impressão:

Coraze

Oliveira de Azeméis

Tel. 910 252 676/910 253 116

914 602 969

VENDE-SE

Contactar o proprietário

Telem. 934 258 541

Faleceu em 5/Outubro/2007

PORTO

6.º ANIVERSÁRIO DO FALECIMENTO

D. Maria Amélia Fernandes de FreitasSeu marido Agosti-

nho de Moura, recor-dando com saudade sua esposa manda ce-lebrar uma missa de sufrágio.

Agradece a todos os que possam com-parecer a esta euca-ristia e às pessoas da sua relação que em qualquer lugar lem-brem nas suas ora-ções a sua ente que-rida.

VENDE-SE EM MOSQUEIROS

Vende-se em Mosqueiros - Britelo, Celorico de Basto, a 150 metros da estrada, dois campos

com a área aproximada de 3.000 m2.Preço 15.000 euros

Informa: Tel. 255 322 878 ou 00351 626. 01.43.26 (França)

VENDE-SE OU ARRENDA-SE

ESCRITÓRIOS

Uma casa com 3 quartos, cozinha completa e sala. Com algum mobiliário.

Junto à Zona Industrial de Crespos, na estrada para o Campo de Tiro.

Informações: Telem. 96 60 49 129

Arrendam-se na Rua Serpa Pinto,

Edifício da Caixa Geral de Depósitos.Informações: Telem. 96 60 49 129

“O POVO DE BASTO”, N.º 312, DE 16/SETEMBRO/2012

Tribunal Judicial de Mondim de BastoSecção Única

Largo Conde de Vila Real T 4880-236 Mondim de BastoTelef. 255 091 650 Fax 255 091 669 Mail: [email protected]

ANÚNCIO

Requerente: Ministério PúblicoRequerido: Raul José Rocha Sousa Oliva

Interdição / InabilitaçãoN/Referência: 547055

Data: 06-08-2013Processo:

122/13.8TBMDB

Faz-se saber que foi distribuída neste tribunal, a ação de Interdição / Inabilitação em que é requerido Raul José Rocha Sousa Oliva, com residência na Rua do Pelourinho, freguesia de Ermelo, Mondim de Basto, para efeitos de ser decretada a sua interdição por anomalia psíquica.

A Juiz de Direito,Dr.a Andreza Bispo

O Oficial de Justiça, Maria Armanda M. M. P. Zimmerman

Casa de habitação de rés-do-chão e 1.º andar com 3 quartos, sala, cozinha e lavandaria. Tem terreno com cerca de 1 hectare, com vinha e árvores de fruto.

Água de furo.Em Paço, Ermelo (perto das Fisgas) Mondim de

BastoInforma Tel. 255 115 150 (Sr. Loureiro)

VENDE-SE EM MONDIM DE BASTO

“O POVO DE BASTO”, N.º 312, DE 16/SETEMBRO/2012

Tribunal Judicial de Celorico de BastoSecção Única

Av. João Pinto RibeiroT 4890-221 Celorico de BastoTelef. 255 320 180Fax 255 091 649 Mail: [email protected]

ANÚNCIO

Requerente: Maria Eduarda de Moura Lopes Alves de Abreu e LimaRequerido: João Alves de Moura Lopes

Interdição / InabilitaçãoN/Referência:1059954

Data: 13-09-2013Processo:

347/13.6TBCBT

Faz-se saber que foi distribuída neste tribunal, a ação de Interdição / Inabilitação em que é requerido João Alves de Moura Lopes, com residência em domicílio: Quinta do Souto Maior, Arnóia, Celorico de Basto, 4890-041 ARNÓIA, CELORICO DE BASTO, para efeito de ser decretada a sua interdição por anomalia psíquica.

A Juiz de Direito,Dr.a Alexandra Matos Ferreira

O Oficial de Justiça,Isabel Alves

Um campo junto à estrada, Ponte da Garceira, S. Romão do Corgo-Celorico

de Basto.Tem 11.200 m2, podendo construir

casa na parte mais larga.

Page 5: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 516-9-2013

O Clube Desportivo Celoricense marcou presença na Feira de Artesanato e Gastronomia onde fez uma parceria com a Casa Senhorial do Reguengo para a venda do seu conceituado vinho espumoso branco, tinto e rosé.

Também a Quinta da Raza com os vários vinhos verdes Dom Diogo entregou a sua comercialização neste certame ao Desportivo Celoricense.

Igualmente a Quinta das Escomoeiras confiou o seu stand ao Clube.

Os adeptos corresponderam visitando estes três stand’s onde além de apreciarem estes vinhos também aproveitaram

CLUBE DESPORTIVO CELORICENSE NA FEIRA DE GASTRONOMIA

para adquirir camisolas e cachecóis do Clube Desportivo Celoricense.

Foi um esforço de cinco dias onde estiveram envolvidos os vice-presidentes Álvaro Mesquita, Ricardo Lemos e Paulo Marinho.

Esta presença do Celoricense proporcionou ainda vários contactos com empresários no sentido do apoio ao Clube com publicidade no campo de jogos e nos equipamentos desportivos.

um gruPO de emigrAntes num dOs stAnd’s

Terminaram no dia 14 de agosto as Ligas de Futsal

da Associação de Futsal de Celorico de Basto. O último

jogo, a final Juvenil, teve lugar no polidesportivo de

Arnóia e foi disputada entre o Gandarela Team Juvenil e

a Freguesia de Britelo.

Foi em véspera de feriado nacional que Celorico

de Basto deu por terminadas as Ligas de Futsal que

animaram os polidesportivos espalhados pelo concelho

durante os meses de Verão.

As equipas entraram em campo e deram início a um

jogo alucinante que mostrou a garra da juventude e a

vontade de vencer. Ao intervalo o Gandarela Team Juvenil

vencia a Freguesia de Britelo por 2 bolas a 0 num jogo

que fazia vibrar as claques de ambas as equipas a cada

lance. Na segunda parte o Gandarela voltou a faturar

fixando o resultado final em 3 bolas a 0. Vencedores e

vencidos receberam as respetivas taças e medalhas das

mãos do presidente da Câmara Municipal de Celorico

de Basto, Joaquim Mota e Silva, e do presidente da

Associação de Futsal de Celorico de Basto, David Pinto.

Destaque ainda para o atleta Ricardo Lousada do

Gandarela Team Juvenil que venceu a taça de melhor

marcador e para a ACR Fervença que foi considerada a

equipa Fair-Play.

Gandarela venceu Liga Juvenil de Futsal

Rua Serpa Pinto - Edifício Herbasto - Celorico de BastoJunto à Farmácia Neves Ferreira

TEL. 255 096 168

- PENTEADOS- CORTE- BRUSh- MANICURE- DEPILAçõES- UNhAS DE GEL- TRATAMENTOS CAPILARES- TRATAMENTOS DE ROSTO E MUITO MAIS...

P r e n d i n h aB A Z A R

Visite-nos no Edifício S. Tiago (Loja ao lado do Restaurante S. Tiago)CELORICO DE BASTO

• Papelaria • LivrariaSERVIÇO DE FOTOCÓPIAS

Page 6: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 6

As Ligas de Futsal da 1.ª e 2.ª Divisão Masculina da Associação de Futsal de Celorico de Basto chegaram ao fim.

“Os polidesportivos en-cheram-se, durante estes meses de competição, para assistir aos diferentes jogos praticados por todo o concelho. “Temos condições para a prática desportiva, essencial para a qualidade de vida que o concelho oferece a quem cá vive e a quem vem de fora,” palavras do edil Celoricense, Joaquim Mota e Silva, presente em ambas as finais.

A primeira final, 1.ª Divisão, jogou-se no polidesportivo de Arnoia, no sábado dia 3 de agosto,

Carvalho F. C. e A. C. R. de Ourilhe vencem ligas de Futsal

e colocou frente a frente o Gandarela Team e o Carvalho F. C. num jogo que encheu as bancadas de adeptos do futsal que fervorosamente torceram pela equipa de eleição. Num jogo de emoções o Carvalho F. C. sagrou-se campeão com uma vitória expressiva de 9 bolas a 1. O Carvalho F.C. venceu ainda o prémio Fair play pelo bom comportamento demonstrado em todos os jogos disputados.

Os troféus e respetivas medalhas foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, pelo presidente de Junta de Freguesia de Carvalho, Gervásio Magalhães, pelo representante da Junta de

Freguesia de Arnoia, António Augusto Gonçalves, pelo vereador do pelouro do Desporto, Fernando Peixoto e pelo Vice presidente da Associação de Futsal de Celorico de Basto, Paulo Mota.

No dia 4, domingo, foi a vez da final da 2.ª Divisão, disputada no polidesportivo de Fermil entre a A. C. R. de Ourilhe e a Juventude de Veade. Com a equipa da A. C. R. de Ourilhe a sagrar-se vencedora e campeã da respetiva liga.

O jogo foi muito renhido e ambas as equipas mostram vontade, técnica e tática necessárias para vencer. No final o resultado de 3 bolas a 2 deu à A. C. R. de Ourilhe a vitória na competição.

Carvalho F. C., campeão da 1.ª divisão da Liga de Futsal

A. C. R. de Ourilhe, campeã da 2.ª divisão da Liga de Futsal

Decorreu no dia 31 de agosto, em Celorico de Basto, um Jantar Medieval organizado pelo Agrupamento de Escuteiros 1274 - S. Pedro de Britelo.

O espaço, recinto da Quinta do Prado, foi preparado a preceito para receber o III Jantar Medieval Escutista, com ementas próprias, encenações teatrais, roupas tradicionais, adereços e muita animação que proporcionou aos presentes uma noite memorável.

A história entrou no imaginário da comunidade celoricense presente que não quis perder a oportunidade de colaborar com o Agrupamento de Escuteiros na angariação de fundos para a manutenção das suas atividades ao longo do ano.

A satisfação era notória no rosto dos escuteiros aliás, António Moreira, Chefe do Agrupamento, salientou a que é “sempre agradável ver que as pessoas continuam a aderir a este género de iniciativas, sinónimo de que o respeito que nutrem pelas atividades escutistas se mantém bem vincado”.

A ementa preparada apresentou verdadeiras delícias gastronómicas e foi servida em adereços próprios, com serventes trajados a rigor, no meio de uma decoração “verdadeiramente” medieval.

Uma atividade que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Celorico de Basto que, e como habitualmente, contribui para a promoção das atividades organizadas pelas diferentes associações do concelho.

III Jantar Medieval juntou cerca de 200 pessoas na Quinta do Prado

Page 7: Povodebasto16setembroweb

por Perpétua Carvalho

DesportivamenteFalando...

continua na página seguinte

O POVO DE BASTO 716-9-2013

São 23 anos, 23 anos… em

que me meti nesta aventura

para (sim porque isto não

deixa de ser uma aventura)

homenagear o Desportivo

(Distinção que lhe foi entregue

quando os Troféus fizeram 15

anos e que continua a ser falado

com esta minha iniciativa) e

a todos aqueles que por lá

passaram e passam ou por um

motivo ou outro estejam com

o Celoricense, sem nunca ter

passado “por cima” do Clube

Desportivo Celoricense, nem

“por cima” das Direcções, pois

dei sempre conhecimento

desta minha iniciativa desde

a época 1991/92 e que foi

bem acolhida por todos os

Presidentes do Clube até hoje.

Reconhecida? Nunca fiz

esta iniciativa para ganhar

algo… ou para me promover…

Ganhei alguns amigos que se

congratulam (e de que maneira)

com esta minha iniciativa

na qual são verdadeiros no

23.ª Edição dos “Troféus Desportivamente Falando”

RESPONSABILIDADE ACRESCIDA!que dizem e ganhei algumas

inimizadas, daqueles que eu

”gosto”…porque são estes que

me conseguiram segurar para

que estes 23 anos fossem uma

realidade!

Nunca homenageei

nenhum atleta, dirigente ou

individualidade por interesse

algum… se o fiz foi no meu

entender porque o mereceu!

Andam alguns a mostrarem

no facebook…homenagens…

tenham a coragem de mostrar

também os que os “Troféus

Desportivamente Falando”

lhe entre-garam… e também

era interessante pô-los no site

do próprio Clube Desportivo

Celoricense…porque é do

próprio Clube que se trata e

além disso é o jornal “O Povo

de Basto “o único que leva para

todos os cantos do Mundo esta

iniciativa.

Sabem o que é um

verdadeiro Celoricense? É

aquele que nunca andou

por interesses, é aquele que

se irrita quando vê o seu

clube a ser prejudicado,é

aquele que nunca quis ser

director de cartão, é aquele

que vestiu a camisola sem

receber um tostão (como eu

que o fiz durante 10 anos),é

aquele (como eu, que servi

o Celoricense durante anos

como directora e não tive

comparticipação alguma, pelo

contrário deixei lá lágrimas,

suor, sangue e monetariamente

tam-bém, papéis não tenho…)

Estes anos todos que o

Celoricense existe, sei muito

bem quem o SERVIU e quem se

SERVIU dele…

Gostaria de ser no

Desportivo aquela adepta…

que sai do campo a pensar

unicamente a pensar no

resultado… é uma maçada

gostar de futebol, mas não ser

do “futebol” que se trata… é

muito complicado!

Não deixo de ser aquela

directora que fui, em que

PAuLO mOtA, PerPétuA cArvALhO e fiLiPe mArinhO

defendeu sempre que quem

trabalha deve ter o seu salário,

independentemente das

posses do clube e nesse caso

orgulho-me, de manter essa

palavra e naturalmente quem

joga, deve ter o seu salário e

ponto final!

O resto são outros

assuntos… que o futebol

arrasta consigo desde que

nasceu…

AGRADECIMENTOS

A todos aqueles a quem me

dirigi e me deram o contributo,

bem como a alguns membros

da Direcção do Desportivo,

para a realização do jantar, o

meu obrigado.

Queria também expressar o

meu agradecimento à Câmara Municipal de Celorico de Basto, pelo apoio que tem dado ao longo destes anos aos “Troféus Desportivamente Falando”, o meu sincero obrigado.

Em representação da Câmara Municipal esteve presente o Chefe de Gabinete do Senhor Presidente, o Senhor Paulo Mota.

E os Troféus foram para… E os Troféus foram para…Troféu Desportivamente

Falando – Anselmo CerqueiraJá faz parte da história do

Clube Desportivo Celoricense, como adepto, sócio, passando por diversas direcções, estando atualmente no Conselho Fiscal.

É um Celoricense, que gosta do seu Clube, nunca

andando lá por interesses e ajuda sempre quando lhe é solicitado.

O Anselmo Cerqueira é um dos Celoricenses de gema, que gosta do Clube.

Filipe Marinho – Esta homenagem que lhe prestei deve-se ao facto de o Clube estar na Pró-Nacional, tendo tido um leque de jogadores que lhe poderiam ter dando outra melhor classificação.

Dou-lhe sempre o benefício da dúvida.

Cumpre o seu último mandato – segundo palavras dele no jantar – fez o trabalho que soube e pode.

JUNIORESMelhor Marcador – João

Pedro – fez uma excelente época, poderá ser uma mais-valia para o futuro do Desportivo.

