povoamento da américa - bering sobre o plano · inuíte esperando foca ... estudo da genética de...

24
Planos de aula Povoamento da América - Bering Por: Jair Messias Ferreira Junior / 20 de Março de 2019 Código: HIS6_06UND01 Habilidade(s): EF06HI06 Anos Finais - 6º Ano - História: tempo, espaço e formas de registros Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Sobre o Plano Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola Professor: Jair Ferreira Mentor: Elisa Vilalta Especialista: Guilherme Moerbeck Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso Ano: 6º ano do Ensino Fundamental Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros Objeto (s) de conhecimento: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Palavras Chave: Povoamento da América, Estreito de Bering, Cultura Clóvis, Clóvis primeiro Endereço da página: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4960/povoamento-da-america-bering Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Upload: others

Post on 20-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Planos de aula

Povoamento da América - Bering

Por: Jair Messias Ferreira Junior / 20 de Março de 2019

Código: HIS6_06UND01

Habilidade(s):

EF06HI06Anos Finais - 6º Ano - História: tempo, espaço e formas de registrosIdentificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

Sobre o Plano

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola

Professor: Jair Ferreira

Mentor: Elisa Vilalta

Especialista: Guilherme Moerbeck

Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros

Objeto (s) de conhecimento: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização

Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

Palavras Chave: Povoamento da América, Estreito de Bering, Cultura Clóvis, Clóvis primeiro

Endereço da página:https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4960/povoamento-da-america-bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 2: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Materiais complementares

DocumentoInuíte arco e flechahttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BQWjqDjPus2Zm8UPVJaUYuxhf9Qz6gpqVchGxXCPm6j4n5SnUNN5RR6xKFt9/his6-06und01-inuite-arco-e-flecha.pdf

DocumentoInuíte esperando focahttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TEjNgHbd9nQqjtcnjrfNH7mMDRuWkCa2EwvshnhJhQNsrKnRHY4khmc372kY/his6-06und01-inuite-esperando-foca.pdf

DocumentoPontas de projéteis Clóvishttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/88hZMBkAFDazvy2sbgFvyqeXGM3A65fyj2RgcC7hkhrsjvxUfz9RXB2eeJZE/his6-06und01-pontas-de-projeteis-clovis.pdf

DocumentoMapa vestígios líticos da Américahttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Me9MHdAHZ6xQDc6R57JMQt3zDMfbkKBaWdqXVFqxMhkqgpvHEjkPsAun8ggu/his6-06und01-mapa-vestigios-liticos-da-america.pdf

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 3: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Slide 1 Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentadopara os alunos, ele apenas resume o conteúdo daaula para que você, professor, possa se planejar.Este plano está previsto para ser realizado em umaaula de 50 minutos. Serão abordados aspectos quefazem parte do trabalho com a habilidade(EF06HI06) “Identificar geograficamente as rotasde povoamento no território americano”, deHistória, que consta na BNCC. Como a habilidadedeve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, vocêobservará que ela não será contemplada em suatotalidade aqui e que as propostas podem tercontinuidade em aulas subsequentes.Materiais necessários: caderno, lápis, caneta,borracha e dicionário. Também um projetormultimídia - caso não tenha um disponível,imprima as imagens para os estudantes.Material complementar:Fotografia de inuíte com arco e flecha (1949)https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BQWjqDjPus2Zm8UPVJaUYuxhf9Qz6gpqVchGxXCPm6j4n5SnUNN5RR6xKFt9/his6-06und01-inuite-arco-e-flecha.pdfFotografia retirada em 1949 em CoopermineDistrict, NT.Fotografia “Inuíte esperando focas”https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TEjNgHbd9nQqjtcnjrfNH7mMDRuWkCa2EwvshnhJhQNsrKnRHY4khmc372kY/his6-06und01-inuite-esperando-foca.pdfFotografia feita na Ilha Baffin, no Canadá em 2016.Imagem “Pontas de projéteis Clóvis”https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/88hZMBkAFDazvy2sbgFvyqeXGM3A65fyj2RgcC7hkhrsjvxUfz9RXB2eeJZE/his6-06und01-pontas-de-projeteis-clovis.pdfImagem de 5 réplicas de pontas de projéteis datradição Clóvis.Para que os alunos aprendam a interpretar fonteshistóricas, é muito importante que você nãoforneça a eles as Informações básicas sobre a fontehistórica antes da leitura de cada uma delas. Nãocomece a aula com uma exposição sobre o contextohistórico desses documentos, pois isso osimpediria de construir o contexto com base nasfontes, que é o objetivo central da aula de História.Para você saber mais:JOTA, Marilza Siléia de Almeida. Contribuições doestudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponívelem:http://labs.icb.ufmg.br/lbem/pdf/jota14mhmjnb_Pre_colombiana.pdf