Jogador fair-play – Bruno Marinho – uma época calma, sendo merecedor deste troféu pela maneira pacata e serena dentro do campo

Jogador Mais Regular – Sérgio Oliveira – estando no primeiro ano de juniores, mostrou argumentos como central, poderá vir a ser um elemento fundamental no futuro do Desportivo.

Jogador Revelação – Pedro Sérgio – estando também no primeiro ano de juniores já mostrou, que poderá ser para o futuro do Celoricense, uma mais-valia no meio campo.

Page 8: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 8

Jogador Revelação - André Andrade

continuação da página anterior

SENIORES

Melhor Marcador – Tony – 11 golos –

defesa central fez história no Celoricense

ao ser o melhor marcador.

Jogador Simpatia – Christoff –

como sua directora que fui deste, teve

sempre onde quer que me visse, um

cumprimento, um bem-haja…não tendo

sido feliz a sua carreira no Celoricense

como avançado, vai abraçar um novo

projeto no Mondinense…. estarei lá para

te ver…sê o melhor marcador.

Jogador Fair-Play – Zé Henrique – uma

carreira que já é longa, sendo um jogador

muito bem visto nos outros clubes, e pelo

que sei e pelo que tenho visto dento do

campo, mereceu este troféu.

Na entrega do troféu vi uma sala pouco

consensual com a minha escolha, alguns

ficaram dormentes… mas pensei isto não

é nada…depois pedi para me explicarem….

disseram-me que não era de horas….

Fiquei mais aliviada….porque nesta

equipa eram poucos os de horas, mesmo

muito poucos.

Portanto fiz uma boa escolha.

Jogador melhor em campo – João

Miguel – a alma do meio campo do

Desportivo, um jogador muito cordeal,deu

tudo esta época. Mereceu.

Jogador mais regular – Tony – um

jogador que já ganhou a simpatia de

todos os Celoricenses, há 5 épocas que

veste as camisola do Celoricense, fez mais

uma época em grande e fez o feito de ser

o melhor marcador da equipa. Notável.

Continua assim.

Jogador Revelação – André Andrade –

um atleta que foi formado no Amarante,

passando pelo Boavista e pelo Paços

de Ferreira como junior,veio para o

Celoricense em Dezembro, jogando a

defesa médio direito, notou-se a qualidade

deste jovem atleta, que no primeiro ano

como sénior, na minha opinião, tinha

lugar numa divisão mais acima.

Querendo tem futuro, na divisão que

o Desportivo está esta época. Poderá dar

o salto. A Humildade dele poderá ser um

trunfo.

E, foi assim mais uma 23ª edição dos

troféus, que decorreu mais uma vez com

grande fair-play…até para o ano…obrigado

a todos…e podem contar sempre comigo.

Celoricense… sempre!

Jogador Fair-play - Henrique

Melhor jogador e Jogador mais regular - Tony

Jogador Revelação - Pedro Sérgio (júnior)

A época de 2013/2014 fica marcada pelas novas

mudanças feitas na A. F. Braga a nível de divisões.

Acabou a 2.ª divisão regional, ficando a 1.ª, a Honra e

a Pró-Nacional...

Os elementos que compõem a equipa do Celoricense

mantêm-se praticamente todos, excepto as entradas de

Paulo Amor como técnico principal, tendo como adjunto

Peixe (ex-atleta do CEloricense, ambos de Amarante.

DE jogadores temos a entrada de Bruno Barroco (ex-

Mondinense) como guarda-redes, um regresso; a subida

de Spedy de junior a senior - aliás a formação é para isso

mesmo, jovens de Celorico de Basto para o Celoricense.

No próximo número falarei de todos os elementos que

compõem o plantel do Celoricense.

E como o futebol não pára, aí temps os resultados

muito favoráveis em termos desportivos neste início de

época.

Na primeira jornada o Celoricense recebeu o Travassós

e empatou a zero bolas.

A segunda jornada e a quinta respectivamente com

o Vieira (fora) e o Santa Eulália (em casa) foram adiadas

devido a compromissos destes clubes na Taça A. F. Braga.

Na terceira jornada o Celoricense recebeu e bateu

o Dumiense por 2-1, com golos de Miguel Ângelo e do

adversário, na própria baliza.

À quarta jornada o Celoricense foi a Guimarães, mais

propriamente a Pevidém onde venceu por 3-2, com golos

de Miguel Ângelo, Zé Henrique e João Miguel.

Para já os resultados agradam.

Resta-me dizer... boa época!

ESTREIA DO CELORICENSE NA PRÓ-NACIONAL

Jogador Simpatia - Christophe

Page 9: Povodebasto16setembroweb

Completou 100

anos, no passado dia

9 de Agosto de 2013,

Virgínia da Silva e

Moura, natural de

Britelo, Celorico de

Basto, tendo vivido

longos anos nesta

vila. Foi casada com

José Fernandes, já

falecido, conhecido

por “Zé do Telhado” de

quem tem duas filhas,

Rosa Branca e Maria

José, seis netos e seis

bisnetos.

Com seu marido,

foi proprietária das

antigas, Pensão da

Calçada na Rua 5 de

Outubro e Pensão

Moderna na Rua Rodrigues de Freitas, tendo exercido a sua

atividade na restauração.

Por elas passaram, ao longo dos anos, como hóspedes,

funcionários de várias áreas e muitas famílias da região e de fora,

que já nessa altura gostavam de passar algumas férias de verão

em Celorico.

Muitos casamentos e outros eventos foram aí servidos e ainda

hoje são lembradas por muitas pessoas as ótimas alheiras por ela

confecionadas, quando ainda só se conheciam as de Mirandela.

Foi no seu tempo uma mulher de trabalho, lutadora, simples,

discreta, verdadeira, afável e dedicada às pessoas, sendo ainda

hoje recordada com carinho e amizade pelos que a conheceram

de perto e também muito generosa com os mais carenciados.

Foi pois com muita alegria e emoção que sua família e amigos

se reuniram, numa cerimónia de Ação de Graças, seguida de um

almoço comemorativo do seu centésimo aniversário, ao mesmo

tempo recordando também muitos outros familiares, vizinhos e

amigos que pela sua casa passaram, com ela de perto conviveram

e até hoje perduram na amizade, com pena de não ter sido

possível tornar este convívio ainda mais alargado.

UM SÉCULO DE VIDA

A Comissão de Proteção de

crianças e Jovens de Celorico

de Basto comemora 10 anos

de atividade no concelho e

esclarece a população da sua

existência e quais as funções

que lhe estão inerentes,

proteger as crianças e os

jovens do concelho.

Nesta data de comemoração

estão a ser distribuídos cartazes

pelo concelho, horários e

separadores de livros nas

escolas a todos os alunos.

A presidente da CPCJ,

Helena Martinho Costa,

salienta a necessidade de

informar adequadamente a

população sobre os direitos

das crianças e jovens. “É

fundamental esclarecer a

população sobre o trabalho que

a CPCJ desenvolve em prol dos

direitos das crianças. Temos um

grupo de técnicos altamente

qualificados com competência,

sensibilidade e preocupação

que desenvolve diariamente

um trabalho salutar no que

compete a salvaguardar as

crianças para que estas vivam

em seio familiar com as

condições adequadas para um

crescimento saudável”. Por

outro lado, adianta ainda que,

“este trabalho só é possível,

também, graças à colaboração

e boa parceria das entidades

concelhias representadas

nesta comissão refira-se a

educação, a saúde, as IPSS´s,

a GNR, as Associações de

Pais e associações culturais e

recreativas, os representantes

da Assembleia Municipal

e a Segurança Social, e

fundamentalmente, o apoio

da Câmara Municipal na

pessoa do presidente da

autarquia, Joaquim Monteiro

da Mota e Silva, que sempre

se manifestou muito solidário

e preocupado com o trabalho

desta CPCJ em prol do bem

estar das crianças e jovens do

concelho, disponibilizando

todo o apoio logístico, técnico

e financeiro em beneficio das

ações desenvolvidas” concluiu.

Durante a comemoração

deste 10º aniversário a

CPCJ de Celorico de Basto

pretende desenvolver várias

ações de sensibilização junto

da comunidade escolar com

crianças, pais, professores

e auxiliares, e apostar em

sessões de Educação Parental.

Pretende alargar estas sessões

a outros quadrantes da

comunidade, nomeadamente

ao pessoal da área da saúde,

médicos, enfermeiros, pessoal

auxiliar e também a outros

agentes sociais de Celorico de

Basto.

CPCJ DE CELORICO DE BASTO COMEMORA 10.º ANIVERSÁRIO DA SUA INSTALAÇÃO

A 16 de setembro de 2003, ao abrigo do nº 3 do artigo 12º da lei de proteção manda o Governo, pelos Ministros da Justiça e da Segurança Social e do Trabalho, a criação da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho de Celorico de Basto, instalada no edifício da Câmara Municipal.

Gráfica de BastoTipografia - Offset - Impressão digital

TeL. 255 095 469 T teLem. 914 159 875ruA serPA PintO T edifíciO sAntiAgO T 4890-238 ceLOricO de BAstO

Qualidade - Rapidez - Bom pReço

O POVO DE BASTO 916-9-2013

Page 10: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO10

1 - Luís Heitor da Silva Pires Marinho, 49 anos, Professor, de Fervença.

2 - Jorge Manuel Pires da Costa, 54 anos, Sub Chefe de Bar, de Canedo de Basto.

3 - Maria da Conceição Madureira Mendes, 49 anos, de Fervença.

4 - António Joaquim Gonçalves Teixeira, 54 anos, Carteiro, de Arnóia.

5 - Francisco Gonçalo Fernandes Pires da Costa, 49 anos. Motorista de Pesados, de Britelo.

6 - Maria de Fátima Marques da Cunha, 60 anos, Professora, de Britelo.

7 - Edgar José Couceiro Pé-Leve, 56 anos, Assistente Operacional, de Carvalho.

SUPLENTES1 - António Leite Barros, 54 anos,

Cortador de Carnes Verdes, de Ribas2 - Rosalina da Conceição Carvalho

Silva Teixeira, 46 anos, Assistente Operacional, de Britelo

Lista do CDS / PARTIDO POPULAR

Lista do CDS / PARTIDO POPULAR

1 - Luís Manuel Dá Mesquita Castro Leal, 49 anos, Advogado, de Britelo.

2 - Alice Manuela Araújo Ferreira, 37 anos, Técnica Oficial de Contas, de Fervença

3 - Alberto Paulo Lopes de Jesus, 46 anos, desempregado, de Molares.

4 - Ana Maria Marinho Gomes, 59 anos, de Britelo.

5 - Maria Teresa Rincon de Aguiar Vieira da Rocha Soares, 52 anos, Gestora, de Codessoso.

6 - Sofia de Sousa Teixeira Coelho, 29 anos, Técnica Superior de Turismo, de Canedo de Basto.

7 - Maria Odete da Fonseca Teixeira, 36 anos, Comerciante, de Agilde.

Lista da CDU-COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA PCP - PEV

Lista da CDU-COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA PCP - PEV

ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CELORICO DE BASTO

ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CELORICO DE BASTO

1 - Carlos Manuel da Silva Magalhães, Engenheiro Técnico Civil.

2 - António Paulo Lemos Marinho.3 - Ana Luísa de Freitas da Silva Júdice

Senra Machado, Desempregada.4 - Álvaro Miguel Carvalho Lopes,

Técnico de Engenharia.5 - Joaquim Leite Moreira, Empresário6 - Diana Sofia Magalhães da Cunha,

Estudante.7 - António José de Sousa Cerqueira,

Advogado.8 - Paulo Archer Pulido de Almeida,

Engenheiro Civil.9 - Maria do Céu da Silva Cerqueira,

Doméstica.10 - José Domingos Baptista da Silva

Machado, Gestor.11 - António Marinho de Magalhães,

Motorista.12 - Maria Goreti Moreira Teixeira,

Empregada de Escritório.13 - Miguel Ângelo Medeiros

Gonçalves, Desempregado.14 - Celso Miguel Magalhães da

Silva, Empresário.15 - Maria Luísa de Sousa Cerqueira,

Enfermeira.16 - António Augusto Pinto Leite,

Funcionário Estação de Serviços.17 - Joaquim Alcídio Medeiros

Ribeiro18 - António Pedro Alves Pereira,

sócio-gerente.19 - Ana de Jesus Pires Monteiro,

Reformada.20 - Dulce Gomes Simão, Ténica

Agrícola.21 - Rogério Oliveira Pires,

Construção civil.22 - Susana Isabel Cardoso Alves,

Engenheira Civil.23 - Maria Adriana Lopes de Jesus

Oliveira, Escriturária.24 - Carlos Manuel de Sousa Alves,

Motorista.25 - Maria do Rosário de Fátima Leitão

Fonseca de Moura, Desempregada.

SUPLENTES8 - Carlos Novais Portilho, 53 anos,

reserva da GNR, de Veade.9 - Joaquim Leite Moreira, 46 anos,

Empresário, de Agilde.10 - Maria Manuela Correia Ferreira

Teixeira de Castro Leal, 46 anos, Professora, de Britelo.

11 - Francisco Manuel Meireles de Lemos, 60 anos, Empresário, de Molares

12 - Luís Filipe de Figueiredo Leite Teixeira, 39 anos, Economista, do Porto

13 - Isabel Maria Vaz de Freitas, 47 anos, Professora, de V. N. de Gaia.

14 - António José de Sousa Cerqueira,

3 - Maria Isabel Carvalho da Mota, 40 anos, Jardineira., de Ribas.

4 - Cláudio José da Costa Andrade, 21 anos, Operário Metalúrgico, de Basto S. Clemente.

5 - Maria da Conceição Silva Teixeira, 60 anos, Doméstica, de Basto S. Clemente.

6 - Albertina Gonçalves de Magalhães Machado, 60 anos, Costureira, de Molares.

7 - António João Lemos Gonçalves, 44 anos, Motorista, de Gagos.

1 - Mário Jorge Marques da Cunha Pinto Teixeira, Assistente Técnico, de Britelo.

2 - Luía Raúl Marinho Silva Teixeira, Assistente Operacional, de Britelo.

3 - Maria Luísa Marinho Silva Teixeira Costa, Assistente Operacional, de Britelo.

4 - José Carlos Martins Lopes, Professor, de Arnóia.

5 - Luís Heitor da Silva Pires Marinho Professor, de Fervença.

6 - Teresa de Jesus Pinto de Moura, Empregada de Balcão, de Gagos.

7 - Joaquim José da Rocha Morais, Médico, de Britelo.

8 - Francisco André Marinho Costa, Estudante, de Britelo.

9 - Maria Isabel Carvalho Mota, Jardineira, de Ribas.

10 - António Ribeiro Machado, Eletricista, de Molares.

11 - António Leite Barros, Cortador de Carnes Verdes, de Ribas.

12 - Rosalina da Conceição Carvalho Silva Teixeira, Assistente Operacional, de Britelo.

13 - António João Lemos Gonçalves, Motorista, de Fermil, Gagos.

14 - Afonso José Sousa Vale, Mecânico de Automóveis, de Gagos.