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 4: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

http://labs.icb.ufmg.br/lbem/pdf/jota14mhmjnb_Pre_colombiana.pdf. Acesso em 13 de Novembro de 2018.BUENO, Lucas. Povoamento inicial da América doSul. Contribuições do contexto brasileiro. RevistaEstudos Avançados, 2015 . Disponível emhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v29n83/0103-4014-ea-29-83-00119.pdf . Acesso em 13 de Novembrode 2018.Revista da USP, matérias sobre a pré-história daAmérica. disponível em:http://www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/1886.Acesso em 13 de Novembro de 2018.

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 5: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Slide 2 Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutosOrientações: Projete, escreva no quadro ou leia oobjetivo da aula para a turma. É muito importantecomeçar com a apresentação do objetivo para queos estudantes entendam o que farão ecompreendam onde se quer chegar ao fim da aula.Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, nãoantecipar respostas desde o começo. É necessáriosempre garantir que os alunos construam oraciocínio por conta própria.Informe aos estudantes que, assim como em toda aHistória, não existe consenso entre oshistoriadores sobre o povoamento da América eque novas descobertas arqueológicas e novosmétodos de análise dos dados coletados alteram asteorias até então existentes.

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 6: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Slide 3 Contexto

Tempo sugerido: 13 minutosOrientações: Organize a sala em trios. Tente deixarno mesmo trio alunos que possam se apoiarmutuamente para a realização da atividade.Depois, projete ou disponibilize aos estudantes asimagens “Inuíte com arco” e a imagem “Inuíteesperando focas”.Em seguida, escreva as questões (do slide a seguir)no quadro, ou disponibilize-as impressas, e soliciteque os trios debatam e respondam as questões.Peça para que os 3 alunos do grupo exponham suasopiniões e para que anotem as conclusões em seuscadernos. Após a resolução das questões, soliciteque dois trios, voluntariamente, apresentem suasrespostas aos demais alunos.É esperado que os estudantes respondam que aspessoas da imagem são esquimós, habitantes daregião do Ártico. Converse com os estudantes emostre que, atualmente, chamamos os “esquimós”de inuítes. Esquimó é como seus inimigos oschamavam, significa algo como “comedor de carnecrua”, por isso é utilizado atualmente o termoinuíte, que na língua inuíte significa “povo”.Devem perceber pela fotografia que o Ártico é umaregião extremamente fria, desta forma, os inuítesdevem estar adaptados às condições extremas.Também é esperado que os estudantesidentifiquem que os inuítes das imagens estãocaçando, e que para isso utilizam um arco e flechae, na segunda imagem, uma lança. O arco é feito demadeira, fibras de árvores, ossos e tendões deanimais. A ponta das flechas, atualmente, é feitageralmente de metal, mas alguns grupos aindautilizam pedras nas pontas de seus projéteis.Espera-se ainda que os alunos percebam que aspontas das flechas e da lança, por serem demateriais não perecíveis, resistem muito mais aação do tempo do que os outros materiais. Destaforma, as pontas de projéteis são os vestígios maiscomuns encontrados pelos arqueólogos.Durante a execução da atividade, passe pelosgrupos auxiliando-os. Questione os estudantessobre os materiais utilizados, quais técnicasdeveriam utilizar e como estas técnicas eramtransmitidas. Tome o cuidado de não entregarrespostas prontas, aponte dados complementaresque auxiliem os estudantes na execução de suasatividades.Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetar

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 7: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetaras imagens, você pode imprimi-las e entregá-lasaos grupos ou, ainda, imprimi-las em formato A4ou A3 e deixá-las em um local visível para osestudantes. Você pode também solicitar que osestudantes utilizem seus celulares para acessar asimagens.Para você saber mais: Atualmente existem cercade 130 mil inuítes que vivem na região do Ártico.Esta região é povoada pelo ser humano há mais de15 mil anos. Hoje os inuítes vivem da caça demamíferos terrestres, como ursos polares, emarinhos, como focas e baleias. Apesar detecnologias como trenós motorizados, os inuítespreservam um modo de vida que não deve sermuito diferente dos povos que passaram pelaregião há milhares de anos. No imaginário dosestudantes, os inuítes são conhecidos pelaconstrução dos iglus. Os iglus não são as casas dosinuítes, mas habitações provisórias, feitas emacampamentos de caça, por exemplo. Algumaspalavras utilizadas por nós, como caiaque e huskie,são de origem inuíte. O caiaque é um meio detransporte desenvolvido pelos inuítes para serutilizado entre os icebergs nas águas geladas doÁrtico, facilmente transportados pelo gelo. Huskie,raça de cachorro comum no Brasil, é um tipo decachorro muito utilizado pelos inuítes para atração de trenós. Huskie, na língua inuíte, significa“rouco”, provavelmente em alusão ao latido roucodesta raça.Vídeo: “Inuit, caçadores de baleias”, disponívelem https://www.youtube.com/watch?v=KFQxEjwavIc , acesso em 7 de novembro de2018. Vídeo que mostra um pouco da cultura inuítee da importância da caça da baleia para estapopulação. Os inuítes são um dos poucos povosautorizados a caçar baleias.Vídeo: “Na escola, biomas - Território Inuíte”,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZXg9tnGsoUo acesso em 07 de novembro de2018. O vídeo mostra as principais tecnologiasdesenvolvidas pelos inuítes, suas técnicas de caça eparte de sua cultura imaterial.

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 8: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Slide 4 Contexto

Tempo sugerido:Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixarno mesmo trio alunos que possam se apoiarmutuamente para a realização da atividade.Depois, projete ou disponiblize aos estudantes asimagens “Inuíte com arco” e a imagem “Inuíteesperando focas”.Em seguida, escreva as questões (do slide a seguir)no quadro, ou disponibilize-as impressas, e soliciteque os trios debatam e respondam as questões.Peça para que os 3 alunos do grupo exponham suasopiniões e para que anotem as conclusões em seuscadernos. Após a resolução das questões, soliciteque dois trios, voluntariamente, apresentem suasrespostas aos demais alunos.É esperado que os estudantes respondam que aspessoas da imagem são esquimós, habitantes daregião do Ártico. Converse com os estudantes emostre que, atualmente, chamamos os “esquimós”de inuítes. Esquimó é como seus inimigos oschamavam, significa algo como “comedor de carnecrua”, por isso é utilizado atualmente o termoinuíte, que na língua inuíte significa “povo”.Devem perceber pela fotografia que o Ártico é umaregião extremamente fria, desta forma, os inuítesdevem estar adaptados às condições extremas.Também é esperado que os estudantesidentifiquem que os inuítes das imagens estãocaçando, e que para isso utilizam um arco e flechae, na segunda imagem, uma lança. O arco é feito demadeira, fibras de árvores, ossos e tendões deanimais. A ponta das flechas, atualmente, é feitageralmente de metal, mas alguns grupos aindautilizam pedras nas pontas de seus projéteis.Espera-se ainda que os alunos percebam que aspontas das flechas e da lança, por serem demateriais não perecíveis, resistem muito mais aação do tempo do que os outros materiais. Destaforma, as pontas de projéteis são os vestígios maiscomuns encontrados pelos arqueólogos.Durante a execução da atividade, passe pelosgrupos auxiliando-os. Questione os estudantessobre os materiais utilizados, quais técnicasdeveriam utilizar e como estas técnicas eramtransmitidas. Tome o cuidado de não entregarrespostas prontas, aponte dados complementaresque auxiliem os estudantes na execução de suasatividades.Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetar

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 9: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetaras imagens, você pode imprimi-las e entregá-lasaos grupos ou, ainda, imprimi-las em formato A4ou A3 e deixá-las em um local visível para osestudantes. Você pode também solicitar que osestudantes utilizem seus celulares para acessar asimagens.Para você saber mais: Atualmente existem cercade 130 mil inuítes que vivem na região do Ártico.Esta região é povoada pelo ser humano há mais de15 mil anos. Hoje os inuítes vivem da caça demamíferos terrestres, como ursos polares, emarinhos, como focas e baleias. Apesar detecnologias como trenós motorizados, os inuítespreservam um modo de vida que não deve sermuito diferente dos povos que passaram pelaregião há milhares de anos. No imaginário dosestudantes, os inuítes são conhecidos pelaconstrução dos iglus. Os iglus não são as casas dosinuítes, mas habitações provisórias, feitas emacampamentos de caça, por exemplo. Algumaspalavras utilizadas por nós, como caiaque e huskie,são de origem inuíte. O caiaque é um meio detransporte desenvolvido pelos inuítes para serutilizado entre os icebergs nas águas geladas doÁrtico, facilmente transportados pelo gelo. Huskie,raça de cachorro comum no Brasil, é um tipo decachorro muito utilizado pelos inuítes para atração de trenós. Huskie, na língua inuíte, significa“rouco”, provavelmente em alusão ao latido roucodesta raça.Vídeo: “Inuit, caçadores de baleias”, disponívelem https://www.youtube.com/watch?v=KFQxEjwavIc , acesso em 7 de novembro de2018. Vídeo que mostra um pouco da cultura inuítee da importância da caça da baleia para estapopulação. Os inuítes são um dos poucos povosautorizados a caçar baleias.Vídeo: “Na escola, biomas - Território Inuíte”,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZXg9tnGsoUo acesso em 07 de novembro de2018. O vídeo mostra as principais tecnologiasdesenvolvidas pelos inuítes, suas técnicas de caça eparte de sua cultura imaterial.

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 10: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Slide 5 Problematização

Tempo sugerido: 20 minutosOrientações: Projete ou disponibilize aos trios deestudantes a imagem de “pontas de projéteisClóvis”. Depois, escreva a questão (do slide aseguir) no quadro, ou disponibilize-a impressa, esolicite que os estudantes debatam sobre aquestão, dentro do trio, e façam os registros dasconclusões em seus cadernos. Peça para que os trêsestudantes do grupo exponham suas opiniões.Espera-se que os estudantes identifiquem que estesobjetos são pontas de lança ou de flechas. Épossível que citem prontamente as imagensapresentadas na contextualização. Também éesperado que apontem que foram feitas de pedras eque possuem semelhanças, como o formato emforma de ogiva e a calha na parte inferior doprojétil. A calha das pontas servia para o encaixe damadeira da flecha ou da lança. Estas pontas deflechas e de lanças eram produzidas através deatrito com outras pedras. Era um processo lento,que demandava certo conhecimento de quemproduzia. Alguns grupos poderão propor que aspontas projéteis são diferentes. Questione-ossobre o formato delas, sobre o formato daextremidade superior e da base dos projéteis.Questione se todas as pontas se pareceriam sefossem do mesmo tamanho.É esperado ainda que os estudantes identifiquemque estas pontas eram produzidas quase da mesmaforma, mostrando que a técnica era ensinada deuma pessoa para outra. Se achar necessário,durante a apresentação dos dois grupos aos demaisestudantes, questione a turma de forma que fiqueclaro o material do qual as pontas foramproduzidas, as funções das pontas de projétil ecomo estas eram fabricadas.Em seguida, entregue um mapa “Vestígios líticosda América” para cada estudante (no slide 7).Solicite que os estudantes observem o mapa e quefaçam ilustrações neles referentes aos sereshumanos que produziram tais vestígios, com elesproduzindo as pontas, caçando ou assando a caçana fogueira, por exemplo. Peça ainda para que osestudantes “liguem os pontos” dos vestígios líticosencontrados, criando um possível rota para achegada do ser humano à América. Solicite que osestudantes, dentro de cada grupo, troqueminformações sobre suas produções.Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetar

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 11: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetaras imagens você pode imprimi-las e entregá-lasaos grupos ou, ainda, imprimi-las em formato A4ou A3 e deixá-las em um local visível para osestudantes. Você pode ainda solicitar que osestudantes utilizem seus celulares para acessar asimagens.Para você saber mais: As pontas de lança e deflechas mostradas são projéteis da tradição Clóvis.Durante muito tempo, o povo de Clóvis, quehabitou a região onde é hoje o Novo México, nosEstados Unidos, foi considerado o mais antigo daAmérica. Os sítios arqueológicos da região de Clóvisforam datados em cerca de 13.500 anos. A tradiçãoClóvis, ou seja, o método de produção dos projéteis,se disseminou por boa parte da América do Norte.Achados mais antigos, na América do Norte,Central e do Sul, enfraqueceram a hipótese de“Clóvis Primeiro”, hipótese que indicava Clóviscomo povo primordial das américas.“Pontas de um passado remoto, projéteis de pedrado interior paulista de até 10 mil anos apresentamestilo diferente dos artefatos pré-históricosencontrados no Sul”. Fonte: FAPESP, disponívelem:http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/pontas-de-um-passado-remoto/ acesso em 07 denovembro de 2018. Matéria da Revista Pesquisa, daFAPESP, onde é exposta a pesquisa da arqueólogaMercedes Okumura. Ela pesquisa sobre pontas deprojéteis da região sudeste e sul do Brasil, com maisde 10 mil anos de idade, classificadas na chamadatradição Umbu. Além disso, o link possui um vídeoonde são mostrados sítios arqueológicos ondeforam encontradas as pontas de projéteis e umagrande coleção que possui pontas de projéteis dediferentes tradições.“A tradição Itaparica e as indústrias líticas pré-cerâmicas da Lapa do Boquete, Minas Gerais,Brasil”. Fonte: Revista do Museu de Arqueologia eEtnologia da USP, disponível emhttp://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/109233/107704acesso em 07 de novembro de 2018. Artigo sobre achamada tradição Itaparica, que abrangia parte daregião centro-oeste, nordeste e norte de MinasGerais. O artigo apresenta resultados da análise deartefatos líticos datados entre 12 mil e 7 mil anosencontrado na Lapa do Boquete.Apresentação do professor Bruce Bradley, fonte:Site da faculdade de Exeter, disponível emhttps://humanities.exeter.ac.uk/archaeology/staff/bradley/

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 12: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

https://humanities.exeter.ac.uk/archaeology/staff/bradley/acesso em 07 de novembro de 2018. Nesta página, éapresentado o trabalho do professor Bruce Bradley,um dos maiores especialistas em pontas deprojéteis. Através da arqueologia experimental, oprofessor Bruce reconstrói diferentes técnicasutilizadas pelos seres humanos da pré-históriapara produção de pontas de projéteis. Na páginaexiste um vídeo onde o professor Bruce produzuma ponta de projétil. Selecione a legenda emportuguês no vídeo.

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 13: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Slide 6 Problematização

Orientações: Projete ou disponibilize aos trios deestudantes a imagem de “pontas de projéteisClóvis”. Depois, escreva a questão (do slide aseguir) no quadro, ou disponibilize-a impressa, esolicite que os estudantes debatam sobre aquestão, dentro do trio, e façam os registros dasconclusões em seus cadernos. Peça para que os trêsestudantes do grupo exponham suas opiniões.Espera-se que os estudantes identifiquem que estesobjetos são pontas de lança ou de flechas. Épossível que citem prontamente as imagensapresentadas na contextualização. Também éesperado que apontem que foram feitas de pedras eque possuem semelhanças, como o formato emforma de ogiva e a calha na parte inferior doprojétil. A calha das pontas servia para o encaixe damadeira da flecha ou da lança. Estas pontas deflechas e de lanças eram produzidas através deatrito com outras pedras. Era um processo lento,que demandava certo conhecimento de quemproduzia. Alguns grupos poderão propor que aspontas projéteis são diferentes. Questione-ossobre o formato delas, sobre o formato daextremidade superior e da base dos projéteis.Questione se todas as pontas se pareceriam sefossem do mesmo tamanho.É esperado ainda que os estudantes identifiquemque estas pontas eram produzidas quase da mesmaforma, mostrando que a técnica era ensinada deuma pessoa para outra. Se achar necessário,durante a apresentação dos dois grupos aos demaisestudantes, questione a turma de forma que fiqueclaro o material do qual as pontas foramproduzidas, as funções das pontas de projétil ecomo estas eram fabricadas.Em seguida, entregue um mapa “Vestígios líticosda América” para cada estudante (no slide 7).Solicite que os estudantes observem o mapa e quefaçam ilustrações neles referentes aos sereshumanos que produziram tais vestígios, com elesproduzindo as pontas, caçando ou assando a caçana fogueira, por exemplo. Peça ainda para que osestudantes “liguem os pontos” dos vestígios líticosencontrados, criando um possível rota para achegada do ser humano à América. Solicite que osestudantes, dentro de cada grupo, troqueminformações sobre suas produções.Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetaras imagens você pode imprimi-las e entregá-las