15 - Maria de Fátima Marques da Cunha, Professora, de Britelo.

16 - José Manuel Gonçalves Moura, Alfaiate, de Fermil-Gagos.

17 - José Adelino Alves da Silva, Mecânico, de Veade.

18 - Maria dos Anjos Sousa Magalhães Barros, Doméstica, de Ribas.

19 - Artur dos Reis Carvalho, Mecânico, de Veade.

20 - Avelino Joaquim da Silva Carvalho, Carpinteiro, de Gandarela.

21 - Maria da Conceição Madureira Mendes, Professora, de Fervença.

Page 11: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 1116-9-2013

1 - António Joaquim Gonçalves

Bastos, 49 anos, advogado, de Arnóia.

2 - Joaquim Carvalho Oliveira, 53

anos, técnico superior, de Veade

3 - Maria Filomena Marinho Silva

Teixeira, 38 anos, escriturária, de Britelo.

4 - António Joaquim Coelho Marinho,

30 anos, engenheiro civil, de Agilde.

5 - Vicente de Paulo Pinto da Cruz,

57 anos, administrativo, Borba da

Montanha.

6 - Patrícia Fernandes Meireles, 27

anos, advogada estagiária, do Corgo.

7 - Maria Adelaide Alves da Silva, 43

anos, professora, de Vale de Bouro.

Lista do PS / PARTIDO SOCIALISTA

Lista do PS / PARTIDO SOCIALISTA

Lista do PPD/PSD PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA

Lista do PPD/PSD PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA

1 - Joaquim Monteiro da Mota e Silva, 41 anos, Gestor de Empresas, de Britelo.

2 - Maria da Graça Gonçalves da Mota., 58 anos, Médica, de Gagos.

3 - Inácio da Cunha Gonçalves, 64 anos, Professor, de Fervença.

4 - Carlos Fernando Marinho Moura Peixoto, 55 anos, Professor do Ensino Básico, de Britelo.

5 - Maria Sofia da Cunha Oliveira, 35 anos, Empresária, de Basto - S. Clemente.

6 - José Alcídio Teixeira Lopes de Carvalho, 67 anos, Comerciante, do Rego.

7 - Paula Cristina da Costa Andrade, 34 anos, Engenheira Ambiente e Agrícola, de Carvalho.

SUPLENTES1 - Márcio Arlindo Pinto Neves, 30

anos, Eng.º Têxtil, de Fervença.

ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CELORICO DE BASTO

ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CELORICO DE BASTO

1 - Eduardo Magalhães, Advogado, de Britelo.

2 - Mário Fernando Andrade Sousa, Professor, do Corgo.

3 - Paula Cristina de Abreu Teixeira4 - Alfredo Carvalho Teixeira,

Funcionário Público, de Basto - S. Clemente.

5 - José Alberto Teixeira de Mesquita, Aposentado, de Britelo.

6 - Lucinda de Fátima Abreu Gonçalves, Enfermeira, de Borba da Montanha.

7 - António Joaquim Coelho Marinho,

8 - Nuno Miguel de Moura Lopes.9 - Joana Sofia Ribeiro da Costa,

Estudante, de Arnóia.10 - Luís Fernando Pires de Sousa,

Abastecedor, de Britelo.11 - Jocelina Teixeira da Silva,

Administrativa, de Veade.12 - Maria Adelaide Alves da Silva,

Professora, de Vale de Bouro.13 - António Manuel Alves de

Magalhães, Vendedor, de Fafe.14- David Alves Lobo, Estudante, de

Canedo de Basto.15 - Luísa Marinho Mendes,

Empregada de Balcão, de Gémeos.16 - António Luís Ferreira de

Campos, Construtor Civil, de Caçarilhe.17 - João Carlos Carvalho Teixeira,

1 - António Manuel Marinho Gomes, 60 anos, Aposentado.

2 - António Joaquim Andrade Bastos, 79 anos, Professor aposentado.

3 - Maria de Fátima de Araújo Fernandes, Professora.

4 - José Joaquim Carvalho da Silva, Engenheiro.

5 - Manuel Alves Marinho, Industrial.6 - Maria da Graça Teixeira

Fernandes da Silva Mourão, Professora aposentada.

7 - Manuel Maria Fernandes, Professor

8 - João Teixeira da Cunha, Agricultor.9 - Maria Emília Magalhães Bragança

da Fonseca Carvalho, Empresária.10 - Hernâni Alberto de Lemos

Bastos, Comerciante.11 - Paulo Jorge Ribeiro da Silva

Carvalho Alves, Professor.12 - Maria Albertina Moreira Ribeiro,

Educadora de Infância.13 - José Luís Monteiro Durão,

Comerciante

2 - João Rodrigo Marinho da Cruz, 72 anos, Reformado, de Borba da Montanha.

3 - Ana Cláudia da Costa Brites, 22 anos, Animadora sócio-cultural, de Canedo de Basto.

4 - Paula Maria Medeiros de Carvalho, 38 anos, Advogada, de Arnóia.

5 - José de Moura Ribeiro, 77 anos, Enfermeiro Reformado, de Canedo de Basto.

6 - Jaimeda Cunha Pereira, 59 anos, Motorista, de Basto-S. Clemente.

7 - Maria da Graça Morais da Costa Neves Jacinto, 64 anos, Professora Aposentada, de Molares.

14 - Carlos Alberto Cunha de Oliveira, Industrial.

15 - Natália da Conceição Cunha Alves, Técnica de Acção Social.

16 - António Teixeira, Proprietário Agrícola.

17 - José Alves de Oliveira, Comerciante,

18 - Ana Cristina Leite Torres, Estudante.

19 - José Diogo Teixeira Coelho, Vitivinicultor.

20 - Gilberto Plácido da Mota Campos, Director comercial.

21 - Maria Emília Couto Magalhães Alves, Reformada.

22 - Francisco Manuel Teixeira da Costa Leme, Engenheiro.

23 - José Carlos Pereira Machado, Empresário.

SUPLENTES

1 - Fernando Jorge Mendes Teixeira,

41 anos, comercial, de Moreira do

Castelo.

2 - Irene de Jesus Pires Marinho, 31

anos, desempregada, de Gagos.

3 - Rosa Leonor Moura de Andrade

Silva, 50 anos, funcionária pública, de

Codessoso.

Electricista, de Britelo.18 - Helena Maria Duarte André,

Engenheira Civil, de Codessoso.19 - José Barros de Sousa,

Aposentado, de Ribas.20 - António Jonas de Moura e Silva,

Motorista, de Codessoso.21 - Maria Fernanda Teixeira Alves,

Vendedora Ambulante, de Britelo.22 - Carlos Vítor da Costa Moura,

Ferroviário, de Arnóia.23 - Eduardo João Cacheira Martins,

Desempregado, de Arnóia.24 - José Ricardo Dias Teixeira,

Empresário, de Agilde.25 - Maria Lúcia Gonçalves Pinto,

Estudante, deBritelo.26 - António Maria Meireles Teixeira

da Mota, Aposentado, de Arnóia.27 - José Teixeira da Mota,

Aposentado, de Ribas.28 - Palmira da Graça Monteiro Dias

Carvalho, Professora, de Codessoso.29 -José Manuel de Oliveira

Meireles, Empresário, do Corgo.

Page 12: Povodebasto16setembroweb

O Partido Socialista de Celorico de Basto promoveu na passada sexta-feira, dia 30 de Agosto, no auditório dos Bombeiros Voluntários Celoricenses uma sessão de apresentação dos candidatos às Juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal.

Esteve presente Miguel Laranjeiro, membro do secretário nacional e o vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante.

Na apresentação dos candidatos à União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe, usou da palavra Agostinho Carvalho Andrade para dizer que a lei da União de Freguesias tem a mão do PSD e a mão do CDS.

Qualquer uma destas freguesias estava bem como estava, com a sua identidade e o Partido Socialista não desejava esta lei. No dia 29, realçou, temos que dar a resposta ao PSD e ao CDS por esta barbaridade que nos fizeram ao tirar-nos a identidade que sempre nos serviu e continua a servir.

Eduardo Magalhães fez uma intervenção em que prometeu uma Assembleia Municipal de proximidade com reuniões nas diversas freguesias e em que exista um espaço para discutir os problemas que afectam a freguesia em que ela se realizar. Uma Assembleia

que seja o centro do debate e em que as reuniões se realizem aos sábados para todos poderem assistir.

Fez um elogio do candidato a presidente da Câmara, Joaquim Bastos, que considerou seu amigo pessoal e que é uma pessoa que vive os problemas do concelho, os problema das pessoas.

Eduardo Magalhães criticou também um executivo com vereadores a ocupar o cargo há mais de 30 anos e que apenas servem para ganhar eleições.

Joaquim Bastos começou por dizer que há quatro anos o concelho mudou de presidente de Câmara mas ficou tudo na mesma.

Continuou referindo a um estudo duma universidade que põe o concelho de Celorico de Basto como o concelho mais atrasado de Portugal, só ultrapassado por Sernancelhe. Quando for presidente de Câmara tudo vai fazer para mudar esta situação que a todos incomoda.

Do seu programa eleitoral destacou a aposta no Castelo de Arnóia, que há vinte anos continua a ser objecto de promessas dos sucessivos execuivos. O Viso, um local paradisíaco e de culto onde por altura da sua festa anual costumam lá colocar “umas pedras” e depois fica tudo na mesma. Estas duas obras não vão ficar para trás.

PARTIDO SOCIALISTA DE CELORICO DE BASTO APRESENTOU CANDIDATOS AOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS

Reconheceu como positiva a acção do município no apoio aos idosos, no tocante a alguns equipamentos e iniciativas acabando por fazer suas as propostas do Partido Socialista de há quatro anos, mas criticou a finalidade com que é prestado esse apoio, dizendo ter objectivos de caça ao voto, objectivos elwitorais. Quando for presidente de Câmara a única motivação desse apoio será apenas o bem-estar da população mais idosa.

Teve uma palavra para a Juventude, que não tem emprego, não tem oportunidade. Diariamente emigram para a Suiça, a França, a Alemanha e até Angola.

Joaquim Bastos prometeu que quando for presidente da Câmara só existirá uma única porta para receber todos os Celoricenses e que o slogan “Um concelho para todos” quer reflectir isso mesmo.

cAndidAtOs dO PArtidO sOciAListA AO executivO municiPAL

O candidato não esqueceu a Empresa Qualidade Basto que existe há dez anos e diz que não vê a sua utilidade.

Disse ainda que todas aquelas obras que não exijam uma especificidade técnica serão entregues por administração directa aos empresários do concelho.

Indicou também como será o seu executivo, com Joaquim Oliveira, com o desenvolvimento económico, o emprego e o acompanhamento das empresas. Filomena Teixeira ficará com a área da acção social e do apoio aos idosos e às pessoas mais necessitadas. O Eng.º António Marinho com o pelouro da Juventude.

Joaquim Bastos terminou dirigindo-se a Miguel Laranjeiro dizendo que como presidente de Câmara exigirá do futuro Governo Socialista a ligação à auto-estrada.

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 12

Page 13: Povodebasto16setembroweb

Ana TeixeiraESTETICISTA

Edifício Mira RioRua Rodrigues de Freitas

4890 CELORICO DE BASTOTelemóvel

967 226 554

Ao final da tarde do passado dia 31 de Agosto o Secretário de

Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho inaugurou o CAO, Lar Residencial e residência Autónoma.

No que respeita ao CAO, Lar Residencial e Residência Autónoma o presidente da Câmara Joaquim Mota e Silva mostrou-se agradado por dar resposta às necessidades das pessoas portadoras de deficiência. “Era uma lacuna que precisa de ser sanada. Precisávamos de dar respostas que fossem de encontro às necessidades das pessoas portadoras de deficiência no nosso concelho e também em Mondim de Basto, concelho vizinho. A Ação Social sempre foi uma das causas que mais

abracei desde que me encontro no executivo municipal. Criamos um conselho Local de Ação Social, criamos uma rede social, juntamos os nossos parceiros, a Santa Casa, todas as IPSS´s, juntas de freguesia para promover o desenvolvimento sustentado do nosso concelho”.

O edil celoricense salientou a importância de “responder de forma concertada para colmatar os dramas sociais vividos por crianças, idosos, pessoas excluídas e marginalizadas e sobretudo aqueles que estão na condição de deficiência e que vivem esses dramas sociais de uma forma mais acrescida.” Na inauguração deste equipamento Joaquim Mota e Silva destacou a assinatura do

O POVO DE BASTO 1316-9-2013

Inaugurado o CAO, Lar Residencial e residência Autónoma

Acordo de Cooperação para seja financiado ao nível de cada utente de forma a sustentar o funcionamento integral do mesmo. “É impensável um equipamento com esta amplitude ter qualquer viabilidade sem o suporte do Estado” retorquiu.

O CAO, Centro de Atividades Ocupacionais, visa a valorização pessoal e a integração social das pessoas com deficiência, permitindo o desenvolvimento possível das suas capacidades, sem vinculação a exigências de rendimento profissional ou de enquadramento normativo de natureza jurídico-laboral. Pretende ainda, estimular e facilitar o desenvolvimento possível das capacidades remanescentes das pessoas

com deficiência grave, facilitar a sua integração social e facilitar o encaminhamento da pessoa com deficiência, sempre que possível, para programas adequados de integração socioprofissional. Esta funcionalidade tem capacidade para albergar 30 utentes.

A Residência Autónoma assume-se como um apartamento Tipologia T3, e proporciona aos seus habitantes tudo o que é natural encontrar numa habitação convencional, numa lógica de independência funcional do

Lar Residencial. Esta valência tem capacidade para 5 utentes

O Lar Residencial tem capacidade para 12 utentes sendo composto por 5 quartos duplos e dois individuais. O Objetivo do Lar Residencial é acolher pessoas portadoras de deficiência, que se encontrem impedidas, temporariamente ou definitivamente, de residir no seu seio familiar.

Esta obra é designada como Associação de Solidariedade Social de Basto – CAO, Residência Autónoma e Lar Residencial e teve custo de 1.447.534,22€.

ARRENDATERRENO

A 500 metros do centro da Vila de Celorico de Basto, com a área de 5.000

m2, para agricultura, gado, etc.

Info: Tlm. 966 723 409

Móveis em Todos os Estilos Cozinhas por Medida

Artigos de Iluminação e Decoração Électrodomésticos

Telef. /Fax 255 489 923 - Tel. (resid.) 255 321 450 - Telem. 962 746 430POÇA DE PEDRA T 4890-108 BORBA DA MONTANHA

CELORICO DE BASTO

Page 14: Povodebasto16setembroweb

Dezenas de Milhares de pessoas visitaram a XVI Feira de Artesanato e Gastronomia em Celorico de Basto

“Um certame que valoriza o artesanato, a gastronomia, os produtos regionais, as atividades económicas e muito em especial o convívio que, pela sua dimensão, mostra o crescimento do tecido económico do concelho” palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

Dezenas de Milhares de pessoas passaram pela XVI Feira de Artesanato e Gastronomia e mostra de vinhos, um certame

que teve lugar no Mercado Municipal e no parque Lúdico do Freixieiro durante 5 dias, o espaço ideal para o convívio e a confraternização.

“Foram servidas perto de 15 mil refeições, vendidas milhares de garrafas de vinho, transacionados muitos produtos regionais e artesanato, tendo sido gerado um volume de negócios superior a 250 mil euros de forma direta, além dos negócios gerados com o movimento da vila de Celorico de Basto que atingiu ainda um valor considerável” referiu o presidente da Câmara

Municipal. Por outro lado o edil celoricense salientou que “criamos um agradável espaço de convívio onde se encontram muitas famílias e grupos de amigos que aproveitam esta feira como ponto de encontro onde, naturalmente, também participam emigrantes e um número cada vez maior de turistas que vêm diretamente de fora do concelho e muitos que se encontram hospedados em Celorico de Basto”.

A opinião é partilhada pelos expositores e visitantes, quer os da terra quer os que vêm de fora. “Venho a esta feira

Dezenas de Milhares de pessoas visitaram a XVI Feira de Artesanato e Gastronomia em Celorico de Basto

há muitos anos e gosto de cá estar. O ambiente é ótimo e o espaço muito atrativo além do mais, e apesar das dificuldades em adquirir os produtos expostos, vou fazendo algum negócio o que, no que respeita a artesanato nem sempre é fácil”, salientou um dos artesãos presente na feira.

O certame contou com cerca de 150 expositores, oriundos do concelho e de vários pontos do país.

A animação foi permanente e contou com a presença de diferentes grupos convidados sobretudo, grupos do concelho. Refira-se a presença dos Sacabuxa, o grupo de concertinas os Vizinhos do Minho, o Rancho Folclórico

de Gandarela, o Grupo Margens de Ouro, o grupo de Concertinas de Arnoia, o grupo Maré Alta, os Amigos das Tainadas, o Grupo Popular MS. No último dia de certame a animação esteve a cargo do Rancho Folclórico de Canedo e do Rancho Folclórico “os Amigos do Castelo”. A XVI Feira de Artesanato e Gastronomia culminou com uma majestosa sessão de fogo-de-artifício.

O certame apresentou grande variedade de produtos de artesanato, gastronomia da região, atividades económicas, vinhos, tasquinhas, doçaria regional, animação permanente e animação infantil.

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 14

Page 15: Povodebasto16setembroweb

freguesia de Gagos, com uma área de 3,73 Km2, fica situada a cerca de seis quilómetros da

CELORICO DE BASTOUma ronda pelas freguesias...

Coordenação: Orlando Silva Fotografias: Nicolau Bacelar

Suplemento do Jornal O POVO DE BASTO, n.º 312 de 16 Setembro de 2013

S. TIAGO, PADROEIRO DA FREGUESIA DE GAGOS

G A G O S

Igreja Paroquial de Gagos

sede do concelho de Celorico de Basto.

Era vigairaria anexa a Basto S. Clemente, cujos frutos pertenciam, metade ao Abade e outra parte aos Reitores de Antime, da Ordem de Cristo e a partir de 1719 doada ao Marquês de Valença.

Etimologicamente a freguesia de Gagos deriva, muito provavelmente, de uma tribo germânica “Gagus” que no princípio do século V ocuparam este território.

Nas Inquirições de 1258 a freguesia era mencionada com a designação de Santo Jacobo de Gaguis.

Como curiosidade refira-se que a área atual da freguesia de Gagos abrange também a que outrora se denominava de freguesia dos Prazeres.

Nas memórias paroquiais de 1758 a igreja de Gagos é descrita pelo pároco Gonçalo da Cunha Rego como tendo três altares: o altar-mor, o da Nª Sr.ª das Neves e o da Nª Sr.ª do Carmo. Também refere a ermida de S. Caetano, e a capelinha de S. Francisco Xavier com as imagens de Nª Sr.ª do Pilar, S. Pedro de Alcântara e a de Nosso Senhor Crucificado, para além de seis capelinhas que correspondiam aos passos da paixão de Cristo. Atualmente não existem vestígios do Calvário. Destaca que junto

a uma daquelas capelinhas, a da Divina Providência, estão três fontes, a de S. Caetano, a de Santa Marinha e a de S. Francisco Xavier, das quais desce a água encanada para uma pia de pedra. Ainda existe o Cruzeiro datado de 1772, para além das duas capelas, autónomas, mas ligadas interiormente por uma porta em arco de volta inteira. Uma é dedicada a São Caetano, que foi um exemplo de caridade e fundador da Ordem dos Teatinos para o clero, e a outra teria como orago São Francisco Xavier.

A igreja paroquial foi restaurada em 1956, data em que também foi construída a atual torre sineira. O teto tinha um elevado valor artístico, com pinturas alusivas à vida do apóstolo S. Tiago, que desapareceram devido às infiltrações de água que aconteciam até essa data.

A capela de Nª Senhora da Goma, ou dos Prazeres, ou como também é conhecida da Primavera, fica situada no lugar da Santa e foi sede da paróquia de Santa Maria de Gagos, no julgado medieval de Celorico de Basto. Nas memórias paroquiais de 1758 esta paróquia aparece anexada à freguesia de Veade, sendo denominada como “a freguesia de Sima”. Já no ano de 1831, no Livro das Visitações, surge com a denominação de Nossa Senhora dos Prazeres de Malta, dado que continuava anexada a Veade, freguesia que era uma comenda da Ordem de Malta.

No adro da capela, que ainda não teve qualquer intervenção desde a Idade Média, existe um Cruzeiro em granito que ostenta de um lado Jesus Cristo crucificado e, do outro lado, a escultura de Pietá, que representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria.

A festa de Nossa Senhora da Goma celebra-se sempre no domingo a seguir à Páscoa, existindo registos da sua realização desde o início do século XVIII, que incluía uma feira junto à capela no dia de Nossa Senhora dos Prazeres, mas que acabou em 1719 por ordem judicial. Desde esses tempos até aos nossos dias, a festa ainda atrai fiéis de toda a região ao Clamor penitencial que percorre os vários lugares da freguesia.

No âmbito patrimonial esta freguesia possui alguns solares dignos de serem mencionados, nomeadamente as casas brasonadas da Cruz de Cima ou dos Motas, do Pomar, das Portelas, de Santiago e da Veiga.

A casa da Cruz também conhecida pela casa dos Motas é de construção muito antiga, remonta ao século XVI. Mais tarde, já no século XVIII, foram os descendentes de Fernando da Mota Teixeira da Cunha que ampliaram e remodelaram a casa primitiva. Sempre na posse da mesma família aqui viveu Domingos de Barros Teixeira da Mota (1802-1880), bacharel formado em leis pela Universidade de Coimbra que era

casado a segunda vez com a sua prima D. Senhorinha da Conceição Machado Araújo de Sousa Vieira e Brito Castelo Branco e Barros, senhora da Casa do Outeiro em Vale de Bouro, entre muitas outras. Para além de ter sido o décimo quarto e último, capitão-mor das Milícias de Basto, nomeado por decreto em 1828, foi ainda deputado da nação. Desta casa também foi descendente o Dr. Domingos de Barros Teixeira de Mendonça, juiz da comarca e presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, na década de 40 do século XX e casado com sua prima D. Henriqueta de Barros Teixeira Coelho, da casa do Outeiro em Veade.

Hoje a sua proprietária é a D. Maria Teresa Corte-Real Teixeira da Mota, viúva do 2º Visconde de Negrelos e Montariol, José Manuel da Costa Leme, engenheiro civil e Diretor do Porto de Lobito, em Angola. O brasão da casa está pintado no teto do belo salão de entrada, com escudo das armas dos Barros, dos Motas, dos Teixeiras e dos Macedos.

A casa do Pomar, também chamada de Casa d’Além terá sido construída em 1733 e pertenceu à família Amaral de Guimarães. Recentemente este magnifico solar bem como a sua capela sofreram obras de restauro, preservando a sua traça original.

A casa das Portelas um solar de grande imponência e beleza arquitetónica terá sido construída no século XVI. A casa possui

capela dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe e dois brasões, um interior pintado na sala de jantar e outro no exterior, mais recente, com as armas dos Carvalhos, dos Teixeiras, dos Pintos e Carvalhos novamente.

A casa da Veiga é uma construção do início do século XVIII e possui uma imponente torre romântica de boa cantaria, que terá sido construída no mesmo local onde existia uma capela em ruinas.

O visitante que passe por Gagos não pode deixar de conhecer as riquezas patrimoniais desta pequena mas acolhedora freguesia. Recomenda-se uma deslocação ao ponto mais alto da freguesia, o monte de São Caetano e deslumbrar-se com a magnifica paisagem que disfruta a toda a sua volta, sem esquecer uma visita aos edifícios religiosos.

A

S. Tiago é o padroeiro titular da igreja paroquial da freguesia de Gagos. A sua imagem mostra-nos o Apóstolo com os atributos dos peregrinos, usando capa e sandálias, com um robusto cajado para o amparo das longas caminhadas e defesa dos animais que saíam ao caminho; a cabaça de água e as vieiras com que recolhiam a água das fontes.

Tiago era pescador, filho de Zebedeu e de Salomé e irmão mais velho do evangelista João. Os dois irmãos foram chamados por Jesus quando estavam com o seu pai numa barca a consertar as redes da pesca, nas margens do lago de Genesaré.

A resposta foi pronta e total, dado que “eles abandonando o barco e o seu pai, o seguiram.”

Tiago nasceu em Betsaida na Galileia, e para se distinguir de outro Apóstolo com o mesmo nome, foi apelidado de o “Maior” por ser mais velho que o seu homónimo.

Tiago, Pedro e João foram os primeiros a abandonarem tudo para seguirem Jesus como seus discípulos, e como prova da sua intimidade com o Mestre, participaram na Transfiguração no Monte Tabor e na Agonia de Cristo no Jardim das Oliveiras.

Em várias narrações Tiago surge com uma índole forte e

ardente, carregada pela sua natureza fogosa, o que lhe valeu a denominação de “filho do trovão”.

Em Portugal é designado e conhecido por Santiago, que é a junção dos termos São mais Tiago.

Santiago, após a ascensão de Cristo, evangelizou a Judeia e Samaria, partindo depois para a Península Ibérica onde desenvolveu um trabalho fecundo na dilatação da fé.

Depois regressou a Jerusalém, e tal como os outros Apóstolos, foi vítima das autoridades judaicas. O rei Herodes Agripa, tendo recebido o reino do imperador Calígula no ano 44, e para se reconciliar com os judeus, começou a perseguir alguns membros da Igreja acabando por mandar degolar Tiago, um

dos pregadores mais influentes do cristianismo. Enquanto era levado em direção à execução, Santiago realizou dois milagres, a conversão e batismo do seu guarda, um fariseu chamado Josías, e a cura de um paralítico.

Segundo a tradição, o corpo de Santiago foi trasladado para a Galiza. No ano 813, um ermitão viu brilhar uma estrela em Iria e o bispo Teodomiro descobriu as relíquias em Compostela. A partir de então, este Apóstolo torna-se protetor de Espanha e pelo “caminho de Santiago”, hoje Património da Humanidade, acorrem peregrinos de toda a cristandade.

Santiago foi o primeiro mártir entre os Apóstolo de Cristo, o primeiro a dar a vida pela fé.

O 25 de julho é o Dia de Santiago.

Page 16: Povodebasto16setembroweb

Igreja Paroquial de S. Tiago de Gagos AssentoCapela de Nossa Senhora da Goma Goma Capela de S. Caetano S. CaetanoCapela de Santo António Pomar Capela de N.a S.ra de Guadalupe Portela Alminhas do Assento AssentoCentro Paroquial IgrejaCasa brasonada da Cruz /Motas CruzCasa brasonada do Pomar Pomar Casa brasonada das Portelas PortelaCasa brasonada de Santiago IgrejaCasa brasonada da Veiga Veiga Casa de Almeida Almeida Casa da Balouta Passagem Casa do Botelhão Botelhão Casa da Foz MuxõesCasa e Quinta da Granja MuxõesCasa da Igreja IgrejaCasa e Quinta da Maruta MarutaCasa de Muxões MuxõesCasa dos Pintos MuxõesCasa da Santa GomaCasa do Seixo SeixoCasa do Sobrado SobradoCasa do Turtelhal Turtelhal Cruzeiro da Casa da Santa Goma Cruzeiro de S. Caetano S. Caetano Cruzeiro de S. Tiago de Gagos Assento Edifício Sede da Junta de Freguesia Escola Espigueiro dos Motas CruzFonte de S. Caetano S. CaetanoFontenário da Cruz CruzLevada da Poça do Monte LagarMarco da Goma Goma Marco do Monte MonteMarco da Sobreira SobreiraMoinho da Poça do Monte Lagar

GAGOS

FESTAS E ROMARIASFesta de Nossa Senhora da Goma Domingo de Pascoela

Festa de S. Caetano 1.º Domingo de Agosto

Censos

632

183

298

2812001

N.º de Indivíduos residentes

N.º de Famílias Clássicas

N.º de Alojamentos Familiares

N.º de Edifícios

634

212

318

2992011

OUTROS LOCAIS DE INTERESSE TURÍSTICO

Monte de S. Caetano

ESCOLAS Escola Primária da Portela

ARTESANATOTecelagem

Colectividades / InstituiçõesGrupo de Bombos “Os Caetanos” de GagosNúcleo Cultural de Gagos

ACTIVIDADES ECONÓMICASAgriculturaAlfaiatariaCarpintariaCasa agrícolaComércio tradicionalComércio e reparação de veículos motorizadosComércio de pirotecniaComércio de pneusConstrução civilConsultório médicoEstação de ServiçosOficina de mecanica automóvelPadaria e PastelariaPecuáriaPosto de abastecimento de combustíveisPosto de análises clínicasRestauraçãoSerralhariaTáxisTêxtil

UMA RONDA PELAS FREGUESIASII

Património Arquitectónico Pároco da freguesia

MuxõesTrata-se de dois cacos de fabrico ma-

nual, de pastas grosseiras e sem quais-quer elementos de diagnóstico, que apa-receram num cabeço do monte.

Freitas

Diz respeito a um conjunto de várias cerâmicas de fabrico manual: cacos lisos bordos e uma carena. As pastas apresen-tam-se bastantes frágeis. Em aparente associação encontrou-se um percutor e um núcleo em quartzo local.

Cruz

Uma cruz processional de estilo “mu-déjar” em ouro, estilisticamente datada do século XI, é um achado verosimil-mente associado à Capela de Nossa Se-nhora da Goma, e que atualmente está exposta no museu D. Diogo de Sousa em Braga.

Há poucos anos foi recolhida uma este-la funerária discoide, de características tipicamente medievais, que se encontra-va enterrada verticalmente no solo junto à Capela.

PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO(Uma selecção da carta do Património Arqueológico) António de

Oliveira Gon-çalves nasceu no dia 15 de no-vembro de 1962, na freguesia de Mogege, conce-lho de Vila Nova de Famalicão. É filho de Adelino Dinis Gonçalves e de Rosa Fer-reira de Oliveira, sendo o quarto filho de dez irmãos.