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 14: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

as imagens você pode imprimi-las e entregá-lasaos grupos ou, ainda, imprimi-las em formato A4ou A3 e deixá-las em um local visível para osestudantes. Você pode ainda solicitar que osestudantes utilizem seus celulares para acessar asimagens.Para você saber mais: As pontas de lança e deflechas mostradas são projéteis da tradição Clóvis.Durante muito tempo, o povo de Clóvis, quehabitou a região onde é hoje o Novo México, nosEstados Unidos, foi considerado o mais antigo daAmérica. Os sítios arqueológicos da região de Clóvisforam datados em cerca de 13.500 anos. A tradiçãoClóvis, ou seja, o método de produção dos projéteis,se disseminou por boa parte da América do Norte.Achados mais antigos, na América do Norte,Central e do Sul, enfraqueceram a hipótese de“Clóvis Primeiro”, hipótese que indicava Clóviscomo povo primordial das américas.“Pontas de um passado remoto, projéteis de pedrado interior paulista de até 10 mil anos apresentamestilo diferente dos artefatos pré-históricosencontrados no Sul”. Fonte: FAPESP, disponívelem:http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/pontas-de-um-passado-remoto/ acesso em 07 denovembro de 2018. Matéria da Revista Pesquisa, daFAPESP, onde é exposta a pesquisa da arqueólogaMercedes Okumura. Ela pesquisa sobre pontas deprojéteis da região sudeste e sul do Brasil, com maisde 10 mil anos de idade, classificadas na chamadatradição Umbu. Além disso, o link possui um vídeoonde são mostrados sítios arqueológicos ondeforam encontradas as pontas de projéteis e umagrande coleção que possui pontas de projéteis dediferentes tradições.“A tradição Itaparica e as indústrias líticas pré-cerâmicas da Lapa do Boquete, Minas Gerais,Brasil”. Fonte: Revista do Museu de Arqueologia eEtnologia da USP, disponível emhttp://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/109233/107704acesso em 07 de novembro de 2018. Artigo sobre achamada tradição Itaparica, que abrangia parte daregião centro-oeste, nordeste e norte de MinasGerais. O artigo apresenta resultados da análise deartefatos líticos datados entre 12 mil e 7 mil anosencontrado na Lapa do Boquete.Apresentação do professor Bruce Bradley, fonte:Site da faculdade de Exeter, disponível emhttps://humanities.exeter.ac.uk/archaeology/staff/bradley/acesso em 07 de novembro de 2018. Nesta página, é

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 15: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

acesso em 07 de novembro de 2018. Nesta página, éapresentado o trabalho do professor Bruce Bradley,um dos maiores especialistas em pontas deprojéteis. Através da arqueologia experimental, oprofessor Bruce reconstrói diferentes técnicasutilizadas pelos seres humanos da pré-históriapara produção de pontas de projéteis. Na páginaexiste um vídeo onde o professor Bruce produzuma ponta de projétil. Selecione a legenda emportuguês no vídeo.

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 16: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Slide 7 Problematização