Após o ensino primário, ingressou nos Seminá-rios Diocesanos de Braga. Licenciado em Teologia pela Universidade Católica de Braga e Profissio-nalizado pela Universidade Católica do Porto.

Foi ordenado sacerdote no dia 29 de julho de 1990, pelo Arcebispo Primaz de Braga, tendo ce-lebrado a sua Missa Nova na Basílica de Braga no dia 15 de agosto do mesmo ano.

No dia 30 de setembro de 1990 foi nomeado pároco das freguesias de S. Tiago de Gagos e San-to André de Molares, onde começou a sua rele-vante caminhada sacerdotal.

No início do ano de 1993 assumiu a paróquia de S. Martinho de Vale de Bouro. Mais tarde, no dia 21 de setembro de 2003, foi-lhe confiada a pa-róquia de S. Tiago de Ourilhe.

Ainda hoje acumula estas quatro importantes paróquias do Arciprestado de Celorico de Basto.

No âmbito do ensino escolar, foi professor na Escola Profissional de Fermil de Basto de 1990 a 1994. Em 1993 e 1994 lecionou na Escola C+S de Gandarela de Basto e de 1995 a 2011 na Escola C+S da Mota, em Fervença, voltando ao Agrupa-mento de Escolas de Celorico de Basto, em Gan-darela nos anos de 2011 e 2012.

Faz parte do Conselho Arciprestal de Celorico de Basto na área da Pastoral Familiar.

Foi a sua ação empreendedora e dinamismo que o levou a construir várias infraestruturas, como os Centros Sociais e Salões Paroquiais de Gagos, Molares e Vale de Bouro, as residências Paroquiais de Molares e Vale de Bouro, a Resi-dência Juvenil e o Lar João Paulo II em Molares.

No âmbito do património edificado existente nas suas paróquias, teve um papel decisivo no res-tauro de várias igrejas e capelas, bem como nas suas áreas envolventes.

A sua forma de trabalhar na linha de vanguar-da da envangelização, assente no contato direto com os seus paroquianos e na ação social que tem desenvolvido, permite-lhe ser uma voz inconfor-mada mas encorajadora sempre na senda dos mais altos valores da vida.

A comunidade paroquial de Gagos respeita e estima com grande admiração o seu sacerdote, que há vinte e três anos cuida das suas almas no exercício exemplar da missão pastoral e social.

P.e António Oliveira Gonçalves

Page 17: Povodebasto16setembroweb

UMA RONDA PELAS FREGUESIAS IIIGAGOS

Presidente da Junta de Freguesia de Gagos, em entrevista

Assembleia de Freguesia

Gago

s – Ó

rgão

s Aut

árqu

icos

Tesoureiro da JuntaSecretário da JuntaPresidente da Junta

Presidente:

- António Manuel Alves da Silva

1.º Secretário:

- António Jorge Cunha da Silva

2.º Secretário:

- Maria Teresa Pires Lopes

Vogais:

- José Luis Oliveira da Cunha

- Jorge Alves Magalhães

- Jorge Ribeiro Pinto

- Maria Alzira Ribeiro Carvalho

O Povo de Basto – Há quantos anos desempenha a função de Presidente da Junta de Freguesia?

António Lopes da Silva – Desempenho as funções de Presidente da Junta de Freguesia de Gagos há vinte e oito anos, durante sete mandatos consecutivos.

O que pensa da nova reforma Administrativa Local, que entre outras medidas, aborda a agregação de freguesias?

– Não concordo com esta decisão de agregar as freguesias, porque só avançaram com esta reforma administrativa para enganar a troika, já que no memorando de entendimento está previsto a redução de autarquias no nosso país. Foi a forma mais fácil de concretizar esta medida…

Oficialmente foi contactado por alguma entidade, para esclarecer do que vai acontecer com o chamado “Acordo Verde”?

- Não.E a Junta de Freguesia

de Gagos abordou com os seus habitantes o

assunto da Reforma da Administração Local?

– Não abordamos oficialmente este assunto com a população dado que também não tínhamos, nessa época, grande informação. Não houve, por parte das entidades competentes, grande interesse em envolver as nossas Juntas de Freguesia nesta discussão. Eu procurava esclarecer as pessoas da freguesia, quando se dirigiam a mim e colocavam algumas questões. Mas o meu conhecimento provinha da leitura dos jornais diários e de alguns debates na televisão que assisti.

Na prática e perante o que já é conhecido, quais são as implicações para a sua freguesia?

- O resultado é a formação da União de Freguesias de Gagos, Molares e Veade. Estas três freguesias, num futuro próximo irão dar lugar a uma nova freguesia, que muito naturalmente, na minha opinião será designada de freguesia de Fermil. É uma decisão para a próxima Assembleia e Executivo da União de Freguesias. Digo isto, porque a vila de Fermil é um polo urbano centralizador

das três freguesias.Neste contexto, qual

é o papel a desempenhar pelos novos Presidentes de Junta?

– A sua missão é continuar a estar próximo da população da sua área geográfica, saber ouvir as suas necessidades e procurar ajudar dentro das suas possibilidades. No entanto, com a agregação das três freguesias, o seu trabalho de proximidade ficará afetado, dado que terá de gerir uma área substancialmente maior.

Atualmente, quais são as verbas que recebe a Junta de Gagos?

Durante este ano de 2013 a Junta de Freguesia de Gagos receberá cerca de 23 mil euros. Esta verba tem vindo a diminuir de ano para ano.

Enquanto Presidente de Junta, ao longo destes anos, o que o mais o marcou?

A construção do Parque de Jogos ao qual atribuímos o nome do Padre Manuel Padrão, a manutenção e reparação de todos os caminhos bem como a iluminação pública na freguesia. Mas a obra que mais me marcou foi, sem dúvida, o

abastecimento de água a toda a freguesia de Gagos.

Quais as dificuldades que sente enquanto Presidente de Junta?

– As dificuldades giram todas em volta do pequeno orçamento que temos, para fazer face às inúmeras solicitações que diariamente chegam à Junta de Freguesia de Gagos.

Vivemos tempos difíceis e a população mais idosa precisa cada vez mais de ajuda dos seus autarcas, os que estão mais próximos, nem que seja para resolver qualquer assunto na sede do concelho, junto de diversas entidades.

Quais são as obras mais necessárias na freguesia?

Atualmente temos duas obras que são necessárias realizar no curto prazo.

Trata-se do alargamento do cemitério e concluir as obras do Parque da Goma.

O que pensa do futuro da sua freguesia?

– Com a agregação das freguesias de Gagos, Molares e Veade, ficamos integrados num polo do concelho muito forte, com potencial de desenvolvimento comercial, dado a sua localização geográfica e as suas gentes dinâmicas e trabalhadoras.

A vila de Fermil e as

próprias freguesias agora agregadas, dispõe de várias infraestruturas e equipamentos, que permitem encarar o futuro com esperança e qualidade de vida para nós e para as gerações vindouras.

Recordo ao nível do ensino, o Centro Escolar proporciona aos nossos jovens instalações adequadas e modernas; na área da saúde temos a Extensão do Centro de Saúde; vários polidesportivos e campos de futebol permitem a prática desportiva com regularidade e na assistência à população sénior, contamos com os Lares e Centros Sociais e Paroquiais.

Quer deixar uma mensagem aos habitantes de Gagos?

– Quero deixar uma palavra de apreço à população da freguesia de Gagos. Estive vinte e oito anos ao serviço da minha querida terra, sempre com muito empenho em resolver os problemas das pessoas. Nunca descriminei ninguém, estive disponível para falar com todos, a qualquer hora, e próximo dos que mais precisavam de ajuda.

Passei parte da minha juventude no exercício desta nobre missão. Foi com muito orgulho que representei a freguesia de Gagos.

António Lopes da Silva, na-tural e residente no lugar da Portela, freguesia de Gagos. Nascido a 25-12-1959, filho de José Portilho da Silva e de Ma-ria Isabel Martins Lopes, exerce desde 1985 a 2013, durante sete mandatos consecutivos, as fun-ções de Presidente da Junta de Freguesia de Gagos.

José Teixeira da Costa, natural de Ribas e residente no lugar de Balouta, freguesia de Gagos. Nas-cido a 09-03-1940, filho de Antó-nio da Costa e de Teresa Teixeira Novais, desde 1985 foi membro da Assembleia de Freguesia e exerce desde fevereiro de 2013 o cargo de Secretário da Junta de Freguesia de Gagos.

José Augusto Pereira Ma-galhães, natural e residente no lugar de Portela, freguesia de Gagos. Nascido a 13-01-1971, filho de Manuel Lopes Maga-lhães e Maria Julieta Pereira, exerce desde janeiro de 2012 as funções de Tesoureiro da Junta de Freguesia de Gagos.

Page 18: Povodebasto16setembroweb

UMA RONDA PELAS FREGUESIASIV GAGOS

Casa da Balouta

Campo de Futebol P.e Manuel Miranda Padrão

Casa da Veiga

Capela de S. Caetano

Capela de N.a Sra. da Goma

Casa da Cruz

Casa das Portelas

Edifício da Junta de Freguesia

Casa dos Pintos - de Muxões

Alminhas do Assento

Casa do Seixo

Casa do PomarCasa de SantiagoFontes de S. Caetano

Polidesportivo

Pia Baptismal da Igreja

Centro Social e Paroquial de Gagos

Cruzeiro da Goma

Cruzeiro de S. Caetano

Page 19: Povodebasto16setembroweb

Fundada no dia 15 de

agosto de 1926 a Associação

Humanitária dos Bombeiros

Voluntários Celoricenses

comemorou mais um

aniversário com a tradicional

cerimónia religiosa seguida da

visita ao cemitério como forma

de homenagem aos bombeiros,

dirigentes e falecidos.

Neste momento os

Bombeiros Voluntários

Celoricenses dispõem de um

quartel que sofreu obras de

ampliação e requalificação.

Durante as cerimónias

de aniversário o presidente

da Associação Humanitária,

Fernando Freitas, salientou o

esforço financeiro da instituição

para poder desenvolver

a obra. “Esforçamo-nos

diariamente para criar as

melhores condições para os

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS CELORICENSES COMEMORARAM 87.º ANIVERSÁRIO

nossos bombeiros para que

possam servir da melhor

forma a população. O

quartel encontra-se agora

com condições excelentes e

estamos munidos de mais

um moderno equipamento,

um VUCI (Veículo Urbano de

Combate a incêndios), para

rápida resposta às diferentes

situações que possam

surgir. Um investimento que

implicou um grande esforço

financeiro da instituição no

valor de 700 mil euros”, “Em

nome da direção agradeço

o empenho na colaboração

para as obras do quartel e à

Câmara Municipal pela ajuda

financeira e na execução das

obras dos arranjos exteriores

do quartel,” salientou.

O presidente destacou

ainda, no seu discurso

protocolar o momento difícil

que a corporação está a viver

devido ao acidente sofrido por

um dos elementos do corpo

ativo. Salientou a coragem

do jovem e de todos os

bombeiros e pediu para que

se mantenham perseverantes

e capazes de responder

prontamente à chamada da

população. “Infelizmente as

coisas nem sempre correm

como esperamos mas acredito

que melhores dias virão e que

o nosso bombeiro ferido irá

recuperar rapidamente”.

Nas cerimónias destaca-se

a promoção de 10 bombeiros

do corpo ativo com a imposição

das divisas de bombeiros de

1ª.

Como habitualmente a

população fez parte integrante

das cerimónias que marcaram

mais um aniversário da

A s s o c i a ç ã o

H u m a n i t á r i a

dos Bombeiros

V o l u n t á r i o s

C e l o r i c e n s e s

que, desta vez,

excecionalmente,

decorreram na

capela de Nossa

fernAndO freitAs, Presidente dA AssOciAçãO humAnitáriA, nO usO dA PALAvrA

nOvA viAturA de cOmBAte A incêndiOs urBAnOs

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses desenvolveu, durante alguns meses, no concelho de Celorico de Basto, uma campanha de angariação de fundos para fazer face aos compromissos assumidos referentes às obras de ampliação e requalificação do quartel sede e aquisição de novos veículos imprescindíveis na defesa de bens e pessoas, primordiais para assegurar a eficaz e rápida resposta no combate a incêndios urbanos e industriais.

A campanha foi desenvolvida pelos bombeiros e membros da direcção que voluntariamente se predispuseram de forma a conseguir os fundos para cumprir os compromissos assumidos.

O presidente da direcção, Fernando Freitas, enaltece o apoio da população, do clero e das juntas de freguesia no contributo prestado. “Agradeço, em nome da direcção e de todo o corpo dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, o apoio do Clero e das Juntas de Freguesia na divulgação da campanha, e de toda a população pelo contributo na certeza porém, que será compensada com mais qualidade em todas as actividades de socorro e protecção civil onde intervenha o corpo de Bombeiros Celoricenses”, salientou.

Neste sentido, torna-se público que tal campanha rendeu 54.119, 68 euros, tendo cada freguesia contribuido com os valores apresentados na tabela seguinte.

CAMPANHA DE ANGARIAçÃO DE FUNDOS COM RESULTADOS POSITIVOS

Agilde . . . .Arnoia . . . .Basto, S. Clemente . .Basto, Santa Tecla . . .Borba da Montanha . .Britelo . . . .Caçarilhe . . . .Canedo de Basto . . .Carvalho . . . .Codessoso . . . .Corgo . . . .Fervença . . . .Gagos . . . .Gémeos . . . .Infesta . . . .Molares . . . .Moreira do Castelo . .Ourilhe . . . .Rego . . . .Ribas . . . .Vale de Bouro . . .Veade . . . . TOTAL

2.080,504.655,003.397,30

755,003.658,508.862,501.140,002.151,102.101,001.119,401.520,003,260,00

1.,928,502.038,002.001,001.694,001.212,501.228,003.066,402.283,751.683,222.284,01

54.119,68

FREGUESIA MONTANTE €

O POVO DE BASTO 1516-9-2013

Page 20: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 20

A freguesia de Ourilhe, em Celorico de Basto, viu inaugurada, no passado dia 24 de agosto uma “importante infraestrutura” para a freguesia, o Arranjo Urbanístico da Envolvente de Ourilhe, que contempla uma capela mortuária e um amplo largo para a promoção de diferentes atividades.

“Tudo começou com o arranjo que o Sr. Padre António Gonçalves foi desenvolvendo ao longo do tempo em volta da igreja o que resultou numa grande força entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia para alavancar o espaço e transformá-lo nesta importe obra” referiu o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, aquando do discurso protocolar.

O autarca salientou o empenho do presidente de Junta de Freguesia, João Pinto, no crescimento constante da freguesia não só por esta obra mas por tudo aquilo que foi capaz de fazer ao longo dos anos que esteve à frente dos destinos da Junta de Freguesia. “Neste momento dois sentimentos estão implícitos nesta cerimónia, a alegria pela obra desenvolvida e a nostalgia pelo trabalho desenvolvido

por este homem, que vai deixar o cargo que ocupa mas, estou ciente, que continuará a colaborar e a contribuir para o desenvolvimento desta terra e para o bem-estar da população de Ourilhe”, referiu.