Tempo sugerido:Orientações: Projete ou disponibilize aos trios deestudantes a imagem de “pontas de projéteisClóvis”. Depois, escreva a questão (do slide aseguir) no quadro, ou disponibilize-a impressa, esolicite que os estudantes debatam sobre aquestão, dentro do trio, e façam os registros dasconclusões em seus cadernos. Peça para que os trêsestudantes do grupo exponham suas opiniões.Espera-se que os estudantes identifiquem que estesobjetos são pontas de lança ou de flechas. Épossível que citem prontamente as imagensapresentadas na contextualização. Também éesperado que apontem que foram feitas de pedras eque possuem semelhanças, como o formato emforma de ogiva e a calha na parte inferior doprojétil. A calha das pontas servia para o encaixe damadeira da flecha ou da lança. Estas pontas deflechas e de lanças eram produzidas através deatrito com outras pedras. Era um processo lento,que demandava certo conhecimento de quemproduzia. Alguns grupos poderão propor que aspontas projéteis são diferentes. Questione-ossobre o formato delas, sobre o formato daextremidade superior e da base dos projéteis.Questione se todas as pontas se pareceriam sefossem do mesmo tamanho.É esperado ainda que os estudantes identifiquemque estas pontas eram produzidas quase da mesmaforma, mostrando que a técnica era ensinada deuma pessoa para outra. Se achar necessário,durante a apresentação dos dois grupos aos demaisestudantes, questione a turma de forma que fiqueclaro o material do qual as pontas foramproduzidas, as funções das pontas de projétil ecomo estas eram fabricadas.Em seguida, entregue um mapa “Vestígios líticosda América” para cada estudante (no slide 7).Solicite que os estudantes observem o mapa e quefaçam ilustrações neles referentes aos sereshumanos que produziram tais vestígios, com elesproduzindo as pontas, caçando ou assando a caçana fogueira, por exemplo. Peça ainda para que osestudantes “liguem os pontos” dos vestígios líticosencontrados, criando um possível rota para achegada do ser humano à América. Solicite que osestudantes, dentro de cada grupo, troqueminformações sobre suas produções.Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetar

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 17: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetaras imagens você pode imprimi-las e entregá-lasaos grupos ou, ainda, imprimi-las em formato A4ou A3 e deixá-las em um local visível para osestudantes. Você pode ainda solicitar que osestudantes utilizem seus celulares para acessar asimagens.Para você saber mais: As pontas de lança e deflechas mostradas são projéteis da tradição Clóvis.Durante muito tempo, o povo de Clóvis, quehabitou a região onde é hoje o Novo México, nosEstados Unidos, foi considerado o mais antigo daAmérica. Os sítios arqueológicos da região de Clóvisforam datados em cerca de 13.500 anos. A tradiçãoClóvis, ou seja, o método de produção dos projéteis,se disseminou por boa parte da América do Norte.Achados mais antigos, na América do Norte,Central e do Sul, enfraqueceram a hipótese de“Clóvis Primeiro”, hipótese que indicava Clóviscomo povo primordial das américas.“Pontas de um passado remoto, projéteis de pedrado interior paulista de até 10 mil anos apresentamestilo diferente dos artefatos pré-históricosencontrados no Sul”. Fonte: FAPESP, disponívelem:http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/pontas-de-um-passado-remoto/ acesso em 07 denovembro de 2018. Matéria da Revista Pesquisa, daFAPESP, onde é exposta a pesquisa da arqueólogaMercedes Okumura. Ela pesquisa sobre pontas deprojéteis da região sudeste e sul do Brasil, com maisde 10 mil anos de idade, classificadas na chamadatradição Umbu. Além disso, o link possui um vídeoonde são mostrados sítios arqueológicos ondeforam encontradas as pontas de projéteis e umagrande coleção que possui pontas de projéteis dediferentes tradições.“A tradição Itaparica e as indústrias líticas pré-cerâmicas da Lapa do Boquete, Minas Gerais,Brasil”. Fonte: Revista do Museu de Arqueologia eEtnologia da USP, disponível emhttp://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/109233/107704acesso em 07 de novembro de 2018. Artigo sobre achamada tradição Itaparica, que abrangia parte daregião centro-oeste, nordeste e norte de MinasGerais. O artigo apresenta resultados da análise deartefatos líticos datados entre 12 mil e 7 mil anosencontrado na Lapa do Boquete.Apresentação do professor Bruce Bradley, fonte:Site da faculdade de Exeter, disponível emhttps://humanities.exeter.ac.uk/archaeology/staff/bradley/

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 18: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

https://humanities.exeter.ac.uk/archaeology/staff/bradley/acesso em 07 de novembro de 2018. Nesta página, éapresentado o trabalho do professor Bruce Bradley,um dos maiores especialistas em pontas deprojéteis. Através da arqueologia experimental, oprofessor Bruce reconstrói diferentes técnicasutilizadas pelos seres humanos da pré-históriapara produção de pontas de projéteis. Na páginaexiste um vídeo onde o professor Bruce produzuma ponta de projétil. Selecione a legenda emportuguês no vídeo.

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 19: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Slide 8 Sistematização

Tempo sugerido: 15 minutosOrientações: Solicite que cada trio discuta sobre asfontes estudadas nesta aula, principalmente omapa e o que cada estudante produziu nele. Peçapara que, através de consenso, o grupo crie umateoria para a chegada do ser humano na América,dando um nome para esta teoria. Solicite que cadagrupo produza um parágrafo síntese da teoria,mostrando por qual caminho o ser humano migroue quais dificuldades pode ter encontrado nocaminho. Solicite que cada estudante faça oregistro deste parágrafo em seu caderno. Apóstodos os grupos concluírem o trabalho, solicite quedois grupos, voluntariamente, exponham suateoria para os demais alunos.É esperado que os estudantes, através da análise domapa, criem uma teoria de ocupação da Américaatravés do Estreito de Bering, através do geloformado na região na última era glacial.Na última era glacial, que terminou por volta de 15mil anos, o hoje chamado Mar de Bering teve suasuperfície congelada, criando a Beríngia, umaespécie de ponte de gelo que uniu a Ásia à América,possibilitando a migração humana. É esperado queos estudantes criem nomes como “teoria do gelo”,ou “teoria do frio”. Alguns grupos podem aindanomear a teoria como “de Bering”, mesmo nomedado por boa parte dos cientistas que estudam opovoamento da América.Deixe claro para os estudantes que existem outrasteorias para o povoamento da América, como ateoria Malaio-Polinésia ou do Oceano Atlântico.Por causa dos poucos achados arqueológicos, aindaexistem muitas dúvidas sobre o povoamento daAmérica. Durante a execução da atividade, auxilieos grupos e complemente com as informações queachar necessárias.No final da aula, monte um painel na parede dasala de aula com os mapas produzidos. Destaforma, os estudantes poderão compartilhar suasproduções com os demais alunos da turma e dosoutros períodos.Como adequar à sua realidade: Caso não sejapossível projetar este slide, escreva-o no quadro.Para você saber mais: A teoria da ocupação daAmérica pelo Estreito de Bering é uma das maisaceitas pelos cientistas que estudam o povoamentoda América. Atualmente, acredita-se que houvemais de uma onda de migração pelo estreito e

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 20: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

mais de uma onda de migração pelo estreito eoutras possíveis rotas de migração para a América.A última era do gelo terminou há dez mil anos.Durante toda a era do gelo, o atual Mar de Beringestava congelado, o que possibilitou a travessia dehumanos e animais entre a Ásia e a América. Após ofim da era do gelo, a Beríngia derreteu, separandoos dois continentes.Em 1590, o missionário espanhol Fray José deAcosta imaginou uma ponte de gelo entre aAmérica e a Ásia como possível caminho para achegada do ser humano à América. A chegada dosseres humanos à América era um temaamplamente debatido no século XVI. No séculoXIX, se iniciaram as escavações arqueológicas nosEstados Unidos, o que levou muitos estudiosos doperíodo a defenderem a teoria de ocupação daAmérica via Bering. Atualmente, existem outrasteorias para a ocupação da América, como aMalaio-Polinésia e a do Oceano Atlântico. Muitoscientistas apontam diversas ondas migratórias,por diversos caminhos, que trouxeram o serhumano à América.Matéria, “Antes de Colombo”, fonte: SESC SãoPaulo, disponível emhttps://www.sescsp.org.br/online/artigo/5320_ANTES+DE+COLOMBOacesso em 17 de novembro de 2018. Matéria queanalisa as últimas descobertas arqueológicas sobreo povoamento da América. Também analisaalgumas teorias para o povoamento da América,entre elas a teoria de Bering. Também desconstróia hipótese de Clóvis primeiro.Vídeo, “A jornada do homem para a América”,disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8hTBqWlnD_4&t=3294s acesso em 07 denovembro de 2018. No vídeo, é mostrada a teoriada ocupação da América chamada de teoria deBering. No vídeo são apresentados diversosachados que corroboram a teoria de Bering.

Plano de aula

Povoamento da América - Bering

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 21: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Inuíte com arco e flecha 

 Wikimedia Commons

 Wikimedia Commons  

Page 22: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Inuíte esperando foca 

 Wikimedia Commons

 Wikimedia Commons 

Page 23: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Pontas de projéteis Clóvis 

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons  

 

 

Page 24: Povoamento da América - Bering Sobre o Plano · Inuíte esperando foca ... estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em:

Mapa - Vestígios líticos da América 

 

Gettyimages 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 

Gettyimages