O edil celoricense salientou ainda que tem por objetivo continuar a apoiar as 22 freguesias do concelho para que estas evoluam de forma concertada. “Enquanto eu por cá andar, fiquem cientes, que o meu empenho junto das 22 freguesias que integram o nosso concelho será inabalável e responderá aos apelos e necessidades da população. Ninguém me desviará desse princípio e dessa orientação, continuarei a trabalhar na base do respeito pelas freguesias, cada uma com a sua individualidade. O interesse coletivo terá sempre primazia em detrimento dos interesses individuais, num apelo à união que nos levará a alcançar objetivos concretos para poder continuar a dar a estas freguesias o que elas merecem, progresso e qualidade de vida”.

O presidente de Junta de Freguesia de Ourilhe mostrou-se emocionado com a inauguração da sua última obra. “Será a minha última obra à frente dos destinos

INAUGURADO ARRANJO URBANÍSTICO DA ENVOLVENTE DE OURILHE

da Junta de freguesia e nesta minha última aparição pública quero agradecer à Camara Municipal a forma sempre pronta e colaborante do Sr. Presidente e colaboradores nas diferentes obras desenvolvidas nesta pequena freguesia. Agradeço também, a cooperação incansável do Sr. Padre António, que sempre nos atendeu e apoiou. E, sobretudo, à população que me deu um voto de confiança para comandar os destinos da Junta de Freguesia ao longo destes anos”, salientou emocionado.

As cerimónias de inauguração do espaço iniciaram com a celebração da eucaristia seguida da bênção do espaço a cargo do padre, António Gonçalves. O descerramento das placas inaugurativas, capela Mortuária e largo João Cunha Pinto, foi da responsabilidade do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e do presidente de Junta de Freguesia de Ourilhe.

As cerimónias da inauguração do Arranjo Urbanístico da Envolvente da Igreja terminaram com um lanche convívio no Parque de lazer de Ourilhe, anexo, ao espaço agora inaugurado.

Bar da Vinha

RUA VELHA4880 MONDIM DE BASTO

TEL. 255 382 642TLM. 963 131 489

António Teixeira Peneda

Aberto Todos os Dias

KARAOKE

www.facebook.com/bardavinha

Zona Industrial de Crespos - 4890 Celorico de BastoTel./Fax 255 322 007 / Tlm. 962 446 915e-mail: [email protected]

- António Ilídio Machado, Unipessoal, Lda.

S. SILVESTRE T (JUNTO À BIBLIOTECA) - CELORICO DE BASTOTEL./FAX 255 323 067

Livraria / Papelaria Material Escolar Fotocópias e Encadernações Jornais e Revistas, etc.

P E I X A R I A C A R V A L H OCampeão na Qualidade!

10 anos a combater o colesterol dos Celoricenses!

Tlm. 968 865 649 - 969 587 895 CERDEIRA - RIBAS T CELORICO DE BASTO

OURIVESARIAE RELOJOARIA

SILVA ANDRADE, LDA.

Telef. 255 323 676 T Avenida da República, 29

4890 CELORICO DE BASTO

Jóias, Ouro, Prata e relógiosExecuta todos os consertos

Page 21: Povodebasto16setembroweb

V E N D E - S EEm Souto Maior, Arnoia,

Celorico de Basto, um terreno agrícola com 15.000 m2.

Tem três nascentes de água. Bom local.

Contatar Telef. 255 381 463

O POVO DE BASTO 1716-9-2013

“Uma obra fruto da persistência e bom entendimento entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, que, em uníssono, trabalharam de forma a conseguir adequar o espaço às necessidades da população. A freguesia ganha agora um novo coração que bate com mais força e que é reflexo de um trabalho feito com determinação e com a qualidade desejada da parte de todos os intervenientes, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Fábrica da Igreja”, palavras do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, na tradicional cerimónia de inauguração.

Decorreu no passado sábado, 14 de setembro, a

EQUIPAMENTO DE APOIO à COMUNIDADE INAUGURADO EM BORBA DA MONTANHAA Freguesia de Borba da Montanha, em Celorico de Basto, mostra-se

agora apetrechada com um equipamento de apoio religioso e cultural, uma capela Mortuária e um centro de catequese complementado com um arranjo exterior amplo e um parque de estacionamento.

cerimónia de inauguração de infraestruturas de cariz religioso e de apoio à comunidade, na freguesia de Borba da Montanha com a presença de dezenas de pessoas.

As novas infraestruturas, a parte religiosa orçamentada em 75 mil euros ao que acresce o valor investido na zona envolvente, são, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Borba da Montanha, Domingos Teixeira, “fruto do bom entendimento entre todas as partes envolvidas de acordo com as funções que lhe são inerentes”.

A cerimónia foi marcada por uma forte carga religiosa com o padre, Alexandre Sá, a realizar a cerimónia de bênção

do espaço onde deixou claro que é também sua função ajudar a criar as melhores condições para transmitir a fé à comunidade.

O descerramento da placa antecedeu os discursos protocolares e foi da responsabilidade do presidente da Autarquia e do presidente da Junta de Freguesia.

Uma cerimónia que contou com a presença de várias individualidades e com a população local que não quis perder a cerimónia de inauguração de uma importante infraestrutura para a comunidade local.

Casa Mortuária e instalações para a Catequese

Segundo publicou o jornal DIÁRIO DO MINHO,o Senhor

Arcebispo Dom Jorge Ortiga nomeou no passado dia 18 de julho

o P.e Dr. Albano Fernandes Costa Arcipreste de Celorico de Basto

para os próximos cinco anos.

Depois de ter exercido este cargo durante dois mandatos

consecutivos, o máximo permitido pelos Estatutos do Arciprestado,

entre 1998 e 2008,e de ter sido nomeado Vice-Arcipreste de2008

a 2013,foi-lhe confiado novamente este encargo por decisão do

Senhor Arcebispo.

O Sr. Padre Albano Costa é um dos sacerdotes mais activo na

área social. Fundou o Centro Social e Paroquial do Divino Salvador

de Ribas onde um moderno Lar presta serviços de internamento a

idosos e apoio domiciliário. Mais tarde criou a Residência Juvenil

para crianças e jovens em risco e há 4 anos a creche.

Na sequência deste labor ao longo de 25 anos a Câmara

Municipal de Celorico de Basto atribuiu esta instituição, em 2010,

a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro.

Desejamos-lhe óptimo desempenho neste serviço que a Igreja

uma vez mais põe na sua responsabilidade.

PÁROCO DE RIBAS É O NOVO ARCIPRESTE DE CELORICO DE BASTO

Page 22: Povodebasto16setembroweb

Casa Mortuária e instalações para a Catequese

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 18

A Junta de Freguesia de Vale de Bouro em Celorico de Basto apresenta agora um espaço próprio para resolver os assuntos da comunidade.

Decorreu no dia 17

Bouro, uma obra que todos ambicionavam e que servirá para apoiar a comunidade local nas diferentes atividades desenvolvidas e nos serviços da responsabilidade da Junta de Freguesia. Uma obra conseguida graças ao trabalho conjunto entre a autarquia e a junta de freguesia na ótica de conseguir o melhor para a comunidade local”, palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, no discurso protocolar de inauguração do espaço.

Albino Costa, o presidente de Junta de Freguesia de Vale de Bouro, agradeceu o esforço da autarquia na execução das diferentes obras na freguesia. “Agradeço o empenho da autarquia que não mediu esforços para nos apetrechar com os

FREGUESIA DE VALE DE BOURO INAUGURA SEDE DE JUNTA

equipamentos necessários para servir da melhor forma toda a comunidade local”.

A cerimónia iniciou com a tradicional bênção do espaço da responsabilidade do padre António Gonçalves seguida do descerramento da placa inaugurativa uma tarefa a cargo do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e do presidente de Junta de Freguesia de Vale de Bouro.

Após os tradicionais discursos protocolares todos os presentes foram convidados a visitar as instalações e a usufruir de um lanche convívio na zona exterior do espaço. A comunidade local ficou ainda informada sobre os dias de atendimento nas novas instalações para tratar de todos os assuntos resolúveis pela junta de freguesia.

de agosto a inauguração da sede de Junta de Freguesia de Vale de Bouro, numa cerimónia protocolar que marcou um importante momento para a comunidade local.

Trata-se de um espaço que funcionou como escola primária e que agora, após obras de requalificação, adquiriu novas funções.

“É a casa de todos os que são de Vale de

Page 23: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 1916-9-2013

Caros Celoricenses:

Aceitei ser o primeiro candidato da lista do Partido Socialista à Assembleia Municipal do nosso concelho.

Aceitei este desafio, diga-se, estimulante, após séria reflexão.

Aceitei-o por mim, mas sobretudo por Celorico e pelos Celoricenses

Aceitei-o por três razões fundamentais:

1 – O mundo actual, o mundo da globalização, do capitalismo sem regras, das multinacionais trituradoras e dos offshores ( paraísos fiscais) que reduzem o mundo aos números e ao lucro desses números, que esquecem as pessoas e as torturam diariamente.

2 – O Estado do nosso País, capitalista, desregulado, governado sem orientações programáticas, sem matriz ideológica e castradoras das regras democráticas e do Estado de Direito, onde as pessoas não têm lugar, o desemprego cresce de forma assustadora, os jovens não tem futuro, os mais velhos vêem as suas pensões reduzidas e a sobrevivência ameaçada.

A pobreza alastra a todos os sectores da sociedade. Ninguém está imune.

EDUARDO MAGALHÃES – CANDIDATO à ASSEMBLEIA MUNICIPAL PELO PARTIDO SOCIALISTA

Face à depressão e, apesar dessa mesma depressão generalizada que se abateu sobre os Portugueses, não podemos ficar indiferentes.

3 – O Estado do nosso concelho.

O nosso concelho mudou, no último acto eleitoral, de Presidente de Câmara, mas não mudou de políticas, mantém-se a falta de projecto de desenvolvimento e a falta de renovação tão evidenciada.

O atraso ou a falta de desenvolvimento persiste em não nos abandonar.

Caros Celoricenses, o nosso concelho liderado pela actual maioria continua sem oferecer

qualidade de vida, continua sem oferecer emprego e pior que isso continua sem oferecer qualquer esperança.

Os jovens que se vão formando, ou procuram emprego fora do concelho ou resta-lhes a Câmara Municipal e a dependência para o resto da vida do seu Presidente, sem liberdade, sem futuro e sem sonho.

Um Município sem oportunidade. Um município permanentemente no último ou, no penúltimo lugar do ranking do poder de compra

Caros Munícipes – Celorico Precisa de mais, Celorico vai ter mais.

Celorico deverá ser um

espaço de todos e para todos.

A Assembleia Municipal a que me candidato deve ser um espaço de diálogo e vai ser um espaço de diálogo.

A Assembleia Municipal deve ser um espaço de tolerância, de iniciativa e de proximidade e vai sê-lo, vai ser um espaço dos Celoricenses e para os Celoricenses – Uma instituição e um espaço abertos.

A Assembleia Municipal vai ser um espaço de liberdade, de debate, de opinião, ouvindo todos e cada um, um espaço de argumentação, mas de cedência tendo a cedência como limite o interesse dos Celoricenses.

Uma Assembleia disposta a servir e a assumir os erros.

Uma assembleia de proximidade, as suas reuniões serão feitas de forma rotativa, em todas as freguesias que compõem o município. A intervenção, a motivação e realização do anseio dos Munícipes serão o nosso objectivo. O dia da reunião será o dia da freguesia respectiva.

Serão constituídos grupos de trabalho direccionados para o desenvolvimento da nossa agricultura, do comércio, das empresas e do turismo, áreas de intervenção que consideramos indispensáveis para a sustentabilidade da nossa Terra.

Afinal, nos Municípios, a Assembleia Municipal é o centro do debate, das ideias, da democracia, da tolerância, da decisão, tendo sempre como pano

de fundo, a realização e o equilíbrio do interesse e das vontades dos Munícipes, ou seja, no nosso caso, dos Celoricenses.

A minha lista à Assembleia Municipal constituída por homens e mulheres residentes nas diversas freguesias que compõem o nosso concelho, e das variadas áreas do saber, transportam a força da juventude, a força do saber e a força da experiência, que permitirá atingir os objectivos a que nos propomos.

Com agricultores, e m p r e - s á r i o s , comerciantes, profes-sores, trabalhadores das mais diversas áreas e todos os agentes económicos criaremos um Concelho forte, dinâmico e para todos.

Obrigado a todos que comigo aceitaram este desafio. Vamos caminhar.

Eduardo Magalhães

Táxi SimõeS = Gandarela de BaSTode - José Manuel Simões Gomes

TLM. 968 035 736ceLOricO de BAstO

PAGAMENTO DE

ASSINATURASInformamos os

nossos prezados

assinantes que o

pagamento da as-

sinatura do Jornal

O POVO DE BASTO

pode ser efectuado

na nossa redacção

na Rua Serpa Pinto,

Edifício Santiago,

ou através de che-

que ou vale postal

para o Apartado

20, 4890 Celorico

de Basto, ou ainda

através do NIB 0007

0000 0001 9920 212

23

Page 24: Povodebasto16setembroweb

CARTÓRIO NOTARIAL DE

CELORICO DE BASTO

EXTRACTO DE PUBLICAÇÃO

“O POVO DE BASTO”, N.º 312, DE 16/SETEMBRO/2013

A CARGO DA NOTÁRIAADELAIDE MONTERROSO FREIXO

CERTIFICO, para efeitos de publicação, que neste Cartório e no livro de

“Escrituras Diversas” número cinquenta e quatro - A, desde folhas vinte e dois

e seguintes, foi lavrada em treze de Agosto de dois mil e treze, uma escritura

de Justificação, tendo nela outorgado como justificantes:

MANUEL DA SILVA TEIXEIRA, C. F. n.° 156 018 063, e mulher GRACINDA

DA CONCEIÇÃO SILVA ANDRADE, C. F. n.° 187 818 096, casados sob o regime

da comunhão de adquiridos, ele portador do cartão de cidadão n.° 08187913,

válido até 06/09/2015, ela do bilhete de identidade n.° 9953375, emitido em

21/04/2004, pelo SIC de Braga, naturais, ele da freguesia de Infesta, ela da

freguesia de Borba da Montanha, ambas do concelho de Celorico de Basto, e

residentes no lugar de Pereira, freguesia de Britelo, deste concelho.

Que são donos e legítimos possuidores, com exclusão de outrem, do

seguinte prédio rústico, sito no lugar de Alto da Pereira, freguesia de Britelo,

concelho de Celorico de Basto:

“TERRA DA PEREIRA”, composto de cultivo, com a área de mil quinhentos

e cinco metros quadrados, a confrontar de nascente com Manuel da Silva

Teixeira, e dos restantes lados com caminho público, não descrito na

Conservatória do Registo Predial deste concelho, inscrito na respectiva matriz

sob o artigo 1420, com o valor patrimonial e atribuído de quinhentos euros.

Que adquiriram o referido prédio em dia mês que não sabem precisar

do ano de mil novecentos e setenta e nove, por compra meramente verbal, a

Bento Honorato da Silva Oliveira, viúvo, residente que foi na Rua Dr. Moreira

do Souto, 38, r/c, Rio Tinto.

Não tendo sido porém titulada esta aquisição, e por isso não dispõem de

título formal que lhes permita fazer prova do direito de propriedade plena.

Que, não obstante eles primeiros outorgantes, desde então, sempre

estiveram e se mantêm na posse e fruição do aludido prédio, possuindo-o

assim em nome próprio e com aproveitamento de todas as utilidades

por ele proporcionadas, nomeadamente cultivando-o, com ânimo de quem

exercita direito próprio, posse essa sem qualquer violência nem oposição de

quem quer que seja, ininterruptamente e à vista e com o conhecimento de

toda a gente.

Que, dadas as enunciadas características de tal posse pacífica, contínua

e pública, exercida desde o referido ano de mil novecentos e setenta e nove,

adquiriram o aludido prédio por usucapião, título esse que por sua natureza

não é susceptível de ser comprovado pelos meios normais, direito este que

justificam pela presente escritura, para fins de registo predial.

ESTÁ CONFORME

Cartório Notarial de Celorico de Basto, 13 de Agosto de 2013

A Colaboradora da Notária,

a) Maria Leite da Costa, 366/9

Sara Maria Ribeiro Machado, respectiva Notária:

CERTIFICO, para efeitos de publicação, que, em 01 de Agosto de 2013, no Livro de notas para “Escrituras Diversas”

número 55-A, de folhas 72 a folhas 73 verso deste Cartório, foi lavrada uma escritura de Justificação, tendo nela intervindo

como justificante: AVELINO TEIXEIRA, C.F. 177 448 911, solteiro, maior, residente no lugar de Murgido, da freguesia de

Borba da Montanha, do concelho de Celorico de Basto, de onde é natural, que declarou:

Que, com exclusão de outrem, é dono e legítimo possuidor, dos seguintes imóveis, situados no Lugar de Murgido ou

Morgido, na freguesia de Borba da Montanha, do concelho de Celorico de Basto, a saber:

Um - Prédio Rústico, denominado “Campo Grande com roço de mato junto”, com a área de três mil e quinhentos

metros quadrados, a confrontar de norte com rego de Consortes, de sul com João Marinho, de nascente com proprietário

e João Marinho e de poente com rego de Consortes, João Marinho e Estradão de Murgido, inscrito na matriz sob o artigo

2857, com o valor patrimonial de € 108,94;

Dois - Prédio Rústico, denominado “Campo do Meio e roço de Mato Junto”, com a área de quatro mil cento e

noventa metros quadrados, a confrontar de norte com estradão, de sul com tapada do meio, de nascente com Silvana

Pinto e Campo Grande e de poente com Silvana Pinto, inscrito na matriz sob o artigo 2064, com o valor patrimonial de €

100,94;

Três - Prédio Rústico, denominado “Campo e Leira do Ribeiro”, com a área de dois mil cento e vinte metros quadrados,

a confrontar de norte com Silvana Pinto e proprietário, de sul com António Lopes Marinho de Sousa, de nascente com

Ribeiro e de poente com Tapada de Montezelo, inscrito na matriz sob o artigo 2068, com o valor patrimonial de €

85,98;

Que os identificados prédios encontram-se OMISSOS na Conservatória do Registo Predial de Celorico de Basto,

mas estão inscritos na respectiva matriz em nome de Belmiro Lopes Marinho, adiante referido.

Que, não é detentor de qualquer título formal que legitime o domínio dos referidos prédios, em virtude de os mesmos

terem sido adquiridos, por ele justificante, por compra, que fez verbalmente em dia e mês que não pode precisar do ano

de mil novecentos e noventa, ao mencionado Belmiro Lopes Marinho e esposa Isaura Coelho, casados que foram em

comunhão geral de bens, residentes que foram na freguesia de Ardegão, e com última residência conhecida no lugar de

Murgido, da freguesia de Borba da Montanha, do concelho de Celorico de Basto, já falecidos, não lhes sendo conhecida

a existência de herdeiros, nunca tendo sido possível realizar as competentes escrituras.

Que, não obstante isso, ele primeiro outorgante está na posse e fruição dos identificados prédios desde a referida

data, roçando o mato, cultivando-os e colhendo os respectivos frutos, usufruindo de todas as suas utilidades, pagando os

respectivos encargos por eles devidos, com o ânimo de quem exerce direito próprio, sendo reconhecido como seu dono

por toda a gente, fazendo-o de boa fé, por ignorar lesar direito alheio, pacificamente porque sem violência, contínua e

publicamente, à vista e com conhecimento de todos e sem oposição de ninguém e tudo isto por lapso de tempo superior

a vinte anos.

Que, dadas as características de tal posse, adquiriu os citados prédios por USUCAPIÃO, título esse que, por sua

natureza, não é susceptível de ser comprovado pelos meios extrajudiciais normais.

Que, para suprir tal título, recorre à presente justificação para fins de primeira inscrição no registo predial.

Está conforme ao original.

Fafe, 01 de Agosto de 2013.

A Notária,

a) Sara Maria Ribeiro Machado

CARTÓRIO NOTARIAL NOTÁRIA - SARA MARIA RIBEIRO MACHADO

Rua Soares Veloso, n° 37, R/C Esq° - Fafe Telf.: 253 593 084 Fax: 253 593 085 E-mail: [email protected]

“O POVO DE BASTO”, N.º 312, DE 16/SETEMBRO/2013

O POVO DE BASTO NA

INTERNETAs últimas edições deste jornal estão disponíveis na Internet em

issuu.comdevendo procurar

jornalpovodebasto

PEIxARIA CELESTE

RUA SERPA PINTO - EDIFíCIO BELO HORIZONTE - CELORICO DE BASTO

Peixe Fresco.a melhor qualidade

ao melhor Preço!

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 20

Page 25: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 2116-9-2013

PARTIDO SOCIALISTA DE MONDIM DE BASTO APRESENTOU CANDIDATURAS

Decorreu no passado dia 2 de Agosto, na Praça da Via Cova, a apresentação da recandidatura do Eng.º Humberto Cerqueira à presidência da Câmara Municipal. Igualmente foram apresentados os candidatos às Juntas de Freguesia e o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal, Prof. Valentim Macedo, que por se encontrar ausente no estrangeiro o fez através dum video.

Estiveram presentes figuras conhecidas do PS nacional como Francisco Assis e Armindo Abreu, de Amarante, o actual

presidente da Câmara de Melgaço e Isabel Coutinho, presidente das mulheres socialistas, entre outros dos concelhos da Região de Basto.

Começou por usar da palavra Laura Ínsua Pereira mandatária da candidatura, que lamentou não ter disponibilidade para continuar à frente da Assembleia Municipal, mas elogiou o ng.º Humberto que conhece há mais de vinte anos.

Francisco Assis na sua intervenção disse ter a certeza que o Eng.º Humberto vai continuar à frente da câmara

municipal por uma simples razão, porque o merece.

Teresa Rabiço fez uma intervenção em que disse que conhece quase todos os mondinenses pelo nome.

Realçou que as pessoas se prendem pelo coração e deu o testemunho pessoal do que tem sido a preocupação do presidente em procurar resolver qualquer problema dos mondinenses.

Humberto Cerqueira começou por dizer que também tem uma coligação, é a coligação com as pessoas de Mondim, não é um arranjinho feito em Lisboa.

Se alguém tinha dúvidas que o PS ia ganhar é ver a multidão que está nesta praça, realçou O Eng.º Humberto Cerqueira que destacou o que foi conseguido nestes últimos quatro anos à frente da Câmara Municipal. O mais importante foi a redução da dívida em 5 milhões de euros, de 19 milhões para 14 milhões.

Uma Câmara de boas contas que pagava antes do PS chegar ao município em média a mais de 400 dias e agora as faturas são pagas a 17 dias.

Dirão alguns que não seria necessária uma redução da dívida tão grande, mas só assim é possível reduzir o IMI e o município de Mondim ser aquele onde o preço da água é mais baixo. Frisou que enquanto em Mondim se paga uma fatura de 7 euros, pela água, lixo e saneamento há municípios onde os mesmos consumos custam 40 euros.

Uma das suas bandeiras é que obra feita, obra paga.

Lembrou os autocarros novos adquiridos para transportar as crianças.

Prosseguiu falando das obras na Vila de Mondim, na Biblioteca, recentemente

inaugurada e nas actividades de animação e cultura.

Queixou-se do governo central por não ter construído qualquer estrada em Mondim nos últimos anos

No tocante á saúde referiu a viatura do INEM que lhe foi prometida em Lisboa para entregar até ao final do passado mês de Junho, enquanto 7 viaturas foram colocadas noutros concelhos, não esquecendo a falta de médicos no Centro de Saúde.

Como batalhas a travar nos próximos 4 anos destacou a construção da nova ponte sobre o Tâmega a ligar Mondim a Celorico e a luta pela manutenção dos serviços públicos.

Nas suas prioridades está também o turis-mo, destacando as poten-cialidades que o concelho possui.

Terminou dizendo que o trabalho feito fala por si, criticando as promessas da coligação adversária que são mesmo de quem não sabe dirigir uma Câmara.

Foi uma apresentação cheia de confiança na vitória onde o Eng.º Humberto disse que a diferença da sua pessoa em relação há quatro anos é agora já ter que usar óculos.

Page 26: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 22

A época alta das festas e

romarias está no fim. Este ano com

muito calor e fogos que puseram

populações em pânico e alguns

lares de luto. O Monte Farinha desta

vez escapou, mas também por lá

perto, no Marão, perto das Fisgas

de Ermelo, o fogo deu que fazer.

Mas é da Grande Peregrinação

da Senhora da Graça que vamos

falar e dos fogos que tratem os

responsáveis pela proteção civil e a

justiça pelos incendiários, mais ou

menos responsáveis.

Com a Grande Peregrinação

de Setembro, que anualmente se

realiza no 1.º domingo desse mês,

A OBRA FALA POR ELE Por: Costa Pereira

encerram as festividades anuais

de maior vulto no alto do Monte

Farinha. É na portela entre o Monte

Farinha maior e Monte Farinha

menor, ao cimo da aldeia de Vilar de

Ferreiros, que forma a procissão e

depois encerra com Missa Solene e

o adeus a Nossa Senhora da Graça,

ou ao Santinho, se é pelo Santiago,

25 de Julho. Portela, hoje conhecida

por Largo de S.Tiago, e assinalada

com uma imagem do Apóstolo

sobre uma calhau de interesse

arqueológico.

Nos primeiros anos presidida por

sacerdotes convidados, com fama de

bons oradores, depois uma ou outra

vez pelo bispo diocesano, e só após

Vilar de Ferreiros, com o Sr. Padre

Correia Guedes, por pároco, tomar

a direção do Irmandade passou a

ser presidida por figuras episcopais,

como D. António Ribeiro, D. Xavier

Monteiro, D. José Rafael e outros; e

a partir de D. Joaquim Gonçalves, o

bispo da Senhora da Graça, sempre

pelo bispo diocesano.

Das festividades mais recentes

que se celebram no “Iteiro” da

Senhora, a sua origem remonta

a 1945 e surge a partir de uma

peregrinação de ação de graças

que nesse ano o arciprestado de

Mondim de Basto organizou pelo fim

da II Grande Guerra Mundial. O dia

15 de Agosto que também chegou

a ser aqui festejado, mais em honra

de Santa Filomena, deu lugar ao 1.º

Domingo de Setembro sem dúvida

a mais importante festividade

religiosa da região de Basto, e cada

vez das mais concorridas do norte

de Portugal.

Assim foi este ano e oxalá por

muitos mais com D. Amândio ao

serviço da Igreja, dos fiéis da sua

diocese e de todo o povo de Deus.

Com D. Amândio, no adeus, o

padre da Senhora da Graça, abade

Correia Guedes, cuja obra fala

por ele e por Vilar de Ferreiros,

acompanha sensibilizado.

Page 27: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 16

Mondim de Basto é um

dos 9 municípios do país que

integra o cartaz do festival

Harmos Plural, que de 18 a 28

de setembro traz a Portugal

o que de melhor se produz

nas áreas da arte sonora

e da música experimental,

mas também do Jazz,

World Music e cruzamentos

multidisciplinares.

Músicos das mais

relevantes escolas de arte

do mundo estarão presentes

em concertos, performances,

instalações e conferências no

Porto, Guimarães, Vila Nova de

Famalicão e ainda Cabeceiras

de Basto, Fafe, Mondim de

Basto, Póvoa de Lanhoso,

MONDIM DE BASTO ACOLHE FESTIVAL HARMOS PLURAL

Vieira do Minho e Vizela.

Assim, no dia 22 de

setembro, pelas 17:00 horas,

os brasileiros “Terra Brasilis”

apresentam-se no auditório

da Zona Verde com os ritmos

quentes e distintivos da Música

Popular Brasileira.

No dia 25, pelas 21:00 horas,

o Centro Histórico de Mondim

acolhe o grupo “Around The

House”, constituído por alunos

do CIT Cork School of Music,

da Irlanda, que apresentará

um programa com música

tradicional Irlandesa com

uma abordagem inovadora e

excitante.

Entre os dias 24 e 28 de

setembro o projeto “Mondim

Sonoro”, composto por dois

estudantes licenciados em

Produção e Tecnologias da

Música, apresentará várias

performances musicais que

traduzirão os elementos mais

característicos de Mondim em

som e música.

O projeto sueco “Svarta

Rosor” percorrerá, na tarde do

dia 28 de setembro, o Núcleo

Histórico da Vila, com uma

performance harmoniosa de

dança contemporânea e canto

clássico.

Todos os eventos são

de entrada livre e a Câmara

Municipal convida toda a

população Mondinense a

participar.

A Câmara Municipal

atribuiu hoje e pelo quarto

ano consecutivo, vales para a

aquisição de livros e material

escolar às crianças do 1º ciclo

do ensino básico.

Este ano, dos 246 alunos

existentes, são abrangidas

por esta medida 157 famílias

do concelho, que cumprem

os critérios definidos pelo

Instituto da Segurança Social

para a atribuição de ajuda,

os agregados familiares

integrados no primeiro e no

segundo escalões.

Como explicou o Presidente

da Câmara, Humberto

Cerqueira, a educação é

um setor prioritário para a

autarquia. “Para além deste

apoio, a autarquia assegura

a estes alunos o transporte

escolar – a autarquia adquiriu

três autocarros novos em 2010

-, com vigilantes e motoristas

credenciados, o serviço de

refeições e as Atividades de

Enriquecimento Curricular

(AEC’S), com o ensino do

inglês, atividades desportivas e

atividades lúdico-expressivas.

A Componente de Apoio

à Família é outro serviço

prestado pela autarquia, que

garante às famílias a ocupação

dos alunos antes e após as

atividades letivas, bem como

nas interrupções escolares.

A autarquia considera

estarem assim reunidas as

condições adequadas para uma

aprendizagem de qualidade

e de permanência na escola a

tempo inteiro.

Câmara apoia crianças do 1º ciclo

Por proposta do Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, foi aprovado, na última reunião ordinária de 3 de setembro, um Voto de Louvor a todas as Corporações de Bombeiros e entidades envolvidas no combate aos incêndios que, de 28 de agosto a 1 de setembro, assolaram o concelho.

Este foi um gesto simples de reconhecimento e gratidão pelo exemplar desempenho em tantas situações dramáticas e de risco.

CâMARA MUNICIPAL DE MONDIM DE BASTO ATRIBUI VOTO DE LOUVOR AOS BOMBEIROS E ENTIDADES ENVOLVIDAS

NO COMBATE AOS INCêNDIOS

BARREIRÓS - CELORICO DE BASTOTlm. 918 543 495 - 963 508 412 - Tel./Fax 255 321 090

Publicidade e Serviços Gráficos

Agora em novas instalações no Edifício Portas da Vila (por cima

do Restaurante Os Grilos)

EQUIPAMENTOS DESPORTIVOSFARDAS PROFISSIONAIS

Para toda a Refeição Vinho Verde da CASA DA RAMADA é Bom!

Telef. 255 381 463 Vilar de Viando T MONDIM DE BASTO

Produtor: Ramada Pinto

Celorico de Basto - BriteloVENDE-SE

Quintinha, bom local, próximo da Vila.Trata o próprio

Telem. 936 710 365 - 917 658 6649 h. às 13 h. - 17 h. às 20 h.

vende-se AutOmóveLcitrOen visA

Contactar 913 522 333

Page 28: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 24

Joaquim de Carvalho (*)

Carta aberta ao Senhor Ministro da Administração Interna

O POVO DE BASTO VENDE-SE

EM MONDIM DE BASTO NA LIVRARIA ZONA VERDE

ExcelênciaAterrorizado e envergo-

nhado com a actual invasão de incêndios, não consigo silenciar por mais tempo o meu conhecimento já sobejamente testado sobre matéria tão grave. No entanto devido á vastidão do tema, vou por hoje tentar ser breve, deixando para outra ocasião que espero seja breve, o pormenorizado sistema de combate a incêndios, a principiar pela prevenção

Neste sentido come-ço por afirmar que um incêndio deve ser combatido ao nascer, e não desde que ele tem “barbas” longas…como presentemente se verifica, desde que foi abolido o antigo sistema em uso, quando a Floresta não ardia. Todavia decorridos que são anos e mais anos a falar-se de prevenção, ainda não apareceu o iluminado que desse corpo às lamurias, ficando-se todos pela simples palavra “prevenção”. Perante este impasse, e avançando

já para o terreno, começarei por dizer e confirmar que a verdadeira prevenção deve principiar por responsabilizar cada Concelho pela vigia do seu território, sem que essa vigia anule o direito e a necessidade de solicitar o apoio existente tanto a nível local como regional ou nacional, de acordo com as ocorrências.

Para esse fim, sem dispensar a prestimosa intervenção dos valorosos “soldados” da paz, devem as Camaras Municipais as Juntas de freguesia, e os Concelhos directivos dos Baldios, organizar piquetes de intervenção rápida, os quais já tantas vezes coordenei, devendo ser permanentes na época de incêndios, podendo desempenhar outras tarefas de utilidade pública no tempo que medeia. No entanto devido ao poder tripartido, vigente, não será fácil essa organização, continuando a pobre humanidade a assistir ao espectáculo dos

criminosos incêndios.Neste contexto não

consigo deixar de referir a assombrosa soma de “milhões” consumidos nas tristes farras aéreas, tantas delas mortíferas, simplesmente evitáveis com a implantação de uma bem estudada prevenção. Pelo que fica dito, e pelo muito que aqui não deve ser referido, como muito bem afirmou e denunciou o ilustre General Loureiro dos Santos, pois é de defesa que aqui se trata, e não de simples bagatelas televisivas ou outras. Concomitantemente existe um magno problema que se encarrega de dificultar o combate a incêndios florestais da maneira mais eficaz que se anseia, o qual se prende com o caso dos terrenos particulares na sua maioria provenientes da estupida legislação que aconselhou a divisão dos terrenos baldios, os quais a pouco e pouco se tornaram pertença de uns tantos, cuja realidade está hoje na origem de grande parte dos chamados incêndios de origem criminosa. Para o confirmar nada melhor que o relato de uma ocorrência em Celorico de Basto, contada em primeira mão:-Um determinado individuo ao precisar de umas estacas para uns feijões, lembrou-se de as ir pedir a um desses possuidores de terrenos gratuitos, em cuja propriedade estavam a esmo, tendo recebido como resposta a venda das mesmas, a um preço irrisório. Como resultado, alguns dias depois a referida mata era incendiada. Exemplos

destes contam-se às dúzias, e porque não às centenas, mais as birrices partidárias, especialmente no que se refere à eleição dos ditos Concelhos Directivos dos Baldios. No que se refere à divisão dos terrenos baldios, a exemplo de outras regiões do país, assentou arraiais no Vale do Tamega, sendo concretizada nos concelhos de Amarante, Celorico de Basto, Fafe, e muitos outros, tendo sido embaraçada em Mondim de Basto, nomeadamente na freguesia de Bilhó, pelo “atinado” e saudoso Manuel Dias, o qual propunha que essa divisão tivesse em conta a dimensão das chamadas lavouras, as quais em matéria de estrumação dependiam do mato cortado nesses ditos terrenos Baldios, tendo merecido a reprovação da esmagadora maioria dos intervenientes, e assim ficou sem efeito a divisão dos terrenos Baldios em Bilhó, uma vez que esta dependia da concordância de todos os habitantes.

Contudo no que se refere aos terrenos particulares é possível inclui-los no todo nacional, da seguinte maneira:-Será elaborada uma relação individual de cada parcela abrangida pelo sistema de defesa, e desta maneira é possível quantificar anualmente o dispêndio o qual será adicionado à contribuição predial, ou uma nova denominação a ser criada. O que está em causa é nem mais nem menos serrar fileiras contra os incêndios, cuja realidade está ao nosso alcance, assim haja determinação, e

acrescentando ao exposto, o que aqui não deve ser dito, ficando o autor destas linhas ao dispor para continuar o aperfeiçoamento do sistema em causa. Basta de passividade e de incapacidade em matéria de defesa deste nosso torrão sagrado, no qual nascemos e teimamos em viver, porque dos desertores não reza a história.

P. S. - Quando se tenta abreviar temas complexos, por certo que sai asneira, como acaba de acontecer. Desta vez aconteceu deixar entregues ao esquecimento os tão falados “ “aceiros” isto é, razoáveis espaços separando áreas florestais como que esquartejando-as, de maneira a simplifica o combate aos incêndios florestais. Neste sentido convem salientar que a feitura dos aceiros deve optar-se quanto possível pela plantação de árvores de folhagem permanente que dificultam a progressão das chamas, sobrepondo-se aos aceiros com recurso ao roçar do mato e corte de árvores, cuja operação provoca a criminosa erosão, que tanto danifica os nossos já depauperados solos que vamos tendo.

(*) Colaborador

Academia de Saúde e Estética

Estética: Tratamentos de rosto e corpo; Depilação, Pe-dicure, Manicure, massagens de relaxamento,

Solário, Tatuagem, Unhas de GelNovo aparelho IPL

+Rádio Frequência para:Depilação Permanente (toda a cor do pêlo); Rejuvenesci-

mento (rugas), Pigmentações, Problemas vasculares, Acne.Academia: Personal Trainer, Avaliação da Condição

Física, Prescrição de exercício, MusculaçãoCONSULTAS DE NUTRICIONISTA

E OSTEOPATAAberto de segunda a sábado, das 9 h. às 22 h.

na ZONA INDUSTRIAL, LOTE 4B MONDIM DE BASTOTelemóvel 93 41 58 114

KORPUS

Page 29: Povodebasto16setembroweb

A atriz e apresentadora

Cláudia Vieira, conhecida

por vários trabalhos no

panorama televisivo,

visitou no passado dia 14

de setembro a Biblioteca

Municipal. Depois da visita

CLÁUDIA VIEIRA VISITOU BIBLIOTECA MUNICIPAL

guiada ao novo espaço

cultural de Mondim de Basto,

ofereceu uma sessão de

autógrafos aos numerosos

fãs que se juntaram a esta

iniciativa.

Cláudia Vieira é também

embaixadora do Grupo Água

Hotels e visita com frequência

o nosso concelho. Juntos

têm dado um importante

contributo para a promoção

de Mondim a nível regional e

nacional.

Entre os anos de 2010

e 2013, o Município

de Mondim de Basto

conseguiu captar cerca

de 2 milhões de euros

de investimento para

o concelho, com a

implementação do Sub-

Programa 3 do PRODER.

Este Sub-Programa é

gerido territorialmente

pela Probasto - uma

Associação que reúne os

quatro Municípios de Basto

e que tem como objetivo

estratégico promover o

desenvolvimento sus-

tentado do território,

criando condições para

a fixação das populações

locais, contribuindo para a

preservação e valorização

do património natural e

histórico-cultural.

Os três concursos

PROGRAMA PRODER PERMITIU INVESTIMENTO DE DOIS MILHÕES DE EUROS NO CONCELHO

públicos abertos pelo

Sub-Programa 3 do

PRODER significaram,

no concelho de Mondim

de Basto, um volume de

investimento solicitado

de cerca de 2 800 000

euros, distribuído por 39

projetos de investimento.

Os resultados fixaram-

se em 26 projetos

aprovados no concelho e

num investimento total

aprovado de cerca de

2 000 000 euros.

Os projetos aprovados

enquadram-se em quatro

grandes áreas/ações,

designadamente, “Criação

e Desenvolvimento

de Microempresas”;

“Desenvolvimento de

Atividades Turísticas e de

Lazer”; “Conservação e

Valorização do Património

Rural” e “Serviços Básicos

para a População Local”.

Em três anos de

execução, o Sub-Programa

3 do PRODER permitiu

ao concelho de Mondim,

obter a aprovação de

cerca de 2 000 000 euros

de investimento, a que

corresponde uma taxa de

comparticipação média

PRODER de 57%, ou seja,

uma comparticipação

comunitária de 1 110 000

euros.

Os projetos aprovados

vão permitir a criação de 26

novos postos de trabalho,

e envolveu os esforços de

18 entidades privadas,

uma Associação, uma IPSS,

uma Fábrica da Igreja e

duas Autarquias (Câmara

Municipal e Freguesia de

Atei).

O POVO DE BASTO 2516-9-2013

Apartamentos T1 Situados em Torre, Armação de Pêra, com vista para o mar, inserido num pequeno condomínio privado, numa zona sossegada. Preparado para 4 pessoas. A habitação dispõe de 1 quarto com cama de casal ou duas individuais, roupeiro e cómoda. Cozinha equipada com fogão, máquina de lavar loiça, forno eléctrico, torradeira, varinha mágica, ferro de engomar, etc. A sala comum dispõe de sofá-cama, mesa com ca-

ALUGA-SE NO ALGARVE PARA FÉRIAS

deiras e aparelho de TV. No terraço ou esplanada dispõe de uma mesa, cadeiras e guarda-sol. Jardim com piscina e barbecue. O apartamento é disponibilizado com roupas que são mudadas semanalmente.

Visite http://feriasalgarve-aldtorre-blogspot.com

Contactar Telem. 916 518 053

O advogado Alfredo Mendonça, será o candidato

da Coligação “Juntos Pela Nossa Terra” a presidente da

Assembleia Municipal de Mondim de Basto. O advogado,

tem 50 anos de idade e é natural de Mondim de Basto, onde

exerce a sua atividade profissional. Encabeça uma lista com

mais de duas dezenas de candidatos, representativa de

todas as Freguesias do Concelho.

ALFREDO MENDONçA É O CANDIDATO DA COLIGAçÃO A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA

MUNICIPAL DE MONDIM DE BASTO

O JORNAL O POVO DE BASTO VENDE-SE EM MONDIM DE BASTO

NA LIVRARIA ZONA VERDE

Page 30: Povodebasto16setembroweb

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 26

Page 31: Povodebasto16setembroweb

Contactar: JÚLIO ANDRADETelef. 255 321 158 - Telem. 96 508 35 23

VILA DE CELORICO DE BASTOSERVIçO PERMANENTE

24 H. / 24 H.

T Á X I ANDRADE & FILHOS, LDA.

O maior certame de promoção do concelho completou este ano a sua décima primeira edição.

A Feira da Terra de Mondim de Basto atrai todos os anos milhares de visitantes que procuram produtos genuínos, de elevada qualidade, mas também momentos de confraternização.

Este ano a comunidade emigrante mereceu uma atenção especial. Para além da sua participação enquanto expositores, três grupos oriundos da Suíça e do Luxemburgo foram convidados a integrar o cartaz de animação do evento.

A XI edição da Feira da Terra contou com a participação de oitenta expositores de áreas como o artesanato, a restauração e vinhos, a cantaria, máquinas agrícolas, empresas e entidades que aproveitam

XI FEIRA DA TERRA PROMOVEU AS POTENCIALIDADES DO CONCELHO

esta oportunidade para divulgar e dinamizar a sua atividade.

Divulgar a terra, as suas

José Pinto Queirós

(Coelho)

Executa todos os trabalhos de construçãoTel. 93 942 84 03 - 255 381 729

Secas de Campos 4880 MONDIM DE BASTO

potencialidades, costumes e tradições são os objetivos deste que é o evento mais aguardado do ano.

O POVO DE BASTO 2716-9-2013

Page 32: Povodebasto16setembroweb

O Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, inaugurou no passado dia 31 de julho, a Biblioteca Municipal de Mondim de Basto.

Com uma área de construção de cerca de 1.200 m2 a Biblioteca Municipal está instalada numa zona privilegiada de equipamentos culturais e inclui diversas valências: biblioteca, videoteca, sala de leitura geral, infanto-juvenil e auditório.

Esta obra, iniciada ainda no anterior mandato e concluída no atual mandato, representou um investimento

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGUROU BIBLIOTECA MUNICIPAL

de cerca de 1.500.000,00 euros, comparticipado pelo QREN em 596.327,00€ e em 479.000,00€ pelo Contrato-Programa celebrado com o Estado Português através da Direção Geral dos Livros e da Biblioteca.

A cerimónia de inauguração teve momentos de poesia em que foram declamados, por jovens do Tamegar Teatro, poemas de autores locais, particularmente de Bruno Pereira e Fátima Parente, e ainda um poema de Fernando Pessoa.

A Biblioteca Municipal pretende assumir-se como

um equipamento estruturante da vida cultural do concelho. Os seus utilizadores podem usufruir de serviços diversos como consulta e pesquisa do catálogo da Biblioteca; empréstimo presencial; acesso à internet e a recursos multimédia; virtualteca; impressão de documentos e serviço de animação cultural.

Mondim de Basto conta a partir de agora com um equipamento que alarga a oferta cultural do concelho. Um excelente equipamento com uma vista panorâmica sobre a Vila e o Monte Farinha.

CavaCo silva assina o livro de honra

CavaCo silva ofereCe uM livro à BiBlioteCa

CavaCo silva CoM o diretor da BiBlioteCa,dr. franCisCo laranjeira

a vereadora teresa raBiço ofereCe leMBranças de MondiM a CavaCo silva

O POVO DE BASTO 16-9-2013O POVO DE BASTO 28